???global.info.a_carregar???
Francisco Campos is a PhD in Sport Sciences, specialized in Fitness, by University of Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) - Portugal (2015). Obtained a MSc in Psychology of Sport and Exercise, at UTAD (2010), and a BSc in Sports - Fitness, at Rio Maior Superior Sports School - Polytechnic Institute of Santarém - Portugal (2004). Actually, is professor at Coimbra Education School - Polytechnic of Coimbra - Portugal, since 2007-2008, where among others, is director of the Sport and Leisure BSc since 2020, and Vice-president of the Technical-Scientific Board since 2022. He is integrated investigator in Sport Physical activity and health Research & INovation cenTer (SPRINT) since 2023, investigator and member of the Board of Applied Sport Sciences Research Unit (ASSERT) since 2017, and member of the Editorial Board of Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte (RIPED) since 2018. His research interests, among others, focus at: sports and exercise pedagogy; sports and exercise psychology; fitness and gym activities, educational play, games, motor competence and sport activities; interdisciplinary practices in education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Francisco José Ascenso Campos

Nomes de citação

  • Campos, Francisco

Identificadores de autor

Ciência ID
8410-124A-C9F4
ORCID iD
0000-0003-1990-0589

Endereços de correio eletrónico

  • francicampos@esec.pt (Profissional)
  • francicampos@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Ciências do Desporto
Formação
Grau Classificação
2023 - 2024
Concluído
Ensino a Distância - Distance Learning (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022 - 2023
Concluído
Eye Tracking System in Fitness (Pós-doutoramento)
Instituto de Telecomunicações - Delegação da Covilhã, Portugal
2010 - 2015
Concluído
Sport Sciences (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"A qualidade do instrutor de atividades de grupo de fitness." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006 - 2010
Concluído
Sports and Exercise Psychology (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"A liderança em atividades de grupo de fitness. Tradução, adaptação e análise fatorial da Leadership Scale for Sports (LSS) de Chelladurai e Saleh (1980)." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2005 - 2006
Concluído
Sports and Exercise Psychology (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal
2003 - 2004
Concluído
Sports - Fitness (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal
"Caracterização do feedback pedagógico. Estudo comparativo entre professores de ginástica localizada, diferenciados pela formação académica." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2000 - 2003
Concluído
Sports - Fitness (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023 - 2024 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005 - 2007 Superior Sports Technician Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - Atual Life Span Human Motor Behavior - 2022/1/PT01/KA171/HED-000078691
2022/1/PT01/KA171/HED-000078691
Investigador
2021 - Atual Life Span Human Motor Behavior - 2020-1-PT01-KA107-077952
2020-1-PT01-KA107-077952
Investigador
2011/01/01 - 2013/12/31 CIDESD_Projecto Estratégico - UI 4045 - 2011-2012
PEst-OE/SAU/UI4045/2011
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal

Universidade da Madeira, Portugal

Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Centro de Investigação em Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano, Portugal

Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Campos, Francisco. "Ângelo, E., Campos, F., Silva, E., & Rama, L. (2019). Bem-estar, estilo de vida e relacionamento interpessoal em jovens adolescentes. Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (SCPD). Coimbra - Portugal.". 2019.
  2. Campos, Francisco. "Mendes, R., Neves, L., Campos, F., Lourenço, A., & Diogo, M. (2019). Portuguese play report 2018: children up 10 years. XV Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS) / IV BUDO Congress. Castelo Branco - Portugal.". 2019.
  3. Campos, Francisco. "Costa, B., Lucas, S., Campos, F., & Martins, F. (2019). Os jogos tradicionais portugueses e a educação financeira. Encontro em Investigação e Práticas em Educação, ESEC-IPC. Coimbra - Portugal.". 2019.
  4. Campos, Francisco. "Campos, F., & Ângelo, E. (2019). Jogos de cooperação em meio aquático: exemplo de um programa da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho. I Seminário de Prevenção e Promoção da Saúde - Atividades Lúdicas para Seniores: “Brincar não tem Idade”, SCMM-o-V. Coimbra - Portugal.". 2019.
  5. Campos, Francisco. "Damásio, A., Gomes, R., Mendes, R., & Campos, F. (2018). Hábitos de prática de atividade física e desportiva dos estudantes do 1.º ano do Instituto Politécnico de Coimbra. II Fórum da REDESPP, ESECS-IP Leiria. Leiria - Portugal.". 2018.
  6. Campos, Francisco. "Campos, F., Silva, D., Gonçalves, D., Bronze, J., Vicente, L., Santos, R., Damásio, A., Franco, S., & Simões, V. (2018). Os motivos para a prática desportiva e a importância atribuída no âmbito do fitness. VII Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto. Rio Maior - Portugal.". 2018.
  7. Campos, Francisco. "Campos, F., Melo, R., Martins F., Damásio, A., & Mendes, R. (2018). Estilos de vida, composição corporal e competência motora das crianças do Pré-escolar e 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho. Jornadas Pedagógicas de Montemor-o-Velho - “Estratégias para a inclusão: a escola onde todos aprendem,” AEMV. Montemor-o-Velho - Portugal.". 2018.
  8. Campos, Francisco. "Mendes, P., Leandro, C., Campos, F., Parreira, P., & Mónico, L. (2018). Escola a tempo integral no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação - “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades: flexibilizar e inovar numa escola em transformação”, FPCEUP. Porto - Portugal.". 2018.
  9. Campos, Francisco. "Santos, R., Campos, F., Temudo, M., Semedo, K., Costa, D., Melo, R., & Martins F. (2018). Childhood body fat and motor competence in Elementary School (5-9 years old). International Health Congress, IPL. Leiria - Portugal.". 2018.
  10. Campos, Francisco. "Campos, F., Martins, F., & Mendes, R. (2018). Os jogos tradicionais portugueses: recriação e interdisciplinaridade. Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE), ESEC-IPC. Coimbra - Portugal.". 2018.
  11. Campos, Francisco. "Ângelo, E., Campos, F., Carraco dos Reis, M., & Veloso S. (2018). Programa SER ATIVO, da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho. Seminário Atividade Física e o Envelhecimento Ativo - Exemplos de Boas Práticas. Beja - Portugal.". 2018.
  12. Campos, Francisco. "Padrão, A., Franco, S., Campos, F., & Simões V. (2018). Preferências dos idosos em relação ao feedback dos instrutores, em aulas de grupo de hidroginástica. Congresso Internacional da UI_IP de Santarém. Santarém - Portugal.". 2018.
  13. Campos, Francisco. "Martins, F., & Campos, F. (2017). Programa FORMIGA. Projeto piloto de promoção de hábitos de alimentação saudável, prática de atividade física e estilos de vida saudável em crianças dos 3 aos 9 anos (Educação pré-escolar e 1.º CEB). Congreso Internacional de Educación a través del Deporte. Jaén - Espanha.". 2017.
  14. Campos, Francisco. "Leandro, C., Campos, F., & Mendes, R. (2017). Os jogos tradicionais em contextos educativos. Colóquio “Brincar e modos de ser Criança”, Instituto de Apoio à Criança (IAC). Coimbra - Portugal.". 2017.
  15. Campos, Francisco. "Simões, V., Rodrigues, J., Campos, F., & Franco, S. (2014). O feedback dos instrutores estagiários na atividade Localizada. Relação entre o comportamento observado e a auto-pecepção. Congresso da Sociedade Científica Pedagogia do Desporto. Guarda - Portugal.". 2014.
  16. Campos, Francisco. "Simões, V., Rodrigues, J., Campos, F., & Franco, S. (2013). Preferências dos praticantes de aulas de grupo de fitness, relativamente ao comportamento de feedback do instrutor de Localizada. Congresso da Sociedade Científica Pedagogia do Desporto. Espinho - Portugal.". 2013.
  17. Campos, Francisco. "Campos, F. (2011). A liderança em actividades de grupo de fitness. Tradução, adaptação e análise factorial do LSS, de Chelladurai e Saleh (1980). International Week of ESEC. Coimbra - Portugal.". 2011.
Artigo em revista
  1. Ricardo Braga-Pereira; Guilherme Eustáquio Furtado; Campos, Francisco; Sampaio, António Rodrigues; Teques, Pedro. "Enhancing Exercisers' Experience: A Comprehensive Review of Insights from Fitness Instructors' Behaviour and Psychological Impact'". International Journal of Sport and Exercise Psychology (2024):
    Em revisão
  2. Ricardo Braga-Pereira; Guilherme Eustáquio Furtado; Campos, Francisco; Sampaio, António Rodrigues; Teques, Pedro. "Impact of fitness coach behavior on exercise motivation, commitment, and enjoyment: A longitudinal study". PLoS ONE (2024):
    Em revisão
  3. Francisco Campos. "Furtado, G., Reis, A., Braga-Pereira, R., Caldo-Silva, A., Teques, P., Sampaio, A., Santos, C., Bachi, A., Campos, F., Borges, G., & Brito-Costa, S. (2023). Impact of exercise interventions on sustained brain health outcomes in frail older individuals: a comprehensive review of systematic reviews. Healthcare, 11, 3160.". (2023):
    doi.org/10.3390/healthcare11243160
  4. Francisco Campos; Catarina Miguens Amaro; João Pedro Marques Duarte; Rui Mendes; Fernando M. L. Martins. "The Gaze Patterns of Group Fitness Instructors Based on Different Levels of Training and Professional Experience". Sports (2023): https://www.mdpi.com/2075-4663/11/8/153.
    10.3390/sports11080153
  5. Francisco Campos. "Almeida, D., Abrantes, B., Murta, B., Almeida, D., Pinto, J., & Campos, F. (2023). Aulas de grupo de fitness virtuais na pandemia COVID-19. Journal of Sport Pedagogy and Research, 9(2), 14-20.". (2023):
  6. Francisco Campos; Paulo Sá; Rúben Costa; Martins Martins. "Os comportamentos do instrutor de Aeróbica: caracterização e comparação segundo a sua formação e experiência". Retos (2023): https://doi.org/10.47197/retos.v49.98809.
    10.47197/retos.v49.98809
  7. Pedro Cabral Mendes; Miguel Fachada; Ricardo Melo; Francisco Campos; Paulo Nobre; Aristides M. Machado-Rodrigues. "The COVID-19 pandemic impact on the Portuguese Physical Education classes". Retos (2023): https://doi.org/10.47197/retos.v49.98282.
    10.47197/retos.v49.98282
  8. Francisco Campos; Fernando Martins. "A imagem do instrutor de atividades de grupo de fitness". Retos (2023): https://doi.org/10.47197/retos.v49.98954.
    10.47197/retos.v49.98954
  9. Francisco Campos. "Campos, F., Curado, D., Simões, D., & Martins, F. (2023). Pedagogical feedback for group exercise fitness activities. Journal of Physical Education and Sport, 23(5), 1111-1118.". (2023): https://www.efsupit.ro/.
    10.7752/jpes.2023.05139
  10. Francisco Campos. "Campos, F., Gomes, R., & Martins, F. (2023). A imagem do instrutor de atividades de grupo de fitness. Retos, 49, 525-531.". (2023): https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/issue/view/4391.
  11. Campos, Francisco. "Campos, F., Mendes, P., Martins, F., & Ângelo, E. (2021). Bem-estar, estilo de vida e relacio-namento interpessoal nas aulas de Educação Física. DEDiCA, 19, 103-122.". (2021):
    http://doi.org/10.30827/dreh.vi19.15986
  12. Campos, Francisco; Mendes, Pedro; Martins, Fernando; Ângelo, Elisa. "Bem-estar, estilo de vida e relacionamento interpessoal nas aulas de Educação Física". DEDiCA Revista de Educação e Humanidades (dreh) 19 (2021): 103-122. http://dx.doi.org/10.30827/dreh.vi19.15986.
    Publicado • 10.30827/dreh.vi19.15986
  13. Cabral, Pedro; Campos, Francisco; Fachada, Miguel; Santos, Ana Paula; Gomes, Ricardo; Rebelo Leandro, Cristina. "Extended School Time: Impact on Learning and Teaching". European Journal of Educational Research 10 1 (2021): 353-365. http://dx.doi.org/10.12973/eu-jer.10.1.353.
    Publicado • 10.12973/eu-jer.10.1.353
  14. Campos, Francisco. "Mendes, P., Leandro, C., Campos, F., Fachada, M., Santos, A., & Gomes, R. (2021). Extended school time: impact on learning and teaching. European Journal of Educational Research, 10(1), 353-365.". (2021):
  15. Campos, Francisco. "Campos, F., Martins, F., Gomes, R., Zylberberg, T., Mendes, S., & Damásio, A. (2021). Importância atribuída no fitness segundo o rendimento líquido mensal dos praticantes. Retos, 40, 336-343.". (2020):
    10.47197/retos.v1i40.81957
  16. Campos, Francisco. "Ângelo, E., Campos, F., Silva, E., & Rama, L. (2020). Análise das relações interpessoais dos alunos em Educação Física. Journal of Sport Pedagogy and Research, 6(1), 10-19.". (2020):
  17. Campos, Francisco. "Ortega Martínez, J., Martins, F., González Víllora, S., & Campos, F. (2021). Estudio sobre la calidad percibida de los usuarios de fitness: a partir de sus características y preferencias según sexo y edad. Retos, 39, 477-482.". (2020):
  18. Mendes, Pedro Cabral; Rebelo Leandro, Cristina; Campos, Francisco; Fachada, Miguel; Santos, Ana Paula. "Projeto Criar+. Escola a Tempo Integral no 2.º Ciclo do Ensino Básico.". Revista do Centro de Formação da Associação de Escolas Nova Ágora. Número temático ¿Desafios e Caminhos de Autonomia¿ 7 (2020): 20-24.
    Publicado
  19. Campos, Francisco; Franco, Susana; Simões, Vera. "Elderly Preferences About Instructor´s Feedback, in Aquafitness Group Classes". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/19313.
    10.25746/ruiips.v7.i2.19313
  20. Campos, Francisco. "Ferreira, O., Clemente, F., Amorós, J., Silva, F., Mendes, R., Campos, F., & Martins, F. (2019). Study of network process in children during cooperation games. Journal of Physical Education and Sport, 19(4), 2472-2476.". (2019):
  21. Campos, Francisco. "Costa, B., Lucas, S., Campos, F., & Martins, F. (2019). A Educação Físico-Motora para promover a Educação Financeira. EXEDRA, Número Temático, 220-230.". (2019):
  22. Campos, Francisco. "Padrão, A., Franco, S., Campos, F., & Simões, V. (2019). Preferências dos idosos em relação ao feedback dos instrutores, em aulas de grupo de hidroginástica. Revista da UIIPS - Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 7(2), 144-156.". (2019):
  23. Campos, Francisco. "Mendes, R., Neves, L., Campos, F., Lourenço, A., & Diogo, M. (2019). Portuguese play report 2018: children up to 10 years. Proceedings of the International Seminar of Physical Education, Leisure and Health; Castelo Branco, Portugal, Journal of Human Sport and Exercise, 14(4proc), S1765-S1767.". (2019):
    10.14198/jhse.2019.14.Proc4.82
  24. Campos, Francisco. "Campos, F., Marques, M., Ferreira, R., Abrantes, B., Martins, F., Melo, R., & Mendes, R. (2019). Risco de desenvolvimento de diabetes mellitus em estudantes do ensino superior e sua correlação com o peso e IMC. Revista Portuguesa de Diabetes, 14(3), 104-109.". (2019):
  25. Campos, Francisco. "Mendes, P., Leandro, C., Campos, F., Mónico, L., Parreira, P., & Gomes, R. (2019). Interdisciplinary and intergenerational project, “Ulisses’ Pirate”: an empirical study in the context of Basic Education. Journal of Interdisciplinary Studies in Education, 8(1), 63-75.". (2019):
  26. Mendes, Pedro Cabral; Leandro, Cristina; Campos, Francisco; Mónico, Lisete; Parreira, Pedro; Gomes, Ricardo. "Interdisciplinary and Intergenerational Project, Ulisses¿ Pirate:". Journal of Interdisciplinary Studies in Education 8 1 (2019): 63-75. http://dx.doi.org/10.32674/jise.v8i1.853.
    Publicado • 10.32674/jise.v8i1.853
  27. Campos, Francisco. "Campos, F., Craveiro, D., Alves, D., Bernardo, F., Cardoso, F., Martins, F., Mendes, R., & Gomes, R. (2019). A perceção dos praticantes de hidroginástica em relação à qualidade do instrutor. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 14(1), 28-33.". (2019):
  28. Campos, Francisco. "Campos, F. (2019). Editorial. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 14(1), 1-1.". (2019):
  29. Mendes, Pedro Cabral; Rebelo Leandro, Cristina; Campos, Francisco; Mónico, L.; Parreira, Pedro; gomes, ricardo miguel. "Interdisciplinary and intergenerational project, ¿Ulisses¿ Pirate¿. An empirical study in the context of basic education". 8 1 (2019): 63-75.
    Publicado
  30. Campos, Francisco; Mendes, Rui. "A perceção dos praticantes de hidroginástica em relação à qualidade do instrutor". 14 1 (2019): 28-33. https://www.riped-online.com/abstract/the-perception-of-water-aerobics-participants-in-relation-to-the-quality-of-the-instructor-18854.html.
    Publicado
  31. Mendes, Rui; Neves, Lara; Campos, Francisco; Lourenco, Ana; Diogo, Madalena. "Portuguese play report 2018: Children up to 10 years". Journal of Human Sport and Exercise (2019): https://publons.com/wos-op/publon/55151426/.
  32. Padrão, Ana Catarina Gonçalves; Franco, Susana Carla Alves; Campos, Francisco; Simões, Vera Alexandra da Costa. "Preferências dos idosos em relação ao feedback dos instrutores, em aulas de grupo de hidroginástica". (2019): http://hdl.handle.net/10400.26/47575.
  33. Campos, Francisco. "Campos, F., Abrantes, B., Ferreira, R., Marques, M., Martins, F., Melo., R., & Mendes, R. (2018). Overweight and obesity in Portugal higher education students. ARENA - Journal of Physical Activities, 7, 73-83.". (2018):
  34. Campos, Francisco. "Benefits of 8-week fitness programs in health and fitness parameters.". (2018):
  35. Campos, Francisco. "Campos, F., Santos, R., Temudo, M., Semedo, K., Costa, D., Melo, R., & Martins F. (2018). Childhood body fat and motor competence in elementary school (5-9 years old). BMC Health Services Research, 18(suppl 2):684, 69-70. doi:https://doi.org/10.1186/s12913-018-3444-8". (2018):
    https://doi.org/10.1186/s12913-018-3444-8
  36. Campos, Francisco. "Mendes, P., Leandro, C., Campos, F., Parreira, P., & Mónico, L. (2018). Projeto de escola a tempo inteiro para o 6.º ano de escolaridade: “Pirata do Ulisses”. Revista Portuguesa de Pedagogia, 52(2), 47-67.". (2018):
  37. Franco, Susana Carla Alves; Valagão, Ana; Silva, Bernardo; Sousa, João; Silva, Júlia; Campos, Francisco; Damásio, A.; Simões, Vera. "Importância atribuída aos indicadores de qualidade dos instrutores de fitness". Journal of Sport Pedagogy & Research ´4 2 (2018):
    Publicado
  38. Campos, Francisco; Silva, D.; Gonçalves, D.; Bronze, João; Vicente, L.; Santos, R.; Damásio, A.; Franco, Susana Carla Alves; Simões, Vera. "Os motivos para a prática desportiva e a importância atribuída no âmbito do fitness". Journal of Sport Pedagogy & Research 4 2 (2018):
    Publicado
  39. Mendes, Pedro Cabral; Rebelo Leandro, Cristina; Campos, Francisco; Parreira, Pedro; Mónico, Lisete. "Projeto de escola a tempo inteiro para o 6.ºano de escolaridade: ¿O Pirata de Ulisses¿". 52 2 (2018): 47-68.
    Publicado
  40. Campos, Francisco; Rebelo Leandro, Cristina; Martins, Fernando; Melo, ricardo José; gomes, ricardo miguel; Mendes, Rui; Damásio, António Sérgio. "Os jogos, as lengalengas e as danças tradicionais infantis. Proposta de recriação e trabalho interdisciplinar.". Educación a través del deporte: actividad física y valores . (G. Galdón, C. Milla, L. Mora, R. Gutiérrez & A. Sanchéz (Eds.)). Jaén: Asociación Didáctica Andalucía. (2018): 163-177.
    Publicado
  41. Campos, Francisco. "Campos, F., Marques, M., Silva, S., Martins. F., Simões, V., & Franco, S. (2017). Physical self-description and sport participation, by gender, of university students. Journal of Physical Education and Sport, 17(1), 207-211.". (2017):
  42. Campos, Francisco. "Portugal, A., Campos, F., Martins, F., & Melo, R. (2017). Understanding the relation between serious surfing, surfing profile, surf travel behavior and destination attributes preferences. European Journal of Tourism Research, 16, 57-73.". (2017):
  43. Campos, Francisco. "Campos, F., Martins, F., Simões, V., & Franco, S. (2017). Fitness participants perceived quality by age and practiced activity. Journal of Physical Education and Sport, 17(2), 698-704.". (2017):
  44. Campos, Francisco. "Portugal, A., Martins, F., Campos, F., & Melo, R. (2017). Caracterização dos turistas de surf em Portugal: "lazer sério", comportamentos de viagem e atributos de destino. EXEDRA, Número Temático, 106-124.". (2017):
  45. Campos, Francisco; M. L. Martins, Fernando; Simões, Vera; Franco, Susana; Martins, F.; Campos, F.; Simões, V.; Franco, S.. "Fitness participants perceived quality by age and practiced activity". Journal of Physical Education and Sport 17 2 (2017): 698-704. http://hdl.handle.net/10400.26/46847.
    Publicado • 10.7752/jpes.2017.02105
  46. Campos, Francisco. "Campos, F., Simões, V., & Franco, S. (2016). Characterization and comparison of the quality indicators of the group exercise fitness instructor, considering the intervenient, gender and age. International Journal of Sports, Exercise and Training Science, 2(2), 50-59.". (2016):
  47. Campos, Francisco. "Damásio, A., Campos, F., & Gomes, R. (2016). Importance given to the reasons for sport participation and to the characteristics of a fitness service. ARENA - Journal of Physical Activities, 5, 46-56.". (2016):
  48. Campos, Francisco. "Campos, F., Ângelo, E., Abrantes, B., Ferreira, R., & Melo, R. (2016). Motivos para o abandono da prática desportiva no Ginásio IPC. EXEDRA, Número Temático, 109-119.". (2016):
  49. Campos, Francisco. "Campos, F., Simões, V., & Franco, S. (2016). A qualidade em atividades de grupo de fitness: construção e validação do questionário “Qualidade do Instrutor de Fitness - Atividades de Grupo” (QIF-AG). Revista Psicologia, 30(1). 37-48.". (2016):
    http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v30i1.1069
  50. Damásio, António Sérgio; Campos, Francisco; Gomes, Ricardo. "Importance given to the reasons for sport participation and to the characteristics of a fitness service". Arena-Journal of Physical Activities 5 (2016): 46-56.
    Publicado
  51. Campos,Francisco Ascenso; Simões,Vera Costa; Franco,Susana Alves; Campos, Francisco; Simões, Vera Costa; Franco, Susana Alves; Campos, Francisco Ascenso; Simões, Vera; Franco, Susana. "A qualidade em atividades de grupo de fitness: construção e validação do questionário ¿Qualidade do Instrutor de Fitness - Atividades de Grupo¿ (QIF-AG)". Revista Psicologia 1 30 (2016): 37-48. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492016000100004.
    Publicado • 10.17575/rpsicol.v30i1.1069
  52. Campos, Francisco. "Clemente, F., Martins, F., Mendes, R., & Campos, F. (2015). Inspecting the performance of neutral players in different small-sided games. Revista Motriz, 21(1), 45-53.". (2015):
    dx.doi.org/10.1590/S1980-65742015000100006
  53. Campos, Francisco. "Portugal, A., Ramos, A., Campos, F., & Melo, R. (2015). Understanding the relation between serious leisure characteristics and surf travel behavior. In R. Melo, R. Mendes, A. Damásio, & A. Ramos (Eds.), Sport Tourism. New Challenges in Globalized World (pp. 66-77). Coimbra: ESEC.". (2015):
  54. Campos, Francisco. "Campos, F., Simões, V., & Franco, S. (2015). Characterization and comparison of the participant's perception about the quality of the fitness group exercise instructor, considering the practiced activity. ARENA - Journal of Physical Activities, 4, 85-104.". (2015):
  55. Clemente, Filipe Manuel; Martins, Fernando Manuel Lourenço; Mendes, Rui Sousa; Campos, Francisco. "Inspecting the performance of neutral players in different small-sided games". (2015): http://hdl.handle.net/10316/109238.
    https://doi.org/10.1590/S1980-65742015000100006
  56. Campos, Francisco. "Oliveira, M., Simões, V., Alves, M., Alves, S., Rodrigues, J., Campos, F., & Franco, S. (2013). Análise do feedback pedagógico de instrutores de localizada, nas dimensões valor e resposta do aluno. Análise por género. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 1(2), 367-381.". (2013):
  57. Campos, Francisco. "Mendes, P., Mendes, R., Garcia, J., Campos, F., Menayo, R., & Araújo, D. (2011). Factores de rendimento no primeiro serviço em tenistas de competição. Educação Física - UEM, 22(3), 315-326.". (2011):
    10.4025/reveducfis.v22i3.10540
  58. Campos, Francisco. "Campos, F., Melo, R., & Franco, S. (2010). The fitness group activities instructor. In A. Vizental, & C. Coser (Eds.), Proceedings of the International Symposium Research and Education in Innovation Era (pp. 405-411). Arad: Editura Universitatii “Aurel Vlaicu”.". (2010):
Capítulo de livro
  1. Campos, Francisco. "Cardoso, A., Fernandes, B., & Campos, F. (2024). Importância atribuída à imagem do instrutor de atividades de grupo de fitness. In R. Gomes, F. Martins, G. Dias & R. Mendes (Eds.), Estudos em Desporto e Atividade Física I (pp. 42-50). UNICID - ESE-IPC". 2024.
    Publicado
  2. Ângelo, Elisa; Franco, Susana Carla Alves; Simões, Vera; Campos, Francisco; Pereira, Inês; Melo, Ricardo. "As atividades na terceira idade". In Fitness e atividades de ginásio. Guia para profissionais, editado por Campos, Francisco; Melo, Ricardo; Mendes, Rui, 255-260. Lisboa, Portugal: Lidel, 2021.
    Publicado
  3. Simões, Vera; Campos, Francisco; Ângelo, Elisa; Ramos, Liliana; Franco, Susana Carla Alves. "Exercício coreografado e interpretação musical na infância". In Fitness e atividades de ginásio. Guia para profissionais, editado por Campos, Francisco; Melo, Ricardo; Mendes, Rui, 168-173. Lisboa, Portugal: Lidel, 2021.
    Publicado
  4. Simões, Vera; Franco, Susana Carla Alves; Ramos, Liliana; Campos, Francisco. "O sistema de aulas pré-coreografadas e o papel do técnico de exercício físico". In Fitness e atividades de ginásio. Guia para profissionais, editado por Campos, Francisco; Melo, Francisco; Mendes, Rui, 151-156. Lisboa, Portugal: Lidel, 2021.
    Publicado
  5. Franco, Susana Carla Alves; Simões, Vera; Ângelo, Elisa; Campos, Francisco. "Corpo e mente". In Fitness e atividades de ginásio. Guia para profissionais, editado por Campos, Francisco; Melo, Francisco; Mendes, Rui, 112-120. Lisboa, Portugal: Lidel, 2021.
    Publicado
  6. Campos, Francisco; Damásio, António Sérgio; Martins, Fernando; Simões, Vera; Franco, Susana Carla Alves. "Importância atribuída no fitness: perceção dos praticantes de acordo com o género". In Desenvolvimento do Desporto e Qualidade de Vida ¿ Ensino, Investigação e Intervenção, editado por Figueiredo, Abel; Rodrigues, José; Murta, Luís; Bezerra, Pedro; Damásio, Sérgio; Figueiredo, Teresa; Fonseca, Teresa, 48-54. Portugal: REDESPP e Politécnico de Viseu, 2021.
    Publicado
  7. Campos, Francisco. "Campos, F., Simões, V., & Franco, S. (2020). A qualidade do instrutor em atividades de grupo de fitness. In S. Franco & V. Simões (Eds.), Pedagogia do fitness - Contributos para a intervenção dos profissionais (pp. 7-29). Lisboa: Omniserviços.". 2020.
  8. Campos, Francisco. "Costa, B., Lucas., S., Campos, F., & Martins, F. (2020). Literacia financeira a partir de jogos tradicionais infantis: uma experiência no 1.º CEB. In F. Martins, L. Mota & S. Espada (Eds.), A formação de professo-res e educadores: das políticas às práticas supervisionadas (pp. 152-268). Coimbra: IPC-ESEC.". 2020.
  9. Campos, Francisco; Simões, Vera; Franco, Susana Carla Alves. "A Qualidade do Instrutor em Atividades de Grupo de Fitness". In Pedagogia do Fitness - Contributos para a Intervenção dos Profissionais, editado por Franco, Susana; Simões, Vera, 7-29. Omniserviços, Edições e Representações, Lda, 2020.
    Publicado
  10. Campos, Francisco. "Campos, F., Leandro, C., Martins, F., Melo, R., Gomes, R., Mendes, R., & Damásio, A. (2018). Os jogos, as lengalengas e as danças tradicionais infantis. Proposta de recriação e trabalho interdisciplinar. In G. Galdón, C. Milla, L. Mora, R. Gutiérrez & A. Sanchéz (Eds.), Educación a través del deporte: actividad física y valores (pp. 163-177). Jaén: Asociación Didáctica Andalucía.". 2018.
  11. Melo, Ricardo; Damásio, António Sérgio; Leandro, Cristina; Martins, Fernando Manuel Lourenço; Campos, Francisco; Gomes, Ricardo; Mendes, Rui. "Desporto, lazer e educação: uma perspetiva a partir dos desportos de natureza.". In Educación a través del deporte: actividad física y valores, 179-192. Jaén, Espanha: Asociación Didáctica Andalucía, 2018.
    Publicado
  12. Damásio, António Sérgio; Mendes, Rui; Campos, Francisco; Martins, Fernando Manuel Lourenço; Melo, Ricardo; Gomes, Ricardo; Leandro, Cristina. "A educação física e desporto em Portugal como parte do processo educativo: a ESEC e a sua oferta formativa.". In Educación a través del deporte: actividad física y valores, 151-162. Jaén, Espanha: Asociación Didáctica Andalucía., 2018.
    Publicado
  13. Martins, Fernando Manuel Lourenço; Campos, Francisco; Melo, Ricardo; Leandro, Cristina; Gomes, Ricardo; Mendes, Rui; Damásio, António Sérgio. "Formiga: atividade física-desportiva, alimentação e estilos de vida saudável em crianças dos 3 aos 9 anos de idade". In Educación a través del deporte: actividad física y valores, 137-150. Jaén, Espanha: Asociación Didáctica Andalucía, 2018.
    Publicado
  14. Campos, Francisco. "Campos, F., Ângelo, E., Ferreira, R., & Abrantes, B. (2017). Jogos aquáticos de Cooperação em Hidroginástica. In V. Loureiro, N. Loureiro, L. Murta, J. Leal & P. Bento (Eds.), Atividade Física e Desporto - Novos Tempos do Fitness: da Teoria à Prática (pp. 106-112). Beja: IPB.". 2017.
  15. Campos, Francisco. "Campos, F., Portugal, A., & Melo, R. (2017). Surf tourism and serious leisure: a comparison between less serious and more serious surfers in Portugal. In R. Melo & C. Sobry (Eds.), Sport tourism: new challenges in a globalized world (pp. 299-327). Newcastle: Cambridge Scholars Publishing.". 2017.
  16. Campos, Francisco. "Campos, F., Dias, G., & Mendes, R. (2015). Hidroginástica para idosos. In G. Dias, R. Mendes, P. Silva, & M. Branquinho (Eds.), Gerontomotricidade: actividades lúdicas e pedagógicas para o corpo envelhecido (pp. 49-67). Coimbra: ESEC.". 2015.
Edição de livro
  1. Damásio, A., Martins, A., Leandro, C., Martins, F., Campos, F., Dias, G., Mendes, P., Gomes, R., Melo, R., & Mendes R. (2021). Livro de resumos do 3.º Fórum REDESPP - DESPORTO. Desporto para um futuro sustentável - Território e comunidades. REDESPP e ESEC-IPC.. 2021.
Edição de número de revista
  1. Campos, Francisco. "Melo, R., Campos, F., & Mendes, R. (2016). Desporto no Ensino Superior. Revista Científica EXEDRA - ESEC (Número Temático). Coimbra: ESEC.". (2016):
    https://doi.org/10.13140/rg.2.2.14660.42887
Livro
  1. Francisco Campos. Campos, F., Almeida, D., & Mendes, R. (2024). Jogos Tradicionais Infantis. Recriação e Abordagem Interdisciplinar. Para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. PACTOR.. 2024.
  2. Francisco Campos. Campos, F., & Ângelo, E. (2024). Atividade Física, Exercício e Envelhecimento. Guia para profissionais. LIDEL.. 2024.
  3. Francisco Campos. Pereira, J., Campos, F., & Mendes, R. (2022). Compêndio: Desporto e Atividades de Ginásio II. CTeSP em Desporto. ESEC-IPC.. 2022.
  4. Francisco Campos. Campos, F., Pereira, J., & Mendes, R. (2022). Compêndio: Desporto e Atividades de Ginásio II. Licenciatura em Desporto e Lazer. ESEC-IPC.. 2022.
  5. Francisco Campos. Campos, F., Brandão, L., Ângelo, E. & Mendes, R. (2022). Compêndio: Desportos e Atividades de Ginásio I. CTeSP em Desporto. ESEC-IPC.. 2022.
  6. Francisco Campos. Ângelo, E., Brandão, L., Campos, F., & Mendes, R. (2022). Compêndio: Desporto e Ativida-des de Ginásio I. Licenciatura em Desporto e Lazer. ESEC-IPC.. 2022.
  7. Francisco Campos. Campos, F., & Mendes, R. (2022). Compêndio: Aeróbica. Licenciatura em Desporto e Lazer. ESEC-IPC.. 2022.
  8. Campos, Francisco. Campos, F., Melo, R., & Mendes, R. (2021). Fitness e atividades de ginásio. Guia para profissionais. Lisboa: LIDEL.. 2021.
Poster em conferência
  1. Campos, Francisco. "Costa, B., Lucas, S., Campos, F., & Martins, F. (2020). Aprendizagens sobre literacia financeira através dos jogos tradicionais infantis. XV Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança, Coimbra - Portugal.". 2020.
  2. Campos, Francisco. "Campos, F., Mendes, T., Melo, R., Martins, F., Damásio, A., Gomes, R., & Mendes, R. (2019). Lifestyle, diet, sleep, sports practice and body composition in the 1st Cycle of Basic Education. Health and Well-being Intervention International Congress, Viseu - Portugal.". 2019.
  3. Campos, Francisco. "Campos, F., Martins, F., Simões, V., & Franco, S. (2016). Qualidade dos instrutores de fitness em aulas de grupo. Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, Viseu - Portugal.". 2016.
  4. Campos, Francisco. "Campos, F., Simões, V., & Franco, S. (2015). Indicadores de qualidade do instrutor de atividades de grupo de fitness. Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, Guarda - Portugal.". 2015.
  5. Campos, Francisco. "Mercê, C., Franco, S., Alves, S., Campos, F., & Simões, V. (2014). Preferências dos praticantes de Indoor Cycling, relativamente ao comportamento pedagógico do Instrutor. Congresso “Investigação, Inovação e Tecnologia” da Unidade de Investigação do IPS, Santarém - Portugal.". 2014.
  6. Campos, Francisco. "Oliveira, M., Simões, V., Alves, M., Alves, S., Rodrigues, J., Campos, F., & Franco, S. (2012). Análise do feedback pedagógico de instrutores de localizada, nas dimensões valor e resposta do aluno. Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, Vila Real - Portugal.". 2012.
  7. Campos, Francisco. "Mendes, P., Mendes, R., Garcia, J., Campos, F., Menayo, R., & Araújo, D. (2011). Performance factors in the first serve in competitive tennis players. Congresso do European College of Sports Science, Liverpool - Inglaterra.". 2011.
  8. Campos, Francisco. "Campos, F., & Simões, V. (2010). A liderança em actividades de grupo de fitness. Tradução, adaptação e análise fatorial da LSS, de Chelladurai e Saleh (1980). Congresso da Sociedad Iberoamericana de Psicología del Deporte, Bogotá - Colômbia.". 2010.
  9. Campos, Francisco. "Campos, F., & Franco, S. (2010). Qualidade do instrutor de actividades de grupo de fitness. Congresso Nacional de Gestão do Desporto da APOGESD, Lagos - Portugal.". 2010.
  10. Campos, Francisco. "Campos, F. & Franco, S. (2005). Feedback pedagógico das instrutoras de Ginástica Localizada. Congresso Internacional de Psicologia do Desporto e do Exercício, Rio Maior - Portugal.". 2005.
Pré-impressão
  1. Viorel Petru Ardelean; Vlad Adrian Geanta; Corina Dulceanu; Claudiu Bulzan; Guilherme Eustáquio Furtado; Ricardo Gomes; Fernando Martins; Francisco Campos. "Comprehensive Analysis of the Image of Group Fitness Instructors: Intra- and Inter-Country Comparison between Portugal and Romania". 2024. https://doi.org/10.20944/preprints202407.2151.v1.
    10.20944/preprints202407.2151.v1
Resumo em conferência
  1. Francisco Campos. "Costa, J., Neves, L., Martins, F., Campos, F., Damásio, A., Dias, G., & Mendes, R. (2023). Avaliação da aptidão física com o ALPHA-FITNESS em crianças do 1.º CEB. In Vaz, J. (Ed.), Livro de Resumos do XIX Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa (p. 21). FCDEF-UC.". 2023.
  2. Campos, Francisco. "Silva., K., Campos, F., & Melo, R. (2019). Serious leisure, perception of health and quality of life among students of city of Imperatriz, Maranhão - Brazil. In. G. Desouzart (Ed.), Proceedings of the International Congress of Health and Well-being Intervention - ICHWBI 2019 (pp. 27-28). Viseu: WORK.". 2019.
  3. Campos, Francisco. "Ângelo, E., Campos, F., Silva, E., & Rama, L. (2019). Bem-estar, estilo de vida e relacionamento interpessoal em jovens adolescentes. In. R. Resende, H. Sarmento & A. Marques (Eds.), Journal of Sport Pedagogy and Research - Special Edition, 5(2), 16. Rio Maior: SCPD.". 2019.
  4. Campos, Francisco. "Campos, F., Vitor, E., Martins, F., & Mendes, R. (2019). O jogo e brincadeira como forma de aprendizagem. In. F. Martins & L. Mota (Coords.), IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação (p. 26). Coimbra: ESEC.". 2019.
  5. Campos, Francisco. "Campos, F., Damásio, A., Martins, F., Simões, V., & Franco S. (2018). Importância atribuída no fitness: perceção dos praticantes de acordo com o género. In. J. Cruz, J. Amoroso, L. Coelho, M. Barroso, N. Amaro, P. Morouço, R. Gonçalves, R. Salvador & R. Matos (Eds.), Livro de atas do 2.º Fórum REDESPP - DESPORTO (p. 30). Leiria: REDESPP e ESECS-IPL.". 2018.
  6. Campos, Francisco. "Campos, F., Costa, A., Berças, C., Fragoso, C., Gonçalves, C., Simões, M., Simões, V., Franco, S., Martins, F., & Damásio, A. (2018). A qualidade dos serviços no fitness e atividades de ginásio. In. R. Resende & H. Sarmento (Eds.), Journal of Sport Pedagogy and Research - EDIÇÃO ESPECIAL (p. 6). Rio Maior: SCPD.". 2018.
  7. Campos, Francisco. "Mendes, P., Leandro, C., Campos, F., Parreira, P., Mónico, L., & Cantante, E. (2017). Projeto interdisciplinar e intergeracional “O Pirata do Ulisses”. Um estudo emprírico realizado em contexto de Ensino Básico. In. N. Serra, C. Vila-Chã, N. Casanova, P. Esteves, & M. Costa (Eds.), Livro de Abstracts - XIII SIEFLAS (p. 190). Guarda: IPG.". 2017.
  8. Campos, Francisco. "Campos, F., Martins, F., Simões, V., & Franco, S. (2016). Qualidade dos instrutores de fitness em aulas de grupo. In R. Resende, H. Sarmento, & A. Marques (Eds.), Journal of Sport Pedagogy and Research (p. 47). Viseu: SCPD.". 2016.
  9. Campos, Francisco. "Damásio, A., & Campos, F. (2016). A importância atribuída aos motivos de prática desportiva e às características de um serviço no âmbito do fitness. In T. Figueiredo, M. Espada, M. Boavida, & D. Araújo (Eds.), XVII Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto (p. 69). Setúbal: SPPD e ESE-IPS.". 2016.
  10. Campos, Francisco. "Campos, F., Simões, V., & Franco, S. (2015). Indicadores de qualidade do instrutor de atividades de grupo de fitness. In D. Araújo, L. Cid, T. Fonseca, & P. Esteves (Eds.), XVI Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto. Da Investigação à Intervenção (p. 82). Guarda: IPG.". 2015.
  11. Campos, Francisco. "Mercê, C., Franco, S., Alves, S., Campos, F., & Simões, V. (2014). Preferências dos praticantes de Indoor Cycling, relativamente ao comportamento pedagógico do Instrutor. In P. Sequeira, & M. Henriques (Eds.), Revista da UIIPS - Número especial do Congresso “Investigação, Inovação e Tecnologia: Novos Desafios” (p. 59), 1(2). Santarém: UIIPS.". 2014.
Tese / Dissertação
  1. Campos, Francisco. "Campos, F., & Franco, S. (2015). A qualidade do instrutor de atividades de grupo de fitness. Tese de doutoramento não publicada, UTAD - Vila Real.". 2015.
    doi:10.13140/RG.2.1.1673.8804
  2. Campos, Francisco. "Campos, F., & Alves, J. (2010). A liderança em atividades de grupo de fitness. Tradução, adaptação e análise fatorial do Leadership Scale for Sports (LSS) de Chelladurai e Saleh (1980). Tese de mestrado não publicada, UTAD - Vila Real.". 2010.
    doi:10.13140/RG.2.1.4567.7044
  3. Campos, Francisco. "Campos, F., & Franco, S. (2004). Caracterização do feedback pedagógico. Estudo comparativo entre professores de ginástica localizada, diferenciados pela formação académica. Tese de licenciatura não publicada, ESDRM - Rio Maior.". 2004.
    doi:0.13140/RG.2.1.1946.2645

Outros

Outra produção
  1. Ângelo, E., & Campos, F. (2024). Os jogos de cooperação na hidroginástica. [Oral presentation]. Congresso Internacional Atividade Física e Envelhecimento (CIAFE) - Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES).. 2024. Francisco Campos.
  2. Campos, F., Matias, S., Gomes, R., Gruinho, S., & Furtado, G. (2024). PROmoção da saúde e bem-estar integral de Mulheres jovEns em recuperação aTravés do Exercício físico (PROMETE) [Conference session]. Congreso Internacional Conexiones Iberoamericanas en Ciencias del Deporte, Escuela Universitaria de Osuna - Espanha.. 2024. Francisco Campos.
  3. Aires, T., Gomes, R., & Campos, F. (2024). Educação Física na Natureza na Educação Pré-escolar [Conference session]. VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE), Coimbra.. 2024. Francisco Campos.
  4. Campos, F., Sá, P., Costa, R., & Martins, F. (2023). O comportamento do instrutor de Aeróbica, segundo a sua formação e experiência [Conference session]. Congresso da SCPD, Porto.. 2023. Francisco Campos.
  5. Ângelo, A., Leandro, C. & Campos, F. (2022). Vamos aprender Matemática através de jogos numa aula de Educação Física? [Conference workshop]. Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE), Coimbra.. 2022.
  6. Campos, F. (2022). A intervenção pedagógica nas aulas de grupo: Fitness [Oral presentation in Webinar]. Ciclo de Webinars “Intervenção pedagógica nos diversos contextos das atividades físicas e desportivas”, do Instituto Politécnico de Beja.. 2022.
  7. Abrantes, B., Murta, B., Almeida, D., Pinto, J., & Campos, F. (2021). As atividades de grupo virtuais no fitness: o acompanhamento técnico durante a pandemia COVID-19 [Conference session]. Fórum da REDESPP, Coimbra.. 2021. Campos, Francisco.
  8. Campos, F. (2021). WEBINAR: A intervenção pedagógica nas aulas de grupo de fitness. Ciclo de Webinares “Intervenção pedagógica nos diversos contextos da atividade física e desportiva”, do Instituto Politécnico de Beja. ESEB-IPB.. 2021. Campos, Francisco.
  9. Campos, F. (2021). WEBINAR: Fitness - impacto mental e social (COVID-19). Semana das Ciências do Desporto, do Instituto Politécnico de Setúbal. ESES-IPS.. 2021. Campos, Francisco.
  10. Campos, F., & Mendes, R. (2021). Sport Sciences: professional and postgraduate degree options. XXVIII Semana de Campo de DESPORTO e LAZER - INVERNO 2021. Coimbra - Portugal.. 2021. Campos, Francisco.
  11. Campos, F. (2020). Domínio e Interpretação Musical no Fitness. Semana de Campo de Desporto e Lazer - INVERNO 2020. Coimbra (ESEC-IPC) - Portugal.. 2020. Campos, Francisco.
  12. Campos, F. (2019). Ritmo, cadência e movimento. Atividades Rítmicas Expressivas, Núcleo de Estágio da Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física (FCDEF-UC). Figueira da Foz (Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho) - Portugal.. 2019. Campos, Francisco.
  13. Melo, R., Damásio, A., & Campos, F. (2018). Sports Leisure in Portugal. Investigation and Technical Intervention. Erasmus Programme in Aurel Vlaicu Univesity. Arad - Roménia.. 2018. Campos, Francisco.
  14. Campos, F., Simões, V., & Franco (2017). Técnicas de análise fatorial para construção e validação de questionários: Qualidade do Instrutor de Fitness - Atividades de Grupo (QIF-AG). Facultad de Educación de Cuenca - Universidad de Castilla La Mancha. Cuenca - Espanha.. 2017. Campos, Francisco.
  15. Campos, F., & Damásio, A. (2015). Sports, Leisure and Education. Erasmus Programme in Balikesir Univesity. Balikesir - Turquia.. 2015. Campos, Francisco.
  16. Campos, F., & Franco, S. (2014). O instrutor de atividades de grupo de fitness. Convenção Internacional de Fitness - Mundo Hidro. Coimbra - Portugal.. 2014. Campos, Francisco.
  17. Campos, F. (2013). O estabelecimento de metas como fator motivacional. Seminário de Psicologia, Desporto e Saúde em Harmonia - IHUMANUS/ESEC. Coimbra - Portugal.. 2013. Campos, Francisco.
  18. Análise do Feedback Pedagógico de Instrutores de Localizada, nas Dimensões Valor e Resposta do Aluno. Análise por Género. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto. 2013. Oliveira, Marta; Simões, Vera; Alves, Marta; Alves, Susana; Rodrigues, José; Campos, Francisco; Franco, Susana; et al.
  19. Melo, R., Campos, F., & Damásio, A. (2009). Education for Leisure. A proposal sustained in the nautical sports in Portugal. Intensive Programme Erasmus Outdoor Summer School EEOSSS. Croácia.. 2009. Campos, Francisco.
  20. Campos F. (2009). As atividades de fitness na escola. Escola Profissional da Lousã. Lousã - Portugal.. 2009. Campos, Francisco.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 "O ambiente natural como fator de motivação nas aulas de Educação Física no Ensino Pré-escolar"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023 - 2023 "Uma abordagem interdisciplinar entre o bloco de Jogos e a Matemática do 1.º CEB"
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022 - 2022 "Brincar e motricidade na infância: Contos motores"
Coorientador
Educação e Lazer (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2020 - 2020 "A Expressão e Educação Físico-Motora para promover a Educação Financeira: uma experiência de ensino no 3.º ano do 1.º CEB"
Coorientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2019 - 2019 "Importância atribuída aos motivos de prática, qualidade dos serviços e qualidade dos instrutores em contexto de ginásio"
Orientador
Gestão do Desporto (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
2018 - 2018 "Atividade física desportiva e serious leisure: relação entre qualidades do serious leisure, perceção de saúde e qualidade de vida"
Coorientador
Educação para a Saúde (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2018 - 2018 "Estilos de vida, alimentação, sono, prática desportiva e competência motora no 1.º Ciclo do Ensino Básico"
Orientador
Jogo e Motricidade na Infância (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017 - 2017 "Comparação entre os jogos lúdico-recreativos de cooperação e os jogos lúdico-recreativos de co-operação-oposição ao nível da atividade física e da interação em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico"
Coorientador
Jogo e Motricidade na Infância (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024 - 2024 II Ciclo de Conferências em Treino Desportivo. ESEC, Coimbra. (2024 - 2024)
Conferência
2023 - 2023 V Ciclo de Conferências em "Fitness e Atividades de Ginásio". ESEC-IPC, Coimbra. (2023 - 2023)
Conferência
2023 - 2023 II Ciclo de Workshops em "Fitness e Atividades de Ginásio". ESEC. Coimbra. (2023 - 2023)
Oficina (workshop)
2023 - 2023 I.º Seminário de Criatividade, Emoções, Motricidade & Aprendizagens Diferenciadoras (CEMAD). ESEC, Coimbra. (2023 - 2023)
Seminário
2023 - 2023 I Ciclo de Conferências em Treino Desportivo. ESEC, Coimbra. (2023 - 2023)
Conferência
2022 - 2022 IV Ciclo de Conferências em "Fitness e Atividades de Ginásio". ESEC-IPC, Coimbra. (2022 - 2022)
Conferência
2022 - 2022 I Ciclo de Workshops em "Fitness e Atividades de Ginásio". ESEC. Coimbra. (2022 - 2022)
Oficina (workshop)
2022 - 2022 Seminário "A Cultura Motora na Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico". ESEC, Coimbra. (2022 - 2022)
Seminário
2021 - 2021 III Ciclo de Conferências em "Fitness e Atividades de Ginásio". ESEC-IPC, Coimbra. (2021 - 2021)
Conferência
2021 - 2021 Fórum da REDESPP. REDESPP e ESEC, Coimbra. (2021 - 2021)
Congresso
2020 - 2020 XV Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança. ESEC, Coimbra. (2020 - 2020)
Seminário
2017 - 2017 II Ciclo de Conferências em "Fitness e Atividades de Ginásio". ESEC-IPC, Coimbra. (2017 - 2017)
Conferência
2016 - 2016 I Ciclo de Conferências em "Fitness e Atividades de Ginásio". ESEC-IPC, Coimbra. (2016 - 2016)
Conferência

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/03/21 "Educação e Lazer na Natureza: Perspetivas do movimento Forest School em Portugal. Um caso prático”.
Arguente principal
Maryadne Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023 "Aprender Literacia Financeira a jogar na Natureza"
Presidente do júri
Ana Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023 "Oportunidades de estimulação e desenvolvimento motor presentes no ambiente familiar em diferentes níveis socioeconómicos e de habilitação académica dos pais"
Presidente do júri
Cristina Balau (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023 "Preferências dos praticantes de Indoor Cycling, relativamente ao comportamento pedagógico do instrutor"
Arguente principal
Rui Garrido (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Desporto e Lazer, Portugal
2021 "Motivação e autodeterminação para a prática de atividade física com idosos: Pilates e Hidroginástica"
Arguente principal
Marina Mota (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2019 "Estilo de vida, alimentação, prática desportiva e competência motora no 1.º CEB"
Arguente
Teresa Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2018 "Relatório final de estágio realizado no parque de diversões Feijão Verde de Leiria"
Arguente principal
Sara Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2017 "Preferência dos idosos em relação ao feedback, em aulas de hidroginástica"
Arguente principal
Ana Padrão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal
2015 "Desenvolvimento e validação do Sistema de Observação do Clima de Aula em aulas de grupo de fitness - aplicação piloto em idosos"
Arguente principal
Isabel Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - 2024 Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE). ESEC, Coimbra.
2023 - 2023 Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE). ESEC, Coimbra.
2023 - 2023 Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (SCPD). ESEP, Porto.
2023 - 2023 Conference "Theories of Change in Digital Wellbeing. Evidence based practices across the disciplines". Aurel Vlaicu University of Arad, Roménia.
2022 - 2022 Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE). ESEC, Coimbra.
2022 - 2022 Congresso Internacional de Atividade Física e Desporto (CIAFD9). ESEB, Beja.
2021 - 2021 Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (SCPD). ESECS, Leiria.
2020 - 2020 Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE). ESEC, Coimbra.
2020 - 2020 Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança (DMC). ESEC, Coimbra.
2019 - 2019 Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (SCPD). ESEC, Coimbra.
2019 - 2019 Congresso Ibérico de Atividade Física e Desporto (CIAFD8). Clínica das Conchas e ESEB, Beja.
2019 - 2019 Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE). ESEC, Coimbra.
2018 - 2018 Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (SCPD). ESDRM, Rio Maior.
2018 - 2018 Congresso Ibérico de Atividade Física e Desporto (CIAFD7). Clínica das Conchas e ESEB, Beja.
2017 - 2017 Congresso Ibérico de Atividade Física e Desporto (CIAFD6). ESEB, Beja.
2017 - 2017 Congreso Iberoamericano de Economía del Deporte (CIED9). SEED, Málaga - Espanha.

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual Habilidad Motriz: Revista de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte
2020 - Atual Journal of Tourism, Sports Management & Marketing
2019 - Atual Journal of Sport and Games
2018 - Atual Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte
2018 - Atual ARENA-Journal of Physical Activities

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016 - Atual Instituto Português do Desporto e Juventude - Título Profissional de Diretor Técnico n.º 27589
2010 - Atual Instituto Português do Desporto e Juventude - Título Profissional de Técnico de Exercício Físico n.º 652

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - 2023 Título de Especialista em Desporto - Fitness (Código CNAEF 813) - Isabel dos Santos Vieira Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal
2023 - 2023 Título de Especialista em Desporto - Fitness (Código CNAEF 813) - Miguel Ângelo Serra da Silva Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal
2023 - 2023 Título de Especialista em Desporto - Fitness (Código CNAEF 813) - Joana Prior de Freitas Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal
2022 - 2022 Título de Especialista em Desporto (Código CNAEF 813) - Vasco Miguel Cardoso Nunes Mota Cavaleiro Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal