Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Tomás Maria Tavares Diniz Neves e Castro
Nomes de citação
- Castro, Tomás N.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8D10-43F1-65F2
- ORCID iD
- 0000-0002-7189-9821
- Google Scholar ID
- VWuLyMMAAAAJ
Endereços de correio eletrónico
- Tomas.Castro@edu.ulisboa.pt (Profissional)
Moradas
- Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Alameda da Universidade, 1600-214, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://linktr.ee/TomasNCastro (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Filosofia
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Teoria Literária
- Humanidades - Artes
- Humanidades - Artes - História da Arte
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Italiano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Grego | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |||
Latim | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |||
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/09 - 2023/01
Concluído
|
Doutoramento em Teoria da Literatura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Composite works of art: philosophy of art after Plato and Aristotle" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2017
Concluído
|
Mestrado em Teoria da Literatura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Curadoria como interpretação e interpretação sem curadoria. Um ensaio sobre arte" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2015 - 2016
Concluído
|
Visitante no Programa em Teoria da Literatura (Outros)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
|
2016
Concluído
|
Curso de Mestrado em Filosofia (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
|
2015
Concluído
|
Pós-Graduação em História da Arte - História da Arte Contemporânea (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
2011 - 2014
Concluído
|
Artes e Humanidades, Major em Estudos Clássicos, Minor em Estudos Filosóficos (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"O pensamento estético de Pseudo Dionísio Areopagita em Dos Nomes Divinos IV, 7. Subsídios para um estudo e tradução" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/06/01 - Atual | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Estudos Clássicos, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/09/01 - 2023/01/04 | Student member | Universidade de Lisboa Centro de Filosofia, Portugal |
2017/09/01 - 2021/12/31 | Bolseiro de Doutoramento | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2013/09/01 - 2014/12/01 | Bolsa de investigação da Universidade de Lisboa/Fundação Amadeu Dias. Projecto de Investigação "O pensamento metafísico e estético de Pseudo-Dionísio Areopagita" | Universidade de Lisboa, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/06/28 | Plato on prooimia nomon: the role of preludes in persuasion and compliance. | 5th International Congress of Greek Philosophy, Sociedad Ibérica de Filosofía Griega
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2024/06/20 | Plato (Laws 2 and 7) on Egyptian conservatism and the possibility of innovation in artistic creation. | 21st annual conference of the International Society for Neoplatonic Studies
Trinity College Dublin (Dublin, Irlanda)
|
2024/04/04 | Conservatism and paradigms of stability: the philosophical bases for artistic standards (Plato, Lg. 656d ff.) | Cosmos and Creation. Lisbon 2024 Colloquium on Neoplatonism
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/06/15 | Plato on the correct evaluations of eikona (Lg. 669a-b) | 20th annual conference of the International Society for Neoplatonic Studies
(Catania, Itália)
|
2023/02/28 | Sobre menus: problemas de interpretação e de tradução | Workshop de Filosofia e Literatura 2022/2023
Rede de Filosofia e Literatura, Programa em Teoria da Literatura da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/10/27 | Three evaluation criteria for representations (Plato, Lg. 669a-b) | HPhil Seminar
Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/04/27 | A whole complication: desis as a challenge to the limits of wholeness. | IV International Conference in Greek Philosophy
Sociedad Ibérica de Filosofía Griega, Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2022/01/18 | Photography and empathy: the visible chronicles of gay male lives | International conference Sympatheia / Einfühlung / Empathy: Understanding and Feeling Otherness
Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/06/12 | The aesthetic experience in the metaphysics of Pseudo-Dionysius the Areopagite: a reading of De Divinis Nominibus IV,7. Panel Neoplatonic Aesthetics. Tomás N. Castro was also the chair of the panel (the other participants were Anne Sheppard and Michele Abbate). | International Society for Neoplatonic Studies: 18th Annual Conference, 2021
American College of Athens (Atenas, Grécia)
|
2020/11/12 | Radical changes of everyday aesthetic attitudes: an iconoclastic body anxiety | Coordinates of Aesthetics, Art and Culture VI: Art, Aesthetics and the Philosophy of Everyday Life
University of Prešov, Society for Aesthetics in Slovakia (Prešov, Eslováquia)
|
2020/04/16 | Apresentação do texto e moderação da discussão sobre "Se as paixões da alma são piores que as do corpo", de Plutarco | Seminário HPhil Online
Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2019/10/15 | Uma imagem em Notre-Dame | Notre-Dame: Seis meses depois
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/06/17 | Complicações. A complicação como um desafio aos limites da totalidade | As Teses da Teoria
Programa em Teoria da Literatura da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/02/07 | Challenging Bodies: Presence as Experimentation and Absence as Dissidence | International Conference on Practices of Philosophy as Experimentation and Dissidence
Research Project “Experimentation and Dissidence, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/09/28 | Corpo presente e corpo ausente em Sapph. fr. 31 | II Simposio Ibérico de Filosofía Griega de la Sociedad Ibérica de Filosofía Griega (SIGF): Platón y los Platonismos
Sociedad Ibérica de Filosofía Griega (SIGF) (Palma de Mallorca, Espanha)
|
2018 | Conference respondent: Remarks on Carlos João Correia’s paper «Levinas and the question of time» | Experimentation & Dissidence, 3rd Workshop: from Heidegger to Badiou
Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Dar asas ao pensamento: o programa moralizante de Hugo de Folieto em "De avibus" | Colóquio Internacional «Scire naturam: filosofia e ciências, da antiguidade ao início da modernidade»
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018 | Corpos presentes, ausentes e emoldurados | Seminário Permanente do Grupo de Investigação “História da Filosofia” do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
(Lisboa, Portugal)
|
2017 | Como descrever uma experiência sensível? Verbos que imitam sons (e o caso das vozes dos animais) | Colóquio Internacional «Pensar o passado, compreender o presente, idealizar o futuro»
Filozofická fakulta Univerzity Karlovy v Praze [Faculdade de Letras da Universidade Carolina em Praga, República Checa] (Praga, República Checa)
|
2017 | (Des)curar e interpretar | VII Congresso Mediterrânico de Estética «Estética, Crítica, Curadoria»
(Lisboa, Portugal)
|
2016 | «Estamos aqui para falar»: as humanidades numa encruzilhada | Florilégio Medieval. Primavera 2016: Itinerários Filosóficos com Joaquim Cerqueira Gonçalves
Centro de Filosofia e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016 | How does a negation negate and what it states? Pseudo-Dionysius the Areopagite’s quest for language | III International Congress of Greek Philosophy
Sociedad Ibérica de Filosofía Griega (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Ockham sobre o direito da comunidade à sua própria lei e governação | A Democracia em Questão
Núcleo de Estudos Políticos da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Remarks on the sole fragment of Aristotle’s lost On prayer | International Conference The Fragments of Aristotle’s Lost Works (International Multiple Congress Aristotle Today)
Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, em colaboração com Centre for Historical Ontology (Heidelberg–Helsinki–Leuven) (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Sobre uma batalha naval: Cy Twombly, “Lepanto” (2001) | Workshop de Filosofia e Literatura 2015/2016
Rede de Filosofia e Literatura, Programa em Teoria da Literatura da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Plotino: sobre a Arte e a Beleza | II Colóquio Internacional «O que é a arte?»
Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Auditório do Museu Colecção Berardo, Portugal)
|
2015 | Fixando imagens em movimento. Sobre a ontologia da fotografia | Colloquium Encounters with Photography: the Urban Body | XIV Semana da História da Arte 2015
Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015 | Ser, pensar e dizer a Beleza: sobre três traduções latinas dos "areopagitica" | VII Workshop de Estudos Medievais 2015
Grupo Informal de História Medieval da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015 | As metamorfoses neoplatónicas da «luz». Arte, estética e filosofia | International Conference on the History of Classical Antiquity / Congresso Internacional de História da Antiguidade Clássica
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra et al. (Portugal)
|
2015 | Pseudo-Dionysius on the processes of negation | Annual Meeting of Postgraduates in Ancient Literature (AMPAL) 2015
(School of History, Classics, and Archaeology, University of Edinburgh, Reino Unido)
|
2015 | Apresentação do livro: Filipa Afonso, Figuras da Luz. Uma leitura estética da metafísica de São Boaventura (Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2015) | Florilégio Medieval. Primavera 2015
Centro de Filosofia e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2015 | Inscription, embodiment, and silence. On rhetorical performances in Contemporary art hermeneutics | ‘Life Stories’ International Congress on Narrative Social Sciences
Centro de Filosofia e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2015 | O tratado Da prece atribuído a Aristóteles: texto e pretextos de um fragmento (49 Rose3) | Sessão Plenária da Sociedade Ibérica de Filosofia Grega
Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (Portugal)
|
2015 | O papel da luz na metafísica estética de Plotino e Pseudo-Dionísio | International Conference on Communication and Light
Universidade do Minho (Portugal)
|
2014 | Cinco hipóteses do Parménides de Platão em cinco cartas de Pseudo-Dionísio Areopagita? | Congresso Internacional «Redes Culturais nos Primórdios da Europa. 2400 Anos da Fundação da Academia de Platão»
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (Coimbra, Portugal)
|
2014 | O pensamento metafísico de Pseudo-Dionísio Areopagita em Epístolas I-V | Florilégio Medieval. Primavera 2014
Centro de Filosofia e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2014 | Damáscio sobre a «sensibilidade». Um aristotelismo do neoplatonismo. | I Simpósio Ibérico de Filosofia Grega. «Aristóteles e o Aristotelismo».
Sociedade Ibérica de Filosofia Grega (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Prolegómenos ao léxico filosófico português | IV Jornadas de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste
Filozofická fakulta Univerzity Karlovy v Praze [Faculdade de Letras da Universidade Carolina em Praga, República Checa] (Praga, República Checa)
|
2014 | Aesthetics and empathy of embodiment. Danto on Abramovic | International Conference «Aesthetics of Emotional Restraint»
Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2014 | O pensamento metafísico e estético de Pseudo-Dionísio Areopagita | Fórum de Apresentação das Bolsas Universidade de Lisboa/Fundação Amadeu Dias
(Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/11/15 - Atual | Organizador de Unity, Composition and Identity in Art: Postgraduate International Conference, com o apoio do Centro de Filosofia
da Universidade de Lisboa, realizada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 15/11/2019 (2019/11/15)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2019/10/15 - Atual | Organizador da conferência interdisciplinar Notre-Dame: Seis meses depois, com o apoio do Centro de Filosofia da Universidade
de Lisboa e do Núcleo de Estudos Medievais da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, realizada na Faculdade de Letras
da Universidade de Lisboa, em 15/10/2019. (2019/10/15)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/06/07 - 2021/06/10 | Lake Como School of Advanced Studies: International Summer School on Aesthetics, Technique and Emotion, organized by the University of Milan in collaboration with the European Seminar of Aesthetics. Como: Fondazione Alessandro Volta. |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2016 - Atual | Sociedad Ibérica de Filosofía Griega | |
2014 - Atual | International Society for Neoplatonic Studies | |
2013 - Atual | Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa |
Distinções
Prémio
2022 | Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida
Fundação Vasco Vieira de Almeida, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2014 | Prémio de Melhor Apresentação de Projecto
Júri do Fórum de Apresentação das Bolsas Universidade de Lisboa/Fundação Amadeu Dias, Portugal
|
2013 | Prémio de ensaio filosófico Prof. Doutor Joaquim Cerqueira Gonçalves 2013
Revista Philosophica, Portugal
|
Outra distinção
2013 | Seleccionado pela direcção de curso de Artes e Humanidades para representar a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
na iniciativa "20 Anos/20 Valores", em três eventos distintos.
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|