Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Cristina Torres
Nomes de citação
- Torres, Ana Cristina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8516-A4BF-A2E1
- ORCID iD
- 0000-0002-9068-1203
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&authuser=1&user=5OGqvHYAAAAJ
- Researcher Id
- K-5379-2014
- Scopus Author Id
- 56712281900
Endereços de correio eletrónico
- acctorres@fpce.up.pt (Profissional)
Moradas
- CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto. Rua Alfredo Allen, 4200-135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- https://ciie.fpce.up.pt/en/cv/5 (Profissional)
- https://www.researchgate.net/profile/Ana_Torres71 (Académico)
- https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&authuser=1&user=5OGqvHYAAAAJ (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012/02/27
Concluído
|
Educação e Formação [Didactics and Training, PhD] (Doutoramento)
Especialização em Educação em Ciências [Science Education]
Universidade de Aveiro, Portugal
"Desenvolvimento de courseware com orientação CTS para o ensino básico [Development of courseware for Science-Technology-Society
teaching in Basic Education]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2008/09/01 - 2009/03/31
Concluído
|
Curso avançado "Climántica na materia das ciências para o mundo contemporâneo desde a sostibilidade e as TIC" [Advanced course
in the use of "Climántica in Science teaching for the contemporary world through sustainability and ICT"] (Postgraduate Certificate)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
|
2003/05/23
Concluído
|
Ensino de Biologia e Geologia [Teaching of Biology and Geology, first degree] (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/11 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2015/10 - 2018/10 | Pós-doutorado (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2014/01 - 2015/05 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2013/01 - 2014/03 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2011/06 - 2012/12 | Investigador (Investigação) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal | ||
2004/09 - 2005/08 | Investigador (Investigação) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09 - Atual | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2013 - 2016 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2012/04 - 2012/05 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2011/11 - 2011/12 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (INFORDEPE), Timor - Leste |
2006/09 - 2007/07 | Monitor (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/09 - 2018/07 | Teacher Educator (in-service training) | Centro de Formação da associação de escolas de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel (CFAEPPP), Portugal |
2013/02 - 2018/07 | Teacher Educator (in-service training) | Universidade do Porto - Centro de Investigação e Intervenção Educativas - Observatório da Vida nas Escolas, Portugal |
2014/11 - 2016/07 | Teacher Educator (in-service training) | Universidade do Porto - Centro de Investigação e Intervenção Educativas - Observatório da Vida nas Escolas, Portugal |
2007/07/01 - 2011/06/30 | PhD studentship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal | ||
2010/04 - 2010/06 | Teacher Educator (initial training) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2002/09 - 2009/12 | Natural Sciences teacher in Basic and Secondary Education Schools | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/10 - 2018/09 | Transições de estudantes - vozes de estudantes sobre o currículo e o trabalho curricular nas escolas em dois sistemas educativos
[Students' Transitions - Voices of Students about the Curriculum and Curricular Work in Schools]
SFRH/BPD/108950/2015
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2006/06 - 2008/06 | Desenvolvimento de courseware com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade para o Ensino Básico [Development of courseware
for Science-Technology-Society teaching in Basic Education]
SFRH/BD/27833/2006
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/02 - Atual | WAY - Who sAw You then and who sees you now” - promoting student self-regulated learning in the classroom through peer observation:
quantitative study
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal Instituto Politécnico do Porto, Portugal Agrupamento de Escolas de Camilo Castelo Branco, Portugal Agrupamento de Escolas de Ribeirão, Portugal Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, Portugal Escola Secundária de São Pedro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2021/01/15 - 2024/01/14 | COSI.ed - Co-created Education through Social Inclusion [PT leader: Amélia Veiga; PT co-leader: Ana Cristina Torres]
Investigador
University of South-Eastern Norway (USN), Noruega
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2021/07/01 - 2023/06/30 | ClimActiC - ClimActiveCitizen: Connecting Citizenship and Science for Climate Adaptation [PI: Isabel Menezes]
NORTE-01-0145-FEDER-000071
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Comissao de Coordenacao e Desenvolvimento Regional do Norte
Concluído
|
2018/09/01 - 2021/11/30 | eSGarden - School Gardens for Future Citizens [PT leader: Ariana Cosme; PT co-leader: Ana Cristina Torres]
Investigador
Universitat Politècnica de València, Espanha
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2018/07/02 - 2021/08/31 | rekindle+50 - Digital migrations and curricular innovation: giving new meaning to experience and rekindle teaching profession
after 50 [PI: Ana Mouraz]
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE Porto
UID/CED/00167/2019
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/10 - 2019/09 | EDULOG Obseratório da Educação [Observatory of Education] [PI: Pedro Teixeira]
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
|
Fundação Belmiro de Azevedo
Concluído
|
2016/02 - 2018/01 | The relevance of schools self evaluation processes in basic and secondary education schools [PI: Ana Mouraz]
SK-PT-2015-NEWPROJECT-6457
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2016/09 - 2017/07 | Avaliação do programa educativo municipal Porto de Conhecimento da Câmara Municipal do Porto [Evaluation of the educational
program "Porto de Conhecimento" of the Municipality of Porto] [Coord: Ana Mouraz]
ADG/348/2016/DMC
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Câmara Municipal do Porto |
2013/05 - 2015/10 | Avaliação do impacto da resstruturação curricular do ensino secundário geral em Timor-Leste [Impact evaluation of the curricular
restructure of secondary education in East Timor] [PI: Isabel Cabrita]
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014/01 - 2015/05 | De Par em Par na Universidade do Porto [Peer to Peer at the University of Porto] [PI: João Pedro Pêgo]
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (Projecto Estratégico 2011-2012) | Research
Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers (Strategic Project 2011-2012)
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005/09 - 2012/12 | Jardim da Ciência: para uma cultura científica nos primeiros anos de escolaridade [Garden of Science: for a scientific culture
in the first years of schooling] [Coord: Rui M. Vieira]
CIDTFF
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores |
2011/06 - 2011/09 | Avaliação do impacto do programa de formação de professores do 1ºCEB nas práticas de ensino experimental das ciências [Evaluation
of the impact of the teachers training program in practical work in science teaching] [PI: Isabel P. Martins]
Despacho nº 701/ 2009
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Ministério da Educação |
2006/09 - 2007/07 | Ciência, Tecnologia e Sociedade: experimentar e agir para a compreensão [Science, Technology and Society: experiment and act
to understanding] [PI: Rui M. Vieira]
Ciência Viva VI nº287
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Ciência Viva |
2004/09 - 2005/09 | Cultura científica e Educação em Ciências nos primeiros anos de escolaridade [Scientific culture and Science Education in
the first years of schooling] [Coord.: Isabel P. Martins]
-
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/04/01 - Atual | Education in times of exception [Educação em tempos de exceção] [PI: Pedro D. Ferreira]
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Em curso
|
2019/09 - Atual | Observação de pares entre alunos (projeto-piloto) [Peer observation among pupils (Pilot project)]
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Concluído
|
2015/01 - Atual | OPMUSA - Observação de pares multidisciplinares em sala de aula [Multidisciplinary peer observation of teaching in the classroom]
[PI: Ana Mouraz]
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Em curso
|
2015/09/01 - 2019/07/01 | SEI - Sociedade, Escola e Investigação [SEI - Society, School and Research - collaborative research with high school students]
Orientador
Universidade do Porto - Centro de Investigação e Intervenção Educativas - Observatório da Vida nas Escolas, Portugal
|
Câmara Municipal do Porto
Concluído
|
2013/01 - 2019/07 | OBVIE - Observatório da vida nas Escolas [Observatory of Life in Schools] [Coord.: Ana Mouraz]
Investigador
Universidade do Porto - Centro de Investigação e Intervenção Educativas - Observatório da Vida nas Escolas, Portugal
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
2011/10 - 2012/12 | Laboratório Aberto de Educação em Ciências [Open Lab of Science Education] [Coord.: Rui M. Vieira]
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Propriedade Intelectual
Marca registada |
|
Registo de direitos de autor |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/09 | Desenvolvimento de perfis comunitários climáticos nas escolas: uma experiência de investigação colaborativa e desenvolvimento profissional de professores [Development of community climate profiling in schools: an experience of collaborative research and teachers' professional development] | XVI Congresso da SPCE
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, hybrid, Portugal)
|
2022/07 | Bridging citizenship, science and politics: Community-based laboratories for discussing and co-designing climate adaptation | International Association People – Environment Studies (IAPS) 27th Conference
IAPS (online, Portugal)
|
2022/01 | Metodologias participativas e a melhoria das práticas educativas em sala de aula [Participatory Methodologies and the improvement of classroom practices] | Seminário Final do Projeto EDUTRANSFER
Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (Porto, Portugal)
|
2021/09/09 | Veteran Teachers and Challenges of Curriculum Innovation | European Conference on Educational Research - "Education and Society: expectations, prescriptions, reconciliations"
Université de Genéve (online)
|
2021/09/06 | Choice and Flexibility in Upper Secondary School Curricula – a Comparative Analysis from Portugal and Scotland Student Perspective | European Conference on Educational Research - "Education and Society: expectations, prescriptions, reconciliations"
Université de Genéve (online)
|
2021/09/06 | Teacher Learning for Whole School Improvement Through Engagement in Collaborative Peer Observation of Teaching | European Conference on Educational Research - "Education and Society: expectations, prescriptions, reconciliations"
Université de Genéve (online)
|
2021/06 | How portuguese schools navigated through the pandemic first wave: views from headteachers | EDEN – European Distance and E-learning Network 2021
Universidad Nacional de Education a Distancia (online, Espanha)
|
2020/09 | Distanciamento entre educação climática e educação ambiental? Reflexões decorrentes de uma unidade curricular em Ciências da Educação [Distancing between climate education and environmental education? Reflections from a course in Education Sciences] | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Portugal)
|
2020/09 | Processos e efeitos da observação de pares entre alunos [Processes and effects of peer observation among students] | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Portugal)
|
2019/10/25 | Desafios do envelhecimento do corpo docente escolar português [Challenges of the aging of the Portuguese school teaching staff] | II Seminário Internacional Expressa
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/10/25 | Expectativas e dúvidas de jovens participantes na Universidade Júnior da U. Porto sobre a integração no ensino superior [Expectations and doubts of young participants in the Junior University of U.Porto about higher education integration] | II Seminário Internacional Expressa
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/10/25 | Observação de aulas entre pares: efeitos nas práticas pedagógicas e institucionais [Peer observation of classes: effects in pedagogical and institutional practices] | II Seminário Internacional Expressa
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/01 | Transition to upper secondary education: Student voices from two education systems (Portugal and Scotland) | VI Colóquio Internacional: Outros Sentidos para Novas Cidadanias
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2018/01 | Transition to upper secondary education: student voices from two education systems (Portugal and Scotland) | RESL.eu – “Reducing Early School Leaving in the EU” Final project Conference
University of Antwerpen
|
2017/09 | Observação de pares multidisciplinar em sala de aula: aprendizagens e desafios de um projeto [Multidisciplinary peer observation in the classroom: learning and challenges of a project] | Congresso Internacional “O Tempo dos Professores”
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2017/09 | Transição para o ensino secundário: vozes de estudantes em dois sistemas educativos [Transition to upper secondary education: student voices from two education systems] | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho
|
2017/09 | O que estudantes no 1º ano da Universidade pensam sobre a Ciência? [What 1st year's university students think about Science?] | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho
|
2017/08 | Students’ voices about curriculum policies implementation in Portugal | ECER Conference "Reforming Education and the Imperative of Constant Change: Ambivalent roles of policy and the role of educational
research"
University College Copenhagen
|
2017/08 | Fostering Secondary Students’ Attitudes Towards Science And Understanding Of Scientific Research Through School-University Partnerships | ECER Conference "Reforming Education and the Imperative of Constant Change: Ambivalent roles of policy and the role of educational
research"
University College Copenhagen
|
2017/06 | Students’ transition to senior phase - student voices about curriculum and school in the transition stage | 3rd European Conference on Curriculum Studies
University of Stirling
|
2017/06 | School issues that worry students – reflections about research partnerships with high school students | 3rd European Conference on Curriculum Studies
University of Stirling
|
2016/10 | Transições de estudantes para o ensino secundário e o alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos [Students' transition to upper secondary educain and compulsory school enlargement to 12 years] | XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Instituto Politécnico de Viseu
|
2016/07 | Vozes de estudantes sobre o currículo e o trabalho curricular no ensino secundário [Students' voices about curriculum and curricular work in upper secondary education] | II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
|
2016/07 | Olhando para o currículo e trabalho curricular na transição para o ensino secundário: vozes de estudantes [Looking to curriculum and curricular work in the transition to upper secondary education: students' voices] | III Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: Inovação e melhoria pedagógica
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2016/07 | As questões da escola que preocupam os jovens – reflexões em torno de uma parceria de investigação com estudantes do ensino secundário [School issues that worry students - refletions about a research partnership with upper secondary education students] | III Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: Inovação e melhoria pedagógica
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2016/06 | Género e relações interpessoais na integração de jovens no ensino secundário [Gender and interpersonal relationships in the integration of young people in secondary education] | I Seminário Internacional Juventudes, Educação e Cidadania: Retratos contemporâneos
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2015/10 | Understanding Research in Social Sciences through partnerships between school and the university | II European Conference on Curriculum Studies, Curriculum studies: Policies, perspectives and practices
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2015/09 | What catches the eye in a class observation? – lecturers’ perspectives in a program of multidisciplinary peer observation of teaching | European Conference on Educational Research - "Education and Transition - Contributions from Educational Research”
Corvinus University Budapest
|
2014/09 | The Students’ Transition Experience As A Ground For School Improvement | European Conference on Educational Research - "The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe"
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
|
2014/09 | Teaching resources and teachers’ education to enhance Science-Technology-Society oriented science teaching in primary school | European Conference on Educational Research - "The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe"
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
|
2014/06 | A educação na opinião pública através de jornais portugueses [Education in public opinion through Portuguese newspapers] | IV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação
Faculdade de Letras e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
2013/07 | Um caminho para a valorização da promoção do pensamento crítico no 1ºCEB [A way to enhance the promotion of critical thinking in the 1st cycle of basic education] | I Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação
Universidade de Aveiro
|
2012/05 | Laboratório Aberto de Educação em Ciências (LeduC) [Open Science Education Laboratory (LeduC)] | II Fórum de Investigação em Ciências e Políticas da Educação
Universidade do Porto
|
2009/09 | Propostas didácticas no Jardim da Ciência - interacções Ciência, Tecnologia e Sociedade através da resolução de problemas [Didactic proposals in the Garden of Science - Science, Technology and Society interactions through problem solving] | XIII Encontro Nacional de Educação em Ciência
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco
|
2009/09 | energiza.te! – actividades sobre recursos energéticos e eficiência energética numa perspectiva CTS no ensino básico [energize yourself! - activities on energy resources and energy efficiency from a STS perspective in basic education] | XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco
|
2008/02 | Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e articulação entre educação não-formal e formal com recurso a um courseware didáctico [Science-Technology-Society (STS) Education and articulation between non-formal and formal education using didactic courseware] | 1º Colóquio Da Investigação à Prática: Interacções e Debates
Universidade de Aveiro
|
2008/02 | Propostas didácticas no Jardim da Ciência - Potenciar conexões entre Matemática, Ciência, Tecnologia e Sociedade através da resolução de problemas [Didactic proposals in the Garden of Science - Enhance connections between Mathematics, Science, Technology and Society through problem solving] | Aprendizagem em ambiente Formal e Informal
Fórum do Machico, Madeira
|
2007/02 | 'Experimentar e Agir para a Compreensão': caminhos na formação de professores para implementar um projecto de inovação ['Experimenting and Acting for Understanding': ways in teacher training to implement an innovation project] | XV Colóquio “Complexidade: um paradigma para investigar e intervir em educação?”
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/09 - Atual | A educação de segunda oportunidade para a inclusão social a partir de narrativas de jovens em abandono da educação e formação
[Second chance education for social inclusion in the narratives of young people abandoning education and training]
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação [Master in Education Sciences] (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/01 - Atual | Educação Ambiental Crítica no Jardim de Infância e formação contínua de educadores: contributos de um projeto de investigação-ação
[Critical Environmental Education in Pre-School and Pre-school teachers continuous training: contributions from a research-action
project]
Coorientador
|
Programa Doutoral em Ciências da Educação [Doctoral Program in Educational Sciences] (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021/12 - 2023/07 | Desenvolvimento profissional docente num projeto de educação para as alterações climáticas: motivações, processos de mudança
e contributos das tecnologias digitais [Teacher professional development in a climate change education project: motivations,
change processes and contributions from digital technologies]
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/09 - 2021/11 | Monitorização de processos de avaliação de estudantes no ensino superior: contributos de um estágio para a missão do Laboratório
de Ensino e Aprendizagem [Monitoring the processes of higher education student assessment: contributions from an internship
to the mission of the Laboratory of Teaching and Learning]
Orientador de Diana Rodrigues
|
Mestrado em Ciências da Educação [Master in Education Sciences] (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/09 - 2021/06 | O uso de jogos didáticos como ferramenta pedagógica na formação inicial de professores [The use of educational games as a
pedagogical tool in initial teacher education]
Coorientador de Edna Regina Cardoso
|
Mestrado em Educação e Formação de Adultos [Master in Adult Education and Training] (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/03 - 2017/07 | As perspetivas de estudantes do 1º ano da Universidade sobre a natureza da Ciência e da investigação científica [University
1st year students perspectives about the nature of Science and scientific research]
Orientador de Glasielle Souza
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/07 - 2018/07 | Comissão Organizadora do V Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: mudam-se os tempos, mudam-se as
vontades: flexibilizar e inovar numa escola em transformação [Organizing committee - 5th International Seminar of Observatories
of Education and Training: times change, wills change; flexibilize and innovate in a transforming school] (2018/07 - 2018/07)
Seminário
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018/06 - 2018/06 | Escola de Verão para alunos do ensino secundário na Universidade Júnior da Universidade do Porto: "Do secundário à Universidade:
investigar para saber" [Summer school for high school students on the Junior University of the University of Porto: "From
Secondary to University: research to know"] (2018/06)
Outro
|
Universidade do Porto, Portugal |
2017/06 - 2017/06 | Comissão Organzadora do IV Seminártio Internacional de Observatórios de Educação e Formação: a vida nas escolas entre as experiências
e as medidas [Organizing committee of 4th International Seminar of Observatories of Education and Training: life in schools
between experiences and measures] (2017/06 - 2017/06)
Seminário
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016/07 - 2016/07 | Comissão Organizadora do III Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: Inovação e melhoria pedagógica
[Organizing committee of 3rd International Seminar of Observatories of Education and Training: Innovation and pedagogical
improvement] (2016/07 - 2016/07)
Seminário
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015/06 - 2015/06 | Comissão Organizadora do II Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: Observatórios entre a Escola
e a Sociedade [Organizing committee of 2nd International Seminar of Observatories of Education and Training: Observatories
between School and Society] (2015/06 - 2015/06)
Seminário
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2014/03 - 2014/03 | Comissão Organizadora do I Seminário Internacionald e Observatórios de Educação e Formação: Observatórios na esquina entre
investigação e práticas [Organizing committee of 1st International Seminar of Observatories of Education and Training: Observatories
between research and practices] (2014/03 - 2014/03)
Seminário
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2008/02 - 2008/02 | Comissão organizadora do 1º Colóquio da Investigação às Práticas: Interacções e Debates [Organizing committee - 1st Colloquium
from Research to Practice: Interactions and Debates] (2008/02 - 2008/02)
Conferência
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11 | O ativismo climático como lugar de cidadania a jovens em condições de vulnerabilidade: Uma revisão integrativa da literatura
[Climate activism as a place of citizenship for young people in vulnerable conditions: An integrative literature review]
Presidente do júri
|
Laila Caires (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2023/11 | Ambiente, educação e cidadania: os contributos do projeto Healthy Waters para a promoção da cidadania ambiental [Environment,
education and citizenship: the contributions of the Healthy Waters project to the promotion of environmental citizenship]
Presidente do júri
|
Joel Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2023/09 | Ecos de justiça climática na escola e na comunidade: perceções de jovens e atores locais a partir da participação em Laboratórios
Climáticos Colaborativos [Echoes of climate justice at school and in the community: perceptions of young people and local
actors from their participation in Collaborative Climate Laboratories]
Presidente do júri
|
Juliana Diógenes-Lima (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2023/07 | Desenvolvimento profissional docente num projeto de educação para as alterações climáticas: motivações, processos de mudança
e contributos das tecnologias digitais [Teacher professional development in a climate change education project: motivations,
change processes and contributions from digital technologies]
Orientador
|
Bruna Pereira Lopes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2023/07 | Verdadeira grandeza: como nos tornamos professores? [True greatness: how we become teachers?]
Arguente principal
|
Joana Coelho de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2023/04 | Educação Ambiental para o Desenvolvimento sustentável em contextos de educação formal: o papel de crianças e jovens na promoção
da cidadania ambiental [Environmental Education for Sustainable Development in formal education contexts: the role of children
and young people in promoting environmental citizenship
Arguente
|
Maria Clementina Rios (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022/11 | A educação de segunda oportunidade como estratégia de inclusão social a partir de narrativas de jovens [Second chance education
as a social inclusion strategies from the narratives of young people]
Orientador
|
Renata Egídio (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021/11 | Os desafios da inovação na escola pública [The challenges of innovation in public school]
Arguente
|
Daniele Dias Bardi (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021/11 | Os efeitos do Programa "SABER MAIS" na formação de Professores de Química na Província de Benguela-Angola [The effects of
the "SABER MAIS" Program on the training of Chemistry Teachers in the Province of Benguela-Angola)]
Arguente
|
Luís Fernando Severino das Neves (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/11 | Monitorização de processos de avaliação de estudantes no ensino superior: contributos de um estágio para a missão do Laboratório
de Ensino e Aprendizagem [Monitoring the processes of higher education student assessment: contributions from an internship
to the mission of the Laboratory of Teaching and Learning]
Orientador
|
Diana Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021/10 | O uso de jogos didáticos como ferramenta pedagógica na formação inicial de professores [The use of educational games as a
pedagogical tool in initial teacher education]
Orientador
|
Edna Cardoso (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/01 - Atual | European Educational Research Summer School (EERSS 2024), Educational Research in Europe: decolonise, democratise and develop. Legacies and futurities | University of Porto |
2024/01 - Atual | IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS, Desafios da Educação CTS e Objetivos da Agenda 2030 | Universidade de Aveiro |
2024/01 - Atual | SEED 2024, International Conference on Sustainable Energy Education, Improving professional practice through regional cooperation, Track 4: Sustainable Education | Universitat Politècnica de València |
2023/01 - Atual | EERA Summer School 2023, Participatory approaches in educational research | University of Porto |
2022/07/11 - 2022/07/15 | EERA Summer School 2022, Research Design from Scratch: Making sense of the whats, whos and hows of your investigation | FPCEUP, Porto |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Perita externa no Terceiro ciclo de Avaliação externa de Escolas do IGEC [External expert in the third Cycle of School external evaluation of the General Inspection of Education and Science] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016 - 2020 | Perita externa para o Agrupament de escolas do Cerco no programa TEIP3 [External expert for the Agrupamento de Escolas do Cerco (schools cluster in Porto, Portugal) through the national program for schools in disadvantaged territories (TEIP)] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/02/08 - Atual | Psicossociologia das Instituições Educativas [Psychosociology of Educational Institutions] | Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. CEB/ES [Master in Teaching of Visual Arts for Teachers of the 3rd cycle of Basic Education and of Secondary Education] (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Questões Aprofundadas em Educação para as Alterações climáticas e Sustentabilidade [Key Issues in Education for Climate Change and Sustainability] | Ciências da Educação (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2021/09 - 2022/02 | Análise de Questões Socio-Científicas na Ação Climática [Analysis of Socioscientific Issues in Climate Action] | Mestrado em Ciências da Educação [Master in Education Sciences] (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019/09 - 2021/02/01 | Educação, Ambiente e Sustentabilidade [Education, Environment and Sustainability] | Licenciatura em Ciências da Educação [First Degree in Education Sciences] (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2014/03 - 2014/07 | Didáctica do Estudo do Meio [Didactics of the Study of the Environment] | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal |
2006/09/01 - 2007/07/31 | Didáctica das Ciências e Projectos Educativos em Ciências na Licenciatura em Ensino Básico - 1.º ciclo [Didactics of Sciences and Educational Projects in Sciences of the First Degree in Primary Teaching] | Licenciatura em Ensino Básico - 1.º Ciclo [First Degree in Primary Teaching] (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/02 - Atual | Revista Internacional de Educación para la Justicia Social | |
2023/03 - Atual | Qeios | |
2022/12 - Atual | Educational Review | 1 |
2022/10 - Atual | HSSC - Humanities and Social Sciences Communications | |
2022/10 - Atual | JSSE - Journal of Social Science Education | |
2021/03 - Atual | Eurasia journal of mathematics science and technology education | |
2019 - Atual | ESC - Educação, Sociedade & Culturas (Education, Society & Cultures) (0872-7643) | |
2021/03 - 2022/09 | Revista Portuguesa de Educação (Portuguese Journal of Education) | |
2020 - 2021/07 | BMJ Simulation & Technology Enhanced Learning (2056-6697) |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2020/03 - Atual | SIMF - Unidade de contacto com o exterior na GALERIA DA BIODIVERSIDADE [SIMF - Unit of context with the outside in the HALL OF BIODIVERSITY] | Estudantes diferentes em cada ano letivo [several students in different school years] |
2014 - 2018 | Supervisão de projetos de investigação educativa de alunos do ensino secundário no âmbito do projeto SEI [Supervising research projects in Education Sciences of high school students Project SEI - Society, School and Research] | Agrupamento de Escolas da cidade do Porto [School cluster from the city of Porto] |