Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Deolinda Ribeiro
Nomes de citação
- Ribeiro, Deolinda
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7518-0A10-FBBE
- ORCID iD
- 0000-0002-6514-0165
Websites
- www.ese.ipp.pt (Profissional)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2002 - 2006
Concluído
|
Metodologia e Supervisão na Educação de Infância (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"A Investigação-Acção Colaborativa na Formação de Supervisores: Um estudo no contexto da Educação de Infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada |
1993 - 1996
Concluído
|
Supervisão (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Modelos e Estilos de Supervisão Facilitadores dos Processos de Autonomia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Apta |
1983 - 1988
Concluído
|
Filosofia (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
|
13 |
1977 - 1980
Concluído
|
Educadora de Infância (Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
1998 - 2013 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
1989 - 1997 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/09 - Atual | Coordenadora do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - 2022 | Coordenadora da Pós-Graduação em Pedagogia em Montessori | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - 2022 | Coordenadora do Mestrado em Supervisão em Educação | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2011 - 2022 | Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2021 | Membro da Comissão do Curso Técnico Superior Profissional em Acompanhamento de Crianças e Jovens | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2017 | Membro do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2009/09 - 2014/09 | Coordenadora do Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2001 - 2012 | Membro do Conselho Científico da Escola Superior da Educação do Instituto Politécnico do Porto | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2009/09 - 2011/09 | Coordenadora do Mestrado em Educação Pré-Escolar | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2001/09 - 2010/09 | Coordenadora da licenciatura em Educação de Infância | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2001/09 - 2010/09 | Coordenadora do grupo disciplinar - Supervisão na Educação de Infância, da Unidade Técnico-Científica (UTC) de Supervisão na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2007/02 - 2009/11 | Vice-Presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Educação | IPP | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2007/04 - 2008/05 | Membro do grupo de elaboração do Plano Estratégico do Instituto Politécnico do Porto para os anos 2007-2012. | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2000/04 - 2001/03 | Cordenadora dos Programas Internacionais da Escola Superior de Educação | IPP. | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
1991/04 - 1993/04 | Membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
1980/09 - 1988/12 | Educadora de Infância | Jardim de Infância do Ministério do Trabalho e Segurança Social do Norte, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/10 - 2018/10 | "Multiangulando olhares sobre o processo de transição da educação de infância ao 1.º cilo do ensino básico: trabalho conjunto
de famílias, crianças e professores"
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
Universidade da Cantábria, Faculdade de Ciências da Educação de Santander, Espanha |
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Centro de Investigação e Intervenção em Educação - inED
Concluído
|
2015/10 - 2017/12 | "Práticas educativas inovadoras: cooperação na formação de formadores em contexto"
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Centro de Investigação e Intervenção em Educação - inED, Portugal
|
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Centro de Investigação e Intervenção em Educação - inED
Concluído
|
2012/12 - 2015/05 | "Supervisão para a transformação da pedagogia e da organização escolar: um projeto de colaboração interinstitucional"
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Centro de Investigação e Intervenção em Educação - inED, Portugal
|
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Centro de Investigação e Intervenção em Educação - inED
Em curso
|
2011/01 - 2013/12 | "Universidad y Escuela: Construyendo el Practium de los nuevos grados"
4413423C
Investigador
Universidad del País Vasco, San Sebastian - Facultad de Educación, Filosofía y Antropología, Espanha
|
Vice Reitorado de Estudios de Grado e Innovación de la Universidad del País Vasco
Concluído
|
2007/03 - 2010/03 | "Formação, Supervisão e Pedagogia: Compreender e Transformar Contextos Profissionais"
PC03-LIV-07
Investigador
Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação CIED, Portugal
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT
Concluído
|
2005/01 - 2006/12 | "Colaboração Univerversidade-Escola na Formação Reflexiva de Professores pela Indagação das Práticas"
PC-J8; PI-J
Investigador
Universidade do Minho - Instituto de Educação - Centro de Investigação CIED, Portugal
|
Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação CIED
Concluído
|
1999/01 - 2001/12 | "Development of a Methodological Guide of In-Service Training in Preschool Institutions"
G/95/04505/FP/21c/GFP
Investigador
Institut Européenne pour le Développment des Potencialités de Tous les Enfants , França
|
Programa Europeu Leonardo da Vinci
Concluído
|
1996/01 - 1998/12 | "Construction d'un Référentiel pour l'Encadrement et la Formation de la Petite Enfance"
F/96/03401/PI/I11b/FPC
Investigador
Institut Européenne pour le Développment des Potencialités de Tous les Enfants , França
|
Programa Europeu Leonardo da Vinci
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/03 | Potencialidades e desafios à transformação de percursos metodológicos pela investigação-ação na formação inicial de professores | IV Congresso da Associação em Rede Internacional Lusófona de Investigação-ação Colaborativa ESTREIADIALOGOS
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação (Porto, Portugal)
|
2023/10/28 | Reaching out to families in initial teacher education in Portugal | CARN Conference – RESEARCH IN THE REAL WORLD: REACHING OUT TO PEOPLE AND COMMUNITIES
Friends Meeting House, Manchester (Manchester)
|
2023/10/19 | Diálogo Intersubjetivo de Quem Caminha na Aprendizagem em Educação Básica: vozes das estudantes | I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação (Porto, Portugal)
|
2023/05/09 | Tensions, challenges, and possibilities of collaborative action research in teacher education | CARN International Conference Online
https://wakelet.com/wake/aGsPGrwb2Plf2PGC8jZAW
|
2023/01/24 | 'Transição educativa entre a educação pré-escolar e a escolaridade obrigatória: processos e atores' | Ciclo de palestras - Mestrado de Supervisão Pedagógica
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/11/11 | 'Infância, formação e narrativas' | Ciclo de conversas internacionais em torno das Narrativas nas pesquisas e na Formação
Canal do Proped
|
2022/10/29 | 'Initial teacher education in Portugal: building inclusive and culturally relevant educational practices' | CARN Conference 2022
Early Learning Iniciative, National College of Ireland (Dublin, Irlanda)
|
2022/10/29 | 'Participation in Action Research: Whose Voices are Heard?' | CARN Conference 2022
Early Learning Initiative, National College of Ireland (Dublin, Irlanda)
|
2022/05/14 | 'Repensar o ensino e a aprendizagem - abordagem Montessoriana' | I Jornadas Pedagógicas
Associação 'Cornocópia de Talentos' (Abrantes, Portugal)
|
2019/01/31 | Palestra - Supervisão e Investigação Praxeológica. Que relação? | Mestrado em Supervisão Pedagógica
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2019/01/26 | Conferência - Narrativas Supervisivas Dialogadas | Seminário - Narrativas Supervisivas Dialogadas
Instituto Supeior de Ciências Educativas (ISCE) (Odivelas, Portugal)
|
2019 | Investigação ação formação. Relatos de construção e reconstrução do saber profissional de educadores | 2º Congresso Bienal da Rede Lusófona Estreiadiálogos, Investigação, Ação e cidadania: Diálogos e Desafios
Universidade do Minho (Braga)
|
2019 | Teaching practice as a space for pragmatic intervention and epistemological. reflection, |
Universidade de Tessalónica, Grécia (Tessalónica)
|
2019 | Transformation of action epistemologies in the educational contexts of initial education of educators: collegiality in reflection-action-reflection | Conferência CARN – Collaborative Action Research Network, Split, Croácia
(Split)
|
2019 | Supervisão e Investigação Praxeológica. Que relação? | Mestrado em Supervisão Pedagógica
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
|
2019 | Pedagogia e Sistema de Ensino | Seminário organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2019 | Pedagogia e Sistema de Ensino | Mesa Redonda - Pedagogia e Sistema de Ensino
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2018 | 'Supervisão e formação de professores' | 'O futuro da educação e dos educadores-professores'
Rede de desenvolvimento dos novos paradigmas em educação e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2018 | "A importância das transições: da educação pré-escolar ao 1.º ciclo do ensino básico" | III Encontro Internacionaal de Formação na Docência
Escola Superior de Educação do Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2018 | Analysing transformative ways of knowing and action in teacher education | CARN Collaborative Action Research Network
CARN (Manchester, Portugal)
|
2017 | As narrativas de formação como prática de auto e hétero Supervisão para a construção do saber profissional docente | Symposium POIO 2017. Recursos para un Prácticum de calidad.
REPPE (Pontevedra, Espanha)
|
2017 | Políticas Educativas em Portugal: Que desafios para a formação de professores? | 2º CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO COMPARADA
Sociedade Brasileira de Educação Comparada (João Pessoa, Brasil, Brasil)
|
2017 | Supervisão e colaboração docente | II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2016 | Os processos comunicacionais na formação profissional: perceção dos estagiários | 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança /Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal)
|
2016 | Estratégias de Supervisão Horizontal | Mestrado em Supervisão Pedagógica
Escola Superior de Educação /Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2016 | Transição Educativa entre Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico:perceção dos profissionais | Congresso spce - Fronteiras, diálogos e transições na Educação
spce (Viseu, Portugal)
|
2016 | A escuta da voz dos atores educativos nos processos de investigação e formação de professores | 4th International Congress of Education Sciences and Development
Grupo de investigação da Universidade de Granada ( Santiago de Compostela, Espanha)
|
2016 | Formação de professores pela investigação: que possibilidades de inovação educacional? | 4th International Congress of Education Sciences and Development
Grupo de investigação da Universidade de Granada (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2016 | Seminário da Prática de Ensino Supervisionada (Sempes2016) | A Investigação na Construção da Profissionalidade Docente
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016 | O relatório da prática profissional: testemunhos e perspetivas | A investigação na construção da profissionalidade docente-sempes2016
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Formación profesional de profesores: colaboración entre universidad y centros de práctica | Seminário de Formación del Profesorado - Intercambio Institucional
Universidade de Valencia (Valencia, Espanha)
|
2016 | Investigación praxeológica en educación | Seminário de Formación del Profesorado - Intercambio Institucional
Universidade de Valencia (Valencia, Espanha)
|
2015 | Conversas em educação: "Perspetivas e Práticas de Supervisão na Escola" | Inauguração do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches
Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches (Braga, Portugal)
|
2015 | "Um olhar na mudança de orientações para a formação de professores em Portugal" | Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos de Formação de Professores
Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2014 | Modelo de Relatório Final da PES na ESE do Porto | Apresentação do modelo de relatório final de PES da ESE Porto
ESE do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2014 | Supervisión horizontal. Qué posibilidades formativas? | II Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo
(Granada, Espanha)
|
2014 | Investigação e formação em contextos escolares: que possibilidades de mudança? | 6º Encontro do GT-PA. Pedagogia para a Autonomia - Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis.
Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2014 | Investigar na Prática de Ensino Supervisionada | Seminário "Investigar e escrever para a construção da profissão docente".
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2014 | Supervisão horizontal. Que possibilidades de desenvolvimento dos atores de supervisão? |
ESE de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2013 | Percursos de formação profissional: Visões de um contexto. | Jornadas Pedagógicas - Supervisão, Liderança e Cultura Escolar.
Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE) (Odivelas, Portugal)
|
2013 | Escrita narrativa colaborativa: uma estratégia de aprendizagem com o outro. | Ciclo de palestras - Mestrado de Supervisão Pedagógica
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2013 | Investigação-ação colaborativa: estratégias de investigação e formação em supervisão. | Ciclo de seminários - Mestrado em Supervisão e Avaliação Escolar
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2012 | Reconstrução da formação de educadores e professores de educação básica: os desafios de Bolonha. |
(Portugal)
|
2011 | Investigação-acção colaborativa: estratégias de investigação e de formação. | Ciclo de palestras - Mestrado de Supervisão Pedagógica
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do castelo (Viana do castelo, Portugal)
|
2010 | A Investigação-Acção Colaborativa em Formação de Supervisores | Ciclo de Conferências - Mestrado de Supervisão Pedagógica
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2009 | Collaborative Narratives in the Professional of Teachers: From solitary to solidary writing. | ECER - European Conference on Educational Research.
Universidade de Viena (Viana de Áustria, Áustria)
|
2009 | Re/construct Processes of Pedagogical Supervision: An experience of professional training in the context of Eraly Childhood Education |
(Espanha)
|
2009 | Formação de supervisores: projectos de investigação-acção colaborativa. | Ciclo de palestras - Mestrado de Supervisão Pedagógica
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2008 | O Portfolio no desenvolvimento de competências reflexivas de (des)construção e (re)construção de processos supervisivos e pedagógicos. | Mestrado em Estudos da Criança - Integração curricular e inovação educativa
Instituto de Estudos da Criança (Braga, Portugal)
|
2008 | Narrativas escritas de reflexão dialogada na formação inicial: Uma estratégia facilitadora do desenvolvimento da autonomia | 4.º Ensontro GT-PA (Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia)
Instituto de Educação e Psicologia (Braga, Portugal)
|
2008 | Avaliação reguladora de processos de formação: as percepções dos estagiários sobre o uso das narrativas de reflexão colaborativa. | Colóquio CIDInE - O Processo de Bolonha: Desafios para a Supervisão.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2007 | La ricerca-azione come strategia di formazione nella pratica pedagogica. | Curso de Pós-graduação - Ensegnamento di Pedagogia Especial.
Universidade de Bolonha (Bolonha, Itália)
|
2007 | Prospective dell' Educazione Differenziata |
(Itália)
|
2003 | La investigación-acción como estrategia de aprendizaje en la práctica pedagógica |
(Espanha)
|
2003 | Supervisión y criterios de calidad para la formación de profesionales reflexivos |
(Espanha)
|
2001 | Analyse de la Formation des Encadrants | Reunião de investigadores do Institut Européenne pour le Développment des Potencialités de Tous les Enfants - IEDPE
IEDPE (Paris, França)
|
1999 | La profession d'encadrant: le place d'acompagnement régulateur des pratiques psico-pédagogique dans la définition de la profession |
(França)
|
1999 | Pre-service teacher education: a case of kindergarten teacher in Oporto Schcool of Education |
(Grécia)
|
1998/04/03 | Aprendizagens matemáticas e a valorização da pessoa | Baú da Matemática
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação (Valongo)
|
1998 | Aprendizagens matemáticas e a valorização da Pessoa |
(Portugal)
|
1998 | Projecto de investigação - Uma formação europeia para a formação e enquadramento da primeira infância |
(Portugal)
|
1997 | As aprendizagens no Pré-Escolar. Onde está a Matemática? |
(Portugal)
|
1991 | Uma Prática Crítica, Dinâmica e Integradora |
(Portugal)
|
1991 | O papel do professor de didáctica |
(Portugal)
|
1990 | A (des)articulação teoria-prática nos cursos de formação inicial |
(Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014 - 2014 | Possibilidades de Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico,
Orientador
|
Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Coordenação pedagógica, funções e desafios de Supervisão,
Orientador
|
Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Diferenciação Pedagógica: Um estudo no contexto do 1.º CEB
Orientador
|
Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | O papel da reflexão colaborativa entre pares na transformação das práticas.
Orientador
|
Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º Ciclo Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Supervisão dos processos pedagógicos e organizacionais na escola
Orientador
|
Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º Ciclo Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Estratégias de aproximação escola-família. Um estudo no contexto do 1.º CEB.
Orientador
|
Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º Ciclo Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Articulação e sequencialidade educativa na Educação Básica: um estudo nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo
do Ensino Básico
Orientador
|
Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Supervisão e Transformação das Práticas pelo Envolvimento dos Atores no Contexto do 1.º CEB
Orientador
|
Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Estratégias de transformação dos processos pedagógicos no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Estratégias de Auto Formação Profissional: Potencialidades de Aprendizagem e de Formação pelo Projeto Curricular Integrado
de Turma
Orientador
|
Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Supervisão Pedagógica dos Processos de Inclusão. Um estudo no contexto do 1º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Transformação de práticas no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades da observação por pares
Orientador
|
Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Supervisão Pedagógica: contributos para a transformação da profissionalidade docente
Orientador
|
Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Transformação das práticas docentes: contributos da formação contínua em Matemática
Orientador
|
Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Impacto do Desenvolvimento de Hábitos de Reflexão sobre as Práticas: Um caminho para a construção do Projecto Educativo de
Centro.
Orientador
|
Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º Ciclo Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Desenvolvimento da profissionalidade docente pela supervisão pedagógica na escola: um estudo no contexto do 1.º Ciclo
Orientador
|
Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Auto-formação e Desenvolvimento Profissional pela Supervisão da Prática Pedagógica.
Orientador
|
Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Contributos das Práticas Colaborativas de Reflexão em Contexto para a Transformação da Acção Docente.
Orientador
|
Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Relatório de Estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2010 - 2010 | Contributo da Supervisão para a Qualidade do Contexto Educativo.
Orientador
|
Supervisão e Coordenação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2009 - 2009 | O Lugar e o Não Lugar da Expressão Plástica /Artes Plásticas nos Projectos Curriculares e nas Acções dos Educadores.
Orientador
|
Comunicação Visual e Expressão Plástica (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/06/17 - Atual | Conferência - 'Currículos e Processos Formativos nos Cotidianos', proferida pela Profª Doutora Alexandra Garcia da Universidade
do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, integrada no ciclo de conferências associadas ao mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino
do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal. (2022/05/17)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2023/11/02 - 2023/11/04 | IV Congresso ESTREIADIALOGOS da Associação em Rede Internacional Lusófona de Investigação-ação Colaborativa:
Investigação-ação, identidade e emancipação profissional (2023/11/02 - 2023/11/04)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Associação em Rede Internacional Lusófona de Investigação-ação Colaborativa ESTREIADIALOGOS, Portugal |
2023/10/19 - 2023/10/20 | I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras (2023/10/19 - 2023/10/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/06/06 - 2022/06/06 | Study Day: investigação-ação e bem-estar em situações de vulnerabilidade
Evento científico organizado no âmbito da Rede Internacional Lusófona de Investigação-ação colaborativa - ESTREIADIALOGOS (2022/06/06)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2019/10/26 - 2019/10/27 | Colóquio CIDInE - Inovação em educação: balanços e perspetivas futuras.
O Colóquio Inovação em educação: balanços e perspetivas futuras inscreve-se nas atividades do CIDInE e pretende constituir-se
como um momento de reflexão sobre as questões que a inovação e a intervenção em educação levantam aos investigadores, formadores,
professores e outros profissionais de educação em sociedades cada vez mais complexas. (2019/10/26 - 2019/10/27)
Outro (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Seminário - O 1º ciclo do ensino básico: que identidade(s)? Currículo, práticas e formação docente. É sempre pertinente que
a instituição de formação, promotora do evento, realizasse um seminário que possibilitasse refletir e partilhar perspetivas
e investigações sobre o Currículo, as Práticas e a Identidade Docente, no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Seminário
dirigiu-se a todos que, de forma direta ou indireta, se relacionam com a formação destes profissionais docentes. (2019)
Seminário (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Porto International Conference on Research in Education 2019. À semelhança da edição anterior (Porto ICRE'17), o Porto ICRE'19
foi organizado pelo Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação, uma estrutura que
reúne investigadores/as de diferentes áreas inter-relacionadas do conhecimento que contribuem para o estudo abrangente e sistemático
da Educação. (2019 - 2019)
Conferência (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Centro de Investigação e Intervenção em Educação - inED, Portugal |
2018 - 2018 | Seminário - "O futuro da educação e dos educadores-professores"
O Seminário pretende reunir pessoas motivadas para refletir sobre a necessidade de desenvolver novos paradigmas de educação
que, ao longo da vida, possam contribuir para a formação, bem-estar e felicidade de cidadãos, capazes de se realizarem e contribuírem
para a realização dos outros.
(2018)
Seminário (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal Universidade do Porto, Faculdade de Engenharia, Portugal |
2017 - 2017 | 2.º Encontro Temático APL/ESE. Diálogos entre a Investigação e as Prática Educativas no Ensino das Línguas.
Propõe-se, para este II Encontro, o tema Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua, com o
objetivo de estimular o diálogo entre investigadores da Linguística e da Didática e educadores e professores dos 1.º e 2.º
Ciclos do Ensino Básico e efetivar a partilha de práticas e reflexões entre os intervenientes, promovendo formas de desenvolvimento
de competências e ao ensino da língua. (2017 - 2017)
Encontro (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2017 | Internacional Conference on Research in Education, Porto ICRE'17 A Conferência Porto ICRE'17 foi organizada pelo Centro
de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação, uma estrutura que reúne investigadores de diferentes
áreas interrelacionadas do conhecimento que contribuem para o estudo abrangente e sistemático da Educação. A Educação é um
processo central na vida dos seres humanos, tanto para os indivíduos, como para as sociedades. Como processo crucial e abrangente,
que ocorre ao longo da vida. (2017 - 2017)
Conferência (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2008 - 2008 | Colóquio CIDInE - "O processo de Bolonha: desafios para a Supervisão"
A realização do colóquio decorre da necessidade sentida pelas instituições de ensino superior, mas também de instituições
de outros níveis de ensino, de refletir sobre as questões, tensões e desafios que se colocam à formação dos estudantes, incluindo
a formação de professores, em resultado do Processo de Bolonha. Importa refletir o seu impacto nos discursos produzidos e
práticas desenvolvidas sobre os processos de supervisão, em contextos de formação inicial, especializada. (2008 - 2008)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2018 | 7º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa - CIAIQ2018
Congresso
|
7º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa - CIAIQ2018 |
2018 - 2018 | 'Ser educador-professor: o que é e pode vir a ser?'
Seminário
|
'O futuro da educação e dos educadores-profesores'
Rede de desenvolvimento dos novos paradigmas em educação e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto,
Portugal
|
2018 - 2018 | 6th International Congress of Educational Sciences and Development
Congresso
|
6th International Congress of Educational Sciences anda Development
Universiddae do Minho e Universidade de Granada, Portugal
|
2017 - 2017 | 6º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa - CIAIQ2017
Congresso
|
6º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa - CIAIQ2017
Universidades de Portugal, Brasil e Espanha., Espanha
|
2017 - 2017 | Congresso Internacional “O Tempo dos Professores
Congresso
|
Congresso Internacional “O Tempo dos Professores
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
|
2017 - 2017 | II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores
Outro
|
Ii Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Práticas Educativas e Supervisão Pedagógica
Encontro
|
1.º Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança /Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | The Continuing Relevance and Significance of a Pedagogy of Love | La continuada relevancia y significadode una Pedagogia del
Amor.
Conferência
|
O Futuro da Educação Pública
Edições Pedago e Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (spgl), Portugal
|
2016 - 2016 | Apresentação do livro - Freire e Educação – de ANTONIA DARDER
Conferência
|
Conferência - O Futuro da Educação Pública |
2016 - 2016 | Formação de professores pela investigação: que possibilidades de inovação educacional?
Simpósio
|
4th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada, Espanha
|
2016 - 2016 | 5.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2016)
Congresso
|
5.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2016) |
2015 - 2015 | Desafios Pedagógicos na Formação de Professores
Mesa-redonda
|
Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores
Instituto de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | 2.º Symposium inED
Simpósio
|
2.º Symposium inED
Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos de Formação de Professores
Outro
|
Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos de Formação de Professores
Instituto de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | 6.º Encontro GT-PA - Pedagogia para a Autonomia. Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis
Encontro
|
6.º Encontro GT-PA - Pedagogia para a Autonomia. Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Jornadas Pedagógicas - Supervisão, Liderança e Cultura de Escola
Outro
|
Jornadas Pedagógicas - Supervisão, Liderança e Cultura de Escola
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2013 - 2013 | IV Jornadas da Prática Pedagógica
Outro
|
IV Jornadas da Prática Pedagógica
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2012 - 2012 | III Encontro Nacional de Educação Básica
Encontro
|
III Encontro Nacional de Educação Básica
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2012 | Conference International EECERA 2012
Conferência
|
Conference International EECERA 2012
Instituto Politécnico do Porto e Associação Criança, Portugal
|
2011 - 2011 | Congresso Ibérico - Pedagogia para a Autonomia
Congresso
|
Congresso Ibérico, 5.º Encontro GT-PA - Pedagogia para a Autonomia
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Congresso Ibérico - Pedagogia para a Autonomia
Congresso
|
6º Entro GT-PA, Congresso Ibérico - Pedagogia para a Autonomia
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | IX Simpósio Internacional GEDEI
Simpósio
|
IX Simpósio Internacional GEDEI
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2009 - 2009 | IX Simpósio Internacional GEDEI. Pedagogias da Infância: a procura da participação
Simpósio
|
IX Simpósio Internacional GEDEI. Pedagogias da Infância: a procura da participação
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2009 - 2009 | II Congresso Internacional do CIDInE - Novos contextos de formação, pesquisa e mediação
Congresso
|
II Congresso Internacional do CIDInE - Novos contextos de formação, pesquisa e mediação
CIDInE da Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008 - 2008 | Colóquio CIDInE - O Processo de Bolonha: Desafios para a Supervisão
Outro
|
Colóquio CIDInE - O Processo de Bolonha: Desafios para a Supervisão
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2001 - 2001 | IX Encontro Nacional da APEI - A Educação de Infância na Viragem do Século
Encontro
|
IX Encontro Nacional da APEI - A Educação de Infância na Viragem do Século
APEI - Associação dos Profissionais de Educação de Infância, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/11/06 | Papel da supervisão pedagógica na (re)construção da disciplina de Formação Musical - um estudo de caso no estágio da formação
inicial de professores
Arguente principal
|
Luísa Santos Pais Vieira (Doutoramento) |
2015 | "Avaliação de desempenho docente: um caminho para a melhoria das práticas na educação de infância" | Sofia Salgado Alves da Mota (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Diferenciação pedagógica: Um estudo de caso no 1.º CEB | Joana Alexandra Sousa Tavares Guimarães (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 | Coordenação pedagógica, funções e desafios de Supervisão. | Juliana Manuela Rangel da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 | Possibilidades de Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Cândida Maria Almeida Borges (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 | O papel do lúdico no âmbito de uma pedagogia participativa: relato de uma investigação-ação | Isabel Maria Teixeira Dias Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 | Entre a oposição e a negociação: Um projeto de investigação-ação sobre o papel do adulto na prevenção e mediação de conflitos entre pares na infância | Maria Luísa Albuquerque Claro Oliveira Dessa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | Diferenciação pedagógica na educação em línguas: uma experiência num curso profissional | Ana Cristina de Miranda Abreu Coutinho Brandão Pereira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | Do "Imposto" ao Gosto - o impacto do Plano Individual sobre o desenvolvimento profissional dos Educadores de Infância - um estudo de Investigação-Ação. | Paula Cristina Campos Rodrigues Mendes Plácido (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2013 | Supervisão pedagógica e acompanhamento da prática letiva em sala de aula. | Margarida Isabel Carneiro Fernandes Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | Supervisão dos processos pedagógicos e organizacionais na escola | Maria Isabel Ribeiro da Costa Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | O papel da reflexão colaborativa entre pares na transformação das práticas | Eduarda Maria Prudente Jesus Fontes de Morais (Mestrado) |
2013 | Estratégias de aproximação escola-família. Um estudo no conyexto do 1.º CEB | Isabel Maria de Castro Abreu Pereira (Mestrado) |
2012 | Articulação entre Profissionais de Educação Pré-Escolar e Professores do 1.º CEB: A experimentação, colaboração e reflexão enquanto estratégias mediadoras da aproximação entre ciclos | Ângela da Conceição Pinto Robles (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | O portefólio como estratégia de avaliação alternativa na Educação de Infância: Auto e heteroformação na desconstrução de conceções e práticas | Rosa Maria Moura da Rocha Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | O impacto dos exercícios de dinâmicas de grupo em contexto de formação de jovens | Sofia Isabel Marques da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | A Dimensão Socioafectiva na Aprendizagem da Língua Estrangeira: um Estudo de Representações de Alunos de Inglês no Ensino Secundário | Maria Fernnada Baptista Carneiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Cursos de Educação e Formação. Que Pedagogia? As vozes dos actores educativos. | Ercília Maria Leão da Silva Machado (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | A autorregulação da aprendizagem do Inglês - Um estudo de caso com recurso ao e-portefólio | Manuela da Conceição Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Escola inclusiva e "A TurmaMais" - Em busca do arco-íris na educação em línguas estrangeiras (Inglês) | Florência da Silva Ferreira de Castro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Escrita de uma Narrativa e Atividade Experimental num Contexto Interdisciplinar | Francisco Manuel Pereira da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Rochas e Minerais: Estudo e conceção de atividades práticas de Geologia para o 3.º ano do Ensino Básico | Susana Antónia Ferreira Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Explorar os estados físicos da matéria no caso dos metais. | Aurélia Judite Pereira da Graça (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Educação de Infância como Tempo Fundador. Repensar a Formação de Educadores para uma acção educativa integrada. | Maria Angelina Sanches (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | Supervisão e Transformação de Práticas de Auto Formação Profissional | Arminda Maria Moreira Martins (Mestrado) |
2012 | Articulação e sequencialidade educativa na Educação Básica: um estudo nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB | Alice Maria Moreira Martins (Mestrado) |
2012 | Estratégias de transformação dos processos pedagógicos no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Maria da Conceição Fangueiro Postiga (Mestrado) |
2012 | Estratégias de Auto Formação Profissional: Potencialidades de Aprendizagem e de Formação pelo Projeto Curricular Integrado de Turma | Dinis Branco Correia (Mestrado) |
2012 | Supervisão Pedagógica dos Processos de Inclusão. Um estudo no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico | António Jorge da Costa Pinheiro (Mestrado) |
2012 | Transformação de Práticas no Contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico: possibilidades de observação por pares | Mónica Alexandra Miranda Moreira Rodrigues (Mestrado) |
2012 | Supervisão Pedagógica: contributos para a formação da profissionalidade docente | Neuza Margarida Ferreira Pinto (Mestrado) |
2012 | Transformação das práticas docentes: contributos da formação contínua em Matemática | Paula Cristina Salvador Costa Lopes (Mestrado) |
2011 | "Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias" e a Supervisão Pedagógica: um estudo sobre avaliação da qualidade na Educação Pré-Escolar | Susana Celeste seabra Monteiro Esteves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | O Impacto Percebido da Reflexão Colaborativa na Reconstrução de Práticas em Contexto de Creche. | Tânia Maria Meireles Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Práticas reflexivas e Supervisão de pares: o recurso a um diário colaborativo. | Maria Jesus Rocha Costa de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2011 | Auto-formação e Desenvolvimento Profissional pela Supervisão da Prática Pedagógica | Lídia Arlete de Carvalho Teixeira (Mestrado) |
2011 | Contributos das Práticas Colaborativas de Reflexão em Contexto para a Transformação da Acção Docente | Lúcia da Conceição Costa Toga Machado Soares (Mestrado) |
2011 | Desenvolvimento da Profissionalidade Docente pela Supervisão Pedagógica na Escola: Um estudo no contexto do 1.º CEB | Sílvia Joana Rebelo Mendes (Mestrado) |
2011 | O Impacto do Desenvolvimento de Hábitos de Reflexão sobre as Práticas: Um caminho para a construção do Projeto Educativo de Centro | Isa Cristina Tato Brito da Costa (Mestrado) |
2011 | Dessalinizar Água do Mar na Aula de Ciências da Natureza | Paulo Renato Ribeiro da Silva (Mestrado) |
2011 | A Microbiologia e a Conservação dos Alimentos: Uma AbordagemExperimental das Ciências numa Turma de 6.º ano da Escola E.B. 2,3 Passos José | Diana Seabra da Silva Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | O Papel das Actividades Experimentais e das Atitudes Auto-Reflexivas na Análise dos Hábitos Alimentares dos Alunos: Estudo de Caso numa Turma do 6.º ano | Maria Manuela de Sousa Monteiro de Queirós (Mestrado) |
2010 | Desenvolvendo um Projecto Curricular Integrado no Jardim de Infância: Um processo partilhado de construção de conhecimento | Maria da Conceição Dias de Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | Contributo da Supervisão para a Qualidade do Contexto Educativo | Maria Emília Alves Santos (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2009 | A superVisão Colaborativa no Ensino do Inglês no 1.º CEB | Ângela Sofia de Lacerda e Vasconcelos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | O Processo de Reconhecimento, validação e Certificação de Competências | Raquel Celina Lira de Mendonça (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | A Componente de Apoio à Família no Pré-Escolar na rede pública. | Ana Paula Amorim da Silva (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2009 | O Lugar e o Não Lugar da Expressão Plástica/Artes Plásticas nos Projectos Curricualres e nas Acções dos Educadores | Ana Isabel Gameiro Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021 - Atual | 10º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa | Modo virtual |
2023/11/02 - 2023/11/04 | IV Congresso da Associação em Rede Internacional Lusófona de Investigação-ação Colaborativa ESTREIADIALOGOS | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação |
2023/07/11 - 2023/07/13 | 12º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, CIAIQ2023 | Lisboa |
2022/07/12 - 2022/07/15 | 11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, CIAIQ2022 | Faculdade de Ciências da Universidade da Corunha, Espanha |
2021/11/22 - 2021/11/25 | 3º Congresso Bienal da Rede Lusófona de Investigação-Ação Colaborativa, EstreiaDiálogos: Interfaces entre a pesquisa-ação e as lutas sociais na atualidade | Universidade do Espírito Santo, Brasil |
2021 - 2021 | I N W 2 1 C O N F EREN C E - I N T E R C U LT U R A L W E E K | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação |
2021 - 2021 | III Congresso Bienal da Rede Lusófona de Investigação-Ação Colaborativa EstreiaDiálogos. Interfaces entre a pesquisa-ação e as lutas sociais na atualidade | Espírito Santo, Brasil |
2020 - 2020 | 9º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa | Modo virtual |
2019 - 2019 | Colóquio - Inovação em Educação: balanços e perspetivas futuras, organizado pelo CIDInE, | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
2019 - 2019 | I Encontro Nacional (I ENFL) - Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
2019 - 2019 | 2º Congresso Bienal da Rede Lusófona Estreiadiálogos, Investigação, Ação e cidadania: Diálogos e Desafios | Universidade do Minho |
2019 - 2019 | 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, CIAIQ 2019; | Congresso realizado online. |
2018 - 2018 | Congresso Internacional - "O tempo dos professores". | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto |
2017 - 2017 | 6th International Congress of Educational Sciences anda Development, | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal |
2017 - 2017 | II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores | Universidade do Minho |
2017 - 2017 | 6º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa - CIAIQ2017; | Universidade de Salamanca |
2016 - 2016 | 5.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2016 | Universidade Lusófona do Porto |
2015 - 2015 | I Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos de Formação de Professores | Universidade do Minho |
2014 - 2014 | 6.º Encontro GT-PA - Pedagogia para a Autonomia. Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis, | Universidade do Minho |
2013 - 2013 | IV Jornadas da Prática Pedagógica | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança |
2013 - 2013 | Jornadas Pedagógicas - Supervisão, Liderança e Cultura de Escola | Instituto Superior de Ciências Educativas |
2013 - 2013 | III Encontro Nacional de Educação Básica | Universidade de Aveiro |
2012 - 2012 | Conference International EECERA 2012 | Instituto Politécnico do Porto |
2011 - 2011 | Congresso Ibérico - Pedagogia para a Autonomia | Universidade do Minho |
2009 - 2009 | IX Simpósio Internacional GEDEI, | Instituto Politécnico do Porto |
2008 - 2008 | Colóquio CIDInE - O Processo de Bolonha: Desafios para a Supervisão, | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019 - Atual | Revista EstreiaDiálogos ( ISSN 2183-8402) | |
2017 - Atual | Revista Internacional de Formação de Professores | |
2016 - Atual | Revista Portuguesa de Educação (doi:10.21814/rpe.101) | |
2009 - Atual | International Journal of Learning, Teaching and Educational Research (https://doi.org/10.2) | |
2007 - 2017 | Revista - L'emozione di conoscere e il desidero di esistire |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2018 - Atual | Perita da Agência de Avaliação e de Acreditação do Ensino Superior - A3ES
Avaliador
|
||
2014 - Atual | Membro da comissão de auto-avaliação do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar | Instituto Politécnico do Porto, Portugal | |
2011 - 2014 | Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho Docente da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto | Instituto Politécnico do Porto, Portugal | |
1997 - 1997 | Membro da Comissão de auto-avaliação do curso de Bacharelato em Educadores de Infância | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2015 - 2022 | Prática Educativa Supervisionada | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2011 - 2022 | Metodologias Específicas de Educação de Infância | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2020 | Análise de Contextos e Práticas Profissionais | (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2020 | Oficina de Animação com Crianças e Jovens | (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2017 | Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional Docente | (Curso médio) | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2015 | Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional Docente | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2009/09 - 2014/06 | Supervisão Pedagógica | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2009/09 - 2014/06 | Projecto Curricular Integrado | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2009/09 - 2014/06 | Investigação em Supervisão Pedagógica | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2009/09 - 2014/06 | Projecto Curricular Integrado na Educação | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2009/09 - 2014/06 | Projecto em Supervisão Pedagógica | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2014 - 2014 | Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2009 - 2012 | Investigação em Educação | Mestrado em Educação Pré-Escolar; Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico; Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Matemática e Ciências do 2º CEB e Mestrado em Ensino do 1º CEB e História e Geografia do 2º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2009/09 - 2011/06 | Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal |
2005 - 2005 | Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2003 - 2003 | A Supervisão Pedagógica na Formação de Professores | Especialização (Curso médio) | |
2002 - 2002 | A Formação Reflexiva de Supervisores | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2002 - 2002 | Supervisão | Especialização (Curso médio) | |
2001 - 2001 | A Formação Reflexiva de Supervisores | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1999/09 - 2000/06 | Projeto e Acompanhamento de Projeto | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1999/09 - 2000/06 | Supervisão de estágios | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2000 - 2000 | Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2000 - 2000 | A Formação Reflexiva de Supervisores | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1998/09 - 1999/06 | Metodologias de Educação de Infância II | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1998/09 - 1999/06 | Metodologias de Educação de Infância III | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1998/09 - 1999/06 | Projecto | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1998/09 - 1999/06 | Metdodologias de Educação de Infância II | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1998/09 - 1999/06 | Seminário de Acompanhamento de Projectos | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1998/09 - 1999/06 | Supervisão de estágios | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1998/09 - 1999/06 | Projeto | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1998/09 - 1999/06 | Seminário de Acompanhamento de Projetos | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1999 - 1999 | A Formação de supervisores, Educadores Cooperantes Reflexivos | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1998 - 1998 | Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1997 - 1997 | Orientações Curriculares para Educação Pré-Escolar | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1995/09 - 1996/06 | Avaliação | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1995/09 - 1996/06 | Seminário - Expressão Verbal | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1995/09 - 1996/06 | Seminário I - Integração | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1995/09 - 1996/06 | Trabalho de Projecto | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1995/09 - 1996/06 | Supervisão de estágios | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1996 - 1996 | Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1992/09 - 1995/06 | Trabalho de Projecto | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1992/09 - 1995/06 | Seminário II - Actividade Lúdica | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1992/09 - 1995/06 | Seminário I - Integração | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1992/09 - 1995/06 | Supervisão de estágios | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1995 - 1995 | A leitura e a escrita no Jardim de Infância | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1994 - 1994 | A leitura e a escrita no Jardim de Infância | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1993 - 1993 | Intervenção Precoce e Práticas Educativas em Creche | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1989/01 - 1992/06 | Trabalho de Projecto | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1989/01 - 1992/06 | Supervisão de estágios | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1992 - 1992 | Estudos sobre creche | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1991 - 1991 | Diferentes leituras em diferentes períodos da vida | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1990 - 1990 | A leitura e a escrita no Jardim de Infância | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1990 - 1990 | Projecto Educativo | Aperfeiçoamento (Curso médio) |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021 - Atual | Associação em Rede Internacional da lusofonia - EstreiaDiálogos, ligada à Collaborative Action Research Network - CARN | Presidente da direção |
2018 - Atual | Associação em Rede - Desenvolvimento dos Novos Paradigmas em Educação | Membro |
2016 - Atual | APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância | Membro |
2012/01 - Atual | inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação | Investigadora integrada |
2000 - Atual | CIDInE - Cenro de Investigação, Difusão e Intevenção na Educação | Membro |
1998 - Atual | IEDPE - Institut Européenne pour le Développement des Potentialités de Tous les Enfants | Membro |
1998 - Atual | GT-PA - Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia | |
2019 - 2021 | Associação em Rede Internacional da lusofonia - EstreiaDiálogos, ligada à Collaborative Action Research Network - CARN | Membro da direção |
2007/10 - 2012/12 | CIEd - Centro de Investigação em Educação | Investigadora colaboradora |
1996 - 2005 | GEDEI - Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância | Membro |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015/09 - Atual | Membro da Comissão do Curso Técnico Superior Profissional em Acompanhamento de Crianças e Jovens
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2010/09 - Atual | Membro de Comissão de curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2001/06 - Atual | Membro do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do IPP
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2001/09 - 2007/09 | Membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico da Escola Superior de Educação | IPP
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1991/04 - 1992/04 | Membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação |IPP
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Membro do Júri do Concurso para Professor Adjunto Área disciplinar de Pedagogia, subárea Educação de Infância | Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - Atual | Membro do júri de provas para atribuição do título de especialista na área de Formação de Professores /Formadores e Ciências da Educação. | Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/07/28 - 2023/07/28 | Membro da Comissão Examinadora da Defesa do Projeto de Dissertação de Mestrado de Letícia Soares Fernandes intitulado: “ESTUDO COMPARADO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM PESQUISA-AÇÃO NA INTERFACE COM A FORMAÇÃO CONTINUADA E A INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL E EM PORTUGAL” | Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil, Brasil |