Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sílvia Araújo de Barros
Nomes de citação
- Barros, Sílvia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8E18-6648-BFCE
- ORCID iD
- 0000-0002-1782-8897
- Scopus Author Id
- 36544884400
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2011 - 2013
Concluído
|
Neuropsicologia pediátrica (Pediatric neuropsychology) (Pós-Graduação)
Instituto CRIAP- Psicologia e Formação Avançada, Portugal
|
18 |
2002 - 2008/01/22
Concluído
|
Doutoramento em Psicologia (PhD in Psychology) (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Qualidade em Contexto de Creche: Ideias e Práticas (Quality in Early Childhood Education and Care Contexts: Ideas and Practices)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada |
1996 - 2001
Concluído
|
Psicologia, Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação / degree in Psychology, specializing in Developmental
and Educational Psychology (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/05 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal |
2015/12 - 2016/12 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
2008/12 - 2013/12 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/06 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2007/10 - 2015/05 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
2006/10 - 2008/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal |
2005/10 - 2007/09 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2002/10 - 2005/09 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/06 - Atual | Head of the International Relations Office | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2022/09/05 - Atual | Vice-Presidente | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2016/03 - Atual | Elemento da Direção do Centro de Investigação e Inovação em Educação - inED (Member of the Scientific Committee of the Center for Research and Innovation in Education - inED) | Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal |
2015/09 - 2016/09 | Member of the Pedagogical Council | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
2001/01 - 2003/12 | Member of the Board (participation as a volunteer) | Centro Social Paroquial de Vila Nova de Anha, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2001/11/01 - 2002/10/31 | Professional internship - researcher | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2001/12 - 2002/07 | Psicóloga (Psychologist) | Despertar, Formação e Psicologia, Portugal |
Despertar, Formação e Psicologia, Portugal | ||
2001/12 - 2002/07 | Psicóloga (Psychologist) | Psicorumo, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/01/01 - 2024/12/31 | Implementing Positive Behaviour Support in Early Childhood Education and Care - PBS-ECEC
2021-1-PT01-KA220-SCH-000034367
Investigador responsável
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
|
Erasmus Plus |
2019/09/01 - 2022/08/31 | PARTICIPA - Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education
Investigador
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2020/11/30 - 2021/05/30 | COVID-19 pandemic and early education services for 0-3 children: Educational and social impact
Investigador
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
|
Fundación Bancaria Caja de Ahorros y Pensiones de Barcelona, La Caixa
Em curso
|
2017/12 - 2020/08 | A Blog as open learning platform for the field of Early Childhood Education about Research and Innovation to support Disadvantaged
and Diverse children
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Center for Psychology at University of Porto
UID/PSI/00050/2019
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013/05 - 2015/04 | Infant transition to child care: parent-caregiver communication, early education quality and infant adjustment (Transição
dos Bebés para a Creche: Comunicação Família-creche, Qualidade dos Contextos e Adaptação do Bebé) (FCOMP-01-0124-FEDER-029509;
FCT - PTDC/MHC-CED/4007/2012)
PTDC/MHC-CED/4007/2012
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Universidade do Porto, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2011/12 - 2014/05 | Promoting the Professional Development of Early Childhood Educators / Early-C
517999-LLP-2011-GR-COMENIUS-CM
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Em curso
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 50 - 2011-2012
PEst-C/PSI/UI0050/2011
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2002/11/01 - 2002/12/31 | A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no desenvolvimento sócio-cognitivo
(The quality of children's interactions in family and daycare settings and its impact on socio-cognitive development)
POCTI/PSI/35207/2000
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Concluído
|
2001/11/01 - 2002/10/31 | A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no desenvolvimento sócio-cognitivo
(The quality of children's interactions in family and daycare settings and its impact on socio-cognitive development)
POCTI/PSI/35207/2000
Outra
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/09/15 - 2024/07/31 | Well-Being and Emotional Health of Early Childhood Educators (BESE-EI)
[inED]
Investigador
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
|
Em curso
|
2020/07 - 2023/12 | Transition to Polytechnic Higher Education and academic pathways: the role of students' motives for choices, expectations,
and sociodemographic variables
REF inED/2020/5
Investigador responsável
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
|
Em curso
|
2020/09/02 - 2023/07/31 | Socioemotional Learning in School Context: Contributions from Initial Teacher Training
Investigador
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
|
Em curso
|
2015/10 - 2018/12 | Infant transition to child care: PART II
NA
Investigador responsável
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
|
|
2015/01/01 - 2017/12/31 | Student Teachers' Motives (STeaM). Self-concept and Career Choice Motives of Teacher Students
NA.
Investigador
|
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) |
2003/06/02 - 2004/07/24 | “EU-FIPSE International Program in Early Childhood Intervention” [Transatlantic Consortium in Early Intervention]
EU-FIPSE
PhD Student
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Website |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/07/02 | Empowering early childhood professionals: A European project on programme-wide positive behaviour support developed in 4 countries | Edulearn Conference
IATED (Espanha)
|
2023/06/13 | Promoting Positive Behaviour in Early Childhood Education: A project linking internationalization, research and practice | NETT meeting in Austria (Net(t)work for Education and Teacher Training)
KPH Wien-Krems (Krems, Áustria)
|
2023/05 | A importância das interações em creche para o desenvolvimento, o envolvimento e o bem-estar das crianças [The importance of interactions in early education and care for children's development, involvement and well-being]. | Seminário Desenvolvimento e Educação em Creche. Valorizar a creche: das neurociências à qualidade das interações.
ProChild COLAB. (Matosinhos, Portugal)
|
2023/03 | Formação de profissionais de educação de infância e qualidade das práticas pedagógicas [Training early childhood education professionals and the quality of teaching practices]. | Event European Innovative Teaching Award (EITA)
Erasmus+ Portugal, Educação e Formação (Lisbon, Portugal)
|
2020/09 | Os motivos da escolha de cursos técnicos superiores profissionais e as expectativas académicas: o caso dos estudantes de cursos técnicos superiores profissionais (The reasons for choosing higher professional technical courses and academic expectations: the case of students in higher professional technical courses) | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2020/02 | Motivos dos/as estudantes para a escolha de Cursos Técnicos Superiores Profissionais: estudo exploratório. | IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Conselho de Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação, Universidade de Évora (Portugal)
|
2019/10/16 | Research on the Early Years: Infant Transition to Child Care | Seminar of the ISCTE doctoral program in Psychology
ISCTE (Lisboa, Portugal)
|
2019/10 | The participatory action-research as a support for social education and intervention with older adults in care facilities | 4th World Conference on Qualitative Research
(Porto, Portugal)
|
2019/08 | Caregiver pre-service education and in-service training and caregiver-infantinteractions in Portuguese child care | 29th EECERA Conference
(Salónica, Grécia)
|
2019/08 | Real and ideal teacher-family partnership practices in childcare | EARLI 2019,
(Aachen, Alemanha)
|
2019/08 | Early childhood education and care in Portugal: policies and families’ reasons for attendance. | EARLI 2019
(Aachen, Alemanha)
|
2019/07 | (Re)Construção do olhar sobre o mesmo lugar: a investigação-ação participativa na reflexão e reestruturação de procedimentos e práticas num Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental. | Porto International Conference on Research in Education - ICRE'19,
(Porto, Portugal)
|
2019/05 | Projetos de educação e intervenção social: o papel do grupo de pares numa aprendizagem colaborativa. | Fórum Interno P.Porto
(Porto, Portugal)
|
2019 | How to make research accessible attractive to ECEC professionals through a blog | 9th EECERA Conference
(Salónica, Grécia)
|
2018/12 | A blog about early childhood education based on research. | 2018 EDULOG International Conference – Early Childhood Education: What Science has to teach us
(Braga, Portugal)
|
2018/11 | Projeto BECERID: o blogue como plataforma de aprendizagem em educação de infância para apoiar a inclusão e a diversidade | IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
(Aveiro, Portugal)
|
2018/11 | Da família para a creche: ideias e práticas de profissionais de educação de infância acerca da transição de bebés | IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
(Aveiro, Portugal)
|
2018/07 | Qualidade das interações adulto-criança em berçário e a formação dos/as profissionais | XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2018/01 | Qualidade das interações adulto-criança em salas de berçário: resultados do projeto de investigação “Transição dos bebés para a creche” | 1.º Congresso Transdisciplinar Portugal- Brasil sobre o bebé
(Évora, Portugal)
|
2017 | Infant engagement in childcare centers: Associations with teacher-child relationship quality | EARLI 2017 Conference
(Tampere, Finland, Finlândia)
|
2017 | Comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé: principais resultados do projeto “Transição dos bebés para a creche | 1.ª Conferência Mais e Melhor Educação
Instituto Superior da Maia (Maia, Portugal, Portugal)
|
2017 | Infant child care quality in Portugal: The use of the ITERS-R, CIS and Class-Infant to assess teacher-child interactions and its stability over time | International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting
(Sevilha, Espanha, Espanha)
|
2017 | Choosing a career in teaching: Motives of Portuguese student teachers | Porto International Conference on Research in Education - ICRE'17
InED, ESE-P.Porto (Porto, Portugal, Portugal)
|
2017 | Educação e Intervenção Social em contexto de centro de dia: relatos e reflexões acerca de um projeto com a metodologia de Investigação-Ação Participativa | Porto International Conference on Research in Education - ICRE'17
inED - ESE - P.Porto (Porto, Portugal)
|
2016 | Variations of classroom quality in infant classrooms in Portugal | EARLI Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood - Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood
Education
(Porto, Portugal)
|
2016 | Discussing quality in Portuguese pre-school settings: the use of the ECERS-R in professional development | EARLI Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood - Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood
Education
(Porto)
|
2016 | Práticas de transição do contexto familiar para a creche e bem-estar emocional dos bebés | 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Porto, Portugal)
|
2015 | Qualidade da creche: implicações para a formação de profissionais | I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
|
2015 | Comunicação família-profissionais na transição dos bebés para a creche | I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
|
2015 | Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé: Da candidatura a financiamento à disseminação de resultados | II Simpósio InED
(Porto, Portugal)
|
2015 | Envolvimento das crianças e qualidade da creche | I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
|
2015 | Curriculum Guidelines for Preschoolers and the Early Childhood Environment Rating Scale. Discussion across European Countries | ECERS Annual Meeting and Conference
(Volos, Grécia)
|
2015 | Fatores de risco, ambiente familiar e educação de bebés em creche | I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
|
2015 | O projeto: “Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé” | I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”
(Porto, Portugal)
|
2015 | Infant behavior during the first year and infant childcare quality | 17th European Conference on Developmental Psychology
(Braga, Portugal)
|
2014 | The “Infant Transition to Child Care” research project: studying the quality of early childhood education environments | LINQ Changing the Trajectory – "Quality for Opening up Education"
(Creta, Grécia)
|
2014 | The Classroom Assessment Scoring System for infant classrooms in Portugal | EARLY Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood
(Jyväskylä, Finlândia)
|
2014 | Parent-Caregiver Partnership during the infant transition to child care | EECERA 24th Conference
(Grécia)
|
2014 | Evaluation of early childhood education quality across Europe | International EIF/LINQ Conference 2014, Changing the trajectory. Quality for opening up education
(Creta, Grécia)
|
2014 | Quality of early childhood environments and child outcomes in Portugal | ‘EARLY CHANGE Workshop’: International Perspectives on Early Childhood Education
(Salónica, Grécia)
|
2014 | Early-Change Project. Professional development of early childhood educators in Portugal | International EIF/LINQ Conference 2014, Changing the trajectory. Quality for opening up education
(Creta, Portugal)
|
2014 | Quality of infant childcare classrooms in Portugal: a multi-measure approach | International School Psychology Association Conference
(Kaunas, Lituânia)
|
2014 | Infant engagement in child care: effects of child characteristics | EARLY Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood
(Jyväskylä, Finlândia)
|
2014 | Infant engagement in childcare: effects of child characteristics | 3rd Biennial Conference of the EARLI SIG 5 Meeting: Learning and Development in Early Childhood
(Jyväskylä)
|
2014 | The “Infant Transition to Child Care” research project: Studying the quality of early childhood education environments | International LINQ Conference: Changing the Trajectory - Quality for Opening up Education
(Creta)
|
2014 | Early Change project. Professional development of early childhood educators in Portugal | International LINQ Conference. Changing the Trajectory - Quality for Opening up Education
(Creta, Grécia, Grécia)
|
2014 | Parent-caregiver partnership during the infant transition to child care | 24th EECERA Conference
(Creta, Grécia, Grécia)
|
2013 | Quality in early childhood education and child engagement: Following in the footsteps of Joaquim Bairrão | apresentada no Ist Symposium Joaquim Bairrão 'Transatlantic Trends in Childhood Intervention'
(Porto, Portugal)
|
2013 | The ‘Infant Transition to Child Care’ research project: The use of the ITERS-R | International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting – 2013,
(Porto, Portugal)
|
2013 | Using the Infant/Toddler Environment Rating Scale – Revised to evaluate quality of Portuguese infant classrooms | XIII Conferência Europeia de Psicologia do Desenvolvimento
(Lausanne, Suiça)
|
2013 | Classroom interactions at the beginning and at the end of elementary school in Portugal | EARLI 2013 Conference
(Munique, Alemanha)
|
2013 | Predictors of the quality of the home environment throughout childhood: main and moderating effects of maternal education and family income | 1st Simposyum Joaquim Bairrão. Transatlantic Trends in Childhood Intervention
(Porto, Portugal, Portugal)
|
2013 | Using the Infant/Toddler Environment Rating Scale – Revised to evaluate quality of Portuguese infant classroom s. |
(Suiça)
|
2010/02 | Qualidade do contexto de creche: percepções dos educadores e de observadores externos [Quality of the crèche environment: perceptions of educators and external observers] | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade do Minho, Braga
|
2006/11 | Jovens procuram investigação em Psicologia para relação séria. Primeiros tempos de sobrevivência no planete “Ciência”: ser doutorando na FPCEUP [Young people seek research in Psychology for a serious relationship. Early days of survival on the planet "Science": being a PhD student at FPCEUP] | VI Simpósio de Investigação em Psicologia, Évora |
2006/11 | Como é uma creche de boa qualidade? Estudo qualitativo acerca das ideias dos educadores / What does a good quality crèche look like? A qualitative study of educators' ideas | Comunicação apresentada no VI Simpósio de Investigação em Psicologia |
2005/08 | Child engagement in dyadic mother-child play situation | XII European Conference on Developmental Psychology
(Tenerife, Spain)
|
2005/03 | A qualidade das interacções da criança em contexto familiar e de creche e o seu impacto no desenvolvimento sócio-cognitivo da criança [The quality of the child's interactions in the family and childcare context and their impact on the child's socio-cognitive development] | XI Encontro Nacional da APEI - Infância e Educação: Que caminho(s)?, Lisboa |
2005/03 | Ideias dos pais acerca da qualidade das creches. [Parents' ideas about the quality of childcare centres.] | XI Encontro Nacional da APEI- Infância e Educação: que caminhos? Lisboa. |
2004/04 | Mother interaction behaviors and child observed engagement. | 18th Biennial Conference on Human Development
(Washington, E.U.A)
|
2003/10 | Qualidade em contexto de creche na Área Metropolitana do Porto [Quality in childcare centres in the Porto Metropolitan Area] | V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia |
2003/10 | A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino – sua adequação e utilidade para a observação dos comportamentos interactivos maternos / The Teaching Styles Assessment Scale - its suitability and usefulness for observing maternal interactive behaviour | V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/10 - Atual | Ensino Superior e os Cursos Técnicos Superiores Profissionais: expectativas e trajetórias dos estudantes (Higher Education
and the Higher Professional Technical Courses: students' expectations and trajectories)
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2019/09 - 2023/10 | O Ensino Superior e os Cursos Técnicos Superiores Profissionais: expetativas e trajetórias dos/as estudantes [Higher Education
and Higher Professional Technical Courses: Expectations and Trajectories of Students]
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2021 - 2022 | “Sem Amor Não Há Mudança”. Um Projeto de Educação e Intervenção Social em Contexto de Acolhimento Residencial de Jovens ["Without
Love There Is No Change". An Education and Social Intervention Project in the Context of Residential Care for Young People]
Orientador
|
Mestrado em Educação e Intervenção Social [Master in Social Education and Intervention] (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Duas Décadas como Educadora Social – O que tem vindo a mudar? Relatório reflexivo sobre um percurso profissional [Two Decades
as a Social Educator - What has changed? Reflective report on a professional career]
Orientador
|
Master in Social Education and Intervention (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2021 - 2022 | A Escola em Família”. Um projeto de intervenção social desenvolvido numa escola de um Território Educativo de Intervenção
Prioritária [The School with the Family". A social intervention project developed in a school in an Educational Territory
of Priority Intervention]
Orientador
|
Master in Social Education and Intervention (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2021 - 2022 | «“Encontrar Caminhos Juntos”. Um projeto de intervenção social em contexto escolar». ["Finding Paths Together. A social intervention
project in a school context".]
Orientador
|
Master in Social Education and Intervention (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2021 - 2022 | "Crescer e Aprender com os Outros”. Projeto de Educação e Intervenção Social para Desenvolver Competências Socioemocionais
em Acolhimento Residencial ["Growing and Learning with Others". Education and Social Intervention Project to Develop Socio-Emotional
Skills in Residential Care]
Orientador
|
Master in Social Education and Intervention (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2021 - 2022 | Educação Social em Contexto de Saúde: Da intervenção à reflexão [Social Education in a Health Context: From intervention to
reflection]
Orientador
|
Master in Social Education and Intervention
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019/10 - 2021/02 | Relatório Reflexivo sobre a Atividade Profissional. O percurso de uma Educadora Social em contexto escolar
Orientador de Dias, V. L. F. D.
|
Master in Social Education and Intervention (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019/10 - 2020/12 | Uma Educadora Social em Contexto Autárquico. Relatório Reflexivo sobre o Percurso Académico e a Atividade Profissional
Orientador de Teixeira, S. L. F.
|
Master in Social Education and Intervention (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2018/09 - 2019/12 | Uma missão chamada cuidar. Projeto de intervenção social desenvolvido numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (A mission
named Caring. Social intervention project developed in a Residential Structure for Older People)
Orientador
|
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2018/09 - 2019/12 | O Nosso ATL. Projeto de Educação e Intervenção Social num Centro de Atividades de Tempos Livres (Our ATL. Education and Social
Intervention Project in a Leisure Activity Center)
Orientador
|
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2018/09 - 2019/09 | Sozinho transformo a minha realidade, juntos transformamos o mundo. Projeto de educação e intervenção social com crianças
em acolhimento residencial (Alone I transform my reality, together we transform the world. Education and social intervention
project with children in residential care)
Orientador
|
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2018 - 2019 | Vínculos entre pessoas, novos raios de luz na vida. Projeto de investigação e intervenção social com pessoas idosas e jovens
voluntários. (Relatório de Projeto de Mestrado não publicado).
Orientador
|
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2018 - 2019 | Rostos que testemunham (a) vida. Um projeto desenvolvido numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Relatório de Projeto
de Mestrado não publicado)
Orientador
|
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2018 - 2019 | O Futuro é Amanhã, a Mudança é Hoje! Um Projeto de Educação e
Intervenção Social em Contexto de Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens. (Relatório de Projeto de Mestrado não publicado)
Orientador
|
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2017/09 - 2018/12 | Traçando Caminhos na Procura de um Novo Rumo. Um Projeto de Educação e Intervenção Social numa Casa de Acolhimento Residencial
(Tracing Paths in Search of a New Life Course. An Education and Social Intervention Project in a Residential Home)
Coorientador
|
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2017/09 - 2018/12 | (Re)Construção do olhar sobre o mesmo lugar. Uma intervenção num Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental ((Re)Construction
of the looking over the same place. An intervention in a Family Support and Parental Counseling Center)
Orientador
|
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2017 - 2017 | Práticas de Educação Social no âmbito da Toxicodependência e da Ação Social no Ensino Superior. Relatório reflexivo acerca
de um percurso profissional.
Orientador
|
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2017 - 2017 | O Outrora de Hoje. Projeto de Intervenção Social num Centro de Dia
Orientador
|
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2017 - 2017 | Juntos educamos e construímos. Intervenção psicossocial com adolescentes num CATL.
Orientador
|
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2017 - 2017 | Participar mais para (con)viver melhor. Um projeto de educação e intervenção social com mulheres acolhidas em comunidade de
inserção.
Orientador
|
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | A Melodia da Terceira Idade. Projeto de Intervenção Social num Centro de Dia
Orientador
|
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | "Um novo sorriso...". Uma intervenção psicossocial num contexto de promoção de saúde oral
Orientador
|
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | Fez-se Luz na VOTS. Intervenção psicossocial num Lar e Residência de idosos
Orientador
|
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - 2015 | Somos capazes. Um projeto desenvolvido com alunos de 5.º ano de uma escola EB 2,3, 2015
Orientador
|
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - 2015 | Evoluir, entre amigos. Projeto desenvolvido no âmbito de uma comunidade de inserção
Orientador
|
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - 2015 | Relatório Reflexivo sobre a Atividade Profissional. O percurso de uma Educadora Social em contexto escolar
Orientador
|
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Máscaras da (in)capacidade. Projeto desenvolvido numa instituição de apoio a pessoas com deficiência intelectual
Orientador
|
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Desatando os nós da solidão com laços de afeto. Intervenção psicossocial em contexto domiciliário
Orientador
|
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2014 | (Des)Entendimentos do 9.ºE. Projeto desenvolvido numa escola de um Território Educativo de Intervenção Prioritária
Orientador
|
Mestrado em Educação e Intervenção Social (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Contributos para a promoção da qualidade de contextos pré-escolares inclusivos
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | A qualidade do ambiente familiar: estudo descritivo de três momentos de observação
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2009 - 2009 | Inclusão de crianças com NEE: Contributos para o estudo das ideias dos educadores de infância no grupo de Educação Especial
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/12 - Atual | INW2024 - Intercultural week, ESE (2024/04/22 - 2024/04/25)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2023/11 - Atual | Porto International Conference on Research in Education - ICRE'24 (2024/07/17 - 2024/07/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal |
2023/09 - Atual | PBS-ECEC multiplier event: "Aprendizagem Socioemocional e Prevenção de Comportamentos Desafiantes na Educação Pré-Escolar"
["Aprendizagem Socioemocional e Prevenção de Comportamentos Desafiantes na Educação Pré-Escolar",] (2023/11/16)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2022/12 - Atual | INW2023 – Intercultural week https://www.ese.ipp.pt/noticias/conferencia-semana-internacional-inw23
(2023/04/26 - 2023/04/29)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2018 - Atual | Porto International Conference on Research in Education - ICRE'19 (2019/07/19 - 2019/07/21) | |
2021/11 - 2022/07 | Porto International Conference on Research in Education - ICRE'22, https://porto-icre2022.eventqualia.net/pt/2022/inicio/ (2022/07/20 - 2022/07/22)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal |
2019/12 - 2020/01 | (Re)Encontros de uma comunidade dedicada à educação de infância [Meetings of a community dedicated to early childhood education]
http://primeirosanos.iscte-iul.pt/reencontros-de-uma-comunidade-dedicada-a-educacao-de-infancia-2/ (2020/01/30 - 2020/01/30)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017 - 2017 | Porto International Conference on Research in Education - ICRE'17
Conferência (Outra)
|
Centre for Research and Innovation in Education (inED), Portugal |
2016 - 2016 | 2016 EARLI Conference of the Special Interest Group on “Learning and Development in Early Childhood” (SIG5), “Bridging Multiple
Perspectives in Early Childhood Education”
Congresso (Outra)
|
|
2015 - 2015 | Workshop Bebés, Famílias e Creches: uma conversa animada
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2015 - 2015 | I Encontro Bebés, Famílias e Creches: Desafios atuais e perspetivas para o futuro
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2014 - 2014 | XXVII Seminário Interuniversitário de Pedagogia Social "Pedagogia / Educação Social - Teorias & Práticas. Espaços de investigação,
formação e ação" [XXVII Interuniversity Seminar on Social Pedagogy "Pedagogy / Social Education - Theories & Practices. Spaces
for research, training and action"] (2014/09/17 - 2014/09/19)
Congresso (Outra)
|
|
2013 - 2013 | Symposium do InED “Projetos, Linhas de intervenção, Linhas de atuação”
Simpósio (Outra)
|
|
2013 - 2013 | Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting, 2013
Simpósio (Outra)
|
|
2009 - 2009 | 12th ECERS (Early Childhood Environment Rating Scales ) International Network Workshop (2009/05/04 - 2009/05/05)
Conferência (Outra)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12 | The impact of playgroups for children and families: the role of dosage, quality and long-term effects
Arguente principal
|
Cerruti, V. S. F. C. C. R. (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/07/19 | Um Ciclo Profissional, uma História de Vida: Reflexões sobre a Educação Social em Contexto Escolar. Relatório Reflexivo [A
Professional Cycle, a Life Story: Reflections on Social Education in the School Context. Reflex Report]
Arguente
|
Silva, A. C. M. (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2022/02/28 | Análisis de la calidad de la Educación Infantil: situación actual, instrumentos de evaluación, contribución de familias y
docentes [Analysis of the quality of early childhood education: current situation, evaluation instruments, contribution of
families and teachers]
Arguente principal
|
Otero-Mayer, Andrea (Doutoramento)
Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha
|
2021/02/17 | "Paredesdeafecto: Intervenção psicossocial com pessoas em situação de vulnerabilidade social"
Presidente do júri
|
Barros, E. M. M. (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019/12/19 | Reabilitação Psicossocial em Saúde Mental: Reconstruir novos caminhos
em comunidade. Um projeto de investigação-ação participativa no âmbito da saúde mental
Presidente do júri
|
Natália Sofia Magalhães (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019/12/18 | (Re)Pensar as práticas institucionais. Um Projeto em Educação e Intervenção Social em Contexto de Jardim-de-Infância
Presidente do júri
|
Joana Meireles Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019/12/13 | (Re)Construir Vidas. Um Projeto de Intervenção Psicossocial em Contexto de Acolhimento Residencial de Jovens
Presidente do júri
|
Eliana Sofia Neves Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016/12/20 | Alfabetização: Um sonho sem idade, tornado realidade
Presidente do júri
|
Cátia Daniela Fernandes Teixeira (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016/09/16 | Ser Melhor e Lutar por Mais… Projeto de Investigação e Intervenção em Educação Social
Presidente do júri
|
Raquel Santos Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 | "A (Re)Viver, A (Re)Sonhar". Projeto de intervenção psicossocial com pessoas beneficiárias de Rendimento Social de Inserção | Bárbara Torres (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016 | Projeto: Reabilitar em Saúde Mental: uma abordagem integrada, integral e participada. Projeto de Investigação e Intervenção em Educação Social | Joana Vaz Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 | A adaptação do bebé ao contexto de creche: Relação família-creche, envolvimento da criança e qualidade das interações | Inês M. B. P. Nunes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2015 | Um estudo de caso sobre os trabalhos de casa (TPC): O olhar dos alunos. | M. A. N. M. Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 | A educação social na construção de percursos: formação, educação e transformação | Elisabete M. Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 | Há vida no Bairro! Um projeto de educação e intervenção social | Ana Sofia Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 | Viver mais… Pensar o passado, viver o presente e sonhar o futuro. Projeto de educação e intervenção social em Educação Social | Bárbara S. C. Nogueira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 | Crescer com os desafios. Uma intervenção psicossocial em acolhimento institucional | Tânia Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 | No Encontro Comigo e Com os Outros. A intervenção psicossocial com um grupo de mães de pessoas com incapacidades | Luciana Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 | Da Procura, Um Encontro. A intervenção psicossocial com pessoas em situação de desemprego | Lígia Caires (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | Heróis de palmo e meio. A intervenção psicossocial e a relação de ajuda no acolhimento institucional | Tânia Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | Tornar-se adulto na casa 5. Promover a autonomia individual em apartamentos de autonomização | Vera Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | O tempo é mudança, transformação e evolução. Projeto de intervenção com idosos do Centro de Dia | Ana Salomé Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/10 - Atual | I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras [1st National Meeting on Basic Education: Policies, Challenges and Transformative Practices] | Escola Superior de Educação - IPP |
2023/07 - Atual | Fórum interno, inED | inED, ESE, IPP |
2022/07 - Atual | 11.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2022) [11th Ibero-American Congress on Qualitative Research (CIAIQ2022)] | |
2022/02 - Atual | VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação [6th National Meeting of Young Education Researchers] | inED, ESE, IPP & FPCEUP |
2021/07 - Atual | 10º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa [10th Ibero-American Congress on Qualitative Research] | |
2021/01 - Atual | 5th World Conference on Qualitative Research (WCQR2021) | The Faculty of Medicine and Health Sciences University of Barcelona |
2020/07 - Atual | 9º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2020) | |
2016 - Atual | Comissão Científica do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ)/International Symposium on Qualitative Research (ISQR) | |
2019 - 2019 | 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (8th Ibero-American Congress on Qualitative Research) - CIAIQ2019 | |
2019 - 2019 | 4th World Conference on Qualitative Research (WCQR2019) | |
2018 - 2018 | Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2018) | |
2017 - 2017 | 6.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2017)/2nd International Symposium on Qualitative Research (ISQR2017) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020/12 - Atual | International Journal of Early Years Education | |
2019 - 2021/01 | European Journal of Psychology of Education (1878-5174) | Springer-Verlag |
2020/02 - 2020/02 | Behavioral Sciences (2076-328X) | MDPI AG |
2019/03 - 2019/03 | Revista Pesquisa Qualitativa (2525-8222) | Revista Pesquisa Qualitativa - RPQ |
2009 - 2019 | Early Childhood Research Quarterly | |
2016/02 - 2016/02 | Sensos-e (vol I, n.º 2) | |
2013/09 - 2013/09 | Sensos | Livpsic |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2019/10 - Atual | Member of the team of Monitoring and Evalution of the School Association Training Centres / Elemento da equipa de Monitorização
e Avaliação dos Impactos de Formação nos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) - Programa Nacional de Promoção
do Sucesso Escolar (Resolução do Conselho de Ministros nº 23/2016, artigo 28º da Lei nº 4/2004, de 15 de janeiro).
Avaliador
|
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal | |
2018/12 - 2019/03 | Comissão de Avaliação Externa da A3ES, para avaliação de uma licenciatura na área da Educação (External Evaluation Committee
of the A3ES - Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education, to evaluate a degree in Education)
Avaliador
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/02 - 2023/06 | Elaboração da Carta Educativa do Município de Paredes [Elaboration of the Educational Charter for the Municipality of Paredes] (coordenação de /coordinated by Fernando Diogo, ESE) | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2022 - 2023 | [Member of the team for Monitoring and Evaluating the Impact of Training in School Association Training Centres] Elemento da equipa de Monitorização e Avaliação dos Impactos de Formação nos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (Resolução do Conselho de Ministros nº 23/2016, artigo 28º da Lei nº 4/2004, de 15 de janeiro), com avaliação e monitorização de um centro de formação. | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2007/10 - Atual | Several disciplines in the bachelor in Basic Education (e.g. Developmental and Educational Psyhology), Masters in Teacher Training (Educational Psychology), bachelor in Social Education (Child and Adolescent Psyhology; Design and dDevelopment of Projects), Master in Social Education and Intervention (Project and Seminar; Contexts of Risk, Vulnerabilities and Development), etc. | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2023/02/11 - 2023/03/18 | Qualidade das práticas no momento de cuidados: higiene, alimentação e sono/sesta, no âmbito do curso Desenvolvimento e Educação em Creche [The quality of practices at the time of care in ECEC: hygiene, feeding and sleeping/napping, as part of the Development and Education in ECEC course] | Desenvolvimento e Educação em Creche [ Development and Education in ECEC course] (Outros) | ProChild CoLAB, Portugal |
2015 - 2015 | Oficina de Formação Práticas adequadas ao desenvolvimento das crianças em creche (in-service training about Developmentally appropriate practices in crèche) | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2010 - 2012 | Oficina de formação Avaliação da qualidade em contexto de creche (Assessment of childcare quality - in-service training for ECEC teachers) | (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2007/10 - 2008/07 | Educação de Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais; Educação de Alunos com Deficiência Mental; Seminário de Projecto I e Seminário de Projecto II (Education of Children and Youth with Special Educational Needs; Education of Students with Intelectual Disabilities; Project Seminar I and Project Seminar II) | Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial (Master in Educational Sciences - Special education)n) |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2021/03 | Resposta a entrevista de jornalista do Expresso, com Manuela Pessanha; artigo publicado no dia 27 de março de “Creche e cresce bem” (Jornalista Tiago Soares). [Response to Expresso (Portuguese Weekly Newpaper) journalist's interview, with Manuela Pessanha, about Early Childhood Education; article published on March 27, with the title "Creche e cresce bem" (Journalist Tiago Soares).] | Expresso |
2018/08 | Interview to magazine "Pais. Educar. Cuidar. Brincar"; article published in no. 5, August 2018, 'Where do I leave my baby?' ('Onde deixo o meu bebé?'.) | Pais. Educar. Cuidar. Brincar. |
2017/01 | Response to an interview by a journalist from LUSA, in January 2017, which resulted in at least 9 news (examples, tvi24, https://tvi24.iol.pt/sociedade/estudo/bebes-passam-sete-horas-na -creche-logo-on-the-first-month-of-registration; Diário de Notícias, https://www.dn.pt/sociedade/interior/ Quanto-tempo-passam-os-bebes-na-creche-5599354.html ). | LUSA |
2010/02 | Resposta a entrevista do Jornal i; artigo publicado a 11 de fevereiro de 2010 - Reis, M. (2010, 11 de fevereiro). Maioria das creches do Porto tem falhas de segurança. Jornal i, ano 1, número 239. [Response to interview in Jornal i; article published on February 11, 2010 - Reis, M. (2010, February 11). "Most crèche in Porto have safety flaws". Jornal i, year 1, number 239.] | Jornal i |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2010/03/05 - 2010/03/05 | Portugal em Directo - Antena 1 (Radio Show) | Chidcare contexts in Portugal |
2010/02/28 - 2010/02/28 | Bom Dia Portugal (RTP ) | Quality of daycare centers in Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023/11/03 - Atual | Associação de Profissionais de Educação de Infância [Association of Early Childhood Professionals] | Associada/Member |
2022/11 - Atual | Net(t)work for Education and Teacher Training | Representante da ESE / Representative of the School of Education - Porto |
2022/10 - Atual | RIEU – Rede Internacional de Extensão Universitária | Representante do Politécnico do Porto (ESE) / Representative of the Polytechnic of Porto (ESE) |
2016 - Atual | European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) | (member) |
Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses | |
Atual | Associação Portuguesa de Psicologia |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/11/08 - Atual | Membro do Conselho Técnico-Científico (Technical-Scientific Council)
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2016/03 - Atual | Elemento da Direção do Centro de Investigação e Inovação em Educação - inED (Member of the Scientific Committee of the Center
for Research and Innovation in Education - inED)
Membro
|
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2014/10 - Atual | Elemento da Comissão de Auto-avaliação do Mestrado em Educação e Intervenção Social [Member of the Self-Evaluation Committee
of the Master's Degree in Education and Social Intervention]
Outro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2010/02 - Atual | Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Educação e Intervenção Social [Member of the Course Committee for the Master's
Degree in Education and Social Intervention]
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2015/10 - 2019/09 | Membro do Conselho Técnico-Científico (Technical-Scientific Council)
Membro
|
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2015/09 - 2016/09 | Membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Member of the Pedagogical
Council)
Membro
|
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2014/12 - 2016/03 | Coordenadora da Linha de Investigação “Educação e Intervenção Social” do Centro de Investigação e Inovação em Educação – inED
(Coordinator of the Research Line “Education and Social Intervention” at the Center for Research and Innovation in Education
)
Coordenador
|
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2008 - 2009 | Membro eleito da Assembleia de Representantes (Elected member of the Assembly of Representatives)
Membro
|
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2011 - Atual | Membro do Júri de Seleção e Seriação dos candidatos do Mestrado em Educação e Intervenção Social (Member of the Selection and Seriation Jury of the candidates of the Master in Education and Social Intervention) | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2020/08 - 2020/12 | Jury for the selection/seriation of candidates for the position of science manager (PhD) | Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal |
2020/08 - 2020/11 | Jury for the selection/seriation of candidates for a master scholarship in inED. | Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal |
2018/12/04 - 2018/12/04 | Exame de qualificação nível doutorado intitulado "Interações de pares de bebês em sua transição de casa para a creche". (Doctoral qualification exam entitled "Peer interactions among infants in their transition from home to daycare". |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2023/01/15 - 2024/04/14 | Research Grant (Master) - V.H. Oliveira | Oliveira, Vitor Hugo |
2023/06/01 - 2023/09/30 | Pós-Doctoral Research: Well-Being of Early Childhood Teachers | Andreia Espain |
2022/09/01 - 2022/09/30 | Research Grant FCT Verão com Ciência (Master) - ESE/inED/BII_VCC/2022_02 | Viviane Mohr |
2021/01/04 - 2021/04/03 | Scientific Orientation of a Research Scholarship - Master Student (within the inEd strategicc plan) | Sousa, M. |
2019/02/01 - 2019/03/01 | Interações de pares de bebês em sua transição de casa para a creche | von Dentz, M. |
Distinções
Prémio
2016 | Apoio para investigação no âmbito do Programa de Apoio à Publicação em Revistas Científicas de Elevada Qualidade (PAPRE) / Support for research under the Programme to Support Publication in High Quality Scientific Journals (PAPRE), |