Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria João dos Reis de Freitas
- Data de nascimento
- 1964/09/23
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Freitas, Maria João
- Maria João Freitas
- Freitas, M. J.
- Freitas, M.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 951C-6201-1302
Endereços de correio eletrónico
- joaofreitas@letras.ulisboa.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 217920000 (Profissional)
Moradas
- Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras. Alameda da Universidade , 1600-214, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.clul.ulisboa.pt/pessoa/joaofreitas (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2013/07/07
Concluído
|
Academic title of aggregate in Portuguese Linguistics (Título de Agregado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Aprovado por Unanimidade |
1998/04/27
Concluído
|
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Aquisição da Estrutura Silábica em Português Europeu" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção e Louvor |
1990
Concluído
|
MA in Linguistics (Phonetics and Phonology) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Estratégias de Organização Temporal do Discurso em Português Europeu" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por Unanimidade |
1986
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Franceses) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
16/20 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
1998 - 2006 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
1990 - 1998 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
1988 - 1990 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Member of the Scientific Council | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | ||
2020 - Atual | Auditor (Linguistics) at CAPLE | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2017 - Atual | Member of the Advisory Board do Heritage Language 2 Consortium | Lancaster University, Reino Unido |
2017 - Atual | Member of the Honour Committee of PNL – Plano Nacional de Leitura | Governo da República Portuguesa, Portugal |
2017 - Atual | Member of Júri Permanente de Equivalências de Habilitações/Graus – Ciências da Linguagem | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2016 - Atual | Member of the Mind-Brain College | Universidade de Lisboa, Portugal |
2013 - Atual | Director of the Doctoral Program in Linguistics | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | ||
2008 - Atual | Member of the Scientific Committee of Centro de Linguística | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
1998 - Atual | Member of the Scientific Committee, Departamento de Linguística Geral e Românica | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2020 - 2022 | Member of the Board of Associação Portuguesa de Linguística | Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2018 - 2021 | Member of the Scientific Committee of Instituto de Língua e Cultura Portuguesa | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | ||
2020 - 2020 | Member of the Scientific Council | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2006 - 2017 | Member of the Scientific Committee of Plano Nacional de Leitura | Governo da República Portuguesa, Portugal |
2009 - 2014 | Member of the Exam Committee “Maiores de 23” | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2009 - 2012 | Member of the Board of Estudos Portugueses e Lusófonos | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2010 - 2011 | Member of the Scientific Council | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2008 - 2011 | Member of the Board of Centro de Linguística | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2006 - 2010 | Member of the Board of Plano Nacional de Ensino do Português | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2004 - 2005 | Vice-President of the Board of Departamento de Linguística Geral e Românica | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2002 - 2004 | Member of the Board of Mestrado em Linguística Portuguesa – Linguística Educacional | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2002 - 2004 | Member of the Board of Associação Portuguesa de Linguística | Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2000 - 2002 | Director of the Pedagogical Committee at Departamento de Linguística Geral e Românica | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2000 - 2002 | Member of the Pedagogical Council of Faculdade de Letras | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2000 - 2002 | Member of the Board of Modern Languages and Literatures / Classical Languages and Literatures | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
1994 - 1998 | Member of the Board of Associação Portuguesa de Linguística | Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
1990 - 1992 | Member of the Board of Associação Portuguesa de Linguística | Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
1989 - 1992 | Member of the Pedagogical Committee at Departamento de Linguística Geral e Românica | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
1989 - 1992 | Member of the Pedagogical Council of Faculdade de Letras | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
1988 - 1990 | Member of the Board of Associação Portuguesa de Linguística | Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
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2012 - Atual | Cross-Linguistic Child Phonology Project
Investigador
The University of British Columbia School of Audiology & Speech Sciences, Canadá
|
Em curso
|
2005 - Atual | PhonBank - A Shared Database for the Study of Phonological Development
Investigador
Carnegie Mellon University, Estados Unidos
Memorial University of Newfoundland, Canadá |
Em curso
|
2018 - 2022 | RED - Recursos Educativos Digitais
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal Universidade NOVA de Lisboa, Portugal Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Concluído
|
2017 - 2018 | RECAP - Resources for Portuguese Learning
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Concluído
|
2014 - 2015 | LeCIEPLE – Learner Corpus: da Investigação ao Ensino do Português Língua Estrangeira/Língua Segunda
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Concluído
|
2014 - 2014 | CLIC: Cognição e Linguagem em crianças portuguesas com implante coclear
Investigador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Concluído
|
2007/12/01 - 2011/06 | Silent Constituents in the Grammar of Portuguese
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008 - 2010 | Aquisição do Português Europeu: Resultados e Recursos Linguísticos
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Concluído
|
2006 - 2010 | Programa Nacional de Ensino do Português
Investigador
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
|
|
2007 - 2008 | Frequency Patterns of Phonological Objects in Portuguese - Research and Applications
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Concluído
|
2006 - 2007 | SILC - Silent Constituents in the Grammar of Portuguese
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Concluído
|
2004 - 2007 | Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário
Investigador
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
|
|
2002 - 2005 | Fonologia e Aquisição da Linguagem - Um Estudo Comparativo entre o Português Brasileiro e o Português Europeu
523364/95-4
Investigador
Universidade Católica de Pelotas, Brasil
|
Concluído
|
2001 - 2004 | Understanding Phonology - The Phonological constituents in European Portuguese
POCTI/33277/2000
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Concluído
|
2001 - 2004 | REDIP (Rede de Difusão Internacional do Português: Rádio, Televisão e Imprensa
Investigador
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
|
1987 - 1989 | EUROTRA - European Project on Automatic Translation
000001
Investigador
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
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2023/10 | A produção de vogais não-centrais médias e baixas em aprendentes chineses de português como língua estrangeira: revisitação de dados. | 1.º Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Portuguesa
Universidade de Macau (Macau, China)
|
2023/10 | Interação entre estruturas segmentais e prosódicas na aquisição de L1 e de L2: implicações para a linguística clínica e para a linguística educacional. | 1º Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Portuguesa
Universidade de Macau (Macau, China)
|
2023/10 | Harmonic Grammar outperforms Optimality Theory in simulating European Portuguese morpho-phonological acquisition. | XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade da Beira Interior
|
2023/10 | A aquisição da lateral alveolar por crianças portuguesas com alterações fonológicas. | XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade da Beira Interior
|
2023/07 | O que se passa com a aquisição do /l/? | Webinar - As PSF em foco.
Universidade do Algarve (Algarve, Portugal)
|
2023/06 | On the acquisition of the alveolar lateral by Portuguese children with atypical development. | Symposium of the International Clinical Phonetics and Linguistics Association - ICPLA 2023
(Salzburg, Áustria)
|
2023/06 | Portuguese (European) - Multilingual Children's Speech Development. | 2023 Symposium of the International Clinical Phonetics and Linguistics Association - ICPLA 2023
University of Salzburg (Salzburg, Áustria)
|
2023/06 | PhonoDis: a Phonbank database for the study of atypical phonology in Portuguese children. | Symposium of the International Clinical Phonetics and Linguistics Association - ICPLA 2023
University of Salzburg (Salzburg, Áustria)
|
2023/05 | A lateral alveolar como um potencial marcador clínico do desenvolvimento atípico em português europeu. | III Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapeutas da Fala
(Lisboa, Portugal)
|
2023/04 | Borboletas e golfinhos de plasticina: o impacto da complexidade fonológica na aquisição de /l/. | III Encontro de Linguística Aplicada.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2022/06 | Próxima Paragem: o ambiente digital no suporte à consciência fonológica. | 1st International Conference on Education and Trianing: Thinking Education in Transition Times
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/06 | Adaptation au portugais européen du test de répétition de non-mots LITMuS-QU-NWR. | RFP 2022: 19th Meeting of the French Phonology Network.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/06 | A constraint-based modelling for developmental paths in the acquisition of European Portuguese /l/-final plural forms. | 19th Meeting of the French Phonology Network.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/04 | Construção do teste de repetição de pseudopalavras LITMUS-QU-NWR-EP. | II Encontro de Linguística Aplicada.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2021/10 | Vogais Orais Tónicas em Aprendentes Chineses com Proficiência Intermédia-Alta no Português Europeu: Alguns resultados. | XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Coimbra [online] (Coimbra, Portugal)
|
2021/10 | Estruturas silábicas complexas na avaliação de crianças com alterações fonológicas: análise de dados do corpus PhonoDis. | XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Coimbra [online] (Coimbra, Portugal)
|
2021/09 | PhonoDis: Um corpus com dados de crianças portuguesas com alterações fonológicas. | II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala [On-line] |
2021/09 | Para além do segmento: avaliação e análise fonológica não linear em português europeu. | II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala [On-line] |
2021/04 | Estruturas prosódicas complexas na avaliação de crianças com alterações fonológicas: análise de dados do corpus PhonoDis. | I Encontro de Linguística Aplicada.
Universidade de Aveiro [online] (Aveiro, Portugal)
|
2021/04 | Ler e escrever com a fonologia: dados de crianças com alterações fonológicas. | I Encontro de Linguística Aplicada.
Universidade de Aveiro [online] (Aveiro, Portugal)
|
2020/11 | On the structural modifications of European Portuguese syllable-final tap by L1-Mandarin learners. | 45th Boston University Conference on Language Development – BUCLD [On-line] |
2020/11 | Variação na aquisição dos plurais das palavras com lateral final do PE: uma análise à luz da Teoria da Otimidade. | Encontro de Fonologia
(Portugal)
|
2020/10 | Sobre o impacto da constituência silábica na repetição de pseudopalavras: dados preliminares do desenvolvimento típico para a validação do LITMUS-NWR-EP. | XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Coimbra [online] (Coimbra, Portugal)
|
2020/05 | Aquisição da Linguagem: modelos formais e interfaces gramaticais. | Roda de Conversa - Gramática Formal e Interfaces.
Universidade Federal de Santa Catarina
|
2019/10 | O Rato Roeu a Rolha: sobre a aquisic¸a~o do ro´tico dorsal por crianc¸as portuguesas com perfis ti´pico e ati´pico. | XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade do Minho (Minho, Portugal)
|
2019/09 | Annotation of phonetic errors in Portuguese L2 texts. | 5th Learner Corpus Research Conference.
. The Institute of Applied Linguistics, University of Warsaw (Varsóvia, Polónia)
|
2019/06 | Crosslinguistic Acquisition of the voiced uvular fricative. | International Child Phonology Conference - ICPC - 2019
(Montreal, Canadá)
|
2019/05 | Que Língua Falas. | I Congresso da Sociedade Portuguesa de Terapeutas da Fala
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Lisboa, Portugal)
|
2018/11 | Aquisição da Fonologia. Intemporalidades. | I SIAL - Seminário Internacional de Aquisição da Linguagem
UFSC (Brasil)
|
2018/10 | “Grand Rounds" in Protracted Phonological Development including in Down Syndrome. Panel Extension - Kuwaiti Arabic, European Portuguese, Slovenian. | 17th ICPLA - International Clinical Phonetics and Linguistics Association Conference
(Malta)
|
2018/09 | The non-native learner’s vowel puzzle: data on the acquisition of EP L3/Ln. | 11th International Conference on Multilingualism and Third Language Acquisition -11th IAM.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/09 | On the Production of European Portuguese Onset Clusters by Chinese Learners. | 11th International Conference onMultilingualism and Third Language Acquisition
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/09 | On the Acquisition of European Portuguese Liquid Consonants by Chinese Learners. | The 28th Annual Conference of the European Second Language Association.
(Münster, Alemanha)
|
2018/09 | The learner’s vowels puzzle: data on the acquisition of European Portuguese. | 11th International Conference onMultilingualism and Third Language Acquisition
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/07 | Do Som à Ortografia pela Rota da Consciência Fonológica. | III Encontro APL/ESE
Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal)
|
2018/06 | Global Measures in Phonological Assessment: Identification of protracted phonological development across languages - the whole word match measure (Part 1). | International Child Phonology Conference - ICPC 2018.
(Creta, Grécia)
|
2018/06 | Global Measures in Phonological Assessment: Identification of protracted phonological development across languages - Disambiguation of borderline cases through mismatch analysis (Part 2). | International Child Phonology Conference 2018 - ICPC 2018.
(Creta, Grécia)
|
2018/05 | On the Acquisition of European Portuguese Liquid Consonants by Chinese Learners. | The 26th Manchester Phonology Meeting.
(Manchester, Reino Unido)
|
2018/05 | Instrução explícita para o aperfeiçoamento de produção das consoantes líquidas do português europeu por aprendentes chineses. | Confluências em língua portuguesa: Linguística, Literatura e Tradução – Congresso Internacional
Universidade de Macau (Macau, China)
|
2017/09 | A aquisição das consoantes laterais do português europeu por aprendentes chineses. | XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2017/07 | A produção de vogais em contexto de processo de redução vocálica em aprendentes chineses. | XII Congresso da Associação Internacional de LusitanistasInstituto
Politécnico de Macau (Macau, China)
|
2017/07 | On the role of prosody in atypical phonological development: data from European Portuguese. | VIIIth Conference of the International Association for the Study of Child Language - IASCL.
Université de Lyon (Lyon, França)
|
2017/07 | A aquisição das consoantes líquidas do português europeu em coda por aprendentes chineses. | XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas
Instituto Politécnico de Macau (Macau, China)
|
2017/04 | The impact of otitis media with effusion on language development. | XIII International Symposium of Psycholinguistics
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/04 | On the impact of prosodic complexity in the assessment of phonological awareness. | XIII International Symposium of Psycholinguistics
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/03 | Metodologias naturalistas e metodologias experimentais: reflexões com base na aquisição das líquidas em contextos típico e atípico. | X Congresso Internacional da Abralin
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Niteroi, Brasil)
|
2016/10 | Contributo para a identificação de marcadores clínicos em contexto de perturbação fonológica: dados do português europeu. | XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2016/10 | Um polvo é igual a um pato? Sobre o impacto das variáveis fonológicas na avaliação do conhecimento metalinguístico. | XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2016/08 | The Impact of Otitis Media with Effusion (OME) on Language Development: Is the Surgical Treatment Effective? | 30th World Congresso f the International Association of Logopedics and Phoniatrics.
(Dublin, Irlanda)
|
2016/07 | Age of emergence of OME and language development: a critical factor for management and intervention in children. | 13th Congress of the European Society of Pediatric Otorhinolaryngology.
(Lisboa, Portugal)
|
2016/07 | Conhecimento ortográfico no 1.º Ciclo do Ensino Básico: os grupos consonânticos. | 1º Encontro Temático APL/ESE e 8º Encontro de Língua Portuguesa nos Primeiros Anos de Escolaridade.
Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/07 | Ordem de disponibilização dos constituintes fonológicos e a sua importância para o educador/professor. | 1º Encontro Temático APL/ESE e 8º Encontro de Língua Portuguesa nos Primeiros Anos de Escolaridade.
Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/06 | Consciência Linguística e Ensino de Língua Materna. |
Instituto de Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/06 | A lexicon of child European Portuguese. | 10th International Conference on Language Resources and Evaluation – LREC 2016
(Portoroz, Eslovénia)
|
2016/04 | How do we use production data to assess phonological development? |
Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/02 | Crosslinguistic Child Phonology Project: etapas da adaptação e validação ao PE de um instrumento de avaliação interlinguístico – CLCP- PE. | VI Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Aquisição da Fonologia: Percursos Típicos e Atípicos. | Ciclo de Conferências – A Perturbação Fonológica: Avaliação e Interpretação, FLUL (5 sessions).
Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Setúbal, Instituto Politécnico de Leiria, Universidade
do Algarve
|
2015/12 | O uso de vogais ortográficas por aprendentes de Português como língua estrangeira: unidade na diversidade. | III Jornadas de PLE: Aquisição e Didática
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/11 | O uso de vogais ortográficas por aprendentes de Português como língua estrangeira: unidade na diversidade. | Congresso Internacional “Língua Portuguesa: Unidade na diversidade Cultura, Literatura, História, Linguística, Tradução e
Ensino” - 35 anos dos Estudos Portugueses na Universidade Marie Curie-Sklodowska em Lublin, 10 anos do Centro de Língua Portuguesa/Camões,
10 anos do CELPE-Bras na Universidade M
(Lublin, Polónia)
|
2015/10 | O uso de vogais ortográficas por aprendentes de Português como língua estrangeira: unidade na diversidade. | Workshop Learner Corpus: da Construção de um corpus à Análise de Dados de Português LE/L2
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/05 | Crosslinguistic Child Phonology Project - European Portuguese (CLCP-EP): adaptation and Validation Procedures. | 9th European CPLOL Congress
(Florença, Itália)
|
2015/05 | New evidence for SLTs on Otitis Media with Effusion | 9th European CPLOL Congress
(Florença, Itália)
|
2015/05 | On the awareness of phonological constituency in European Portuguese. | 9th European CPLOL Congress
(Florença, Itália)
|
2015/02 | Etapas de adaptação ao PE de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica. |
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/02 | Etapas de adaptação ao PE de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica. | Anagrama Working Sessions.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/01 | Aquisição da Linguagem, Consciência Linguística e Literacia: conflitos e alianças. |
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2014/10 | Adaptação ao Português Europeu de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica. | XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/10 | CEPLEXicon – um léxico de aquisição para o Português Europeu. | XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/10 | Apresentação do Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda – COPLE2 | XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/07 | Aquisição da Fonologia: Contributos da Teoria Fonológica. | Relicário de Sons
(Lisboa, Portugal)
|
2014/07 | Phonological awareness after Portuguese secondary schooling: some results and “challenges” | 12th International ALA Conference – The Association for Language Awareness
(Hamar, Noruega)
|
2014/07 | Phonological development in children with otitis media effusion: data from European Portuguese | IASCL 2014 – International Association for the Study of Child Language
(Amesterdão)
|
2014/07 | Word-initial rothic cluster acquisition in European Portuguese. | 15th ICPLA - International Clinical Phonetics and Linguistics Association
(Estocolmo)
|
2014/07 | CEPLEXicon - Um léxico de Aquisição do Português europeu. | 10º LI, Encontros de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Universidade do Minho (Minho, Portugal)
|
2014/07 | Sobre o papel das propriedades internas dos sons da fala à entrada na escola: leitura, escrita e consciência fonológica. | Comunicação apresentada no 10º Encontro de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Universidade do Minho (Minho, Portugal)
|
2014/06 | Hierarchical representations in Clinical Linguistics: Contributions from phonological acquisition. | ICLAYR 2014 - International Conference on Language Acquisition for Young Researchers
(Lisboa, Portugal)
|
2014/05 | Avaliação da Consciência Fonológica: tarefas e constituintes linguísticos. |
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2014/05 | Etapas de adaptação ao PE de um instrumento interlinguístico de avaliação fonológica. |
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2014/02 | Análise fonológica de dados em contexto clínico. | IV Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/12 | Desenvolvimento fonológico em crianças com muito baixo peso: que evidências? | XI Jornadas do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Algarve.
(Faro, Portugal)
|
2013/11 | Empirical contributions from phonological acquisition to set clinical markers in European Portuguese. |
Université de Tours (França)
|
2013/10 | Conhecimento metafonológico em alunos do ensino superior: resultados e respectivas implicações didácticas. | XXIX Encontro Nacional da da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2013/09 | Sobre a natureza das representações lexicais: aspectos fonológicos e morfológicos na aquisição de /l/ em Português europeu. | IV Seminário de Aquisição Fonológica
Universidade Federal de Santa Maria (Santa Marta, Brasil)
|
2013/09 | Volta PNEP. Contribuições do Programa Nacional de Ensino do Português para o desenvolvimento profissional no ensino de língua materna. | Projeto PACTO
Universidade Federal de Pelotas (Brasil)
|
2013/09 | Aquisição da linguagem, consciência linguística e ensino e aprendizagem da leitura e da escrita: que (as)simetrias? | Projeto PACTO
Universidade Federal de Pelotas (Brasil)
|
2013/09 | Sobre a tradução e adaptação de um instrumento de avaliação interlinguístico para o português europeu: resultados preliminares sobre a variável extensão de palavra. | Jornadas de investigação do programa de Doutoramento em Linguística / XX Congresso Eurocall.
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2013/08 | Crosslinguistic Child Phonology Project: Preliminary results from European Portuguese. | Workshop on Knowledge Mobilization for an International Crosslinguistic Study on Children’s Speech Development.
University of British Columbia (Vancouver)
|
2013/05 | A interface fonologia/morfologia na aquisição do PE: o caso dos plurais. |
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2012/10 | Avaliação fonológica da criança: adaptação para o PE de um instrumento de avaliação interlinguístico. | II Seminário Internacional de Investigação Linguística
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
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2012/10 | Como é que as crianças contam as palavras. Dados sobre a Consciência Lexical em PE. | XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
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2012/05 | A Aquisição da Fonologia na Linguística Clínica. |
Universidade de Aveiro (Aveiro)
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2012/04 | Contributos da (Aquisição da) Fonologia para a avaliação e a intervenção terapêuticas. | Workshop em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (Portugal)
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2011/11 | Prosodic influence in bilingual phonological development: evidence from a Portuguese-French first language learner. | 36th Boston University Conference on Language Development
Boston University (Boston, Estados Unidos)
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2011/10 | Using allophony to build lexical representations in monolingual and bilingual environments. | VIII Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem/II Encontro Internacional de Aquisição da Linguagem.
Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil)
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2011/10 | Efeito prosódico no desenvolvimento fonológico bilingue: dados de uma criança Português/Francês. | XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2011/07 | On the effect of morphophonological complexity in the acquisition of plural noun forms in European Portuguese. | 12th Conference of the International Association for the Study of Child Language – IASCL
Université do Québec à Montreal (Montreal, Canadá)
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2011/02 | On the impact of morphophonological complexity in the acquisition of nominal plural forms: the case of word-final laterals. | II Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment
FLUL (Lisboa, Portugal)
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2010/10 | Contributos para o controlo de variáveis linguísticas na avaliação da consciência fonológica. | Colóquio Internacional sobre Leitura: Investigação e Ensino
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal)
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2010/10 | Consciência fonológica de segmentos não-consonânticos no PE: alguns resultados de um estudo-piloto. | Colóquio Internacional Leitura: Investigação e Ensino
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2010/10 | Desenvolver a Consciência Fonológica [PNEP – 1º Ciclo do Ensino Básico]. | Colóquio Internacional sobre Leitura: Investigação e Ensino.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2010/10 | Consciência fonológica no ensino básico moçambicano. | Colóquio Internacional sobre Leitura: Investigação e Ensino.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2010/08 | Morphophonological complexity in language acquisition: the case of nasal diphthongs in nominal plural forms. | Romance Turn IV.
Université François Rabelais (França)
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2010/07 | Target phonologies in bilingual and monolingual development of branching onsets. | Workshop PHONBANK, Memorial University of Newfoundland
(Canadá)
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2010/07 | Phonological features and phonemic awareness. | 10th International Conference of the Association for Language Awareness
Universidade de Kassel (Alemanha)
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2010/07 | Linguistic Properties and Phonological Awareness in Middle and Secondary Schooling. | 10th International Conference of the Association for Language Awareness
Universidade de Kassel (Alemanha)
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2009/12 | Formação do plural e ditongos nasais na aquisição do Português Europeu. |
Pontifícia Universidade Católica de Pelotas (Brasil)
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2009/12 | Histórias de sibilantes na Aquisição do Português Europeu. | Em Torno da Prosódia – 2º Simpósio de Linguística e Semiótica da USP.
Universidade de São Paulo
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2009/11 | Complexidade silábica e segmentação de palavras. | V Congresso da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
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2009/11 | Aquisição do Plural nos Nomes terminados em Ditongo Nasal. | V Congresso da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala.
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
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2009/10 | Estas portas [‘¿t¿s’pot¿s] e janelas [n:¿’n¿s]: assimetrias na aquisição das sibilantes em Português Europeu. | XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2009/05 | Phonological complexity and the acquisition of European Portuguese. | Workshop on Complexity, Typology and Acquisition.
Collegium de Lyon, Institut d’Etudes Avancées
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2009/05 | Onset/Coda asymmetries in the acquisition of sibilants in European Portuguese. | Workshop on Complexity, Typology and Acquisition,
Collegium de Lyon, Institut d’Etudes Avancées (Lyon, França)
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2009/03 | O conhecimento lexical: relações com o conhecimento morfológico e fonológico. | II Encontro Nacional do PNEP.
Ministério da Educação (Portugal)
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2009/03 | Aspectos fonológicos e morfossintácticos da aquisição do ditongo nasal -ão em Português europeu. | VI Congresso Internacional da ABRALIN
Universidade Federal da Paraíba (Brasil)
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2009/03 | Explicitação do conhecimento fonológico: relevante ou irrelevante? | 8º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2008/07 | Segmental properties and phonemic awareness. | 11th Conference of the International Association for the Study of Child Language – IASCL
(Edinburgo)
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2008/07 | Syllabic complexity in segmentation¿tasks. | 11th Conference of the International Association for the Study of Child Language – IASCL
(Edinburgo)
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2008/07 | Desenvolver a consciência fonológica. | IV Encontro Língua Portuguesa nos¿Primeiros Anos de Escolaridade
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2008/03 | Segmental properties and phonemic awareness. | British Dyslexia Association International Conference 2008.
(Harrogate, Reino Unido)
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2008/03 | Prosodic complexity and word segmentation. | British Dyslexia Association International Conference 2008.
(Harrogate, Reino Unido)
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2007/09 | Sobre a arquitectura dos traços do ponto de articulação no sistema fonológico de uma criança bilingue. | XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
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2007/06 | Segmental processing and phonological awareness. | Phonetics and Phonology in Iberia (PaPI2007).
Universidade do Minho (Braga)
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2007/03 | PoA at the left-edge: a contribution from European Portuguese. | VIIIth Workshop on Phonological Acquisition
(Holanda)
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2006/11 | Syntactic derivations and the interpretation of bare nouns in European and Brazilian Portuguese. | II Romania Nova Workshop.
Universidade Federal de Alagoas (Brasil)
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2006/10 | Gramática e Frequência no desenvolvimento fonológico infantil: o caso do Português Europeu. | 7º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)
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2006/10 | Alofonia e alomorfia como pistas para o desenvolvimento fonológico: o caso do sistema vocálico na aquisição do português europeu. |
Pontifícia Universidade Católica de Pelotas (Pelotas, Brasil)
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2006/10 | O pé no Português Europeu. | VII Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem / II Encontro Internacional de Aquisição da Linguagem
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)
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2006/10 | O pé no Português Europeu. | XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
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2006/10 | Sobre o Ponto de Articulação na periferia esquerda da palavra. | XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
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2006/06 | Aquisição da Fonologia do Português Europeu: recursos, resultados e projectos em curso. | Mostra de Linguística: Estado da Arte, Projectos e Produtos
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2005/09 | Efeitos prosódicos e de frequência no desenvolvimento silábico em Português Europeu. | XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
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2005/07 | Nasality and branchingness in the acquisition of European Portuguese. | 10th Conference of the International Association for the Study of Child Language.
(Berlim, Alemanha)
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2005/07 | Prosodic and frequency effects in the development of syllable structure in European Portuguese. | 10th Conference of the International Association for the Study of Child Language
(Berlim, Alemanha)
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2005/06 | Vowel reduction in the acquisition of European Portuguese. | PaPI’2005 - Phonetics and Phonology in Iberia.
(Barcelona, Espanha)
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2004/11 | Derivações sintácticas e interpretação semântica. | 1.º Colóquio Internacional sobre o Português.
Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil)
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2004/06 | The acquisition of the prosodic word in European Portuguese. | Second Lisbon Meeting on Language Acquisition – with special reference to Romance Languages.
Universidade de Lisboa
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2004/06 | The asymmetrical status of syllable-final [¿] in the acquisition of European Portuguese. | Second Lisbon Meeting on Language Acquisition – with special reference to Romance Languages.
Universidade de Lisboa
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2004/05 | Language in Adolescence (member of panel). | IX Conference of the European Association for Research on Adolescence.
Faculdade de Psicologia, Universidade do Porto (Portugal)
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2004/05 | Sobre a natureza das sequências sC em Português Europeu. | VI Congresso de Linguística Geral.
Universidade de Santiago de Compostela (Espanha)
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2004/04 | Syllabic markedness, segmental markedness, rhythm and acquisition. | 27th GLOW Colloquium (Generative Linguistics in the Old World).
(Thessaloniki, Grécia)
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2004/01 | Crosslinguistic evidence from the acquisition of Onset clusters. | TIN-dag - Linguistics in the Neetherlands.
(Groningen)
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2003/12 | O IRC como uma nova situação de uso da língua: implicações educativas. | III Coloquio Internacional de Lingüística Aplicada y Sociedad.
Universidade de La Habana (Cuba)
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2003/11 | The (un)solved mystery of early empty Onsets. Second Workshop on Phonological Acquisition. |
Radboud University (Nijmegen)
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2003/11 | Phonological contrasts in the European Portuguese vowel system: implications for acquisition. | Going Romance’2003.
University of Nijmegen
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2003/10 | A Escola e o desenvolvimento fonológico infantil: contributos da aquisição de língua materna. | Conference - A Criança, a Língua e o Texto Literário.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
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2003/09 | O IRC como uma nova situação de uso da língua: implicações educativas. | III Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – 5.º Simpósio Internacional em Informática
Educativa.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
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2003/09 | The vowel [¿] in the acquisition of European Portuguese. | GALA’2003 - Generative Approaches to Language Acquisition.
Utrecht University
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2003/04 | From signal to grammar: rhythm and the acquisition of syllable structure. | 26th GLOW Colloquium - Generative Linguistics in the Old World.
(Lund)
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2003/03 | ) Geometria de Traços e distribuição de pronomes sujeito em Português europeu e em Português brasileiro. | 3.º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística.
(Rio de Janeiro, Brasil)
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2003/01 | Ao ritmo da prosódia: crianças, sílabas e desenvolvimento linguístico. | I Conferência Internacional de Música, Comunicação e Linguagem
Universidade Nova de Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
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2002/11 | From signal to grammar: rhythm and the acquisition of syllable structure. | 27th Annual Boston University Conference on Language Development.
Boston University (Boston, Estados Unidos)
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2002/10 | Obstruções na aquisição. A propósito da natureza dos estádios iniciais de desenvolvimento segmental. | XVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
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2002/09 | Geometria de Traços e elementos pronominais em Português europeu e em Português brasileiro. | 3.º Colóquio Português Europeu/Português Brasileiro. Unidade e Diversidade na Passagem do Milénio.
FLUL (Lisboa, Portugal)
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2002/07 | The place of laterals in the acquisition of European Portuguese. | IXth Conference of the International Association for the Study of Child Language.
(Madison, Wisconsin, Estados Unidos)
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2002/07 | On how children deal with alternating vowels in European Portuguese. | IXth Conference of the International Association for the Study of Child Language.
(Madison, Wisconsin, Estados Unidos)
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2002/06 | Não há ar[e]nhas nas telhas. Dados sobre a aquisição do sistema vocálico no Português Europeu. | Dia da Fonologia
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal)
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2002/05 | The acquisition of vowel alternations in European Portuguese. | 2nd International Conference on Contrast in Phonology.
University of Toronto (Toronto, Canadá)
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2002/02 | A Sílaba e os seus Constituintes. | Ciclo Linguístico de Braga.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
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2001/11 | Contributos linguísticos para a construção de uma escala de desenvolvimento silábico. | 2º Congresso de Terapeutas da Fala - Painel Fonologia Clínica
(Lisboa, Portugal)
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2001/11 | Estatutos de [¿] na aquisição do Português Europeu. | Encontro Comemorativo dos 25 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto.
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
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2001/10 | Argumentos para uma análise prosódica dos proto-determinantes. | XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2001/07 | Morphological and/or phonological place holders? | Workshop - Rhythmic Patterns, Parameter Setting and Language Change: Why and How.
University of Bielefeld (Alemanha)
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2001/07 | Parameters, constraints and the acquisition of syllable structure. | Workshop on Rhythmic Patterns, Parameter Setting and Language Change: Why and How.
University of Bielefeld (Alemanha)
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2001/03 | O ponto de articulação das laterais em Ataque simples na aquisição do Português Europeu. | 2º Congresso Internacional da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística.
(Fortaleza, Brasil)
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2000/10 | Sons de ataque: segmentos complexos, grupos segmentais e representações fonológicas na aquisição do Português Europeu. | V ENAL - Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)
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2000/09 | Teoria linguística e dados da aquisição: o caso da Rima no Português Europeu. |
INDE - Universidade Pedagógica de Maputo
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2000/09 | Os ping[w]ins são diferentes dos c[w]elhos? Questões sobre oclusivas velares, semivogais e arredondamentos na aquisição do Português Europeu. | XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
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1999/10 | On the representation of nasal vowels: evidence fromPortuguese children's data. | 1999 Conference on L1 and L2 Acquisition of Spanish and Portuguese.
Georgetown University (Washington, Estados Unidos)
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1999/09 | On the representation of nasal vowels: evidence from Portuguese children's data. | GALA’99 - Generative Approaches to Language Acquisition.
Potsdam University (Alemanha)
|
1999/09 | O grupo consonântico 's+C' em início de palavra: evidência da aquisição do Português Europeu. | XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
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1999/09 | Sobre a representação da nasalidade em Português Europeu: evidência dos dados da aquisição. | XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
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1999/07 | Syllabic constituency and segmental emergence: Evidence from the acquisition of European Portuguese. | VIIIth Conference of the International Association for the Study of Child Language - IASCL.
(San Sebastián, Espanha)
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1999/07 | The acquisition of syllable structure in European Portuguese: the case of complex onsets. | VIIIth Conference of the International Association for the Study of Child Language – IASCL.
(San Sebastián, Espanha)
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1999/07 | On reconstructing input representations: Crosslinguistic evidence from the acquisition of Onset clusters. | VIIIth Conference of the International Association for the Study of Child Language - IASCL.
(San Sebastián, Espanha)
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1999/05 | O papel da sílaba na constituição de uma escala de desenvolvimento fonológico. |
Instituto da Criança, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
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1999/04 | O Papel da sílaba na estruturação do conhecimento fonológico. |
Escola Superior de Educação de Beja
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1999/04 | On the non-universality of unmarked values: evidence from syntax and phonology. | 22nd GLOW Colloquium - Generative Linguistics of the Old World.
(Berlim, Alemanha)
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1999/03 | A sílaba no processo de desenvolvimento fonológico: avaliação de produções de crianças portuguesas. |
Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto
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1999/03 | A aquisição da estrutura s+oclusiva em início de palavra. |
Centro de Linguística da Universidade do Porto
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1999/01 | Questões de Ataque silábico: Evidência dos dados da aquisição do PE. | Ciclo de conferências - Conversas d'Oral
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
1999/01 | Sons, constituintes silábicos e sílabas: os dados da aquisição. |
Escola Superior de Educação de Beja
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1999/01 | O Papel da Sílaba na Estruturação do Conhecimento Fonológico. | 3º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português.
(Póvoa de Varzim, Portugal)
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1998/10 | Estatutos das consoantes que fecham sílabas no Português Europeu: evidência dos dados da aquisição. | XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
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1998/10 | V e CV como estruturas não marcadas: evidência da aquisição do Português Europeu. | XIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
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1998/07 | V and CV as unmarked syllables: evidence from the acquisition of Portuguese. | Workshop on The Syllable: Typology and Theory.
Tuebingen University (Alemanha)
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1997/12 | Prosodic and syntactic interaction: the acquisition of NP functional projections in European Portuguese. | ConSOLE VI.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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1997/10 | Early acquisition of functional categories: evidence from European Portuguese. | 1997 Colloquium on the Acquisition of Spanish and Portuguese.
McGill University (Montreal, Canadá)
|
1997/10 | Os segmentos que estão nas sílabas que as crianças produzem: localidade silábica e hierarquia de aquisição. | XIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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1997/06 | Order of acquisition for syllable structure: evidence from Portuguese children. | 5th International Congress of the International Society of Applied Psycholinguistics.
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
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1997/04 | Acquisition of syllable structure constraints: evidence from Dutch and Portuguese. | GALA'97 - Generative Approaches to Language Acquisition.
University of Edinburgh (Reino Unido)
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1997/04 | Functional Categories in early acquisition of European Portuguese. | GALA'97 Conference - Generative Approaches to Language Acquisition.
University of Edinburgh (Reino Unido)
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1996/09 | Asking children’s data about syllable-final consonants. |
Constanz University (Constanz, Alemanha)
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1996/09 | NP functional projections: plurals within Codas in the acquisition of European Portuguese. | TROPICS Workshop - Approaches to Bootstrapping.
(Berlim, Alemanha)
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1996/07 | What unsuccessful imitations can tell about phonological units successfully produced within spontaneous speech: levels of processing in L1 acquisition. | VIIth Conference of the International Association for the Study of Child Language - IASCL.
(Istambul)
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1996/06 | Onsets in early words. | UBC International Conference on Phonological Acquisition.
University of British Columbia (Vancouver, Canadá)
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1995/10 | Uma questão de Ataque silábico nas primeiras palavras. | XI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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1995/10 | Estatuto de A em construções aspectuais do Português. Evidências da aquisição na interacção Fonologia/Sintaxe. | XI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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1994/06 | Alveolar trill(ions) of problems: evidence from children acquiring European Portuguese syllables. | First Lisbon Meeting on Child Language – with Special Reference to Romance Languages.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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1994/06 | Processing problematic syntactic contexts while reading aloud. | IVth Congress of ISAPL.
(Bolonha / Cesena)
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1994/04 | Se o paradigma da ciência cognitiva se tornasse dominante no âmbito da educação, que mudanças poderíamos esperar ao nível do ensino da Língua Materna? | Congresso Internacional sobre o Português.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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1993/10 | Processamento da informação na leitura oral em situação de stress: construção do desenho experimental e análise dos resultados. | IX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
1993/06 | Processing information under stress: social anxiety and speech. | Congresso Mundial de Psiquiatria.
(Rio de Janeiro, Brasil)
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1993/02 | Estruturação temporal da fala: análise acústica e reconhecimento perceptivo. | Encontro de Processamento da Língua Portuguesa Escrita e Falada.
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
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1991/10 | Contributo para a identificação de elementos estruturadores da entoação na leitura. | VII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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1991/09 | Temporal structure of speech: reading news on TV. Comunicação apresentada no ESCA | Workshop on Phonetics and Phonology of Speaking Styles: Reduction and Elaboration in Speech Communication.
(Barcelona)
|
1991/06 | Effects of two benzodiazepines – Diazepam and Cloxazolam – in the temporal organization of speech. | Vth World Congress of Biological Psychiatry.
(Florença, Itália)
|
1991/05 | Estrutura temporal da leitura em adultos universitários: pausas e suporte gráfico. | Encontro sobre Leitura e Escrita.
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
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1989/10 | Valores do silêncio: contributo para um estudo da pausa na delimitação do grupo entoacional em Português. | V Encontro Nacional da APL.
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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1987/10 | Elementos para um estudo do tempo real no discurso. | III Encontro Nacional da APL.
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
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Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
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2024 - Atual | A natureza dos erros de escrita inicial em dados das variedades brasileira, portuguesa e moçambicana do português.
Orientador de Ana Ruth Miranda
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Pós-Doutoramento (Outra)
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
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2023 - Atual | O uso de ataque vazio como estratégia de reconstrução no desenvolvimento típico
Orientador de Mariana Castro
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2023 - Atual | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Orientador de Cristiane Lazzarotto-Volcão
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Pós-Doutoramento (Outra) |
2019 - Atual | Aquisição dos plurais irregulares por crianças portuguesas
Orientador de Marina Paulo
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - Atual | Contributos para a construção e validação de um teste de avaliação da linguagem em idade escolar - aspetos fonológicos e morfológicos
Orientador de Sylvie Capelas
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PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2017 - Atual | Aquisição do sistema vocálico no português europeu
Orientador de Rita Santos
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PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2022 - 2024 | Complexidade fonológica e aprendizagem da escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico: os Ataques Ramificados na base de dados EFFE-On
Coorientador de Mafalda Lamarosa
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2022 - 2024 | Recolha e transcrição fonética e ortográfica de dados orais de crianças com desenvolvimento típico
Orientador de Mariana Castro
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Bolsa de Mestrado (Outra) |
2021 - 2022 | RED - Recursos Educativos Digitais para o 1º CEB
Orientador de Jéssica Gomes
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Bolsa de Mestrado (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2020 - 2022 | A lateral alveolar: contributo para o estudo da aquisição atípica em português europeu
Orientador de Jéssica Gomes
|
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2019 - 2022 | O desenvolvimento ortográfico Infantil dos ditongos orais decrescentes no português europeu
Coorientador de Moisés Pampim
|
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2019 - 2021 | Explorar as características da categoria fonológica movimento na Língua Gestual Portuguesa
Coorientador de João Martins Silva
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
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2019 - 2021 | Aquisição da altura em vogais orais tónicas por falantes chineses aprendentes do Português Europeu como língua segunda
Orientador de Hongrui Duan
|
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2019 - 2021 | Dificuldades na Produção da Lateral Alveolar do Português Europeu: a Perceção dos Terapeutas da Fala
Coorientador de Joana Reis
|
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
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2018 - 2021 | L2 speech learning of European Portuguese /l/ and /¿/ by L1-Mandarin learners: Experimental evidence and theoretical modelling
Orientador de Chao Zhou
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PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2019 - 2020 | Ortografia dos fonemas /l/ e /¿/ em posições complexas na escrita infantil: uma análise comparativa
Orientador de Mirian Amarante
|
Bolsa de Mestrado (Outra) |
2018 - 2019 | Transcrição fonética de dados orais de crianças com desenvolvimento típico e atípico
Orientador
|
Bolsa de Mestrado (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2019 | Produção de ataques ramificados em contexto de repetição de pseudopalavras: contributo sobre o desenvolvimento fonológico
típico e atípico
Orientador de Inês Catarino
|
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2013 - 2018 | O impacto da complexidade silábica no desenvolvimento fonológico e na aprendizagem da ortografia em Português Língua Segunda
no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico Moçambicano
Orientador de Francisco Vicente
|
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
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2016 - 2017 | A Aquisição das Consoantes Líquidas por Falantes Chineses
Orientador de Chao Zhou
|
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2016 - 2017 | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Orientador de Cristiane Lazzarotto-Volcão
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Pós-Doutoramento (Outra) |
2015 - 2017 | Ideofones em Santome
Coorientador de Patrícia Costa
|
MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2012 - 2017 | Aquisição fonológica na criança: tradução e adaptação de um instrumento de avaliação interlinguístico para o português europeu
Orientador de Ana Margarida Ramalho
|
Universidade de Évora, Portugal
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2015 - 2016 | Tratamento de dados de aquisição de língua materna e não materna: oralidade e escrita
Orientador de Rita Santos
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Bolsa de Mestrado (Outra) |
2014 - 2015 | Aquisição da ortografia das consoantes soantes
Orientador de Suellen Vaz Sousa
|
Bolsa de Mestrado (Outra) |
2010 - 2015 | O Desenvolvimento Fonológico de Crianças com Otites Médias com Derrame: Estudo Longitudinal
Orientador de Ana Catarina Baptista
|
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2010 - 2015 | Complexidade Prosódica - Tarefas de Consciência Fonológica em Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Catarina Afonso
|
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2009 - 2014 | Consciência Fonológica nos Desvios Fonológicos – Avaliação e Terapia
Coorientador de Roberta Freitas Dias
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PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
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2012 - 2013 | Aquisição de estruturas fonológicas e escrita na infância.
Orientador de Lourenço Chacon
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Pós-Doutoramento (Outra)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
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2012 - 2013 | Proposta de Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes e Estruturas (PAC-E) para avaliação dos desvios fonológicos
Orientador de Vanessa Giachini
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Bolsa de Doutoramento (Outra) |
2012 - 2013 | Consciência Fonológica - Avaliação e Terapia
Orientador de Roberta Freitas Dias
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Bolsa de Doutoramento (Outra) |
2011 - 2013 | Aquisição de Grupos consonânticos e seu impacto nos Desempenhos Escritos no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Rita Santos
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2011 - 2012 | Transcrição ortográfica de fala dirigida à criança em ambiente naturalista
Orientador de Pedro Oliveira
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Bolsa de Iniciação à Investigação (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2011 - 2012 | Transcrição ortográfica de fala dirigida à criança em ambiente naturalista
Orientador de Ana Tanganho
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Bolsa de Iniciação à Investigação (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2011 - 2012 | Transcrição ortográfica de fala dirigida à criança em ambiente naturalista
Orientador de Marta Rocha
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Bolsa de Iniciação à Investigação (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2007 - 2012 | Competência metafonológica e sistema não consonântico no português europeu
Orientador de Adelina Castelo
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PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2007 - 2012 | Efeito das propriedades segmentais em tarefas de consciência segmental, de leitura e de escrita
Coorientador de Dina Alves
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PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2009 - 2011 | Nasalidade Vocálica em Português. Pista para Identificação Forense de Falantes
Coorientador de Manuel da Silva Domingos
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2006 - 2011 | Acquisition de la Structure Syllabique en contexte de Bilinguisme Simultané Portugais-Français
Orientador de Letícia Almeida
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PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2008 - 2010 | Aquisição do Plural dos Nomes Terminados em Ditongo Nasal – Estudo com crianças entre os 3 e os 7 anos
Orientador de Ana Margarida Ramalho
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
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2008 - 2010 | Vocalismo Átono e os Sufixos -inh- e -zinh-: Um Estudo de Juízos de Aceitabilidade em Falantes do Português Europeu
Orientador de Sílvia Pais Barbosa
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2008 - 2010 | A Consciência Sintáctica em Crianças de 1.º Ciclo de Escolaridade: Construção e Aplicação de uma Tarefa de Manipulação
Coorientador de Rita Alexandre
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
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2008 - 2010 | A Consciência Sintáctica em Crianças de 1.º Ciclo de Escolaridade: Construção e Aplicação de uma Tarefa de Reconstituição
Coorientador de Magda Costa
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
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2008 - 2010 | A Consciência Sintáctica em Crianças de 1.º Ciclo de Escolaridade: Construção e Aplicação de uma Tarefa de Identificação
Coorientador de Ana Rita Castanheira
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
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2005 - 2010 | The Acquisition of the Consonantal System in European Portuguese: Focus on Place and Manner Features
Orientador de Teresa da Costa
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PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2007 - 2009 | Consciência Fonológica no Ensino Básico em Moçambique
Orientador de Francisco Leonardo Vicente
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2004 - 2009 | The Acquisition of Primary Word Stress in European Portuguese
Orientador de Susana Mesquita de Deus Correia
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PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2004 - 2009 | Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes: uma Proposta de Avaliação e Classificação dos Desvios Fonológicos
Coorientador de Cristiane Lazzarotto-Volcão
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PhD in Linguistics (Doutoramento)
Universidade Católica de Pelotas, Brasil
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2006 - 2008 | Português Europeu e Galego: Estudo Fonético e Fonológico das Consoantes em Rima Medial
Orientador de Marcos Garcia Gonçalves
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2006 - 2008 | Complexidade prosódica e Segmentação de Palavras em crianças entre os 4 e os 6 anos de idade
Orientador de Catarina Afonso
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
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2005 - 2007 | Desenvolvimento Fonológico em Crianças dos 3 anos e 6 meses aos 4 anos e 6 meses de idade Nascidas com Baixo Peso
Orientador de Patrícia Nogueira
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
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2004 - 2006 | A Aquisição do Sistema Vocálico por Falantes de Português Europeu como Língua não Materna
Orientador de Inês Gomes da Cruz Neves Oliveira
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2004 - 2006 | L'Acquisition des Codas non Finales par un Enfant Bilingue en Portugais et Français
Orientador de Letícia Almeida
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2003 - 2005 | A Aquisição das Consoantes Líquidas por Crianças com Desvios Fonológicos Portadoras de Implante Coclear
Orientador de Susana de Jesus Teodoro Vieira
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2002 - 2004 | A Percepção do Acento em Português por Alunos dos Ensinos Básico e Secundário. Descrição, Aplicações e Implicações para o
Ensino do Português como Língua Materna
Orientador de Isabel Cristina Silva dos Santos Araújo
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2002 - 2004 | A Aquisição da Rima em Português Europeu – Ditongos e Consoantes em Final de Sílaba
Orientador de Susana Mesquita de Deus Correia
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2001 - 2003 | A aquisição do Ponto e do Modo de Articulação dos Segmentos Obstruintes no Português Europeu: um Estudo de Caso
Orientador de Teresa da Costa
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MA in Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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