???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vilma Aparecida Gomes

Nomes de citação

  • Gomes, Vilma

Identificadores de autor

Ciência ID
7A1E-5460-CF3B
ORCID iD
0009-0007-9018-0074

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2009/03/01 - 2013/05/29
Concluído
Programa de Pós -Graduação Em Estudos Linguísticos (Postgraduate Certificate)
Especialização em Linguagem, texto e discurso
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
"A intervenção do professor no processo de construção da escrita: um olhar sobre o aluno com "dificuldades de aprendizagem"." (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/01/02 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Gomes, Vilma. Autor correspondente: Gomes, Vilma. "Os labirintos Polifônicos de A Intrusa". NAUS- Revista Lusófona de Estudos Culturais e Comunicacionais 7 1 (2024): 1-12. https://revistas.ponteditora.org/index.php/naus/article/view/872.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Gomes, Vilma. "A pontuação: a subjetividade em jogo na escrita". Letras & Letras 29 1ª (2013): 56-71.
    Publicado
  3. Gomes, Vilma. "O dizer dos professores sobre a avaliação e a leitura na escola". Revista brasileira de Linguística Único 1ª (2004): 1-6.
    Publicado
  4. Gomes, Vilma. "Leitura Oral: uma experiência com alunos do Ensino Fundamental". Além das Letras 1 1ª (2001): 6-11.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Gomes, Vilma. "A intervenção do professor na escrita do aluno: um processo subjetivo". In E por falar em intervenção, ..., 215-233. Uberlândia, Brasil: Pontes, 2021.
    Publicado
  2. Gomes, Vilma. "A poesia de Cordel em sala de aula: interligando os processos de leitura e escrita". In Além da leitura: cartografias de leitura e escrita, 129-168. Araguaína - TO, Brasil: Editora FI, 2019.
    Publicado
  3. Gomes, Vilma. "O gênero como objeto de ensino nas aulas de Língua Portuguesa". In O portal do professor: implicações e contribuições para o ensino da Língua Portuguesa na escola Básica, 21-38. Uberlândia, Brasil: Editora Prismas, 2016.
    Publicado
  4. Gomes, Vilma. "O portal do professor: a perspectiva do Ministério da Educação, de professores bolsistas e de professores de Língua Portuguesa de Escolas Públicas". In O portal do professor: implicações e contribuições para o ensino de Língua Portuguesa na escola Básica., 213-238. CRV, 2016.
    Publicado
  5. Gomes, Vilma. "As Oficinas: construindo conhecimentos com docentes de escolas públicas do Triângulo Mineiro". In O portal do professor: implicações e contribuições para o ensino de Língua Portuguesa na Escola Básica., 213-238. Uberlândia, Brasil: CRV, 2016.
    Publicado
  6. Gomes, Vilma. "As trilhas da escrita: a possibilidade de uma relação transferencial". In Enunciação & discurso, 23-52. Uberlândia, Brasil, 2014.
    Publicado
  7. Gomes, Vilma. "O dizer dos professores sobre a avaliação do PROEB e a leitura na escola". In 0 ensino e aprendizagem de línguas e a formação do professor: perspectivas discursivas, 265-293. Uberlândia, Brasil: Editora Clara Luz, 2009.
    Publicado
Livro
  1. Gomes, Vilma. A outra face da inclusão: implicações para o ensino da escrita. Uberlândia, Brasil: Appris ediitora. 2019.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/04/05 Afinal, para que serve a sintaxe? Práticas de Articulação entre Língua e Literatura
Universidade Federal do Norte de Tocantins (Araguaína - Tocantins, Brasil)
2021/04/21 Gêneros textuais II Curso de Português Instrumental ofertado no âmbito do projeto "Nivelamento da Aprendizagem nas Áreas de Linguagem, Ciências exatas e da Natureza".
Universidade Federal do Pará (Bragança - Pará, Brasil)
2019/12/09 Discursos sobre a inclusão e suas implicações no aprendizado da escrita Vilma Aparecida Gomes
Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, Brasil)
2019/09/04 A outra face da inclusão: implicações para o ensino da escrita VII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Uberaba - MG, Brasil)