???global.info.a_carregar???
Margarida Marta holds a Master degree (2003) and a PhD in Educational Sciences (2012) from the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto, Portugal. She has been an early years teacher for more than three decades, and since 2016 she has been Assistant Professor at the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto (ESE-IPP). At ESE-IPP, she teaches Professional Practice and Methods and Techniques of Socio-Educational Intervention, and supervises teaching internships at both Master Programme in Early Years Teaching and Master Programme in Early Years and Primary School Teaching. She has been collaborating in CIIE since 2003 and joined it, as integrated member, in 2015. At CIIE, she has been participating in the IdeaFor research community of practices (Identities, Democracy, School, Administration and Training), a research and advanced training group. Her scientific research interests focus on: the construction of the professional identities of early childhood educators; educational policies; on organizational issues in the public sector and in the private sector in the context of early childhood education; in the initial education of teachers and other professionals. She has been participating in a research project, funded by FCT and led by Professor Amélia Lopes, on initial teacher education. Since 2021 has been participation in the reserach project FIFTY YEARS OF TEACHING: FACTORS OF CHANGE AND INTERGENERATIONAL DIALOGUES, funded by FCT, coordinated by thes teachers Amélia Lopes e Leanete Thomas Dotta. M. Marta, published eighteen in scholarly journals, a book and six book chapters, and co-organised three scientific events.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Margarida Marta

Nomes de citação

  • Marta, Margarida

Identificadores de autor

Ciência ID
8210-15A6-83DA
ORCID iD
0000-0002-0439-6917
Researcher Id
CIÊNCIA ID 8210-15A6-83DA

Endereços de correio eletrónico

  • pre.mariamarta@aediogomacedo.com (Profissional)

Moradas

  • Diogo Macedo School Group, oh the Ministry of Education, 4415-723 , Olival, Vila Nova de Gaia, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2016/04/04 - 2024/02/11
Concluído
Avaliação Externa da Dimensão Científica e Pedagógica [External Evaluation of the Scientific and Pedagogical Dimension ] (Título de especialista)
Direção Geral de Educação, Ministério da Educação, Portugal
10 Excelente
2023/04/18 - 2023/06/27
Concluído
training workshop of Listening sitting down, listening standing up… and singing: activities for children (Outros)
Especialização em Major in Personal and Professional Development
Gaia Nascente Training Center , Portugal
Excelente, 9,3
2017/09/04 - 2017/09/05
Concluído
Promoção do Sucesso Escolar: A Escola que temos / A Escola que queremos [Promoting School Success: The School We Have / The School We Want ] (Outros)
Especialização em Major in Personal and Professional Development
Centro de formação Gaia Nascente, Portugal
9,5 Excelente
2015/11/30 - 2015/12/07
Concluído
Capacitar para a diferença através de práticas inclusivas: disseminação e partilha de experiências [ Empowering for difference through inclusive practices: dissemination and sharing of experiences] (Outros)
Especialização em Major in Personal and Professional Development
Centro de formação Gaia Nascente, Portugal
9,2 Excelente
2015/01/03 - 2015/03/20
Concluído
Avaliação e Intervenção no Domínio da Linguagem Escrita e da Numeracia [Assessment and Intervention in the Field of Written Language and Numeracy ] (Outros)
Especialização em Major in Personal and Professional Development
Centro de formação Gaia Nascente, Portugal
9,7 Excelente
2014/04/26 - 2014/06/07
Concluído
Dos Sons às Letras [ From Sounds to Letters] (Outros)
Especialização em Major in Personal and Professional Development
Universidade de Aveiro, Portugal
9,9 Excelente
2008 - 2012/04/24
Concluído
PhD in Education Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"The Construction of the identity of early childhood educators in Portugal in the first decade of the new millennium: between the public and the private" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with Distinction, unanimously
2008/10/12 - 2008/12/10
Concluído
A Prática da Avaliação do Desempenho Docente [ The Practice of Teaching Performance Assessment] (Outros)
Especialização em Major in Personal and Professional Development
Centro de formação Gaia Nascente, Portugal
Excelente
2007/12/07 - 2008/11/20
Concluído
Programa Doutoral em Ciências da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007/09/18 - 2007/12/11
Concluído
A Utilização das TIC nos processos de ensino-aprendizagem [ The Use of ICT in teaching-learning processes] (Outros)
Especialização em Major in Personal and Professional Development
Centro de formação Gaia Nascente, Portugal
2000 - 2003/09/22
Concluído
Master Education Sciences (Mestrado)
Especialização em Training, Professions and Identities
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Impact of the contexts of initial training and work in the construction of the professional identity of early childhood educators: exploratory study comparing the public sector and the sector private " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good unanimously
2000/11/23 - 2001/11/24
Concluído
FORMAÇÃO, PROFISSÕES E IDENTIDADES [TRAINING, PROFESSIONS AND IDENTITIES] (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1993 - 1997/09/30
Concluído
Degree in Education Sciences (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
16 values
1988/05/02 - 1988/05/30
Concluído
MENTALLY HANDICAPPED CHILDREN IN THE CREATER MANCHESTER AREA (Outros)
Especialização em Major in Personal and Professional Development
Crosby Meadow School , Reino Unido
1978 - 1981/06/23
Concluído
Kindergarten Teacher Course (Bacharelato)
Especialização em Magisterium (Kindergarten Teacher Course) high school in Education
Escola de Magistério Primário , Portugal
14 values
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09/01 - 2022 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/09/01 - 2024/02/12 Educador de infância (Educador de Infância) Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo, Olival, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
1998/09/01 - 2003/08/31 Educador de infância (Educador de Infância) Jardim de Infância das Cavadinhas, Pedroso, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
1988/09/01 - 1998/08/31 Educador de infância (Educador de Infância) Jardim de Infância de Valos de Igreja, Fiães, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
1988/09/01 - 1989/08/31 Educador de infância (Educador de Infância) Jardim de Infância de Lagoa, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
1983/09/01 - 1988/08/31 Educador de infância (Educador de Infância) Jardim de Infância de Barbeito, Chaves, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
1982/09/01 - 1983/08/31 Educador de infância (Educador de Infância) Jardim de Infância Folques, Arganil, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
1981/10/01 - 1982/08/31 Educador de infância (Educador de Infância) Jardim de Infância Termas do Carvalhal, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011/03 - 2013/09 Initial training of helping professionals and identities of trainers: a study of teaching and nursing
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/10/01 - 2024/12/31 Cinquenta anos de docência: fatores de mudança e diálogos intergeracionais. [FIFTY YEARS OF TEACHING: FACTORS OF CHANGE AND INTERGENERATIONAL DIALOGUES]
PTDC / CED-EDG / 1039/2021
Investigador
Em avaliação
2020 - 2022 Valorizar, Capacitar e Incluir [Appreciate, Empower and Include]
Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (NORTE 2020)
Orientador
Desativado
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Araújo, Sara Barros; Marta, Margarida; Esteves, Susana. "The role of heuristic play in early childhood teacher education: A study in a professional master programme in the Portuguese contexto". Bari, 2023.
  2. Paula Quadros-Flores; Marta, Margarida; Susana Sá. "A Metodologia de Trabalho do Projeto que Promove a Articulação entre os Níveis de Ensino [The Project Work Methodology that Promotes Articulation between Educational Levels]". 2021.
    Publicado
  3. Quadros-Flores, Paula; Marta, Margarida; Sá, Susana Marques. "The Project Work Methodology that Promotes Articulation between Educational Levels". Trabalho apresentado em 10th International Conference New Perspectives in Science Education, Florença, 2021.
    Publicado
  4. Marta, Margarida; Lopes, Amélia. "Políticas educacionais e identidades profissionais de educadores de infância dos setores público e privado em Portugal. [Educational policies and professional identities of public and private sector early childhood educators in Portugal]". Trabalho apresentado em I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente [I Luso-Brazilian Meeting on Teaching Work], Porto, 2011.
    Publicado
  5. Marta, Margarida; Lopes, Amélia (C217-77DD-823C). "Experiências de trabalho no sector público e construção de identidades de educadoras de infância [Work experiences in the public sector and building the identities of early childhood educators ]". Trabalho apresentado em X congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia: programa, resumos e actas, Braga, 2009.
    Publicado
  6. Marta, Margarida. "Impacto dos contextos de formação inicial e de trabalho na construção da identidade profissional das educadoras de infância: estudo exploratório de comparação do setor público e do setor privado. [Impact of initial training and work contexts on the construction of the professional identity of early childhood educators: an exploratory study comparing the public and private sectors].". Trabalho apresentado em Cenários da educação/formação: novos espaços, culturas e saberes [Education / training scenarios: new spaces, cultures and knowledge], Castelo Branco, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Amélia Lopes; Assunção Folque; Margarida Marta; Rita Tavares de Sousa. "Teacher professionalism towards transformative education: insights from a literature review". Professional Development in Education (2023): https://doi.org/10.1080/19415257.2023.2235572.
    10.1080/19415257.2023.2235572
  2. Sara Barros Araújo; Susana Esteves; Margarida Marta. "On becoming an infant-toddler pedagogue: perceived contributions of heuristic play in initial professional education". Early Years (2023): https://doi.org/10.1080/09575146.2023.2235096.
    10.1080/09575146.2023.2235096
  3. Ana Sabrina Ferreira; Diana Teixeira; Margarida Marta; Sara Barros Araújo. "Supervised educational practice in a daycare center: A Piklerian experience in the Portuguese context [Prática educativa supervisionada em creche: Uma experiência pikleriana em contexto português]". Revista Practicum (2021): https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v6i1.10194.
    10.24310/RevPracticumrep.v6i1.10194
  4. Marta, Margarida; Ana Sabrina; Diana Teixeira; Sara de Barros Araújo. "Prática educativa supervisionada em creche: Uma experiência pikleriana em contexto português [Supervised educational practice in daycare: A piklerian experience in a portuguese context]". 6 (2021): 59-74.
    Publicado
  5. Marta, Margarida; Lopes, A.; Lopes, Amélia; Pereira, Fátima. "A relevância profissional da formação de professores e enfermeiros no ensino superior: Uma análise a partir das identidades dos formadores. [The professional relevance of initisal education of teachers and nurses in higher education].". Ensino em Re-Vista (2019): 437-456. http://dx.doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-7.
  6. Quadros-Flores, Paula; Maria Margarida Campos Marta; Sá, Susana; Marta, Margarida. "Criatividade com avatares na Prática Educativa Supervisionada [Creatividad con avatares en la práctica educativa supervisada]". Revista Practicum V3(2) (2018): 60-76. http://hdl.handle.net/10400.22/12486.
    Publicado
  7. Marta, Margarida. "As TIC no Jardim de Infância: uma motivação pedagógica ou uma distração [ The TIC in kindergarten: a pedagogical motivation or a distraction]". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 13 (2017): 043-046. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2260.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.13.2260
  8. Dotta, Leanete Thomas; Marta, Margarida; Soares, Rosa Ester Tártato; Matiz, Luciana. "O papel das crianças e dos jovens na constituição das identidades profi ssionais de educadores/professores/ formadores de professores". (2017): http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/aletheia/article/view/3296.
  9. Pereira, Fátima; Lopes, Amélia; Marta, Margarida. "Being a teacher educator: professional identities and conceptions of professional education". Educational Research 57 4 (2015): 451-469.
    Publicado • 10.1080/00131881.2015.1078142
  10. Marta, Margarida; Thomas Dotta, Leanete; Soares, Ester. "O papel das crianças e dos jovens na constituição das identidades pro¿ssionais de educadores/ professores/formadores de professores. [The role of children and young people in the constitution of professional identities of educators/teachers/teacher educators]". REVISTA de Psicologia Aletheia 43-44 (2014): 09-23.
    Publicado
  11. Marta, Margarida; Lopes, A.; Lopes, Amélia. "Construção de identidades profissionais e educação de infância: comparação de percursos no sector público e no sector privado. [Construction of professional identities and childhood education: comparison of paths in the public and private sectors]". (2014): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/62419.
  12. Marta, M.; Lopes, A.; Pereira, F.; Leite, M.. "The professional relevance of initial education of teachers and nurses in higher education | La pertinence de la formation professionnelle des enseignants et des infirmiers dans l’enseignement supérieur: une analyse des identityés des formateurs | A relevância profissional da formação de professores e enfermeiros no ensino superior: Uma análise a partir das identidades dos formadores". Revista Lusofona de Educacao 27 27 (2014): 75-91. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84908509013&partnerID=MN8TOARS.
  13. Margarida Marta; Amélia Lopes. "Setor público e identidades profissionais em educação de infância: transformações e permanências na última década". Revista Portuguesa de Educação 25 1 (2013): 29-29. https://doi.org/10.21814%2Frpe.3015.
    10.21814/rpe.3015
  14. Marta, Margarida; Lopes, Amélia. "Setor público e identidades profissionais em educação de infância: transformações e permanências na última década. [Public sector and professional identities in pre-school education: transformations and continuities over the last decade].". Revista Portuguesa de Educação 25 1 (2012): 29-52.
    Publicado
  15. Marta, Margarida; Lopes, Amélia; Marta, Margarida; Lopes, A.; Lopes, Amélia; Marta,Margarida; Lopes,Amélia; Marta, Margarida; Universidade do Porto; Lopes, Amélia; Universidade do Porto. "As configurações identitárias dos educadores de infância do setor público e do setor privado na primeira década do séc. XXI. [ The identity configurations of public and private sector childhood educators in the first decade of the century. XXI]". Revista Lusófona de Educação 22 (2012): 159-175. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502012000300010.
    Publicado
  16. Margarida Marta; Amélia Lopes. "Setor público e identidades profissionais em educação de infância: transformações e permanências na última década". (2012): https://doaj.org/article/389d5b62000c4bbca28329af7767dd89.
  17. Marta, M.; Lopes, A.. "Identity configurations of preschool teachers in public and private sectors during the first decade of the 21st century | As configurações identitárias dos educadores de infância do setor público e do setor privado na primeira década do sée. XXI". Revista Lusofona de Educacao 22 (2012): 159-175. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878146519&partnerID=MN8TOARS.
Capítulo de livro
  1. Thomas Dotta, Leanete; Marta, Margarida. "Perceções, Sentimentos e Afetos [Perceptions, Feelings and Affections].". In A profissão docente em tempos de democracia: fatores de mudança [The teaching profession in times of democracy: factors of change]., 176-223. Porto, Portugal, 2023.
    Publicado
  2. Marta, Margarida; Dotta, Leanete; Matiz, Luciana; Lopes, Amélia. "Formação de professores e primeiros anos de ensino: cruzando níveis de ensino e gerações de professores [Teacher training and first years of teaching: Crossing education levels and generations of teachers]". In Práticas e saberes docentes: os anos iniciais em foco [Teaching practices and knowledge: The early years in focus], 52-73. Brasil, Brasil: ed. - Araraquara, SP : Junqueira & Marin, 2016.
    Publicado
  3. Lopes, Amélia; Marta, Margarida; Matiz, Luciana; Thomas Dotta, Leanete. "Formação de professores e primeiros anos de ensino: Cruzando níveis de ensino e gerações de professores". In Práticas e saberes docentes: Os anos iniciais em foco, 52-73. Araraquara: Junqueira&Marin Editores, 2016.
  4. Marta, Margarida; Lopes, Amélia. "Os Enredos do Trabalho (A)moroso dos Educadores de Infância no séc. XXI [The Plots of the Loving Work of Kindergarten Educators in the century. XXI ]". In Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança [Teaching Work and Training: Policies, Practices and Research: Bridges for change ], 5354-5367. Porto, Portugal: EDIÇÃO: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2014.
    Publicado
  5. Marta, Margarida; Thomas Dotta, Leanete; Ferreira, Elisabete; Diogo, Fernando. "O desenvolvimento da autonomia nos processos de formação de estudantes da enfermagem e do ensino superior [The development of autonomy in the training processes of Nursing and Teaching students ]". In Formação Inicial de Professores e de Enfermeiros: identidades e ambientes [Initial Education of teachers and nurses: identities and Environments], 153-168. Edição: Mais Leituras, 2013.
    Publicado
  6. Marta, Margarida; Lopes, Amélia (C217-77DD-823C); Pereira, Fátima; Sousa, Cristina. "Identidades formadoras e profissões de ajuda: o caso do ensino [Formation identities and aid professions - the case of education]". In Saber e formação no trabalho profissional relacional [Knowledge and training in relational professional work], 229-247. Brasil: Salvador/BA: EDUFBA, 2013.
    Publicado
  7. Marta, Margarida; Lopes, Amélia; Pereira, Fátima. "Identidades formadoras em formação inicial de professores no ensino superior [ Formation identities in initial teacher education in higher education]". In Ensino superior – inovação e qualidade na docência [ Higher education - innovation and quality in teaching], 5846-5860. Porto: FPCEUP-CIIE., 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Lopes, Amélia; Dotta, Leanete Thomas; Freitas, André; Rita Tavares de Sousa; Fátima Pereira; Marta, Margarida. A Profissão Docente em Tempos de Democracia: Fatores de Mudança [The Teaching Profession in Democracy: Drivers of Change]. Porto, Portugal: Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto. 2023.
    Publicado
Livro
  1. Marta, Margarida. A(s) identidade(s) dos educadores de infância em Portugal: entre o público e o privado na primeira década do novo milénio [The identity (s) of early childhood educators in Portugal: between public and private in the first decade of the new millennium]. Berlim: Novas Edições Académicas ISBN: 978-3-639-74356-2. 2015.
    Publicado
  2. A(s) identidade(s) dos educadores de infância em Portugal: entre o público e o privado na primeira década do novo milénio.. 2015.
Poster em conferência
  1. Marta, Margarida. "Percursos vividos e sentidos na comunidade educativa do AEDMO (Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo, Olival) [Experienced and experienced routes in the educational community of AEDMO (Grouping of Schools Diogo de Macedo, Olival)].". Trabalho apresentado em V Encontro de Qualidade em Educação de Infância: a creche e o Jardim de Infância como espaços de liberdade. [Quality Meeting in Early Childhood Education: the nursery and kindergarten as spaces of freedom], 2014.
  2. Marta, Margarida. "Um Olhar … pelos itinerários formativos dos Educadores de Infância [A Look ... through the formative itineraries of Kindergarten Educators].". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: Observatórios na esquina entre investigação e práticas [I International Seminar on Education and Training Observatories: Observatories on the corner between research and practices]., 2014.
  3. Marta, Margarida. "Semelhanças e diferenças nas identidades de formadores de professores e enfermeiros: contribuições heurísticas para a formação em campos profissionais. [Similarities and differences in the identities of teacher educators and nurses: heuristic contributions to training in professional fields].". Trabalho apresentado em Seminário Interno FIPAIF [Internal Seminar Initial training of helping professionals and identities of trainers: a study of teaching and nursing, 2012.
  4. Marta, Margarida. "As identidades dos educadores de infância em Portugal. [The identities of early childhood educators in Portugal].". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional – Formação, Saberes e Contextos de Trabalho [ I International Meeting - Training, Knowledge and Work Contexts], 2011.
Resumo em conferência
  1. Marta, Margarida; BárbaraTadeu; Pedro Cunha; Ana Carolino. "A Educação de Infância: O lugar da educação artística em tempos de pandemia [Childhood Education: The place of artistic education in times of pandemic]". Porto, 2022.
    Publicado
  2. Pedro Cunha; Ana Carolino; Bárbara Tadeu; Marta, Margarida. "As Expressões Artísticas no 1.º CEB em Tempos de Pandemia [ Artistic Expressions in the 1st CEB in Pandemic Times]". Porto, 2022.
    Publicado
  3. Dotta, Leanete Thomas; Fátima Pereira; Marta, Margarida. "40 anos na Educação de Infância – uma aproximação a partir das histórias de vida de duas educadoras [40 years in Childhood Education – an approach from the life stories of two educators]". Porto, 2022.
    Publicado
  4. Marta, Margarida; Ana Fernandes; Soraia Nascimento. "As práticas educativas dentro e fora do jardim de infância [Educational practices inside and outside kindergarten]". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional de Formação na Docência [5th International Conference on Teacher Education], Bragança, 2020.
    Publicado
  5. Marta, Margarida; Paula Quadros-Flores; Susana Sá. "Articulação curricular entre níveis educativos: que estratégia pedagógica? [Curricular articulation between educational levels: what pedagogical strategy?]". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional de Formação na Docência [5th International Conference on Teacher Education], Bragança, 2020.
    Publicado
  6. Marta, Margarida; Quadros-Flores, Paula; Pinto, Cristiana; Faria, Catarina. "Comunicação e arte vividas entre contextos educativos. [Communication and art lived between educational contexts]". Trabalho apresentado em I Encontro Nacional da Formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico. [ National Meeting of Linguistic Training to Educational Practices in Childhood Education and Basic Education]], Porto, 2019.
    Aceite para publicação
  7. Marta, Margarida; Nascimento, Soraia; Fernandes, Ana Iolanda. "As vivências ecológicas no Jardim de infância. [Ecological experiences in kindergarten ].". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional EXPRESSA – Re-Imaginar a Comunicação Científica em Educação [ EXPRESSA International Seminar - Re-Imagining Scientific Communication in Education], Porto, 2019.
    Aceite para publicação
  8. Marta, Margarida. "Trilhos e cadilhos na con(vivência) entre contextos educativos. [Rails and locks in the (con) experience between educational contexts]". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional EXPRESSA – Re-Imaginar a Comunicação Científica em Educação [ EXPRESSA International Seminar - Re-Imagining Scientific Communication in Education], Porto, 2019.
    Aceite para publicação
  9. Marta, Margarida; Quadros-Flores, Paula; Araújo, Maria José. "E-book-emos: educação para a autonomia e criatividade digital no âmbito de um CTeSP [E-book-emos: education for digital autonomy and creativity in the context of a CTeSP].". Trabalho apresentado em Fórum Interno do Instituto Politécnico do Porto [ Internal Forum Polytechnic Institute of Porto], Porto, 2019.
    Publicado
  10. Marta, Margarida; Quadros-Flores, Paula; Sá, Susana. "Recursos tecnológicos digitais na educação pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico. [Digital technological resources in pre-school education and the first cycle of basic education]". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional Formação na Docência [III International Conference on Teacher Education]., Bragança, 2018.
    Publicado
  11. Marta, Margarida; Quadros-Flores, Paula; Sá, Susana. "Aprender a aprender com tecnologia digital em ambiente formal e informal. [Learn to learn with digital technology in a formal and informal environment]". Trabalho apresentado em III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação [International Colloquium on Social Sciences of Education], Braga, 2018.
    Publicado
  12. Marta, Margarida. "As TIC no Jardim de Infância: uma motivação pedagógica ou uma distração?[The TIC in kindergarten: a pedagogical motivation or a distraction].". Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português, Braga, 2017.
    Publicado
  13. Marta, Margarida. "Um Olhar… pelos itinerários formativos dos Educadores de Infância [A Look ... through the formative itineraries of Kindergarten Educators]". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: Observatórios na esquina entre investigação e práticas. [I International Seminar on Education and Training Observatories: Observatories on the corner between research and practices]., Porto, 2014.
    Publicado
  14. Marta, Margarida; Lopes, Amélia. "The strengthening of the educational of preschool education in portugal in the first decade of the 21st century". Trabalho apresentado em 15th Biennial ISATT Conference, Braga, 2011.
    Publicado
  15. Marta, Margarida; Lopes, Amélia. "Identity changes in pre-school teachers over the last ten years". Trabalho apresentado em The European Conference on Education Research, Finlândia, 2010.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Marta, Margarida. "A construção da identidade dos educadores de infância em Portugal na primeira década do novo milénio: entre o público e o privado [The construction of the identity of early childhood educators in Portugal in the first decade of the new millennium: between the public and the private]". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2012.
  2. Maria Margarida Campos Marta. "Impacto dos contextos de formação inicial e de trabalho na construção da identidade profissional das educadoras de infância: estudo exploratório de comparação do sector público e do sector privado. [Impact of initial training and work contexts on the construction of the professional identity of early childhood educators: an exploratory study comparing the public and private sectors]". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2003. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/23423.

Outros

Outra produção
  1. Being a teacher educator: professional identities and conceptions of professional education. 2015. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. 0013-1881.
    10.1080/00131881.2015.1078142
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/18 Initial professional education for working with infants and toddlers: The perceived role of heuristic play
(Porto, Portugal)
2024/07/12 50 anos de docência: prática profissional de professores portugueses [50 years of teaching: professional practice of Portuguese teachers]
(Porto, Portugal)
2024/02/02 Prática Profissional de Professores Portugueses nos últimos 50 anos [Professional Practice of Portuguese Teachers over the last 50 years]
(Braga, Portugal)
2023/10/26 Teachers Traits of Agency: life stories of Portuguese teachers
(Braga, Portugal)
2023/08/21 Traits of agency in Portuguese teachers: 50 years of teaching
(Glasgow, Reino Unido)
2023/07/03 The role of heuristic play in early childhood teacher education: A study in a professional master programme in the Portuguese contexto.
(Bari, Itália)
2022/07/08 40 anos na Educação de Infância – uma aproximação a partir das histórias de vida de duas educadoras [40 years in Childhood Education – an approach from the life stories of two educators]
(Porto, Portugal)
2022/07/07 A Educação de Infância: O lugar da educação artística em tempos de pandemia [Childhood Education: The place of artistic education in times of pandemic]
(Porto, Portugal)
2022/07/07 As Expressões Artísticas no 1.º CEB em Tempos de Pandemia [Artistic Expressions in the 1st CEB in Pandemic Times]
(Porto, Portugal)
2019/12/17 Comunicação e arte vividas entre contextos educativos [Communication and art lived between educational contexts] I Encontro Nacional da Formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico. [National Meeting of Linguistic Training to Educational Practices in Childhood Education and Basic Education]
Escola Superior da Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2019/10/25 As vivências ecológicas no Jardim de Infância. [Ecological experiences in kindergarten]. II Seminário Internacional EXPRESSA – Re-Imaginar a Comunicação Científica em Educação [EXPRESSA International Seminar - Re-Imagining Scientific Communication in Education]
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/10/24 Trilhos e cadilhos na (con)vivência entre contextos educativos. [Rails and locks in the (con) experience between educational contexts] II Seminário Internacional EXPRESSA – Re-Imaginar a Comunicação Científica em Educação [EXPRESSA International Seminar - Re-Imagining Scientific Communication in Education]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2018/09/25 Pensar a Educação nos Processos de Construção da Autonomia e Emancipação. [Thinking Education in the Processes of Building Autonomy and Emancipation] Mantle of the Expert: Developing innovative teaching strategies to improvide entrepreneurial skills and enhance performance of disadvantaged learners, and facilitate integration in schools
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
2018/05/10 E-book-emos: educação para a autonomia e criatividade digital no âmbito de um CTeSP [E-book-emos: education for digital autonomy and creativity in the context of a CTeSP] Fórum Interno do Instituto Politécnico do Porto [Internal Forum Polytechnic Institute of Porto]
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2018/05/04 Recursos tecnológicos digitais na educação pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico [Digital technological resources in pre-school education and the first cycle of basic education]. III Encontro Internacional de Formação na Docência – INCTE 2018 [III International Conference on Teacher Education].
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2018/02/09 Aprender a aprender com tecnologia digital em ambiente formal e informal [Learn to learn with digital technology in a formal and informal environment]. III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação [International Colloquium on Social Sciences of Education]
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/09/07 As TIC no Jardim de Infância: uma motivação pedagógica ou uma distração. [The TIC in kindergarten: a pedagogical motivation or a distraction] XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/07/06 As narrativas de formação como prática de auto e hétero supervisão para a construção do saber profissional docente [Training narratives as self and heritage supervision practice for the construction of teaching professional knowledge] XIV Symposium Internacional sobre el Practicum Las Práticas Externas: recursos para un prácticum de calidad
Asociación para el desarrollo del Prácticum y de las Prácticas Externas: Red de Prácticum (REPPE), ( Poio, Pontevedra, Espanha)
2015/05/09 Fronteiras, desafios e possibilidades na (Re)construção do ser Educador e Professor. [Frontiers, challenges and possibilities in the (Re) construction of being an Educator and Teacher] Seminário de Educação [Education Seminar]
Instituto Piaget (V.N. de Gaia, Portugal)
2013/11/02 Os enredos do trabalho (a)moroso dos educadores de infância no Séc. XXI. [The plots of the loving work of early childhood educators in the 21st century] II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013/09/09 Being a teacher educator: professional identities and conceptions of the professional being trained European Educational Research Association (EERA)
University of Istambul (Turquia)
2013/06/28 Initial Teacher Education and school' crisis: some research issues to reflect about teacher work 1st International Conference of Reimagining Schooling
University of Macedonia Thessaloniki (Grécia)
2012/06 Identidades formadoras em formação inicial de professores do ensino superior [Formation identities in initial training of higher education teachers] Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU)
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (Porto, Portugal)
2012/03/08 Identidades formadoras e profissões de ajuda – o caso do ensino [Formation identities and aid professions - the case of education] I International Seminar “Initial Education of Helping Professionals
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (Porto, Portugal)
2012 Teachers as helping professionals and teacher educator’ identities: some exploratory data The European Conference on Education Research (ECER 2012)
(Cadiz, Espanha)
2012 Educating teachers as helping professionals: A study on teachers educators’ identities and school training climate Educational and training researches: Issues and challenges today: XVII Conference of AMSE-AMCE-WAER
Université de Reims (Reims, França)
2011/11/03 Políticas educacionais e identidades profissionais de educadores de infância dos setores público e privado em Portugal [Educational policies and professional identities of public and private sector early childhood educators in Portugal] I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente
(Maceió / Alagoas no Brasil, Brasil)
2011 The strengthening of the educational of preschool education in portugal in the first decade of the 21st century 15th Biennial ISATT Conference
Universidade de Minho (Braga, Portugal)
2010 Identity changes in pre-school teachers over the last ten years The European Conference on Education Research
Universidade de Helsínquia - Finlândia (Finlândia)
2009/10/21 Mudanças ocorridas na última década na definição identitária de educadores de infância. [Changes occurred in the last decade in the identity definition of early childhood educators] I Seminário Internacional do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação [ I International Seminar of the Doctoral Program in Education Sciences,]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2009/07/09 Experiências de trabalho no setor público e construção de identidades de educadores de infância. [Work experiences in the public sector and building the identities of early childhood educators] X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Braga, Portugal)
2008/02/03 Construção de identidades profissionais em educação de infância: comparação de percursos no setor público e no setor privado. [[Construction of professional identities and childhood education: comparison of paths in the public and private sectors] I Congresso Internacional em Estudos da Criança, Infâncias Possíveis, Mundos Reais [I International Congress on Child Studies, Possible Childhoods, Real Worlds]
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2005/11/24 A identidade profissional das educadoras de infância e seus contextos [The professional identity of early childhood educators and their contexts] 1.º Encontro Escola, Currículo e Formação de Identidades [Meeting School, Curriculum and Identity Formation]
Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) - Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (Porto, Portugal)
2005/04/07 Impacto dos contextos de formação inicial e de trabalho na construção da identidade profissional das educadoras de infância: estudo exploratório de comparação do setor público e do setor privado. [Impact of initial training and work contexts on the construction of the professional identity of early childhood educators: an exploratory study comparing the public and private sectors] Cenários da educação/formação: novos espaços, culturas e saberes. [Education / training scenarios: new spaces, cultures and knowledge]
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Castelo Branco, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/05/27 - Atual O lugar e o tempo da arte na educação [The place and time of art in education ] (2022/05/27)
Encontro (Coorganizador)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2020/01/10 - 2020/01/10 Educação de Infância e Políticas Públicas: diálogos transatlânticos. [Childhood Education and Public Policy: transatlantic dialogues] (2020/01/10 - 2020/01/10)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020/01/10 - 2020/01/10 Políticas educativas e sociais" no Seminário “Educação de Infância e Políticas Públicas: Diálogos Transatlânticos [Educational and social policies "at the Seminar“ Childhood Education and Public Policies: Transatlantic Dialogues] (2020/01/10 - 2020/01/10)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013/11/02 - 2013/11/02 Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional [Teaching Work and Professional Development] In II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação: Políticas, práticas e investigação – pontes para a mudança [II Luso-Brazilian Meeting on Teaching and Training: Policies, practices and research - bridges for change] (2013/11/02 - 2013/11/02)
Mesa-redonda (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/05/27 - Atual O lugar e o tempo da arte na educação [The place and time of art in education]
Encontro
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2022/04/29 - Atual Administração e Lideranças Escolares no Feminino [School Administration and Leadership for Women ]
Encontro
2022/03/25 - Atual Outras geografias em educação: descolonizar a escola e as identidades [Other geographies in education: decolonizing school and identities ]
Encontro
2022/01/28 - Atual Formação de Professores e prática profissional: desafios e Possibilidades [ Teacher training and professional practice: challenges and possibilities]
Encontro
2021/11/26 - Atual Ensino Superior e Identidades Académicas em mudança [ Higher Education and Changing Academic Identities]
Encontro
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021/10/28 - Atual Bibliografias e ciclos de vida dos professores: os últimos 50 anos [ Bibliographies and teacher life cycles: the last 50 years]
Encontro
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2021/03/01 - Atual I Seminário RAPPE do Projeto Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: um estudo de caso sobre a formação de professores na província do Bié/ I Seminário RAPPE [I RAPPE Seminar of the Cooperation for Quality Development Project: a case study on teacher training in the province of Bié/ I RAPPE Seminar ]
Seminário
2021/02/21 - Atual Seminário EEPN (European Education Policy Network) APRESENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTOS
Seminário
2018/03/17 - Atual A Educação da Primeira Infância [Early Childhood Education ]
Conferência
Encontro XVIII Ser Bebé (Porto)
Associação Profissional de Educadores de Infância (APEI), Portugal
2023/07/06 - 2023/07/06 Seminário Nacional do Projeto 50 Anos de Docência: Fatores de Mudança e Diálogos Intergeracionais FYT-ID [FYT-ID Project National Seminar]
Seminário
Profissão Docente em Tempos de Democracia [Teaching Profession in Times of Democracy]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/02/03 - 2021/02/05 Abordagem transversal do currículo através do trabalho de projeto [Cross-curricular approach through project work ]
Seminário
Direção Geral de Educação, Ministério da Educação, Portugal
2021/01/25 - 2021/01/25 Espaços de recreio escolar em tempos de pandemia [School playgrounds in times of a pandemic ]
Mesa-redonda
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal
2020/01/10 - 2020/01/10 Educação de Infância e Políticas Públicas: Diálogos Transatlânticos [ Childhood Education and Public Policy: Transatlantic Dialogues]
Conferência
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/10/24 - 2019/10/25 EXPRESSA – Re-Imaginar a Comunicação Científica em Educação [ EXPRESSA - Re-Imagining Scientific Communication in Education]
Seminário
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/05/20 - 2019/05/20 Resiliencia y discapacidad intelectual en entornos residenciales: acercamiento desde las historias de vida y las estructuras narrativas
Conferência
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/11/16 - 2018/11/16 Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1º e 2º CEB [Innovate with ICT in Initial Teacher Education to promote methodological renewal in Pre-school Education and in the 1st and 2nd CEB ]
Seminário
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2018/06/26 - 2018/06/27 Seminário Internacional Managing for @ School of Success [International Seminar Managing for @ School of Success ]
Seminário
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/05/04 - 2018/05/05 III Encontro Internacional de Formação na Docência – INCTE 2018
Conferência
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2018/04/06 - 2018/04/07 O futuro da educação e dos educadores-professores [The future of education and teacher educators ]
Seminário
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2018/03/15 - 2018/03/15 Educação Profissional em contextos integrados: Um caminho para a inovação educacional [Professional Education in integrated contexts: A path to educational innovation]
Conferência
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2018/02/08 - 2018/02/10 Infância(s) e Juventude(s) na educação Contemporânea [Childhood (s) and Youth (s) in Contemporary Education ]
Congresso
III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
2017/09/06 - 2017/09/08 XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Congresso
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
2017/06/03 - 2017/06/03 II Encontro Nacional PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar [II National Meeting PIC.TIC: Programming, Innovation and Creativity in the 1st CEB and Pre-School ]
Encontro
Universidade de Aveiro, Portugal
2013/11/01 - 2013/11/03 II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação [ II Luso-Brazilian Meeting on Teaching Work and Training]
Encontro
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013/09/27 - 2013/09/27 Principles for teachere education programes and pratices
Conferência
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013/07/09 - 2013/07/09 Seminário Internacional do Projeto FIPAIF – Formação Inicial de profissionais de ajuda e identidades de formadores: Um estudo sobre o ensino e a enfermagem [International Seminar of the FIPAIF Project - Initial Training of Aid Professionals and Trainers' Identities: A Study on Teaching and Nursing]
Seminário
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012/04/05 - 2012/04/05 Higher Education for new nurses and teachers: the practice and identity of the professional educators
Conferência
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011/10/14 - 2011/10/15 Trabalho Docente, Narratividade e Subjetividade [Teaching Work, Narrativity and Subjectivity]
Seminário
I Seminário Internacional
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011/07/05 - 2011/07/08 15th Biennial ISATT Conference
Conferência
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
2011/06/17 - 2011/06/18 II Conferência Nacional de Educação de Infância [II National Conference on Childhood Education ]
Conferência
Direção Geral de Educação, Ministério da Educação, Portugal
2009/12/03 - 2009/12/03 The Visible Preschool Control and Resistance
Seminário
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008/12/13 - 2008/12/13 União Europeia e Políticas de Educação e Formação [ European Union and Education and Training Policies]
Conferência
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008/12/10 - 2008/12/10 Escola Contemporânea e Desafios na Formação de Professores [Contemporary School and Challenges in Teacher Education ]
Conferência
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008/12/09 - 2008/12/09 Processo Criativo: descobrir problemas, inventar soluções [Creative Process: discovering problems, inventing solutions ]
Conferência
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008/10/28 - 2008/10/28 Interpreting art through metaphors
Conferência
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007/03/03 - 2007/03/03 Coesão e Diálogo [Cohesion and Dialogue ]
Conferência
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/05/13 Interação Adulto-Criança: O Respeito pela Individualidade da Criança [Adult-Child Interaction: The Respect for the Individuality of ]Child
Arguente
Ana Rita Cavaco Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/07/19 Relatório de Estágio [Internship Report]
Arguente
Mónica Raquel da Silva Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2023/05/12 Relatório de Estágio [Internship Report]
Arguente
Denise Marques Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2023/05/11 Relatório de estágio [Internship report]
Arguente
Maria Inês Reis Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2023/04/21 Assessment of Learning in the Municipal Education Network of Maceió: policies, conceptions and teaching practices [A avaliação da Aprendizagem na Rede Municipal de Educação de Maceió: políticas, concepções e práticas docentes]
Arguente principal
Eliane Maria Teodoro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/12/22 Implementação de medidas de prevenção e controlo da pandemia Covid-19: A perspetiva da coordenação pedagógica na educação pré-escolar [Implementation of prevention and control measures for the Covid pandemic -19: The perspective of pedagogical coordination in pre-school education]
Arguente principal
Sara Raquel Oliveira Coelho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2022/12/02 Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância: processos, aprendizagens e a transição para o 1.º Ciclo do Ensino Básico [Reflecting and investigating Pedagogical Practice in Early Childhood Education: processes, learning and the transition to 1. º Cycle of Basic Education]
Arguente principal
Soraia Martins Soarez (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2022/07/25 Brincadeiras das crianças no contacto com áreas delimitadas no espaço exterior natural - perceção de educadores de infância, professores do 1.ºCEB e crianças [ Children's play in contact with delimited areas in the natural outdoor space - perception of kindergarten teachers, 1st ºCEB teachers and children]
Arguente
Leonor Ortigão de Oliveira Teixeira da Rocha (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2022/07/14 Relatório de Estágio [Internship Report]
Presidente do júri
ANA FILIPA MORAIS GUIMARÃES (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/14 Relatório de Estágio [Internship Report]
Presidente do júri
ISABEL JOÃO DA SILVA CARNEIRO FERREIRA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/14 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
HUGO FIGUEIREDO SÁ (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/13 Relatório de Estágio [Internship Report]
Presidente do júri
DIANA LUÍSA GONÇALVES PATRÍCIO (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/13 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
BÁRBARA PATRÍCIA SILVA TEIXEIRA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/13 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
CATARINA PEREIRA DA SILVA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/13 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
HELENA MARIA FERNANDES DA SILVA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/13 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
ANDREIA ALEXANDRA DA SILVA PEREIRA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/12 Relatório de Estágio [Internship Report]
Presidente do júri
Tânia Filipa Moreira de Magalhães (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/12 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Ana Catarina Silva Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/12 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Susana Raquel Martins Queirós Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2022/05/09 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Luciana Marina Balio Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2022/05/09 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Angela Oliveira Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/12/21 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Íris Emanuela Pires Soares de Pinho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/12/21 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Ana Miguel de Sousa Gutierres (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/12/20 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Mariana Areias de Almeida Loureiro Portugal (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/11/23 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Maria Catarina Pereira Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/11/22 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Leonor Pinto da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/26 Relatório de Estágio [Internship Report]
Arguente
Ana Raquel da Silva Nunes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/22 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Inês de Freitas Machado Faria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/21 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Sara Daniela da Costa Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/21 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Joana Filipa Gonçalves Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/21 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Catarina Maria Capela Novais Pinho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/21 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Carlota Bastos Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/21 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Ana Isabel Marques Carneiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/20 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Patrícia Sofia Azevedo Rodrigues (Mestrado)
2021/07/20 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Márcia Daniela Soares Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/20 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Ana Catarina Costa e Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/20 Relatório de Estágio [Internship Report]
Presidente do júri
Mariana do Couto Gonçalves Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/19 Relatório de Estágio [Internship report ]
Orientador
Maria Francisca de Sá Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/19 Relatório de estágio [Internship report]
Orientador
Maria dos Reis Vilela (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/19 Relatório de estágio [Internship report]
Orientador
Isabel Brito Ferreira Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/19 Relatório de estágio [Internship report]
Orientador
Daniela Alexandra Dias Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/19 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Ana Sofia Caetano Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/07/19 Relatório de Estágio [Internship Report]
Orientador
Ana Catarina Macedo Peres (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/12/23 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Ana Amélia Alves Pinho (Mestrado)
2020/12/17 O papel dos gestores escolares na educação pré-escolar da RAM [The role of school managers in preschool education in RAM]
Arguente
Filipa Manuela Freitas Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2020/11/24 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Catarina Isabel da Silva Neto (Mestrado)
2020/11/16 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Patrícia Alves Ferreira (Mestrado)
2020/11/16 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Salomé José Roque Mendes (Mestrado)
2020/11/16 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Sandra Cristina Santos Crisóstomo (Mestrado)
2020/09/24 Educação Ambiental Crítica no Jardim de Infância e formação contínua de educadores: contributos de um projeto de investigação-ação [Critical Environmental Education in Kindergarten and continuing education of educators: contributions of an action-research project]
Arguente
Natália Gladcheff Zanon (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/09/16 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Ana Isabel Marques Sousa (Mestrado)
2020/09/16 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Andreia Filipa Mendes Pinto (Mestrado)
2020/07/23 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Catarina Mesquita Pinheiro Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/22 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Susana Margarida Cruz Ferreira (Mestrado)
2020/07/22 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Marina Daniela Queirós Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/22 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Maria Rui Azevedo de Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/22 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Maria Carolina da Cunha Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/22 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Joana Ortigão de Oliveira Matos Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/21 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Maria Emília Antunes Ribeiro Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/21 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Joana Cristina Vieira Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/21 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Cátia Sofia Monteiro Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/20 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Catarina Barbosa Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/17 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Vanessa Almeida Silva (Mestrado)
2020/07/17 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Bibiana Elisabete Carneiro Dias da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/17 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Ana Rita Portugal Remígio (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/17 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Ana Mafalda Gonçalves de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/17 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Ana Filipa Ribeiro e Castro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/16 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Vera Lúcia Mourão Tavares e Sá (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/16 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Sara Figueiredo Arrepia (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/16 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Filipa Tinoco Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/16 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Diana Isabel Oliveira Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/16 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Diana Avelina da Mota Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/15 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Cláudia Alexandra Gomes Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/15 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Anabela Oliveira Fardilha (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/04/16 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Patrícia de Almeida Brandão (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2020/04/16 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Ana Isabel Teixeira da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/12/02 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Ana Catarina Teixeira Bicho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/11/13 Gestão e Mediação na Infância: Emoções e Comportamentos no 1.º CEB. [Childhood Management and Mediation: Emotions and Behavior in the 1st CEB]
Arguente
Ana Filipa Martins da Silva Mendes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/10/10 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Diana da Silva Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09/18 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Vânia Patrícia Galvão de Melo Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09/16 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Ana Rita Patrício (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09/16 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Carla Sofia Pinho Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09/16 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Francisca Vasques de Carvalho Guimarães (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/18 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Patrícia Alexandra Ribeiro Castro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/12 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Cátia Sofia Martinho Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/12 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Joana Isabel Ferreira Baptista (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/12 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Joana Isabel Moreira de Castro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/12 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Soraia Inês Gonçalves do Nascimento (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/12 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Rita Isabel Pinto de Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/11 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Ana Iolanda Moreira Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/11 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Inês Campos Neves Pires Gameiro (Mestrado)
2019/07/11 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Rute Alexandre Carvalho Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/11 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Marta Ferreira Sampaio (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/10 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Mariana Pinto Saraiva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/10 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Joana Cristina dos Santos Barbosa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/10 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Bruna Manuela Tavares de Sá (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/10 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Eva Inês Sarmento Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/10 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Estrela Oliveira Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/09 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Verónica Pereira Chibante (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/08 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Tânia Raquel Cruz de Jesus (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/08 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Sara Gonçalves Dias da Costa Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/08 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Ana Cláudia Telo Lucas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/07 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Cátia Alexandra Gaspar Pires, (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/04/09 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Maria Clara Megre Ferreira Amorim Lousada (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019/04/09 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Rita Sofia Crespo de Magalhães (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/04/09 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Mara Eduarda Monteiro Mussagy (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019/04/09 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Ana Catarina Coutinho Magalhães (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019/04/04 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Ana Carina Dias Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/12/18 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Carla Cristina Ferreira Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/09/14 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Andreia das Rocha Tomé (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/09/14 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Ana Catarina Alves dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/07/13 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Ana Sofia Araújo Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/07/13 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Joana Rita Ramos Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/07/12 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Joana Marques Pinto Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/07/12 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Patrícia Alexandra de Castro Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/07/12 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Ana Filipa Fontes Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/07/12 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Ana Sofia Silva Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/07/12 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Mariana Filipa Moreira Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/07/11 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Ana Filipa Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/07/11 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Ana Isabel Correia da Silva Graciano (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/07/10 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Maria João Alves Andrade e Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/07/10 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Maria Manuel Pereira Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/07/10 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Tânia Filipa Santos Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/07/10 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Vânia Edite Vieira Baptista (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/07/09 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Cláudia Maria Ferreira Falcão (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/07/09 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Cristiana Alexandra da Costa Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/07/09 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Cristiana Manuela Moreira de Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/07/09 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Francisca Inês Ferreira Seixas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/04/04 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Ana Rita Moreira Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/04/04 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Ana Sofia do Vale Ferreira da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017/09/14 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Tatiana José Gouveia Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/14 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Tatiana José Gouveia Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/14 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Sofia Rocha Capela (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/13 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Patrícia Cristina Soares Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/13 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Sara Daniela de Sousa Simões (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/13 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Sofia Elisabete Carvalho Vieira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/13 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Luísa Cardoso Afonso Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/13 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Susana Ferreira da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/12 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Inês Manuela Figueiredo Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/12 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Liliana Patrícia Ferreira de Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/11 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Ana Micaela Dias Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/11 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Ana Paula da Silva Figueiredo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/11 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Carla Filipa Teixeira Castro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/11 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Carolina Pereira Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/11 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Ana Luísa Santos Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/13 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Ana Luísa Alves da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/13 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Ana Edite Bandeira Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/13 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Flávia Regina Silva Pacheco (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/12 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Ana Catarina Pereira Anselmo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/12 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Andreia Sofia Oliveira Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/12 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Catarina da Silva Amado (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/11 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Ana Isabel Lopes Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/11 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Maria de Queirós Bouça Ribeirinho Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/11 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Tatiana Jorge da Silva Vidal (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/11 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Vanessa Sofia Marques Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/11 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Marta Junqueira Paula Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/10 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Alexandra Ferreira Rebelo de Barros (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/10 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Ana Sofia Guimarães Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/10 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Daniela Filipa Ribeiro Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/10 Relatório de Estágio [Internship report]
Orientador
Mariana Isabel Ferreira de Melo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/04 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Diana Margarida Resende dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/04 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Daniela Sofia Teixeira Coelho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07/04 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Ana Sofia Bento Pedrosa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/05/19 As Emoções nas Organizações. A liderança emocional como fator de sucesso. [Emotions in Organizations. Emotional leadership as a success factor]
Arguente
Ângelo Miguel Pereira Dias (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Braga, Portugal
2017/05/19 Insucesso Escolar: uma política de escola no reforço da aprendizagem dos alunos. [School failure: a school policy to reinforce student learning]
Arguente
Elisabete Maria Ferreira Bezerra Dias (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Braga, Portugal
2017/04/05 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Joana Margarida Moreira Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/04/05 Relatório de Estágio [Internship report]
Presidente do júri
Cátia Daniela Cardoso Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/04/05 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Cláudia Daniela Leal da Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/04/05 Relatório de Estágio Mestrado em Educação Pré- Escolar [Internship report]
Arguente
Cláudia Maria da Costa Miranda (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2016/12/17 Potencialidades das Tecnologias da Informação e da Comunicação na sala de aula. [Potentialities of Information and Communication Technologies in the classroom]
Arguente
Rui Filipe Jorge Dias (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2016/12/17 Os Elementos Naturais como Recursos Pedagógicos. [Natural Elements as Pedagogical Resources]
Arguente
Salette da Silva Morais (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget, Vila Nova de Gaia, Portugal
2016/04/12 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Sara Filipa Oliveira Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2016/01/26 O meio envolvente como potenciador na descoberta do mundo. [The environment as an enhancer in the discovery of the world]
Arguente
Vanessa Fernandes Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2016/01/26 A sala de atividades como espaço de intencionalidade pedagógica. [The activity room as a space for pedagogical intentionality]
Arguente
Cláudia Manuela Cunha Paiva (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2016/01/26 Os meus pequenos cientistas. [My little scientists]
Arguente
Ana Daniela Moreira da Cunha Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2015/07/30 Contributos das histórias e memórias para a oralidade e abordagem à escrita. [Contributions of stories and memories to orality and approach to writing]
Arguente
Marisa Martins Carvalho (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2015/07/13 Relatório de estágio [Internship report]
Arguente
Cátia Adosinda Costa Nunes, (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2015/07/13 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Cláudia Gabriela Alves Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2015/03/25 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Sofia Isabel Vieira Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2014/12/16 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Cândida Maria Almeida Borges (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2014/11/16 Explorar leituras – Práticas Animadas. [ Explore readings - Animated Practices]
Arguente
Filipa João Meireles Macias (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2014/07/14 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Ana Sofia Rodrigues da Costa Gomes, (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2014/06/19 Relatório de Estágio[Internship report]
Arguente
Juliana Raquel Pinheiro Madureira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2014/06/19 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Joana Alexandra Monteiro Barbosa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2014/03/19 Relatório de Estágio [Internship report]
Arguente
Catarina Alexandra Magalhães Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2013/12/17 Brincar, aprender e aplicar a matemática em Educação Pré-Escolar. [Play, learn and apply math in Pre-school Education]
Arguente
(Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2013/12/17 Aprender matematicando na Educação Pré-Escolar. [Learning mathematics in pre-school education]
Arguente
Ana Filipa Ferreira da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2013/12/17 Brincar, aprender e aplicar a matemática em Educação Pré-Escolar. [ Play, learn and apply math in Pre-school Education]
Arguente
Carla Sofia Pereira Tavares Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2013/12/11 O papel da reflexão colaborativa entre pares na transformação das práticas. [The role of peer collaborative reflection in transforming practices]
Arguente
Eduarda Maria Prudente Jesus Fontes de Morais (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2013/12/11 A supervisão dos processos pedagógicos e organizacionais na escola. [Supervision of pedagogical and organizational processes at school]
Arguente
Maria Isabel Ribeiro da Costa Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2013/11/19 Projetar os espaços curriculares à luz de uma pedagogia em participação [Design curricular spaces in the light of a pedagogy in participation]
Arguente
Joana Filipa da Silva Pinhal (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2013/11/19 Projetos e trajetos (com)sentidos. [Projects and directions (with) directions]
Arguente
Maria de Lá Salete Ferreira Braz (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2013/11/18 Educação para a saúde: projeto vivido, sentido e refletido. [Health education: a lived, felt and reflected project]
Arguente
Bárbara Cristina Costa Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2013/11/18 Implement(ações) e Experiment(ações) das TIC em Educação Pré-Escolar. [Implementation (actions) and Experiment (actions) of ICT in Pre-School Education]
Arguente
Cláudia Jorge da Mota Soares Brandão (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2013/07/24 Rentabilizar diferentes saberes perspetivando uma formação global. [Making the most of different types of knowledge with a view to global training]
Arguente
Ana Lúcia Alves Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2013/07/24 À Descoberta dos conteúdos com o lúdico. [Discovering content with playfulness]
Arguente
Carina Liliana Gomes Coelho (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2013/07/24 A Ludicidade como estratégia de aprendizagem. [Ludicity as a learning strategy]
Arguente
Lúcia Gisela Dinis Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2012/07/11 Caminho para a Motivação do Ensino-Aprendizagem. [ Path to Teaching-Learning Motivation]
Arguente
Maria Prazeres do Carmo Barbosa Mendes (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2012/07/11 Gerações de afeto: O papel educativo dos avós em idade pré-escolar e 1.º CEB [Generations of affection: The educational role of grandparents in pre-school age and 1st CEB ]
Arguente
Helena Isabel Rosa Borges (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/07 - 2022/07 I Congresso Escola, Identidades e Democracia [I Congress School, Identities and Democracy]
2019/10/24 - 2019/10/25 II Seminário Internacional EXPRESSA – Re-Imaginar a Comunicação Científica em Educação [EXPRESSA International Seminar - Re-Imagining Scientific Communication in Education] Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2009/09/01 - 2016/08/31 Avaliadora externa de desempenho profissional de educadores de infância no Centro de Formação Gaia Nascente. [External evaluator of professional performance of early childhood educators at the Gaia Nascente Training Center]
Avaliador
Ministério da Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/02/10 - Atual Gestão de conflitos na escola [Conflict management at school ] (Outros)
2020/02/17 - Atual Estágio [ProfessionalTraineeship] (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2021/11/16 - 2021/11/16 FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO E DE COOPERAÇÃO NOS ESTÁGIOS [INITIAL TEACHER EDUCATION: OBSERVATION AND COOPERATION PRACTICES IN INTERNSHIPS] (Licenciatura)
2020/10/13 - 2020/10/29 Continuidade educativa e transições entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico [Educational continuity and transitions between pre-school education and the 1st cycle of basic education] (Outros) Direção Geral de Educação, Ministério da Educação, Portugal
2019/09/23 - 2020/01/14 Métodos e Técnicas de Intervenção Socioeducativa - E_MTIS_ACJ (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09/01 - 2020 Supervisão na Educação de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico [ Supervision in Childhood Education and in the 1st Cycle of Basic Education] (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2019/02/21 - 2019/06/13 Iniciação à Prática Profissional II: Observação e Cooperação nos Contextos Educativos [Initiation to Professional Practice II: Observation and Cooperation in Educational Contexts] (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2018/09/24 - 2019/01/14 Métodos e Técnicas de Intervenção Socioeducativa - E_MTIS_ACJ (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2018/02/26 - 2018/07/05 Estágio [ProfessionalTraineeship] (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2018/02/13 - 2018/06/14 Iniciação à Prática Profissional II: Observação e Cooperação nos Contextos Educativos [Initiation to Professional Practice II: Observation and Cooperation in Educational Contexts] (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/26 - 2017/10/15 Métodos e Técnicas de Intervenção Socioeducativa - E_MTIS_ACJ (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2015/10/27 - 2015/10/27 A escola no sistema educativo português [The school in the Portuguese educational system] (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2011/11/07 - 2011/11/07 Construção de Identidades [Construction of Identities] (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009/04/20 - 2009/04/20 Unidade Curricular de Questões Aprofundadas de Metodologias de Investigação. [Course Unit of In-depth Issues in Research Methodologies] (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2003/10/01 - Atual CIIE -Centro de Investigação e Intervenção Educativas [ Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) - Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto, Portugal] Researcher