???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luísa Paula Sousa Lobo Borges de Araújo

Nomes de citação

  • Araújo, Luísa

Identificadores de autor

Ciência ID
7810-ECA1-7E82
ORCID iD
0000-0001-6491-5777

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2000
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Delaware, Estados Unidos
"Traversing Home/School, English Portuguese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
3.6 em 4
1994/01/10 - 1995/06/30
Concluído
Ensino do Inglês como Segunda Língua: Diploma de Especialização (Postgraduate Certificate)
Especialização em Ensino do Inglês como Segunda Língua
Montclair State University, Estados Unidos
18
1990/09/30 - 1993/06/30
Concluído
Currículo e Instrução (Mestrado)
Especialização em Literacia de Leitura
University of Delaware College of Education and Human Development, Estados Unidos
17
1985/09/01 - 1988/06/30
Concluído
Curso do Magistério Primário (Bacharelato)
Magistério Primário, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/01/02 - 2014/04/30 Investigador Coordenador Convidado (carreira) (Investigação) Commissione Europea Rappresentanza in Italia, Itália
2009/10/01 - 2012/11/30 Investigador visitante (Investigação) Commissione Europea Rappresentanza in Italia, Itália

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2004/09/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2019 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2019 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2019 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018 - 2018 Professor Associado (Docente Universitário) Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2015 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2013 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2012 - 2013 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2007 - 2007 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2007 - 2007 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
1998/09/01 - 2003/06/30 Assistente (Docente Universitário) William Paterson University College of Education, Estados Unidos

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/05/01 - 2016/12/30 Researcher at the European Commission, Joint Research Center Commissione Europea Rappresentanza in Italia, Itália
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2004/08/01 - 2005/07/31 A COMPREENSÃO NA LEITURA: COMO MELHORAR A CAPACIDADE DE FAZER INFERÊNCIAS
SFRH/BPD/14917/2004
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Araújo, Luísa; Joana Magalhães; Costa, Patrícia. "Como criar bons leitores", Cadernos de Educação de Infância, 2023
Artigo em conferência
  1. Brito, Rita; Araújo, Luísa; Esteves, Sandrina; Leite, Sara. "Mediação da leitura através de literatura infantil". 2022.
Artigo em jornal
  1. Araújo, Luísa. "Making Connections: Studies of Language and Literature Education: A special issue in honor of Gert Rijlaarsdam", L1 - Educational Studies in Language and Literature, 2018
Artigo em revista
  1. Luisa Araújo; Patrícia Costa. "Reading to Young Children: Higher Home Frequency Associated with Higher Educational Achievement in PIRLS and PISA". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13121240.
    10.3390/educsci13121240
  2. Araújo, Luísa. "The new words kids hear from translated picturebooks". Educational Studies in Language and Literature, 22(1), 1–51 22 1 (2022): 1-51. https://l1research.org/article/view/393.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Araújo, L.; De Almeida Leite, S.; Brito, R.; Esteves, S.. "THE NEW WORDS KIDS HEAR FROM TRANSLATED PICTUREBOOKS". L1 Educational Studies in Language and Literature 22 (2022): 1-51. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85132668290&partnerID=MN8TOARS.
    10.21248/L1ESLL.2022.22.1.393
  4. Araújo, Luisa; Cheong, Choo Mui; Gordon, John; van Rijt, Jimmy; Gourvennec, Aslaug Fodstad. "Twenty years of L1". L1 Educational Studies in Language and Literature 21, Runnin Running is (2021): 1-15. http://dx.doi.org/10.17239/l1esll-2021.21.04.01.
    10.17239/l1esll-2021.21.04.01
  5. Araújo, L.. "TWENTY YEARS OF: L1 The journal and the research community behind it: THE L1 EDITORS". L1 Educational Studies in Language and Literature 21 (2021): 1-15. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85126375459&partnerID=MN8TOARS.
    10.21248/l1esll.2022.22.1.362
  6. Patrícia Costa; Luísa Araújo. "Skilled Students and Effective Schools: Reading Achievement in Denmark, Sweden, and France". Scandinavian Journal of Educational Research 62 6 (2018): 850-864. https://doi.org/10.1080/00313831.2017.1307274.
    10.1080/00313831.2017.1307274
  7. Lopes, Paula; Costa, Patrícia; Araujo, Luisa; Ávila, Patrícia. "Measuring media and information literacy skills: construction of a test". (2018): http://hdl.handle.net/11144/3873.
    https://doi.org/10.1515/commun-2017-0051
  8. Fernandes, S.; Querido, L.; Verhaeghe, A.; Araújo, L.; Fernandes, Sandra; Querido, Luís; Verhaeghe, Arlette; Araújo, Luísa. "What is the relationship between reading prosody and reading comprehension in European Portuguese? Evidence from grades 2 to 5". Journal of Research in Reading 41 (2018): S102-S129. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85059450467&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1111/1467-9817.12248
  9. Fernandes, Sandra; Querido, Luís; Verhaeghe, Arlette; Marques, Catarina; Araújo, Luísa. "Reading development in European Portuguese: relationships between oral reading fluency, vocabulary and reading comprehension". Reading and Writing 30 9 (2017): 1987-2007. http://dx.doi.org/10.1007/s11145-017-9763-z.
    10.1007/s11145-017-9763-z
  10. Araujo, Luisa; Saltelli, Andrea; Schnepf, Sylke V.. "Do PISA data justify PISA-based education policy?". International Journal of Comparative Education and Development 19 1 (2017): 20-34. http://dx.doi.org/10.1108/ijced-12-2016-0023.
    10.1108/ijced-12-2016-0023
  11. Araújo, Luisa; Costa, Patricia. "Home book reading and reading achievement in EU countries: the Progress in International Reading Literacy Study 2011 (PIRLS)". Educational Research and Evaluation 21 5-6 (2015): 422-438. http://dx.doi.org/10.1080/13803611.2015.1111803.
    10.1080/13803611.2015.1111803
  12. Araújo, L.; Morais, J.; Costa, A.; Araújo, Luísa; Morais, José; Costa, Armanda. "Assessments of reading comprehension: Different measures, different explanatory variables and achievement". L1 Educational Studies in Language and Literature 13 1 (2013): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84902321792&partnerID=MN8TOARS.
    10.17239/l1esll-2013.01.04
  13. Araújo, Luísa; Folgado, Célia; Pocinho, Margarida; Araújo, L.; Folgado, C.; Pocinho, M.. "Reading comprehension in primary school: textbooks, curriculum and assessment". Palavras 36 4 (2009): 19-31. http://hdl.handle.net/10400.13/190.
    Publicado • 10.17239/l1esll-2009.09.04.09
  14. Araújo, Luísa. "Processos de compreensão no 1º Ciclo: A influência dos manuais escolares". Palavras 36 (2009): 19-31.
    Publicado
  15. Araújo, Luísa. "Resultados das Provas de Aferição e dos Exames de Matemática e de Português do 9º ano: Que conclusões tirar?". Revista Portuguesa de Pedagogia (2006):
  16. Araújo, L.; Pocinho, M.; Araújo, Luísa; Pocinho, Margarida. "Literacy beliefs and practices: Diagnoses and interventions that improve mother tongue education". L1 Educational Studies in Language and Literature 1 3 (2005): 191-193. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84923222399&partnerID=MN8TOARS.
  17. Araújo, Luísa. "The development of thinking in literature education". Da investigação às práticas–Estudo de natureza educacional 6 (2005): 75-85.
  18. Araujo, Luisa; Strasser, Janis. "Confronting Prejudice in the Early Childhood Classroom". Kappa Delta Pi Record 39 4 (2003): 178-182. http://dx.doi.org/10.1080/00228958.2003.10516402.
    10.1080/00228958.2003.10516402
  19. Araujo, Luisa. "The Literacy Development of Kindergarten English-Language Learners". Journal of Research in Childhood Education 16 2 (2002): 232-247. http://dx.doi.org/10.1080/02568540209594987.
    Publicado • 10.1080/02568540209594987
  20. Araújo, Luísa. "An ESL child's emergent literacy development". Academic Exchange Quarterly 6 (2002): 167-171.
    Publicado
  21. Luisa Araújo; Luisa Araujo. "O Bom Barqueiro". Hispania 82 3 (1999): 527-527. https://doi.org/10.2307%2F346321.
    10.2307/346321
  22. Araújo, Luísa. "The good boatman An authentic game used in teaching Portuguese". HISPANIA-A JOURNAL DEVOTED TO THE TEACHING OF SPANISH AND PORTUGUESE 82 (1999):
Capítulo de livro
  1. Araújo, Luísa; Dinis da Costa, Patrícia. "Literacy Development in Europe". In Global Variation in Literacy Development, 90-117. Cambridge, Reino Unido: Cambridge University Press, 2023.
  2. Silvana Coelho Palma; Luísa Araújo. "Reading for Babies". In Health Literacy in Portugal. 2022.
    10.4018/978-1-7998-9750-7.ch010
  3. Célia Folgado ; Costa, Patricia. Autor correspondente: Costa, Patricia. "Avaliação da Leitura: PIRLS 2011". In Leitura e Educação Literária, 15-30. Portugal, 2016.
    Publicado
  4. Lopes, João A.; Spear-Swerling, Louise; Oliveira, Célia Regina Gomes; Velasquez, Maria Gabriela Morais de Castro Fernandes; Almeida, Leandro S.; Araújo, Luísa; Zibulsky, Jamie; Cheesman, Elaine. "Ensino da leitura no 1.º ciclo do ensino básico: crenças, conhecimentos e formação dos professores". Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2014.
Entrada de enciclopédia
  1. Araújo, Luísa. "Reading, Literacy and". In Encyclopedia of Children, Adolescents, and the Media, editado por Michalos, Alex C.. SAGE Publications, Inc., 2014. http://dx.doi.org/10.4135/9781412952606.n367.
    10.4135/9781412952606.n367
Livro
  1. Araújo, L.. Literature Transactions: How Students Respond to the Epic The Lusiads. 2001.
Poster em conferência
  1. Costa, Patrícia; Araújo, Luísa. "Reading literacy in PIRLS: What explains achievement in 20 EU countries?". Trabalho apresentado em Nineteenth Annual Meeting of the Society for the Scientific Study of Reading, 2012.
Relatório
  1. Luisa Paula Sousa Lobo Borges de Araújo. 2018. Quality of teaching and learning in science.. https://data.europa.eu/doi/10.2760/860512.
    10.2760/860512
  2. Luisa Paula Sousa Lobo Borges de Araújo. 2018. Regional inequalities in PISA: the case of Italy and Spain.. https://data.europa.eu/doi/10.2760/495702.
    10.2760/495702
  3. Luisa Paula Sousa Lobo Borges de Araújo. 2016. Equity in education in Europe.. https://data.europa.eu/doi/10.2791/255948.
    10.2791/255948
  4. Luisa Paula Sousa Lobo Borges de Araújo. 2015. Teacher costs.. https://data.europa.eu/doi/10.2760/250728.
    10.2760/250728
  5. Luisa Paula Sousa Lobo Borges de Araújo. 2015. Teaching practices in primary and secondary schools in Europe :insights from large scale assessments in education.. https://data.europa.eu/doi/10.2788/897516.
    10.2788/897516
  6. Luisa Paula Sousa Lobo Borges de Araújo. 2015. Languages and employability.. https://data.europa.eu/doi/10.2788/504155.
    10.2788/504155
  7. Luisa Paula Sousa Lobo Borges de Araújo. 2013. The European survey on language competences: school internal and external factors in language learning.. https://data.europa.eu/doi/10.2788/92926.
    10.2788/92926
  8. Luisa Paula Sousa Lobo Borges de Araújo. 2013. Reading literacy in EU countries: evidences from PIRLS.. https://data.europa.eu/doi/10.2788/40816.
    10.2788/40816
  9. Luisa Paula Sousa Lobo Borges de Araújo. 2012. Advantages and limitations of using EU-SILC for monitoring participation in early childhood education and care.. https://data.europa.eu/doi/10.2788/60342.
    10.2788/60342
  10. Luisa Paula Sousa Lobo Borges de Araújo. 2012. Differential item functioning (DIF) :what functions differently for immigrant students in PISA 2009 reading items?. https://data.europa.eu/doi/10.2788/60811.
    10.2788/60811
  11. Luisa Paula Sousa Lobo Borges de Araújo. 2011. Teaching reading in Europe : contexts, policies and practices. https://data.europa.eu/doi/10.2797/60196.
    10.2797/60196
  12. Morais, José; Araújo, Luísa; Leite, Isabel; Carvalho, Cristina; Fernandes, Sandra; Querido, Luís. 2010. Estabelecimento de Níveis de Referência do Desenvolvimento da Leitura e da Escrita do 1º ao 6º ano de Escolaridade. http://pnl2027.gov.pt/np4Admin/{$clientServletPath}/?newsId=248.
    10.13140/RG.2.1.3433.3209
  13. Luisa Paula Sousa Lobo Borges de Araújo. 2010. Computer-based Assessment (CBA) of foreign language speaking skills. https://data.europa.eu/doi/10.2788/30519.
    10.2788/30519
Resumo em conferência
  1. Costa, Patrícia; Araújo, Luísa. "Digital reading in PISA 2012 in Portugal: How do Vocational and General Education Students Perform?". Trabalho apresentado em 11th Conference of the International Association for Research in L1 Education, Tallin, 2017.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Fernandes, Diana. "O Lúdico na Aprendizagem do Inglês". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/35452.
  2. Feijão, Teresa Maria Nunes. "A inclusão do portador de deficiência auditiva na educação regular: métodos de comunicação a utilizar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/8585.
  3. Anjos, Maria Inês Ferreira Marinho dos. "Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada. Ouvir e criar histórias". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/8827.
  4. Silva, Paula Alexandra da Silva Carvalho Leão da. "Relatório de estágio do ensino da prática supervisionada.A Arte do Português e o Português como Arte: A heterogeneidade e a transversalidade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/8908.
  5. BARATA, CLÁUDIA DOS SANTOS OLIVEIRA. "As implicações do novo programa de português no desenho curricular do curso de Professores do 1º CEB, na formação contínua e sua aplicabilidade nas escolas". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/21804.
  6. Mendes, Elisabete Marçal. "Relatório final da prática de ensino supervisionada.Um, dois, três… Um conto de cada vez.". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/8828.
  7. Mendes, Carla Sofia Ferreira Nunes. "Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada.À descoberta do gosto pela leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/8832.
  8. Lopes, Paula Cristina do Rosário. "Literacia mediática e cidadania: práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10071/8666.
  9. Monteiro, Susana Filipa da Rocha Lourenço. "Relatório de estágio de ensino da prática supervisionada. As áreas temáticas e a cooperação". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/8858.
  10. Soares, Ana Rita Narciso. "Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada. Quando me conheço... adoto bons comportamentos e atitudes adequadas". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/8831.
  11. Mendes, Carla Sofia Ferreira Nunes. "Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada.À descoberta do gosto pela leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/8832.
  12. Aparício, Cristina Lopes. "Relatório de estágio do ensino da prática supervisionada: crescer para ser". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/9462.
  13. BARATA, CLÁUDIA DOS SANTOS OLIVEIRA. "As implicações do novo programa de português no desenho curricular do curso de Professores do 1º CEB, na formação contínua e sua aplicabilidade nas escolas". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/21804.
  14. Rebola, Ana Cláudia Marques. "Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada. Ser amigo é conhecer-me a mim e aos outros. As relações em contexto escolar". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/8859.
  15. Gonçalves, Vanessa. "Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada: Descobrindo Portugal com os sentidos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/9010.
  16. Frazão, Joana Patrícia Barreiros. "Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada. Dos valores sociais ao valor das palavras". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/9024.
  17. Anjos, Maria Inês Ferreira Marinho dos. "Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada. Ouvir e criar histórias". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/8827.
  18. Mendes, Elisabete Marçal. "Relatório final da prática de ensino supervisionada.Um, dois, três… Um conto de cada vez.". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/8828.
  19. Costa, Ana Cristina Maia da. "A aprendizagem da leitura: análise de manuais do 1.º ano de escolaridade". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/9484.
  20. Monteiro, Maria Manuela Palhas de Oliveira Feijão. "A produção de diferentes tipos de texto escrito no 1.º Ciclo do ensino básico: um estudo de caso no quarto ano de escolaridade". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/10714.
  21. Torres, Sónia Marisa Carvalho. "A aquisição de livros e práticas de leitura em creche : um caso de estudo". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10174/20767.
  22. Serafino, Maria Martinho Serrenho Santos de Campos. "A avaliação na educação pré-escolar: congruências, finalidades e idiossincrasias". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10174/20737.
  23. Ladeira, Maria de Lurdes Paralta. "Plano nacional de leitura: mais e melhor literacia". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10174/18970.
  24. Correia, Rosária Maria Jorge dos Santos Rodrigues. "Fluência de leitura no 1º ciclo básico: um estudo de caso em quatro escolas do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10174/18336.
  25. Esteves, Célia Valente Folgado. "A compreensão da leitura: Um estudo de caso no quarto ano de escolaridade". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10174/17567.
Website
  1. Araújo, Luísa; Dinis da Costa, Patrícia. O PIRLS 2021 mostra que ler para os mais novos é mesmo importante. 2023. https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/artigos/estatisticas/o-pirls-2021-mostra-que-ler-para-os-mais-novos-e-mesmo-importante.

Outros

Anotação
  1. Araújo, Luísa. 2024. "O que nos diz o PISA sobre Leitura?". Portugal.
Outra produção
  1. Assessment Background: What PISA Measures and How. 2020. Luisa Araújo; Patrícia Costa; Nuno Crato. https://doi.org/10.1007%2F978-3-030-59031-4_12.
    10.1007/978-3-030-59031-4_12
  2. Literature Transactions. 2018. Luísa Araújo. https://doi.org/10.4324%2F9781351325929-9.
    10.4324/9781351325929-9
  3. A literacia: conhecimentos emergentes da leitura e da escrita no ensino pré-escolar. 2008. Franco, Susana Rita Tralha. http://hdl.handle.net/10174/18327.
Distinções

Outra distinção

1998 Excellence in Teaching Award
Rutgers The State University of New Jersey, Estados Unidos
1992 Women of the year Excellence Award
University of Delaware, Estados Unidos