???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sofia Mateus Francisco

Nomes de citação

  • Francisco, Sofia

Identificadores de autor

Ciência ID
911F-DA82-8A17
ORCID iD
0000-0002-1421-0995

Endereços de correio eletrónico

  • sofia.francisco@ulusofona.pt (Profissional)
  • sofia.francisco@ulusofona.pt (Pessoal)
  • sofifrancisco@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2024 - 2027
Em curso
Pós-Graduação em Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa, na vertente adultos (Pós-Graduação)
Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, Portugal
2022/02/16 - 2025
Em curso
Pós-Graduação em Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa, na vertente crianças/adolescentes (Pós-Graduação)
Especialização em Psicoterapia
Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, Portugal
2022
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"The Role of Moral Disengagement in Cyberbullyng" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015 - 2016
Concluído
Pós-graduação em Psicoterapia Cognitiva-Comportamental na Infância e na Adolescência (Pós-Graduação)
Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências (INSPSIC), Portugal
2012 - 2012
Concluído
Certificado de Competências Pedagógicas (Outros)
Mestre – Formação e Consultoria, Portugal
2007 - 2012
Concluído
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado integrado)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"A faceta de um fenómeno em jovens universitários portugueses" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/03/01 - 2021/02 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2016/07/18 - 2018/03/16 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/09/01 - Atual Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09 - 2024/08/31 Psicóloga Educacional Agrupamento de Escolas de Miraflores, Portugal
2023/09 - 2024/07/31 Psicóloga Educacional Escola Profissional da Metropolitana, Portugal
2016 - 2017 Psicóloga Educacional Escolinha da Ana, Portugal
2015 - 2016 Psicóloga Educacional Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2014 Estagiária Profissional Agrupamento de Escolas D. Francisco Manuel de Melo , Portugal
2011 - 2012 Estagiária Curricular Agrupamento de Escolas D. Francisco Manuel de Melo , Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016 - Atual BYSTANDER EFFECT IN CYBERBULLYING
SFRH/BPD/110695/2015)
Outra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/03/01 - 2021/02 The Role of Moral Disengagement in Cyberbullying
SFRH/BD/130982/2017
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2016 - 2017 Cyberbullying: The regulation of behavior through language
PTDC/MHCPED/3297/2014
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015 - 2015 Cyberbullying: Um diagnóstico da situação em Portugal
PTDC/CPE-CED/108563/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Francisco, Sofia; da Costa Ferreira, Paula; Veiga Simão, Ana Margarida; Pereira, Nádia Salgado. "Measuring empathy online and moral disengagement in cyberbullying". Frontiers in Psychology 14 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1061482.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/fpsyg.2023.1061482
  2. Francisco, Sofia; Ferreira, Paula C.; Veiga Simão, Ana M.. "Behind the scenes of cyberbullying: personal and normative beliefs across profiles and moral disengagement mechanisms". International Journal of Adolescence and Youth 27 1 (2022): 337-361. http://dx.doi.org/10.1080/02673843.2022.2095215.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1080/02673843.2022.2095215
  3. Veiga Simão, A.M.; Ferreira, P.C.; Francisco, S.; Paulino, P.; Souza, S. "Cyberbullying: Shaping the use of verbal aggression through normative moral beliefs and self-efficacy". New Media & Society (2018): 146144481878487-146144481878487.
    10.1177/1461444818784870
  4. Veiga Simão, Ana Margarida; Paulino, Paula; Ferreira, Paula Costa; Ramalho, Susana Costa; Francisco, Sofia; De Souza, Sidclay Bezerra. "Família e escola: Perspetivas sobre a utilização de meios tecnológicos e segurança". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 05 (2017): 143-148. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2505.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.05.2505
  5. Veiga Simão, A.M.; Paulino, P.; Ferreira, P. C; Ramalho, S. C.; Francisco, S.; Souza, S. B. "Family and school: Perspectives on the use of technology and security". Revista de Estudios e investigacíon em psicología e educacíon (2017):
    Publicado
  6. Souza, S.B. ; Veiga Simão, A.M; Ferreira, P. C.; Paulino, P; Francisco, S.. "O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 11 3 (2016): 1674-1691..
  7. Ferreira, P. C.; Veiga Simão, A.M.; Ferreira, A. I.; Souza, S. B.; Francisco, S. "Student bystander behavior and cultural issues in cyberbullying: When actions speak louder than words". Computers in Human Behavior 60 (2016): 301-311.
    Publicado • 10.1016/j.chb.2016.02.059
  8. Francisco, S.; Veiga Simão, A.M; Ferreira, P.C.; Martins, M.J.. "Cyberbullying: The hidden side of college students". Computers in Human Behavior 43 (2015): 167-182.
    Publicado • 10.1016/j.chb.2014.10.045
  9. Souza, S. B.; Veiga Simão, A. M.; Francisco, S. M.. "Cyberbullying: incidência, consequências e contributos para o diagnóstico no ensino superior.". Revista @mbienteeducação 7 1 (2014): 90-104.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Ana Margarida Vieira da Veiga Simão; Paula da Costa Ferreira; Paulino, Paula; Nádia Salgado Pereira; Francisco, Sofia; Sofia Oliveira. "O fenómeno do cyberbullying e a sua incidência em Portugal", Revista Pontos de Vista, 2019, https://pontosdevista.pt/2019/05/26/fenomeno-do-cyberbullying-incidencia-portugal/.
Capítulo de livro
  1. Ferreira, P.C.; Veiga Simão, A.M.; Stilwell, Diana; Lopes, Sara L.; Trindade, F.; Pereira, Nádia; Francisco, Sofia. Autor correspondente: Ferreira, P.C.. "MORAL DISENGAGEMENT IN CYBERBULLYING THROUGH SERIOUS GAMES IN CHILDREN WITH NEURODEVELOPMENTAL DISORDERS". 2024.
    Submetido
  2. Pereira, Nádia; Ferreira, Paula; Francisco, Sofia; Veiga Simão, Ana Margarida. "Pro(f)Social: A Serious Game to Counter Cyberbullying". In Lecture Notes in Computer Science, 119-128. Springer Nature Switzerland, 2023.
    10.1007/978-3-031-49065-1_12
Livro
  1. Ana Margarida Veiga Simão; Nádia Salgado Pereira; Paula Costa Ferreira; Francisco, Sofia; Oliveira, Sofia. Com@Viver without (cyber)bullying: A guide to work with children and youth [Com@Viver sem (cyber)bullying: Um guia para trabalhar com crianças e jovens]]. Faculty of Psychology, University of Lisbon. 2024.
    No prelo

Outros

Invenção
  1. Construction of a training and intervention framework for primary and secondary education teachers with the purpose of promoting pro-sociality and living without cyberbullying within the scope of the Te@ch4SocialGood project: promoting pro-sociality in schools to prevent cyberbullying" (PTDC /PSI-GER/1918/2020) DOI 10.54499/PTDC/PSI-GER/1918/2020 (http://doi.org/10.54499/PTDC/PSI-GER/1918/2020).. 2024. Ana Margarida Vieira Da Veiga Simão; Nadia Salgado Pereira; Ferreira, Paula; Francisco, Sofia.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021 How adolescents report empathy in virtual contexts and moral disengagement in cyberbullying. World Anti Bullying Forum
World Anti Bullying Forum (Suécia)
2019 Moral Disengagement: A framework for understanding Cyberbullying processes World Anti Bullying Forum
World Anti Bullying Forum (Irlanda)
2016 Cyberbullying: a tomada de decisão como um processo educativo na regulação do comportamento. 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
OPP (Portugal)
2013 Cyberbullying em jovens universitários: um estudo exploratório. o III Congresso Internacional de Convivência Escolar
(Espanha)
2013 Contributos para o diagnóstico do cyberbullying no ensino superior. Seminário Cyberbullying: do diagnóstico à prevenção
(Portugal)
2013 Cyberbullying: alguns estudos em contexto universitário Seminário Cyberbullying - Análise da situação em Portugal
(Portugal)