Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Armanda Sofia Carvalho Santos Pereira
Nomes de citação
- Pereira, Armanda
- Pereira, A
- Armanda Sofia Pereira
- Pereira A
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6D1D-A63E-C858
- ORCID iD
- 0000-0001-5009-8980
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?user=WYdBBXMAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- C-1857-2015
- Scopus Author Id
- 56012264600
Endereços de correio eletrónico
- armandap@utad.pt (Profissional)
- armanda.sofia.pereira@gmail.com (Pessoal)
Moradas
- Escola de Psicologia, Universidade do Minho. Campus Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
- Edifício do Pólo I da ECHS Quinta de Prados , 5000-801, Vila Real , Vila Real, Portugal (Profissional)
- Rua Monsenhor Airosa n.31, 4705-102, Braga, Braga, Portugal (Pessoal)
Websites
- http://anastacio-projecto.weebly.com (Académico)
- http://www.guia-psi.com (Profissional)
- https://www.researchgate.net/profile/Armanda_Pereira (Profissional)
- www.linkedin.com/in/armandapereira (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021/03/26 - 2021/03/27
Concluído
|
EU Project's Design and Management (Outros)
VOCAL EUROPE , Bélgica
|
Approved |
2020/03 - 2020/03
Concluído
|
Psychological First Aid (Outros)
Johns Hopkins University Bloomberg School of Public Health, Estados Unidos
|
Approved |
2020
Concluído
|
Neuropsychology (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
Approved |
2019/07 - 2019/07
Concluído
|
Training for teachers in Higher Education (Docência +) (Outros)
Universidade do Minho - IDEA, Portugal
|
Approved |
2019
Concluído
|
Educational Psychology (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
Approved |
2019
Concluído
|
European Certificate in Psychology (Título de especialista)
European Federation of Psychologists’ Associations, Bélgica
|
Approved |
2017/09 - 2018/09
Concluído
|
Cognitive Modifiability: Instrumental Enrichment Program (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Level I
CEAME, Chile
|
Approved |
2014 - 2018/07/06
Concluído
|
Doctorate Applied Psychology (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Minho, Portugal
"Evaluating the efficacy of an intervention program to promote o self-regulatory
competences in children with Cerebral Palsy" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with distinction and laudation |
2018/04 - 2018/04
Concluído
|
FSL, Wellcome Centre for Integrative Neuroimaging (Course) (Outros)
University of Oxford, Reino Unido
|
Approved |
2018/01/06 - 2018/02/06
Concluído
|
International Internship - Neuroimaging Analysis (Outros)
Psychiatry Neuroimaging Laboratory, Estados Unidos
Harvard Medical School, Estados Unidos |
Approved |
2013/09/16
Concluído
|
Master in Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Non-traditional university students at University: an explanatory model of the intention to continue studying (classification
17 - max 20)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2013
Concluído
|
Junior Psychologist Training (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
Approved with Very Good (max. Very Good) |
2012
Concluído
|
Teacher Trainer Certification (Outros)
Científico-Pedagógico para a Formação Contínua de Professores, Portugal
|
Approved |
2006 - 2009
Concluído
|
Psychology (Licenciatura)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/01 - 2021/09/30 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2018/07/09 - 2019/07/09 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal | ||
2011/09/01 - 2013/09/01 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2010/06/01 - 2011/04/01 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/03/06 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2021/10/01 - 2023/03/05 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal | ||
2018/10 - 2019/10 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusíada do Porto, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/11 - Atual | Member of Master in Psychology Committee Board | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal | ||
2023/09 - Atual | Director of Psychology graduation | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal |
2022/09 - 2023/10 | Vice-diretor of Psychology Master | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09 - Atual | Full member | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2014/01 - 2018/03 | PhD Student Fellow | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal | ||
2012/09 - 2013/06 | Psychology Trainee | Agrupamento de Escolas de Real, Portugal |
Agrupamento de Escolas de Real, Portugal | ||
2010 - 2011 | Psychology Intern | Agrupamento de Escolas de Real, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2013/12 - 2018/02 | Evaluating the efficacy of an intervention program to promote o self-regulatory competences in children with Cerebral Palsy
SFRH/BD/95104/2013
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010 - 2011 | EQ4CCI: Career and Citizenship: Personal and Contextual Conditions for Ethical Questioning of Life-Career Projects
PTDC/CPE-CED/098896/2008
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/02/01 - 2025/01/31 | Future Elementary School Teachers - Modernization in Kurdistan - TeachersMOD
University of Halabja, Iraque
University of Duhok, Iraque Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Università di Pavia, Itália University of Raparin, Iraque University of Zakho, Iraque Universidad de Granada, Espanha Salahaddin University - Erbil, Iraque Unione delle Università del Mediterraneo, Itália |
Commissione Europea Rappresentanza in Italia
Em curso
|
2021/10 - 2023/10 | Play with your Future
KA220-YOU-9B43149D
Bolseiro de Cientista Convidado
Cruz Vermelha Portuguesa, Portugal
Associação de Psicologia (APsi), Portugal Studio Progetto, Itália Noored Ühiskonna Heaks, Estónia |
Erasmus Plus
Concluído
|
2018/07 - 2021/07 | MAISVAL Project | Learn-to-Learn: Self-regulatory promotion intervention program [Aprender a Aprender: Programa de promoção
de competências de Autorregulação]
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Município de Valongo, Portugal |
Câmara Municipal de Valongo
Concluído
|
2018/06/07 - 2021/06/06 | Promoção de uma alimentação saudável através da autorregulação em formatos presencial e online: Avaliação da eficácia de uma
intervenção baseada em narrativas
PTDC/PSI-GER/28302/2017
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018 - 2021 | (IN)School
Bolseiro de Cientista Convidado
Associação de Psicologia (APsi), Portugal
Casa do Professor, Portugal Agrupamento de Escolas de Maximinos, Portugal VseUK Institute, Eslovénia Centro Per Lo Sviluppo Creativo “Danilo Dolci”, Itália European Animation Center, Grécia |
Erasmus Plus
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Scientific Project of the Psychology Research Center [Centro de Investigação em Psicologia - CIPsi]
UID/PSI/01662/2019
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Research Center in Psychology
UID/PSI/01662/2019
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/07/12 - 2019/07 | MENTOR - Self-regulatory Mentoring [MENTOR - Tutorias autorregulatórias]
1360/2017
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
Direção-Geral de Educação
Concluído
|
2013/03 - 2013/12 | Projeto Passaporte Empreendedorismo - Edy&Co [Entrepreneurship Passport Project]
201
Desenvolvimento técnico
|
IAPMEI
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | TIER [Tools for Inclusion and Educational research]
TIER
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Em curso
|
2020/03/21 - 2020/07 | COVID-19 into Trials and Tribulations - social network intervention
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Concluído
|
2019 - 2020 | Yellow Trials and Tribulations Project in disadvantedge paths [Sarilhos do Amarelo em percursos de desfavorecimento] - Associação
Bagos D'Ouro
BAGOSDOURO
Bolseiro de Cientista Convidado
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Associação Bagos D'Ouro, Portugal |
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Empresa spin-off |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2025/08 | Exploring Contextual Factors Impacting Self-Determination in Portuguese Adults with Cerebral Palsy (submitted) | EARLI 2025
University of Graz (Graz, Áustria)
|
2025/08 | Gamification's Trials and Tribulations: The overriding power of a story to boost learning engagement (submitted) | EARLI 2025
University of Graz (Graz, Áustria)
|
2025/08 | Educational Interventions for Roma Students: A Systematic Review of Challenges and Limitations (submitted) | JURE 2025
University of Graz (Graz, Áustria)
|
2025 | Outcomes of a Mentor Training Program for Parents of Children with Neurodevelopmental Disabilities (submitted) | EARLI 2025
University Graz (Graz, Áustria)
|
2024/08/29 | Unraveling critical thinking predictors: The role of family-related and motivational variables | 18th International Conference on Motivation and Emotion
University of Bern - Institute of Educational Science - Department of Research in School and Instruction (Berna, Suiça)
|
2024/07/19 | Me, a Mentor? Training parents of children with disabilities to be mentors of their peers | Porto International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/07/18 | Rumo à intervenção "As Incríveis Aventuras de Anastácio, o Explorador": O impacto de um programa de formação para psicólogos | Porto International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/09/01 | Reading Fluency of Portuguese Elementary School Students: Lessons Learned from the COVID-19 Pandemic Times | XVII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade da Coruña (A Coruña, Espanha)
|
2023/06/28 | Parental involvement in education: An intervention to build School-Roma families? Partnerships | XI Congreso Internacional de Psicología y Educación
Universidad de Valencia (Valencia, Espanha)
|
2023/06/20 | O papel do psicólogo na Educação Inclusiva | X CONGRESSO INTERNATIONAL DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
Universidade Lusíada (Porto, Portugal)
|
2022/07 | Development of an Online Peer-Mentoring Program to promote Reflective Thinking and Self-Regulation in caregivers of children with Cerebral Palsy. | CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Universidade do Minho Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2022/06 | A preliminary investigation of the reliability and validity of the Portuguese version of the Self-Determination Inventory-Adult Report | American Association on Intellectual and Developmental Disabilities 146th Annual Conference
American Association on Intellectual and Developmen tal Disabilities (Jacksonville, Estados Unidos)
|
2022/06 | Portuguese Self-Determination Inventory: A content validity and reliability analysis | American Association on Intellectual and Developmental Disabilities 146th Annual Conference
American Association on Intellectual and Developmen tal Disabilities (Jacksonville, Estados Unidos)
|
2022/04 | Promoção de autodeterminação em contextos educativos e de saúde | 12.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente
Universidade Lusíada (Lisboa, Portugal)
|
2022/02/04 | Predictors of self-determination in adult life of people living with Cerebral Palsy [pitch communication ] | Convenção Psicologia UNorte [1st UNorte Psychology Convention]
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2022/02/04 | Promotion of Reflective Thinking and Self-regulation in caregivers of children with Cerebral Palsy: An Online Peer-mentoring Program [Best pitch communication award ] | Convenção Psicologia UNorte [1st UNorte Psychology Convention]
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2022/02/04 | A furry tale of hope: Fostering self-regulation, hope, and academic buoyancy in elementary school [pitch communication] | Convenção Psicologia UNorte [1st UNorte Psychology Convention]
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto)
|
2022 | PROMOTING SELF-DETERMINATION IN EDUCATIONAL AND HEALTH SETTINGS | 12.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente
Universidade Lusíada (Lisboa, Portugal)
|
2021/09 | UNDERSTAND THE REFLEXIVE THINKING COMPETENCIES WITH A FOCUS ON CRITICAL THINKING IN CHILDREN IN ELEMENTARY SCHOOL: STUDY PROTOCOL | XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/09 | CAN A SCHOOL-BASED INTERVENTION ON SELF-REGULATION PROMOTE SELECTIVE ATTENTION IN 4TH GRADE STUDENTS? | XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/09 | UNDERSTANDING THE PERCEIVED CHALLENGES AND NEEDS FACED BY PARENTS OF ELEMENTARY SCHOOL CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY in Symposium “CEREBRAL PALSY: FROM THE CHALLENGES AND NEEDS TO THE SELF-REGULATION AND ENGAGEMENT PROMOTION” | XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/09 | SKILLS TRAINING WITH GAMES USED SERIOUSLY: PARENTS AND THERAPISTS’ PERCEIVED PROPERTIES FOR CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY integrated in the Symposium “CEREBRAL PALSY: FROM THE CHALLENGES AND NEEDS TO THE SELF-REGULATION AND ENGAGEMENT PROMOTION” | XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/09 | PROMOTE SCHOOL ENGAGEMENT THROUGH GAMIFICATION IN CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY: A STUDY PROTOCOL integrated in the Symposium “CEREBRAL PALSY: FROM THE CHALLENGES AND NEEDS TO THE SELF-REGULATION AND ENGAGEMENT PROMOTION” | XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/09 | PROMOTING PEDIATRIC REHABILITATION ENGAGEMENT IN CEREBRAL PALSY: A SELF-REGULATORY NARRATIVE-BASED INTERVENTION integrated in the Symposium “CEREBRAL PALSY: FROM THE CHALLENGES AND NEEDS TO THE SELF-REGULATION AND ENGAGEMENT PROMOTION” | XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2020/09/25 | Promoção de competências de autorregulação através das redes sociais/com recurso ao Instagram® e Facebook®. In P. Rosário (Chair), Respostas alternativas de intervenção na promoção de competências autorregulatórias. | Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: passado, presente e futuro
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019/09 | What is Cerebral Palsy?: A raising awareness brief intervention | Conference: XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopegadogía
(Corunha, Espanha)
|
2019/05 | Trajectories of autonomy in adults with disabilities: A focus on cerebral palsy | 3.º Seminário APCVC: Ciclo da Vida
Associação de Paralisia Cerebral de Braga (Viana Do Castelo, Portugal)
|
2018/07 | How are serious games being integrated into interventions with patients with cerebral palsy? A systematic review. | 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
|
2017/11 | Las increíbles aventuras de Anastácio, el explorador. | I Congreso Internacional de Psicología, Salud y Educación
Universidad de Oviedo (Oviedo, Espanha)
|
2017/09 | Avaliação de um programa de formação online em tutorias autorregulatória. | XIV Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/09 | Envolvimento Parental e Escolar em crianças com Paralisia Cerebral. | XIV Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2016/09 | Alunos não tradicionais na Universidade do Minho: Um modelo exploratório da intenção de continuar a estudar. | II Seminário Ser Estudante no Ensino Superior: As respostas institucionais à diversidade de públicos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2016 | Serious Games e Paralisia Cerebral : contributos para a intervenção | XXIII ENEP - Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia
(Viseu, Portugal)
|
2016 | Experiência parental na promoção de autonomia com crianças com paralisia cerebral: estilos parentais e envolvimento | I International Seminar on Reading, Education and School Achievement
Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2015 | Executive Functions Evaluated in Children and Adolescents with Cerebral Palsy: a Review | I Congresso Internacional de Investigação em Saúde da Criança
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2015 | A single case of a child with Hemiplegic Cerebral Palsy: exploring the impact the “educational diet” of a single case child in overall performance. | I Congresso Internacional de Investigação em Saúde da Criança
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2015 | Que funções Executivas são avaliadas em crianças e adolescentes com paralisia? | Congresso Nacional Encontros e Desencontros na Paralisia Cerebral
(Coimbra, Portugal)
|
2014/04 | Phenomenographic perspective on parents' conceptions about their homework involvement in elementary school. In A. Valle (Chair), Deberes Escolares y Rendimiento Académico. | VII Congreso Internacional de Psicología y Educación y Educación y XXI INFAD
Universidad de Badajoz (Badajoz, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/09 - Atual | Unfolding critical thinking: exploring emotional regulation and reflective thinking in children [FCT Grant 2024.06136.BD]
Coorientador
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2024/06 - Atual | Goal orientations, educational aspirations and types in motivation in young portuguese athletes
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2024/05 - Atual | Teenagers’ attachment to companion animals in social, digital, and emotional experiences: A qualitative study with high school
students
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2024/04 - Atual | The influence of parents' perceived learning mechanisms on the self-regulation of elementary school children.
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2024/04 - Atual | The Relationship Between Physical Activity, Executive Functions, And School Involvement In Elementary School
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2024/02 - Atual | The role of life contexts play in the development of self-determination skills in individuals with CP during goal achievement
Coorientador
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
2023/04 - Atual | Promoting Self-Regulation Skills in Children from Low Socioeconomic Backgrounds: The Role of Attachment Quality
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2023/04 - Atual | Children's attachment to pets: hope and academic buoyancy
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2023/04 - Atual | Unveiling the Hidden Potential: Understanding Critical Thinking Competencies in 8 to 10- Year-Old Students
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2023 - Atual | Intervention programs with parents of elementary school children
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2022/02 - Atual | To be part of the campus: The mediational role of basic psychological needs on perceived teacher support and campus membership
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2022 - Atual | The Role of Private Tutoring in the Development of self-regulation strategies with children and adolescents
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2021/12 - Atual | A furry tale of hope: fostering self-regulation, hope, and academic buoyancy in elementary school
Coorientador
|
PhD Applied Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2021/12 - Atual | Promoção de envolvimento parental desenvolvido nas redes sociais
Coorientador
|
PhD in Applied Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2021/12 - Atual | Promotion of Reflective Thinking and Self-regulation in caregivers of children with Cerebral Palsy: An Online Peer-mentoring
Program (FCT grant - 2021.04949.BD )
Coorientador
|
PhD Applied Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2020/02 - 2024/09/04 | Causal Agency Trajectories in Self-determined Adults with Disabilities: A focus on Cerebral Palsy (FCT grant -SFRH/BD/143471/2019)
Coorientador
|
PhD Applied Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
2023/02 - 2024/07 | Towards "The Incredible Adventures of Anastácio, the Explorer" intervention: the impact of a training program for psychologists
Coorientador
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2022/03 - 2024/06 | Understand the relationship of knowledge, self-efficacy and attitudes in inclusive education promotion: a study with educational
psychologists
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2021/02 - 2022/11/24 | In the way to be Self-Determined: Exploring Causal Agency in Life Trajectories of
Adults with Cerebral Palsy
Coorientador
|
Master in Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2020/02 - 2021/11 | The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation
Coorientador
|
Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2020/02 - 2021/09 | "E depois do 4.º ano?" - Promover competências de autorregulação na preparação da transição para o 2.º ciclo: Protocolo de
investigação
Coorientador
|
Educational Psychology Themes (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2019/02 - 2021/01/29 | Promotion of self-regulation skills in children with Cerebral Palsy: the perceived impact of a narrative-based intervention.
Coorientador
|
Educational Psychology Themes (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
2019/06 - 2020/06 | The Influence of Self-regulation on 4th Grade Students' Selective Attenttion
Coorientador
|
Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
2018/09 - 2019/10 | Parenting in cerebral palsy: where and when the challenges and needs occur?
Coorientador
|
Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2018/09 - 2019/05 | Tratar disfunções urinárias com uroterapia num Hospital: Lições aprendidas ao longo dos anos
Coorientador
|
Educational Psychology Themes (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/04 - 2024/06/07 | 2.ª Convenção Psicologia U.Norte e o 3.º SimPsi [2nd U.Norte Psychology Convention and 3rd SimPsi] - Organization Committee (2024/06/06 - 2024/06/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2024/04 - 2024/06/07 | 2.ª Convenção Psicologia U.Norte e o 3.º SimPsi [2nd U.Norte Psychology Convention and 3rd SimPsi] - Scientific Committee (2024/06/06 - 2024/06/07)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2021/06/28 - 2021/07/07 | From Self-Regulation towards Autonomy - I Online Meeting with Rehabilitation Staff of Children with Cerebral Palsy [Da Autorregulação
à Autonomia - I Encontro Online com Terapeutas e Educadores] (2021/06/28 - 2021/07/01)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2020/10 - 2021/06 | Learning2Learn Project: Session for parents and educators (8 Meetings during school year) (2020/10 - 2021/06)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2021/02/27 - 2021/02/27 | From Self-Regulation towards Autonomy - I Online Meeting with Parents and Educators of Children with Cerebral Palsy [Da Autorregulação
à Autonomia - I Encontro Online com Pais e Educadores] (2021/02/27 - 2021/02/27)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2019/10/25 - 2019/10/25 | I National Seminar - Mentoring in School Context [I Seminário Nacional de Tutorias em Contexto Escolar: Diálogo(s) entre a
Investigação e a Prática Educativa] (2019/10/25 - 2019/10/25)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2019/06/12 - 2019/06/12 | "Endless Woods Adventure" - Event to children and educators from Valongo [Learn to Learn Project - Aprender a Aprender] -
https://www.cm-valongo.pt/pages/575?news_id=1408 (2019/06/12 - 2019/06/12)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - Atual | Talk about Psychology Masters at UTAD
Outro
|
Mestrados UTAD
Núcleo de Estudantes em Psicologia [NUPsi] da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro , Portugal
|
2024/04/10 - 2024/04/10 | Dia Aberto UTAD - Como fazer "unboxing" ao pensamento?
Oficina (workshop)
|
Dia Aberto UTAD - Como fazer "unboxing" ao pensamento?
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2023/12/07 - 2023/12/07 | Universal Learning Design - Invited Speaker
[Desenho Universal de Aprendizagem - Palestrante Convidada]
Seminário
|
“Boas práticas de Inclusão no Ensino Superior"
Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2023/05/15 - 2023/05/15 | PRE-SYMPOSIUM SESSIONS B | Science for All: How and why we must improve communication in science (Invited speaker)
Simpósio
|
II Simpósio Doutoral Psi.UNorte
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2023/02/01 - 2023/02/01 | Invited Speaker - Challenges of Universal Design for Learning in Higher Education
Oficina (workshop)
|
Jornadas Interinstitucionais Desenvolvimento Pedagógico
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2021/09 - 2021/09 | Chair in the symposium "CEREBRAL PALSY: FROM THE CHALLENGES AND NEEDS TO THE SELF-REGULATION AND ENGAGEMENT PROMOTION"
Congresso
|
XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/06/14 - 2021/06/14 | Invited speaker to the forum "Universal design for learning as a path to inclusion"
Mesa-redonda
|
INCLUI-TE
Universidade do Minho, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
2021/04/06 - 2021/05/07 | AHEAD Conference 2021 - Reconnection: Placing Inclusion at the heart of online learning and support
Conferência
|
AHEAD Conference 2021 - Reconnection: Placing Inclusion at the heart of online learning and support
AHEAD Creating Inclusive Environments in Education and Employment for People with Disabilities, Irlanda
|
2020/10/21 - 2020/10/21 | Invited Trainner - Yellow Trials and Tribulations Online Trainning
Oficina (workshop)
|
Capacitação e Dinamização das Equipas Multidisciplinares Gulbenkian: Sarilhos do Amarelo
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2020/07 - 2020/07 | Docência + | Facilitator in Online University Teacher Training
Oficina (workshop)
|
Docência + | Active teaching-learning methodologies training
Universidade do Minho - IDEA, Portugal
|
2020/07 - 2020/07 | I Yellow Trials and Tribulations Online Meeting [I Encontro Online de Sarilhos do Amarelo]
Encontro
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2019 - 2019 | European Researchers Night [scientific dissemination - demonstration of research activities run in GUIA - University of Minho]
Exposição
|
European Researchers Night - Altice Fórum - Braga
Universidade do Minho, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal Universidade de Évora, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Portugal Universidade de Lisboa, Portugal Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal Camara Municipal de Lisboa, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/09/19 | Relações Parassociais; Um desenvolvimento diferencial entre jovens portugueses
Presidente do júri
|
Carina Carvalho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2024/06/17 | Understand the relationship of knowledge, self-efficacy and attitudes in inclusive
education promotion: a study with educational psychologists
Orientador
|
Beatriz Pires (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2024/05/20 |
Maturidade de carreira, adaptação académica e a ansiedade: Relação com o sucesso académico em estudantes universitários
Presidente do júri
|
Darliane Lima (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2024/05/16 | REVISÃO DE RELATOS DE INTERVENÇÕES COMPORTAMENTAIS COM AGRESSORES EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Presidente do júri
|
Joana Afonso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2024/05/06 | Caracterização das práticas de phubbing nas famílias
Presidente do júri
|
Rita Correia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2024/04/15 | Associação entre o ciberabuso no namoro, assédio sexual online, personalidade e solidão
Presidente do júri
|
Vanessa Barros (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2024/04/15 | Motivação, Abordagens à Aprendizagem e a Sua Relação com o Sucesso Académico em
Estudantes Universitários
Arguente principal
|
Hélder Vale (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2024/04/10 | Dependência da internet, hábitos de sono e comunicação familiar, que relação?
Presidente do júri
|
Sílvia Monteiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2024/04/10 | Personalidade, Burnout, Ansiedade e Depressão em Elementos das Forças de Segurança
Presidente do júri
|
Daniel Gonçalves (Mestrado) |
2024/04/10 | Role of Social Support and Sleep Quality on Psychological Well-Being, Emotion Regulation and Burnout in Health Professionals
vs. General Population
Presidente do júri
|
Marta Frazão (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2024/04/10 | Institucionalização das Pessoas Idosas: Relação com a Qualidade de Vida, Ansiedade e Relações Familiares
Presidente do júri
|
Maria Isabel Gonçalves (Mestrado) |
2024/04/08 | Relação entre Bullying, Qualidade da Relação com Professores, Estilos Parentais, Memórias de Cuidado na Infância e Regulação
Emocional em Adolescentes
Presidente do júri
|
Beatriz Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2024/03/06 | A personalidade, o afeto e a hostilidade na relação fraterna: as diferenças de ser filho único ou ter/ser irmão(s)
Presidente do júri
|
Mariana Tavares (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2024/01/04 | Relação entre cyberbullying, regulação emocional, estilos parentais e empatia: perfil dos agressores
Presidente do júri
|
Adriana Martins (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2023/12/20 | Identificação de palavras escritas na Perturbação de Défice de Atenção e Hiperatividade – um estudo com eye-tracking
Presidente do júri
|
Andreia Teixeira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2023/12/07 | Cyberstalking victimization: the role of fear in damaging the social reputation
and appreciation of others in their concealment
Presidente do júri
|
Beatriz Pimenta (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2023/11/23 | A AUTORREGULAÇÃO EM CRIANÇAS DE 3-4 ANOS: A INFLUÊNCIA DA PSICOPATOLOGIA MATERNA E DA QUALIDADE DO TOQUE AFETIVO MATERNO
Arguente principal
|
Eliana Andrade (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2023/11/16 | Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico.
Arguente principal
|
Célia Lucas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2023/07/03 | “School Engagement of Children From Roma Background: A Qualitative Study”
Arguente principal
|
Rafael Castro (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2023/07/03 | "O papel das variáveis motivacionais na alimentação de crianças: um estudo transversal”
Arguente principal
|
Jaqueline Paulo (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2023/06/27 | Relação entre psicopatia, relações próximas e regulação emocional
Presidente do júri
|
Ana Carolina Teixeira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2023/06/07 | Avaliação do Impacto da Terapia do Sentido de Vida em Familiares Cuidadores de Doentes em Cuidados Paliativos
Presidente do júri
|
Patrícia Guedes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2023/06/06 | Resiliência familiar, coparentalidade e burnout parental em tempos de pandemia
Presidente do júri
|
ANA CLÁUDIA BASTOS VARANDAS (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2023/06/05 | Satisfação conjugal, satisfação sexual e satisfação com a vida em tempos de pandemia
Presidente do júri
|
FÁTIMA INÊS MONSALVARGA CALADO (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2023/05/04 | O Impacto de Programas de Estimulação Cognitiva em Adultos Mais Velhos Portugueses
Presidente do júri
|
MARIA JOÃO PEREIRA RODRIGUES (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2023/04/17 | Psychotherapeutic interventions applied in the treatment of anxiety disorders experienced by young students
Presidente do júri
|
Bruno Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2023/04/12 | Identificação de palavras escritas na Perturbação do Espectro do Autismo – um
estudo com eye-tracking
Presidente do júri
|
Cátia Cardoso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
|
2023/03/20 | Dark triad: What relationship with parenting styles, beliefs of punishment and parental communication?
Presidente do júri
|
Mariagiullia Galuzzo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2023/02/22 | Ciberabuso no Namoro, Ciúme Romântico, Utilização Problemática da Internet e Redes Sociais nos Estudantes Universitários
Presidente do júri
|
Cláudio Cardoso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022/12 | Sibling violence, cruelty to animals and parenting styles: What relationship with psychopathy?
Presidente do júri
|
Patrícia Queiróz (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022/09 | Does Empathy Influence Gesture Processing? A study with Adolescents with Autism Spectrum Disorder
Arguente
|
Ana Catarina Carreira (Mestrado)
Université de Lille, França
Universidade do Minho, Portugal |
2022/07 | Preditores dos Benefícios do Apoio Tutorial Específico Percebidos pelo Professor-Tutor
Arguente principal
|
Lisete Freitas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/01/17 | Cyberbullying Perpetration in Adolescents
Arguente principal
|
Ana Sofia Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2021/11/23 | Formação de professores: compreender a taxa de conclusão do MENTOR MOOC
Arguente principal
|
Moisés Semedo (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2021/11/23 | The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation
Orientador
|
Sofia Vidal (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2021/11/19 | Do grit à autorregulação da aprendizagem: Promoção de sucesso académico
Arguente
|
Ana Rita Nunes (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2021/09/27 | Tipos de Maus-tratos e Rendimento Académico: uma revisão sistemática de literatura
Arguente principal
|
Edelcilene Cerqueira Barreto (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2021/03/03 | Promotion of self-regulation skills in children with Cerebral Palsy: the perceived impact of a narrative-based intervention.
Orientador
|
Lívia Nogueira de Moraes (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2020/11/19 | Cultural intelligence, individual adjustment, and school engagement: Is there a connection?
Arguente principal
|
Joana Isabel Araújo Martins (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2020/11/19 | The Influence of Self-regulation on 4th Grade Students' Selective Attention
Orientador
|
Sara Pontes Miranda (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2020/10 | Creative Personality and Gray Matter Density: A Pilot Study Using Voxel-Based Morphometry
Arguente principal
|
Ana Rita da Silva Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2019/10 | Parenting in Cerebral Palsy: Where and when the challenges and needs occur?
Orientador
|
Ana Isabel Guimarães da Cunha (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2019/06/14 | In Search of Neural Bases of Pantomimes: fMRI Evidence
Arguente
|
Natália Guerra (Mestrado)
Université de Lille, França
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2019/06/13 | An Analysis of Intransitive and Pantomime Gestures in Autism Spectrum Disorder
Arguente
|
Ana Sousa (Mestrado)
Université de Lille, França
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2019/05/31 | Análise documental da medida PIEF: Um estudo de caso
Arguente principal
|
Ivone Lourdes (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2019/05 | Tratar disfunções urinárias com uroterapia num Hospital: Lições aprendidas ao longo dos anos
Orientador
|
Tânia duarte Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2019 | Sleep procrastination: An exploratory study with High School students
Arguente principal
|
Vãnia Cristina da Silva Ralha Mendes Cruz (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2018/10/26 | “What is to be a Gypsy?” Examining Elementary School Students’ Knowledge on the Ethnic Group.
Arguente principal
|
Marta Negrão (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2018/10/26 | Digital Games and Mathematic Education: An integrative review
Arguente principal
|
Filipe Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/01 - 2024/06/06 | 2.ª Convenção Psicologia U.Norte e o 3.º SimPsi [2nd U.Norte Psychology Convention and 3rd SimPsi] | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
2021/07/15 - 2021/07/16 | INCONFERENCE - 2021 | Casa do Professor e APsi - Escola de Psicologia da Universidade do Minho |
2019/10/19 - 2019/10/19 | I Seminário Nacional de Tutorias em Contexto Escolar: Diálogo(s) entre a Investigação e a Prática Educativa | Município de Sines |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/03 - Atual | Educational Psychology | Frontiers |
2022 - Atual | Psychology for Clinical Settings | Frontiers |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2021/09 - Atual | Evaluation Committee for a Research Grant position - CIPSI-ID-06847-02
Membro
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal | |
2021/07 - 2025/07 | PhD Evaluation Committee - PhD student Gabriela Figueiredo - Doctoral Program in Applied Psychology
Avaliador
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2021 - 2025 | PhD Evaluation Committee - PhD student Ana Guimarães - Doctoral Program in Applied Psychology (Co-Supervison)
Membro
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2021 - 2025 | PhD Evaluation Committee - PhD student Sandra Mesquita - Doctoral Program in Applied Psychology (Co-Supervison)
Membro
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2021 - 2025 | PhD Evaluation Committee - PhD student Sara Teixeira - Doctoral Program in Applied Psychology (Co-Supervison)
Membro
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2020/02 - 2024/02 | PhD Evaluation Committee - PhD student André Oliveira - Doctoral Program in Applied Psychology (Co-Supervison)
Membro
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2022/09 - 2023/09 | Psychology Master Application
Avaliador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal | |
2021/06 - 2021/06 | Evaluation Committee for a Research Grant position - CIPSI-ID-06847-01
Membro
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal | |
2021/04 - 2021/05 | Evaluation Committee for a Research Grant position - UMINHO/BID1/CIPSI-abril-maio2021
Avaliador
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal | |
2021/03 - 2021/03 | Evaluation Committee for a Research Grant position - UMINHO/CIPSI/BIM-CNG/FEV-2021
Membro
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/09 - Atual | Observatório de Bem-Estar | Agrupamento de Escolas de Cristelo , Portugal |
2020 - Atual | Yellow Trial and Tribulations Intervention Supervision | Training of Bagos D'Ouro organization psychologists, intervention supervision, and evaluation of the effectiveness of the application of Yellow Trials and Tribulations and (Mis)ventures of Testas with children and adolescents from the 3rd to the 7th year of schooling. | Associação Bagos D'Ouro, Portugal |
2020/10 - 2021/06 | Mentoring Supervision - Elementary and Middle School Teachers | Teachers supervision during the implementation of a mentoring program to students at-risk of academic failure. | Agrupamento de Escolas de Cristelo , Portugal |
2020/10 - 2021 | School Psychologists Supervision | Practice supervision of junior and senior psychologists of public schools of the municipality of Cascais. | Centro de Formação de Cascais, Portugal |
2019 - 2020 | Crescer com Consciência Project | Theoretical support to the design and development of an educational program “Crescer com Consciência”. | UDREAM, Portugal |
2015 - 2016 | InclusivaMENTE | Support to the developing of a training course and a manual of guidelines to support intervention with children with Cerebral Palsy: http://www.apcb.pt/2017/01/blog-post.html | Associação Paralisia Cerebral de Braga, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/01 - Atual | Inclusive Education | Psychology (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal |
2024 - Atual | Inclusive Education | ENSINO DE BIOLOGIA E GEOLOGIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SECUNDÁRIO (Mestrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal |
2024 - Atual | Inclusive Education | Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal |
2024 - Atual | Inclusive Education | ENSINO DE MATEMÁTICA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SECUNDÁRIO (Mestrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal |
2024 - Atual | Inclusive Education | Ensino de Ciências Agropecuárias (Mestrado integrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2024 - Atual | Inclusive Education | ENSINO DE PORTUGUÊS E INGLÊS NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SECUNDÁRIO (Mestrado integrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal |
2022/02 - Atual | Psychological Intervention for IE [Inclusive Education] | Education and Development Psychology (Mestrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal |
2021/10 - Atual | Educational Psychology | Psychology (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal |
2023/12 - 2024/02 | Curso de Promoção de Autorregulação em Crianças com Dificuldades Intelectuais e do Desenvolvimento - 2.ª Edição | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | |
2022/07 - 2023/06 | Curso de Promoção de Autorregulação em Crianças com Dificuldades Intelectuais e do Desenvolvimento - 1.ª Edição | (Outros) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2022/02 - 2023/06 | Learning Psychology | Psychology (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal |
2023/02/25 - 2023/02/25 | Module 9 - Neurodidactic approach to populations with special needs - POST-UNIVERSITY ADVANCED SPECIALIZATION IN NEUROEDUCATION [Módulo 9 - Abordagem neurodidática das populações com necessidades especiais - ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM NEUROEDUCAÇÃO] | (Especialização pós-licenciatura) | Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal |
2021/11 - 2023/01 | Contexts of Psychological Development | Developmental Psychology (Mestrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal |
2021/10 - 2023/01 | Educational Psychology | Education (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal |
2021/10 - 2023/01 | Learning Disabilities - II | Psychomotor Rehabilitation (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal |
2021/11 - 2023 | Educational Psychology | IT Teaching (Mestrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Special Education | Education (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Learning Disabilities - I | Psychomotor Rehabilitation (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal |
2021 - 2022 | Internship Supervision | Clinical Psychology (Mestrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal |
2020/09 - 2021/10 | Curricular Internship | Applied Psychology (Mestrado integrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2019/02 - 2021/07 | Research Project - Tutorial Orientation | Educational Psychology Themes (Mestrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2021/05 - 2021/06 | Psicoeducational evaluation and intervention - II | Applied Psychology (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2021/02 - 2021/06 | Motivation and Learning | Educational Psychology Themes (Mestrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2021/02 - 2021/06 | Advanced Studies III - Educational Psychology | Applied Psychology (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2020/10 - 2021/01 | Online Mentoring Training for Middle School Teachers | Evidence-based Intervention (Outros) | Agrupamento de Escolas de Cristelo , Portugal |
2019/09 - 2021/01 | Stress and Well-Being Promotion in Educational Context | Educational Psychology Themes (Mestrado) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2019/09 - 2021 | Dissertation - Tutorial Orientation | Applied Psychology (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2019 - 2021 | Research Project - Tutorial Orientation | Applied Psychology (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2020/10 - 2020/11 | Psicoeducational evaluation and intervention - I | Applied Psychology (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2019/12 - 2019/12 | Gulbenkian Multidisciplinary Temas Training: YELLOW TRIALS AND TRIBULATIONS Project [Capacitação e Dinamização das Equipas Multidisciplinares Gulbenkian: Sarilhos do Amarelo] - Santarém, Portugal | Evidence-based Intervention (Outros) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2019/12 - 2019/12 | Gulbenkian Multidisciplinary Temas Training: YELLOW TRIALS AND TRIBULATIONS Project [Capacitação e Dinamização das Equipas Multidisciplinares Gulbenkian: Sarilhos do Amarelo] - Castelo Branco, Portugal | Evidence-based Intervention (Outros) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2019/12 - 2019/12 | Gulbenkian Multidisciplinary Temas Training: YELLOW TRIALS AND TRIBULATIONS Project [Capacitação e Dinamização das Equipas Multidisciplinares Gulbenkian: Sarilhos do Amarelo] - Gaia, Portugal | Evidence-based Intervention (Outros) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2019/11 - 2019/11 | Gulbenkian Multidisciplinary Temas Training: YELLOW TRIALS AND TRIBULATIONS Project [Capacitação e Dinamização das Equipas Multidisciplinares Gulbenkian: Sarilhos do Amarelo] - Santo André, Portugal | Evidence-based Intervention (Outros) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2019/09 - 2019/09 | Municipality Multidisciplinary Temas Training: MENTOR - Self-regulatory mentoring - [Capacitação e Dinamização das Equipas Multidisciplinares: MENTOR - Tutorias Autorregulatórias] - CIM-Terras de Trás-os-Montes, Portugal | Evidece-based Intervention (Outros) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2019/04 - 2019/07 | E-learning Certificated Course - MENTOR: Self-regulatory Mentoring | Certificated Course to Teachers (CCPFC/DC-1880/18) (Outros) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2019/02 - 2019/07 | Inclusive Education - Practice | Educational Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada do Porto, Portugal |
2019/02 - 2019/07 | Vocational Counseling - Practice | Educational Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada do Porto, Portugal |
2019/04 - 2019/06 | Researcher Training - Yellow Trial and Tribulations - Self-regulation in children sub-10 [Formação Sarilhos do Amarelo - Autorregulação em Crianças Sub-10] | Evidence-based Intervention (Outros) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2018/02 - 2019/06 | Excellence and High Performance in Achievement Contexts | Educational Psychology Themes (Mestrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2018/10 - 2019/01 | Motivation and Learning - Practice | Educational Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada do Porto, Portugal |
2018/10 - 2019/01 | Psychological Assessment and Educational Consultation - Practice | Educational Psychology (Mestrado) | Universidade Lusíada do Porto, Portugal |
2018/07 - 2018/07 | Researchers Training - Learn to Learn: Sel-regulatory competences promotion - Yellow Trial and Tribulations [Aprender a Aprender: Promoção de competências de autorregulação - Projeto Sarilhos do Amarelo] | Evidence-based Intervention (Outros) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2018/01 - 2018/05 | B-Learning Training Course - Self-regulatory Mentoring | Psychology and Orientation | Direção-Geral de Educação, Portugal |
2016/09 - 2017/06 | E-learning Certificated Course - MENTOR: Self-regulatory Mentoring | Certificated Teachers Training Course (Outros) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2016/09 - 2017/06 | MOOC - MENTOR: Self-regulatory mentoring | Certificated Teachers Training Course (Outros) | Direção-Geral de Educação, Portugal |
2017/01 - 2017/04 | B-learning course: Psychology and Orientation - Self-regulatory Mentoring | (Outros) | Direção-Geral de Educação, Portugal |
2016/12 - 2016/12 | B-learning Course: Educational Inspection (Government Department [Inspeção Geral de Educação (IGEC)]) - Mentor - Self-regulatory Mentoring | Certificated Teachers Training Course (Outros) | Direção-Geral de Educação, Portugal |
2014/04 - 2014/04 | Teachers Training Course - Testa's (Mis)ventures Project - Self-regulation promotion in mentoring context [Promoção das competências de autorregulação em contexto de tutorias: (Des)venturas do Testas, O Lusitano.] | Certified Teachers Training Course (Outros) | Centro de Formação Braga Sul, Portugal |
2013/03 - 2013/03 | Teachers Training Course - Yellow Trial and Tribulations Project - Self-regulation promotion in children since 5 to 10 years-old | Certificated Teachers Training Course (Outros) | Centro de Formação Braga Sul, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2024/09 - Atual | EARLI - European Association for Research on Learning and Instruction | Full Membership |
2024/09 - Atual | EARLI - Special Interest Groups (SIG 15) - Special Educational Needs | Member |
2024/06 - Atual | EARLI - Special Interest Groups (SIG 16) - Metacognition and Self-Regulated Learning | Member |
2023 - Atual | Associação Nacional de Psicologia [National Psuchology Organization] | Substitute financial board member |
2020/11 - Atual | American Psychological Association - APA | Member - number C2002916964 |
2020/11 - Atual | Division 15: Educational Psychology | Member |
2020/11 - Atual | Division 16: School Psychology | Member |
2013 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses [Order of Portuguese Psychologists] | Effective Member number 15517 |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/09 - Atual | Membro do consórcio Psi-UNORTE - grupo de trabalho do 3.º ciclo de formação em Psicologia no ensino superior [Member of the
Psi-UNORTE consortium - workgroup for the 3rd cycle of training in psychology in higher education]
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2020 - Atual | International Scientific Network - Self-Determination Assessment and Intervention Translation
Membro
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal Università degli Studi di Padova, Itália The University of Kansas, Estados Unidos Université du Québec à Trois-Rivières, Canadá The Ohio State University, Estados Unidos San Francisco State University, Estados Unidos |
2024/04 - 2025/10 | Comissão 20 anos da Psicologia na UTAD [Commission 20 years of Psychology at UTAD]
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal |
2023/01 - 2023/03 | Agricultural Education in Portugal Convention
Theme 1: The attractiveness of the agricultural sector. The reflection in education.
https://ensino-agrario-em-portugal.utad.pt/atratividade/
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias, Portugal |
2020 - 2021 | INCLUI-TE: University for all promotion work group
Membro
|
Universidade do Minho - IDEA, Portugal |
2019 - 2021 | Work group of science dissemination [Grupo de Trabalho de Divulgação de Ciência]
Membro
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2019 - 2021 | Higher Education Teachers Practice Community | Team Based-Learning (TBL) [Comunidade de Prática - TBL]
Membro
|
Universidade do Minho - IDEA, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/07 - 2021/07 | Educational Psychology masters' traineeship report - Diana Monteiro | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2021/07 - 2021/07 | Educational Psychology masters' traineeship report - Maria Santos | Universidade do Minho, Portugal |
2020/07/13 - 2020/07/13 | Educational Psychology masters' traineeship report - Catarina Vilas | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2017/07/13 - 2017/07/13 | Educational Psychology masters' traineeship report - Andreia Afonso | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2017/05/07 - 2017/05/07 | Educational Psychology masters' traineeship report - Juliana Martins | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Frontiers in Psychology | Frontiers |
2023/05 - 2023/05 | DEVELOPMENTAL MEDICINE AND CHILD NEUROLOGY | WILEY |
2022/06 - 2022/06 | Clinical Rehabilitation | SAGE |
2021/06 - 2021/11 | PLOS ONE (1932-6203) | Public Library of Science |
2021/08 - 2021/08 | Developmental Neurorehabilitation ( 17518423) | Taylor & Francis |
2019/11 - 2020/02 | Psicologia Educativa (1135-755X) | Colegio Oficial de la Psicología de Madrid |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2022/09 - Atual | Psychology Internship - Master in Educational and Developmental Psychology - UTAD | Ana Margarida Ferreira |
2022/09 - Atual | Psychology Internship - Master in Educational and Developmental Psychology - UTAD | Filipa Marques |
2022/09 - Atual | Psychology Internship - Master in Educational and Developmental Psychology - UTAD | Beatriz Pires |
2022/09 - Atual | Psychology Internship - Master in Educational and Developmental Psychology - UTAD | Marcelo Rodrigues |
2021/10 - 2022/07 | Psychology Internship - Master in Clinical Psychology - UTAD | Cláudio Cardoso |
2021/10 - 2022/07 | Psychology Internship - Master in Clinical Psychology - UTAD | Cristiana Escaleira |
2021/10 - 2022/07 | Psychology Internship - Master in Clinical Psychology - UTAD | Magda Faria |
2021/10 - 2022/07 | Psychology Internship - Master in Clinical Psychology - UTAD | Joana Afonso |
2018 - 2019 | Psychology OPP Trainship - Edy&Co | André Oliveira |
Distinções
Prémio
2023 | Prémio de Investigação Cientifica Dra. Maria Lutegarda - equipa de investigação
Fundação AFID Diferença, Portugal
|
Outra distinção
2013 | PhD grant in Psychology - 1st candidate selected
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|