Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Raquel António
Nomes de citação
- António, Raquel
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7D18-7DB0-C649
- ORCID iD
- 0000-0002-6044-3917
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?user=TGV_bbsAAAAJ&hl=pt-PT
Endereços de correio eletrónico
- ana_raquel_antonio@iscte-iul.pt (Profissional)
Moradas
- ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e de Intervenção Social, CIS-IUL. Lisboa, 1350, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/raquel-antonio/cv (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/08/23 - 2022/08/25
Concluído
|
SPSS Amos - Test Models, Hypothesis, Validity (and More) (Outros)
Udemy Inc, Estados Unidos
|
|
2015/10/01 - 2020/03/02
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia Social
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Homophobic bullying: Intergroup factors and bystanders' behavioral intentions." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Summa cum laude |
2020 - 2020
Concluído
|
Google – Digital Marketing (Outros)
Google Inc, Estados Unidos
|
|
2011/10/14
Concluído
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"O Papel Moderador do Suporte Parental e Social no Efeito do Bullying Homofóbico nas Consequências Psicológicas para os Jovens" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
2009
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/07/05 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal | ||
2021/01/04 - 2022/06/30 | Gestão de Ciência e Tecnologia | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal | ||
2020/01/02 - 2020/09/30 | Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/11 - 2017/11 | Investigador visitante (Investigação) | University of Kent Faculty of Sciences, Reino Unido |
2013/01/02 - 2015/09/30 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/01/02 - 2012/12/31 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/07/01 - 2017/07/01 | Investigadora | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015/02/02 - 2015/06/30 | Tutoria/Orientação de dois grupos de alunos em Métodos Avançados de Investigação em Psicologia | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/10 - Atual | UNLOCK: Uncovering Predictors of Teachers’ and School Staff’s Responses to LGBTQI+ Discrimination
FP24-2B003
Investigador responsável
Obra Social La Caixa, Espanha
|
Em avaliação
|
2024/10 - Atual | Inclusive School - Addressing Bias-Based Bullying and Promoting Social Inclusion
000000
Investigador
Associação No Bully Portugal, Portugal
|
Caixa Geral de Depositos
Em curso
|
2023 - Atual | CARE: Creating Awareness, Resilience, and Empathy for Bullying Prevention
00000
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Erasmus Plus, Bélgica
|
Em avaliação
|
2023/01/02 - 2024/01/02 | Empatiz’ART
IN22-00034
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
No Bully Portugal, Portugal
|
Obra Social La Caixa
Em curso
|
2022/09/30 - 2023/05/09 | TURNON_HELP: Intergroup factors and bystanders’ helping behaviors on bias-based cyberbullying incidents
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
Obra Social La Caixa
Concluído
|
2022 - 2022 | ARPE - Against non-consensual sexting and Revenge Porn: a large-scale action to tackle gender-based cyber violence in Europe
101097147
Investigador
European Union, Bélgica
|
Não financiado
|
2021 - 2021 | DOMUS-ADEPTA: Innovation and Effectiveness on the integration of homeless people in Portugal
PTDC/PSI-GER/3004/2021
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Não financiado
|
2015/10 - 2020/03 | Homophobic bullying: intergroup factors and bystanders' behavioral intentions
PD / BD / 114000 / 2015
Bolseiro de Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019 - 2019 | geNeratiOn democRAcy
KA201-52E24CCE
Investigador
Erasmus Plus, Bélgica
|
Não financiado
|
2013 - 2015 | How much do we need them? A functional intergroup perspective of assimilation and integration among different status groups
PTDC/PSI-PSO/119534/2010
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/01/02 - 2012/12/31 | The social costs of discrimination claims: Boundaries and implications
PTDC/PSI-PSO/098852/2008
Bolseiro de Investigação
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/07/05 - Atual | Intergroup factors and bystanders’ helping behaviors on bias-based cyberbullying incidents
UIDP/03125/2020
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
Em curso
|
2020/01/02 - 2020/09/30 | Centro de Recursos sobre Stress em Contexto Militar – Projetos psicossociais
n/a
Bolseiro de Cientista Convidado
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Governo da Republica Portuguesa Ministério da Defesa Nacional
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/10 - Atual | PSA Gendered Leader: A Multi-Country Test of a Gender Fair Language Intervention for Stereotype Bias
009
Investigador
|
Em curso
|
2023/03/29 - 2024/09/07 | COST Action CA19103, LGBTI+ Social and Economic (in)equalities (LGBTIplus-inequalities)
CA19103
Investigador
|
Horizon 2020
Em curso
|
2022 - 2023 | Exclusão social e bullying
00
co-Coordinator
Associação No Bully Portugal, Portugal
|
Programa “Mais Ajuda”, LIDL
Concluído
|
2021 - 2022 | Jovens Embaixadores BE KIND
0
co-Coordinator
Associação No Bully Portugal, Portugal
|
Amor Ponto, Lda
Concluído
|
2020/04 - 2021/12 | Cyberbullying em Portugal durante a pandemia do Covid-19
000000000000
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
Concluído
|
2014 - 2020 | Acoustic Gaydar: The voice-based categorization process and its consequences
00000000
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
Concluído
|
2015 - 2015 | (Not only) Ethnic cleansing: Embodiment of prejudice as physical cleaning
PTDC/MHC-PSO/5141/2012
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/06/24 | TURN_ON HELP: Intergroup factors and bystanders’ helping behaviors on bias-based cyberbullying incidents | CED meeting
Community, Education & Development (CED) - Iscte (Portugal)
|
2024 | Breaking Barriers: The Impact of Intergroup Contact on Bystanders' Actions Against Bias-based Cyberbullying | 1º Seminário Internacional Interdisciplinar a Visibilidade LGBTQI+
Universidade da Beira Interior (Portugal)
|
2024 | Out no desporto ou fora do desporto: Preditores do bem-estar de pessoas LGBTQ+ no desporto num modelo multinível | XXV Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto
(Rio Maior, Portugal)
|
2023/03/21 | Growing Up Online: Collaborating Across Generations to Combat Bullying | CIS Talk
CIS-Iscte (Lisbon, Portugal)
|
2022/06/24 | The benefits of common inclusive identities on bystanders’ intentions to help homophobic bullying victims: the underlying role of threat and social contagion concerns | 3rd International Conference on LGBT+ Psychology and Related Fields
(Portugal)
|
2022/06/21 | Cyberbullying durante os períodos de confinamento devido à COVID-19: prevalência, preditores e consequências para os jovens. | XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Portugal)
|
2022/04 | Testing the limits of the Parasocial Contact Hypothesis: Does watching Sex Education predict attitudes and behaviours to support equality and challenge injustice for sexual minorities? | Children and Inequality Conference
(Reino Unido)
|
2022/03/16 | Cyberbullying em Portugal: experiências ocorridas durante a pandemia | Dia Aberto APPsyCI
ISPA, APPsyCI (Portugal)
|
2022/03/16 | Da informação ao conhecimento: os resultados de investigação no APPsyCI | Dia Aberto APPsyCI
ISPA, APPsyCI (Portugal)
|
2021/12/15 | Guia de Intervenção e Prevenção em Situações de Acumulação de Animais | 1ª Conferência de Bem-Estar Animal
ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, IP (Portugal)
|
2021/09/06 | CYBERBULLYING - como lidar e ter respeito online. | Encontros de Empatia
Solo Adventures (Lisboa, Portugal)
|
2021/07/22 | BULLYING E CYBERBULLYING – em tempos de pandemia: conhecer para prevenir | CLDS de Arcos de Valdevez
CLDS de Arcos de Valdevez (Arcos de Valdevez)
|
2021/01/19 | Bullying Homofóbico: factores intergrupais e intenções comportamentais dos bystanders. | 2ª reunião científica;4 teses_4 escolas;, ISCTE-SAUDE
ISCTE-IUL (Portugal)
|
2020/12 | Bullying e Cyberbullying. | Direito a ter Direitos - Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra
Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra (Portugal)
|
2020/10/29 | Cyberbullying in times of pandemic - knowing to prevent | Pedagogical Council and the ISCTE-IUL Student Association
ISCTE-IUL (Portugal)
|
2020/10/23 | Cyberbullying em Portugal: Experiências Ocorridas Durante Pandemia Covid-19 | II Global StopCyberbullying Telesummit
(Portugal)
|
2019/06 | Too Old to Intervene? Intergroup Contact and Adolescent Bystanders’ Behavioral Intentions in Homophobic Bullying Episodes | World Anti-Bullying Forum 2019
(Irlanda)
|
2018/07 | Intergroup Friendships and Bystanders’ Helping in Response to Homophobic Incidents: The Role of Threat, Social Contagion and Identity | 23rd International Society for Research on Aggression World Meeting 2018
(França)
|
2017 | Is not what you said, but how you said it: Message interpretation based on voice stereotyping. | 18th European Association of Social Psychology General Meeting
(Espanha)
|
2017 | “Do I sound gay/lesbian?” Voice self-perception and stigma related experiences. | Social Psychology Section Annual Conference
(Reino Unido)
|
2016 | Os amigos dos nossos amigos são nossos amigos também. Contacto alargado e comportamentos assertivos dos bystanders. | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Portugal)
|
2016 | Violência em contexto escolar: determinantes intergrupais das intenções comportamentais dos bystanders. | XII Encontro Nacional de Investigação em Psicologia Social e das Organizações
(Portugal)
|
2016 | Voice-based stereotyping: antecedents and consequences of auditory “gaydar” | ESCON
(Portugal)
|
2015 | The way people sound: (Mis-)perception of speakers' sexual orientation across languages. | X International Association for the Study of Sexuality, Culture and Society (IASSCS) Conference
(Reino Unido)
|
2015 | We need Them, but for different reasons: indispensability and majority behavior towards immigrant. | International Society of Political Psychology, Annual Meeting
(Estados Unidos)
|
2014 | Are we indispensable? How inclusive national identities shape immigrants’ acculturation preferences. | 17th European Association of Social Psychology General Meeting
(Países Baixos)
|
2014 | How inclusive national identities impact majority and minority groups. | 2014 Annual Scientific Meeting of the International Society of Political Psychology
(Itália)
|
2013 | O Bullying Homofóbico em Portugal. | Abrindo Caminho para a Igualdade: Cidadania, Género e Não Discriminação, Centro de Exposições de Odivelas
(Portugal)
|
2013 | Are we indispensable? How inclusive national identities impact majority and minority groups. | Doing Citizenship in Multi-Cultural and Multi-Faith Societies
(Reino Unido)
|
2013 | How much do we need them? Majority and minority indispensability to a common national identity. | Expert Workshop on Identity and Identity Change
(Alemanha)
|
2011 | The moderating role of parental and social support on the effect of homophobic bullying on emotional distress among young people. | Community Development International Conference
(Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - Atual | Out no desporto ou fora do desporto: Preditores do bem-estar de pessoas LGBTQ+ no desporto num modelo multinível
Coorientador
|
Psychology (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
2024/09 - 2025 | Supervision of curricular internship at the Iscte psychology laboratory (LAPSO)
Orientador de Adriana Pimenta
|
Social and Organizational Psychology (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
2022/07 - 2023/12 | Climate and Inclusion of the LGBTIQ+ Community at ISCTE
Coorientador
|
Scientific Research Initiation Grant 2021/2022 (Iniciação científica)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/09 - 2021/12 | (Trans)parentes: Um estudo correlacional sobre as experiências dos/das familiares de pessoas trans* em Portugal
Coorientador
|
Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
2019/01 - 2021/01 | A relação entre Comprometimento Organizacional, Envolvimento no Trabalho e Intenção de Saída: Uma comparação entre as Gerações
X e Y.
Coorientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/05 - 2022/05 | Participation and Member of the organizing team of the workshop Management of bibliographic references through Zotero (2022/05/26 - 2022/05/26)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2022/03/16 - 2022/03/16 | Participation and Member of the organizing team of the Open Day APPsyCI - Applied Psychology Research Center Capabilities
& Inclusion to share the most recent developments in this research center, in terms of projects, research, and intervention. (2022/03/16 - 2022/03/16)
Conferência (Coorganizador)
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2022 - 2022 | Participation and Member of the organizing team of the Open Science Webinar Database Scopus (2022 - 2022)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2021/04 - 2021/04 | Participation and member of the organizing team of the Training in Project Design, Monitoring and Evaluation (APPsyCI and
Centro de Etnopsicologia Clínica, Ispa- Instituto Universitário) (2021/04 - 2021/04)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2021 - 2021 | Participation and Member of the organizing team of the Open Science Webinar Predator Journals (2021 - 2021)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2021 - 2021 | Participation and Member of the organizing team of the Open Science Webinar Management Plans & Research Data Publishing (2021 - 2021)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2017 - 2017 | VulnerABLE Capacity Building Workshop (ISCTE and EuroHealthNet) (2017 - 2017)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal |
2016/05 - 2016/05 | Organization and logistical support at the XII PhD Meeting in Social and Organizational Psychology.
Main activities: management and production of content for the website and social networks; event disclosure and contact management;
preparation, organization and design of the scientific program and book of abstracts. (2016/05 - 2016/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2013 - 2013 | Logistical support in the 1st International Conference on LGBT Psychology and related fields – Coming out for LGBT Psychology
in the current international scenario (2013 - 2013)
Conferência (Outra)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - 2024 | Out no desporto ou fora do desporto: Preditores do bem-estar de pessoas LGBTQ+ no desporto num modelo multinível [Poster]
Congresso
|
XIII Congresso Ibero-Americano de Psicologia / 6º Congresso da Ordem dos Psicólogos |
2024 - 2024 | Mind the gap! Perceções da População LGBTQ+ Sobre Discriminação e Inovação Legal. [Poster]
Conferência
|
1º Seminário Internacional Interdisciplinar a Visibilidade LGBTQI+ |
2023/11/10 - 2023/11/10 | Mesa redonda “Desafios para o futuro: Conhecer, Refletir e Agir”
Mesa-redonda
|
Encontro Promover a pro-socialidade nas escolas para prevenir o cyberbullying
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2023/05/23 - 2023/05/23 | Participation in a workshop within the framework of the awareness campaign on bullying "Sensibiliza.te" of the Instituto Politécnico
de Portalegre
Oficina (workshop)
|
Informa.te
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023 - 2023 | Mesa-redonda “Desafios para o futuro: Conhecer, Refletir e Agir”.
Conferência
|
ENCONTRO Promover a pro-socialidade nas escolas para prevenir o Cyberbullying.
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2022/10/20 - 2022/10/20 | Youth panel moderation as part of the World Day of Bullying Prevention, organized by the Ministry of Education and Direção
Geral de Educação
Encontro
|
World Day of Bullying Prevention
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
|
2022/09/30 - 2022/09/30 | European Researchers’ night: What would you do if you watched this while surfing the internet? Cyberbullying and prejudice
Encontro
|
European Researchers’ night
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
2022/02/17 - 2022/02/17 | Liberdade de expressão e bullying – o futuro da comunicação. Um ciclo que não é um ciclo. https://www.fpc.pt/agenda-evento/um-ciclo-que-nao-e-um-ciclo-liberdade-de-expressao-e-bullying-o-futuro-da-comunicacao/
Mesa-redonda
|
Fundação Portuguesa das Comunicações, Portugal
|
2021/09 - 2021/09 | European Researchers’ night: Social climate & change
Encontro
|
European Researchers’ night
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2021/05/19 - 2021/05/19 | Webinar: “Todas as cores do arco-íris: conceitos & preconceitos”, Olhos nos olhos, sem violência, sem preconceito! Educar
para a Cidadania com afetos, by Direção Geral de Educação. https://webinars.dge.mec.pt/webinar/olhos-nos-olhos-sem-violencia-sem-preconceito-educar-para-cidadania-com-afetos.
(Invited talk)
Conferência
|
Olhos nos olhos, sem violência, sem preconceito! Educar para a Cidadania com afetos
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
|
2018/12/10 - 2018/12/10 | Bullying Homofóbico: e se fosse contigo?
Oficina (workshop)
|
Projeto interdisciplinar de Cidadania e Desenvolvimento dos 10° e 11º anos e do Dia Internacional dos Direitos Humanos. |
2018/04/05 - 2018/04/05 | Bullying Homofóbico: e se fosse contigo?
Oficina (workshop)
|
Academia ISCTE-IUL
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/12/10 | From Screen to Friendship: Examining the Role of Parasocial Contact and Emotions in Predicting Cross-Group Friendship
Arguente principal
|
Peculiar Tochukwu Ezeigwe-Ephraim (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/11/29 | The Palliative Effect of System Justification and Minimization of Discrimination on the Psychological Well-Being of Lesbian,
Gay, and Bisexual Individuals
Arguente principal
|
Washington Silva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2022/12/28 | Theater as an Intervention for Prejudice Reduction: Primary and Secondary Transfer Effects of Intergroup Contact
Arguente
|
Colten Kenneth Schmidt (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/12/19 | Gender nonconformity and desired social distance: Examining the stigmatization of gender nonconforming targets
Arguente
|
Leah Nicole Chaney (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/11/30 | Perceções das crianças e jovens face às famílias homoparentais: um contributo para a compreensão do desenvolvimento do preconceito
na infância e adolescência
Arguente
|
Francisca Cunha (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/09 - 2025/02 | Invited Assistant Professor at Iscte– Research Seminar in Psychology - Advanced Issues (Doctorate Degree (PhD) in Psychology) | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/10/22 - 2024/10/22 | Invited Assistant Professor at ISCSP- Universidade de Lisboa – Social Psychology (bachelor’s degree in social services) | Serviço Social (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal |
2022/09 - 2024/02 | Invited Assistant Professor at Iscte – Quantitative Research Methods (bachelor’s degree in psychology) | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/12/02 - 2022/12/09 | Mooc “Bullying e Ciberbullying: Prevenir e Agir” – 3.ª edição (Module 5 - (Cyber) Homophobic and/or transphobic bullying) | Mooc “Bullying e Ciberbullying: Prevenir e Agir” – 3.ª edição | Direção Geral de Educação, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2024/01/11 | Por que não oferecemos a mesma ajuda a todas as vítimas de ‘cyberbullying’? | CNN Portugal |
2021/10/27 | As marcas do Bullying | Marketeer |
2021/10/20 | O bullying ainda é um tabu | Expresso |
2021/10/20 | Dia Mundial de Combate ao Bullying | Revista Visão |
2021/09/17 | Cyberbullying. As agressões aumentaram no segundo confinamento para os estudantes do sexo feminino e comunidade LGBTQIA+ | Expresso |
2021/05/29 | Como podem pais e filhos lidar com o bullying homofóbico? | Revista Visão |
2021/05/26 | O silêncio é o que mais alimenta o bullying | Expresso |
2020/10/31 | O bullying em contexto escolar tem merecido cada vez mais atenção a nível mundial. Em Portugal, já existem planos em ação para eliminar o problema — incluindo a violência à distância, potenciada pelas novas tecnologias | Expresso |
2020/09/16 | Mais de 60% dos jovens foram vítimas de cyberbullying na pandemia. Agressores indiferentes Estudo “Cyberbullying em Portugal durante a pandemia da covid-19” mostra que, entre os agressores, quase um terço sentiu-se indiferente ou mesmo alegre face aos danos provocados. É preciso trabalhar mais a empatia e a tolerância, nas escolas e em casa, alerta investigadora. | Público |
2018/10/01 | Colegas revelam-se menos predispostos a ajudar vítimas de bullying homofóbico Estudo revela que há um certo medo de contágio social, isto é, de serem tomados por gays ou lésbicas. | Público |
2018/03/05 | Somos tod@s vítimas Os alunos que vêem o colega do lado ser maltratado, gozado, devem falar, intervir. Contar aos pais, a um funcionário, a um professor. Não devem deixar que os agressores passem impunes e que as vítimas sofram em silêncio | P3 Público |
2016/04/23 | Casos de homofobia nas escolas não chegam ao Ministério da Educação Os relatos de discriminação sexual chegam às associações de defesa dos direitos dos homossexuais, mas ainda não ao Ministério. | Público |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Guest on the Podcast ExtensaMente – episode O impacto do bullying com Raquel António | Bullying |
2022/01/12 - 2022/01/12 | Telejornal RTP 1 | Bullying |
2021/06/02 - 2021/06/02 | Jornal da tarde | Bullying |
2021/06/01 - 2021/06/01 | E ou nao e? | Bullying |
2021/05/26 - 2021/05/26 | Jornal da Tarde | Bullying |
2021/04/05 - 2021/04/05 | Podcast “Do lado de Dentro” CLDS 4G VIVER+SINES | Homophobic Bullying |
2020/11/11 - 2020/11/11 | Pontos nos ii | Bullying |
2020/09/22 - 2020/09/22 | Manhã Informativa - Porto Canal | Cyberbullying during Covid-19 |
2020/09/16 - 2020/09/16 | SIC Notícias | Cyberbullying |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023 - Atual | International Society for Research on Aggression (ISRA) | Affiliate |
2018/09 - Atual | No Bully Portugal Association | Board Member (treasurer); Researcher; Psychologist; Manager |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - 2018 | Member of the Pedagogic Committee of the School of Social Sciences
Membro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015 - 2018 | Students’ Representative of the Pedagogic Committee of the School of Social Sciences on the Pedagogic Council of ISCTE-IUL
Membro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/09/01 - 2017/09/30 | Member of the Coordination team of Health For All research group
Membro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal |
2007 - 2008 | Vice-President of the Core of Psychology Students at ISCTE-IUL.
Presidente / Vice-presidente
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/10/10 - 2024/10/10 | Participation in the CIS-Iscte evaluation meeting with the FCT Evaluation Committee (Junior researchers panel). | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal |
2024 - 2024 | Participation in a jury for the attribution of a PhD Student Scholarship in a project at Cis-IUL (Centre for Psychological Research and Social Intervention at Iscte), funded by the Centro de Recursos de Stress em Contexto Militar (Resource Centre on Stress in Military Contexts) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal |
2019 - 2019 | Participation in the CIS-IUL evaluation meeting with the FCT Evaluation Committee (Students panel). | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal |
2018 - 2018 | Participation in the meeting with the External Evaluation Committee of A3ES on the Pedagogical Committee, as representative of the Pedagogical Committee of the School of Social and Human Sciences (ISCTE-IUL). | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/06 - Atual | British Journal of Developmental Psychology | |
2024 - Atual | Behaviour & Information Technology | |
2023/05 - Atual | Technology in Society | Elsevier |
2023 - Atual | Journal of LGBT Youth | |
2023 - Atual | International Journal of Bullying Prevention | |
2023 - Atual | Frontiers in Developmental Psychology (review editor) | |
2022 - Atual | Current Psychology | |
2022 - Atual | Psychology in the Schools | |
2021 - Atual | Journal of Community & Applied Social Psychology | |
2019 - Atual | Revista Psicologia |
Distinções
Prémio
2023 | ISCTE-IUL Scientific Awards 2023
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 | ISCTE-IUL Scientific Awards 2019
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 | CIS-IUL Scientific Awards 2018
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
2017 | ISCTE-IUL Scientific Awards 2017
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 | ISCTE-IUL Scientific Awards 2016
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Outra distinção
2016 | Honorable mention given to oral communication
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|