Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Luciana Maria Salvador Joana
Nomes de citação
- Joana, Luciana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8E11-5973-08FC
- ORCID iD
- 0000-0002-0869-3396
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | |
Língua Gestual Portuguesa | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |||
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/05/09 - 2024/12/31
Em curso
|
Fifty Years of Teaching: Factors of Change and intergenerational Dialogues (Pós-doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2018 - 2022/08/31
Concluído
|
Waldorf Pedagogy (Outros)
Especialização em Teacher Training
PerCurso Waldorf Association, Portugal
|
|
2017 - 2021/04/13
Concluído
|
Educational Sciences (Doutoramento)
Especialização em Educational Administration
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"General Inspection of Education and Science: the difficult balance between Bureaucracy and Ambiguity in the Monitoring of
Educational Action" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved |
2021 - 2021
Concluído
|
Introduction to Art Therapy (Outros)
Oxford College of Arts and Therapies, Reino Unido
|
|
2020 - 2020
Concluído
|
Kids and School Coaching (Outros)
Instituto de Crescimento Infantojuvenil, Brasil
|
|
2020 - 2020
Concluído
|
Behavioral Profiler (Outros)
European Infantgrow Institute, Portugal
|
|
2019 - 2019
Concluído
|
Emergency Pedagogy (Outros)
Freunde der Erziehungskunst Rudolf Steiners , Alemanha
|
|
2011/09 - 2013/11
Concluído
|
Educational Sciences (Mestrado)
Especialização em Educational Administration
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"Inspection Activity in Education. Representations of Teachers and Inspectors. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 valores |
2005/09/20 - 2009/07/23
Concluído
|
Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura)
Especialização em Teacher Training
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
16 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/10/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/09/01 - 2021/07/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Trainer | AluapDans, Portugal |
2018 - 2021 | External Evaluator | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal |
2011 - 2013 | Comenius Project Coordinator | Colégio da Imaculada Conceição, Lamego, Portugal |
2009 - 2013 | Department Coordinator | Colégio da Imaculada Conceição, Lamego, Portugal |
Colégio da Imaculada Conceição, Lamego, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - 2021 | "Knowledge, Innovation and Diversities in Education" Group Researcher | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - 2024/12/31 | Fifty Years of Teaching: Factors of Change and intergenerational dialogues
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
|
2017/09/01 - 2020/10/01 | Inspeção-Geral da Educação e Ciência: o difícil equilíbrio entre a Burocracia e a Ambiguidade no Acompanhamento da Ação Educativa
SFRH/BD/133125/2017
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011 - 2013 | Similarity in Variety
Portuguese Coordinator
Colégio da Imaculada Conceição, Lamego, Portugal
|
European Comission
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/02/01 - 2025/01/31 | TeachersMOD Future Elementary School Teachers Modernization in Kurdistan
101083095
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2013 - 2013 | Let's Meet to Know Each Other through Our Great Cultures
EST-2013-1-TR1-COM06-48302
Outra
|
European Comission
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/08 | Intergenerational dialogues: learning from an older generation. | European Conference on Educational Research’, |
2023/08 | Traits of agency in Portuguese teachers: 50 years of teaching. | European Conference on Educational Research’
(Glasgow)
|
2023/08 | Fifty Years of Teaching in Portugal: Analysing Teachers’ Professionalism and Professional Development throughTeachers’ Life Stories at Symposium “Ever-evolving and Multi-dimensional: Studies of Teachers’ Professionalism and Professional Development in Portugal, Poland, Spain, and the UK” | European Conference on Educational Research’
(Glasgow)
|
2023/07 | Competências precoces para a aprendizagem | Seminário "Equidade e Qualidade em Educação"
Agrupamento de Escolas de São Pedro Cova (Gondomar, Portugal)
|
2023/02 | Distância espacial e distância social: a racionalidade da educação periférica. | VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação/ X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação - "Política e Gestão da Educação. Temas críticos no Espaço Ibero-Americano" |
2022/06 | Pedagogia Waldorf, educar para a liberdade | VI Simpósio Internacional de Formação de Professores.
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto)
|
2020/10 | A Inspeção da Educação no Acompanhamento da Ação Educativa: um novo posicionamento no contexto educativo? | 8th International Congress of Educational Sciences and Development
(Pontevedra, Espanha)
|
2019/06 | Do School Inspections Improve School Quality? | International Conference The Future of Education
(Florence, Itália)
|
2018/09 | Do school inspections improve school quality? Teachers and inspectors representations of the inspection activity | ECER - European Conference on Educational Research
(Bolzano, Itália)
|
2018/07 | Acompanhamento da Ação Educativa e melhoria da qualidade da educação, que relação? | I Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas
(Porto, Portugal)
|
2018/06 | A atuação dos diretores escolares: entre limites e necessidades | XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2017/02 | A Inspeção-Geral da Educação: entre a Burocracia e a Ambiguidade nos Programas de Acompanhamento | XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal
(Lisboa, Portugal)
|
2014/09 | A atividade inspetiva: controlo ou acompanhamento | XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
(Vila Real, Portugal)
|
2013/12 | A atividade inspetiva na educação | I Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional: a nova gestão pública
(Vila Real, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/10/01 - 2023/10/01 | Teacher Training
Orientador
|
Master in Visual Arts Teaching (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022/09/01 - 2023 | The Arts at the service of Educational Policies for Inclusion: a case study
Coorientador
|
Educational Sciences with specialisation in Educational Administration (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022/09/01 - 2023 | Private Schools' Strategies for the Promotion of the Educational Offer
Coorientador
|
Educational Sciences with a specialisation in Educational Administration (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022/09/01 - 2023 | Peripheral schools: is there a suitable headteacher profile?
Coorientador
|
Educational Sciences with a specialisation in Educational Administration (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/11/26 - Atual | Member of the organizing committee of the VII Autumn Meeting of the Portuguese Forum of Educational Administration: Computing
Platforms in Schools: serving the autonomy or the control (2022/11/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2022/07/07 - 2022/07/09 | Member of the organizing committee of the I International Congress School, Identity and Democracy. (2022/07/07 - 2022/07/09)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/07/07 - 2022/07/09 | Panel moderator “Biografias e ciclos de vida dos professores”
Congresso
|
I Congresso Internacional Escola, Identidades E Democracia |
2018 - 2018 | Panel moderator “Avaliação institucional e qualidade educativa”
Seminário
|
I Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/02 - 2017/02 | Panel moderator | XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa , Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/07/14 | A participação dos encarregados de educação na escola privada portuguesa
Arguente principal
|
Cláudia Susana Pinto Lopes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022/03/23 | O Perfil do Funcionário da Autarquia no Contexto da Dita Municipalização da Educação
Arguente principal
|
Carlos Manuel Marques de Carvalho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2018 - Atual | Evaluation and accreditation process of 11 study programmes. Primary responsibilities: reading and analysing the Self-Assessment
Reports produced by the evaluated institution, conducting some panels during the assessments, discussing the results with
other commission members drafting recommendations and proposals for improvements, and supporting the writing of the final
reports.
Avaliador
|
Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education - A3ES |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022 - 2023 | Intergenerational Dialogues, Education and Challenges of Contemporary Societies | Master in Education Sciences (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022/11/29 - 2022/11/29 | In-Depth Issues in Research Methodologies in Education about "The use of EndNote and NVivo software", | Master in Education Sciences (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2021/10/01 - 2022/02/26 | Observation of Educational Institutions | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2022 - 2022 | Positive Education in Classrooms | Teachers' training course (Outros) | |
2022 - 2022 | Invitation to teach a class in the scope of the curricular unit "Pedagogical Training", on the topic "Elaboration of Didactic Units". | Master in Visual Arts Education (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015 - 2021 | Invitation to teach six classes in the scope of the curricular unit "Research Seminar in Educational Administration", on the subject "Research Methodologies" | Master in Educational Sciences | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2024/02 - Atual | International Educational Management Research Network [Rede Internacional de Pesquisas em Gestão Educacional] | Researcher |
2023 - Atual | EduLEAD Network | Researcher Member |
2022 - Atual | Identities, Democracy, School, Administration and Training (IDEAFor) Comunity of Practice | Researcher |
2019 - 2022 | European Education Policy Network on Teachers and School Leaders | Researcher Member |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2020 - 2021 | Training Manager | Beatriz Ferreira Dias |
Distinções
Prémio
2023 | Innovative Pedagogical Practice | Prática Pedagógica Inovadora
Universidade do Porto, Portugal
|
Outra distinção
2022 | Postdoc Fellow (PTDC/CED-EDG/1039/2021)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2017 | PhD Fellow (SFRH/BD/133125/2017)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2013 | European Quality Label for "Similarity in Variety" Comenius Project
eTwinning, Portugal
|