???global.info.a_carregar???
Doutorando em Linguística Aplicada, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, com bolsa integral CAPES/PROSUC. Atualmente, está no Doutorado Sanduíche, no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), sob orientação da Profa. Drª. Matilde Gonçalves (Bolsa PDSE/CAPES). Mestre em Linguística Aplicada, pela UNISINOS (2019), com bolsa taxas CAPES/PROSUC. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, pela Universidade Paulista (UNIP) (2019). Graduado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura, pela UNISINOS (2017). Pesquisador integrante do grupo de pesquisa Comunicação da Ciência: Estudos Linguístico-Discursivos (CCELD), coordenado pela Profa. Drª. Maria Eduarda Giering. Atua como membro de corpo editorial do Projeto LER - Literatura e Ciência (UNISINOS, FACCAT e Grupo Sinos). Investiga na área da Linguística Aplicada, principalmente nos seguintes temas: tecnodiscursividade, gêneros discursivos pré-digitais e digitais, análise semiolinguística do discurso, divulgação científica e argumentação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Eduardo Paré Glück

Nomes de citação

  • Glück, Eduardo

Identificadores de autor

Ciência ID
9911-5ACD-A6CB
ORCID iD
0000-0001-5032-9582

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2020/01/01 - 2023/12/01
Em curso
Linguística Aplicada (Doutoramento)
Especialização em Linguística
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
"A HETEROGENEIDADE TECNOENUNCIATIVA EM UM CONJUNTO DE TUÍTES REUNIDOS PELA HASHTAG #DIVULGAÇÃOCIENTÍFICA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2022/09/01 - 2023/03/01
Em curso
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Texto e Discurso
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2019/01/01 - 2019/12/01
Concluído
Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Letras
Universidade Paulista, Brasil
2018/01/01 - 2019/12/01
Concluído
Linguística Aplicada (Mestrado)
Especialização em Linguística
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
"HIPERDISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA MIDIÁTICA: Investigando Hiperligações em Notícias Digitais nas Revistas Galileu e Superinteressant" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014/01/01 - 2017/12/20
Concluído
Letras Português-Inglês (Licenciatura)
Especialização em Linguística
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Marcos Filipe Zandonai; Eduardo Paré Glück. "Analisando notícias que divulgam ciência:". Tabuleiro de Letras (2022): https://doi.org/10.35499/tl.v16i2.15231.
    10.35499/tl.v16i2.15231
  2. Eduardo Paré Glück. "O discurso digital e a divulgação científica análise tecnodiscursiva de hiperligações constitutivas de uma notícia digital sobre a COVID-19 na revista Galileu". Revista Heterotópica (2022): http://dx.doi.org/10.14393/htp.
    10.14393/htp
  3. Eduardo Paré GLÜCK; Êrica Ehlers IRACET; Maria Eduarda GIERING. "O TECNODISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: RELAÇÕES RETÓRICAS E DESLINEARIZAÇÃO EM HIPERLIGAÇÕES DE NOTÍCIAS DIGITAIS". Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto) 66 (2022): https://doi.org/10.1590/1981-5794-e14231.
    10.1590/1981-5794-e14231
  4. "Imagem digital: entre divulgação científica e redes sociais". Fórum Linguístico 18 Esp. (2021): 5796-5811. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e79650.
    10.5007/1984-8412.2021.e79650
  5. Simone Weide Luiz; Eduardo Paré Glück; Alexandra Feldekircher Müller. "O dicionário escolar como instrumento didático-pedagógico para alfabetização e letramento". Entrepalavras (2021): https://doi.org/10.22168/2237-6321-10esp2105.
    10.22168/2237-6321-10esp2105
  6. "DIFERENTES AFFORDANCES NOS ECOSSISTEMAS DIGITAIS". Entrelinhas 13 1 (2021): 102-103. http://dx.doi.org/10.4013/entr.2019.131.09.
    10.4013/entr.2019.131.09
  7. "Teaching Science with Intention and Connection". SFU Educational Review 13 1 (2020): 60-70. http://dx.doi.org/10.21810/sfuer.v13i1.1260.
    10.21810/sfuer.v13i1.1260
  8. Eduardo Paré Glück; Marcos Filipe Zandonai. "INFLUENCIANDO LEITORES, CONTRA TERRA PLANA: O ETHOS NA REVISTA SUPERINTERESSANTE ONLINE". Revista X (2020): https://doi.org/10.5380/rvx.v15i3.71474.
    10.5380/rvx.v15i3.71474
  9. Maria Eduarda Giering; Eduardo Paré Glück. "Ethos discursivo e o comportamento enunciativo: a construção de si de comentaristas de notícias de divulgação científica da revista Superinteressante online". Letras de Hoje (2019): https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.3.31075.
    10.15448/1984-7726.2019.3.31075
Capítulo de livro
  1. "Vivências em estágios supervisionados: diálogos entre o saber e o fazer". Editora Mentes Abertas, 2021.
    10.47180/978-65-87069-60-9
Edição de número de revista
  1. "A POLÊMICA E O ETHOS DISCURSIVO SOB UMA PERSPECTIVA LINGUÍSTICO-DISCURSIVA". Confluência 0 61 (2021): http://dx.doi.org/10.18364/rc.2021n61.
    10.18364/rc.2021n61