Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Elisabete Linhares
Nomes de citação
- Linhares, Elisabete
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 821E-3FC8-245B
- ORCID iD
- 0000-0002-0532-4843
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com.br/citations?user=a4xx53QAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- JWA-1916-2024
- Scopus Author Id
- 57216489457
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Naturais - Ciências Biológicas
- Ciências Naturais - Ciências da Terra e do Ambiente
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/06 - 2023/09
Concluído
|
e-capacitar training programme - Teacher Training in Distance Education (Outros)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
|
2017 - 2018/01
Concluído
|
Post-Doctoral Programme in Education (Pós-doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2008 - 2013
Concluído
|
Ph.D. in Education in Speciality of Science Education (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
"A discussão como metodologia de educação em ciências no Ensino Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinction and Praise |
2012 - 2012
Concluído
|
Qualitative Analysis with Support from webQDA Software - Level I (Curso médio)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
2012 - 2012
Concluído
|
Course exploring eLearning Techniques on the e_raízes.redes platform (Outros)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
|
2010 - 2010
Concluído
|
Training on b-on and Endnote Web (Outros)
Fundacao para a Computacao Cientifica Nacional, Portugal
|
|
2007
Concluído
|
Master degree in Sciences of the Sea-Sea Resources (Mestrado)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
"Evaluation the impact potential of the detached breakwater in faunal diversity associated to the Sabellaria alveolata (L.)
reefs from the beach of Aguda" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good |
2003 - 2003
Concluído
|
Professional Training - Senior Occupational Safety and Hygiene Technician (Curso médio)
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário Escola Universitária de Bragança, Portugal
|
|
2002 - 2003
Concluído
|
Multimedia Communication Technologies - Communication Design Course (Curso médio)
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário Escola Universitária de Bragança, Portugal
|
|
1997 - 2002
Concluído
|
Degree in Biology - Educational Branch (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010 - 2013 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/08/18 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2008/09/01 - 2017/08/13 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2008/09 - 2016/08 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2009/09 - 2010/08 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2008/09 - 2009/08 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2007/09/01 - 2008/09/25 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2007/09/01 - 2008/09/25 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2007/09/01 - 2008/08/31 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2007/09 - 2008/08 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2004/09/01 - 2006/07/31 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2004/09 - 2006/07 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/03 - 2008/03 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Instituto Emprego e Formação Profissional- Centro de Formação Profissional, Portugal |
2006/09/22 - 2007/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado - EB2,3 Mem Ramires, Portugal |
2006/09/22 - 2007/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado - EB2,3 Mem Ramires, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - Atual | Coordinator of the Degree in Environmental Education and Nature Tourism | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2014 - Atual | Member of the Technical-Scientific Council | Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022 - 2026 | Elected member of the Assembly of the Santarém School of Education | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | ||
2018/01/10 - 2022/03 | Coordinator of the Department of Mathematical and Natural Sciences at the Santarém School of Education | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2015 - 2022/03 | Coordinator of the Master's Degree Course in Teaching 1st Cycle of Basic Education and Maths and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2013 - 2017 | Member of the School Assembly - teacher representative | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2013 - 2017 | Elected member of the Assembly of the Santarém School of Education | Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/01 - Atual | Researcher (Research), integrated member | Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal |
2024/01 - Atual | Researcher (Research), collaborating member | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
2019 - Atual | Direction of scientific journal - Interacções | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2015 - Atual | Member of the Pedagogical Council of the Santarém School of Education | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2013 - Atual | Member of the Technical-Scientific Council of the School of Education | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2011/09 - Atual | Other Situation (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2013/10/13 - 2023/12/31 | Integrated Member of the Education and Training Research and Development Unit (UIDEF) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
2013/10 - 2023/12 | Researcher (Research) - integrated member | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
2009/09 - 2011/08 | Other Situation (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2008/09/01 - 2010/07/31 | Trainer of Teaching Experimental Science Program for Primary School Teachers | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2006/10/12 - 2007/06/14 | Trainer of Teaching Experimental Science Program for Primary School Teachers | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2006/10 - 2007/06 | Other Situation (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/09/01 - 2026/08/31 | Environmental and Civic Awareness – 2023-1-BG01-KA220-SCH-000160813 | Erasmus Plus |
2024/01 - 2024/06 | Fishing competitions ¦ Siluro ¦IPSantarém/ESAS
Despacho n.º 6723-A/2023, de 21 de junho
Investigador
|
Em curso
|
2017 - 2022 | ENEC –European Network for Environmental Citizenship" (EU-Cost Action Ca16229) (2017-2022)
EU-Cost Action Ca16229
Investigador
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - 2026 | NBS4School - Empowering students to act for climate through Nature Based Solutions
2021-1-KA220-SCH-DB61A44CB
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Erasmus
Em curso
|
2022 - 2025 | Teacher Academy Project - Teaching Sustainability" [TAP-TS]
101056248
Investigador
Technische Universität Dresden Centre for Teacher Education and Educational Research (ZLSB) , Alemanha
|
Erasmus
Em curso
|
2020 - 2022 | NAMORArte +
Investigador
Graal - Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), Portugal
|
Concluído
|
2017 - 2022 | ENEC – European Network for Environmental Citizenship
CA16229
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
|
2017/01 - 2019/12 | ITELab (Initial Teacher Education Lab)
Investigador
European Schoolnet and e co-financiado pela Comissão Europeia e o Programa Erasmus + (Project number: 575828-EPP-1-2016-1-BEEPPKA2-KA).
, Bélgica
|
Em curso
|
2017/10/02 - 2019/10/02 | Turismo e Cultura com e para a Sociedade
SAICT-POL/24068/2016
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal Instituto Politécnico de Tomar, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017/10/12 - 2019/04/12 | Narrativas e Experiência do Lugar: bases para um Museu da Paisagem
SAICT-POL/23382/2016
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017/10 - 2019/04 | MovTour: Tourism and Culture with and for Society.
POCI010145FEDER-024068 MOVTOUR
|
N/A |
2013 - 2016 | IRRESISTIBLE – The project Bringing Responsible Research and Innovation into the classroom
612367
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
European Union
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024 - Atual | Education STEAM Outdoor – Education Without Borders
-
Investigador
Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
|
Em curso
|
2017 - Atual | Project CreativeLab_Sci&Math: Project of the Department of Mathematical and Natural Sciences of the School of Education of
Santarém
...
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Em curso
|
2013 - Atual | WeAct – Promoting Collective Activism on Socio-Scientific Issues
-
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Em curso
|
2024/01/01 - 2027 | ERGUES - Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe 2023-2026
-
Investigador
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
|
Em curso
|
2023 - 2025 | Projeto/Ação "Avieiros do Tejo"
Outra
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Em curso
|
2018/09/30 - 2019/09/30 | ANIMALIS - Animal welfare in the training of teachers and educators
Investigador
|
Concluído
|
2012 - 2017 | IPSantarem.verde
---
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
Em curso
|
2008/03 - 2008/12 | External evaluation of the KidSmart Early Learning Programme - Basis for Collaboration between IBM Portuguesa SA and the Ministry
of Education
KidSmart Early Learning
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do ME
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/09/05 | Sustentabilidade na Educação: Cidadania Ambiental & Capacitação para a Ação | X ENCONTRO CFAERC EDUCAÇÃO E MUDANÇA CLIMÁTICA: PROMOVER A TRANSFORMAÇÃO DE UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL
(Mafra, Portugal)
|
2024/07/11 | Tempos de Decisão, Tempos de Vida | V Jornadas Pedagógicas do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira – SustentHábil
(Santarém, Portugal)
|
2024/03 | Biodiversidade na escola: conceções e capacitação dos alunos para a ação no 1.ºCEB. | Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, 2024
ESE- IPSantarém (Portugal)
|
2023/07 | Sustainability Education in the School of Education of Polytechnic Institute of Santarém | VIII Encontro Internacional da Casa das Ciências
(Aveiro, Portugal)
|
2023/07 | As minhas ações para poupar água: Atividades práticas para o 1.º ciclo. | 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa
|
2022/07/05 | Que competências para a Docência em Matemática e Ciências Naturais? | 11.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais da ESELx
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/06/15 | Responsible Activism, Environmental Citizenship Practices and Problem-Based Learning. | Lecture at Sá da Bandeira Secondary School in Santarém on the theme of "Environment and Sustainability"
Sá da Bandeira Secondary School (Portugal)
|
2022/05 | Atividade interdisciplinar outdoor na formação inicial de educadores durante a pandemia. | VI Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE2022
Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/03 | Internacionalización de una actividad de indagación en la formación de maestros | Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022
Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação, Santarém, Portugal. (Santarém, Portugal)
|
2021/09 | Educação para a Cidadania Ambiental na formação inicial de professores: Agir na comunidade em tempos de COVID-19. | XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências | IV International Seminar on Science Education
do Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação (Portugal)
|
2021/07/15 | O papel das redes sociais na promoção da Cidadania Ambiental com futuros professores e educadores. | 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais na ESELx – Inovação, Tecnologias e Currículo
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação (Portugal)
|
2021/05/07 | Circuitos ecológicos como prática de turismo de natureza: Um contributo para o desenvolvimento sustentável? | Conferência internacional INVTUR2021 International Conference Tourism and the Sustainable Development Goals: From Theory to
Practice
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2021/04/08 | Using a PBL approach to develop sustainability competencies in higher education students. | 3rd World Symposium on Sustainability Science and Research
Hamburg University of Applied Sciences (Alemanha)
|
2020/11/04 | Apresentação do Livro: A Geoética e o Desenvolvimento de uma atitude responsável perante o planeta – Contributos para a formação inicial de professores e investigadores | Apresentação do Livro da autoria de António Almeida
Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
|
2020/09/11 | Promoção de Ativismo Responsável na Escola Superior de Educação de Santarém: Resultados de um Percurso com Futuras Professoras | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Portugal)
|
2019/07 | Interdisciplinary lesson study about an inquiry of biodiversity through animal footprints. | ICRE.19 Porto International Conference on Research in Education
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Portugal)
|
2019/07 | Produção de Recursos Educativos Digitais na Formação de Professores. | 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior – CNAPPES
Instituto Politécnico de Santarém
|
2019/03 | Modelo de Ensino dos 7E nas aulas de estudo do meio e de matemática no 1.º CEB. | Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2019/02 | Reduzir o desperdício alimentar: aprender e sensibilizar através de um jogo online. | V Conferência Ibérica de inovação e educação com TIC (ieTIC 2019)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança)
|
2019 | The empowerment of future teachers as environmental citizens through the development of a scientific exhibition on climate geoengineering | iREEC 2019 – International Researchers of the Education for Environmental Citizenship 2019
Universidade de Málaga (Málaga, Espanha)
|
2019 | CreativeLab_Sci&Math | Bad plastics: Empowerment de crianças sobre a problemática dos plásticos nos oceanos. | I Encontro Temático da Casa das Ciências: A água - Um tema transversal
Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
|
2019 | Uma investigação sobre hábitos alimentares realizada por estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais | 1º Congresso Internacional em Literacia para a Saúde |
2015 | Ação sociopolítica fundamentada com orientação CTSA na formação de futuros professores e educadores. | XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC) - Ciência como Cultura
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Formação de Professores e Ação Sociopolítica Fundamentada: Promoção de Conhecimentos e de Consciência Ambiental | III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa
Município da Murtosa – Aveiro (Torreira- Murtosa, Portugal)
|
2015 | Initiatives d’activisme en formation initiale de professeurs: préparer à l’action et à la transformation. | 2nd International Symposium of the Research Group on Socially Acute Questions (GRID QSV) - “Social Acute Questions and Transformations
of Society”
IEUL (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Desenvolvimento de competências em futuros professores e educadores com recurso à discussão de questões controversas. | Congresso Investigação, Inovação e Tecnologia: Novos Desafios
UIIPS do IPS (Santarém, Portugal)
|
2014 | A Discussão como prática educativa na formação inicial de professores: que integração e contributos? | XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2014 | La promotion de l´activisme en futurs enseignants partant de la discussion de problèmes socio-environnementaux et socio-scientifiques | Colóquio Internacional - « ConviSciencia de la recherche en éducation ». Simpósio : « Questions Socialement Vives Agronomiques
et Environnementales et les éducations à… »,
Université de Toulouse (Toulouse, França)
|
2014 | A Contraceção na educação sexual de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico | III Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual: Direitos, Políticas, Investigação e Práticas
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Uma experiência de formação em Primeiros Socorros no 1.º Ciclo do Ensino Básico: que aprendizagens? | II Congresso Internacional de Ensino das Ciências
Universidade de Vigo (online, Portugal)
|
2013 | O processo tutorial e as competências investigativas na formação inicial de estudantes da licenciatura em educação básica. | XXº Colóquio da AFIRSE 2013, subordinado ao tema Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas
e práticas.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/ AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2013 | A Discussão como Metodologia de Educação em Ciências no Ensino Superior | Prova de Doutoramento em Educação - Especialidade em Didática das Ciências
Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Discutindo controvérsias sociocientíficas e socioambientais no Ensino Superior. | XX Jornadas da Prática Profissional - Cursos de Licenciatura em Educação Básica e Mestrados que Habilitam para a Docência
-"EDUCAÇÃO PARA (E EM CONTEXTOS DE) DIVERSIDADE"
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2013 | As Ciências e o trabalho prático investigativo: dimensões emergentes. | 2.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013 | A elaboração de pósteres como método de iniciação à investigação na formação inicial de professores de educação básica | II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Port (Porto, Portugal)
|
2012 | A discussão de controvérsias sócio-científicas a partir de documentários em vídeo | I Simpósio Internacional de Enseñanza de las Ciencias
Universidade de Vigo (Universidade de Vigo, Espanha)
|
2012 | Relações entre Ciência, Tecnologia e Religião: conceções de futuros educadores | I Simpósio Internacional de Enseñanza de las Ciencias
Universidade de Vigo (Universidade de Vigo (online), Espanha)
|
2012 | A fecundação vista através do desenho: conceções de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. | Congresso Investigação e Desenvolvimento no IPS
UIIPS (Santarém, Portugal)
|
2012 | Os blogues: uma ferramenta tecnológica para discutir questões sócio-científicas e sócio-ambientais | II Congresso Internacional TIC e Educação “tic EDUCA 2012”
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012 | O papel da investigação na formação de professores e educadores: um estudo de caso. | III Encontro Nacional de Educação Básica – Formação de Educação e de Professores do 1.º e 2.º CEB
Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2010 | A Discussão numa Unidade Curricular do Ensino Superior: Potencialidades e Limitações | I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Desafios Teóricos e Metodológicos
CIDTFF da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2009 | Programa KidSmart: Análise das Perspectivas de Educadores de Infância e Formadores | VI Conferência Internacional de TIC na Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2009 | Formação contínua de professores e educadores: quatro perspectivas | Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico do Distrito
de Santarém
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2009 | A Discussão como Abordagem Educativa: Perspectivas dos Professores de uma Instituição do Ensino Superior | XII Encontro Nacional de Educação em Ciências
Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educação (Castelo Branco, Portugal)
|
2009 | Novas orientações na formação contínua de professores e educadores | XII Jornadas de Abertura da Iniciação à Prática Profissional
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2008 | Retratos de um Percurso | Fórum Nacional do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º CEB
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2007 | Avaliação do impacto do quebra-mar destacado na biodiversidade associada aos recifes de Sabellaria alveolata (L.) da praia da Aguda. | Defesa de Dissertação de Mestrado
Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/07 - Atual | Ecoteca Digital - Recurso Educativo Digital para o 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2015 - Atual | Estudo das potencialidades do trabalho prático de orientação investigativa no 1.º ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2021 - 2022/04/21 | Investigação na Prática de Ensino Supervisionada II - A promoção de competências de literacia ambiental através de práticas
interdisciplinares em Jardim de Infância e 1.º CEB
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021/12 - 2021/12/14 | Investigação na Prática de Ensino Supervisionada II - As Atividades Outdoor e a Promoção da Literacia Científica no Jardim
de Infância
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021/11 - 2021/11/19 | Investigação na Prática de Ensino Supervisionada II - Perceções e Práticas de Educação Ambiental em contexto de JI e 1.º CEB
Orientador de Ângela Sofia Ricatia Machacaz
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021/02 - 2021/02/15 | Investigação na Prática de Ensino Supervisionada II - Literacia científica e educação para a cidadania: estratégias de ensino
e de aprendizagem sobre o bem-estar animal
Orientador de Vânia Ribeiro Ferro
|
Mestrado em Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2019 - 2020 | Investigação na Prática de Ensino Supervisionada II – Educação para a Ciência no Jardim de Infância e no 1.º CEB – perspetivas
e desafios de docentes e crianças
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2017 - 2019/06/19 | Investigação na Prática de Ensino Supervisionada II - O desenvolvimento das crianças no espaço exterior: estudo exploratório
em JI e no 1.º CEB.
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB. (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2017 - 2019/06/18 | Investigação na Prática de Ensino Supervisionada II - Brincar fora de portas e as conceções das crianças sobre o seu “recreio
ideal".
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2019 - 2019 | "Sentir e crescer" com o espaço exterior: contextos de aprendizagens na Educação Pré-escolar e no 1º CEB" | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2018 - 2018 | "A Educação para a saúde no Pré-Escolar e no 1.º CEB: Práticas Integradoras da Doença" | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2017 - 2018 | Investigação na Prática de Ensino Supervisionada II - A educação em ciências para a cidadania: práticas de ativismo em contexto escolar | |
2017 - 2017 | "A Educação Ambiental na Educação Pré-escolar e a exploração de histórias infantis" | Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016 - 2016 | Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico – Matemática e Ciências Naturais - A Promoção do Pensamento
Crítico e as Atividades Experimentais nas aulas de Ciências Naturais do 2.ºCEB
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2016 - 2016 | A Promoção do Pensamento Crítico e as Atividades Experimentais nas aulas de Ciências Naturais do 2º CEB | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2016 - 2016 | "O vídeo como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem em ciências no Ensino Básico" | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2015 - 2015 | Relatório de estágio - "Um mundo com cor"
Orientador
|
CET em Animação Sociocultural Aplicada ao Turismo (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2015 - 2015 | Relatório de estágio"Animação e Turismo ao longo da vida"
Orientador
|
CET em Animação Sociocultural Aplicada ao Turismo (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2015 - 2015 | Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico – Matemática e Ciências Naturais - O ensino das ciências e
a promoção de capacidades de pensamento crítico nos alunos do 2.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2015 - 2015 | "O ensino das Ciências e a promoção de capacidades de pensamento crítico em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico" | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2014 - 2014 | A Promoção de Aprendizagens de Primeiros Socorros no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2014 - 2014 | "A Promoção de Aprendizagens de Primeiros Socorros no 1º Ciclo do Ensino Básico". | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/01 - Atual | Webinar ¦ Outdoor STEAM Education: Augmented Reality mobile games with the EduCITY app, with guest speaker Lúcia Pombo from
the University of Aveiro. This initiative is organised by lecturers Elisabete Linhares and Neusa Branco as part of the STEAM
outdoor education curricular unit of the ESE¦ IPSantarém postgraduate course in STEAM education. (2024/01 - 2024/01)
Outro
|
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2024 - Atual | She was a member of the Organizing Committee of the International Meeting on Innovation in Mathematics and Science Teaching,
2024 (IEMC), held on March 15 and 16. (2024)
Encontro
|
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023/12/11 - Atual | Green Careers with Purpose meeting, to be held at the Santarém School of Education on 11 December 2023, between 14:30 and
17:30. Ihttps://www.ipsantarem.pt/ese-encontro-carreiras-verdes-com-proposito/?fbclid=IwAR0hKxz4vvb5-LydFAbvCsj-xCAhkkt_Y0CsUpOhjCqGOeq8jdvGyYLlnnk (2023/12)
Encontro (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023/05 - Atual | Participated in the organisation of the Meetings with the Tagus and Environmental Education II, held at the Tertúlia of the
Polytechnic of Santarém, [organised by the Degree in Environmental Education and Nature Tourism and ProTejo], under the theme
"Ecological and nature tourism in the Tagus as a regional development hub", on Saturday, May 6, 2023, from 3pm to 5pm. (2023/05)
Encontro (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023/04 - Atual | Tejo Colloquium: heritage, tradition and future, organised by Fórum Ribatejo and the Polytechnic Institute of Santarém (Higher
Education and Agrarian Schools), held on 1 April 2023, from 9.30am to 5.30pm, in Auditorium 1 of the Higher Education School
of Santarém. https://www.ipsantarem.pt/eses-coloquio-tejo-patrimonio-tradicao-e-futuro/; https://www.youtube.com/watch?v=P6ENaVe0jnM (2023/04)
Conferência (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023/01 - Atual | Organisation of the Sustainable Meeting - 6-11 January 2023, between 9am and 1pm, at ESES. https://www.ipsantarem.pt/eses-encontro-meeting-sustentavel/ (2023/01)
Conferência (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2019/03 - Atual | Membro da Comissão organizadora do Encontro Internacional « Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências » realizado nos
dias 15 e 16 de março 2019. (2019/03)
Encontro
|
|
2023/05 - 2023/06 | Organised the work team Active Learning Event 1 and 2 as part of the project TAP - Teaching Sustainability (2023/05 - 2023/06)
Encontro (Coorganizador)
|
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021/09 - 2022/03 | Membro da Comissão organizadora do Encontro Internacional « Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências » realizado nos
dias 11 e 12 de março 2022. (2021 - 2022/03)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021/09 - 2022/03 | Organização do Encontro Internacional « Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências » [IEMC_2022] realizado nos dias 11
e 12 de março 2022 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. (2022/03/11 - 2022/03/12)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021/01 - 2021/01 | Organização e moderação de Webinar: Incêndios florestais: aposta na prevenção
Informação disponível: https://siese.ipsantarem.pt/ese/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=6925 (2021/01/22 - 2021/01/22)
Outro (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020/12 - 2021/01 | - Organização e membro do júri do “Torneio de Debates – Expõe a tua ideia!”– realizado no dia 19 de janeiro, no âmbito do
projeto “Climate of Change” - Campanha pan-europeia para um futuro melhor, financiado pela União Europeia e apoiado pelo Camões
I.P – Instituto da Cooperação e da Língua com uma turma da Licenciatura em Educação Ambiental Turismo de Natureza da ESE I
IPSantarém. https://www.imvf.org/project/campanha-climate-of-change/
(2021/01 - 2021/01)
Outro (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2016 - 2016 | XXIII Jornadas da Prática Profissional subordinada ao Tema “Práticas Pedagógicas em Matemática e Ciências”
Outro (Outra)
|
|
2015 - 2015 | “Social Acute Questions and Transformations of Society”
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2014 - 2014 | Floresta Portuguesa: Passado, Presente e Futuro!
Conferência (Outra)
|
|
2014 - 2014 | Planta uma árvore salva mil & Ação de recolha de resíduos nos espaços exteriores
Outro (Outra)
|
|
2013 - 2013 | “Gestão de Resíduos e Sustentabilidade: do Local para o Global”
Conferência (Outra)
|
|
2013 - 2013 | Encontros na ESES sobre Ciência e Ambiente - A Nutrição na Educação para a Saúde e na Prevenção da Obesidade
Conferência (Outra)
|
|
2012 - 2012 | Consumo Sustentável - Uma oportunidade de Mudança
Conferência (Outra)
|
|
2012 - 2012 | Encontros sobre Ciência e Ambiente da ESES: Cancer Mobile - Estratégias para o ensino da prevenção do cancro
Conferência (Outra)
|
|
2012 - 2012 | ESES + Verde
Outro (Outra)
|
|
2011 - 2011 | Encontros na ESES sobre Ciência e Ambiente: Infertilidade- do diagóstico às técnicas de reprodução medicamente asistidas e
Infertilidade masculina- metologias de investigação
Conferência (Outra)
|
|
2008 - 2008 | Sessão de Apresentação do PIPAS - Projecto Integrado de Prevenção do Abuso Sexual
Outro (Outra)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10 - Atual | Participação nas II Jornadas de Serviços Educativos da rede de Arquivos do Algarve - 25 de outubro de 2024 – online, com a
apresentação do projeto “Avieiros do Tejo” no painel 2: Biblioteca Municipal de Santarém, Escola Superior de Educação de Santarém
do Instituto Politécnico de Santarém e Confraria Ibérica do Tejo
Outro
|
II Jornadas de Serviços Educativos da rede de Arquivos do Algarve |
2024/05/17 - Atual | Dynamisation of a Webinar entitled “Teacher Academy Project: Teaching Sustainability (TAP-TS)”,
Outro
|
Associação Regional para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação na Madeira (DTIM) , Portugal
|
2024/05/16 - Atual | Dinamização de uma sessão na Escola Superior de Educação do IPSantarém no âmbito da oferta educativa da Câmara Municipal de
Santarém 2023/2024, enquadrada no projeto/ação “Avieiros do Tejo”. Data de realização: dia 16 de maio. Participantes: 1.º
CEB – 3.º e 4.º anos.
Oficina (workshop)
|
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2024/03 - Atual | Formadora da Ação de curta duração “Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, nos termos
do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio, com a duração de 6 horas, na Escola Superior de Educação de Santarém, nos dias 15
e 16 de março de 2024.
Outro
|
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2024/03 - Atual | Dinamização da ação de curta duração: “Investigar as pegadas dos animais”, com a duração de 3 horas, na Escola Superior de
Educação de Santarém, no dia 07 de março de 2024.
Outro
|
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2024/03 - Atual | Apresentação de comunicação - Visitas de Estudo e Práticas de Educação Ambiental: atividades em Quintas Pedagógicas no Ensino
Superior. Santarém, IEMC_2024, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
Encontro
|
Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, 2024
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2024/03 - Atual | Biodiversidade na escola: conceções e capacitação dos alunos para a ação no 1.ºCEB. Communication presented at the International
Meeting Innovation in the Teaching of Mathematics and Science, 2024, which took place at ESE-IPSantarém on March 15th and
16th.
Encontro
|
International Meeting Innovation in the Teaching of Mathematics and Science, 2024
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2023/09 - Atual | Cavadas, B., Linhares, E., Branco, N., & Colaço, S. (2024, 7-9 setembro de 2023). Conceções de alunos do 1.º ciclo do ensino
básico sobre perturbações e proteção dos ecossistemas [poster presentation], at the XX Encontro Nacional de Educação em Ciências/VI
International Seminar on Science Education, held at the University of Beira Interior.
Encontro
|
XX Encontro Nacional de Educação em Ciências/VI International Seminar on Science Education |
2023/04 - Atual | Dynamisation of a Webinar entitled "Plastic pollution: My actions to protect oceans"
as part of the eTwinning project "Let's save life below water", on 26 April between 9:00-10:00.
Outro
|
|
2021/03/11 - 2021/03/12 | Dinamização de sessões a distância no evento dinamizado pela Câmara Municipal de Torres Novas “Ciência com asas 2” – tema:
Combater o desperdício alimentar para 1.º e 2.º CEB.
Oficina (workshop)
|
“Ciência com asas 2”
Câmara Municipal de Torres Novas, Portugal
|
2021/01/09 - 2021/01/09 | Participação no Webinar de Escrita Científica “Princípios Gerais para Obter uma Publicação Científica” da ReadyToPub – Author
Services Provider, realizado a 9 de janeiro de 2021, com a duração de 5 horas e 30 minutos
Seminário
|
Webinar de Escrita Científica “Princípios Gerais para Obter uma Publicação Científica”
ReadyToPub , Portugal
|
2020/12/15 - 2020/12/15 | Dinamização de um workshop a distância com Maria Clara Martins intitulado MAD Rocket… VAI À LUA! Exploração lunar para os
primeiros anos do 1.º CEB, no dia 15 de dezembro de 2020, das 10:30 às 11:45, no III Encontro Formação Inicial de Professores
do 1.º e 2.º CEB - Reflexão e Prática da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
Encontro
|
III Encontro Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º CEB - Reflexão e Prática
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2020/10/10 - 2020/10/12 | Apresentação de comunicação em painel temático no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, que decorreu
em formato online, nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2020.
Congresso
|
XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/07/10 - 2019/07/13 | Participação no 5.º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde, entre os dias 10 e 13 de julho no Instituto
de Educação, Universidade do Minho, em Braga, com apresentação de comunicação.
Congresso
|
5.º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/03/15 - 2019/03/16 | Organização e Participação no evento Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências _2019 (IEMC_2019), nos dias 15 e 16 de
março de 2019, na ESE I IPSantarém com apresentação de sessão plenária, pósteres e comunicação.
Encontro
|
Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências _2019 (IEMC_2019)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2019/02/07 - 2019/02/08 | Participação na V Conferência Ibérica de inovação e educação com TIC (ieTIC 2019), que teve lugar no Instituto Politécnico
de Bragança, Escola Superior de Educação, nos dias 07 e 08 de fevereiro de 2019, com a apresentação de uma comunicação.
Conferência
|
V Conferência Ibérica de inovação e educação com TIC (ieTIC 2019)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2018/07/12 - 2018/07/12 | Participação no 7.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais: Metodologia de Trabalho Projeto – potencialidades e
desafios, do JI ao 2.º Ciclo. Realizado no dia 12 de julho de 2018 na Escola Superior de Educação de Lisboa. CIED com uma
sessão prática.
Seminário
|
7.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais: Metodologia de Trabalho Projeto – potencialidades e desafios
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2018/01/23 - 2018/01/26 | Participação no Bett Show 2018 (23 a 26 de janeiro em Londres) – no âmbito do projeto ITELab, sobre tecnologia na educação
Outro
|
Bett Show 2018
ExCel London, Reino Unido
|
2017/10/12 - 2017/10/13 | Participação no 5.º Congresso de Comunicação de Ciência – SciComPt2017, realizado nos dias 12 e 13 de outubro de 2017 no Museu
de Ciência da Universidade de Coimbra com um poster e uma comunicação.
Congresso
|
5.º Congresso de Comunicação de Ciência – SciComPt2017
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2017/09/14 - 2017/09/16 | Participação no XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVII ENEC) e I Seminário Internacional de Educação em Ciências
(I SIEC), que decorreu na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo nos dias 14, 15 e 16 de
setembro de 2017 com uma comunicação.
Encontro
|
XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVII ENEC) e I Seminário Internacional de Educação em Ciências (I SIEC)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2016 - 2016 | Sensibilizar para o desperdício alimentar: um projeto de educação para a cidadania
Congresso
|
“Investigação em Qualidade de Vida, Inovação e Tecnologia
UIIPS, Portugal
|
2016 - 2016 | Uma experiência de Formação de Professores: Sensibilizar para o desperdício alimentar.
Encontro
|
I Encontro Internacional de formação na docência
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2016 - 2016 | Sensibilizar para o Desperdício alimentar
Outro
|
nas XXIII Jornadas da Prática Profissional
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2016 - 2016 | Sensibilizar para o desperdício alimentar: recursos para professores e alunos
Congresso
|
V Artibytes
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2016 - 2016 | Uma Saída de Campo com a Matemática no Jardim de Infância
Oficina (workshop)
|
XXIII Jornadas da Prática Profissional subordinada ao Tema “Práticas Pedagógicas em Matemática e Ciências
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2016 - 2016 | A Matemática e o Conhecimento de Mundo com recurso a applets
Oficina (workshop)
|
5º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Participação no Seminário ‘Inovação Pedagógica no Ensino Superior: E-learning e Tecnologias Digitais’
Seminário
|
Participação no Seminário ‘Inovação Pedagógica no Ensino Superior: E-learning e Tecnologias Digitais’
ULisboa e no ISCTE-IUL, Portugal
|
2015 - 2015 | II Simpósio do Grupo de Investigação Internacional sobre Questões Socialmente Vivas (GRID QSV)/ “2nd International Symposium
of the Research Group on Socially Acute Questions (GRID QSV)” sobre a temática “Social Acute Questions and Transformations
of Society”,
Simpósio
|
II Simpósio do Grupo de Investigação Internacional sobre Questões Socialmente Vivas (GRID QSV)/ “2nd International Symposium
of the Research Group on Socially Acute Questions (GRID QSV)” sobre a temática “Social Acute Questions and Transformations
of Soci
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Participação no III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa
Congresso
|
Participação no III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa
câmara Municipal da Torreira, Portugal
|
2015 - 2015 | XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC), subordinado ao tema Ciência como Cultura, Lisboa
Encontro
|
XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC), subordinado ao tema Ciência como Cultura, Lisboa
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Workshop Auto-Arquivo no Repositório do IPSantarém
Oficina (workshop)
|
Workshop Auto-Arquivo no Repositório do IPSantarém
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2014 - 2014 | Investigação, Inovação e Tecnologia: novos desafios,
Congresso
|
Congresso da UIIPS "Investigação, Inovação e Tecnologia: novos desafios
UIIPS do IPS, Portugal
|
2014 - 2014 | XV Encontro Nacional de Educação em Ciências, subordinado ao tema: Tendências atuais em educação em ciências
Encontro
|
XV Encontro Nacional de Educação em Ciências, subordinado ao tema: Tendências atuais em educação em ciências
Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve., Portugal
|
2014 - 2014 | Participação no Symposium Questions socialement vives environnementales et lés éducations à... no âmbito do colóquio internacional
« ConviSciencia de la recherche en éducation »
Simpósio
|
Participação no Symposium "Questions socialement vives environnementales et lés éducations à... no âmbito do colóquio internacional
« ConviSciencia de la recherche en éducation »
Universidade de Toulouse, França
|
2014 - 2014 | Participação no III Congresso Internacional “Sexualidade e Educação Sexual: Direitos, Políticas, Investigação e Práticas”
Congresso
|
Participação no III Congresso Internacional “Sexualidade e Educação Sexual: Direitos, Políticas, Investigação e Práticas”
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Participação no Seminário - Currículos de Nível Elevado no Ensino das Ciências: O Trabalho Prático na Aprendizagem Científica
- organizado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE),
Seminário
|
Participação no Seminário - Currículos de Nível Elevado no Ensino das Ciências: O Trabalho Prático na Aprendizagem Científica
organizado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), Portugal
|
2013 - 2013 | 2.º Seminário de matemática e Ciências Experimentais
Seminário
|
2.º Seminário de matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | XX Jornadas da prática Profissional subordinadas ao tema “Educação para (e em contextos de) Diversidade”
Outro
|
XX Jornadas da prática Profissional subordinadas ao tema “Educação para (e em contextos de) Diversidade”
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2012 - 2012 | A discussão de controvérsias sócio-científicas a partir de documentários em vídeo
Simpósio
|
I Simpósio Internacional de Enseñanza de las Ciencias
Universidade de Vigo, Espanha
|
2012 - 2012 | Relações entre Ciência, Tecnologia e Religião: conceções de futuros educadores.
Simpósio
|
I Simpósio Internacional de Enseñanza de las Ciencias
Universidade de Vigo, Espanha
|
2012 - 2012 | A Seca e as Alterações Climáticas
Conferência
|
A seca e as Alterações Climáticas
Divisão do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Santarém, Portugal
|
2012 - 2012 | A fecundação vista através do desenho: conceções de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Congresso
|
Investigação e Desenvolvimento no IPS
UIIPS, Portugal
|
2012 - 2012 | RespirAR, AvaliAR, ControlAR
Outro
|
palestra “Ambiente e Saúde"
Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Santarém, Portugal
|
2012 - 2012 | O papel da investigação na formação de professores e educadores: um estudo de caso.
Outro
|
III Encontro Nacional de Educação Básica – Formação de Educação e de Professores do 1.º e 2.º CEB
Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2012 | Os blogues: uma ferramenta tecnológica para discutir questões sócio-científicas e sócio-ambientais
Congresso
|
II Congresso Internacional TIC e Educação – ticEDUCA2012
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | Sessão de Posteres das XVI Jornadas da Prática Profissional subordinadas ao tema Ética e Educação
Outro
|
XVI Jornadas da Prática Profissional subordinadas ao tema "Ética e Educação"
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2010 - 2010 | A discussão como abordagem educativa numa instituição de ensino superior
Encontro
|
I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2009 - 2009 | Programa KIDSMART: Análise das Perspectivas de Educadores de Infância e Formadores
Simpósio
|
VI Conferência International de TIC na Educação
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Formação contínua de professores e educadores: quatro perspectivas
Seminário
|
Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico do Distrito
de Santarém
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2009 - 2009 | Investigar e Descobrir - Actividades Experimentais em Ciência
Outro
|
ExpoCriança 2009
Ministério da Educação - Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Portugal
|
2009 - 2009 | A Discussão como Abordagem Educativa: Perspectivas dos Professores de uma Instituição do Ensino Superior
Encontro
|
XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências
Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2009 | Novas orientações na formação contínua de professores e educadores
Outro
|
XII Jornadas de Abertura da Iniciação à Prática Profissional
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2008 - 2008 | “Retratos de um Percurso”
Encontro
|
Fórum Nacional do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º CEB
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008 - 2008 | Ensino Experimental das Ciências
Outro
|
ExpoCriança 2008
Ministério da Educação - Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/04/17 | PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA) NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA - Concepções e Práticas de Professores
da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil
Arguente
|
Tereza Bárbara Barboza Pereira (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/12 | The use of cartoons as a strategy to promote critical thinking in natural sciences: a study with 2nd cycle primary school
students
Arguente
|
Rute Sofia Marques Branquinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/12 | The achievement of 2nd cycle students in interdisciplinary Inquiry Learning Spaces in Maths and Natural Sciences
Arguente
|
Carla Isabel da Silva Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2023/11 | The Pandemic and Children's Learning: A Context for Promoting Health Education
Orientador
|
Ana Catarina Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2023/07 | CONTINUING TEACHER TRAINING IN EXPERIMENTAL SCIENCE TEACHING IN PRIMARY EDUCATION IN ANGOLA
Arguente principal
|
Hilário Piriquito Eurico (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/07 | Potential of scientific posters as a strategy for activism on public health issues related to the Cardiovascular System
Arguente
|
Sílvia Filipa Lopes de Matos (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/06 | The potential of Waldorf Pedagogy for teaching science in the 1st and 2nd cycles of basic education
Arguente
|
Nicole Vieira Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2023/02 | Pre-school Education and Environmental Citizenship.
Arguente
|
Carla Cristina Marcelino Pinheiro Costa (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/01 | Education for Environmental Citizenship in kindergarten and 1st grade and the promotion of skills for the 21st century /
Educação para a Cidadania Ambiental no JI e 1.ºCEB e a promoção de competências para o século XXI
Orientador
|
Diana Sofia Carreira Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022/09 | Ambiente no Ambiente – Sesimbra Natura Park
Vogal
|
João Carlos Nunes Pereira (Outro)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2022/07/15 | Development of Critical Thinking in Natural Sciences: a study with 5th grade students. I
Desenvolvimento do Pensamento Crítico em Ciências Naturais: um estudo com alunos do 5.º Ano de escolaridade.
Arguente
|
Joana de Castro Vieira Lino (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2022/07 | Aprender para Cuidar
Presidente do júri
|
Andreia Filipa Madeira Santos (Outro)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2022/07 | Sentir Lazer Animar na Natureza
Presidente do júri
|
Carolina Isidro Morgado (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022/07 | NEP na selva- Hotel Vila Galé Clube de Campo
Presidente do júri
|
Magda Pereira Café (Outro)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2022/07 | Atividades de Educação Ambiental no Parque Biológico da Serra da Lousã
Presidente do júri
|
Tânia Filipa Nogueira Baeta (Outro)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2022/07 | “+Flores +Polinizadores"
Presidente do júri
|
Margarida Alexandra dos Santos Freitas (Outro)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2022/07 | EcOficinas
Presidente do júri
|
Andreia Filipa Marques Nunes (Outro)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2022/07 | Oficinas de Agricultura Biológica Raízes – Educação viva, Familiar e Ecopedagógica
Orientador
|
Guilherme Alexandre Leandro Nunes (Outro)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2022/07 | Raízes – Educação viva, Familiar e Ecopedagógica ¦As Plantas aromáticas e medicinais
numa Comunidade de Aprendizagem
Orientador
|
Maria Inês Pires Verissimo Pisco (Outro)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2022/07 | Raízes – Educação viva, Familiar e Ecopedagógica A Alimentação e o Ambiente
Orientador
|
Margarida Rolo Marques (Outro)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2022/07 | BIODIVERSIDADE NA ESCOLA Projeto de intervenção na Escola EB 2,3 de D. Fernando II
Vogal
|
Luana Maria Saavedra Ferreira (Outro)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2022/04/21 | Promoting environmental literacy skills through interdisciplinary practices in kindergarten and primary school. I
A promoção de competências de literacia ambiental através de práticas interdisciplinares em Jardim de Infância e 1.º CEB
Orientador
|
Mónica Telo Vieira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022/04 | Promoting environmental literacy skills through interdisciplinary practices in kindergarten and primary school
Orientador
|
Mónica Telo Vieira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022 | Potential of using socio-scientific questions in the learning and participation of 12th grade Biology students in the "Genetic
Heritage" theme
Arguente
|
André Filipe Martins Bonito (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 | The potential of gamification for motivating and learning Geology among 10th grade students
Arguente
|
Joana Paiva Martinho (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/12/16 | The implications that family relationships can have on young people's self-concept and self-esteem, with implications for
the school context. I
As implicações que a relação familiar pode ter no autoconceito e autoestima dos jovens, com implicações no contexto escolar
Presidente do júri
|
Raquel Maria Tralha Parreira Rucha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021/12/14 | Outdoor Activities and the Promotion of Scientific Literacy in Kindergarten
Orientador
|
Maria Inês Baptista Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021/12/10 | Socio-scientific controversies and the nature of science: a study on the ENPEC. I
Controvérsias sóciocientificas e natureza da ciência: um estudo sobre o ENPEC
Arguente
|
Jackeline Moura Gordia (Mestrado)
Universidade Federal do Paraná, Brasil
|
2021/11/19 | Perceptions and Practices of Environmental Education in the Early Childhood and Primary School Contexts. I
Perceções e Práticas de Educação Ambiental em contexto de JI e 1.º CEB
Orientador
|
Ângela Sofia Ricatia Machacaz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021/10/26 | Development of a Programme to Promote Ocean Citizenship in the 2nd Cycle of Basic Education through a Methodology of Design-Based
Research. I
Desenvolvimento de um Programa Promotor de Cidadania Oceânica no 2º Ciclo do Ensino Básico Através de uma Metodologia de Design-Based
Research
Arguente principal
|
Caroline Schio (Outro)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021/07/23 | Mathematical Challenges and the vision of mathematics of students in the 2nd cycle of basic education. I
Desafios Matemáticos e a visão da matemática de alunos do 2.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
|
Joana dos Santos Inácio Chaby Nunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021/07/14 | Children's literature as a promoter of learning about environmental studies. I
A literatura para a infância como promotora das aprendizagens de estudo do meio
Arguente
|
Abigail Ariana Lourenço Ferreira Magalhães (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/02/22 | Educating for Heritage: conceptions of kindergarten teachers and primary school teachers. I
Educar para o Património: conceções de educadores de infância e de professores do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
|
Lucas Filipe Barreiros Batista (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021/02/15 | Scientific literacy and citizenship education: teaching and learning strategies on animal welfare. I
Literacia científica e educação para a cidadania: estratégias de ensino e de aprendizagem sobre o bem-estar animal
Orientador
|
Vânia Ribeiro Ferro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021/02/11 | The Lunch Box: An environmental education project with primary school students to reduce single-use packaging. I
A Lancheira: Um projeto de Educação Ambiental com os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico para a redução de embalagens de uso
único
Arguente
|
Alexandra Isabel Abelha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/02/01 | REDUCIRCULAR - Um Projeto de Intervenção
Arguente
|
Ana Rita Távora Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/12/21 | The potential of the STEAM approach in the articulated construction of knowledge in the arts and sciences. I
As potencialidades da abordagem STEAM na construção articulada do conhecimento em artes e ciências
Presidente do júri
|
Christina Teves Botelho (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2020/11/03 | Development of a pedagogical model for environmental citizenship education in the 1st cycle of basic education using a design-based
research methodology. I
Desenvolvimento de um modelo pedagógico de educação para a cidadania ambiental no 1.º ciclo do ensino básico através de uma
metodologia de design-based research
Arguente
|
Teresa Margarida Calado do Monte (Outro)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020/10/07 | Problem-Based Learning as a tool for deconstructing alternative conceptions about the cardiovascular system: a study with
children in the 2nd cycle of schooling. I
A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas como ferramenta de desconstrução de conceções alternativas sobre o sistema
cardiovascular: um estudo com crianças do 2.º ciclo de escolaridade
Arguente
|
Ana Catarina Martins Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2020/09/08 | Contributions of programming and robotics to the teaching and learning of maths Research in PES. I
Contributos da programação e da robótica para o ensino-aprendizagem da Matemática Investigação na PES
Presidente do júri
|
Mafalda Ramos de Carvalho Ayres D Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2020/07/08 | The Problem-Based Approach to Learning Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. I
A Abordagem Baseada na Resolução de Problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Mariana Malho Pais (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2020/06/18 | Investigação na Prática de Ensino Supervisionada II - Promoção da aprendizagem em Matemática e Ciências através de propostas
de trabalho interdisciplinares sobre a água
Presidente do júri
|
Maria Catarina Canelas de Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2020/03/11 | O processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1.º CEB
Vogal
|
Susana Maria Verde Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2020/03/11 | Adaptação das crianças ao contexto da educação pré-escolar e do 1.ºCEB
Vogal
|
Vanessa Cristina Rodrigues Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2018 | Educação sexual em contexto escolar. Conceções e práticas dos professores do 2º Ciclo do Ensino Básico | Joana Isabel Borba Ávila (Mestrado) |
2018 | O Conhecimento do Mundo no Jardim de Infância através de Métodos de Aprendizagem Cooperativa | Daniela Pinto dos Santos (Mestrado) |
2018 | A Integração Curricular nas Primeiras Idades | Denise Marina Sousa Marcelino (Mestrado) |
2018 | A utilização de textos não convencionais no ensino das Ciências da Natureza: a sua eficácia na aprendizagem | Maria Teresa Brito de Sampaio (Mestrado) |
2018 | Some we love, some we hate, some we eat” – Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade | Andreia de Oliveira Gonçalves (Mestrado) |
2017 | Formar as crianças para os direitos dos animais: avaliação de um processo de intervenção com crianças do 2º ano de escolaridade | Marta Catarina Coelho Fernandes Faria Maia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | As conceções de alunos do 2.º ciclo acerca da natureza | Inês Filipa Reis de Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | A abordagem dos primeiros socorros no 1.º ciclo: conceções dos alunos e professores | Inês Vaz Rodrigues Vilhena da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | O desenvolvimento de atividades investigativas com recurso à Web 2.0 promotoras de uma cidadania ativa no âmbito da Investigação e Inovação Responsáveis. | Carla Manuela de Pacífico Cardoso David Dias (Doutoramento) |
2016 | A promoção dos bons hábitos alimentares nos alunos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico | Ana Sofia Martinez (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2016 | PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA no 1.º e 2.º CEB: Conceções Alternativas sobre o Sistema Respiratório Humano: da sua identificação à sua mudança | Marina Alexandra Filipe da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: A Perceção da articulação entre sistemas do corpo humano em alunos do 3.º ano de escolaridade | Ana Rita Ingrês de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | “Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: A compreensão dos alunos do 6.º ano de analogias presentes em vídeos didáticos sobre o corpo humano | Ana Carina Ribeiro Sinfrósio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | As Práticas de Educação em Ciências numa Escola do 2.º Ciclo: contribuições para uma cidadania ativa? | Sandra Filipa Freitas Araújo (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 | Potencialidades Educativas de uma Iniciativa de Ativismo Integrada na Temática do Sistema Cardiorrespiratório | Vanda Rute Tavares Martins Pereira da Trindade (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 | A implementação de exposições científicas interativas como estratégia de ativismo em contexto escolar: potencialidades e limitações | Ana Rita Lima Marques (Outro)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 | O Ensino por Investigação e a Aprendizagem em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico – A Importância das Conceções dos Alunos para a Aprendizagem | Ana Beatriz Aparício Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 | Trabalhar o género e a cidadania em contextos de Educação de Infância | Vera Mónica Vicente Justino Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2013 | O impacto das atividades investigativas nas aprendizagens de alunos do 10.º ano sobre distribuição de matéria nos seres vivos | Patrícia Isabel Aleixo Duarte dos Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | A Promoção da Literacia Científica e da Cidadania através de Ativismo Fundamentado | Ana Paula Alves Esperto (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 | Formas de Avaliação das Actividades em Ciências no Pré-Escolar | Sílvia Barbosa e Vera Mendes (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2010 | Concepções das crianças sobre o meio ambiente – a poluição e a reciclagem | Cátia Barata e Teresa Coelho (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2009 | Impacto de Actividades Experimentais nas Aprendizagens de um Grupo de Crianças do Pré-Escolar: Estudo de Caso | Ana Catarina Matos Florêncio e Joana Patrícia Lourenço Vidal (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2009 | Um Estudo de Caso sobre o Impacto das Actividades Experimentais nas Aprendizagens de um Grupo de Alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico | Joana Mata Dias (Outro)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024 - Atual | Encontro Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024 (IEMC 2024) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
2023 - Atual | 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | Escola Superior de Educação de Lisboa |
2023 - Atual | 3.º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino | Universidade do Algarve – Campus de Gambelas, Faro. |
2023 - Atual | IX Seminário Ibero-Americano CTS / XIII Seminário CTS - Desafios da Educação CTS e Objetivos da Agenda 2030¿ | Universidade de Aveiro |
2022/11 - Atual | VI Encontro de Mestrados e Pós-Graduações em Educação e Ensino | ESE de Lisboa |
2022/11 - Atual | VIII SIACTS-Seminário Ibero-Americano de CTS com o tema “INTERAÇÕES CTS: IMPACTOS SOBRE O AMBIENTE, A SAÚDE E A EDUCAÇÃO | Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, Brasil |
2022/07 - Atual | 11ª edição do Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | ESE de Lisboa |
2022/03 - Atual | Encontro Internacional « Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências » [IEMC_2022] | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
2019/12 - Atual | encontro internacional - Paradigms, Models, Scenarios and Practices for strong sustainability | University of Clermont Auvergne (UCA) Jean Monnet Excellence Center on Sustainability (ERASME) |
2019/03 - Atual | Encontro Internacional « Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências | Escola Superior de Educação de Santarém |
2019 - Atual | European Science Education Research Association (ESERA) 2019 | |
2018/11/24 - Atual | IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino | Escola Superior de Educação de Lisboa |
2018 - Atual | Simpósio Internacional de la Enseñanza de las Ciencias | online |
2018 - Atual | ENEC 2018 | |
2016/10 - Atual | Encontro Internacional « European Union and Sustainable development: Challenges and Prospects » | University of Blaise Pascal, Clermont-Ferrand, FranceSymposium, |
2020 - 2021/03/13 | V Encontro de Mestrados e Pós-Graduações em Educação e Ensino da ESELx | Online (ESELx) |
2020 - 2021 | XI Congresso Internacional de Investigação em Didática das Ciências - Coordenadora Línea 1: Educación científica en contextos formales en Educación Infantil y Educación Primaria, com Guadalupe Jiménez (Universidad de Extremadura) y José Reyes Ruiz (Universidad de Castilla de la Mancha) | online |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional | CiED - Escola Superior de Educação de Lisboa |
2020 - Atual | Revista Vivências URI | Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
2019 - Atual | Sisyphus Journal of Education (2182-8474) | |
2019 - Atual | Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências | |
2018 - Atual | Revista UIIPS (2182-9608) | |
2016 - Atual | Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias (1579-1513) |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2018 - Atual | Coordenadora da equipa científico-pedagógica da ESES (outros membros – Ana Maria Fonseca, António George Camacho, Luis Aristides Vidigal e Marisa Correia) relativa à Avaliação e certificação de manuais manuais escolares do 1.ºCEB – Estudo do Meio – aceitação da candidutura da Acreditação de Entidades Como Avaliadoras e Certificadoras de Manuais Escolares - ESE do IPSantarém PROC/ACREDITAÇÂO/12/2018. Aviso de abertura: 1.º CEB – Estudo do Meio – 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade | ||
2012 - Atual | Membro do júri da avaliação de projetos Pais com a Ciência da Agência Ciência Viva | ||
2021/10 - 2021/12 | Evaluation Committee for the Degree in Environmental Education and Nature Tourism - ACEF 2018/2023 and PERA 2018/2023 (A3ES)
/
Comissão de Avaliação do curso de Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza - ACEF 2018/2023 e PERA 2018/2023
(A3ES)
Membro
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | |
2020/12 - 2021/05 | Commission for the Evaluation of Master's Degrees Qualifying for Teaching - PERA 2020/2021 (A3ES) /
Comissão de Avaliação dos Mestrados que Habilitam para a Docência - PERA 2020/2021 (A3ES)
Coordenador
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Team for the application for Accreditation of Entities as Assessors and Certifiers of School Textbooks, positively assessed on 26 July 2018 by the Assessment Committee, with ESES being accredited as an assessor and certifier of school textbooks for 1st grade - Environmental Studies. | Ministério da Educação, Brasil |
2012 - Atual | Avaliação de projetos - Pais com a Ciência |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Pedagogia da Educação Ambiental | Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2019 - Atual | Seminário e Estágio | Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2014 - Atual | Ecologia | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2010/09 - Atual | Pedagogia da Educação de Infância - Jardim de Infância | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2023 - 2024 | Educação STEAM outdoor | Educação STEAM outdoor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023/05 - 2023/05 | ALE 1 - Active Learning Event 1 Workshop 1 - Sustainability & Environmental Education - My actions to protect water Workshop 4 - Sustainability & Environmental Education I Outdoor activity on Parque das Nações, Lisbon. | Whorkshops (Outros) | Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022 - 2023 | Ambiente e Património Geológico | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022/03/11 - 2022/03/12 | Ação de formação de curta duração "Encontro Internacional "Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022". | (Outros) | Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021 - 2022 | Prática de Ensino Supervisionada no 2.º CEB - Matemática e Ciências Naturais II | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020 - 2022 | Educação, Saúde e Ambiente | Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021/02 - 2021/04 | Formadora do curso de Formação “Propostas de trabalho interdisciplinares em Ciências e Matemática” em b-learning entre fevereiro-abril de 2021, com registo: CCPFC/ACC-110331/21; 25h creditadas; destinatários: professores dos grupos 110 e 230. ESE | IPSantarém. | Propostas de trabalho interdisciplinares em Ciências e Matemática (Outros) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020 - 2021 | Conhecimento do Mundo | Educação Pré-escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020 - 2021 | Investigação em Educação | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020 - 2021 | Ambiente e Património Geológico | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2020 - 2021 | Ambiente e Património Geológico | Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2018 - 2020 | Didática das Ciências Físicas e Naturais I e II | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2018 - 2019 | Investigação em Educação | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2018 - 2019 | Qualidade de Vida | Literacia Digital para o Mercado de Trabalho (Outros) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2018/03 - 2018/06 | Curso de Formação em Ensino Experimental das Ciências para professores do 1.ºCEB | (Ensino básico 1º ciclo) | |
2017 - 2018 | Conhecimento do mundo | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2013 - 2018 | Prática de Ensino Supervisionada - Jardim de Infância | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2017/09 - 2017/11 | Especialista científica do módulo da semana 5 intitulado - Démarches Pédagogiques en EEDD. Integrou a equipa pedagógica do MOOC (Massive Open Online Course) “Education à l'Environnement et au Développement Durable » produzido e coordenado por l'Université Virtuelle Environnement et Développement durable (UVED) – Lyon (France). | ||
2016 - 2017 | Didática das Ciências Físicas e Naturais I | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2015 - 2017 | Ciências da Terra e da Vida, Ecologia e Ecoturismo, Estágio | Animação Sociocultural Aplicada ao Ecoturismo (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2016/04/09 - 2016/04/09 | Short training course "XXIII Professional Practice Days - Pedagogical Practices in Maths and Science / Ação de Formação de curta duração "XXIII Jornadas da Prática Profissional - Práticas Pedagógicas em Matemática e Ciências | (Outros) | Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2016/01 - 2016/01 | Formadora do Módulo Folha de Cálculo - Funcionalidades Avançadas | (Outros) | Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2015 - 2016 | Conhecimento do Mundo | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2015 - 2016 | Investigação em Educação | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2015/05/26 - 2015/07/31 | Ação de Formação Contínua "Sensibilizar para o Desperdício Alimentar" (Duração total de 30h) | (Outros) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2011/09 - 2015 | Ambiente e Desenvolvimento Sustentável | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2012 - 2014 | Prática de Ensino Supervisionada no 1ºCiclo do Ensino Básico 1º e 2ºs anos | Ensino do 1º e do 2ºCEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2011 - 2014 | Biologia (Opção) | Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2010/09 - 2014 | Didáctica do 1ºCiclo do Ensino Básico | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2010/09 - 2014 | Investigação em Estudo do Meio (opção) | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Ambiente e Desenvolvimento Sustentável | Educação Básica (regime pós-laboral) (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2006 - 2010 | Training Programme for Primary School Teachers in Experimental Science Teaching / Programa de Formação de Professores do 1.º CEB em Ensino Experimental das Ciências | Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | |
2008/09 - 2009/07 | Ambiente e Desenvolvimento Sustentável | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2007/09 - 2008/06 | Projecto de Educação Ambiental e Educação Ambiental | Educação de Infância (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2004/09 - 2006/07 | Estudo do Meio IV; Conhecimento do Mundo II; Educação para a Saúde; Seminário do Conhecimento do Mundo; Educação Ambiental e Patrimonial | (Outros) | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2024/02 - Atual | European Science Education Research Association | Membro |
2021 - Atual | Ibero-American CTS Association in Science Education I Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência, AIA-CTS [http://aia-cts.web.ua.pt] | Associada |
2020/12/14 - Atual | Member of the European Network for Environmental Citizenship. The main aim and objective of the Action is to develop ENEC, the European Network for Environmental Citizenship. The ENEC Action aims to enable scientific developments in the field of Environmental Citizenship leading to new conceptualisations and new products, thus contributing to the strengthening of European research and innovation capacities in this field. Start: 14/12/2020. http://repository.enec-cost.eu/ | |
2019/09 - Atual | Portuguese Association for Science Education I Associação Portuguesa de Educação em Ciências - APEduC | Associada efetiva |
2013 - Atual | Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (IPS) | |
2011/03 - Atual | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/11 - Atual | I was a member of the Scientific Committee of the VII ESELx Masters and Postgraduate Meeting, which will take place on November
30, 2024. Information on the event can be found at https://www.eselx.ipl.pt/comunidade/encontros/VIIEMPG ; https://www.eselx.ipl.pt/comunidade/encontros/VIIEMPG/comissoes
.
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2024/03 - Atual | Member of the Scientific Committee of the International Meeting Innovation in the Teaching of Mathematics and Science, 2024
(IEMC), held on March 15 and 16.
Membro
|
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022 - Atual | Membro comissão científica de revista: A Revista Eletrônica Vivências (Brasil)
http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/about/editorialTeam
Membro
|
Revista Eletrônica Vivências (Brasil), Brasil |
2021/07/15 - Atual | Membro da Comissão Científica do Seminário anual de Matemática e Ciências Experimentais da ESE de Lisboa. realizado à distância
via Zoom no dia 15 de julho. https://www.eselx.ipl.pt/comunidade/encontros/10smce/comissoes
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/03/13 - Atual | Membro da Comissão Científica do V Encontro de Mestrados e Pós-Graduações em Educação e Ensino da ESELx que terá lugar no
dia 13 de março de 2021. As informações sobre o mesmo podem ser consultadas no seguinte site: https://emeeselx.wixsite.com/encontromestradosese/comisso-cientfica
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - Atual | Comissão Científica do II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino e VII Jornada de História da Ciência e
Ensino. Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Universidade Estadual
de Campinas, e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em cooperação com a Universidade do Porto (UP) e a Universidade
de Coimbra (UC). https://hcensino.wordpress.com/organizacao/
Membro
|
|
2021/09 - 2022/03 | Membro da Comissão Organizadora do encontro Internacional « Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências » [IEMC_2022]
realizado nos dias 11 e 12 de março 2022 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
Membro
|
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022 - 2022 | Membro da Comissão Científica:
Encontro Internacional « Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências » [IEMC_2022] realizado nos dias 11 e 12 de março
2022 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
https://encontroiemc.wixsite.com/iemc2022/comissoes
Membro
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2022 - 2022 | Membro da Comissão Científica da 11ª edição do Seminário de Matemática e Ciências Experimentais da ESE de Lisboa realizado
no dia 05 de julho. https://www.eselx.ipl.pt/comunidade/encontros/11smce/comissoes
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2022 - 2022 | Membro da Comissão Científica do VI Encontro de Mestrados e Pós-Graduações em Educação e Ensino da ESELx realizado no dia
26 de novembro de 2022. As informações sobre o mesmo podem ser consultadas no seguinte site: https://www.eselx.ipl.pt/comunidade/encontros/VIEMPG/comissoes
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2022 - 2022 | Membro de Comissão Científica do VIII SIACTS-Seminário Ibero-Americano de CTS com o tema “INTERAÇÕES CTS: IMPACTOS SOBRE O
AMBIENTE, A SAÚDE E A EDUCAÇÃO” – realizado de forma remota na Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, Brasil, nos dias 22,
23 e 24 de novembro de 2022.
Membro
|
Universidade Cruzeiro do Sul, Brasil |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | Expert report for international mention / Informe experto para la mencion internacional [September 26, 2024] on the doctoral thesis of Elena Bravo Lucas, from the doctoral program in “Innovación en Formación del Profesorado. Asesoramiento Análisis de la Práctica Educativa y TIC en Educación (R010)” of the University of Extremadura, with the title “Las actividades científicas prácticas en Educación Infantil. Propuesta de intervención para docentes y alumnos. | |
2018 - Atual | Member of the Jury for the interviews for the specialised tests designed to assess the ability of people over 23 to attend the Degree in Environmental Education and Nature Tourism / Membro do Júri das entrevistas das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade dos maiores de 23 para a frequência na Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Distinções
Prémio
2024 | Distinction award for educational resource “Atividade outdoor no Arouca Geopark | 7.º ano | Ciências Naturais”, published
in 2024.
Casa das Ciências, Portugal
|
2024 | Honorable Mention Award: 5th CIEQV Competition - Multidisciplinary Scientific Research [project team member]
Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
|
2023 | Best Poster at the ATEE Winter Conference 2023, with the poster “Teaching sustainability for primary schools” |
2018 | Prize of Distinction in the educational resources category 2018 o Casa das Ciências Prize of Distinction_2018 |
Outra distinção
2017 | ESES among the winners of the Eco-Schools Programme's Our Biodiversity challenge (ABAE) |