???global.info.a_carregar???
Armanda Pereira is an Assistant Professor at the Department of Education and Psychology of the University of Trás-os-Montes e Alto Douro and full member of Centro de Investigação em Psicologia of the University of Minho. Armanda was awarded a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) PhD grant in 2013 and completed the PhD in Applied Psychology in 2018 at the University of Minho. Her research focuses on self-regulation competencies, motivational processes, metacognitive processes (e.g., critical thinking, hope), narrative-based intervention, and minoritized and/or disadvantedge populations (e.g., economically disadvantaged families and developmental disorders). PI in a research line focused on inclusive education, self-regulation promotion, and developmental disorders. She is enrolled in international scientific networks and teaching activities in higher education, researchers, and practitioners addressing evidence-based interventions.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Armanda Sofia Carvalho Santos Pereira

Nomes de citação

  • Pereira, Armanda
  • Pereira, A
  • Armanda Sofia Pereira
  • Pereira A

Identificadores de autor

Ciência ID
6D1D-A63E-C858
ORCID iD
0000-0001-5009-8980
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=WYdBBXMAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
C-1857-2015
Scopus Author Id
56012264600

Endereços de correio eletrónico

  • armandap@utad.pt (Profissional)
  • armanda.sofia.pereira@gmail.com (Pessoal)

Moradas

  • Escola de Psicologia, Universidade do Minho. Campus Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
  • Edifício do Pólo I da ECHS Quinta de Prados , 5000-801, Vila Real , Vila Real, Portugal (Profissional)
  • Rua Monsenhor Airosa n.31, 4705-102, Braga, Braga, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021/03/26 - 2021/03/27
Concluído
EU Project's Design and Management (Outros)
VOCAL EUROPE , Bélgica
Approved
2020/03 - 2020/03
Concluído
Psychological First Aid (Outros)
Johns Hopkins University Bloomberg School of Public Health, Estados Unidos
Approved
2020
Concluído
Neuropsychology (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Approved
2019/07 - 2019/07
Concluído
Training for teachers in Higher Education (Docência +) (Outros)
Universidade do Minho - IDEA, Portugal
Approved
2019
Concluído
Educational Psychology (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Approved
2019
Concluído
European Certificate in Psychology (Título de especialista)
European Federation of Psychologists’ Associations, Bélgica
Approved
2017/09 - 2018/09
Concluído
Cognitive Modifiability: Instrumental Enrichment Program (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Level I
CEAME, Chile
Approved
2014 - 2018/07/06
Concluído
Doctorate Applied Psychology (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Minho, Portugal
"Evaluating the efficacy of an intervention program to promote o self-regulatory competences in children with Cerebral Palsy" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with distinction and laudation
2018/04 - 2018/04
Concluído
FSL, Wellcome Centre for Integrative Neuroimaging (Course) (Outros)
University of Oxford, Reino Unido
Approved
2018/01/06 - 2018/02/06
Concluído
International Internship - Neuroimaging Analysis (Outros)
Psychiatry Neuroimaging Laboratory, Estados Unidos

Harvard Medical School, Estados Unidos
Approved
2013/09/16
Concluído
Master in Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Non-traditional university students at University: an explanatory model of the intention to continue studying (classification 17 - max 20)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2013
Concluído
Junior Psychologist Training (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Approved with Very Good (max. Very Good)
2012
Concluído
Teacher Trainer Certification (Outros)
Científico-Pedagógico para a Formação Contínua de Professores, Portugal
Approved
2006 - 2009
Concluído
Psychology (Licenciatura)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01 - 2021/09/30 Pós-doutorado (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2018/07/09 - 2019/07/09 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2011/09/01 - 2013/09/01 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2010/06/01 - 2011/04/01 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/03/06 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2021/10/01 - 2023/03/05 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018/10 - 2019/10 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusíada do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/11 - Atual Member of Master in Psychology Committee Board Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2023/09 - Atual Director of Psychology graduation Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2022/09 - 2023/10 Vice-diretor of Psychology Master Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09 - Atual Full member Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2014/01 - 2018/03 PhD Student Fellow Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2012/09 - 2013/06 Psychology Trainee Agrupamento de Escolas de Real, Portugal
Agrupamento de Escolas de Real, Portugal
2010 - 2011 Psychology Intern Agrupamento de Escolas de Real, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2013/12 - 2018/02 Evaluating the efficacy of an intervention program to promote o self-regulatory competences in children with Cerebral Palsy
SFRH/BD/95104/2013
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2011 EQ4CCI: Career and Citizenship: Personal and Contextual Conditions for Ethical Questioning of Life-Career Projects
PTDC/CPE-CED/098896/2008
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/02/01 - 2025/01/31 Future Elementary School Teachers - Modernization in Kurdistan - TeachersMOD
University of Halabja, Iraque

University of Duhok, Iraque

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Università di Pavia, Itália

University of Raparin, Iraque

University of Zakho, Iraque

Universidad de Granada, Espanha

Salahaddin University - Erbil, Iraque

Unione delle Università del Mediterraneo, Itália
Commissione Europea Rappresentanza in Italia
Em curso
2021/10 - 2023/10 Play with your Future
KA220-YOU-9B43149D
Bolseiro de Cientista Convidado
Cruz Vermelha Portuguesa, Portugal

Associação de Psicologia (APsi), Portugal

Studio Progetto, Itália

Noored Ühiskonna Heaks, Estónia
Erasmus Plus
Concluído
2018/07 - 2021/07 MAISVAL Project | Learn-to-Learn: Self-regulatory promotion intervention program [Aprender a Aprender: Programa de promoção de competências de Autorregulação]
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Município de Valongo, Portugal
Câmara Municipal de Valongo
Concluído
2018/06/07 - 2021/06/06 Promoção de uma alimentação saudável através da autorregulação em formatos presencial e online: Avaliação da eficácia de uma intervenção baseada em narrativas
PTDC/PSI-GER/28302/2017
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - 2021 (IN)School
Bolseiro de Cientista Convidado
Associação de Psicologia (APsi), Portugal

Casa do Professor, Portugal

Agrupamento de Escolas de Maximinos, Portugal

VseUK Institute, Eslovénia

Centro Per Lo Sviluppo Creativo “Danilo Dolci”, Itália

European Animation Center, Grécia
Erasmus Plus
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Scientific Project of the Psychology Research Center [Centro de Investigação em Psicologia - CIPsi]
UID/PSI/01662/2019
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Research Center in Psychology
UID/PSI/01662/2019
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/07/12 - 2019/07 MENTOR - Self-regulatory Mentoring [MENTOR - Tutorias autorregulatórias]
1360/2017
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Direção-Geral de Educação
Concluído
2013/03 - 2013/12 Projeto Passaporte Empreendedorismo - Edy&Co [Entrepreneurship Passport Project]
201
Desenvolvimento técnico
IAPMEI
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019 - Atual TIER [Tools for Inclusion and Educational research]
TIER
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Em curso
2020/03/21 - 2020/07 COVID-19 into Trials and Tribulations - social network intervention
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Concluído
2019 - 2020 Yellow Trials and Tribulations Project in disadvantedge paths [Sarilhos do Amarelo em percursos de desfavorecimento] - Associação Bagos D'Ouro
BAGOSDOURO
Bolseiro de Cientista Convidado
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Associação Bagos D'Ouro, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gil Dias; Filomena O. Soares; Vitor Carvalho; Pereira, Armanda; Donaciano,B.. "Inclusive platform: GUS for social inclusion and competencies development in Cerebral Palsy". Trabalho apresentado em Innovations in Mechanical Engineering II. icieng 2022., Guimarães, 2022.
    Publicado
  2. Joly,C.; Almeida, L.S.; Monteiro,S.; Pereira, Armanda; Donaciano,B.. "Estudo do funcionamento diferencial do item para a Escala de Competência de Estudo- ECE (SUP)". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos., Braga, 2010.
    Publicado
  3. Almeida, L.S.; Guisande,M.A.; Pereira, A.; Joly,C.; Donaciano,B.; Mendes,T.; Ribeiro,M.S.. "Escala de competências de estudo (ECE-SUP): Fundamentos e construção.". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia., Braga, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Clarissa Moreira; André Oliveira; Armanda Sofia Pereira; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário; Mayumi Hagiwara; Karrie A. Shogren; Sofia Santos. "A autodeterminação de adolescentes e adultos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais: estudo preliminar da validade e fiabilidade do novo inventário". Revista Brasileira de Educação Especial (2025):
    Aceite para publicação
  2. André Oliveira; Armanda Sofia Pereira; José Carlos Núñez; Clarissa Moreira; Sofia Santos; Sonia Fuentes; Pedro Rosário. "The Relationship Between Self-Determination and Community Integration in Developmental Disabilities: The Roles of Educational Attainment and Supported Decision-Making". Journal of Disability Policy Studies (2025):
    Submetido
  3. André Oliveira; Pereira, Armanda; José Carlos Núñez; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. "The Impact of Additional Impairments, Types of Support, and Occupational Status on Self-Determination of Adults with Cerebral Palsy". Research in Developmental Disabilities (2025):
    Submetido
  4. Moreira, Tânia; Pedro Rosário; Márcia Ferreira; Pereira, Armanda; Fuentes, Sonia. "School Engagement and Its Implications in Future Life Opportunities: A Study of Roma Students’ Trajectories". Frontiers Educational Research (2025):
    Submetido
  5. André Oliveira*; Armanda Sofia Pereira*; José Carlos Núñez; Guillermo Vallejo; Sílvia Lopes; Ana Guimarães; Raquel Abreu; Pedro Rosário. "Children with Cerebral Palsy Rehabilitation in-Session Engagement: Lessons Learnt from a Story Tool Training Program". International Journal of Disability, Development and Education (2024): 1-19. https://doi.org/10.1080/1034912X.2024.2411276.
    Publicado
  6. Nunes, A. R.; Moreira, T.; Pereira, A; Zanatta, C.; Ribeiro, L.; Rosário, P.. "Tools to Persevere Towards a Challenging Goal: Lessons Learned About Grit Along the Way of St. James". International Journal of Religious Tourism and Pilgrimage 11 6 (2024): https://doi.org/10.21427/6MSV-EY69.
    Publicado
  7. André Oliveira; Pereira, Armanda; Clarissa Moreira; Sofia Santos; Moreira, Tânia; Karrie A. Shogren; Mayumi Hagiwara; Pedro Rosário. "Assessing the Self-Determination of Adults With and Without Developmental Disabilities: The Portuguese Version of the Self-Determination Inventory: Adult Report". Intellectual and Developmental Disabilities (2024):
    Submetido
  8. Clarissa Moreira; André Oliveira; Karrie A. Shogren; Mayumi Hagiwara; Armanda Sofia Pereira; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário; Sofia Santos. "Criterion-related validity of the Portuguese version of Self-Determination Inventory (SDI): Portuguese translation with persons with Intellectual and Developmental Disabilities (IDD)". Research in Developmental Disabilities (2024):
    Submetido
  9. Vidal, Sofia; Pereira, Armanda; Núñez, José Carlos; Vallejo, Guillermo; Rosendo, Daniela; Miranda, Sara; Tortella, Jussara; Rosário, Pedro. "Critical thinking predictors: the role of family-related and motivational variables". Thinking Skills and Creativity 49 (2023): 101348. http://dx.doi.org/10.1016/j.tsc.2023.101348.
    Publicado • 10.1016/j.tsc.2023.101348
  10. Rita Nunes; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário; José Carlos Núñez; Pereira, Armanda; Moreira, Tânia; Cleia Zanatta. "'It is the Journey not the Finish Line': Predictors of Grit in the Way of St. James Pilgrimage". Journal of Religious Tourism and Pilgrimage 11 1 (2023): 72-83. https://doi.org/10.21427/5Y6G-SS83.
    Publicado
  11. Guimarães, Ana; Pereira, Armanda; Oliveira, André; Lopes, Sílvia; Nunes, Ana Rita; Zanatta, Cleia; Rosário, Pedro. "Parenting in Cerebral Palsy: Understanding the Perceived Challenges and Needs Faced by Parents of Elementary School Children". International Journal of Environmental Research and Public Health 20 5 (2023): 3811. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph20053811.
    Publicado • 10.3390/ijerph20053811
  12. Rosendo, Daniela; Pereira, A; Moreira, Tânia; Núñez, José Carlos; Martins, Joana; Fróis, Sílvia; Paupério, Conceição; Rosário, Pedro. "Reading in COVID-19 Pandemic Times: A Snapshot of Reading Fluency of Portuguese Elementary School Students". Children 10 1 (2023): 143. http://dx.doi.org/10.3390/children10010143.
    10.3390/children10010143
  13. Sonia Sousa; Pereira, Armanda; Marisa Ferreira; Carvalho, Sandra; Adriana Sampaio. "The InSchool Program - Promoting Inclusive Education through Executive Functions - Study Protocol of a Randomized Control Trial". BMJ Open (2023):
    Submetido
  14. R. Azevedo; P. Rosário; P. Magalhães; J. C. Núñez; B. Pereira; A. Pereira. "A tool-kit to help students from low socioeconomic status background: a school-based self-regulated learning intervention". European Journal of Psychology of Education (2022): https://doi.org/10.1007/s10212-022-00607-y.
    10.1007/s10212-022-00607-y
  15. Pereira, Armanda*; Magalhães, Paula*; Sara Teixeira; José Carlos Núñez; Daniela Rosendo; Sandra Mesquita; Raquel Azevedo; et al. "COVID-19 in Trials and Tribulations Project: A Self-Regulation based Support Response for Confined Families through Social Networks". IJERPH 19 3 (2022): 1910-1910. https://www.mdpi.com/1660-4601/19/3/1910.
    Publicado • 10.3390/ijerph19031910
  16. Jennifer Cunha; Juliana Martins; Pereira, A; Sílvia Lopes; Sónia Fuentes Muñoz; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. "Programa de formação online em Tutorias Autorregulatórias: Impacto em variáveis do tutor". Revista de Educação PUC-Campinas 27 (2022): 10.24220/2318-0870v27e2022a5411.
    Publicado
  17. Beatriz Pereira; Paula Magalhães; José Carlos Núñez; Guillermo Vallejo; Pereira, Armanda; Sílvia Lopes; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. "Elementary School Students’ Attitudes Towards Cerebral Palsy: A Raising Awareness Brief Intervention". International Journal of Inclusive Education (2021): https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13603116.2021.1900420.
    Publicado
  18. Pereira, Armanda*; Sara Miranda*; Sara Teixeira; Sandra Mesquita; Cleia Zanatta; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. "Promote selective attention in 4th-grade students: lessons learned from a school-based intervention on self-regulation". Children (2021): 182. http://10.3390/children8030182.
    Publicado
  19. Magalhães, Paula; Silva, Cátia; Pereira, Beatriz; Figueiredo, Gabriela; Guimarães, Ana; Pereira, Armanda; Rosário, Pedro. "An online-based intervention to promote healthy eating through self-regulation among children: study protocol for a randomized controlled trial". Trials 21 1 (2020): http://dx.doi.org/10.1186/s13063-020-04685-5.
    10.1186/s13063-020-04685-5
  20. Lopes, Sílvia; Pereira, Armanda; Magalhães, Paula; Oliveira, André; Rosário, Pedro. "Gamification: focus on the strategies being implemented in interventions: a systematic review protocol". BMC Research Notes 12 1 (2019): http://dx.doi.org/10.1186/s13104-019-4139-x.
    Acesso aberto • 10.1186/s13104-019-4139-x
  21. Pereira, Armanda; Rosario, Pedro; Lopes, Silvia; Moreira, Tania; Magalhaes, Paula; Carlos Nunez, Jose; Vallejo, Guillermo; Sampaio, Adriana. "Promoting School Engagement in Children with Cerebral Palsy: A Narrative Based Program". International Journal of Environmental Research and Public Health (2019): https://publons.com/publon/27640128/.
    10.3390/IJERPH16193634
  22. Pereira, Armanda; Magalhaes, Carla; Magalhaes, Paula; Lopes, Silvia; Sampaio, Adriana; Magalhaes, Cleidilene; Rosario, Pedro. "Why is he special? The importance of educational diet in children with Hemiplegic Cerebral Palsy: a case study". European Journal of Investigation in Health Psychology and Education (2018): https://publons.com/publon/15737517/.
    10.30552/EJIHPE.V8I1.224
  23. Lopes, Silvia; Magalhaes, Paula; Pereira, Armanda; Martins, Juliana; Magalhaes, Carla; Chaleta, Elisa; Rosario, Pedro. "Games Used With Serious Purposes: A Systematic Review of Interventions in Patients With Cerebral Palsy". Frontiers in Psychology (2018): https://publons.com/publon/15737520/.
    Publicado • 10.3389/FPSYG.2018.01712
  24. Pereira, Armanda; Lopes, Silvia; Magalhaes, Paula; Sampaio, Adriana; Chaleta, Elisa; Rosario, Pedro. "How Executive Functions Are Evaluated in Children and Adolescents with Cerebral Palsy? A Systematic Review". Frontiers in Psychology (2018): https://publons.com/publon/15737510/.
    10.3389/FPSYG.2018.00021
  25. Pereira, Armanda; Moreira, Tania; Lopes, Silvia; Nunes, Ana R.; Magalhaes, Paula; Fuentes, Sonia; Reoyo, Natalia; Nunez, Jose C.; Rosario, Pedro. ""My Child has Cerebral Palsy": Parental Involvement and Children's School Engagement". Frontiers in Psychology (2016): https://publons.com/publon/6324253/.
    10.3389/FPSYG.2016.01765
  26. Rosário, P.; Pereira, A.; Högemann, J.; Nunes, A.R.; Figueiredo, M.; Núñez, J.C.; Fuentes, S.; Gaeta, M.L.. "Self-regulated learning: A systematic review based in Scielo journals,Autorregulación del aprendizaje: Una revisión sistemática en revistas de la base SciELO". Universitas Psychologica 13 2 (2014): 781-798. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84916933721&partnerID=MN8TOARS.
    10.11144/Javeriana.UPSY13-2.aars
  27. Rosário, P.; Pereira, A.; Núñez, J.C.; Cunha, J.; Fuentes, S.; Polydoro, S.; Gaeta, M.; Fernández, E.. "An explanatory model of the intention to continue studying among nontraditional university students,Un modelo exploratorio de la intención de continuar estudiando en alumnos universitarios no-tradicionales". Psicothema 26 1 (2014): 84-90. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84892895400&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.7334/psicothema2013.176
  28. Rosário, P.; Núñez, J.C.; Azevedo, R.; Cunha, J.; Pereira, A.; Mourão, R.. "Understanding gypsy children's conceptions of learning: A phenomenographic study". School Psychology International 35 2 (2014): 152-166. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84896359846&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0143034312469304
Artigo em revista (magazine)
  1. Armanda Sofia Pereira. "Comentário Científico ao artigo [Scientific commentary on the article]: Martins, C. et al. (2024). "A avaliação da Motivação para o Voluntariado com a Teoria da Autodeterminação"", Revista Psicologia para Psicólogos, 2024, https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/opp_psicologiaparapsicologos_digital_pages.pdf.
Capítulo de livro
  1. Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário; Magalhães, Paula; Cunha, Jennifer; Armanda Sofia Pereira; Cátia Silva; Moreira, Tânia; Juliana Martins. "Promoção de Autorregulação por meio de estórias-ferramenta". In A Autorregulação da Aprendizagem: Teoria e Práticas, editado por Jussara Tortella; Soely Polydoro; Cleidilene Magalhães; Anair Mello; Cleia Zanatta; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário, 35-48. Editorial Letra, 2023.
    Publicado
  2. Sara Teixeira; Armanda Sofia Pereira; André Oliveira; Moreira, Tânia; Cleia Zanatta; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. "The role of Canine-Assisted Interventions in the promotion of Self-Regulation: lessons learned from a literature review". In The Psychology of Self-Regulation. Nova Publishers, 2022.
    Publicado
  3. Mesquita, Sandra; Armanda Sofia Pereira; Ana Guimarães; Sonia Fuentes; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. "The role of parents in children's self-regulation development: a review on at-distance and online interventions programs". In The Psychology of Self-Regulation. Nova Publishers, 2022.
    Publicado
  4. Rosário, P.; Magalhães, P.; Cunha, J.; Pereira, A.; Silva, C.; Moreira, Tânia; Oliveira, J.; et al. "Promoção da Autorregulação através de estórias-ferramenta". In Autorregulacão da aprendizagem: Teoria e Práticas, editado por Jussara Tortella; Soely Polydoro; Cleidilene Magalhães; Anair Mello; Cleia Zanatta; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário, 35-48. Letras 1, 2022.
    Aceite para publicação
  5. Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário; Jennifer Cunha; Pereira, Armanda; Ana Guimarães; Clara Vieira; Dulce Lopes; Patrícia Sousa. "COVID-19 em Sarilhos”: Respostas de intervenção na promoção de competências autorregulatórias em período de pandemia". In A Universidade do Minho em tempos de pandemia, Re(Ações). Braga, Portugal: UMinho Editora, 2020.
    Publicado • https://doi.org/10.21814/uminho.ed.24,
  6. Rosário, Pedro; Zanatta, Cleia; Fuentes, Sonia; Tortella, Jussara; Magalhães, Cleidilene; Gaeta, Martha; Pereira, Armanda. "Promover o aprender, autorregular para crescer". In COGNIÇÃO SOCIAL: teoria, pesquisa e aplicações, editado por Helmuth Krüger. Brasil: EDITORA CRV, 2019.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Mesquita, Sandra; Armanda Sofia Pereira; Ana Guimarães; Sara Teixeira; André Oliveira; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. "Features of the at distance and online intervention programs : parental intervention and self regulation". Trabalho apresentado em XVII Congresso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, 2023.
  2. Sara Teixeira; Armanda Sofia Pereira; Mesquita, Sandra; Ana Guimarães; Daniela Rosendo; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. "Animal-Assisted Interventions with dogs and children: a highway to self-regulation". Trabalho apresentado em XVII Congresso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, 2023.
  3. André Oliveira; Armanda Sofia Pereira; Clarisse Moreira ; Sofia Santos; Pedro Rosário. "A preliminary investigation of the reliability and validity of the Portuguese version of the Self-Determination Inventory-Adult Report". Trabalho apresentado em American Association on Intellectual and Developmental Disabilities 146th Annual Conference, 2022.
  4. Ana Guimarães; André Oliveira; Patrícia Sousa; Catarina Cardona; Sónia Peixoto; Yara Manuel; Pereira, A. "Parentalidade na paralisia cerebral: Desafios percebidos por pais de crianças do primeiro ciclo de ensino básico". Trabalho apresentado em XI Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, 2021.
  5. Gil Dias; José Machado; Filomena Soares; Pereira, A; André Oliveira; Sílvia Lopes; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. "O uso de jogos com finalidade séria: propriedades percebidas por pais de crianças com paralisia cerebral". Trabalho apresentado em XI Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, 2021.
  6. Catarina Barros; Rita Vieira; Pereira, A; Sandra Carvalho; Sara Cruz. "O EFEITO DE UM PROGRAMA DE AUTORREGULAÇÃO NO COMPROMETIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS: UM ESTUDO DE CASO". Trabalho apresentado em Conference: Jornadas APsi: Autorregulação e Desenvolvimento Humano, 2018.
  7. Martins, Juliana; Pereira, Armanda; Lopes, Sílvia; Paiva, Olímpia; Lourenço, Abílio; Fernandes, Catarina. "Avaliação de um programa de formação online em tutorias autorregulatória". Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia, 2017.
  8. Pereira, Armanda; Pereira,Leonor; Ramôa,Ana Sofia; Lopes, Sílvia; Peixoto,Joana; Afonso, Andreia. "Envolvimento Parental e Escolar em crianças com Paralisia Cerebral". Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia, 2017.
  9. Lopes,Sílvia; Pereira, Armanda; Magalhães,Paula; Magalhães,Carla; Rosário,Pedro. "Que funções Executivas são avaliadas em crianças e adolescentes com paralisia? Uma revisão sistemática.". Trabalho apresentado em Congresso Nacional Encontros e Desencontros na Paralisia Cerebral, 2015.
  10. Azevedo, R.; Pereira, R.; Pereira, Armanda; Nunes, A. R.; Veiga, R.; Vieira, C.. "Promoção do engagement escolar em crianças Ciganas.". Trabalho apresentado em XIII Congresso Internacional Gallego-Português de Psicopedagogia, 2015.
Recurso online
  1. Sousa, Sónia S.; Adriana Sampaio. Inschool SKILLS App. 2021. https://skills.in-school.eu/?lang=pt_pt.
Tese / Dissertação
  1. Pereira, Armanda Sofia Carvalho Santos. "Avaliação da eficácia de um programa de promoção de autorregulação em crianças com paralisia cerebral". Doutoramento, Universidade do Minho Escola de Psicologia, 2018. http://hdl.handle.net/1822/55894.
  2. Pereira, Armanda Sofia Carvalho Santos. "Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studying". Mestrado, Universidade do Minho Escola de Psicologia, 2012. http://hdl.handle.net/1822/21145.

Outros

Empresa spin-off
  1. 2014. Edy&Co. Educational Psychology Projects.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/08 Exploring Contextual Factors Impacting Self-Determination in Portuguese Adults with Cerebral Palsy (submitted) EARLI 2025
University of Graz (Graz, Áustria)
2025/08 Gamification's Trials and Tribulations: The overriding power of a story to boost learning engagement (submitted) EARLI 2025
University of Graz (Graz, Áustria)
2025/08 Educational Interventions for Roma Students: A Systematic Review of Challenges and Limitations (submitted) JURE 2025
University of Graz (Graz, Áustria)
2025 Outcomes of a Mentor Training Program for Parents of Children with Neurodevelopmental Disabilities (submitted) EARLI 2025
University Graz (Graz, Áustria)
2024/08/29 Unraveling critical thinking predictors: The role of family-related and motivational variables 18th International Conference on Motivation and Emotion
University of Bern - Institute of Educational Science - Department of Research in School and Instruction (Berna, Suiça)
2024/07/19 Me, a Mentor? Training parents of children with disabilities to be mentors of their peers Porto International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2024/07/18 Rumo à intervenção "As Incríveis Aventuras de Anastácio, o Explorador": O impacto de um programa de formação para psicólogos Porto International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2023/09/01 Reading Fluency of Portuguese Elementary School Students: Lessons Learned from the COVID-19 Pandemic Times XVII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade da Coruña (A Coruña, Espanha)
2023/06/28 Parental involvement in education: An intervention to build School-Roma families? Partnerships XI Congreso Internacional de Psicología y Educación
Universidad de Valencia (Valencia, Espanha)
2023/06/20 O papel do psicólogo na Educação Inclusiva X CONGRESSO INTERNATIONAL DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
Universidade Lusíada (Porto, Portugal)
2022/07 Development of an Online Peer-Mentoring Program to promote Reflective Thinking and Self-Regulation in caregivers of children with Cerebral Palsy. CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Universidade do Minho Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2022/06 A preliminary investigation of the reliability and validity of the Portuguese version of the Self-Determination Inventory-Adult Report American Association on Intellectual and Developmental Disabilities 146th Annual Conference
American Association on Intellectual and Developmen tal Disabilities (Jacksonville, Estados Unidos)
2022/06 Portuguese Self-Determination Inventory: A content validity and reliability analysis American Association on Intellectual and Developmental Disabilities 146th Annual Conference
American Association on Intellectual and Developmen tal Disabilities (Jacksonville, Estados Unidos)
2022/04 Promoção de autodeterminação em contextos educativos e de saúde 12.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente
Universidade Lusíada (Lisboa, Portugal)
2022/02/04 Predictors of self-determination in adult life of people living with Cerebral Palsy [pitch communication ] Convenção Psicologia UNorte [1st UNorte Psychology Convention]
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2022/02/04 Promotion of Reflective Thinking and Self-regulation in caregivers of children with Cerebral Palsy: An Online Peer-mentoring Program [Best pitch communication award ] Convenção Psicologia UNorte [1st UNorte Psychology Convention]
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2022/02/04 A furry tale of hope: Fostering self-regulation, hope, and academic buoyancy in elementary school [pitch communication] Convenção Psicologia UNorte [1st UNorte Psychology Convention]
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto)
2022 PROMOTING SELF-DETERMINATION IN EDUCATIONAL AND HEALTH SETTINGS 12.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente
Universidade Lusíada (Lisboa, Portugal)
2021/09 UNDERSTAND THE REFLEXIVE THINKING COMPETENCIES WITH A FOCUS ON CRITICAL THINKING IN CHILDREN IN ELEMENTARY SCHOOL: STUDY PROTOCOL XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/09 CAN A SCHOOL-BASED INTERVENTION ON SELF-REGULATION PROMOTE SELECTIVE ATTENTION IN 4TH GRADE STUDENTS? XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/09 UNDERSTANDING THE PERCEIVED CHALLENGES AND NEEDS FACED BY PARENTS OF ELEMENTARY SCHOOL CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY in Symposium “CEREBRAL PALSY: FROM THE CHALLENGES AND NEEDS TO THE SELF-REGULATION AND ENGAGEMENT PROMOTION” XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/09 SKILLS TRAINING WITH GAMES USED SERIOUSLY: PARENTS AND THERAPISTS’ PERCEIVED PROPERTIES FOR CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY integrated in the Symposium “CEREBRAL PALSY: FROM THE CHALLENGES AND NEEDS TO THE SELF-REGULATION AND ENGAGEMENT PROMOTION” XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/09 PROMOTE SCHOOL ENGAGEMENT THROUGH GAMIFICATION IN CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY: A STUDY PROTOCOL integrated in the Symposium “CEREBRAL PALSY: FROM THE CHALLENGES AND NEEDS TO THE SELF-REGULATION AND ENGAGEMENT PROMOTION” XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/09 PROMOTING PEDIATRIC REHABILITATION ENGAGEMENT IN CEREBRAL PALSY: A SELF-REGULATORY NARRATIVE-BASED INTERVENTION integrated in the Symposium “CEREBRAL PALSY: FROM THE CHALLENGES AND NEEDS TO THE SELF-REGULATION AND ENGAGEMENT PROMOTION” XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2020/09/25 Promoção de competências de autorregulação através das redes sociais/com recurso ao Instagram® e Facebook®. In P. Rosário (Chair), Respostas alternativas de intervenção na promoção de competências autorregulatórias. Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: passado, presente e futuro
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/09 What is Cerebral Palsy?: A raising awareness brief intervention Conference: XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopegadogía
(Corunha, Espanha)
2019/05 Trajectories of autonomy in adults with disabilities: A focus on cerebral palsy 3.º Seminário APCVC: Ciclo da Vida
Associação de Paralisia Cerebral de Braga (Viana Do Castelo, Portugal)
2018/07 How are serious games being integrated into interventions with patients with cerebral palsy? A systematic review. 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
2017/11 Las increíbles aventuras de Anastácio, el explorador. I Congreso Internacional de Psicología, Salud y Educación
Universidad de Oviedo (Oviedo, Espanha)
2017/09 Avaliação de um programa de formação online em tutorias autorregulatória. XIV Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/09 Envolvimento Parental e Escolar em crianças com Paralisia Cerebral. XIV Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016/09 Alunos não tradicionais na Universidade do Minho: Um modelo exploratório da intenção de continuar a estudar. II Seminário Ser Estudante no Ensino Superior: As respostas institucionais à diversidade de públicos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016 Serious Games e Paralisia Cerebral : contributos para a intervenção XXIII ENEP - Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia
(Viseu, Portugal)
2016 Experiência parental na promoção de autonomia com crianças com paralisia cerebral: estilos parentais e envolvimento I International Seminar on Reading, Education and School Achievement
Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2015 Executive Functions Evaluated in Children and Adolescents with Cerebral Palsy: a Review I Congresso Internacional de Investigação em Saúde da Criança
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2015 A single case of a child with Hemiplegic Cerebral Palsy: exploring the impact the “educational diet” of a single case child in overall performance. I Congresso Internacional de Investigação em Saúde da Criança
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2015 Que funções Executivas são avaliadas em crianças e adolescentes com paralisia? Congresso Nacional Encontros e Desencontros na Paralisia Cerebral
(Coimbra, Portugal)
2014/04 Phenomenographic perspective on parents' conceptions about their homework involvement in elementary school. In A. Valle (Chair), Deberes Escolares y Rendimiento Académico. VII Congreso Internacional de Psicología y Educación y Educación y XXI INFAD
Universidad de Badajoz (Badajoz, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/09 - Atual Unfolding critical thinking: exploring emotional regulation and reflective thinking in children [FCT Grant 2024.06136.BD]
Coorientador
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2024/06 - Atual Goal orientations, educational aspirations and types in motivation in young portuguese athletes
Coorientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2024/05 - Atual Teenagers’ attachment to companion animals in social, digital, and emotional experiences: A qualitative study with high school students
Coorientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2024/04 - Atual The influence of parents' perceived learning mechanisms on the self-regulation of elementary school children.
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2024/04 - Atual The Relationship Between Physical Activity, Executive Functions, And School Involvement In Elementary School
Coorientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2024/02 - Atual The role of life contexts play in the development of self-determination skills in individuals with CP during goal achievement
Coorientador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2023/04 - Atual Promoting Self-Regulation Skills in Children from Low Socioeconomic Backgrounds: The Role of Attachment Quality
Coorientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2023/04 - Atual Children's attachment to pets: hope and academic buoyancy
Coorientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2023/04 - Atual Unveiling the Hidden Potential: Understanding Critical Thinking Competencies in 8 to 10- Year-Old Students
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2023 - Atual Intervention programs with parents of elementary school children
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2022/02 - Atual To be part of the campus: The mediational role of basic psychological needs on perceived teacher support and campus membership
Coorientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2022 - Atual The Role of Private Tutoring in the Development of self-regulation strategies with children and adolescents
Coorientador
Mestrado em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2021/12 - Atual A furry tale of hope: fostering self-regulation, hope, and academic buoyancy in elementary school
Coorientador
PhD Applied Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2021/12 - Atual Promoção de envolvimento parental desenvolvido nas redes sociais
Coorientador
PhD in Applied Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2021/12 - Atual Promotion of Reflective Thinking and Self-regulation in caregivers of children with Cerebral Palsy: An Online Peer-mentoring Program (FCT grant - 2021.04949.BD )
Coorientador
PhD Applied Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2020/02 - 2024/09/04 Causal Agency Trajectories in Self-determined Adults with Disabilities: A focus on Cerebral Palsy (FCT grant -SFRH/BD/143471/2019)
Coorientador
PhD Applied Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2023/02 - 2024/07 Towards "The Incredible Adventures of Anastácio, the Explorer" intervention: the impact of a training program for psychologists
Coorientador
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2022/03 - 2024/06 Understand the relationship of knowledge, self-efficacy and attitudes in inclusive education promotion: a study with educational psychologists
Coorientador
Mestrado em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2021/02 - 2022/11/24 In the way to be Self-Determined: Exploring Causal Agency in Life Trajectories of Adults with Cerebral Palsy
Coorientador
Master in Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2020/02 - 2021/11 The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation
Coorientador
Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2020/02 - 2021/09 "E depois do 4.º ano?" - Promover competências de autorregulação na preparação da transição para o 2.º ciclo: Protocolo de investigação
Coorientador
Educational Psychology Themes (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019/02 - 2021/01/29 Promotion of self-regulation skills in children with Cerebral Palsy: the perceived impact of a narrative-based intervention.
Coorientador
Educational Psychology Themes (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2019/06 - 2020/06 The Influence of Self-regulation on 4th Grade Students' Selective Attenttion
Coorientador
Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2018/09 - 2019/10 Parenting in cerebral palsy: where and when the challenges and needs occur?
Coorientador
Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2018/09 - 2019/05 Tratar disfunções urinárias com uroterapia num Hospital: Lições aprendidas ao longo dos anos
Coorientador
Educational Psychology Themes (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/04 - 2024/06/07 2.ª Convenção Psicologia U.Norte e o 3.º SimPsi [2nd U.Norte Psychology Convention and 3rd SimPsi] - Organization Committee (2024/06/06 - 2024/06/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2024/04 - 2024/06/07 2.ª Convenção Psicologia U.Norte e o 3.º SimPsi [2nd U.Norte Psychology Convention and 3rd SimPsi] - Scientific Committee (2024/06/06 - 2024/06/07)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2021/06/28 - 2021/07/07 From Self-Regulation towards Autonomy - I Online Meeting with Rehabilitation Staff of Children with Cerebral Palsy [Da Autorregulação à Autonomia - I Encontro Online com Terapeutas e Educadores] (2021/06/28 - 2021/07/01)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2020/10 - 2021/06 Learning2Learn Project: Session for parents and educators (8 Meetings during school year) (2020/10 - 2021/06)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2021/02/27 - 2021/02/27 From Self-Regulation towards Autonomy - I Online Meeting with Parents and Educators of Children with Cerebral Palsy [Da Autorregulação à Autonomia - I Encontro Online com Pais e Educadores] (2021/02/27 - 2021/02/27)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019/10/25 - 2019/10/25 I National Seminar - Mentoring in School Context [I Seminário Nacional de Tutorias em Contexto Escolar: Diálogo(s) entre a Investigação e a Prática Educativa] (2019/10/25 - 2019/10/25)
Seminário (Coorganizador)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019/06/12 - 2019/06/12 "Endless Woods Adventure" - Event to children and educators from Valongo [Learn to Learn Project - Aprender a Aprender] - https://www.cm-valongo.pt/pages/575?news_id=1408 (2019/06/12 - 2019/06/12)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024 - Atual Talk about Psychology Masters at UTAD
Outro
Mestrados UTAD
Núcleo de Estudantes em Psicologia [NUPsi] da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro , Portugal
2024/04/10 - 2024/04/10 Dia Aberto UTAD - Como fazer "unboxing" ao pensamento?
Oficina (workshop)
Dia Aberto UTAD - Como fazer "unboxing" ao pensamento?
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2023/12/07 - 2023/12/07 Universal Learning Design - Invited Speaker [Desenho Universal de Aprendizagem - Palestrante Convidada]
Seminário
“Boas práticas de Inclusão no Ensino Superior"
Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023/05/15 - 2023/05/15 PRE-SYMPOSIUM SESSIONS B | Science for All: How and why we must improve communication in science (Invited speaker)
Simpósio
II Simpósio Doutoral Psi.UNorte
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2023/02/01 - 2023/02/01 Invited Speaker - Challenges of Universal Design for Learning in Higher Education
Oficina (workshop)
Jornadas Interinstitucionais Desenvolvimento Pedagógico
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021/09 - 2021/09 Chair in the symposium "CEREBRAL PALSY: FROM THE CHALLENGES AND NEEDS TO THE SELF-REGULATION AND ENGAGEMENT PROMOTION"
Congresso
XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy
Universidade do Minho, Portugal
2021/06/14 - 2021/06/14 Invited speaker to the forum "Universal design for learning as a path to inclusion"
Mesa-redonda
INCLUI-TE
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2021/04/06 - 2021/05/07 AHEAD Conference 2021 - Reconnection: Placing Inclusion at the heart of online learning and support
Conferência
AHEAD Conference 2021 - Reconnection: Placing Inclusion at the heart of online learning and support
AHEAD Creating Inclusive Environments in Education and Employment for People with Disabilities, Irlanda
2020/10/21 - 2020/10/21 Invited Trainner - Yellow Trials and Tribulations Online Trainning
Oficina (workshop)
Capacitação e Dinamização das Equipas Multidisciplinares Gulbenkian: Sarilhos do Amarelo
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2020/07 - 2020/07 Docência + | Facilitator in Online University Teacher Training
Oficina (workshop)
Docência + | Active teaching-learning methodologies training
Universidade do Minho - IDEA, Portugal
2020/07 - 2020/07 I Yellow Trials and Tribulations Online Meeting [I Encontro Online de Sarilhos do Amarelo]
Encontro
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019 - 2019 European Researchers Night [scientific dissemination - demonstration of research activities run in GUIA - University of Minho]
Exposição
European Researchers Night - Altice Fórum - Braga
Universidade do Minho, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal

Camara Municipal de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/09/19 Relações Parassociais; Um desenvolvimento diferencial entre jovens portugueses
Presidente do júri
Carina Carvalho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2024/06/17 Understand the relationship of knowledge, self-efficacy and attitudes in inclusive education promotion: a study with educational psychologists
Orientador
Beatriz Pires (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2024/05/20 Maturidade de carreira, adaptação académica e a ansiedade: Relação com o sucesso académico em estudantes universitários
Presidente do júri
Darliane Lima (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2024/05/16 REVISÃO DE RELATOS DE INTERVENÇÕES COMPORTAMENTAIS COM AGRESSORES EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Presidente do júri
Joana Afonso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2024/05/06 Caracterização das práticas de phubbing nas famílias
Presidente do júri
Rita Correia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2024/04/15 Associação entre o ciberabuso no namoro, assédio sexual online, personalidade e solidão
Presidente do júri
Vanessa Barros (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2024/04/15 Motivação, Abordagens à Aprendizagem e a Sua Relação com o Sucesso Académico em Estudantes Universitários
Arguente principal
Hélder Vale (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2024/04/10 Dependência da internet, hábitos de sono e comunicação familiar, que relação?
Presidente do júri
Sílvia Monteiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2024/04/10 Personalidade, Burnout, Ansiedade e Depressão em Elementos das Forças de Segurança
Presidente do júri
Daniel Gonçalves (Mestrado)
2024/04/10 Role of Social Support and Sleep Quality on Psychological Well-Being, Emotion Regulation and Burnout in Health Professionals vs. General Population
Presidente do júri
Marta Frazão (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2024/04/10 Institucionalização das Pessoas Idosas: Relação com a Qualidade de Vida, Ansiedade e Relações Familiares
Presidente do júri
Maria Isabel Gonçalves (Mestrado)
2024/04/08 Relação entre Bullying, Qualidade da Relação com Professores, Estilos Parentais, Memórias de Cuidado na Infância e Regulação Emocional em Adolescentes
Presidente do júri
Beatriz Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2024/03/06 A personalidade, o afeto e a hostilidade na relação fraterna: as diferenças de ser filho único ou ter/ser irmão(s)
Presidente do júri
Mariana Tavares (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2024/01/04 Relação entre cyberbullying, regulação emocional, estilos parentais e empatia: perfil dos agressores
Presidente do júri
Adriana Martins (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2023/12/20 Identificação de palavras escritas na Perturbação de Défice de Atenção e Hiperatividade – um estudo com eye-tracking
Presidente do júri
Andreia Teixeira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2023/12/07 Cyberstalking victimization: the role of fear in damaging the social reputation and appreciation of others in their concealment
Presidente do júri
Beatriz Pimenta (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2023/11/23 A AUTORREGULAÇÃO EM CRIANÇAS DE 3-4 ANOS: A INFLUÊNCIA DA PSICOPATOLOGIA MATERNA E DA QUALIDADE DO TOQUE AFETIVO MATERNO
Arguente principal
Eliana Andrade (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2023/11/16 Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico.
Arguente principal
Célia Lucas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2023/07/03 “School Engagement of Children From Roma Background: A Qualitative Study”
Arguente principal
Rafael Castro (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2023/07/03 "O papel das variáveis motivacionais na alimentação de crianças: um estudo transversal”
Arguente principal
Jaqueline Paulo (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2023/06/27 Relação entre psicopatia, relações próximas e regulação emocional
Presidente do júri
Ana Carolina Teixeira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2023/06/07 Avaliação do Impacto da Terapia do Sentido de Vida em Familiares Cuidadores de Doentes em Cuidados Paliativos
Presidente do júri
Patrícia Guedes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2023/06/06 Resiliência familiar, coparentalidade e burnout parental em tempos de pandemia
Presidente do júri
ANA CLÁUDIA BASTOS VARANDAS (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2023/06/05 Satisfação conjugal, satisfação sexual e satisfação com a vida em tempos de pandemia
Presidente do júri
FÁTIMA INÊS MONSALVARGA CALADO (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2023/05/04 O Impacto de Programas de Estimulação Cognitiva em Adultos Mais Velhos Portugueses
Presidente do júri
MARIA JOÃO PEREIRA RODRIGUES (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2023/04/17 Psychotherapeutic interventions applied in the treatment of anxiety disorders experienced by young students
Presidente do júri
Bruno Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2023/04/12 Identificação de palavras escritas na Perturbação do Espectro do Autismo – um estudo com eye-tracking
Presidente do júri
Cátia Cardoso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2023/03/20 Dark triad: What relationship with parenting styles, beliefs of punishment and parental communication?
Presidente do júri
Mariagiullia Galuzzo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023/02/22 Ciberabuso no Namoro, Ciúme Romântico, Utilização Problemática da Internet e Redes Sociais nos Estudantes Universitários
Presidente do júri
Cláudio Cardoso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022/12 Sibling violence, cruelty to animals and parenting styles: What relationship with psychopathy?
Presidente do júri
Patrícia Queiróz (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022/09 Does Empathy Influence Gesture Processing? A study with Adolescents with Autism Spectrum Disorder
Arguente
Ana Catarina Carreira (Mestrado)
Université de Lille, França

Universidade do Minho, Portugal
2022/07 Preditores dos Benefícios do Apoio Tutorial Específico Percebidos pelo Professor-Tutor
Arguente principal
Lisete Freitas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022/01/17 Cyberbullying Perpetration in Adolescents
Arguente principal
Ana Sofia Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2021/11/23 Formação de professores: compreender a taxa de conclusão do MENTOR MOOC
Arguente principal
Moisés Semedo (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2021/11/23 The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation
Orientador
Sofia Vidal (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2021/11/19 Do grit à autorregulação da aprendizagem: Promoção de sucesso académico
Arguente
Ana Rita Nunes (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2021/09/27 Tipos de Maus-tratos e Rendimento Académico: uma revisão sistemática de literatura
Arguente principal
Edelcilene Cerqueira Barreto (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2021/03/03 Promotion of self-regulation skills in children with Cerebral Palsy: the perceived impact of a narrative-based intervention.
Orientador
Lívia Nogueira de Moraes (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2020/11/19 Cultural intelligence, individual adjustment, and school engagement: Is there a connection?
Arguente principal
Joana Isabel Araújo Martins (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2020/11/19 The Influence of Self-regulation on 4th Grade Students' Selective Attention
Orientador
Sara Pontes Miranda (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2020/10 Creative Personality and Gray Matter Density: A Pilot Study Using Voxel-Based Morphometry
Arguente principal
Ana Rita da Silva Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019/10 Parenting in Cerebral Palsy: Where and when the challenges and needs occur?
Orientador
Ana Isabel Guimarães da Cunha (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019/06/14 In Search of Neural Bases of Pantomimes: fMRI Evidence
Arguente
Natália Guerra (Mestrado)
Université de Lille, França

Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019/06/13 An Analysis of Intransitive and Pantomime Gestures in Autism Spectrum Disorder
Arguente
Ana Sousa (Mestrado)
Université de Lille, França

Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019/05/31 Análise documental da medida PIEF: Um estudo de caso
Arguente principal
Ivone Lourdes (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019/05 Tratar disfunções urinárias com uroterapia num Hospital: Lições aprendidas ao longo dos anos
Orientador
Tânia duarte Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019 Sleep procrastination: An exploratory study with High School students
Arguente principal
Vãnia Cristina da Silva Ralha Mendes Cruz (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2018/10/26 “What is to be a Gypsy?” Examining Elementary School Students’ Knowledge on the Ethnic Group.
Arguente principal
Marta Negrão (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2018/10/26 Digital Games and Mathematic Education: An integrative review
Arguente principal
Filipe Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/01 - 2024/06/06 2.ª Convenção Psicologia U.Norte e o 3.º SimPsi [2nd U.Norte Psychology Convention and 3rd SimPsi] Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
2021/07/15 - 2021/07/16 INCONFERENCE - 2021 Casa do Professor e APsi - Escola de Psicologia da Universidade do Minho
2019/10/19 - 2019/10/19 I Seminário Nacional de Tutorias em Contexto Escolar: Diálogo(s) entre a Investigação e a Prática Educativa Município de Sines

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/03 - Atual Educational Psychology Frontiers
2022 - Atual Psychology for Clinical Settings Frontiers

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021/09 - Atual Evaluation Committee for a Research Grant position - CIPSI-ID-06847-02
Membro
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2021/07 - 2025/07 PhD Evaluation Committee - PhD student Gabriela Figueiredo - Doctoral Program in Applied Psychology
Avaliador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2021 - 2025 PhD Evaluation Committee - PhD student Ana Guimarães - Doctoral Program in Applied Psychology (Co-Supervison)
Membro
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2021 - 2025 PhD Evaluation Committee - PhD student Sandra Mesquita - Doctoral Program in Applied Psychology (Co-Supervison)
Membro
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2021 - 2025 PhD Evaluation Committee - PhD student Sara Teixeira - Doctoral Program in Applied Psychology (Co-Supervison)
Membro
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2020/02 - 2024/02 PhD Evaluation Committee - PhD student André Oliveira - Doctoral Program in Applied Psychology (Co-Supervison)
Membro
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2022/09 - 2023/09 Psychology Master Application
Avaliador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2021/06 - 2021/06 Evaluation Committee for a Research Grant position - CIPSI-ID-06847-01
Membro
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2021/04 - 2021/05 Evaluation Committee for a Research Grant position - UMINHO/BID1/CIPSI-abril-maio2021
Avaliador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2021/03 - 2021/03 Evaluation Committee for a Research Grant position - UMINHO/CIPSI/BIM-CNG/FEV-2021
Membro
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/09 - Atual Observatório de Bem-Estar Agrupamento de Escolas de Cristelo , Portugal
2020 - Atual Yellow Trial and Tribulations Intervention Supervision | Training of Bagos D'Ouro organization psychologists, intervention supervision, and evaluation of the effectiveness of the application of Yellow Trials and Tribulations and (Mis)ventures of Testas with children and adolescents from the 3rd to the 7th year of schooling. Associação Bagos D'Ouro, Portugal
2020/10 - 2021/06 Mentoring Supervision - Elementary and Middle School Teachers | Teachers supervision during the implementation of a mentoring program to students at-risk of academic failure. Agrupamento de Escolas de Cristelo , Portugal
2020/10 - 2021 School Psychologists Supervision | Practice supervision of junior and senior psychologists of public schools of the municipality of Cascais. Centro de Formação de Cascais, Portugal
2019 - 2020 Crescer com Consciência Project | Theoretical support to the design and development of an educational program “Crescer com Consciência”. UDREAM, Portugal
2015 - 2016 InclusivaMENTE | Support to the developing of a training course and a manual of guidelines to support intervention with children with Cerebral Palsy: http://www.apcb.pt/2017/01/blog-post.html Associação Paralisia Cerebral de Braga, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/01 - Atual Inclusive Education Psychology (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2024 - Atual Inclusive Education ENSINO DE BIOLOGIA E GEOLOGIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SECUNDÁRIO (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2024 - Atual Inclusive Education Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2024 - Atual Inclusive Education ENSINO DE MATEMÁTICA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SECUNDÁRIO (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2024 - Atual Inclusive Education Ensino de Ciências Agropecuárias (Mestrado integrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2024 - Atual Inclusive Education ENSINO DE PORTUGUÊS E INGLÊS NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SECUNDÁRIO (Mestrado integrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2022/02 - Atual Psychological Intervention for IE [Inclusive Education] Education and Development Psychology (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2021/10 - Atual Educational Psychology Psychology (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2023/12 - 2024/02 Curso de Promoção de Autorregulação em Crianças com Dificuldades Intelectuais e do Desenvolvimento - 2.ª Edição Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2022/07 - 2023/06 Curso de Promoção de Autorregulação em Crianças com Dificuldades Intelectuais e do Desenvolvimento - 1.ª Edição (Outros) Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2022/02 - 2023/06 Learning Psychology Psychology (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2023/02/25 - 2023/02/25 Module 9 - Neurodidactic approach to populations with special needs - POST-UNIVERSITY ADVANCED SPECIALIZATION IN NEUROEDUCATION [Módulo 9 - Abordagem neurodidática das populações com necessidades especiais - ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM NEUROEDUCAÇÃO] (Especialização pós-licenciatura) Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal
2021/11 - 2023/01 Contexts of Psychological Development Developmental Psychology (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2021/10 - 2023/01 Educational Psychology Education (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2021/10 - 2023/01 Learning Disabilities - II Psychomotor Rehabilitation (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2021/11 - 2023 Educational Psychology IT Teaching (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2022/02 - 2022/07 Special Education Education (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2022/02 - 2022/07 Learning Disabilities - I Psychomotor Rehabilitation (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
2021 - 2022 Internship Supervision Clinical Psychology (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2020/09 - 2021/10 Curricular Internship Applied Psychology (Mestrado integrado) Universidade do Minho, Portugal
2019/02 - 2021/07 Research Project - Tutorial Orientation Educational Psychology Themes (Mestrado) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2021/05 - 2021/06 Psicoeducational evaluation and intervention - II Applied Psychology (Mestrado integrado) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2021/02 - 2021/06 Motivation and Learning Educational Psychology Themes (Mestrado) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2021/02 - 2021/06 Advanced Studies III - Educational Psychology Applied Psychology (Doutoramento) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2020/10 - 2021/01 Online Mentoring Training for Middle School Teachers Evidence-based Intervention (Outros) Agrupamento de Escolas de Cristelo , Portugal
2019/09 - 2021/01 Stress and Well-Being Promotion in Educational Context Educational Psychology Themes (Mestrado) Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2019/09 - 2021 Dissertation - Tutorial Orientation Applied Psychology (Mestrado integrado) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019 - 2021 Research Project - Tutorial Orientation Applied Psychology (Mestrado integrado) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2020/10 - 2020/11 Psicoeducational evaluation and intervention - I Applied Psychology (Mestrado integrado) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019/12 - 2019/12 Gulbenkian Multidisciplinary Temas Training: YELLOW TRIALS AND TRIBULATIONS Project [Capacitação e Dinamização das Equipas Multidisciplinares Gulbenkian: Sarilhos do Amarelo] - Santarém, Portugal Evidence-based Intervention (Outros) Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2019/12 - 2019/12 Gulbenkian Multidisciplinary Temas Training: YELLOW TRIALS AND TRIBULATIONS Project [Capacitação e Dinamização das Equipas Multidisciplinares Gulbenkian: Sarilhos do Amarelo] - Castelo Branco, Portugal Evidence-based Intervention (Outros) Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2019/12 - 2019/12 Gulbenkian Multidisciplinary Temas Training: YELLOW TRIALS AND TRIBULATIONS Project [Capacitação e Dinamização das Equipas Multidisciplinares Gulbenkian: Sarilhos do Amarelo] - Gaia, Portugal Evidence-based Intervention (Outros) Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2019/11 - 2019/11 Gulbenkian Multidisciplinary Temas Training: YELLOW TRIALS AND TRIBULATIONS Project [Capacitação e Dinamização das Equipas Multidisciplinares Gulbenkian: Sarilhos do Amarelo] - Santo André, Portugal Evidence-based Intervention (Outros) Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2019/09 - 2019/09 Municipality Multidisciplinary Temas Training: MENTOR - Self-regulatory mentoring - [Capacitação e Dinamização das Equipas Multidisciplinares: MENTOR - Tutorias Autorregulatórias] - CIM-Terras de Trás-os-Montes, Portugal Evidece-based Intervention (Outros) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019/04 - 2019/07 E-learning Certificated Course - MENTOR: Self-regulatory Mentoring Certificated Course to Teachers (CCPFC/DC-1880/18) (Outros) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019/02 - 2019/07 Inclusive Education - Practice Educational Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada do Porto, Portugal
2019/02 - 2019/07 Vocational Counseling - Practice Educational Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada do Porto, Portugal
2019/04 - 2019/06 Researcher Training - Yellow Trial and Tribulations - Self-regulation in children sub-10 [Formação Sarilhos do Amarelo - Autorregulação em Crianças Sub-10] Evidence-based Intervention (Outros) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2018/02 - 2019/06 Excellence and High Performance in Achievement Contexts Educational Psychology Themes (Mestrado) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2018/10 - 2019/01 Motivation and Learning - Practice Educational Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada do Porto, Portugal
2018/10 - 2019/01 Psychological Assessment and Educational Consultation - Practice Educational Psychology (Mestrado) Universidade Lusíada do Porto, Portugal
2018/07 - 2018/07 Researchers Training - Learn to Learn: Sel-regulatory competences promotion - Yellow Trial and Tribulations [Aprender a Aprender: Promoção de competências de autorregulação - Projeto Sarilhos do Amarelo] Evidence-based Intervention (Outros) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2018/01 - 2018/05 B-Learning Training Course - Self-regulatory Mentoring Psychology and Orientation Direção-Geral de Educação, Portugal
2016/09 - 2017/06 E-learning Certificated Course - MENTOR: Self-regulatory Mentoring Certificated Teachers Training Course (Outros) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2016/09 - 2017/06 MOOC - MENTOR: Self-regulatory mentoring Certificated Teachers Training Course (Outros) Direção-Geral de Educação, Portugal
2017/01 - 2017/04 B-learning course: Psychology and Orientation - Self-regulatory Mentoring (Outros) Direção-Geral de Educação, Portugal
2016/12 - 2016/12 B-learning Course: Educational Inspection (Government Department [Inspeção Geral de Educação (IGEC)]) - Mentor - Self-regulatory Mentoring Certificated Teachers Training Course (Outros) Direção-Geral de Educação, Portugal
2014/04 - 2014/04 Teachers Training Course - Testa's (Mis)ventures Project - Self-regulation promotion in mentoring context [Promoção das competências de autorregulação em contexto de tutorias: (Des)venturas do Testas, O Lusitano.] Certified Teachers Training Course (Outros) Centro de Formação Braga Sul, Portugal
2013/03 - 2013/03 Teachers Training Course - Yellow Trial and Tribulations Project - Self-regulation promotion in children since 5 to 10 years-old Certificated Teachers Training Course (Outros) Centro de Formação Braga Sul, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024/09 - Atual EARLI - European Association for Research on Learning and Instruction Full Membership
2024/09 - Atual EARLI - Special Interest Groups (SIG 15) - Special Educational Needs Member
2024/06 - Atual EARLI - Special Interest Groups (SIG 16) - Metacognition and Self-Regulated Learning Member
2023 - Atual Associação Nacional de Psicologia [National Psuchology Organization] Substitute financial board member
2020/11 - Atual American Psychological Association - APA Member - number C2002916964
2020/11 - Atual Division 15: Educational Psychology Member
2020/11 - Atual Division 16: School Psychology Member
2013 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses [Order of Portuguese Psychologists] Effective Member number 15517

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/09 - Atual Membro do consórcio Psi-UNORTE - grupo de trabalho do 3.º ciclo de formação em Psicologia no ensino superior [Member of the Psi-UNORTE consortium - workgroup for the 3rd cycle of training in psychology in higher education]
Membro
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2020 - Atual International Scientific Network - Self-Determination Assessment and Intervention Translation
Membro
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal

Università degli Studi di Padova, Itália

The University of Kansas, Estados Unidos

Université du Québec à Trois-Rivières, Canadá

The Ohio State University, Estados Unidos

San Francisco State University, Estados Unidos
2024/04 - 2025/10 Comissão 20 anos da Psicologia na UTAD [Commission 20 years of Psychology at UTAD]
Membro
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Educação e Psicologia , Portugal
2023/01 - 2023/03 Agricultural Education in Portugal Convention Theme 1: The attractiveness of the agricultural sector. The reflection in education. https://ensino-agrario-em-portugal.utad.pt/atratividade/
Membro
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias, Portugal
2020 - 2021 INCLUI-TE: University for all promotion work group
Membro
Universidade do Minho - IDEA, Portugal
2019 - 2021 Work group of science dissemination [Grupo de Trabalho de Divulgação de Ciência]
Membro
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019 - 2021 Higher Education Teachers Practice Community | Team Based-Learning (TBL) [Comunidade de Prática - TBL]
Membro
Universidade do Minho - IDEA, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/07 - 2021/07 Educational Psychology masters' traineeship report - Diana Monteiro Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2021/07 - 2021/07 Educational Psychology masters' traineeship report - Maria Santos Universidade do Minho, Portugal
2020/07/13 - 2020/07/13 Educational Psychology masters' traineeship report - Catarina Vilas Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2017/07/13 - 2017/07/13 Educational Psychology masters' traineeship report - Andreia Afonso Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2017/05/07 - 2017/05/07 Educational Psychology masters' traineeship report - Juliana Martins Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual Frontiers in Psychology Frontiers
2023/05 - 2023/05 DEVELOPMENTAL MEDICINE AND CHILD NEUROLOGY WILEY
2022/06 - 2022/06 Clinical Rehabilitation SAGE
2021/06 - 2021/11 PLOS ONE (1932-6203) Public Library of Science
2021/08 - 2021/08 Developmental Neurorehabilitation ( 17518423) Taylor & Francis
2019/11 - 2020/02 Psicologia Educativa (1135-755X) Colegio Oficial de la Psicología de Madrid

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2022/09 - Atual Psychology Internship - Master in Educational and Developmental Psychology - UTAD Ana Margarida Ferreira
2022/09 - Atual Psychology Internship - Master in Educational and Developmental Psychology - UTAD Filipa Marques
2022/09 - Atual Psychology Internship - Master in Educational and Developmental Psychology - UTAD Beatriz Pires
2022/09 - Atual Psychology Internship - Master in Educational and Developmental Psychology - UTAD Marcelo Rodrigues
2021/10 - 2022/07 Psychology Internship - Master in Clinical Psychology - UTAD Cláudio Cardoso
2021/10 - 2022/07 Psychology Internship - Master in Clinical Psychology - UTAD Cristiana Escaleira
2021/10 - 2022/07 Psychology Internship - Master in Clinical Psychology - UTAD Magda Faria
2021/10 - 2022/07 Psychology Internship - Master in Clinical Psychology - UTAD Joana Afonso
2018 - 2019 Psychology OPP Trainship - Edy&Co André Oliveira
Distinções

Prémio

2023 Prémio de Investigação Cientifica Dra. Maria Lutegarda - equipa de investigação
Fundação AFID Diferença, Portugal

Outra distinção

2013 PhD grant in Psychology - 1st candidate selected
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal