???global.info.a_carregar???
Artista transdisciplinar. Doutoranda em media arte digital pela Universidade do Algarve e Universidade Aberta de Portugal, formada em Teatro pelo INDAC - São Paulo, em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná e em Arte, Design e Sustentablilidade pelo SLP coordenado pela MyDocumenta de Barcelona, Espanha. É também formadora certificada pela RFA Academy - Portugal. Como pesquisadora do CIAC- Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, investiga arquivo, montagem e cinema. Colabora com o Afecta: Laboratório de Investigação e Criação Partilhada - Cinema e Imagens em Movimento, da Universidade da Beira Interior. É diretora, atriz, curadora e web designer. À frente do Jiboia Estúdio, criou a identidade visual de diversos filmes e espetáculos teatrais e empresas. É responsável pela criação, execução e manutenção de páginas web no Brasil, Portugal, França e Espanha. Idealizou e desenvolveu a Plataforma Teatro, espaço virtual de exibição de espetáculos, que proporcionou o encontro e provocou debates entre público, artistas, produtores e curadores ao redor do mundo durante a pandemia. Também colaborou como curadora no Instituto Cultural Capobianco, em São Paulo. Em teatro, trabalhou com diretores como William Pereira, Bruno Perillo, Alexandre Tenório, Carlos Baldim, Marco Antônio Braz, Kiko Marques, Hélio Cícero, Walter Portella e Antunes Filho, entre outros. Com a Visceral Companhia de Teatro, realizou espetáculos teatrais e recebeu importantes prêmios. Apropria-se de arquivos institucionais, pessoais e da internet para criar instalações que provocam questionamentos sobre violência de gênero e violência de estado, sustentabilidade, neurodivergências e representação do corpo feminino, com interesse em novos media, inteligência artificial e realidade aumentada. Suas obras foram expostas no Brasil, Portugal e Espanha.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Cristina Cavalcanti
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Cavalcanti, Cristina
  • Cavalcanti, Maria Cristina

Identificadores de autor

Ciência ID
8F1D-0B66-AEA7
ORCID iD
0009-0006-5958-9069

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2021/09 - 2024/10
Em curso
Média-Arte Digital (Doutoramento)
Especialização em Comunicação, cultura e arte
Universidade do Algarve, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
"[Des]montagem: arte, arquivo e medias digitais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2023/10/12 - 2024/02/29
Concluído
Art, Design & sustainability with special focus on environment and climate change. (Pós-Graduação)
Especialização em Arts, Communication and Heritage
Universidade Aberta, Portugal

LABA Education Spain SL, Espanha

European University Cyprus, Chipre

EINA Centre Universitari de Disseny i Art, Espanha
18
2023/10/31 - 2023/12/14
Concluído
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Outros)
Especialização em Formação pedagógica
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
4 - Relevante
2021/11/02 - 2023/09/12
Concluído
Média-Arte Digital (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Comunicação, Cultura e Arte
Universidade do Algarve, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
18
2015 - 2017
Concluído
Introdução à língua francesa e à cultura francófona (Outros)
Especialização em Faculdade de filosofia, letras e ciências humanas da Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo, Brasil
Excelente
1997/08/01 - 1997/12/17
Concluído
Atriz (Graduado)
Especialização em Theatre
Ministério da Educação, Brasil
4 - Muito bom
1994/03 - 1997/08
Concluído
Teatro (Graduado)
Instituto de Arte e Ciência , Brasil
4 - Muito bom
1986/03 - 1992/03
Concluído
Arquitetura e Urbanismo (Bachelor)
Universidade Federal do Paraná, Brasil
1986/11/25
Concluído
Inglês (Graduado)
Especialização em Linguas
Centro Cultural Brasil Estados Unidos de Curitiba, Brasil
Excelente
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Designer/Webdesigner Jiboia Estúdio, Portugal
2020 - Atual Artista Multimedia Artista independente, Brasil
2019/09 - 2022/12 Curadora - Espetáculos Plataforma Teatro, Brasil
2004/03 - 2022/10 Encenadora Visceral Companhia, Brasil
1996 - 2019 Atriz Stage directors: Antunes Filho, William Pereira, Alexandre Tenório, Bruno Perillo, Helio Cícero, entre outros, Brasil
2014 - 2016 Curadora - Ciclo de Leituras de Teatro Instituto Cultural Capobianco, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024/02/28 - Atual Laboratório de Investigação e Criação Partilhada em Cinema e Outras Imagens em Movimento Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cavalcanti, Cristina. "Violência de gênero na videoinstalação Intrusa[s]". Trabalho apresentado em ARTeFACTo2024Macao - 4ª International Conference on Digital Creation in Arts, Media and Technology, Macau, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Cavalcanti, Cristina. "[Des]montagem. A interface como dispositivo disparador de camadas de sentidos e associações.". Trabalho apresentado em Processos de Criação, Faro, 2024.
    Em revisão
  3. Cavalcanti, Cristina. "Arquivo e [des]montagem. Processo criativo de um artefato de media-arte digital". Trabalho apresentado em Jornadas CIAC 2024, Faro, 2024.
    Em revisão

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Cavalcanti, Cristina. [Des]montagem.
  2. Cavalcanti, Cristina. [Sub]Imersa.
  3. Cavalcanti, Cristina. Intrusa[s].
Cenografia
  1. Cristóvão Tezza / Christiane de Macedo (Escritor / Produtor). 2022. O filho eterno.
  2. de Clovys Torres, Cristina Cavalcanti (Escritor / Produtor). 2021. Amanhã Eu Vou.
  3. de Mike Bartlett, encenação de Alexandre Tenório (Escritor / Produtor). 2019. Intervenção (figurinos/objetos).
  4. de Linda McLean, encenação de Carlos Baldim (Escritor / Produtor). 2019. Um dia qualquer (figurinos e objetos).
  5. de Newton Moreno, encenação William Pereira (Escritor / Produtor). 2016. Um berço de pedra (figurinos).
  6. de Alan Ayckbourne, encenação Alexandre Tenório (Escritor / Produtor). 2012. Assombrando Júlia.
  7. de David Harrower, encenação de Alexandre Tenório (Escritor / Produtor). 2011. Blackbird (figurinos).
  8. de Alan Ayckbourne, encenação Alexandre Tenório (Escritor / Produtor). 2010. A Serpente no Jardim (figurinos e objetos).
  9. de Jon Fosse, encenação de Alexandre Tenório (Escritor / Produtor). 2005. Alguém vai vir (figurinos).
  10. de Kiko Marques (Escritor / Produtor). 2005. Brinquedos Quebrados (figurinos).
  11. Irmãos Presnyakov (Escritor / Produtor). 2004. Terrorismo.
Exposição artística
  1. Intrusa[s] @ ARTeFACTo2024Macao, Universidade de São José, Macau. 2024.
  2. Intrusa[s] @EmMeio#16 Instituto Politécnico do Porto-Portugal. 2024.
  3. Intrusa[s] @Mulheres no Desporto: Pioneirismo, Desafios, Inspiração, Igualdade. Museu Nacional do Desporto, Lisboa-Portugal. 2024.
  4. Intrusa[s] @18.ª Conferência do Conselho da Europa dos Ministros responsáveis pelo Desporto. Alfândega do Porto-Portugal. 2024.
  5. Sea Level in 30 Years @Ardes Exhibition, Valencia-Espanha. 2024.
  6. [Des]montagem. @Rizoma, Loulé-Portugal. 2023.
Exposição de curadoria/museu
  1. Jorge Augusto Mendes Dias dos Santos; Sílvia Venturinha Jermias; Jaqueline Dulce Moreira; Yannick Pimenta; Nuno Martins; Rennier Ligarretto Feo; Maria Cristina Cavalcanti; Célia Palma; Bruno Miguel Pinheiro. 2023. "Rizoma. Loulé-Portugal.". In Exposição patente no Convento do Espírito Santo, Loulé, Portugal (11-14 de julho, 2023)..
  2. Martins, Alexandre; Trigo, Clara; Perfeito, Ana. 2022. "Intangibilidades digitais". In Exposição patente no Convento do Espírito Santo, Loulé, Portugal..
Gravação vídeo
  1. Cavalcanti, Cristina. 2021. A.través.
Interpretação artística
  1. 2021. Até quando? de Clóvys Torres. SP Escola de Teatro, São Paulo, Brasil.
  2. 2021. Amanhã eu vou. Teatro Vivo, Plataforma Teatro.
  3. 2021. O Perigo de não se Fazer Nada, de Dênio Maués, dirigida por Bruno Perillo/Leitura encenada. Satyros.
  4. 2019. Intervenção, de Mike Bartlett. Teatro Cultura Inglesa, São Paulo, Brasil/SESC Pinheiros, São Paulo, Brasil.
  5. 2019. Um Dia Qualquer, de Linda McLean. Teatro Décio de Almeida Prado, São Paulo, Brasil.
  6. 2017. Swallow, de Steph Smith. Teatro Cultura Inglesa, São Paulo, Brasil/SESC Pinheiros, São Paulo, Brasil.
  7. 2016. Um Berço de Pedra, de Newton Moreno. Direção de William Pereira. Centro Cultural de São Paulo, Brasil/SESC Ginástico - Rio de Janeiro.
  8. 2012. O Salão de Baile Elétrico. Teatro Cultura Inglesa, São Paulo, Brasil/SESC Pinheiros, São Paulo, Brasil.
  9. 2011. Blackbird, de David Hare. Teatro Cultura Inglesa/Viga Espaço Cênico/Sátyros, São Paulo, Brasil.
  10. 2010. A Serpente no Jardim, de Alan Ayckbourn. Teatro Cultura Inglesa, São Paulo, Brasil /SESC Pinheiros, São Paulo, Brasil.
  11. 2006. Alguém Vai Vir, de Jon Fosse. Direção de Alexandre Tenório.. Teatro Augusta.
  12. 2004. Terrorismo. Viga Espaço Cênico - São Paulo.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11/07 Intrusa[s]. Montagem como procedimento crítico em instalações digitais. Conversa - Artist Talk #23ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia
Unidade Técnico-Científica de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2024/03/20 [Des]montagem. Arte, arquivo e medias digitais 2º Encontro Anual de Estudantes de Doutoramento da Universidade do Algarve @ISociedade Inclusiva
CIAC- Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Faro, Portugal)
2024/02/07 Laboratório de Investigação e Criação Partilhada Universidade Zero > Simpósio Interuniversitário: Cinema e Pedagogia.
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/12 Arte Digital Arte Digital
RFA Academy (Vila Nova De Gaia, Portugal)
2023/11 Arte de arquivo
RFA Academy (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2023/07/13 [Des]montagem. Arte, arquivo e medias digitais Provas de Avaliação de Capacidade de Investigação (PACI), 10º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital
Universidade do Algarve / Universidade Aberta (UAlg/UAb) (Loulé, Portugal) (Loulé, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/06 - 2024/11 Afecta – I Encontro Internacional de Criação Partilhada. Uma organização coletiva do AFECTA - Laboratório de Investigação e Criação Partilhada (2024/10/29 - 2024/10/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2024/07 - 2024/10 Olhares sobre o urbano: criar coletivamente com câmara escura (2024/10/30 - 2024/10/30)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
2023/04/04 - 2023/05/04 Mulheres à beira de uma largada de pombos. Leitura criativa, com a encenadora Christiane de Macedo (2023/05/02 - 2023/05/04)
Oficina (workshop)
AJA - Associação José Afonso, Portugal
2021/03/12 - 2021/06/30 Ocupação Faroffa. Ação de aproximação entre produtores, provocadores, artistas e autores. (2021/05/24 - 2021/05/27)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
Faroffa, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/11 - 2024/09 Apoio à produção da exposição do núcleo da Universidade do Algarve
Exposição
Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura, Portugal
2022/10/18 - 2022/10/18 Espaço de divulgação do trabalho que o Grupo de Investigação em Média-Arte Digital do Polo CIAC está a desenvolver, bem como de projetos em que participa
Simpósio
Primeiro Simpósio de Média-arte Digital
Universidade Aberta, Portugal
2022/07 - 2022/07 Juri internacional @Festival de Cinema de Avanca
Festival
15ª Avanca Cinema
Cine-Clube de Avanca, Portugal
2022/06/21 - 2022/06/21 Com Patrícia Moran (Universidade de São Paulo, Brasil). Uma reflexão sobre a mescla de figuras expressivas de diferentes meios como estratégia para a constituição de estados de presença em performances.
Seminário
Formas de presença na performance audiovisual
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
2022/06/01 - 2022/06/01 Espaço de partilha e discussão em torno do tópico “Cinema Circundante”, para permitir a reflexão acerca das novas possibilidades estéticas potenciadas e suportadas pelo continuum tecnológico contemporâneo, assim como analisar cenários de ativismo e intervenção política e social, cultural e pedagógica em suas múltiplas e polissémicas dimensões.
Seminário
Seminário INVITRO: “Cinema Circundante”
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
2021/12/03 - 2021/12/18 Um revisitar à história do filme de artista no Brasil para pensar outras histórias e genealogias possíveis para o contemporâneo voltado, principalmente, para a produção em bitolas menores como o super 8 e 16 mm nos anos 1960 e 1970, os experimentos com projeção chamados "audiovisuais" e as primeiras incursões da vídeo-arte.
Oficina (workshop)
Histórias do cinema de artista no Brasil
Museu de Arte de São Paulo, Brasil
2021/11/10 - 2021/11/10 Webinar com Adriana Nascimento, da Universidade Federal de São João Del-Rei (Brasil). Curadoria e narrativa das poéticas feministas em corpo, espaço e tempo, a partir do trabalho de algumas artistas brasileiras, transitando por inter-relações entre as dimensões corporais (física, emocional, espiritual), espaciais e temporais. Uma abordagem sobre as relações do feminino na sociedade contemporânea, atravessando debates éticos, estéticos, morais, filosóficos e políticos.
Seminário
Poéticas feministas em corpo, espaço e tempo.
Universidade do Algarve, Portugal

Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
2021/10/22 - 2021/10/22 Webinar com Nigel Power, da King Mongkut’s University of Technology Thonburi. Abordou aspetos da cultura visual da Tailândia pós-golpe militar, em particular as formas como o Estado tailandês interveio na cultura visual e material para legitimar e naturalizar o seu domínio
Seminário
Re-rememberings: notes on the visual culture of post-coup thailand (2014-2019).
Universidade do Algarve, Portugal

Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
2021/04/13 - 2021/04/13 Direção da leitura encenada da peça "Passe em Casa", de João Luís Vieira.
Festival
Festival Rede de Leituras
Rede de Leituras, Brasil
2021/03/16 - 2021/03/16 Leitura encenada da peça "O perigo de não se fazer nada", de Dênio Maués, dirigida por Bruno Perillo.
Festival
Festival Rede de Leituras
Rede de Leituras, Brasil
2020/12/03 - 2020/12/12 Direção da leitura da peça "Nota sobre pássaros", de Clóvys Torres.
Festival
Satyrianas
SP Escola de Teatro, Brasil
2020/11/12 - 2020/11/13 Oficina com Eunice Gonçalves Duarte, explorando conceitos como a imagem pobre (imagem low tech) e a recepção emocional da imagem digital.
Oficina (workshop)
Webcamming: pequenas câmaras para contar estórias.
2020/09/16 - 2020/10/07 Aproximação entre teatro e performance, com Janaína Leite.
Oficina (workshop)
Ob-cenas Contemporâneas - Aproximação entre teatro e Performance
Metropolitana Gestão Cultural, Brasil
2020/09/15 - 2020/10/05 Exploração das possibilidades de utilização do vídeo como parte estruturante de um espetáculo ou cena teatral com o videoartista Yghor Boy.
Oficina (workshop)
Minicurso Laboratório: Câmera de vídeo na Performance Cênica
Serviço Social do Comércio Administração Regional no Estado de São Paulo, Brasil
2020/03/05 - 2020/05/23 User Experience for Web Design + Exploring a Career in User Experience Design + Interaction Design for the Web +UX Design, 7 Implemtation Planning
Oficina (workshop)
User Experience for Web Design + Exploring a Career in User Experience Design + Interaction Design for the Web +UX Design, 7 Implemtation Planning
LinkedIn Learning, Estados Unidos
2020/02/03 - 2020/02/24 Com Janaina Leite, sobre a pesquisa na produção de dramaturgias híbridas e performativas, que trabalham nos limites entre arte e vida, acontecimento e representação, experiência e registo.
Oficina (workshop)
Dramaturguias Híbridas e Performativas - O documento como dispositivo de criação
Metropolitana Gestão Cultural, Brasil
2017 - 2017 Leitura encenada da peça, escrita por Ygor Fiori e dirigida por Alexandre Tenório.
Outro
Lua para vagões passarem
Instituto Cultural Capobianco, Brasil
2015 - 2015 Série de atividades imersivas, a fim de explorar as fronteiras da arte imaterial e das performances de longa duração.
Exposição
Terra Comunal – Marina Abramovic + MAI
SESC Pompeia, Brasil
2014 - 2014 Leitura da peça "Atlântica", escrita por Abel Neves e dirigida por Maurício Paroni de Castro.
Exposição
1ª Mostra de Teatro Contemporâneo Português
Cooperativa Paulista de Teatro, Brasil
2013/10/17 - 2013/10/17 Leitura da peça "Pela Hora da Morte", dirigida por Clovys Torres.
Festival
Satyrianas
2011 - 2011 Estágio @Théâtre du Soleil, com Serge Nicolaï, Olívia Corsini, Andreas Simas e Eve Doe Brusse.
Oficina (workshop)
Serviço Social do Comércio Administração Regional no Estado de São Paulo, Brasil
2006/05/30 - 2006/06/02 Parte do projeto Youth Theatre, da Cultura Inglesa e do British Council.
Oficina (workshop)
Workshop for Directors com Matt Wilde
British Council Brazil, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/10/30 - 2024/07/31 Mais do que Casas Universidade do Algarve, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2017/05/04 Entrevista sobre a peça Um Berço de Pedra De Olho na Cena

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021/06/22 - 2021/06/22 Série "Aplausos". Plataforma Teatro e a reinvenção do fazer teatral.
2021/04/21 - 2021/04/21 Conversa de Lulu. Teatro, novas formas e novas plataformas
Distinções

Prémio

2021 Melhor direção @Amanhã Eu Vou
Palco Paulistano, Brasil
2019 Prêmio Cultura Inglesa Festival @Intervenção
British Council Brazil, Brasil
2017 Prêmio Cultura Inglesa Festival @Swallow
British Council Brazil, Brasil
2016 Melhor atriz. Indicação ao Prêmio APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte @Um Berço de Pedra
Associação Paulista de Críticos de Arte, Brasil
2016 Melhor Atriz @Um Berço de Pedra
Palco Paulistano, Brasil
2012 Prêmio Cultura Inglesa Festival @O Salão de Baile Elétrico
British Council Brazil, Brasil
2010 Prêmio Cultura Inglesa Festival @A Serpente no Jardim
British Council Brazil, Brasil
2006 Prêmio Cultura Inglesa Festival @Blackbird
British Council Brazil, Brasil

Outra distinção

2021 Melhor espetáculo @Amanhã Eu Vou
Observatório de Teatro, Brasil
2021 Melhor cenário @Amanhã Eu Vou
Observatório de Teatro, Brasil
2021 Melhor direção @Amanhã Eu Vou
Palco Paulistano, Brasil
2010 Os Cinco Eleitos da Folha @Blackbird
Folha de São Paulo, Brasil