???global.info.a_carregar???
Cláudio da Silva is a doctoral candidate in Sciences of Education at the University of Porto, Portugal, and a PhD fellow at the Center for Research and Intervention in Education (CIIE) of the Faculty of Psychology and Education Sciences at the same institution (FPCEUP). He holds a master's degree in Social Education, Development, and Local Dynamics from the University of Coimbra, Portugal, and bachelor's degrees in Biology and Pedagogy. His background includes leading various educational projects and environmental education workshops for teachers in Brazil and Papua New Guinea. In his work as a teacher at the Paulo Freire and Hiro Gakuen schools for Brazilian immigrant children in Japan, he led interdisciplinary research projects, resulting in the production of short books and community educational videos in collaboration with his students. His work in Papua New Guinea facilitated the creation of a textbook on Indigenous culture for schools in New Ireland Province. His current research focuses on analyzing intercultural dialogue between schools and indigenous communities, with the aim of the potential inclusion of indigenous knowledge and terminology in conventional school curricula.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cláudio da Silva

Nomes de citação

  • Silva, Cláudio
  • da Silva, Cláudio

Identificadores de autor

Ciência ID
9B1A-122A-447A
ORCID iD
0000-0002-6421-3000
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=NEmRn3kAAAAJ&hl=en
LattesiD
https://lattes.cnpq.br/0822903429581300

Endereços de correio eletrónico

  • up201900507@edu.fpce.up.pt (Profissional)
  • clau.smith@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 939846972 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Cidade de Santa Clara da Califórnia, Lote 40 - 5 Andar Direito, 3000-111, Coimbra, Coimbra, Portugal (Pessoal)

Websites

  • https://www.education-projects.com/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Tok Pisin Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Japonês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2019/09/20 - 2023/07
Em curso
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade do Porto, Portugal
2015/09/19 - 2017/10/09
Concluído
Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais (Mestrado integrado)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade de Coimbra, Portugal
"Aves na cultura Nalik: (Re)Conhecendo a voz da comunidade por meio da investigação-ação (Papua Nova Guiné)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2009/07/11 - 2013/06/28
Concluído
Pedagogia (Acordo Brasil/Japão) (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
Especialização em Ciências da Educação
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
"TCC: A prática docente com compromisso ambiental: uma abordagem através de projetos interdisciplinares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
1993/01/24 - 1997/01/24
Concluído
Ciências Biológicas (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
Especialização em Biologia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, Brasil
16
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/07/05 - 2014/06/10 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Brasileira Professor Kawase - HIROGAKUEN, Japão
Escola Brasileira Professor Kawase - HIROGAKUEN, Japão
2005/07/28 - 2010/07/16 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Centro Latino Americano Homigaoka - CELAHO, Japão
Escola/Escuela Comunitária Paulo Freire, Japão

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/01 - Atual Bolseiro, Doutoramento em Ciências da Educação Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2017/11/04 - 2020/10 Coordenador: Educação & Projetos Education Projects International LLC, Estados Unidos
2002/10/05 - 2005/06/30 Coordenador de Educação Ambiental Associação Mata Ciliar, Brasil
Associação Mata Ciliar, Brasil
2000/03/14 - 2002/05/28 Biólogo e Coordenador de Educação Ambiental Criadouro Científico e Cultural Chaparral, Brasil
Criadouro Científico e Cultural Chaparral, Brasil
1997/10/13 - 2000/08/27 Biólogo e Coordenador de Educação Ambiental do Zoológico Municipal de Mogi Mirim Prefeitura Municipal de Mogi Mirim, Brasil
Zoológico Municipal de Mogi Mirim, Brasil
1997/09/22 - 1998/10/13 Coodenador de Educação Sanitária e Ambiental do Programa Guarapiranga Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, Brasil
Núcleo de Educação Sanitária e Ambiental de Embu das Artes, Brasil
1995/02/15 - 1996/02/13 Professor II (Educação Básica) Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Brasil
Escola Estadual de Primeiro Grau Antônio Cordeiro, Brasil
1993/07/12 - 1995/07/12 Estagiário do Programa de Educação Ambiental do Zoológico de Sorocaba Prefeitura Municipal de Sorocaba, Brasil
Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, Brasil
1994/05/12 - 1994/12/15 Professor Ensino Médio Colégio Objetivo - Ciências e Letras Ensino Ltda., Brasil
Colégio Objetivo - Ciências e Letras Ensino Ltda., Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/10 - 2023/09 Integração de saberes indígenas no currículo escolar: uma construção pedagógica intermediada pelo diálogo intercultural, com comunidades indígenas na Papua Nova Guiné
Provided by PTCRIS: 2020.07577.BD
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
1994/02/08 - 1995/02/08 Estudo da comunidade avifaunística de uma área degradada no município de Sorocaba
Bolseiro de Iniciação Científica
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Conselho de Ensino e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. da Silva, Cláudio. "Tell us your story: documenting the Nalik culture through an educational project in Papua New Guinea". Trabalho apresentado em The Asian Conference on Education & International Development - ACEID, Kobe, 2018.
    Publicado
  2. da Silva, Cláudio. "As aves na cultura Nalik: um projeto educativo na Papua Nova Guiné". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2017.
    Publicado
  3. da Silva, Cláudio. "Ciência e arte - o origami no ensino de geometria: uma experiência interdisciplinar com alunos brasileiros no Japão". Trabalho apresentado em VII Encontro do CIED - II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação, Lisboa, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cláudio da Silva; Fátima Pereira; José Pedro Amorim. "The integration of indigenous knowledge in school: a systematic review". Compare: A Journal of Comparative and International Education (2023): https://doi.org/10.1080/03057925.2023.2184200.
    10.1080/03057925.2023.2184200
  2. da Silva, C.; Volker, C.A.. "Indigenous knowledge and Language Revival in Post-colonial Education in Papua New Guinea". Journal on Asian Linguistic Anthropology 3 1 (2021): 76-98. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85150427268&partnerID=MN8TOARS.
    10.47298/jala.v3-i1-a4
  3. da Silva, Cláudio. "Algumas reflexões sobre a prática docente com compromisso ambiental". Interacções 48 (2018): 89-100. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/13335.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Cláudio Da Silva. "Escolas brasileiras no Japão: Uma análise a partir do contexto migratório". Brasiliana: Journal for Brazilian Studies 5 2 (2017): 410-428. https://doi.org/10.25160/bjbs.v5i2.25363.
    10.25160/bjbs.v5i2.25363
  5. Pires, Mathias M.; Widmer, Cynthia E.; Silva, Claudio; Setz, Eleonore Z. F.. "Differential detectability of rodents and birds in scats of ocelots, Leopardus pardalis (Mammalia: Felidae)". Zoologia (Curitiba) 28 2 (2011): 280-283. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-46702011000200019.
    Publicado • 10.1590/s1984-46702011000200019
  6. da Silva, Cláudio. "Alterações na comunidade de aves do Morro de Araçoiaba (Floresta Nacional de Ipanema, FLONA - Iperó, SP)". Revista Conhecimento Online 2 (2010): 32-67. http://dx.doi.org/10.5380/rf.v41i1.21175.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.145
  7. da Silva, Cláudio; Nestori, Erica. "Zoológico é cenário para estudar ecologia: atividades educativas para alunos durante as férias". Revista do Professor 16 61 (2000): 38-44.
    Acesso aberto • Publicado
  8. da Silva, Cláudio; Regalado, Luciano Bonatti. "Nidificação em cavidade rochosa por urubu-rei, Sarcoramphus papa (Falconiformes: Cathartidae) no Morro de Araçoiaba (Floresta Nacional de Ipanema, Iperó - São Paulo)". Centro de Estudos Ornitológicos 13 (1998): 4-8. www.ceo.org.br/bolet/bolceo13.pdf.
    Publicado
  9. Regalado, Luciano Bonatti; da Silva, Cláudio. "Utilizacão de aves como indicadoras de degradação ambiental". Revista Brasileira de Ecologia 1 (1997): 81-83.
    Publicado
  10. da Silva, Cláudio. "Registro de Laniisoma elegans (Thunberg, 1823) e Pyroderus scutatus (Shaw, 1792) (Cotingidae) no município de Sorocaba, S.P". Centro de Estudos Ornitológicos 12 (1995): 32-35. www.ceo.org.br/bolet/bolceo12.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. da Silva, Cláudio; Volker, Craig Alan. "Integrating local traditional wisdom into school: an example from Papua Guinea". In International Year of Indigenous Languages - IYIL 2019 UNESCO, 33-39. Paris, França: UNESCO, 2022.
    Aceite para publicação
  2. da Silva, Cláudio. "Documentando a cultura tradicional local por meio de um projecto educativo interdisciplinar na Papua Nova Guiné". In Pesquisa Experimentação Reflexão: Ensaiar Arte e Ciência para Religar Natureza e Cultura, editado por Neilson, Alison; Silva, José Eduardo, 93-110. Porto, Portugal: Teatro do Frio - Pesquisa Teatral do Norte, CRL, 2019.
    Publicado
  3. da Silva, Cláudio. "Documenting local traditional culture through an interdisciplinary educational project in Papua New Guinea". In Rehearsing science and art to re-connect culture and nature, editado por Neilson, Alison; José Eduardo Silva, 93-110. Porto, Portugal: Teatro do Frio - Pesquisa Teatral do Norte, 2019.
    Publicado
Livro
  1. da Silva, Cláudio; Volker, Craig Alan. A Maani: birds and Nalik culture. Sheridan, Estados Unidos: Education Projects International LLC. 2018.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Marinelli, Carlos E.; Costa, Marcelo de A.; da Silva, Cláudio. "Estudo da ocorrência e da distribuição espacial de Hilídeos (Amphibia, Anura), em áreas verdes no município de Sorocaba - SP". Trabalho apresentado em VII Encontro do Conselho Regional de Biologia-1, Ribeirão Preto, 1996.
    Publicado
  2. Gobbo, Paulo Ricardo Silva; da Silva, Cláudio. "Levantamento preliminar da comunidade de avifaunística de dois parques no município de Sorocaba". Trabalho apresentado em VII Encontro do Conselho Regional de Biologia-1, Campinas, 1996.
    Publicado
  3. Regalado, Luciano Bonatti; da Silva, Cláudio; Barrela, Walter. "Levantamento da comunidade de aves do Morro de Araçoiaba - Floresta Nacional de Ipanema/IBAMA, Iperó - SP". Trabalho apresentado em V Congresso Brasileiro de Ornitologia, Campinas, 1996.
    Publicado
  4. da Silva, Cláudio; Barrela, Walter. "Composição e distribuição de passeriformes em um fragmento de mata no município de Sorocaba". Trabalho apresentado em V Congresso Brasileiro de Ornitologia, Campinas, 1996.
    Publicado • 10.18068/iisbrns2015.convsa365
  5. da Silva, Cláudio; Regalado, Luciano Bonatti. "Estudo das comunidades de aves de cinco alagados degradados no município de Sorocaba e região, SP". Trabalho apresentado em V Congresso Brasileiro de Ornitologia, Campinas, 1996.
    Publicado
  6. Mergulhão, Maria Cornélia; da Silva, Cláudio. "Kits ecológicos: subsídio para o professor". Trabalho apresentado em XVIII Congresso Brasileiro da Sociedade de Zoológicos do Brasil, Rio de Janeiro, 1994.
    Publicado
  7. da Silva, Cláudio. "Levantamento da ornitofauna de Sorocaba e região". Trabalho apresentado em I Congresso Brasileiro de Ornitologia, Belém, 1991.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. da Silva, Cláudio. "Aves na cultura Nalik: (re)conhecendo a voz da comunidade por meio da investigação-ação (Papua Nova Guiné)". Mestrado, Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2017. http://hdl.handle.net/10316/84159.
  2. da Silva, Cláudio. "A Prática docente com compromisso ambiental: uma abordagem através de projetos interdisciplinates". Licenciatura, Universidade Federal de Mato Grosso, 2013.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10/29 Bridging Education and Indigenous Culture: A Participatory Approach(New Ireland, Papua New Guinea) Lecture during Languages of the World class
The State University of New York - Department of Linguistics, University at Buffalo (New York, Estados Unidos)
2024/10/16 Challenges of Ethnographic Fieldwork Lecture in Tok Pisin
Beijing Foreign Studies University - School of English and International Studies (Beijing, China)
2024/10/01 Vozes e saberes indígenas: Reflexões sobre a jornada de produção de um livro coletivo em Papua-Nova Guiné Perspectivas Etnográficas - Colóquio de Estudantes de Doutoramento
Universidade de Lisboa - Instituto de Ciências Sociais (Lisboa, Portugal)
2023/03/14 Escola colonial? O exemplo da Papua-Nova Guiné
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/12/17 A integração de conhecimentos indígenas na escola: uma revisão sistemática XIV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/07/08 The integration of indigenous knowledge in school: a systematic review I Congresso Internacional Escola. Identidades e Democracia
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/06/13 Telling Our Own Story: an interdisciplinary project from Papua New Guinea bringing indigenous knowledge into mainstream classes Institute on Collaborative Language Research - Colang 2022
University of Montana (Missoula, Estados Unidos)
2021/09/23 Incorporating local knowledge and language in public primary schools Linguistic Society of Papua New Guinea Conference
Linguistic Society of Papua New Guinea (Ukarumpa, Papuásia - Nova Guiné)
2020/09/17 Garbage that Works: An environmental educational project with Brazilian immigrant students in Japan XII Encontro Internacional Fórum Paulo Freire: Educação, Género e Migração
Instituto Bell Hooks - Paulo Freire (Paris, França)
2020/09/17 Que percepções têm os estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade do Porto sobre as ideias de Paulo Freire? XII Encontro Internacional Fórum Paulo Freire: Educação, Género e Migração
Instituto Bell Hooks - Paulo Freire (Paris, França)
2020/06/24 (Re)contando histórias sobre o nosso povo: um projeto de intervenção socioeducativa com um grupo indígena da Papua Nova Guiné I ForOn EdMund Um Panorama Global para Soluções Pontuais: A leitura do novo "Novo Na Educação"
I ForOn EdMund (Japão)
2019/10/24 Intervenção socioeducativa no re(conhecimento) das vozes de uma comunidade indígena: uma experiência na Papua Nova Guiné II Seminário Internacional Expressa
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/01/24 Integrating indigenous knowledge and language into a post-colonial education system in Papua New Guinea Conference on Asian Linguistic Anthropology - CALA
Paññasastra University of Cambodia (Siem Reap, Camboja)
2018/03/27 "Tell us your story": documenting the Nalik culture through an educational project in Papua New Guinea The Asia Conference on Education & International Development
The International Academic Forum (Kobe, Japão)
2017/09/30 "Tell us your story": documentando a cultura Nalik, por meio de um projeto educativo na Papua Nova Guiné I Encontro Internacional Cultura Natura no Antropoceno
Teatro do Frio (Porto, Portugal)
2017/05/20 As aves na cultura Nalik: um projeto educativo na Papua Nova Guiné Conferência Internacional Investigação e Práticas em Contexto de Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2017/03/25 O grupo Nalik: histórias e modo de vida documentados pelas vozes da própria comunidade (Província de New Ireland, Papua Nova Guiné) II Seminário Internacional Poder,Privação e Desigualdades
Associação Portuguesa Conversas de Psicologia (Coimbra)
2016/06/11 Brazilian schools in Japan: an analysis in the context of migration Linguapax Asia Symposium 2016 - Migration, Migrants and Language
Kansai University (Osaka, Japão)
2015/11/28 Ciência e arte - o origami no ensino de geometria: uma experiência interdisciplinar com alunos brasileiros no Japão VII Encontro do CIED - II Encontro Internacional: Estética e Arte em Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
1999/08/20 Rede de ação em educação ambiental VIII Congresso Paulista de Zoológicos
Sociedade Paulista de Zoológicos (Bertioga, Brasil)
1998/05/01 Zoo education programs for children XXII Congresso Brasileiro de Zoológicos - IV Encontro Internacional de Zoológicos
Jardim Zoológico de Salvador (Salvador, Brasil)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/09/07 - 2020/09/11 Oficina de reflexão e prática para aprofundamento do conhecimento sobre a escrita etnográfica, uma prática que fundamenta os trabalhos antropológicos, mas que tem sido cada vez mais utilizada em outros domínios das ciências sociais e humanidades
Exposição
Fazer Etnografia: tecendo o fio entre a prática metodológica e a escrita
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2017/11/29 - 2017/11/29 Comunicação: Brazilian life and Education in Japan, para alunos do curso de Japonês do Language Center of University of Augsburg, Alemanha.
Conferência
Japanese Course
Universität Augsburg, Alemanha
2016/07/05 - 2016/07/05 Comunicação: Brazilian Immigrants in Japan: Issues of Language and Education, durante as disciplinas Language and Education e Sociolinguistic. Universidade Kansai, Japão.
Outro
Discuplinas Language and Education e Sociolinguistic
Kansai Daigaku, Japão
2016/04/06 - 2016/04/06 Comunicação: Educação Ambiental e Cidadania, durante a disciplina Educação Social da licenciatura em Ciências da Educação. Faculdade de Psicologia e de Ciencias da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal.
Outro
Unidade Curricular de Educação Social
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014/06/23 - 2014/06/27 Instrutor do curso: Educational Projects, para a equipe pedagógica da escola Madina Primary, Papuásia Nova Guiné.
Oficina (workshop)
In-service Workshop
Madina Primary School, Papuásia - Nova Guiné
2009/09/20 - 2012/12/16 Curso baseado na abordagem sobre a cultura da diferença, para reflexão e discussão sobre a aquisição de idiomas e da inserção social dos imigrantes brasileiros no japão. Entre os tópicos apresentados entavam: história da migração Japão-Brasil, Geografia do Japão, Educação infantil japonesa, Bilinguismo, diferenças culturais e Constituição Japonesa - Leis e Regulamentações e Tratados da Área Educacional.
Outro
Japanologia
Tokai Daigaku, Japão
2012/10/18 - 2012/10/18 Comunicação: Environmental Education in the Conservation of Brazilian Forest Biodiversity, durante o Shotoku Lecture Series on Multicultural Identity. Universidade Gifu Shotoku Gakuen, Japão.
Conferência
Shotoku Lecture Series on Multicultural Identity
Gifu Shotoku Gakuen Daigaku - Gifu Campus, Japão
2010/11/18 - 2010/11/18 Comunicação: Multicultural Education for Japanese Brazilian Children, durante o Shotoku Lecture Series on Multicultural Identity. Universidade Gifu Shotoku Gakuen, Japão.
Conferência
Shotoku Lecture Series on Multicultural Identity
Gifu Shotoku Gakuen Daigaku - Gifu Campus, Japão
2005/03/20 - 2005/03/21 Instrutor da Oficina de Capacitação Ambiental "Revirando o Lixo" para técnicos das Casas da Agricultura e professores do município de Atibaia, estado de São Paulo. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Brasil.
Oficina (workshop)
Oficina de Capacitação Ambiental
Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Brasil
2005/03/05 - 2005/03/06 Instrutor da Oficina de Capacitação Ambiental "Dinâmicas e Estratégias em Educação Ambiental" para técnicos das Casas da Agricultura do Estado de São Paulo. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Brasil.
Oficina (workshop)
Oficina de Capacitação Ambiental "Dinâmicas e Estratégias em Educação Ambiental"
Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Brasil
2004/11/17 - 2004/11/18 Instrutor do curso teórico-prático "Revirando o Lixo", durante a Oficina de Capacitação Ambiental. Casa da Agricultura do Município de Pedreira, Brasil.
Oficina (workshop)
Oficina de Capacitação Ambiental
Casa da Agricultura de Pedreira, Brasil
2004/10/08 - 2004/10/08 Instrutor do curso teório-prático: Dinâmicas e Estratégias em Educação Ambiental, durante a III Semana da Biologia. Universidade Federal de São Carlos, Brasil.
Encontro
III Semana da Biologia
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
2003/08/25 - 2003/08/29 Instrutor do mini-curso teórico-prático: Educação Ambiental para Preservação da Natureza. Universidade Estadual Paulista, Brasil.
Encontro
XXX CIP - Colóquio de Incentivo a Pesquisa "Direitos Humanos: Em Busca da Humanidade"
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de São José do Rio Preto, Brasil
2003/08/07 - 2003/08/07 Comunicação: Ações Participativas na Conservação dos Recursos Naturais durante o Seminário Regional de Educação Ambiental. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Brasil.
Seminário
Seminário Regional de Educação Ambiental
Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Brasil
2000/10/06 - 2000/10/08 Comunicação: A Importância da Educação Ambiental, durante o I Encontro Regional de Áreas Verdes e Escolas. Departamento de Educação e Cultura, Zoológico Municipal de Mogi Mirim, Brasil.
Encontro
I Encontro Regional de Áreas Verdes e Escolas: Uma Interação Possivel na Educação Ambiental
Departamento de Educação e Cultura - DEC, Brasil

Zoológico Municipal de Mogi Mirim, Brasil
1999/12/08 - 1999/12/12 Instrutor do minicurso teórico-prático: Dinâmicas e Estratégias em Educação Ambiental. Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.
Encontro
XVI Semana Científica de Estudos Biológicos
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Zoológico Municipal de Mogi Mirim, Brasil
1999/05/19 - 1999/05/19 Comunicação: Educação Ambiental em Parques Zoológicos, durante os trabalhos de extensão universitária do Centro Universitário Monte Serrat. UNIMONTE, Brasil.
Conferência
Trabalhos de Extensão Universitária
Centro Universitário Monte Serrat, Brasil
1998/10/29 - 1998/10/31 Comunicação: Educação para Conservação da Natureza, durante o Ciclo de Palestras de Biologia e Conservação de Animais Silvestres. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.
Mesa-redonda
Ciclo de Palestras: Biologia e Conservação de Animais Silvestres
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2004/12/01 Membro da banca examinadora do Trabalho de Conclusão de Curso: Ocorrência e aspectos biológicos de Falconiformes e Strigiformes recebidos pela Associação Mata Ciliar, Jundiaí, SP.
Vogal
Carolina Luvizoto Avila Machado (Outro)
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2012/02/04 - 2012/04/23 Orientação e supervisão de 02 alunos da Universidade Gifu Shotoku Gakuen, no planeamento e desenvolvimento de tópicos relacionados a conteúdos de história e biologia, com alunos do segundo ciclo do ensino básico da Escola Brasileira Professor Kawase (Província de Gifu, Ogaki, Japão). Orientação desenvolvida como parte da disciplina "Multicultural Education Seminar" do Professor Doutor Craig Alan Volker. (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Gifu Shotoku Gakuen Daigaku - Gifu Campus, Japão
2011/02/04 - 2011/04/27 Orientação e supervisão de 04 alunos da Universidade Gifu Shotoku Gakuen, no planeamento e desenvolvimento de tópicos relacionados a conteúdos de história e biologia, com alunos do segundo ciclo do ensino básico da Escola Brasileira Professor Kawase (Província de Gifu, Ogaki, Japão). Orientação desenvolvida como parte da disciplina "Multicultural Education Seminar" do Professor Doutor Craig Alan Volker. (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Gifu Shotoku Gakuen Daigaku - Gifu Campus, Japão
2010/06/01 - 2010/09/10 Orientação e supervisão de 04 alunos da Universidade Gifu Shotoku Gakuen, no planeamento e desenvolvimento de tópicos relacionados a conteúdos de história e biologia, com alunos do segundo ciclo do ensino básico da Escola Brasileira Paulo Freire (Província de Aichi, Toyota, Japão). Orientação desenvolvida como parte da disciplina "Multicultural Education Seminar" do Professor Doutor Craig Alan Volker. Secondary English teacher training course (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Gifu Shotoku Gakuen Daigaku - Gifu Campus, Japão

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021/07/22 - 2021/07/22 JR Mundo: Cláudio da Silva analisa o trabalho de preservação cultural em Papua Nova Guiné Projeto educativo na Papua Nova Guiné

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023 - Atual ESfO - European Society for Oceanists Member
2022 - Atual ASAO - Association for Social Anthropology in Oceania Member

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2008/08 - 2009/08 Membro da Assembléia dos Cidadãos Estrangeiros de Aichi, participando nas discussão e formulação de políticas públicas para a comunidade estrangeira da Província de Aichi, no Japão.
Membro
Governo da Província de Aichi , Japão
1993/10/18 - 1993/10/23 Membro da Comissão Organizadora da I Semana da Biologia, do Curso de Ciências Biológicas da Pontíficia Universidade Católica de São Paulo
Membro
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, Brasil

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/01/13 - Atual African Journal of Teacher Education (AJOTE) (1916-7822) University of Guelph, Ontario. Canada
2024/01/11 - Atual Journal of Infrastructure, Policy and Development (2572-7931) EnPress Publisher LLC
2023/10/10 - Atual Revista Olhar de Professor (1984-0187) Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR