Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Jorge Manuel de Mansilha Castro Ribeiro
Nomes de citação
- Ribeiro, Jorge Castro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7A17-E348-B794
- ORCID iD
- 0000-0002-9456-5306
Endereços de correio eletrónico
- jcribeiro@ua.pt (Profissional)
Websites
- http://www.ua.pt/deca/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Outras Humanidades
- Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
- Humanidades - Artes - Estudos de Folclore
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Sociologia - Etnologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Galego | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Crioulo e pídgin, baseada em Português (Outras) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Alemão | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012/01/06
Concluído
|
Doutoramento em Música / PhD in Music (Doutoramento)
Especialização em Etnomusicologia / Ethnomusicology
Universidade de Aveiro, Portugal
"Inquietação, memória e afirmação no batuque: música e dança de cabo-verdianos em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
n/a |
1990/10 - 1993/01/23
Concluído
|
Pós-graduação em Ciências Musicais / Post-graduation in Musicology (Pós-Graduação)
Especialização em Etnomusicologia / Ethnomusicology
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
|
1986 - 1990/07/19
Concluído
|
Ciências Musicais / Bachelor in Musicology (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Três Motetes de António Carreira da BPMP: Transcrição e Análise" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15/20 |
1982/08 - 1985/07
Concluído
|
Curso Geral de Composição / Composition (Curso médio)
Especialização em Composição Musical / Music Composition
Conservatório de Música do Porto, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2003/06 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Aveiro, Portugal |
INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal | ||
1995/09 - 2003/06 | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/05/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2012/02 - 2024/04/30 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2012/09 - 2015/06 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | ||
1999/10/01 - 2012/02/04 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1996/09/01 - 1999/07/31 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal |
1994/09 - 1995/07 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/10 - Atual | Membro da comissão científica do Programa Doutoral em Música | Universidade de Aveiro, Portugal |
2010/01/10 - Atual | Membro do Conselho do Departamento de Comunicação e Arte / Council Member of DeCA | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2017/05/01 - 2020/08/01 | Director de Curso do Mestrado em Música / Course Director Master in Music | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2019/04/20 - 2020/06 | Coordenador da Comissão de Auto-avaliação do Mestrado em Ensino de Música | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal | ||
2019/02/16 - 2019/11/04 | Director de Curso do Mestrado em Ensino de Música / Course Director of Music Education Master | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2015/06 - 2019/06 | Membro da Comissão Executiva DeCA / Board Member of DeCA Executive Commission | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal | ||
2016 - 2019 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Universidade de Aveiro, Portugal |
2013/03 - 2018/03 | Membro do Conselho de Administração / Member of the Board of Directors | Fundação Casa da Música, Portugal |
Fundação Casa da Música, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/04/10 - 2025/04/10 | OCIHUMBA - Vidas musicais da ocihumba: estudo e resgate de um cordofone africano em trânsito pelo atlântico sensível
00009999
Investigador responsável
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - Atual | SOMA - Sons e Memórias de Aveiro: Construção de um arquivo colaborativo de som e de memória para a região de Aveiro
POCI-01-0145-FEDER-030825
Investigador
INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2016 - Atual | A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018) - Our music, our
world: Musical associations, wind bands, and local communities (1880-2018)
PTDC/CPC-MMU/5720/2014
Investigador
INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal
|
Em curso
|
2018/06/01 - 2022/02 | Atlântico Sensível (AtlaS) - Memória e mediação das práticas e dos instrumentos musicais na circulação entre comunidades interligadas
POCI-01-0145-FEDER-031812
PTDC/ART-PER/31812/2017
Investigador responsável
INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012 - 2016 | Skopeofonia: Pesquisa Participativa e Dialógica sobre as Práticas Musicais do Bairro da Cova da Moura
PTDC/CPCMMU/4500 /2012
Investigador
DeCA/UA, INET-MD, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008 - 2011 | Mensageiros do Jazz: A Importância dos divulgadores no percurso do Jazz em Portugal no século XX
PTDC/EAT-MMU/102624/2008
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001 - 2006 | Dicionário Multimédia da Cultura Expressiva em Portugal no Século XX
PRAXIS XXI - POCTI/EAT/841/2001- 31/10/2006
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia Fundação Calouste Gulbenkian Fundação Luso-Americana Concluído
|
1996 - 1999 | A Música e a Construção de Identidade no Universo das Comunidades Migrantes em Lisboa
PCSH/ANT/848/95
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/01 - Atual | Agenda ATT - Acelerar e Transformar o Turismo [Accelerate and transform tourism]
10.27
Investigador
|
Em curso
|
2023/01 - Atual | Patrimonialização das Tunas das Serras do Marão e Alvão
2.27.400.70 – patrimonialização das Tunas do Marão e do Alvão.
Investigador responsável
|
Consórcio de Câmaras Municipais de Amarante, Santa Marta de Penaguião e Vila Real
Em curso
|
2021/03/10 - Atual | MUSIC FUTURES: Sustentabilidade das práticas musicais em comunidades lusófonas: experiência cultural, impactos e desafios
da Patrimonialização / Sustainability of musical practices in lusophone communities: cultural experience, impacts and challenges
of ICH patrimonialization
PTDC/ART-PER/2645/2021
Outra
|
|
2020 - Atual | PARES - Património Entre Margens: patrimonialização, convivialidade e desigualdades nas margens do Atlântico. Cidades portuárias
como lugares de práticas musicais património da humanidade / PARES Heritage Between Margins: patrimonialization, conviviality
and inequality on the margin of the Atlantic.
PTDC/ART-PER/4481/2020
Outra
|
|
2017 - Atual | Música nas mãos: Família, legado e pedagogia de Helena Sá e Costa a partir da reabilitação de gravações
não financiado
Investigador responsável
INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Desativado
|
2016 - Atual | Cantar a vozes no feminino em S. Pedro do Sul: inscrição na Matriz do Património Cultural Imaterial.
Camara de S. Pedro do Sul
Investigador
DeCA/UA, INET-MD, Portugal
|
Em curso
|
2010 - Atual | “A música no meio”: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)
PTDC/EAT-MMU/117788/2010
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Concluído
|
2018/03 - 2019/12 | Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries
PTDC/CPC-MMU/3559/2014
Book editor and chapter author
DeCA/UA, INET-MD, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
|
2018/01 - 2019/12 | Bom Porto - Candidatura da Patrimonialização da Construção e Práticas Tradicionais Coletivas dos Bombos em Portugal ao Inventário
Nacional do Património Cultural (MatrizPCI)
BOM PORTO
Investigador responsável
ADAT - Associação de Amigos do Tocá Rufar”, Portugal
|
ADAT - Associação de Amigos do Tocá Rufar”
Concluído
|
2015/01 - 2016/12 | Patrimonialização de Cantar os Reis em Ovar
Camara Municipal de Ovar - UA
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Concluído
|
2012 - 2014/09 | Folclore e Folclorização no Montijo
CMMontijo / INET
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Câmara Municipal do Montijo
Concluído
|
2011 - 2014 | A Sociedade Orpheon Portuense: Tradição e Inovação
Sociedade Orpheon Portuense
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Concluído
|
2010 - 2013 | mimar. memória e identidade do mar
CM ílhavo
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Concluído
|
2006 - 2008 | Velhas Palavras Novas Leituras
AMTSMF - UA
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Associação de Municipios Terras de Santa Maria
Concluído
|
1996 - 1998 | As Práticas Musicais no Arquipélago da Madeira
Práticas Musicais na Madeira
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian Direção Geral dos Assuntos Culturais Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Gravação áudio |
|
Interpretação musical |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11 | Entre o terreru e o palco. Novas dinâmicas e usos contemporâneos do batuko em Cabo Verde”. Comunicação no painel Música e pós-império. Memória e ressentimento nas novas músicas de Cabo Verde, Moçambique e Goa. . Granada, 2 a 4 de noviembre de 2023. | Congresso A la escucha de nuestro presente: una cartografía de las culturas musicales en el siglo XXI. (XVII Congreso de SIBE,
XII Congreso de IASPM- España )
Sibe (Granada, Espanha)
|
2023/11 | “É tudo de ouvido”: A delicada salvaguarda e a valorização das Tunas rurais das serras do Marão e Alvão através do património cultural imaterial | Congresso Internacional A Salvaguarda do Património Imaterial: políticas e práticas para as próximas décadas
Universidade de Évora (Portugal)
|
2023/10 | “Muito gostava eu do Toque!”: Memórias, resiliência e a patrimonialização em curso das tunas das serras do Marão e do Alvão. | EnIM 2023 - Encontro de Investigação em Música.
Museu Nacional da Música. (Mafra)
|
2023/07 | Talking about Violas: Collaboration and Agency Towards the Authonomy and the Artistic Visibility of a Musical Instrument. . Accra / Legon: , 18 Jul. | 47th World Conference of the International Council for Traditional Music
University of Ghana (Legon, Gana)
|
2023/06 | O processo de inscrição na Matriz PCI das Práticas Colectivas dos Bombos em Portugal”. | Festival Palheta Bendita
Associação Cultural Tirsense (Portugal)
|
2023 | Apresentação do livro Outros Celtas: Celtismo, Modernidade e Música Global em Portugal e Espanha |
Biblioteca Nacional de Portugal
|
2022/07 | “De mão em mão: desafiando as violas portuguesas” - apresentação do filme documentário. | 8º Congresso Internacional de Antropologia da AIBR.
Asociación de Antropólogos Iberoamericanos en Red. (Salamanca, Espanha)
|
2022/07 | Chordophone Politics in a Musical Lusophone Atlantic: Inquiring Connections and Autonomies. . Lisbon: New University of Lisbon / INET-md. 23rd July | 46th World Conference of the International Council for Traditional Music
Universidade Nova de Lisboa (Portugal)
|
2022/07 | A política de cordofones num atlântico musical lusófono: questionando conexões e autonomias | Criando Legados: 8º Congresso Internacional de Antropologia da AIBR
Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2022/06 | A Sensitive Atlantic Ocean: historical connections, musical instruments, practices and sustainability within lusophone communities | 8th IMHA International Congress of Maritime History: Old and New Uses of the Oceans
Universidade do Porto
|
2021/10/28 | Da minha língua vê-se o mar. Da minha etnomusicologia vêem-se vidas em português | VIII jornada de etnomusicologia do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA e VI Colóquio Amazónico de Etnomusicologia: Etnomusicologias
locais - saberes e fazeres
Universidade Federal da Paraíba (Brasil)
|
2021/10/09 | “Photobiography of Helena de Sá e Costa: a project in course: Persons, moments, friendship, and artistic complicity through images” | ICTM Study Group on Iconography of the Performing Arts Symposium Objects and Images of Music in Public and Private Art Museums
Casa dos Patudos (Alpiarça, Portugal)
|
2021/10/02 | O futuro, a memória e os desafios comunitários: patrimonializar a dança e a música | FALANDO DE ETNOGRAFIA: Os Povos e a Música, integrado no projecto Baile dos Pastorinhos
Associação Folclórica da Região de Leiria e Alta Estremadura (Nazaré, Portugal)
|
2020/06/24 | AtlaS - Atlantic Sensitive: sustainable musical practices and connected communities | Research Summit 2020 - Sea and Sustainability.
University of Aveiro (Aveiro / Zoom, Portugal)
|
2019/10/17 | Atlântico Sensível (AtlaS) - Memória e mediação das práticas e dos instrumentos musicais na circulação entre comunidades interligadas - Projecto em curso | JORNADAS SIBE 2019 Jornadas Internacionales de Investigación Musical: TRADICIONES MUSICALES. Experiencia social y creación
musical
Universidad de Huelva (Huelva, Espanha)
|
2019/06/28 | Presenças e ausências no fazer musical: Cabo Verde como espaço pós-liminal de africanidade | Conferência Internacional Mundo Lusófono: Comunidades Globais e Locais/Associação de Estudos Lusófonos
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2019/06/26 | “La Damnation de Faust lenda dramática e sinfónica de Hector Berlioz” | Tempo de Música
Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes (Porto, Portugal)
|
2019/05/02 | Música, sociedade contemporânea e instrumentos no arquipélago atlântico de Cabo Verde: perspectivas sobre a vida social dos cordofones | Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia / XII Encontro de Educação Musical da UNICAMP - Musicar Local: Aprendizagem
e Prática
Universidade de Campinas (Campinas)
|
2019/04/06 | AtlaS: Memória Cosmovisões e relações sociais numa perspectiva etnomusicológica das práticas, agentes e instrumentos musicais no corredor atlântico - Mesa redonda a convite da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia | Palestras da SPAE
Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia (Porto, Portugal)
|
2018/11/30 | Utopias e realidades femininas cabo-verdianas: o batuque em Portugal | Colóquio da Sociedade Alemã para os Países Africanos de Língua Portuguesa (DASP) 2018: Die Kondition der Frauen in der Gemeinschaft
der portugiesischsprachigen Länder / A condição das mulheres nos países na CPLP
Deutsche Gesellschaft für die Afrikanischen Staaten Portugiesischer Sprache (Berlim, Alemanha)
|
2018/11/16 | Memória, evasão e encontro: música e cabo-verdianidade em trânsito na construção de um Atlântico sensível | IV Congresso de Psicanálise em Língua Portuguesa: Rotas da Escravidão
Sociedade Portuguesa de Psicanálise; Federação Brasileira de Psicanálise, Associação de Psicólogos de Cabo Verde e Comissão
Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania (Mindelo, Cabo Verde)
|
2018/10 | Migrantes, participação democrática e superação: os cabo-verdianos e o batuque em Portugal | American Portuguese Studies Association (APSA) 2018 Conference
University of Michigan (Ann Arbor, Estados Unidos)
|
2018/01/26 | Diálogo entre utopias e realidades: o batuque caboverdiano em Portugal. | X Congresso Ibérico de Estudos Africanos
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - Atual | A Expressão Dramática e o Desenvolvimento de Competências da Performance Musical
Orientador
|
|
2015 - Atual | Para uma compreensão do lugar da música nos eventos de recriação histórica em Portugal
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - Atual | “Um Sagrado Enlevo”: Moreira de Sá e o culto da música de câmara no Porto
Orientador
|
|
2015 - Atual | Impacto do software Smartmusic na consolidação de competências performativas em percussão
Orientador
|
|
2014/09 - Atual | Para uma compreensão do lugar da música nos eventos de recriação histórica em Portugal
Orientador
|
Doutoramento em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - 2024/07 | Música Popular na aula de História e Cultura das Artes (História da Música).
Orientador
|
mestrado em ensino de música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - 2023 | Cantar os Reis em Ovar: diversidade, pluralidade e transformação.
Orientador
|
Mestrado em Música - Etnomusicologia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 - 2022 | Uma abordagem intertextual do Concerto para Violino e Orquestra em Ré Menor, de Jean Sibelius.
Orientador
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 - 2022 | (Ou)viste isto?: Capacitar a comunidade de aprendizagem Planeta Alecrim para o acesso artístico.
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2022 | Playing alone: Adaptação à prática da trompa no transcurso da crise sanitária covid-19.
Orientador
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2022 | Para uma compreensão do lugar da música nos eventos de recriação histórica em Portugal
Orientador
|
Programa Doutoral em Música - Etnomusicologia (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/06 - 2021 | Prevalência de lesões músculo-esqueléticas nos membros superiores em alunos de cordas friccionadas: Estratégias de prevenção
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música - Viola de arco (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/05 - 2021 | Moçambique em Portugal Estudo etnomusicológico sobre músicos moçambicanos em Portugal
Orientador
|
Mestrado em Música - Etnomusicologia e Estudos em Música Popular (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/05 - 2021 | O universo modal de Miles Davis em Kind of Blue (1959): revisitação e exploração criativa e artística contemporânea.
Orientador
|
Mestrado em Música - Performance - Jazz (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/05 - 2021 | Subalternidade e emancipação do trombone baixo: evoluções organológicas, fomento do repertório e novas perspectivas interpretativas.
Orientador
|
Mestrado em Música - Performance - Trombone (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/04 - 2021 | Performance musical e aprendizagem experiencial em História da Cultura e das Artes
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2021 | Pequenos fados para pequenos pianistas: uma abordagem pedagógica e pianística do fado.
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/06 - 2020/07 | O Movimento como recurso de aprendizagem musical: um estudo empírico em contexto regional.
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/05 - 2020/07 | Uma trajectória por três abordagens da Trompa: das reflexões, análise e estudo até à Performance em palco.
Orientador
|
Mestrado em Música - Performance - Trompa (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/02 - 2020/07 | “Fazer mais e melhor”: o impacto artístico das bandas filarmónicas em alunos do ensino especializado de música
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2020 | O Violino na música popular urbana nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo: conectando tensões e conotações
Orientador
|
Programa Doutoral em Música - Etnomusicologia (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2020 | O Violino na música popular urbana nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo: conectando tensões e conotações.
Orientador de Eliézer Anderson Batista Isidoro
|
Doutoramento em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/09 - 2019/12 | Uma audição por dia não sabe o bem que lhe fazia: projeto educativo transdisciplinar em História e Cultura das Artes
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017/10 - 2019/12 | 350 anos de música portuguesa contada pela orquestra de sopros.
Orientador
|
Mestrado em Música - Direção de orquestra de sopros (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/10 - 2019/07 | A influência do estudo de saxofone com acompanhamento de play along nas competências musicais.
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018/10 - 2019/07 | O contributo de Elise Hall (1853-1924) para o saxofone sob um olhar contemporâneo.
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018/09 - 2019/07 | A motivação do professor de violino: Estudo multidimensional sobre a influência das percepções face à motivação dos alunos.
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018 - 2018/12 | Projeto educativo Irish Lucky Dream: um desafio à memorização e à leitura da notação musical por crianças e jovens com perfis
diferenciados.
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017 - 2018/07 | Técnicas estendidas no baixo eléctrico e o Jazz Brasileiro: história e proposta de abordagem contemporânea.
Orientador
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2011 - 2018/02/05 | Alberto Ponce : “La musique avant tout” : sonoridade e digitações
Coorientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2018 | A música antes de tudo: O legado da escola guitarristica de Alberto Ponce
Coorientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2018 | Influência do Play-along na prática pedagógica do ensino de trompete
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2014 - 2017/12 | Educação, música e diálogo : a transversalidade da música no âmbito das comunidades de aprendizagem
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2017/11 | Design de comunicação para concertos, diálogo entre a imagem e a música.
Coorientador
|
Doutoramento em Design (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/09 - 2017/06 | Num doce balanço: composições, identidade e tópicas do jazz brasileiro
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Estudar ou tocar violino?: Um estudo de caso no CMCGB sobre a prática individual.
Orientador
|
|
2017 - 2017 | Práticas saudáveis no ensino de violino: conhecimento e transmissão
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Educação, Música e Diálogo: a transversalidade da música no âmbito das comunidades de aprendizagem
Orientador
|
|
2017 - 2017 | Os “jazzes” de Ílhavo: História, Representação Simbólica e Propostas de Reconstituição da Bateria.
Coorientador
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2017 | Educação, Música e Diálogo: a transversalidade da música no âmbito das comunidades de aprendizagem
Orientador de Marcos Vinicius Lopes Albricker
|
Doutoramento em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2016 | A gravação áudio como estratégia de estudo do saxofone.
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2016 | O ensino-aprendizagem de piano através do Youtube: Estudo de três casos.
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2016 | Estratégia de resolução de problemas e descoberta aplicada ao ensino de história da cultura e das artes.
Orientador
|
|
2016 - 2016 | Práticas de Desenvolvimento da Embocadura nos Instrumentistas de Bocal.
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2015 | O corpo sonoro e som em movimento: um estudo sobre prática em música corporal
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2014 | Cláudio Santoro e o Clarinete: Três Estudos, Duo e Fantasia | Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2014 | Programa de Historia da Cultura e das Artes
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2014 | Novas Tecnologias como motivação e consolidação na aprendizagem do trombone
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2014 | Prática Musical e Saúde: atividades preventivas em Escolas Superiores de Música
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2014 | Poesia de A. K. Tolstoy em duas abordagens para canto e piano.
Coorientador
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2013 | Tecnologia multimédia no ensino do trombone : site de apoio às aulas | |
2013 - 2013 | História da Cultura e das Artes no Conservatório Regional de Coimbra
Orientador
|
Música (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011/09 - 2012/06 | Da criação à performance: O Coro de Pequenos Cantores de Esposende
Orientador
|
Mestrado em Música - Composição (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/04/10 - 2018/06/26 | Dia da Musicoterapia na UA (2018/06/16 - 2018/06/16)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal |
2016 - 2016 | IV Fórum do INET-md : MÚSICA, DANÇA E HUMANIDADES DIGITAIS (2016/12 - 2016/12)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal |
2014 - 2014 | Sons&Saberes PCI, Encontros de Etnomusicologia Dialógica: Músicos e Investigadores em Diálogo
Encontro (Outra)
|
INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal |
2013 - 2013 | International Conference Jazz Talks
Congresso (Outra)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2009 - 2009 | Post-Ip 1º Fórum internacional de pós-graduação em estudos de música e dança
Congresso (Outra)
|
DeCA/UA, INET-MD, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/09/22 - Atual | “Produção de conteúdos assíncronos em b-learning”
Outro
|
“Produção de conteúdos assíncronos em b-learning”
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/11/16 - Atual | Moderador de Mesa-redonda com Diana Ferreira, António Chagas Rosa. Quarteto de cordas de Matosinhos - Agradecimento a António
Chagas Rosa
Mesa-redonda
|
Festivais de Outono ‘19
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/10 - Atual | Coordenação de mesa redonda Agradecimento a António Chagas Rosa
Concerto
|
Festivais de Outono
INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/07/02 - Atual | Moderador da conversa com Carlos Santos, presidente do Sindicato de Jornalistas de Cabo Verde.
Conferência
|
Conferência Radio Con:vida.
Fábrica - Centro de Ciência Viva, Portugal
|
2018/06/28 - Atual | Tradition and Encouter: Singing os Reis in Ovar: presentation of an audiovisual documentary
Simpósio
|
2nd Symposium of ICTM Study Group of Audiovisual Ethnomusicology
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
2018/06 - Atual | Moderação de Sessão de Filmes - 2nd Symposium of ICTM Study Group of Audiovisual Ethnomsuicology
Simpósio
|
2nd Symposium of ICTM Study Group of Audiovisual Ethnomsuicology
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
2018/04 - Atual | Apresentação do livro de Tiago Manuel da Hora (2018) Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade O Diálogo entre a Música e
a Poesia.
Outro
|
Apresentação do livro de Tiago Manuel da Hora (2018) Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade O Diálogo entre a Música e
a Poesia.
FNAC Portugal, Portugal
|
2018/03 - Atual | Apresentação do livro de Tiago Manuel da Hora (2018) Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade O Diálogo entre a Música e
a Poesia. Chiado Editora.
Outro
|
Apresentação do livro de Tiago Manuel da Hora (2018) Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade O Diálogo entre a Música e
a Poesia.
FNAC Portugal, Portugal
|
2018/01/26 - Atual | Moderador do painel “Músicas e experiências de vida na diáspora africana em Portugal”. Com Dario Ranocchiari e Ana Flávia
Miguel.
Congresso
|
10º Congresso Ibérico de Estudos Africanos (CIEA)
AfricaES - Universidade de Granada, Portugal
|
2020/10/01 - 2020/10/01 | Europa Criativa - sessão com a Dra.
Outro
|
Europa Criativa - sessão de informação |
2020/09/17 - 2020/09/17 | Como dar uma aula ao contrário? Programa de Formação e Atualização Pedagógica promovido pela Universidade de Aveiro
Outro
|
Como dar uma aula ao contrário?
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2018 | African batuko threats European waltz: Music, dance and social tension in colonial Atlantic Cape Verde
Congresso
|
Encounters, Rights, and Sovereignty in the Iberian empires (15th-19th centuries)
Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades, Portugal
|
2017/11 - 2017/11 | Moderador do painel “Etnomusicologia e património cultural imaterial: desafios, problemas e experiências”. Com Alex Duarte,
Jorge Miguel Graça e Ana Flávia Miguel
Congresso
|
7º Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
|
2017/10 - 2017/10 | Moderador de sessão com Claudia Gluschankof; Júlia Oliveira Lins, Liana Falcão, Mara Menezes and Adilson Figueiredo; Music
José Godinho and Jaime Reis and Mariana Vieira. “Music for and by Children: Perspectives from Children Composers, Performers
and Educators”
Congresso
|
“Music for and by Children: Perspectives from Children Composers, Performers and Educators”
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017/10 - 2017/10 | Moderador do painel “Fundos Musicais”. Com Maria João Albuquerque; Maria João Pinto; Mariana Pinto e Carla Minelli.
Congresso
|
Jornadas Maestro Manuel Ivo Cruz 2017 - Património e Memória de uma Colecção Musical.
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2017/06 - 2017/06 | Moderador do painel “Audiovisual productions as a tool towards shared research practices in ethnomusicology”. Com Dario Ranocchiari;
Susana Sardo; Jennie Gubner.
Congresso
|
International Council for Traditional Music 44TH World Conference
University of Limerick, Irlanda
|
2017 - 2017 | Etnomusicologia e património cultural imaterial: desafios, problemas e experiências.
Congresso
|
7o ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA 2017
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
|
2017 - 2017 | Post-ip ’17 - Post-in-progress: 4º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança
Congresso
|
Post-ip ’17 - Post-in-progress: 4º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança – Aveiro. |
2016 - 2016 | A Música como lugar de memória, evasão e encontro
Mesa-redonda
|
X Colóquio da Sociedade Portuguesa de Psicanálise - Porto / Psicanálise e Cultura: Encontros com o tempo
Sociedade Portuguesa de Psicanálise, Portugal
|
2016 - 2016 | Música na História e na Cultura: desafios à investigação sobre património imaterial em Aveiro e na região
Outro
|
10ªs Jornadas de História Local: Os canais de Aveiro e a sua história
Câmara Municipal de Aveiro e ADERAV, Portugal
|
2015 - 2015 | performa 15: International Conference on Musical performance
Congresso
|
Performa 15: International Conference on Musical performance |
2015 - 2015 | 1st ICTM African Musics Symposium
Simpósio
|
1st ICTM African Musics Symposium |
2015 - 2015 | Post-ip’15: Post-in-progress: 3rd International Post-Graduate Forum for Studies in Music and Dance
Congresso
|
Post-ip’15: Post-in-progress: 3rd International Post-Graduate Forum for Studies in Music and Dance
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
2015 - 2015 | 1st International Council for Traditional Music African Musics Symposium
Simpósio
|
ICTM African Music Symposium & African Cultural Calabash
ICTM Study Group fo African Musics, Portugal
|
2014 - 2014 | Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing
Congresso
|
Music and shared imaginaries: nationalisms, communities, and choral singing
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
2014 - 2014 | CUMULUS AVEIRO 2014 - what’s on: cultural diversity, social engagement and shifting education
Congresso
|
CUMULUS AVEIRO 2014 - what’s on: cultural diversity, social engagement and shifting education
Instituto de Investigação em Design Media e Cultura, Portugal
|
2013 - 2013 | Post-ip’13: Post-in-progress: 2nd International Post-Graduate Forum for Studies in Music and Dance
Congresso
|
Post-ip’13: Post-in-progress: 2nd International Post-Graduate Forum for Studies in Music and Dance
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
2013 - 2013 | Jazz Talks - 1º Congresso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro: Mensageiros do Jazz o papel dos divulgadores do
Jazz na Europa
Congresso
|
Jazz Talks - 1st International Jazz Congress UA: jazz messengers in Europe
CEntro de Estudos de Jazz / INET-md, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/05/20 | Doctoral Tesis: Parlando Rubato: Interpretar las obras para piano de George Enescu a través de los patrones de pronunciación
de la voz moldava [Parlando Rubato: Interpreting the piano works of George Enescu through the patrons of pronunciation of
the Moldovan voice]
Arguente principal
|
Andra Laura Carstea (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/02 | O violino em Portugal na Primeira República: Contextos, Protagonistas e Repertórios.
Arguente
|
Hélder José Batista Sá (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/01/19 | História Oral da Viola da Terra na ilha de São Jorge, Açores
Arguente principal
|
Darren Tyler Nascimento (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2021/07 | Moçambique em Portugal: Estudo etnomusicológico sobre os músicos migrantes
Orientador
|
Timóteo Lídia Francisco Cuche (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07 | O universo modal de Miles Davis em Kind of Blue (1959): revisitação e exploração criativa e artística contemporânea
Orientador
|
Paulo Filipe Soares de Carvalho (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07 | Subalternidade e emancipação do trombone baixo: evoluções organológicas, fomento do repertório e novas perspectivas interpretativas
Orientador
|
Tiago Peres Alves Poty (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07 | Pequenos fados para pequenos pianistas: uma abordagem pedagógica e pianística do fado
Orientador
|
Adelaide Sofia Ferreira Carraco dos Reis (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07 | INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA COMO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO DO PERFORMER E DESCOLONIZAÇÃO DA PERFORMANCE
Presidente do júri
|
Maira Alejandra Gómez Pérez (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07 | Música brasileira para trompa solo: Os limites da prática de investigação partilhada entre compositor e performer
Presidente do júri
|
Tiago Gonçalves Carneiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/06 | NVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA COMO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO DO PERFORMER E DESCOLONIZAÇÃO DA PERFORMANCE / INVESTIGACIÓN ARTÍSTICA
COMO PRECESO DE EMANCIPACIÓN DEL PERFORMER Y DESCOLONIZACIÓN DE LA PERFORMANCE
Presidente do júri
|
Maira Alejandra Gómez Pérez (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/02 | A aplicação do repertório para vihuela de mano no ensino da guitarra clássica
Presidente do júri
|
Romeu Ferreira Curto (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/07 | Tomás Borba: Currículo, Metodologia, Didática / Relatório de Estágio.
Arguente principal
|
Isabel Dinis Barcelos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/07 | Improvisação musical no ensino básico do violino - o papel do professor na adaptação às necessidades de cada aluno
Presidente do júri
|
José Abraham Castillo Quijada (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/05/15 | Homenaje de Manuel de Falla: Influência e intertextualidade no desenvolvimento do repertório guitarrístico
Arguente
|
Frederico Tavares Herrmann (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/05/13 | A Malta do Norte: um estudo etnográfico sobre a cena do jazz portuense
Arguente
|
Leonardo Pellegrin Sanchez (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/02/10 | O Violino na música popular urbana nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo: conectando tensões e conotações
Orientador
|
Eliézer Anderson Batista Isidoro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/04 | Uma janela aberta para um mundo diferente: Encontros com o Jazz na televisão em Portugal (1956-1974) | Pedro Miguel Cravinho Lopes (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 | Música Tradicional da Beira Baixa: Aplicação e Contributos no Ensino da Formação Musical | Nuno Miguel Pinto Pinheiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2017 | As “noites” de música brasileira na cidade do Porto: uma etnografia de músicos, contextos e repertórios | Lucas André Wink (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | A aprendizagem cooperativa: uma experiência em Música de Câmara | Daniela Alexandra de Barros Arêde (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | A requinta (clarinete em mib) - Um instrumento para todo o percurso musical. | Daniel Filipe Pereira Monteiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | A familiaridade tímbrica do instrumento como estratégia pedagógica para o desenvolvimento da acuidade auditiva | Nuno Filipe Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2017 | A Formação Musical em espaços de ensino musicalmente alternativos / Relatório de Estágio. | Nuno Miguel Tavares Fortunato Cabral (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016/07 | Skopeologias: músicas e saberes sensíveis na construção partilhada do conhecimento.
Arguente
|
Ana Flávia Lopes Miguel (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/05 | CANÇÕES DE FOGO: a apreensão de saberes através da performance da escuta no contexto da União do Vegetal
Arguente
|
Patrícia Paula Lima (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/02 | Jazz, Identidade Musical e o Piano Jazz em Portugal
Arguente
|
Luís Alberto Cordeiro Figueiredo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Jazz, Identidade Musical e o Piano Jazz em Portugal | Luís Alberto Cordeiro Figueiredo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | um Conto, um Canto, um Encanto: a História, o Mapa, a Música em Belo Horizonte (1897-1950) | Flávia Duarte Lanna (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Ansiedade na performance musical: Estudo de caso com a Orquestra Filarmonia das Beiras. | Fernanda Torchia Zanon (Mestrado) |
2016 | A pedagogia da pianista Helena Sá e Costa | António Pedro Montalverne (Mestrado) |
2016 | (Per)formando com autonomia: O violar e abordagens alternativas para um novo paradigma no ensino do violão | Eduardo Barretto Filho (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Respiração no ensino musical: trompa | Natália Catarina Guimarães Faria (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Processos de tradicionalização em Penha Garcia: práticas, protagonistas e contextos. | António Alberto Ruivo Ventura Martins (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Sobre música portuguesa para viola d’arco no séc. XX: A influência de François Broos (1903-2002) na criação musical em Portugal | Leonor Fleming (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 | A música tradicional portuguesa na Formação Musical: vantagens e desvantagens de um repertório esquecido | Susana Patrícia Ribeiro Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 | O contrabaixista moderno - Questões de versatilidade na performance | Filipe Ricardo Cabral de Morais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | História, Memória e Colonialidade: Análise e releitura crítica das fontes históricas e arquivísticas sobre a música em Moçambique
Arguente
|
Eduardo Adolfo Lichuge (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | David Popper e a importância dos seus estudos para o ensino do violoncelo | Rúben José Almeida Fernandes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Aplicação do afinador no estudo individual de viola d’arco | Leandra Catarina de Jesus Morais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | Do Choupal até à Lapa: Etnografia do constructo da canção de Coimbra | Avelino Rodrigues Correia (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | Sonatas para violoncelo e piano de Schumann | Henrique Estrada Capinha (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | Manual orientativo para a aprendizagem do clarinete baixo no ensino secundário | Ricardo Jorge Madureira Alves (Mestrado) |
2014 | O Percurso da Guitarra Portuguesa através dos seus métodos e práticas | Arménio Coelho de Melo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 | O papel da viola no fado de Lisboa | Múcio José Sá de Oliveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 | Postura, dor e perceção de esforço na aprendizagem do acordeão | Lilana Natália Aparício (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | A construção ilusória da realidade, ressignificação e recontextualização do Bumba Meu Boi do Maranhão a partir da música | António Francisco de Sales Padilha (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | A singularidade performativa do trombonista Redegundis Feitosa | Klênio Jonessy de Medeiros Barros (Mestrado) |
2014 | Hábitos de estudo, dor e a opção por uma carreira musical | Joana Domingues dos Santos Côrte-Real (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | A requinta (clarinete em mim) - Um instrumento para todo o percurso musical | Daniel Filipe Pereira Monteiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Folgazões do mogi-abaixo : música, caipiridade e paisagens cantadas | Alexsander Jorge Duarte (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Da abordagem Orff-Schulwerk ao desenvolvimento do ‘Eu Musical’: Flow em processos de Ensino/Aprendizagem em Educação Musical | João Cristiano Rodrigues da Cunha (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | As escolas de saxofone clássico como narrativas da identidade. | Carlos Jorge Canhoto Matos de Almeida (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Nós há de morrer… Óss tem de cantar! Música, memória e imaginação em Damão. Trânsitos pós-coloniais. | Ana Cristina de Oliveira Almeida (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Documentos pedagógicos no ensino especializado da música. | Anabela da Silva Freire (Mestrado) |
2013 | Chord-melody: Investigação e arranjos para guitarra. | Angelo Guimarães Mongiovi (Mestrado) |
2013 | A importância do aquecimento para os oboísta | Andreia Filipa Sousa Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | Graffiti na Educação Visual, Comunicação e Identidade | Paulo Miguel da Silva Maia (Mestrado) |
2012 | Romeiros de S. Miguel: a música na caminhada da Quaresma. | Ana Maria Pimentel Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 | Modelo Tripartido para a subclassificação de sopranos | Sara Luísa Duarte e Cláudio (Mestrado) |
2012 | Sistemas Musicais Interactivos no Ensino Especializado da Música | Henrique Daniel Portovedo Marques (Mestrado) |
2012 | Música em diálogo: talas da música hindustânica na bateria de jazz | Fábio Manzione Ribeiro (Mestrado) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - Atual | A la escucha de nuestro presente: una cartografía de las culturas musicales en el siglo XXI. XVII CONGRESO DE SIBE | Granada |
2022 - Atual | Post-ip ’22 - Post-in-progress: 6º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança | Aveiro |
2021 - Atual | Sibe+2021 que inclui: 16º congresso SIBE; 11º congresso IASPM Espanha; 4º congresso de Músicas Populares del Mundo Hispano y Lusófono; 3º congresso do Comité Nacional de Espanha do ICTM; 2º congresso do Comité Nacional de Portugal do ICTM | Aveiro |
2020 - Atual | 6º "Nas Nuvens" Congresso de Música dos programas de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). | on-line |
2019 - Atual | Post-ip ’19 - Post-in-progress: 5º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança | Aveiro |
2017 - Atual | Post-ip ’17 - Post-in-progress: 4º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança | Aveiro |
2017 - Atual | Membro da Comissão Científica do 3º "Nas Nuvens." Congresso de Música dos programas de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | On-line |
2016 - Atual | 2º "Nas Nuvens." Congresso de Música dos programas de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). | On-line |
2015/09 - Atual | 1st ICTM African Musics Symposium | African Music Project, University of KwaZulu-Natal, Durban South Africa. |
2015 - Atual | Post-ip’15: Post-in-progress: 3rd International Post-Graduate Forum for Studies in Music and Dance | Aveiro: Universidade de Aveiro |
2014/05 - Atual | CUMULUS AVEIRO 2014 - what’s on: cultural diversity, social engagement and shifting education. | Universidade de Aveiro |
2013/11 - Atual | Jazz Talks - 1º Congresso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro: Mensageiros do Jazz o papel dos divulgadores do Jazz na Europa | Universidade de Aveiro |
2012/09 - Atual | 8º Encontro Internacional de Música e Mídia: Tão longe... Tão perto... A música migrante. | Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018/03/01 - Atual | Música Popular em Revista | |
2018 - Atual | Per Musi | |
2013/01/01 - 2017/12/31 | El Oído Pensante |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2019/09 - Atual | Membro da Comissão Científica do Post-ip ’19 - Post-in-progress: 5º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música
e Dança – Aveiro.
Avaliador
|
INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal | |
2019/04 - Atual | Comissão de auto-avaliação do Mestrado em Ensino de Música, DeCA, Universidade de Aveiro
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal | |
2016 - Atual | Auto-avaliação do Mestrado em Ensino de Música (2015-16) | Universidade de Aveiro, Portugal | |
2016 - Atual | Concurso de Bolsas de Doutoramento da Fundação Regional para a Ciência e Tecnologia – Açores (FRCT-A) / Refree of Call for PhD Studentships of FRCT (Regional Foundation of Sciences and Technology) | Fundação Regional para a Ciência e Tecnologia, Portugal | |
2015 - Atual | Painel de Avaliação de Bolsas de Doutoramento e de Bolsas de Pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) | ||
2014 - Atual | Avaliação da Licenciatura em Música - Departamento de Comunicação e Arte - Universidade de Aveiro - 2012-2013 | Universidade de Aveiro, Portugal | |
2014 - Atual | Painel de Avaliação de Bolsas de Doutoramento e de Bolsas de Pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/06/11 - 2019/06/14 | Portuguese music in different cultures of the World | Portuguese music in different cultures of the World (Postgraduate Certificate) | Yerevan State Conservatory of Music, Arménia |
2019/04/29 - 2019/04/30 | AtlaS - Atlântico Sensível: trânsitos musicais no corredor Portugal-Brasil | AtlaS - Atlântico Sensível: trânsitos musicais no corredor Portugal-Brasil | Centro de Pesquisa e Formação SESC São Paulo, Brasil |
2017/03 - 2017/03 | Seminário de Etnomusicologia: Skopeofonia: proyecto colaborativo en Etnomusicologia | Extensão e divulgação científica (Master) | Escola Superior de Música de Catalunya, Espanha |
2017/03 - 2017/03 | Seminário de Etnomusicologia: “Patrimonio Cultural Inmaterial” | Música (Master) | Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha |
2017 - 2017 | Seminário de Musicologia: Transitos artisticos., periferia y “el arte de saber oír”: difusión de la musica a travez del Orpheon Portuense | Extensão e divulgação científica (Master) | Escola Superior de Música de Catalunya, Espanha |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2022/06/09 - Atual | Tiny Lab Talks - Philip Dizak and Susana Sardo | Jazz dialogues: roots, worlds and futures |
1992/10/19 - 1999/10 | Terras e Tradições | Etnomusicologia |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
Atual | SiBE - Sociedade de Etnomusicologia | |
Atual | Society for Ethnomusicology | |
Atual | International Council for Traditional Music | |
Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Música | |
Atual | Orfeão de Valadares |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/06/02 - Atual | Homenagem à Professora Maria Teresa Macedo
Coordenador
|
Fundação Casa da Música, Portugal |
2017 - 2017 | 3º Nas Nuvens. Congresso de Música dos programas de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)
e em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Membro
|
programas de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil |
2016 - 2016 | 2º Nas Nuvens.. Congresso de Música
Membro
|
Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Portugal |
2015/09/30 - 2015/10/03 | Membro da Comissão Científica e Organizadora do 1st ICTM African Musics Symposium, African Music Project, University of KwaZulu-Natal,
Durban South Africa.
Membro
|
University of KwaZulu-Natal, África do Sul |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/07 - Atual | concurso para atribuição de bolsa de investigação no âmbito do projeto de investigação no âmbito do projeto PTDC/ART-PER/31812/2017 (POCI-01-0145- FEDER-031812) designado AtlaS (Atlântico Sensível - Memória e mediação das práticas e dos instrumentos musicais na circulação entre comunidades interligadas) | INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal |
2020/04 - Atual | Membro do júri do Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação (mestrando) refª INET/md / UA. Pólo da UA do INET-md (Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança). Abril. UIDB/00472/2020 | INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal |
2017/05 - Atual | Prémio de Interpretação Frederico de Freitas - Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2016/10 - Atual | Concurso para a atribuição de Bolsa de Técnico de Investigação no âmbito do projeto UID/EAT/00472/2013, INET-MD (Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança) | INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal |
2016/09 - Atual | Concurso para a atribuição de Bolsa de Pós-doutoramento no âmbito do projecto UID/EAT/00472/2013, INET-md (Instituto de Etnomusicologia: Centro de Estudos em Música e Dança). | INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal |
2016/07 - Atual | Concurso para atribuição de Bolsa de Técnico de Investigação (BTI - Licenciatura) no âmbito do projecto “A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018)”. PTDC/CPC-MMU/5720/2014, INET-md (Instituto de Etnomusicologia: Centro de Estudos em Música e Dança). | INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal |
2023/06 - 2023/06 | Presidente do Júri do 3º Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro - Campus Jazz. Universidade de Aveiro. Junho. 2023 | INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal |
2017/05/01 - 2020/08/01 | Presidente do Concurso de Acesso ao Mestrado em Música, ano lectivo 2017-18, Universidade de Aveiro. | Universidade de Aveiro, Portugal |
2020/04 - 2020/04 | Concurso de âmbito internacional para recrutamento de 1 (um) lugar de Investigador Doutorado de nível inicial para o exercício de atividades de investigação científica na área científica de Música, especialização em Direção, com vista ao desenvolvimento das tarefas do projeto SOMA (Sons e Memórias de Aveiro - Construção de um arquivo colaborativo de som e de memória para a região de Aveiro). Universidade de Aveiro do INET-md (Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança). Abril CDL-CTTRI-17-ARH/2020 | Universidade de Aveiro - INET-md, Portugal |
2019/03/01 - 2019/10/03 | Presidente do Júri do Concurso de Acesso ao Mestrado em Ensino de Música, ano lectivo 2019-2020, Universidade de Aveiro | Universidade de Aveiro, Portugal |
2018/07 - 2018/07 | Concurso de âmbito internacional para recrutamento de Investigador Doutorado no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-030825 designado SOMA (Sons e Memórias de Aveiro - Construção de um arquivo colaborativo de som e de memória para a região de Aveiro). . Julho. CDL-CTTRI-84-ARH/2018. | INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal |
2018/07 - 2018/07 | Concurso de âmbito internacional para recrutamento de Investigador Doutorado no âmbito do projeto 031812 – 02/SAICT/2017 designado AtlaS (Atlântico Sensível - Memória e mediação das práticas e dos instrumentos musicais na circulação entre comunidades interligadas). . Julho. CDL-CTTRI-83-ARH/2018. | INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal |
2018/06 - 2018/06 | Concurso internacional para recrutamento de Investigador Doutorado no âmbito do Projecto Estratégico do pólo da Universidade de Aveiro do INET-md (Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança). Junho. CDL-CTTRI-65-ARH/2018. | INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal |
2018/01 - 2018/01 | Concurso para a atribuição de Bolsa de Técnico de Investigação. Arquivos no âmbito das Instituições de Investigação e Desenvolvimento, INET-MD (Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança). | INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal |
2018/01 - 2018/01 | Concurso para a atribuição de Bolsa de Pós-doutoramento no âmbito do projeto “A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018)”, PTDC/CPC-MMU/5720/2014, INET-MD (Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança). Janeiro. | INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal |
2018/01 - 2018/01 | Concurso para a atribuição de Bolsa de Técnico de Investigação no âmbito do projeto “A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018)”, PTDC/CPC-MMU/5720/2014, INET-MD (Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança). Janeiro. | INET-MD/Universidade de Aveiro, Portugal |
2017/12 - 2017/12 | 16º Concurso Aveiro Jovem Criador 2017 - Júri do Concurso de Música. Aveiro: Câmara Municipal de Aveiro |
Distinções
Outra distinção
1996 | Nils Eric Svenson Award
Stiftelsen Riksbankens Jubileumsfond (Suécia), Portugal
|