???global.info.a_carregar???
Samuel Mateus é licenciado, mestre e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa É Professor Auxiliar na Universidade da Madeira Publicou 86 artigos em revistas especializadas, e 20 capítulos de livros. Organizou 4 evento(s) e participou em mais de 37 eventos científicos. Orientou 3 dissertações de mestrado e coorientou 1. Recebeu 4 prémio(s) e/ou homenagens. Autor de "Introdução à Retórica no Séc. XXI (Labcom, 2018) e : “In medias res – the mediation conundrum”. Communications, 0(0), pp. -. Retrieved 10 Feb. 2020, from doi:10.1515/commun-2020-2079; “New Media, New Deontology”, Mediapolis n. 9 (2019): Reinventando Pactos Globais para a Ética da Comunicação e do Jornalismo, 2019, pp.13-26; ”Communicative Silences in Political Communication” In Correia JC, Gradim A, Morais R, (eds.), Pathologies and dysfunctions of democracy in the media context, Covilhã, Labcom, 2020, pp.109-134. ISBN: 978-989-654-642-7; Narcotizing dysfunction. In D. Merskin (Ed.), The SAGE international encyclopedia of mass media and society (Vol. 1, pp. 1159-1161). Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, Inc. doi: 10.4135/9781483375519.n440 Medium. In D. Merskin (Ed.), The SAGE international encyclopedia of mass media and society (Vol. 1, pp. 1090-1092). Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, Inc. doi: 10.4135/9781483375519.n417 “Affective Rhetoric- what is it and why it matters” In Clark, Carlton and Zhang, Lei (ed.), A¿ect, Emotion, and Rhetorical Persuasion in Mass Communication, London: Routledge, 2018, pp.69-80.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Samuel Mateus

Nomes de citação

  • Mateus, Samuel

Identificadores de autor

Ciência ID
7510-B725-7BE3
ORCID iD
0000-0002-1034-6449

Endereços de correio eletrónico

  • samuelmateus@uma.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade da Madeira, CAH - Centro de Artes e Humanidades. Campus Universitário da Penteada, 1900, Funchal, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião
  • Humanidades - Outras Humanidades
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2012 - 2014
Concluído
Ciências da Comunicação (Pós-doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2008 - 2012
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"O Processo Publicitário - estudo sobre a experiência pública" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
2007
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Comunicação e Ciências Sociais
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O Processo Publicitário - Estudo sobre a Experiência Pública" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004 - 2006
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"A Figuração do Sujeito - sobre publicidade e consumação nas sociedades contemporâneas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2000 - 2004
Concluído
Ciências da Comunicação (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
2018 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
2016 - 2018 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2018 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
2014 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
2013/11 - 2014/06 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2013 - 2014 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2013 - 2014 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/01/01 - 2014/09/14 Bolseiro de Pós-Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2008/01/01 - 2011/12/31 Bolseiro de Investigação Científica- Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2006/01/01 - 2006/12/31 Bolseiro de Investigação Científica- Mestrado Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2013/01/01 - 2014/08/31 EXPERIÊNCIA PÚBLICA E COMUNICAÇÃO – UMA ABORDAGEM DE CONFIGURAÇÕES PUBLICITÁRIAS TELEVISIVAS
SFRH/BPD/85677/2012
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/01/01 - 2014/08/31 EXPERIÊNCIA PÚBLICA E COMUNICAÇÃO – UMA ABORDAGEM DE CONFIGURAÇÕES PUBLICITÁRIAS TELEVISIVAS
SFRH/BPD/85677/2012
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/01/01 - 2011/12/31 PARA UMA FUNDAMENTAÇÃO DA PUBLICIDADE NA DETERMINAÇÃO DAS FORMAS DE INDIVIDUAÇÃO
SFRH/BD/35864/2007
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/01/01 - 2011/12/31 PARA UMA FUNDAMENTAÇÃO DA PUBLICIDADE NA DETERMINAÇÃO DAS FORMAS DE INDIVIDUAÇÃO
SFRH/BD/35864/2007
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/01 - 2011/12 Para uma Fundamentação da Publicidade nas Formas de Individuação
SFRH / BD / 35864 / 2007
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
2006/01/01 - 2006/12/31 INDIVIDUALISMO E INDIVIDUAÇÃO NA PASSAGEM DA PUBLICIDADE CRÍTICA À PUBLICIDADE DEMONSTRATIVA: A TRANSMUTA- ÇÃO CONSUMISTA DO PÚBLICO EM AUDIÊNCIA
SFRH/BM/23482/2005
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/01/01 - 2006/12/31 INDIVIDUALISMO E INDIVIDUAÇÃO NA PASSAGEM DA PUBLICIDADE CRÍTICA À PUBLICIDADE DEMONSTRATIVA: A TRANSMUTA- ÇÃO CONSUMISTA DO PÚBLICO EM AUDIÊNCIA
SFRH/BM/23482/2005
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2025/02/01 - 2026/07/31 História oral e memória(s) das práticas e hábitos de consumo e receção noticiosa e da experiência das notícias em Portugal a partir dos testemunhos dos cidadãos – a parte que falta para uma história do jornalismo em Portugal
2023.15210.PEX
Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E CULTURA DIGITAL (CIC.Digital)
UID/CCI/04667/2019
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mateus, Samuel; Pinheiro, Joaquim; Franco Barros, Mario. "Atas do XI Congresso da SOPCOM: comunicação, turismo e cultura". 2021.
  2. Mateus, Samuel. "Acerca da associação entre ethos e pathos na retórica da publicidade". 2021.
  3. Mateus, Samuel. "A Psico-morfologia da Experiência Social - da atomização da privacidade à intimidade pública". Trabalho apresentado em II Congresso Mundial da Confibercom "Os Desafios da Internacionalização", Braga, 2014.
    Publicado
  4. Mateus, Samuel; Center for Research in Communication, Information and Digital Culture (CIC. Digital); Centro De Estudos De Comunicação E Linguagens (CECL). "A Comunicação como Experiência e como Vivência". 2013.
  5. Mateus, Samuel; Mateus, Samuel. "“O Devir Público da Arte”". Trabalho apresentado em Conferências Chiado, Baixa e a Nova Esfera Pública, Lisboa, 2012.
    Publicado
  6. Mateus, Samuel; Center for Research in Communication, Information and Digital Culture (CIC. Digital); Centro De Estudos De Comunicação E Linguagens (CECL); Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC. Digital); Mateus, Samuel. "A Categoria de Espectador nas Redes Digitais". Trabalho apresentado em VII Congresso SOPCOM- Media Digitais e Indústrias Criativas, Porto, 2012.
    Publicado
  7. Mateus, Samuel. "The Principle of Publicity- a socio-anthropological perspective". Trabalho apresentado em Public Sphere Reconsidered International Conference, Covilhã, 2011.
    Publicado
  8. Mateus, Samuel. "Publicness’ Public". Trabalho apresentado em 9th Conference of the European Sociological Association- ESA 2009: European Society or European Societies?, Lisboa, 2009.
    Publicado
  9. Mateus, Samuel. "A Identidade como Sacríficio". Trabalho apresentado em VI Congresso Português de Sociologia: Mundos Sociais, saberes e práticas, Lisboa, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Samuel Mateus; Maria Flávia Figueiredo. "O papel da “identificação” no dispositivo retórico: uma reflexão teórica". Rétor (2024): https://doi.org/10.61146/retor.v14.n1.185.
    10.61146/retor.v14.n1.185
  2. Samuel Mateus. "O PAPEL DA MÍDIA NA RETÓRICA AFETIVA". Diálogos Pertinentes (2024): https://doi.org/10.26843/dp.v19i1.3828.
    10.26843/dp.v19i1.3828
  3. Samuel Mateus. "Public Intimacy on social media -extimacy as connected presence.". Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación (2024): https://doi.org/10.12795/Ambitos.2024.i63.10.
    10.12795/Ambitos.2024.i63.10
  4. Mateus, Samuel. "O desenvolvimento do discurso jornalístico em Portugal - Estudo de caso da imprensa regional madeirense de inícios do séc. XX". (2023): http://journals.openedition.org/cp/1398.
    urn:doi:10.4000/cp.1398
  5. Morais, Ricardo; Mateus, Samuel. "Political Communication: A Note On The Thematic Section". (2023): https://doi.org/10.58050/comunicando.v12i1.321.
    https://doi.org/10.58050/comunicando.v12i1.321
  6. Samuel Mateus. "Mediatização da Memória". MATRIZes (2022): https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i2p137-149.
    10.11606/issn.1982-8160.v16i2p137-149
  7. Samuel Mateus. "Publicness beyond the public sphere". Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público 14 (2022): 113-136. https://doi.org/10.14195/2183-6019_14_6.
    10.14195/2183-6019_14_6
  8. José Antonio Abreu Colombri. "Mateus, Samuel. (2021). Discurso Mediático. Covilhã: Universidade da Beira Interior". Informatio 26 2 (2021): http://dx.doi.org/10.35643/info.26.2.11.
    10.35643/info.26.2.11
  9. Samuel Mateus. "THE HYBRID RHETORICAL ETHOS". Linguagem em (Dis)curso (2021): https://doi.org/10.1590/1982-4017-210203-11119.
    10.1590/1982-4017-210203-11119
  10. Mateus, S.. "Welcome to Media Rhetoric–Where Human Persuasion and Technological Means Collide". Southern Communication Journal (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85100551143&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/1041794X.2021.1884282
  11. Mateus, Samuel. "The hybrid rhetorical ethos". (2021): http://hdl.handle.net/10400.13/3796.
    10.1590/1982-4017-210203-11119
  12. Mateus*, Samuel. "Retórica da Publicidade Pandémica". (2021): http://journals.openedition.org/cp/12260.
  13. Mateus, Samuel. "Welcome to media rhetoric: where human persuasion and technological means collide". (2021): http://hdl.handle.net/10400.13/3795.
    10.1080/1041794X.2021.1884282
  14. Mateus, Samuel. "Retórica da Publicidade Pandémica". (2021): https://doi.org/10.4000/cp.12260.
    https://doi.org/10.4000/cp.12260
  15. Mateus, Samuel. "In medias res – the mediation conundrum". Communications 0 0 (2020): http://dx.doi.org/10.1515/commun-2020-2079.
    10.1515/commun-2020-2079
  16. Mateus, Samuel; Mateus, Samuel; Samuel Mateus. "Porous frontiers-priming as extension of agenda-setting and framing as a complementary approach". Mediapolis (2020): https://doi.org/10.14195/2183-6019_10_2.
    Aceite para publicação • 10.14195/2183-6019_10_2
  17. Samuel Mateus. "Novos Media, Nova Deontologia". Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público (2019): https://doi.org/10.14195/2183-6019_9_1.
    10.14195/2183-6019_9_1
  18. Mateus, Samuel. "The Double Instance of the Political Imaginary". Imago- a journal of the social imaginary (2019):
    Publicado
  19. Mateus, S.. "Emotive forms of persuasive discourse,Formas emotivas do discurso persuasivo1". Media and Jornalismo 19 34 (2019): 127-141. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85069502741&partnerID=MN8TOARS.
    10.14195/2183-5462_34_9
  20. Mateus, Samuel. "Introdução: a retórica na publicidade". (2019): http://hdl.handle.net/10400.13/2943.
  21. Mateus, Samuel. "The Double instance of the political. Imaginary: affects as rhetorical means and structure". (2019): http://hdl.handle.net/10400.13/2940.
    10.7413/22818138160
  22. Mateus, Samuel. "New media, new deontology: ethical constraints of online journalism". (2019): http://hdl.handle.net/10400.13/2942.
    10.14195/2183-6019_9_1
  23. Mateus, Samuel. "Introdução: a retórica na publicidade". (2019): http://hdl.handle.net/10400.13/2943.
  24. Mateus, Samuel; Mateus,Samuel. "Formas emotivas do discurso persuasivo". (2019): http://hdl.handle.net/10400.13/3799.
    10.14195/2183-5462_34_9
  25. Mateus, S.. "Theory of the Has#tag, Cambridge: Polity Press, 2019, de Andreas Bernard". Revista de Comunicacao e Linguagens 51 (2019): 132-136. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85150517975&partnerID=MN8TOARS.
  26. Mateus, Samuel; Samuel Mateus. "Journalism as a Field of Discursive Production -performativity, form and style”". Catalan Journal of Communication, Spring 2018 10 1 (2018): 63-77. https://doi.org/10.1386%2Fcjcs.10.1.63_1.
    Aceite para publicação • 10.1386/cjcs.10.1.63_1
  27. Mateus, Samuel. "“A Utilização da Metáfora Pictórica na Retórica das Imagens Publicitárias”". Rhêtoriké- revista digital de retórica 5 (2018): 1-23. http://www.rhetorike.ubi.pt/05/pdf/Rhetorike-05-a01.pdf.
    Publicado
  28. Mateus, Samuel. "Imitatio e aemulatio: a Querela dos Antigos e dos Modernos sob o cânone estético". (2018): http://hdl.handle.net/10400.13/3736.
    10.4000/cultura.4948
  29. Mateus, Samuel; Samuel Mateus. "A utilização da metáfora pictórica na retórica das imagens publicitárias". Revista Publicitas Comunicación y Cultura 3 2 (2018): 27-36. http://hdl.handle.net/10400.13/2945.
    Publicado • 10.46391/ALCEU.v19.ed36.2018.107
  30. Mateus, Samuel. "Metacommunication as Second Order Communication". KOME 5 1 (2017): 80-90. http://hdl.handle.net/10400.13/2938.
    Publicado • 10.17646/KOME.2017.15
  31. Mateus, Samuel. "O Desenvolvimento do Discurso Jornalístico em Portugal – Estudo de caso da imprensa regional madeirense de inícios do séc. XX". Comunicação Pública 12 22 (2017): 22-43. http://cp.revues.org/1398.
    Publicado
  32. Mateus, Samuel; Mateus, Samuel. "A communicational matrix to the imaginary: Looking into the media imaginary". Empedocles: European Journal for the Philosophy of Communication 8 1 (2017): 69-79. http://hdl.handle.net/10400.13/2926.
    Publicado • 10.1386/ejpc.8.1.69_1
  33. Mateus, Samuel. "Visibility as a key concept in Communication and Media Studies". Estudos em Comunicação 25s (2017): 109-124. http://hdl.handle.net/10400.13/2939.
    Publicado • 10.20287/ec.n25.v2.a08
  34. Mateus, Samuel; Samuel Mateus. "O desenvolvimento do discurso jornalístico em Portugal - Estudo de caso da imprensa regional madeirense de inícios do séc. XX". A relutância europeia em assumir o padrão discursivo anglo-americano do jornalismo fez com que a incorporação plena do novo discurso jornalístico assumisse diferentes ritmos de implementação que traduzem realidades evolutivas distintas. Neste artigo, contribuímos para um estudo histórico e comparativo do discurso jornalístico português, através do estudo de caso de dois jornais regionais madeirens Vol.12 n{\ (2017): http://journals.openedition.org/cp/1398.
    10.4000/cp.1398
  35. Samuel Mateus. "What Public Experience May Be {\textendash". Coactivity: Philosophy, Communication 24 2 (2016): 137-147. https://doi.org/10.3846%2Fcpc.2016.255.
    Publicado • 10.3846/cpc.2016.255
  36. Samuel Mateus and. "Political Cartoons as communicative weapons {\textendash". Estudos em Comunica{\c{c 23 (2016): 195-221. https://doi.org/10.20287%2Fec.n23.a09.
    Publicado • 10.20287/ec.n23.a09
  37. Mateus, Samuel. "Uma Retórica Parrhésica?– enquadramento de duas práticas retóricas contemporâneas". RETOR 6 2 (2016): 121-139.
    Publicado
  38. Mateus, Samuel; Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens; Mateus, Samuel. "A Comunicação como Experiência e como Vivência – alguns apontamentos a pretexto de W. Benjamin". Livro de Actas do VIII Congresso SOPCOM (2016): 610-614. http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/4048.
    Publicado
  39. Mateus, Samuel. "Uma retórica parrhésica?: enquadramento de duas práticas retóricas contemporâneas". (2016): http://hdl.handle.net/10400.13/2925.
  40. Mateus, Samuel. "Political cartoons as communicative weapons: the hypothesis of the “Double Standard Thesis” in three Portuguese cartoons". (2016): http://hdl.handle.net/10400.13/2921.
    10.20287/ec.n23.a09
  41. Mateus,Samuel; Mateus, S.; Mateus, Samuel; Center for Research in Communication, Information and Digital Culture (CIC. Digital); Mateus, Samuel André Alves; Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC. Digital). "Media Rituals in Eusébio's Exequies". Observatorio 10 1 (2016): 27-44. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542016000100002.
    Publicado • doi.org/10.7458/obs1012016784
  42. Mateus, Samuel André Alves; Mateus, Samuel; Samuel Mateus. "Pode uma imagem ser um argumento?". Em sociedades dotadas de uma forte cultura visual, urge interrogar a legitimidade de estender a noção clássica e logocêntrica de ¿argumento¿, até domínios não discursivos ou linguísticos, como é o caso dos fenómenos visuais. Contribuindo para discussão lusófona acerca do potencial argumentativo das imagens, este artigo argui que, embora nem todas as imagens possuam uma forma argumentativa, tal não 23 2 (2016): 21445-21. http://hdl.handle.net/10400.13/1284.
    Publicado • dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2016.2.21445
  43. Samuel Mateus. "A Psico-morfologia da Experiência Social". Animus. Revista Interamericana de Comunicação 14 27 (2015): 135-146. https://doi.org/10.5902%2F2175497714735.
    Publicado • 10.5902/2175497714735
  44. Mateus, S.; Mateus, Samuel. "Publics and multitudes: The (un)expected relation". From Multitude to Crowds: Collective Action and Media 8 1 (2015): 71-86. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84967145993&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.3726/978-3-653-05926-7
  45. Marcos, Maria Lucília; Mateus, Samuel. "Sous le signe de l’interruption: individualisme et volonté d’après une nouvelle de Melville". (2015): http://hdl.handle.net/10400.13/2922.
  46. Mateus, Samuel. "Etnografia da Comunicação". Antropológicas 14 (2014):
    Aceite para publicação
  47. Mateus, Samuel; Mateus, Samuel André Alves. ""Sic transit - la socialité itinérante des centres commerciaux"". Revista Rumores 23 (2014): http://hdl.handle.net/10400.13/2920.
    Aceite para publicação • Mateus, S. (2014). Sic transit ¿ la socialité itinérante des centres commerciaux. RuMoRes ¿ Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias, 8(16), 37-53. doi:http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89637
  48. Mateus, Samuel. "“A Experiência e a Vivência – proposta de uma teoria modular da comunicação”". E-Compós 2 17 (2014): 1-14. http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/1029/764.
    Publicado
  49. Mateus, Samuel. "“A Ambivalência da Opinião Pública em Georg WF Hegel”". Estudos de Comunicação 17 (2014): 1-20.
    Publicado
  50. Samuel Mateus. "Popular Television in Authoritarian Europe". Historical Journal of Film, Radio and Television 34 3 (2014): 482-484. https://doi.org/10.1080%2F01439685.2014.943957.
    Publicado • 10.1080/01439685.2014.943957
  51. James Zborowski; Tim Wall; Helen Wood; Sarita Malik; Indrek Treufeldt; Samuel Mateus; Niall Brennan. "Book Reviews". Critical Studies in Television: The International Journal of Television Studies 9 1 (2014): 117-137. http://dx.doi.org/10.7227/cst.9.1.9.
    Publicado • 10.7227/cst.9.1.9
  52. Samuel Mateus. "Sic transit {\textendash". Rumores 8 16 (2014): 37-37. https://doi.org/10.11606%2Fissn.1982-677x.rum.2014.89637.
    Publicado • 10.11606/issn.1982-677x.rum.2014.89637
  53. Samuel Mateus. "Visibility regimes in mediatized publicness". Matrizes 8 2 (2014): 259-259. https://doi.org/10.11606%2Fissn.1982-8160.v8i2p259-281.
    Publicado • 10.11606/issn.1982-8160.v8i2p259-281
  54. Samuel Mateus; Mateus, Samuel; Mateus, Samuel André Alves. "Regimes de visibilidade na publicidade mediatizada". Matrizes 8 2 (2014): 259-281. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=143032897014.
    Publicado • 10.11606/issn.1982-8160.v8i2p259-281
  55. Mateus, Samuel. "“Communication’s Experience and Lived Experience”". (2014): http://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1029.
  56. Mateus, Samuel André Alves. "A ambivalência da opinião pública em Georg WF Hegel". A concepção hegeliana da Opinião Pública é um dos mais interessantes entendimentos estando reservado ao conceito um papel determinante dentro das mediações lógico-políticas. Hegel concedelhe inclusivamente uma força transformadora enquanto agente histórico e social. Nesta reflexão, apresentamos o modo como Georg WF Hegel descreve a Opinião Pública no quadro da sua Filosofia Política. Concentrando- (2014): http://hdl.handle.net/10400.13/1290.
  57. Mateus, Samuel; Fundação para a Ciência e Tecnologia. "O imaginal público: prolegómenos a uma abordagem comunicacional do imaginário". Neste trabalho procuramos delinear alguns aspectos que evidenciama dimensão comunicacional do imaginário. Isso significa que precisamos de prestar atenção ao modo como o imaginar colectivo modela a realidade social e como a publicidade colabora nesse processo. Sugerindo uma ligação estreita entre o imaginário, a sociedade e a publicidade, nomeamos ¿imaginal público¿ ao conjunto dinâmico, simbólico (2014): http://hdl.handle.net/10400.13/2900.
  58. Mateus, Samuel. "“Communication’s Experience and Lived Experience”". (2014): https://doi.org/10.30962/ec.1029.
    https://doi.org/10.30962/ec.1029
  59. Mateus, Samuel. "“Communication’s Experience and Lived Experience”". (2014): https://doi.org/10.30962/ec.1029.
    https://doi.org/10.30962/ec.1029
  60. Mateus, Samuel. "“Communication’s Experience and Lived Experience”". (2014): https://doi.org/10.30962/ec.1029.
    https://doi.org/10.30962/ec.1029
  61. Mateus, Samuel. "“Communication’s Experience and Lived Experience”". (2014): https://doi.org/10.30962/ec.1029.
    https://doi.org/10.30962/ec.1029
  62. Mateus, Samuel. "“O Presenteísmo – meditações atuais sobre comunicação e temporalidade”". Revista Fronteiras 11 (2013): 23-44.
    Publicado
  63. Mateus, Samuel. "The Public Imaginal – prolegomena to a communicational approach". Revista Comunicação, Mídia e Consumo 29 (2013): 31-50.
    Publicado
  64. Mateus, Samuel. "Um Parlamento no Ecrã – debate e conversação na televisão contemporânea". Alceu 14 27 (2013): 107-118. http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/8alceu27.pdf.
    Publicado
  65. Mateus, Samuel. "O Imaginal Público- prolegómenos a uma abordagem comunicacional do imaginário”,". Comunicação, Mídia e Consumo 29 (2013): 31-50.
    Publicado
  66. Samuel Mateus. "O arqu{\'{e". Revista {FAMECOS 19 3 (2013): 630-630. https://doi.org/10.15448%2F1980-3729.2012.3.12889.
    Publicado • 10.15448/1980-3729.2012.3.12889
  67. Mateus, Samuel. "A Querela dos Antigos e dos Modernos". Cultura 29 (2013): 179-200. http://dx.doi.org/10.4000/cultura.1124.
    Publicado • 10.4000/cultura.1124
  68. Mateus, Samuel; Mateus, Samuel. "O Presenteísmo: meditações atuais sobre comunicação e temporalidade". (2013): http://hdl.handle.net/10400.13/2916.
    10.4013/fem.2013.153.03
  69. Mateus, Samuel. "The archetypal publicness". Revista Famecos 19 3 (2013): 630-643. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/12889.
    Publicado
  70. Mateus, Samuel. "As comunidades ópticas: uma análise das redes sociais digitais a partir do seu regime óptico". Contemporânea - revista de comunicação e cultura 11 1 (2013): 126-137. http://hdl.handle.net/10400.13/2911.
    Publicado
  71. Mateus, Samuel. "O parlamento no ecrã: debate e conversação na televisão contemporânea". (2013): http://hdl.handle.net/10400.13/2912.
  72. Mateus, Samuel. "A Comunicação como Experiência e como Vivência – alguns apontamentos a pretexto de W. Benjamin". (2013): https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15415.
    https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15415
  73. Mateus, Samuel. "Consumação ou o metaconsumo". (2013): https://doi.org/10.4000/cp.320.
    https://doi.org/10.4000/cp.320
  74. Mateus, Samuel. "The archetypal publicness". (2013): https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12889.
    https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12889
  75. Mateus, Samuel. "The archetypal publicness". (2013): https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12889.
    https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12889
  76. Mateus, Samuel. "A Comunicação como Experiência e como Vivência – alguns apontamentos a pretexto de W. Benjamin". (2013): https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15415.
    https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15415
  77. Mateus, Samuel. "Consumação ou o metaconsumo". (2013): https://doi.org/10.4000/cp.320.
    https://doi.org/10.4000/cp.320
  78. Mateus, Samuel. "The archetypal publicness". (2013): https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12889.
    https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12889
  79. Mateus, Samuel. "A Comunicação como Experiência e como Vivência – alguns apontamentos a pretexto de W. Benjamin". (2013): https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15415.
    https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15415
  80. Mateus, Samuel. "Consumação ou o metaconsumo". (2013): https://doi.org/10.4000/cp.320.
    https://doi.org/10.4000/cp.320
  81. Mateus, Samuel. "“O Principio de Publicidade – da dimensão crítica à dimensão socio-antropológica”". Cadernos de Estudos Mediáticos 9 (2012): 71-84.
    Publicado
  82. Mateus, Samuel. "Reality-Show- ascendências na hibridizaçao de género". Contemporanea - revista de comunicação e cultura 10 2 (2012): 374-390. http://www.portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/viewFile/5951/4396.
    Publicado
  83. Mateus, Samuel. "Social Networks Scopophilic Dimension- social beloging through spectatorship". International Journal Obs Special Is (2012): 207-220. http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/605/526.
    Publicado
  84. Mateus, Samuel. "A Querela dos Antigos e dos Modernos- um mapeamento de alguns topoi". Cultura- Revista de História e Teoria das Ideias 29 (2012): 23-43.
    Publicado
  85. Mateus, Samuel. "Reality-Show - uma análise de género". Revista Comunicando 1 (2012): 235-244. http://hdl.handle.net/10400.13/2907.
    Publicado
  86. Samuel Mateus; Mateus, Samuel; Mateus, Samuel; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. "The public as social experience". Comunica{\c{c 19 0 (2012): 275-275. https://doi.org/10.17231%2Fcomsoc.19%282011%29.911.
    Publicado • 10.17231/comsoc.19(2011).911
  87. Mateus, Samuel. "Social networks scopophilic dimension: social belonging through spectatorship". (2012): http://hdl.handle.net/10400.13/2918.
  88. Mateus, Samuel. "O princípio de publicidade: da dimensão crítica à dimensão sócio-antropológica". (2012): http://hdl.handle.net/10400.13/2908.
  89. Mateus, Samuel. "A Configuração Evenemencial da Publicidade". Caleidoscópio- Revista de Comunicação e Cultura 11 (2011): 11-23.
    Publicado
  90. Mateus, Samuel. "“Notas Acerca do Indivíduo pensado como Individuação". Revista Angolana de Sociologia 8 (2011): 11-2.
    Publicado
  91. Samuel Mateus. "Notas acerca do indiv{\'{\i". Revista Angolana de Sociologia 8 (2011): 11-20. https://doi.org/10.4000%2Fras.485.
    Publicado • 10.4000/ras.485
  92. Mateus, Samuel. "A configuração evenemencial da publicidade". (2011): http://hdl.handle.net/10437/6059.
  93. Mateus, Samuel. "A configuração evenemencial da publicidade". (2011): http://hdl.handle.net/10400.13/2901.
  94. Mateus, Samuel. "O indivíduo pensado como forma de individuação". Estudos em Comunicação 10 (2011): 91-103. http://hdl.handle.net/10400.13/2904.
    Publicado
  95. Mateus, Samuel. "The public as social experience". (2011): https://doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).911.
    https://doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).911
  96. Mateus, Samuel. "The public as social experience". (2011): https://doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).911.
    https://doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).911
  97. Mateus, Samuel. "Uma Modernidade Outra ou o Hiper-Moderno". Revista Comunicação e Sociedade 18 (2010): 133-145. http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/comsoc/article/view/992/959.
    Publicado
  98. Mateus, Samuel; Samuel Mateus. "Public intimacy". Sphera Pública 10 (2010): 57-70. http://hdl.handle.net/10400.13/2915.
    Publicado
  99. Mateus, Samuel. "Uma modernidade-outra ou o hipermoderno". (2010): https://doi.org/10.17231/comsoc.18(2010).992.
    https://doi.org/10.17231/comsoc.18(2010).992
  100. Mateus, Samuel. "Uma modernidade-outra ou o hipermoderno". (2010): https://doi.org/10.17231/comsoc.18(2010).992.
    https://doi.org/10.17231/comsoc.18(2010).992
  101. Mateus, Samuel. "Uma modernidade-outra ou o hipermoderno". (2010): http://hdl.handle.net/10400.13/2905.
  102. Mateus, Samuel. "A Estrela (De)Cadente: para uma breve história da opinião pública". Estudos de Comunicação 4 (2008): 59-80. http://www.labcom.ubi.pt/ec/04/html/05-Samuel_Mateus-A_estrela__de__cadente.html.
    Publicado
  103. Mateus, Samuel. "A estrela (de)cadente: uma breve história da opinião pública". (2008): http://hdl.handle.net/10400.13/2903.
Capítulo de livro
  1. Mateus, S.. "The ethos-pathos continuum in the Portuguese "Obrigado" advertising campaign". 391-402. 2023.
  2. Samuel Mateus. "The Ethos-Pathos Continuum in the Portuguese “Obrigado” Advertising Campaign". 2023.
    10.4324/9781003195276-30
  3. Mateus, Samuel. "When homo rhetoricus meets the media: the field and scope of media rhetoric". Cambridge Scholars Publishing, 2021.
  4. Mateus, Samuel. "Communicative silences in political communication". Labcom, 2020.
  5. Mateus, Samuel. "Affective Persuasion- what is it and why it matters". In Affect Theory and Rhetorical Persuasion in Mass Communication, 1-15. Chicago, Estados Unidos: Routledge, 2018.
    Publicado
  6. Mateus, S.. "Affective rhetoric: What it is and why it matters". 69-80. 2018.
  7. Mateus, Samuel. "O Diário de Notícias (Madeira) e o Diário da Madeira na cobertura dos bombardeamentos do Funchal de 1916 e 1917". Ediciones Densura, 2018.
  8. Mateus, Samuel. "The Black Panther has died: or how ceremonial television hosted public mourning". IGI Global, 2016.
  9. Mateus, Samuel. "There is no outside of communication -Metacommunication at the light of Derrida’s graphematic structure of communication". In Jacques Derrida, 234-251. Lisboa, Portugal: LEYA, 2015.
    Publicado
  10. Mateus, Samuel. "“I Would Prefer Not To: autarkeia e prohairesis no individualismo contemporâneo"". In I Would Prefer Not To – em torno de Bartleby, 8-20. Lisboa: UnyLeya, 2014.
    Publicado
  11. Mateus, Samuel. "“Os Estudos em Comunicação entre o Campo e a Disciplina – o imperativo do paradigma comunicacional”". In Livro de Homenagem ao Professora Adriano Duarte Rodrigues, 60-76. Lisboa: a designar, 2014.
    Publicado
  12. Mateus, Samuel. ""Some Vectors on the Imaginal Trajectory"". In Theories of Image and Imaginary, 150-180. São Paulo, Brasil: Ebook, 2014.
    Publicado
  13. Mateus, Samuel. ""The Black Panther has died: or how Ceremonial Television hosted Public Mourning"". In Media Events- A critical contemporary approach, 64-78. London, Reino Unido: IGI, 2014.
    Publicado
  14. Mateus, Samuel. "Some vectors on the imaginal trajectory". Compós, 2014.
  15. Mateus, Samuel. "A identidade como sacrifício". 2008.
Edição de livro
  1. Pinheiro, Joaquim; Mateus, Samuel. Pestes e Epidemias. Estudos Interdisciplinares. Portugal: Edições Húmus. 2021.
  2. Mateus, Samuel. Introduction In Torres e Mateus (ed.), From Multitude to Crowds: collective action and the Media, Frankfurt am Main, Peter Lang, 2015. Frankfurt am Main, Alemanha: Peter Lang. 2015.
Livro
  1. Pinheiro, Joaquim; Mateus, Samuel; Franco, Mario. Pestes e epidemias: estudos interdisciplinares em humanidades. Edições Húmus. 2022.
    10.34640/universidademadeira2022pinheiromateusfranco
  2. Mateus, Samuel. Manual prático de assessoria de imprensa. LabCom. 2022.
  3. Mateus, Samuel. Retórica afetiva: subsídios para a compreensão do pathos. Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. 2020.
  4. Mateus, Samuel. Introdução à retórica no séc. XXI. Covilhã, Portugal: LabCom.IFP, Universidade da Beira Interior. 2018.
    Publicado
  5. Mateus, Samuel; Eduardo Cintra Torres. From Multitude to Crowds: collective action and the Media. Frankfurt am Main, Alemanha: Peter Lang. 2015.
    Publicado
  6. Torres, E.C.; Mateus, S.. Introduction. 2015.
  7. Mateus, Samuel André Alves; Mateus, Samuel. Tele-realidade: o princípio de publicidade mediatizado. Covilhã, Portugal: Livros LabCom. 2013.
    Publicado
  8. Mateus, Samuel. Publicidade e Consumação nas Sociedades Contemporâneas. Covilhã, Portugal: Livros Labcom. 2011.
    Publicado
  9. Mateus, Samuel. Memórias do Antigamente - monografia de Cortes. Maia, Portugal: Comissão de Melhoramentos de Cortes. 2009.
    Publicado
Manual
  1. Mateus, Samuel. Técnica Retórica- um blog para oradores. Portugal. 2018.
  2. Mateus, Samuel. O que é Falar em Público e Como Lidar com a Ansiedade Oratória. Portugal. 2017.
  3. Mateus, Samuel. 3 Segredos de um Bom Orador. Portugal. 2017.
Poster em conferência
  1. Mateus, Samuel. "Sessão de Apresentação de Livros do VII Congresso SOPCOM- Publicidade e Consumação nas Sociedades Contemporâneas". Trabalho apresentado em Sessão de Apresentação de Livros do VII Congresso SOPCOM, 2011.
Relatório
  1. Mateus, Samuel. 2007. Para uma fundamentação da publicidade na determinação das formas de individuação.
Resumo em conferência
  1. Mateus, Samuel; Samuel Mateus. "A Comunicação Cindida". Trabalho apresentado em VI Congresso SOPCOM, Lisboa, 2009.
    Publicado • 10.5902/217549772371
Revisão de livro
  1. Mateus, Samuel. "Gutiérrez Lozano, Juan Francisco (2014). El Encendido Analógico – los inícios de la televisión en Andalucia a través de la prensa. Sevilla: Ediciones Alfar. (271 páginas).". http://journals.openedition.org/cp/1058.
  2. Mateus, Samuel. "Gutiérrez Lozano, Juan Francisco (2014). El Encendido Analógico – los inícios de la televisión en Andalucia a través de la prensa. Sevilla: Ediciones Alfar. (271 páginas).". https://doi.org/10.4000/cp.1058.
    https://doi.org/10.4000/cp.1058
  3. Mateus, Samuel. "Gutiérrez Lozano, Juan Francisco (2014). El Encendido Analógico – los inícios de la televisión en Andalucia a través de la prensa. Sevilla: Ediciones Alfar. (271 páginas).". https://doi.org/10.4000/cp.1058.
    https://doi.org/10.4000/cp.1058
  4. Mateus, Samuel. "Gutiérrez Lozano, Juan Francisco (2014). El Encendido Analógico – los inícios de la televisión en Andalucia a través de la prensa. Sevilla: Ediciones Alfar. (271 páginas).". https://doi.org/10.4000/cp.1058.
    https://doi.org/10.4000/cp.1058
  5. Mateus, Samuel. "Gutiérrez Lozano, Juan Francisco (2014). El Encendido Analógico – los inícios de la televisión en Andalucia a través de la prensa. Sevilla: Ediciones Alfar. (271 páginas).". https://doi.org/10.4000/cp.1058.
    https://doi.org/10.4000/cp.1058
Tese / Dissertação
  1. Mateus, Samuel André Alves. "O Processo Publicitário - estudo sobre a experiência pública". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10362/7208.

Artística / Interpretação

Programa de rádio / tv
  1. Mateus, Samuel. 2015. Introdução ao Estudo da Comunicação.

Outros

Outra produção
  1. Recensão: The Routledge Handbook of Nonprofit Communication. Routledge.. 2023. Mateus,Samuel. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622023000100171.
  2. Número com dossiê temático. 2021. Americano*, Letícia Torres; Cairrão**, Álvaro; Cardoso*, Paulo Ribeiro; Coutinho*, Manuel João de Carvalho; Ferreira*, Ivone; Furtuoso***, Gustavo; Galhardo*, Andreia; et al. http://journals.openedition.org/cp/11573.
  3. Entrevista para o livro de Livro de Igor Lopes, “Jornalismo Cultural nas Redações: um olhar sobre a prática no Brasil e em Portugal”. 2018. Mateus, Samuel.
  4. Programa de "Assessoria de Comunicação". 2016. Mateus, Samuel.
  5. Programa de "Estudos de Comunicação". 2016. Mateus, Samuel.
  6. What public experience may be - on publicity, communication and the expression of lived experiences. The idea of public experience is often invoked in different social and academic contexts. However, it seldom deserved a reflection that specifically sought to deepen its meaning from the point of view of social life. In this article we contribute to the understanding of the uniqueness of the public form of experience. We believe that one of the best ways through which we can observe the public exp. 2016. Mateus, Samuel André Alves. http://hdl.handle.net/10400.13/1282.
    Mateus, S. (2016). What public experience may be - on publicity, communication and the expression of lived experiences. Coactivity: philosophy, communication / Santalka, 24(2), 137-147. doi:10.3846/cpc.2016.255
  7. Programa de "Análise do Discurso Mediático". 2015. Mateus, Samuel.
  8. Programa de "Comunicação e Multimédia" (Mestrado em Gestão Cultural). 2015. Mateus, Samuel.
  9. A Etnografia da Comunicação. Todo aquele que se dedica a fazer investigação em Ciências Sociais depara-se com a necessidade de uma escolha metodológica favorecendo uma abordagem quantitativa ou uma abordagem qualitativa. A etnografia constitui uma das metodologias de pesquisa empírica que podem ser aplicadas à pesquisa em Ciências da Comunicação. Este artigo apresenta o modo como esta ferramenta metodológica se consolidou no. 2015. Mateus, Samuel; Mateus, Samuel André Alves. http://hdl.handle.net/10284/6683.
  10. A psico-morfologia da experiência social: da atomização da privacidade à intimidade pública. Personalidade, Privacidade e Intimidade são noções basilares da experiência social. Acompanhando estes conceitos ao longo dos últimos séculos, o presente artigo procura analisar o investimento psicológico, orientado para a privacidade, da individualização moderna comparando-o com a experiência contemporânea. Será argumentado que, dada a centralidade dos dispositivos tecnológicos de mediação simból. 2015. Mateus, Samuel André Alves. http://hdl.handle.net/10400.13/1285.
    Mateus, S. (2015). A psico-morfologia da experiência social: da atomização da privacidade à intimidade pública. Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, 14(27), 135-146 . Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/2175497714735. Acesso em: 2
  11. Varia. 2015. Becker, Maria Lúcia; Campelo, Francisca; Ferreira, Soraya Venegas; Frade, Tânia; Júnior, Edson Gil Santos; Marmelo, Maria; Mateus, Samuel; et al. http://journals.openedition.org/cp/1055.
  12. A inflexão quotidiana do serviço público de media. Historicamente, o Serviço Público de Media tem sido associado a duas dimensões interrelacionadas: a dimensão político-democrática e a dimensão educativa. Por um lado, ele subentende um papel preponderante de formação de uma opinião pública esclarecida como parte essencial do processo político. E, ao contribuir para o fortalecimento democrático, enquanto instância simultaneamente separada do Estado. 2015. Mateus, Samuel André Alves; Samuel Mateus; Mateus, Samuel. http://hdl.handle.net/10400.13/1283.
    http//dx.doi.org/10.14195/2183-6019_2_8
  13. Colecção Cultura, Media, Artes. Edição técnica. 2014. Mateus, Samuel.
  14. Goddard, Peter (ed.),Popular Television in Authoritarian Europe. Introdução, Editorial. 2014. Mateus, Samuel.
  15. Programa de "Gestão Cultural na era da Comunicação Global" (Mestrado em Gestão Cultural). 2014. Mateus, Samuel.
  16. A experiência e a vivência – proposta de uma teoria modular da comunicação. Tendo como ponto de partida as meditações de Walter Benjamin em torno da experiência e da modernidade, propomo-nos refletir sobre as relações entre comunicação, experiência e vivência. Se, por um lado, o ensaísta alemão perceciona a vivência enquanto empobrecimento da experiência, por outro lado, discute-se, é a captura dessas vivências que pode justamente conduzir-nos à experiência. Esta ideia é. 2014. Mateus, Samuel André Alves; Mateus, Samuel; Samuel Mateus. http://hdl.handle.net/10400.13/1289.
    10.30962/ec.v17i2.1029
  17. Crowd and Television Review. Introdução, Editorial. 2013. Mateus, Samuel.
  18. Programa do Seminário de Mestrado: Espaço Público e Comunicação (UAL). 2013. Mateus, Samuel.
  19. Programa do Seminário de Mestrado: Conteúdos Jornalísticos e Enquadramento Mediático (UAL). 2013. Mateus, Samuel.
  20. Entrevista- Blog Novos Livros, “ 3 Perguntas a…”,. 2013. Mateus, Samuel. http://novoslivros.blogspot.pt/2013/11/samuel-mateus-tele-realidade-o.html.
  21. Consumação ou o metaconsumo. Para lá dos princípios económicos da escassez, necessidade e da rentabilidade, existe no fenómeno do consumo uma dimensão regida pelo desperdício, pela prodigalidade e pelo esbanjamento. Face à definição material do consumo, reconhecemos-lhe um registo imaterial e simbólico que denominamos de consumação. A consumação não é um conceito que contrasta com o consumo mas é um metaconsumo, consumo de se. 2013. Mateus, Samuel. http://journals.openedition.org/cp/320.
    10.4000/cp.320
  22. Uma modernidade-outra ou o hipermoderno. A contemporaneidade vive, ainda, sob o espectro da modernidade, seja como ruptura – exemplificada pela pós modernidade – seja como amadurecimento – exemplificado pelos diversos prefixos que se acoplam à “modernidade” para indicar a continuidade do seu projecto. Este artigo visa discutir a experiência do nosso tempo a partir da perspectiva de uma modernidade-outra mas modernidade ainda: a hipermode. 2012. Mateus, Samuel; Universidade Nova de Lisboa; Samuel Mateus; Mateus, Samuel. http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/992.
    10.17231/comsoc.18(2010).992
  23. O Princípio de Publicidade. O conceito de publicidade, entendido como a qualidade daquilo que pertence ao domínio público, é central nas sociedades humanas. Apesar disso, foi sucessivamente abordado de forma indireta, seja através da ideia de Esfera Pública, seja através da ideia de “Publicidade” no sentido de advertising. Apresentando-o a partir das perspetivas históricas crítica e demonstrativa, este artigo pretende consag. 2012. Mateus, Samuel. http://hdl.handle.net/10284/3495.
  24. A configuração evenemencial da publicidade. Na produção do socialmente notável, isto é, do acontecimento, há o envolvimento de uma dimensão colectiva irrefutável.Com efeito, o acontecimento é algo que se posta do lado do extraordinário e do socialmente pertinente assumindo contornos imediatamente públicos. E a sociedade estabelece-se a partir da sua encenação em acontecimentos públicos – na dupla articulação de ocorrências tornadas comuns e. 2011. Mateus, Samuel. http://hdl.handle.net/10437/6059.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2012 I Would Prefer Not To: autarkeia e prohairesis no individualismo contemporâneo Colóquio I Would Prefer Not To (24, 25 e 26 de Outubro de 2012)
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (Lisboa, Portugal)
2011 O Princípio de Publicidade a Três Dimensões Encontros Inova Comunicação
Inova Comunicação (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - Atual A Representação da Madeira na Imprensa Regional (2010-2016): Palavra e Imagem”
Coorientador
Gestão Cultural (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 - 2016 “Atualização da comunicação digital da empresa portuguesa Nova Etapa”, Relatório de Estágio,
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 “O Contributo da Moda para o Marketing Pessoal- o vestuário como estratégia de comunicação no contexto profissional”,
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Comunicação Sustentável - A importância da comunicação no âmbito das organizações culturais numa perspectiva internacional”
Orientador
Gestão Cultural (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - 2020 Co-Coordenação da Comissão Organizadora do XI Congresso SOPCOM (Madeira) (2019/11/13 - 2019/11/15)
Congresso (Coorganizador)
2017 - 2017 Teoria da Comunicação
Conferência (Outra)
2017 - 2017 A Retórica no Pensamento Contemporâneo
Conferência (Outra)
2015 - 2015 From Multitude to Crowds in Social Movements – publics, gatherings, networks and media in the 21th century
Conferência (Outra)
2013 - 2013 Jornadas de Trabalho do CECL
Encontro (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018 - 2018 III Congreso Historia del Periodismo Canario- Historia y comunicación social en la Macaronesia
Congresso
III Congreso Historia del Periodismo Canario- "Historia y comunicación social en la Macaronesia"
Universidad La Laguna, Espanha
2017 - 2017 ?”, Rhetoric Discourse and the Communicative Dialogical Mind
Conferência
2017 - 2017 “A Retórica no Pensamento Contemporâneo”- GT Retórica da SOPCOM
Simpósio
2017 - 2017 International Conference “Pathologies and Dysfunctions of Democracy in Media Context
Conferência
2017 - 2017 X Congresso SOPCOM
Congresso
SOPCOM, Portugal
2017 - 2017 Teoria da Comunicação
Conferência
SOPCOM, UMa, Portugal
2016 - 2016 ENIEDA Ad Hoc Series: Understanding multimodality across and beyond cultural boundaries
Conferência
2016 - 2016 Encontro GT Comunicação Política da SOPCOM: “ Comunicação Política: novos poderes, actores e resistências”, Escola Superior de Comunicação Social
Encontro
2016 - 2016 International Conference Rethinking Humanities / Pensar as Humanidades – Invisibility/Visibility
Conferência
2015 - 2015 IX Congresso da SOPCOM
Congresso
2015 - 2015 Colóquio Internacional Insula- Discursos Periféricos da (s) Modernidade(s)
Simpósio
2015 - 2015 Grupo de Trabalho de Retórica da SOPCOM
Encontro
2014 - 2014 II Congresso Mundial da Confibercom Os Desafios da Internacionalização
Congresso
2014 - 2014 Encontro do Grupo de Trabalho de Comunicação Política da SOPCOM
Encontro
Encontro do Grupo de Trabalho de Comunicação Política da SOPCOM, 5 e 6 de Junho 2014, Universidade da Beira Interior
GT Comunicação Política SOPCOM, Portugal
2013 - 2013 Jornadas de Trabalho do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Mesa-redonda
Jornadas de Trabalho do CECL
CECL, Portugal
2013 - 2013 VIII Congresso SOPCOM
Congresso
2013 - 2013 Jornalismo Televisivo e Cidadania -. Democracia, representação e participação: O real (ainda) mora aqui?”
Conferência
2013 - 2013 II Congresso Internacional de comunicação, Jornalismos e Espaço Público- Desafios dos Media de Serviço Público, 10 e 11 Dezembro 2013, Universidade de Coimbra
Congresso
(2013) “A Inflexão Quotidiana do Serviço Público de Media”, II Congresso Internacional de Comunicação, Jornalismos e Espaço Público- Desafios dos Media de Serviço Público, 10 e 11 Dezembro 2013, Universidade de Coimbra
Centro de Estudos Interdisciplinares do séc. XX, Portugal
2012 - 2012 El secreto como categoría semiótica: una visión de la comunicación estratégica desde Simmel a Fabbri
Seminário
CECL; FCSH, Portugal
2012 - 2012 International Seminar Communication as Culture
Seminário
International Seminar Communication as Culture
2011 - 2011 Public Sphere Reconsidered International Conference
Conferência
Public Sphere Reconsidered International Conference
Faculty of Arts and Letters, LabCom- University of Beira Interior, Portugal
2011 - 2011 Encontros Inova Comunicação
Encontro
Encontros Inova Comunicação
Inova Comunicação, Portugal
2011 - 2011 Gendered Meeting Grounds: the tourist dates
Conferência
Gendered Meeting Grounds: the tourist dates
CRIA- Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal
2011 - 2011 III Seminário Internacional Luso-Brasileiro Media, Identidade e Cidadania
Seminário
III Seminário Internacional Luso-Brasileiro "Media, Identidade e Cidadania"
CIMJ- Centro de Investigação em Media e Jornalismo, Portugal
2011 - 2011 Seminário de Psicologia Social- Instituto de Ciências Sociais
Seminário
A cognição é demasiadamente importante para acontecer só no cérebro: A memória social e as suas vicissitudes- Prof. Leonel Marques Garcia
Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2011 - 2011 VII Congresso SOPCOM- Media Digitais e Indústrias Criativas
Congresso
VII Congresso SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), Portugal
2009 - 2009 VI Congresso SOPCOM- Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia,
Congresso
VI Congresso SOPCOM- Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal
2009 - 2009 9th Conference of the European Sociological Association- ESA 2009: European Society or European Societies?
Congresso
9th Conference of the European Sociological Association- ESA 2009: European Society or European Societies?
European Sociological Association, Portugal
2008 - 2008 Communications and Space/Place, 2nd Annual Postgraduate Conference
Conferência
Communications and Space/Place, 2nd Annual Postgraduate Conference
Institute of Communications Studies- Leeds University, Reino Unido
2008 - 2008 VI Congresso Português de Sociologia: Mundos Sociais, saberes e práticas
Congresso
VI Congresso Português de Sociologia: Mundos Sociais, saberes e práticas
Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
2008 - 2008 Colloque International de Philosophie et de Sciences Humanaines
Outro
Corps et Signes- a l'occasion du centenaire de la naissance de Merleau-Ponty et de Claude Lévi-Strauss
Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa; Instituto de Ciências Sociais;, Portugal
2007 - 2007 Ciclo Imagem e Pensamento
Encontro
Ciclo Imagem e Pensamento
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, Portugal
2006 - 2006 Congresso Internacional CIMJ
Congresso
Congresso Internacional CIMJ
Centro de Investigação Media e Jornalismo, Portugal
2006 - 2006 Hannah Arendt and the Political International Conference
Conferência
Hannah Arendt and the Political International Conference
Instituto de Filosofia da Linguagem - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2005 - 2005 La Mémoire
Seminário
Trois Leços sur la Memóire
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, Portugal
2001 - 2001 II Congresso SOPCOM - Rumos da Sociedade de Comunicação
Congresso
II Congresso da SOPCOM- Rumos da Sociedade de Comunicação
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal
2000 - 2000 Penser la Communication - Dominique Wolton
Seminário
Penser la Comunication
Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 “A Influência da Comunicação de Eventos Culturais na Selecção da Unidade Hoteleira e o Grau de Concretização das Expectativas Geradas – um estudo de múltiplos casos na Ilha da Madeira” Bruno Freitas (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2016 O Contributo do Marketing para as Instituições Culturais – estratégias de captação e fidelização de Públicos nos Museus” Andreia Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 “A prostituição de Luxo- uma construção cultural” Tatiana Capelo (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 Contributo para o Estudo da Relação Discurso-Imagem no Jornal da Noite da SIC”, Relatório de Estágio Ana Cláudia Veríssimo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 Justiça, Media e Cidadão - a reconstrução de uma comunicação ineficaz (Trabalho Final de Curso de Doutoramento) Ana Sofia Gil Agostinho (Doutoramento)
2014 Representar Fantasmas: identidade nos chats de video aleatórios (a realizar) Filipe Afonso (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 Documentário Contemporâneo: a tentativa de testemunho da autenticidade por meio da subjectividade e da performatividade Ana Luísa Ferreira de Azevedo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017/06/13 - Atual Estudos em Comunicação/Communication Studies
2014/07/18 - Atual Revista Comunicando
Atual Global Media Journal: Mediterranean Edition
Atual Critical Studies in Television
Atual Historical Journal of Film, Radio and Television
Atual International Journal of Communication
2014/11/03 - 2014/12/03 Matrizes
2014/03/07 - 2014/03/07 Comunicação Pública Comunicação Pública
2012/10/15 - 2012/10/22 Observatório OBS Journal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - 2019 Projecto STET, módulo de e-learning (UMa)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017 - 2017 Introdução ao Estudo da Comunicação Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2017 - 2017 Comunicação de Alto Rendimento Especialização (Curso médio)
2016 - 2016 Introdução ao Estudo da Comunicação Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2015 - 2015 Introdução ao Estudo da Comunicação Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2014 - 2014 Comunicar em Público Aperfeiçoamento (Curso médio) CECL- FCSH, Portugal
2014 - 2014 Comunicar em Público Aperfeiçoamento (Curso médio)
2014 - 2014 “Science Communication Short Course” Aperfeiçoamento (Curso médio)
2013 - 2013 Comunicar em Público - retórica, speech class e comunicação aplicada Aperfeiçoamento (Curso médio) CECL / FCSH-NOVA, Portugal
2013 - 2013 Workshop de Edição de Livros Electrónicos- CECL Aperfeiçoamento (Curso médio) CECL, Portugal
2013 - 2013 Comunicar em Público Aperfeiçoamento (Curso médio)
2013 - 2013 Edição de Livros Electrónicos Outra (Curso médio)
2012 - 2012 A Análise Antropológica nos Estudos em Comunicação Especialização (Curso médio) Doutoramento em Ciências da Comunicação 2012/2013 FCSH-UNL, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2016/05/31 - 2016 Contra-Factos- TSF-Madeira Actualidade
2015 - 2015 Pátio dos Estudantes- RTP Madeira Actualidade Académica
2015 - 2015 Reportagem sobre "Sondagens" no Telejornal da RTP Madeira Sondagens e comunicação política nas eleições legislativas da Madeira
2015 - 2015 Estrada Monumental Programa Semanal de Entrevista
2015 - 2015 Painel de Comentadores da emissão da RTP-Madeira relativa às Eleições Legislativas da Madeira Emissão Especial- Eleições Legislativas da Madeira
2013 - 2013 “Reality shows ganham cada vez mais espaço em França”, RFI Reality-Shows

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017/06 - Atual Rhetoric Society of Europe
2017/01 - Atual Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones
2015/03 - Atual Grupo de Trabalho de Retórica da SOPCOM
2014/03 - Atual European Communication Research and Education Association (ECREA)
2008/02 - Atual Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)
2009/07 - 2010/07 Associação Portuguesa de Sociologia (APS)
2009/07 - 2010/07 European Sociological Association (ESA)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - Atual Membro da Assembleia de Representantes da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira
Membro
2017 - Atual Conselho de Curso "Comunicação, Cultura e Organizações"
Membro
2016 - Atual Comissão Científica do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas
Membro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015 - Atual Concurso de Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos - Comunicação, Cultura e Organizações
Distinções

Prémio

2020 Coleção Livros Sopcom
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal

SOPCOM, Portugal

Outra distinção

2013 Bolseiro de Pós-Doutoramento
Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal
2008 Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal
2006 Bolseiro de Mestrado
Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal
2006 Quadro de Honra- Mestrados da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Universidade Nova de Lisboa, Portugal