
Curriculum Vitae
Dárida Maria Fernandes
Dárida Maria Fernandes. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Didática em 2006 pelo(a) Universidade de Aveiro, Mestrado
em Mestrado em Educação em 1994 pelo(a) Universidade do Minho, Licenciatura em Licenciatura em Matemática - ramo Educacional
em 1986 pelo(a) Universidade do Porto e Bacharelato em Curso do Magistério Primário do Porto em 1978 pelo(a) Escola do Magistério
Primário. Publicou 7 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros e 4 livro(s). Recebeu 1 prémio(s)
e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Ciências Exatas com ênfase em Matemática e Ciências Sociais com ênfase em Ciências
da Educação.
Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Dárida Maria Fernandes
Nomes de citação
- Fernandes, Dárida Maria
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7012-1724-084B
- ORCID iD
- 0000-0003-4139-4408
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=CUu8oDwAAAAJ
Domínios de atuação
- Ciências Exatas - Matemática
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010/06/18 - 2011/06/18
Concluído
|
Curso de Defesa Nacional (Outros)
Especialização em Segurança e Cidadania
Instituto da Defesa Nacional, Portugal
|
16 |
2003 - 2006
Concluído
|
Doutoramento em Didática (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Aprendizagens algébricas em contexto interdisciplinar no ensino básic" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada |
2006
Concluído
|
Didáctica (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Didáctica da Matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovação por Unanimidade |
2001
Concluído
|
Didáctica (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"Aprendizagens Algébricas em Contexto Interdisciplinar no Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1992 - 1994
Concluído
|
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"A folha de cálculo no 4.º ano de escolaridade – estudo de caso de uma turma" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada |
1994
Concluído
|
Mestre em Educação, na especialidade de Informática no Ensino (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Mestre em Educação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1981 - 1986
Concluído
|
Licenciatura em Matemática - ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
|
15 |
1986
Concluído
|
Licenciatura em Matemática - Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Licenciatura em Matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
1973 - 1978
Concluído
|
Curso do Magistério Primário do Porto (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário, Portugal
|
15 |
1978
Concluído
|
Curso do Magistério Primário (Bacharelato)
Ministério da Educação, Portugal
"Curso do Magistério Primário do Porto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2018 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2014 - 2016 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2014 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2018 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2013 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/03/14 - Atual | Coordinate Effective Teacher - of Mathematics Education, Didactic and Supervision | Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal |
2001/04/03 - 2014/03/13 | Adjunct Effective Teacher - of Mathematics Education and Didactic and Supervision | Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal |
1998/04/03 - 2001/04/02 | Adjunct Teacher in a Provisor Nomeation | Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal |
1995/12/01 - 1998/04/02 | Adjunct Teacher - Of Mathematics and Didatic | Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal |
1993/09/01 - 1995/11/30 | Assistant Teacher of 2.º Triennial - Mathematics Teacher and Didactic | Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal |
1990/09/01 - 1993/08/31 | Assistant Teacher 1.º Triennial - Requisition - to teach Mathematics and Didactic of Mathematics | Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal |
1988/09/01 - 1990/08/31 | Teacher Effective in Secondary School | Ministério da Educação, Portugal |
1988/09/01 - 1990/08/31 | Transfer to High School Education to MINERVA Project to belong to Commission Coodenation | Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal |
1987/10/01 - 1988/08/31 | Teacher Effective in Secondary School in 1.º G. | Ministério da Educação, Portugal |
1986/10/21 - 1987/09/30 | Professional Teacher in 1.ª G. | Ministério da Educação, Portugal |
1985/10/01 - 1986/09/30 | Teacher in service training in 3º cycle and secondary scholl | Ministério da Educação, Portugal |
1978/11/02 - 1985/09/30 | Primary Teacher no effective. | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/09/01 - 2023/07/01 | STEAM & GeoGebra - Formação de Formadores para países de Língua Oficial Portuguesa
sem código
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
|
1999/09/01 - 2003/09/01 | Envolvências Geométricas I e II - Geometria na Cidade
sem código
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2006/09/01 - Atual | Aprendizagens Algébricas em Contexto Interdisciplinar no Ensino Básico
sem código
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Em curso
|
2014/09/01 - 2022/09/01 | EPTE - European Primary Teacher Education
sem código
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Em curso
|
2016/09/01 - 2020/09/01 | UKIDS - empreendedorismo na educação
sem código
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Concluído
|
2012/09/01 - 2015/09/01 | Programa de Indução (PAEDEIA)
sem código
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Concluído
|
1987/09/01 - 1990/09/01 | MINERVA - Meios Informáticos No Ensino - Racionalização, Valorização e Actualização
sem código
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/07/01 - Atual | Método de Singapura em ação
sem código
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Em curso
|
2006/09/01 - Atual | Divertir com o Saber
sem código
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Em curso
|
2006/09/01 - 2012/09/01 | Programa de Formação Continua em Matemática no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
sem código
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Concluído
|
1995/09/01 - 2005/09/01 | Baú de Matemática
sem código
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/09/01 | El arte como recurso didáctico en el proceso de aprendizaje | IARTEM Conference (Aug 2023), Santiago Chile
Universidade Católica do Chile (Chile)
|
2013 | Sistema Educativo Português | Comenius PAEDEIA (Pedagogical Action for an European Dimension in Educator’s Induction Approaches)
(Ankara, Turquia)
|
2013 | mathematics learning environments from culture and local heritage: a case study of Soletos of Valongo | ETEN
(Hasselt, Bélgica)
|
2013 | Relecting on the induction programme in Portugal: legal, research and prospective framework |
(Jyväskylä, Finlândia)
|
2012 | Maths is fun! | European Teachers of Education Network
(Coimbra, Portugal)
|
2011 | Educating ative citizen vhild in mathematics context | CICE Regional Conference “GLOBALOCAL CITIZENSHIP"
(Coimbra)
|
2011 | Projeto interdisciplinar: contos com contas | Pedagogia 2011 – encuentro por la unidad de los educadores
(Cuba)
|
2011 | Projeto TEIP 2: experienciar a cidadania no jardim-de-infância | Pedagogia 2011 – encuentro por la unidad de los educadores
(Cuba)
|
2010 | Citizenship living in pré-school and mathematics learning | European Teachers of Education Network
(Helsínquia, Finlândia)
|
2009 | contos com contas | IWE2009 Coimbra – 6ª Semana Internacional da Criatividade e Inovação
(Coimbra, Portugal)
|
2009 | An investigation in basic school in meaningful contexts concerning the process algebraic learning | European Teachers of Education Network
(Izmir, Turquia)
|
2008 | using spreadsheet promote multiplicative strategic in problem solving | European Teachers Education Network (ETEN)
(Liverpool, Reino Unido)
|
2008 | Aprendizagens algébricas contextualizadas e significativas para a criança | Education Mathematics Education
(Braga, Portugal)
|
2008 | Com tabelas e gráficos estudo o meu comportamento | Education Mathematics Education
(Braga, Portugal)
|
2007 | Mental arithmetic as a strategy of thought and mathematical communication | European Teachers Education Network (ETEN)
(Porto, Portugal)
|
2003 | A prototype application for helping to teach how to read numbers | Human Computer Interaction: Theory and Practice.
(Creta, Grécia)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2013 | GeoGebra e iTALC numa abordagem criativa das isometrias | Artur Jorge Afonso Coelho (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Relatório de Mestrado | Mariana Ramos Silva Tabuaço Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório de Mestrado | Natasha de castro Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório de Mestrado | Sara da Silva Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório de Estágio | Ana Rita Craveiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório de Estágio | Andreia Filipa Abreu Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório de Estágio | Rafaela Cristina Lima Moutinho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório de Estágio | Márcia Inês Monteiro Tavares (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório de Estágio | Maria João de Sousa Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 | Relatório de Estágio | Mariana Filipa Neves Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | O Pensamento Algébrico em Crianças com Necessidades Educativas especiais – Um Estudo de Caso | Maria Terezinha Lopes Cristóvão Louro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2012 | Transformações das práticas docentes: contributos da formação contínua em matemática | Paula Cristina Salvador Costa Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório de Estágio | Ana Catarina Mendes Lajas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório de Estágio | Ana Isabel Dias Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório de Mestrado | Elisama Soraia Sousa de Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório de Mestrado | Andreia Filipa de Jesus Barbosa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório de Mestrado | Liliana Filipa Félix Correia (Mestrado) |
2012 | Relatório de Mestrado | Patrícia Alexandra de Sousa Bernardo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 | Relatório de Mestrado | Sílvia Leandra de Sousa Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 | Avaliação do Impacto do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico no desenvolvimento
e implementação do conhecimento didático
Arguente
|
Nuno Miguel Pinto da Silva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | O uso do Manual Escolar no Ensino da matemática – Um Estudo com Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico | Carla Conceição Santos Martins (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Formação Inicial de Professores do Ensino Básico: Um percurso centrado na história da matemática | Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes Jorge (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008 | Aprendizagem da Geometria em Ambientes Geométricos dinâmicos: o tema de Geometria do 6º ano de escolaridade numa turma de Percurso Alternativo | Nuno Alexandre Rodrigues Amaral (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | O Sucesso/insucesso escolar na disciplina de Matemática no terceiro ciclo do ensino básico: questões e perspetivas | Joaquina Maria Ramos Torres Brandão de Carvalho Torres (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 | Os registos gráficos das crianças no jardim-de-infância e a aprendizagem da matemática | João José Gramaxo de Sampaio Maia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
Distinções
Outra distinção
2017 | Mulher da Ciência
Presidência da Universidade Sénior de Gondomar e da Autarquia Local, Portugal
|
2017 | Woman of Science |