???global.info.a_carregar???
Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias (Caldas da Rainha, 1964). PhD in Art Sciences by the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon (FBAUL) with the theme The New Figuration in Plastic Arts in Portugal (1958-1975). Master in History of Contemporary Art by the Faculty of Social and Human Sciences of the Universidade Nova de Lisboa (FCSHUNL) with the theme Echo Expressionists in Portuguese Painting (1910-1940) - with edition in 2010, revised and added. Degree in Communication Design by FBAUL Lisboa. Assistant Professor of Art and Heritage Sciences at FBAUL. He was a Guest Assistant (between 1998-2003) in the Art History department at the Faculty of Social Sciences at Universidade Nova de Lisboa. He was part of the KWY catalog research team, Paris 1958-1968 (1998-2001). Scientific Coordinator of the digital raisonné catalog by António Dacosta (2009-2014; 2017-2020). Creation and general scientific coordination of Revista Convocarte – revista digital de Ciências da Arte (http://convocarte.belasartes.ulisboa.pt/). Launched the event The Visual Arts and the Other Arts in 2006 having coordinated 3 cycles of conferences and edition of the book of Proceedings. The First avant-garde (2006); Art and Abstraction, 2007; Art and Eros, 2008; Co-organized events / editions: Oriente / Ocidente - Miscigenações, 2010: Circunvoluções Digitais II, 2010; Editorial line around Research in Arts, having been part of the coordination of the following book volumes and : Research in Art I and II; 2010/2011 Research in Arts - Irony, Criticism and Assimilation of Methods, 2015; Research in the Arts - Oscillation of Methods, 2015; Research in the Arts and Absurdity - Informal Methods and Institutionalization of Conflict, 2016. Conceived and organized an exhibition and catalog: SPECTRUM - New artistic workings of the image (Casa Medeiros e Almeida, Galeria Antiks Design, 2012. Co-coordinated an exhibition, conference and book event: Chiado - urban, artistic and cultural effervescence of a place, 2010; Santa Rita Pintor - Polemicas e Controvérsias - in the 100 years of his death (2018); book by Documenta in 2020. Scientific Commissioner of the Exhibition and respective catalog: Carlos Porfírio - Dialogues of Modernism (Museu de Faro, 2019). Edited individual books: António Dacosta – A Tentação Mítica, Angra do Heroísmo: Secretaria da Direcção Regional da Cultura / Direcção Regional da Cultura, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2016; Ecos Expressionistas na Pintura Portuguesa Entre-Guerras (1914-1940), Lisboa: Campo da Comunicação, 2011. He was vice-president and member and vice-president of the Scientific Council, and the Commission for Postgraduate Studies between 2012-2016. He was coordinator of the 3rd Cycle in the area of Sciences of Art and Heritage Sciences between 2012-2016. Coordinates the 1st cycle (degree) of the Art and Heritage Sciences course. Elaborated and coordinated the FBAUL Master of Critics, Curatorship and Art Sciences (2013-2017). Member of the Center for Research and Studies in Fine Arts (CIEBA) where he coordinated the Section of Art and Heritage Sciences - Francisco de Holanda between 2015-2016.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Nomes de citação

  • Dias, Fernando Rosa

Identificadores de autor

Ciência ID
961A-6ED3-B0EE
ORCID iD
0000-0002-1525-0905

Endereços de correio eletrónico

  • fprosadias@hotmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2004/01/01 - 2009/03/03
Concluído
Doutoramento em Ciências da Arte (Doutoramento)
Especialização em Teoria e História da Arte
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"A Nova-Figuração nas Artes Plásticas em Portugal (1958-1975)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor por unanimidade
1992/10/01 - 1997/11/12
Concluído
História da Arte (Mestrado)
Especialização em Arte Contemporânea
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Muito Bom
1986/09 - 1992/08
Concluído
Belas Artes - Design de Comunicação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/04 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2011/03 - 2020/07 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Université Mohammed V de Rabat Faculté des Lettres et des Sciences Humaines, Marrocos
2003/06/01 - 2009/03 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2005/09 - 2006/07 Assistente (Docente Universitário) Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
1997/09 - 2003/07 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
(...)

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/03 - Atual Membro do Conselho Pedagógico Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/02 - Atual Coordenação do Grupo de Ciências da Arte e do Património (Francisco de Holanda) do CIEBA Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2014 - Atual Membro da Comissão Científica do Doutoramento em Artes - Artes Performativas e da Imagem em Movimento Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
(...)
2022/01 - 2024/01 Coordenação do 3.º Ciclo (doutoramento) de Ciências da Arte e do Património Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019 - 2023 Membro do Conselho de Escola Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017/03 - 2022/12 Presidente de Comissão Científica do Doutoramento em Artes - Artes Performativas e da Imagem em Movimento Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
(...)
2015 - 2022 Coordenação do 1.º Ciclo (licenciatura) de Ciências da Arte e do Património Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019 - 2020 Enquanto Membro Comissão Científica foi Membro da Comissão de Auto-avaliação do Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento [ACEF/1819/1101806] Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2019 Enquanto Membro Comissão Científica foi Membro da Comissão de Auto-avaliação do Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento [PERA/1718/1101806] Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2012 - 2016 Membro e Vice-Presidente do Conselho Científico Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2012 - 2015 Coordenação do Mestrado em Crítica, Curadoria e Teorias da Arte Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2010 - 2015 Coordenação do 2.º Ciclo (mestrado) de Ciências da Arte e do Património Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2010 - 2015 Coordenação do 3.º Ciclo (doutoramento) de Ciências da Arte e do Património Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2009 - 2014 Membro da Assembleia da Faculdade Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2009 - 2012 Membro do Conselho Curatorial Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2001 - 2001 Membro da Comissão de Auto-avaliação da Licenciatura em História da Arte Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/11/16 - Atual SEA@ARPT - Sudeste Asiático em Residência Artística em Portugal (Southeast Asia in Residence in Portugal)
15687
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal
Em curso
1999 - 2002 A Nova-Figuração nas Artes Plásticas em Portugal (1958-1975)
439.01
Bolseiro de Doutoramento
Concluído
1997 - 1997 Ecos Expressionistas na Pintura Portuguesa (1910-1940)
439.01
Bolseiro de Mestrado

Projeto

Designação Financiadores
2022/02/05 - Atual Estudos de Cenografia e Figurinos em Portugal/ Scenography and Costume Studies in Portugal
2022.05675.PTDC
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4042 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI4042/2011
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lobo, Bruna; Dias, Fernando Rosa; Susana de Araújo Gastal. "Os contributos do esboço para a prática da viagem: a democratização do desenho de John Ruskin e o turista contemporâneo.". Trabalho apresentado em V Colóquio Expressão Múltipla: Teoria e Prática do Desenho http://hdl.handle.net/10451/53196, Lisboa, 2021.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Dias, Fernando Rosa. "«Escultura de Rui A. Pereira comemorativa dos cem anos da morte de Madre Teresa de Saldanha»", Jornal de Arroios, 2015, http://www.jfarroios.pt/madreteresa.
  2. Dias, Fernando Rosa. "«Ozu: Melodrama num Jardim Zen»", Artes & Artes, 1999
  3. Dias, Fernando Rosa. "«22º Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea. Maurício Kagel: Para acabar com o som hermético»", Artes & Artes, 1998
  4. Dias, Fernando Rosa. "«Sá Nogueira. A parábola lírica do fragmento»", Artes & Artes, 1998
  5. Dias, Fernando Rosa. "«Arpad Szenes. Levitando a Luz»", Artes & Artes, 1998
  6. Dias, Fernando. "«Paula Rego. No Corpo da Narrativa»", Artes & Artes, 1997
Artigo em revista
  1. Dias, Fernando. "Editorial - Dilemas das artes e humanidades para uma paideia na sociedade global actual". Convocarte – Revista de Ciências da Arte (Dossier temático: Arte e Paideia — Práticas e Culturas) 13 (2022): 10-21.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Dias, Fernando. "Editorial - Como pensar uma paideia no seio do desenraizamento pós-moderno da aldeia global?". », in Convocarte ¿ Revista de Ciências da Arte (Dossier temático: Arte e Paideia ¿ (Re)Definições e Ensaios) 12 (2022): 10-23. http://convocarte.belasartes.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2023/11/Convocarte-12_versao-previa.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Dias, Fernando. "«Compromissos de José-Augusto França nos destinos da arte Portuguesa do seu tempo: os casos do Surrealismo, da abstracção e da Nova-Figuração»". Cadernos Culturais Nabantinos. Revista Cultural do Município de Tomar. Volume II [Dedicado a José-Augusto França] 2 (2022): 65-75.
    Publicado
  4. Dias, Fernando Rosa. "O desenho de Mário Eloy. O modernismo em traço delirante". Convocarte (tema de dossier: Arte e Loucura — Arte em Asilo, Arte Bruta e História da Arte 11 (2021): 236-270. http://convocarte.belasartes.ulisboa.pt/.
    Acesso aberto
  5. Dias, Fernando Rosa. "«Diálogos entre o EU de Almada e o MIM Ernesto de Sousa»". Arte e Cultura Visual 2 (2021): 71-90. http://hdl.handle.net/10451/50404.
    Publicado
  6. Dias, Fernando. "Editorial - Institucionalização da loucura e autonomia da esfera artística". Convocarte – Revista de Ciências da Arte (Dossier temático: Arte e Loucura — Arte em Asilo, Arte Bruta e História da Arte) 11 (2020): 10-28.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Dias, Fernando. "Editorial - Questões culturais e políticas da institucionalização moderna da "loucura"". Convocarte – Revista de Ciências da Arte (Dossier temático: Arte e Loucura — Estética e Teoria) 10 (2020): 10-24.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Dias, Fernando Rosa. "«Editorial: Os tempos da Cultura e a ditadura dos tempos»". Convocarte (tema de dossier: Arte e Tempo - Tempo, cultura e criação artística) 8 (2019): https://repositorio.ul.pt/handle/10451/47192.
    Acesso aberto
  9. Dias, Fernando. "«Relações ibéricas no primeiro modernismo algarvio»". Convocarte (Dossier temático: Arte e Tempo - Tempo, cultura e criação artística 8 (2019): 340-367. http://convocarte.belasartes.ulisboa.pt/.
    Acesso aberto
  10. Dias, Fernando. "«Détournements de l'image - Du temps de Beaux-Arts au temps de l'Art»". Recherches en Esthétique 24 (2019): 55-64.
    Publicado
  11. Dias, Fernando. "«Editorial»". Convocarte (tema de dossier: Ars Ludens – Arte, Jogo e Lúdico) 7 (2018): https://repositorio.ul.pt/handle/10451/47191.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Pascal Krajewski; Dias, Fernando. "«Apresentação»". Convocarte (tema de dossier: Ars Ludens – Arte, Jogo e Lúdico - Arte, videojogo e ludismo tecnológico) 7 (2018): https://repositorio.ul.pt/handle/10451/47191.
    Publicado
  13. Dias, Fernando. "«Editorial»". Convocarte (tema de dossier: Ars Ludens – Arte, Jogo e Lúdico: A Arte como Jogo?) 6 (2018): http://hdl.handle.net/10451/47188.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Pascal Krajewski; Dias, Fernando. "«Apresentação»". Conocarte (tema de dossier: Ars Ludens – Arte, Jogo e Lúdico) 6 (2018): http://hdl.handle.net/10451/47188.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Dias, Fernando. "«Editorial»". Convocarte (tema de dossier: Arte e Activismo Político) 5 (2017): 8-17.
    Acesso aberto
  16. Dias, Fernando. "«A nova-figuração portuguesa - manifestações críticas sob o signo da ditadura e da Guerra Colonial»". Convocarte (Dossier temático: Arte e Activismo Político) 5 (2017): 279-304. http://hdl.handle.net/10451/47186.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Dias, Fernando. "«Editorial»". Convocarte 4 (2017): 8-17. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/47185.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Dias, Fernando. "«O Crítico de Arte entre "Coincidências Voluntárias"»". Convocarte (Dossier temático: Arte e Activismo Político: Teorias, Problemáticas e Conceitos) 4 (2017): 279-304. http://hdl.handle.net/10451/47185.
    Acesso aberto
  19. Dias, Fernando. "«A Abstracção Geométrica nas Origens da Arte Abstracta em Portugal – Fernando Lanhas, Nadir Afonso, Almada Negreiros e Joaquim Rodrigo»". Convocarte (Dossier temático: Arte Geometria) 3 (2016): 167-194. http://hdl.handle.net/10451/47183.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Dias, Fernando. "«Rui Mário Gonçalves – Exercícios Históricos de Construção de uma Curadoria Moderna»". Convocarte (Dossier temático: Arte e Geometria) 2 (2016): 299-323. http://hdl.handle.net/10451/47182.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Dias, Fernando. "«[Edições] António Dacosta – A Tentação Mítica»". , in CulturAçores – Revista de Cultura, Angra do Heroísmo 5 (2016): 145-147.
    Publicado
  22. Manso, Marta; Rosas, Patrícia; Costa, S.; Fragoso, D.; Martins, E.; Candeias, António; Carvalho, M. L. ; Dias, Fernando. "«Through The Hermit — Rediscovering António Dacosta’s lost painting»". Microchemical Journal 126 (2016): 474-479. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0026265X16000060#!.
    Publicado
  23. Dias, Fernando Rosa. "«A Crítica de Arte Portuguesa na "Década do Silêncio" (Estudos para a História da Crítica de Arte na Década de 1950)»". Convocarte(Dossier temático: Arte Pública) 1 (2015): 271-282. http://hdl.handle.net/10451/47108.
    Acesso aberto • Publicado
  24. Dias, Fernando Rosa. "«O neo-realismo nas artes plásticas: encruzilhadas para uma caracterização»". , in Nova Síntese – textos e contextos do neo-realismo («Neo-Realismo e Artes Visuais») 10 (2015): 11-76. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/28516.
  25. Dias, Fernando Rosa. "«Qu'y a t-il d'Oeuvre dans l'art ?»". Lignes de fuite Hors-série 4 : Hommages à Michel Guérin (2014): 1/5-5/5. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0026265X16000060.
    Acesso aberto • Publicado
  26. Pereira, Fernando António Baptista; Alves, Alice Nogueira; Dias, Fernando Rosa. "«A Conservação e Restauro na Faculdade de Belas-Artes / The Conservartion and Restauration in the Faculty of Fine Arts»". Vox Musei – Arte e Património - Tomo: Arte, Património e Museus 2 (2013): 33-42.
    Publicado
  27. Alves, Alice Nogueira; Pereira, Fernando António Baptista; Dias, Fernando Rosa. "A Conservação e Restauro na Faculdade de Belas-Artes.". 2 (2013): 33-42. http://hdl.handle.net/10451/9154.
    Publicado
  28. Dias, Fernando Rosa. "«Álvaro Lapa: Lugares de disjunção e intransigência na confluência da escrita e da pintura»". Arte Teoria [número de homenagem a António Rodrigues], 2010, pp.193-211 12-13 (2010): 193-211. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/5622.
    Acesso aberto • Publicado
  29. Dias, Fernando Rosa. "«Ortónimos»". Estúdio 2 - Auto-retrato e auto-representação 2 (2010): 129-130. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/2370.
    Acesso aberto • Publicado
  30. Dias, Fernando Rosa. "«Consonâncias - enquadramento»". Estúdio I - Criadores Sobre Outras Obras 1 (2010): 54-55. https://issuu.com/fbaul/docs/est__dio1_2010.
    Acesso aberto
  31. Dias, Fernando Rosa. "«Reflexões em torno da Arte Abstracta: A radicalidade da gnoseologia inferior»". Arqa – Arquitectura e Arte 42 (2007): 82-84.
    Publicado
  32. Dias, Fernando Rosa. "«Sublime e Pintura: o olhar abismado»". Arte Teoria 9 (2007): 92-120. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/10361.
    Acesso aberto • Publicado
  33. Dias, Fernando Rosa. "«Impressionismo e Cinema»". Callipole 14 (2006): 169-174.
    Publicado
  34. Dias, Fernando Rosa. "«Depois do Impressionismo»". Callipole 14 (2006): 155-167.
    Publicado
  35. Dias, Fernando Rosa. "«A escultura e o impressionismo (Rodin, Rosso, Degas)»". Callipole 14 (2006): 145-150.
    Publicado
  36. Dias, Fernando Rosa. "«A "dromologia" de Paul Virilio e a arquitectura contemporânea: reflexões sobre a crise da "polis" e da "domus"»". Arte Teoria 7 (2005): 234-248. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/7756.
    Publicado
  37. Dias, Fernando Rosa. "«Fernando Lanhas: o "rosto" da pintura»". Arte Teoria 6 (2005): 152-164. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/11494.
    Publicado
  38. Dias, Fernando Rosa. "«Vanguardas e Linguagens (situações pictóricas)»". Revista da Faculdade de Ciência Sociais e Humanas 13 (2000): 167-181.
    Publicado
  39. Dias, Fernando Rosa. "«Mário Eloy, que Expressionismo?»". Colóquio Artes 107 (1995): 36-42.
Capítulo de livro
  1. Dias, Fernando. "«Joaquim Viegas (1874-1946). A Construção de um Cenógrafo»". In Joaquim Viegas - A Construção de um Cenógrafo, editado por Dias, Fernando Rosa. Faro, Portugal: Museu Municipal de Faro, 2024.
    No prelo
  2. Dias, Fernando Rosa. "Andreas Stöcklein - no “interstício mudo” da arte do azulejo. Linhas contra juntas". In Sobre a Linha do Horizonte ¿ Andreas Stöcklein na Coleção Ratton, 23-36. Lisboa, Portugal: Museu do Azulejo, 2024.
    Publicado
  3. Dias, Fernando Rosa. "«Impactos do 25 de Abril na Arte Portuguesa: suspensão, mudanças e possibilidades»". In Chiado, Carmo, Paris. Artes na Esfera Pública. Os Caminhos de Salgueiro Maia, editado por Quaresma, José, 121-149. Lisboa, Portugal, 2024.
    Publicado
  4. Dias, Fernando. "«Influência de Sónia Delaunay na obra de Amadeo de Souza-Cardoso»". In Livro de Actas Colóquio Internacional: Francesas em Portugal. Itinerários Múltiplos, 107-126. Edição ADEPA, CLEPUL, CICS.NOVA, 2023.
    No prelo
  5. Dias, Fernando Rosa. "«Scènes du surréalisme portugais»". In Modernités portugaises / Modernidades Portuguesas / Portuguese Modernities, 50-54. Yerres, França: Fine éditions d'art; Maison Caillebotte, 2022.
    Publicado
  6. Dias, Fernando. "«Domingos Rebêlo: Defining His Place in Portugueses Modern Art»". In The Azorean Spirit: The Art of Domingos Rebelo, Massachusetts, 43-51. New Bedford, Estados Unidos: New Bedford Whaling Museum, 2022.
    Publicado
  7. Dias, Fernando Rosa. "«António Teixeira: Desafiando o território da medalha»". In Metanarrativa. Fecid quod potui (medalha, moeda & objetos), 133-168. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA, 2021.
    Publicado
  8. Dias, Fernando Rosa. "«Sintomas de periferias irónicas no «Janota do Chiado» - com as figuras do Dandy e do Flâneur (e ainda do Marialva)»". In Janotas e flanneurs suspensos num smartphone Chiado, Carmo e artes na esfera pública, editado por José Quaresma, 25-47. Lisboa, Portugal: Associação de Arqueólogos Portugueses, 2020.
    Publicado
  9. Dias, Fernando Rosa. "«Carlos Porfírio and Futurism in the Algarve: An Early Chapter in the History of Portuguese Modernism»". In International Yearbook of Futurism Studies. Berlin, Alemanha: Walter de Gruyter, 2020.
    Publicado
  10. Dias, Fernando. "«Entre o desejo de ver (óptico) e a impossibilidade do toque (háptico): a deiscência ontológica da imagem»". In As imagens e a autonomia dos conflitos ¿ entre a emanação subtil e a perturbação viral-virtual, editado por José Quaresma, 35-63. Lisboa, Portugal: Associação de Arqueólogos Portugueses, 2019.
    Publicado
  11. Dias, Fernando. "«A Tecnologia e o tempo criativo – traços de uma nova autenticidade da arte»". In Investigação em Artes. Autenticidade, Polimatia e Dissimulação / Research in the Arts. Authenticity, Polymathy and Dissimulation, 101-129. Lisboa, Portugal: Associação de Arqueólogos Portugueses, 2019.
    Publicado
  12. Dias, Fernando. "«Heart of Darkness e o cinema»". In O Chiado, o Carmo e o Coração das Trevas / Chiado, Carmos and The Heart of Darkness, editado por José Quaresma, 27-66. Lisboa, Portugal: Associação de Arqueólogos Portugueses, 2019.
    Publicado
  13. Dias, Fernando. "«As Mediações / The Mediations - A Matéria / The Matter - A Temporalidade / The Temporality - A Repetição / The Repetition - O Resto / The Rest»". In Inês Teles, editado por Documenta, 17-109. Lisboa, Portugal: Documenta, 2019.
    Publicado
  14. Dias, Fernando. "«Afinal o que foi e quem estava na sessão futurista?»". In Santa Rita Pintor - Polémicas e Controvérsias, editado por Dias, Fernando; Dias, Fernando Rosa, 143-190. Lisboa, Portugal: Documenta, 2019.
    Publicado
  15. Dias, Fernando. "«O artístico há-de sempre ser uma perversão do estético»". In Areal - Uma exposição de António, Sofia e Martim Areal [catálogo]. Torres Vedras, Portugal: Torres Vedras: Galeria Neupergama e Município de Torres Vedras, 2019.
    Publicado
  16. Dias, Fernando. "«Carlos Porfírio – Diálogos da Modernidade (em tons de Futurismo, Expressionismo e Regionalismo)»". 11-37. Faro, Portugal: Museu Municipal de Faro, 2019.
    Publicado
  17. Dias, Fernando. "«Biografia de Santa Rita Pintor»". In Santa Rita Pintor - Polémicas e Controvérsias, editado por Dias, Fernando Rosa, 109-253. Lisboa, Portugal: Documenta, 2019.
    Publicado
  18. Dias, Fernando. "«A argumentação na investigação em artes – entre a poiesis e a ideia artística»". In Investigação em Artes. A necessidade das ideias artísticas / Research in the Arts. The need for artistic ideas, editado por José Quaresma, 101-128. Lisboa, Portugal: Associação de Arqueólogos Portugueses, 2018.
    Publicado
  19. Dias, Fernando. "«Fausto no Cinema»". In Chiado e as aparições de Fausto. Transfigurações de um Mito nas Artes e na Esfera Pública / Carmo, Chiado and the apparitions of Faust. Arts in the Public Sphere and the Transfigurations of a Myth, editado por José Quaresma, 105-133. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA, Associação dos Arqueólogos Portugueses, Akademia Sztuk Pieknych im. Wladyslawa Strzeminskiego w Lodzi, 2018.
  20. Dias, Fernando. "«Poiesis and Serendipity – attracting the accident in research in the arts»". In New Perspectives on Research in the Arts - Between Serendipity and Sustainability, editado por José Quaresma, 152-168. Lisboa: Associação dos Arqueólogos Portugueses; Centre de Recherche CLARE, Université Bordeaux-Montaigne; Departement of Creative Arts and Industries, University of Auckland, 2018.
    Publicado
  21. Dias, Fernando. "«Átmos - A respiração da Terra»". In Teresa Huertas - ÁTMOS [catálogo]. Lisboa, Portugal: Galeria Diferença, 2018.
    Publicado
  22. Dias, Fernando. "«Amadeo de Souza-Cardoso – da construção do Mito à Recepção da Obra»". In Amadeo. Centenário da morte. 1918 Espinho 2018 [catálogo], 17-19. Espinho, Portugal: Museu Municipal de Espinho, Galerias Amadeo de Souza-Cardoso, 2018.
    Publicado
  23. Dias, Fernando. "«Poiesis e Serendipidade - cativar o acidente na investigação em artes»". In Novas Perspectivas sobre Investigação em Artes - entre Serendipidade e Sustentabilidade, editado por José Quaresma, 134-151. Lisboa, Portugal: Associação dos Arqueólogos Portugueses; Centre de Recherche CLARE, Université Bordeaux-Montaigne; Departement of Creative Arts and Industries, University of Auckland, 2017.
    Publicado
  24. Dias, Fernando. "«Mobiliações e Modelos de Encontros Culturais na Construção da Modernidade – discorrendo entre Paris e Lisboa»". In Carmo, Chiado e a Respublica Litteraria - Artes na Esfera Pública, editado por José Quaresma, 47-69. Lisboa, Portugal: Associação de Arqueólogos Portugueses, 2017.
    Publicado
  25. Dias, Fernando. "«Catalogar e publicar na cyber-cittá – reflexões a partir da experiência do catálogo raisonné digital de António Dacosta»". In Cultura e Digital em Portugal, editado por Teresa Duarte Martinho; João Teixeira Lopes; José Luís Garcia, 103-116. Lisboa, Portugal: Edições Afrontamento, 2016.
    Publicado
  26. Dias, Fernando. "«Os Artistas do Primeiro Modernismo e as Bolsas para Paris»". In Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX. As Academias de Belas-Artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto (1816-1836). Ensino, Artistas, Mecenas, Coleções, editado por Maria João Pereira Neto; Marize Malta, 249-260. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio, 2016.
    Publicado
  27. Dias, Fernando. "«Roteiros de uma caminhar no opaco»". In Investigação em Artes e Absurdo – Métodos Informais e Institucionalização do Conflito, editado por Quaresma, José; Longley, Alys; Dias, Fernando (961A-6ED3-B0EE); Mendes, João Maria, 127-140. Lisboa, Portugal: Lisboa: Escola Superior de Teatro e Cinema; The University of Auckland: Creative Arts ans Industries Dance Studies, 2016.
    Publicado
  28. Dias, Fernando. "«Le Groupe Acre – entre la performance et l’action publique»". In La Performance, encore, editado por Sylvie Coëllier, 237-244. Aix-en-Provence, França: Presses Universitaires de Provence, 2016.
    Publicado
  29. Dias, Fernando. "«Chiado em efeito dromológico – Crónicas de heterotopias urbanas»". In Chiado, Carmo – metropolis e u-topia. Artes na Esfera Pública / Chiado, Carmo – metropolis et u-topie. Les Arts dans la Sphère Publique, editado por Quaresma, José, 55-76. Lisboa, Portugal: Associação de Arqueólogos Portugueses, 2016.
    Publicado
  30. Dias, Fernando. "«Arte & Vinho – breve itinerário histórico pelas iconografias do vinho na pintura»". In Arte & Vinho. Exposição de Pintura. Santarém, Portugal, 2016.
    Publicado
  31. Dias, Fernando Rosa. "«Tempos da Investigação em Arte – caminhar no método entre a dúvida, a crítica e a ironia»". In Investigação em Artes - Ironia, Crítica e Assimilação dos Métodos, editado por Quaresma, José; Dias, Fernando (961A-6ED3-B0EE); Longley, Alys, 44-58. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Teatro e Cinema; The University of Auckland: Creative Arts ans Industries Dance Studies, 2015.
    Publicado
  32. Dias, Fernando Rosa. "«As cores da "Cidade Branca" - Lisboa no Ecrã (olhares do cinema estrangeiro sobre a cidade de Lisboa)»". In O Chiado e o Cinema. Do Cinema ao Videomaping – Artes na Esfera Pública, editado por Quaresma, José, 177-201. Lisboa, Portugal: Associação de Arqueólogos Portugueses, 2015.
  33. Dias, Fernando Rosa. "«O Desenho em acção: o advir e o porvir do gesto»". In As Idades do Desenho, editado por Marques, António Pedro, 32-50. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA, 2015.
    Publicado
  34. Dias, Fernando Rosa. "«A Investigação em Arte: entre a aura e a poiesis da obra»". In Investigação em Artes – A Oscilação dos Métodos, editado por Dias, Fernando (961A-6ED3-B0EE); Quaresma, José, 35-59. Lisboa: Centro de Filosofia da Faculdade de Letras, 2015.
    Publicado
  35. Dias, Fernando Rosa. "«Estatutos do corpo na arte contemporânea»". In CorpoIMAGEM: representações do corpo na ciência e na arte, editado por Pombo, Olga; Pombo Nabais, Catarina, 197-205. Lisboa, Portugal: Fim de Século, 2015.
    Publicado
  36. Dias, Fernando Rosa. "«Tempos de Retrato»". In Adriano Sousa Lopes 1874-1944 – Efeitos de Luz, 129-140. Lisboa, Portugal: Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, 2015.
    Publicado
  37. Dias, Fernando Rosa. "«Geste, Touche, Style - Réflexions sur le geste en peinture»". In Le Geste - entre émergence et apparence, editado por Michel Guérin, 159-177. Aix-Marseille, França: Aix-Marseille Université : Presses Universitaires de Provence, 2014.
    Publicado
  38. Dias, Fernando Rosa. "«Marshall McLuhan - diálogos para a sobrevivência de um pensamento crítico na Era Electrónica»". In Years of Understanding Media: McLuhan, Heidegger, Virilio e Baudrillard sobre a Técnica, editado por José Quaresma. Lisboa, Portugal: CIEBA-FBAUL, 2014.
    Publicado
  39. Dias, Fernando Rosa. "«A Imagem do Rinoceronte»". In Rhinos are coming. Simultaneous Exhibitions of Printmaking & Printmaking Installation, editado por Quaresma, José, 68-83. Lisboa, Portugal: Brasil, Poland, Portugal & South Africa, 2014.
    Publicado
  40. Dias, Fernando Rosa. "«Dois Momentos Históricos da performance do Chiado: as acções futuristas e o Grupo Acre»". In O Chiado da Dramaturgia e da Performance. Arte na Esfera Pública, editado por Quaresma, José, 40-71. Lisboa, Portugal: Lisboa: CIEBA-FBAUL; Aix-en-Provence: LESA, 2014.
    Publicado
  41. Dias, Fernando Rosa. "«Os Quartos Imaginários de Nikias - Uma Metafísica Íntima»". In Nikias Skapinakis. Quartos Imaginários / Imaginary Rooms (2001-2013). Lisboa, Portugal: Scribe, 2013.
    Publicado
  42. Dias, Fernando Rosa. "«A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas»". In Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Investigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Direito, editado por Quaresma, José, 99-125. Lisboa, Portugal: Faculdade de Belas-Artes, CIEBA, 2013.
    Publicado
  43. Dias, Fernando Rosa. "«Os Graffiti e a Arte Moderna Portuguesa". In Do Graffiti – Passado e Presente de uma Expressão de Risco, editado por Quaresma, José. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA, 2013.
    Publicado
  44. Dias, Fernando Rosa. "«A Arte Portuguesa e os ciclos de migração»". In Chiado, Baixa e Confronto com o francesismo» nas Artes e na Literatura – Arte Pública, Espaço Público, editado por Quaresma, José, 49-94. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA, Junta de Freguesia dos Mártires, 2013.
    Publicado
  45. Dias, Fernando Rosa. "«A construção da arte moderna portuguesa em voz feminina»". In Arte e Género – Mulheres e Criação Artística, editado por Lopes, Rui Oliveira; Cruzeiro, Cristina Pratas, 68-90. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA, 2012.
    Publicado
  46. Dias, Fernando Rosa. "«The Virtual Machine of Turing in the Philosophical Tradition of the Virtual»". In The Foresignt of Alan Turing – Technological Simulation in Arte and Science, editado por Quaresma, José, 154-179. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA, 2012.
    Publicado
  47. Dias, Fernando Rosa. "«Analogia e Representação iconográfica»". In Analogia e Mediação. Transversalidade na Investigação em Arte, Filosofia e Ciência, editado por Quaresma, José, 159-181. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA, 2012.
    Publicado
  48. Dias, Fernando Rosa. "«Rui A. Pereira - a unidade do divergente»". In Tempos, 11-13. Lisboa, Portugal: Campo da Comunicação, 2012.
    Publicado
  49. Dias, Fernando Rosa. "«O Futuro dos Humoristas - O Humorismo enquanto Modernismo»". In Os Humoristas de 1912 e o Futuro da Memória - Jornadas Europeias do Património, editado por Quaresma, José. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA, Academia Nacional de Belas-Artes, 2012.
    Publicado
  50. Dias, Fernando Rosa. "«O escândalo público para além da esfera institucional da "arte" - casos de imoralidade na arte monumental portuguesa»". In Chiado, Baixa, arte Pública & Esfera Comunicacional, editado por Quaresma, José, 193-201. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA, 2012.
    Publicado
  51. Dias, Fernando Rosa. "«O Expressionismo e a Estética do Feio»". In O Feio Para Além do Belo, editado por SERRÃO, ADRIANA VERÍSSIMO; Nolasco, Ana; Ferreira, Ana Rita; Correia, Carlos João; Ortigão, Maria João; Azevedo Tavares, Cristina, 147-155. Lisboa, Portugal: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2012.
    Publicado
  52. Dias, Fernando Rosa. "«Tempos da Imagem - Antes e Depois da Representação»". In Novos Estatutos Ontológicos da Imagem. Sobre a Migração das Imagens, as Obras de Arte, os Hibridismos e a Visualização de Informação, editado por Dias, Fernando (961A-6ED3-B0EE); Quaresma, José, 179-207. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA, 2012.
    Publicado
  53. Dias, Fernando Rosa. "«O Eterno Retorno da Pintura»". In Quatro – Sofia Areal, Manuel Casimiro, Jorge Martins, Nikias Skapinakis. Cascais, Portugal: Centro Cultural de Cascais; Fundação D. Luís I; Artistas Unidos, 2012.
    Publicado
  54. Dias, Fernando Rosa. "«A Arte Moderna Portuguesa e os painéis de Nuno Gonçalves: La durée d'après Nuno Gonçalves»". In D’Après Nuno Gonçalves, Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa; Museu do Chiado; Museu Nacional de Arte Antiga, 11 Novembro 2010 a Abril 2011, pp.26-48, 26-48. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA; Museu do Chiado; Museu Nacional de Arte Antiga, 2011.
    Publicado
  55. Dias, Fernando Rosa. "«Os cafés e a construção da esfera pública: palcos de tertúlia»". In , in O Chiado, a Baixa e a Esfera Pública – Ensaios e Exposições de Arte Pública, editado por Quaresma, José, 150-151. Lisboa, Portugal: Associação de Arqueólogos Portugueses, 2011.
    Publicado
  56. Dias, Fernando Rosa. "«Memórias da Arte Pública em Portugal (1945-1975) - Entre a retórica e a Elipse»". In O Chiado, a Baixa e a Esfera Pública – Ensaios e Exposições de Arte Pública, editado por Quaresma, José, 129-138. Lisboa, Portugal: Associação de Arqueólogos Portugueses, 2011.
    Publicado
  57. Pereira, Fernando António Baptista; Dias, Fernando Rosa. "«Ciências da arte e criação artística: solidariedades para uma investigação em arte»". editado por Dias, Fernando Rosa; Quaresma, José; Guadix, Juan Carlos, 215-228. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA, 2011.
  58. Dias, Fernando Rosa. "«Poiesis» e «Logos» - Estratégias de relação entre o discurso e a produção artística no âmbito de uma investigação em arte»". In Investigação em Arte e Design: Fendas no Método e na Criação (Vol.II), editado por Dias, Fernando Rosa; Quaresma, José; Guadix, Juan Carlos, 81-101. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA, 2011.
    Publicado
  59. Dias, Fernando Rosa. "«Cafés e Pintura»". In Repensar o Chiado / Reviver o Chiado – Conferências e Exposições (livro de actas e catálogo das Jornadas Europeias do Património; coordenação de José Quaresma), editado por Quaresma, José, 18-38. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA; Academia Nacional de Belas-Artes, 2011.
    Publicado
  60. Dias, Fernando Rosa. "«O Outro de Si - manifestações do «Outro» no Modernismo Português»". In Actas das Conferências «Ciências das Artes», nº5: Arte e Sociedade, editado por Lopes, Rui Oliveira; Cruzeiro, Cristina Pratas, 304-321. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA, 2011.
    Publicado
  61. Dias, Fernando Rosa. "«Vanguarda e Pós-Modernidade: Do Tempo de Ruptura à ruptura dos Tempos»". In Revisitação da Querela Modernidade/Pós-Modernidade, editado por Dias, Fernando Rosa; Quaresma, José, 162-252. Lisboa, Portugal: Editora Ur, 2011.
    Publicado
  62. Dias, Fernando. "«Figuras digitais - a metamorfose sem forma primordial»". In Circunvoluções Digitais - Vol.II: Arte, Design e Plataformas Virtuais, editado por Fernando Rosa Dias; José Quaresma, 15-46. Lisboa, Portugal: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, CIEBA, 2010.
    Publicado
  63. Dias, Fernando Rosa. "«O Lugar da Efervescência»,". 32-35. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA, 2010.
    Publicado
  64. Dias, Fernando Rosa. "«Depois de Hiroshima: a arte sobre o signo do gesto», in Semana «Oriente/Ocidente - Miscigenações». Livro de Actas e Memória do Evento,". editado por Dias, Fernando Rosa; Lopes, Rui Oliveira, 91-94. Lisboa, Portugal: Associação Organizadora do Campeonato do Mundo de Karate Shukokai; FBAUL-CIEBA, 2010.
    Publicado
  65. Dias, Fernando Rosa. "«O Chiado na Pintura - Imagens da Tertúlia», in livro/catálogo: Chiado ¿ efervescência urbana, artística e cultural de um lugar". In livro/catálogo: Chiado – efervescência urbana, artística e cultural de um lugar, editado por Dias, Fernando Rosa; Quaresma, José, 246-265. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA, 2010.
    Publicado
  66. Dias, Fernando Rosa. "«Predicações da Arte - Contribuição e Lugar do Discurso na Investigação Artística. Discurso e Obra de Arte»". In Investigação em Arte – Uma Floresta, muitos caminhos, editado por Dias, Fernando Rosa; Quaresma, José; Guadix, Juan Carlos, 58-91. FBAUL-CIEBA, 2010.
    Publicado
  67. Dias, Fernando Rosa. "«Imagens do Erótico na Nova-Figuração Portuguesa»". In Actas das Conferências «Ciências das Artes», nº3: Arte Eros, editado por Dias, Fernando Rosa, 166-176. Lisboa, Portugal: FBAUL, 2009.
    Publicado
  68. Dias, Fernando Rosa. "«O Naturalismo: a Paisagem Dessublimada (com promanações em torno de Malhoa e Pousão)»". In Actas das Conferências «Ciências das Artes», nº4: Arte e Natureza, editado por Quaresma, José, 66-85. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA, 2009.
    Publicado
  69. Dias, Fernando Rosa. "«A pintura de Sena da Silva: a quimera entre "ofícios"". In Sena da Silva, 109-111. Fundação Calouste Gulbenkian, 2009.
    Publicado
  70. Dias, Fernando Rosa. "«Da estética da presença à estética da desaparição»". In Circunvoluções Digitais, formas de alteridade, prazer e suspeita, editado por Quaresma, José; Guadix, Juan Carlos, 129-171. Lisboa, Portugal: Faculdade de Belas-Artes de Lisboa da Universidade de Lisboa, Universidade de Granada, 2009.
  71. Dias, Fernando Rosa. "«Arte Abstracta: Autonomia e retaliação da Gnoseologia Inferior»". In Actas das Conferências «Ciências das Artes», nº2: Arte e Abstracção, editado por Dias, Fernando Rosa; Azevedo Tavares, Cristina, 11-39. Lisboa, Portugal: FBAUL, 2008.
    Publicado
  72. Dias, Fernando Rosa. "«As Vanguardas Russas e o Cinema: plano e montagem»". In Actas das Conferências «Ciências das Artes», nº1: As Artes Visuais e as Outras Artes, editado por Dias, Fernando Rosa; Azevedo Tavares, Cristina. Lisboa, Portugal: FBAUL, 2007.
    Publicado
  73. Dias, Fernando Rosa. "«O Expressionismo no Cinema»". In Actas das Conferências «Ciências das Artes», editado por Dias, Fernando Rosa; Azevedo Tavares, Cristina, 55-67. Lisboa, Portugal: FBAUL, 2007.
    Publicado
  74. Dias, Fernando Rosa. "«Introdução ao Expressionismo»". In Actas das Conferências «Ciências das Artes», nº1: As Artes Visuais e as Outras Artes - As Primeiras Vanguardas, editado por Dias, Fernando Rosa; Azevedo Tavares, Cristina, 11-28. Lisboa, Portugal: FBAUL, 2007.
    Publicado
  75. Dias, Fernando Rosa. "«Gonçalo Duarte: o náufrago do KWY»". In KWY, Paris 1958-1968, 257-261. Lisboa, Portugal: Centro Cultural de Belém, Ed.: Assírio & Alvim, 2001.
    Publicado
  76. Dias, Fernando Rosa. "«El Paso e KWY: um diálogo ibérico (em Paris)»". In KWY, Paris 1958-1968, 61-68. Lisboa, Portugal: Centro Cultural de Belém, Ed.: Assírio & Alvim, 2001.
    Publicado
  77. Brito, Margarida Acciaiuoli de; Dias, Fernando Rosa. "«Quadro cronológico abreviado - 1958-1968»". In KWY, Paris 1958-1968, 412-419. Lisboa, Portugal: Centro Cultural de Belém, 2001.
    Publicado
  78. Dias, Fernando Rosa. "«As Artes Plásticas na Alemanha depois de 1945: Imagens para uma Colecção»". In Arte Alemã do pós-Guerra/German Art after 1945, 19-41. Lisboa, Portugal: Centro Cultural de Belém, 2000.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Dias, Fernando. «Partilhas poéticas entre o Fogo e a Água». Galeria Ratton, 2021.
  2. Dias, Fernando Rosa. Carlos Porfírio – Diálogos do Modernismo. Museu de Faro, 2019.
  3. Dias, Fernando Rosa. «A reprodutibilidade instalada – exercícios da gravura enquanto projecto artístico e curatorial». Lisboa: FBAUL, CIEBA, 2013.
  4. Dias, Fernando Rosa. SPECTRUM - Novos funcionamentos artísticos da imagem. gAD - Galeria Antiks Design; Casa-Museu Medeiros e Almeida, 2012.
  5. Dias, Fernando Rosa. «Spectrum - Imagens de uma exposição». gAD - Galeria Antiks Design; Casa-Museu Medeiros e Almeida; FBAUL-CIEBA, 2012.
  6. Dias, Fernando Rosa. «Tempos de Vista: sentidos e processos de um Colectivo». 2012.
  7. Dias, Fernando Rosa. «Quartos Imaginários - O Acolhimento da Alusão/Imaginary Rooms - A Collection of Allusions». Galeria Fernando Santos, 2010.
  8. Dias, Fernando Rosa. «Instalar a gravura: Congeminações para uma repetição diferencial/The Installation of printmaking: Ruminations to a differential repetition». Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 2009.
  9. Dias, Fernando Rosa. «Criticas partilhadas». FBAUL, 2009.
  10. Dias, Fernando Rosa. «Uwe Lindau - o paradigma essencial». Galeria Antiks-Design, 2008.
  11. Dias, Fernando Rosa. «Representação e Reprodutibilidade». Universidade de Granada, 2008.
  12. Dias, Fernando Rosa. [sem título]. Museu Nacional de História Natural, Sala do Veado, 2007.
  13. Dias, Fernando Rosa. «Pavilhão 28: 11 Intervenções». Hospital Júlio de Mato, 2007.
Edição de livro
  1. Dias, Fernando. Joaquim Viegas (1874-1946) A Construção de um Cenógrafo. Faro, Portugal: Museu Municipal de Faro. 2024.
    No prelo • Editor
  2. Dias, Fernando Rosa. Santa Rita Pintor - Polémicas e Controvérsias. Lisboa, Portugal: Documenta. 2020.
    Publicado • Editor
  3. Dias, Fernando Rosa; Quaresma, José. Investigação em Artes - A Oscilação dos Métodos. Lisboa, Portugal: Centro de Filosofia da Faculdade de Letras. 2015.
    Publicado • Editor
  4. Dias, Fernando Rosa; Quaresma, José; Guadix, Juan Carlos. Novos Estatutos Ontológicos da Imagem. Sobre a Migração das Imagens, as Obras de Arte, os Hibridismos e a Visualização de Informação. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA. 2012.
    Publicado • Editor
  5. Dias, Fernando Rosa; Quaresma, José; Guadix, Juan Carlos. Investigação em Arte e Design: Fendas no Método e na Criação (Vol.II). Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA. 2011.
    Publicado • Editor
  6. Dias, Fernando Rosa; Quaresma, José. Revisitação da Querela Modernidade/Pós-Modernidade. Lisboa, Portugal: Editora Ur. 2011.
    Publicado • Editor
  7. Dias, Fernando Rosa; Lopes, Rui Oliveira. Semana «Oriente/Ocidente - Miscigenações». Livro de Actas e Memória do Evento. Lisboa, Portugal: Associação Organizadora do Campeonato do Mundo de Karate Shukokai; FBAUL-CIEBA. 2010.
    Editor
  8. Dias, Fernando Rosa; Quaresma, José. Chiado - efervescência urbana, artística e cultural de um lugar. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA. 2010.
    Publicado • Editor
  9. Dias, Fernando Rosa; Quaresma, José; Guadix, Juan Carlos. Investigação em Arte - Uma Floresta, muitos caminhos. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA. 2010.
    Publicado • Editor
  10. Dias, Fernando Rosa; Quaresma, José. Circunvoluções Digitais Vol.II: Arte, Design e Plataformas Virtuais. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA. 2010.
    Publicado • Editor
  11. Dias, Fernando Rosa; Azevedo Tavares, Cristina; Quaresma, José. Actas das Conferências «Ciências das Artes», Arte e Eros. Lisboa, Portugal: FBAUL. 2009.
    Publicado • Editor
  12. Actas das Conferências «Ciências das Artes», Arte e Abstracção. FBAUL. 2008.
    Publicado • Editor
  13. Actas das Conferências «Ciências das Artes», As Artes Visuais e as Outras Artes - As Primeiras Vanguardas. Lisboa, Portugal: FBAUL. 2007.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Palmeirim, Simão; Dias, Fernando Rosa. "Art and Geometry I". Convocarte 1 (2016): http://convocarte.belasartes.ulisboa.pt/index.php/2017/04/05/n-o-2-e-3-arte-e-geometria/.
    Publicado
Livro
  1. Dias, Fernando Rosa. Elogio da «Poiesis» - Reflexões teóricas para a prática da Investigação em Artes. Lisboa, Portugal: FBAUL-CIEBA. 2022.
    Publicado
  2. Dias, Fernando Rosa. Itinerários da Arte Moderna no Algarve - Contributos para uma história. 2022.
  3. Dias, Fernando Rosa. António Dacosta - A Tentação Mítica. Portugal: Angra do Heroísmo: Secretaria da Direcção Regional da Cultura / Direcção Regional da Cultura, Lisboa: FBAUL. 2016.
    Publicado
  4. Dias, Fernando Rosa. Ecos Expressionistas na Pintura Portuguesa Entre-Guerras (1914-1940). Lisboa, Portugal: Campo da Comunicação. 2011.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Dias, Fernando Rosa. "«Helena Lapas. A sensibilidade feminina das superfícies»". Prefácio para Poética das Superfícies e Marcas do Tempo (catálogo). Lisboa, Portugal: Galeria Ratton; Sala dos Minerais do Museu Nacional de História Natural e da Ciência. 2019.
    Publicado
  2. Dias, Fernando. "«Histórias e virtudes da Gravura»". Prefácio para Exposição Colectiva Obra Gráfica. Gravura e Serigrafia [catálogo]. Caldas da Rainha, Portugal: Museu Atelier - António Duarte. 2018.
    Publicado
  3. Palmeirim, Simão; Freitas, Pedro J.. "«Prefácio»". Prefácio para Livro de Problemas de Almada Negreiros. Lisboa, Portugal: Sociedade Portuguesa de Matemática. 2015.
  4. Dias, Fernando Rosa. "«Spectrum»". Prefácio para SPECTRUM - Novos funcionamentos artísticos da imagem [catálogo], XIV-XVII. Lisboa, Portugal: gAD - Galeria Antiks Design; Casa-Museu Medeiros e Almeida; FBAUL-CIEBA. 2012.
    Publicado
  5. Dias, Fernando Rosa. "«Situações para a gravura artística Contemporânea - A Dobra Artística»". Prefácio para Provas, Contraprovas e Outros Testemunhos – Exposição Colectiva de Gravura [catálogo]. Lisboa, Portugal: FBAUL. 2011.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Lobo, Bruna Raquel Alves Maia; Dias, Fernando Rosa. "Entre partidas e chegadas: o deslocamento em viagens de artistas.". Trabalho apresentado em Histórias da Arte em Viagem: Circulação de Ideias, Formas, Objectos - I Colóquio luso-brasileiro Arte Entremundos - V Encontro do grupo MODOS, Évora, 2018.
    Publicado
Tradução
  1. Michel Guérin. Três paradigmas da recepção da arte. Lisboa, Portugal: CIEBA-FBAUL. 2019.
    Publicado
  2. Etienne Armand Amato. Le cercle magique du jeu vidéo / O círculo mágico do vídeojogo. Lisboa, Portugal: CIEBA-FBAUL. 2018.
    Publicado
  3. Dias, Fernando Rosa; José Quaresma; Veiga, Leonor; Dias, Fernando Paulo Rosa. The Virtual Machine of Turing in the Philosophic Tradition of the Virtual. Lisbon, Portugal: Faculdade de Belas-Artes. 2012.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2022 LUGARES DE RESISTÊNCIA, Possibilidades para uma estética subversiva atual
Orientador
Crítica, Curadoria e Teorias da Arte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022 - 2022 Espaços Alternativos da Práxis Curatorial Estudo do caso: Projeto de Belas Artes e Curadoria Alternativa em Cabo Verde
Orientador
Crítica, Curadoria e Teorias da Arte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022 - 2022 Identidade nacional e nacionalismo na tipografia europeia: uma análise comparativa entre a fraktur e o gaélico
Orientador
Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2021/07/21 A construção de um roteiro de docuficção : Todas as Vidas de Telma
Coorientador
Adriana Barroso Botelho (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016 - 2021/07/21 A construção de um roteiro de docuficção : Todas as Vidas de Telma
Coorientador
Doutoramento em Artes - Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021 - 2021 José Tagarro (1902-1931): o breve percurso de um modernista independente
Orientador
Crítica, Curadoria e Teorias da Arte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 - 2021 O Turismo através da Arte: Uma Análise Artística Sobre a Viagem
Orientador
Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 - 2021 Dinâmica e Indução do Olhar: Implicações estéticas da estratégia curatorial
Orientador
Crítica, Curadoria e Teorias da Arte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 - 2021 COLEÇÃO FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ: Um estudo geral e proposta de exposição sobre recorte feminino na Coleção
Orientador
Crítica, Curadoria e Teorias da Arte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 - 2021 Em busca das caixas de fotografia de família: Imagens (re)veladas por mãos e olhares femininos
Coorientador
Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020 - 2020 As Deslocações do Atelier, do Ar-Livrismo às Residências Artísticas: Os Locais de Produção Artística e as suas Representações na Arte Portuguesa do Século XX
Orientador
Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020 - 2020 Jogo, Narrativa e Animação - Projeto Didático de Animação 2D
Orientador
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - 2019 Curadoria Executiva e Curadoria Expandida Aplicada: Projeto Expositivo – “Carlos Porfírio: Diálogos do Modernismo” no Museu Municipal de Faro
Orientador
Crítica, Curadoria e Teorias da Arte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019 - 2019 Detalhe Visual: ilações sobre a construção e fruição das imagens (a partir da prática de ensino em Educação Visual)
Orientador
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Dança Macabra. Contribuições de Conservação e Restauro para uma PIntura do Acervo da FBAUL
Orientador
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - 2017 Memórias antigas outrora perdidas. Arquivo MAOP
Orientador
Crítica, Curadoria e Teorias da Arte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - 2017 PERSPETIVA: COLECIONADOR. Da coleção privada à exposição pública
Orientador
Crítica, Curadoria e Teorias da Arte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - 2017 O caderno como oficina de excelência
Orientador
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 Missões Estéticas de Férias. Estética, academia e política numa iniciativa de formação artística do Estado Novo
Orientador
Crítica, Curadoria e Teorias da Arte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016 - 2016 Estudo e Tratamento de Conservação e Restauro da Pintura "Feto" do artista Jorge Pinheiro
Orientador
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016 - 2016 Representação e Intervenção
Orientador
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Associação de teoria e prática na disciplina de desenho
Orientador
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011 - 2011 A Discussão Estética com Crianças no Espaço Museológico: um Contributo para a Dinamização do Pensamento Critico, Criativo e Interventivo
Orientador
Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2010 - 2010 O Lugar da Crítica. Condições de Mediação e Recepção da Prática Artística na Actualidade
Orientador
Belas-Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/12/17 - Atual NOVOS vs. SNBA - 100 Anos da Polémica que Abalou a Arte em Portugal, Colóquio (https://www.novos21.pt/in%C3%ADcio) (2021/12/17)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Sociedade Nacional de Belas-Artes, Portugal
2023/01 - 2024/05 1.º Encontros Paragone - Diálogos através das artes - Gesto (2023/01 - 2024/05)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2022/06/18 - 2023 Joaquim Viegas - A Construção de um Cenógrafo (2022/06/18 - 2023)
Exposição (Coorganizador)
2022/04/02 - 2022/04/04 1.ª Edição das Jornadas Internacionais de Cenografia e Figurinos, https://www.belasartes.ulisboa.pt/jornadas-internacionais-de-cenografia-e-figurinos/ (2022 - 2023)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2022 - 2022 Itinerários da Arte Moderna no Algarve (2022 - 2022)
Exposição (Coorganizador)
Museu Municipal de Faro, Portugal
2021 - 2022 ANTART - Field/Works. Kaleidoscopic activities between anthropology and art. Fizemos parte da curadoria e escolha de obras da exposição virtual/online com call for works. Site da exposição online: https://antart.easaonline.org/?fbclid=IwAR32q7jZNsWiiBtvwiHbtmu4a- (2020 - 2021)
Exposição (Membro da Comissão Científica)
2015 - 2021 Convocarte - revista digital de Ciências da Arte, criação e coordenação científica geral de Fernando Rosa Dias, desde 2015: http://convocarte.belasartes.ulisboa.pt (2015 - 2021) Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2009 - 2021 Catálogo Raisonné Digital do pintor António Dacosta. Coordenação Científica de Fernando Rosa Dias; Comissão Científica: Fernando Rosa Dias, José Luis Porfírio, Miriam Dacosta, Patrícia Rosas). Coordenação executiva de Matilde Mendes. Actividades desenvolvidas entre 2009-2020 (pesquisa documental e de obras, concepção e revisão científica de historiais e fichas técnicas de obras do catálogo) (2009 - 2021) Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2019/03/01 - 2019/09 Carlos Porfírio - Diálogos do Modernismo (Museu de Faro, 3 de Março a 1 de Setembro de 2019) - Ideia e curadoria científica de Fernando Rosa Dias. Curadoria Executiva como dissertação de Mestrado em Crítica, Curadoria e Teorias da Arte), defendida na FBAUL por Cristiana Oliveira Silva. Com edição de catálogo e conferências (2019 - 2019)
Exposição (Outra)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Museu de Faro, Portugal
2018/05/03 - 2018/05/04 Homenagem a Santa Rita Pintor nos cem anos do seu falecimento - polémicas e controvérsias. Edição, exposição, ciclo de conferências e mesas-redondas, visitas-guiadas; edição de livro em 2019. 3 e 4 de Maio de 2018 (FBAUL-CIEBA; ANBA) - [https://www.belasartes.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2018/05/E_2018_SANTARITAPINTOR_PROGRAMA-FINAL.pdf] (2018/05 - 2018/05)
Exposição (Outra)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Academia Nacional de Belas-Artes, Portugal
2015 - 2017 Encontros com Críticos de Arte - ciclos de conversas com críticos de Arte Ideia e coordenação geral de Fernando Rosa Dias. Sessões gravadas. Sessões: 1º Encontros com Críticos de Arte (Maio 2015, Auditório Lagoa Henriques, FBAUL); 2ª Encontros com Críticos de Arte - homenagem a Rui Mário Gonçalves (Maio 2016, Auditório Lagoa Henriques, FBAUL); 3ª Encontros com Críticos de Arte - homenagem a Rocha de Sousa (Maio 2017, Auditório Lagoa Henriques e Grande Auditório FBAUL) (2015 - 2017)
Encontro (Outra)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2012/05/08 - 2012/06/14 Spectrum - Imagens de uma exposição, in SPECTRUM - Novos funcionamentos artísticos da imagem, Lisboa: gAD - Galeria Antiks Design; Casa-Museu Medeiros e Almeida, 8 Maio a 14 Junho 2012. FBAUL, CIEBA-Ciberart/Francisco da Holanda, gAD e Casa Museu Medeiros e Almeida). [Organização e coordenação do projecto de exposição e conferências: projecto experimental de lançamento de uma linha de trabalho, articulando exposição, conferência e ensaio, visando aproximar a reflexão da criação/exposição]. (2012/05/08 - 2012/06/14)
Exposição (Outra)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Casa Museu Medeiros e Almeida, Portugal
2011 - 2012 Ensino Artístico - Conversas com Memória (Lançámos a ideia e fizemos parte da equipa que coordena o projecto: coordenação geral: Margarida Calado; equipa coordenadora: Fernando Rosa Dias, Eduardo Duarte, João Castro Silva, Isabel Dâmaso, Ana Sousa). Projecto com conferências, seguidas de conversa com antigo professor ou alguém relevante na história da Academia ou da Faculdade de Belas-Artes. As sessões foram filmadas e colocadas no repositório da Universidade, 2011. Organizaram-se sete sessões. (2011 - 2012)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2011/10/17 - 2011/10/17 Revisitação da Querela Modernidade/Pós-Modernidade, Lisboa: Institut Français du Portugal, 17 Outubro 2011, das 14 às 20 horas. Com lançamento em colaboração com a Nova Livraria francesa do livro: Revisitação da Querela Modernidade/Pós-Modernidade, Lisboa: Editora Ur, 2011. Coordenação e organização geral: Fernando Rosa Dias, José Quaresma (2011/10/11 - 2011/10/11)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Institut Français du Portugal, Portugal
2011/05/27 - 2011/05/27 Investigação em Arte e Design: Fendas no Método e na Criação (Vol.II) Organização das Conferências de Investigação em Arte, Lisboa: Faculdades de Belas-Artes, Auditório Lagoa Henriques, 27 Maio 2011 (integrado CIEBA). No âmbito da apresentação e lançamento do livro: coordenação de Fernando Rosa Dias, José Quaresma, Juan Carlos Guadix, Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2011. (2011/05/27 - 2011/05/27)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2010/11/12 - 2010/11/12 Circunvoluções Digitais Vol.II. Arte, Design e Plataformas Virtuais, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, CIEBA, Novembro 2010 (lançamento a 12 Novembro 2010). Organização da apresentação do livro, organização e coordenação do livro: Fernando Rosa Dias, José Quaresma (2010 - 2010)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2010/10/07 - 2010/10/08 1ª Jornadas Internacionais de Investigação em Arte (acompanhada da edição do livro: Investigação em Arte – Uma Floresta, muitos caminhos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, CIEBA, 7-8 Outubro 2010. Organização de Fernando Rosa Dias e José Quaresma (2010 - 2010)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2010/06/01 - 2010/06/06 Chiado – efervescência urbana, artística e cultural de um lugar, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, CIEBA, 1 a 6 Junho 2010 [projecto em colaboração com a FBAUL, Academia de Belas Artes de Lisboa, Centro Nacional de Cultura, Museu de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, Museu Arqueológico do Carmo, Grémio Literário, S. Carlos, Junta de Freguesia dos Mártires, café «A Brasileira» do Chiado]. Organização e Coordenação do programa e exposição de arte pública: Fernando Rosa Dias, José Quaresma (2010/06/01 - 2010/06/06)
Simpósio (Coorganizador)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Academia Nacional de Belas-Artes, Portugal

Centro Nacional de Cultura, Portugal

Associação dos Arqueólogos Portugueses, Portugal

Grémio Literário, Portugal

Café «A Brasileira» do Chiado, Portugal

Museu de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, Portugal
2010/02/10 - 2010/03/04 Casa Gravada (Exposición de artistas portugueses), Granada: Cármen de la Victoria, Sala Ajibe, 10 Fevereiro a 4 Março 2010]. [Exposição de Gravura de alunos finalistas da FBAUL]. Curadoria da exposição e coordenação do respectivo catálogo: Fernando Rosa Dias, José Quaresma (2010 - 2010)
Exposição (Coorganizador)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2010/02/05 - 2010/02/12 Semana «Oriente/Ocidente – Miscigenações», conjunto de eventos (exposições, conferências, espectáculos de música e dança, workshops, projecção de filmes...) realizados a partir da Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa em 5-12 Fevereiro 2010 [parceiros institucionais: Museu do Oriente, Centro Científico e Cultural de Macau, Cinemateca Portuguesa] [apoio da organização do Campeonato do Mundo de Karate Shukokai, 2010; integrado no FBAUL-CIEBA]. Concepção e organização: Fernando Rosa Dias, Rui Oliveira Lopes (2010/02 - 2010/02)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Museu do Oriente, Portugal

Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal

Centro Científico e Cultural de Macau, Portugal
2009/09/17 - 2010/01/31 Casa Gravada - Olhares sobre a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Lisboa: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 17 Setembro 2009 a 31 Janeiro 2010 [Exposição de Gravura de alunos finalistas da FBAUL]. Curadoria da exposição e coordenação do respectivo catálogo: Fernando Rosa Dias, José Quaresma (2009 - 2010)
Exposição (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Portugal
2009/11/28 - 2009/12/06 Centelhas de Arte, Gosto de Partilha [Exposição de alunos finalistas de licenciatura e mestrandos da FBAUL, integrado no evento «Natal no Chiado»], Lisboa: Chiado Plaza (lojas 6-8), Rua da Anchieta, Montra da Livraria Bertrand, 28 Novembro a 6 Dezembro 2009 (apoio do CIEBA). Curadoria da exposição e coordenação do respectivo catálogo: Fernando Rosa Dias, José Quaresma (2009 - 2009)
Exposição (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2006/05 - 2008/05 As Artes Visuais e as Outras Artes: Ciclos de Conferências a decorrer em 4/5 dias de sessões com vários investigadores no campo das arte e humanidades, em torno de um tema e lançamento de respectivo livro de actas. Organizámos: As Artes Visuais e as Outras Artes – As Primeiras Vanguarda (2006); Arte e Abstracção (2007); Arte e Eros (2008) (2006 - 2008)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2006/11/25 - 2006/11/25 Pousão e o Impressionismo, realizadas no Cine-Teatro Florbela Espanca de Vila Viçosa (2006/11/25 - 2006/11/25)
Conferência
Cine-Teatro Florbela Espanca , Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/04/11 - Atual «Impactos do 25 de Abril na Arte Portuguesa: suspensão, mudanças e possibilidades», Paris: Casa de Portugal André Gouveia
Conferência
Chiado, Carmo, Paris. Artes na Esfera Pública. Os Caminhos de Salgueiro Maia
2024/01/23 - Atual «Os artistas como críticos e historiadores de Arte»
Congresso
História da história da arte e da arquitetura em espanha e portugal nos séculos 19 e 20
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2023/12/05 - Atual «Encruzilhadas artísticas entre Manuel Jardim e Santa Rita Pintor: diversidades modernistas» 5 Dezembro 2023, 16:15 h.
Congresso
A Receção do Modernismo em Portugal. Ruturas e Continuidades. Colóquio, No âmbito da Exposição “Manuel Jardim e o Modernismo em Portugal”
Museu Nacional de Machado de Castro, Portugal
2023/09/30 - Atual «A pintura de Fernando Lanhas – a sedimentação da inscrição»
Encontro
comemoração do centenário do nascimento de Fernando Lanhas, com o tema «A Paisagem como Laboratório», no âmbito da exposição «Fernando Lanhas no Território de Valongo»
Museu de Valongo, Portugal
2023/06/14 - Atual «Encruzilhadas entre Manuel Jardim e Santa Rita Pintor: das referências de Manet ao impacto do Futurismo», conferência no âmbito do Colóquio Manuel Jardim. Fase preparatória. Percursos entre a Escola de Belas-Artes de Lisboa e a Académie Julian de Paris. Local: Colégio de Santo António da Pedreira. 14 de junho 2023
Congresso
Colóquio Manuel Jardim. Fase preparatória. Percursos entre a Escola de Belas-Artes de Lisboa e a Académie Julian de Paris.
Colégio de Santo António da Pedreira, Portugal
2023/03/01 - 2023/03/01 «Nikias Skapinakis. Alternativas iconográficas para a década do silêncio», Museu de Arte Contemporânea do Chiado
Congresso
Congresso Nikias Skapinakis
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal

Museu de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, Portugal

Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/05/21 - 2022/05/22 «Influência de Sónia Delaunay na obra de Amadeo de Souza-Cardoso», Leiria: Museu de Leiria
Conferência
Colóquio Internacional: Francesas em Portugal - Itinerários Múltiplos
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2022/05/02 - 2022/05/02 «José Filipe Porfírio, pintor-decorador e cenógrafo: um caso periférico no Teatro Lethes de Faro»
Encontro
1.ª Edição das Jornadas Internacionais de Cenografia e Figurinos
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2022/04/27 - 2022/04/28 «Situações expressionistas na pintura abstrata portuguesa»
Congresso
Congresso: Hot Art, Cold War: a arte dos EUA e Portugal, 1945-1990
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2021/12/17 - 2021/12/17 «A presença de intelectuais e artistas algarvios no comício dos novos e na homenagem a João Vaz»
Conferência
Colóquio NOVOS vs. SNBA - 100 Anos da Polémica que Abalou a Arte em Portugal ()https://www.novos21.pt/programa
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Sociedade Nacional de Belas-Artes, Portugal
2021/11/06 - 2021/11/06 «KWY - Diálogos migratórios para uma actualização da arte portuguesa», 6 Novembro 2021, 3:30 h, Lisboa: Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
Conferência
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, Portugal
2021/10/16 - 2021/10/16 «O pintor-cenógrafo Joaquim António Viegas»
Conferência
Museu Municipal de Faro, Portugal
2021/09/11 - 2021/09/11 «Revista KWY». Intervenções de Filipa Candeias, Rita Macedo, Fernando Rosa Dias e Ana João Romana; moderação de Luís Crespo Andrade.
Mesa-redonda
Apresentação de websit: KWY
CHAM — Centro de Humanidades, UNL-FCSH, Portugal

Museu Arpad Szénes-Vieira da Silva, Portugal
2021/04/30 - 2021/04/30 «As vanguardas artísticas do século XX e a construção da arte contemporânea». Conversa com Assunção Melo. Biblioteca de Angra do Heroísmo, Sessão por Videoconferência
Outro
Biblioteca de Angra do Heroísmo, Portugal
2020/10/20 - 2020/10/20 «O deslizar pós-crítico da imagem expositiva - que exercícios e poderes da Imagem-ecrã na Era Electrónica e Virtual?»
Conferência
ciclo Internacional de Conferências sobre Imagens Artísticas com a designação: As imagens “por vir” e a Incredulidade
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019/09/25 - 2019/09/25 «Entre le désir de voir (optique) et l'impossibilité de toucher (haptique): la déhiscence ontologique de l'image», no âmbito do ciclo e edição de As imagens e a autonomia dos conflitos ¿ entre a emanação subtil e a perturbação viral-virtual - Journée d'études à Paris (coord. José Quaresma), Paris, Casa de Portugal / Sala Fernando Pessoa
Conferência
Casa de Portugal, Portugal
2019/01/19 - 2019/01/19 Santa Rita Pintor (mesa redonda com João Macdonald, Luís Lyster Franco, Guilherme Floro de Santa Rita; moderação de João Mendes Rosa, do director do museu), Museu da Guarda
Mesa-redonda
Santa Rita Pintor
Museu da Guarda , Portugal
2018/09/29 - 2018/09/29 «O papel do humorismo na construção da modernidade em Amadeo de Souza-Cardoso», no âmbito de Cidades de Amadeo, moderação de Marta Soares, Amadeo, Espinho e a Caricatura. Mesa-redonda com Ana Paula Machado, Fernando Rosa Dias e Hugo Barreira. moderação de Marta Soares. Espinho: Biblioteca Municipal José Marmelo Silva, Sala polivalente.
Mesa-redonda
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2018/07/13 - 2018/07/13 Em torno da obra Nikias Skapinakis
Mesa-redonda
mesa redonda com Raquel Henriques da Silva e Pedro Calapapez
Fundação Carmona e Costa, Portugal
2018/02/01 - 2018/02/01 «Fausto no Cinema»
Conferência
Carmo/Chiado e as aparições de Fausto, ciclo de conferências e exposições
Universidad de Castilla-La Mancha - Campus de Cuenca, Espanha
2017/04/11 - 2017/04/11 100 anos da conferência futurista, 100 anos de performance arte em Portugal?
Mesa-redonda
Mesa redonda, com Sandra Guerreiro Dias, Fernando Rosa Dias, Mariana Pinto dos Santos, Sílvia Laureano Costa
Casa Fernando Pessoa, Portugal
2017/03/02 - 2017/03/23 «Mobiliações e Modelos de Encontros Culturais na Construção da Modernidade – discorrendo entre Paris e Lisboa» [comunicação em francês], Paris: Fundação Calouste Gulbenkian; Lisboa: Grémio Literário
Conferência
Conferências e Exposição: Carmo, Chiado e a Respublica Litteraria - Artes na Esfera Pública – Lisboa / Paris / Auckland / Granada / Lódz (coordenação de José Quaresma),
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2016/11/26 - 2016/11/26 O Jardim de Passos Manuel, os Humoristas e Amadeo
Conferência
no âmbito da exposição Amadeo 1916-2016. Com Sónia Moura (FBAUP) e Marta Soares (FCSH, UNL) [programada]; Moderação: Lúcia Almeida Matos (FBAUP).
Museu Nacional Soares dos Reis, Portugal
2016/07/04 - 2016/07/04 Participação nas Sessões Paralelas 3: "Investigação em Arte e Design"
Mesa-redonda
Encontro Ciência 2016
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2016/05/06 - 2016/05/12 «Chiado em efeito dromológico – Crónicas de heterotopias urbanas», Paris Sorbonne, sala 250; Lisboa: Museu do Carmo
Conferência
Conferências e exposições: Chiado, Carmo – metropolis e u-topia. Artes na Esfera Pública / Chiado, Carmo – metropolis et u-topie. Les Arts dans la Sphère Publique (coordenação de José Quaresma)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015/10/29 - 2015/10/29 Sousa Lopes
Conferência
No âmbito da exposição de Sousa Lopes, com Filipa Vicente; apresentação e moderação de Maria d’Aires
Museu de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, Portugal
2015/06/17 - 2015/06/17 «Catalogar e publicar na cyber-cittá – reflexões a partir da experiência do catálogo raisonné digital de António Dacosta»
Conferência
Cultura e Digital em Portugal (organização de Teresa Duarte Martinho, João Teixeira Lopes e José Luís Garcia), Instituto de Ciências Sociais (ICS): Auditório A. Senda Nunes
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal
2015/05/08 - 2015/05/13 «As cores da “Cidade Branca” – Lisboa no Ecrã (olhares do cinema estrangeiro sobre a cidade de Lisboa)», Paris: Casa do Brasil, Cité Universitaire de Paris; Lisboa: Grémio Literário
Conferência
Conferências e Exposições: O Chiado e o Cinema. Do Cinema ao Videomaping – Artes na Esfera Pública (coordenação de José Quaresma)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2014/11/04 - 2014/11/14 «A Imagem do Rinoceronte», Porto Alegre (Brasil): Centro Cultural Eurico Veríssimo; Lisboa: Torre de Belém
Conferência
Conferências e exposições: Rhinos are coming. Simultaneous Exhibitions of Printmaking & Printmaking Installation (coordenação de José Quaresma)
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2014/09/25 - 2014/09/25 «Le Groupe Acre - entre la performance et l'action publique», Aix-en Provence : Maison de la Recherche Schuman-Aix-Marseille Université
Conferência
Colóquio Internacional: Performances: la transversalité en actions
Aix-Marseille Université, França
2014/05/06 - 2014/05/06 «Dois Momentos Históricos da performance do Chiado: as acções futuristas e o Grupo Acre», Lisboa: Centro Nacional de Cultura
Conferência
Ciclo de Conferências e exposições: O Chiado da Dramaturgia e da Performance. Arte na Esfera Pública (coordenação de José Quaresma)
Centro Nacional de Cultura, Portugal
2013/03/23 - 2013/03/23 «Geste, Touche, Style», integrado no Colóquio: Le Geste entre émergence et apparence (decorrido nos dias 22 e 23 Março de 2013) organização de Michel Guérin, URF ALLSH / LESA (Laboratoire d'Études en Sciences des Arts) - Groupe de recherché sur le geste, na l'Université d'Aix - Marseille Centre d¿Aix (29, av. Robert Schuman, 13100 Aix-en-Provence), AMU - Centre Schuman Aix-en-Provence, Salle des Professeures 2ème étage aile A
Conferência
LESA (Laboratoire d'Études en Sciences des Arts), l’Université d’Aix, França
2013/03/22 - 2013/03/23 «Geste, Touche, Style» Colóquio: Le Geste entre émergence et apparence (organização de Michel Guérin)
Aix-Marseille Université - Aixois Campus, França
2012/09/28 - 2012/09/28 O Futuro dos Humoristas
Conferência
ciclo de conferências Jornadas Europeias da Cultura - «O Futuro da Memória»
Academia Nacional de Belas Artes, Portugal
2011/10/17 - 2011/10/17 Vanguarda e pós-modernidade: do tempo de ruptura à ruptura dos tempos, Lisboa: Instituto Francês de Portugal, Auditório
Conferência
Conferências Revisitação da Querela Modernidade / Pós-Modernidade
Instituto Francês de Portugal, Portugal

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal
2009/05/06 - 2009/05/06 Imagens da Letra na Arte Contemporânea Portuguesa
Conferência
No âmbito dos «Débats» do IXéme Rencontre des Ecoles d’Art de la Méditerranée
Campus Universitaire Rafic Hariri, Hadath, Líbano
2006/04/22 - 2006/04/30 Criar o Múltiplo sem perder a Aura (Creating the Multiple without Losing the Aura)
Outro
Triplo seminário com José Quaresma (FBA-UL) e António Cadima Mendonça (ESTAL). No âmbito do Programa Sócrates, Acção Erasmus 2, Mobilidade de Docentes
University of Art and Design Helsinki, Finlândia
2003/01/29 - 2003/02/01 «Expressionismo: Fauvismo, Die Brücke, Der Blaue Reiter»
Outro
ciclo de aulas-conferências com o título «Conhece os ismos? Sensibilização à Arte Moderna e Contemporânea»
Centro Cultural de Belém, Portugal
2000/04/28 - 2000/04/28 «A Abstracção Expressionista do Pós-Guerra: Negatividade e Existencialismo»
Conferência
Ciclo de Conferências sobre os principais movimentos artísticos do século XX no âmbito da Colecção Berardo 1917-1999
Centro Cultural de Belém, Portugal
1999/11/26 - 1999/11/26 «Vanguardas e Linguagens (situações pictóricas)»
Conferência
V Encontros Interdisciplinares da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1998/07/22 - 1998/07/22 «A pintura portuguesa do início do século»
Seminário
Curso de Língua e Cultura Portuguesa
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1997/05/14 - 1997/05/14 «Ecos Expressionistas na Pintura de Mário Eloy»
Seminário
II Curso Livre de História da Arte: “Arte e Quotidiano”
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2015 - 2015 Congresso Internacional “Verba volant? Oralidade, escrita e memória” Faculdade de Filosofia (Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - 2022 ARTis ON Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Instituto de História da Arte
2022 - 2022 Diálogos (2177-2940 (online)) Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá - Paraná - Brasil
2020 - 2020 RIACT (2184-8459) FBAUL
2020 - 2020 Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium (2358-0437) http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/sensorium
2017 - 2017 Convocarte - revista de Ciências da Arte - n.º 4-5: Arte e Activismo Político (2183-6973 ) FBAUL-CIEBA
2016 - 2016 Convocarte - revista de Ciências da Arte, n.º 2-3: Arte e Geometria (2183-6973) FBAUL-CIEBA
2015 - 2015 Revista de História da Arte (1646-1762) Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
2015 - 2015 Convocarte - revista de ciências da arte, n.ª 1: Arte Pública (2183-6973) FBAUL-CIEBA
2012 - 2012 Revista de História da Arte (1646-1762) Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
2010 - 2010 Estúdio (1647-7316 ) FBAUL-CIEBA
2010 - 2010 Estúdio (1647-7316 ) FBAUL-CIEBA

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2022/08/24 «António Dacosta- Surrealista, digital e tudo» - entrevista em torno do catálogo raisonné António Dacosta Jornal de Letras, Artes e Ideias, Lisboa, pp.18-19
2021/09/10 «Artes. Revista KWY: três letras que levavam mundos novos» - depoimento sobre a revista e o Grupo KWY Público, Lisboa
2020/11 «Fernando Rosa Dias – Entrevista / Interview» - entrevista sobe projecto editorial e questões históricas, criativas, científicas e metodológicas da investigação em artes RIACT - Revista de Investigação Artística, Criação e Tecnologia / Journal of Artistic Research, Creation and Technology,
2014/10/15 «Primeiro raisonné digital» - sobre a primeira apresentação do catálogo raisonné de António Dacosta Jornal de Letras, Artes e Ideias, Lisboa
2010/06/06 «Chiado ¿ Um bairro que sempre antecipou ideias. E, agora, o que lhe falta?» - Depoimento-entrevista no âmbito das conferências e Exposições «Chiado - Efervescência Urbana, Artística e Cultural de um lugar»), Inclui também depoimentos de Rui Vieira Nery, Guilherme d¿Oliveira Martins, Paulo Pereira e António Valdemar Público, Lisboa

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2013 - 2014 Grandes Quadros Portugueses - episódio 23 Júlio Pomar
2013 - 2013 Grandes Quadros Portugueses - episódio 4 Amadeo de Sousa Cardoso», da série «Grandes Quadros Portugueses
2013 - 2013 Grandes Quadros Portugueses - episódio 19 António Dacosta
1996/03/07 - 1996/03/07 Ver Artes Exposição de Georges Rouault