Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- João Paz
Nomes de citação
- Paz, João
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6E1E-26E7-390A
- ORCID iD
- 0000-0003-4061-1415
Endereços de correio eletrónico
- joao.paz@uab.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Alemão | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta, Portugal
"ENSINAR EM COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A EMERGÊNCIA DA PRESENÇA DE ENSINO DISTRIBUÍDA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA COMUNIDADE
DE INVESTIGAÇÃO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2007 - 2008
Concluído
|
Comunicação Educacional Multimédia (Especialização pós-licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
|
17 |
1994
Concluído
|
Filosofia (Mestrado integrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Análise intencional-constitutiva da res extensa em Ding und Raum, de E. Husserl (Curso de 1907)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
1987
Concluído
|
Filosofia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - 2024/09 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2017 - 2019 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2016 - 2019 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2014 - 2015 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2013 - 2015 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget do Litoral Alentejano, Portugal |
2013 - 2015 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2013 - 2014 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
2013 - 2014 | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - 2018 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
2013 - 2014 | Conselho pedagógico | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - Atual | Project Emergency Teaching & Digital Transformation in Higher Education
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2021/12/01 - 2024/11/30 | Inclusive memory. Inclusive Museums for well-being and health through the creation of a new shared memory
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
European Union
Em curso
|
2021/12 - 2024/11 | Inclusive memory. Inclusive Museums for well-being and health through the creation of a new shared memory | European Union |
2021/01/15 - 2024/01/14 | Modernisation and internationalisation of Iranian HEIs via collaborative TEL-based curriculum development in engineering and
STEM
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2020/09/01 - 2023/08/31 | Certification of Causes of Death in Europe
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2020/09/01 - 2023/07/31 | Promoting students’ successful trajectories in Higher Education Institutions. (face-to-face and online).
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2020/01/15 - 2023/07/14 | Construcción de capacidades para el desarrollo de Centros de Enseñanza y Aprendizaje para las Universidades de Latinoamérica
en el Siglo XXI
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2019/10/01 - 2021/09/30 | Promoting Open Education through Gamification
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2018/09/01 - 2019/08/31 | Cross-curricular teaching
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2018/01/01 - 2018/10/14 | MOOC-Maker: Construcción de Capacidades de Gestión de MOOCs en la Educación Superior (Construction of Management Capacities
of MOOCs in Higher Education)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2018/01/01 - 2018/08/31 | Massive Online Open Education Quality
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Philosophy Center of the University of Lisbon
UID/FIL/00310/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Filosofia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | CONTRIBUTOS PARA UMA COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA EM AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO
Coorientador
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023 - 2023 | Projeto de Implementação da Formação de Professores do Ensino Primário e Educadores de Adultos através dos dispositivos móveis:
uma experiência em Moçambique
Orientador
|
Pedagogia do E-learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022 - 2022 | A utilização das TIC no ensino secundário em Cabo Verde: um estudo de caso: perceções sobre as TIC nas práticas docentes em
escola secundária na Ilha de São Nicolau
Orientador
|
Pedagogia do E-learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020 - 2020 | Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante
no Brasil
Orientador
|
Pedagogia do E-learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020 - 2020 | Mobile Learning na infância: uso de Apps pelas crianças do 1º ciclo na escola básica integrada de Arrifes
Coorientador
|
Pedagogia do E-learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
Distinções
Prémio
2016 | Carta de Mérito Académico
Universidade Aberta, Portugal
|