???global.info.a_carregar???
Assistant Professor at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD) and integrated member at CIIE Since 2017, she is the Director of the Doctoral Programme in Educational Sciences of UTAD. She is also the Director of the Master Course in Education, specializing in Educational Administration, of UTAD. In 2017 she has been nominated member of the Ethics Committee of UTAD. She served as Board Member of the Portuguese Society of Educational Sciences between 2014 and 2017, and she is member of the Governing Board of the Portuguese Forum for Educational Administration. Since 2010, she has been serving as external evaluator of the Portuguese General-Inspectorate of Education/Ministry of Education. She acts as consultant of school clusters included at the Portuguese TEIP Programme (Educational Territory of Priority Intervention). She has extensive experience of conducting research and publishing within the field of education and leadership, management and governance in educational contexts over a period of 15 years. She is actively involved in research projects at UTAD, CIIE, and at other institutions, being currently involved in developing the Integrated and Innovative Plan of Prevent School Failure at an inner counties cluster, and, at CIIE, in the EU-funded EEPN - European Education Policy Network on Teachers and School Leaders (2019-2022).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria João Carvalho

Nomes de citação

  • Carvalho, Maria João
  • de Carvalho, Maria João
  • Carvalho, Maria João de
  • Carvalho, M. J.

Identificadores de autor

Ciência ID
7913-1DF5-C495
ORCID iD
0000-0002-6870-849X

Endereços de correio eletrónico

  • mjcc@utad.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 259350717 (Profissional)

Moradas

  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Quinta de Prados, 5000-801 V, Vila Real, Vila Real, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2022
Concluído
Aggregation in Education Sciences (Título de Agregado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Administração Educacional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade [Unanimous approval]
2007
Concluído
PhD in Education: Organization and School Administration (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Multi-rationalities in educational context. decisions of actors in a secondary school" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved unanimously with distinction and honors
2000
Concluído
Master in Philosophy (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
1994
Concluído
Degree in Philosophy (Licenciatura)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/12/16 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2007 - 2013 Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/05/30 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2000/05/31 - 2007/05/29 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
1998/10/06 - 2000/05/30 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Director of the Doctoral Programme in Education Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021 - Atual Head of the Master Course "Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico" Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021 - Atual Deputy Director of the Master's in Education Sciences Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021 - Atual Member of the Scientific Council Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019 - Atual ECHS representative on the Internal Quality Assurance System (IQAS) Monitoring Committee | Representante da ECHS na Comissão de Acompanhamento do Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021 - 2023 Deputy Director of the Doctoral Programme in Education Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 - 2021 Director of the Master's in Education Sciences Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2021 Director of the Doctoral Programme in Education Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2021 Member of the Doctoral College | Elemento do Colégio Doutoral Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2019 Director of the Master's Degree in Education Sciences, specialising in Educational Administration Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2019 Member of the Ethics Committee | Elemento da Comissão de Ética Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2017 Elemento do Conselho Científico Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2009 - 2017 Vice-Diretora do Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração Educacional [Deputy Director of the Master's Degree in Education Sciences, Specialisation in Educational Administrati Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2007 - 2009 Vice-Coordenadora da Licenciatura em 1.º Ciclo do Ensino Básico [Vice-Coordinator of the 1st Cycle of Basic Education Degree Programme] Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
1995/12 - 1997/09 Master's in Philosophy in Portugal and Portuguese Culture | Mestrado em Filosofia em Portugal e Cultura Portuguesa
Provided by PTCRIS: PRAXIS XXI/BM/6704/95
Bolseiro de Mestrado
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023 - Atual Future Elementary Teachears Modernization in Kurdistan (TeachearsMOD)
101083095
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
European Commission
Em curso
2022 - 2024 Cinquenta Anos de Docência: Fatores de Mudança e Diálogos Intergeracionais (FYT-ID) [Fifty Years of Teaching: Factors of Change and Intergenerational Dialogues]
PTDC/CED-EDG/1039/2021
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021 - 2024 DITE- Diverse Internationalisation of Teachears Education
2021-1-PL01-KA220-HED-000031129
Stakeholder
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
European Commission
Em curso
2018/01 - 2022/12 EEPN - European Education Policy Network on Teachers and School Leaders
EAC-2018-0612
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
European Commission
Concluído
2018/10 - 2022/09 DigP-SEM - Plataformas Digitais na Gestão Educacional dos Agrupamentos [Digital Platforms in Group Educational Management]
PTDC/CED-EDG/29069/2017
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018 - 2018 Education 3D: Democracy, inequality and difference in education/Educação 3D: Democracia, desigualdade e diferença em educação
UID/CED/1661/2016
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
2017 - 2017 Integrated and Innovative Plan to Combat School Failure | Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar. CIM DOURO PIICIE DOURO
sem referência
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Comunidade Intermunicipal do Douro
2017 - 2017 FormAE – A Administração Educacional na Formação Inicial de Docentes para os Primeiros Anos: Representações, Abordagens, Conceções e Práticas
sem referência
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Concluído
2016 - 2016 Do Currículo Nacional à Gestão Curricular Contextualizada
UID/SOC/04647/2013
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2016 Atlas da Educação em Portugal: Contextos Sociais e Locais do Sucesso e Insucesso Escolares
sem referência
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Joana, Luciana; Carvalho, Maria. "Do school inspections improve school quality?". Trabalho apresentado em The Future of Education 2019, 2019.
    Publicado
  2. Carvalho, Maria; Joana, Luciana. "A atuação dos diretores escolares: Entre limites e necessidades [The role of school headmasters: Between limits and needs]". Trabalho apresentado em Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo, 2019.
    Publicado
  3. Joana, Luciana; Carvalho, Maria. "A inspeção geral da educação: Entre a burocracia e a ambiguidade nos Programas de Acompanhamento [The General Education Inspectorate: Between bureaucracy and ambiguity in the Monitoring Programmes]". Trabalho apresentado em XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal, 2018.
    Publicado
  4. Leal, Manuela; Carvalho, Maria João. "O director da escola pública: Da unipessoalidade à democraticidade da liderança". 2017.
  5. Carvalho, Maria. "Da colegialidade à unipessoalidade: O que dizem os atores educativos [From collegiality to unipersonality: What the educational actors say]". Trabalho apresentado em O tempo dos professores, 2017.
  6. Carvalho, Maria; Almeida, S.. "Os modelos de autoavaliação da escola pública [Public school self-evaluation models]". Trabalho apresentado em Política e gestão da educação: Discursos globais e práticas locais: VIII congresso luso-brasileiro de política e administração da educação, 2017.
  7. Almeida, S.; Roldão, M. C.; Gonçalves, E.; Batista, S.; Carvalho, Maria. "Rede colaborativa de escolas no processo de gestão curricular contextualizada". Trabalho apresentado em 1.º Congresso Internacional de Redes Sociais (CIReS), 2017.
  8. Folgado, A. C.; Carvalho, Maria. "Os processos de autoavaliação na escola pública portuguesa [Self-evaluation processes in Portuguese public schools]". Trabalho apresentado em Política e gestão da educação: Discursos globais e práticas locais: VIII congresso luso-brasileiro de política e administração da educação, 2017.
    Publicado
  9. Carvalho, Maria; Sousa, S.. "As novas agregações escolares e as novas dinâmicas organizacionais no XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Fronteiras, diálogos e transições em educação". Trabalho apresentado em Atas do XIII Congresso SPCE: Fronteiras, diálogos e transições na educação, 2016.
  10. Dias, M.; Pappamikail, L.; Carvalho, Maria. "Leadership and mediation in risk contexts: New actors and models of intervention". Trabalho apresentado em European Proceedings of Social and Behavioural Sciences EpSBS: CEEPSY 2016: 7th International Conference on Education and Educational Psychology, 2016.
  11. Carvalho, Maria; Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.. "Avaliando a política da vida: Implicações no sistema educativo português (séc. XIX-XX)". Trabalho apresentado em Atas do XXII Colóquio da AFIRSE, 2015.
  12. Coutinho, A.; Carvalho, Maria. "Os coordenadores de departamento e a avaliação externa de escolas: Entre a inércia e a transformação". Trabalho apresentado em Atas do I Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento humano, 2015.
    Publicado
  13. Correia, H.; Carvalho, Maria. "O impacto da autoavaliação na prestação de serviço educativo: o caso do grupo disciplinar de Biologia-Geologia". Trabalho apresentado em Atas do I Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, 2015.
    Publicado
  14. Soares, T.; Carvalho, Maria. "O que conta na hora de eleger o diretor". Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: O governo das escolas: Atores, políticas e práticas, 2015.
    Publicado
  15. Felizardo, A.; Carvalho, Maria. "A autarquia e a escola: Dinâmicas de partilha na gestão dos recursos humanos". Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: O governo das escolas: Atores, políticas e práticas, 2015.
  16. Carvalho, Maria. "Que rigor no momento de avaliar os alunos?". Trabalho apresentado em Atas do IV congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação/VII Congresso Luso-brasileiro de Política e Administração da Educação: Políticas e práticas de administração e avaliação na educação ibero-americana, 2014.
    Publicado
  17. Carvalho, Maria; Gonçalves, M. N.; Brás, J.V.. "O risco e a incerteza: Componentes inelutáveis da tomada de decisão no projeto da modernidade". Trabalho apresentado em 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas: Atas do VIII Congresso Português de Sociologia, 2014.
    Publicado
  18. Carvalho, Maria; Brás, J.V.; Gonçalves, M. N.. "As “gerações de 70” e a geração do desporto em Portugal". Trabalho apresentado em 40 anos de democracia(s): Progressos, contradições e prospetivas. Atas do VIII Congresso Português de Sociologia, 2014.
    Publicado
  19. Carvalho, Maria; Joana, L.. "Atividade inspetiva: Controlo ou acompanhamento". Trabalho apresentado em Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaço de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, 2014.
    Publicado
  20. Araújo, M.; Carvalho, Maria; Santos, C. M.. "Análise comparativa de modelos de referenciais de qualidade na educação a distância". Trabalho apresentado em Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaço de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, 2014.
    Publicado
  21. Araújo, M.; Carvalho, Maria; Santos, C. M.. "Análise comparativa de modelos de referenciais de qualidade na educação a distância". Trabalho apresentado em Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar: Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2014.
    Publicado
  22. Carvalho, Maria; Joana, Luciana. "Pela melhoria da escola: Representações de professores e inspetores sobre a atividade inspetiva em educação". Trabalho apresentado em Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar: Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2014.
    Publicado
  23. Carvalho, Maria. "As decisões na escola pública portuguesa: A organização projetada e a organização vivida". Trabalho apresentado em Atas do I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação/III Encontro de Sociologia da Educação: O não formal e o informal em educação: centralidades e periferias em educação, 2013.
    Publicado
  24. Carvalho, Maria. "Quando a racionalidade instrumental invade a esfera profissional dos professores". 2013.
    Publicado
  25. Medeiros, M.; Carvalho, Maria; Santos, C. M.. "Um modelo de gestão de cursos de graduação na modalidade a distância com enfase no atendimento aos referenciais de qualidade do processo de acreditação do INEP/MEC Brasil". Trabalho apresentado em Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013.
    Publicado
  26. Tavares, L. B.; Carvalho, Maria; Santos, C. M.. "A gestão de cursos no sistema UAB: Desafios e possibilidades". Trabalho apresentado em Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013.
    Publicado
  27. Carvalho, Maria. "Da liderança burocrática à liderança pedagógica". 2012.
    Publicado
  28. Leal, M.; Carvalho, Maria. "O diretor da escola pública: Da unipessoalidade à democraticidade da liderança". Trabalho apresentado em Atas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: olhares contemporâneos através da investigação e da prática, 2012.
    Publicado
  29. Carvalho, Maria. "Quando não participar não é uma opção: A eleição do diretor da escola pública português". Trabalho apresentado em III Congreso Íberoamericano de Política y Administración de la Educación: Gestión pedagógica y política educativa: Desafios para la mejora de la formación y profesionalización de los educadores, 2012.
    Publicado
  30. Carvalho, Maria. "Avaliação dos professores: Uma pertinência encontrada". Trabalho apresentado em Atas do 2.º Congresso Internacional de Avaliação em Educação, 2011.
    Publicado
  31. Sousa, E.; Carvalho, Maria. "Lideranças burocráticas ou democráticas". Trabalho apresentado em Atas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Investigar, inovar e desenvolver: Desafios das ciências da educação, 2011.
    Publicado
  32. Silva, Eugénio Alves da; Carvalho, Maria João de. "Humanização pela decisão". Trabalho apresentado em Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2009.
    Publicado
  33. Silva, Eugénio Alves da; Carvalho, Maria João de. "Educação em Angola e (des) igualdades de género : quando a tradição cultural é factor de exclusão". Trabalho apresentado em Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2009.
    Publicado
  34. Carvalho, Maria. "A racionalidade da administração da escola pública portuguesa". Trabalho apresentado em Sociedades desiguais e paradigmas em confronto: Actas do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2009.
    Publicado
  35. Carvalho, Maria. "A descentralização e as práticas decisórias emancipatórias". Trabalho apresentado em Investigar, avaliar, descentralizar: Actas do X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Carvalho, Maria. "A Administração Educacional em Portugal em análise [Educational Administration in Portugal analysed]". Revista Brasileira de Educação 29 (2024): http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782024290004.
    10.1590/s1413-24782024290004
  2. Folgado, C.; Carvalho, Maria. "A ideologia invisível da tecnologia digital na escola: o confronto de racionalidades [The invisible ideology of digital technology at school: the clash of rationalities]". Revista Conhecimento Online (2024):
    Aceite para publicação
  3. Matos, Ivy Daniela Monteiro; Carvalho, Maria. "Gestão da educação e os desafios impostos pelos organismos internacionais [Education management and the challenges posed by international organisations]". Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 39 1 (2023): e114483. http://dx.doi.org/10.21573/vol39n12023.114483.
    10.21573/vol39n12023.114483
  4. Carvalho, Maria; Joana, Luciana Salvador. "Qualidade e Inspeção da Educação: representações dos diferentes atores educativos [Quality and Education Inspection: representations of the different educational actors]". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 31 118 (2023): http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362022003003241.
    10.1590/s0104-40362022003003241
  5. Carvalho, Maria João; Joana, Luciana. "Qualidade e Inspeção da Educação: representações dos diferentes atores educativos". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 31 118 (2023): http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362022003003241.
    Publicado
  6. Carvalho, Maria; Joana, Luciana. "Distância espacial e distância social: a racionalidade da educação periférica [Spatial distance and social distance: the rationality of peripheral education]". Revista Lusófona de Educação 55 (2022): 153-165. http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle55.10.
    10.24140/issn.1645-7250.rle55.10
  7. Rodrigues, Marta De Oliveira; Loureiro, Armando; Carvalho, Maria. "Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar [Mapping the use of digital platforms in educational management: the role of the school headmaster]". Revista Tecnologia e Sociedade 18 50 (2022): 97. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v18n50.13922.
    Acesso aberto • 10.3895/rts.v18n50.13922
  8. Carvalho, Maria; Joana, Luciana. "Do Teachers Want to Work with Inspectors? The Monitoring Programmes". The New Educational Review 68 2 (2022): 82-91. http://dx.doi.org/10.15804/tner.22.68.2.06.
    Acesso aberto • 10.15804/tner.22.68.2.06
  9. Carvalho, Maria; Joana, Luciana. "Inspeção da educação em Portugal: Da monarquia até à atualidade [Inspection of education in Portugal: From the monarchy to the present day]". História da Educação 26 (2022): e109590. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/109590.
    Acesso aberto • 10.1590/2236-3459/109590
  10. Carvalho, Maria; Loureiro, Armando. "As plataformas informáticas na organização escolar: Modernização ou burocratização? [The computer platform in the school organization: modernization or bureaucratization?]". Revista Exitus 11 (2021): e020147. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1id1555.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24065/2237-9460.2015v1n1id1555
  11. Carvalho, Maria. "A colonização da escola pela racionalidade instrumental [The colonization of school by instrumental rationality]". Revista Lusófona de Educação 54 (2021): 35-48. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8171.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle54.02
  12. Antunes, Fátima; Barros, Rosanna; Carvalho, Maria; Santos, Ana Lúcia Felix dos; Veloso, Esmeraldina Costa; Vilarinho, Emília. "Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017) [[Educational policies: managerialism and democratization of education in Portugal (2007-2017)]]". Revista Brasileira de Educação 26 (2021): http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782021260034.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/s1413-24782021260034
  13. Carvalho, Maria; Ferreira, Ana Cristina Folgado. "As equipas de autoavaliação: as representações dos atores educativos [Self-evaluation teams: the representations of educational actors]". Revista Brasileira de Educação 25 (2020): http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782020250028.
    Acesso aberto • 10.1590/s1413-24782020250028
  14. Carvalho, Maria; Medeiros, Renata. "Educação básica em tempos de pandemia [Basic education in pandemic times]". Pedagogia em Ação 13 1 (2020): 133-144.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Carvalho, Maria; Joana, Luciana. "Uma análise comparada: Sistemas inspetivos de alguns países [A comparative analysis: Inspection systems in some countries]". Revista Lusófona de Educação 50 (2020): 27-41. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7540/4466.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle50.02
  16. Matos, I. ; Carvalho, Maria. "Princípios democráticos e a educação no Brasil [Democratic principles and education in Brazil]". Revista Portuguesa de Educação Contemporânea 2 1 (2020): 1-13.
  17. Carvalho, Maria; Armando Felizardo. "Autarquia e escola: a gestão do pessoal não docente [Local authorities and schools: managing non-teaching staff]". Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación (2019): https://doi.org/10.11144/Javeriana.m11-23.aegp.
    10.11144/Javeriana.m11-23.aegp
  18. Carvalho, Maria; Joana, L.. "A atividade de acompanhamento da ação educativa da inspeção: Propósito controlador ou emancipatório? [The activity of monitoring of educational action of inspection: Controlling or emancipatory purpose?]". Revista Lusofona de Educacao 43 43 (2019): 41-57. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85069677477&partnerID=MN8TOARS.
    10.24140/issn.1645-7250.rle43.03
  19. Carvalho, Maria; Teresa Soares. "Evolução histórico-legal do regime de gestão e administração da escola pública portuguesa: Dos descobrimentos até à primeira república [Historical and legal evolution of the management and administration system of the Portuguese public school: From the age of discoveries to the first republic]". História da Educação 23 (2019): e80154. https://doi.org/10.1590/2236-3459/80154.
    10.1590/2236-3459/80154
  20. Carvalho, Maria; José Viegas Brás; Maria Neves Leal Gonçalves. "Para uma metacrítica da organização escolar [Towards a metacritique of school organisation]". Laplage em Revista 4 1 (2018): 202-202. https://doi.org/10.24115%2Fs2446-6220201841400p.202-214.
    Acesso aberto • 10.24115/s2446-6220201841400p.202-214
  21. Carvalho, Maria; Correia, H.. "Self-assessment of schools: The case of the Biology/Geology disciplinary group | Autoavaliação das escolas: O caso do grupo disciplinar de Biologia/Geologia". Ensaio 26 101 (2018): 1262-1282. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85058087682&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0104-40362018002601068
  22. Carvalho, Maria; Soares, Teresa. "Perfil profissional do gestor da escola pública portuguesa [Professional profile of the Portuguese public school manager]". Revista Internacional de Formação de Professores 3 4 (2018): 49-66. https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/issue/view/62.
    Acesso aberto
  23. Carvalho, Maria. "O perfil do gestor da escola pública portuguesa [The profile of the manager of the portuguese public school]". Revista Espaço do Currículo 10 1 (2017): https://doi.org/10.15687%2Frec.v10i1.32586.
    10.15687/rec.v10i1.32586
  24. de Carvalho, M.J.; Folgado, C.. "Self-evaluation when building a democratic school,L’auto-évaluation dans la construction de l’école démocratique,A autoavaliação na construção da escola democratic,La autoevaluación en la construcción de la escuela democrática". Revista Lusofona de Educacao 35 35 (2017): 83-99. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85020288266&partnerID=MN8TOARS.
    10.24140/issn.1645-7250.rle35.05
  25. Carvalho, Maria. "As multirracionalidades: Condição de uma organização escolar democrática". Revista do Fórum Português de Administração Educacional 9 (2016): 106-113.
  26. Tavares, Luciene Borges; Carvalho, Maria João de; Ribeiro, Ormezinda Maria. "Desafios e possibilidades do uso das TIC na UAB/UnB". (2015): http://periodicos.unb.br/index.php/intercambio/article/view/13180.
  27. Carvalho, Maria João de. "A Revista Seara Nova: instrumento ao serviço da democracia e da descentralização da organização escolar". (2015): http://www.raco.cat/index.php/EducacioHistoria/article/view/296978.
  28. Carvalho, Maria; Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.. "For organising the school and teaching: The self-government of António Sérgio | Pela organização da escola e do ensino: O self-government de António Sérgio". Historia da Educacao 19 46 (2015): 131-144. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84946158774&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/2236-3459/51249
  29. Soares, T.; Carvalho, Maria. "Rationalities and representations in the election of the director of the Portuguese public school | Racionalidades e representações na eleição do diretor da escola pública portuguesa". Revista Lusofona de Educacao 30 30 (2015): 123-138. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84934757368&partnerID=MN8TOARS.
  30. de Carvalho, M.J.. "School administration: Rationality or rationalities?,A administração escolar: Racionalidade ou racionalidades?". Revista Lusofona de Educacao 25 (2014): 213-229. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84898823572&partnerID=MN8TOARS.
  31. Carvalho, Maria João. "LES MULTIRATIONALITÉS DANS LE CADRE DE L`ORGANISATION SCOLAIRE ; As multiracionalidades no contexto da organização escolar". (2013): http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3028.
    10.21814/rpe.3028
  32. Carvalho, Maria. "A LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: O DIRETOR". (2013): http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1597.
  33. Carvalho, Maria João de. "A modalidade de escolha do diretor na escola pública portuguesa". (2013): http://hdl.handle.net/10437/3883.
  34. Carvalho, Maria João de. "A Administração Escolar : racionalidade ou racionalidades?". (2013): http://hdl.handle.net/10437/4871.
  35. Leal, M.; Carvalho, Maria. "Do percurso ao modo de ser da unipessoalidade na gestão das escolas [From the path to the way of being of unipessoality in the management of schools]". Praxis Educacional 9 15 (2013): 13-38.
  36. Carvalho, Maria João de. "Paulo Freire: a construção da escola democrática a partir da decisão". (2012): http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/793.
  37. Carvalho, Maria. "The rector's election: Educating actors's reaction | A modalidade de escolha do diretor na escola pública portuguesa". Revista Lusofona de Educacao 22 (2012): 103-121. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878127440&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto
  38. Carvalho, Maria. "A liderança na organização escolar: O diretor". Praxis Educacional 8 13 (2012): 193-209.
  39. Carvalho, Maria. "A organização escolar: Monorracionalidade ou multirracionalidades [School organization: mono-rationality or multi-rationality]". Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 28 3 (2012): 683-699. https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/39834.
  40. Maria João de Carvalho. "PARTICIPAÇÃO NA DECISÃO: UMA PRÁTICA A SERVIÇO DA ESCOLA DEMOCRÁTICA". (2011): http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/603.
  41. Carvalho, Maria. "As multirracionalidades no contexto da organização escolar [Multirationalities in the context of school organisation]". Revista Portuguesa de Educação 24 2 (2011): 33-56. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3028.
  42. Carvalho, Maria. "A escola pública portuguesa: Lugar de execução e de produção de decisões". Praxis Educacional 6 9 (2010): 37-56. https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/633.
  43. Maria João de Carvalho. "Explorando a racionalidade instrumental nas decisões da organização escolar". (2009): https://doaj.org/article/b6fb80a950014b4fb18aa30cdefbcb71.
  44. Carvalho, Maria. "No trajecto das racionalidades decisórias da organização escolar". Educação, Sociedade & Culturas 29 (2009): 141-155.
Capítulo de livro
  1. Carvalho, Maria; Matos, I.. "Fundamentos legais da gestão democrática da educação no Brasil e seus efeitos práticos: Entre a expectativa e a realidade [Legal foundations of democratic educational management in Brazil and their practical effects: Between expectations and reality]". In Educação no contexto contemporâneo. Ensino, diálogos e perspetivas, editado por Cleber Bianchessi, 139-150. Bagai, 2022.
    Publicado
  2. Carvalho, Maria; Joana, Luciana. "A inspeção da educação no acompanhamento da ação educativa: Um novo posicionamento no contexto educativo? [The inspectorate of education in the monitoring of educational action: A new position in the educational context?]". In Avances en ciencias de la educación: Investigación y práctica, editado por M. de la Paz Bermúdez, 440-446. Dykinson Publishing House., 2021.
    Publicado
  3. Carvalho, Maria. "Decreto-Lei nº 75/2008 para que vos quero: O caso do Agrupamento de Escolas António Sérgio [Decree-Law no. 75/2008 para que vos quero: The case of Agrupamento de Escolas António Sérgio]". In Diretores escolares em ação, editado por Licínio Lima, 235-282. Fundação Manuel Leão, 2020.
    Publicado
  4. Carvalho, Maria. "Democracia em crise na escola pública portuguesa? [Democracy in crisis in Portuguese public schools?]". In O governo das escolas: Democracia, controlo e performatividade, 195-213. Húmus, 2017.
    Publicado
  5. Ribeiro, O.; Carvalho, Maria; Tavares, L.. "Desafios e possibilidades do uso das TIC na UAB-UnB [Challenges and possibilities of using ICT at UAB-UnB]". In O poder de comunicações em contextos latino-americanos, editado por E. Pérez Laborde. Pontes, 2015.
    Publicado
  6. Carvalho, Maria. "A influência da Montessori no ideário educativo sergiano: O caso do sistema educativo português [The influence of Montessori on Sergiano's educational ideas: The case of the Portuguese education system]". In Influencias italianas en la educación española e iberoamericana, editado por J. M. Hernández Diaz, 501-509. Fahren House, 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. Dias, M.; Viseu, S.; Carvalho, Maria; Lopes, J. H.; Martins, J.. Política e gestão da educação: Discursos globais e práticas locais: VIII congresso luso-brasileiro de política e administração da educação. Fórum Português de Administração Educacional. 2017.
    Publicado • Editor
  2. Carvalho, Maria; Loureiro, A.; Ferreira, C. A.. Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar: Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. De Facto Editores. 2014.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Carvalho, Maria. Tomada de decisão: Da racionalidade instrumental a outras propostas de racionalidade [Decision-making: From instrumental rationality to other rationality proposals]. Whitebooks. 2024.
    Aceite para publicação
  2. Carvalho, Maria. A decisão na escola: Um jogo de racionalidades [Decision-making at school: A game of rationalities]. Whitebooks. 2017.
    Publicado
  3. Carvalho, Maria. Os poderes e a escola [The powers and the school]. De Facto. 2014.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Joana, Luciana; Carvalho, Maria. "A inspeção da Educação no Acompanhamento da Ação Educativa: um novo posicionamento no contexto educativo?". Trabalho apresentado em 8th International Congress of Educational Sciences and Development, Granada, 2020.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Criação de Plano de Estudos do Curso de Mestrado em Ciências das Educação. Curso aprovado por unanimidade em Conselho de Departamento de Educação e Psicologia (em 9 de outubro de 2017), em reunião do Conselho Científico (em 10 de outubro de 2017) e em reunião de Conselho Académico (em 18 de outubro de 2017) da UTAD. Aprovado pela Direção Geral do Ensino Superior/Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e registado como o número R/A-Cr 6/2018. 2017. Carvalho, Maria.
  2. Criação de Plano de Estudos do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, área de Especialização em Administração Educacional. Curso aprovado por unanimidade em Conselho de Departamento de Educação e Psicologia (em 11 de outubro de 2007), em reunião da Comissão Permanente do Conselho Pedagógico (em 17 de outubro de 2007) da UTAD. Aprovado pela Direcção Geral do Ensino Superior/Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e registado com o número R/B-CR-702008.. 2007. Carvalho, Maria.
  3. Elaboração de Programas Oficiais da Disciplina/Unidades Curriculares. Elaboração de cerca de 28 programas de disciplinas/unidades curriculares lecionadas nos cursos de graduação e pós-graduação desde 2006, o que, em alguns casos, significou a sua adequação a Bolonha.. 2006. Carvalho, Maria.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/06/14 Preletora convidada [Invited Speaker] Webinar A importância da Administração Educacional para a formação de professores ["The importance of Educational Administration for teacher training"]
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Porto, Portugal)
2023/02/06 Preletora na mesa redonda 'Políticas de Gestão, liderança e implicações para o trabalho docente: avanços, recursos e perspetivas' [Speaker at the round table 'Management policies, leadership and implications for teaching work: advances, resources and prospects'] VII Congresso Ibero-Americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da ducação: Temas Críticos no Espaço Ibero-Americano
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/01/30 Preletora convidada da Conferência "O Protagonismo da racionalidade instrumental na escola: as evidências" [Invited speaker at the conference "The Protagonism of instrumental rationality at school: the evidence" ]
Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal, Portugal)
2022/10/21 Preletora convidada "Quando a racionalidade instrumental invade a esfera da organização escolar" [Invited speaker "When instrumental rationality invades the sphere of school organisation"] Ciclo de Conferências da Unidade Curricular de Educação e Contemporaneidade 2021-22
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/06/17 Preletora convidada "Quando as plataformas e tecnologias digitais colonizam a escola: efeitos nas lideranças" [Invited speaker "When digital platforms and technologies colonise the school: effects on leadership" Seminário Internacional Plataformas digitais na gestão educacional das escolas/agrupamentos de escolas
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/03/17 Preletora convidada "A Seara Nova ao Serviço da Racionalidade Emancipatória" [Invited speaker Seara Nova at the Service of Emancipatory Rationality" Colóquio Seara Nova: 100 anos ao serviço do Pensamento Crítico e da Cultura
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2021/11/05 Preletora convidada "Avaliação externa de escolas" [Invited speaker "External evaluation of schools"] Ciclo das Palestras Internacionais
Centro Universitário INTA-UNINTA (Brasil)
2021/10/28 Preletora convidada "Lideranças nas organizações educativas" [Invited speaker "Leadership in educational organisations"] Ciclo das Palestras Internacionais
Centro Universitário INTA-UNINTA (Brasil)
2021/10/06 Preletora convidada "Modalidades de escolha dos diretores e gestores" [Invited speaker "Methods of choosing directors and managers"] Ciclo das Palestras Internacionais
Centro Universitário INTA-UNINTA (Brasil)
2021/09/23 Preletora convidada "A decisão e participação na organização escolar" [Invited speaker "Decision-making and participation in school organisation" Ciclo das Palestras Internacionais
Centro Universitário INTA-UNINTA (Brasil)
2021/09/15 Preletora convidada "Conceitos e práticas de autonomia das escolas" [Invited speaker "Concepts and practices of school autonomy"] Ciclo das Palestras Internacionais
Centro Universitário INTA-UNINTA (Brasil)
2021/08/30 Preletora convidada [Invited speaker] 2.ª Sessão Comemorativa da Programação de 10 anos da Revista Exitus
Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Brasil)
2019/07/11 Preletora convidada "Equipas multidisciplinares, desafios à intervenção e monitorização" [Invited speaker "Multidisciplinary teams, challenges to intervention and monitoring"] Equipas Multidisciplinares: Parcerias para o Sucesso Escolar
Encontro Intermunicipal do Douro (Tarouca, Portugal)
2018/08/06 Preletora convidada "Gestão pedagógica no ensino superior" ["Invited speaker "Pedagogical management in higher education"] Pós-graduação “Lato Sensu”
Centro Universitário INTA-UNINTA (Brasil)
2018/08/03 Preletora convidada "A modalidade de escolha do diretor na escola pública: Portugal e Brasil" [Invited speaker "The way headteachers are chosen in public schools: Portugal and Brazil"] Mostra Científica Internacional
Centro Universitário INTA-UNINTA (Brasil)
2018/08/02 Preletora convidada "Gestão democrática nos espaços escolares" [Invited speaker "Democratic management in schools"] Mostra Científica Internacional
Centro Universitário INTA-UNINTA (Brasil)
2018/03/21 Preletora convidada do Seminário "Perspetivas sobre a organização territorial da administração em educação" [Invited speaker os the Seminar "Perspectives on the territorial organisation of education administration"] Seminário para estudantes de graduação e pós-graduação do Mestrado em Ciências da Educação (MCED)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017/05/06 Conferência "A escola pública portuguesa: Entre o difícil exercício da democracia e a fácil retórica democrática" [Conference "The Portuguese public school: Between the difficult exercise of democracy and easy democratic rhetoric"] IV Jornadas Educativas “Pensar a Educação… 2017”
Auditório Carlos Paredes (Vila Nova de Paiva, Portugal)
2016/11/19 Conferência "António Sérgio: Um reformador da escola pública portuguesa" Congresso Língua e Cultura Portuguesas “Memória, Inovação e Diversidade”
Universidade Lusófona (Portugal)
2016/09/14 Preletora na Mesa Redonda "Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares" intitulada "Quem é o gestor da escola pública portuguesa" no V Congresso Ibero-Americano / VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação (ANPAE)
Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) e Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE) 7 (Goiânia, Brasil)
2016/09/06 Conferência de encerramento "As lideranças na organização escolar e a promoção do sucesso escolar" Conferências da Educação 2016
Teatro Ribeiro da Conceição (Lamego, Portugal)
2016/07/08 Conferência "A construção da identidade e a missão estratégica da escola pública portuguesa" 7.º Encontro de Investigadores "Lusofonia: Da Dominação Colonial à Cooperação"
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Porto, Portugal)
2016/04/21 Conferência "O falhanço da gestão democrática explicado pelo falhanço na construção da escola democrática" Seminário "Administração e Gestão das Escolas: Por uma Escola Democrática"
Auditório Paulo Quintela (Bragança, Portugal)
2015/10/01 Preletora na Mesa Redonda "Escola pública, gerencialismo e desigualdades em educação" II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação "O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas"
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2015/04/18 Preletora na Mesa Redonda "A descentralização e municipalização da educação: Que desafios para a administração central e local?" Encontro – Debate "Descentralização e Municipalização da Educação: Que desafios para a autonomia das Escolas e dos Professores"
Universidade Portucalense (Porto, Portugal)
2013/12/07 Preletora "A construção do trabalho de investigação" I Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional "A Nova Gestão Pública"
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2013/10/12 Preletora "O D.L. nº75-2008: Um decreto que parece não se justificar a si mesmo" II Jornadas Pedagógicas "O Professor Faz a Diferença no Desempenho Escolar"
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2013/04/23 Comentário crítico no Seminário "O Estado da Educação e as Ciências da Educação: Leituras Críticas e Desafios" Conselho Nacional de Educação
Conselho Nacional de Educação (Portugal)
2012/05/15 Conferência "Da liderança burocrática à liderança pedagógica" Jornadas Pedagógicas "O Professor Faz a Diferença no Desempenho Escolar"
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2009/05/22 Conferência de abertura "O projecto educativo de escola: Uma estratégia de gestão na organização escolar" V Colóquio de Educação "Escola e Projectos Educativos: Horizontes de Criatividade e Inovação"
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2009/04/17 Preletora “O sucesso e o insucesso na escola actual”
Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Famalicão, Portugal)
2009/03/11 Preletora "Estratégias de combate ao abandono escolar: A organização escolar hoje"
Escola Secundária de Penafiel (Penafiel, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2024 O Programa de Mentorias: O que muda na organização escolar? [The Mentoring Programme: What changes in school organisation?]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021 - 2023 O Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) como medida socioeducativa de inclusão: o caso dos alunos institucionalizados [The Integrated Education and Training Programme (PIEF) as a socio-educational inclusion measure: the case of institutionalised students]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021 - 2023 Dinâmicas organizacionais para o sucesso escolar na escola pública de Cabo Verde – Estudo de Caso [Organisational dynamics for school success in Cape Verde's public schools - a case study]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 - 2023 A Democracia na Escolha dos Órgãos de Gestão na Rede Federal de Educação Tecnológica Brasileira: o Caso do Conselho Superior [Democracy in the Choice of Management Bodies in the Brazilian Federal Technological Education Network: The Case of the Superior Council]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020 - 2022 A Participação dos Encarregados de Educação numa Escola Privada Portuguesa [The Participation of Parents in a Portuguese Private School]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020 - 2022 Terceiro Ciclo de Avaliação Externa de Escolas: Ruturas e Continuidades [Third Cycle of External School Evaluation: Ruptures and Continuities]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020 - 2022 Quando Uns e os Outros da Escola Pública Portuguesa Abalam a Retórica da Democracia [When Some and Others in the Portuguese Public School Undermine the Rhetoric of Democracy]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020 - 2022 As Parcerias na Educação [Partnerships in Education]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020 - 2022 O Perfil do Funcionário da Autarquia no Contexto da "Dita" Municipalização da Educação [The Profile of the Local Authority Employee in the Context of the "So-called" Municipalisation of Education]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 - 2022 Impacto dos Rankings nas Práticas da Organização Escolar Pública Portuguesa [The Impact of Rankings on Portuguese Public School Organisation Practices]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2021 Inspeção-Geral da Educação e Ciência: O Difícil Equilíbrio entre a Burocracia e a Ambiguidade no Acompanhamento da Ação Educativa (ref.ª SFRH/BD/133125/2017)
Orientador de Luciana Maria Salvador Joana
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016 - 2020 Autoavaliação nas escolas: da imposição à ação [Self-evaluation in schools: from imposition to action]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2020 O Perfil Docente e o Ranking das Instituições de Ensino Superior no Brasil: um estudo de caso [The Faculty Profile and the Ranking of Higher Education Institutions in Brazil: a case study]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2019 O Diretor da Escola Privada e a sua Liderança: Um Estudo de Caso [The Private School Principal and his Leadership: A Case Study]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2019 Municipalização da Educação: (Des)responsabilização do Estado ou (Des)centralização da Educação [Municipalisation of Education: State (De)accountability or Education (De)centralisation]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2019 O Paradoxo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: a questão do acesso [The Paradox of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education: the question of access]
Orientador
Ciências da Educação Física (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2017 O Papel das Lideranças Intermédias na Gestão do Agrupamento de Escolas: Os Coordenadores de Estabelecimento
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2017 As Novas Agregações Escolares e as Novas Dinâmicas Organizacionais
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2016 A Autoavaliação da Organização Escolar: Processo Formal ou Transformador?
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2016 A relação Autarquia-Escola: Dinâmicas de Partilha na Gestão dos Recursos Humanos (Um Estudo de Caso)
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2016 A Escolha do Diretor Escolar em Angola: Representações dos Professores e Diretores
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2015 O Impacto da Autoavaliação na Prestação de Serviço Educativo: O Caso do Grupo Disciplinar de Biologia-Geologia
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2015 O Impacto da Avaliação Externa nas Práticas das Lideranças Intermédias: Os Coordenadores de Departamento
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2015 Gestão de Cursos na Modalidade à Distância: Referenciais de qualidade do processo de acreditação do Ministério da Educação e Cultura
Coorientador
Gestão (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2015 Concepções dos Membros do Colegiado de uma Escola Estadual em Montes Claros
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2013 O Impacto dos Resultados Escolares na Dinâmica da Organização Escolar
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2013 Racionalidades na Eleição do Diretor da Escola Pública Portuguesa: Um Estudo de Caso
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2013 Êxito ou Fracasso: Produção Normativa no Combate à Indisciplina na Organização Escola
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2013 Atividade Inspetiva em Educação: Representações dos Professores e Inspetores
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2013 Liderança e Gestão Democrática na Organização Escolar: O Papel do Gestor em uma Escola Pública de Santa Izabel-PA
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2013 Cultura do Facilitismo: Imposta ou Consentida pela Escola Pública Portuguesa? Um Estudo de Caso
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2008 - 2013 Gestão do Programa da Universidade Aberta do Brasil. Os desafios da Educação Superior a distância no Estado do Pará: Um estudo de caso
Coorientador
Gestão (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2008 - 2013 Desafios para a Gestão do Conhecimento para as Instituições de Educação Superior
Coorientador
Gestão (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2012 O Diretor da Escola Pública Portuguesa: Representações e Práticas de Liderança Numa Escola Secundária
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2012 Clima Organizacional: Implicações na Gestão Democrática no Contexto da Escola Pública
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2009 - 2011 A Supervisão nas Práticas Democráticas e Reflexivas num Agrupamento de Escolas
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2007 - 2009 Autonomia ou Re-Centralização do Poder: Representações e Práticas numa Escola Secundária Portuguesa
Orientador
Ciências da Educação - Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/05 - 2024/05 V Congresso Internacional de Liderança e Melhoria da Educação [5th International Congress on Leadership and Improvement in Education] (2024/05 - 2024/05)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2024/02 - 2024/02 V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação [5th International Colloquium on the Social Sciences of Education] (2024/02 - 2024/02)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2024/01 - 2024/01 I Encontro de Inverno do Fórum Português de Administração Educacional: O Papel do Diretor. Entre a gestão e a criatividade [1st Winter Meeting of the Portuguese Educational Administration Forum: The Role of the Principal. Between management and creativity] (2024/01 - 2024/01)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2023/10 - 2023/10 Coordenou a Comissão Organizadora do VIII Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional: Novas competências da autarquia na escola [Coordinated the Organising Committee of the 8th Autumn Meeting of the Portuguese Forum for Educational Administration: New competences of the local authority in schools] (2023/10 - 2023/10)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023/07 - 2023/07 I Encontro de Verão do Fórum Português de Administração Educacional: Descentralização ou transferência de competências para as autarquias e autonomia de escola [1st Summer Meeting of the Portuguese Educational Administration Forum: Decentralisation or transfer of competences to local authorities and school autonomy] (2023/07 - 2023/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Fórum português de Administração Educacional, Portugal
2023/07 - 2023/07 I Encontro de Primavera do Fórum Português de Administração Educacional: Descentraização ou transferência de competênciaspara as autarquias e autonomia de escola [1st Spring Meeting of the Portuguese Educational Administration Forum: Decentralisation or transfer of competences to local authorities and school autonomy] (2023/07 - 2023/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Regional de Administração Educacional, Portugal
2023/02 - 2023/02 VII Congresso Ibero-Americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação: Temas Críticos no Espaço Ibero-Americano [VII Ibero-American Congress and X Luso-Brazilian Congress on Education Policy and Administration: Critical Issues in the Ibero-American Space ] (2023/02 - 2023/02)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa, Portugal
2022/11 - 2022/11 Coordenou a Comissão Organizadora do VII Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional: Plataformas informáticas nas Escolas: ao serviço da autonomia ou do controlo? [Coordinated the Organising Committee of the 7th Autumn Meeting of the Portuguese Educational Administration Forum: IT Platforms in Schools: at the service of autonomy or control?] (2022/11 - 2022/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022/09 - 2022/09 Congresso Internacional Nos 200 anos da Independência do Brasil: Sentidos da Educação como Motor para o Desenvolvimento dos Países e Povos Lusófonos [International Congress On the 200th Anniversary of Brazil's Independence: The Meaning of Education as an Engine for the Development of Lusophone Countries and Peoples] (2022/09 - 2022/09)
Congresso
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022/09 - 2022/09 XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação "Educação e Cidades: Tempos, espaços, atores e culturas" [XVI Congress of the Portuguese Society of Educational Sciences "Education and Cities: Times, spaces, actors and cultures"] (2022/09 - 2022/09)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2022/07 - 2022/07 I Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia [1st International Congress on Schools, Identities and Democracy] (2022/07 - 2022/07)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/05 - 2022/05 IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação. A Educação como um Bem Público: Políticas, Tendências e Controvérsias [IV International Colloquium on the Social Sciences of Education. Education as a Public Good: Policies, Trends and Controversies] (2022/05 - 2022/05)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2022/04 - 2022/04 Webinar Administração e Lideranças escolares no Feminino [Female School Management and Leadership Webinar] (2022/04 - 2022/04)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2021/11 - 2021/11 X Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar A Gestão da Incerteza na Educação: Desafios e (Des)Continuidades [X Symposium on School Organisation and Management - Managing Uncertainty in Education: Challenges and (Dis)Continuities] (2021/11 - 2021/11)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/10 - 2021/10 II Congresso Internacional 2021: Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania [II International Congress 2021: Humanism, Human Rights and Citizenship] (2021/10 - 2021/10)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2019/10 - 2019/10 Coordenou a Comissão Organizadora do VI Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional: Organização Escolar, Autonomia e Flexibilidade Curricular [Coordinated the Organising Committee of the 6th Autumn Meeting of the Portuguese Educational Administration Forum: School Organisation, Autonomy and Curricular Flexibility.] (2019/10 - 2019/10)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/10 - 2018/10 Coordenou a Comissão Organizadora do V Encontro do Fórum Português de Administração Educacional: Educação, Desenvolvimento Local e Descentralização [Coordinated the Organising Committee of the 5th Meeting of the Portuguese Educational Administration Forum: Education, Local Development and Decentralisation] (2018/10 - 2018/10)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/05 - 2018/08 Seminário Educação Social e Intervenção Comunitária [Social Education and Community Intervention Seminar] (2018/05 - 2018/05)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/07 - 2018/07 V Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação – Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades: Flexibilizar e Inovar numa Escola em Transformação [5th International Seminar of Education and Training Observatories - Times Change, Wills Change: Flexibilising and Innovating in a School in Transformation] (2018/07 - 2018/07)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2018/07 - 2018/07 III Seminário Luso Brasileiro de Educação de Adultos/ I Seminário Internacional Brasil e Portugal [III Luso-Brazilian Seminar on Adult Education/ I International Seminar Brazil and Portugal] (2018/07 - 2018/07)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/02 - 2018/02 XXV Colóquio da AFIRSE Portugal "A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação: 30 Anos de AFIRSE em Portugal" [XXV AFIRSE Portugal Colloquium "Research, training, policies and practices in education: 30 years of AFIRSE in Portugal"] (2018/02 - 2018/02)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017/05 - 2017/05 VIII Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar "Rede escolar: (Re)Configurações, tensões e desafios" (2017/05 - 2017/05)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/04 - 2017/04 Seminário "Os Poderes Locais e a Educação: das margens do sistema para o centro das políticas" (2017/04 - 2017/04)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017/02 - 2017/02 XXIV Colóquio da AFIRSE “A escola: Dinâmicas e atores” (2017/02 - 2017/02)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2017 IV Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação A Vida nas Escolas: Entre as Experiências e as Medidas (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2017 - 2017 Congresso Internacional O Tempo Dos Professores (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 Coordenou a Comissão Organizadora do I Intervisitas Internacional: As Escolas Públicas Portuguesas (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2017 Coordenou a Comissão Organizadora do IV Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional: Democracia e Participação na Escola (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2017 Encontro Políticas Públicas e Gestão Escolar: Novos Imaginários, Discursos e Atores (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 Coordenadora Científica do Seminário Agrupamento de Escolas: Um Balanço Crítico (2016 - 2016)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 I Seminário Internacional Juventudes, Educação e Cidadania: Retratos Contemporâneos (2016 - 2016)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2016 - 2016 III Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: Inovação e Melhoria Pedagógica (2016 - 2016)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2016 - 2016 7.º Encontro de Investigadores – Lusofonia: Da Dominação Colonial à Cooperação (2016 - 2016)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2016 V Congresso Ibero-Americano / VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação (ANPAE), Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) e Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE) (2016 - 2016)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade Paulista Campus de Goiânia, Brasil
2016 - 2016 Congresso Língua e Cultura Portuguesas – Memória, Inovação e Diversidade (2016 - 2016)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2016 - 2016 Congresso Internacional Animação Sociocultural, Globalização, Multiculturalidade, Educação Intercultural e Intervenção Comunitária (2016 - 2016)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2016 - 2016 II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas (2016 - 2016)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016 - 2016 Coordenou a Comissão Organizadora do III Encontro do Fórum Português de Administração Educacional: Agrupamento de Escolas: Um Balanço Crítico (2016 - 2016)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2016 Encontro Professores, Políticas Públicas e Gestão Escolar (2016 - 2016)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação (2016 - 2016)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 II Seminário Luso-brasileiro de Educação de Adultos/ II Jornada Internacional Sobre Educação Social: Desafios da Educação de Jovens e Adultos – Brasil e Portugal (2016 - 2016)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 Coordenadora Científica no Seminário Avaliação Externa de Escolas: Perspetivas em Confronto (2015 - 2015)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 Coordenadora Científica no Seminário Municipalização da Educação? Questões em Debate (2015 - 2015)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 Coordenou a Comissão Organizadora do Seminário Avaliação Externa de Escolas: Perspetivas em Confronto (2015 - 2015)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 Coordenou a Comissão Organizadora do II Encontro do Fórum Português de Administração Educacional: Municipalização da Educação? Questões em Debate (2015 - 2015)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 Seminário Educação Básica no Brasil: Diagnóstico, Políticas e Desafios (2015 - 2015)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação As Ciências da Educação: Espaços de Investigação, Reflexão E Ação Interdisciplinar (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 Coordenou a Comissão Organizadora do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: As Ciências da Educação: Espaços de Investigação, Reflexão e Ação Interdisciplinar (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013/11/30 - 2013/12/07 Coordenadora Científica no Seminário A Nova Gestão Pública (2013/11/30 - 2013/12/07)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Seminário Internacional História das Disciplinas Escolares (2013 - 2013)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2013 Coordenou a Comissão Organizadora do I Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional: A Nova Gestão Pública (2013 - 2013)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 A gestão da educação e formação profissional contínua nas organizações públicas de saúde: modelos de análise dos processos de gestão de formação [The management of continuing professional education and training in public health organisations: models for analysing training management processes]
Arguente principal
Tiago André Gomes de Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2023 O pensamento crítico e a criatividade dos diretores e os referenciais a que se reporta a sua ação nos diferentes mundos [The critical thinking and creativity of the directors and the references to which their actions in the different worlds refer.]
Arguente principal
Nelson Leitão de Castro (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2023 Autonomia e flexibilidade curricular: entre a autonomia decretada e a autonomia construída. Um estudo de caso numa escola básica e secundária da Região Autónoma da Madeira [Autonomy and curricular flexibility: between decreed autonomy and constructed autonomy. A case study in a primary and secondary school in the Autonomous Region of Madeira]
Arguente principal
Sofia Micaela Castro da Silva (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2023 O Órgão unipessoal de Administração e Gestão Escolar: Suas implicações no modo de governar a escola pública [The one-man School Administration and Management Body: Its implications for the way public schools are governed]
Arguente principal
Felícia Paula Sampaio de Lemos (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2022 Gestão democrática e processo de seleção de diretores: uma proposição controversa à democratização da escola pública no Brasil [Democratic management and the headteacher selection process: a controversial proposal for the democratisation of public schools in Brazil]
Arguente principal
Marcela Moraes De Castro (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2022 A Regulação Digital da Educação sob o Prisma dos Instrumentos. Dinâmicas de conceção e apropriação do Escola 360 [The Digital Regulation of Education from the Perspective of Instruments. Dynamics of conception and appropriation of Escola 360]
Arguente principal
Ana Catarina Pires Gonçalves (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 A Gestão Democrática como Categoria de Análise das Práticas de Gestão de um Instituto Brasileiro de Educação Profissional e Tecnológica [Democratic Management as a Category for Analysing Management Practices at a Brazilian Institute of Professional and Technological Education]
Arguente principal
Alessandro Silva Souza Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2022 Fórum Municipal dos Conselhos Escolares de Nova Iguaçu (RJ): repercussão no fortalecimento dos conselhos escolares [Municipal Forum of School Councils of Nova Iguaçu (RJ): repercussions for strengthening school councils]
Arguente principal
Aparecida Alves dos Santos Coelho (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2021 A Reconstrução da Cultura Organizacional em Mega-Agrupamentos de Escolas: Um Estudo de Caso na Região de Lisboa [The Reconstruction of Organisational Culture in Mega-School Groups: A Case Study in the Lisbon Region]
Arguente principal
Mário Augusto Sanches (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2021 Educação Profissional: Um Estudo de Caso Etnográfico sobre o Processo de Aprendizagem no Projeto Jovem Aprendiz do IDESG [Vocational Education: An Ethnographic Case Study of the Learning Process in the IDESG Young Apprentice Project]
Arguente principal
Lafaete Almeida de Oliveira Mesquita (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2020 El Aprendizaje y Servicio en Formación Inicial del Profesorado de Educación Infantil. El caso de la Universidad de Cádiz [Learning and Service in Initial Training of Early Childhood Education Teachers. The case of the University of Cadiz]
Arguente
Ana Zarzuela Castro (Doutoramento)
Universidad de Cádiz, Espanha
2020 Poderes, Decisões e Lógicas de Ação Juvenis. Um estudo sociológico-organizacional numa Associação dos Estudantes em Angola [Youth Powers, Decisions and Logics of Action. A sociological-organisational study of a Students' Association in Angola]
Arguente principal
Leda Filomena Pedro Gonçalves (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 Identidade Profissional Docente: Perceções dos Professores Sobre a (Des)Motivação e a (In)Satisfação [Professional Identity: Teachers' Perceptions of (Un)Motivation and (In)Satisfaction]
Arguente principal
Carla Alexandra Jorge Machado Rodrigues Cid Moreno (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019 Práticas e Representações Acerca da Retenção Escolar [Practices and Representations of School Retention]
Arguente principal
Maria Raquel Rodrigues Santana (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 Desenvolvimento de Metodologias Comportamentais Diferenciadas e Complementares no Ensino de Administração: Uma Visão Humanista para Futuros Gestores Utilizando Métodos Ativos de Aprendizagem [Development of Differentiated and Complementary Behavioural Methodologies in Business Administration Teaching: A Humanistic Vision for Future Managers Using Active Learning Methods]
Arguente
Sefisa Quixadá Bezerra (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 A Evasão Escolar de Alunos do Ensino Médio em Escolas Estaduais do Bairro da Tijuca – Brasil: A Visão dos Gestores Escolares [High School Dropouts in State Schools in the Neighbourhood of Tijuca - Brazil: The View of School Managers]
Arguente
Lilian North dos Santos Martins (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 A Mais-valia da Supervisão e das Lideranças Intermédias na Transformação das Práticas Letivas [The added value of supervision and middle management in transforming teaching practices]
Arguente
Fernanda Paula Fernandes dos Reis Pinheiro (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 O (In)Sucesso Escolar em Famílias Monoparentais: Estudo de Caso num Agrupamento de Escolas do Distrito de Braga [O (In)Sucesso Escolar em Famílias Monoparentais: Estudo de Caso num Agrupamento de Escolas do Distrito de Braga]
Arguente
Cátia Daniela Rodrigues de Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 A Diferença que a Escola Faz: Contextos Sociais e Desempenho Escolar [The Difference School Makes: Social Contexts and School Performance]
Arguente
Patrícia Leonor Mendes Gramaxo (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 La Enseñanza y Aprendizaje de la L2 Inglés: La Reincorporación del Alumnado Adulto al Estudio de Ciclos Formativos Medios y Superiores [The Teaching and Learning of L2 English: The Re-entry of Adult Learners into Secondary and Higher Vocational Education]
Arguente
Sergio Bernal Castañeda (Doutoramento)
Departamento de Didáctica y Organización Educativa (DOE) de la Universidad de Sevilla, Espanha
2018 Contributos para um Perfil Ético das Lideranças Escolares [Contributions to an Ethical Profile of School Leaders]
Arguente
Rui Manuel Nunes Brandão (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 Formação e Necessidades de Formação de Diretores de Agrupamentos de Escolas do Algarve
Arguente principal
Jorge Manuel da Silva Pereira Barros (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 A Avaliação do Curso de Especialização em Gestão Escolar: Uma Estratégia de Formação Continuada
Arguente
Maria José Santana Lobato da Silva (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 A Autoavaliação como Instrumento das Políticas de Avaliação Externa das Escolas
Arguente principal
Elvira Felicidade Ferreira Rodrigues Tristão (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 Compromisso Organizacional e Estilos de Gestão de Conflitos na Organização Escolar: Uma Abordagem de Associação e de Comparação em Contexto Escolar Público e Privado
Arguente
Alexandra Maria Ribeiro Mateus (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Gestão Escolar e Avaliação: Um Modelo de Avaliação Externa da Gestão Escolar das Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro – Brasil
Arguente principal
Ovídeo Orlando Filho (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2013 A Autonomia e a Nova Gestão Escolar
Arguente principal
Ana Alice da Silva Araújo Lopes Rodrigues (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2010 - Atual External School Evaluation / Expert Evaluator | Avaliadora / Perita de Avaliação Exerna de Escolas Inspeção Geral da Educação e Ciência, Portugal
2021 - 2021 Evaluation Commission for the preparation of the self-evaluation process for the 3rd Cycle in Education Sciences submitted to A3ES | Comissão de Avaliação para a elaboração do processo de autoavaliação do 3.º Ciclo em Ciências da Educação submetido à A3ES
Coordenador
2021 - 2021 Evaluation Committee to draw up the follow-up report on the 2nd Cycle in Education Sciences submitted to A3ES | Comissão de Avaliação para a elaboração do relatório de follow-up do 2.º Ciclo em Ciências da Educação submetido à A3ES
Coordenador
2018 - 2018 Evaluation Committee responsible for drawing up the self-evaluation report for the Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching submitted to A3ES | Comissão de Avaliação responsável pela elaboração do relatório de autoavaliação do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico submetido à A3ES
Membro
2017 - 2017 Comissão de Avaliação para a elaboração do processo de autoavaliação do 2.º Ciclo em Ciências das Educação submetido à A3ES
Coordenador
2015 - 2015 Comissão de Avaliação para a elaboração do relatório de follow-up do 2.º Ciclo em Ciências da Educação, área de especialização em Administração Educacional, submetido à A3ES
Coordenador
2014 - 2014 Comissão de Avaliação para a elaboração do processo de autoavaliação do 2.º Ciclo em Ciências das Educação, área de espacialização em Administração Educacional, submetido à A3ES
Coordenador

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual School Organisation and Administration | Organização e Administração Escolares Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023 - Atual Educational Policies | Políticas Educativas Ciências da Educação (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022 - Atual Thesis Project | Projeto de Tese Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022 - Atual School organisation and curriculum management in physical education | Organização escolar e gestão curricular em educação física Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021 - Atual Educational Administration | Administração Educacional Ensino de Informática (Mestrado integrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021 - Atual Educational Administration | Administração Educacional Ciências da Educação (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 - Atual School Organisation and Administration \ Organização e Administração Escolares Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018 - Atual Education, Democracy and Participation | Educação, Democracia e Participação Ciências da Educação (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - Atual Educational Administration | Administração Educacional Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021 - 2022 Educational Administration Research Seminar | Seminário de Investigação em Administração Educacional Ciências da Educação (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021 - 2022 Educational Policies | Políticas Educativas Ciências da Educação (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2021 Thesis Project | Projeto de Tese Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2021 Dissertation | Tese Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 - 2020 School Organisation and Administration| Organização e Administração Escolares Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 - 2020 Educational Administration | Administração Educacional Ciências da Educação (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 - 2020 Educational Administration Research Seminar | Seminário de Investigação em Administração Educacional Ciências da Educação (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2020 Educational Policies | Políticas Educativas Ciências da Educação (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2019 Seminário de Investigação em Administração Educacional Ciências da Educação - Especialização em Administração Educacional (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2019 Educational Administration | Administração Educacional Ciências da Educação - Especialização em Administração Educacional (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2019 Administração Educacional Ensino de Informática (Mestrado integrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2018 Organização e Administração Escolares Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2018 Organização e Administração Escolares Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2017 Organização e Administração Escolares Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2016 Administração Educacional Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2015 Organização e Administração Escolares Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2015 Seminário de Investigação em Administração Educacional Ciências da Educação - Especialização em Administração Educacional (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2015 Administração Educacional Ciências da Educação - Especialização em Administração Educacional (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2015 Políticas Educativas Ciências da Educação (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2015 Organização e Administração Escolares Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2015 Organização e Administração Escolares Ensino de Teatro (Mestrado integrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2014 Organização e Administração Escolares Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2014 Organização e Administração Escolares Ensino de Educação Pré-Escolar (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2014 Organização e Administração Escolares Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2013 Organização e Administração Escolares Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2013 Administração Educacional Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2013 Organização e Administração Escolares Psicologia (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2013 Organização e Administração Escolares Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2013 Organização e Administração Escolares Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2012 Administração Educacional Ciências da Educação - Especialização em Administração Educacional (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2012 Seminário de Investigação em Administração Educacional Ciências da Educação - Especialização em Administração Educacional (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2012 Políticas Educativas Ciências da Educação (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2011 Organização e Administração Escolares Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2011 Organização e Administração Escolares Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2011 Administração Educacional Psicologia (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2008 - 2009 Organização e Administração Escolares Psicologia (Licenciatura) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2008 - 2009 Organização e Administração Escolares Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2008 - 2009 Organização e Administração Escolares Ensino de Educação Pré-Escolar (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2008 - 2009 Organização e Administração Escolares Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2008 - 2009 Organização e Administração Escolares Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022 - Atual Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) Member of the Board of Directors, with management functions
2015 - Atual European Educational Policies Network Member
2011 - Atual Fórum Internacional de Política e Administração da Educação (InterEduc) Member
2010 - Atual Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) Member, having served on the Board of the General Meeting and on the Board of Directors (2012-2018)
2009 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) Member, having served on the Board of the General Meeting and on the Board of Directors (2011-2018)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/12 - Atual Member of the Scientific Council of the Online Journal Indagatio Didactica
Membro
2013/07 - Atual Member of the Ad hoc Editorial Board of the Praxis Educacional Journal of the Public Policy, Management and Educational Praxis Research Group
Membro
2013 - Atual Member of the Editorial Board of Revista Lusófona de Educação
Membro
2012 - 2018 Member of the Editorial Board of the Journal of the Portuguese Forum of Educational Administration
Membro
2011/07 - 2013/06 Membro do Conselho Editorial Permanente Internacional da revista Praxis Educacional
Membro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - 2021 Member of the Committee for the selection of candidates for the Doctorate in Educational Sciences | Membro da Comissão para seleção de candidatos ao Doutoramento em Ciências das Educação Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020 - 2021 Member of the selection board for the teaching collaboration competition | Elemento da comissão do júri de seleção de candidatos do concurso para colaboração na docência Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2021 Chairman of the Committee for the selection of candidates for the Master's Degree in Educational Sciences | Presidente da Comissão para seleção de candidatos ao Mestrado em Ciências das Educação Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2020 Chairman of the Committee for the selection of candidates for the Doctorate in Educational Sciences | Presidente da Comissão para seleção de candidatos ao Doutoramento em Ciências das Educação Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 - 2019 Member of the jury committee for the selection of candidates for a Research Grant (BI) under the DigP-SEM project - Digital Platforms in the Educational Management of School Groups (PTDC/CED-EDG/29069/2017). | Elemento da comissão do júri de seleção de candidatos ao concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto DigP-SEM – Plataformas Digitais na Gestão Educacional dos Agrupamentos de Escolas (PTDC/CED-EDG/29069/2017). Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2017 - 2017 Presidente do Júri do Prémio da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 2015 – 2016 Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Presidente da comissão para seleção de candidatos ao Mestrado em Ciências das Educação, área de especialização em Administração Educacional Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 Elemento da comissão para apreciação de 5 currículos no âmbito do Regulamento para a Aceitação e Confirmação de "Especialista de Reconhecida Experiência e Competência Profissional" Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 Membro da comissão para seleção de candidatos ao Mestrado em Ciências das Educação, área de especialização em Administração Educacional Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2012 Membro da Comissão para seleção de candidatos ao Mestrado em Ciência das Educação, área de especialização em Administração Educacional Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2010 Membro da Comissão para seleção de candidatos ao Mestrado em Ciência das Educação, área de especialização em Administração Educacional Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Revista Educação e Sociedade
2022 - Atual Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
2020 - Atual Revista Espaço do Currículo
2020 - Atual Sisyphus – Journal of Education
2019 - Atual Revista Portuguesa de Pedagogia
2018 - Atual Online Journal Indagatio Didactica
2018 - Atual Revista História da Educação
2018 - Atual Educação, Sociedade & Culturas
2017 - Atual Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
2015 - Atual Revista Portuguesa de Educação
2012 - Atual Praxis Educacional
2012 - Atual Revista Lusófona