???global.info.a_carregar???
PhD in Social Psychology from the Pontifical Catholic University of São Paulo. Post-doctorate at the Center for Social Studies at the University of Coimbra, Portugal (725402 - POLITICS - ERC-2016-COG- 2017-2023). Member of the Project "The presence of women in legal education in Brazil from the perspective of gender and race (2001-2021)", coordinated by Ela Wiecko Volkmer de Castilho, University of Brasília/CNPq. His area of interest is the topic of ethnic-racial relations (race, racism and anti-racism, curricula, black youth) in the field of Social and Human Sciences and Health. He has a master's degree in Educational Psychology and a bachelor's degree in Psychology. He has worked in teaching as a collaborating professor in undergraduate and postgraduate courses at Latin American universities: Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Lima/Peru); São Paulo State University Júlio de Mesquita Filho (Unesp/SP/Brazil). And with participation in extension activities: CES Vai à Escola (University of Coimbra/Portugal); The UFPB in facing the new coronavirus pandemic, NEABI/UFPB - AFROCIENTISTS: self-care for health and the construction of citizenship at the Federal University of Paraíba, Brazil. He works in the following Research Groups: Social Pedagogy (Mackenzie Presbyterian University, São Paulo, Brazil); The formation of the subject in the digital era (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Araraquara, Brazil); Film and education study group, Federal University of Goiás, Jataí, Brazil).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marcos Antonio Batista da Silva

Nomes de citação

  • Silva, Marcos Antonio Batista da

Identificadores de autor

Ciência ID
781C-FFEF-BB83
ORCID iD
0000-0003-2701-0316

Endereços de correio eletrónico

  • marcossilva@ces.uc.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2024/09/27 - 2024/10/18
Em curso
Língua estrangeira - continuação - Espanhol (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2024/09/05 - 2024/09/27
Em curso
Língua estrangeira - iniciação - Espanhol (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2012/02/01 - 2016/03/12
Concluído
Psicologia (Doctor)
Especialização em Psicologia Social
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
" Discursos étnico-raciais proferidos por pesquisadores/as negros/as na pós-graduação: acesso, permanência, apoios e barreiras" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2009/02/01 - 2011/12/14
Concluído
Psicologia Educacional (Master)
Centro Universitário FIEO, Brasil
"Percepção do jovem sobre o trabalho" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001 - 2002
Concluído
Psicopedagogia (Postgraduate Certificate)
Centro Universitário FIEO, Brasil
1993/02/01 - 1997/12/15
Concluído
Psicologia (Bachelor)
Universidade Paulistana, Brasil
1985/02/02 - 1988/12/13
Concluído
Administração de Empresas (Bachelor)
Faculdades Oswaldo Cruz, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01/10 - 2023/10/31 Pós-doutorado (Investigação) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2017/09/01 - 2023/08/31 Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Centro de Estudos Sociais, Portugal
2017/10/01 - 2022/09/01 Pós-doutorado (Investigação) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2016/01/02 - 2017/06/30 Pós-doutorado (Investigação) Centro Universitário FIEO, Brasil
Centro Universitário FIEO, Brasil

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/12/03 - 2024/03/18 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Araraquara, Brasil
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Araraquara, Brasil
2021/05/31 - 2021/08/30 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Peru
Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Peru

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/05/03 - 2023/08/31 Atividade de Extensão Universitária Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Brasil
Universidade Federal da Paraíba, Brasil
2019/12/13 - 2020/02/17 Atividades de Extensão- Oficinas CES Vai à Escola Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017/09/01 - 2023/08/31 POLITICS A política de antirracismo na Europa e na América Latina: produção de conhecimento, decisão política e lutas coletivas
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
European Research Council
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023/12/03 - Atual A presença das mulheres na educação jurídica no brasil sob a perspectiva de gênero e raça (2001-2021)
Investigador
Universidade de Brasília, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2021/02/01 - Atual A UFPB no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, NEABI/UFPB - AFROCIENTISTAS: auto(cuidado) à saúde e à construção da cidadania
Outra
Universidade Federal da Paraíba, Brasil
Universidade Federal da Paraíba
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Silva, Marcos Antonio Batista da. "A necessária continuidade de política de cotas e ações afirmativas na educação brasileira", AliceNews, 2022, https://alicenews.ces.uc.pt/index.php?lang=1&id=37601&fbclid=IwAR12gArmcR3Jw9jPNGwKULbvd7kBV1m975ORfxkvchzxT_U3YWtageNq1Qk.
  2. Silva, Marcos. "Saúde e Educação: acesso, permanência e vida sem racismo", AliceNews-CES_UC, 2021, https://alicenews.ces.uc.pt/index.php?lang=1&id=34896.
  3. Silva, Marcos. "Diversidade cultural nas políticas públicas: uma análise das Leis 10.639/03 e 11.645/08", Heranças coloniais em tempos de 'Black Lives Matter' ESTUDOS CES, 2020, https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/herancas-coloniais-em-tempos-de-black-lives-matter/24-nov-2020/diversidade-cultural-nas-politicas-publicas.
Artigo em conferência
  1. Silva, Marcos Antonio Batista da. "UNIVERSIDADES, CURRÍCULOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: APROXIMAÇÕES, AVANÇOS E DESAFIOS DE DUAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS LATINO-AMERICANAS". Trabalho apresentado em III Seminário Afro[R]existência, Campo Mourão, 2021.
    Publicado
  2. Silva, Marcos. "Discursos étnico-raciais e a universidade: pontos para reflexão". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional e V Nacional Africanidades e Brasilidades em Educação, virtual- Vitória do Espírito Santo, 2020.
    Publicado
  3. Silva, Marcos. "A universidade e a luta antirracista". Trabalho apresentado em I CONFERÈNCIA INTERNACIONAL DE RECERCA EN EDUCACIÓ, Barcelona, 2019.
    Publicado
  4. Silva, Marcos. "Práticas Educativas Emancipatórias em Movimento". Trabalho apresentado em 7th Biennial Conference Network Afroeuropeans: 'Black In/Visibilities Contested', Lisboa, 2019.
    Publicado
  5. Silva, Marcos. "Reflexões sobre o combate ao racismo pela educação no Brasil: cultura universitária". Trabalho apresentado em Razza, razzismi, discriminazioni razziali Il contributo dell'Antropologia Culturale alla riflessione contemporanea, 2018.
  6. Silva, Marcos. "Relato de experiência: vivências além-mar no contexto étnico-racial". Trabalho apresentado em X Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, Uberlândia, 2018.
    Publicado
  7. Silva, Marcos. "Histórias de pesquisadores(as) negros(as) da Pós-graduação". Trabalho apresentado em 56.º Congreso Internacional de Americanistas, Salamanca, 2018.
  8. De Melo, Daniele Santana; Schneider, Henrique Nou. "Trajetórias educacionais de pesquisadores/as negros/as na sociedade contemporânea". Trabalho apresentado em X Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as – X COPENE, Uberlândia, 2018.
    10.5753/cbie.wcbie.2013.640
  9. GRACIELLE FELIX RODRIGUES DA SILVA, SAMARA; Santos Cardoso, Zilmar. "Discursos étnico-raciais de mestres(as) negros(as): pós-graduação". Trabalho apresentado em X Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as – X COPENE, Uberlândia, 2018.
    10.17648/cied-2018-91511
  10. ARAÚJO, Caíque. "POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS". Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XXIV, Buenos Aires, 2017.
    10.29327/15608.1-1
  11. Silva, Marcos. "Infância : o cuidado e a educação do bebê e da criança pequena". Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XXIV, Buenos Aires, 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Silva, Marcos Antonio Batista da; Bruno Martins Muniz. "Racismo Institucional e o Campo Jurídico: Limites, Expectativas e Potencialidades da Produção de Conhecimento sobre Raça em Universidades Brasileiras". Revista Direito e Práxis, Ahead of print (2024): https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/75948/50080.
    Aceite para publicação
  2. Silva, Marcos Antonio Batista da. "ESTUDIOS SOBRE RELACIONES ÉTNICO-RACIALES EN EL CURRÍCULO DE ANTROPOLOGÍA DE UNA UNIVERSIDAD PERUANA: ENFOQUES, INCLUSIONES Y AUSENCIAS". CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais 38 (2024): 339-372. https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/39495.
    Publicado
  3. Silva, Marcos Antonio Batista da. "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS (ANTI)RACISTAS - (ANTI)OPRESSIVAS E (RE)EXISTÊNCIAS". CESCONTEXTO 35 (2024): 75-86. https://ces.uc.pt/pt/publicacoes/outras-publicacoes-e-colecoes/cescontexto/numeros/debates-35.
    Publicado
  4. Silva, Marcos Antonio Batista da; Araújo, Danielle Pereira de. "Editorial- Agora é nós por nós: as políticas de ação afirmativa e a (re)organização política afro-indígena nas universidades". Humanidades & Inovação 10 10 (2023): 9-11. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/208.
    Publicado
  5. Silva, Marcos Antonio Batista da. "Temas de Sociología y antirracismo: inclusiones y ausencias en el currículo de una universidad pública peruana". RAES - Revista Argentina de Educación Superior XV 27 (2023): 234-249. https://revistas.untref.edu.ar/index.php/raes/article/view/1614/1557.
    Publicado
  6. Da Silva, Marcos Antonio Batista. "(In)Visibilidades: população em situação de rua, questões raciais e pandemia". ODEERE 8 2 (2023): 141-164. http://dx.doi.org/10.22481/odeere.v8i2.12441.
    10.22481/odeere.v8i2.12441
  7. Silva, Marcos Antonio Batista da. "A temática étnico-racial no currículo de pedagogia". Quaestio - Revista de Estudos em Educação 25 (2023): e023010.
    Publicado
  8. Marcos antonio batista da Silva. "temática étnico-racial no currículo de Pedagogia". Quaestio - Revista de Estudos em Educação (2023): https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4937.
    10.22483/2177-5796.2023v25id4937
  9. Silva, Marcos. "Pedagogia, Práticas Pedagógicas e Educação Antirracista". Curriculo sem Fronteiras 23 e1832 (2023): 1-25. http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v23.1832.
    Publicado • 10.35786/1645-1384.v23.1832
  10. Araújo, Danielle Pereira de; Silva, Marcos. Autor correspondente: Silva, Marcos. "A universidade e antirracismo: resistência na produção de conhecimento e políticas públicas num espaço branco". Cadernos IS-UP 2 (2022): 8-11. https://ojs.letras.up.pt/index.php/Cadernos-ISUP_1/article/view/12935.
    Publicado
  11. Silva, Marcos Antonio Batista da. "Discursos académicos y antirracismo en una universidad peruana". 13 38 (2022): 105-122. https://www.ries.universia.unam.mx/index.php/ries/article/view/1454.
    Publicado
  12. Ribeiro, Maria Silvia. "Enfoques teórico metodológicos de J.B. Thompson en la investigación en pscilogia social". Anthropológica 4048 (2022): 11-35.
    Publicado
  13. Maria Silvia Ribeiro; Marcos Antonio Batista da Silva. "Enfoques Teóricos Metodológicos de J.B. Thompson em Pesquisas da Psicologia Social". Anthropologica (2022): https://doi.org/10.18800/anthropologica.202201.001.
    10.18800/anthropologica.202201.001
  14. Muniz, Bruno; Batista da Silva, Marcos Antonio. "Os usos do funk na educação antirracista: pensando o poder da música". EccoS – Revista Científica 61 (2022): e21819. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n61.21819.
    10.5585/eccos.n61.21819
  15. Silva, Marcos Antonio Batista da. "O olhar e os caminhos:" escolhas profissionais de jovens em Portugal"". Trama Interdisciplinar 13 1 (2022): 139-159. http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/14402.
    Publicado
  16. Silva, Marcos Antonio Batista da. "DISCURSOS DE UNIVERSITÁRIOS FRENTE À REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA UNIVERSIDADE". Diversidade e Educação 9 2 (2022): 466-487. http://dx.doi.org/10.14295/de.v9i2.13489.
    Publicado • 10.14295/de.v9i2.13489
  17. Silva, Marcos Antonio Batista da; Oliveira, Ivani Francisco de. "A relação entre racismo, saúde e saúde mental: Psicologia e educação antirracista". Quaderns de Psicologia 23 3 (2022): e1753. http://dx.doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1753.
    10.5565/rev/qpsicologia.1753
  18. Silva, Marcos. "Oficina do ensino de História e educação antirracista no currículo universitário". Revista de Ciências Humanas 2 21 (2021): 239-256. https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/12970/7057.
    Publicado
  19. Silva, Marcos Antonio Batista da; Araújo, Danielle Pereira de. "Apresentação: O antirracismo e a agenda político -acadêmica da universidade em debate". Revista Contemporanêa de Educação 16 37 (2021): 3-8. https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/48130.
    Publicado
  20. Silva, Marcos; Araújo, Danielle Pereira de. "Ações antirracistas no ensino superior: ensinando alunas(os) negras(os) a escrever sem medo". Revista Contemporanêa de Educação 16 37 (2021): 187-191. https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/48187.
    Publicado
  21. Silva, Marcos Antonio Batista da; Araújo, Danielle Pereira de. "Produção e socialização de conhecimento para fortalecer a luta e a educação antirracista". Revista Contemporanêa de Educação 16 37 (2021): 192-197. https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/48136.
    Publicado
  22. Danielle Pereira de Araújo; Marcos Antonio Batista da Silva. "Produção e socialização de conhecimento para fortalecer a luta e a educação antirracista". Revista Contemporânea de Educação (2021): https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.48136.
    10.20500/rce.v16i37.48136
  23. Danielle Pereira de Araújo; Marcos Antonio Batista da Silva. "Apresentação: O antirracismo e a agenda político-acadêmica da universidade em debate". Revista Contemporânea de Educação (2021): https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.48130.
    10.20500/rce.v16i37.48130
  24. Silva, Marcos; Araújo, Danielle Pereira de. "Currículos de licenciatura em História de duas universidades públicas brasileiras e a lei 10.639/2003: silêncios, disputas e resistência". Revista TransVersos 23 (2021): 92-113. http://dx.doi.org/10.12957/transversos.2021.54932.
    10.12957/transversos.2021.54932
  25. Silva, Marcos. "Diálogos literarios contemporáneos y antirracismo: entrevista con Marcel Velázquez Castro". D' Palenque Literatura y Afrodescendencia 1 6 (2021): 86-92. https://dpalenque.com.pe/wp-content/uploads/2021/11/DPalenque-VI-n.%C2%B0-6-2021.pdf.
    Publicado
  26. Maria Betânia Almeida Pereira; Andréa Rodrigues; Roberto Carlos da Silva Borges; Marcia Lisbôa Costa de Oliveira. "Dossiê Especial Educação Antirracista e Ensino de Línguas, Literatura e Outras Linguagens: pesquisas e práticas". Pensares em Revista [S.I] 22 (2021): 1-7. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/pensaresemrevista/article/view/62758/39450.
    Publicado
  27. Silva, Marcos. "Produções em Linguagem e Questões Étnico-Raciais". Pensares em Revista [S.I] 22 (2021): 139-161. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/pensaresemrevista/article/view/61808.
  28. Marcos Antonio Batista Silva. "PRODUÇÕES EM LINGUAGEM E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS / Productions in language and ethnic-racial issues". Pensares em Revista (2021): https://doi.org/10.12957/pr.2021.61808.
    10.12957/pr.2021.61808
  29. Maria Betânia Almeida Pereira; Andréa Rodrigues; Marcos Antonio Batista Silva; Roberto Carlos da Silva Borges; Marcia Lisbôa Costa de Oliveira. "EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E ENSINO DE LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTRAS LINGUAGENS: PESQUISAS E PRÁTICAS / Anti-racist education and the teaching of languages and literatures: researches and practices". Pensares em Revista (2021): https://doi.org/10.12957/pr.2021.62758.
    10.12957/pr.2021.62758
  30. Silva, Marcos. "Desigualdades educacionais da população negra do Brasil: um contexto sócio-histórico". 23 3 (2021): 836-856. http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/15157.
    Publicado
  31. Silva, Marcos Antonio Batista da. "Educação antirracista no contexto político e acadêmico: tensões e deslocamentos". Educação e Pesquisa 47 (2021): http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634202147226218.
  32. Marcos Antonio Batista da Silva. "Educação antirracista no contexto político e acadêmico: tensões e deslocamentos". Educação e Pesquisa (2021): https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147226218.
    10.1590/s1678-4634202147226218
  33. Silva, Marcos. "Discursos étnico-raciais sobre o acesso e permanência na pós-graduação". Escritas do Tempo 2 6 (2020): 257-280.
    Publicado
  34. Marcos Antonio Batista da Silva. "Discursos étnico-raciais: os olhares e os caminhos". Escritas do Tempo (2020): https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.257280.
    10.47694/issn.2674-7758.v2.i6.2020.257280
  35. Silva, Marcos Antonio Batista da. "Review of Gomes (2017). O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação". Quaderns de Psicologia 22 3 (2020): 1601. http://dx.doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1601.
    10.5565/rev/qpsicologia.1601
  36. Bin, M.M.S.. "O Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena no Currículo dos Cursos de Pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior". @rquivo Brasileiro de Educação 8 17 (2020): 322-351. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p322%20-%20251.
    Publicado • 10.18256/2447-3944/rebes.v2n1p75-83
  37. Danielle Pereira de Araújo; Marcos Antônio Batista da Silva. "O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR". @rquivo Brasileiro de Educação (2020): https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p322-351.
    10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p322-351
  38. Silva, Marcos. "El racismo anti-negro y la (in)visibilidad del pueblo afroperuano en la universidad". 5 5 (2020): 108-125. http://dpalenque.com.pe/dpalenque-n-5/.
    Publicado
  39. Silva, Marcos Antonio Batista da. "Reyes Escate, Luis Fernando de Jesús. Negros derives: following the trajectories of material negritudes in Bolivia. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018. 184 pp.". Anthropologica 38 44 (2020): 326-329. http://dx.doi.org/10.18800/anthropologica.202001.015.
    Publicado • 10.18800/anthropologica.202001.015
  40. Silva, Marcos antonio batista da. "Pesquisas contemporâneas sobre a condição do negro no Brasil e a universidade:". Quaestio - Revista de Estudos em Educação 22 1 (2020): http://dx.doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p167-188.
    Publicado • 10.22483/2177-5796.2020v22n1p167-188
  41. Ribeiro, Maria Sílvia. "Diversidade cultural nas políticas públicas: uma análise das Leis 10.639/03 e 11.645/08". Revista Exitus 9 5 (2019): 77. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1101.
    Publicado • 10.24065/2237-9460.2019v9n4id1101
  42. Silva, Marcos Antonio Batista da. "BRUNO SENA MARTINS: DIÁLOGOS SOBRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO". Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História 66 (2019): http://dx.doi.org/10.23925/2176-2767.2019v66p397-411.
    Publicado • 10.23925/2176-2767.2019v66p397-411
  43. Marcos Antonio Batista da Silva. "Bruno Sena Martins: Debates pós-coloniais e cidadania global". Escritas do Tempo (2019): https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v1.i2.2019.101108.
    10.47694/issn.2674-7758.v1.i2.2019.101108
  44. Silva, Marcos Antonio Batista da. "Entrevista com a pesquisadora Maria Paula Meneses – Sobre colonialismo e descolonizac¸a~o". Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 7 1 (2019): 03-17. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.862.
    Publicado • 10.34024/olhares.2019.v7.862
  45. da Silva, M.A.B.; Azevedo, C.; da Cruz Picanço, Á.; de Lima Salgado, V.. "Contemporary research in Educational Psychology,Pesquisas contemporâneas em Psicologia Educacional,Investigaciones contemporáneas en Psicología Educacional". Ciencias Psicologicas 13 1 (2019): 82-94. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85150340196&partnerID=MN8TOARS.
    10.22235/cp.v13i1.1811
  46. Silva, Marcos Antonio Batista da; Ribeiro, Maria Silvia. "EDUCAC¸A~O E CUIDADO DE CRIANC¸AS DE 0 A 3 ANOS: PESQUISAS CONTEMPORA^NEAS SOBRE INFA^NCIA". Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 6 2 (2018): 111-125. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.776.
    Publicado • 10.34024/olhares.2018.v6.776
  47. Silva, Marcos Antonio Batista da; Sawaia, Bader Burihan. "Family influence and educational mobility of black graduate students". Athenea Digital. Revista de pensamiento e investigación social 18 3 (2018): 2150. http://dx.doi.org/10.5565/rev/athenea.2150.
    Publicado • 10.5565/rev/athenea.2150
  48. Silva, Marcos Antonio Batista da; Azevedo, Cleomar. "Desigualdades educacionais e letramento". Educação e Pesquisa 44 0 (2018): http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201844171299.
    Publicado • 10.1590/s1678-4634201844171299
  49. Silva, Marcos Antonio Batista da. "Review of Barros (2015) Relações de gênero na literatura de cordel". Quaderns de Psicologia 20 1 (2018): 103. http://dx.doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1401.
    10.5565/rev/qpsicologia.1401
  50. Silva, Marcos Antonio Batista da. "Práticas pedagógicas e a formação de novos pesquisadores em Psicologia Educacional:". Quaestio - Revista de Estudos em Educação 20 1 (2018): 149-167. http://dx.doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n1p149-167.
    10.22483/2177-5796.2018v20n1p149-167
  51. Batista da Silva, Marcos Antonio. "Experiências de luta, sobrevivência e resistência de mulheres negras escravizadas e africanas livres em Maceió (1849-1888)". Revista Crítica Histórica 9 17 (2018): 305-310. http://dx.doi.org/10.28998/rchvl9n17.2018.0015.
    Publicado • 10.28998/rchvl9n17.2018.0015
  52. SILVA, Marcos Antonio Batista da; AZEVEDO, Cleomar. "Letramento: processos educacionais no contexto social e político". Revista ibero-americana de estudos em educação 12 4 (2017): 2138-2154. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8816.
    Publicado • 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8816
  53. Silva, Marcos Antonio Batista da. "Ações afirmativas em perspectiva". Fronteiras & Debates 3 2 (2017): 167. http://dx.doi.org/10.18468/fronteiras.2016v3n2.p167-174.
    Publicado • 10.18468/fronteiras.2016v3n2.p167-174
  54. Silva, Marcos Antonio Batista da. "Doutorado sanduíche: relato de experiência internacional étnico-racial". Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 5 1 (2017): 217-235. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.661.
    Publicado • 10.34024/olhares.2017.v5.661
  55. Silva, Marcos Antonio Batista da. "Review of Santana (2015): Quando me descobri negra". Quaderns de Psicologia 19 1 (2017): 115. http://dx.doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1391.
    Publicado • 10.5565/rev/qpsicologia.1391
  56. Silva, Marcos Antonio Batista da. "RACISMO INSTITUCIONAL: PONTOS PARA REFLEXÃO". Laplage em Revista 3 1 (2017): 127. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201731223p.127-136.
    10.24115/s2446-6220201731223p.127-136
  57. Antonio Batista da Silva, Marcos. "RELATOS DE UMA MULHER NEGRA NA PÓS-GRADUAÇÃO: Trajetória educacional". Itinerarius Reflectionis 13 1 (2017): 1. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v13i1.40402.
    10.5216/rir.v13i1.40402
  58. Batista da Silva, Marcos Antonio. "Políticas e práticas contemporâneas sobre relações raciais e a pós-graduação". Revista Brasileira de Pós-Graduação (2016): http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2016.v13.924.
    Publicado • 10.21713/2358-2332.2016.v13.924
  59. Silva, Marcos Antonio Batista da. "RELAÇÕES RACIAIS NO NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO, RAÇA E IDADE (NEGRI) : UM BALANÇO INICIAL (1992-2014)". Itinerarius Reflectionis 10 2 (2015): http://dx.doi.org/10.5216/rir.v10i2.32502.
    Publicado • 10.5216/rir.v10i2.32502
  60. Batista da Silva, Marcos Antonio. "INSERÇÃO LABORAL DE JOVENS: REPERCUSSÕES DO COTIDIANO FAMILIAR E ESCOLAR". Itinerarius Reflectionis 7 2 (2012): 10. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v1i10.1159.
    Publicado • 10.5216/rir.v1i10.1159
  61. Silva, Marcos Antonio Batista. "ALTERNATIVAS JUVENIS". Itinerarius Reflectionis 7 1 (2012): http://dx.doi.org/10.5216/rir.v2i11.1233.
    Publicado • 10.5216/rir.v2i11.1233
  62. Batista da Silva, Marcos Antonio. "PRÁTICA FAMILIAR E ESCOLAR NA ESCOLHA DO TRABALHO DO JOVEM". Itinerarius Reflectionis 7 2 (2011): 10. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v1i10.1158.
    Publicado • 10.5216/rir.v1i10.1158
Artigo em revista (magazine)
  1. Silva, Marcos Antonio Batista da. "Ação antirracista e o respeito ao entrega(dor): como você recebe seu pedido?", alicenews, 2024, https://alicenews.ces.uc.pt/?id=45707.
  2. Silva, Marcos. "NÃO É NÃO: frentes de luta no combate à violência de gênero", alicenews, 2024, https://alicenews.ces.uc.pt/index.php?lang=1&id=45488.
  3. Silva, Marcos Antonio Batista da. "Racismo no futebol além das quatro linhas", alicenews, 2023, https://alicenews.ces.uc.pt/index.php?lang=1&id=44779.
  4. Silva, Marcos Antonio Batista da. "Um olhar para todos os jovens entre nós", alicenews, 2023, https://alicenews.ces.uc.pt/index.php?lang=1&id=43945.
  5. Silva, Marcos Antonio Batista da. "População Afroperuana: lutas históricas e educação", AliceNews Magazine, 2023, https://alicenews.ces.uc.pt/index.php?lang=1&id=43254.
  6. Silva, Marcos Antonio Batista da. "Jovens dentro e fora do jogo", AliceNews Magazine, 2023, https://alicenews.ces.uc.pt/index.php?lang=1&id=41848&fbclid=IwAR2ZCFh4067RrYhm16U94gfHRHMQVpneFpNksL_Qfx6Cv-AUJPkze4Od1JQ.
  7. Silva, Marcos. "Coletivos Negros: ações interligadas por uma educação antirracista", D´Cimarrón, 2021, http://dcimarron.org/index.php/d-cimarron.
  8. Silva, Marcos. "Juventud: ritimo, ausencia Y resistencia", D´Cimarrón, 2020, https://dcimarron.org/index.php/politica/37-dcimarron-n-11/297-juventud-ritimo-ausencia-y-resistencia.
Capítulo de livro
  1. Souza Neto, João Clemente; Silva, Marcos Antonio Batista da. "Pedagogia Social: a formação do educador social, relações étnico-raciais e currículo". In Livro de Atas : XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social - ''Pedagogia Social e Mediação Intercultural: Teoria e Prática na Intervenção Socioeducativa'', 563-574. Leiria, Portugal: CICS.NOVA.IPLeiria e ESECS. Instituto Politécnico de Leiria., 2023.
    Publicado
  2. Silva, Marcos Antonio Batista da. "Educação das Relações Étnico-raciais e Licenciaturas de Ciências Sociais_ expansão e interiorização de universidades públicas". In Raça e Etnia na Pesquisa em Educação, 185-216. Assis- São Paulo, Brasil: Triunfal, 2022.
    Publicado
  3. Silva, Marcos Antonio Batista da. "Universidades, Currículos e Relações étnico-raciais: aproximações, avanços e desafios de duas universidades latino-americanas UNIVERSIDADES PÚBLICAS LATINO-AMERICANAS". In Entre afro-[r]existências : (re)construindo conceitos e histórias, 160-173. Curitiba, Brasil: Editorial Casa, 2022.
    Publicado
  4. Afonso, Ana Júlia Pinto Fonseca Sieuve. "Lutas antirracistas, movimento negro e Educação: Narrativas da História". In História oral e educação antirracista: Narrativas, estratégias e potencialidades, 61-82. São Paulo, Brasil: Letra e Voz, 2021.
    Publicado
  5. Silva, Marcos. "O campo da Psicologia e as relações étnico-raciais na produção do conhecimento". 23-38. São Carlos, Brasil: Carlos: Pedro & João Editores, 2021.
    Publicado
  6. "A Educação das relações étnico-raciais e o currículo universitário: questões e temáticas". In Políticas curriculares e as inovações (neo)conservadoras:(trans)bordamentos, desafios e ressignificações, 185-198. Campinas, Brasil: Mercado de Letras, 2021.
    Publicado
  7. Silva, Marcos Antonio Batista. "Produção de (re)conhecimento e relações étnico-raciais na universidade". In Democracias, Culturas e Conflitos no mundo contemporâneo, 199-227. São Paulo, Brasil: Verona, 2021.
    Publicado
  8. Silva, Marcos. "As iniquidades que nos afetam passado, presente e futuro". In Propostas novas para o novo mundo, 110-115. Brasil: Aquarela Brasileira Livros, 2020.
    Publicado
  9. Silva, Marcos. "Em tempos de máscaras: sorrisos escondidos e olhares efetivos". In Expressões da Pandemia -Fase 1, 65-67. São Paulo, Brasil: Alexa Cultural Ltda, 2020.
    Publicado
  10. Silva, Marcos. "Viés racial, Desigualdades e Coronavírus". In Expressões da Pandemia - Fase 1. São Paulo, Brasil, 2020.
    Publicado
  11. Silva, Marcos. "A lei nº 10.639/2003 e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana". In Los Afrodescendientes en las Américas, 101-114. Lima, Peru: CEDET, 2020.
    Publicado
  12. Silva, Marcos. "Juventude negra: acolher, fortalecer e (re)existir". In Afeto & Violência: lugares de servidão e resitência, 89-108. Embu das Artes/Manaus, Brasil: Alexa, 2020.
    Publicado
  13. Silva, Marcos. "DIREITOS HUMANOS E A EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL". In Educação em direitos humanos: paz, democracia e justiça social, 51-68. Brasil: Oficina Universitária ; São Paulo : Cultura Acadêmica, 2018.
    Publicado
  14. Silva, Marcos. "Aqui Aqui ou aqui ou além mar: Fúlvia Rosemberg, pelos direitos das crianças e dos negros". In Escritos, 60-80. Brasil: Cortez, 2015.
    Publicado
Recurso online
  1. Silva, Marcos. Coletivos Negros e Educ(ação). 2020. https://alicenews.ces.uc.pt/index.php?lang=1&id=31285.
  2. Silva, Marcos. População Negra e Coronavírus (COVID-19): algumas notas. 2020. http://dcimarron.org/index.php/politica/29-seccion-politica-d-cimarron-5/147-populacao-negra-e-coronavirus-covid-19-algumas-notas.
  3. Silva, Marcos. Desigualdades raciais e Coronavírus: máscara para todos. 2020. https://alicenews.ces.uc.pt/index.php?lang=1&id=29313.
  4. Silva, Marcos. Juventude, Ritmo e Ausências. 2020. https://alicenews.ces.uc.pt/index.php?lang=1&id=27842.
  5. Silva, Marcos. Memórias do cais e resistências. 2019. https://alicenews.ces.uc.pt/index.php?lang=1&id=26780.
  6. Silva, Marcos. Saberes Interligados. 2019. https://alicenews.ces.uc.pt/?lang=1&id=25566.
  7. Silva, Marcos. Congresso de Pesquisadores/as Negros/as: resistência e enfrentamento. 2019. https://alicenews.ces.uc.pt/index.php?lang=1&id=24051&fbclid=IwAR0bGBxvVpS_Ci84gODaajY34B3qwfLKWAq9QDl6WeT-bewsaj0Puunu_Nc.
  8. Silva, Marcos. Trajetórias educacionais e a promoção da igualdade racial no âmbito universitário. 2018. https://alicenews.ces.uc.pt/index.php?lang=1&id=21201&fbclid=IwAR0g3CYi7VTUraUQHL_CwcGuVFqkwMWIaNY7pxhlQwtTLJAL9GQNeA77Bww.
Relatório
  1. Silva, Marcos Antonio Batista da. 2023. THE CONTESTED POLITICS OF ANTI-RACISM CONCEPTS, PUBLIC DEBATES & POLITICAL PROJECTS POLITICS - project booklet. https://www.ces.uc.pt/ficheiros2/files/01_POLITICS_V7_Versao%20Digital.pdf.
Resumo em conferência
  1. Souza Neto, João Clemente; Silva, Marcos Antonio Batista da. "Pedagogia Social: a formação do educador social, currículo e antirracismo". Trabalho apresentado em XXXIV Congresso Internacional da SIPS(Sociedade IberoAmericana de Pedagogia Social)e 10ª Conferência Internacionalrnacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social, Leiria, 2022.
    Publicado
Website
  1. Silva, Marcos Antonio Batista da. Mar (in)visível: pessoas em situação de rua. 2022. https://alicenews.ces.uc.pt/index.php?lang=1&id=40125.

Outros

Outra produção
  1. Dossiê: Agora é nós por nós" : as políticas de ação afirmativa e a (re)organização política afro-indígena nas universidades. o Dossiê visou contribuir para fomentar uma agenda de estudos interessada na atuação dos coletivos negros e indígenas em universidades brasileiras. O Dossiê foi organizado no âmbito do projeto POLITICS| A política do antirracismo na Europa e na América Latina: produção de conhecimento, decisão política e lutas coletivas.(725402 - POLITICS - ERC-2016-COG- 2017-2023).Em cooautoria de Danielle Araujo. 2023. Araujo, Danielle Pereira; Silva, Marcos Antonio Batista da. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9204.
  2. GT80 b: Universidade e antirracismo: resistências na produção de conhecimento e políticas públicas num espaço branco. Participou no XIV Congresso LusoAfro-Brasileiro (CONLAB 2021) Utopias pós-crise. Artes e saberes em movimento, organizado pelo Centro de Estudos Sociais (CES). Esta atividade, via ZOOM, decorreu de 15 a 17 de setembro de 2021. coordenou o GT80 b: Universidade e antirracismo: resistências na produção de conhecimento e políticas públicas num espaço branco. 2021. Silva, Marcos; Araújo, Danielle Pereira de. https://www.youtube.com/watch?v=cwBqEqC_MYA.
  3. GT80 a: Universidade e antirracismo: resistências na produção de conhecimento e políticas públicas num espaço branco. Marcos Antonio Batista da Silva coordenou o GT80 a: Universidade e antirracismo: resistências na produção de conhecimento e políticas públicas num espaço branco.. 2021. Silva, Marcos; Araújo, Danielle Pereira de. https://www.youtube.com/watch?v=vtw2Xc44DQw.
Técnica de investigação
  1. 24-02-2021 Apresentação do Colóquio "Educação antirracista e as práticas curriculares na universidade pública brasileira" A mesa de apresentação aborda alguns dos desafios na construção de um projeto de educação antirracista no ensino superior no contexto brasileiro e português. Projeto > POLITICS. Coinvestigador. Silva, Marcos.
    Coinvestigador
  2. 24-03-2021 Conferência Final: Políticas curriculares e educação antirracista: os currículos universitários no centro do debate - Parte II.A presente mesa busca refletir em que medida o avanço da agenda antirracista possibilitou mudanças políticas, pedagógicas, curriculares e, por quê não, epistemológicas nos currículos em relação ao ensino da cultura indígena.Projeto Politics. Coinvestigador. Silva, Marcos.
    Coinvestigador
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/10 Políticas públicas educacionais no Brasil e Legislação contra o racismo
Centro de Estudos Sociais -Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023/03/23 Narrativas históricas, memória e colonialismo na educação superior latino-americana
IEF Instituto de Estudos Filosóficos/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2022/10/21 Pedagogia Social: a formação do educador social, currículo e antirracismo XXXIV Congresso Internacional da SIPS(Sociedade IberoAmericana de Pedagogia Social)e 10ª Conferência Internacionalrnacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social
Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2022/06/22 EDUCACIÓN ANTIRRACISTA Y EDUCACIÓN SUPERIOR EN PERÚ
Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Lima, Peru)
2022/04/04 Educação Antirracista e Culturas Acadêmicas: processos de diálogo e conflito Interlocuções Internacionais
Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo on line, Brasil)
2021/11/19 Apresentação de Comunicação no Evento CAPES/PrInt intitulado " Uma Abordagem Interdisciplinar da Cidade Educadora", que ocorreu nos dias 18 e 19 de novembro de 2021, como o trabalho intitulado: Os usos do funk e educação antirracista: pensando o poder da música . CAPES/PrInt intitulado " Uma Abordagem Interdisciplinar da Cidade Educadora
Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo (on line), Brasil)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/10/14 - Atual Oficina-Epistemologias afrocentradas: Experiências de Pesquisa Brasil-Portugal na função de Mediador da Oficina
Oficina (workshop)
Epistemologias afrocentradas: Experiências de Pesquisa Brasil-Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2023/09/19 - 2033/09/19 Participação em Encontro de Investigadores/as em sexualidade, saúde e educação
Outro
Encontro de Investigadores em Sexualidade, Saúde de Educação
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2024/07/10 - 2024/07/10 Participação do Colóquio Internacional Ascensão da extrema direita no mundo: discursos e práticas de violência. Esta iniciativa decorreu 10 de julho de 2024 nas instalações do Centro de Estudos Sociais (Coimbra). Mais se informa que Marcos Antônio Batista da Silva participou como orador da Mesa 1 - Manifestações de racismo: como as políticas de extrema direita mobilizam a noção de raça e o ódio racial.
Seminário
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2024/06/19 - 2024/06/19 Participação como ouvinte no Seminário: Racism and Presidential Elections in the United States
Seminário
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2024/06/04 - 2024/06/04 Participação como ouvinte em Seminários CES- Motricidades do Sul : lazer e contação de histórias como práticas sociais transformadoras.
Seminário
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2024/05/16 - 2024/05/17 Apresentação de comunicação intitulada: Entre lugares: a inclusão de jovens negros nos espaços acadêmicos no Brasil, no V Encontro da Secção Temática de Sociologia do Direito e da Justiça.
Outro
V Encontro da Secção Temática de "Sociologia do Direito e da Justiçã"
Instituto Superior da Maia, Portugal
2023/11/07 - 2023/11/07 Participação como ouvinte no Seminário_ Escolas Sonhadas: utopia como método e otimismo militante na formação de docentes de linguagem
Seminário
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2022/12/12 - 2022/12/15 Participação en el VI Encuentro de Investigaciones sobre Cultura Afroperuana
Simpósio
Ministerio de Cultura do Perú, Peru
2022/12/07 - 2022/12/09 Participation at The ALARI Second Continental Conference on Afro-Latin American Studies that took place at Harvard University on December 7-9, 2022.
Conferência
Harvard University, Estados Unidos

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/09/28 POR UM LUGAR DE ESCUTA: UMA ANÁLISE FEMINISTA E ANTIRRACISTA DE OBRAS DE LITERATURA INFANTIL
Arguente
Franciene de Azeredo Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2022/10/31 Adolescentes e Internet: percepções, interesses e medos
Arguente
Ana Luiza Aparecida de Matos (Mestrado)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Araraquara, Brasil
2021/12/14 Adolescentes e o uso excessivo de telas durante a pandemia
Arguente
ANA LUIZA APARECIDA DE MATOS (Outro)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
2020/06/22 Agência de notícias jovens comunicadores da Amazônia: práticas de Comunicação Alternativa Em Defesa da Juventude Negra de Belém do Pará
Arguente
Lanna Paula Ramos da Silva (Mestrado)
Universidade Federal do Pará, Brasil
2019/03/22 (IN) SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO: O QUE ESTÁ POR TRÁS DO LIVRO DIDÁTICO?
Arguente
Maria Silvia Ribeiro (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2017/02/16 Trajetórias de docentes nos cursos de formação: um estudo do percurso interdisciplinar e suas implicações na prática profissional
Arguente
Marcia Helena de Lima (Doutoramento)
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2024/01/16 - 2024/01/16 A 22ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, realizada de forma virtual entre 15 e 26 de janeiro de 2024 e de forma presencial entre 18 a 21 de março de 2024 no INOVA USP, confere o presente certificado a MARCOS ANTONIO BATISTA DA SILVA por sua participação na COMISSÃO DE AVALIAÇÃO ONLINE
Avaliador
Universidade de São Paulo, Brasil Universidade de São Paulo
2021/03/16 - 2021/03/23 Avaliador na A 19ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, com realização de forma virtual em Março de 2021. Por sua participação na COMISSÃO DE AVALIAÇÃO
Avaliador
Universidade de São Paulo Escola Politécnica, Brasil Universidade de São Paulo Escola Politécnica
2021/03/14 - 2021/03/21 A 20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, confere o presente certificado a MARCOS ANTONIO BATISTA DA SILVA por sua participação na COMISSÃO DE AVALIAÇÃO nas bancas de avaliação online realizadas entre os dias 14 a 21 de março de 2022, com carga horária de 3 horas. FEBRACE, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/08/18 - 2021/08/18 Parecerista no E-book “Práxis, compromisso ético-político e as transformações sociais no contexto dos 40 anos da ABRAPSO” do XV Encontro da Regional São Paulo da Associação Brasileira de Psicologia Social. São Paulo, 18 de agosto de 2021 Associação Brasileira de Psicologia Social, Brasil
2020/06/06 - 2020/06/20 2020 - Parecerista ad hoc-Cadernos de Pesquisa, ISSN 0100-1574/e-ISSN 1980-5314, na qualidade de parecerista ad hoc, em 2020 Fundação Carlos Chagas, Brasil
2020/05/03 - 2020/05/15 2020 - Avaliador para a 19ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, COMISSÃO DE PRÉ-AVALIAÇÃO nos meses de novembro e dezembro de 2020. A autenticidade desse certificado pode ser verificada no página https://febrace.org.br/certificados Universidade de São Paulo, Brasil
2020/03/23 - 2020/04/04 Avaliador Ad Hoc para a 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, realizada de forma virtual entre 23 de março e 4 de abril de 2020 Universidade de São Paulo, Brasil
2019/09/01 - 2019/09/06 Avaliador Ad Hoc para o Programa Institucional de Pesquisa do Centro Universitário Senac, Brasil, em setembro de 2019, avaliando um projeto da linha de pesquisa Estudos Aplicados em Comércio e Serviços. Centro Universitário Senac, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/03/17 - Atual Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Faculdade de Ciências e Letras - Câmpus de Araraquara (Formato Híbrido) (Postgraduate Certificate) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Araraquara, Brasil
2021/05/03 - Atual A ação de Extensão '2021 - A UFPB no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, NEABI/UFPB - AFROCIENTISTAS: auto(cuidado) à saúde e à construção da cidadania ', com período de 03/05/2021 a 30/04/2022 Coordenada por JOSE ANTONIO NOVAES DA SILVA na qual você está inserido(a) como Membro do tipo COLABORADOR
2024/03/18 - 2024/03/22 Cibercultura e educação para as mídias em uma perspectiva antissexista e antirracista (Doktor (PhD)) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Araraquara, Brasil
2023/03/06 - 2023/07/08 Cibercultura e educação para as mídias em uma perspectiva antissexista e antirracista (Doktor (PhD)) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Araraquara, Brasil
2020/12/03 - 2020/12/05 Psicologia da educação e produção do conhecimento: uma perspectiva antirracista na escola Psicologia Escolar -Pós Graduação (Postgraduate Certificate) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Araraquara, Brasil
2020/11/03 - 2020/11/05 Psicologia da educação e produção do conhecimento: uma perspectiva antirracista na escola (Doktor (PhD)) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Araraquara, Brasil
2020/03/09 - 2020/03/09 2020 - CES Vai à Escola :o olhar e os caminhos: representações sociais de jovens e escolha profissional (OFICINA).O "CES Vai à Escola" (CVE) é um programa de extensão do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), dirigido predominantemente a escolas e contextos educativos formais e não formais. Visa promover a disseminação do conhecimento produzido nas áreas das Ciências Sociais, Artes e Humanidades. Oficina de extensão -CES Vai a Escola (Ensino secundário) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2020/02/17 - 2020/02/17 O "CES Vai à Escola" (CVE) é um programa de extensão do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), dirigido predominantemente a escolas e contextos educativos formais e não formais. Visa promover a disseminação do conhecimento produzido nas áreas das Ciências Sociais, Artes e Humanidades, particularmente através da partilha do trabalho de investigação desenvolvido no CES-UC e estimular debates críticos em torno dos principais desafios das sociedades contemporâneas. Curso de Extensão, Oficina com Jovens Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2020/01/17 - 2020/01/17 O "CES Vai à Escola" (CVE) é um programa de extensão do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), dirigido predominantemente a escolas e contextos educativos formais e não formais. Visa promover a disseminação do conhecimento produzido nas áreas das Ciências Sociais, Artes e Humanidades, particularmente através da partilha do trabalho de investigação desenvolvido no CES-UC e estimular debates críticos em torno dos principais desafios das sociedades contemporâneas. Curso de Extensão, Oficina à jovens sobre escolhas profissionais Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2019/12/13 - 2019/12/13 O "CES Vai à Escola" (CVE) é um programa de extensão do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), dirigido predominantemente a escolas e contextos educativos formais e não formais. Visa promover a disseminação do conhecimento produzido nas áreas das Ciências Sociais, Artes e Humanidades, particularmente através da partilha do trabalho de investigação desenvolvido no CES-UC e estimular debates críticos em torno dos principais desafios das sociedades contemporâneas. Curso de extensão a jovens estudantes secundário Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2022/04/09 - 2022/04/09 Rádio da Universidade de Coimbra- Projeto Trampolim Escola e Trabalho

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/04/23 - 2034/04/23 Revista Brasileira de Educação (1413-2478)
Distinções

Outra distinção

2016 Nominated for the Capes Brazil Thesis Award 2016 by the Postgraduate Programme in Social Psychology of the Pontifical Catholic University of São Paulo, Brazil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil