???global.info.a_carregar???
Musicologist and researcher at the Center for Sociology and Musical Aesthetics Studies (CESEM) at NOVA University Lisbon. He coordinates the Sound and Music Studies in Digital and Audiovisual Media Team (CysMus), part of the SociMus group and the GTCC, and is a member of the Gender and Music Studies Group (NEGEM). His research focuses on the sociology of music, digital cultures, sexuality, and gender, with an emphasis on cultural industries, professions, technologies, and media literacies from the 20th century to the present. His publications include articles in national and international academic journals such as Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image, Journal of Lusophone Studies, Cuadernos de Investigación Musical, and MusiMid: Brazilian Journal of Music and Media Studies, as well as chapters in edited volumes like Cross-Cultural Influences between Japanese and American Pop Cultures: Powers of Pop and My Kind of Sound: Popular Music and Audiovisual Culture. He has co-edited two books and presented at numerous academic conferences in Portugal and abroad. In his doctoral thesis, funded by FCT, he investigated 21st-century European audiovisual fiction, focusing on the representation of robots, AI, and cyborgs in music videos, video games, film, short films, television, and streaming platforms. His analysis encompassed producer and consumer perspectives, arguing that these representations reflect current cultural debates about the impact of digital technologies on the arts and social relationships. He has received several awards and merit-based grants, including a Merit Scholarship from the Directorate-General for Higher Education (DGES). Beyond his academic work, he presents films and documentaries, conducts workshops and masterclasses, exploring intersections between music, technology, and audiovisual media. He collaborates with the site esQrever, writing opinion pieces on music and LGBTQI+ culture, and contributes to publications in Público, JN, and Gerador. Additionally, he works as a music producer, developing solo compositions and projects for theater, photographic exhibitions, and digital and audiovisual formats.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
André Filipe Cecília Malhado

Nomes de citação

  • Malhado, André

Identificadores de autor

Ciência ID
7815-41C4-CD84
ORCID iD
0000-0002-1691-868X

Endereços de correio eletrónico

  • andreadnmalhado@gmail.com (Profissional)
  • andremalhado@fcsh.unl.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural
  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2019/10 - 2024/10/09
Concluído
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Musicologia Histórica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Audiovisual Representations of the Cyborg: Conceptualization and Music Theory" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom, por unanimidade (highest grade)
2017/07/13 - 2019/11/22
Concluído
Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Uma perspectiva musicológica sobre a formação da categoria ciberpunk na música para audiovisuais – entre 1982 e 2017" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2014/09/15 - 2017/06/30
Concluído
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
18
2012/10/01 - 2014/07/31
Concluído
Curso de Produção e Criação Musical (Curso de Especialização Tecnológica)
Escola de Tecnologias Inovação e Criação, Portugal
18
2010 - 2011
Concluído
Curso de Educação e Formação de Adultos (Ensino secundário)
Escola Secundária de Bocage, Portugal
2002 - 2003
Concluído
Curso de linguagens de programação e aplicações de utilizador (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Informática
MICROSADO - Centro de Formação, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09/19 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/12/03 - Atual Coordenador Núcleo de Estudos em Som e Música nos Media Digitais e Audiovisuais, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/04/02 - 2018/03/31 Livreiro Livraria Culsete, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/10/01 - 2023/12/31 The Audiovisual Representations of the Cyborg: Theory and Musical Conceptualization
SFRH/BD/145674/2019
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/03/01 - 2019/06/30 Plano estratégico UID/EAT/00693/2019 - Música e Cibercultura
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
2017/10/01 - 2018/09/30 Plano estratégico UID/EAT/00693/2013 - Música e Cibercultura
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Malhado, André. "O áudio na indústria dos videojogos em Portugal: dinâmicas sociais, perspetivas e desafios (SOCOPUS INDEXED, forthcoming)". Sociologia, Problemas e Práticas (2025):
    Em revisão
  2. Malhado, André; Gomes-Ribeiro, Paula. "The Shadow Side of Musical Composition: A Study of Library Music in Portuguese Academic Circles (SCOPUS INDEXED, forthcoming))". Music, Sound, and the Moving Image 18 2 (2024): 179-203.
    No prelo
  3. Malhado, André. "Capturadas e mediadas: As paisagens sonoras dos recursos naturais e não-humanos no cinema de ficção distópica em Portugal (SCOPUS INDEXED)". Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 11 2 (2024): 112-133. http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v11n2.1056.
    Publicado • 10.14591/aniki.v11n2.1056
  4. Malhado, André Filipe Cecília. "A cultura ciberpunk e derivações queer em vídeos musicais brasileiros". Significação: Revista de Cultura Audiovisual 50 (2023): 1-19. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.196661.
    Acesso aberto • Publicado • 10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.196661
  5. André Malhado. "O retrofuturo, onde a música antiga e nova colidem: memória e literacia audiovisual na cultura ciberpunk". Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia (MusiMid) 3 1 (2022): 95-112. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/b44212de-855f-40f1-8ced-c5614f8b2c0b.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Malhado, André. "Apocalipse social audiovisual: Os ciborgues nas paisagens sonoras do ciberpunk lusófono (SCOPUS INDEXED)". Journal of Lusophone Studies 7 1 (2022): 214-233. https://jls.apsa.us/index.php/jls/article/view/480.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Malhado, André. "It's music, a human thought structure: music as a technology of cyborgs in Spanish cyberpunk films". Cuadernos de Investigación Musical 15 (2022): 105-118. https://revista.uclm.es/index.php/cuadernosdeinvestigacionmusical/article/view/2864.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Malhado, André. "Se o espetáculo pouco importa, porque estamos sempre a falar dele? Junior Eurovision 2023 e a prestação de Júlia Machado", esQrever, 2023, https://esqrever.com/2023/11/29/se-o-espetaculo-pouco-importa-porque-estamos-sempre-a-falar-dele-junior-eurovision-2023-e-a-prestacao-de-julia-machado/.
  2. Malhado, André. "Na Jornada Mundial da Juventude cantar é em nome de Todos (Todos… Todos?)", esQrever, 2023, https://esqrever.com/2023/08/06/na-jornada-mundial-da-juventude-cantar-e-em-nome-de-todos-todos-todos/.
  3. Malhado, André. "Não dava muito pela versão de estúdio, mas agora já é adequada ao Festival da Canção!", esQrever, 2023, https://esqrever.com/2023/03/06/nao-dava-muito-pela-versao-de-estudio-mas-agora-ja-e-adequada-ao-festival-da-cancao/?amp=1.
  4. Malhado, André. "Nos Grammys com Madonna, Sam Smith e os sintomas do culto da celebridade", esQrever, 2023, https://esqrever.com/2023/02/15/nos-grammys-com-madonna-sam-smith-e-os-sintomas-do-culto-da-celebridade/?amp=1.
  5. Malhado, André. "Entrevista exclusiva a SURMA: ‘Vulnerável é uma palavra de força, de persistência, e é isso que eu queria dar também com este álbum’", esQrever, 2022, https://esqrever.com/2022/12/11/entrevista-exclusiva-a-surma-vulneravel-e-uma-palavra-de-forca-de-persistencia-e-e-isso-que-eu-queria-dar-tambem-com-este-album/.
  6. Malhado, André. "O gosto não se discute? A música queer como ato político em Portugal", Gerador, 2022, https://gerador.eu/o-gosto-nao-se-discute-a-musica-queer-como-ato-politico-em-portugal/.
  7. Malhado, André. "Como se constrói uma identidade sonora? Discussão sobre o vídeo musical BAZA, de Blaya", esQrever, 2022, https://esqrever.com/2022/11/15/como-se-constroi-uma-identidade-sonora-discussao-sobre-o-video-musical-baza-de-blaya/.
  8. Malhado, André. "O gosto não se discute? A música queer como ato político em Portugal", esQrever, 2022, https://esqrever.com/2022/11/04/o-gosto-nao-se-discute-a-musica-queer-como-ato-politico-em-portugal/.
  9. Malhado, André. "Como se constrói uma identidade sonora? Discussão sobre o vídeo musical GET THE GUNS OUT, de Aurora e Odete", esQrever, 2022, https://esqrever.com/2022/10/18/como-se-constroi-uma-identidade-sonoradiscussao-sobre-o-video-musical-get-the-guns-out-de-aurora-e-odete/.
  10. Malhado, André. "Como se constrói uma identidade sonora? Discussão sobre o vídeo musical LÈVRES ROSES, Electrosexual feat. Nicky Miller (online)", esQrever, 2022, https://esqrever.com/2022/08/12/como-se-constroi-uma-identidade-sonora-discussao-sobre-o-video-musical-levres-roses-electrosexual-feat-nicky-miller/.
  11. Malhado, André. "Fado Bicha lançam vídeo ESTOURADA: "TORTURA NÃO É CULTURA!" (online)", esQrever, 2022, https://esqrever.com/2022/07/31/fado-bicha-lancam-video-estourada-tortura-nao-e-cultura/.
  12. Malhado, André. "Ocupar a convenção, perverter a tradição: uma crítica musical ao álbum OCUPAÇÃO de Fado Bicha (online)", esQrever, 2022, https://esqrever.com/2022/06/03/ocupar-a-convencao-perverter-a-tradicao-uma-critica-musical-ao-album-ocupacao-de-fado-bicha/.
  13. Malhado, André. "Como se constrói uma identidade sonora? Discussão sobre o vídeo musical SENTADINHA MACIA, Lia Clark (online)", esQrever, 2022, https://esqrever.com/2022/05/02/como-se-constroi-uma-identidade-sonora-discussao-sobre-o-video-musical-sentadinha-macia-lia-clark/.
  14. Malhado, André. "Como se constrói uma identidade sonora? Discussão sobre o vídeo musical BIXA PRETA PARTE 2, Linn da Quebrada e Jup do Bairro (online)", esQrever, 2022, https://esqrever.com/2022/04/01/como-se-constroi-uma-identidade-sonora-discussao-sobre-o-video-musical-bixa-preta-parte-2-linn-da-quebrada-e-jup-da-favela/.
  15. Malhado, André. "Como Se Constrói Uma Identidade Sonora? Discussão Sobre O Vídeo Musical My Agenda, Dorian Electra (online)", esQrever, 2022, https://esqrever.com/2022/03/10/como-se-constroi-uma-identidade-sonora-discussao-sobre-o-video-musical-my-agenda-dorian-electra/.
  16. Malhado, André. "Entrevista a Rafael Fernandes: ‘A minha ideia com este álbum sempre foi mostrar a realidade humana, independentemente da minha sexualidade ou expressão de género’ (online)", esQrever, 2022, https://esqrever.com/2022/02/19/entrevista-a-rafael-fernandes-a-minha-ideia-com-este-album-sempre-foi-mostrar-a-realidade-humana-independentemente-da-minha-sexualidade-ou-expressao-de-genero/.
  17. Malhado, André. "“Todos os géneros são bem-vindos, também os musicais”: faz ou não sentido haver um LGBT+ Music Festival? (online)", esQrever, 2022, https://esqrever.com/2022/02/08/todos-os-generos-sao-bem-vindos-tambem-os-musicais-faz-ou-nao-sentido-haver-um-lgbt-music-festival/.
  18. Malhado, André. "Crítica musical ao álbum Rituals de Raphael and the Thorns (online)", esQrever, 2022, https://esqrever.com/2022/01/22/critica-musical-ao-album-rituals-de-raphael-and-the-thorns/.
  19. Malhado, André. "Como se constrói uma identidade sonora? Discussão sobre o vídeo musical HOLY FATHER, de Tooji (online)", esQrever, 2021, https://esqrever.com/2021/12/27/como-se-constroi-uma-identidade-sonora-discussao-sobre-o-video-musical-father-tooji.
  20. Malhado, André. "Como se constrói uma identidade sonora? Discussão sobre o vídeo musical CYBORG, de Lloyd (online)", esQrever, 2021, https://esqrever.com/2021/12/12/como-se-constroi-uma-identidade-sonora-discussao-sobre-o-video-cyborg-de-loyd.
  21. Malhado, André. "Como se constrói uma identidade sonora? Discussão sobre o vídeo musical NIGHTS LIKE THIS, de Kehlani feat. Ty Dolla $ign (online)", esQrever, 2021, https://esqrever.com/2021/11/26/como-se-constroi-uma-identidade-sonora-discussao-sobre-o-video-musical-nights-like-this-de-kehlani-feat-ty-dolla-ign.
  22. Malhado, André. "Como se constrói uma identidade sonora? Discussão sobre o vídeo musical HOLY, de Zolita (online)", esQrever, 2021, https://esqrever.com/2021/10/16/como-se-constroi-uma-identidade-sonora-discussao-sobre-o-video-musical-holy-de-zolita.
  23. Malhado, André. "Como se constrói uma identidade sonora? Discussão sobre o vídeo musical BONEKINHA, de Gloria Groove (online)", esQrever, 2021, https://esqrever.com/2021/09/13/como-se-constroi-uma-identidade-sonora-discussao-sobre-o-video-musical-bonekinha-de-gloria-groove.
  24. Malhado, André. "Música como Cultura LGBTI+ e Género: "Qual a importância de artistas se assumirem enquanto membros da comunidade LGBTI+?" (online)", esQrever, 2021, https://esqrever.com/2021/08/22/musica-como-cultura-lgbti-e-genero-qual-a-importancia-de-artistas-se-assumirem-enquanto-membros-da-comunidade-lgbti.
  25. Malhado, André. "Como se constrói uma identidade sonora? Discussão sobre o vídeo musical SENTIENT, de Perturbator (online)", esQrever, 2021, https://esqrever.com/2021/07/29/como-se-constroi-uma-identidade-sonora-discussao-sobre-o-video-musical-sentient-de-perturbatormalhado.
  26. Malhado, André. "Ficção do fã, o direito à fantasia erótica e a controvérsia do bromance na Marvel (online)", esQrever, 2021, https://esqrever.com/2021/06/27/ficcao-do-fa-o-direito-a-fantasia-erotica-e-a-controversia-do-bromance-na-marvel.
  27. Malhado, André. "Como se constrói uma identidade sonora? Discussão sobre o vídeo musical PUSH, de Kazaky (online)", esQrever, 2021, https://esqrever.com/2021/06/08/como-se-constroi-uma-identidade-sonora-discussao-sobre-o-video-musical-push-de-kazaky.
  28. Malhado, André. "Entrevista exclusiva a Gisela João: "Ser mulher aponta afincadamente a direção da história que é contada no álbum" (online)", esQrever, 2021, https://esqrever.com/2021/05/24/entrevista-exclusiva-a-gisela-joao-ser-mulher-aponta-afincadamente-a-direcao-da-historia-que-e-contada-no-album.
  29. Malhado, André. "Como se constrói uma identidade sonora? Discussão sobre o vídeo musical LET¿S LOVE, de David Guetta & Sia (online)", esQrever, 2021, https://esqrever.com/2021/05/07/como-se-constroi-uma-identidade-sonora-discussao-sobre-o-video-musical-lets-love-de-david-guetta-e-sia.
  30. Malhado, André. "Como se constrói uma identidade sonora? Discussão sobre o vídeo musical MODO TURBO, de Luíza Sonza, Pabllo Vittar e Anitta (online)", esQrever, 2021, https://esqrever.com/2021/04/15/como-se-constroi-uma-identidade-sonora-discussao-sobre-o-video-musical-modo-turbo-de-luiza-sonza-pabllo-vittar-e-anitta.
  31. Malhado, André. "Como se constrói uma identidade sonora? Discussão sobre o vídeo musical QUEEN, de Janelle Monáe (online)", esQrever, 2021, https://esqrever.com/2021/03/20/como-se-constroi-uma-identidade-sonora-discussao-sobre-o-video-musical-queen-de-janelle-monae.
  32. Malhado, André. "Como se constrói uma identidade sonora? Discussão sobre o vídeo musical WATCH ME LAKSHMI ft. Karma She [version de nuit], de Electrosexual (online)", esQrever, 2021, https://esqrever.com/2021/03/04/como-se-constroi-uma-identidade-sonora-discussao-sobre-o-video-musical-watch-me-lakshmi-ft-karma-she-version-de-nuit-de-electrosexual.
  33. Malhado, André. "Uma imagem vale mais do que 28 anos de sons: adeus Daft Punk (online)", Música, Media, Mundo, 2021, https://musicam3.wixsite.com/ebsite/post/uma-imagem-vale-mais-do-que-28-anos-de-sons-adeus-daft-punk.
  34. Malhado, André. "Como se constrói uma identidade sonora? Discussão sobre o vídeo musical NONBINARY, de Arca (online)", esQrever, 2021, https://esqrever.com/2021/02/04/como-se-constroi-uma-identidade-sonora-discussao-sobre-o-video-musical-nonbinary-de-arca/.
  35. Malhado, André. "Produção de vídeos musicais ou reprodução de realidades pandémicas? (online)", Música, Media, Mundo, 2021, https://musicam3.wixsite.com/website/post/produ%C3%A7%C3%A3o-de-v%C3%ADdeos-musicais-ou-reprodu%C3%A7%C3%A3o-de-realidades-pand%C3%A9micas.
  36. Malhado, André. "Pode o TikTok mudar a indústria musical? – Revista Shifter, conversa com o grupo Cysmus: Núcleo de Estudos em Música e Cibercultura (online)", Shifter, 2021, https://shifter.pt/2021/01/tiktok-industria-musical-cysmus.
  37. Malhado, André. "Música natural vs música augmented? O que Deus Ex Mankind Divided nos diz a respeito da música ciberpunk", NOVA em Folha - edição de Janeiro-Fevereiro 1, 1, p14, 2019, https://issuu.com/aefcsh.nova/docs/nova_em_folha_jan-fev_19.
  38. Malhado, André. "Avengers Infinity Wars - música de Alan Silvestri", NOVA em Folha - Edição de Abril, 2018, https://issuu.com/aefcsh.nova/docs/nova_em_folha_-_abril.
  39. Malhado, André. "Blade Runner 2049 Original Motion Picture Soundtrack Review", NOVA em Folha - Edição de Março, 2018, https://issuu.com/aefcsh.nova/docs/nova_em_folha_-_mar_o_2018.
Capítulo de livro
  1. Malhado, André. "Sounds Like Cowboys and Geisha: Representational Stereotypes and Music Styles as Cultural Signifiers in American and Japanese". In Cross-Cultural Influences between Japanese and American Pop Cultures: Powers of Pop, editado por Kendra N. Sheehan, 131-161. Newcastle, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2023.
    Publicado
  2. Malhado, André. "We Are All Blade Runners: música ciberpunk, agenciamentos e práticas discursivas de uma comunidade presente no Youtube". In Convergências musicais: gosto, identidade e mundo, 121-142. V. N. Famalicão: Edições Húmus, 2022.
    Publicado
  3. André Malhado. "Virtualidades musicais em período de COVID-19: práticas, discursos e experiências na cibercultura". In MUSICOLOGIA EM TEMPOS DE CRISE: retrospectivas e perspectivas, editado por Mayra Pereira; Rodolfo Valverde, 33-47. São Paulo, Brasil: Centro Cultural Pró-Música, 2022.
    Publicado
  4. Malhado, André. "A música na construção de práticas representacionais e estereotipadas do pós-humano em audiovisuais". In Cinema e Outras Artes IV : Diálogos e Inquietudes Artísticas, 165-189. Covilhã, Portugal: LabCom.IFP, 2021.
    Publicado
  5. Malhado, André. "Constructing an audiovisual language through (social) media convergence: Ghost in the Shell, musical codes and networked meaning". In My Kind of Sound : Popular Music and Audiovisual Culture, 172-185. Newcastle, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2020.
    Publicado
  6. Malhado, André. "Um hipotexto da cultura audiovisual ciberpunk: a participação de Blade Runner no regime de representação ciberpunk". In Cinema e as outras Artes III : Diálogos e inquietudes artísticas, 345-366. Covilhã, Portugal: LabCom.IFP, 2020.
    Publicado
  7. Malhado, André. "Cruzando real e virtual no filme Hackers: sobre práticas de música tecno e cyberpunk". In Log in, live on - música e cibercultura na era da internet das coisas, editado por Malhado, André; Gomes-Ribeiro, Paula; Freitas, Joana; Durand, Júlia, 303-326. Lisboa, Portugal: Húmus, 2018.
    Publicado
Edição de livro
  1. Paula Gomes Ribeiro; Malhado, André; Chaves, Zuelma Paula Miranda Duarte. Convergências musicais: Música, identidade e mundo. Famalicão, Portugal: Húmus. 2022.
    Publicado • Editor
  2. Malhado, André; Carvalho, Mário Vieira de; Gomes-Ribeiro, Paula; Blanes, Guillermo de Llera; Porfírio, João Francisco; Rakic, Petra; Costa, João Pedro da; et al. Log In, Live On: Música e Cibercultura na era da Internet das Coisas. Lisboa, Portugal: Húmus. 2018.
    Publicado • Editor
Resumo em conferência
  1. André Malhado. "Flexibilidade técnica ou especialização musical: desafios artísticos e sociais dos profissionais do áudio de videojogos em Portugal no século XXI". Trabalho apresentado em XI Encontro de Investigação em Música, Aveiro, 2022.
    Publicado
  2. Malhado, André. "“If none of you knew this was played by robots, I guarantee you wouldn't know the difference”: perceção, poder e discurso na musicalidade robótica". Trabalho apresentado em (Inter)ações Digitais e Audiovisuais: VII Workshop Cysmus, Lisboa, 2022.
    Publicado
  3. Malhado, André. "Construir e interpretar timbres, texturas e materialidades sónicas de um ciborgue em vídeos musicais". Trabalho apresentado em VI Workshop - Cysmus, Lisboa, 2021.
    Publicado
  4. Malhado, André. "Ontologias do vídeo musical: reflexões teórico-metodológicas". Trabalho apresentado em V Workshop - Cysmus, Lisboa, 2020.
    Publicado
  5. Malhado, André. "Música ciberpunk em audiovisuais narrativos: uma abordagem sociológica às tendências de música-imagem no período de 1982 a 2017". Trabalho apresentado em IV Workshop - Cysmus, Lisboa, 2019.
    Publicado
  6. Malhado, André. ""I have been born more than once, so I have more than one name": codificação, linguagem e representatividade musical em Ghost in the Shell". Trabalho apresentado em 8º Seminário MTCC (Música, Teoria Crítica e Comunicação), Lisboa, 2019.
    Publicado
  7. Rossi, Ludovica; Galino, Fernando Juan Ramos. "Musica inspirada por Blade Runner: intertextualidades e impactos na estética ciberpunk". Trabalho apresentado em Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes, Covilhã, 2018.
    Publicado • 10.5151/sigradi2017-085
  8. Malhado, André. "Starter pack to vaporwave: by a virtual construction of sonorities and identities of the artists Vektroid and DJ ALINA". Trabalho apresentado em Keep It Simple Make It Fast - Gender, differences, identities and DIY cultures, Porto, 2018.
    Publicado
  9. Malhado, André. "Já ouvi isto em qualquer lado... – processos de utilização e transformação da música ciberpunk enquanto ‘informação trans-jogo’". Trabalho apresentado em III Workshop - CysMus, Lisboa, 2018.
    Publicado
  10. Malhado, André. "Microgénero e identidade interseccional: a música vaporwave das artistas Vektroid e DJ ALINA". Trabalho apresentado em Desafios e problemas de investigação em género e musicologia no séc. XXI, Lisboa, 2018.
    Publicado
  11. Malhado, André; Franca, Luís Marcelo; Freitas, Joana. "O sistema áudio de Deus Ex Mankind Divided: processos de produção, composição e comunicação musical". Trabalho apresentado em 7º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação, Lisboa, 2018.
    Publicado
  12. Malhado, André. ""Nothing the God of bio-mechanics wouldn't let you in heaven for": uma forma de representação musical do ciborgue em audiovisuais ciberpunk". Trabalho apresentado em 8º Encontro de Investigação em Música, Porto, 2018.
    Publicado
  13. Malhado, André. "Hacking ao som de música tecnho – problematizações e paralelismos sociais entre as práticas culturais da música techno e as do hacking no filme cyberpunk Hackers". Trabalho apresentado em LOG IN LIVE ON: música e cibercultura na era da internet of things, lisboa, 2016.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Malhado, André; Brinca, Ana; Abreu, Edward A.; Cruz, Filipa; Pina, Isabel; Freitas, Joana; Durand, Júlia; Pinto, Rui Magno; Franca, Luís Marcelo. "Música, Comunicação e Discursos (em curso)". Revisão de Música, Comunicação e Discursos (2019):
    No prelo
  2. Malhado, André; Durand, Júlia; Porfírio, João Francisco; Moledo, Marília; Ferreira, Miguel; Costa, João; Lopes, Patrícia Lampreia; Lopes, Sofia; Oliveira, Renato. "Convergências musicais: Música, identidade e mundo". Revisão de Convergências musicais: Música, identidade e mundo (2018): 1-350.
    Publicado
  3. Malhado, André; Carvalho, Mário Vieira de; Gomes-Ribeiro, Paula; Blanes, Guillermo de Llera; Porfírio, João Francisco; Rakic, Petra; Costa, João Pedro da; et al. "Log In, Live On: Música e Cibercultura na era da Internet das Coisas". Revisão de Log In, Live On: Música e Cibercultura na era da Internet das Coisas (2016): 1-370.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "A musicological perspective about the formation of the cyberpunk’s category in the audiovisual’s music – between 1982 and 2017". Mestrado, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2019. https://run.unl.pt/bitstream/10362/91221/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Andr%C3%A9%20Malhado.pdf.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Malhado, André. Darkweb (Single). Edição de Autor, 2018.
  2. Malhado, André. Total Recall Reimagined Sounds (Album). Edição de Autor, 2014.
  3. Malhado, André. Diário de Sonhos (EP). Edição de Autor, 2013.
  4. Malhado, André. Lisboa 24h (EP). Edição de Autor, 2013.
Exposição artística
  1. Produção e criação musical de Lisboa 24h. 2013.
Obra teatral
  1. 2019. Criação musical, produção e edição de som de VÓRTICE.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/06/30 "If none of you knew this was played by robots, I guarantee you wouldn't know the difference": perceção, poder e discurso na musicalidade robótica (Inter)ações Digitais e Audiovisuais: VII Workshop Cysmus
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa)
2022/06/22 O que se publica sobre música e sexualidade em Portugal, hoje? Uma reflexão exploratória a partir da internet Música, Media, Públicos
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/06/14 Os usos dos vídeos musicais no Youtube: um estudo preliminar do campo da receção 10º Simpósio: Música, Teoria Crítica e Comunicação
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/05/28 Música enquanto agente social de luta LGBTI+ Encontros 40 anos de Despenalização da Homossexualidade: História LGBTI+ em Portugal
Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/05/27 Escuta videomusical em terrenos digitais: experiência e interpretação na plataforma Youtube XI Encontro Anual da AIM
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2021/12/13 Musicalidade ciborgue e voz-objeto relacional: dois modelos de atuação sónica no cinema português VI Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2021/09/16 Represent, signify or be queer: violence, resistance, and pride in LGBTI+ music videos Conferência Internacional CANVAS
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/06/29 Música como ferramenta de cidadania: um activismo ciborgue na conferência Human by Design CombART 2020 - International Conference on Arts, Activism and Citizenship
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/06/25 "It's music, a human thought structure": creating cyborgs with the soundtrack of the films Eva and Automata XIII Simposio Internacional La Creación Musical en la Banda Sonora
Universidad de Oviedo (Oviedo, Portugal)
2021/06/17 Celebração, ironia ou um requiem para um peregrino: obras de Haendel e influências da música sacra no filme Autómata 9º Simpósio: Música, Teoria Crítica e Comunicação
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/06/15 Construir e interpretar timbres, texturas e materialidades sónicas de um ciborgue em vídeo musicais VI Workshop - Cysmus
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/05/28 O timbre do ciborgue: som e música na construção de identidades (des)humanizadas no cinema de ficção científica ciberpunk X Encontro Anual da AIM
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Lisboa, Portugal)
2021/05/17 "Watch me, I'll do the fingering": música, homoerotismo e a representação audiovisual do prazer de um ciborgue queer 3º Simpósio NEGEM - Música, Género, Política e Sociedade
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020/12/10 Música e tecnologia como forma de revelação apocalíptica: O caso do filme Total Recall V Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2020/06/30 Humana, quimera ou ciborgue: Sevdaliza e a representação de múltiplas identidades em vídeos musicais 2º Simpósio NEGEM - Música, Género e Media
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020/06/25 Ontologias do vídeo musical: reflexões teórico-metodológicas V Workshop - Cysmus
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/11/15 Jornalismo musical participativo, fandom transformacional e discursos de recepção na Internet IX ENIM: Encontro de Investigação em Música
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/10/31 Cinema ciberpunk, estereótipo e a representação de símbolos da ficção científica IV Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2019/06/07 "I have been born more than once, so I have more than one name": codificação, linguagem e representatividade musical em Ghost in the Shell 8º Simpósio: Música, Teoria Crítica e Comunicação
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/05/19 Música ciberpunk em audiovisuais narrativos: uma abordagem sociológica às tendências de música-imagem no período de 1982 a 2017 IV Workshop - Cysmus
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/05/16 "Cyberpunk Music Dossier": uma reflexão sobre a crítica musical na página de internet Neon Dystopia II Jornadas NEMI: Periodical press as a source in musicology
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2019/02/16 "We cling to memories as if they define us, but they really dont": the musical conventions, orientations, and expectations of the controversial soundtrack of Ghost in the Shell (2017) MUCA: Congresso de Música Y Cultura Audiovisual
Universidad de Murcia (Murcia, Espanha)
2018/11/09 "Nothing the God of bio-mechanics wouldn’t let you in heaven for": uma forma de representação musical do ciborgue em audiovisuais ciberpunk VIII ENIM: Encontro de Investigação em Música
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2018/10/24 Música inspirada por Blade Runner: intertextualidades e impactos na estética ciberpunk III Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2018/10/18 Starter pack ao vaporwave: para uma construção virtual de sonoridades e identidades das artistas Vektroid e DJ ALINA POP UPS – MÚSICA E MEDIA ‘1º Comunidades translocais: rituais musicais no século XXI’
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2018/10/09 "Nothing the God of bio-mechanics wouldn't let you in heaven for": uma forma de representação musical do ciborgue em audiovisuais ciberpunk ENIM 2018. VIII ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2018/07/06 Starter pack to vaporwave: by a virtual construction of sonorities and identities of the artists Vektroid and DJ ALINA KISMIF INTERNATIONAL CONFERENCE 2018 Gender, differences, identities and DIY cultures
Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018/06/27 Já ouvi isto em qualquer lado... : processos de utilização e transformação da música ciberpunk enquanto informação trans-jogo III Workshop - CysMus
Grupo de Estudos Avançados em Música e Cibercultura (Lisboa, Portugal)
2018/06/07 O sistema áudio de Deus Ex Mankind Divided: processos de produção, composição e comunicação musical 7º Simpósio: Música, Teoria Crítica e Comunicação
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2018/05/12 Paradoxo da liberdade [Parte de um conjunto de excertos de filmes de ficção científica ciberpunk para discutir a questão: será a convergência, a interatividade, e a disponibilidade de meios, conteúdos, e instrumentos proporcionados pela internet, diretamente proporcional ao grau de liberdade oferecida aos produtores, e aos consumidores de música?] Música e Internet: Convergência e paradoxos numa paisagem em transformação
Livraria Ler Devagar (Lisboa, Portugal)
2018/04/19 Microgénero e identidade interseccional: a música vaporwave das artistas Vektroid e DJ ALINA 1º Simpósio NEGEM - Desafios e problemas de investigação em género e musicologia no séc. XXI
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2018/01/17 "How to live with media": lugar(es) possíveis da música numa sociedade profundamente mediatizada I Jornada de estudo Música e Internet
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2017/06/28 "Audio skeuomorphism": relações entre música e pós-humanismo II Workshop - CysMus
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/05/28 Música de nascimento e morte do cyborg: estudo de casos cyberpunk no audiovisual Música como sociedade - Colóquio de Sociologia da Música: Problemáticas
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa)
2016/04/06 Cyberpunk: Konzett, M. (2011): "Sci-Fi Film and Sounds of the Future" In Bartkowiak, M. J. (ed.), Sounds of the Future: Essays on Music in Science Fiction Film I Workshop - CysMus
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/12/19 Zumba: música como mediadora e impulsionadora de um fenómeno de sucesso Sociologia da Música
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/02/20 - 2023/06/04 Estágio Curricular: Música, Agentes e Culturas LGBTI+ em Portugal
Coorientador
Licenciatura em Ciências Musicais (Outra)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2022/09/20 - 2023/01/20 Estágio Curricular: Música, Agentes e Culturas LGBTI+ em Portugal
Coorientador
Licenciatura em Ciências Musicais (Outra)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016 - Atual O Workshop Cysmus, Grupo de Estudos Avançados em Música e Cibercultura, é um espaço de encontro e debate, que parte da música para pensar sobre aspectos da cultura e comunicação audiovisual digital no século XXI. - 1ª sessão: 06/12/2016; - 2ª sessão: 28/06/2017; - 3ª sessão: 27/06/2018. (2016 - 2019)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2022/06/30 - 2022/06/30 Coordenação e organização de (Inter)ações digitais e audiovisuais: VII WORKSHOP CysMus (2022/06/30 - 2022/06/30) Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/06/07 - 2019/06/08 8º Seminário MTCC (Música, Teoria Crítica e Comunicação), 7-8 junho 2019. Evento anual que reune os membros do grupo de Teoria Crítica e Comunicação do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical para discutir o seu trabalho de investigação. (2019/06/07 - 2019/06/08)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2018/10/18 - 2018/10/18 POP UPS – MÚSICA E MEDIA ‘1º Comunidades translocais: rituais musicais no século XXI’. Com a presença constante dos media no nosso quotidiano, os paradigmas de relação com a música têm sofrido fortes reconfigurações e transformações. Aumentam as possibilidades criativas e alteram-se os discursos sobre a música, à medida que os conteúdos musicais propagam-se cada vez mais pelos meios de comunicação que circulam na sociedade. (2018/10/18 - 2018/10/18)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2018/05/12 - 2018/05/12 Música e Internet: convergências e paradoxos numa paisagem em transformação: A música encontra-se no centro das intensas transformações sociais e comunicacionais que têm vindo a suceder com a expansão da Internet e da sociedade em rede. Exposições, diálogos, vídeo e música ao vivo são os ingredientes desta sessão. Explora diversos casos, problemas e objetos, tais como as transformações do papel do compositor, musicólogo/autor, a reconfiguração das indústrias musicais, catálogos de música livre, ou paradigmas de transmedia. (2018/05/12 - 2018/05/12)
Outro (Coorganizador)
Livraria Ler Devagar, Portugal
2018/02/15 - 2018/02/15 Workshop de Introdução à Produção Musical. A produção musical é uma atividade interdisciplinar, intimamente ligada às indústrias musicais, e que suporta dimensões tanto técnicas, como inteletuais e artísticas. Este workshop tem como objetivo traçar uma definição geral do ofício, compreender algumas das metodologias subjacentes, quais as necessidades e dificuldades que surgem durante os vários processos da produção musical e analisar um conjunto de exemplos demonstrativos produzidos na digital audio workstation Ableton Live. (2018/02/15 - 2018/02/15)
Oficina (workshop) (Outra)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2016/10/07 - 2016/10/08 Colóquio 'Log In Live On: Música e Cibercultura na era da Internet of Things'. Reuniu investigadores, especialistas, artistas, estudantes, produtores, e outros interessados, na discussão de tópicos e problemas transdisciplinares no âmbito da economia política da música nos paradigmas comunicacionais digitais, na era da Internet of Things (IoT). Este sistema global, encarado como uma rede de objetos, dispositivos e serviços, que partilham informações e competências entre si – é, cada vez mais, um patamar central na construção do quotidiano. (2016/10/07 - 2016/10/08)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2016/05/28 - 2016/05/28 Colóquio 'Música e Sociedade', dinâmizado pelos alunos da Disciplina de Música e Sociedade, inserida no Mestrado de Ciências Musicais (2015/2016) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Contou com a apresentação dos papers finais de cada um dos alunos, subornados a temas diversificados nos domínios da sociologia da música, direcionados para problemáticas de crítica e receção musical. (2016/05/28 - 2016/05/28)
Conferência
Faculdade de Ciênciais Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015/12/19 - 2015/12/19 Colóquio 'Sociologia da Música', dinâmizado pelos alunos da Disciplina de Sociologia da Música, inserida na Licenciatura de Ciências Musicais (2014/2015) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Contou com a apresentação dos papers finais de cada um dos alunos, subornados a temas diversificados nos domínios da sociologia da música. (2015/12/19 - 2015/12/19)
Conferência (Coorganizador)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013/06/21 - 2013/06/21 Exposição '24 Horas Lisboa' foi organizada por um grupo de alunos da Escola de Tecnologias Inovação e Criação, subordinado ao 'Projeto Transversal', uma iniciativa que visava a colaboração entre os cursos de Design e Multimédia, Jornalismo, Produção de Eventos e Produção Musical. Esta exposição montada na Estação do Metro do Cais do Sodré era composta com um conjunto de fotografias da cidade de Lisboa, acompanhadas por música composta para representar essas imagens. (2013/06/21 - 2013/06/21)
Exposição (Coorganizador)
Escola de Tecnologias Inovação e Criação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/02/24 - 2024/02/24 Talk Series on the relationships between music, genders and sexualities.
Encontro
Ciclo de Conversas "Notas deste género..." - Sessão 1
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2022/09/24 - 2022/09/24 Roundtable on "Percursos de desgenderização e dissidência de género - de representações audiovisuais e dos seus protagonistas" with Sérgio A. Vales and Paula Gomes-Ribeiro
Simpósio
4º Simpósio do NEGEM Intersecções
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/06/30 - 2022/06/30 Apresentação do livro Convergências musicais: gosto, identidade e mundo, com Paula Gomes Ribeiro, Zuelma Chaves, Alberto Medina de Seiça e Manuel Pedro Ferreira
Encontro
Apresentação de livro na Livraria Ler Devagar
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/04/22 - 2022/04/22 Workshop "Géneros Jornalísticos Sobre Música"
Oficina (workshop)
Música, Média e Públicos 1974-2020
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2022/01/28 - 2022/01/28 Participação na mesa redonda "Crítica Musical na Atualidade"
Mesa-redonda
Conversas organizadas pelo Cluster de Ciências Musicais
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/01/05 - 2022/01/05 Moderação do painel "Práticas e géneros musicais em expansão nas últimas décadas"
Conferência
Colóquio da disciplina História da Música 1950-Atualidade 2021-2022
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2021/07/09 - 2021/07/09 Moderador e interveniente na mesa redonda "Música como cultura LGBTI+ e género"
Conferência
3º Simpósio NEGEM - Música, Género, Política e Sociedade
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/11/23 - 2020/11/23 Participação na mesa redonda "Musicologia e Cibercultura"
Encontro
XIII Encontro de Musicologia Histórica – Musicologia em tempos de crise: retrospectivas e perspectivas
Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
2020/05/25 - 2020/05/25 Moderação da mesa redonda "AC | DC: os impactos da pandemia COVID-19 na produção artística on e offline"
Oficina (workshop)
V Workshop - Cysmus
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/10/13 - 2019/10/13 Participação no painel "Música para Jogos"
Encontro
Fórum Fantástico 2019
Biblioteca Orlando Ribeiro, Portugal
2019/04/03 - 2019/04/03 Apresentação do livro - Log In Live On: música e cibercultura na era da internet das coisas, com Paula Gomes-Ribeiro, Joana Freitas e Júlia Durand
Encontro
Apresentação de livro no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/02/28 - 2019/02/28 Apresentação comentada do filme Blade Runner (Scott, 1982). Este filme de ficção científica que narra as acções de um ex-polícia que caça humanos produzidos geneticamente num mundo futurista representa o início do género ciberpunk no cinema. A sua banda sonora, composta pelo artista Vangelis, imprime um sentido particular ao filme através do uso de sintetizadores. As paisagens sonoras produzem uma dialética particular com a narrativa e cenografia, concebendo características musicais que se encontram na base da categoria de música ciberpunk.
Exposição
Ciclo de Cinema ‘5.ªs-metragens’
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/09/18 - 2018/09/18 Participação do grupo de investigadores dos CysMus, do CESEM, na Noite Europeia dos Investigadores: ciência na cidade com o tema “Música e(m) média no quotidiano: culturas digitais na sociedade em rede”, divulgando e disseminando uma parte do seu trabalho, no domínio da música e cibercultura, para o público em geral.
Encontro
Noite Europeia dos Investigadores: ciência na cidade
2018/05/12 - 2018/05/12 Debate final do evento "Música e Internet: Convergência e paradoxos numa paisagem em transformação", com a participação de Paula Gomes-Ribeiro, Julia Durand e o compositor de videojogos Miguel Cintra. Esta mesa redonda explorou a relação do compositor de música com os novos meios proporcionados pelas tecnologias digitais.
Mesa-redonda
Uma conversa sobre Música e Internet: convergências e paradoxos numa paisagem em transformação
2017/11/23 - 2017/11/23 Apresentação comentada do documentário Cyberpunk (1990). Este documentário apresenta um período da história de um subgénero da ficção científica que toma seu nome da combinação de cibernética e punk. Uma apresentação comentada que explora temáticas subjacentes à relação deste género com a produção e composição musical, e discute o percurso histórico desta cultura, no que concerne a música, explorando a categoria cyberpunk como etiqueta musical
Exposição
Ciclo de Documentários do NACM
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017/05/29 - 2017/05/29 Moderação do Painel Propostas e revoluções artísticas entre 1960 e a actualidade – propostas criativas e aspectos estéticos e legais
Outro
Exposição dos Trabalhos Finais da Disciplina de Sociologia da Música
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016/10/08 - 2016/10/08 Moderação do Painel VII: A música na produção de realidade e identidade em videojogos
Conferência
Log In, Live On: Música e Cibercultura na era da Internet of Things
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016/05/26 - 2016/05/26 Moderação da Mesa 3 - Sobre a construção de categorias musicais como interação social
Conferência
Música como sociedade - Colóquio de Sociologia da Música: Problemáticas
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/11/22 - 2022/11/25 A música e o som em videojogos: breves tutoriais Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2021/12/02 - 2021/12/02 História da Música em Portugal - Música e imagem: vídeos musicais e videojogos em Portugal Ciências Musicais (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/05/27 - 2021/05/27 Sociologia da Música: Fundamentos: Representação, desvios musicais e a canção de protesto social na ficção científica Ciências Musicais (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/04/29 - 2021/04/29 História da Música em Portugal - Música e imagem: vídeos musicais e videojogos em Portugal Ciências Musicais (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/04/01 - 2020/04/01 Temas de Investigação em Musicologia: Ciborgues, robótica e pós-humanismo Ciências Musicais (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/03/27 - 2019/03/27 Sociologia da Música - Problemáticas: Ferramentas teóricas para análise musical de filmes, séries e videojogos Ciências Musicais (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/02/27 - 2019/02/27 Sociologia da Música - Problemáticas: Representação musical do ciborgue: teoria, conceptualização e análise musical Ciências Musicais (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/02/15 - 2018/02/15 Workshop: Introdução à Produção Musical - A produção musical é uma atividade interdisciplinar, intimamente ligada às indústrias musicais, e que suporta dimensões tanto técnicas, como inteletuais e artísticas. Este workshop tem como objetivo traçar uma definição geral do ofício, compreender algumas das metodologias subjacentes, quais as necessidades e dificuldades que surgem durante os vários processos da produção musical e analisar um conjunto de exemplos demonstrativos produzidos na digital audio workstation Ableton Live. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017/11/28 - 2017/11/28 História da Música - de 1950 à Actualidade: É música para os meus ouvidos ou as máquinas tocam para si próprias? Uma abordagem histórica à música para aeroportos, cidades e cibermundos Ciências Musicais (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2023/06/23 Taylor Swift "sabe explorar a sua imagem e expandir-se para muitos públicos", diz musicólogo André Malhado PÚBLICO
2023/06/23 An interview about the Taylor Swift phenomenon, her career, relationship with the music industry, the Eras tour and her music fans. Jornal Público

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2023/02/03 - Atual REPORTV - O Futerock Música e adeptos de futebol.
2023/12/14 - 2023/12/14 #ComoAssim Popular Culture
2022/07/06 - 2022/07/07 esQuta "Dar Voz a esQrever" - Podcast LGBTI ESPECIAL: Entrevista com FADO BICHA
2021/05/19 - 2021/05/19 esQuta "Dar Voz a esQrever" - Podcast LGBTI ESPECIAL: Entrevista com GISELA JOÃO – Feminismo, Eurovisão e AuRora
Distinções

Prémio

2020 Prémio de Mérito e Excelência da NOVA FCSH - Mestres 2018/2019
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 Graduate Research Grant - Music and Cyberculture
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2019 PhD Research Grant SFRH/BD/145674/2019
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2019 Bolsa de Estudo por Mérito a Estudantes de Instituições de Ensino Superior - Ano letivo 2016/2017)
2018 Prémio de Mérito e Excelência da NOVA FCSH - Licenciados 2016/2017
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 Graduate Research Grant - Music and Cyberculture
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2016 Bolsa Caloiro da NOVA 2014/2015
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal