???global.info.a_carregar???
Dárida Maria Fernandes. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Didática em 2006 pelo(a) Universidade de Aveiro, Mestrado em Mestrado em Educação em 1994 pelo(a) Universidade do Minho, Licenciatura em Licenciatura em Matemática - ramo Educacional em 1986 pelo(a) Universidade do Porto e Bacharelato em Curso do Magistério Primário do Porto em 1978 pelo(a) Escola do Magistério Primário. Publicou 7 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros e 4 livro(s). Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Ciências Exatas com ênfase em Matemática e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Dárida Maria Fernandes

Nomes de citação

  • Fernandes, Dárida Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
7012-1724-084B
ORCID iD
0000-0003-4139-4408
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=CUu8oDwAAAAJ

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2010/06/18 - 2011/06/18
Concluído
Curso de Defesa Nacional (Outros)
Especialização em Segurança e Cidadania
Instituto da Defesa Nacional, Portugal
16
2003 - 2006
Concluído
Doutoramento em Didática (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Aprendizagens algébricas em contexto interdisciplinar no ensino básic" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
2006
Concluído
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Didáctica da Matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovação por Unanimidade
2001
Concluído
Didáctica (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"Aprendizagens Algébricas em Contexto Interdisciplinar no Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1992 - 1994
Concluído
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"A folha de cálculo no 4.º ano de escolaridade – estudo de caso de uma turma" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
1994
Concluído
Mestre em Educação, na especialidade de Informática no Ensino (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Mestre em Educação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1981 - 1986
Concluído
Licenciatura em Matemática - ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
15
1986
Concluído
Licenciatura em Matemática - Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Licenciatura em Matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
1973 - 1978
Concluído
Curso do Magistério Primário do Porto (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário, Portugal
15
1978
Concluído
Curso do Magistério Primário (Bacharelato)
Ministério da Educação, Portugal
"Curso do Magistério Primário do Porto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/03/14 - Atual Coordinate Effective Teacher - of Mathematics Education, Didactic and Supervision Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
2001/04/03 - 2014/03/13 Adjunct Effective Teacher - of Mathematics Education and Didactic and Supervision Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
1998/04/03 - 2001/04/02 Adjunct Teacher in a Provisor Nomeation Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
1995/12/01 - 1998/04/02 Adjunct Teacher - Of Mathematics and Didatic Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
1993/09/01 - 1995/11/30 Assistant Teacher of 2.º Triennial - Mathematics Teacher and Didactic Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
1990/09/01 - 1993/08/31 Assistant Teacher 1.º Triennial - Requisition - to teach Mathematics and Didactic of Mathematics Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
1988/09/01 - 1990/08/31 Teacher Effective in Secondary School Ministério da Educação, Portugal
1988/09/01 - 1990/08/31 Transfer to High School Education to MINERVA Project to belong to Commission Coodenation Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
1987/10/01 - 1988/08/31 Teacher Effective in Secondary School in 1.º G. Ministério da Educação, Portugal
1986/10/21 - 1987/09/30 Professional Teacher in 1.ª G. Ministério da Educação, Portugal
1985/10/01 - 1986/09/30 Teacher in service training in 3º cycle and secondary scholl Ministério da Educação, Portugal
1978/11/02 - 1985/09/30 Primary Teacher no effective. Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/09/01 - 2023/07/01 STEAM & GeoGebra - Formação de Formadores para países de Língua Oficial Portuguesa
sem código
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1999/09/01 - 2003/09/01 Envolvências Geométricas I e II - Geometria na Cidade
sem código
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2006/09/01 - Atual Aprendizagens Algébricas em Contexto Interdisciplinar no Ensino Básico
sem código
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Em curso
2014/09/01 - 2022/09/01 EPTE - European Primary Teacher Education
sem código
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Em curso
2016/09/01 - 2020/09/01 UKIDS - empreendedorismo na educação
sem código
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Concluído
2012/09/01 - 2015/09/01 Programa de Indução (PAEDEIA)
sem código
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Concluído
1987/09/01 - 1990/09/01 MINERVA - Meios Informáticos No Ensino - Racionalização, Valorização e Actualização
sem código
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2016/07/01 - Atual Método de Singapura em ação
sem código
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Em curso
2006/09/01 - Atual Divertir com o Saber
sem código
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Em curso
2006/09/01 - 2012/09/01 Programa de Formação Continua em Matemática no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
sem código
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Concluído
1995/09/01 - 2005/09/01 Baú de Matemática
sem código
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fernandes, Dárida Maria. "El arte como recurso didáctico en el proceso de aprendizaje". Trabalho apresentado em Conferencia Internacional. IARTEM: MATERIALES DIDÁCTICOS Y POLÍTICAS PÚBLICAS QUE CONTRIBUYEN A LA EQUIDAD, INCLUSIÓN E INNOVACIÓN EDUCATIVA EN LA ESCUELA Y UNIVERSIDAD, 2023.
    Aceite para publicação
  2. Fernandes, Dárida Maria. "Análise de três Capacidades Matemáticas Transversais no documento orientador Novas Aprendizagens Essenciais da Matemática 2021". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, XXXII SIEM, 2022.
    Publicado
  3. Fernandes, Dárida Maria. "Método de Singapura: O Colori na Aprendizagem da Adição". Trabalho apresentado em Atas do Seminário de Investigação em Educação Matemática, XXXI SIEM, 2021.
    Publicado
  4. Fernandes, Dárida Maria. "Valorizar a formação de professores em equipas multidisciplinares". Trabalho apresentado em Práticas Educativas e Supervisão Pedagógica, Bragança, 2019.
    Publicado
  5. Fernandes, Dárida Maria; Maria Santos. "Resolução de Problemas e Educação Financeira: que relações?". Trabalho apresentado em XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática., Viseu, 2017.
    Publicado
  6. Fernandes, Dárida Maria; Pedro Duarte. "Integração Curricular: a filosofia nas malhas de Um Problema". Trabalho apresentado em XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Viseu, 2017.
    Publicado
  7. Fernandes, Dárida Maria; Maria Santos. "Construir pontes entre a Matemática e a Educação Financeira". Trabalho apresentado em 4.º Encontro “Ensinar e Aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos” (4.º CRIA), Viana do castelo, 2016.
    Publicado
  8. Fernandes, Dárida Maria. "Produtos culturais e económicos mobilizam conhecimento algébrico". Trabalho apresentado em Profmat2016, Porto, 2016.
    Publicado
  9. Fernandes, Dárida Maria; Pinho, I.; Cabrita, I.; Silva, J. C.; Duque, A.; Pedro Duarte. "Redes multiplicativas e soletos: aprendizagens matemáticas com sentido". Trabalho apresentado em XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Evora, 2015.
    Publicado
  10. Fernandes, Dárida Maria; Silva, J. C.; Mariz, B.; Cicio, D.; Sílvia Cruz. ""Divertir com o saber" - um projeto de inovação em educação matemática". Trabalho apresentado em Profmat2015, Évora, 2015.
    Publicado
  11. Fernandes, Dárida Maria; Mariz, B.. "“(Cri)atividade com padrões nas tabuadas"". Trabalho apresentado em 2º Encontro “Matemática e Criatividade no Pré-Escolar e no 1º CEB: Práticas de referência”, Aveiro, 2013.
    Publicado
  12. Fernandes, Dárida; Cabrita, Isabel; Silva, Jaime. "A folha de cálculo como ferramenta potenciadora do uso de estratégias multiplicativas na resolução de problemas em contexto". 2008.
Artigo em revista
  1. Fernandes, Dárida Maria. "O Pensamento Computacional em contexto de resolução de problemas reais: uma proposta de aprendizagem autorregulada". Indagatio Didatica, Universidade de Aveiro 15 4 (2024): 35-38. https://proa.ua.pt/index.php/id/issue/view/1201.
    Publicado
  2. Fernandes, Dárida Maria; Quadros-Flores, Paula. Autor correspondente: Fernandes, Dárida Maria. "Inovar a Educação com o pensamento computacional: Uma experiência didática no 4.º ano de escolaridade". Sensos-e 10 2 (2023): 49-66. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/issue/view/218.
    Publicado
  3. Fernandes, Dárida Maria. "Uma abordagem da grandeza área no 2.º ano de escolaridade pós-pandemia". PRATICA-Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Praticas de e-Learning 6 (2023): 104-130.
    Publicado
  4. Fernandes, Dárida Maria. "À descoberta da estratégia Modelling Bar do “Método de Singapura” (MS): Uma experiência didática no 1.º CEB". Sensos-e IX 2 (2022): 115-132. file:///C:/Users/Utilizador/Documents/Ano%20Letivo%202021_2022/Curriculo%202022/Publicacoes_sensos_e_outras/Artigo_Sensus_e_Modelling%20Bar_julho2022.pdf.
    Publicado
  5. Fernandes, Dárida. "Primeiras Aprendizagens Matemáticas com GeoGebra". Revista de S. Paulo sobre o Geogebra (2018): http://hdl.handle.net/10400.22/14044.
    Publicado
  6. Fernandes, Dárida Maria. "Primeiras aprendizagens matemáticas com o Geogebra". Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo 7 1 (2018): 41-58. https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/issue/view/1886.
    Publicado
  7. Fernandes, Dárida Maria. "RELATING PROBLEM SOLVING TO FINANCIAL EDUCATION". INTERNATIONAL JOURNAL FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION 7 3 (2018): 4-25. http://www.sbembrasil.org.br/revista/index.php/ripem/issue/view/103.
    Publicado
  8. Fernandes, Dárida. "Primeiras Aprendizagens Matemáticas com GeoGebra". Revista S. Paulo sobre o geogebra (2018): http://hdl.handle.net/10400.22/14040.
    Publicado
  9. Fernandes, Dárida Maria; Nuno Silva. "O Geogebra na aprendizagem das isometrias do plano com alunos do 6.º ano de escolaridade". Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo 6 2 (2017): 65-80. https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP.
    Publicado
  10. Fernandes, Dárida Maria; Adriana Ferreira. "Das conceções dos estudantes ao desenvolvimento da competência matemática: um percurso com sentido em Organização e Tratamento de Dados". Revista Online Indagatio Didactica 9 4 (2017): 247-260. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/389. Das conceções dos estudantes ao desenvolvimento da competência matemática: um percurso com sentido em Organização e Tratamento de Dados.
    Publicado
  11. Fernandes, Dárida Maria; Mariz, B.; Cicio, D.. "Divertir com o saber" - um projeto de inovação em educação matemática". Sensos 9 5 1 (2015): 71-87.
    Publicado
  12. Fernandes, Dárida Maria; Nuno Silva. "O Geogebra no estudo das isometrias do plano". Sensos-e 2 1 (2015): 1-9. http://sensos-e.ese.ipp.pt.
    Publicado
  13. CARDOSO, A.; SANTOS, C. e LEITE, E.. "vivenciar e registar em contexto matemático no jardim-de-infância". Indagaio didática, magazine n.º especial; junho, p. 77 a 103. Especial (2012): 77-103.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Fernandes, Dárida Maria. "Nas sendas de Sucesso com o “Método de Singapura” – parte 2", OZARFAXINARS, 2018, http://www.cfaematosinhos.eu/ozarfaxinars.htm..
  2. Fernandes, Dárida Maria. "Sendas de sucesso com o “método de Singapura” – parte 3", OZARFAXINARS, 2018, https://www.cfaematosinhos.eu/Ed_ozarfaxinars_n77.htm.
  3. Fernandes, Dárida Maria. "Nas sendas de Sucesso com o “Método de Singapura – parte 1", OZARFAXINARS nº 70, 2017, http://www.cfaematosinhos.eu/ozarfaxinars.htm.
Capítulo de livro
  1. Quadros-Flores, Paula. "Developing Computational Thinking in Primary Education". In New trends and Research on digital education, technopedagogy and curriculum, 227-242. Espanha: Editorial DYKINSON, S.L. ISBN: 978-84-1170-659-9, 2023.
    Publicado
  2. Moreira, Catarina; Fernandes, Dárida; Pinho, Maria Inês. "Learning Graphics in Supervised Teaching Practice in an Educational COVID-19 Context". In Perspectives and Trends in Education and Technology, 715-727. Singapura: Springer Nature Singapore, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-981-19-6585-2_63
  3. Fernandes, Dárida; Pinho, Maria Inês; Alves, Luísa. "Multiplicative Networks and Slates: Mathematical Learning with Meaning". In Advances in Tourism, Technology and Systems, 531-544. Singapura: Springer Nature Singapore, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-981-19-9960-4_46
  4. Flores, Paula Maria; Pinho, Maria Inês; Fernandes, Dárida Maria; Gavaia, Bruno; Ribeiro, Catarina. "The Role of Age of Society Games in Cultural Heritage Learning". In Advances in Tourism, Technology and Systems, 627-638. Singapura: Springer Nature Singapore, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-981-19-9960-4_53
  5. Fernandes, Dárida Maria. "Pensar matematicamente no contexto de uma história: o modelling bar como estratégia inovadora na resolução de problemas". In issuEs’22 - Issues in Education. Capítulo 3, 49-66. Portugal, 2022.
  6. Fernandes, Dárida Maria. "Construir o pensamento complexo através da robótica: do abstrato ao visível". In INNODOCT 2021. Espanha, 2022.
    Publicado
  7. Fernandes, Dárida Maria. "Lei de Bases do Sistema Educativo: balanço e Prospetiva - Volumes II, Seminários e Colóquios". In Lei de Bases do Sistema Educativo: balanço e Prospetiva - Volumes II, Seminários e Colóquios, 847-865. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional da Educação - CNE, 2017.
    Publicado
  8. Fernandes, Dárida. "Construir Pontes para Valorizar a profissionalização e o Acesso à Profissão". Conselho Nacional de Educação, 2017.
  9. Fernandes, Dárida Maria; Pinho, I.. "Bridge over troubled water.". In Bridge over troubled water., 186-208. Ankara - Turquia, Turquia: Pegem Akademi, 2015.
    Publicado
  10. Fernandes, Dárida Maria. "A formação para o ensino da Matemática: perspetivas de ex-alunos e de professores cooperantes da ESE/IPP". In A formação para o ensino da Matemática na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico., 51-64. Porto, Portugal: Porto Editora, 2003.
    Publicado
  11. Fernandes, Dárida Maria; Pedrosa, F.. "Matemática em família". In Trampolim para o 1.º ano de escolaridade, 1-5. Porto, Portugal: Porto Editora, 2003.
    Publicado
Edição de livro
  1. Fernandes, Dárida Maria; Mariz, B.. (Cri)atividade com padrões nas tabuadas (Atas). Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2013.
  2. Fernandes, Dárida Maria; Mariz, B.. Criatividade na construção de padrões nas tabuadas (Atas). Coimbra, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2012.
  3. Fernandes, Dárida Maria; Pinto, I.. Projeto interdisciplinar: contos com contas no divertir com o saber (Atas). Havana - Cuba, Cuba: Congresso de Pedagogia. 2011.
  4. Fernandes, Dárida Maria; Duque, A.; Mariz, B.. Nova matemática 1: Roteiros para inovar práticas. Porto, Portugal: Porto Editora. 2009.
  5. Fernandes, Dárida Maria; Cabrita, I.; Silva, J. C.. Aprendizagens algébricas contextualizadas e significativas para a criança (Atas). Braga, Portugal: Colégio D. Diogo de Sousa. 2008.
  6. Fernandes, Dárida Maria; Cabrita, I.; Silva, J. C.. Aprendizagens algébricas contextualizadas e significativas para a criança (Atas). Braga, Portugal: Universidade do Minho. 2008.
  7. Fernandes, Dárida Maria; Cardoso, A.. Com tabelas e gráficos estudo o meu comportamento (Atas). Braga, Portugal: Colégio D. Diogo de Sousa. 2008.
  8. Fernandes, Dárida Maria; Cardoso, A.. Com tabelas e gráficos estudo o meu comportamento (Atas). Braga, Portugal: Universidade do Minho. 2008.
  9. Fernandes, Dárida Maria; Santos, J. M.. Programa de Formação Contínua em Matemática de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico na ESE/IPPorto: opções e recursos (Atas). Elvas, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2008.
  10. Fernandes, Dárida Maria; Cicio, D.. Projeto: Divertir com o saber (Atas). Elvas, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2008.
  11. Fernandes, Dárida Maria; Cabrita, I.; Silva, J. C.. Aprendizagens algébricas contextualizadas no ensino básico em ambiente tecnológico (Atas). Angra do Heoroísmo, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2007.
  12. Fernandes, Dárida Maria; Pedrosa, F.; Freitas, D.; Helder, H.; Carvalho, V.. A prototype application for helping to teach how to read numbers (Atas). Londres, Reino Unido: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers. 2003.
  13. Fernandes, Dárida Maria; Freitas, D.; Ferreira, H.. AQN – A Quinta dos Números – um projeto em desenvolvimento (Atas). Porto, Portugal: Escola Superior de Educação do Porto. 2003.
  14. Fernandes, Dárida Maria; Mariz, B.. Flexibilidade curricular: que competências em educação matemática no 1.º ciclo? (Atas). Porto, Portugal: Escola Superior de Educação do Porto. 2002.
  15. Fernandes, Dárida Maria; outros. folhas, frutos e pedras no charco… (Atas). Porto, Portugal: Escola Superior de Educação do Porto. 2002.
  16. Fernandes, Dárida Maria; outros. Projeto: Envolvências Geométricas – A Geometria na cidade – Programa Ciência Viva (Atas). Porto, Portugal: Escola Superior de Educação do Porto. 2002.
  17. Fernandes, Dárida Maria. Aprender matemática com a calculadora e a folha de cálculo. Porto, Portugal: Porto Editora. 2000.
  18. Fernandes, Dárida Maria. Raciocínio dedutivo e Indutivo: Implicações no Processo de Aprendizagem-Ensino da Matemática (Atas). Porto, Portugal: Instituto Politécnico do Porto. 1998.
  19. Fernandes, Dárida Maria; Pedrosa, F.; Ferreira, M. E.. Baú de Matemática (Atas). Figueira da Foz, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 1997.
  20. Fernandes, Dárida Maria. Folha de Cálculo no 1.º C.E.B. – Perspetivas de Utilização (Atas). Guimarães, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 1997.
  21. Fernandes, Dárida Maria. Raciocínio dedutivo e Indutivo: Implicações no Processo de Aprendizagem-Ensino da Matemática (Atas). Porto, Portugal: Instituto Politécnico do Porto. 1997.
  22. Fernandes, Dárida Maria; Vieira, M.. Guia de Formação de Formadores para as Pequenas e Médias Empresas (PME) - manual de formação. Porto, Portugal: AIP. 1996.
  23. Fernandes, Dárida Maria. Educação Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico – aspetos inovadores. Porto, Portugal: Porto Editora. 1994.
Livro
  1. Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel; Diogo, Fernando; Fernandes, Dárida; Ribeiro, Deolinda; Costa, José António; Queiroz Canha, Manuel Bernardo. O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)?. Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. 2019.
  2. Fernandes, Dárida Maria; Mariz, B.; Duque, A.. Nova matemática 2: Roteiros para inovar práticas. Porto, Portugal: Porto Editora. 2011.
    Publicado
  3. Fernandes, Dárida Maria; Mariz, B.; Duque, A.. Nova matemática 4: Roteiros para inovar práticas.. Porto, Portugal: Porto Editora. 2011.
    Publicado
  4. Fernandes, Dárida Maria; Mariz, B.; Duque, A.. Nova matemática 3: Roteiros para inovar práticas.. Porto, Portugal: Porto Editora. 2010.
    Publicado
  5. Fernandes, Dárida Maria; Pedrosa, F.. Trampolim para o 1.º ano de escolaridade. Porto, Portugal: Porto Editora. 2003.
    Publicado
  6. Faculdade de Engenharia. A prototype application for helping to teach how to read numbers. 2003.
Tese / Dissertação
  1. Costa, Ana Margarida Moura. "Descobrir a harmonia com os números". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.22/14758.
  2. Silva, Luísa Andreia Rodrigues. "Cooperando com todos e com cada um". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/12834.
  3. Costa, Ana Isabel Teixeira da. "Relatório de estágio. O eterno desafio de Ensinar a Aprender e de Aprender a Ensinar!". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/12837.
  4. Oliveira, Ana Catarina Ferreira. "Relatório de Estágio". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/14280.
  5. Ribeiro, Renata Pereira. "Eternamente responsável por aquilo que cativo". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/11535.
  6. Machado, Diana Isabel Coutinho. "(Des)Centralizar: dicotomia de uma profissão polissémica". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/8864.
  7. Santos, Maria José Beira dos. "(Re)construí, para continuar a construir...". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/8866.
  8. Neiva, Helena Raquel Ferreia. "Nos infinitos do saber se escrevem as linhas desta profissão.". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/8895.
  9. Teixeira, Gracinda Maria Martins. "Contributos para a melhoria do envolvimento dos estudantes nas aprendizagens: um estudo de caso numa turma de 6º ano de escolaridade". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/11356.
  10. Santos, Helena Filipa Moreira Maia dos. "Relatório de Estágio". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.22/8757.
  11. Soares, Ana Sofia Freire. "Relatório de Estágio". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.22/8741.
  12. Correia, Diogo Jordão Oliveira. "Relato a chegada nas entrelinhas da partida". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.22/8742.
  13. Ferreira, Ana Catarina Couto. "Um tesouro a descobrir: ser professor". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.22/8930.
  14. Azevedo, Ana Catarina Dias. "Relatório de Estágio". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.22/8752.
  15. Silva, Anabela Brito. "Relatório de Estágio". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/8734.
  16. Fernandes, Dárida Maria. "Aprendizagens algébricas em contexto interdisciplinar no ensino básico". Doutoramento, 2006. http://hdl.handle.net/10773/1467.

Outros

Outra produção
  1. Entre o Currículo e a Filosofia: possibilidades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. O 1.º ciclo do Ensino Básico está intimamente associado a uma ideia de gestão integrada do currículo (Alonso, 2002). A Filosofia para Crianças, enquanto proposta pedagógica que visa o desenvolvimento do pensamento das crianças, nas suas múltiplas dimensões, poderá assumir-se como um elemento potenciador dessa integração (Guedes & Duarte, 2015). Metodologicamente, optou-se por um estudo de caso, qu. 2018. Duarte, Pedro; Diogo, Fernando; Guedes, António José; Fernandes, Dárida. http://hdl.handle.net/10400.22/14027.
  2. Integração Curricular: a filosofia nas malhas de Um Problema. O presente trabalho pretende explicitar os resultados obtidos num processo de investigação em que se relacionou a Filosofia para Crianças, enquanto metodologia e a capacidade de Resolução de Problemas em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo desenvolveu-se numa turma do 2.º ano no concelho do Porto, em que se trabalhou colaborativamente com a professora titular de turma e se integrou as. 2017. Fernandes, Dárida; Duarte, Pedro; Guedes, António. http://hdl.handle.net/10400.22/14092.
  3. Resolução de problemas na educação financeira. In a research project, developed during a master’s degree research in basic education teaching at Escola Superior de Educação of the Polytechnic Institute of Porto, a question relating the problem solving in children’s daily life to the development of financial education in basic education students raised. A suitable methodology was applied to the study, and 5th grade students were challenged to c. 2017. Fernandes, Dárida; Santos, Maria. http://hdl.handle.net/10400.22/14042.
  4. Resolução de Problemas e Educação Financeira: que relações?. Num projeto de investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto foi colocada uma questão-problema que relacionava a resolução de problemas do quotidiano das crianças com o desenvolvimento da Educação Financeira em estudantes do 2.º ciclo do Ensino Básico. Traçou-se uma metodologia adequada ao est. 2017. Fernandes, Dárida. http://hdl.handle.net/10400.22/14050.
  5. O GeoGebra na aprendizagem das isometrias do plano com alunos do 6º ano. O Programa de Matemática (2013) enuncia como subconteúdos das isometrias do plano: reflexão central; reflexão axial; rotação e simetrias de rotação e de reflexão. A experiência letiva diz-nos que os estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem destes conteúdos. Por isso, foram definidas estratégias, para o processo de aprendizagem e ensino sobre isometrias do plano, utilizando o GeoGebra, co. 2017. Fernandes, Dárida; Silva, Nuno. http://hdl.handle.net/10400.22/14043.
  6. Construir pontes entre a Matemática e a Educação Financeira. Esta comunicação tem como objetivo partilhar dados resultantes do desenvolvimento de um projeto de investigação elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Este trabalho com características de investigação-ação surgiu do projeto educativo de um Agrupamento de Escolas do distrito do Porto, num contexto de T. 2016. Fernandes, Dárida. http://hdl.handle.net/10400.22/14049.
  7. O Geogebra na aprendizagem das isometrias do plano com alunos do 6º ano. O Programa de Matemática (2013) enuncia como subconteúdos das isometrias do plano: reflexão central; reflexão axial; rotação e simetrias de rotação e de reflexão. A experiência letiva diz-nos que os estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem destes conteúdos. Por isso, foram definidas estratégias, para o processo de aprendizagem e ensino sobre isometrias do plano, utilizando o GeoGebra, co. 2016. Fernandes, Dárida. http://hdl.handle.net/10400.22/14048.
  8. PAEDEIA Café and the urge "To aaarrhg"- in evaluation”. A central objective of the PAEDEIA project was to develop, test, evaluate and refine an induction programme for this very purpose. In 2013 the programme was developed under the title Paedeia Café; 187 paedeia1 after the project name, and café after the programme’s intentional resemblance to the interactive and informal atmosphere of a café. The café concept was based on the reasoning that, for mos. 2015. Fernandes, Dárida. http://hdl.handle.net/10400.22/14046.
  9. Redes multiplicativas e soletos: aprendizagens matemáticas com sentido. Com este projeto de investigação pretende-se estudar as implicações do contexto cultural nas aprendizagens matemáticas. Em particular, procura-se analisar como é que as crianças se vão apropriando do novo conceito de rede multiplicativa e o mobilizam num ambiente cultural aberto de resolução de problemas, explorando um elemento económico e cultural da região: o ‘soleto’. Os resultados obtidos perm. 2015. Fernandes, Dárida. http://hdl.handle.net/10400.22/14045.
  10. Redes multiplicativas e soletos: aprendizagens matemáticas com sentido. Com este projeto de investigação pretende-se estudar as implicações do contexto cultural nas aprendizagens matemáticas. Em particular, procura-se analisar como é que as crianças se vão apropriando do novo conceito de rede multiplicativa e o mobilizam num ambiente cultural aberto de resolução de problemas, explorando um elemento económico e cultural da região: o ‘soleto’. Os resultados obtidos perm. 2015. Fernandes, Darida; Pinho, Inês; Cabrita, Isabel; Alves, Luisa; Silva, Jaime; Duarte, Pedro. http://hdl.handle.net/10773/18627.
  11. Vivenciar e registar em contexto matemático no jardim-de-infância. As orientações curriculares para o jardim-de-infância apelam ao desenvolvimento harmonioso da criança através da comunicação, no respeito por si e pelo outro, numa estreita e equilibrada relação com o ambiente. Com o propósito de melhorar os comportamentos das crianças, que se revelavam algo instáveis e inconst. 2012. Fernandes, Dárida; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPPorto) Centro de Investigação e ; Cardoso, Ana; Jardim-de-infância do Falcão do Agrupamento Vertical das Escolas do Cerco; Santos, Clara; Jardim-de-infância do Falcão do Agrupamento Vertical das Escolas do Cerco; Leite, Elsa; Jardim-de-infância do Cerco do Agrupamento Vertical das Escolas do Cerco. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/1360.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/01 El arte como recurso didáctico en el proceso de aprendizaje IARTEM Conference (Aug 2023), Santiago Chile
Universidade Católica do Chile (Chile)
2013 Sistema Educativo Português Comenius PAEDEIA (Pedagogical Action for an European Dimension in Educator’s Induction Approaches)
(Ankara, Turquia)
2013 mathematics learning environments from culture and local heritage: a case study of Soletos of Valongo ETEN
(Hasselt, Bélgica)
2013 Relecting on the induction programme in Portugal: legal, research and prospective framework
(Jyväskylä, Finlândia)
2012 Maths is fun! European Teachers of Education Network
(Coimbra, Portugal)
2011 Educating ative citizen vhild in mathematics context CICE Regional Conference “GLOBALOCAL CITIZENSHIP"
(Coimbra)
2011 Projeto interdisciplinar: contos com contas Pedagogia 2011 – encuentro por la unidad de los educadores
(Cuba)
2011 Projeto TEIP 2: experienciar a cidadania no jardim-de-infância Pedagogia 2011 – encuentro por la unidad de los educadores
(Cuba)
2010 Citizenship living in pré-school and mathematics learning European Teachers of Education Network
(Helsínquia, Finlândia)
2009 contos com contas IWE2009 Coimbra – 6ª Semana Internacional da Criatividade e Inovação
(Coimbra, Portugal)
2009 An investigation in basic school in meaningful contexts concerning the process algebraic learning European Teachers of Education Network
(Izmir, Turquia)
2008 using spreadsheet promote multiplicative strategic in problem solving European Teachers Education Network (ETEN)
(Liverpool, Reino Unido)
2008 Aprendizagens algébricas contextualizadas e significativas para a criança Education Mathematics Education
(Braga, Portugal)
2008 Com tabelas e gráficos estudo o meu comportamento Education Mathematics Education
(Braga, Portugal)
2007 Mental arithmetic as a strategy of thought and mathematical communication European Teachers Education Network (ETEN)
(Porto, Portugal)
2003 A prototype application for helping to teach how to read numbers Human Computer Interaction: Theory and Practice.
(Creta, Grécia)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2013 GeoGebra e iTALC numa abordagem criativa das isometrias Artur Jorge Afonso Coelho (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Relatório de Mestrado Mariana Ramos Silva Tabuaço Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013 Relatório de Mestrado Natasha de castro Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013 Relatório de Mestrado Sara da Silva Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013 Relatório de Estágio Ana Rita Craveiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013 Relatório de Estágio Andreia Filipa Abreu Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013 Relatório de Estágio Rafaela Cristina Lima Moutinho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013 Relatório de Estágio Márcia Inês Monteiro Tavares (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013 Relatório de Estágio Maria João de Sousa Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013 Relatório de Estágio Mariana Filipa Neves Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2012 O Pensamento Algébrico em Crianças com Necessidades Educativas especiais – Um Estudo de Caso Maria Terezinha Lopes Cristóvão Louro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2012 Transformações das práticas docentes: contributos da formação contínua em matemática Paula Cristina Salvador Costa Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2012 Relatório de Estágio Ana Catarina Mendes Lajas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2012 Relatório de Estágio Ana Isabel Dias Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2012 Relatório de Mestrado Elisama Soraia Sousa de Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2012 Relatório de Mestrado Andreia Filipa de Jesus Barbosa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2012 Relatório de Mestrado Liliana Filipa Félix Correia (Mestrado)
2012 Relatório de Mestrado Patrícia Alexandra de Sousa Bernardo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2012 Relatório de Mestrado Sílvia Leandra de Sousa Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2011 Avaliação do Impacto do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico no desenvolvimento e implementação do conhecimento didático
Arguente
Nuno Miguel Pinto da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2010 O uso do Manual Escolar no Ensino da matemática – Um Estudo com Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico Carla Conceição Santos Martins (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 Formação Inicial de Professores do Ensino Básico: Um percurso centrado na história da matemática Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes Jorge (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 Aprendizagem da Geometria em Ambientes Geométricos dinâmicos: o tema de Geometria do 6º ano de escolaridade numa turma de Percurso Alternativo Nuno Alexandre Rodrigues Amaral (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 O Sucesso/insucesso escolar na disciplina de Matemática no terceiro ciclo do ensino básico: questões e perspetivas Joaquina Maria Ramos Torres Brandão de Carvalho Torres (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 Os registos gráficos das crianças no jardim-de-infância e a aprendizagem da matemática João José Gramaxo de Sampaio Maia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
Distinções

Outra distinção

2017 Mulher da Ciência
Presidência da Universidade Sénior de Gondomar e da Autarquia Local, Portugal
2017 Woman of Science