Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Gina C Lemos
Nomes de citação
- Lemos, Gina C.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 861B-A790-8C9B
- ORCID iD
- 0000-0002-5975-2739
Endereços de correio eletrónico
- gclemos@gmail.com (Profissional)
Moradas
- Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação (CIED). Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
- Escola Superior de Educação, Campus do IPS, Estefanilha , 2914 - 504, Setúbal, Setúbal, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014/01/01 - 2020/06/30
Concluído
|
Ciências da Educação (Pós-doutoramento)
Especialização em Psychology of Education
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho, Portugal
|
Pass (the only classification that applies) |
2003/08 - 2007/01/25
Concluído
|
Psicologia da Educação (Doutoramento)
Especialização em Psychology of Education
Universidade do Minho, Portugal
"Habilidades cognitivas e rendimento escolar entre o 5.º e o 12.º anos de escolaridade [Cognitive abilities and academic performance
between 5th and 12th grades]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unanimidade |
1997 - 2002
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho, Portugal | ||
2014/01/01 - 2020/06/30 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | ||
2015/01 - 2016/03 | Investigador (Investigação) | Université Libre de Bruxelles, Bélgica |
European Literacy Policy Network (ELINET; www.eli-net.eu), Alemanha | ||
2014/06 - 2014/12 | Investigador (Investigação) | MENON Network EEIG (European Economic Interest Group), Bélgica |
European Literacy Policy Network (ELINET; www.eli-net.eu), Alemanha | ||
2007/09 - 2011/06 | Investigador (Investigação) | Universidade de Évora, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/11 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2014 - 2016 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2012/11 - 2013/01 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2009/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2007/09 - 2008/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
2007/09 - 2008/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006/10 - 2007/08 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos, Portugal |
2003/04 - 2006/02 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Instituto Monitor, Portugal |
2002/01 - 2004/01 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Centro de Estudos e Formação em Atividades Desportivas , Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/08/01 - 2021/09/01 | Consultora científica e técnica | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2011/07 - 2012/10 | Chefe de Gabinete da Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário | Ministério da Educação, Portugal |
2005/09 - 2006/07 | Outra Situação (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/01 - 2020/06/30 | Contextos de aprendizagem, diferenciação cognitiva e rendimento académico em adolescentes Portugueses [Learning contexts,
cognitive differentiation and academic achievement in Portuguese adolescents]
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/12/09 - 2026 | RegularMente - Randomized controlled trial of the effects of a guided imagery based Intervention on the well-being, socioemotional
and cognitive development, physiologic activity, and academic success of children in school
Investigador
Fundação Bial, Portugal
|
Fundação Bial
Em curso
|
2021/01/01 - 2023/12/31 | EDMUSE, Educação musical ativa e desenvolvimento de crianças em idade escolar [Active music education and the development
of school-aged children]
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE-IPL, Portugal
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE-IPL
Concluído
|
2020/12/01 - 2023/12/31 | Investigar e avaliar o projeto ReCriar-Se [Investigating and evaluating the ReCreate Yourself project]
Investigador
Centro de Investigação em Educação e Formação (CIEF), Portugal
|
Cáritas Diocesana de Setúbal
Concluído
|
2020/07/01 - 2023/12/31 | Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo (PRECASE) da Guiné-Bissau 2019-2023 [Guinea-Bissau's Education System
Capacity Building Programme (PRECASE 2019-2023)]
Investigador
Centro de Investigação em Educação e Formação (CIEF), Portugal
|
Instituto Camões - Instituto de Cooperação e da Língua
Em curso
|
2020/07/31 - 2022/10/31 | Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita? [How are future teachers being prepared
for the teaching of reading and writing?]
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo
Concluído
|
2020/11/01 - 2021/09/30 | Projeto GAP - Gulbenkian Aprendizagem [GAP Project - Gulbenkian Learning]
Consultoria técnica e científica
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2020/07/01 - 2020/08/31 | Programa Academias Gulbenkian Conhecimento [Gulbenkian Academies of Knowledge Programme]
Consultoria científica
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/06/30 - 2016/01/01 | European Literacy Policy Network (ELINET; www.eli-net.eu) (EAC-2014-003)
Outra
|
Concluído
|
2010/01 - 2011/07 | RED - Rendimento Escolar e Desenvolvimento: Um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses [RED
- School Performance and Development: A longitudinal study on the effects of transitions on Portuguese students]
PTDC/CPE-CED/104884/2008
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2003/11/01 - 2007/01/25 | Habilidades cognitivas e rendimento escolar entre o 5.º e o 12.º anos de escolaridade [Cognitive abilities and school achievement
between 5th and 12th grades]
PsiEducUMinho
Investigador
Universidade do Minho - Instituto de Educação e Psicologia , Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2009 - 2011 | O impacto da aprendizagem musical no desempenho de habilidades cognitivas
Orientador de Teresa Raquel Duarte Falcão dos Reis Rodrigues
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
|
2008 - 2010 | Bem-Estar Subjectivo: Processos cognitivos e afecto positivo
Orientador de Ema Sofia Pires
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/09/04 - 2023/09/04 | Comissão Organizadora da V Conferência Internacional ADIPSIEDUC: Psicologia da Educação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (2023/09/04 - 2023/09/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC), Portugal |
2022/09/08 - 2022/09/10 | Comissão Organizadora do I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação (2022/09/08 - 2022/09/10)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal Universidade de Brasília, Brasil |
2018/06/21 - 2018/06/23 | Comissão Organizadora de 6th International Congress of Educational Sciences and Development (2018/06/21 - 2018/06/23)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidad de Granada, Espanha Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal |
2016/09/02 - 2016/09/02 | Comissão Organizadora do workshop "Motivação para aprender: Um dos maiores desafios de hoje nas salas de aula" (2016/09/02 - 2016/09/02)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC), Portugal Escola Salesiana de Manique, Portugal |
2015/09/07 - 2015/09/07 | Comissão Organizadora das Jornadas Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem (2015/07/09 - 2015/07/09)
Encontro (Coorganizador)
|
Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC), Portugal Agrupamento de Escolas Luísa Todi, Portugal |
2011/07/25 - 2011/07/27 | Comissão Organizadora do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica/ XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica:
Formas e Contextos (2011/07/25 - 2011/07/27)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2000/04/05 - 2000/04/05 | Comissão Organizadora do Encontro Psicologia Escolar: Realidades e desafios (2000/04/05 - 2000/04/05)
Encontro
|
Universidade do Minho - Instituto de Educação e Psicologia , Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/06 - 2023/12/06 | Moderação do Ciclo de Debates "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Paz e Parcerias" [Moderation of the Cycle of Debates
"Sustainable Development Goals: Peace and Partnerships"]
Mesa-redonda
|
Ciclo de Debates: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [Cycle of Debates "Sustainable Development Goals"]
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2023/10/30 - 2023/10/30 | Conferência "A véspera da manhã clara: O lugar da Biblioteca em nós" (autora) [Conference "The Eve of the Clear Morning: The
Place of the Library in Us" (author)]
Encontro
|
6.º Encontro da Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO [6th Meeting of the Network of Libraries Associated
with the UNESCO National Commission]
Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO, Portugal
|
2023/05/04 - 2023/05/05 | Coordenação do simpósio "The measure of intelligence is the ability to change" (A. Einstein): Estudos psicométricos de novos
instrumentos de avaliação cognitiva" [Coordination of the symposium "The measure of intelligence is the ability to change"
(A. Einstein): Psychometric studies of new cognitive assessment instruments"]
Congresso
|
XI Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica (AIDAP): Modelos, metodologias e aplicações [XI Ibero-American Congress
of Psychological Assessment (AIDAP): Models, methodologies and applications]
Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica, Portugal
|
2023/05/04 - 2023/05/05 | Comunicação oral "Avaliação da inteligência na adolescência: Apresentação das BAC_A e BAC_B" (autora) [Oral presentation "Intelligence
assessment in adolescence: Presentation of BAC_A and BAC_B" (author)]
Congresso
|
XI Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica (AIDAP): Modelos, metodologias e aplicações [XI Ibero-American Congress
of Psychological Assessment (AIDAP): Models, methodologies and applications]
Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica, Portugal
|
2023/01/25 - 2023/01/27 | Comunicação oral "Educação não formal, práticas artísticas e inclusão social: O caso do projeto Recriar-se" (coautora) [Oral
presentation "Non-formal education, artistic practices and social inclusion: The case of the Recriar-se project" (co-author)]
Encontro
|
XXX Colóquio AFIRSE Portugal 2023 [XXX AFIRSE Colloquium 2023]
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/01/20 - 2023/01/20 | Coordenação do painel "Contar e recontar: Emoções e significados" [Coordination of the panel "Telling and retelling: Emotions
and meanings"]
Conferência
|
3.ª Jornadas de Intervenção Social e Comunitária [3rd Conference on Social and Community Intervention]
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/11/10 - 2022/11/12 | Comunicação oral "Eu queria que os outros dissessem de mim: Olha um homem! – Caracterização do projeto Recriar-se" (autora),
integrada no simpósio "Música e Inclusão: Uma questão de Democracia" [Oral presentation "I wanted others to say of me: Look
at a man! - Characterisation of the Recriar-se project" (author), part of the symposium "Music and Inclusion: A question of
Democracy"]
Encontro
|
XI Encontro de Investigação em Música [XI Music Research Meeting]
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal |
2022/09/28 - 2022/09/28 | Conferência "A paz em mim" (autora) [Conference "Peace in me" (author)]
Encontro
|
Receção à Comunidade Educativa 2022/2023 [Welcome to the Education Community 2022/2023]
Câmara Municipal de Palmela, Portugal
|
2022/09/08 - 2022/09/10 | Comunicação oral "Todos nós somos nativos analógicos! Avaliar as habilidades que nos distinguem" (autora), integrada no simpósio
"Instrumentos de avaliação educacional" [Oral presentation "We are all analogue natives! Assessing the skills that set us
apart" (author), part of the symposium "Educational assessment tools"]
Congresso
|
I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação [1st International Congress on
Research and Intervention in School and Educational Psychology]
Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC), Portugal
|
2022/09/08 - 2022/09/10 | Coordenação da sessão de posters do I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
[Coordination of the poster session at the 1st International Congress on Research and Intervention in School and Educational
Psychology]
Congresso
|
I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação [1st International Congress on
Research and Intervention in School and Educational Psychology]
Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC), Portugal
|
2022/07/12 - 2022/07/15 | Comunicação oral "O mundo de amanhã: Calibrar as coordenadas para a ausência de destino final” (autora), integrada no simpósio
“O reencontro com o espanto: Como compreender o mundo sem o aprender de cor” [Oral presentation "The world of tomorrow: Calibrating
the coordinates for the absence of a final destination" (author), as part of the symposium "The re-encounter with amazement:
How to understand the world without learning it by heart"]
Conferência
|
1st International Conference on Education and Training: Thinking Education in Transition Times
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/04/23 - 2022/04/23 | Participação convidada na mesa redonda "A importância das bibliotecas e da promoção do livro e da leitura" [Invited participation
in the round table "The importance of libraries and the promotion of books and reading"]
Encontro
|
Encontro "Bibliotecas e Narrativas" ["Libraries and Narratives" meeting]
Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras, Portugal
|
2022/01/26 - 2022/01/28 | Comunicação oral "The role of parental education and family income in children’s cognitive abilities" (autora) [Oral presentation
"The role of parental education and family income in children's cognitive abilities" (author)]
Conferência
|
International Conference of Childhood and Adolescence (ICCA)
Sociedade Portuguesa de Pediatria e Sociedade Portuguesa para o Estudo da Criança Abusada e Negligenciada , Portugal
|
2021/09/16 - 2021/09/18 | Comunicação oral “Classroom teachers’ views on music education and children’s development” (autora) [Oral presentation "Classroom
teachers' views on music education and children's development" (author)]
Conferência
|
International Conference of IC CIPEM
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE-IPL, Portugal
|
2021/09/01 - 2021/09/03 | Comunicação oral "A excelência não tem atalhos: A escala Grit-S e o rendimento académico em estudantes do ensino secundário
em Portugal" (autora), integrada no simpósio “Contributos da Psicologia Positiva para a avaliação e intervenção em contextos
educativos” [Oral presentation "Excellence has no shortcuts: The Grit-S scale and academic achievement in secondary school
students in Portugal" (author), as a part of the symposium "Contributions of Positive Psychology to assessment and intervention
in educational contexts"]
Congresso
|
XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia [XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy]
Asociación Cientifica Internacional de Psicopedagogía (ACIP), Portugal
|
2021/05/21 - 2021/05/21 | Conferência "Tempos de liberdade: Estar para ser" (autora) [Conference "Times of freedom: Being in order to be" (author)]
Encontro
|
Encontro "O Tempo de Brincar é o Tempo de Crescer – a Escola, a Família e a Comunidade: Contributos para o Desenvolvimento
Integral da Criança" [Meeting "The Time to Play is the Time to Grow - the School, the Family and the Community: Contributions
to the Integral Development of the Child"]
Associação de Municípios da Região de Setúbal, Portugal
|
2020/12/02 - 2020/12/02 | Moderação do seminário "Setúbal cidade educadora: Transformar o território com as pessoas" [Moderation of the seminar "Setúbal
educating city: Transforming the territory with people"]
Encontro
|
Comemorações do 30.º Aniversário da Carta das Cidades Educadoras [Celebrating the 30th anniversary of the Charter of Educating
Cities]
Câmara Municipal de Setúbal, Portugal
|
2020/10/07 - 2020/10/07 | Conferência "Fazer a diferença em contexto de pandemia" (autora) [Conference "Making a difference in a pandemic context" (author)]
Encontro
|
3.º Encontro da Rede Nacional das Academias Gulbenkian Conhecimento [3rd Meeting of the National Network of Gulbenkian Knowledge
Academies]
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2020/09/10 - 2020/09/12 | Comunicação oral "A importância do ensino da leitura e da escrita na formação inicial de professores dos 1.º e 2.º ciclos
do ensino básico em Portugal" (coautoria) [Oral presentation "The importance of teaching reading and writing in the initial
training of primary school teachers in Portugal" (co-authored)]
Congresso
|
XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação "Liberdade, Equidade e Emancipação" [XV Congress of the Portuguese
Society of Educational Sciences "Freedom, Equity and Emancipation"]
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/10/28 - 2019/10/28 | Conferência "Diferenciar – À conversa com Gina Cláudia Lemos" (autora) [Conference " Talking to Gina Cláudia Lemos" (author)]
Encontro
|
Agrupamento de Escolas de Azeitão, Portugal
|
2019/10/03 - 2019/10/04 | Comunicação em poster "Formação contínua de professores: Diferenciação pedagógica e trabalho colaborativo" (coautora) [Poster
communication "Continuous teacher training: Pedagogical differentiation and collaborative work" (co-author)]
Congresso
|
2.º Congresso Instituto Politécnico de Setúbal sob o lema '40 anos ao serviço da região e do saber - a construir o futuro'
[2nd Setúbal Polytechnic Institute Congress under the slogan '40 years at the service of the region and knowledge - building
the future']
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2019/09/25 - 2019/09/25 | Workshop "Ideias para projetos de investigação/linhas de financiamento" (autora) [Workshop "Ideas for research projects/funding
lines" (author)]
Encontro
|
CIEF Let's Talk (I)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/09/11 - 2019/09/11 | Conferência "Educar na cidade, A cidade que educa" (autora) [Conference "Educating in the city, The city that educates" (author)]
Conferência
|
V Conferência Anual de Educação [5th Annual Education Conference]
Câmara Municipal de Setúbal, Portugal
|
2019/09/04 - 2019/09/06 | Coordenação do simpósio "O admirável mundo da aprendizagem: variáveis psicológicas no sucesso educativo" [Coordination of
the symposium "The brave world of learning: psychological variables in educational success"]
Congresso
|
XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia [XV Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy]
Asociación Cientifica Internacional de Psicopedagogía (ACIP), Portugal
|
2019/09/04 - 2019/09/06 | Comunicação oral "A estranha ordem das habilidades: Domínios e processos cognitivos na predição do rendimento académico em
adolescentes Portugueses" (autora) integrada no simpósio "O admirável mundo da aprendizagem: variáveis psicológicas no sucesso
educativo" [Oral presentation "The strange order of abilities: Cognitive domains and processes in the prediction of academic
achievement in Portuguese adolescents" (author) as part of the symposium "The brave world of learning: psychological variables
in educational success"]
Congresso
|
XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia [XV Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy]
Asociación Cientifica Internacional de Psicopedagogía (ACIP), Portugal
|
2019/09/04 - 2019/09/06 | Comunicação oral "Inteligência emocional dos professores: O papel regulador do género, tempo de serviço e formação académica"
(coautora) [Oral presentation "Teachers' emotional intelligence: The regulatory role of gender, length of career and academic
training" (co-author)]
Congresso
|
XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia [XV Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy]
Asociación Cientifica Internacional de Psicopedagogía (ACIP), Portugal
|
2019/07/17 - 2019/07/19 | Coordenação do simpósio "Competências relevantes para hoje e amanhã" [coordination of the symposium "Relevant skills for today
and tomorrow"]
Congresso
|
International Conference on Research in Education (ICRE2019)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019/07/17 - 2019/07/19 | Comunicação oral "Raciocínio e resolução de problemas: Qual o seu papel no sucesso escolar?" (autora) integrada no simpósio
"Competências relevantes para hoje e amanhã" [Oral presentation "Reasoning and problem solving: What is their role in school
success?" (author) as part of the symposium "Relevant skills for today and tomorrow"]
Congresso
|
International Conference on Research in Education (ICRE2019)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019/07/17 - 2019/07/19 | Comunicação "A importância da inteligência emocional na eficácia do processo de ensino: um estudo exploratório" (coautora)
[Oral presentation "The importance of emotional intelligence in the effectiveness of the teaching process: an exploratory
study" (co-author)]
Congresso
|
International Conference on Research in Education (ICRE2019)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019/07/11 - 2019/07/11 | Conferência "Elevar a qualidade da aprendizagem: Quem pode fazer o quê e como?" (autora) [Conference "Raising the quality
of learning: Who can do what and how?" (author)]
Conferência
|
Conferência Participada "Relação escola-família" [Participatory conference "School-family relations"]
Câmara Municipal de Oeiras, Portugal
|
2019/07/08 - 2019/07/10 | Comunicação "Dimensões cognitivas numa educação de qualidade: Estimular o certo num mundo imprevisível" (autora) integrada
no painel no Educação e Qualidade II (ODS.4) [Communication "Cognitive dimensions in quality education: Stimulating what is
right in an unpredictable world" (author) as part of the panel on Education and Quality II (SDG.4)]
Congresso
|
Ciência 2019 [Science 2019]
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
|
2019/07/09 - 2019/07/09 | Conferência "Reconhecer a natureza do ser: Diferenciar práticas para incluir" (autora) [Conference "Recognising the nature
of being: Differentiating practices to include" (author)]
Seminário
|
III Seminário de Educação do Alentejo Litoral [III Alentejo Litoral Education Seminar]
Câmara Municipal de Grândola, Portugal
|
2019/05/31 - 2019/05/31 | Conferência "Fazer o círculo sem reinventar a roda: Educar para o processo educativo" (autora) [Conference "Making the circle
without reinventing the wheel: Educating for the educational process" (author)]
Encontro
|
3.º Fórum Projeto Educativo Local "Educação e Parentalidade: Tecer uma rede de cumplicidades" [3rd Local Educational Project
Forum "Education and Parenthood: Weaving a network of complicities"]
Câmara Municipal de Palmela, Portugal
|
2019/04/26 - 2019/04/27 | Conferência "Diferenciar práticas para conjugar inclusão" (autora) integrada no painel "Diversidade e currículo: Intervenção
psicológica" [Conference "Differentiating practices to combine inclusion" (author) as part of the panel "Diversity and curriculum:
Psychological intervention"]
Seminário
|
Seminário Educação, diversidade e inclusão: Contributos da intervenção psicológica [Seminar Education, diversity and inclusion:
Contributions of psychological intervention]
Delegação do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Câmara Municipal de Loulé, Portugal
|
2019 - 2019 | III Conferência Internacional da Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC)
Congresso
|
III Conferência Internacional da Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC)
Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC), Portugal
|
2019 - 2019 | VII Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Seminário
|
VII Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Grupo de Investigação em Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD), Portugal
|
2018 - 2018 | O desafio da autonomia e flexibilidade curricular nas escolas do concelho de Setúbal
Encontro
|
O desafio da autonomia e flexibilidade curricular nas escolas do concelho de Setúbal
Federação Concelhia de Setúbal das Associações de Pais e Encarregados de Educação e Centro de Formação Ordem de Santiago,
Portugal
|
2018 - 2018 | Como pensamos na Escola hoje?
Seminário
|
VI Seminário das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal
Rede de Bibliotecas Escolares e Câmara Municipal de Setúbal, Portugal
|
2018 - 2018 | Flexibilidade curricular: O quê? Como? Porquê? Um dia de reflexão
Encontro
|
“Flexibilidade curricular: O quê? Como? Porquê? Um dia de reflexão"
AE Ordem de Santiago, Portugal
|
2018 - 2018 | As habilidades cognitivas na excelência educativa
Encontro
|
Três especialidades de uma só Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2018 - 2018 | Construir, validar e aferir: Três ações de uma só missão
Encontro
|
Três especialidades de uma só Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2018 - 2018 | Tertúlia Ser Mulher em 2018
Outro
|
Tertúlia Ser Mulher em 2018
Câmara Municipal de Setúbal, Portugal
|
2018 - 2018 | Educação inclusiva nas nossas escolas
Encontro
|
Educação inclusiva nas nossas escolas
Federação Concelhia de Setúbal das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Setúbal e Centro de Formação
Ordem de Santiago, Portugal
|
2018 - 2018 | Compreender, raciocinar e resolver problemas: Novo instrumento de avaliação cognitiva
Congresso
|
6th International Congresso of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Universidade do Minho e ISPA - Instituto Universitário, Portugal
|
2018 - 2018 | Quero, posso e consigo: Qual o trunfo para o sucesso escolar? (Workshop)
Congresso
|
6th International Congresso of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Universidade do Minho e ISPA - Instituto Universitário, Portugal
|
2018 - 2018 | Cognição, aprendizagem e desempenho
Simpósio
|
X Colóquio de Psicologia Escolar e VI Seminário Internacional do Grupo de Investigação em Cognição Aprendizagem e Desempenho
Grupo de Investigação em Cognição Aprendizagem e Desempenho, Portugal
|
2018 - 2018 | Bateria de Aptidões Cognitivas: Estudos de normalização, fidelidade e validade
Congresso
|
X Colóquio de Psicologia Escolar e VI Seminário Internacional do Grupo de Investigação em Cognição Aprendizagem e Desempenho
Grupo de Investigação em Cognição Aprendizagem e Desempenho, Portugal
|
2018 - 2018 | Ser Escola e ser Professor num contexto de mudança
Conferência
|
Ser Escola e ser Professor num contexto de mudança
Agrupamento de Escolas de Azeitão, Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho, Colégio Atlântico e Academia de Música
e Belas Artes Luísa, Portugal
|
2018 - 2018 | Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC): Fundamentação e utilização de novo teste de inteligência (Workshop)
Congresso
|
X Congresso Ibero-americano de diagnóstico e avaliação psicológica
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018 - 2018 | A natureza múltipla de uma habilidade singular: a Resolução de Problemas no Ensino Português (coordenação de simpósio)/ Resolução
de Problemas: O processo cognitivo no perfil dos adolescentes portugueses (comunicação)
Congresso
|
X Congresso Ibero-americano de diagnóstico e avaliação psicológica
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018 - 2018 | Perspetivas e prospetivas da investigação e avaliação da inteligência humana/ Desenvolvimentos teóricos e empíricos na definição
e avaliação do constructo inteligência
Congresso
|
X Congresso Ibero-americano de diagnóstico e avaliação psicológica
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018 - 2018 | O que pode fazer a diferença?
Conferência
|
IV Conferência Anual de Educação
Câmara Municipal de Setúbal, Portugal
|
2018 - 2018 | Back to basics: desenvolver, aferir e utilizar testes psicológicos – desafios e oportunidades (Tertúlia)
Congresso
|
4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2017 - 2017 | Família e escola nas aspirações dos alunos
Encontro
|
Jornadas de Formação do Agrupamento de Escolas de Sátão “Educação e Cidadania no século XXI”
AE Sátão, Edufor e Município de Sátão, Portugal
|
2017 - 2017 | Neurociência e ambientes de leitura
Encontro
|
II Encontro Maré de Palavras
Biblioteca Municipal Bento Jesus Caraça, Moita, Portugal
|
2017 - 2017 | G or not to g? An alternative model of cognitive abilities among Portuguese adolescents
Conferência
|
14th European Conference on Psychological Assessment
ISCTE, Portugal
|
2017 - 2017 | How to foster performance? Measuring intelligence, metacognition, and socioemotional skills
Simpósio
|
14th European Conference on Psychological Assessment
ISCTE, Portugal
|
2017 - 2017 | Que inteligência avalia a Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC)?
Congresso
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Qual o impacto da família nos desempenhos dos estudantes Portugueses?
Congresso
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Relação escola-família: Construir o sucesso educativo
Congresso
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Avaliação psicológica: Uma abordagem ecológica
Oficina (workshop)
|
V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar
Direção-Geral de Educação e Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2016 - 2016 | Beyond digital competence: The ELINET vision on digital literacy
Oficina (workshop)
|
3rd ELINET Conference
European Literacy Policy Network, Países Baixos
|
2016 - 2016 | Mulheres: Testemunhos de uma geração
Conferência
|
Comemoração do Dia Internacional da Mulher
Escola Secundária de Bocage, Portugal
|
2016 - 2016 | Propostas de avaliação cognitiva na infância e na adolescência e implicações psicoeducativas
Oficina (workshop)
|
4.º Encontro Psicologia em Contexto Educativo
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2016 - 2016 | Aptidões cognitivas em contexto educativo: Proposta de nova bateria de avaliação cognitiva para adolescentes
Congresso
|
4th International Congress of Educational Sciences
Universidad de Santiago de Compostela, Portugal
|
2016 - 2016 | Aprendizagem e desempenho escolar: Propostas para a avaliação e intervenção psicopedagógicas
Simpósio
|
4th International Congress of Educational Sciences
Universidad de Santiago de Compostela, Portugal
|
2016 - 2016 | Aptidões e estilos cognitivos
Oficina (workshop)
|
ADIPSIEDUC e Salesianos de Manique, Portugal
|
2016 - 2016 | O que pesa mais na mochila: O que quero, o que penso ser capaz, o que consigo? Um estudo com adolescentes portugueses
Congresso
|
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e da Educação
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | Motivação, crenças, expectativas e emoções: Relações com o desempenho académico
Simpósio
|
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e da Educação
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | Potencial cognitivo e aprendizagem: Um estudo com adolescentes portugueses
Seminário
|
IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Habilidades cognitivas e sucesso académico em adolescentes e jovens adultos
Seminário
|
IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Bateria de Aptidões Cognitivas: Estudo de validação com adolescentes portugueses
Seminário
|
IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Quem dita o Norte na jornada escolar: O estudante ou a família? Um estudo nacional com adolescentes portugueses
Simpósio
|
Seminário de Pós-Doutoramento
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Portugal
|
2016 - 2016 | Novos instrumentos de avaliação cognitiva
Congresso
|
3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2016 - 2016 | Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC): O estudo de aferição nacional
Congresso
|
3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2016 - 2016 | coordenação científica do workshop “Motivação para aprender: Um dos maiores desafios de hoje nas salas de aula” 3horas, dirigido
a 90 professores do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, dinamizado por Lúcia Miranda
Oficina (workshop)
|
ADIPSIEDUC e Salesianos de Manique, Portugal
|
2016 - 2016 | Bateria de Aptidões Cognitivas: Novo instrumento construído e validado para Portugal
Congresso
|
3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2016 - 2016 | Bateria de avaliação cognitiva – Da conceção à administração das provas
Outro
|
Formação para equipa de psicólogos colaboradores no estudo de pós-doutoramento (8h cada) |
2016 - 2016 | Três passos para maximizar as oportunidades de aprendizagem e sucesso educativo
Seminário
|
Universidade da Madeira, Portugal
|
2016 - 2016 | Workshops “Aptidões e estilos cognitivos” e “Motivação para aprender”
Oficina (workshop)
|
Workshops “Aptidões e estilos cognitivos” e “Motivação para aprender”
Escola Salesiana de Manique, Portugal
|
2016 - 2016 | IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Seminário
|
IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
GICAD, Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Funcionamento e desenvolvimento cognitivo na adolescência
Seminário
|
III Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Instituto de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | A avaliação cognitiva em contexto académico: Conceção e construção de uma bateria de provas
Seminário
|
III Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho, Instituto de Educação
Instituto de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Inteligência conjugada no plural
Conferência
|
Semana da Psicologia da Escola Secundária de Bocage
Escola Secundária de Bocage, Portugal
|
2015 - 2015 | Bateria de avaliação cognitiva – Da conceção à administração das provas
Outro
|
Formação para equipa de psicólogos colaboradores no estudo de pós-doutoramento (8h, em abril) |
2015 - 2015 | Inteligencia y Aprendizaje
Simpósio
|
no 3rd International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Espanha
|
2015 - 2015 | Procesos cognitivos y aprendizaje en adolescentes portugueses
Congresso
|
3rd International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Espanha
|
2015 - 2015 | Bateria de Avaliação Cognitiva (BAC): Fundamentos e estrutura das provas
Congresso
|
2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Politécnico de Gaya, Portugal
|
2015 - 2015 | Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem na infância e na adolescência
Simpósio
|
XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidad da Coruña, Portugal
|
2015 - 2015 | É a inteligência um preditor significativo do desempenho escolar obtido ao longo da escolaridade?
Congresso
|
XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidad da Coruña, Portugal
|
2015 - 2015 | O modelo CHC na avaliação cognitiva: Construção e validação de uma bateria em adolescentes portugueses
Congresso
|
XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidad da Coruña, Espanha
|
2015 - 2015 | Habilidades cognitivas e interesses vocacionais na adolescência: Promovendo percursos de sucesso
Conferência
|
Jornadas científicas "Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem"
ADIPSIEDUC e Agrupamento de Escolas Luísa Todi, Portugal
|
2015 - 2015 | Bateria de Aptidões Cognitivas: Nova proposta de avaliação da inteligência na adolescência
Congresso
|
XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidad da Coruña, Portugal
|
2015 - 2015 | Bateria de avaliação cognitiva - Da conceção à administração das provas
Outro
|
Formação para equipa de psicólogos colaboradores no estudo de pós-doutoramento (8h, em dezembro) |
2015 - 2015 | III Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Seminário
|
III Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
GICAD, Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A avaliação da inteligência para a intervenção na aprendizagem: Um estudo representativo com adolescentes portugueses
Seminário
|
I Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Rendimento
Instituto de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Cognição, aprendizagem e rendimento: Estudos na adolescência
Seminário
|
I Seminário Internacional Cognição Aprendizagem e Rendimento
Instituto de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | I Seminário Internacional Cognição Aprendizagem e Rendimento
Seminário
|
I Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Rendimento
Instituto de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Contextos educativos, desenvolvimento cognitivo e aprendizagem
Congresso
|
2nd International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Espanha
|
2014 - 2014 | Inteligência e rendimento académico: Avaliar para intervir na aprendizagem
Congresso
|
2nd International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Espanha
|
2014 - 2014 | A diferenciação das habilidades cognitivas e a sua incidência na infância
Congresso
|
2nd International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Espanha
|
2014 - 2014 | Família e meio social: Mãos que moldam o desenvolvimento cognitivo da criança
Congresso
|
2nd International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Espanha
|
2014 - 2014 | Diferenciação cognitiva: Fundamentos de um projeto de investigação
Seminário
|
II Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Pais e comunidade: Quem se destaca no desenvolvimento cognitivo da criança
Seminário
|
II Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Digital Literacy panel
Encontro
|
ELINET Work Team Meeting
European Literacy Policy Network (ELINET; www.eli-net.eu), Alemanha
|
2014 - 2014 | Desenhar projetos de investigação: Ilustração tomando o projeto “Contextos de aprendizagem, diferenciação cognitiva e rendimento
académico em adolescentes portugueses”
Conferência
|
|
2014 - 2014 | Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): A avaliação das habilidades cognitivas em contextos de aprendizagem
Conferência
|
|
2014 - 2014 | II Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Seminário
|
II Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
GICAD, Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): Suporte à sua utilização em contextos educativos
Congresso
|
I Congresso de Psicologia da Universidade Lusófona do Porto
Departamento de Psicologia, Portugal
|
2013 - 2013 | Bateria de Provas de Raciocínio: Da investigação à intervenção
Conferência
|
Ciclo de Conferências às Sextas
Departamento de Psicologia e Sociologia, Portugal
|
2013 - 2013 | O fator g e o rendimento académico ao longo da escolaridade
Congresso
|
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), Brasil
|
2013 - 2013 | Bateria de Provas de Raciocínio (BPR) e seus estudos de validação em Portugal
Congresso
|
1.º Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Politécnico de Gaya, Portugal
|
2013 - 2013 | Inteligência, aprendizagem e rendimento académico
Congresso
|
1.º Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Politécnico de Gaya, Portugal
|
2013 - 2013 | Cognitive predictors of academic achievement among Portuguese adolescents
Conferência
|
35th International School Psychology Association Conference
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Diferenciação cognitiva na adolescência: A relação entre níveis de inteligência, interesses e perceção de competências
Congresso
|
XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Cognição e aprendizagem: A relação entre o raciocínio indutivo-dedutivo e o rendimento académico em alunos portugueses
Congresso
|
XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Bateria de Provas de Raciocínio: A avaliação das habilidades cognitivas na infância e na adolescência em Portugal
Congresso
|
XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | A inteligência como factor g: Apresentação da BPR
Congresso
|
VIII Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica / XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2011 | VIII Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica/ XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Congresso
|
VIII Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica/ XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 - 2010 | O desenvolvimento das habilidades cognitivas: O debate gf e gc na adolescência
Simpósio
|
VII Simpósio de Investigação em Psicologia
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Capacidades cognitivas, projectos vocacionais e rendimento escolar no ensino secundário
Congresso
|
II Congreso Internacional de Convivencia Escolar: Variables psicologicas y Educativas Implicadas
Universidad de Almería, Portugal
|
2010 - 2010 | I Seminário Internacional “Contributos de Psicologia em Contextos Educativos
Seminário
|
I Seminário Internacional “Contributos de Psicologia em Contextos Educativos
Instituto de Educação, Portugal
|
2010 - 2010 | As diferenças cognitivas segundo o género na adolescência: Resultados numa amostra estudantil Portuguesa
Seminário
|
I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
Instituto de Educação, Portugal
|
2009 - 2009 | I Semana da Educação e da Psicologia
Encontro
|
I Semana da Educação e da Psicologia
Universidade de Évora, Portugal
|
2009 - 2009 | Processos de transição escolar: Da teoria aos contributos para a prática
Encontro
|
I Semana de Educação e Psicologia
Universidade de Évora, Portugal
|
2009 - 2009 | Capacidades cognitivas: Sua avaliação, estrutura e relação com rendimento escolar
Conferência
|
X Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), Brasil
|
2009 - 2009 | Inteligência e rendimento escolar: As múltiplas contingências de um relacionamento óbvio
Congresso
|
X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Impacto das variáveis cognitivas no rendimento escolar
Congresso
|
X Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Predicting school achievement from cognitive abilities: Portuguese evidence
Congresso
|
X International Society for Intelligence Research Conference
ISIR, Portugal
|
2009 - 2009 | Gender effect on reasoning task performance: Impact of items contents on cognitive performance
Congresso
|
X International Society for Intelligence Research Conference
ISIR, Portugal
|
2008 - 2008 | Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): Estudos diferenciais e de validação
Conferência
|
XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Instituto de Educação e Psicologia, Portugal
|
2008 - 2008 | Perfis cognitivos específicos entre alunos mais capazes: Ensino Básico e Secundário
Conferência
|
Conferência Internacional de Excelência e Rendimento Superior
Instituto de Educação e Psicologia, Portugal
|
2007 - 2007 | Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos vocacionais: Estudo com alunos portugueses do 5.º ao 12.º ano
Congresso
|
IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidad de Coruña, Espanha
|
2006 - 2006 | Bateria de Provas de Raciocínio: Suas versões, validação e normalização
Conferência
|
XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Instituto de Educação e Psicologia, Portugal
|
2006 - 2006 | Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricular
Simpósio
|
VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Évora, Portugal
|
2005 - 2005 | Habilidades cognitivas e projetos de vida: Estudo de transição do 1.º para o 2.º ciclo de escolaridade
Congresso
|
Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Instituto de Educação e Psicologia, Portugal
|
2005 - 2005 | Impacto de variáveis sócio-culturais em testes de raciocínio: Estudo com alunos do 5.º e 6.º anos
Simpósio
|
I Simpósio Internacional de Inteligência Humana: Investigação e Aplicações
Universidade de Évora, Portugal
|
2004 - 2004 | Aprendizagem e aperfeiçoamento de competências específicas pela aplicação de um programa de visualização mental: Uma intervenção
na formação desportiva (Andebol)
Encontro
|
EsPassos da Psicologia
Instituto de Educação e Psicologia, Portugal
|
2004 - 2004 | Provas de Raciocínio: Uma bateria de provas para alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade
Congresso
|
X Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Instituto de Educação e Psicologia, Portugal
|
2004 - 2004 | Bateria de Provas de Raciocínio BPR5/6: Nova informação relativa à validade das provas
Congresso
|
X Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Instituto de Educação e Psicologia, Portugal
|
2002 - 2002 | Preparação psicológica no desporto
Seminário
|
VI Seminário Internacional de Leiria
Associação de Andebol de Leiria, Portugal
|
2000 - 2000 | Psicologia Escolar: Realidades e desafios
Encontro
|
Psicologia Escolar: Realidades e desafios
Instituto de Educação e Psicologia, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/21 | Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva: Práticas e perceções do coordenador, para atribuição do título de especialista
na área de Educação e Formação de Professores do Ensino Básico, Educação Especial
Arguente
|
Maria Rosalina Afonso Rodas Veiga (Outro)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2023/01/04 | Motivação materna para o envolvimento na escolarização na perspetiva da educação inclusiva
Arguente principal
|
Eliana Gavillon Barbosa da Silva (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Portugal
|
2022/06/24 | Estudo de um programa com realidade virtual na promoção do funcionamento executivo em crianças em idade escolar identificadas
com dificuldades de aprendizagem: um ensaio controlado aleatorizado
Arguente principal
|
Lucileide Vieira Santos (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Portugal
|
2021/09/23 | A família e a escola no suporte à realização dos TDC dos alunos: Impactos na inovação e gestão dos processos de cooperação
Arguente
|
Maria Júlia dos Santos Coutinho Morgado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/05/29 | Estudo de uma abordagem com estimulação cognitiva com realidade virtual para crianças com dificuldades de aprendizagem em
idade escolar [relatório de investigação de doutoramento]
Arguente principal
|
Lucileide Vieira Santos (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018/11/20 | Bridging ideas of best practice in gifted education and language learning in English as a foreign language in Portugal
Arguente principal
|
Rima Jay Prakash (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2011 | Competências académicas: Relação entre a configuração familiar, auto-conceito e rendimento académico em alunos do 3.º ciclo
do ensino básico
Arguente principal
|
Ana Fonseca (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 | O impacto da aprendizagem musical no desempenho de habilidades cognitivas
Orientador
|
Teresa Raquel Duarte Falcão dos Reis Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
|
2010/09/10 | O papel da imaginação na memória para acções: A importância do movimento e do objecto
Arguente principal
|
Marta Costa Freitas (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010/06/11 | Fazer um ser pelo nascer! A influência do método psicoprofiláctico na preparação para o nascimento
Arguente principal
|
Ana Maria Aguiar Frias (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010 | Bem-Estar Subjectivo: Processos cognitivos e afecto positivo
Orientador
|
Ema Sofia Pires (Mestrado)
Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
|
2008/02/18 | A excelência em contexto académico
Arguente principal
|
Sílvia Correia Monteiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008/01 | Os sentimentos dos pais face à dislexia
Arguente principal
|
Maria Raquel Jácome Fernandes (Outro)
Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Psicologia, Portugal
|
2007/12 | As características da linguagem no infantário
Arguente principal
|
Fabiana Patrícia Garcia do Amaral (Outro)
Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Psicologia, Portugal
|
2006/04/27 | Superdotação: Estudo comparativo de avaliação dos processos cognitivos através de testes psicológicos e indicadores neurofisiológicos
Arguente principal
|
Dora Cortat Simonetti (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/03 - Atual | Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) | Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto da Educação (IE) da Universidade do Minho (UM) |
2015/11/01 - Atual | Revista Argumentos Pró-Educação | Universidade do Vale do Sapucaí, Univás, Brasil |
2008 - Atual | Psique (2183-4806) | Centro de Investigação em Psicologia (CIP), Departamento de Psicologia e Sociologia, Universidade Autónoma de Lisboa, Luís de Camões |
2013/01 - 2018/07 | [Coedição] Psique (1647-2284) | Centro de Investigação em Psicologia (CIP), Departamento de Psicologia e Sociologia, Universidade Autónoma de Lisboa, Luís de Camões |
2009 - 2013 | Revista Iberoamericana de Educación (1022-6508) | Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI) |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2018 - Atual | Membro do júri das 1.ª, 2.ª, 3.ª, 4.ª e 5.ª edições do Prémio Ler+ (2018, 2019, 2020, 2021, 2022 respetivamente), promovido
pelo Plano Nacional de Leitura 2027 e patrocinado pela Fundação La Caixa e BPI. O prémio tem a finalidade de reconhecer a
excelência de trabalhos, estudos ou projetos que contribuem para melhorar os níveis de leitura da população portuguesa e promover
o gosto pela leitura e pela escrita.
Especialista
|
Plano Nacional de Leitura 2027, Portugal | |
2020/09/09 - 2020/09/09 | Comissão Científica da VI Conferência Anual de Educação "Cidade, espaço de aprendizagem ao longo da vida" | Câmara Municipal de Setúbal, Portugal | |
2019/09/11 - 2019/09/11 | Comissão Científica da V Conferência Anual de Educação "Educar na cidade, A cidade que educa"
Especialista
|
Câmara Municipal de Setúbal, Portugal | |
2018/09/12 - 2018/09/12 | Comissão Científica da IV Conferência Anual de Educação "Setúbal, cidade educadora: Um mundo de desafios"
Especialista
|
Câmara Municipal de Setúbal, Portugal | |
2016/07/21 - 2016/07/23 | Comissão Científica do IV Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Membro
|
Grupo de Investigação em Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD), Portugal GICAD, Universidade do Minho, Portugal |
|
2015/01/23 - 2015/01/24 | Comissão Científica do III Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Membro
|
Grupo de Investigação em Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD), Portugal GICAD, Universidade do Minho, Portugal |
|
2014/07/25 - 2014/07/26 | Comissão Científica do II Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Membro
|
Grupo de Investigação em Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD), Portugal GICAD, Universidade do Minho, Portugal |
|
2014/01/03 - 2014/01/04 | Comissão Científica do I Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Membro
|
Grupo de Investigação em Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD), Portugal GICAD, Universidade do Minho, Portugal |
|
2010/07/19 - 2010/07/20 | Comissão Científica do I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
Especialista
|
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/01 - Atual | Especialista independente responsável pela apreciação de livros a recomendar pelo Plano Nacional de Leitura (PNL2027) | Plano Nacional de Leitura (PNL), Portugal |
2017/02/01 - Atual | Perita independente para a emissão de pareceres especializados na Comissão de Avaliação de Novos Projetos (http://cip.autonoma.pt/comissao-avaliacao-novos-projetos/) | Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2013/07 - Atual | Perita independente para emissão de pareceres especializados no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT do QREN, na Associação Nacional de Inovação (www.ani.pt), em particular nos domínios da Educação | Associação Nacional de Inovação (ANI), Portugal |
2020/11/01 - 2021/09/30 | Consultoria técnica e científica do Projeto GAP - Gulbenkian Aprendizagem (https://gulbenkian.pt/project/gap/), nas vertentes de: Project Design (na preparação e desenho do projeto), recrutamento (no apoio ao processo de recrutamento de mentores, na definição de critérios de seleção e na seleção de candidaturas de Agrupamentos de Escolas), formação de mentores, e avaliação de impacto. | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2020/07/01 - 2020/08/31 | Consultoria científica na avaliação de projetos nas áreas da Educação e do Conhecimento, designadamente no estudo "Academias Gulbenkian do Conhecimento: Qual o seu contributo no contexto de pandemia COVID-19?" | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2014/06 - 2016/01 | Consultoria na European Literacy Policy Network, nomeadamente na avaliação do trabalho desenvolvido pelos 80 parceiros, dos 28 países europeus e suas 8 equipas | European Literacy Policy Network (ELINET; www.eli-net.eu), Alemanha |
2006 - 2010 | Especialista independente na Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS), no âmbito da avaliação e intervenção na sobredotação e altas capacidades | Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/10 - 2024/09 | Fundamentos de Ação Pedagógica | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/10 - 2024/09 | Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/10 - 2024/09 | Pedagogia e Prática Pedagógica (2 turmas) | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/10 - 2024/09 | Formação de Formadores | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/10 - 2024/09 | Pedagogia e Educação ao Longo da Vida | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/10 - 2024/09 | Necessidades Educativas Especiais (optativa comum) | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/10 - 2024/09 | Necessidades Educativas Especiais (optativa comum) | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/10 - 2024/09 | Relacionamento Interpessoal e Gestão de Grupos | Apoio à Gestão de Organizações Sociais (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/10 - 2024/09 | Respostas Sociais de Apoio à Família | Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/10 - 2024/09 | Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023/10 - 2024/09 | Métodos de Investigação e de Projetos | Educação, Práticas Artísticas e Inclusão (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/09/01 - 2023/12/31 | Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo (PRECASE) da Guiné-Bissau 2019-2023 | Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo (PRECASE) da Guiné-Bissau 2019-2023 | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal Instituto Camões - Instituto de Cooperação e da Língua, Portugal |
2022/10 - 2023/09 | Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/10 - 2023/09 | Fundamentos de Ação Pedagógica | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/10 - 2023/09 | Pedagogia e Prática Pedagógica (2 turmas) | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/10 - 2023/09 | Pedagogia e Educação ao Longo da Vida | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/10 - 2023/09 | Seminário de Investigação e Projeto | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/10 - 2023/09 | Comunicação e Relações Interpessoais | Desportos de Natureza (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/10 - 2023/09 | Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/10 - 2023/09 | Respostas Sociais de Apoio à Família | Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2022/10 - 2023/09 | Relacionamento Interpessoal e Gestão de Grupos | Apoio à Gestão de Organizações Sociais (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/10 - 2022/09 | Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/10 - 2022/09 | Comunicação e Relações Interpessoais | Desportos de Natureza (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/10 - 2022/09 | Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/10 - 2022/09 | Respostas Sociais de Apoio à Família | Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/10 - 2022/09 | Relacionamento Interpessoal e Gestão de Grupos | Apoio à Gestão de Organizações Sociais (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2020/10 - 2021/09 | Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2020/09/10 - 2020/11/20 | Diferenciação Pedagógica e Avaliação para a Aprendizagem | Diferenciação Pedagógica e Avaliação para a Aprendizagem | Teach for Portugal, Portugal |
2019/10 - 2020/09 | Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/10 - 2020/09 | Seminário de Investigação e Projeto I | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/10 - 2020/09 | Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/10 - 2020/09 | Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/09 - 2019/07 | Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/09 - 2019/07 | Seminário de Investigação e Projeto I | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/09 - 2019/07 | Intervenção em Necessidade Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2017/09 - 2018/07 | Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2017/09 - 2018/07 | Seminário de Investigação e Projeto I | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2017/09 - 2018/07 | Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2016/09 - 2017/07 | Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2016/09 - 2017/07 | Seminário de Investigação e Projeto I | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2016/09 - 2017/07 | Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2016/09 - 2017/07 | Seminário de Investigação e Projeto II | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2015/09 - 2016/07 | Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2015/09 - 2016/07 | Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2014/09 - 2015/07 | Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2014/09 - 2015/07 | Seminário de Investigação e Projeto I | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2014/09 - 2015/07 | Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo | Pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Psicologia do Desenvolvimento Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Psicologia da Gravidez e Maternidade (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Psicologia do Desenvolvimento da Criança (Curso de 1.º Ciclo de Educação Básica) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Psicologia do Desenvolvimento Pré-Natal e Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Seminário Aprofundado em Psicologia da Educação I - Inteligência e Rendimento Escolar (Curso de 3.º Ciclo de Psicologia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Psicologia da Parentalidade (Curso de Especialização de Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Psicologia da Gravidez e Maternidade (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Psicologia do Desenvolvimento Pré-Natal e Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Psicologia do Desenvolvimento na Adolescência (Curso de 2.º Ciclo de Ensino - Básico e Secundário)) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Seminário Aprofundado em Psicologia da Educação I - Inteligência e Rendimento Escolar (Curso de 3.º Ciclo de Psicologia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Psicologia da Criança e do Adolescente I (Curso de Especialização de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Psicologia da Educação (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Psicologia da Gravidez e Maternidade (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Psicologia do Desenvolvimento (Curso de 1.º Ciclo de Educação Básica) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Psicologia do Desenvolvimento Pré-Natal e Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Psicologia dos Processos Educativos (Curso de 1.º Ciclo de Ciências da Educação) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Desenvolvimento e Aconselhamento Psicológico em Contextos Educativos (Desenvolvimento e Aconselhamento Psicológico em Contextos Educativos) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Psicologia Educacional (Curso de 2.º Ciclo de Ensino - Básico e Secundário) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Psicologia da Maternidade e Gravidez II (Curso de Especialização de Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2009/07 | Metodologias e Técnicas de Investigação Quantitativas | (Outros) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2007/09 - 2008/07 | Psicologia Cognitiva I | (Outros) | Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
2007/09 - 2008/07 | Psicologia Cognitiva II | (Outros) | Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
2007/09 - 2008/07 | Psicologia do Desenvolvimento I (Lic. Psicologia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2008/07 | Psicologia do Desenvolvimento II (Lic. Psicologia) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2005/09 - 2006/07 | Psicologia do Desenvolvimento | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2013/11 - Atual | Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC) | Membro da Direção |
2013 - Atual | Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho | Membro (integrado desde 2014) |
2010 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) | Membro |
2002 - Atual | Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS) | Membro |
2003 - 2019 | Grupo de Investigação em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento (GICAD), Instituto de Educação, Universidade do Minho | Colaboradora na avaliação e acompanhamento de projetos de investigação/ intervenção, candidatos e de mestrado e doutoramento |
2010 - 2014 | International Society for Intelligence Research (ISIR) | Membro |
2008 - 2011 | Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP), Departamentos de Educação e de Psicologia, Universidade de Évora | Membro |
2003 - 2007 | Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi), Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho | Membro |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Membro do Conselho de Representantes
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2010/09 - 2011/07 | Diretora de Curso de 1.º Ciclo de Psicologia
Outro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Diretora de Curso do 1.º Ciclo de Psicologia
Outro
|
Universidade de Évora, Portugal |
2008/09 - 2009/07 | Diretora do Curso de 1.º Ciclo de Psicologia
Outro
|
Universidade de Évora, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2010 - 2011 | Provas de Avaliação para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 anos | Universidade de Évora, Portugal |
2004/06/01 - 2005/09/21 | Membro de Júri e responsável pela organização de provas de certificação de competências em processos de Reconhecimento e Validação e Certificação de Competências (RVCC) aquando do exercício de funções nos percursos formativos EFA, designadamente num curso EFA de Serviços ao Domicílio – Agente de Geriatria | Instituto Monitor, Portugal |
2003/04/15 - 2004/06/04 | Membro de Júri e responsável pela organização de provas de certificação de competências em processos de Reconhecimento e Validação e Certificação de Competências (RVCC) aquando do exercício de funções nos percursos formativos EFA, designadamente num curso EFA de Auxiliar de Ação Educativa – Acompanhamento de Crianças | Instituto Monitor, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2015 - Atual | Revista Avances en Psicología Latinoamericana (2145-4515) | Universidad del Rosario, Colombia |
2011 - 2023/02 | Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) | Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho |
2013 - 2018 | Learning and Individual Differences (1041-6080) | Elsevier |
2013 - 2013 | Estudos de Psicologia (1982-0275) | Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo, Brasil |
2008 - 2008 | Avaliação Psicológica (1677-0471) | Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) |
Distinções
Outra distinção
2016 | Renovação de Bolsa individual de Pós-Doutoramento para segundo triénio (SFRH/BPD/93009/2013)
Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal
|
2013 | Bolsa individual de Pós-Doutoramento (SFRH/BPD/93009/2013)
Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal
|
2002 | Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
|
2001 | Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
|
2000 | Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
|
1999 | Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
|