Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- João Pedro Mendes da Ponte
Nomes de citação
- Ponte, João Pedro da
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6D1A-43D8-25B4
- ORCID iD
- 0000-0001-6203-7616
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1995
Concluído
|
Educação (Education) (Título de Agregado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Unanimidade |
1984
Concluído
|
Doctor of Education (Doctor)
University of Georgia, Estados Unidos
"Functional reasoning and the interpretation of Cartesian graphs" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
GPA 4.0 |
1979
Concluído
|
Licenciatura em Matemática (Bachelor's degree in Mathematics) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 Valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010 - 2023 | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | ||
2002 - 2010 | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010 - 2018 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente (Coordinator or director of a research center, department or equivalent) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1997 - 2002 | Professor Associado (Associated Professor) | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
1985 - 1997 | Professor Auxiliar (Assistant Professor) | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
1980/01/01 - 1985/10/01 | Assistente (Assistant) | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
1974 - 1980 | Professor do Ensino Secundário (Secondary School Teacher) | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - 2023 | O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional
UIDP/04107/2020
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Concluído
|
2019 - 2022 | REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017 - 2020 | EDUCATE "Enhancing Differentiated Instruction and Cognitive Activation in Mathematics Lessons by Supporting Teacher Learning"
2017-1-CY01-KA201-026749
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
European Union
Concluído
|
2012 - 2015 | Developing statistical literacy: Student learning and teacher education
FCT PTDC/CPE-CED/117933/2010
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012 - 2014 | P3M - Professional Practices of Mathematics Teachers
FCT PTDC/CPE-CED/098931/2008
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010 - 2012 | Mais Sucesso Escolar - Escolas Híbridas
Mais Sucesso
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
2007 - 2010 | Improving mathematics learning in numbers and algebra
FCT PTDC/CED/65448/2006, 2007/2010
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005 - 2008 | Professional Development of Teachers Researchers
226685-CP-I-2005-1-PL-COMENIUS-C21
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
European Union
Concluído
|
2007 - 2007 | Evaluation of Program CBTIC
CBTIC01
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Ministério da Educação |
2006 - 2007 | Avaliação de Manuais Escolares de Matemática
ME 01
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
2005 - 2006 | Evaluation of the Program Internet@eb1
EB1-01
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001 - 2005 | Begining Teachers' Professional Knowledge
POCTI/CED/32702/2000
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2000 - 2002 | Aprender a Ser Professor de Matemática e Ciências: O Estágio como Etapa do Processo de Formação
CIE01
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências |
1999 - 2002 | Investigar e Aprender
DAPP 01
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
1999 - 2000 | Investigações Matemáticas na Prática Pedagógica e na Avaliação
Despacho 7260/99
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
1997 - 2000 | Práticas de Ensino na Matemática Escolar
PRAXIS/PCSH/P/CED/0149/9
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1997 - 1998 | Aprender Matemática: Perspectivas de Alunos e Professores
SIQE D2
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Ministério da Educação |
1997 - 1997 | O Conhecimento dos Professores de Matemática e a Prática Profissional
E-15/97
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Ministério da Educação |
1993 - 1997 | O Saber dos Professores: Concepções e Práticas
PCSH/379/92/CED
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
1995 - 1996 | Prática e Reflexão sobre a Prática: Análise Narrativa de Situações de Ensino-Aprendizagem
IIE Med 2
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
1994 - 1996 | A Didáctica na Formação para o Desenvolvimento Profissional dos Professores
IIE PI/09/93
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
1991 - 1993 | Dinâmicas de Inovação Curricular e Processos de Formação
PCTS/C/ECT/12/90
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1991 - 1991 | Estudo de Caso sobre a Experimentação dos Novos Programas do Ensino Secundário
IIE EC 1991
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - 2024 | Integrar o estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário
em Portugal
Coorientador de Micaela Sofia Martins Terceiro
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2019 - 2024 | O conhecimento e a prática letiva de professores de Matemática que lecionam no ensino secundário participantes em estudos
de aula
Coorientador de Paula Cristina Marques Gomes
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2019 - 2024 | Desenvolvimento profissional de professores de matemática: a realização de estudos de aula em Angola e Portugal
Coorientador de Madalena Garret Albino Hungulo
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2019 - 2024 | Contribuição do estudo de aula para o desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores de matemática no estágio
supervisionado
Coorientador de Cleide Oliveira Rodrigues
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2019 - 2023 | O estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores sobre discussão coletiva em Matemática
Coorientador de Nicole Gaspar Duarte
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2017 - 2023 | Manifestações de flexibilidade de cálculo mental em tarefas que envolvem multiplicação e divisão numa perspectiva do sentido
de número
Coorientador de Cília Cardoso Rodrigues da Silva
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2018 - 2022 | O desenvolvimento da estruturação espacial nos primeiros anos de escolaridade
Coorientador de Joana Rita Bandeira da Conceição
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2018 - 2022 | Desenvolver a compreensão dos números racionais: Uma experiência de ensino no 5.º ano de escolaridade
Coorientador de Sofia Isabel Andrade Graça
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2018 - 2022 | O desenvolvimento do conhecimento didático para ensinar estatística de professores de matemática num curso de especialização
Orientador de Bruna Mayara Batista Rodrigues,
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2018 - 2022 | Pensamento algébrico nos anos iniciais: desvelando as aprendizagens profissionais de professores
Coorientador de Miriam Criez Nóbrega Ferreira
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2018 - 2021 | Iniciação ao cálculo diferencial: perspetivas e práticas de professores do ensino secundário português
Orientador de Adilson de Campos
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2017 - 2021 | Estudo de aula de matemática com robótica educacional na formação inicial do professor de matemática
Coorientador de Crhistiane Souza
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2016 - 2021 | Conhecimento didático e prática pedagógica de futuros professores no ensino dos números racionais
Orientador de Nadia Diogo Ferreira
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2015 - 2020/03 | Discussão matemática no ensino e aprendizagem da álgebra
Coorientador de Cátia Sofia Nunes Rodrigues
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2015 - 2020/01 | Tarefas na sala de aula: Prática letiva de professores do 3.º ano com representações matemáticas
Coorientador de Isabel Maria Palmeiro Velez
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2015 - 2019 | A compreensão de números racionais: O papel da representação decimal
Coorientador de Cristina Maria da Silva Morais
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2015 - 2019 | O desenvolvimento do raciocínio geométrico na formação inicial dos professores dos primeiros anos
Orientador de Lina Maria Amador Brunheira Assunção
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014 - 2018 | A aprendizagem comparticipada dos números racionais através da percentagem
Coorientador de Helena Gil Rodrigues Monteiro Guerreiro
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2013 - 2018 | O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Duas experiências no ensino básico
Orientador de Marisa Alexandra Ferreira Quaresma
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2013 - 2018 | As ações do professor para promover o raciocínio matemático na sala de aula
Orientador de Joana da Fonte Dias da Mata Pereira
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2012 - 2016 | Conhecimento e práticas de professores em educação estatística: Três estudos de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho
colaborativo
Coorientador de Ana Sofia Ferreira Caseiro Rodrigues
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2012 - 2016 | O desenvolvimento do pensamento algébrico: Uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano
Coorientador de Sandra Guerreiro Gonçalves Nobre
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2012 - 2016 | Cálculo mental com números racionais: Um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade.
Orientador de Renata dos Anjos Carvalho Carrapiço
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2011 - 2015 | O conhecimento de Estatística e da sua Didática de futuros professores
Orientador de Raquel Filipa Marques dos Santos
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2010 - 2014 | Miniprojetos interculturais na aula de matemática: Quatro estudos de caso
Orientador de Lucília Rita Rocha Teles Rodrigues
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2010 - 2014 | Formação contínua em Matemática para professores dos anos iniciais no Brasil e em Portugal: Caminhos para o desenvolvimento
do conhecimento e da prática letiva
Coorientador de Regis Luís Lima de Souza
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2010 - 2014 | A gestão do currículo no contexto de um grupo de professores de Matemática
Orientador de Cláudia Maria Canha Nunes Johnen Torres
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2010 - 2014 | Reflexión de docentes sobre la enseñanza del álgebra en un programa formativo
Coorientador de Elisabeth Maria Ramos Rodríguez
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidad de Granada, Espanha
|
2010 - 2013 | O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de professores dos primeiros anos
Orientador de Neusa Cristina Vicente Branco
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2009 - 2012 | Tecnologias e pensamento algébrico: Um estudo sobre o conhecimento profissional dos professores de Matemática
Coorientador de José António de Oliveira Duarte
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2009 - 2012 | A integração da calculadora gráfica no ensino da Matemática: Estudo sobre as práticas curriculares de professores do ensino
secundário
Coorientador de Helena Cristina Oitavém Fonseca da Rocha
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2008 - 2012 | Comunicação no ensino-aprendizagem da Matemática: práticas no 1.º ciclo do ensino básico
Coorientador de António Manuel da Conceição Guerreiro
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2008 - 2012 | O desenvolvimento do raciocínio proporcional: Percursos de aprendizagem de alunos do 6.º ano de escolaridade
Orientador de Ana Isabel Silvestre Silva
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2008 - 2012 | O desenvolvimento do sentido de número no âmbito da resolução de problemas de adição e subtração no 2.º ano de escolaridade
Coorientador de Elvira da Graça Ferreira
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2008 - 2011 | O pensamento matemático avançado e a aprendizagem da Análise Numérica num contexto de actividades de investigação
Orientador de Ana Cláudia Correia Batalha Henriques
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2007 - 2011 | Desenvolvimento profissional de professores de Matemática num contexto de formação pós-graduada apoiada pelas TIC
Orientador de João Felisberto Fernandes Semedo
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2007 - 2011 | O desenvolvimento do sentido da multiplicação e da divisão de números racionais
Coorientador de Hélia Gonçalves Pinto
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2006 - 2010 | A comunicação na formação inicial de professores de Matemática: Concepções e práticas de explicação na sala de aula
Orientador de Kátia Maria Medeiros
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
2004 - 2008 | A formação do professor de Matemática, apoiada por um dispositivo de interacção virtual no estágio pedagógico
Orientador de Floriano Augusto Veiga Viseu
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2003 - 2007 | A comunicação na sala de aula de Matemática: Um projecto colaborativo com três professoras do ensino básico
Orientador de Maria Helena Silva de Sousa Martinho
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2001 - 2005 | A argumentação em matemática: Investigando o trabalho de duas professoras em contexto de colaboração
Orientador de Ana Maria Roque Dias Lemos Boavida
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2001 - 2005 | Investigar para ensinar Matemática: Contributos de um projecto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional
de professores
Orientador de José Luís Menezes Correia
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2000 - 2004 | Práticas de ensino da Matemática, duas professoras, dois currículos
Orientador de Ana Paula Canavarro Teixeira
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2000 - 2004 | O desenvolvimento de uma professora de Matemática do ensino básico: Uma história de vida
Orientador de Maria de Fátima Alonso da Costa Guimarães
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2000 - 2004 | A construção da identidade profissional de professores de Matemática em início de carreira
Orientador de Hélia Margarida Aparício Pintão de Oliveira
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
1998 - 2003 | Concepções sobre a matemática e a actividade matemática: Um estudo com matemáticos e professores do ensino básico e secundário
Orientador de Henrique Manuel Alonso da Costa Guimarães
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
1998 - 2002 | O conhecimento e o desenvolvimento profissional de professores de matemática: Um projecto colaborativo
Orientador de Manuel Joaquim Félix da Silva Saraiva
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
1997 - 2001 | A prática lectiva como actividade de resolução de problemas: Um estudo com três professoras do ensino secundário
Orientador de Maria Leonor Almeida Domingues dos Santos
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
1992 - 1998 | Professor: O início da prática profissional
Coorientador de Cecília Galvão Couto
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
1990 - 1994 | Trabalho de projecto em matemática: A Experiência do Projecto MAT789
Orientador de Paulo Manuel Caetano Abrantes
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
1987 - 1991 | Logo na educação matemática: Um estudo sobre as concepções e atitudes dos alunos
Orientador de João Filipe Lacerda de Matos
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Distinções
Prémio
2019 | Prémio Científico (Scientific Award)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018 | Prémio Científico - Menção Honrosa (Scientific Award - Honorable Mention)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Outra distinção
1991 | Post doc Assistantship
Fulbright Association, Estados Unidos
|
1979 | PhD Assistantship
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|