Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Armando Paulo Ferreira Loureiro
Nomes de citação
- Loureiro, Armando Paulo Ferreira
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 771E-02DB-BE3A
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2000 - 2006
Concluído
|
Educational Sciences (Doktor (PhD))
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"O Trabalho, o conhecimento, os saberes e as aprendizagens dos técnicos de educação de adultos nua ONGDL - Contribuições etnográficas
para uma renovação da sociologia da educação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e Louvor |
1996 - 1999
Concluído
|
Rural development tools and techniques (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"A Universidade e o apoio à comunidade: o caso da UTAD" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
very good |
1988 - 1992
Concluído
|
Sociology (Graduado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
14 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/03/08 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1999/01 - 2006/11 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/05/20 - Atual | Course Coordinator: Master's Degree in Educational Sciences | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2021/06/30 - Atual | Presidente do Conselho Pedagógico | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal | ||
2017/03 - 2021/04 | Director of the Department of Education and Psychology | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2013/05 - 2017/03 | Course Coordinator: Master's Degree in Educational Sciences | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2013 - 2017 | Member of the ECHS Pedagogical Council | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2012/03 - 2013/05 | Vice-Coordinator of Course: Doctorate in Educational Sciences (at UTAD) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2010/12 - 2013 | Vice-President of UTAD's School of Humanities and Social Sciences between 2010 and 2013 | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1996/09 - 1999/06 | Other Situation (University Lecturer) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1992/10 - 1996/09 | Other Situation (University Lecturer) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/12/20 - 2033/12/19 | The chrysalis and the butterfly_ Autobiographical paths of penitentiary pedagogy
KA204-E07D9F33
Investigador
|
Concluído
|
2024/01/02 - 2027/01/03 | LINEup - Longitudinal data for INequalities in Education
101132455
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Em curso
|
2023/12/22 - 2025/09/30 | Pathways for Change: Recognising Erasmus+ as a Tool for Resocialisation in European Correctional Institutions
2023-3-MK01-KA210-YOU-000171172
Investigador
|
Em curso
|
2020/01/01 - 2022/07/15 | GROW:UP - Growing Up in Portugal's Border Regions: Young People, Educational Paths and Agendas
PTDC/CED-EDG/29943/2017
Investigador
CIIE/Universidade do Porto, Portugal
|
Concluído
|
2018 - 2021 | DigP-SEM - Digital platforms in the educational management of school clusters
PTDC/CED-EDG/29069/2017
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2016 - 2019 | Adult education and local development
PROEXT 2016 nº 01/2016 Programa de Extensão Universitária MEC/ SESu – Linha Temática nº 1: Educação. Subtema: Educação de
Jovens e Adultos/Brasil
Outra
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Brasil
|
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015 - Atual | Inventory of Problems Affecting Student-Teacher Communication in the Classroom
089/2014
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Em curso
|
2016/05 - 2019/05 | Eduplaces
FCT
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Em curso
|
2012 - 2014 | Reintroduction Upon Rural Agricultural Lands of Innovative Training for Entrepreneurs on Return
F523D515
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
2010/01 - 2013/12 | Knowledge, Autonomy and Reflexivity in Professional Work in the Third Sector (SARTPRO)
PTDC/CS-SOC/098459/2008
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
2010 - 2013 | Networking in education? Discourses and strategies of local authorities on school success and dropout rates
PTDC/CPE-CED/104460/2008
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
2007/01 - 2007/12 | Study on the participatory development of Training Master Plans: Baixo Tâmega
PORN
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
2007/01 - 2007 | A bridge between the countryside and the city
POEFDS
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
2001 - 2004 | REPROFOR -Recontextualização Profissional da Formação
Fundação Calouste Gulbenkian
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
1997 - 1998 | From Takers to Creators of Jobs
Projecto SOCRATES
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2016 | Educação de adultos escolar: ter em conta o que está para lá dos muros da escola para ser agente de mudança e igualdade social | XII Seminário Analitico Internacional de Temas Interdisciplinares/IV Seminário de Pesquisa Inovadora na/para Formação de Professores
LAGARES (Campina Grande, Brasil)
|
2014 | Educação bancária versus educação libertadora: abordagem freiriana numa perspectiva social para a educação brasileira | XII Congresso da SPCE
UTAD/SPCC (Vila Real, Portugal)
|
2014 | A formação docente para atuar na EJA no Brasil: questões e desafios | XII Congresso da SPCE
UTAD/SPCC (Vila Real, Portugal)
|
2014 | Local Education Authorities and School Agents: Perspectives on School Disengagement and Networking | European Conference on Educational Research 2014: The Past, Present and Future of Educational Research in Europe
FEUP and FPCEUP (Porto, Portugal)
|
2014 | Developing Local Governance Networks: The Discourse of Political and School Leaders on the Challenges of Identities, Priorities and Constraints |
(Portugal)
|
2013 | School Achievement and Equity: Perspectives from Local Authorities, School Teachers and Principals | ECER – The European Conference on Educational Research, Istambul
(Istambul, Turquia)
|
2013 | The emergence of new actors in the education local spaces in Portugal: partnerships between schools, local authorities and the community | ECER 2013 – The European Conference on Educational Research, Istambul.
(Istambul, Turquia)
|
2013 | Potencialidades educativas não formais e informais dos contextos de trabalho: reflexões a partir de alguns dados empíricos | I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação. III Encontro de Sociologia da Educação: O Não-Formal e o Informal
em Educação – Centralidades e Periferias
Departamento de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho/Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa
de Sociologia/Asociación de Sociología de la Educación (Espanha) (Braga, Portugal)
|
2013 | Aprendizagem ao Longo da Vida - metodologias, estratégias e impacto ao nível da inserção social, profissional e ocupacional da população sénior | IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA EUROPEIA PARA A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PORTUGAL - WORKSHOP
ANQEP (Matosinhos, Portugal)
|
2013 | A Universidade sénior como espaço de aprendizagem, socialização e envelhecimento ativo: uma reflexão teórica e prática | I Congresso Internacional Animação Sociocultural, Gerontologia e Geriatria: A intervenção social, cultural e educativa na
Terceira idade
Intervenção/Associação para a Promoção e Divulgação Cultura (Biticas, Portugal)
|
2013 | Vereadores e técnicos de educação: em torno da promoção do sucesso escolar |
(Portugal)
|
2013 | Docentes, Autarquias e comunidade: em busca de uma articulação | 5º Colóquio Internacional Outros Sentidos para Novas Cidadanias: Trabalhar em Rede para o Sucesso Escolar/Autarquias, Educação
e Desenvolviment
CIIE da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012 | Formação académica em ciências humanas e sociais e trabalho no terceiro sector: opiniões dos graduados | XIX Colóquio da AFIRSE - "Revisitar os Estudos Curriculares - Onde estamos e para onde vamos?
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Projeto «Trabalhar em rede na educação: Discursos e estratégias do poder autárquico em torno do sucesso e abandono escolares»”. | Fórum de Investigação em Ciências e Políticas de Educação
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012 | A educação partilhada: a perspectiva dos técnicos autárquicos da área da educação | VII Congresso Português de Sociologia – Sociedade, Crise e Reconfigurações
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012 | Trabalhar em rede na Educação? Discursos e estratégias do poder autárquico em torno do sucesso e abandono escolares | VII Congresso Português de Sociologia - Sociedade, Crise e Reconfigurações
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012 | Local Authorities, Education and School Achievement. Networking as ‘best practice’ | European Conference on Education Research 2012 – EERA Network 14 Communities and their Schools
Universidad de Cádiz (Cádiz, Espanha)
|
2012 | As comunidades de prática/aprendizagem como contextos marcantes de educação permanente e de desenvolvimento profissional: o caso dos professores | Jornadas Pedagógicas “O professor faz a diferença no desempenho escolar
UTAD (Vila real, Portugal)
|
2012 | Sociologia na formação dos profissionais de educação no século XXI |
Instituto Superior de Educação Ibituruna (ISEIB) e Faculdade de Ciências Gerenciais e Empreendedorismo (FACIGE) (Montes Claros, Brasil)
|
2012 | Educação e Formação de Adultos |
(Montes Claros, Brasil)
|
2011 | Sociologia da Educação: Novos territórios e agentes educativos | |
2011 | Building local networking in education? Decision-makers discourses on school achievement and drop-out in Portugal | European Conference on Education Research 2011 – Urban Education
EERA/ Friei Universität Berlin (Berlin, Alemanha)
|
2011 | Práticas de Educação e Formação de Adultos no Seio das Associações de Desenvolvimento Local | III Jornadas de Educação e Formação de Adultos em políticas, práticas e investigação
GEEFU/FPCE da Universidade de Coimbra, Chaire de Formation des Adultes e Conservatoire National des Arts et Métiers/Paris (Coimbra, Portugal)
|
2011 | Análise da Acção e dos Saberes de uma Equipa de Técnicos de um Centro de Educação e Formação de Adultos | III Jornadas de Educação e Formação de Adultos em políticas, práticas e investigação
GEEFU/FPCE da Universidade de Coimbra, Chaire de Formation des Adultes e Conservatoire National des Arts et Métiers/Paris (Coimbra, Portugal)
|
2011 | Academic education and expectations related with professional trajectories of highly qualified technicians in the Third Sector | ESREA Access, Learning Careers and Identities Network Conference - Transitions and Identity in Learning Life
University of Aveiro, ESREA (Aveiro, Portugal)
|
2010 | A sociologia da educação e os currículos: o caso dos cursos de educação e formação de adultos | |
2010 | Liderança e supervisão pedagógica na escola actual | III Congresso Luso-Brasileiro de Educação Física, Desporto e Lazer |
2010 | A importância da educação de adultos no desenvolvimento local | III Ciclo de Conferências: A Educação e Formação de Adultos em Contexto Prisional. Qualificar para Inserir
Agrupamento de Escolas Augusto Moreno/Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (EPR de Bragança) (Bragança, Portugal)
|
2009 | Educação e Formação de Adultos: Reconhecimento, validação e certificação de competências | Palestra Educação e Formação de Adultos
ESB3 Fernão Magalhães (Chaves, Portugal)
|
2009 | Educação de Adultos nas Associações Locais | Do Universo Escolar às Dinâmicas Sócio-Educativas Locais – Valores e Compromissos
Câmara Municipal de Esposende (Esposende, Portugal)
|
2008 | A metodologia etnográfica do conhecimento profissional: o contexto de trabalho dos técnicos dos programas de educação de adultos | |
2008 | Dinâmicas Associativas em Territórios Rurais: o caso de Tondela | VII Colóquio Ibérico de Estudos Rurais (VII CIER) – Cultura, Inovação e Território
(Coimbra)
|
2008 | A “arte” de perguntar a partir da observação | XI Seminário ASPTI/Workshop NECP
UTAD (Vila Real, Portugal)
|
2008 | As associações de desenvolvimento local como agências educativas de adultos | II Colóquio de Educação de Adultos e Animação Comunitária: Olhares cruzados
UTAD (Chaves, Portugal)
|
2007 | O trabalho e o uso do conhecimento em técnicos de educação de adultos | IV Congreso Astur-Galaico de Socioloxía – A socioloxía e os novos retos
Universidade da Coruña/Faculdade de Socioloxía (Corunha)
|
2007 | Análise etnográfica do trabalho dos técnicos de educação de adultos de uma associação de desenvolvimento local | Congresso Educação e Democracia: representações sociais, práticas educativas e cidadania
Universidade de Aveiro (Aveiro)
|
2007 | The use of the official pedagogical discourse by education agents in the context of NGO`s work | 2007 Active Democratic Citizenship and Adult Learning Network Seminar
UEA/ESREA (Braga)
|
2007 | A educação de adultos em contexto de desenvolvimento local: um estudo a norte de Portugal | II Congreso Iberoamericano de Pedagogia Social
(Espanha)
|
2007 | Os técnicos dos programas de educação de adultos: uma análise etnográfica | I Colóquio Internacional sobre Educação, Trabalho e Conhecimento em Grupos Profissionais (GP _etc) – X Seminário ASPTI
ISSSP, CIIE (Porto, Portugal)
|
2001 | Educação de Adultos, Sociologia da Educação e trabalho profissional – pistas para um estudo comparativo entre associações de desenvolvimento local | IV Seminário ASPTI: Análise Social das Profissões em Trabalho Técnico-Intelectual
UTAD (Vila Real, Portugal)
|
2001 | As Práticas de Educação de Adultos no Contexto do Desenvolvimento Local: para uma análise do uso do conhecimento abstracto pelos profissionais das associações de desenvolvimento local. Um estudo comparativo de casos | 1º Congresso de Estudos Rurais: Território, Sociedade e Política
UTAD (Vila Real)
|
2000 | Actividades de extensão e instituições públicas: o que tem o ensino superior a dizer-nos acerca da modernização da gestão? | 2º Encontro ina: Moderna gestão pública - dos meios aos resultados
(Lisboa, Portugal)
|
1994 | A Educação em Meio Rural - Que Futuro? Educação Pré-Escolar Itinerante, uma Experiência em Parceria | II Congresso Internacional Perspectivas da Educação para o ano 2000
UTAD
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - Atual | A direção de turma e a supervisão como momentos de educação permanente e de desenvolvimento profissional
Orientador
|
Ciências da Educação - Supervisão Peadgógica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - Atual | Supervisão e orientação pedagógica em educação fica e desporto
Coorientador
|
|
2013 - Atual | A educação física como estratégia de combate ao insucesso escolar: A perspectiva dos professores de uma Escola Secundária
do Concelho de Vila Real
Orientador
|
|
2012 - Atual | O contributo da Educação Física no combate ao insucesso escolar: A perpectiva de professores de uma escola básica e secundária
do Concelho de Celorico de Basto
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - Atual | Acção Supervisora: O Papel do Supervisor no Trabalho com Crianças com DAE/Dislexia
Orientador
|
|
2010 - Atual | Maria da Glória Gonçalves de Almeida | |
2019/09/17 - 2023/06/22 | O FORMADOR DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS NAS PRISÕES PORTUGUESAS – UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E A CONSTRUÇÃO
DO SABER PROFISSIONAL
Orientador de Nuno Manuel Oliveira Ribeiro
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019/09/18 - 2022/07/04 | A RELAÇÃO ENTRE INDISCIPlINA E INSUCESSO ESCOLAR/ACADÉMICO DOS ALUNOS, UM ESTUDO SOBRE UMA ESCOLA DE FORTALEZA- CEARÁ- BRASIL
Orientador de Jacira Medeiros de Camelo
|
Ciências da Educação (Doutoramento) |
2016/09/17 - 2019/07/01 | Os efeitos da indisciplina no rendimento escolar: o olhar dos alunos”. Aprovada com muito bom, 1 de julho, 2019.
Orientador de António Manuel Rodrigues Pinto Moreira
|
Ciências da Educação (Doutoramento) |
2016/09/17 - 2019/01/16 | Educação de jovens e adultos e desenvolvimento local no contexto de comunidades quilombolas do norte do Estado do Espírito
Santo – Brasil
Orientador de Luciane Serrate Pacheco Bacheti
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 - 2017 | Desenvolvimento Profissional no Início de Carreira de Docentes do ensino de História: da Academia à realidade
Orientador
|
|
2017 - 2017 | Estudo sobre as iniciativas das políticas públicas para a educação de jovens e adultos no Brasil a partir dos anos 1960
Orientador
|
|
2017 - 2017 | A educação e formação de adultos na construção de uma saber de um saber profissional docente em contexto prisional
Orientador
|
|
2017 - 2017 | AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES – EMPRETEC NA VIDA PROFISSIONAL DOS EMPRETECOS FORMADOS NO
SEBRAE/RECIFE
Orientador
|
|
2017 - 2017 | A TRILHA SE FAZ CAMINHANDO: GESTÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM ÁREA DE EXCLUSÃO SOCIAL NA AMAZÓNIA
Coorientador
|
|
2016 - 2016 | Formação Contínua de Professores: um estudo sobre o abandono de participantes do Plano Nacional de Formação de Professores
no interior da Amazônia
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 - 2016 | Formação continuada do professor da área da saúde do ensino superior: conhecimento, competência e atitudes. O estudo do caso
de uma faculdade do interior do Ceará
Orientador
|
|
2016 - 2016 | O uso de plataformas digitais como forma de aprendizagem permanente e sua associação à empregabilidade no mundo corporativo
bancário: um estudo de caso sobre a plataforma digital caminhos e escolhas
Coorientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Comunicação e Tecnologia Educativas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 - 2016 | O diretor de turma. Ação colaborativa numa estrutura de supervisão pedagógica intermédia
Orientador
|
Ciências da Educação - Supervisão Peadgógica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 - 2016 | Contextos diferenciados de supervisão. Reflexão sobre os seus contributos no desenvolvimento profissional
Coorientador
|
Ciências da Educação - Supervisão Peadgógica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 - 2016 | A motivação e a aprendizagem do inglês, como língua estrangeira, do aluno adulto
Orientador
|
Ciências da Educação-Especialização em Educação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 - 2016 | construção de identidades em contexto de exclusão social: estudo de caso com jovens e adultos afrodescendentes, no processo
ensino-aprendizagem de língua inglesa, em escola noturna da zona rural
Orientador
|
|
2016 - 2016 | GESTÃO DE CONFLITOS E COMBATE ÀS MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BARCARENA – PARÁ - BRASIL
Coorientador
|
|
2015 - 2015 | A docência da educação de jovens e adultos: um processo de construção identitária
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | Gestão Democrática Escolar e Formação Continuada: Concepções dos membros do colegiado de uma escola estadual em Montes Claros-MG
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | A formação profissional no polo de uma Universidade Aberta do Brasil no estado do Maranhão
Orientador
|
Ciências da Educação-Especialização em Educação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | Supervisão Pedagógica e sua contribuição na avaliação: um estudo de caso de uma escola pública do ensino fundamental de Nina
Rodrigues – Maranhão
Orientador
|
Ciências da Educação - Supervisão Peadgógica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | A info-exclusão e info-inclusão do Idoso nas tecnologias de informação e comunicação – São Paulo
Coorientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Comunicação e Tecnologia Educativas (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | Aprendizagem de adultos e uso de substâncias psicoativas: estudo de caso de uma Comunidade Terapêutica
Orientador
|
Ciências da Educação-Especialização em Educação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2015 | O reflexo da formação, dos conhecimentos e das aprendizagens adquiridas pelo formador de adultos para o desempenho do seu
papel
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Conhecimentos, saberes e Dimensões Formativas dos Educadores de Pessoas Idosas: Um estudo numa Universidade Aberta à Terceira
Idade no Estado da Bahia
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2014 | O docente principiante no ensino recorrente e o supervisor pedagógico
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Revalidação de competências: aproximação exploratória à análise dos seus efeitos
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A política e as políticas de educação de adultos em Portugal – Transições na Era Pós-Moderna. Novas Oportunidades: percepções
de uma equipa técnico-pedagógica
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Síndrome de burnout ou job engagement? Estudo de um centro de formação do concelho de Lamego
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Os Saberes e as Aprendizagens dos Formadores de Educação de Adultos
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A construção da extensão em universidades portuguesas -em busca de outros olhares com base num caso concreto
Orientador
|
|
2013 - 2013 | O ensino da estatística na educação de adultos com apoio da folha de cálculo
Orientador
|
Ciências da Educação-Especialização em Educação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica - Estudo de caso
Orientador
|
Ciências da Educação - Supervisão Peadgógica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Formação Profissional destinada a pessoas com deficiência visual: estudo de caso exploratório
Orientador
|
Ciências da Educação-Especialização em Educação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Os alunos maiores de 23 anos e as suas motivações para o ingresso no ensino superior. Estudo exploratório sobre alunos de
uma Universidade a norte de Portugal.
Orientador
|
Ciências da Educação-Especialização em Educação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | A Inserção numa "nova" atividade como espaço/momento marcante de educação permanente: o caso dos professores do Ensino Regular
que começam a trabalhar como formadores de adultos dos cursos EFA.
Orientador
|
Ciências da Educação-Especialização em Educação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Supervisão Pedagógica em Contextos Educativos Não Formais
Orientador
|
Ciências da Educação - Supervisão Peadgógica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | A educação física como factor preventivo do insucesso escolar
Orientador
|
|
2013 - 2013 | A educação física como medida de combate ao abandono escolar
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Os conhecimentos do supervisor no desempenho da sua atividade
Orientador
|
Ciências da Educação - Supervisão Peadgógica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Supervisão Pedagógica: um estudo exploratório de caso sobre as competências supervisivas exercidas numa escola profissional
com sucesso escolar e profissional
Orientador
|
Ciências da Educação - Supervisão Peadgógica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2013 | Reformar-se: formar-se ou conformar-se
Orientador
|
Ciências da Educação-Especialização em Educação de Adultos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 - 2012 | A gestão e diversidade de aprendizagem: Um enfoque na inclusão escolar do aluno com deficiência. Uma análise do discurso sobre
o fazer pedagógico do gestor escolar
Coorientador
|
|
2012 - 2012 | O currículo académico na formação profissional do supervisor pedagógico e suas relações com o desempenho profissional
Orientador
|
|
2012 - 2012 | A UNIVERSIDADE SÉNIOR COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM, SOCIALIZAÇÃO E ENVELHECIMENTO ACTIVO: O ESTUDO EXPLORATÓRIO DE UM CASO
Orientador
|
|
2012 - 2012 | A Problemática do Insucesso Escolar: A educação física como estratégia de combate ao insucesso e abandono escolar. Uma abordagem
teórica
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Contributos de Paulo Freire para a Educação de Adultos e o seu Reflexo nas Práticas da Actualidade em Portugal, nomeadamente,
nos cursos EFA
Orientador
|
|
2012 - 2012 | A PERCEPÇÃO DOS DIFERENTES ATORES ESCOLARES RELATIVAMENTE À PARTICIPAÇÃO DOS PAIS Em ÓRGÃOS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Gestão Democrática da Escola: da idealização teórica à luz da realidade refletida
Orientador
|
|
2012 - 2012 | As implicações do PTE nas escolas do concelho de Vinhais
Coorientador
|
|
2012 - 2012 | As implicações do PTE nas escolas de Bragança
Coorientador
|
|
2012 - 2012 | O espaço urbano de matriz rural como local de educação não formal se adultos
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Iniciação à prática profissional realizada em contexto de Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Educação para os valores: Uma análise sobre o Pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Análise da articulação entre o pré-escolar e o 1º ciclo a partir do estágio de iniciação à prática profissional
Orientador
|
|
2012 - 2012 | A Educação Física como estratégia de combate ao insucesso escolar: Comparação da percepção de professores dos 2º e 3º Ciclos
de Ensino Básico em meio rural e urbano, no Concelho de Ovar
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 - 2012 | A problemática do insucesso escolar: A Educação Física como estratégia de combate ao insucesso escolar
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 - 2012 | O contributo da Educação Física para o combate ao insucesso escolar: Representações de alunos de uma turma do Ensino Secundário
do Concelho de Vila Real
Orientador
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2011 | A supervisão pedagógica nas Actividades de Enriquecimento Curricular, no 1º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Pré-Escolar, num
Agrupamento de Escolas de um Concelho do distrito de Vila Real
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2011 | Atitudes dos Educadores e Professores do distrito de Vila Real na Inclusão de Alunos com Paralisia Cerebral
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2011 | Desporto Escolar – Uma possível estratégia no combate ao Insucesso Escolar - Estudo de caso
Orientador
|
|
2011 - 2011 | A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR
Orientador
|
|
2011 - 2011 | O Desporto Escolar como medida de combate ao insucesso e abandono escolar
Orientador
|
|
2011 - 2011 | O Estudo de uma Família com uma Criança Autista
Orientador
|
|
2011 - 2011 | Motivações, Expectativas e Representações dos Formandos em contextos de Educação e Formação de Adultos
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2011 | O Insucesso Escolar e Indisciplina. Um estudo de caso acerca da influência do género nas diversas variáveis em estudo numa
turma do 8º ano de escolaridade
Orientador
|
|
2011 - 2011 | A multiculturalidade, currículo e a língua materna como factor de insucesso escolar
Orientador
|
|
2011 - 2011 | Os Mediadores dos Cursos EFA de Nível Secundário Enquanto Supervisores. Estudo Exploratório de Caso
Orientador
|
|
2011 - 2011 | Porque voltam os adultos à Escola”? Estudo de um CNO do Concelho de Lamego
Orientador
|
|
2011 - 2011 | ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL NA TERCEIRA IDADE NUMA PERSPECTIVA DA GERONTOLOGIA EDUCATIVA
Orientador
|
|
2011 - 2011 | O Perfil do Formador da Educação de Adultos: O caso dos Formadores de uma Escola Secundária e de uma Escola Profissional
Orientador
|
|
2011 - 2011 | Relatório Final de Estágio: Pré-Escolar & 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2011 - 2011 | Descrição e análise da inserção à prática profissional: estágio no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2010 - 2010 | Nova Visão da Supervisão nas Estruturas de Coordenação e Supervisão Pedagógica: Idealismo ou Realismo. Estudo de Caso
Coorientador
|
|
2010 - 2010 | Funções dos Coordenadores de Departamento Curricular como Supervisores Intermédios numa Organização que Aprende
Coorientador
|
|
2010 - 2010 | A Integração das TIC no 1º CEB – um estudo de caso sobre as atitudes dos professores, meios e recursos das escolas do 1º CEB
no Concelho de Amarante
Coorientador
|
|
2010 - 2010 | O Conhecimento do Professor no Cursos da Saúde em Instituições de Ensino Superior: Estudo de caso nas Faculdades Unidas do
Norte de Minas – FUNORTE/SOBRAS - Brasil
Orientador
|
|
2010 - 2010 | A Importância do Animador Sociocultural na Terceira Idade
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 - 2010 | Solidão e Depressão no Idoso Institucionalizado. A Intervenção da Animação Sociocultural
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 - 2010 | Acompanhamento Parental no Uso dos Meios de Comunicação de Massas. Estudo de caso realizado no 1º Ciclo num Agrupamento de
Escolas do Concelho da Póvoa do Varzim
Coorientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 - 2010 | O Uso de Meios e Recursos no Ensino do 1º CEB: Estudo no Agrupamento de Escolas Diogo Cão – Vila Real
Coorientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 - 2010 | Relatório de Estágio: Descrição e Análise da Prática Educativa em Contextos de Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardim-de-Infância
Orientador
|
|
2010 - 2010 | Relatório Final de Estágio: 1º Ciclo do Ensino Básico (Parada de Cunhos) e Pré-Escolar (Sabroso)
Orientador
|
|
2010 - 2010 | Relatório Final de Estágio: 1º Ciclo do Ensino Básico (Parada de Cunhos – Vila Real) e Pré-Escolar (Torneiros)
Orientador
|
|
2010 - 2010 | Relatório Final de Estágio: 1º Ciclo do Ensino Básico (Parada de Cunhos – Vila Real) e Pré-Escolar (Lordelo – Vila Real)
Orientador
|
|
2010 - 2010 | Relatório de Estágio: Análise de Práticas Educativas em Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e em Jardim-de-Infância
Orientador
|
|
2010 - 2010 | Relatório Final de Estágio: Jardim-de-Infância da AANSC
Orientador
|
|
2010 - 2010 | Trabalhar em rede na educação? Discursos e estratégias do poder autárquico em torno do sucesso e abandono escolares
Orientador
|
|
2008 - 2008 | A Importância da Animação Sociocultural para Pessoas Idosas: Estudo de caso do Lar Casa Santa Marta em Chaves
Orientador
|
|
2008 - 2008 | Formas de Intervenção do Animador Sociocultural na Instituição de Terceira Idade: Estudo de caso do Lar da Nossa Senhora da
Conceição em Vidago
Orientador
|
|
2008 - 2008 | A Promoção da Leitura no Combate ao Insucesso Escolar
Orientador
|
|
2008 - 2008 | O Animador Sociocultural como Dinamizador da Biblioteca Escolar: o incentivo à leitura
Orientador
|
|
2008 - 2008 | A Animação de Grupos como Meio de Prevenção ao Absentismo Escolar
Orientador
|
|
2007 - 2007 | Vantagens e Desvantagens da Inclusão – Estudo de um Caso
Orientador
|
|
2007 - 2007 | As atitudes dos Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico Face à Inclusão Escolar de Alunos Com Deficiências
Orientador
|
|
1999 - 1999 | O Contributo do Curso de Educação Física e Desporto da UTAD para o Desenvolvimento Local
Orientador
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016 - 2016 | II seminário luso brasileiro de educação de adultos/ IIIjornada internacional sobre educação social: desafios da educação
de jovens e adultos - Brasil e Portugal
Seminário (Outra)
|
|
2015 - 2015 | I seminário luso brasileiro de educação de adultos/ II jornada internacional sobre educação social: desafios da educação de
jovens e adultos - Brasil e Portugal
Seminário (Outra)
|
|
2014 - 2014 | XII CONGRESSO DA SPCE ESPAÇOS DE INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E AÇÃO INTERDISCIPLINAR
Congresso (Outra)
|
|
2012 - 2012 | Jornadas Pedagógicas O professor faz a diferença no desempenho escolar
Simpósio (Outra)
|
|
1998 - 1998 | 2º Seminário do Projecto SÓCRATES “De Tomadores a Criadores de Emprego
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
1998 - 1998 | Final meeting in the leaders group, no âmbito do Projecto “From Takers to Creators of Jobs”
Simpósio (Outra)
|
|
1997 - 1997 | 1º Seminário do Projecto SÓCRATES “De Tomadores a Criadores de Emprego
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
1994 - 1994 | I Encontro dos Projectos da Zona Norte Integrados no Programa Operacional Horizon
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
1992 - 1992 | I Encontro do Comissariado Regional do Norte de Luta Contra a Pobreza: “Exclusão Social, Participação e Desenvolvimento”
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - 2015 | DIÁLOGOS FREIREANOS sobre Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e Brasil
Seminário
|
DIÁLOGOS FREIREANOS sobre Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e Brasil
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e pela Universidade Federal de Pernambuco, Portugal
|
2015 - 2015 | X Simpósio de Formação e Profissão Docente: Alteridade, Formação e Condição Docente
Simpósio
|
Simpósio de Formação e Profissão Docente: Alteridade, Formação e Condição Docente
ICHS/UFOP, Brasil
|
2015 - 2015 | I seminário luso brasileiro de educação de adultos/ II jornada internacional sobre educação social: desafios da educação de
jovens e adultos - Brasil e Portugal
Seminário
|
I seminário luso brasileiro de educação de adultos/ II jornada internacional sobre educação social: desafios da educação de
jovens e adultos - Brasil e Portugal
UTAD/GEPESAC/UNISAL, Portugal
|
2015 - 2015 | Educação e Formação de Adultos/Vozes de Portugal
Seminário
|
I seminário luso brasileiro de educação de adultos/ II jornada internacional sobre educação social: desafios da educação de
jovens e adultos - Brasil e Portugal
UTAD/GEPESAC/UNISAL, Portugal
|
2014 - 2014 | I Encontro Nacional de Educação Comunitária
Encontro
|
I Encontro Nacional de Educação Comunitária
CIIE/Universidade do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | EDUCAÇÃO DE ADULTOS E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Congresso
|
XII CONGRESSO DA SPCE - ESPAÇOS DE INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E AÇÃO INTERDISCIPLINAR
UTAD/SPCE, Portugal
|
2014 - 2014 | Pedagogia Social e Desenvolvimento Comunitário
Congresso
|
XII CONGRESSO DA SPCE - ESPAÇOS DE INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E AÇÃO INTERDISCIPLINAR
UTAD/SPCE, Portugal
|
2014 - 2014 | Seminário Internacional em Supervisão Pedagógica
Seminário
|
Seminário Internacional em Supervisão Pedagógica
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti., Portugal
|
2013 - 2013 | I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, III Encontro de Sociologia da Educação: O Não-Formal e o Informal
em Educação – Centralidades e Periferias
Encontro
|
I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, III Encontro de Sociologia da Educação: O Não-Formal e o Informal
em Educação – Centralidades e Periferias
Departamento de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho/Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa
de Sociologia/Asociación de Sociología de la Educación (Espanha)., Portugal
|
2013 - 2013 | A acção educativa em rede: promessas e ilusões - conferência proferida pelo Professor Jorge Ávila de Lima (Universidade dos
Açores)
Conferência
|
5º Colóquio Internacional Outros Sentidos para Novas Cidadanias: Trabalhar em Rede para o Sucesso Escolar/Autarquias, Educação
e Desenvolvimento
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação/CIIE da Universidade do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Psicologia do Trabalho e Ergonomia da Actividade
Seminário
|
IV Colóquio Internacional – Grupos Profissionais – Educação, Trabalho e Conhecimento [GP_etc]/I Seminário Internacional Formação
Inicial de Profissionais de Ajuda
Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto,
SARTPRO (Projecto Saberes, autonomia e reflexividade no trabalho profissional no terceiro sector), e FIPAIF (Projecto Formação
i, Portugal
|
2010 - 2010 | Currículo e Formação de Professores/Formadores
Outro
|
IX Colóquio Sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso Brasileiro: Debater o Currículo e seus Campos, Políticas, Fundamentos
e Práticas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto/Universidade Santa Catarina (Brasil) / Universidade
Católica de Petrópolis (Brasil), Portugal
|
2010 - 2010 | Currículo e Contextos Educacionais
Outro
|
IX Colóquio Sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso Brasileiro: Debater o Currículo e seus Campos, Políticas, Fundamentos
e Práticas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto/Universidade Santa Catarina (Brasil) / Universidade
Católica de Petrópolis (Brasil), Portugal
|
2009 - 2009 | I Congresso Internacional de Animação Sociocultural na Terceira Idade
Congresso
|
I Congresso Internacional de Animação Sociocultural na Terceira Idade
Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia, pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural,
e pela Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural., Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/23 | O Papel da Família no Modelo Curricular da Escola da Ponte
Arguente principal
|
Isabel Borges Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2023/06/20 | A construção de percursos educativos de jovens em territórios de fronteira de Portugal Continental: pensar a escola e abordagens
de resiliência
Arguente principal
|
Ana Catarina Milheiro da Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2022/05/03 | A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA PERSPECTIVA DO CUIDAR DE SI: UM ESTUDO COM AS DOCENTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO PROGRAMA
REDE DE VIVÊNCIAS DO SESC PERNAMBUCO-BRASIL
Vogal
|
Maria Dalvaneide de Oliveira Araujo (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2021/07/12 | A influência do pensamento socrático nos fundamentos da educação de adultos
Arguente principal
|
Caio Celso Beck Alves (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | A educação de jovens e adultos na indústria do Estado do Rio Grande do Norte: um estudo comparativo entre as práticas da EJA e as práticas na gestão do projeto pedagógico SESI para educação de jovens e adultos | Josué Joaquim da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | O meu tempo | Inês do Rosário Abreu Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Cuidar da pessoa no seu todo: Animação no âmbito do SAD | Joana Ribeiro Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Combater a solidão: o contributo da animação | Ana Catarina Barbosa do Rosário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | (Con)Viver na Terceira Idade: Contributos para um envelhecimento ativo no meio rural | Natália da Conceição Magalhães Meneses (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Narrar e Animar a Vida: idosos em centro de dia | Ana Catarina Ribeiro Lobo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Educação permanente no contexto hospitalar: Proposta de aprendizagem não-formal no ambiente de trabalho | Ivoneide Santiago Melo da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | As Políticas de Educação do Campo no Município de Lagoa de Velhos/RN: Um estudo de caso numa escola municipal | Luciano Enedino Mafra (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | O caminho faz-se caminhando. Retratos de um percurso em supervisão | Maria Otelinda Costa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Realidades (des) integradas - Projeto de educação e intervenção com famílias e cidadãos sinalizados | Marina Peixoto (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Renovar o espaço em busca do rejuvenescimento: um projeto de intervenção/animação num Centro de Convívio de Idosos | Liliana Gomes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Atividade de enriquecimento curricular no 1º Ciclo (atividade física e desportiva) | Carla de Sousa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Conviver com o autismo | Daniela Sofia F. Medeiros (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A avaliação das aprendizagens de multimédia no contexto de um curso de ensino profissional | Fernando Carlos Moreira Roças (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | Práticas Educativas Interculturais como Inovação Pedagógica na Escola Indígena Pedro Ferreira de Queiroz, Ibimirim-Pernambuco/Brasil | Maria de Fátima Souza de França Cabral (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2015 | As Comunidades de Aprendizagem Profissional. Contributos para o desenvolvimento e satisfação profissionais e para as aprendizagens dos alunos | Lúcia Maria Pereira Gonçalves (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A Utilização das TIC na Educação nas Escolas Adventistas da região Central do Rio de Janeiro | (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | O PODCASTING no Desenvolvimento da Leitura | Maria Angélica Mafra (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | As tic: Violência, Bullying e Cyberbullying | Pedro Luís Simões (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A supervisão pedagógica e a integração das TIC num colégio público Estadual de Nível Médio: Da sociedade da Informação à sociedade do conhecimento | Kênia Oliveira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | O blogue no 1º Ciclo do Ensino Básico: que contributos no processo de ensino e aprendizagem no âmbito do Português? | Ana Raquel Pires (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Os Saberes e as Aprendizagens dos formadores de Educação de Adultos | Sofia Maria Alves fernandes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Síndrome de Burnout ou job engagement? Estudo de um centro de formação do Concelho de Lamego | Olívia Bernardino (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Opiniões de professores sobre os efeitos da formação contínua obtida na melhoria das suas prática pedagógicas. | Joelma Santana (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Educação de adultos para uma educação para o desenvolvimento: experiência de formação de voluntários | Ana Cristina Silva Miranda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Identidade(s) Profissional(ais) do formador de adultos: um estudo sobre a configuração das identidades profissionais dos formadores de adultos | Andreia Moreira Cunha (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Assédio Moral na Contemporaneidade | Elielson M. F. Filho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A contribuição do PECS no Desenvolvimento da comunicação de uma aluna com perturbações do espectro do autismo | Maria M. V. de Almeida Guerra Brito (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A perceção dos professores face à importância da família e da escola no desenvolvimento do aluno com deficiência mental | Paulo Guilherme V. C. R Macedo (Mestrado) |
2014 | Atividades de enriquecimento curricular no 1º Ciclo | Fabíola C. S. Faria Laranjeiro (Mestrado) |
2014 | Revalidação de competências: aproximação exploratória à análise dos seus efeitos | Clara Meireles (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A política e as políticas de educação de adultos em Portugal - Transições na Era Pós-Novas Oportunidades: Percepções de uma equipa técnico-pedagógica | Marta de Oliveira Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | O docente principiante no ensino recorrente e o supervisor pedagógico | Maria de Jesus A. C. Gomes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A importância da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento das competências sociais no Pré-Escolar | (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Relatório de Supervisão Pedagógica | Jorge Manuel Caçador (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Propostas de integração da séries infantis na educação Pré-escolar: o caso do Pocoyo | Sónia Andreia R. Santos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | O ensino da estatística na educação de adultos com apoio da folha de cálculo | Mara Cristina Dias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica - Estudo de caso | Catarina Isabel Mesquita (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Formação Profissional destinada a pessoas com deficiência visual: estudo de caso exploratório | Élia Cristina Fonseca (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Os alunos maiores de 23 anos e as suas motivações para o ingresso no ensino superior. Estudo exploratório sobre alunos de uma Universidade a norte de Portugal | Telma Fonseca (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | A Inserção numa "nova" atividade como espaço/momento marcante de educação permanente: o caso dos professores do Ensino Regular que começam a trabalhar como formadores de adultos dos cursos EFA | Maria Deolinda Santos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | A influência da técnica vocal dos instrumentos de sopro nos alunos de ensino vocacional de música | António João Barrigas Almeida (Doutoramento) |
2013 | La Calidad de la postura Corporal Durante la Ejecución Musical | Patricia Blanco Piñero (Doutoramento) |
2013 | Supervisão nas organizações escolares: um estudo sobre o papel do diretor de Agrupamento | Maria Anunciação C. P. Amaral (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | A animação sociocultural de adultos: desemprego de longa duração e a promoção da inserção no mercado de trabalho | Ana isabel Fernandes Moreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Causas do absentismo escolar en Verín | María de los Ángeles G. Villar (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Síndrome del cuidador quemado. Aportaciones de la ASC | (Mestrado) |
2013 | Livre escolha da escola: o caso do cheque-ensino | Sara Zagalo das Neves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Participação parental no jardim de infância: um estudo de caso | Catarina Faria Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | As atitudes dos alunos sobre o trabalho em grupo cooperativo | Sofia Marli N. S. de Azevedo (Mestrado) |
2013 | Animação Sociocultural como uma estratégia de envelhecimento activo: um estudo efectuado na universidade sénior de Rotary – Valpaços | Elisabete Nascimento S. Magalhães (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Avaliação de indicadores antropométricos, condicionais e técnicos em voleibolistas femininas infantis do desporto escolar | Ioana Cotiuga (Mestrado) |
2013 | As TIC na aprendizagem dos alunos surdos | Lina Maria F. C. O. Aires (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Supervisão Pedagógica em Contextos Educativos Não Formais | Jerusa Botelho Gomes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | A educação física como factor preventivo do insucesso escolar | (Mestrado) |
2013 | A educação física como medida de combate ao abandono escolar | (Mestrado) |
2013 | Supervisão e orientação pedagógica em educação fica e desporto | Nicollini Vieira Chaves (Mestrado) |
2013 | A educação física como estratégia de combate ao insucesso escolar: A perspectiva dos professores de uma Escola Secundária do Concelho de Vila Real | Luciana Maria N. Fernandes (Mestrado) |
2013 | Os conhecimentos do supervisor no desempenho da sua atividade | Orlando Rodrigues Ferreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Supervisão Pedagógica: um estudo exploratório de caso sobre as competências supervisivas exercidas numa escola profissional | Márcia Luísa Basílio Baptista (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Reformar-se: formar-se ou conformar-se | Anabela de Sousa S. C. Carvalho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Influência do tempo de descanso no número total de repetições de exercícios de treino de força com a utilização de elásticos em crianças de 14 anos | Joana Silva Pires (Mestrado) |
2013 | Efeitos de três métodos de recuperação entre séries de exercícios de treino de força em jovens dos 15 aos 18 anos | Hugo Pinto (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Relatório Final de Estágio Pedagógico: as principais dificuldades | Romina Fonseca (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Comunicação, tecnologia educativa e educação à distância em José Manuel Morin | Maria Joanil de Oliveira (Mestrado) |
2013 | Estudo da auto-estima em praticantes de desporto aventura. Contributo para a validação de uma escala de avaliação da auto-estima | Inês M. Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Avaliação da aptidão física e motivação para a prática de actividade física em jovens com prática desportiva diferenciada | Simone Reis (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Metodologia de ensino no Voleibol – comparação entre professores experientes e estagiários nas aulas de educação física | (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Gestão escolar: uma análise do fenómeno Bullying em uma instituição da Rede Federal de Ensino | (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Cultura do facilitismo: imposta ou consentida pela escola pública portuguesa? Um estudo de caso | (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Opiniões de avaliadores e avaliados sobre os efeitos da avaliação de desempenho nas práticas letivas dos avaliados | (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Atividade de enriquecimento curricular no 1º Ciclo (Atividade física e desportiva) | Almerindo Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Atividade de enriquecimento curricular no 1º Ciclo | Jorge Ferreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | A noção de corpo em movimentos nos jovens adolescentes | Vítor O. P. Marcos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | O papel da Educação Física na Escola | Dalila I. Costa lobo. M Escaroupa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Performance diferencial nos últimos minutos de jogos de andebol | (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Contributos da análise e reflexão discente sobre sua formação inicial e o desenvolvimento do estágio curricular supervisionado em Educação Física –estudo de caso | José J. C. Santos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Aptidão física e prática de desporto federado. Estudo em alunos do 2º Ciclo da Escola Mário Beirão | (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Obesidade e atividade física em crianças e adolescentes | (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Os jovens e a Educação Física: estudo centrado em ex-alunos do 12º ano com notas excelentes | (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Indisciplina. Indisciplina nas escolas do Primeiro Ciclo co Concelho de Bragança | Tiago Martins (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Efeito da idade relativa no desporto escolar federado em basquetebol | (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Aplicação de um teste de sobrevivência no meio aquático em crianças | Elsa Cardoso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | O papel da Educação Física na Escola | Dalila I. Costa lobo. M Escaroupa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | A relação da aptidão física com o sucesso escolar | Francisco António C. Salgueiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | A disciplina de Educação Física nas últimas décadas: uma visão dos professores com mais de 30 anos de serviço | (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Atividade inspetiva em educação: representações de professores e inspetores | (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | Consumo de bebidas alcoólicas, padrão ‘binge drinkinh’ e a sua relação com o insucesso escolar dos jovens (um contributo para delinear projectos de promoção/educação para a saúde’ nas escolas) | Ana Luísa Videira Alves (Doutoramento) |
2012 | A gestão e diversidade de aprendizagem: Um enfoque na inclusão escolar do aluno com deficiência. Uma análise do discurso sobre o fazer pedagógico do gestor escolar | Rejane Oliveira (Doutoramento) |
2012 | O currículo académico na formação do supervisor pedagógico e suas relações com o desempenho profissional | Maria Cristina Freire Barbosa (Doutoramento) |
2012 | O Jardim-de-Infância como Factor de Protecção para Crianças com NEE | (Mestrado) |
2012 | Descrição e análise da inserção à prática profissional: estágio no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico | (Mestrado) |
2012 | Modelo de supervisão existente na articulação entre os professores do ensino regular e os professores da educação especial | Carla Edite Martins Ribeiro Lopes dos Santos Correia (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | A Mediação subordinada às práticas de educação e formação de adultos: uma intervenção na unidade de Educação de Adultos da Universidade do Minho | Nélia da Assunção Moreira Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | O processo de Bolonha e a nova identidade do Ensino Superior Europeu: Estudo de caso do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde | (Mestrado) |
2012 | A UNIVERSIDADE SÉNIOR COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM, SOCIALIZAÇÃO E ENVELHECIMENTO ACTIVO: O ESTUDO EXPLORATÓRIO DE UM CASO | Teresa Elisabete Esteves Fernandes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | A Problemática do Insucesso Escolar: A educação física como estratégia de combate ao insucesso e abandono escolar. Uma abordagem teórica | (Mestrado) |
2012 | A Supervisão Pedagógica no Contexto da Avaliação de Desempenho Docente. A observação de aulas: que contributo para o desenvolvimento profissional | (Mestrado) |
2012 | A prática educativa nos contextos: Educação Pré-escolar e no 1º C.E.B. – Relatório de estágio | (Mestrado) |
2012 | Iniciação à prática profissional realizada em contexto de Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico | (Mestrado) |
2012 | Parcerias na educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico | (Mestrado) |
2012 | Contributos de Paulo Freire para a Educação de Adultos e o seu Reflexo nas Práticas da Actualidade em Portugal, nomeadamente, nos cursos EFA | Cristina Gomes Carneiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | A PERCEPÇÃO DOS DIFERENTES ATORES ESCOLARES RELATIVAMENTE À PARTICIPAÇÃO DOS PAIS Em ÓRGÃOS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR | (Mestrado) |
2012 | Animação Desportiva – Educativa Intergeracional em Contexto Rural. Estudo de caso | (Mestrado) |
2012 | A Animação Sociocultural e a Educação Intergeracional – Práticas no Concelho de Montalegre | (Mestrado) |
2012 | O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como Facilitadoras do Desenvolvimento de Vocabulário em Alunos com Necessidades Educativas Especiais de carácter Permanente | (Mestrado) |
2012 | Um Exemplo de Trabalho Fundado na Participação das Crianças | (Mestrado) |
2012 | Educador de Infância | (Mestrado) |
2012 | Gestão Democrática da Escola: da idealização teórica à luz da realidade reflectida | (Mestrado) |
2012 | Educação de Adultos: um campo diverso de práticas… | (Mestrado) |
2012 | As implicações do PTE nas escolas do concelho de Vinhais | (Mestrado) |
2012 | Aprendizagem Cooperativa – Contributos para o desenvolvimento de competências sociais em crianças do pré-escolar | (Mestrado) |
2012 | A Literatura infantil no desenvolvimento do currículo: Relatório final de Estágio | (Mestrado) |
2012 | A avaliação como reflexão da prática | (Mestrado) |
2012 | Utilização das tecnologias de informação e comunicação no apoio ao desenvolvimento da leitura e escrita funcionais em alunos com paralisia cerebral e deficiência mental do 2º Ciclo | (Mestrado) |
2012 | O contributo das tecnologias de informação e comunicação no ensino experimental das ciências | (Mestrado) |
2012 | Município – Um parceiro da educação. Relatório de estágio | (Mestrado) |
2012 | O espaço urbano de matriz rural como local de educação não formal de adultos | (Mestrado) |
2012 | Os projectos como incentivos à aprendizagem no Pré-escolar e no 1º Ciclo: relatório final de estágio | (Mestrado) |
2012 | Análise da articulação entre o pré-escolar e o 1º ciclo a partir do estágio de iniciação à prática profissional | (Mestrado) |
2012 | Implementação das AEC: um estudo qualitativo em três municípios | Neuza Marisa Almeida Castanhiera (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especial | Maria da Conceição Martins Vieira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Universidade pública em moçambique e equidade social | Manuel Adriano Tiano (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | Animação sociocultural e necessidades educativas especiais | Paula Cristina M. de Sousa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | A avaliação da aprendizagem: prática no 2º Ciclo do Ensino Básico | Sílvia M. B. Matias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | Projetos socioeducativos e trabalho em rede em concelhos do interior norte de Portugal | Ana Cristina F. Trino Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | Educação e animação sociocultural nos sites dos municípios: um estudo multicaso no norte de Portugal | Tânia raquel P. Oliveira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | A Educação Física como estratégia de combate ao insucesso escolar: Comparação da percepção de professores dos 2º e 3º Ciclos de Ensino Básico em meio rural e urbano, no Concelho de Ovar | Letícia Pacheco Reis (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | A problemática do insucesso escolar: A Educação Física como estratégia de combate ao insucesso escolar | Roberta das Dores M. Ferreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | O contributo da Educação Física no combate ao insucesso escolar: A perpectiva de professores de uma escola básica e secundária do Concelho de Celorico de Basto | Filipe Alves Mendes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | O contributo da Educação Física para o combate ao insucesso escolar: Representações de alunos de uma turma do Ensino Secundário do Concelho de Vila Real | Luís Carlos Carneiro Saraiva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 | A supervisão pedagógica nas Actividades de Enriquecimento Curricular, no 1º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Pré-Escolar, num Agrupamento de Escolas de um Concelho do distrito de Vila Real | José Maria Fonseca Dias Barreto (Mestrado) |
2011 | Perfil dos Professores de Língua Inglesa da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Montes Claros | (Mestrado) |
2011 | Desporto escolar – Uma possível estratégia no combate ao insucesso escolar. Estudo de caso | (Mestrado) |
2011 | A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR: A Perspectiva dos Professores de uma Escola Secundária do Concelho de Vila Real | (Mestrado) |
2011 | Atitudes dos Educadores e Professores do distrito de Vila Real na Inclusão de Alunos com Paralisia Cerebral | (Mestrado) |
2011 | O Desporto Escolar como medida de combate ao insucesso e abandono escolar | (Mestrado) |
2011 | O Contributo da Animação Sociocultural para a Actividade Física na Terceira Idade | (Mestrado) |
2011 | A Supervisão nas Práticas Democráticas e Reflexivas num Agrupamento de Escolas | Elisabete Maria Guedes de Sousa (Mestrado) |
2011 | Análise das Concepções dos Estagiários e Orientadores sobre o Processo da Supervisão do Estágio Pedagógico em Educação Física – Estudo de Caso | (Mestrado) |
2011 | Estilo de vida e auto-percepção dos adolescentes e jovens, do 3º Ciclo e Secundário das escolas Brigantinas, a nível de hábitos desportivos, consumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas | (Mestrado) |
2011 | Pedagogia Infantil. Descrição e Análise da Prática Pedagógica em Contexto Pré-Escolar | (Mestrado) |
2011 | Relatório Final de Estágio. Prática Pedagógica | Liliana Martins Alpendre (Mestrado) |
2011 | Actividade Educativa no 1º Ciclo de ensino Básico e no Pré-Escolar | Ana Maria Roque Leal Costa (Mestrado) |
2011 | A Avaliação Institucional nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras e os Desafios do Sector Privado | Eliziário Pereira de Rezende (Mestrado) |
2011 | Crescer no Jardim-de-Infância e no 1º Ciclo | Joana Raquel Valverde Nunes (Mestrado) |
2011 | Uma Prática Reflexiva – Relatório de Estágio | (Mestrado) |
2011 | Motivações, Expectativas e Representações dos Formandos em Contextos de Educação e Formação de Adultos | Fernando Luís Lopes Moreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 | Os Mediadores dos Cursos EFA de Nível Secundário Enquanto Supervisores. Estudo Exploratório de Caso | (Mestrado) |
2011 | A multiculturalidade, currículo e a língua materna como factor de insucesso escolar | (Mestrado) |
2011 | O Insucesso Escolar e Indisciplina. Um estudo de caso acerca da influência do género nas diversas variáveis em estudo numa turma do 8º ano de escolaridade | (Mestrado) |
2011 | Ética e Deontologia para a Docência: Ser Professor, Hoje | Célia Marina Rocha Lima Gonçalves Cunha (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | A GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA/PA- BRASIL - (2000 – 2010): UM ESTUDO DE CASO | (Mestrado) |
2011 | ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL NA TERCEIRA IDADE NUMA PERSPECTIVA DA GERONTOLOGIA EDUCATIVA | (Mestrado) |
2011 | Animação Sociocultural Realidade e Perspectivas na 3ª Idade: um estudo comparativo entre universidades seniores | (Mestrado) |
2011 | Educação e Autarquias | (Mestrado) |
2011 | Acção Supervisora: O Papel do Supervisor no Trabalho com Crianças com DAE/Dislexia | (Mestrado) |
2011 | O Perfil do Formador da Educação de Adultos: O caso dos Formadores de uma Escola Secundária e de uma Escola Profissional | Ana Paula Paradela (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 | O Papel do Coordenador de Departamento Curricular Enquanto Supervisor no Contexto Actual: Estudo de caso | (Mestrado) |
2011 | Relatório Final de Estágio: Pré-Escolar & 1º Ciclo do Ensino Básico | (Mestrado) |
2011 | Relatório Final de Estágio: Pré-Escolar & 1º Ciclo do Ensino Básico | Liliana Patrícia Mota da Costa (Mestrado) |
2011 | Porque voltam os adultos à Escola”? Estudo de um CNO do Concelho de Lamego | Rosa Bessa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 | Nova Visão da Supervisão nas Estruturas de Coordenação e Supervisão Pedagógica: Idealismo ou Realismo | (Mestrado) |
2010 | A Integração das TIC no 1º CEB – um estudo de caso sobre as atitudes dos professores, meios e recursos das escolas do 1º CEB no Concelho de Amarante | Carlos Alberto Pereira Gomes (Mestrado) |
2010 | Funções dos Coordenadores de Departamento Curricular como Supervisores Intermédios numa Organização que Aprende | Natividade de Lurdes Gonçalves de Castro Maio (Mestrado) |
2010 | A Aprendizagem Cooperativa: Contributo para a melhoria das competências cognitivas e sociais de alunos com e sem N.E.E | Lúcia Maria Pereira Gonçalves (Mestrado) |
2010 | Animação e Desenvolvimento Pessoal e Social em Espaço Educativo | Verónica Raquel Barbosa (Mestrado) |
2010 | Relatório Final de Estágio: Metodologia de Trabalho de Projecto | Ana Margarida Dias Ferreira (Mestrado) |
2010 | Relatório Final de Estágio: 1º Ciclo do Ensino Básico (Parada de Cunhos) e Pré-Escolar (Sabroso) | (Mestrado) |
2010 | Relatório Final de Estágio: 1º Ciclo do Ensino Básico (Parada de Cunhos – Vila Real) e Pré-Escolar (Lordelo – Vila Real) | Brigite de Fátima de Além Costa (Mestrado) |
2010 | Relatório Final de Estágio: 1º Ciclo do Ensino Básico (Parada de Cunhos – Vila Real) e Pré-Escolar (Torneiros) | (Mestrado) |
2010 | Relatório de Estágio: Descrição e Análise da Prática Educativa em Contextos de Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardim-de-Infância | Júlia Marina Mendes Alves Correia (Mestrado) |
2010 | Relatório de Estágio: Análise de Práticas Educativas em Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e em Jardim-de-Infância | Diana Filipa Ventura Barbosa (Mestrado) |
2010 | Relatório Final de Estágio: Jardim-de-Infância da AANSC | Ana Sofia Alves de Carvalho (Mestrado) |
2010 | Relatório Final de Estágio: A Gestão do Currículo | Elsa Maria dos Reis Pinto (Mestrado) |
2010 | Relatório Final de Estágio: Espaços e Materiais | Susana Lopes Antunes (Mestrado) |
2010 | Opiniões de Coordenadores de Departamentos Curriculares sobre a sua Acção no Exercício das Funções Supervisivas: Estudo Exploratórios de Caso | (Mestrado) |
2010 | O Conhecimento do Professor nos Cursos da Saúde em Instituições de Ensino Superior: Estudo de caso nas Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE/SOEBRAS – Brasil | Ligia Abranches (Mestrado) |
2010 | A Importância do Animador Sociocultural na Terceira Idade | Juliana da Silva Castro (Mestrado) |
2010 | Solidão e Depressão no Idoso Institucionalizado. A Intervenção da Animação Sociocultural | (Mestrado) |
2010 | Acompanhamento Parental no Uso dos Meios de Comunicação de Massas. Estudo de caso realizado no 1º Ciclo num Agrupamento de Escolas do Concelho da Póvoa do Varzim | Isabel Maria Vieira Capelas (Mestrado) |
2010 | O Uso dos Meios e Recursos Tecnológicos nas Escolas do 1º Ciclo do ensino Básico no Concelho de Mondim de Basto | Lúcia Carvalho Fernandes Costa (Mestrado) |
2010 | As Actividades de Enriquecimento Curricular: Um novo paradigma da Animação Socioeducativa | Daniela Amorim Alves (Mestrado) |
2010 | O Uso de Meios e Recursos no Ensino do 1º CEB: Estudo no Agrupamento de Escolas Diogo Cão – Vila Real | (Mestrado) |
2010 | A Utilização da Internet nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico no Concelho de Penafiel | (Mestrado) |
2010 | Relatório de Estágio – Quando a institucionalização é a luz ao fundo túnel | (Outro) |
2010 | Relatório de Estágio – Rede Social: Os actores sociais no combate à pobreza e exclusão social local | (Outro) |
2010 | Relatório de estágio: menores em risco – Centro de Acolhimento Temporário de Lamego | (Outro) |
2010 | Casa com Histórias Dentro – Percepções de uma Casa Grande. Acolhimento Institucional de Crianças e Jovens | (Outro) |
2009 | A educação não formal e o desenvolvimento local. O contexto das Instituições Particulares de Solidariedade Social | Ana Cristina Gonçalves Figueiredo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Contributo para o estudo sociológico dos percursos de inserção profissional dos beneficiários de rendimento mínimo garantido/rendimento social de inserção, em idade activa – Estudo comparativo entre meio urbano e rural | Preciosa Maria Taveira Lousada (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2009 | Os Cursos de Educação Formação – Um estudo de caso | Maria Manuela Antunes Figueiredo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 | A Participação dos Pais/EE na Escola – Que Realidade… | Luís Carlos Domingues Balseiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008 | O Medo e o Desenvolvimento Humano. Uma proposta de educação de adultos desde a inter-relação criatividade e motricidade humana para uma vida serena, útil e corajosa | Maria Helena da Silva Gil da Costa (Doutoramento) |
2008 | Factores do (in) sucesso escolar na disciplina de LP no 2º ciclo do EB em Cabo Verde – Contributo para o seu estudo | Carlos Emílio Sanches (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008 | Indisciplina na sala de aula: Percepções de alunos e professores | António André Renca (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2007 | Multi-Racionalidades Em Contexto Educativo. As Decisões dos Actores Numa Escola Secundária | Maria João Cardoso (Doutoramento) |
2007 | Comunicação e Relação Escola/Família – O caso do 1º ciclo | Cristina Canha dos Santos Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2007 | Principais Factores de Influência e Razões de Participação dos Adultos na Educação e Formação. Aprendizagem ao Longo da Vida – um estudo do Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências da Escola Secundária Sebastião e Silva em Oeiras | Brites Maria Teixeira de Almeida (Mestrado) |
2007 | Vantagens e Desvantagens da Inclusão – Estudo de um Caso | (Outro) |
2007 | As atitudes dos Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico Face à Inclusão Escolar de Alunos Com Deficiências | (Outro) |
2007 | Atitudes e Inclusão. Estudo das atitudes dos professores face à inclusão de alunos com NEE pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Resende | (Outro) |
2007 | Atitudes dos Educadores e Professores na Inclusão. Estudo das atitudes dos educadores e professores face à inclusão de alunos com Paralisia Cerebral no ensino regular no distrito de Vila Real | (Outro) |
2007 | Reacção dos Pais ao Nascimento de uma Criança com Necessidades Educativas Especiais | (Outro) |
2007 | Parceria Família-Escola: Intervenção Centrada na Família e na Criança com Necessidades Educativas Especiais | (Outro) |
1999 | O Contributo do Curso de Educação Física e Desporto da UTAD para o Desenvolvimento Local | (Outro) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - Atual | Educação, Sociedade & Culturas (0872-7643) | |
2018 - Atual | Educação Básica Revista (2447-5971 ) | |
2017 - Atual | Crítica Educativa (2447-4223) | |
2015/02/25 - Atual | EduPsi | |
2012 - Atual | Revista Educação Significante (1808-0928) | |
2012 - Atual | Journal of Education (2249-5517 ) | |
2012 - Atual | LAPLAGE em Revista (2446-6220 ) | |
2015/02/20 - 2015/02/20 | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2014 - Atual | Membro da Equipa Multidisciplinar de Acompanhamento, Controlo e Avaliação/Avaliação Externa de Escola/IGEC Área Territorial do Norte/ | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2006/12 - Atual | sociologia da educação | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/12 - Atual | Métodos e Teoria da Investigação | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/12 - Atual | Metodologia da Investigação em Educação | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/12 - Atual | Desenho e Avaliação de um Projecto Individual de Intervenção | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/12 - Atual | Educação de Adultos e Animação Comunitária | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/12 - Atual | Métodos e Técnicas de Observação | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/12 - Atual | Seminário e Projecto de Investigação | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/12 - Atual | Pedagogia Social e Comunitária | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/12 - Atual | Métodos Qualitativos de Investigação | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/12 - Atual | Aprendizagem Organizacional | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/12 - Atual | Seminário de Investigação em Supervisão Pedagógica | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/12 - Atual | Educação de Adultos | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/12 - Atual | Sociologia da Educação de Adultos | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/12 - Atual | Teorias, Modelos e Práticas de Educação de Adultos | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/12 - Atual | Seminário de Investigação em Educação de adultos | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/12 - Atual | Metodologia da Investigação em Educação | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/12 - Atual | Metodologia da Investigação em Educação I | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2006/12 - Atual | Geografia Humana | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2012 - 2012 | Jornadas Pedagógicas “O professor faz a diferença no desempenho escolar” | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2008 - 2008 | I Curso de Actualização de Professores do 1º CEB | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2000/01 - 2006/12 | sociologia da educação | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2000/01 - 2006/12 | Sociologia da Educação e Organização Escolar | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2000/01 - 2006/12 | Educação de Adultos e Animação Comunitária | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2000/01 - 2006/12 | Projecto de Investigação | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1996/09 - 2000/06 | sociologia da educação | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1992/10 - 1996/09 | sociologia da educação | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2012/04 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | |
2001 - Atual | Instituto Paulo Freire de Portugal | |
Atual | ESREA Research Network on Adult Educators Trainers and their Professional Development | |
Atual | LAGARES |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2013/05 - Atual | Outro - Membro do Conselho Pedagógico da ECHS da UTAD
Outro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2011/09 - 2012 | Membro de Comissão: Membro da Comissão Inter-Escolas para a Racionalização da Oferta Educativa da UTAD
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2010/06 - 2011 | Membro de Comissão: Membro da Comissão Inter-Escolas de Gestão de Horários/Espaços
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2010/04 - 2011 | Membro de Comissão: Membro da Comissão para a Harmonização de Procedimentos de Preparação da Distribuição de Serviço Docente,
da Escola de Ciências Humanas e Sociais, referente ao ano lectivo 2010/2011
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2009/09 - 2010/09 | Membro da Comissão de Estágios da Licenciatura de Serviço Social, da UTAD
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2007/01 - 2008/02 | Consultor: Consultor interno do Gabinete de Formação da UTAD, em 2007/2008, no processo de acreditação da instituição como
entidade acreditada pela Agência Nacional de Qualificação no domínio de intervenção
Consultor
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - Atual | Membro/suplente do júri do Concurso Público de Provas e Títulos Professor de Educação Superior, Universidade Estadual de Montes Claros/Brasil: Área Educação, subárea – Currículos e Programas/Mestrado | Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil |
2015 - Atual | Membro/suplente do júri do Concurso Público de Provas e Títulos Professor de Educação Superior, Universidade Estadual de Montes Claros/Brasil: Área Educação, subárea –Fundamentos da Educação do Campo/Especialização | Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil |
2015 - Atual | Membro/suplente do júri do Concurso Público de Provas e Títulos Professor de Educação Superior, Universidade Estadual de Montes Claros/Brasil: Área Educação, subárea –Fundamentos da Educação do Campo/Mestrado | |
2015 - Atual | Membro/suplente do júri do Concurso Público de Provas e Títulos Professor de Educação Superior, Universidade Estadual de Montes Claros/Brasil: Área Educação, subárea –Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos//Especialização | Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil |
2015 - Atual | Membro/suplente do júri do Concurso Público de Provas e Títulos Professor de Educação Superior, Universidade Estadual de Montes Claros/Brasil: Área Educação, subárea –Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos//Mestrado | Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil |
2015 - Atual | Membro/suplente do júri do Concurso Público de Provas e Títulos Professor de Educação Superior, Universidade Estadual de Montes Claros/Brasil: Área Educação, subárea –Estrutura e Funcionamento da Educação//Especialização | Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil |
2015 - Atual | Membro/suplente do júri do Concurso Público de Provas e Títulos Professor de Educação Superior, Universidade Estadual de Montes Claros/Brasil: Área Educação, subárea –Estrutura e Funcionamento da Educação/Mestrado | Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil |
2014 - Atual | Concurso Público de Provas e Títulos Professor de Educação Superior, Universidade Estadual de Montes Claros/Brasil: Área Educação, subárea - Estrutura e Funcionamento da Educação/Mestrado (Membro/suplente do Júri) | Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil |
2014 - Atual | Concurso Público de Provas e Títulos Professor de Educação Superior, Universidade Estadual de Montes Claros/Brasil: Área Educação, subárea - Estrutura e Funcionamento da Educação/Especialização (Membro/suplente do Júri) | Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil |
2014 - Atual | Concurso Público de Provas e Títulos Professor de Educação Superior, Universidade Estadual de Montes Claros/Brasil: Área Educação, subárea - Fundamentos da Educação do campo/Especialização (Membro/suplente do Júri) | Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil |
2014 - Atual | Concurso Público de Provas e Títulos Professor de Educação Superior, Universidade Estadual de Montes Claros/Brasil: Área Educação, subárea - Fundamentos da Educação do campo/Mestrado (Membro/suplente do Júri) | Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil |
2014 - Atual | Concurso Público de Provas e Títulos Professor de Educação Superior, Universidade Estadual de Montes Claros/Brasil: Área Educação, subárea - Currículos e Programas/Mestrado (Membro/suplente do Júri) | Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil |
2014 - Atual | Concurso Público de Provas e Títulos Professor de Educação Superior, Universidade Estadual de Montes Claros/Brasil: Área Educação, subárea - Currículos e Programas/Especialização (Membro/suplente do Júri) | Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil |
2014 - Atual | Membro/suplente do júri do Concurso Público de Provas e Títulos Professor de Educação Superior, Universidade Estadual de Montes Claros/Brasil: Área Educação, subárea –Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos//Mestrado | Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil |
2014 - Atual | Membro/suplente do júri do Concurso Público de Provas e Títulos Professor de Educação Superior, Universidade Estadual de Montes Claros/Brasil: Área Educação, subárea –Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos//Especialização | Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil |
2010 - Atual | Presidente de júri do concurso para a contratação de bolseiro de investigação aberto no âmbito do Projecto de investigação “Trabalhar em rede na educação? Discursos e estratégias do poder autárquico em torno do sucesso e abandono escolares”,(Refª Project: PTDC/CPE-CED/104460/2008) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2020 - 2023 | Membro do Júri nacional de Avaliação do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento FCT - Painel Ciências da Educação | |
2021 - 2021 | Membro de Comissões de Avaliação Externas – CAE - formadas no âmbito da A3ES – AVALIAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDOS EM FUNCIONAMENTO – 2022-2023 |