Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Mariana Pinto
Nomes de citação
- Pinto, Mariana
- Veiga, Mariana
- Oliveira Pinto, Mariana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9B11-9FC4-C097
- ORCID iD
- 0000-0002-3077-3202
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | ||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/10/20 - 2022/10/22
Concluído
|
Excel para docentes: funções avançadas, Programa de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente do IPS (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
|
2021/10/18 - 2021/10/29
Concluído
|
Rota Pedagógica – 3.ª edição, curso online, Jornadas Interinstitucionais Desenvolvimento Pedagógico, Politécnico de Leiria
(Outros)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
20 |
2021/09/12 - 2021/09/21
Concluído
|
As Tecnologias digitais e a sala de aula invertida, curso online, Programa de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente
do IPS (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
|
2014/05/17
Concluído
|
Didática e Formação (Doutoramento)
Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
"Escrever para Aprender: Estratégias, Textos e Práticas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade |
2012
Concluído
|
Programa Doutoral em Didática e Formação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
Aprovado |
2008/02/08 - 2008/02/29
Concluído
|
O trabalho de funcionamento da língua em sala de aula e a Terminologia Linguística (Outros)
Ministério da Educação - DGIDC, Portugal
|
|
2001/01/17
Concluído
|
Mestrado em Educação (Mestrado)
Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português
Universidade do Minho, Portugal
"Para a Análise do Discurso Gramatical Escolar: estruturas de conteúdo, atividades e definições em manuais escolares de língua
portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - 2018 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2013/09/01 - 2016/08/01 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2016 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
2015 - 2016 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
2015 - 2016 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - 2015 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - 2015 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2009/09/01 - 2013/08/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2007/09/01 - 2009/08/30 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
1997/09/01 - 2007/08/30 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010 - 2014 | Escrever para Aprender - Estratégias, Textos e Práticas
SFRH/BD/34304/2006
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/05 - 2013/11 | PROTEXTOS - Ensino da produção de textos no Ensino Básico
Provided by PTCRIS: PTDC/CPE-CED/101009/2008
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/12/01 - Atual | Citizen learning communities for the promotion of interdisciplinary education in science and Literature. BiblioLab ILC
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Em curso
|
2020 - Atual | PRECASE - Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau
PRECASE
membro da equipa de especialistas da ESE/IPS para o PRECASE
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
|
2021/11/01 - 2022/03/01 | ARTICULAR- Uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores do 1.º ciclo
IPS&Santander-InovPed
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Instituto Politécnico de Setúbal
Em curso
|
2020 - 2021 | PAT - Projecto Aprendizagem para Todos, do Ministério da Educação da República de Angola
PAT
membro da equipa de especialistas da ESE/IPS e Fundação Calouste Gulbenkian para o PAT
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
|
2014/09 - 2015/08 | PerGRam-Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade
134730/2014
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2010/05/03 - 2013/11/02 | PROTEXTOS ¿ Ensino da produção de textos no Ensino Básico / PROTEXTS ¿ Teaching of texts production in Compulsory Education
PTDC/CPE-CED/101009/2008 & COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-009134
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/05 - 2013/04 | ProTextos_Ensino e Aprendizagem da Escrita de textos
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2008 - 2008 | Projeto EPortal
EPortal
Desenvolvimento técnico
Ministério da Educação - DGIDC, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/16 | Aprendizagem colaborativa no ensino superior: o papel do Padlet no desenvolvimento de competências de escrita académica |
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2023/10/23 | Sequência de ensino do género relatório de investigação: relato de uma experiência em contexto de ensino superior | EMDA – Encontros Mensais sobre Discurso Académico
DPDA do CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra e ESECS-Politécnico de Leiria
|
2023/09/07 | Formando futuros professores no domínio da escrita: modos de trabalho numa unidade curricular de escrita académica | 3.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico – ENDA
Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGA-ILTEC). (Lisboa, Portugal)
|
2023/06/30 | Linguistic knowledge and use of punctuation marks during writing in progress: different types of comments made by the same 2nd and 4th grade pupils | 5th Eduling Biannual Meeting Grammar teaching and learning: challenges and opportunities. Educational Linguistics Special
Interest Group of ARLE. The International Association for Research in L1 Education
The International Association for Research in L1 Education (Barcelona, Espanha)
|
2023/05/26 | Academic Writing and Teacher Education | EduLing Virtual Seminar Academic Writing and Teacher Education.
International Association for research in L1 education – ARLE
|
2023/05/25 | Práticas de articulação curricular: um trabalho em rede | Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2022/12/06 | Do prazer de ler histórias ao prazer de aprender ciências naturais | IV Encontro Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º CEB
Escola Superior de Educação de Lisboa
|
2022/12/02 | As histórias para a infância e a aprendizagem da matemática e da linguagem oral e abordagem à escrita | Aula aberta, Escola Superior de Educação de Lisboa
Escola Superior de Educação de Lisboa
|
2022/10/22 | Para a descrição do português da Guiné-Bissau em contexto de ensino no XXXVIII | XXXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/03/26 | De mãos dadas com os livros. Uma abordagem da língua portuguesa e da matemática na educação de infância | Seminário Dar Asas ao Saber – Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares
Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2022/03/26 | Articulação entre a Língua e a Matemática a partir de histórias para a infância | Seminário Dar Asas ao Saber – Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares
Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal)
|
2016/04/30 | Para além de ouvir e de falar. A escola e o desenvolvimento de competências do oral | II Encontro Para além de princesas e de dragões. A oralidade como objeto de ensino
Biblioteca municipal de Albergaria-a-Velha (Albergaria-a-Velha, Portugal)
|
2016/04/20 | Escrita: a competência ortográfica. Da tipologia de erros ortográficos à planificação de estratégias de intervenção | Areal-Encontro de Professores
Areal Editores (Alcabideche, Portugal)
|
2014/02/12 | Escrever para aprender. | Formação - Metas Curriculares
Universidade de Lisboa, DEB-Ministério da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2013/12/06 | O género exposição escrita no ensino básico: das conceções dos professores às práticas dos alunos | 3ª Conferência Internacional em Gramática e Texto – GRATO 2013
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
|
2010/07/01 | Novos Programas de Português para o Ensino Básico | Sessão Plenária Regional do PNEP
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2010/06/30 | Desenvolvimento de competências do oral no 1.º CEB | Sessão Plenária Regional do PNEP
Universidade de Aveiro (Aveiro)
|
2010/04/01 | Competências do Oral e Novos Programas de Português | Sessão Plenária Regional do PNEP
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2010/03/31 | Competências e descritores de desempenho: modos de operacionalização. | Sessão Plenária Regional do PNEP
Escola Superior de Educação da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2010/01/21 | Escrever para construir e expressar conhecimentos | Sessão Plenária Regional do PNEP
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2009/02 | O oral na sala de aula | Sessão Plenária Regional do PNEP
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2009 | O novo programa de português para o ensino básico | Encontros de Professores
Areal Editores (Porto, Portugal)
|
2008/12 | Escrever para aprender no 1.º CEB | III Congresso sobre Aquisição da Linguagem
Escola Superior de Educação da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2008/12 | Programas de Português para o Ensino Básico | II Seminário Programas de Português para o Ensino Básico
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2008/03/04 | Competências do Oral no 1.º CEB | Formação Nacional do PNEP
(Curia, Portugal)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/12/01 - 2021/12/03 | IX SIELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Encontro
|
IX SIELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/04/04 - 2021/04/04 | V Encontro de Mestrados e Pós-Graduações em Educação e Ensino da ESELx
Encontro
|
V Encontro de Mestrados e Pós-Graduações em Educação e Ensino da ESELx
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/09/07 - 2018/09/08 | Investigação e ensino de Discurso Académico. Mesa-redonda Presente e o futuro da investigação sobre discurso académico em
Portugal
Mesa-redonda
|
I Encontro Nacional Sobre Discurso Académico
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/09/27 | O desenvolvimento da escrita narrativa no 4º ano de escolaridade: dos álbuns ilustrados à produção textual
Orientador
|
Susana Soares Diniz Rodrigues Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/09/08 | Promoção das Relações Interpessoais através das aprendizagens cooperativas no 1º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Inês Carona de Pina Aguiar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/07/14 | Implementação de uma sequência didática centrada na reportagem-vídeo no 2.º ciclo do ensino básico.
Arguente
|
Bruna Sequeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/07/12 | A literatura infantojuvenil como promotora de um trabalho interdisciplinar
Arguente
|
Tatiana Vanessa da Silva Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/07/12 | Textos sobre arte: das obras de arte aos textos de descrição e apreciação crítica
Orientador
|
Marta Sofia da Cruz Afonso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/06/26 | Brincar é tudo. O contributo das atividades lúdicas para o envolvimento das crianças no currículo
Presidente do júri
|
Ana Carolina Farelo Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/03/27 | O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre o português e a matemática
Orientador
|
Daniela Filipa Santos Gaspar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | Os infográficos e a aprendizagem: Intervenção numa turma de 3.o ano de escolaridade.
Arguente
|
Inês Mouta (Mestrado) |
2022/12/22 | Assembleias de turma como instrumento promotor de valores sociais e cidadania
Presidente do júri
|
Inês Isabel Catarino Sebastião (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/12/18 | Quais as potencialidades do uso de projetos no 1º CEB
Presidente do júri
|
Joana Alexandra Domingos do Ó (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/12/14 | A exploração didática da horta escolar para promover a literacia alimentar no 1º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
|
Joana Neto Abegão Nogueira Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/12/05 | A exploração dos espaços exteriores à escola como forma de promover a aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Marta Brísio Pires Gião Leitão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/02/09 | As tertúlias literárias como estratégia de desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade. Um projeto desenvolvido numa turma
de 4º ano de escolaridade
Orientador
|
Daniela Alexandra Serrano Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/12/07 | Educação para o risco no 1ºciclo do ensino básico: prevenção de acidentes por queimaduras
Presidente do júri
|
Catarina Maria Sanches Azenha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/12/07 | A Aprendizagem Cooperativa como incentivo à participação dos alunos: Um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Catarina Maria Sanches Azenha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/06/30 | Sequência Didática Reportagem Escrita: uma proposta de implementação para o 1º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Ana Cristina Silveira Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/06/26 | O Círculo de Leitura e o desenvolvimento de competências narrativas
Orientador
|
Ana Rita Carvalho Ferra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/06/24 | As ações e desafios do professor no desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos durante as discussões coletivas
Presidente do júri
|
Patrícia do Rosário Claro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/02/21 | A Educação Artística enquanto metodologia dinamizadora da Língua Portuguesa
Presidente do júri
|
Sara Raquel Pestana Catarino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/02/11 | Escrita no ensino superior
Arguente
|
Maria da Conceição Siopa (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/12/17 | Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar a informação. Uma experiência numa turma do 4º ano de escolaridade
Orientador
|
Maria Beatriz Madeira Gil (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/12/13 | A aquisição e desenvolvimento do sentido espacial e dos localizadores espaciais: uma perspetiva integradora
Arguente
|
Sílvia Alves Branco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/12/04 | O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância
Arguente
|
Ana Lúcia Ramos Neto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/12/04 | A hora do conto como contributo para a aprendizagem da leitura e da escrita
Arguente
|
Ana Cristina Santana Marques Simões (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/11/26 | Contributos do ensino experimental na aprendizagem das Ciências da Natureza no 1º Ciclo
Presidente do júri
|
Débora da Cruz Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/10/23 | A aprendizagem dos números e das operações através do jogo: um estudo no 3º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Nair Solange Sárdico Faustino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/10/16 | A resolução de problemas e a Literatura Infantil
Presidente do júri
|
A aprendizagem dos números e das operações através do jogo: um estudo no 3º ano de escolaridade (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/01/22 | Caderno de Leituras: uma estratégia pedagógica para desenvolver a capacidade de ler para apreciar textos literários no 4º
ano de escolaridade
Orientador
|
Inês Filipa Sousa Vieira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/12/18 | Ditado ao adulto
Arguente
|
Maria Manuel de Oliveira Santos (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/12/17 | A Educação Literária como indutora para a elaboração de textos narrativos
Arguente
|
Sara Inês Guerreiro dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/12/12 | A sequência didática no ensino do género exposição oral: uma experiência no 3º ano do 1º CEB
Orientador
|
Isabel da Conceição Domingos Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/11/27 | Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade
Orientador
|
Bárbara Alice Coelho Alonso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/11/21 | A utilização de recursos pedagógicos scripto-visuais no ensino da História e da Geografia de Portugal
Presidente do júri
|
Ana Mafalda Camilo Poucochinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/01/26 | Gramática e Escrita: a expansão de Grupos Nominais no desenvolvimento da escrita de autorretratos
Arguente
|
Sara Margarida Moisão Sabina (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/12/18 | Interdisciplinaridade e alimentação saudável: uma intervenção pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Vanessa Alexandra Cristiano dos Santos Caeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/11/22 | A escrita no processo de construção de conhecimentos de história no 2º ciclo
Arguente
|
Mafalda Muge Libório (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017/07/25 | O desenvolvimento de competências de compreensão oral: uma intervenção didática de Português em articulação com Estudo do
Meio
Arguente
|
Marta Soares Lehto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/11/26 | Os guiões de apoio e o feedback no processo de ensino-aprendizagem do texto narrativo
Arguente
|
Marisa Alexandra Lopes Figueiredo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/07/24 | Escrever para adquirir e explicitar conhecimentos
Presidente do júri
|
Cláudia Sofia Pinela Pinheiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/07/14 | Prática de ensino supervisionada e desenvolvimento da linguagem oral
Arguente
|
Diana Filipa Santos Fumega (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/01/01 | Nova terminologia gramatical - Implicações no ensino e na aprendizagem no 1º e 2º ciclo
Arguente
|
xx (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 | Atividades de mediação linguística no ensino de línguas (língua materna e língua estrangeira
Arguente principal
|
Ana Rita de Carvalho de Matos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Vogal do Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua (Braga) | |
2018 - Atual | Avaliação e acreditação dos cursos de formação contínua de professores Avaliação e acreditação dos cursos de formação especializada Avaliação dos pedidos de registo de formadores Membro da Comissão por nomeação | Comissão Científica e Pedagógica da Formação Contínua, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Escrita Académica | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - Atual | Didática da Língua e da Literatura | Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º ciclo (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - Atual | Língua e Linguística Portuguesa | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - Atual | Didática da Educação de Infância | Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º ciclo (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - Atual | Estágio | Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º ciclo | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - Atual | Língua e Literatura Portuguesa | (Mestrado) | |
2010 - 2017 | Fonologia e Morfologia do Português | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2016 | Sintaxe e Semântica do Português | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2013 | Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
1997/09/01 - 2009/08/31 | Linguística Portuguesa I | Professores do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
1998 - 2009 | Prática Pedagógica III | Licenciatura em Português-Inglês (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
1997 - 2009 | Linguística Portuguesa II | Licenciatura em Professores do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
1997 - 2009 | Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita | Licenciatura em Professores do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
1997 - 2009 | Aquisição de Desenvolvimento da Linguagem | Licenciatura em Professores do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
1997 - 2009 | Iniciação à Leitura e à Escrita | Licenciatura em Professores do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2006 - 2008 | Técnicas de Comunicação em Português | Licenciatura em Professores de Educação Física (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2006 - 2008 | Escrita Criativa | Comunicação Social | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2001 - 2004 | Análise do Discurso Supervisivo | Complemento de formação em Supervisão (Especialização pós-licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2001 - 2004 | Ensino da Língua Portuguesa | Curso de complemento de formação para a docência no grupo de recrutamento 120 destinado a titulares de qualificação profissional para a docência no grupo de recrutamento 110 | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2023/09/17 - 2023/09/17 | Páginas de Português - Antena 2 | formação de futuros professores no domínio da escrita e os modos de trabalho numa unidade curricular de escrita académica |
2019/02/17 - 2019/02/17 | Páginas de Português | Ensino da gramática |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Grupo coordenação júris de provas de acesso
Provas de avaliação dos conhecimentos para acesso dos estudantes Titulares de Curso de Dupla Titulação de Ensino Secundário/Curso
Artístico Especializado
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - Atual | Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua. Braga
Vogal
|
Ministério da Educação, Portugal |
2018 - 2022 | Vogal do Conselho de Representantes - ESE/IPS
Vogal
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2009 - 2010 | Membro da Comissão de Acompanhamento de professores no Terreno (CAT). Responsável pela Direção Regional de Educação do Centro
Coordenador
|
Ministério da Educação - DGIDC, Portugal |
2009 - 2010 | Membro da Comissão responsável pela elaboração de estudos relativos ao acompanhamento e implementação do Programa de Português | Ministério da Educação - DGIDC, Portugal |
2007 - 2009 | Membro da Comissão de Orientação Vocacional do Instituto Politécnico de Viseu
Coordenador
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2007 - 2009 | Membro da equipa de formadores dos Programas de Português da DGIDC | Ministério da Educação - DGIDC, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Júri de seleção/seriação (concursos locais de acesso) Júri Reingresso, Concursos especiais | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - Atual | Júri de seleção/ seriação (concursos locais de acesso, recrutamento de PND, aquisição de serviços, etc.) Concurso de Acesso mudança par/instituição |