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Emanuel Madalin Surducan é licenciado em Ciências da Educação e da Formação pela Universidade do Algarve, tendo concluído o curso em 2022, com a classificação de 17 valores. Posteriormente, obteve o grau de Mestre em Ciências da Educação pela mesma instituição em 2024, apresentando a dissertação intitulada “Competências Digitais e sua relação com o desempenho académico”, terminando o curso com 18 valores. Atualmente, encontra-se a frequentar uma pós-graduação em Metodologias e Técnicas em Projetos de Investigação, também na Universidade do Algarve, com a conclusão prevista para março de 2025. No âmbito profissional, realizou um estágio profissional de 9 meses, no Instituto Português do Mar e da Atmosfera – Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira, integrando a Divisão de Geologia e Recursos Marinhos, obtendo a classificação de 19 valores. Atualmente, é bolseiro de investigação no Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) da Universidade do Algarve, no âmbito do projeto IDB/05739/2020 CEAD BASE, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Ao longo do seu percurso, tem desenvolvido investigação na área da educação, resultando na submissão de dois artigos para revistas científicas internacionais, com revisão por pares, sendo primeiro autor de um deles. Contribuiu também para a elaboração de dois posters científicos que foram apresentados em conferências internacionais, nomeadamente na European Geosicence Union (EGU) e na International Conference on Education and New Developments (END). Acresce ainda o facto de ter integrado a comissão organizadora do congresso “Active Democratic Citizenship and Adult Learning (ADCAL)” e a participação em diversas atividades de campo e de laboratório no curso de formação “Geodinâmica e Ecologia do Litoral – Mãos na massa na Ria Formosa”.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Emanuel-Madalin Surducan

Nomes de citação

  • Surducan, Emanuel-Madalin

Identificadores de autor

Ciência ID
831A-98ED-BD73

Endereços de correio eletrónico

  • a67828@ualg.pt (Profissional)
  • emsurducan@ualg.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2024/12/09 - 2025/03/31
Em curso
Metodologias e Técnicas em Projetos de Investigação (Pós-Graduação)
Universidade do Algarve, Portugal
2022 - 2024
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"Competências Digitais e sua relação com o desempenho académico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2019 - 2022
Concluído
Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
17
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01/31 - 2023/10/30 Estágio Profissional Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Portugal
Instituto Português do Mar e da Atmosfera Divisão de Geologia e Georecursos Marinhos, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/05/15 - Atual IDB/05739/2020 CEAD BASE
IDB/05739/2020
Bolseiro de Investigação
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Valadas, S. T.; Paulos, L.; Surducan, Emanuel-Madalin; Zacarias, R.. Autor correspondente: Valadas, S. T.. "Ageism in the labour market: Validation of the Portuguese version of the Workplace Age Discrimination Scale (WADS)". (2025):
    Submetido
  2. Surducan, Emanuel-Madalin; Sandra T. Valadas. "The role of digital competences in the academic success of “digital natives”". (2025):
    Submetido
Poster em conferência
  1. Drago, T; Santos, J; Surducan, Emanuel-Madalin; Alberto, A; Afonso, A; Ramos, A; Fernandes, A. "Raising Sand's Value Awareness: Science and Communication Initiatives". Trabalho apresentado em European Geoscience Union, 2024.
    https://doi.org/10.5194/egusphere-egu24-13276
  2. Drago, T; Silveira, T; Taborda, R; Cascalho, J; Freitas, C; Fatela, F; Ramos, R; et al. "EDUCOAST – Nature Based Education in Coastal Geosciences: a field station in southern Portugal". Trabalho apresentado em International Conference on Education and New Developments, 2023.
Tese / Dissertação
  1. "Competências Digitais e sua relação com o desempenho académico". Mestrado, 2024.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/10/24 - 2024/10/26 ESREA Active Democratic Citizenship and Adult Learning (ADCAL) Conference - Thinking against the grain: Critical Pedagogy, Popular Education and Revolution (2024/10/24)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/09/10 - 2023/09/16 Serviços dos Geossistemas Costeiros
Outro
Serviços dos Geossistemas Costeiros
Universidade de Lisboa Instituto Geofísico do Infante Dom Luiz, Portugal

Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2023/02/22 - 2023/02/25 Collaboration in field and laboratory activities in the training course entitle "Geodynamics and Ecology of the Coast - Hands-On in Ria Formosa"
Outro
Geodinâmica e Ecologia do Litoral “Mãos na Massa” na Ria Formosa
Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal