???global.info.a_carregar???
Ana Isabel Gomes Salgado. Concluiu o(a) Doutoramento em processos autorregulatórios da aprendizagem em Psicologia em 2013/03 pelo(a) Universidade do Minho e Licenciatura em Psicologia em 2006 pelo(a) Universidade do Minho. Realizou um período de ERASMUS na Universidade Autónoma de Barcelona Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos desde de 2010. Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos portugueses desde de 2016. Tem colaborado como docente no ensino superior desde de 2006 na Universidade Católica Portuguesa (Braga). Colaborou recentemente como Professora Convidada em Macau. Atualmente exerce funções como Professora Adjunta Convidada na área de Ciências Sociais e Humanas na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto bem como na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Colaborou até 2021 no departamento de Ensino Especial e Psicologia na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (Porto) onde orientou teses de mestrado. Desde de 2017 coordena um projeto de desenvolvimento da carreira docente no ensino superior na Escola Superior de Saúde do PPorto. Colaborou com o Gabinete de Apoio ao estudante da ESS PPorto. Desempenha cargo de secretária do ESSim (Centro de Simulações da ESS PPorto) e representa a ESS PPorto no e-learning do IPP. Trabalhou como psicóloga escolar em escolas públicas e privadas. Colaborou na abertura do Colégio Camilo Castelo Branco em Luanda, Angola. Participou o projeto de investigação-intervenção, cUMe (promoção das competências de estudo na Universidade do Minho) desenvolvido com a população universitária, bem como o projeto de Autorregulação da aprendizagem no ensino pré-escolar (Rosário, P., Núñez, J. C., & González-Pienda, J. (2007a). Autorregulação em crianças sub-10: Projecto Sarilhos do Amarelo. Porto: Porto Editora, sob a orientação do Doutor Pedro Rosário. Formadora de adultos na área da Psicologia da Educação. Com certificado de Aptidão de Formador, nº EDF 435878/2007 DN. Credenciada pelo ME - DREN para avaliações especializadas para entrada antecipada no 1ºciclo do Ensino Básico. É membro fundador da Sociedade Portuguesa de Competências de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde. Tem desenvolvido vários projetos de investigação, tais como: ¿ Projeto de investigação “Aprendizagem online em tempos de COVID 19: um estudo com alunos do Ensino Superior na Escola Superior de Saúde do PPorto”. ¿ Projeto de investigação “Identificação de requisitos, definição de boas práticas para recrutamento e treino participantes no programa de Pacientes Padronizados da ESS-IPP”. ¿ Projeto de investigação “(Re)pensar a Educação dos pacientes nos Departamentos de Radiologia e Medicina Nuclear”. ¿ Projeto de investigação: “Burnout nos profissionais de saúde: impacto da pandemia” na ESS PPorto. ¿ Projeto de investigação em parceria com as áreas de BBB e TO:“O impacto da autorregulação da aprendizagem, do equilíbrio ocupacional e da Síndrome de Burnout no sucesso académico e na qualidade de vida em estudantes da ESTSP a frequentar cursos com modelos pedagógicos diferentes.”, desenvolvido na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, IPP. ¿ Projeto de investigação: “Perceção das competências comunicacionais em estudantes das tecnologias da saúde: relação com variáveis psicológicas”, desenvolvido na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, IPP. ¿ Problem-Based Learning e adaptação dos estudantes ao Ensino Superior desenvolvido na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, IPP. Atualmente investiga e desenvolve projetos na área das competências transversais de estudantes do ensino superior de todos os ciclos, mas sobretudo doutoramento. Participou em congressos nacionais e internacionais sob o formato de comunicação oral e poster na área das competências de comunicação, pedagogia, motivação, adaptação ao ensino superior, entre outros.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
ANA ISABEL GOMES SALGADO

Nomes de citação

  • Salgado, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
9015-DE5A-33F7
ORCID iD
0000-0002-8237-9522

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2009
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"O comportamento dos alunos de elevado e baixo rendimento a matemática: mapear percursos para promover sucessos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001 - 2006
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/09 - 2013/03 Investigador (Investigação) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2018/09 - 2021/07 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2018 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2007 - 2016 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2006 - 2012 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2014 Formadora Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2009/10/01 - 2013/09/30 O COMPORTAMENTO DOS ALUNOS DE ELEVADO E BAIXO RENDIMENTO A MATEMÁTICA: MAPEAR PERCURSOS PARA PROMOVER SUCESSOS
SFRH/BD/48427/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/10/01 - 2013/09/30 O COMPORTAMENTO DOS ALUNOS DE ELEVADO E BAIXO RENDIMENTO A MATEMÁTICA: MAPEAR PERCURSOS PARA PROMOVER SUCESSOS
SFRH/BD/48427/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/10/01 - 2013/09/30 O COMPORTAMENTO DOS ALUNOS DE ELEVADO E BAIXO RENDIMENTO A MATEMÁTICA: MAPEAR PERCURSOS PARA PROMOVER SUCESSOS
SFRH/BD/48427/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ana Salgado; Ana Freitas; Helena Martins; Inês Direito. "A importância das competências transversais na formação de doutorados em engenharia: estarão os cursos doutorais a preparar os estudantes para o mercado de trabalho?". 2021.
  2. Faculdade de Engenharia. "Formação Pedagógica no Ensino Superior: Desafios e Oportunidades". 2019.
  3. Reitoria; Faculdade de Engenharia. "A Escola Superior de Saúde do Politécnico Do Porto abre a porta "De Par em Par"". 2019.
  4. Ana Salgado; Ana Freitas; Nuno Ricardo Oliveira; Sofia Sá. "Formação pedagógica no ensino superior: desafios e oportunidades". 2019.
  5. João Pedro Pêgo; Ana Mouraz; Ana Salgado; Ana Freitas. "De Par em Par interinstitucional: uma experiência de formação pedagógica entre a U.Porto e o IPP". 2019.
  6. João Pedro Pêgo; Ana Salgado; Ana Mouraz; Ana Freitas. "A Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto abre a porta "De Par em Par"". 2019.
  7. Salgado, Ana; Freitas, Ana; Oliveira, Nuno Ricardo; Sá, Sofia. "Formação pedagógica no ensino superior: desafios e oportunidades". 2019.
  8. Salgado, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Reis, Ana. "Desenvolvimento de competências de comunicação clínica no primeiro ano de fisioterapia". 2018.
  9. Salgado, Ana; Silva, Regina; Tavares, Diana; Baeta, Cristina; Lopes, Paula; Mateus, Catarina. "Formação pedagógica para monitores de estágio". 2018.
  10. Salgado, Ana; Prudêncio, Cristina; Lopes, Paula. "Plano de desenvolvimento profissional dos docentes da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto 2017/2018". 2018.
  11. Pinheiro de Sousa, Andreia Sofia; Macedo, Rui; Salgado, Ana. "Competências de comunicação clínica de estudantes de fisioterapia em contexto de simulação". 2018.
    10.25751/rspa.15991
  12. Salgado, Ana; Côrte-Real, Manuela; Casal, Margarida. "Comunicar ciência: a formação em competências transversais dos estudantes de doutoramento da Escola de Ciências da Universidade do Minho". 2018.
  13. Salgado, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Sousa, Zita; Magalhães, Andreia; Reis, Ana. "Desenvolvimento de competências de comunicação clínica no primeiro ano de Fisioterapia em Condições Neuromusculoesqueléticas 1". 2018.
  14. Jesus, Ângelo; Peres, Paula; Salgado, Ana Isabel. "Ferramentas de interação na sala de aula em duas escolas do P.Porto". 2018.
  15. Salgado, Ana; Portugal, Paula; Seabra, Sara; Cruz, Agostinho. "Um projeto de desenvolvimento profissional dos docentes da ESS PPorto". 2017.
  16. Dores, Artemisa Rocha; Sousa, Zita; Martins, Helena; Reis, Ana; Salgado, Ana; Magalhães, Andreia. "Ferramentas pedagógicas para o treino de competências de comunicação em saúde". 2017.
  17. Dores, Artemisa Rocha; Veloso, Paulo; Salgado, Ana; Magalhães, Andreia. "Simulações V na promoção da literacia em saúde". 2017.
  18. Dores, Artemisa Rocha; Sousa, Zita; Martins, Helena; Reis, Ana; Salgado, Ana; Magalhães, Andreia. "Ferramentas pedagógicas para o treino de competências de comunicação em saúde". 2017.
  19. Dores, Artemisa Rocha; Veloso, Paulo; Salgado, Ana; Magalhães, Andreia. "Simulações V na promoção da literacia em saúde". 2017.
  20. Oliveira, Alexandra; Salgado, Ana Gomes; Magalhaes, Andreia; Faias, Joaquim; Miranda, Leonor G.. "Perceived quality of life among first-year health students engaged in problem based learning and traditional teaching model: First-year students of allied health sciences". 2016.
    10.1109/CISTI.2016.7521618
  21. Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Reis, Ana; Salgado, Ana; Sousa, Zita; Magalhães, Andreia; Macedo, Rui. "Desenvolvimento de Competências de Comunicação Clínica em Saúde no Modelo Pedagógico Problem Based Learning". 2016.
  22. Oliveira, Alexandra; Salgado, Ana Gomes; Magalhaes, Andreia; Faias, Joaquim; Miranda, Leonor G.. "Perceived quality of life among first-year health students engaged in problem based learning and traditional teaching model: First-year students of allied health sciences". 2016.
    10.1109/CISTI.2016.7521618
  23. Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Reis, Ana; Salgado, Ana; Sousa, Zita; Magalhães, Andreia; Macedo, Rui. "Desenvolvimento de Competências de Comunicação Clínica em Saúde no Modelo Pedagógico Problem Based Learning". 2016.
  24. Martins, Helena; Reis, Ana; Salgado, Ana Isabel; Magalhães, Andreia Carla Fonseca; Sousa, Zita; Dores, Artemisa Rocha. "Avaliação das propriedades psicométricas e validação do NEO-FFI para estudantes portugueses de tecnologias da saúde". 2016.
  25. Reis, Ana; Martins, Helena; Salgado, Ana; Magalhães, Andreia; Sousa, Zita; Dores, Artemisa Rocha. "Características psicométricas da Escala de Empatia de Jefferson em estudantes de Tecnologias da Saúde". 2016.
  26. Oliveira, Alexandra; Salgado, Ana Gomes; Magalhaes, Andreia; Faias, Joaquim; Miranda, Leonor G.. "Perceived quality of life among first-year health students engaged in problem based learning and traditional teaching model: First-year students of allied health sciences". 2016.
    10.1109/CISTI.2016.7521618
  27. Salgado, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Sousa, Zita. "Associations between empathy and personality in allied health sciences 1st year students from ESTSP IPP". 2015.
  28. Dores, Artemisa Rocha; Salgado, Ana; Magalhães, Andreia; Pedroso, João P.; Sousa, Zita; Martins, Helena. "Training and research in communication skills at the School of Allied Health Technologies of Porto". 2015.
  29. Silva, Ana; Miranda, Leonor G.; Oliveira, Alexandra; Salgado, Ana; Magalhães, Andreia; Faias, Joaquim; Oliveira, Rosa. "Life quality of students in PBL and traditional teaching models". 2015.
  30. Guimarães, Carina; Rosário, Pedro; Salgado, Ana. "How do novel engineering students describe their time management?". 2015.
  31. Carvalho, Irene; Dores, Artemisa Rocha; Grilo, Ana; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Salgado, Ana. "Psychometric Properties of the Communication Skills Attitudes Scale (CSAS) among Portuguese undergraduate students in Allied Health Sciences". 2015.
  32. Santos, Andreia; Salgado, Ana; Barreto, João Francisco; Martins, Helena; Dores, Artemisa Rocha. "Problem-Based Learning e suas implicações: breve revisão teórica". 2010.
Artigo em revista
  1. Gomes,Andreia; Azevedo,Ângela Sá; Dias,Paulo Cesar; Guimarães,Teresa; Lima,Isabel; Salgado,Ana. "Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: Estudos de adaptação para o ensino secundário". (2018): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312018000100008.
  2. Gomes, Andreia; Azevedo, Ângela Sá; Dias, Paulo Cesar; Guimarães, Teresa; Lima, Isabel; Salgado, Ana. "Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: Estudos de adaptação para o ensino secundário". (2018): http://hdl.handle.net/10400.12/6533.
    10.14417/ap.1262
  3. Gomes, Andreia; Azevedo, Ângela Sá; Dias, Paulo César; Guimarães, Teresa; Lima, Isabel; Salgado, Ana. "Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: estudos de adaptação para o ensino secundário". (2018): http://hdl.handle.net/10400.14/33100.
    10.14417/ap.1262
  4. Salgado, Ana; Azevedo, Ângela Sá; Dias, Paulo César; Guimarães, Teresa; Isabel, Lima; Gomes, Andreia. "Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: Estudos de adaptação para o ensino secundário". (2018): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2718.
    https://doi.org/10.14417/ap.1262
  5. Gomes, Andreia; Azevedo, Ângela Sá; Dias, Paulo Cesar; Guimarães, Teresa; Lima, Isabel; Salgado, Ana. "General Achievement Goals Orientation Scale: Factorial analysis in high school students". (2018): http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1262.
    10.14417/ap.1262
  6. Gomes,Andreia; Azevedo,Ângela Sá; Dias,Paulo Cesar; Guimarães,Teresa; Lima,Isabel; Salgado,Ana. "Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: Estudos de adaptação para o ensino secundário". (2018): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312018000100008.
  7. Salgado, Ana; Azevedo, Ângela Sá; Dias, Paulo César; Guimarães, Teresa; Isabel, Lima; Gomes, Andreia. "Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: Estudos de adaptação para o ensino secundário". (2018): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2718.
    https://doi.org/10.14417/ap.1262
  8. Gomes, Andreia; Azevedo, Ângela Sá; Dias, Paulo Cesar; Guimarães, Teresa; Lima, Isabel; Salgado, Ana. "Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: Estudos de adaptação para o ensino secundário". (2018): http://hdl.handle.net/10400.12/6533.
    10.14417/ap.1262
  9. Salgado, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Reis, Ana. "Desenvolvimento de competências de comunicação clínica no primeiro ano de fisioterapia". (2018): http://hdl.handle.net/10400.22/14341.
  10. Gomes, Andreia; Azevedo, Ângela Sá; Dias, Paulo César; Guimarães, Teresa; Lima, Isabel; Salgado, Ana. "Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: estudos de adaptação para o ensino secundário". (2018): http://hdl.handle.net/10400.14/33100.
    10.14417/ap.1262
  11. Reis, Ana; Salgado, Ana; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Sousa, Zita; Dores, Artemisa Rocha. "Empatia e afetos em estudantes do ensino superior na área da saúde". (2017): http://hdl.handle.net/10400.22/14660.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2369
  12. Salgado, Ana; Portugal, Paula; Seabra, Sara; Cruz, Agostinho. "Um projeto de desenvolvimento profissional dos docentes da ESS PPorto". (2017): http://hdl.handle.net/10400.22/14252.
  13. Azevedo,Ângela Sá; Dias,Paulo Cesar; Salgado,Ana; Guimarães,Teresa; Lima,Isabel. "Relacionamento professor-aluno e auto-regulação da aprendizagem no 3º ciclo do ensino médio português". (2012): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000200006.
  14. Azevedo, Ângela Sá; Dias, Paulo César; Salgado, Ana; Guimarães, Teresa; Lima, Isabel; Barbosa, Andreia. "Teacher-student relationship and self-regulated learning in Portuguese compulsory education". (2012): http://hdl.handle.net/10400.14/34486.
    10.1590/S0103-863X2012000200006
  15. Rosário, Pedro; Núñez Perez, José Carlos; Salgado, Ana Isabel Gomes; González-Pienda, Júlio A.; Valle, Antonio; Joly, Cristina; Bernardo, Ana. "Ansiedad ante los exámenes: relación con variables personales y familiares". (2008): http://hdl.handle.net/1822/11867.
  16. Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Salgado, Ana Isabel Gomes; Rodrigues, Ângela; Silva, Cândida Sofia Torres da; Marques, Carina; Amorim, Liliana; et al. "Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem". (2006): http://hdl.handle.net/1822/11903.
Livro
  1. Helena Martins; Ana Freitas; Inês Direito; Ana Salgado. Engineering the future: transversal skills in Engineering Doctoral Education. 2021.
    10.1109/CISPEE47794.2021.9507210
Tese / Dissertação
  1. Sousa, Rita Isabel Mendes. "Aprender, no 1º ciclo do ensino básico, através dos sentidos, faz sentido? Atividades sensoriais para o 1º Ano de Escolaridade". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2983.
  2. Meireles, Maria Alberta Azevedo. "Os serviços educativos em hospitais oncológicos pediátricos do norte para crianças em idade pré-escolar". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2904.
  3. Meireles, Maria Alberta Azevedo. "Os serviços educativos em hospitais oncológicos pediátricos do norte para crianças em idade pré-escolar". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2904.
  4. Salgado, Ana Isabel Gomes. "O comportamento dos alunos de elevado e baixo rendimento a matemática: mapear percursos para promover sucessos". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/1822/34443.
  5. Salgado, Ana Isabel Gomes. "O comportamento dos alunos de elevado e baixo rendimento a matemática: mapear percursos para promover sucessos". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/1822/34443.

Outros

Outra produção
  1. Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: Estudos de adaptação para o ensino secundário. Este trabalho pretende apresentar os resultados de adaptação portuguesa da Escala de Orientações Gerais para Objetivos de Desempenho (EOGOD; McInerney & Yeung, 2000). Trata-se de instrumento de medida com cinco escalas de motivação: Valorização da Motivação, Motivação Geral, Orientação para a Mestria, Orientação para o Desempenho e Orientação Social. Para a sua adaptação, foi realizada análise fat. 2018. Gomes, Andreia; Azevedo, Ângela Sá; Dias, Paulo Cesar; Guimarães, Teresa; Lima, Isabel; Salgado, Ana; Gomes,Andreia; et al. http://hdl.handle.net/10400.12/6533.
    10.14417/ap.1262
  2. General Achievement Goals Orientation Scale: Factorial analysis in high school students. This paper aims to present the results of the Portuguese adaptation of General Achievement Goal Orientation Scale (GAGOS; McInerney & Yeung, 2000). This instrument has five different motivation scales: Motivation Value, Global Motivation, General Mastery, General Performance and General Social. The work of adaptation consisted in a exploratory and confirmatory factor analysis and internal consiste. 2018. Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do Projecto Estratégico do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1262.
  3. Empatia e afetos em estudantes do ensino superior na área da saúde. A relevância da empatia enquanto competência clínica central nas profissões de saúde tem sido cada vez mais reconhecida. Esta pode influenciar dimensões como os resultados clínicos e satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de saúde. Este estudo pretende analisar associações entre empatia e experiência de afetos em estudantes,do 1º ano de diferentes licenciaturas da área da saúde. O estud. 2017. Reis, Ana; Salgado, Ana; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Sousa, Zita; Dores, Artemisa Rocha. http://hdl.handle.net/10400.22/14660.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2369
  4. Relacionamento professor-aluno e auto-regulação da aprendizagem no 3º ciclo do ensino médio português. Este artigo teve como objetivo explorar a relação entre a percepção do comportamento do professor e auto-regulação da aprendizagem na Matemática. As respostas de 625 alunos do 3ºciclo do Ensino Médio Português (7º ao 9º anos) aos questionários QIPBásico e IPAAr permitiram perceber diferenças nas variáveis supracitadas em função do sexo, da idade, do ano de escolaridade e do número de retenções, do. 2012. Azevedo,Ângela Sá; Dias,Paulo Cesar; Salgado,Ana; Guimarães,Teresa; Lima,Isabel. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000200006.
  5. Ansiedad ante los exámenes : relación con variables personales y familiares. La ansiedad ante los exámenes es un comportamiento muy frecuente, sobre todo entre la población escolar que afronta una presión social muy centrada en la obtención de un gran éxito académico. Pocos estudios han analizado las relaciones entre la ansiedad ante los exámenes, la procrastinación académica (academic procrastination), variables personales y familiares y las notas en matemáticas. En este. 2008. Salgado, Ana; Rosário, Pedro; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio António; Valle, Antonio; Joly, Cristina; Bernardo, Ana; Salgado, Ana Isabel Gomes; González-Pienda, Júlio A.. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2697.
  6. Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagem. A ética de trabalho está no topo da agenda educativa. A literatura, mas também a prática dos docentes, sugerem que a promoção da autonomia e a responsabilização dos alunos é um eixo estruturante no processo de aprendizagem dos alunos independentemente do ciclo de ensino. Neste trabalho, discutimos o conceito de auto-regulação da aprendizagem, a sua relevância na aprendizagem, e também algumas impl. 2006. Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Salgado, Ana Isabel Gomes; Rodrigues, Ângela; Silva, Cândida Sofia Torres da; Marques, Carina; Amorim, Liliana; et al. http://hdl.handle.net/1822/11903.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2021 Aprender, no 1º ciclo do ensino básico, através dos sentidos, faz sentido?
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020 - 2020 Os serviços educativos em hospitais oncológicos pediátricos do Norte para cainças em idade pré-escolar.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018 - Atual Psicossociologia do Comportamento Desviante em Educação Social Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - Atual Educação especial e intervenção socioeducativa Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - Atual Escola inclusiva: aprendizagens e comportamentos Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - Atual Escola inclusiva: aprendizagens e comportamentos Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - Atual Educação para a saúde em contexto educativo Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - Atual Problemáticas da infância e da juventude Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - Atual Prática supervisionada em educação pré-escolar I e II Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - Atual Prática supervisionada em educação pré-escolar I e II Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - Atual Introdução à Ciência Ocupacional em Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2007/09 - Atual Etologia e Psicologia Evolutiva Psicologia (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Distinções

Prémio

2006 Prémios de Mérito Escolar por ter obtido média igual ou superior a 14 valores durante o ano lectivo, atribuídos pela Universidade do Minho.
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2005 Prémios de Mérito Escolar por ter obtido média igual ou superior a 14 valores durante o ano lectivo, atribuídos pela Universidade do Minho.
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2004 Prémios de Mérito Escolar por ter obtido média igual ou superior a 14 valores durante o ano lectivo, atribuídos pela Universidade do Minho.
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2003 Prémios de Mérito Escolar por ter obtido média igual ou superior a 14 valores durante o ano lectivo, atribuídos pela Universidade do Minho.
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2002 Prémios de Mérito Escolar por ter obtido média igual ou superior a 14 valores durante o ano lectivo, atribuídos pela Universidade do Minho.
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal