Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Eduardo José Monserrate Tavares Lopes
Nomes de citação
- Lopes, Eduardo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7C1B-18D3-988C
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015/09/15
Concluído
|
Agregação (Título de Agregado)
Especialização em Música e Musicologia
Universidade de Évora, Portugal
|
Aprovado por Unanimidade |
2006
Concluído
|
Pós-doutoramento (Pós-doutoramento)
Especialização em Música e Computadores
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
|
N.A. |
2003
Concluído
|
PhD (Doutoramento)
University of Southampton, Reino Unido
"Just in Time: Towards a theory of rhythm and metre" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
n/a |
1996
Concluído
|
Bachlelor of Music - Performance and Composition (Licenciatura)
Berklee College Of Music, Estados Unidos
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Summa Cum Laude (19 valores) |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/10/01 - Atual | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
2016/09/23 - 2022/09/30 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
2006/03/15 - 2016/09/22 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1997/09/01 - 1999/09/01 | Instrumental Teacher | University of Southampton, Reino Unido |
1997/01/01 - 1999/08/31 | Docente colaborador | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
1997/01/01 - 1999/08/31 | Docente colaborador | Universidade de Évora, Portugal |
1993/09/01 - 1994/07/31 | Professor de Percussão e Orquestra Orff | Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga, Portugal |
1992/09/01 - 1994/07/31 | Professor de Percussão | Escola Profissional de Música de Espinho, Portugal |
1991/09/01 - 1994/07/31 | Professor de Bateria e Percussão | Academia de Música de Espinho, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/01 - 2022/12/31 | Instrumentarium XX1
Bolseiro de Integração na Investigação
Universitat de València, Espanha
|
Concluído
|
2017/10/01 - 2020/09/30 | RE-HABITAR EL BARRIO: PROCESOS DE TRANSFORMACIÓN Y EMPODERAMIENTO ENTRE UNIVERSIDAD-ESCUELA- SOCIEDAD A TRAVÉS DE PRÁCTICAS
ARTÍSTICAS
EDU2017-84750- R
Investigador
Universitat de les Illes Balears Facultat de Filsofia i Lletres, Espanha
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/01 - 2025/12/31 | Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território
LA/P/0132/2020
Universidade de Évora, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Research Centre for the Sociology and Aesthetics of Music
UID/EAT/00693/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017/01/01 - 2017/12/31 | Projecto de Investigação e apoio à publicação de resultados na área do Ensino do Instrumento Musical
N.A.
Investigador responsável
Universidade Federal de Goiás, Brasil
|
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4001 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI4001/2011
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Artística / Interpretação
Gravação áudio |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/07/08 | A Licenciatura em Música na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás: o percurso dos Projetos Pedagógicos de Curso, legislação e sociedade | XII Simpósio Internacional de Musicologia
University of Goias (Goiania, Portugal)
|
2023/07/06 | O Enfoque na Aprendizagem como Princípio para um Ensino de Música Inclusivo: o que ensinámos; porquê e para quem. | XII Simpósio Internacional de Musicologia
University of Goias (Goiania, Brasil)
|
2023/04/29 | O que faz a Música ser Especial e o seu Ensino Especializado | V Encontro do Ensino Artístico Especializado de Música do Vale do Sousa
Lousada Public Library (Lousada, Portugal)
|
2022/11/21 | From Rosen to the 21st century: some thoughts on criticism, research, and music performance | International Conference Charles Rosen: 2917-2012
Eugenio de Almeida Foundation (Porto, Portugal)
|
2022/09/29 | A Improvisação na Interpretação Musical | 1ª Jornadas de Música e Interpretação
Porto Superior School of Music (Porto, Portugal)
|
2022/05/23 | COOKIN’: o jazz gravado ao ‘vivo’ e à ‘mesa’ | The Ubiquitous Music Symposium
Federal University of Paraná (Brasil)
|
2022/02/12 | A Interpretação no Ensino Especializado de Música e o Ensino do não-Especializável | 2º Congresso do Ensino Especializado em Música, Fundação Calouste Gulbenkian
Calouste Gulbenkian Foundation (Lisbon, Portugal)
|
2021/12/13 | Back to Basics: From rhythm to rhythm | Colóquio Identidades e Comunidades Musicais
University of Minho (Braga, Portugal)
|
2021/11/24 | Música ou Músicas: o que ensinamos e para quem? | XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Educação Musical
Associação Portuguesa de Educação Musical (Lisbon, Portugal)
|
2021/11/09 | A Prática Musical como Realização de Sociabilidade: democracia, o indivíduo e o grupo | XI Simpósio Internacional de Musicologia e III Congresso da Associação Brasileira de Musicologia
University of Goiás (Goiania, Brasil)
|
2020/12/12 | Investigação em Música na APEM | XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Educação Musical
Associação Portuguesa de Educação Musical (Lisbon, Portugal)
|
2020/11/04 | Percursos e Narrativas Inclusivas para a Investigação em Música e Musicologia | II Encontro Internacional de Estudantes de Investigação em Música e Musicologia
University of Evora (Evora, Portugal)
|
2020/10/28 | A Direcionalidade do Tempo, Novos Percursos, Estética(s), e Ensino de Música na Contemporaneidade. | I Congresso Internacional Online Entre Arte, Cultura e Educação
University of Goias (Goiania, Brasil)
|
2020/06/21 | Music Therapy and Parkinson’s Disease | Neuroscience and Music VII: Connecting with music across the lifespam
(Aarhus)
|
2020/02/27 | Música, Tecnologia e a Sociedade Contemporânea | Conversas com Ciência e Arte
Sociedade Harmonia Eborense
|
2019/11/28 | CESEM, Investigação em Música e Musicologia e as Áreas Âncora da UÉ | Encontros com Ciência
Universidade de Évora
|
2019/10/22 | Temáticas de Investigação em Música e Musicologia no Contexto de Programas de Doutoramento | Música e Investigação
Universidade Federal da Bahia
|
2019/09/21 | O Princípio do Mestre-Amador e a Necessidade de uma (nova) Informalidade na Aprendizagem Musical | International Conference CIPEM 2019
ESE-IPP (Porto)
|
2019/08/29 | Thinking and Playing Rhythmically in Today's Jazz: Understanding and realizing the perceptual qualities of rhythm and meter |
California Jazz Conservatory (Berkeley)
|
2019/06/20 | Música Popular na Mesa | IX Simpósio Internacional de Musicologia
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
|
2019/04/08 | Instrumentos e Máquinas | Colóquio A Música dos Instrumentos – Experimentação e inovação na escrita do séc. XX-XXI
Universidade do Minho
|
2019/04/08 | A Bateria como Instrumento Convencional e os 100 Anos da Técnica Não-Convencional de Vassouras | Colóquio A Música dos Instrumentos – Experimentação e inovação na escrita do séc. XX-XXI
Universidade do Minho
|
2019/04/06 | Jazz em Movimento: (da) comunidade (ao) global |
Associação Cultural Move (Setúbal)
|
2019/03/16 | A História da Bateria na História do Jazz | Evora JazzFest
Câmara Municipal de Évora
|
2019/01/26 | Reflexos do Prato-de-Choque na História da Bateria |
Escola de Artes IFC (Seixal, Portugal)
|
2018/12/14 | Breve Introdução à Análise do Ritmo Musical: uma perspectiva fenomenológica |
Universidade de Aveiro
|
2018/09/19 | As Artes e a Universidade – A Performance Musical e a Acad |
Escola de Artes - Universidade de Évora
|
2018/06/20 | Ensino de Música na Universidade e a Sociedade | VIII Simpósio Internacional de Musicologia
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
|
2018/04/13 | Aspectos Teóricos e de Investigação do Ritmo Musical |
Universidade de São Paulo
|
2018/04/13 | Teoria, Análise, e Percepção do Ritmo Musical |
USP - Ribeirão Preto (Brasil)
|
2018/04/11 | Princípios para a Pesquisa em Música e Artes Performativas no Séc- XXI |
USP - Ribeirão Preto (Brasil)
|
2017/09/01 | A Trilha Sonora da Nossa Vida: princípios sobre música, memória e movimento cénico | Instituto das Artes
Universidade de Brasília (Brasil)
|
2017/08/30 | Pesquisa em artes: processos para a investigação em música e artes performativas |
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
|
2017/04/12 | Pesquisa em Música no Séc. XXI: desafios e oportunidades | Aula Magna Inaugural do Programa de Mestrado em Música
Universidade Federal de Goiás
|
2017/03/20 | Percepção e Prática do Ritmo Musical em Contexto de Musicoterapia | Música em Musicoterapia da Graduação em Musicoterapia
Universidade Federal de Goiás (Brasil)
|
2017/03/02 | Linguagem Musical para a Extensão no Ensino | II Semana Pedagógica
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano (Brasil)
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2016/09/01 - Atual | Avaliador independente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Painel de Artes, Bolsas de doutoramento e pós-doutoramento
Avaliador
|
||
2016 - Atual | Avaliador independente da Cyprus Research Promotion Foundation, para o programa RESTART 2016-2020 Programme for Research,
Technological Development and Innovation (Cyprus)
Avaliador
|
||
2013/09/03 - Atual | Avaliador independente da Research Executive Agency da Comissão Europeia para o programa FP7-People/Marie Currie e H2020
Avaliador
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2017/10/01 - Atual | Diretor do Programa de Doutoramento em Música e Musicologia | Douto (Doutoramento) | Universidade de Évora, Portugal |
Distinções
Título
2020 | Drums and Percussion Yamaha Artist
Yamaha Corporation of America, Estados Unidos
|
2020 | Endorser Zildjian Cymbals
Road Crew, Portugal
|
2020 | Endorser Remo Heads and Percussion
Road Crew, Portugal
|
Outra distinção
1996 | Berklee Achievement Scholarship
Berklee College Of Music, Estados Unidos
|
1996 | Berklee International Grant
Berklee College Of Music, Estados Unidos
|
1995 | Berklee Achievement Scholarship
Berklee College Of Music, Estados Unidos
|
1995 | Berklee International Grant
Berklee College Of Music, Estados Unidos
|
1995 | International Grant |