Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Helena Ferreira Pinto Pinheiro de Melo Dias dos Santos
Nomes de citação
- Melo, H. P.
- de MELO, H.
- Melo, Helena Pinheiro de
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8117-4A14-F371
- ORCID iD
- 0000-0002-3729-276X
Moradas
- Universidade de Évora. Lg dos Colegiais, 2 - Apartado, 7001, Évora, Évora, Portugal (Profissional)
- Laboratório HERCULES, Universidade de Évora. Palácio do Vimioso, Largo Marquês de Marialva 8, 7000-809, Évora, Évora, Portugal (Profissional)
- Museu Nacional de Arte Antiga - Rua das Janelas Verdes, 1249-017, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- http://manahelena.wix.com/helenademelo (Pessoal)
- http://manahelena.wix.com/helenademelo (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Exatas - Química
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | ||
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/09/04 - 2023/09/06
Concluído
|
Masterclass in Hydrogels in Conservation (Prof. Mathew Cushman) (Outros)
CESMAR7 - Centro per lo Studio dei Materiali per il Restauro, Itália
|
|
2019/11/28 - 2019/11/28
Concluído
|
Workshop on Comunication and Design for Researchers (Outros)
Especialização em Conservação e Restauro
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
|
2016/03/07 - 2016/03/10
Concluído
|
Surface Cleaning and Coating Removal in Contemporary Art - Paolo CREMONESI (Outros)
Especialização em Painting conservation
Universidade Católica Portuguesa Centro de Conservação e Restauro, Portugal
|
|
2007 - 2014
Concluído
|
PhD Painting Conservation (Doutoramento)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
"The painter Francisco João (act. 1563-1595) - Materials and Techniques of easel painting in Évora in the second half of the
16th century" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
20 |
2012 - 2012
Concluído
|
Reconstruction of Medieval Painting Techniques of Northern Europe II - Pigments and Technique (Prof. Claude Yvel) (Outros)
Musée d'art et d'histoire de Genève, Suiça
|
|
2011 - 2011
Concluído
|
Scientific Analysis of Painting Materials in a Workshop Context - STEFANO VOLPIN (Outros)
Musée d'art et d'histoire de Genève, Suiça
|
|
2011 - 2011
Concluído
|
The Use of Funori in Conservation (Outros)
Centro per lo Studio dei Materiali per il Restauro, Itália
|
|
2011 - 2011
Concluído
|
Reconstruction of Medieval Painting Techniques of Northern Europe I - Support and Preparatory Layers (Outros)
Musée d'art et d'histoire de Genève, Suiça
|
|
2010 - 2010
Concluído
|
Scientific Analysis of Painting Materials (OM, SEM-EDS, MRS, µ-FTIR, HPLC, GC-MS) (Outros)
Koninklijk Instituut voor het Kunstpatrimonium, Bélgica
|
|
2009 - 2009
Concluído
|
Aqueous cleaning of painted surfaces - Paolo CREMONESI (Outros)
Musée d'art et d'histoire de Genève, Suiça
|
|
2008 - 2008
Concluído
|
Varnishes, Solvents, and Retouching Colours in Conservation (Outros)
Centro per lo Studio dei Materiali per il Restauro, Itália
|
|
2008 - 2008
Concluído
|
Canvas Lining with glue paste - Roman Technique - MATTEO ROSSI-DORIA (Outros)
Musée d'art et d'histoire de Genève, Suiça
|
|
2007 - 2007
Concluído
|
Sources of Christian Iconography (Outros)
Patriarcado de Lisboa, Portugal
|
|
2004 - 2005
Concluído
|
Scientific Illustration (Outros)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
|
2000 - 2000
Concluído
|
The painters’ palette in the XVIth and XVIIth century, pigment preparation and workshop practice (Outros)
Limburg Conservation Institute Stichting Restauratie Atelier Limburg (SRAL, Alemanha
|
|
1996 - 1996
Concluído
|
Cleaning Systems for Old Master Paintings: Solvents, Gels, and Aqueous solutions (Outros)
Centro de Estudio y Restauracíon de Obras de Arte, Espanha
|
|
1994 - 1995
Concluído
|
Painting Conservation - Specialization in Flemish Painting (Pós-Graduação)
Koninklijk Instituut voor het Kunstpatrimonium, Bélgica
|
- |
1991 - 1994
Concluído
|
Drawing with a nude model (Outros)
Sociedade Nacional de Belas Artes, Portugal
|
|
1989 - 1994
Concluído
|
Conservation and Restoration - Specialization in Easel Paintings (Bacharelato)
Escola Superior de Conservação e Restauro - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
17 |
1977/09 - 1988/07
Concluído
|
Primary and SecondaryEducation (Ensino secundário)
Lycée Français Charles Lepierre, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/09/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal |
Universidade de Évora, Portugal | ||
2006/10 - 2012/10 | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Escola das Artes - Universidade Católica do Porto, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/02/01 - 2016/07/31 | Professor Associado Convidado (Docente Universitário) | Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal |
1998/09 - 2001/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Escola Superior de Conservação e Restauro - Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/12/29 - Atual | Painting conservator-restorer | Museu Nacional de Arte Antiga, Portugal |
Museus e Monumentos de Portugal E. P. E., Portugal | ||
2013/04 - 2013/07 | Painting conservator-restorer | Musée d'art et d'histoire de Genève, Suiça |
Musée d'art et d'histoire de Genève, Suiça | ||
2011/07 - 2012/04 | Painting conservator-restorer | Musée d'art et d'histoire de Genève, Suiça |
Musée d'art et d'histoire de Genève, Suiça | ||
2009/04 - 2009/04 | Painting Conservator-restorer | Musée d'art et d'histoire de Genève, Suiça |
Musée d'art et d'histoire de Genève, Suiça | ||
1997/01 - 2008/12 | Pró-presidente | K4 Conservação e Restauro, Lda, Portugal |
K4 - Conservação e Restauro, Lda, Portugal | ||
2008/07 - 2008/08 | Painting Conservator-restorer | Musée d'art et d'histoire de Genève, Suiça |
Musée d'art et d'histoire de Genève, Suiça | ||
2007/06 - 2007/06 | Painting Conservator-restorer | Musée d'art et d'histoire de Genève, Suiça |
Musée d'art et d'histoire de Genève, Suiça |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1997/01/01 - 2008/03/01 | Co-Founder of the firm | K4 Conservação e Restauro, Lda, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09 - 2023/07/01 | MEMORIART - Revisitações Artísticas: Memória e Arte Contemporânea
MEMORIART
Investigador
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
Universidade de Évora, Portugal |
IN2PAST
Em curso
|
2016/09/01 - 2022/08/31 | Mannerist Painted Altarpieces in the Alentejo (1550-1620) - History, Materials and Conservation
SFRH/BPD/109296/2015
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2015/06/01 - 2018/12/31 | The lunette-shaped paintings of the Palace-Convent of Mafra (c. 1730)
Bolseiro de Cientista Convidado
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal Direcção-Geral do Património Cultural, Portugal Laboratório José de Figueiredo, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia Caixa Geral de Depositos Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia Concluído
|
2007/09/01 - 2012/10/31 | The Painter Francisco João (act. 1563-1595) - Materials and Techniques of Easel Painting in Évora in the Second Half of the
Sixteenth Century
SFRH/BD/37033/2007
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Católica Portuguesa Centro de Conservação e Restauro, Portugal
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2013/04 - 2013/07 | Uncovering the Sabina Poppaea (c.1550-60)
Investigador
Musée d'art et d'histoire de Genève, Suiça
Universite de Geneve, Suiça Universitá di Parma, Itália |
BNP-Paribas Suisse
Concluído
|
2011/07 - 2012/03 | The Painted Wings of Konrad Witz's altarpiece for the Cathedral of Geneva (1444)
Investigador
Musée d'art et d'histoire de Genève, Suiça
Universite de Geneve, Suiça Universitá di Parma, Itália Koninklijk Instituut voor het Kunstpatrimonium, Bélgica |
Fondation Hans Wildorf
Concluído
|
2003/08 - 2004/07 | "The Greyhounds" by Amadeo de Souza-Cardoso. Looking at a Painting's History
No grant
Outra
Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
K4 - Conservação e Restauro, Lda, Portugal Laboratório José de Figueiredo, Portugal |
Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/06 - 2024/10 | SuitNanoMusic: Suitability of nanomaterials for preservation of tangible musical cultural heritage (EXPL/In2Past/2023/10)
& FCT (LA/P/0132/2020)
LA/P/0132/2020
EXPL/In2Past/2023/10
IN2PAST, Portugal
|
IN2PAST |
2021/09/01 - 2023/12/31 | (Rediscovering) "Faiunça" (1931-1982): Contribution of a casapiano and mould maker to the Portuguese Sculpture
FAIUNÇA
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Química, Portugal
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal Centro Cultural Casapiano / Casa Pia Atlético Clube, Portugal Biblioteca-Museu Luz Soriano, Portugal |
Em curso
|
2021/09/01 - 2022/09/01 | Identificar para conservar: Estudo de uma pintura do séc. XVI (?) do Museu Dra Berta Cabral - Vila Flor
Investigador
E-RIHS.pt - European Infrastructure for Heritage Science, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2007/06 - 2009/12 | "The Art And its Markets" - Flemish and Dutch Painting at Geneva's Musée d'art et d'histoire
No grant
Investigador
Musée d'art et d'histoire de Genève, Suiça
Université de Genève Bâtiment Uni Mail, Suiça |
Fondation Hans Wildorf BNP Paribas Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Arte visual |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/03 | Duas pinturas atribuídas a Francisco Antolínez e Sarabia (1645-1700): Materiais, técnica e conservação. | VII Encontro Luso-brasileiro de Conservação e Restauro
Nova School of Science & Technology (Caparica, Portugal)
|
2022/09/14 | Colour and Technique in a 1969 Portrait by Armando Matos Simões (1933- ) | Colours 2022 - Bridging Science with Art
Universidade de Évora (Evora, Portugal)
|
2022/05/16 | The Human factor: How to recover the hidden craftsmanship of a Portuguese Moldmaker | American Institute for Conservation 50th Annual Meeting - Reflecting on the Past, Imagining the Future
American Institute for Conservation (Los Angeles, Estados Unidos)
|
2022/03/29 | The drawing hand of a Portuguese Mannerist painter. | Symposium XII for the Study of Underdrawing and Technology in Painting
Musea Brugge (Bruges, Bélgica)
|
2021/07/28 | The eye of the conservator-restorer. Matter and Technique in some Portuguese Paintings. | Heritage Talks
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras Departamento de História da Arte (Lisbon, Portugal)
|
2021/03/08 | Em torno da Conservação e Restauro – Testemunhos | IV Jornadas de História, Arqueologia e Património Cultural
University of Évora (Évora (on-line), Portugal)
|
2020/02/06 | The show must go on! Large-scale paintings for the Royal Basilica of Mafra (1730-2015) | ICOM-CC Joint Interim meeting - Reflecting on Theory, History, and Ethics in the Conservation of Paintings
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/09/26 | Set in stone? Black stone and charcoal as underdrawing materials: a new perspective. | Interim Meeting ICOM-CC Art Technological Source Research Group. Reflecting on Reconstructions: The Role of Sources and Performative
Methods in Art Technological Studies
Technische Hochschule. Köln Cologne Institute of Conservation Sciences (CICS) (Colónia, Alemanha)
|
2019/05/10 | Italian influence in a Portuguese Mannerist painting: a matter of image or a matter of technique? | TECHNART 2019
Universiy of Antwerp. Musea Brugge (Bruges, Bélgica)
|
2018/10/21 | Ver para além da superfície: uma pintura mafrense de Francisco Pereira | Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja - Colóquio: Francisco Pinto Pereira em Mafra
Direcção-Geral do Património Cultural - Palácio Nacional de Mafra (Mafra, Portugal)
|
2018/10/21 | Novo contributo para a fortuna crítica de Francisco Pinto Pereira | Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja - Colóquio: Francisco Pinto Pereira em Mafra
Direcção-Geral do Património Cultural - Palácio Nacional de Mafra (Mafra, Portugal)
|
2018/10/20 | Um novo olhar sobre o retábulo de Sousel: História, Conservação e Técnica | Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja - Colóquio: Dois Pintores - Dois testemunhos de Arte Sacra em Sousel
Igreja Matriz de Sousel (Sousel, Portugal)
|
2018/10/20 | Um novo olhar sobre o retábulo de Sousel: A paleta escondida. | Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja - Colóquio: Dois Pintores - Dois testemunhos de Arte Sacra em Sousel
Igreja Matriz de Sousel (Sousel, Portugal)
|
2017 | Mãos à obra! A actividade do pintor no século XVIII | Colóquio In Basílica
Direcção Geral do Património Cultural - Palácio Nacional de Mafra (Mafra, Portugal)
|
2017 | Desvendando os mistérios das lunetas de Mafra | Colóquio In Basílica
Direcção Geral do Património Cultural e Palácio Nacional de Mafra (Mafra, Portugal)
|
2014 | Sabina Poppæa: histoire, technique et conservation | La Sabina Poppaea dévoilée - Journée d'étude
Musée d'art et d'histoire de Genève, Université de Genève (Genève, Suiça)
|
2014 | Konrad Witz: technique et style | Les jeudis de l'Expo Konrad Witz et Genève
Musée d'art et d'histoire e Université de Genève (Genève, Suiça)
|
2014 | Os materiais e técnicas da pintura de Francisco João (1563-1595) | Encontros do CITAR
CITAR -. Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (Porto, Portugal)
|
2013 | Os estratos preparatórios das obras do pintor eborense Francisco João (activo entre 1563 e 1595) | Os estratos Preparatórios na Pintura Portuguesa dos séculos XV e XVI
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras - Departamento de História da Arte (Lisboa, Portugal)
|
2011 | An unusual glazing technique on a Portuguese painting from the second half of the 16th century: materials, technique and reconstructions. | ICOM-CC 16th Triennal Meeting
International Council of Museums - Committee for Conservation (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Regraxar or Glazing: Aspects of this technique in a group of Portuguese panel paintings from the second half of the 16th century attributed to Francisco João | Art Technological Source Research 4th International Symposium – Technology and Interpretation: Reflecting the artist’s Process
ICOM-CC (Viena, Portugal)
|
2008 | Materiais e técnicas de um painel do século XVI da igreja Matriz de Pavia (Mora, Alentejo) | V Jornadas Arte e Ciência
Escola das Artes da Universidade católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2008 | The colours of a 16th century panel painting attributed to Francisco João | COLOURS 2008
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/09/01 - 2023/06/30 | Conservação da obra Faiunça, uma pintura contemporânea (1969)
Coorientador
|
Master (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciência e Tecnologia - Departamento de Conservação e Restauro, Portugal
|
2021/09/01 - 2022/07/31 | The characterisation of a unique Coromandel Screen from the Museu d'Oriente
Coorientador
|
Ciência dos Materiais Arqueológicos (ARCHMAT) (Mestrado)
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
|
2022/02/01 - 2022/07/01 | Estudo de duas Pinturas atribuídas a Francisco Antolínez e Sarabia (1645-1700)
Orientador
|
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciência e Tecnologia - Departamento de Conservação e Restauro, Portugal
|
2021/09/01 - 2022/01/31 | Preservação de un retrato pintado de "Faiunça"
Coorientador
|
Conservação e Restauro (Iniciação científica)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciência e Tecnologia - Departamento de Conservação e Restauro, Portugal
|
2021/09/01 - 2022/01/31 | A importância das fontes no conhecimento da vida e obra de Armando Matos Simões (1933-)
Coorientador
|
Mestrado em Conservação e Restauro - Projecto 1 (Iniciação científica)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciência e Tecnologia - Departamento de Conservação e Restauro, Portugal
|
2001 - 2001 | Estudo e conservação do tecto policromado da igreja de Mangualde
Orientador
|
Conservação e Restauro (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Conservação e Restauro - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/09/14 - 2022/09/16 | COLOURS 2022 - Bridging Science with Art (2022/09/14 - 2022/09/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal |
2022/03/04 - 2022/03/06 | IPERION HS - Integrating Platforms for the European Research Infrastructure on Cultural Heritage (2022/04/04 - 2022/04/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
IPERION HS - Integrating Platforms for the European Research Infrastructure on Heritage Science, Portugal Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal |
2004/01 - 2004/06 | "The Greyhounds" by Amadeo de Souza-Cardoso – Looking at a painting's history
Calouste Gulbenkian Foundation, Lisbon (2004/01 - 2004/06)
Exposição (Coorganizador)
|
Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016/11/03 - 2016/11/04 | ICOM-CC International Conference: Património Cultural, Prevenção, resposta e recuperação de desastres (Moderator)
Conferência
|
ICOM-CC International Conference: Património Cultural, Prevenção, resposta e recuperação de desastres
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 | Trânsito da Virgem: estudo e tratamento de conservação e restauro de uma pintura barroca sobre tela. Reforços semirrígidos transparentes. Resina de poliéster versus resina epóxida | María Galán Torrego (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2015 | O Tríptico da Vida de Cristo – Estudo e tratamento de Pintura sobre Madeira das Igreja de São João Baptista em Tomar, atribuída à oficina de Quentin Metsys | Erica Eires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2017 - Atual | IV Encontro Luso-brasileiro de Conservação e Restauro | Fundação casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro - Brasil |
2016 - Atual | 1º Colóquio Investigações em Conservação do Património | Fine-Arts Faculty, Lisbon |
2017 - 2017 | RECH 4 - Retouching Cultural Heritage | Croation Conservation Institute |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/09/01 - 2023/12/31 | Designing of the conservation intervention Porject to be submitted to an open call for the conservation and restoration (mainly cleaning) of the oil paintings that decorate "Sala do Despacho" in the National Palace of Mafra | Parques de Sintra Monte da Lua SA, Portugal |
2023/05/01 - 2023/12/31 | Supervision of the conservation intervention and cleaning of the oil paintings (17th century) that decorate the Chapel of Mafra National Palace, Lisbon | Parques de Sintra Monte da Lua SA, Portugal |
2021/03 - 2021/12 | Development of a cleaning protocol for the intervention in an 18th century painted wooden ceiling from the Church of Misericórdia in Monção, Portugal. | NOVA CONSERVAÇÃO S. A., Portugal |
1997/01/01 - 2008/03/01 | Co-Founding member along with V. Coelho, S. Trindade and L. Trindade of the atelier K4, Lda. The atelier specialised in painting, sculpture, guilded wood, stone and mural painting. I was in charge of conservation interventions in many Portuguese monuments, in the areas of painting, sculpture and guilded wood (altarpieces). Our main clients were state institutions such as the National Museums Institute (IPM), the Portuguese Institute of Patrimony (IPPAR) the National Direction of Monuments and Buildings (DGEMN), the Calouste Gulbenkian Foundation, | K4 - Conservação e Restauro, Lda, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2004/06/13 - Atual | RTP - Entre Nós | Exhibition of the research results on "The Greyhounds" by Amadeo de Souza-Cardoso - Calouste Gulbenkian Foundation |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022/06 - Atual | Sociedade Portuguesa de Materiais - Divisão de Materiais e Património Cultural (N.º 1156) | Member |
2012 - Atual | ICOM-CC | |
2007/01 - Atual | CESMAR7 - Centro per lo Studio dei Materiali per il Restauro (N.º SC72309) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/06 - 2023/11 | VII Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/01 - Atual | International Journal of Conservation Science | |
2022 - Atual | ArtisON | |
2016 - Atual | GE-Conservacíon | International Institute for Conservation - Grupo Español |
2015 - Atual | Conservar Património | ARP - Associação Portuguesa de Conservadores Restauradores |
2014 - Atual | ECR - Estudos de Conservação e Restauro | Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes |
2014 - 2014 | RECH5 - Retouching Cultural Heritage |