???global.info.a_carregar???
João Manuel Nunes da Silva Nogueira. É Professor Auxiliar na Universidade Nova de Lisboa. Publicou 2 artigos em revistas especializadas e 3 trabalhos em actas de eventos. Nas suas actividades profissionais interagiu com 2 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Nogueira

Nomes de citação

  • Nogueira, João

Identificadores de autor

Ciência ID
9417-DC59-1356
ORCID iD
0000-0001-7936-0882

Endereços de correio eletrónico

  • j.nogueira@fcsh.unl.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2003
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Formar professores competentes e confiantes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1993
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O diálogo interno do professor: Desenvolvimento de um inventário de autoverbalizações" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1978 - 1983
Concluído
Licenciatura em Psicologia (Psicoterapia e Aconselhamento) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/07 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2008/10 - 2012/03 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2006/01 - 2006/03 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nacional Timor-Leste, Timor - Leste
1992/10 - 2003/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
1991/10 - 1998/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
1996/10 - 1997/02 Assistente (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
1988/01 - 1992/10 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/10 - 2022/07 Coordenador do mestrado em Ensino da Educação Musical Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2004/05 - 2007/05 Coordenador de Departamento Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1984/04 - 1987/12 Guarda-marinha / Subtenente / Alferes (Forças Armadas) Governo da Republica Portuguesa Ministério da Defesa Nacional, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2011 - 2014 Envolvimento dos alunos nas escolas: Diferenciação e promoção
PTDC/CPECED/114362/2009
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2014 Opus Tutti – Práticas artísticas na criação de raízes sociais e educativas
xxxx
Outra
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2007 - 2011 Desenvolvimento musical na infância e na primeira infância
PTDC/EAT/68361/2006
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Luís António P. M. A. Pereira; Valter Vairinhos; Nogueira, João. "Avaliação de exames e testes utilizando técnicas de análise estatística de textos face a avaliações efectuadas por professores". Trabalho apresentado em XVII Jornadas de Classificação e Análise de Dados, Lisboa, 2010.
    Publicado
  2. Sara Bahia; Nogueira, João; João Moreno. "Educating unpromising talents.". Trabalho apresentado em International Conference “Psychology and Education: Practices, Training and Research”., Covilhã, 2009.
    Publicado
  3. Luís António P. M. A. Pereira; Valter Vairinhos; Nogueira, João. "Utilização de técnicas de análise estatística de texto em tarefas de ensino/aprendizagem.". Trabalho apresentado em International Conference “Psychology and Education: Practices, Training and Research”., Covilhã, 2009.
    Publicado
  4. Feliciano Veiga; Ana Tomás Almeida; Carolina Carvalho; Isabel Janeiro; Nogueira, João; Madalena Melo; Maria Isabel Festas; Sara Bahia; Suzana Caldeira. "Envolvimento dos alunos em escolas portuguesas: Elementos de um projecto de investigação.". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia., Braga, 2009.
    Publicado
  5. Sílvia Dias; Nogueira, João. "A auto-eficácia do professor na utilização das TIC". Trabalho apresentado em International Conference ¿Psychology and Education: Practices, Training and Research¿, Covilhã, 2009.
  6. Nogueira, João. "Becoming a virtual teacher of virtual teachers: A personal perspective". Trabalho apresentado em INTED2008, Valencia, 2008.
    Publicado
  7. Nogueira, João. "Validation of a measure of self-efficacy for youngsters". Trabalho apresentado em INTED2008, Valencia, 2008.
    Publicado
  8. Nogueira, João; Sara Bahia; João Moreno. "(Un)prejudiced judgements of talent". Trabalho apresentado em International Conference on Excellence and Superior Performance (ICESP08), Braga, 2008.
    Publicado
  9. Nogueira, João. "Algumas considerações sobre a formação de professores virtuais". Trabalho apresentado em XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF: Tutoria e Mediação em Educação: Novos Desafios à Investigação, Lisboa, 2008.
    Publicado
  10. Nogueira, João. "Self-efficacy and virtual communities of learners.". Trabalho apresentado em 4th International Colloquium EUTIC 08, Lisboa, 2008.
    Publicado
  11. Nogueira, João; Alvarez, M. J.; Dulce Gonçalves; António Duarte. "Metaaprendizagem e formação de professores". Trabalho apresentado em I Seminário “A componente de Psicologia na formação de professores”, Évora, 1989.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Isabel Pimenta Freire; Maria Teresa Estrela; Sara Bahia; José António Reis do Espírito Santo; João Nogueira. "How Emotions Impact in the Higher Education Pedagogical Relationship". Iris Journal of Educational Research 1 4 (2023): 1-9. https://irispublishers.com/ijer/pdf/IJER.MS.ID.000520.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Nogueira, João. "O ’Cantar mais’ visto pelos seus utilizadores". Revista Portuguesa de Educação Musical 146 (2020): 22-38.
    Publicado
  3. Sara Bahia; Nogueira, João. "The importance of communicating psychological concepts in educational contexts: A Portuguese exhibition". Psychology in Russia: State of the Art 12 4 (2019): 113-129. http://psychologyinrussia.com/volumes/?article=8294.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Veiga, Feliciano Henriques; Bahia, Sara; Nogueira, João. "Envolvimento dos alunos na escola: Conceito e relação com o desempenho académico - sua importância na formação de professores". 46 2 (2012): 31-47. https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1735.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Alvarez, M. J.; Nogueira, João. "Definições sexuais de estudantes". Psicologia 22 1 (2008): 59-76.
    Publicado
  6. Nogueira, João; Mário Rui Pinto da Silva. "A auto-eficácia: Implicações em contexto militar.". Revista de Psicologia Militar 17 (2008): 11-25.
    Publicado
  7. Nogueira, João; Ana Margarida Matos. "Validação de um instrumento de medida da auto-eficácia do professor". Revista de Psicologia Militar 17 (2008): 101-115.
    Publicado
  8. Nogueira, João; João Nogueira. "Desenvolvimento de um inventário de autoverbalizações para professores". Revista Portuguesa de Psicologia 30 30 (1994): 85-115. https://doi.org/10.21631/rpp30_85.
    Publicado • 10.21631/rpp30_85
Artigo em revista (magazine)
  1. F. Cruz; P. Traça; Telmo Baptista; Nogueira, João; B. Sousa. "Perfil Psíquico da Lombalgia", Horus – Revista de Cultura Médica, 1993
  2. Nogueira, João. "Uma perspectiva desenvolvimentista da disciplina: As regras de comportamento na sala de aula.", O Professor, 1991
Capítulo de livro
  1. Nogueira, João. "A formação de professores de educação musical: notas portuguesas para um manifesto". editado por Edições Hipótese, 189-205. São Paulo, Brasil: Edições Hipótese, 2017.
    Publicado
  2. Bahia, Sara; Nogueira, João. "Facebook: Inspiração ou Transpiração?". In Domínios de capacidade humana pela ótica do cinema, 15-26. Curitiba, Brasil: Juruá Editora, 2016.
    Publicado
  3. Rodrigues, Helena; Nogueira, João; Rodrigues, Paulo Maria. "O projecto Grande Bichofonia no contexto da formação de professores: da teoria à prática". In Arte de ser professor: O projecto musical e formativo Grande Bichofonia, 21-39. Lisboa, Portugal: CESEM/Colibri, 2014.
    Publicado
  4. Nogueira, João; Veiga, Feliciano Henriques. "Relationships as a basis of engagement? Self-efficacy and school engagement of pupils in school". 373-385. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
    Publicado
  5. Nogueira, João. "Aprendizagem: Modelos comportamentais". In Psicologia da educação: Teoria, investigação e aplicação. Envolvimento dos alunos na escola, 177-217. Lisboa, Portugal: Climepsi, 2013.
    Publicado
  6. Feliciano Veiga; C. Carvalho; Ana Tomás Almeida; Maria do Céu Taveira; Isabel Janeiro; Sara Bahia; Maria Isabel Festas; et al. "Students´ engagement in schools: differentiation and promotion.". In Da Exclusão à Excelência: Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação, 117-123. Montargil: Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural, 2012.
    Publicado
  7. Nogueira, João; Carmo Machado; Nogueira, Joao; Machado, Carmo. "Teams in virtual classes: an experiential perspective.". In Technology, Education and Development., 1-14. Vienna, Áustria: InTech, 2009.
    Publicado • 10.5772/7289
  8. Nogueira, João; Markus P. Neuenschwander; Brigitte Detry. "La transmission entre famille et école pour les adolescents: Au-delà du niveau socio-économique". In Figures contemporaines de la transmission., 139-156. Namur - Bélgica, Bélgica: Presses Universitaires de Namur., 2009.
    Publicado
  9. Nogueira, João. "Criatividade e Auto-eficácia na Educação Musical". In Criatividade e educação: conceitos, necessidades e intervenção, 314-335. Braga, Portugal: Psiquilíbrios, 2008.
    Publicado
  10. Nogueira, João. "Estudo crítico de "An investigation into the experience of musical performance anxiety in elementary school children" - de C. Ryan". In Investigação em Psicologia da Música: Estudos Críticos, 195-209. Lisboa, Portugal: Colibri, 2007.
    Publicado
  11. Nogueira, João. "Da Formação psicológica dos professores universitários". In A requalificação do ensino superior e universitário em Portugal: Estudos de caso, 129-144. Lisboa, Portugal: ISPA, 2005.
    Publicado
Entrada de enciclopédia
  1. Nogueira, João. "artigos “Fadiga” e “Percepção Global” para a Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura". Editorial Verbo, 1996.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Nogueira, João. "A questionnaire to assess intermediary leadership in secondary schools". Trabalho apresentado em 12th European Congress of Psychology, 2011.
  2. Alvarez, M. J.; Nogueira, João. "How college students define sex, sexual partner and infidelity". Trabalho apresentado em 8º Congresso da European Federation of Sexology, 2006.
  3. Ana Cristina Reis; Nogueira, João. "A auto-eficácia dos alunos: adaptação de um questionário de avaliação". Trabalho apresentado em 2º Congresso Hispano-Português de Psicologia, 2004.
  4. Luís Gomes; Nogueira, João. "Auto-eficácia nas provas musicais práticas (audições)". Trabalho apresentado em 2º Congresso Hispano-Português de Psicologia, 2004.
  5. Nogueira, João. "Efeitos do mal-estar docente na construção da auto-eficácia". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2003.
  6. Nogueira, João. "O psicólogo no apoio ao professor do secundário: Considerações para um modelo de intervenção". Trabalho apresentado em Conferência "Os Psicólogos e a Psicologia hoje", 1989.
Resumo em conferência
  1. Marija PEREIRA; Ana Isabel PEREIRA; Nogueira, João. "Teaching practice in the teaching of stringed musical instruments". Porto, 2021.
    Publicado
  2. Nogueira, João; José F. Cruz. "Stress e crenças irracionais nos professores: Uma abordagem racionalemotiva". Trabalho apresentado em Seminário "A componente de Psicologia na formação de professores", Évora, 1990.
    Publicado

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Paulo Maria Rodrigues; Helena Rodrigues. Grande Bichofonia. 2007.
Gravação vídeo
  1. Bandão Virtual; Nogueira, João; Casa do Choro/Escola Portátil de Música (Produtor). 2023. Samba que nada tem (Miguel Rabello e Roberto Didio). https://youtu.be/TM2AarKjYaU?si=9WfTfIiX46xLYMqV.
  2. Bandão Virtual; Nogueira, João; Casa do Choro/Escola Portátil de Música (Produtor). 2023. São Jorge Guerreiro (Maurício Carrilho e Paulo César Pinheiro). https://youtu.be/v2WykpdAHVk?si=h4Woxl9Ow7_ODA51.
  3. Bandão Virtual; Nogueira, João; Casa do Choro/Escola Portátil de Música (Produtor). 2022. Pisei num despacho (Geraldo Pereira e Elpídio Viana). https://youtu.be/wOH3lheUdC8.
  4. Bandão Virtual; Nogueira, João; Casa do Choro/Escola Portátil de Música (Produtor). 2022. Anfíbio (Moacir Santos). https://fb.watch/i4gCIU4vCy/.
  5. Bandão Virtual; Nogueira, João; Casa do Choro/Escola Portátil de Música (Produtor). 2022. Santo Amaro (Franklin da Flauta, Luiz Claudio Ramos e Aldir Blanc). https://youtu.be/bN0A5ROwgDQ.
  6. Bandão Virtual; Nogueira, João; Casa do Choro/Escola Portátil de Música (Produtor). 2022. Amoroso (Garoto). https://youtu.be/Burz-6plmnQ.
  7. Bandão Virtual; Nogueira, João (9417-DC59-1356(Double bass); Casa do Choro/Escola Portátil de Música (Produtor). 2022. Os boêmios (Anacleto de Medeiros). https://youtu.be/yzlZ6V8JHmQ.
  8. Students of degree in Musical Sciences; Nogueira, João; João NOGUEIRA (dir.) Professor in Prática Musical: Músicas do Mundo (Produtor). 2021. Meia meia: Duas meias dúzias de canções brasileiras e portuguesas. https://youtu.be/4HdKJIt0Q5Q.
  9. Camerata vocal de Torres Vedras; Nogueira, João; Camerata vocal de Torres Vedras (Produtor). 2021. Luzes, Camerata, Acção!. https://www.facebook.com/teatrotvedras/videos/266300105093725.
  10. Students of the master's degree in music education teaching; Nogueira, João; João Nogueira, Rui Pereira Jorge and students of the master's degree in music education teaching (Produtor). 2021. Concerto para a minha avó. https://www.youtube.com/watch?v=KVk_Cl19mHk.
  11. Camerata Vocal de Torres Vedras; Nogueira, João; Camerata Vocal de Torres Vedras (Produtor). 2020. Cheek to Cheek. https://fb.watch/37sYPrqvrn/.
  12. Voice'n'Combo; Nogueira, João; RTP Palco (Produtor). 2020. Night and day. https://www.rtp.pt/play/palco/p7354/voice-combo.
Gravação áudio
  1. Carlos PENINHA (Guitars and piano); Nogueira, João; Paulo BANDEIRA (Drums); Carlos PENINHA (Produtor). 2021. "Sorriso". In Dispersos (https://carlospeninha.bandcamp.com/album/dispersos), Bandcamp.
  2. Carlos PENINHA (Guitars and piano); Nogueira, João; Paulo BANDEIRA (Drums); Carlos PENINHA (Produtor). 2021. "Subúrbio". In Dispersos (https://carlospeninha.bandcamp.com/album/dispersos), Carlos PENINHA.
Interpretação musical
  1. Fernando DALCIN (mandolin); Caio 7 cordas (7-strings guitar); Nogueira, João. Roda de choro. 2023.
    Instrumentista
  2. Thiakov; Neil Fernandes; Yuri Vieira; Nogueira, João. Tribute to The Beatles. 2023.
    Instrumentista
  3. Kali PERES, Emile Pereira, Gustavo JUVENTINO; Nogueira, João. Chico Buarque: Tributo. 2023.
    Instrumentista
  4. Nogueira, João. Concerto de encerramento do XXVII curso de direcção coral e técnica vocal. 2023.
    Barítono
  5. António Gonçalves (dir.), Camerata Vocal de Torres Vedras; Nogueira, João. Cameratando. 2023.
    Instrumentista
  6. Nogueira, João. Samba não é maxixe: João Nogueira conta e canta Noel Rosa. 2023.
    Instrumentista
  7. Jon LUZ (dir.) e convidados; Nogueira, João. Tertúlia de Mornas no Quartel #1. 2022.
    Instrumentista
  8. Trio Cancioneiro. Canções em português. 2022.
    Instrumentista
  9. António Gonçalves (dir.), Camerata Vocal de Torres Vedras; Nogueira, João. Camerata: 40 anos. 2022.
  10. Students of degree in Musical Sciences (PMMM); Nogueira, João. Samba não é maxixe. 2022.
    Instrumentista
  11. Voice'n'Combo; Nogueira, João. Time for Jazz. 2022.
    Instrumentista
  12. Jorge LEIRIA (dir.), Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense; Nogueira, João. Programa variado (pop, latina, jazz).. 2022.
    Instrumentista
  13. Rui Pereira JORGE (dir.) and students of the master's degree in music education teaching; Nogueira, João. Uma salada musical com ingredientes portugueses e brasileiros. 2022.
    Instrumentista
  14. Voice'n'Combo; Nogueira, João. Um Natal com Voice’n’Combo. 2019.
    Instrumentista
  15. Músicos do Tejo Bar; Nogueira, João. Tejo bar Festival. 2019.
    Instrumentista
  16. Camerata Vocal de Torres Vedras; Nogueira, João. Luzes, Camerata, Acção Take 2. 2019.
    Instrumentista
  17. Quarteto Cancioneiro; Nogueira, João. Quarteto Cancioneiro no EDiLiC, Educação e diversidade linguística e cultural. 2019.
    Instrumentista
  18. Elenco do Clube de Fado (portuguese guitar, guitar, voices); Nogueira, João. Noite de Fados. 2019.
    Instrumentista
  19. Músicos do Tejo Bar; Nogueira, João. Serenata itinerante em S.Bento. 2019.
    Instrumentista
  20. Pedro BRANCO (vocal and guitar); Nogueira, João. Pedro BRANCO (vocal and guitar) na FESTA DA DIVERSIDADE. 2019.
    Instrumentista
  21. Voice'n'Combo; Nogueira, João. Standards do séc. XX. 2019.
    Instrumentista
  22. João MADEIRA (guitar, voice); Gonçalo Lopes (clarinet); João Fião (percussion); Nogueira, João (9417-DC59-1356(double bass, voice). Quarteto Cancioneiro no IV Encontro Luso-Brasileiro: Trabalho docente e formação de professores. 2019.
    Instrumentista
  23. Nogueira, João; students of Prática Musical - Músicas do Mundo e convidados. À volta do boémio: Centenário de Nelson Gonçalves. 2019.
    Maestro
  24. António Gonçalves (dir.); Camerata Vocal de Torres Vedras; Nogueira, João. XXIII Encontro De Coros. 2019.
    Instrumentista
  25. João MADEIRA (guitar, voice); Nuno REIS (trumpet); José Soares (drums); Nogueira, João. Quarteto Cancioneiro nas Iniciativas Comemorativas do 45º Aniversário do 25 de Abril. 2019.
    Instrumentista
  26. Clube do Choro de Lisboa; Nogueira, João. Roda de Choro na Roda das Rodas. 2019.
    Instrumentista

Outros

Outra produção
  1. Revisão técnica da tradução de Arends, R. I. (2008). Aprender a ensinar (7ª ed.).. 2008. Sara Bahia; Nogueira, João.
  2. Tradução da obra “Aprender a ensinar” de Richard I. Arends (capítulo 3: “Tempo e espaço” e capítulo 6: “Gestão da sala de aula”),.. 1995. Nogueira, João.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/12/04 Criação de ambientes propícios à aprendizagem na formação de professores de música. III Seminário de Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música
Departamento de Música, Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2022/12/05 Competências e qualidades pessoais na supervisão de professores de educação musical. II Seminário de Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música
Departamento de Música, Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2022/07/19 Confiança em si e nos outros e envolvimento na escola. IV Congreso Internacional “Engagement de los Alumnos en la Escuela: Perspectivas sociales y psicológicas”.
Facultad de Educación de Cuenca, Universidad de Castilla-La Mancha (Cuenca, Espanha)
2021/07/28 Critical Reflection as a Tool for Self-regulation on Children ´s Instrumental Teaching: A Qualitative Study in the Context of Individual Violin Lessons
University of Sheffield (Sheffield, Reino Unido)
2019/11/14 Cantar mais: Avaliação da utilização e dos resultados ENIM 2019 - IX Encontro Nacional de Investigação em Música
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/07/15 Cantar mais é envolver-se mais. III International Congress Students Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education (Inclusion and Diversity)
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/03/27 Efeitos da aprendizagem da música no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e jovens
Conferência no Centro de Artes de Sines (Sines, Portugal)
2012 Tornar-se psicólogo: projectos e relatórios de estágio 1.º Congresso dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
2011 O director de turma é verdadeiramente um líder? SEMINÁRIO ESCXEL (Rede de Escolas de Excelência) – Sistemas de Liderança nas Escolas
ESCXEL (Rede de Escolas de Excelência) (Oeiras, Portugal)
2010 Avaliação de exames e testes utilizando técnicas de análise estatística de textos face a avaliações efectuadas por professores XVII Jornadas de Classificação e Análise de Dados
Joclad 2010 (ISCTE-IUL, Portugal)
2009 Music teacher training and the need of implosive experiences: The case of “Grande Bichofonia”. PERFORMA ’09: Conference on Performance Studies - Encontros de Investigação em Performance.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2009 Utilização de técnicas de análise estatística de texto em tarefas de ensino/aprendizagem. International Conference “Psychology and Education: Practices, Training and Research
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2009 A promoção da auto-eficácia de professores, de alunos e de pais. International Conference “Psychology and Education
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2009 Student Engagement in Portuguese Schools: From an International Project to its Implementation in Portugal. X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE): Investigar, Avaliar, Descentralizar,
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) (Bragança, Portugal)
2009 Student engagement in Portuguese schools: A national project. 31st ISPA Colloquium: School Psychology for Diversity
ISPA (Malta, Malta)
2009 Envolvimento dos alunos em escolas portuguesas: Elementos de um projecto de investigação. X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2008 Auto-eficácia e educação artística Congresso Ibero-Americano de Educação Artística
Rede Ibero-Americana de Educação Artística (Beja, Portugal)
2008 Mesa Redonda: Tutoria e moderação online: Uma nova geração de professores e formadores XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF: Tutoria e Mediação em Educação: Novos Desafios à Investigação
AFIRSE/AIPELF (Lisboa, Portugal)
2008 Auto-eficácia e educação Ciclo de Conferências UIED 2008
UIED (Monte da Caparica, Portugal)
2007 Potentialités de l'adaptation de questionnaires sur les transmissions entre familles et écoles en contextes linguistiques et culturels différents colóquio internacional «Figures contemporaines de la transmissions»
Association Internationale des Sociologues de Langue Française (Namur, Bélgica)
2005 Formar professores na FCSH Jornadas Pedagógicas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa ( Lisboa , Portugal)
2005 Auto-eficácia e orientação (coordenação) International Conference AIOSP 2005: Careers in context: new challenges and tasks for guidance and counseling?
AIOSP (Lisboa, Portugal)
2004 Da formação psicológica dos professores universitários Jornadas Pedagógicas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa , Portugal)
2004 A auto-eficácia na escola Jornadas Pedagógicas da Escola Eça de Queirós
Escola Eça de Queirós (Lisboa)
2004 Learning and recognizing melodies: what is the role of words? IX Conference of the European Association for Research on Adolescence
European Association for Research on Adolescence (Porto, Portugal)
2003 Formar professores confiantes IV Congresso Anual da ANEIS - Sobredotação: contextos de aprendizagem e desenvolvimento
ANEIS (Lisboa, Portugal)
2003 A influência do mal-estar na construção da auto-eficácia do professor 1º Encontro sobre Acompanhamento Psicológico aos Alunos do Ensino Superior Militar
Academia da Força Aérea (Sintra, Portugal)
2000 Eficácia pessoal e “burnout” em professores estagiários 1º Congresso Hispano-Português de Psicologia
(Santiago de Compostela , Espanha)
1999 Os jovens e as marginalidades Colóquio “Ímpeto e Inércia”
E. Secundária de Madeira Torres (Torres Vedras, Portugal)
1998 Eficácia pessoal e Stress do professor Colóquio “Stress do professor”
Associação Portuguesa dos Professores Licenciados (Lisboa, Portugal)
1995 As regras da tolerância 3º Congresso “Caminhos da Sobrevivência”
E. Secundária de Henriques Nogueira (Torres Vedras, Portugal)
1994 Desenvolvimento de um inventário de autoverbalizações para professores Sessão científica da Sociedade Portuguesa de Psicologia
Sociedade Portuguesa de Psicologia (Lisboa, Portugal)
1990 O mal: uma perspectiva desenvolvimentista Semana da Filosofia
Estagiários de Filosofia do Liceu Mª Amália (Lisboa , Portugal)
1989 Meta-aprendizagem e formação de professores Seminário "A componente de Psicologia na formação de professores"
APPORT (Évora, Portugal)
1989 Stress e crenças irracionais nos professores: Uma abordagem racional-emotiva Seminário "A componente de Psicologia na formação de professores"
APPORT ( Évora , Portugal)
1988 Stress e auto-conhecimento do professor Seminário "O psicólogo no sistema educativo"
APLP (Associação Portuguesa de Licenciados em Psicologia) (Coimbra, Portugal)
1987 A construção da metáfora-múltipla escondida num caso de agorafobia I Encontro Nacional de Psicologia Clínica e da Saúde
APLP (Coimbra, Portugal)
1986 Agorafobia: Comentários sobre um caso clínico I Encontro Ibérico de Terapia Comportamental
APTC (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 A identidade musical do professor e a sua influência em sala de aula
Coorientador de Bárbara Gonçalves Pedro de Andrade MARQUES
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2023 A prática coral como veículo de uma melhor aprendizagem da teoria musical
Coorientador de Maria Isabel da Fontoura da Cruz FERNANDES
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2023 Prática instrumental nas aulas de Educação Musical: Passado, presente e futuro
Coorientador de Jonas PASCOAL
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2023 Inclusão na Educação Musical: A Teoria de Aprendizagem Musical no desenvolvimento de estratégias de integração
Coorientador de Patrícia Isabel Bailhote PAIVA
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2023 Motivação em Educação Musical: Uma perspetiva a partir da Teoria da Autodeterminação
Coorientador de Pedro Manuel Teles da Silva RODRIGUES
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2023 A Música como Arte: O Ensino da Expressividade Musical
Coorientador de Ana Rita Morgado AMBROSINO
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2023 O papel do Professor de Educação Musical como gestor/dinamizador de ambientes musicais
Coorientador de Diogo Rafael Alexandre ALVES
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2023 A Importância da prática no ensino da Educação Musical
Coorientador de André Ricardo Santos SILVA
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2023 Ensinar música em parceria no 1.º ciclo do Ensino básico: Uma intervenção numa escola pública.
Orientador de Ana Isabel Teixeira FERREIRA
Ciências Musicais - Psicologia e Ensino da Música (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2023 Despertar a autorregulação da aprendizagem: O papel dos professores na formação de jovens músicos.
Coorientador de Marija Mihajlovic PEREIRA
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2022 Canto Coral na escola do Estado Novo: Um estudo através da crença da auto-eficácia
Orientador de Nathanne Andrade FERREIRA
Mestrado em Musicologia Histórica (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2022 O ensino remoto de emergência em 2020: A experiência de músicos e professores de Brasília
Orientador de Veruska Araújo Costa Reis DEMES
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2022 Música “ComPassos”: Abordagem sobre o processo de Ensino/Aprendizagem em Educação Musical
Coorientador de Mária Lúcia Nunes da SILVA
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2022 O canto na integração dos alunos
Coorientador de Alexandra Sofia Cardoso LOPES
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2022 A prática vocal como veículo de aprendizagem musical
Coorientador de Maria João Gonçalves de MORAIS
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2022 O papel da música na educação inclusiva
Coorientador de Isabel Maria Fernandes NEVES
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2022 Prática Musical em Contexto Escolar
Coorientador de Ana Beatriz Alves Hasse AZINHAES
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2022 A importância da criatividade na Educação Musical
Coorientador de Samuel David Reixa Monteiro Alves MATIAS
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2022 Música, no plural! Educação musical e multiculturalismo
Coorientador de Patrícia Filipa Dos Santos Antunes VALENTE
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2022 Uma turma, uma orquestra: A prática em conjunto
Coorientador de Diogo Emanuel Chagas da Cunha SARGEDAS
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2022 Educação musical no 2.º ciclo: Como educar musicalmente os alunos?
Coorientador de Sónia Ariana Pedro MENDES
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2022 Desafios do Ensino a Distância nas Aulas de Educação Musical
Coorientador de Tatiana Sofia Coelho ANDRÉ
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2022 “Liberta o teu canto, liberta-o no ar!”: A Prática Coral na Educação Musical
Coorientador de Sofia Gonçalves PORTELA
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2021 Ferramentas Digitais para a Educação Musical
Coorientador de João Manuel Maia ROBERTO
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2021 Musicar a tradição na Educação Musical
Coorientador de Márcia Filipa Vieira SANTOS
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2021 A prática e escuta coletivas no desenvolvimento das capacidades musicais e extramusicais dos alunos
Coorientador de Luís Henrique Moreira BAPTISTA
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2021 A educação musical e a inclusão na sala de aula
Coorientador de Ana Patrícia Dias de FIGUEIREDO
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2020 Reflexão sobre o trabalho do professor de Educação Musical do 2.o ciclo
Coorientador de Isabel Alexandra de Azevedo Martins Moreira
Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2020 O papel da prática musical de conjunto no desenvolvimento intrapessoal e interpessoal da criança
Coorientador de Inês Anjos Graça
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2020 A experiência da prática de ensino supervisionada no 2.o ciclo do ensino básico à luz da teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon
Coorientador de Pedro Brito Limpo Oliveira Rodrigues
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2020 A importância da aprendizagem de um instrumento de altura definida para a Educação Musical
Coorientador de Miguel Ângelo Antunes Nicolau PEREIRA
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2020 A improvisação na Educação Musical no 2.º Ciclo
Coorientador de Carlos QUINTELAS
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2019/01/30 A prática coletiva como ferramenta motivacional da aprendizagem musical
Coorientador de Andreia Sofia Clemente Rodrigues
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2019/01/30 Educação musical: Utilização de recursos digitais em contexto de sala de aula – Cantar Mais
Coorientador de Paula Cristina Marcelino Matias
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2019/01/17 A canção como elemento potencializador da aprendizagem musical
Coorientador de Margarida Barros
Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2019/01/17 Educação musical no 2.º ciclo: A importância da diversidade musical no discurso pedagógico
Coorientador de Duarte João Carola da Silva
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2019/01/16 Prática de ensino supervisionada: O canto e a cultura na aprendizagem musical
Coorientador de Pedro Henrique Fernandes Gonçalves
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2019/01/16 Educação musical no 2.º ciclo: Prática musical coletiva em ação
Coorientador de Francisco Nuno Henriques Oliveira
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2019/01/15 O poder do ritmo na educação musical
Coorientador de Pedro Miguel da Costa Serralheiro
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2019/01/15 Recursos para a docência da educação musical
Coorientador de Elmano Ricardo Ferreira Caleiro
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2019 Villa-Lobos educador: A propriedade da música na educação musical
Coorientador de Adriana Oliveira AGUIAR
doutoramento em Ciências Musicais - Musicologia Histórica (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2018/12/19 Canto em coro e movimento: uma prática de educação musical no 2.o ciclo
Coorientador de Maria Manuela Barata dos Santos
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2018/09/17 A motivação na aprendizagem musical em dois projetos sociais: NEOJIBA, no Brasil e Orquestra Geração, em Portugal
Coorientador de Ariana Perazzo da Nóbrega
Ciências Musicais Psicologia e Pedagogia Musical (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2018/03/23 Educação musical no 2.o ciclo: uma semente para a vida
Coorientador de Maria de Fátima Oliveira Pires
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2018/03/23 Prática de Ensino na sala de aula de educação musical
Coorientador de Diana Pereira de Sousa
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2018/01/23 A flauta de bisel como instrumento motivador para os alunos
Coorientador de Filomena da Conceição Macedo Rodrigues
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2018/01/23 O movimento como motivação nas aulas de educação musical
Coorientador de Joana Filipa Escudeiro Almeida
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2018/01/22 Qual é o valor didático de uma canção?
Coorientador de Vinícius de Magalhães
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2018/01/22 Uma perspectiva educativa das canções para o ensino de música
Coorientador de Rossana Maria Gomes da Silva
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2018 A importância da música na vida dos alunos do 2.o ciclo: envolvência emocional e afetiva em contexto de aprendizagem
Coorientador de Pedro Miguel Mota Ramos da Silva
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2017/12/07 A confiança na diminuição da ansiedade de músicos eruditos
Orientador de Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e Damas
Ciências Musicais - Psicologia e Ensino da Música (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2016/12/15 A (in)visibilidade do racismo de negritude na escola: um estudo com professores brasileiros
Orientador de Adriano dos Santos Batista
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2016/12/14 Do movimento em educação musical no ensino básico ao envolvimento nas atividades musicais: construção de identidades musicais
Coorientador de Fernando Luís Grenho Silva
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2016/12/14 A importância da música na vida dos alunos do 2.o ciclo: a prática vocal
Coorientador de Marina Sousa Pereira
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2016/12/13 A importância da música na vida dos alunos do 2.º ciclo: prática instrumental de conjunto na escola
Coorientador de Paula Cristina Pereira Nogueira Pereira
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2016/12/13 A importância da música na vida dos alunos do 2.º ciclo: a prática instrumental Orff
Coorientador de Ana Cristina Frutuoso da Costa Moita Martins
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2016/12/09 A importância da música na vida dos alunos do 2.o ciclo: memória, emoção e cognição na prática musical
Coorientador de Diogo Luís Melo de Carvalho
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2016/12/06 A música na vida dos alunos do 2.º ciclo: atividades práticas na educação musical
Coorientador de Gonçalo Miguel Rodrigues Prazeres
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2016/12/06 Educação musical no 2.º ciclo: O ensino da música através da sua prática
Coorientador de Ana Teresa Taumaturgo Brito de Araújo
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2016/11/23 As conceções pessoais da criatividade em dança dos professores e alunos do ensino artístico
Coorientador de Ana Isabel Pereira e Silva Marques
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2014 - 2016/09/03 Professores realistas: mais eficazes e optimistas
Orientador de Maria Adelaide Azevedo Alves Rocha Santos
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2015 - 2016/07/27 Improvisação na sala de aula
Coorientador de Carlos Filipe da Silva Pinto
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2016/07/26 A gestão da sala de aula na prevenção da indisciplina
Coorientador de Andrea Sofia Marques Gil
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2016/04/20 Onde gostamos de brincar? Uma análise às questões do espaço no jardim-de-infância
Coorientador de Susana Maria Martins Sousa
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2016/02/17 A interacção entre pares na aprendizagem de melodias na educação musical
Coorientador de Mariana Barreiros Vences
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2016/02/17 Música e identidade de género: conceções a respeito de papéis sociais na sala de música
Coorientador de Cátia Sofia Rodrigues de Sousa
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2016/02/04 Estudo exploratório sobre a utilização de estratégias multissensoriais na aprendizagem do solfejo tonal
Coorientador de Cláudia Ângela Marques Barradas Vaz Galante
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2016/02/04 Improvisação no modo maior e menor harmónico e a aprendizagem musical
Coorientador de João Guerreiro Manso
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2016/02/01 Projeto de investigação-ação: vozes tocadas ... bandas cantadas
Coorientador de Hélio Pacheco Gonçalves
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2015/07/27 Desenvolvimento de competências musicais no 2.º ciclo do ensino básico: práticas pedagógicas
Orientador de Isabel Maria Lopes Figueiredo
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2012 - 2015/06/02 Autodisciplina na sala de aula: alunos mais envolvidos e professores mais confiantes?
Orientador de Celina Mendes Moura Lopes Arroz
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2014 - 2015/01/06 O uso do software de edição áudio Audacity 2.0.5: Aprendizagens decorrentes da sua utilização
Coorientador de Carlos Vicente Roupeta Simões
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2015/01/06 O contributo da tam (teoria de aprendizagem musical) de Edwin Gordon nas aprendizagens de conteúdo rítmico para o 2o e 3o ciclo de estudos
Coorientador de Sebastian Chirife
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2014/12/16 Ensino informal da música: A voz cantada como um recurso no desempenho instrumental
Coorientador de Ana Teresa Mateus
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2014/12/16 Reflexão sobre a aprendizagem rítmica
Coorientador de José António Gouveia Salsa dos Santos:
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2014/04/02 Contribuições para a Formulação de uma Metodologia de Ensino e Avaliação Baseada na Análise Estatística de Textos em Português
Coorientador de Luís António Pissarra de Matos Agonia Pereira
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2011 - 2014/04/02 Contribuições para a Formulação de uma Metodologia de Ensino e Avaliação Baseada na Análise Estatística de Textos em Português
Orientador de Luís António Pissarra de Matos Agonia Pereira
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2012 - 2013/09/23 A relação entre o conceito de conflito e auto-eficácia como capacidade resolutiva de conflitos em contextos escolares colombianos
Orientador de Rennier Estefan Ligarretto Feo
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2013/07/30 "Mais vale acompanhado do que só": O trabalho a pares e a compreensão histórica no 6o ano de escolaridade
Orientador de Sónia Margarida Pereira Vieira
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2013/07/29 A tecnologia do século XXI no Museu da Música
Orientador de Victor Daniel Rasga Sabino Palma
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2013/07/22 Formação contínua de professores em TIC: Auto-eficácia e utilização
Orientador de Joana Frazão Lopes Vieira Vaz
Gestão de Sistemas de E-Learning (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011 - 2013/07/08 Formação Social e Emocional de Professores
Coorientador de Ana Isabel Martins Correia de Almeida
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2012 - 2013/05/30 A felicidade organizacional dos docentes: Mais felizes na função que desempenham do que na organização onde trabalham
Coorientador de Patrícia Leonor Mendes Gramaxo
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2013/01/21 Comportamento interpessoal do professor: Um reflexo da sua auto-eficácia
Orientador de Ana Paula Mateus Fernandes
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2013/01/08 A utilização do computador, por alunos e professores do 1o ciclo, dentro e fora da sala de aula : Estudo de caso
Coorientador de Isabel Maria Pires Domingues
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011 - 2013 Formação Social e Emocional de Professores
Coorientador de Ana Isabel Martins Correia de Almeida
Doutoramento em Ciências da Educação (Educação e desenvolvimento) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011 - 2012/10/18 Um salto no desconhecido: Motivações dos pais para a escolha de uma escola Waldorf para os seus filhos
Coorientador de Vanessa Bolina Albino
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011 - 2012/07/24 Vale a pena reflectir quando se aprende on-line? Auto- regulação em e-English
Orientador de Sandra Maria Fernandes Gago
Gestão de Sistemas de E-Learning (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012/07/09 Percepção dos alunos do 3.o ciclo do ensino básico sobre a disciplina de Ciências Naturais
Coorientador de Raquel Maria Ribeiro Machado
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011 - 2012/06/20 A importância dos registos escritos na autorregulação das crianças do pré-escolar
Orientador de Ana Margarida Gaspar Paulino
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011 - 2012/05/30 A confiança e o sucesso no inglês: Promover a auto- eficácia para melhorar a aprendizagem
Orientador de Patrícia Alexandra Meias Pereira
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012/02/16 Representação de amizade em jovens com deficiência mental
Orientador de Carlos Alberto Pinto de Almeida Inácio
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 Percepção dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico sobre a disciplina de Ciências Naturais
Coorientador de Raquel Maria Ribeiro Machado
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 A importância dos registos escritos na autorregulação das crianças do pré-escolar
Orientador de Ana Margarida Gaspar Paulino
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 Reflexão sobre as práticas educativas de um educador de infância: um estudo autobiográfico
Orientador de Célia Ismênia Cuambe
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 CRENÇAS DE AUTO-EFICÁCIA, ENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES NA ESCOLA E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO – UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO DE CABO VERDE
Orientador de Filomena Maria dos Santos da Cruz Estevão
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 Promoção da auto-eficácia no inglês do 1.º ciclo
Orientador de Ana Cristina de Sousa de Andrade Rodrigues
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011 - 2012 Vale a pena reflectir quando se aprende on-line? Auto-regulação em e-English
Orientador de Sandra Maria Fernandes Gago
Gestão de Sistemas de E-Learning (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011 - 2012 O envolvimento dos alunos e o Projecto 12-15
Orientador de Vânia Quelhas Lopes
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011 - 2012 A PROMOÇÃO DA AUTO-EFICÁCIA NA APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA: ESTUDO NO 7º ANO DE ESCOLARIDADE
Orientador de Emília Ramos Vaz Batista
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010 - 2011/07/15 Concepções da linguagem escrita em crianças do Brasil e Portugal
Coorientador de Marcela Diniz Mendonça
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011 - 2011 A liderança pedagógica e auto-eficácia dos professores do ensino superior
Orientador de Mbaz Nauege
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011 - 2011 Auto-eficácia dos alunos no ensino básico e o fenómeno “bullying”
Orientador de Ana Maria Reis Alves
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010 - 2011 Auto-regulação  emocional e ajustamento comportamental no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador de Célia Vanda dos Santos Esteves
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010 - 2011 O efeito da hipoterapia e da atrelagem adaptada na auto-eficácia e nas funções psicomotoras de crianças com necessidades educativas especiais
Orientador de Lígia Nascimento Seixas
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2010/10/08 Passinhos de dança: influência da dança educativa na auto-eficácia das crianças em idade pré-escolar
Orientador de Cátia Helena Esteves Knoblich Lopes
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2010/09/23 Sou capaz: a auto-eficácia em pré-escolar
Orientador de Luís Miguel Gaspar da Costa
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2010/06/22 Colaborar online para aprender estatística.
Orientador de Sofia Margarida Serra Dias da Cruz
Gestão de Sistemas de e-Learning (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2010/06/07 Auto-eficácia e insucesso escolar no ensino profissional
Orientador de Diogo de Sousa Martinho
Gestão de Sistemas de e-Learning (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2010/04/16 Desenho Instrucional de E-Learning para a Auto-eficácia
Orientador de Isabel Maria Marques de Almeida
Gestão de Sistemas de e-Learning (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2010/04/13 Oficinas de arte para a promoção da auto-eficácia na expressão plástica
Orientador de Cláudia Sofia Peres Duarte
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2010/03/25 Aprender com problemas: auto-eficácia na aprendizagem on-line
Orientador de Sara Alexandra da Silva Gingado Matos
Gestão de Sistemas de e-Learning (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2010/03/19 Auto-eficácia face às tecnologias de informação e comunicação
Orientador de Sílvia Fernanda Galvão Ramalho Dias
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2010/03/08 Promoção da auto-eficácia através da expressão visual
Orientador de Maria Teresa Fialho de Goes Geraldo Dias
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2010/03/01 Aspirações e auto-eficácia dos pais e a formação académica dos filhos
Orientador de Ana Luísa Reis Francisco Lemos Nunes
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2010/01/28 Educação Emocional - Aprendizagem para o Sucesso
Orientador de Arminda Manuela de Sousa e Castro de Abreu
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008 - 2009/11/03 Crenças de eficácia do professor e gestão da sala de aula
Orientador de Ana Maria Gato Ricardo Silvestre
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008 - 2009/10/14 Efeitos de um treino de auto-instrução na auto-eficácia para a escrita
Orientador de Afonso Machado Caldeira Nabeiro
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008 - 2009/09/10 O Mal-estar e a Autoconfiança dos Enfermeiros: Implicações para a Formação
Orientador de Maria da Conceição Fernandes Duarte
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008 - 2009/07/16 Motivação e mal-estar dos professores do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador de Sérgio José da Silva Barreira
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008 - 2009/05/01 Contexto sócio-económico, competências sociais e auto-eficácia escolar nas escolas de 1º ciclo
Orientador de Sandra Marisa Monteiro Marques Caseiro
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008 - 2009/04/20 Liderança da Escola e a Autoconfiança dos Professores
Orientador de Marina José das Neves
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008 - 2009/02/10 Formar militares confiantes e competentes
Orientador de Mário Rui Pinto da Silva
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008 - 2009/02/04 Identidade e autoconfiança em filhos e netos de imigrantes
Orientador de Noemi Elizabete Paraíso Gomes da Silva
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008 - 2009/01/08 Comportamento agressivo entre pares e auto-eficácia em alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico
Orientador de Catarina da Silva Gomes
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008 - 2009/01/05 Auto-eficácia, mal-estar e comportamento interpessoal dos professores
Orientador de Ana Carla Cunha da Conceição
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2007 - 2008/04/07 A autoconfiança do aluno nas aulas práticas de prótese dentária
Orientador de Maria Antónia Angélico Vila Franca
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2006 - 2007/12/13 Os testes de iniciação musical do Conservatório Nacional e a aprendizagem de um instrumento musical
Coorientador de Ana Mafalda Seixas Romão Correia Pernão
Ciências Musicais: Área de Psicologia e Pedagogia Musical (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2006 - 2007/12/11 A influência das audições na confiança (auto-eficácia) e na motivação dos alunos de instrumento no ensino vocacional de música
Orientador de Luís Miguel Oliveira Gomes
Ciências Musicais: Área de Psicologia e Pedagogia Musical (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2006 - 2007/12/10 Auto-eficácia na Formação Musical no Ensino Especializado da Música
Orientador de Helena Maria Sarabando Neves
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2005 - 2006/11/27 Validação de um instrumento de medida da auto-eficácia do professor
Orientador de Ana Margarida Cândido de Matos
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2005 - 2006/11/20 A auto-eficácia na escrita
Orientador de Ana Cristina Cardoso André Grilo
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2005 - 2006/11/13 Educação emocional
Orientador de Ana Isabel Martins Correia de Almeida
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - 2018/07/11 Jornadas dos 30 anos de formação de professores na NOVA FCSH (2018 - 2018/07/11)
Simpósio (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2012 - 2012 XII Colóquio Psicologia e Educação
Congresso
XII Colóquio Psicologia e Educação
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2003 - 2003 1º Encontro sobre Acompanhamento Psicológico aos Alunos do Ensino Superior Militar
Encontro
1º Encontro sobre Acompanhamento Psicológico aos Alunos do Ensino Superior Militar
Academia da Força Aérea, Portugal
2003 - 2003 I Conferência Internacional de Música, Comunicação e Linguagem
Conferência
I Conferência Internacional de Música, Comunicação e Linguagem

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2009 Contexto sócio-económico, competências sociais e auto-eficácia escolar nas escolas de 1º ciclo Sandra Marisa Monteiro Marques Caseiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009 Auto-eficácia, mal-estar e comportamento interpessoal dos professores Ana Carla Cunha da Conceição (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009 Comportamento agressivo entre pares e auto-eficácia em alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico Catarina da Silva Gomes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009 Adolescência: a família na encruzilhada do sucesso escolar Maria Alcina do Carmo Dias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009 Auto-eficácia face às tecnologias de informação e comunicação Sílvia Fernanda Galvão Ramalho Dias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009 Identidade da creche: em busca de um significado para a dimensão educativa Maria Cerveira e Serra Forjaz de Lacerda (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 Formar militares confiantes e competentes Mário Rui Pinto da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009 Identidade e autoconfiança em filhos e netos de imigrantes Noemi Elizabete Paraíso Gomes da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009 Novas oportunidades: a escola na prisão Maria dos Anjos Felgueiras de Carvalho Ferro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2008 Escolarização, Desigualdade e Produtividade numa análise de custo-benefício do investimento pedagógico em crianças institucionalizadas Ana Rita Coelho de Oliveira Lucas Quintela (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2008 Co-construíndo problemas e soluções num passo de mágica? O processo de mudança em sessões únicas de psicoterapia Ana Patrícia Lopes Virgolino (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2008 Projectos de futuro na adolescência: expectativas e realidade(s) Maria Margarida da Costa Bruto da Costa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2008 A autoconfiança do aluno nas aulas práticas de prótese dentária Maria Antónia Angélico Vila Franca (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019 - Atual ICBHE 2019 Wroclaw University of Science & Technology, Poland
2021/09/16 - 2021/09/18 Perspectives in Psychology of Music and Music Education Porto, Portugal
2016/07/11 - 2016/07/13 II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação -Instituto de Educação - Universidade de Lisboa
2015/06/25 - 2015/06/27 13º colóquio de Psicologia e Educação“Diversidade e Educação: Desafios Atuais”-ISPA-IU
2013/07/15 - 2013/07/17 Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Instituto de Educação - Universidade de Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Revista Portuguesa de Educação Musical (1646-6306)
2019 - 2019 Psicologia em Revista (1982-1247)
2012/11/20 - 2013 Faces de Eva
2012/09/04 - 2013 Revista Portuguesa de Educação
2011/11/20 - 2012 Análise Psicológica

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016/02 - Atual Prática Musical: Músicas do Mundo Ciências Musicais (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010 - 2021 Formação e supervisão de professores Ciências da Educação Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2003/07 - 2014 Métodos em Ciências da Educação Ciências da Educação (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2008/09 - 2012/02 Psicopedagogia I Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2007/03 - 2012 Gestão de Comunidades Virtuais de Aprendentes Gestão de Sistemas de E-Learning (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011/03 - 2011/07 Metodologias de investigação I (Outros) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2003/07 - 2007 Psicologia das Actividades Cognitivas Ciências da Educação (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2003/07 - 2007 Psicologia e Comunicação Interpessoal Ciências da Educação (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2006/01 - 2006/03 Introdução à Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem I Formação de Professores de Português (Licenciatura) Universidade Nacional Timor-Leste, Timor - Leste
2003/07 - 2004/01 Métodos de Investigação em Psicologia e Pedagogia Musical Psicologia e pedagogia musical (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
1991/10 - 1998/07 Psicologia da Educação I Ramo de Formação Educacional (Diploma de especialização) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
1991/10 - 1998/07 Psicopedagogia Ramo de Formação Educacional (Diploma de especialização) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
1991/10 - 1998/07 Psicologia do Desenvolvimento Ramo de Formação Educacional (Diploma de especialização) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
1996/10 - 1997/02 Modelos de aprendizagem Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal
1993/10 - 1995/06 Comunicação Interpessoal DUECE em Formação Pessoal e Social (Diploma de especialização) Universidade de Lisboa, Portugal
1988/01 - 1992/10 Comunicação Interpessoal DUECE em Formação Pessoal e Social (Diploma de especialização) Universidade de Lisboa, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2022/05/31 - Atual Sociedade Civil Educação musical

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011/01 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2006/04 - 2009/07 Membro de Conselho Científico
Membro
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal