???global.info.a_carregar???
Sílvia Barros. Completed her PhD in Psychology in 2008 and her degree in Psychology (specializing in Developmental and Educational Psychology) in 2001 at the University of Porto. She is an Adjunct Professor at the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto and a researcher at the Center for Research and Innovation in Education (inED). She has published 36 articles in specialized journals, 10 book chapters and 3 books. She has organized and participated in the scientific committee of various events. She has supervised 32 master's dissertations and co-supervised 2. She has supervised one doctoral thesis. She was the overall responsible researcher for an Erasmus+ project, and the researcher responsible at her institution for 2 Erasmus+ projects. She was the PI of an FCT project. She participates and/or has participated as a researcher in various projects. In her professional activities, she has interacted with more than 70 collaborators in co-authoring scientific work. In her Ciência Vitae CV, the most frequent terms used to contextualize her scientific, technological and artistic-cultural production are: ECEC; free play; responsiveness; participation; child adaptation; interactions; pre-school education; family-ECEC partnership; quality; transition between contexts. Sílvia Barros. Concluiu o Doutoramento em Psicologia em 2008 e a Licenciatura em Psicologia (Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação) em 2001, pela Universidade do Porto. É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e investigadora integrada no Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED). Publicou 36 artigos em revistas especializadas, 10 capítulos de livros e 3 livros. Organizou e participou na comissão científica de diversos eventos. Orientou 32 dissertações de mestrado e coorientou 2. Orientou uma tese de doutoramento. Foi a investigadora responsável, a nível internacional por um projeto Erasmus+, e a investigadora responsável na sua instituição em 2 projetos Erasmus+. Foi a IR de um projeto FCT. Participa e/ou participou como investigadora em diversos projetos. Nas suas atividades profissionais interagiu com mais de 70 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: creche; jogo livre; responsividade; participação; adaptação da criança; interações; educação pré-escolar; parceria família-creche; qualidade; transição entre contextos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sílvia Araújo de Barros

Nomes de citação

  • Barros, Sílvia

Identificadores de autor

Ciência ID
8E18-6648-BFCE
ORCID iD
0000-0002-1782-8897
Scopus Author Id
36544884400

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2011 - 2013
Concluído
Neuropsicologia pediátrica (Pediatric neuropsychology) (Pós-Graduação)
Instituto CRIAP- Psicologia e Formação Avançada, Portugal
18
2002 - 2008/01/22
Concluído
Doutoramento em Psicologia (PhD in Psychology) (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Qualidade em Contexto de Creche: Ideias e Práticas (Quality in Early Childhood Education and Care Contexts: Ideas and Practices)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
1996 - 2001
Concluído
Psicologia, Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação / degree in Psychology, specializing in Developmental and Educational Psychology (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/05 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2015/12 - 2016/12 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
2008/12 - 2013/12 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/06 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2007/10 - 2015/05 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2006/10 - 2008/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2005/10 - 2007/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2002/10 - 2005/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/06 - Atual Head of the International Relations Office Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022/09/05 - Atual Vice-Presidente Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016/03 - Atual Elemento da Direção do Centro de Investigação e Inovação em Educação - inED (Member of the Scientific Committee of the Center for Research and Innovation in Education - inED) Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2015/09 - 2016/09 Member of the Pedagogical Council Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2001/01 - 2003/12 Member of the Board (participation as a volunteer) Centro Social Paroquial de Vila Nova de Anha, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/11/01 - 2002/10/31 Professional internship - researcher Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2001/12 - 2002/07 Psicóloga (Psychologist) Despertar, Formação e Psicologia, Portugal
Despertar, Formação e Psicologia, Portugal
2001/12 - 2002/07 Psicóloga (Psychologist) Psicorumo, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/01/01 - 2024/12/31 Implementing Positive Behaviour Support in Early Childhood Education and Care - PBS-ECEC
2021-1-PT01-KA220-SCH-000034367
Investigador responsável
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
Erasmus Plus
2019/09/01 - 2022/08/31 PARTICIPA - Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education
Investigador
Erasmus Plus
Em curso
2020/11/30 - 2021/05/30 COVID-19 pandemic and early education services for 0-3 children: Educational and social impact
Investigador
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
Fundación Bancaria Caja de Ahorros y Pensiones de Barcelona, La Caixa
Em curso
2017/12 - 2020/08 A Blog as open learning platform for the field of Early Childhood Education about Research and Innovation to support Disadvantaged and Diverse children
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Center for Psychology at University of Porto
UID/PSI/00050/2019
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/05 - 2015/04 Infant transition to child care: parent-caregiver communication, early education quality and infant adjustment (Transição dos Bebés para a Creche: Comunicação Família-creche, Qualidade dos Contextos e Adaptação do Bebé) (FCOMP-01-0124-FEDER-029509; FCT - PTDC/MHC-CED/4007/2012)
PTDC/MHC-CED/4007/2012
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2011/12 - 2014/05 Promoting the Professional Development of Early Childhood Educators / Early-C
517999-LLP-2011-GR-COMENIUS-CM
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Em curso
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 50 - 2011-2012
PEst-C/PSI/UI0050/2011
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2002/11/01 - 2002/12/31 A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no desenvolvimento sócio-cognitivo (The quality of children's interactions in family and daycare settings and its impact on socio-cognitive development)
POCTI/PSI/35207/2000
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Concluído
2001/11/01 - 2002/10/31 A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no desenvolvimento sócio-cognitivo (The quality of children's interactions in family and daycare settings and its impact on socio-cognitive development)
POCTI/PSI/35207/2000
Outra

Outro

Designação Financiadores
2023/09/15 - 2024/07/31 Well-Being and Emotional Health of Early Childhood Educators (BESE-EI)
[inED]
Investigador
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
Em curso
2020/07 - 2023/12 Transition to Polytechnic Higher Education and academic pathways: the role of students' motives for choices, expectations, and sociodemographic variables
REF inED/2020/5
Investigador responsável
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
Em curso
2020/09/02 - 2023/07/31 Socioemotional Learning in School Context: Contributions from Initial Teacher Training
Investigador
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
Em curso
2015/10 - 2018/12 Infant transition to child care: PART II
NA
Investigador responsável
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
2015/01/01 - 2017/12/31 Student Teachers' Motives (STeaM). Self-concept and Career Choice Motives of Teacher Students
NA.
Investigador
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED)
2003/06/02 - 2004/07/24 “EU-FIPSE International Program in Early Childhood Intervention” [Transatlantic Consortium in Early Intervention]
EU-FIPSE
PhD Student
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sílvia Barros; Vitor Hugo Oliveira; Miguel Santos; Sara Araújo; Andrea Otero-Mayer; Victoria Michaelidou; Moya O´Brien; et al. "EMPOWERING EARLY CHILDHOOD PROFESSIONALS: A EUROPEAN PROJECT ON PROGRAMME-WIDE POSITIVE BEHAVIOUR SUPPORT DEVELOPED IN 4 COUNTRIES". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1730
  2. Padrão, Carla; Barros, Sílvia; Fonseca, Ernesto; Gomes, Sérgio; Porto, Ana Maria. "Expectativas académicas, dificuldades antecipadas e autoeficácia na transição de estudantes de CTeSP para o Ensino Superior [Academic expectations, anticipated difficulties and self-efficacy in the transition of CTeSP students to higher education]". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Gagelo-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  3. Padrão, Carla; Barros, Sílvia; Porto, A.M.. "Motivos dos/as estudantes para a escolha de cursos técnicos superiores profissionais: estudo exploratório [Students' reasons for choosing higher vocational technical courses: an exploratory study]". Trabalho apresentado em IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Évora, 2020.
    Publicado
  4. Padrão, Carla; Porto, Ana Maria; Barros, Sílvia. "Os motivos da escolha do curso e as expectativas académicas: o caso dos estudantes de cursos técnicos superiores profissionais [The reasons for choosing a course and academic expectations: the case of students on higher vocational technical courses]". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Porto, 2020.
    Publicado
  5. Silva, M.J.; Barros, S.; Silva, A.; Pessanha, M.; Mascarenhas, D.; Pinto, J.A.; Lima, C.M.. "Sensos-e: The potential and challenges of a multimedia journal of research in education". 2015.
    10.1145/2808580.2808638
  6. Grammatikopoulos, V.; Gregoriadis, A.; Liukkonen, J.; Zachopoulou, E.; Gamelas, A.; Teresa Leal; Manuela Pessanha; Barros, Sílvia. "Evaluation of early childhood education quality across Europe". Trabalho apresentado em International EIF/LINQ Conference 2014, Rethymnon, 2014.
    Publicado
  7. Barros, Sílvia; Cadima, J.; Pinto, A. I.; Coelho, V.; Teresa Leal. "Observation of student engagement in Portuguese elementary schools". Trabalho apresentado em 16th European Conference on Development Psychology, Lausanne, 2013.
    Publicado
  8. Zachopoulos, E.; Grammatikopoulous, V.; Gregoriadis, A.; Gamelas, A. M.; Leal, T.; Pessanha, M.; Barros, S.; et al. "Comparing aspects of the process quality in six european early childhood educational settings". Trabalho apresentado em 6th International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilha, 2013.
    Publicado
  9. Barros, Sílvia; Peixoto, C.. "O sistema de cotação alternativo da Escala de Avaliação do Ambiente de Creche - Edição Revista". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa, 2011.
    Publicado
  10. Barros, Sílvia; Cruz, O.; Abreu-Lima, I.; Costa, P.; Macedo, C.. "A Escala de Avaliação do Ambiente Familiar: comparação dos resultados observados com três versões da HOME". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa, 2011.
    Publicado
  11. Barros, Sílvia; Peixoto, C.. "Quality of early child care and education: analyses at the ITERS-R indicator level". Trabalho apresentado em 15th European Conference on Developmental Psychology, Bergen, NORWAY, 2011.
    Publicado
  12. Aguiar, Cecília; Bairrão, J.; Barros, Sílvia. "Escala de Avaliação do Ambiente de Creche – Edição Revista". Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga, 2006.
    Publicado
  13. Barros, Sílvia; Bairrão, J.. "Como é uma creche de boa qualidade? Estudo qualitativo acerca das ideias dos educadores". Trabalho apresentado em VI Simpósio de Investigação em Psicologia, Évora, 2006.
    Publicado
  14. Pinto, A. I.; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia; Cruz, O.. "O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III: Um procedimento de avaliação do envolvimento da criança em contexto de creche". Trabalho apresentado em X Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga, 2004.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Sílvia Barros; Vera Coelho; Olga Wyslowska; Efthymia Penderi; Helena Taelman; Sara Barros Araújo; Nadine Correia; et al. "A Focus Group Study on Participatory Practices in Early Childhood Education and Care Across Four European Countries". Early Education and Development 35 6 (2024): 1292-1315. https://doi.org/10.1080/10409289.2024.2360868.
    Publicado • 10.1080/10409289.2024.2360868
  2. Barros, Sílvia; Oliveira, Vitor Hugo; Araújo, Sara Barros; Santos, Miguel Augusto; Otero-Mayer, Andrea; Mohr, Viviane M.. "Promoção de comportamentos positivos na Educação Pré-Escolar: Uma abordagem europeia [Promoting positive behavior in pre-school education: A European approach]". Sensos-e 11 1 (2024): https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/5131/3078.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Barros, Sílvia; Mafalda Sousa; Oliveira, Vitor Hugo; Santos, Miguel Augusto; Andrea Otero-Mayer; Araújo, Sara Barros. "As competências socioemocionais e os problemas de comportamento das crianças em idade pré-escolar: o projeto PBS-ECEC [Socio-emotional skills and behavioural problems in pre-school children: the PBS-ECEC project]". Cadernos de Educação de Infância 130 (2023): 18-21.
    Publicado
  4. Rafaela Rosário; Sara Barros Araújo; Ana Silva; Barros, Sílvia. "Roles of the interaction with children and families in mediating the association between digital health literacy and well-being of early childhood teachers in Portugal: A cross-sectional study". PLOS ONE (2023): https://doi.org/10.1371/journal.pone.0291748.
    10.1371/journal.pone.0291748
  5. Coelho, Vera Lúcia; Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Pessanha, Manuela; Cadima, Joana; Bryant, Donna. "Exploring Teacher-Family Partnerships in Infant Center-based Care". International Journal of Educational Psychology 12 2 (2023): 178-205. http://dx.doi.org/10.17583/ijep.10638.
    Publicado • 10.17583/ijep.10638
  6. Sara Barros Araújo; Rafaela Rosário; Ana Silva; Sílvia Barros. "Reopening ECEC Services for Children Under Three Amidst the Pandemic: Investigating the Association of Health Measures with Pedagogical Practices and Children’s Well-being". Early Childhood Education Journal (2023): https://doi.org/10.1007/s10643-023-01465-z.
    10.1007/s10643-023-01465-z
  7. Cadima, Joana; Barros, Sílvia; Bryant, Donna M.; Peixoto, Carla; Coelho, Vera; Pessanha, Manuela. "Variations of Quality of Teacher–infant Interactions Across Play and Care Routine Activities". Early Education and Development 34 2 (2023): 469-484. http://dx.doi.org/10.1080/10409289.2021.2023791.
    Publicado • 10.1080/10409289.2021.2023791
  8. Correia, Nadine; Aguiar, Cecília; Taelman, Helena; Bodere, Anneleen; Petrogiannis, Konstantinos; Penderi, E.; Karachristos, C.; et al. "Children's Right to Participate: The Lundy Model Applied to Early Childhood Education and Care". The International Journal of Children¿s Rights 30 2 (2022): 378-405. http://dx.doi.org/10.1163/15718182-30020010.
    10.1163/15718182-30020010
  9. Barros, Sílvia; Mafalda Sousa; Pessanha, Manuela; Padrão, Carla; Sérgio Gomes; Ernesto Fonseca; Guimarães, Cristiana; ana maria porto castro. Autor correspondente: Barros, Sílvia. "Transição para o Ensino Superior Politécnico: Expectativas e dificuldades antecipadas e experienciadas por estudantes de licenciatura [Transition to Polytechnic Higher Education: Expectations and Anticipated and Experienced Challenges of Undergraduate Students]". Sensos-e 9 2 (2022): 3-18. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/4389.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Sílvia Barros; Carla Peixoto; Manuela Pessanha; Tiago Ferreira; Ana Barros; Ewald Kiel; Sabine Weiß; Manuela Keller-Schneider. "Escolha de uma carreira no ensino em Portugal: Motivos e autoeficácia de estudantes de mestrado [Career Choice in Teaching in Portugal: Motives and Self-Efficacy of Master's Students]". Revista Portuguesa de Educação 34 2 (2021): 188-209. https://doi.org/10.21814/rpe.18401.
    10.21814/rpe.18401
  11. Fernandes, Felícia; Barros, Sílvia. "Intervenção psicossocial com pessoas idosas e jovens voluntários: "Vínculos entre pessoas, novos raios de luz na vida" (Psychosocial intervention with elderly people and young volunteers: "Bonds between people, new rays of light in life")". Sensos-e 7 3 (2020): 87-100. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/index.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34630/sensose.v7i3.3708
  12. Correia, Nadine; Aguiar, Cecília; Consórcio Participa; Barros, Sílvia. "PARTICIPA - Instrumentos de Desenvolvimento Profissional para a Promoção do Direito de Participação das Crianças em Contexto de Jardim de Infância (PARTICIPA - Professional Development Instruments for the Promotion of Children's Right of Participation in the Context of Early Childhood Education)". Cadernos de Educação de Infância 120 (2020): 42-45.
    Publicado
  13. Pinto, Ana Isabel; Cadima, Joana; Coelho, Vera; Bryant, Donna M.; Peixoto, Carla; Pessanha, Manuela; Burchinal, Margaret R.; Barros, Sílvia. "Quality of infant child care and early infant development in Portuguese childcare centers". Early Childhood Research Quarterly 48 (2019): 246-255. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecresq.2019.04.003.
    Publicado • 10.1016/j.ecresq.2019.04.003
  14. Coelho, V.; Barros, S.; Burchinal, M. R.; Cadima, J.; Pessanha, M.; Pinto, A. I.; Peixoto, C.; Bryant, D.. "Predictors of parent-teacher communication during infant transition to childcare in Portugal". Early Child Development and Care 189 13 (2019): 2126-2140.
    Publicado • https://doi.org/10.1080/03004430.2018.1439940
  15. Cadima, Joana; Barros, Sílvia; Ferreira, Tiago; Serra-Lemos, Marina; Leal, Teresa; Verschueren, Karine. "Bidirectional associations between vocabulary and self-regulation in preschool and their interplay with teacher–child closeness and autonomy support". Early Childhood Research Quarterly 46 (2019): 75-86. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecresq.2018.04.004.
    10.1016/j.ecresq.2018.04.004
  16. Correia, Nadine; Aguiar, Cecília; Almeida, Tiago; Barros, Sílvia; Boavida, Tânia; Peixoto, Carla; et al.. ""PrimeirosAnos.pt": Um blogue sobre educação de infância baseado em investigação ("PrimeirosAnos.pt": A research-based blog about childhood education )". Cadernos de Educação de Infância 117 (2019): 37-38.
    Publicado
  17. Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Coelho, Vera; Pinto, Ana Isabel. "Transição de bebés para a creche: Contributos da investigação para a prática.". Cadernos de Educação de Infância 116 (2019): 9-12.
    Publicado
  18. Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Coelho, Vera; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel; Pessanha, Manuela. "Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal [Transition to daycare and emotional well-being of babies in Portugal]". (2017): http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392017021311168.
    10.1590/2175-35392017021311168
  19. Pessanha, M.; Peixoto, C.; Barros, Sílvia; Cadima, J.; Pinto, Ana Isabel; Coelho, Vera; Bryant, D. M.. "Stability and change in teacher-infant interaction quality over time". Early Childhood Research Quarterly 40 3 (2017): 87-97.
    Publicado • 10.1016/j.ecresq.2016.10.003
  20. Barros, Sílvia; Cadima, J.; Pinto, Ana Isabel; Bryant, D. M.; Pessanha, M.; Peixoto, C.; Coelho, Vera. "The quality of caregiver–child interactions in infant classrooms in Portugal: the role of caregiver education". Research Papers in Education 33 4 (2017): 427-451. http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02671522.2017.1353676?journalCode=rred20.
    Publicado • 10.1080/02671522.2017.1353676
  21. Grande, Catarina Rodrigues; Nunes, Inês Brandão; Coelho, Vera; Cadima, J.; Barros, Sílvia. "A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche (The baby's experience in the daycare center: Perceptions of mothers and teachers in the transition period from the family context to the daycare center)". Análise Psicológica 35 3 (2017): 247-262.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14417/ap.1174
  22. Peixoto, C.; Barros, S.; Coelho, V.; Cadima, J.; Pinto, A. I.; Pessanha, M.. "Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal (Transition to daycare and emotional well-being of babies in Portugal)". Psicologia Escolar e Educacional 21 3 (2017): 427-436.
    Publicado • 10.1590/2175-3539/2017/021311168
  23. Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Bryant, Donna M.; Coelho, Vera; Pinto, Ana Isabel; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla. "Infant child care quality in Portugal: Associations with structural characteristics". Early Childhood Research Quarterly 37 4 (2016): 118-130.
    Publicado • 10.1016/j.ecresq.2016.05.003
  24. Barros, Sílvia; Leal, Teresa B.. "Parents’ and teachers’ perceptions of quality in Portuguese childcare classrooms". European Journal of Psychology of Education 30 2 (2015): 209-226.
    Publicado • 10.1007/s10212-014-0235-4
  25. Coelho, V.; Cadima, J.; Peixoto, C.; Pinto, A. I.; Pessanha, M.; Barros, S.. "Bebés, Famílias e Creches: Relato de um workshop para profissionais e para famílias (Babies, Families and Childcare Centers: Reporting a workshop for professionals and families)". Sensos-e 2 2 (2015): 0-0. http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=6599.
    Acesso aberto • Publicado
  26. Neto, A. B.; Añaños-Bedriñana, F.; Barros, S.. "Cidadania ativa e direitos sociais em período de crise e mudança social (Active citizenship and social rights in times of crisis and social change)". Sensos 6 1 (2015): 159-167.
    Publicado
  27. Coelho, V.; Barros, Sílvia; Pessanha, M.; Peixoto, C.; Cadima, J.; Pinto, A. I.. "Parceria família-creche na transição do bebé para a creche". Análise Psicológica 33 4 (2015): 373-389. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84958168415&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.14417/ap.1002
  28. Peixoto, C.; Coelho, V.; Pinto, A. I.; Cadima, J.; Barros, Sílvia; Pessanha, M.. "Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais". Sensos-e 1 2 (2014): 000-000. http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=6599.
    Publicado
  29. Barros, Sílvia; Barros, S.; Cruz, O.. "Participação das mães na creche e no jardim de infância em Portugal". Revista Amazônica 8 1 (2012): 8-32.
    Publicado
  30. Barros, Sílvia; Teresa Leal. "Dimensões da qualidade das salas de creche do distrito do Porto". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 19 2 (2011): 117-133.
    Publicado
  31. Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília. "Assessing the quality of Portuguese child care programs for toddlers". Early Childhood Research Quarterly 25 4 (2010): 527-535. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0885200610000049.
    Publicado • 10.1016/j.ecresq.2009.12.003
  32. Barros, Sílvia. "Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança". (2009): http://hdl.handle.net/10216/56461.
  33. Barros, Sílvia; Manuela Pessanha; Ana Isabel Pinto. "Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança". Psicologia 23 2 (2009): 55-71.
    Publicado
  34. Barros, Sílvia; Ana Isabel Pinto; Cecília Aguiar; Manuela Pessanha; Joaquim Bairrão. "Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observado". Análise Psicológica 4 24 (2006): 447-466.
    Publicado
  35. "Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observado". Análise Psicológica (2006):
  36. Orlanda Cruz; Cecília Aguiar; Sílvia Barros. "Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: Qualidades psicométricas dos dados". Psico-USF 2 9 (2004): 165-171. http://scielo.bvs-psi.org.br/pdf/psicousf/v9n2/v9n2a07.pdf.
    Publicado
  37. Orlanda Cruz; Cecília Aguiar; Sílvia Barros. "Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados Teaching Styles Rating Scale: Data pscychometric properties". (2004): https://doi.org/10.1590/S1413-82712004000200007.
    10.1590/S1413-82712004000200007
  38. Aguiar, Cecília; Joaquim Bairrão; Barros, Sílvia. "A qualidade em contexto de creche: Situação na área metropolitana do Porto". Infância e Educação: Investigação e Práticas 5 (2002): 7-28.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Barros, Sílvia; Manuela Pessanha; Cristiana Guimarães. "Participação das crianças: Dos direitos às práticas [Child participation: From rights to practices]". In Contra-manual de investigação-ação participativa [Participatory action research counter-manual], editado por Hugo R. Monteiro; Isabel Timóteo; Ana Bravo, 115-131. Portugal: Quântica editora, Alphabook, 2024.
    Publicado
  2. Correia, Nadine; Aguiar, Cecília; Taelman, Helena; Wyslowska, Olga; Barros, Sílvia; Correia, Isabel; Markowska-Manista, Ursula; et al. "Children's voices in Early Childhood Education and Care". In Establishing child centred practice in a changing world, Part B, editado por S. Frankel, 9-22. Reino Unido: Emerald Publishing Limited, 2023.
    Publicado
  3. Sara Barros Araújo; Sílvia Barros; Ana Silva; Rafaela Rosário. "COVID-19 pandemic and centre-based services for children under three". 70-82. Routledge, 2022.
    10.4324/9781003257684-6
  4. Leal, T.; Gamelas, A. M.; Barros, S.; Pessanha, M.. "Quality of early childhood environments: Discussion on the concept of quality and future perspectives.". In Professional development and quality in early childhood education. Comparative European perspectives, 29-58. New York, Estados Unidos: Palgrave Macmillan, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-64212-3
  5. Gamelas, A. M.; Leal, T.; Pessanha, M.; Barros, S.. "Professional development and impact of Early Change project: Reflections from the Portuguese example". In Professional development and quality in early childhood education. Comparative European perspectives, 115-124. New York, Estados Unidos: Palgrave Macmillan, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-64212-3
  6. Barros, Sílvia; Ana Isabel Pinto; Teresa Leal. "Qualidade em contexto de creche e envolvimento de grupo". In Família, educação e desenvolvimento no sec. XXI: Olhares interdisciplinares, 91-97. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Educação, 2012.
    Publicado
  7. Barros, Sílvia; Manuela Pessanha. "Aprendizagem, motivação e memória". In Psicologia da Educação, 139-205. Luanda, Angola: Plural Editores, 2010.
    Publicado
  8. Carla Serrão; Barros, Sílvia. "A psicologia da educação". In Psicologia da Educação, 233-263. Luanda, Angola: Plural Editores, 2010.
    Publicado
  9. Ana Isabel Pinto; Manuela Pessanha; Barros, Sílvia; Catarina Grande; Aguiar, Cecília; Cristina Nunes. "Educação e investigação em idades precoces". In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão, 63-76. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2009.
    Publicado
  10. Pinto, Ana Isabel; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Grande, Catarina Rodrigues; Aguiar, Cecília; Nunes, Cristina. "Educação e investigação em idades precoces". In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão, 63-76. Portugal: Universidade de Aveiro, 2009.
    Publicado
  11. Aguiar, Cecília; Cruz, O.; Barros, Sílvia; Joaquim Bairrão. "Perfis interactivos maternos e envolvimento das crianças em contexto de creche". In Desenvolvimento: Contextos familiares e educativos, 74-97. Porto, Portugal: Livpsic, 2005.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Diogo, Fernando; Barbot, António; Guedes, António José; Mascarenhas, Daniela; Delgado, Paulo; Maia, J.S; Maia, Mónica; et al. 2023. "Carta Educativa do Município de Paredes [Educational Charter of the Municipality of Paredes]".
  2. Cadima, Joana; Nata, Gil; Barros, Sílvia; Coelho, Vera; Barata, Maria Clara. 2020. "Literature review on early childhood education and care for children under the age of 3. OECD Education Working Papers". https://doi.org/10.1787/a9cef727-en.
Livro
  1. Delgado, Paulo; Sílvia Barros; Carla Serrão; Sofia Veiga; Teresa Martins; António José Guedes; Fernando Diogo; Maria José Araújo. Pedagogia/Educação Social - Teorias & Práticas. Espaços de investigação, formação e ação (Social Education / Pedagogy - Theories & Practices. Research, training and action spaces). Porto, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. 2014.
    Publicado
  2. Gregoriadis, A.; Zachopoulou, E.; Grammatikopoulos, V.; Liukkonen, J.; Gamelas, A.; Teresa Leal; Manuela Pessanha; et al. Good practices in early childhood education: looking at early educators' perspectives in six european countries. Thessaloniki, Grécia: Christodoulidi Publishers. 2014.
    Publicado
  3. Manuela Pessanha; Barros, Sílvia; Ruth Sampaio; Carla Serrão; Sofia Veiga; Sérgio Costa Araújo. Psicologia da Educação (Educational Psychology). Luanda, Angola: Plural Editores. 2010.
    Publicado
Manual
  1. Krousorati, K.; Grammatikopoulos, V.; Agathokleous, A; Michaelidou, V; Szproch, A.; O'Brien, M; Araújo, S; et al. PBS –ECEC Guide on Positive Behaviour Support in Early Childhood and Care in European Countries. 2023.
  2. Equipa PrimeirosAnos.pt; Helena Taelman, Astrid Cornelis, Liesl Veulemans, Freya Claes, Eva Dierickx. BECERID Um blogue como plataforma de aprendizagem em Educação de Infância: Investigação e Inovação para apoiar a inclusão e a diversidade Manual para o Blogue Português [BECERID A blog as a learning platform in Early Childhood Education: Research and Innovation to support inclusion and diversity Manual for the Portuguese Blog]. 2020.
Poster em conferência
  1. Barros, Sílvia; Santos, Miguel August; Araújo, Sara Barros; Krousorati, K; Grammatikopoulos, V; Szproch, A; O’Brien, M.; et al. "Implementing Positive Behaviour Support in Early Childhood Education and Care in Europe: Presentation of an International Project". Trabalho apresentado em Porto ICRE’22: Porto International Conference on Research in Education, 2022.
  2. Barros, Sílvia. "PrimeirosAnos.pt. A Portuguese blog linking research and practice in early childhood education". Trabalho apresentado em Conferência Equality & Inclusion, 2019.
  3. Barros, Sílvia. "Linking research and practice in early childhood education through the blog PrimeirosAnos.pt.". Trabalho apresentado em 29th EECERA Conference, 2019.
  4. Barros, Sílvia. "Educação e Intervenção Social no Ensino Superior: das reflexões acerca de um percurso profissional às questões para um projeto de investigação ("Education and Social Intervention in Higher Education: from reflections on a professional path to questions for a research project")". Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research in Education - ICRE'19, 2019.
  5. Cadima, J.; Barros, Sílvia; Pinto, A. I.; Teresa Leal; Coelho, V.. "Observation of student engagement in Portuguese elementary schools". Trabalho apresentado em XIII Conferência Europeia de Psicologia do Desenvolvimento, 2013.
  6. Manuela Pessanha; Barros, Sílvia; Zachopoulou, E.; Grammatikopoulos, V.; Gregoriadis, A.; Teresa Leal; Gamelas, A.; et al. "Promoting the Professional Development of Early Childhood Educators: preliminary results". Trabalho apresentado em 1st Symposium Joaquim Bairrão Transatlantic Trends in Childhood Intervention, 2013.
  7. Pessanha, M.; Barros, S.; Leal, T.; Gamelas, A. M.. "Promoting the Professional Development of Early Childhood Education". Trabalho apresentado em Symposium do InED Projetos, Linhas de intervenção, Linhas de atuação, 2013.
  8. Barros, S.; Pessanha, M.; Cadima, J.; Pinto, A. I.; Bryant, D.. "Transição dos bebés para a creche: Comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé". Trabalho apresentado em Symposium do InED Projetos, Linhas de intervenção, Linhas de atuação, 2013.
Recurso online
  1. Barros, Sílvia. Se uma imagem vale mais do que 1000 palavras… [If a picture is worth 1000 words...]. 2023. http://primeirosanos.iscte-iul.pt/author/silvia-barros/.
  2. Barros, Sílvia; Oliveira, V., Araújo, S., Santos, M., Szproch, A., O’Brien, M., Michaelidou, V., Agathokleous, A., Krousorati, K., & Gra. The PBS-ECEC Report on the Policy and Strategy Toolkit for implementing a Program-Wide Positive Behaviour Support Approach in ECEC. 2023. https://pbs-ecec.eu/outputs/.
  3. Barros, Sílvia. Is daycare "ONLY" for diaper changing? The educational intentionality in Early Childhood Education and Care. 2021. http://earlyyearsblog.eu/.
  4. Barros, Sílvia. "A mãe volta [mesmo] já"? A transição e as despedidas na creche e no JI ("Will the mother be back [truly] soon"? The transition and farewells at the childcare and preschool). 2019.
  5. Barros, Sílvia. At the table you can also talk! Interactions during meals at childcare centers". 2018. http://primeirosanos.iscte-iul.pt/?s=mesa&id=m.
Relatório
  1. Barros, Sílvia; Oliveira, V., Araújo, S., Santos, M., Szproch, A., O’Brien, M., Michaelidou, V., Agathokleous, A., Krousorati, K., & Gra. 2023. The PBS-ECEC Report on the Policy and Strategy Toolkit for implementing a Program-Wide Positive Behaviour Support Approach in ECEC. https://pbs-ecec.eu/outputs/.
  2. Krousorati, K., Grammatikopoulos, V., Agathokleous, A., Michaelidou, V., Szproch, A., O'Brien, M., Barros, S., Araújo, S. 2023. PBS-ECEC Transnational Consolidated Report: Research Findings for Developing the Guide on Positive Behaviour Support in Early Childhood Education and Care..
  3. Szproch, A., O’Brien, M., Araújo, A., Santos, M., Oliveira, V., Otero-Mayer, A., Michaelidou, V., Agathokleous, A., Krou. 2023. Report of the PBS-ECEC Impact Assessment Study and Practice Recommendations. Result 3: Transnational Report.
Resumo em conferência
  1. Barros, Sílvia; Tavares, V.; Martins, S.. "The participatory action-research as a support for social education and intervention with older adults in care facilities". Trabalho apresentado em 4th World Conference on Qualitative Research, Porto, 2019.
    Publicado
  2. Coelho, V.; Barros, S.; Pessanha, M.; Cadima, J.; Peixoto, C.; Pinto, A. I.. "Predictors of parent-caregiver communication during infant transition to childcare". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, 2015.
    Publicado
  3. Pessanha, M.; Peixoto, C.; Barros, S.; Cadima, J.; Pinto, A. I.; Coelho, V.. "Infant childcare classrooms quality in Portugal: understanding stability and change over time". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, 2015.
    Publicado
  4. Pinto, A. I.; Cadima, J.; Barros, S.; Pessanha, M.; Coelho, V.; Peixoto, C.. "Infant behavior during the first year and infant childcare quality". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, 2015.
    Publicado
  5. Peixoto, C.; Barros, S.; Coelho, V.; Pinto, A. I.; Cadima, J.; Pessanha, M.. "From home to child care: transition practices and infants’ well-being". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, 2015.
    Publicado
  6. Cadima, J.; Pinto, A. I.; Barros, S.; Pessanha, M.; Bryant, D.; Peixoto, C.; Coelho, V.. "Caregiver training and process quality in infant classrooms in Portugal". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, 2015.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Felgueiras, I.. "Joaquim Bairrão. Um teórico forçado à prática? Ou um prático forçado à teoria? Pensamentos e percursos pela Psicologia". (2019):
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Barros, Sílvia. "Qualidade em contexto de creche: ideias e práticas (Childcare Quality: ideas and practices)". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/10216/19498.
Tradução
  1. SBarros with-ECEC T Team. Outputs of the PBS-ECEC Project - Translation to Portuguese. 2023.
  2. Projeto BebésEmCreche. Instrumentos para o projeto Bebés em Creche / Instruments for the Project Infant Transition to ChildCare. 2014.
  3. Sílvia Barros; Ana Isabel Pinto; Peixoto, Carla; Manuela Pessanha. Escala de Avaliação do Ambiente em Creche. Não publicado.: Não publicado.. 2012.
  4. Pinto, Ana Isabel; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia; et al.. Engagement Quality Observation System III. Portugal. 2004.
  5. Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia. TSRS(M) - Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino (Mães). Portugal. 2004.
Website
  1. Michaelido,V.; Barros, Sílvia; PBS-ECEC team. Implementing Positive Behaviour Support in Early Childhood Education and Care. 2022. https://pbs-ecec.eu/.
  2. Correia, Nadine; Aguiar, Cecília; PARTICIPA Consortium. Massive Open Online Course [MOOC] Children’s right to participate in early childhood education. 2021. https://child-participation.eu/.
  3. Aguiar, Cecília; Correia, Nadine; PARTICIPA Consortium. nstrumentos de desenvolvimento profissional para promover a participação das crianças em contextos de educação de infância. 2019. https://child-participation.eu/?page_id=1702&lang=pt.
  4. Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia; Almeida, Tiago; Fuertes, Marina; Correia, Nadine; et al.. Primeirosanos.pt. 2018. https://primeirosanos.iscte-iul.pt/..

Outros

Outra produção
  1. Covid-19 pandemic and educational services for children ages 0-3 in Portugal: Health measures, pedagogical practices and well-being.. Paper + published by Social Observatory of “la Caixa” Foundation.. 2021. Araújo, Sara Barros; Rosário, Rafaela; Silva, Ana; Barros, Sílvia. https://oobservatoriosocial.fundacaolacaixa.pt/en/-/covid-19-pandemic-and-educational-services-for-children-ages-0-3-in-portugal-health-measures-peda.
  2. Qualidade em contexto de creche e jardim-de-infância. Quality in daycare and preschool settings.. Impressões. Escola Secundária de Caldas das Taipas, XII (12), 40-41. [Newspaper published by a Secondary School). 2018. Barros, Sílvia.
  3. Brochura para pais e profissionais de creche: Práticas de transição do contexto familiar para a creche. 2015. Peixoto, C.; Barros, S.; Pinto, A. I.; Coelho, V.; Cadima, J.; Pessanha, M.. www.familiacreche.ese.ipp.pt.
  4. Brochura para pais: O que procurar num berçário de elevada qualidade. 2015. Barros, S.; Cadima, J.; Pessanha, M.; Pinto, A. I.; Bryant, D.; Peixoto, C.; Coelho, V.. www.familiacreche.ese.ipp.pt.
  5. Quando as crianças brincam [When children play). Publicado em "Festas de Vila Nova de Anha" (a community anual book).. 2008. Barros, Sílvia; Lima, Sofia.
  6. Como é uma creche de boa qualidade?: estudo qualitativo acerca das ideias doseducadores. 2006. Barros, Sílvia. http://hdl.handle.net/10216/97187.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/02 Empowering early childhood professionals: A European project on programme-wide positive behaviour support developed in 4 countries Edulearn Conference
IATED (Espanha)
2023/06/13 Promoting Positive Behaviour in Early Childhood Education: A project linking internationalization, research and practice NETT meeting in Austria (Net(t)work for Education and Teacher Training)
KPH Wien-Krems (Krems, Áustria)
2023/05 A importância das interações em creche para o desenvolvimento, o envolvimento e o bem-estar das crianças [The importance of interactions in early education and care for children's development, involvement and well-being]. Seminário Desenvolvimento e Educação em Creche. Valorizar a creche: das neurociências à qualidade das interações.
ProChild COLAB. (Matosinhos, Portugal)
2023/03 Formação de profissionais de educação de infância e qualidade das práticas pedagógicas [Training early childhood education professionals and the quality of teaching practices]. Event European Innovative Teaching Award (EITA)
Erasmus+ Portugal, Educação e Formação (Lisbon, Portugal)
2020/09 Os motivos da escolha de cursos técnicos superiores profissionais e as expectativas académicas: o caso dos estudantes de cursos técnicos superiores profissionais (The reasons for choosing higher professional technical courses and academic expectations: the case of students in higher professional technical courses) XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2020/02 Motivos dos/as estudantes para a escolha de Cursos Técnicos Superiores Profissionais: estudo exploratório. IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Conselho de Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação, Universidade de Évora (Portugal)
2019/10/16 Research on the Early Years: Infant Transition to Child Care Seminar of the ISCTE doctoral program in Psychology
ISCTE (Lisboa, Portugal)
2019/10 The participatory action-research as a support for social education and intervention with older adults in care facilities 4th World Conference on Qualitative Research
(Porto, Portugal)
2019/08 Caregiver pre-service education and in-service training and caregiver-infantinteractions in Portuguese child care 29th EECERA Conference
(Salónica, Grécia)
2019/08 Real and ideal teacher-family partnership practices in childcare EARLI 2019,
(Aachen, Alemanha)
2019/08 Early childhood education and care in Portugal: policies and families’ reasons for attendance. EARLI 2019
(Aachen, Alemanha)
2019/07 (Re)Construção do olhar sobre o mesmo lugar: a investigação-ação participativa na reflexão e reestruturação de procedimentos e práticas num Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental. Porto International Conference on Research in Education - ICRE'19,
(Porto, Portugal)
2019/05 Projetos de educação e intervenção social: o papel do grupo de pares numa aprendizagem colaborativa. Fórum Interno P.Porto
(Porto, Portugal)
2019 How to make research accessible attractive to ECEC professionals through a blog 9th EECERA Conference
(Salónica, Grécia)
2018/12 A blog about early childhood education based on research. 2018 EDULOG International Conference – Early Childhood Education: What Science has to teach us
(Braga, Portugal)
2018/11 Projeto BECERID: o blogue como plataforma de aprendizagem em educação de infância para apoiar a inclusão e a diversidade IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
(Aveiro, Portugal)
2018/11 Da família para a creche: ideias e práticas de profissionais de educação de infância acerca da transição de bebés IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
(Aveiro, Portugal)
2018/07 Qualidade das interações adulto-criança em berçário e a formação dos/as profissionais XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
2018/01 Qualidade das interações adulto-criança em salas de berçário: resultados do projeto de investigação “Transição dos bebés para a creche” 1.º Congresso Transdisciplinar Portugal- Brasil sobre o bebé
(Évora, Portugal)
2017 Infant engagement in childcare centers: Associations with teacher-child relationship quality EARLI 2017 Conference
(Tampere, Finland, Finlândia)
2017 Comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé: principais resultados do projeto “Transição dos bebés para a creche 1.ª Conferência Mais e Melhor Educação
Instituto Superior da Maia (Maia, Portugal, Portugal)
2017 Infant child care quality in Portugal: The use of the ITERS-R, CIS and Class-Infant to assess teacher-child interactions and its stability over time International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting
(Sevilha, Espanha, Espanha)
2017 Choosing a career in teaching: Motives of Portuguese student teachers Porto International Conference on Research in Education - ICRE'17
InED, ESE-P.Porto (Porto, Portugal, Portugal)
2017 Educação e Intervenção Social em contexto de centro de dia: relatos e reflexões acerca de um projeto com a metodologia de Investigação-Ação Participativa Porto International Conference on Research in Education - ICRE'17
inED - ESE - P.Porto (Porto, Portugal)
2016 Variations of classroom quality in infant classrooms in Portugal EARLI Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood - Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education
(Porto, Portugal)
2016 Discussing quality in Portuguese pre-school settings: the use of the ECERS-R in professional development EARLI Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood - Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education
(Porto)
2016 Práticas de transição do contexto familiar para a creche e bem-estar emocional dos bebés 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Porto, Portugal)
2015 Qualidade da creche: implicações para a formação de profissionais I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
2015 Comunicação família-profissionais na transição dos bebés para a creche I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
2015 Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé: Da candidatura a financiamento à disseminação de resultados II Simpósio InED
(Porto, Portugal)
2015 Envolvimento das crianças e qualidade da creche I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
2015 Curriculum Guidelines for Preschoolers and the Early Childhood Environment Rating Scale. Discussion across European Countries ECERS Annual Meeting and Conference
(Volos, Grécia)
2015 Fatores de risco, ambiente familiar e educação de bebés em creche I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
2015 O projeto: “Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé” I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
2015 Infant behavior during the first year and infant childcare quality 17th European Conference on Developmental Psychology
(Braga, Portugal)
2014 The “Infant Transition to Child Care” research project: studying the quality of early childhood education environments LINQ Changing the Trajectory – "Quality for Opening up Education"
(Creta, Grécia)
2014 The Classroom Assessment Scoring System for infant classrooms in Portugal EARLY Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood
(Jyväskylä, Finlândia)
2014 Parent-Caregiver Partnership during the infant transition to child care EECERA 24th Conference
(Grécia)
2014 Evaluation of early childhood education quality across Europe International EIF/LINQ Conference 2014, Changing the trajectory. Quality for opening up education
(Creta, Grécia)
2014 Quality of early childhood environments and child outcomes in Portugal ‘EARLY CHANGE Workshop’: International Perspectives on Early Childhood Education
(Salónica, Grécia)
2014 Early-Change Project. Professional development of early childhood educators in Portugal International EIF/LINQ Conference 2014, Changing the trajectory. Quality for opening up education
(Creta, Portugal)
2014 Quality of infant childcare classrooms in Portugal: a multi-measure approach International School Psychology Association Conference
(Kaunas, Lituânia)
2014 Infant engagement in child care: effects of child characteristics EARLY Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood
(Jyväskylä, Finlândia)
2014 Infant engagement in childcare: effects of child characteristics 3rd Biennial Conference of the EARLI SIG 5 Meeting: Learning and Development in Early Childhood
(Jyväskylä)
2014 The “Infant Transition to Child Care” research project: Studying the quality of early childhood education environments International LINQ Conference: Changing the Trajectory - Quality for Opening up Education
(Creta)
2014 Early Change project. Professional development of early childhood educators in Portugal International LINQ Conference. Changing the Trajectory - Quality for Opening up Education
(Creta, Grécia, Grécia)
2014 Parent-caregiver partnership during the infant transition to child care 24th EECERA Conference
(Creta, Grécia, Grécia)
2013 Quality in early childhood education and child engagement: Following in the footsteps of Joaquim Bairrão apresentada no Ist Symposium Joaquim Bairrão 'Transatlantic Trends in Childhood Intervention'
(Porto, Portugal)
2013 The ‘Infant Transition to Child Care’ research project: The use of the ITERS-R International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting – 2013,
(Porto, Portugal)
2013 Using the Infant/Toddler Environment Rating Scale – Revised to evaluate quality of Portuguese infant classrooms XIII Conferência Europeia de Psicologia do Desenvolvimento
(Lausanne, Suiça)
2013 Classroom interactions at the beginning and at the end of elementary school in Portugal EARLI 2013 Conference
(Munique, Alemanha)
2013 Predictors of the quality of the home environment throughout childhood: main and moderating effects of maternal education and family income 1st Simposyum Joaquim Bairrão. Transatlantic Trends in Childhood Intervention
(Porto, Portugal, Portugal)
2013 Using the Infant/Toddler Environment Rating Scale – Revised to evaluate quality of Portuguese infant classroom s.
(Suiça)
2010/02 Qualidade do contexto de creche: percepções dos educadores e de observadores externos [Quality of the crèche environment: perceptions of educators and external observers] VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade do Minho, Braga
2006/11 Jovens procuram investigação em Psicologia para relação séria. Primeiros tempos de sobrevivência no planete “Ciência”: ser doutorando na FPCEUP [Young people seek research in Psychology for a serious relationship. Early days of survival on the planet "Science": being a PhD student at FPCEUP] VI Simpósio de Investigação em Psicologia, Évora
2006/11 Como é uma creche de boa qualidade? Estudo qualitativo acerca das ideias dos educadores / What does a good quality crèche look like? A qualitative study of educators' ideas Comunicação apresentada no VI Simpósio de Investigação em Psicologia
2005/08 Child engagement in dyadic mother-child play situation XII European Conference on Developmental Psychology
(Tenerife, Spain)
2005/03 A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no desenvolvimento sócio-cognitivo da criança [The quality of the child's interactions in the family and childcare context and their impact on the child's socio-cognitive development] XI Encontro Nacional da APEI - Infância e Educação: Que caminho(s)?, Lisboa
2005/03 Ideias dos pais acerca da qualidade das creches. [Parents' ideas about the quality of childcare centres.] XI Encontro Nacional da APEI- Infância e Educação: que caminhos? Lisboa.
2004/04 Mother interaction behaviors and child observed engagement. 18th Biennial Conference on Human Development
(Washington, E.U.A)
2003/10 Qualidade em contexto de creche na Área Metropolitana do Porto [Quality in childcare centres in the Porto Metropolitan Area] V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
2003/10 A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino – sua adequação e utilidade para a observação dos comportamentos interactivos maternos / The Teaching Styles Assessment Scale - its suitability and usefulness for observing maternal interactive behaviour V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018/10 - Atual Ensino Superior e os Cursos Técnicos Superiores Profissionais: expectativas e trajetórias dos estudantes (Higher Education and the Higher Professional Technical Courses: students' expectations and trajectories)
Coorientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2019/09 - 2023/10 O Ensino Superior e os Cursos Técnicos Superiores Profissionais: expetativas e trajetórias dos/as estudantes [Higher Education and Higher Professional Technical Courses: Expectations and Trajectories of Students]
Coorientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2021 - 2022 “Sem Amor Não Há Mudança”. Um Projeto de Educação e Intervenção Social em Contexto de Acolhimento Residencial de Jovens ["Without Love There Is No Change". An Education and Social Intervention Project in the Context of Residential Care for Young People]
Orientador
Mestrado em Educação e Intervenção Social [Master in Social Education and Intervention] (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2022 Duas Décadas como Educadora Social – O que tem vindo a mudar? Relatório reflexivo sobre um percurso profissional [Two Decades as a Social Educator - What has changed? Reflective report on a professional career]
Orientador
Master in Social Education and Intervention (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2021 - 2022 A Escola em Família”. Um projeto de intervenção social desenvolvido numa escola de um Território Educativo de Intervenção Prioritária [The School with the Family". A social intervention project developed in a school in an Educational Territory of Priority Intervention]
Orientador
Master in Social Education and Intervention (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2021 - 2022 «“Encontrar Caminhos Juntos”. Um projeto de intervenção social em contexto escolar». ["Finding Paths Together. A social intervention project in a school context".]
Orientador
Master in Social Education and Intervention (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2021 - 2022 "Crescer e Aprender com os Outros”. Projeto de Educação e Intervenção Social para Desenvolver Competências Socioemocionais em Acolhimento Residencial ["Growing and Learning with Others". Education and Social Intervention Project to Develop Socio-Emotional Skills in Residential Care]
Orientador
Master in Social Education and Intervention (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2021 - 2022 Educação Social em Contexto de Saúde: Da intervenção à reflexão [Social Education in a Health Context: From intervention to reflection]
Orientador
Master in Social Education and Intervention
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019/10 - 2021/02 Relatório Reflexivo sobre a Atividade Profissional. O percurso de uma Educadora Social em contexto escolar
Orientador de Dias, V. L. F. D.
Master in Social Education and Intervention (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019/10 - 2020/12 Uma Educadora Social em Contexto Autárquico. Relatório Reflexivo sobre o Percurso Académico e a Atividade Profissional
Orientador de Teixeira, S. L. F.
Master in Social Education and Intervention (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/09 - 2019/12 Uma missão chamada cuidar. Projeto de intervenção social desenvolvido numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (A mission named Caring. Social intervention project developed in a Residential Structure for Older People)
Orientador
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/09 - 2019/12 O Nosso ATL. Projeto de Educação e Intervenção Social num Centro de Atividades de Tempos Livres (Our ATL. Education and Social Intervention Project in a Leisure Activity Center)
Orientador
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/09 - 2019/09 Sozinho transformo a minha realidade, juntos transformamos o mundo. Projeto de educação e intervenção social com crianças em acolhimento residencial (Alone I transform my reality, together we transform the world. Education and social intervention project with children in residential care)
Orientador
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2019 Vínculos entre pessoas, novos raios de luz na vida. Projeto de investigação e intervenção social com pessoas idosas e jovens voluntários. (Relatório de Projeto de Mestrado não publicado).
Orientador
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2019 Rostos que testemunham (a) vida. Um projeto desenvolvido numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Relatório de Projeto de Mestrado não publicado)
Orientador
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2019 O Futuro é Amanhã, a Mudança é Hoje! Um Projeto de Educação e Intervenção Social em Contexto de Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens. (Relatório de Projeto de Mestrado não publicado)
Orientador
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017/09 - 2018/12 Traçando Caminhos na Procura de um Novo Rumo. Um Projeto de Educação e Intervenção Social numa Casa de Acolhimento Residencial (Tracing Paths in Search of a New Life Course. An Education and Social Intervention Project in a Residential Home)
Coorientador
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017/09 - 2018/12 (Re)Construção do olhar sobre o mesmo lugar. Uma intervenção num Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental ((Re)Construction of the looking over the same place. An intervention in a Family Support and Parental Counseling Center)
Orientador
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017 - 2017 Práticas de Educação Social no âmbito da Toxicodependência e da Ação Social no Ensino Superior. Relatório reflexivo acerca de um percurso profissional.
Orientador
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017 - 2017 O Outrora de Hoje. Projeto de Intervenção Social num Centro de Dia
Orientador
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017 - 2017 Juntos educamos e construímos. Intervenção psicossocial com adolescentes num CATL.
Orientador
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017 - 2017 Participar mais para (con)viver melhor. Um projeto de educação e intervenção social com mulheres acolhidas em comunidade de inserção.
Orientador
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 A Melodia da Terceira Idade. Projeto de Intervenção Social num Centro de Dia
Orientador
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 "Um novo sorriso...". Uma intervenção psicossocial num contexto de promoção de saúde oral
Orientador
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Fez-se Luz na VOTS. Intervenção psicossocial num Lar e Residência de idosos
Orientador
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 Somos capazes. Um projeto desenvolvido com alunos de 5.º ano de uma escola EB 2,3, 2015
Orientador
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 Evoluir, entre amigos. Projeto desenvolvido no âmbito de uma comunidade de inserção
Orientador
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 Relatório Reflexivo sobre a Atividade Profissional. O percurso de uma Educadora Social em contexto escolar
Orientador
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2014 Máscaras da (in)capacidade. Projeto desenvolvido numa instituição de apoio a pessoas com deficiência intelectual
Orientador
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2014 Desatando os nós da solidão com laços de afeto. Intervenção psicossocial em contexto domiciliário
Orientador
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 - 2014 (Des)Entendimentos do 9.ºE. Projeto desenvolvido numa escola de um Território Educativo de Intervenção Prioritária
Orientador
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 - 2011 Contributos para a promoção da qualidade de contextos pré-escolares inclusivos
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2011 - 2011 A qualidade do ambiente familiar: estudo descritivo de três momentos de observação
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2009 - 2009 Inclusão de crianças com NEE: Contributos para o estudo das ideias dos educadores de infância no grupo de Educação Especial
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/12 - Atual INW2024 - Intercultural week, ESE (2024/04/22 - 2024/04/25)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2023/11 - Atual Porto International Conference on Research in Education - ICRE'24 (2024/07/17 - 2024/07/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
2023/09 - Atual PBS-ECEC multiplier event: "Aprendizagem Socioemocional e Prevenção de Comportamentos Desafiantes na Educação Pré-Escolar" ["Aprendizagem Socioemocional e Prevenção de Comportamentos Desafiantes na Educação Pré-Escolar",] (2023/11/16)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022/12 - Atual INW2023 – Intercultural week https://www.ese.ipp.pt/noticias/conferencia-semana-internacional-inw23 (2023/04/26 - 2023/04/29)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - Atual Porto International Conference on Research in Education - ICRE'19 (2019/07/19 - 2019/07/21)
2021/11 - 2022/07 Porto International Conference on Research in Education - ICRE'22, https://porto-icre2022.eventqualia.net/pt/2022/inicio/ (2022/07/20 - 2022/07/22)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
2019/12 - 2020/01 (Re)Encontros de uma comunidade dedicada à educação de infância [Meetings of a community dedicated to early childhood education] http://primeirosanos.iscte-iul.pt/reencontros-de-uma-comunidade-dedicada-a-educacao-de-infancia-2/ (2020/01/30 - 2020/01/30)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Porto International Conference on Research in Education - ICRE'17
Conferência (Outra)
Centre for Research and Innovation in Education (inED), Portugal
2016 - 2016 2016 EARLI Conference of the Special Interest Group on “Learning and Development in Early Childhood” (SIG5), “Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education”
Congresso (Outra)
2015 - 2015 Workshop Bebés, Famílias e Creches: uma conversa animada
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2015 I Encontro Bebés, Famílias e Creches: Desafios atuais e perspetivas para o futuro
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2014 - 2014 XXVII Seminário Interuniversitário de Pedagogia Social "Pedagogia / Educação Social - Teorias & Práticas. Espaços de investigação, formação e ação" [XXVII Interuniversity Seminar on Social Pedagogy "Pedagogy / Social Education - Theories & Practices. Spaces for research, training and action"] (2014/09/17 - 2014/09/19)
Congresso (Outra)
2013 - 2013 Symposium do InED “Projetos, Linhas de intervenção, Linhas de atuação”
Simpósio (Outra)
2013 - 2013 Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting, 2013
Simpósio (Outra)
2009 - 2009 12th ECERS (Early Childhood Environment Rating Scales ) International Network Workshop (2009/05/04 - 2009/05/05)
Conferência (Outra)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12 The impact of playgroups for children and families: the role of dosage, quality and long-term effects
Arguente principal
Cerruti, V. S. F. C. C. R. (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/07/19 Um Ciclo Profissional, uma História de Vida: Reflexões sobre a Educação Social em Contexto Escolar. Relatório Reflexivo [A Professional Cycle, a Life Story: Reflections on Social Education in the School Context. Reflex Report]
Arguente
Silva, A. C. M. (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022/02/28 Análisis de la calidad de la Educación Infantil: situación actual, instrumentos de evaluación, contribución de familias y docentes [Analysis of the quality of early childhood education: current situation, evaluation instruments, contribution of families and teachers]
Arguente principal
Otero-Mayer, Andrea (Doutoramento)
Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha
2021/02/17 "Paredesdeafecto: Intervenção psicossocial com pessoas em situação de vulnerabilidade social"
Presidente do júri
Barros, E. M. M. (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019/12/19 Reabilitação Psicossocial em Saúde Mental: Reconstruir novos caminhos em comunidade. Um projeto de investigação-ação participativa no âmbito da saúde mental
Presidente do júri
Natália Sofia Magalhães (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019/12/18 (Re)Pensar as práticas institucionais. Um Projeto em Educação e Intervenção Social em Contexto de Jardim-de-Infância
Presidente do júri
Joana Meireles Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019/12/13 (Re)Construir Vidas. Um Projeto de Intervenção Psicossocial em Contexto de Acolhimento Residencial de Jovens
Presidente do júri
Eliana Sofia Neves Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016/12/20 Alfabetização: Um sonho sem idade, tornado realidade
Presidente do júri
Cátia Daniela Fernandes Teixeira (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016/09/16 Ser Melhor e Lutar por Mais… Projeto de Investigação e Intervenção em Educação Social
Presidente do júri
Raquel Santos Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 "A (Re)Viver, A (Re)Sonhar". Projeto de intervenção psicossocial com pessoas beneficiárias de Rendimento Social de Inserção Bárbara Torres (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 Projeto: Reabilitar em Saúde Mental: uma abordagem integrada, integral e participada. Projeto de Investigação e Intervenção em Educação Social Joana Vaz Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 A adaptação do bebé ao contexto de creche: Relação família-creche, envolvimento da criança e qualidade das interações Inês M. B. P. Nunes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2015 Um estudo de caso sobre os trabalhos de casa (TPC): O olhar dos alunos. M. A. N. M. Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 A educação social na construção de percursos: formação, educação e transformação Elisabete M. Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 Há vida no Bairro! Um projeto de educação e intervenção social Ana Sofia Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 Viver mais… Pensar o passado, viver o presente e sonhar o futuro. Projeto de educação e intervenção social em Educação Social Bárbara S. C. Nogueira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 Crescer com os desafios. Uma intervenção psicossocial em acolhimento institucional Tânia Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 No Encontro Comigo e Com os Outros. A intervenção psicossocial com um grupo de mães de pessoas com incapacidades Luciana Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 Da Procura, Um Encontro. A intervenção psicossocial com pessoas em situação de desemprego Lígia Caires (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 Heróis de palmo e meio. A intervenção psicossocial e a relação de ajuda no acolhimento institucional Tânia Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 Tornar-se adulto na casa 5. Promover a autonomia individual em apartamentos de autonomização Vera Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 O tempo é mudança, transformação e evolução. Projeto de intervenção com idosos do Centro de Dia Ana Salomé Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/10 - Atual I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras [1st National Meeting on Basic Education: Policies, Challenges and Transformative Practices] Escola Superior de Educação - IPP
2023/07 - Atual Fórum interno, inED inED, ESE, IPP
2022/07 - Atual 11.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2022) [11th Ibero-American Congress on Qualitative Research (CIAIQ2022)]
2022/02 - Atual VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação [6th National Meeting of Young Education Researchers] inED, ESE, IPP & FPCEUP
2021/07 - Atual 10º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa [10th Ibero-American Congress on Qualitative Research]
2021/01 - Atual 5th World Conference on Qualitative Research (WCQR2021) The Faculty of Medicine and Health Sciences University of Barcelona
2020/07 - Atual 9º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2020)
2016 - Atual Comissão Científica do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ)/International Symposium on Qualitative Research (ISQR)
2019 - 2019 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (8th Ibero-American Congress on Qualitative Research) - CIAIQ2019
2019 - 2019 4th World Conference on Qualitative Research (WCQR2019)
2018 - 2018 Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2018)
2017 - 2017 6.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2017)/2nd International Symposium on Qualitative Research (ISQR2017)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/12 - Atual International Journal of Early Years Education
2019 - 2021/01 European Journal of Psychology of Education (1878-5174) Springer-Verlag
2020/02 - 2020/02 Behavioral Sciences (2076-328X) MDPI AG
2019/03 - 2019/03 Revista Pesquisa Qualitativa (2525-8222) Revista Pesquisa Qualitativa - RPQ
2009 - 2019 Early Childhood Research Quarterly
2016/02 - 2016/02 Sensos-e (vol I, n.º 2)
2013/09 - 2013/09 Sensos Livpsic

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019/10 - Atual Member of the team of Monitoring and Evalution of the School Association Training Centres / Elemento da equipa de Monitorização e Avaliação dos Impactos de Formação nos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) - Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (Resolução do Conselho de Ministros nº 23/2016, artigo 28º da Lei nº 4/2004, de 15 de janeiro).
Avaliador
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/12 - 2019/03 Comissão de Avaliação Externa da A3ES, para avaliação de uma licenciatura na área da Educação (External Evaluation Committee of the A3ES - Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education, to evaluate a degree in Education)
Avaliador

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/02 - 2023/06 Elaboração da Carta Educativa do Município de Paredes [Elaboration of the Educational Charter for the Municipality of Paredes] (coordenação de /coordinated by Fernando Diogo, ESE) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022 - 2023 [Member of the team for Monitoring and Evaluating the Impact of Training in School Association Training Centres] Elemento da equipa de Monitorização e Avaliação dos Impactos de Formação nos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (Resolução do Conselho de Ministros nº 23/2016, artigo 28º da Lei nº 4/2004, de 15 de janeiro), com avaliação e monitorização de um centro de formação. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2007/10 - Atual Several disciplines in the bachelor in Basic Education (e.g. Developmental and Educational Psyhology), Masters in Teacher Training (Educational Psychology), bachelor in Social Education (Child and Adolescent Psyhology; Design and dDevelopment of Projects), Master in Social Education and Intervention (Project and Seminar; Contexts of Risk, Vulnerabilities and Development), etc. (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2023/02/11 - 2023/03/18 Qualidade das práticas no momento de cuidados: higiene, alimentação e sono/sesta, no âmbito do curso Desenvolvimento e Educação em Creche [The quality of practices at the time of care in ECEC: hygiene, feeding and sleeping/napping, as part of the Development and Education in ECEC course] Desenvolvimento e Educação em Creche [ Development and Education in ECEC course] (Outros) ProChild CoLAB, Portugal
2015 - 2015 Oficina de Formação Práticas adequadas ao desenvolvimento das crianças em creche (in-service training about Developmentally appropriate practices in crèche) Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010 - 2012 Oficina de formação Avaliação da qualidade em contexto de creche (Assessment of childcare quality - in-service training for ECEC teachers) (Outros) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007/10 - 2008/07 Educação de Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais; Educação de Alunos com Deficiência Mental; Seminário de Projecto I e Seminário de Projecto II (Education of Children and Youth with Special Educational Needs; Education of Students with Intelectual Disabilities; Project Seminar I and Project Seminar II) Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial (Master in Educational Sciences - Special education)n)

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2021/03 Resposta a entrevista de jornalista do Expresso, com Manuela Pessanha; artigo publicado no dia 27 de março de “Creche e cresce bem” (Jornalista Tiago Soares). [Response to Expresso (Portuguese Weekly Newpaper) journalist's interview, with Manuela Pessanha, about Early Childhood Education; article published on March 27, with the title "Creche e cresce bem" (Journalist Tiago Soares).] Expresso
2018/08 Interview to magazine "Pais. Educar. Cuidar. Brincar"; article published in no. 5, August 2018, 'Where do I leave my baby?' ('Onde deixo o meu bebé?'.) Pais. Educar. Cuidar. Brincar.
2017/01 Response to an interview by a journalist from LUSA, in January 2017, which resulted in at least 9 news (examples, tvi24, https://tvi24.iol.pt/sociedade/estudo/bebes-passam-sete-horas-na -creche-logo-on-the-first-month-of-registration; Diário de Notícias, https://www.dn.pt/sociedade/interior/ Quanto-tempo-passam-os-bebes-na-creche-5599354.html ). LUSA
2010/02 Resposta a entrevista do Jornal i; artigo publicado a 11 de fevereiro de 2010 - Reis, M. (2010, 11 de fevereiro). Maioria das creches do Porto tem falhas de segurança. Jornal i, ano 1, número 239. [Response to interview in Jornal i; article published on February 11, 2010 - Reis, M. (2010, February 11). "Most crèche in Porto have safety flaws". Jornal i, year 1, number 239.] Jornal i

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2010/03/05 - 2010/03/05 Portugal em Directo - Antena 1 (Radio Show) Chidcare contexts in Portugal
2010/02/28 - 2010/02/28 Bom Dia Portugal (RTP ) Quality of daycare centers in Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/11/03 - Atual Associação de Profissionais de Educação de Infância [Association of Early Childhood Professionals] Associada/Member
2022/11 - Atual Net(t)work for Education and Teacher Training Representante da ESE / Representative of the School of Education - Porto
2022/10 - Atual RIEU – Rede Internacional de Extensão Universitária Representante do Politécnico do Porto (ESE) / Representative of the Polytechnic of Porto (ESE)
2016 - Atual European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) (member)
Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses
Atual Associação Portuguesa de Psicologia

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/11/08 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico (Technical-Scientific Council)
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/03 - Atual Elemento da Direção do Centro de Investigação e Inovação em Educação - inED (Member of the Scientific Committee of the Center for Research and Innovation in Education - inED)
Membro
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014/10 - Atual Elemento da Comissão de Auto-avaliação do Mestrado em Educação e Intervenção Social [Member of the Self-Evaluation Committee of the Master's Degree in Education and Social Intervention]
Outro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010/02 - Atual Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Educação e Intervenção Social [Member of the Course Committee for the Master's Degree in Education and Social Intervention]
Membro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/10 - 2019/09 Membro do Conselho Técnico-Científico (Technical-Scientific Council)
Membro
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/09 - 2016/09 Membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Member of the Pedagogical Council)
Membro
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014/12 - 2016/03 Coordenadora da Linha de Investigação “Educação e Intervenção Social” do Centro de Investigação e Inovação em Educação – inED (Coordinator of the Research Line “Education and Social Intervention” at the Center for Research and Innovation in Education )
Coordenador
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2008 - 2009 Membro eleito da Assembleia de Representantes (Elected member of the Assembly of Representatives)
Membro
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2011 - Atual Membro do Júri de Seleção e Seriação dos candidatos do Mestrado em Educação e Intervenção Social (Member of the Selection and Seriation Jury of the candidates of the Master in Education and Social Intervention) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2020/08 - 2020/12 Jury for the selection/seriation of candidates for the position of science manager (PhD) Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
2020/08 - 2020/11 Jury for the selection/seriation of candidates for a master scholarship in inED. Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
2018/12/04 - 2018/12/04 Exame de qualificação nível doutorado intitulado "Interações de pares de bebês em sua transição de casa para a creche". (Doctoral qualification exam entitled "Peer interactions among infants in their transition from home to daycare".

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2023/01/15 - 2024/04/14 Research Grant (Master) - V.H. Oliveira Oliveira, Vitor Hugo
2023/06/01 - 2023/09/30 Pós-Doctoral Research: Well-Being of Early Childhood Teachers Andreia Espain
2022/09/01 - 2022/09/30 Research Grant FCT Verão com Ciência (Master) - ESE/inED/BII_VCC/2022_02 Viviane Mohr
2021/01/04 - 2021/04/03 Scientific Orientation of a Research Scholarship - Master Student (within the inEd strategicc plan) Sousa, M.
2019/02/01 - 2019/03/01 Interações de pares de bebês em sua transição de casa para a creche von Dentz, M.
Distinções

Prémio

2016 Apoio para investigação no âmbito do Programa de Apoio à Publicação em Revistas Científicas de Elevada Qualidade (PAPRE) / Support for research under the Programme to Support Publication in High Quality Scientific Journals (PAPRE),