???global.info.a_carregar???
Ana Maria Macara de Oliveira. Concluiu o(a) Título de Agregado em Agregação em Motricidade Humana em 2009/11/05 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Doutoramento em Motricidade Humana em 1994 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana e Master em Master of Arts em 1988 pelo(a) University of North Carolina at Greensboro. É Consultoria no(a) Companhia de Dança de Almada. Publicou 9 artigos em revistas especializadas. Possui 8 capítulo(s) de livros. Recebeu 3 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Outra em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Criatividade; Espontaneidade; Formação; Improvisação teatral; Intérprete em dança; Viola Spolin; Arte; Educação; Escola de Dança de Almada; Escola Básica do Alto da Ajuda; Departamento de Dança FMH/UTL; Amalgama; Dança; REA; ODS::04:Educação de Qualidade; ODS::11:Cidades e Comunidades Sustentáveis; Dança na educação; Educação e arte; Educadores de infância; Expressão pelo movimento; Interprofissionalidade; Cultura Hip-Hop; Arte clássica; Adolescência; Comportamento; Dance; Teaching; Dance teaching; Classical dance; Hip-hop dance; Inclusão; Benefícios afetivossociais; Programa educacional; Education; Inclusion; Social emotional benefits; Educational program; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais; Análise do movimento; Composição coreográfica; Construção do gesto; Corpo; Corporeirade; Cultura; Dança contemporânea; Poética; Políticas do corpo; Coreografia; Criação; Encenação; Interpretação; Fenomenologia; Teatro; Didática; Educação somática; Movimento; Body; Movement; Somatic education; Autoperceção do corpo; Participação social; Avaliação nutricional; Índice de massa corporal; Necessidades energéticas; Questionário de frequência alimentar; Art; dança; Educação religiosa; Catolicismo; Programas de ensino; Ética; Criação artística; Portugal; Values; Artistic expression; Apoio social; Imagem corporal; índice de massa corporal; Peso corporal; Transtornos alimentares; Body image; Body mass index; Body weight; Eating disorders; Social support; Dança inclusiva; Artes performativas; Educação artística; Educação especial; Consciência; Decisão/escolha; Escrita cénica contemporânea; Intérprete; Possibilidade; Responsabilidade; Terceiro corpo; Currículo; Dança popular; Formação de bailarino; Matriz tradicional; Proposta metodológica; Curriculum; Dancer training; Methodological proposal; Tradition; Dança moderna; Atividade física; Força muscular; Hidroxiprolina; Amplitude muscular; 793.3(043); 796.012(043); 577.112(043); Decisão; Formação do bailarino; História da dança; Afro-brasileiro; Candomblé; Dança-teatro; Orixás; Personagens; Pina Bausch; Dança Oriental; Deficiência mental; Construção Identitária; Inclusão Social; Oriental Dance; mental disability; identity; Social Inclusion; Culturas de inclusão; Deficiência; Exclusão social; Inclusão social; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Maria Macara de Oliveira

Nomes de citação

  • Oliveira, Ana
  • Macara, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
821E-AF69-232E
ORCID iD
0000-0003-1359-8040

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2009/11/05
Concluído
Agregação em Motricidade Humana (Título de Agregado)
Especialização em Dança
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Figurinos em coreografia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanumidade
2008
Concluído
Curso de Formação de Docentes em E-Learning – nível 1 (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Ensino
Universidade Aberta, Portugal
1994
Concluído
Motricidade Humana (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Dança
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Estudo da Vivência do Bailarino em Cena" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1988
Concluído
Master of Arts (Master)
Especialização em Dance
University of North Carolina at Greensboro, Estados Unidos
A
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - 2015 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1999 - 2009 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1994 - 1999 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1983 - 1994 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1987 - 1988 Assistente (Docente Universitário) University of North Carolina at Greensboro, Estados Unidos
University of North Carolina at Greensboro Department of Dance, Estados Unidos

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1992 - Atual Direção Artística Quinzena de Dança de Almada, International Dance Festival, Portugal
Quinzena de Dança de Almada, International Dance Festival, Portugal
1990 - Atual Consultoria Companhia de Dança de Almada, Portugal
1981 - 1983 Docência no Ensino Básico e Secundário Escola Preparatória Fernão Lopes, Portugal
Escola Preparatória Fernão Lopes, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/12 - 2021/12 UP2DANCE - Updating professional profiles towards contemporary dance
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Companhia de Dança de Almada, Portugal
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes

European Comission - Erasmus+
Concluído

Outro

Designação Financiadores
1992 - Atual Quinzena de Dança de Almada
Direção Artística
Companhia de Dança de Almada, Portugal
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Em curso
2017 - 2020 CLASH! When classic and contemporary dance collides and new forms emerge
Investigador
European Comission
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Macara, Ana. "From costume into character: An approach in teaching choreography". Trabalho apresentado em Conferência Internacional Continentes em Movimento: Novas Tendências no Ensino da Dança, Oeiras, 1998.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Simas, Joseani Paulini Neves; Macara, Ana; Melo, Sebastião Iberes Lopes. "Sintomas de Transtorno Alimentar e Satisfação com Imagem Corporal em Bailarinos Profissionais de Dança Contemporânea.". Revista Médica de Minas Gerais 30 1 (2020): 1-6. http://www.rmmg.org/artigo/detalhes/2655.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Simas, Joseani Paulini Neves; Macara, Ana. "Transtornos alimentares e fatores associados em bailarinos profissionais de dança clássica no Brasil". O Mundo da Saúde 43 2 (2019): https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/68.
    Publicado
  3. Simas, Joseani Paulini Neves; Macara, Ana; Sebastião Iberes Lopes; Pelegrini, Andreia. "Fatores associados à insatisfação com a imagem corporal em bailarinos profissionais. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, Periódico do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício". Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, Periódico do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício, v. 13, n. 80, 581-590 13 80 (2019): 581-590. http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/1405.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Navarro, Juana Machado; Macara, Ana. "O figurino na perspetiva do intérprete de dança na contemporaneidade". Quaderni del Csal - 5 / Numero speciale di Visioni LatinoAmericane, Anno X, Numero 18, Gennaio 2018. Issn 2035-6633 - 276 X 18 (2018): https://www.openstarts.units.it/bitstream/10077/19907/3/VLA_18_2018_S_MachadoNavarro_Macara.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Macara, A., Mortari, K. & Batalha, A. P.. "Reflexões sobre o Ensino Artístico: Em busca da transformação". Revista Portuguesa de Educação Artística 7 5 (2017): 857-65. http://www.recursosonline.org/rpea/index.php/rpea/article/view/119/128.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.23828/rpea.v7i1.119
  6. Assumpção, Valéria; Macara, A.; Januário, C.. "PRÁTICAS INCLUSIVAS NA DANÇA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DAS PROFESSORAS DE DANÇA DOS NÚCLEOS DE ARTE". Journal of Research in Special Educational Needs 16 (2016): 880-883. http://dx.doi.org/10.1111/1471-3802.12228 ; https://dub118.mail.live.com/mail/ViewOfficePreview.aspx?messageid=mgLOR2keWy5RGipQAjfePx9g2&folderid=flinbox&attindex=0&cp=-1&attdepth=0&n=44189053.
    Publicado • 10.1111/1471-3802.12228
  7. Assumpção,Valéria de; Macara,Ana; Januário,Carlos; Wachowicz,Fátima. "Estudo preliminar: Validação do questionário "CDC - Corpo, Dança e Comunidade"; para adolescentes de 12-18 anos". Revista da Associação Portuguesa de Psicologia, 30, 2, 15-24. ISSN 2183-2471. doi: http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/issue/view/81 30 2 (2016): 15-24. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492016000200002.
    Publicado • doi: http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/issue/view/81
  8. Silva, Valéria; Macara, Ana; Januário, Carlos; Wachowicz, Fátima. "Preliminary study for validation of questionnaire CDC - Body, Dance and Community for teenagers". (2016): https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1127.
  9. Macara, Ana; Romarco, Evanize Kelli Siviero. "A Contribuição da Educação Somática na Formação do performer contemporâneo: O método GDS". 20 1 (2015): 22-37. https://proxy.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/4449/3072.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2015v20n1p22-37
  10. Macara, Ana; Simas,Joseani Paulini Neves; Melo, Sebastião Iberes Lopes. "Imagem corporal e sua relação com peso e índice de massa corporal em bailarinos profissionais. Rev Bras Med Esporte, Dez 2014, vol.20, no.6, p.433-437. ISSN 1517-8692 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1517-869220140006&lng=pt&nrm=iso". Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Dez 2014, vol.20, no.6, p.433-437. ISSN 1517-8692 20 6 (2014): 433-437. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1517-869220140006&lng=pt&nrm=iso.
    Acesso aberto
  11. Souza, Marco Aurelio da Cruz; Macara, Ana. "Identidade Cultural do Xote no Brasil". Nuevamerica, Danza e Identidade Cultural: La revista de la patria grande 144 (2014): 38-43. http://www.novamerica.org.br/ong/?cat=2&paged=3 http://www.novamerica.org.br/ong/?p=1241.
    Publicado
  12. Alfonso Vargas; Sebastian S Gomez Lozano. "El Esfuerzo Físico en el Baile Flamenco de Principios del S. XX y el Actual". Revista del Centro de Investigación Flamenco Telethusa 1 1 (2008): 7-9. https://doaj.org/article/e4fc4779bcb14b34aa38a95d6dff405e.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Macara, Ana; Batalha, Ana Paula. "Técnicas Somáticas: Alternativas de Bem-Estar". In Entre o Ser e o Estar: Técnicas somáticas e Práticas Performativas, editado por Macara, A., Mortari, K. & Batalha, A. P.. Lisboa - Cruz Quebrada, Portugal: Edições FMH, 2018.
    Publicado
  2. Macara, Ana; Souza, Marco Aurelio da Cruz. "O corpo nas Danças Folclórica e Parafolclórica". In Dança em Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo, editado por Macara, A., Batalha, A. P. e Mortari, K., 45-56. Lisboa, Portugal: FMH Edições, 2016.
  3. Jorge, Soraia; Macara, Ana. "Uma estética de abismo: Ciclos hormonais da mulher que dança.". In Dança em Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo., editado por Macara, A., Batalha, A. P. e Mortari, K., 127-138. Lisboa, Portugal: FMH Edições, 2016.
    Publicado
  4. Jesus, Nádia; Macara, Ana. "Corpos Desportivos na Dança: Tópicos sobre a formação em Dança de estudantes de Educação Física". In Dança em Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo, editado por Ana Macara, Ana Paula Batalha e Kátia Mortari, 149-154. Lisboa, Portugal: FMH Edições, 2016.
    Publicado
  5. Almeida, Lucilene; Macara, Ana. "Bullying no ambiente da Dança". In Dança em Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo Lisboa: FMH Edições. ISBN: 978 972 735 2098., editado por Ana Macara, Ana Paula Batalha e Kátia Mortari, 181-29. Lisboa: Ediçoes FMH, 2016.
  6. Macara, Ana; Cravo, Mapi; Lopes M. A.. "Idosos que dançam: Os JASTI como passaporte para uma vida culturalmente ativa". In Dança em Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo, editado por Ana Macara, Ana Paula Batalha e Kátia Mortari, 233-242. Lisboa, Portugal: FMH Edições, 2016.
  7. Mortari, Kátia; Macara, Ana; Batalha, Ana Paula. "Corpo, Técnica e movimento: Possibilidades para sentir, expressar e estar bem". In Atividade Física, saúde e lazer: Olhar e pensar o corpo, 124-137. Florianópolis, Brasil: Tribo da Ilha, 2014.
    Publicado
  8. Macara, Ana; Batalha, Ana Paula; Mortari, Kátia. "Corpo imanente e transcendência na performance contemporânea". In O corpo representado: Mídia, arte e produção de sentidos, editado por Denise C. O. Siqueira, 157-169. Rio de Janeiro:, Portugal: EdUERJ., 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. Macara, Ana. Manual of Good Practices in Contemporary Dance. Roma, Itália: Up2Dance Project. 2021.
    Publicado • Editor
  2. Clécia Maria Aquino de Queiroz (UFS); Igor Teixeira Silva Fagundes (UFRJ); Maria Acselrad (UFPE); Maria de Lourdes Macena de Souza (IFCE); Pâmela Fogaça Lopes (UFPel); Carmen Anita Hoffmann (UFPel); Bruna Leticia Potrich (UFSM); Gisela Reis Biancalana (UFSM); Maria Beatriz Ferreira Vasconcelos (UFBA); Carmen Paternostro Schaffner; et al. Saberes-fazeres em danças populares. Salvador, Brasil: ANDA-Editora. 2020.
    Publicado • Editor
  3. Macara, Ana; Batalha, Ana Paula; Mortari, Kátia. Entre o Ser e o Estar: Técnicas somáticas e Práticas Performativas. Cruz Quebrada, Portugal: Edições FMH. 2018.
    Editor
  4. Macara, Ana. Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo. Lisboa - Cruz Quebrada, Portugal: Edições FMH. 2016.
    Publicado • Editor
  5. Macara, Ana; Batalha, Ana Paula; Mortari, Kátia. Livro de Atas da Conferência Internacional 2012 Corpos (Im)perfeitos. Lisboa Cruz Quebrada: FMH Edições. 2012.
    Publicado • Editor
  6. Macara, Ana. Alma da Dança: Dilemas de Criação e Produção - 15 Anos de Quinzena de Dança de Almada.. Almada, Portugal: Companhia de Dança de Almada. 2007.
    Publicado • Editor
  7. Macara, Ana. Dança e movimento expressivo. Textos e Resumos do Seminário Internacional. Lisboa: FMH Edições.. 2006.
    Publicado • Editor
  8. Macara, Ana. Pulses and impulses for dance in the community. Proceedings of International Conference.. Lisboa, Portugal: FMH Publicações. 2003.
    Publicado • Editor
  9. Paula Sá Menezes, Ana; Barrera Kalhil, Josefina. Actas da Conferência Internacional Continentes em Movimento: Novas Tendências no Ensino da Dança. Lisboa, Portugal: FMH Edições.. 1998.
    Publicado • Editor
Tese / Dissertação
  1. Souza, Marco Aurelio da Cruz. "A dança popular no processo de formação do bailarino clássico e contemporâneo : estudo sobre a escola do teatro Bolshoi do Brasil". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/19570.
  2. Simas, Joseani Paulini Neves. "Imagem corporal relacionada às características físicas e psicossociais: contrastes entre bailarinos clássicos e contemporâneos". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/15993.
  3. Silva, Valéria de Assumpção. "Benefícios afetivossociais da prática da dança para estudantes dos núcleos de arte da Prefeitura do Rio de Janeiro". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/11668.
  4. Bandeira, Maria Margarida dos Reis Cunha da Silva. "As expressões artísticas e a transmissão de valores e princípios éticos nas aulas de educação moral e religiosa católica". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/4832.
  5. Romarco, Evanize Kelli Siviero. "Dança e educação somática : a aplicação do método GDS para o aprimoramento do movimento expressivo e performático em dança.". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/8349.
  6. Monteiro, Maria Auxiliadora. "Níveis de flexibilidade, hidroxiprolina e força muscular abdominal em bailarinas submetidas à técnica de dança moderna de Martha Graham". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10348/3389.
  7. Luyet, Angela. "Adaptação do método de improvisação teatral segundo Viola Spolin no trabalho de formação do bailarino/ator-amador". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/6606.
  8. Ramos, Micaela Alexandra de Ornelas. "Presença cénica : estudo sobre a formação de jovens atores". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/6019.
  9. Limpo, Patrícia. "Práticas de expressão pelo movimento no pré-escolar". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/6993.
  10. Silva, Marta Filipa Queirós da. "Influências da Dança Clássica e Hip-Hop em jovens praticantes em centros de dança". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2344.
  11. Snizek, Andréa Bergallo. "Articulações poéticas e políticas do corpo : estudo de processos de composição solística de dança contemporânea". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/5743.
  12. Silva, João Paulo Alves de Jesus da; Oliveira, Ana Maria Macara de, orient.. ""Tudo sobre rodas" - projecto de dança inclusiva". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/1700.
  13. Jesus, Nádia de Morais. "A alimentação dos bailarinos : avaliação nutricional de profissionais de companhias de dança portuguesas". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/3642.
  14. Bucchieri, Jean Paul. "O Terceiro corpo na escrita cénica contemporânea : uma proposta de intervenção para a formação do intérprete". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/3789.
  15. Bucchieri, Jean Paul. "O terceiro corpo na escrita cénica contemporânea: uma proposta de intervenção para a formação do intérprete". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10400.21/4426.
  16. Garcia, Letícia. "A dança oriental como forma de inclusão social: Um estudo de caso do Projecto “Sentindo e Dançando”". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10071/2012.
  17. Silva, Valéria de Assumpção. "Discursos do processo de exclusão e inclusão na dança inclusiva : estudo de caso "Dançando com a Diferença"". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, 2010. http://hdl.handle.net/10400.5/3271.
  18. Parra, Denise Vendrami. "A dança na contemporaneidade : um foco em dois centros de formação". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.5/1225.
  19. Navarro, Juana Machado. "Orixás na obra de Pina Bausch : estudo das personagens bauschianas na perspectiva mística do Candomblé brasileiro". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.5/1226.
  20. Macara, Ana. "Estudo da vivência do bailarino em cena: Relações com traços de personalidade e qualidades de interpretação artística". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, 1994. http://dited.bn.pt/29981/index.html?cutepath=%3Fid=MildNet.
  21. Macara, Ana. "Center of the body and centering: Study of different approaches to the subject, and its significance for the dancer". Mestrado, University of North Carolina at Greensboro, 1988. https://uncg.on.worldcat.org/search?databaseList=1708%2C143%2C1271%2C1542%2C1719%2C1730%2C2570%2C638&queryString=macara#/oclc/20313832.

Artística / Interpretação

Coreografia
  1. N. Glanzberg, H. Giraud, M. Monnot, C. Dumont, interpretados por Edith Piaf (Compositor). 2015. Elevado a 4 https://www.cdanca-almada.pt/criacoes/repertorio/104-2015/402-identidade-e-multiplicidade. Companhia de Dança de Almada.

Outros

Outra produção
  1. Arte e educação: a magia da dança. A narrativa pedagógica e didática sobre a dança na educação elege as competências essenciais, globalizantes e integradas, praticar, conhecer, criar e apreciar, no sentido de propor uma matriz orientadora, tendo presente a formação artística e cultural dos sujeitos da aprendizagem. O foco estruturante desta narrativa sugere a necessidade de se considerarem os contributos relevantes adquiridos com a. 2011. Martins, Amílcar; Macara, Ana; Ribeiro, Teresa; Antunes, Elisa. http://hdl.handle.net/10400.2/2644.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/19 Presentation of Quinzena de Dança de Almada, an international dance festival BeInternational at Morsi https://teatro.fondazionemilano.eu/news/morsi-2023-18-19-novembre https://teatro.fondazionemilano.eu/progetti/post-diploma/beinternational-1
Cívica Scuola di Teatro Paulo Grassi (Milão, Itália)
2021/11/26 "O Projeto Erasmus+ Up2DANCE: Desafios, resultados e questionamentos" https://www.up2danceproject.eu/updates/final-national-event/ "Dissemination event" no âbito do Projeto Up2Dance
Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/07 The Up2Dance project PROFESSIONALIZATION OF THE DANCER: THE ROLE OF SCHOOLS OF ARTISTIC TRAINING SPECIALIZED IN DANCE, https://www.up2danceproject.eu/#analysis
Companhia de Dança de Almada (On-line, Portugal)
2016 Dança no Ensino Artístico - A procura da transformação VII Congresso da Educação Artística
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2015/04/19 Portuguese Fandango Traditional Dance: Reflections on the roles of Music, Gender and Political System. Comunicação apresentada na Conferência 16.Diskografentag Conferência 16.Diskografentag
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa, Ethnomusicology Institute/ INET-md, (Lisboa, Portugal)
2010/11/19 Arte, Dança, e percepção do mundo (videoconferência) http://www.justin.tv/angelvianna/b/274382102 IV Seminário Angel Vianna https://www.twitch.tv/videos/45103327
Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - 2019/06 Souza, Marco Aurélio (2019). “A dança popular no processo de formação do bailarino clássico e contemporâneo: Estudo sobre a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil”. Tese de Doutoramento concluída, com orientação de Ana Macara.
Orientador
Motricidade Humana - Dança (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/09/30 - 2021/10/02 Organização de Seminário Internacional sobre ¿Dance Training¿ (Peer learning workshop) https://www.cdanca-almada.pt/137-noticias-do-inicio/557-parceiros-up2dance-propuseram-memorando-de-entendimento-para-futuras-colaboracoes https://www.up2danceproject.eu/updates/peer-learning-workshop-c5-in-portugal/ (2021/09/30 - 2021/10/02)
Seminário (Coorganizador)
Companhia de Dança de Almada, Portugal
2021/10 - 2021/10 Organização de Mesa Redonda " CLASSICAL AND CONTEMPORARY DANCE: THE ROLE OF THE DANCE TEACHER" como responsável pelo projecto "Up2Dance" apoiado pelo programa Erasmus+. Em https://www.up2danceproject.eu/#analysis (2021/10 - 2021/10)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Companhia de Dança de Almada, Portugal
2021/10 - 2021/10 Organização de Mesa Redonda "THE ROLE OF THE REHEARSAL DIRECTOR/REPETITEUR IN THE DANCE COMPANY: RELATIONSHIP WITH CHOREOGRAPHERS AND DANCERS" como responsável pelo projecto "Up2Dance" apoiado pelo programa Erasmus+. Em https://www.up2danceproject.eu/#analysis (2021/10 - 2021/10)
Mesa-redonda
2021/07/04 - 2021/07/10 Organização de Seminário Internacional sobre “Transition from classic/neo-classic to contemporary dance models: definition and classification of the dance categories” (Peer learning workshop) https://www.up2danceproject.eu/updates/peer-learning-workshop-in-portugal/ (2021/07/04 - 2021/07/10)
Seminário (Coorganizador)
Companhia de Dança de Almada, Portugal
2016/04/01 - 2016/04/15 2º Encontro de Artes Performativas na Comunidade de Almada A necessidade de ocupação de tempos livres de forma saudável e culturalmente enriquecedora levou a Companhia de Dança de Almada a desenvolver este projeto, com a apresentação de espetáculos, workshops, conferências e espaços de convívio entre os participantes. O objetivo é incentivar a prática das artes performativas e o conhecimento sobre esta área. http://www.cdanca-almada.pt/sobre-nos/intervencao-artistica-comunitari/417-2-encontro-de-artes-performativas-na-comunidade-de-almada-programa (2016/04/01 - 2016/04/15)
Encontro (Coorganizador)
Companhia de Dança de Almada, Portugal
2015 - 2015 Encontro de Artes Performativas na Comunidade de Almada A necessidade de ocupação de tempos livres de forma saudável e culturalmente enriquecedora levou a Companhia de Dança de Almada a desenvolver este projeto, com a apresentação de espetáculos, workshops, conferências e espaços de convívio entre os participantes. O objetivo é incentivar a prática das artes performativas e o conhecimento sobre esta área. http://www.cdanca-almada.pt/sobre-nos/intervencao-artistica-comunitari/417-2-encontro-de-artes-performativas-na-comunidade-de-almada-programa (2015/05/03 - 2015/05/10)
Encontro

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/06/28 - 2023/07/02 Participação no "B>Meeting", encontro internacional de coreógrafos, bailarinos e gestores culturais. Apresentação oral sobre a Quinzena de Dança de Almada - International Dance Festival e orientação de workshop coreográfico.
Encontro
B>Meeting 2023
BIDE - Barcelona International Dance Exchange, Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/10/12 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância – A Dança Criativa como Forma de Expressão e Comunicação no Jardim de Infância
Arguente
Joana Catarina Caçador Bernardes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2021 “Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: A Dança Criativa como Forma de Expressão e Comunicação no Jardim de Infância”.
Arguente
Joana Catarina Caçador Bernardes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2015 - 2015 VIII Forum Internacional de Gestão Artistica e Cultural: “Cooperação Cultural Transnacional” https://figacipvc.files.wordpress.com/2015/03/figac-2015-comissc3b5es.pdf; https://figacipvc.files.wordpress.com/2015/03/figac-2015-comissc3b5es.pdf Viana do Castelo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - 2022 Dança e política: estudos e práticas / (ISBN 978-65-87431-24) Salvador, BA : ANDA - Associação Nacional de Pesquisadores em Dança,
2022 - 2022 Trilhas digitais para dança & imersão labcrítica : catálogo e textos críticos (ISBN 978-65-87431-28) Salvador, BA : ANDA - Associação Nacional de Pesquisadores em Dança
2022 - 2022 Martha Graham e a dança moderna: na linha de frente do movimento progressista. (978-65-87431-18-5) Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA)
2022 - 2022 Descortinando a dança no Sul do Brasil: maturidade em cena. Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA)
2022 - 2022 Corpos que são: a capoeira regional reverberada em processos criativos em artes. (978-65-87431-19-2) Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA),
2022 - 2022 Objetosujeitobjeto: a ressignificação de corpos dançantes através da relação entre matérias. (978-65-87431-20-8) Salvador, BA : ANDA - Associação Nacional de Pesquisadores em Dança
2021 - 2022 Quasar em n9ve perspectivas [livro eletrônico] / organizadores Rafael Guarato, Hugo Oliveira Dias. -- Salvador, BA : ANDA - Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, 2022. PDF Vários autores. ISBN 978-65-87431-26-0 (978-65-87431-26-0) Quasar em n9ve perspectivas [livro eletrônico] / organizadores Rafael Guarato, Hugo Oliveira Dias. -- Salvador, BA : ANDA - Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, 2022. PDF Vários autores. ISBN 978-65-87431-26-0

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - 2020 Membro de Conselho Editorial do livro "Quais Danças estão por-vir? Trânsitos, poéticas e políticas do corpo"
Membro
Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA, Brasil
2020 - 2020 Membro do Conselho Científico de publicação "Carnes vivas : dança, corpo e política", ISBN 978 658 874 310 4 8. Em https://drive.google.com/file/d/16CKfz5Frt1lEaqj3wTWxnqCoACO327Ii/view
Membro
Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA, Brasil
2020 - 2020 Membro do Coselho Científico para publicação de "DANÇA EM RELATOS DE EXPERIÊNCIA: CADERNO DE RESUMOS EXPANDIDOS". ISBN 978 6587431 08 6
Membro
Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA, Brasil
2019 - 2019 Membro do Conselho Editorial dos ANAIS do 6º Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA 2019). (ISSN 2238-1112) https://portalanda.org.br/anais/
Membro
Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA, Brasil
2018 - 2018 2018 Participou do conselho científico da revista Repertorio do programa de pos-graduação em artes cênicas da UFBA (ISSN 2175-8131), disponível no portal SEER (https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro) na condição de parecerista ad-hoc https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/issue/viewIssue/1685/338
Membro
Universidade Federal da Bahia, Brasil

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/05/18 - Atual Participação online no painel da 3.ª edição do NU.DA. – Nuova Danza - Puntata 8 - Speciale "Network Anticorpi XL. https://www.youtube.com/watch?v=hOv5O74nwmQ&t=3s Compagnia Movimento Danza, Itália
2023/09/07 - 2023/09/10 Participação no júri do BIDFF - Bucharest International Dance Film Festival, na Roménia. https://www.bidff.ro/eng https://www.bidff.ro/eng#bidff-2023-1 https://www.bidff.ro/eng#jury-23 Tangaj Collective Association, Roménia
2010 - 2010 Membro do júri de provas de doutoramento em Antropologia de Rita Cortes Castel Branco sobre " Doenças Profissionais: O Caso dos Bailarinos Clássicos" Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Distinções

Prémio

1984 Prémio Mulher do Ano - Dança
Revista "Mulher", Portugal

Outra distinção

2004 Lawther Alumni Award University of North Carolina at Greensboro
University of North Carolina at Greensboro, Estados Unidos
1983 Sete de Ouro - nomeação
Jornal "Sete" , Portugal