???global.info.a_carregar???
António Barbot. Concluiu o Doutoramento em Ciências Físicas - Ramo Didática das Ciências Físicas em 2014 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Licenciatura em Engenharia Biológica em 2003 pela Universidade do Minho. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação. Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Possui 3 capítulo(s) de livros e 5 livro(s). Organizou 1 evento(s). Participou em 3 evento(s). Participa e/ou participou como Investigador em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação, Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Engenharia do Ambiente, Ciências Exatas com ênfase em Física, Ciências Exatas com ênfase em Química e Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Biotecnologia Ambiental. Nas suas atividades profissionais interagiu com 116 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Prática educativa supervisionada; Investigação-ação; Reflexão; Ensino e aprendizagem; Supervised educational practice; Action-research; Reflection; Teaching and learning; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Trabalho experimental; Arduino; Investigação; Supervised educational pratice; Experiemental work; Investigation; Água; Energia; Relações; Recursos didáticos; Ensino; Narração multimodal; 37.02(043); 53(043); Ciências naturais; Experimental work; Natural Sciences; Necessidades Educativas Especiais; Currículo específico individual; Ciência funcional; Special needs; Individual curriculum; Functional science; Visualização; Representations; Visualization; Ciências da natureza; Jogo e motivação; Education; Natural sciences; Game and motivation; Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente; Software Scratch; Envolvimento; Necessidades educativas especiais; Scratch software; involvement; Special needs education; Computer simulation; Teachers’ mediation; Students’ epistemic practices; Epistemic pathway; Pensamento Abstrat; Sentidos; Sensores; Science & Technology.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
António Pedro Barbot Gonçalves da Silva

Nomes de citação

  • Barbot, A.
  • António Barbot
  • Barbot, António

Identificadores de autor

Ciência ID
7D1D-801B-275D
ORCID iD
0000-0001-9915-1519

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia do Ambiente
  • Ciências Exatas - Física
  • Ciências Exatas - Química
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Biotecnologia Ambiental

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2010 - 2014
Concluído
Ciências Físicas - Especialização em Didática das Ciências Físicas (Doutoramento)
Especialização em Didática das Ciências Físicas
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Água, Energia, Sustentabilidade e Educação Sustentada" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2003 - 2004
Concluído
Tecnologia do Ambiente (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
15
2003
Concluído
Engenharia Biológica (Licenciatura)
Especialização em Controlo da Poluição
Universidade do Minho, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/11/03 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2003/09 - 2004 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Minho Centro de Engenharia Biológica, Portugal
2002/03 - 2002/08 Estagiário de Investigação (Investigação) University College Cork National University of Ireland, Irlanda

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015/10/01 - 2019/09/30 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2008/10/01 - 2015/09/30 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2015 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2015 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011/04/01 - 2014/07/31 ÁGUA, ENERGIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO SUSTENTADA
SFRH/BD/74603/2010
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011 - 2014 ÁGUA, ENERGIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO SUSTENTADA
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH2%FBD2%F746032%F2010/PT
SFRH/BD/74603/2010
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2003 - 2005 ANOXITRATA–Tratamento Integrado de Efluentes Têxteis por Processo Anaeróbio/Aeróbio com Aplicação de Métodos de Oxidação Avançada
Programa POCTI
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual IFITIC – Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1º e 2º CEB
Investigador
Centro de Investigação e Inovação em Educação - ESE - P.Porto, Portugal
Em curso
2014/09 - Atual Projeto SEI – Sociedade, Escola e Investigação.
Projeto SEI – Sociedade, Esco
Projeto SEI Sociedade, Esco
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Câmara Municipal do Porto, Portugal
Câmara Municipal do Porto
Em curso
2024/09/16 - 2025/10/15 HACK-STEAM - The h.art of collaboration in STEAM projects
2024-1-BE02-KA210-SCH-000250163
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
European Commission
Em curso
2021/09/01 - 2022/03/30 reCICLO+ - Valorizar o ciclo do plástico através da impressão 3D
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Governo da República Portuguesa Ministério do Ambiente
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2014/03/31 O papel da mediação do professor usando simulações computacionais para melhorar a aprendizagem de Ciências Físicas e da Engenharia
PTDC/CPE-CED/112303/2009
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2002/03 - 2002/08 Probabilistic analysis of timber drying schedules
Probabilistic analysis of timb
University College Cork National University of Ireland, Irlanda
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, Manuela V.; Faria, Hélia; Bertuzi, Rui; Vale, José; Liberato, Pedro; Lima, Jorge; Leal, João; et al. "Promoção da sustentabilidade no ensino superior: uma visão integrada da implementação do programa Eco-Escolas". 2023.
    10.51126/revsalus.v5iSup.587
  2. Inês Pacheco; Pedro Rodrigues; Flores, Paula; Barbot, A.; Teles, Rui Oliva. "Promoting 21st century competencies in primary education using micro:bit". 2020.
    Publicado
  3. João Silva; Vera Mesquita ; Barbot, A.; Teles, Rui Oliva; Pedro Rodrigues. "Monitoring Abiotic Factors Using Sensors and Arduino Platform: A Science Classroom Project". Trabalho apresentado em Tech Edu 2020, 2020.
  4. Silva, J.; Rodrigues, P.; Barbot, A.. "Educação em Ciências: Relato de uma prática educativa com MICRO:BIT ao serviço dos conteúdos curriculares". Trabalho apresentado em A Voz dos Professores de C&T (VPCT2020), Vila Real, 2020.
    Publicado
  5. Pacheco, I.; Rodrigues, P.; Barbot, A.. "Aprender passo a passo: uso de um dispositivo programável para desenvolver conhecimentos acerca da saúde do corpo humano no 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em A Voz dos Professores de C&T VPCT 2020), Vila Real, 2020.
    Publicado
  6. Ribeiro, C.; Maia, C.; Barbot, A.; Pinto, A.; Vale, A.; Marçal, A.; Pedrosa, A.; et al. "Os Animais: um percurso de exploração em Contexto de Creche". Trabalho apresentado em XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVII ENEC), Viana do Castelo, 2018.
    Publicado
  7. Sousa, A.; Barbot, A.; Rodrigues, P.; Pinto, A.; Lopes, J. B.. "An approach to Sound and Acoustics in Primary Education using Arduino". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education (TECH-EDU, 2018), Salonica, 2018.
    Aceite para publicação • 10.1109/iedec.2014.6784685
  8. Sousa, A.; Rodrigues, P.; Maia-Lima, C.; Pinto, A.; Barbot, A.. "Learning about UV radiation with arduino and sensors". Trabalho apresentado em 4 th International Conference on Lifelong Education and Leadership for all, Wroclaw, 2018.
    Publicado
  9. Ramos, S.; Vale, S.; Pinto, A.; Rodrigues, P.; Barbot, A.. "School as a promoter of healthy behaviors: eating habits and physical activity". Trabalho apresentado em 4 th International Conference on Lifelong Education and Leadership for all, 2018.
    Publicado
  10. Mesquita, V.; Barbot, A.; Sá-Pinto, A.; Maia-Lima, C.; Sousa, J.; Afonso, L.. "Sujar e Aprender – Os Efeitos da participação ativa dos Alunos numa Horta Escolar". Trabalho apresentado em XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVII ENEC), Viana do Castelo, 2017.
    Publicado
  11. Alves, D.; Aboim, S.; Pinto, A.; Barbot, A.. "Understanding Electricity in Daily-life Objects: An Approach to Empower Lifelong Problem Solving". Trabalho apresentado em 3 rd International Conference On Lifelong Education And Leadership For All, Porto, 2017.
    Publicado
  12. Couto, A.; Maia-Lima, C.; Castro, A.; Aboim, S.; Pinto, A.; Barbot, António; Barbot, A.. "The management of student´s virtual money – sensibilisation and learning for life". Trabalho apresentado em 3 rd International Conference On Lifelong Education And Leadership For All, Porto, 2017.
    Publicado
  13. Tânia Pinto; Alexandre Pinto; Cláudia Maia-Lima; António Barbot. "LEARNING ABOUT VOLCANOES USING VIRTUAL FIELD TRIPS: A STUDY IN A PORTUGUESE ELEMENTARY SCHOOL". 2016.
    10.21125/iceri.2016.1487
  14. Cláudia Maia-Lima; Armando Silva; Alexandre Pinto; António Barbot. "SMARTPHONES IN THE CLASSROOM: TWO DIDACTICS EXPERIENCES". 2016.
    10.21125/iceri.2016.1484
  15. Pinto, F.; Elias, C.; Barbot, A.; Pinto, A.; Mascarenhas, D.; Santos, M.. "Using Scratch Software with Students with Special Educational Needs in Teaching Natural Sciences and Mathematics". Trabalho apresentado em 10th International Technology, Education and Development Conference, 2016.
    Publicado • 10.21125/inted.2016.1988
  16. Nascimento, J.; Mesquita, V.; Barbot, A.; Pinto, A.. "Utilização da plataforma eletrónica Arduino em Ensino Experimental das Ciências.". Trabalho apresentado em A Voz dos Professores de C&T (VPCT2016), Vila Real, 2016.
    Publicado
  17. Silva, M. J.; Pinto, A.; Aboim S.; Barbot, A.; Lopes, J. B.; Cravino J. P.. "Using Simulations, Sensors, and Senses to Link Abstract and Concrete Thinking in Experimental Science Teaching". Trabalho apresentado em 7º Annual International Conference on Education and New Learning Technologies - EDULEARN15, Barcelona, 2015.
    Publicado
  18. Barbot, A.; Lopes, J. B.; Soares, A. A.. "Relating Water and Energy by Experimenting with Urban Water Cycle, Desalination of Sea Water and Archimedes' Law". Trabalho apresentado em INTED2012 (6th International Technology, Education and Development Conference), Valencia, 2012.
    Publicado
  19. Pinto, A.; Barbot, A.; Viegas, C.; Silva, A. A.; Lopes, J. B.. "Teacher Education using Computer Simulations – Pre and in-service Primary School Teacher Training to teach Science". Trabalho apresentado em Computer Based Learning in Science (CBLIS), Barcelona, 2012.
    Publicado
  20. Pinto, José; Barbot, A.; Viegas, Clara; Silva, Adília; Santos, Carla; Lopes, Joaquim. "Education Using Computer Simulations ¿ Pré and In-Service Primary School Teacher Training to teach Science". Trabalho apresentado em 10th International Conference on Computer Based Learning in Science (CBLIS), Barcelona, 2012.
    Publicado
  21. Barbot, A.; Lopes, J. B.; Soares, A. A.. "Relating Water, Energy and Sustainability to improve Teaching and Learning in Physical and Environmental Sciences in Teacher Education for classes of 6 – 12 age levels". Trabalho apresentado em ICERI2011 (4th International Conference of Education, Research and Innovation), Madrid, 2011.
    Publicado
  22. Cerqueira, P.; Barbot, A.. "Ciclo Urbano da Água: Contributo para o seu tratamento no Ensino e na Educação". Trabalho apresentado em 17ª Conferência Nacional de Física, Vila Real, 2010.
    Publicado
  23. Barbot, A.; Lopes, J. B.; Soares, A. A.. "Água, Energia, Sustentabilidade e Educação Sustentada". Trabalho apresentado em 17ª Conferência Nacional de Física, Vila Real, 2010.
    Publicado
  24. Van der Zee, F. P.; Barbot, A.; Alves, M. M.. "Biodegradability of reduced azo dyes : exploring the second stage of sequential anaerobic-aerobic treatment of azo-dy-containing wastewater". Trabalho apresentado em International Symposium on Environmental Biotechnology, Leipzig, 2006.
    Publicado
  25. Silva, A. A.; Pinto, A.; Mota, J. M.; Barbot, A.; Quintas, M. E.; Silveira, F.; Mota, D. M.; et al. "Por uma nova cultura da água no ensino básico". Trabalho apresentado em X Encontro Nacional de Educação Em Ciências – Aprendizagem Formal e Informal, Lisboa, 2003.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Gavaia, Bruno; Silveira, Fernando; Sousa, Ana; Barbot, A.; Rodrigues, Pedro. "Cartada Motivacional de Ciências - recurso STEAM manipulável". APEduC Revista-Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia 4 2 (2023): 53-70.
    Publicado • https://doi.org/10.58152/ApeducJournal.461
  2. Pinto, Alexandre; Couto, Ângela; Barbot, António; Maia Lima, Cláudia Manuela; Aboim, Sara; Teles, Rui; Alexandre Pinto; et al. "Professores e telemóveis: Da utilização pessoal à integração na sala de aula". Revista Portuguesa de Educação (2023): https://doi.org/10.21814/rpe.26306.
    10.21814/rpe.26306,title
  3. V. Silva, Manuela; Faria, Hélia; Bertuzi, Rui; Vale, José; Liberato, Pedro; Lima, Jorge; Leal, João; et al. "Promoção da sustentabilidade no Ensino Superior: uma visão integrada da implementação do programa Eco-Escolas". (2023): https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.587.
    https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.587
  4. Pinto,Alexandre; Couto,Ângela; Barbot,António; Maia-Lima,Cláudia; Teles,Rui; Aboim,Sara. "Professores e telemóveis: Da utilização pessoal à integração na sala de aula". (2023): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200210.
  5. Silva, J.; Mesquita, V.; Rodrigues, Pedro Correia; Teles, Rui Oliva; Barbot, A.. Autor correspondente: Barbot, A.. "Monitoring abiotic factors using sensors and Arduino Platform". APEduC Revista-Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias 2 1 (2021): 75-84. https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/160.
    Publicado
  6. Silva, A.; Silva, J.; Gouveia, C.; Silva, E.; Rodrigues, P.; Barbot, A.; Quintas, A.; Coelho, D.. "Science education and computational thinking: adapting two projects from classroom learning to emergency distance learning". International Journal on Lifelong Education and Leadership 6 2 (2020): 31-38. http://dx.doi.org/10.25233/ijlel.803552.
    Publicado • 10.25233/ijlel.803552
  7. Ramos, S.; Vale, S.; Pinto, A.; Rodrigues, P.; Barbot, A.. "Sustainability and healthy habits in School: eating and physical activity". International Journal of Curriculum and Instruction 12 Sp. Issue (2020): 1-15. https://ijci.wcci-international.org/index.php/IJCI/article/view/333/120.
    Publicado • 10.1111/josh.12848
  8. Sousa, A.; Rodrigues, P.; Maia-Lima, C.; Pinto, A.; Barbot, A.. "Learning about UV radiation and sustainability with arduino and sensors". International Journal of Curriculum and Instruction 12 Sp. Issue (2020): 422-434. http://ijci.wcci-international.org/index.php/IJCI/article/view/349/146.
    Publicado
  9. Nascimento, J.; Barbot, A.; Maia-Lima, C.; Pinto, A.; Couto, A.. "Utilização da plataforma Arduino no desenvolvimento de duas Unidades Didáticas em Ciências Naturais". Revista de Innovación en Enseñanza de las Ciencias 1 Extra (2017): 995-1002. https://ddd.uab.cat/record/184516.
    Publicado
  10. Castro, A.; Maia-Lima, C.; Couto, A.; Pinto, A.; Barbot, A.. "Um olhar sobre o consumo dos alunos na Escola". Sensos-e 4 1 (2017): 54-61. http://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/download/2507/644/.
    Publicado
  11. Couto, A.; Maia-Lima, C.; Barbot, António; Castro, A.; Pinto, A.. "Olhar ou ver o consumo e os gastos que os alunos fazem na escola". (2017): http://hdl.handle.net/10400.22/12518.
  12. Couto, A.; Barbot, António; Maia-Lima, C.; Pinto, A.; Nascimento, J.; Couto, Ângela; Maia-Lima, Cristina; Pinto, Alexandre. "Utilização da plataforma Arduino no desenvolvimento de duas Unidades Didáticas em Ciências Naturais". (2017): http://hdl.handle.net/10400.22/12515.
  13. Alexandre Castro; Couto, A.; Barbot, A.; Maia-Lima, Cláudia; Alexandre Pinto. "Olhar ou ver os consumos e os gastos que os alunos fazem na escola". Sensos-e 1 extra (2017): 14-24.
    Publicado
  14. Barbot, A.; Pinto, A.; Viegas, C.; Santos, C.; Lopes, J. B.. "Ensino de Ciências Utilizando Simulações Computacionais – Estudo em Contexto de Formação de Professores do Ensino Básico.". Sensos-e 1 2 (2014): 1-7. http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=7839..
    Publicado
  15. Alexandre Pinto; António Barbot; Clara Viegas; António A. Silva; Carla A. Santos; J. Bernardino Lopes; Pinto, A.; et al. "Teaching Science with Experimental Work and Computer Simulations in a Primary Teacher Education Course: What Challenges to Promote Epistemic Practices?". Procedia Technology 13 SLCT 2013 (2014): 86-96. https://doi.org/10.1016%2Fj.protcy.2014.02.012.
    Publicado • 10.1016/j.protcy.2014.02.012
  16. Silva, Maria João; Lopes, J. Bernardino; Barbot, António; Silva, M. J.; Lopes, J. B.; Barbot, A.. "Utilização de Sensores e dos Sentidos Humanos no apoio à transição do Concreto para o Abstrato". Enseñanza de las Ciências Extra (2013): 280-285. http://hdl.handle.net/10400.22/3520.
    Publicado
  17. Barbot, A.; Abrantes, C.; Oliveira, E.; Silva, A. A.; Silva, M. J.. "Virtual and physical resources: a case of synergy in studying tides and rotation". Problems of Education in the 21st Century 24 24 (2010): 38-48. http://www.scientiasocialis.lt/pec/files/pdf/vol24/38-48.Silva_Vol.24.pdf.
    Publicado
  18. Bauccour, P.; Abodayeh, K.; Cronin, K.; Barbot, A.. "Probabilistic Analysis of Industrial Timber Drying Schedule". Journal of Drying Technology 21 8 (2003): 1433-1456. http://dx.doi.org/10.1081/DRT-120024487.
    Publicado • 10.1081/DRT-120024487
Capítulo de livro
  1. Fernandes, R; Barbot, A.; Rodrigues, Pedro Correia. "Robótica educativa no ensino de ciências naturais em ambiente de aprendizagem não formal". In Educação em Ciências: Interações e desafios, editado por . Teixeira, F. Paixão, A. Frias, S. Silveira, D. Vaz & J. Morgado, 90-94. Portugal: Escola Superior de Educação de Coimbra Associação Portuguesa de Educação em Ciências, 2021.
    Publicado
  2. Perry, J.; Barbot, A.; Rodrigues, Pedro Correia. "Gamificação e Role Playing Games no Ensino de Ciências Naturais". In Educação em Ciências: Interações e desafios, editado por . Teixeira, F. Paixão, A. Frias, S. Silveira, D. Vaz & J. Morgado, 215-218. Escola Superior de Educação de Coimbra Associação Portuguesa de Educação em Ciências, 2021.
    Publicado
  3. Perry, J.; Rodrigues, Pedro Correia; Barbot, A.. "Imprimir soluções em 3D". In Educação em Ciências: Interações e desafios, 287-291. Coimbra: Teixeira, F. Paixão, A. Frias, S. Silveira, D. Vaz & J. Morgado, 2021.
  4. Barbot, António. "Using Multimodal Narratives to Study Relationships Between Concepts". In Multimodal Narratives in Research and Teaching Practices, editado por Lopes, J. B.; Viegas, C.; Pinto, A., 109-125. Hershey, Estados Unidos: IGI Global, 2019.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-8570-1.ch005
  5. Barbot, A.. "Narração Multimodal: instrumento para estudo de relações conceptuais". In Melhorar Práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia - Registar e Investigar com Narrações Multimodais, editado por Lopes, J. B.; Viegas, C.; Pinto, A., 73-84. Lisboa, Portugal: Sílabo, 2018.
    Publicado
  6. Sousa, A.; Barbot, A.; Simões, G.; Pinto, A.. "Trabalho experimental utilizando a plataforma Arduino: Medição da intensidade do som na escola". In SEI: Sociedade, Escola e Investigação. Artigos Científicos. Ano letivo 2016/2017, 7-19. Porto, Portugal: Câmara Municipal do Porto, 2017.
    Publicado
  7. Barbot, A.. "Integrating the transversal theme of water- Energy in initial teacher training". In eaching Science: Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development, 173-188. Nova Iorque, Estados Unidos: Nova Science, 2017.
    Publicado
  8. Barbot, A.. "Problems and questions: Elucidation and relevance for research and teaching". In eaching Science: Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development, 325-336. Nova Iorque, Estados Unidos: Nova Science, 2017.
    Publicado
  9. Araújo, E.; Nunes, C.; Barbot, A.; Pinto, A.. "No pré-escolar também entra a ciência e a sua história vem com ela!". In 1º Encontro de História da Ciência no Ensino (E-book)., editado por Rodrigues, I.; Azevedo, J., 150-156. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2015.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Nascimento, J.; Barbot, A.; Maia-Lima, C.; Pinto, A.; Couto, A.. "Utilização da plataforma Arduino no desenvolvimento de duas Unidades Didáticas em Ciências Naturais". Trabalho apresentado em X Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2017.
  2. Silva, J.; Alves, D.; Mesquita, V.; Barbot, A.; Quental, P.; Pinto, A.. "Utilização do Arduino para monitorizar fatores ambientais numa estufa pedagógica". Trabalho apresentado em 2ª Mostra do Projeto SEI - Sociedade, Escola e Investigação, 2016.
  3. Sousa A.; Lima F.; Santos J.; Ferreira L.; Pereira N.; Mendonça R.; Magalhães R.; et al. "Comparar a massa de líquidos diferentes sem a ajuda de uma balança". Trabalho apresentado em 1ª Monstra do Projeto SEI - Sociedade, Escola e Investigação, 2015.
  4. Rodrigues, M.; Gomes, P.; Marques, F.; Simões, M. G.; Brandão, A.; Pinto, A.; Barbot, A.. "Oficina científica – construindo ciência". Trabalho apresentado em 1ª Monstra do Projeto SEI - Sociedade, Escola e Investigação, 2015.
  5. Barbot, A.; Lopes, J. B.; Soares, A. A.. "Água, Energia, Sustentabilidade e Educação Sustentada". Trabalho apresentado em 17ª Conferência Nacional de Física, 2010.
  6. Cerqueira, P.; Barbot, A.. "Ciclo Urbano da Água: Contributo para o seu tratamento no Ensino e na Educação". Trabalho apresentado em 17ª Conferência Nacional de Física, 2010.
Prefácio / Posfácio
  1. Lopes, J. B.; Cravino J. P.; Cruz, E. S.; Barbot, A.; Lopes, J.B.; Cravino, J.P.; Cruz, E.S.. "Teaching Science: Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development". editado por Lopes, J. B.; Cravino J. P.; Cruz, E. S.; Barbot, A.. Nova Iorque, Estados Unidos: Nova Science. 2017.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Barbot, A.; Lopes, J. B.; Soares, A. A.. "Relating Water and Energy by Experimenting with Urban Water Cycle, Desalination of Sea Water and Archimedes' Law". Trabalho apresentado em 22nd Annual European Teacher Education Network Conference (ETEN2012), Coimbra, 2012.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Silva, Ana Claudia Fonseca da. "Aprendizagem refletida: aprender a ensinar". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.22/25910.
  2. Costa, Maria Ivone Dias da. "O encanto da profissão docente". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/24472.
  3. Pereira, Inês Santos da Silva. "Recursos tecnológicos: uma estratégia motivacional nas aulas de Ciências Naturais". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/24696.
  4. Gonçalves, Laura Cristiana Coelho. "O valor das coisas". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/24512.
  5. Ferreira, Diogo Luís Pinto. "Um pequeno passo no presente a preparar o futuro". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/24477.
  6. Conceição, Marta Rafaela Areal. "Em busca de pequenas mudanças". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/20898.
  7. Monteiro, João Pedro Meneses Ribeiro. "Aprender a sonhar". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/20899.
  8. Carvalho, Bibiana Filipa Pinto da Rocha. "A transformação de uma aluna numa professora!". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.22/21258.
  9. Silva, João Paulo Perry. "Aprender a jogar para jogar a aprender". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/19187.
  10. Gouveia, Catarina Sofia Sousa. "Um percurso em construção da identidade docente". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17925.
  11. Silva, João Vítor da Cunha Ramos. "O processo adaptativo de um professor estagiário". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17907.
  12. Silva, Ana Catarina Cruz da. "A evolução não tem fim". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/19255.
  13. Fernandes, Rita Correia Pinto. "Na transformação de um professor". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/19302.
  14. Oliveira, Carla Adelaide Silva Tavares. "Desenvolvimento de pensamento computacional em abordagens curriculares com utilização do Micro:bit". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17923.
  15. Fernandes, Rita Correia Pinto. "Na transformação de um professor". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/19302.
  16. Silva, João Vítor da Cunha Ramos. "O processo adaptativo de um professor estagiário". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/17907.
  17. Ramos, Sara Margarida Pereira Lopes. "Relatório de estágio. Um pequeno gesto!". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/12815.
  18. Ramos, Sara Margarida Pereira Lopes. "Relatório de estágio. Um pequeno gesto!". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.22/12815.
  19. Sousa, Ana Isabel Silva. "Relatório de Estágio". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10458.
  20. Ribeiro, Ana Isabel Alves. "Transformar o mundo pela via da educação". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/11540.
  21. Sousa, Ana Isabel Silva. "Relatório de Estágio". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10458.
  22. Formosinho, Lara Manuel Tavares da Fonseca e Silva. "A importância do trabalho experimental no currículo específico individual de alunos com necessidades educativas especiais". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/11363.
  23. Nascimento, João Fernando Teixeira Flores do. "A Utilização da plataforma Arduino na realização de trabalho experimental em aulas de Ciências Naturais". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/11360.
  24. Silva, António Pedro Barbot Gonçalves da. "Água, energia, sustentabilidade e educação sustentada". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10348/7002.
  25. Neto, Maria Manuela Rodrigues Matos Alves. "Um estudo sobre geometria no 1.º ciclo: simetria em figuras planas". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/7726.
  26. Pinto, Filipa Maria da Silva Sousa. "Utilização do software Scratch no ensino das ciências da natureza e da matemática com alunos portadores de dislexia". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/7725.
  27. Chaves, Lídia Patrícia Batista Pereira Monteiro. "Contributos de um jogo tipo peddy paper na motivação de alunos para aprendizagens do tema sol-terra-vida". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/7730.
  28. Silva, António Pedro Barbot Gonçalves da. "Água, energia, sustentabilidade e educação sustentada". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10348/7002.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2016/03/07 Using Scratch Software with Students with Special Educational Needs in Teaching Natural Sciences and Mathematics 10th International Technology, Education and Development Conference
IATED (Valencia, Espanha)
2016 Using Scratch Software with Students with Special Educational Needs in Teaching Natural Sciences and Mathematics 10th International Technology, Education and Development Conference
IATED (Valência, Espanha)
2012/03/05 Relating Water and Energy by Experimenting with Urban Water Cycle, Desalination of Sea Water and Archimedes' Law 6th International Technology, Education and Development Conference
IATED (Valencia, Espanha)
2012 Relating Water and Energy by Experimenting with Urban Water Cycle, Desalination of Sea Water and Archimedes' Law 6th International Technology, Education and Development Conference
IATED (Valência, Espanha)
2011/11/14 Relating Water, Energy and Sustainability to improve Teaching and Learning in Physical and Environmental Sciences in Teacher Education for classes of 6 – 12 age levels International Conference of Education, Research and Innovation held in Madrid, Spain
IATED (MAdrid, Espanha)
2011 Relating Water, Energy and Sustainability to improve Teaching and Learning in Physical and Environmental Sciences in Teacher Education for classes of 6 – 12 age levels 4th International Conference of Education, Research and Innovation
IATED (Madrid, Espanha)
2010/11/13 Virtual and physical resources: a case of synergy in studying tides and rotation International Scientific Conference Information & communication technology in natural science education
Siauliai University - Faculty of Education (Siauliai, Lituânia)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual Uso de Artefactos Tecnológicos Programáveis como ferramentas para o Ensino de Ciências no Ensino Básico
Coorientador
Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2017 Relatório de Estágio: O passaporte para o futuro Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Transformar o mundo pela via da educação Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 A Utilização da plataforma Arduino na realização de trabalho experimental em aulas de Ciências Naturais Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 A importância do trabalho experimental no currículo específico individual de alunos com necessidades educativas especiais Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Utilização do software scratch no ensino das Ciências da Natureza e da Matemática com alunos portadores de dislexia. Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Contributos de um jogo tipo Peddy Paper na motivação de alunos para aprendizagens do tema Sol-Terra-Vida. Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/04/09 - 2019/04/12 InterNetWorking Conference 2019 (2019/04/09 - 2019/04/12)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/04/09 - 2019/04/12 InterNetWorking Conference 2019 (2019/04/09 - 2019/04/12)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
2017 - 2017 EVOKE 2017 - EVOlutionary Knowledge for Everyone (2017 - 2017)
Encontro (Outra)
Associação Portuguesa Biologia Evolutiva (APBE), Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2015 Um estudo sobre geometria no 1º ciclo simetria em figuras planas. Maria Manuela Rodrigues Matos Alves Neto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015/10 - Atual Física para a Educação (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/10 - Atual Química para a Educação (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/10 - Atual Física e Química Aplicadas às Artes e Tecnologias (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/10 - Atual Ciências Físicas (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/10 - Atual Ciências para o Conhecimento do Mundo (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2008/09 - Atual Física para a Educação Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/10 - 2018/09 Iniciação à Prática Profissional III: Observação e Cooperação nos Contextos Educativos Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Oficina: Utilização da plataforma eletrónica Arduino em Ensino Experimental das Ciências Extensão e divulgação científica (Curso médio) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal
2010/09 - 2012 Física para a Educação (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010/09 - 2012 Química para a Educação (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/06 - Atual Associação Portuguesa de Educação em Ciências - APEduC
2016/11 - Atual Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)
2012/11/21 - Atual Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência Membro associado

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2016/12 - Atual Membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação
Membro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/10/24 - 2018/10/26 Membro da Comissão Científica: Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality TEEM'18
Membro
Universidad de Salamanca, Espanha
2017 - 2017 Membro da Comissão Científica: Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality TEEM'17
Membro
Universidad de Cádiz, Espanha
2016 - 2016 Membro da Comissão Científica: Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality TEEM'16
Membro
Universidad de Salamanca, Espanha
2015 - 2015 Membro da Comissão Científica: Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality TEEM'15
Membro
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal