???global.info.a_carregar???
Jorge Manuel Ávila de Lima. Concluiu a Agregação - em 2005. É da Universidade dos Açores. Publicou 10 artigos em revistas especializadas, possui 8 capítulos de livros e 4 livros publicados. Participou em 4 eventos em Portugal. Orientou 2 teses de doutoramento, orientou 3 dissertações de mestrado e co-orientou 2 nas áreas de Sociologia e Ciências da Educação. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Sociologia e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Jorge Manuel Ávila de Lima

Nomes de citação

  • Lima, Jorge Ávila de

Identificadores de autor

Ciência ID
7A17-F319-36EA
ORCID iD
0000-0002-2311-1796

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2005
Concluído
n/a (Título de Agregado)
Universidade dos Açores, Portugal
"A eficácia da escola" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Mt Bom unanim, c/ dist louvor
1994 - 1997
Concluído
Educação (área de especialidade de Sociologia da Educação) (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
"Colleagues and friends: professional and personal relationships among teachers in two secondary schools" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Mt Bom unanim, c/ dist louvor
1997
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Outra:Sociologia da Educação
Universidade dos Açores, Portugal
"Colleagues and Friends: Professional and Personal Relationships Among Teachers in Two Portuguese Secondary Schools" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1991
Concluído
Análise Social da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Os professores do ensino secundário no espaço social" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
1987
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2018 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/06/05 - 2016/06/06 Lecionação do curso breve “Questões éticas de investigação”, no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, Braga, 5 e 6 de Junho de 2006. Universidade do Minho, Portugal
2015/12/18 - 2016/05/06 Presidente do Conselho do Departamento de Ciências da Educação Universidade dos Açores, Portugal
2015/11/08 - 2016/05/06 Membro do Conselho Editorial Internacional da revista revista Observatório Universidade dos Açores Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Pólo da Universidade dos Açores, Portugal
2015/10/30 - 2016/05/06 Coordenador da Secção de Sociologia da Educação do Departamento de Ciências da Educação Universidade dos Açores, Portugal
2015/02/03 - 2016/05/06 Membro do Conselho Editorial da revista Journal of Professional Capital and Community Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/02/16 - 2016/05/06 Membro do Conselho Editorial da revista Investigar em Educação Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2013/01/01 - 2016/05/06 Membro do Conselho Editorial da Revista Portuguesa de Pedagogia Universidade de Coimbra, Portugal
2012/01/01 - 2016/05/06 Membro do Conselho Editorial da revista REDES: Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
2004/01/01 - 2016/05/06 Membro do Conselho Editorial da revista Teachers & Teaching: Theory and Practice Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2004/01/01 - 2012/12/31 Coordenador da Secção de Sociologia da Educação do Departamento de Ciências da Educação Universidade dos Açores, Portugal
1996/01/01 - 2011/12/30 Diretor da revista Arquipélago – Ciências da Educação Universidade dos Açores, Portugal
2010/10/01 - 2011/05/31 Pró-Reitor para a área da Avaliação e Qualidade (Despacho Reitoral de nomeação nº 191/2010) Universidade dos Açores, Portugal
2010/01/01 - 2010/12/31 Tradução para a língua portuguesa da obra de Michael F. Young, Conhecimento e Currículo Porto Editora, Portugal
2004/01/01 - 2010/12/31 Membro do Conselho Editorial da revista European Educational Research Journal Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009/10/01 - 2010/10/01 Coordenador institucional dos processos de acreditação dos ciclos de estudos da Universidade dos Açores junto da A3ES Universidade dos Açores, Portugal
2007/01/01 - 2007/12/31 Tradução para a língua portuguesa da obra de A. Hargreaves & Dean Fink, Liderança Sustentável (Porto Editora, 2007) Porto Editora, Portugal
2002/01/01 - 2006/12/31 Coordenador do Mestrado em Educação (2ª e 3ª edições do curso) Universidade dos Açores, Portugal
1999/01/01 - 2005/12/31 Presidente do júri do Concurso de Acesso aos cursos de Complemento de Formação Científica e Pedagógica destinados a educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Universidade dos Açores, Portugal
2004/01/01 - 2004/12/31 Tradução para a língua portuguesa da obra: Hargreaves, A. (2004). O ensino na sociedade do conhecimento. Porto: Porto Editora. Porto Editora, Portugal
2001/01/01 - 2003/12/31 Membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (2001-2003) Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2001/01/01 - 2003/12/31 Membro do Executive Council da European Educational Research Association (2001-2003) Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2001/01/01 - 2001/12/31 Tradução para a língua portuguesa da obra: Goodson, I. F. (2001). O currículo em mudança. Porto: Porto Editora. Porto Editora, Portugal
2001/01/01 - 2001/12/31 Tradução para a língua portuguesa da obra: Fullan, M. e Hargreaves, A. (2001). Por que vale a pena lutar: o trabalho em equipa na escola. Porto: Porto Editora. Porto Editora, Portugal
1999/02/01 - 2001/02/01 Diretor do Departamento de Ciências da Educação Universidade dos Açores, Portugal
1998/01/01 - 1998/12/31 Tradução para a língua portuguesa da obra: Hargreaves, A. (1998). Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw-Hill de Portugal. Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Marlene Dâmaso; Jorge Ávila De Lima. "Marketing the School? How Local Context Shapes School Marketing Practices". Journal of School Choice (2020): https://doi.org/10.1080/15582159.2019.1616993.
    10.1080/15582159.2019.1616993
  2. Jorge Ávila de Lima; Marlene Dâmaso. "Inter-organizational relations among schools". Educational Management Administration & Leadership (2017): 174114321773935-174114321773935. https://doi.org/10.1177%2F1741143217739356.
    10.1177/1741143217739356
  3. de Lima, J.Á.; Silva, M.J.T.. "Resistance to classroom observation in the context of teacher evaluation: teachers’ and department heads’ experiences and perspectives". Educational Assessment, Evaluation and Accountability (2017): 1-20. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85018731841&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11092-017-9261-5
  4. Jorge Ávila de Lima; Pedro Almeida Maia; Maria Antonieta Menezes; Edmundo Santos. "Social networks and organizational conflict". Redes. Revista hispana para el análisis de redes sociales 27 1 (2016): 129-129. https://doi.org/10.5565%2Frev%2Fredes.591.
    10.5565/rev/redes.591
  5. Jorge Ávila de Lima; André Costa Melo. "As escolas privadas e os seus clientes : estratégias organizacionais de promoção da oferta e de regulação das admissões". Forum Sociológico 29 (2016): 75-83. https://doi.org/10.4000%2Fsociologico.1514.
    10.4000/sociologico.1514
  6. Lima, Jorge Ávila de. "Por uma análise de conteúdo mais fiável". Revista Portuguesa de Pedagogia 47 1 (2013):
    Aceite para publicação
  7. Jorge Ávila de Lima. "A Case for a More Reliable Content Analysis". Revista Portuguesa de Pedagogia 47 1 (2013): 7-29. https://doi.org/10.14195%2F1647-8614_47-1_1.
    10.14195/1647-8614_47-1_1
  8. Lima, Jorge Ávila de. "Culturas de escola: modelos de análise, perfis e tipologias II.". Arquipélago – Ciências da Educação 12 (2011): 83-120.
    Publicado
  9. Lima, Jorge Ávila de; Sofia Micaela Silva. "Liderança da escola e aprendizagem dos alunos: um estudo de caso numa escola secundária". Revista Portuguesa de Pedagogia 45 1 (2011): 111-142.
    Publicado
  10. Jorge Ávila de Lima; Sofia Micaela Silva. "Liderança da escola e aprendizagem dos alunos: um estudo de caso numa escola secundária". Revista Portuguesa de Pedagogia 45 1 (2011): 111-142. https://doi.org/10.14195%2F1647-8614_45-1_7.
    10.14195/1647-8614_45-1_7
  11. Lima, Jorge Ávila de. "Thinking more deeply about networks in education.". Journal of Educational Change 11 1 (2010): 1-21.
    Publicado
  12. Lima, Jorge Ávila de. "Culturas de escola: modelos de análise, perfis e tipologias I.". Arquipélago – Ciências da Educação 11 (2010): 9-41.
    Publicado
  13. de Lima, J.A.. "Thinking more deeply about networks in education". Journal of Educational Change 11 1 (2010): 1-21. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-76149138498&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10833-008-9099-1
  14. De Lima, J.A.. "Department networks and distributed leadership in schools". School Leadership and Management 28 2 (2008): 159-187. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-61249395437&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13632430801969864
  15. Lima, Jorge Ávila de. "Teachers’ professional development in departmentalised, loosely coupled organisations: lessons for school improvement from a case study of two curriculum departments.". School Effectiveness and School Improvement 18 3 (2007): 273-302.
    Publicado
  16. Lima, Jorge Ávila de. "A governação em rede na educação: potencialidades e riscos.". Administração Educacional 6 (2007): 7-18.
    Publicado
  17. Lima, Jorge Ávila de. "Redes na educação: questões políticas e conceptuais.". Revista Portuguesa de Educação 20 2 (2007): 151-181.
    Publicado
  18. De Lima, J.Á.. "Teachers' professional development in departmentalised, loosely coupled organisations: Lessons for school improvement from a case study of two curriculum departments". School Effectiveness and School Improvement 18 3 (2007): 273-301. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-34548331567&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09243450701434156
  19. Lima, Jorge Ávila de. "O currículo construído: da autonomia da escola à colaboração profissional entre os docentes.". Revista de Estudos Curriculares 2 1 (2004): 57-84.
    Publicado
  20. De Lima, J.A.. "Trained for isolation: The impact of departmental cultures on student teachers' views and practices of collaboration". Journal of Education for Teaching 29 3 (2003): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33644619759&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/0260747032000120105
  21. Lima, Jorge. "Forgetting about friendship". Journal of Educational Change (2001):
    10.1023/A:1017509325276
  22. Lima, Jorge Ávila de. "A educação moral em Durkheim.". Arquipélago - Ciências da Educação 1 (1997): 169-186.
    Publicado
  23. Lima, Jorge Ávila de. "O papel de professor nas sociedades contemporâneas.". Educação, Sociedade e Culturas 6 (1996): 47-72.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Lima, Jorge Ávila de. "Comunidades profissionais nas escolas: o que são e o que não são.". In Currículo e comunidades de aprendizagem: desafios e perspetivas, 173-200. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores, 2012.
    Publicado
  2. Lima, Jorge Ávila de. "Teachers’ Experiences of Restructuring: Problems and Possibilities of a Generational Approach". In Professional Knowledge and Educational Restructuring in Europe, 81-97. Rotterdam, Países Baixos: Sense Publishers, 2011.
    Publicado
  3. Lima, Jorge Ávila de. "O director escolar: uma leitura crítica à luz dos estudos sobre a eficácia da escola". In A emergência do diretor da escola: questões políticas e organizacionais, 23-45. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2011.
    Publicado
  4. Lima, Jorge Ávila de. "Studies of networks in education: Methods for collecting and managing high-quality data.". In Social network theory and educational change, 243-258. Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos: Harvard University Press, 2010.
    Publicado
  5. Lima, Jorge Ávila de. "Contextualising teachers ´ professional development: The impact of school culture.". In From intensified work to professional development: A European journey through European schools., 55-73. Bruxelles, Bern, Berlin, Oxfor, Bélgica: Peter Lang, 2007.
    Publicado
  6. Lima, Jorge Ávila de. "Ética na investigação.". In Fazer investigação: contributos para a realização de teses e dissertações., 127-159. Porto, Portugal: Porto Editora, 2006.
    Publicado
  7. Lima, Jorge Ávila de. "Amizade e conflito entre colegas: riscos e virtualidades para as organizações educativas.". In Formação de professores de línguas estrangeiras: reflexões, estudos e experiências., 301-306. Porto, Portugal: Porto Editora, 2006.
    Publicado
  8. Lima, Jorge Ávila de. "Social networks in teaching.". In The social geographies of educational change., 29-46. Dordrecht/Boston/London, Reino Unido: Kluwer, 2004.
    Publicado
Edição de livro
  1. Lima, Jorge Ávila de. Fazer investigação: contributos para a elaboração de dissertações e teses.. Porto, Portugal: Porto Editora. 2006.
  2. Lima, Jorge Ávila de. Pais e professores: um desafio à cooperação.. Rio Tinto, Portugal: Edições Asa. 2002.
Livro
  1. Lima, Jorge Ávila de. Em busca da boa escola: instituições eficazes e sucesso educativo.. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão. 2008.
    Publicado
  2. De Lima, J.A.. Social networks in teaching. 2005.
    10.1007/1-4020-2495-9_3
  3. Lima, Jorge Ávila de. As culturas colaborativas nas escolas: estruturas, processos e conteúdos.. Porto, Portugal: Porto Editora. 2002.
    Publicado
Tradução
  1. Lima, Jorge Ávila de. Liderança Sustentável. Porto, Portugal: Porto Editora. 2007.

Outros

Outra produção
  1. Teachers’ Experiences of Restructuring. 2011. Jorge Ávila De Lima; Jarmo Houtsonen; Ari Antikainen. https://doi.org/10.1007%2F978-94-6091-379-2_6.
    10.1007/978-94-6091-379-2_6
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2013 - Atual Avaliação do desempenho docente e desenvolvimento profissional dos professores de ciências: o papel do coordenador de departamento
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - Atual Os departamentos curriculares e as práticas de colaboração docente
Orientador
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - Atual Redes sociais, motivação e comunicação nas organizações
Orientador
Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - Atual O papel do conselho pedagógico na promoção e regulação das práticas colaborativas de escola
Orientador
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - Atual Marketing educacional e interdependência entre escolas: lógicas de ação e atores na construção da imagem da escola
Orientador
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2011 - Atual Práticas colaborativas inerentes à eventual fusão do 1º com o 2º Ciclo
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2013 A formação dos educadores de infância na área das ciências: implicações para a supervisão
Coorientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2013 O desenvolvimento da literacia emergente na Educação Pré-Escolar: representações e práticas de estagiários
Coorientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2013 Dinâmicas nas (re)configurações da cultura organizacional: a Casa de Infância de Santo António (1858-2008)
Orientador
Educação (área de especialidade de Sociologia da Educação) (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2012 Articulação entre colegas e culturas docentes no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2012 Culturas de escola e aprendizagem profissional dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação (área de especialidade de Sociologia da Educação) (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2012 A Importância do Ensino Artístico na Escola para o Desenvolvimento Global dos Alunos
Orientador
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2012 Articulação entre colegas e culturas docentes no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2013 - 2013 A ação educativa em rede: promessas e ilusões
Conferência
Colóquio Internacional “Trabalhar em Rede para o Sucesso escolar: Autarquias, Educação e Desenvolvimento”
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
2011 - 2011 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching, “Back to the Future: Legacies, Continuities and Changes in Educational Policy, Practice and Research”
Congresso
15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching, “Back to the Future: Legacies, Continuities and Changes in Educational Policy, Practice and Research”
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Encontro Internacional “Educação, Currículo e Didáticas: Tendências, Contextos e Dinâmicas”
Encontro
Encontro Internacional “Educação, Currículo e Didáticas: Tendências, Contextos e Dinâmicas”
Universidade dos Açores, Portugal
2011 - 2011 XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, “Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação”
Congresso
XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, “Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação”
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2013 O desenvolvimento da autonomia e o trabalho pedagógico em cooperação no âmbito da Educação de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico Joana Margarida de Ávila Carepa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e da cooperação Bárbara Sofia Cabral Silva (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 Expressão Plástica: Práticas e Dinâmicas em Contexto de Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico Carlos Manuel Amaral Dias (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 Aprendendo a língua em cooperação: atividades, potencialidades e constrangimentos Sara Cláudio Pavão (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 A Aprendizagem Cooperativa no Ensino do Inglês: Um estudo experimental no 1º Ciclo do Ensino Básico Maria da Conceição dos Santos Nicolau (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 Dinâmicas nas (re)configurações da cultura organizacional: a Casa de Infância de Santo António (1858-2008) Sandro Nuno Ferreira de Serpa (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 O contributo da expressão musical nos primeiros anos da Educação Básica Joana Mendonça Marques (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 A Incidência da Avaliação Sumativa Externa (Provas de Aferição) nas Práticas Docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico e nos Projetos Curriculares de Turma Sandra Andreia de Pinho Leite (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 A formação dos educadores de infância na área das ciências: implicações para a supervisão Maria de Lurdes Machado dos Santos (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 A Importância das Vivências, em Práticas Físicas e Desportivas, do Professor de Educação Física na Construção do seu Saber Profissional: Um Estudo de Caso na Região Autónoma dos Açores Isabel de Fátima Naia dos Reis Augusto (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 reconhecimento de habilitações, ao nível de licenciatura Sarah Ann Santos (Outro)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 Educação, cidadania e ser em (insegurança): contributos das práticas educativas e curriculares para a prevenção de acidentes Maria do Carmo Farias da Costa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 O desenvolvimento da literacia emergente na Educação Pré-Escolar: representações e práticas de estagiários Paula Alexandra Brêa Marques (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 A Música como Recurso Lúdico para Aprender Carolina Mota Andrade Medeiros (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 Culturas de escola e aprendizagem profissional dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Adolfo Fernando da Fonte Fialho (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 A disciplina de História e Geografia de Portugal como projeto educativo: perceções de professores e alunos do 2º ciclo Helena Margarida Almeida Teves Costa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 The technology management in the select Rio Grande do Sul private Brazilian schools, connected to the Internet Rogério Roth (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 Articulação entre colegas e culturas docentes no 1º Ciclo do Ensino Básico Sandra Isabel Carvalho Sousa Miranda (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 A Importância do Ensino Artístico na Escola para o Desenvolvimento Global dos Alunos Eduardo Jorge de Roncon Forte (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 O Desenvolvimento das Expressões na Escola: Olhares de Educadores e Professores do 1º CEB Ana Maria Miranda Melo (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 A aprendizagem cooperativa como estratégia de ensino na ação de educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico Renata Paula Silva Monteiro (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 A música como veículo promotor de ensino e aprendizagens Paula Cristina Viveiros da Silva (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 A Matemática no Quotidiano: Atividades na sala de aula que promovam a ligação da matemática às vivências dos alunos Margarida de Lurdes Pereira Luís Pires (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2011 Coordenador de núcleo e coordenador de departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico: desafios, constrangimentos e dinâmicas Maria de Fátima Miranda Melo (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2011 Desenvolvimento das interacções sociais na sala de aula e o processo pedagógico de construção de regras sociais Vânia Marilda Aguiar Homem (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2011 Interacções Sociais na sala de aula: o seu aproveitamento pedagógico Kathy de Fátima Lopes (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2011 Auto-avaliação da escola: regulação de conformidade e regulação de emancipação Graça Maria Jegundo Simões (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 Redes sociais e políticas: genealogia das políticas públicas de Educação Sexual Carla Cibele Fiel de Vasconcelos Figueiredo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 Gestão escolar e culturas docentes: o público e o privado em análise Ana Paula da Rocha Alves Frota (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 Inspecção em Educação: Controlo e/ou Supervisão? Ana Paula Lacerda Gamboa de Melo Cabral (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2011 Projecto Educativo de Escola: Concepções da Comunidade Escolar Rita Bonança (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2013/12/30 - Atual Arquipélago - Ciências da Educação
Atual Revista Portuguesa de Pedagogia
Atual REDES - Revista Hispana para el análisis de redes sociales
Atual Teachers and Teaching: Theory and Practice
Atual Revista Portuguesa de Educação

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Atual Associação Portuguesa de Sociologia