Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Cláudio da Silva
Nomes de citação
- Silva, Cláudio
- da Silva, Cláudio
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9B1A-122A-447A
- ORCID iD
- 0000-0002-6421-3000
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=NEmRn3kAAAAJ&hl=en
- LattesiD
- https://lattes.cnpq.br/0822903429581300
Endereços de correio eletrónico
- up201900507@edu.fpce.up.pt (Profissional)
- clau.smith@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telemóvel
-
- 939846972 (Pessoal)
Moradas
- Rua Cidade de Santa Clara da Califórnia, Lote 40 - 5 Andar Direito, 3000-111, Coimbra, Coimbra, Portugal (Pessoal)
Websites
- https://www.education-projects.com/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Tok Pisin | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Japonês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/09/20 - 2023/07
Em curso
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade do Porto, Portugal
|
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2015/09/19 - 2017/10/09
Concluído
|
Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais (Mestrado integrado)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade de Coimbra, Portugal
"Aves na cultura Nalik: (Re)Conhecendo a voz da comunidade por meio da investigação-ação (Papua Nova Guiné)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
2009/07/11 - 2013/06/28
Concluído
|
Pedagogia (Acordo Brasil/Japão) (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
Especialização em Ciências da Educação
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
"TCC: A prática docente com compromisso ambiental: uma abordagem através de projetos interdisciplinares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
1993/01/24 - 1997/01/24
Concluído
|
Ciências Biológicas (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
Especialização em Biologia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, Brasil
|
16 |
Percurso profissional
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010/07/05 - 2014/06/10 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Brasileira Professor Kawase - HIROGAKUEN, Japão |
Escola Brasileira Professor Kawase - HIROGAKUEN, Japão | ||
2005/07/28 - 2010/07/16 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Centro Latino Americano Homigaoka - CELAHO, Japão |
Escola/Escuela Comunitária Paulo Freire, Japão |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/10/01 - Atual | Bolseiro, Doutoramento em Ciências da Educação | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2017/11/04 - 2020/10 | Coordenador: Educação & Projetos | Education Projects International LLC, Estados Unidos |
2002/10/05 - 2005/06/30 | Coordenador de Educação Ambiental | Associação Mata Ciliar, Brasil |
Associação Mata Ciliar, Brasil | ||
2000/03/14 - 2002/05/28 | Biólogo e Coordenador de Educação Ambiental | Criadouro Científico e Cultural Chaparral, Brasil |
Criadouro Científico e Cultural Chaparral, Brasil | ||
1997/10/13 - 2000/08/27 | Biólogo e Coordenador de Educação Ambiental do Zoológico Municipal de Mogi Mirim | Prefeitura Municipal de Mogi Mirim, Brasil |
Zoológico Municipal de Mogi Mirim, Brasil | ||
1997/09/22 - 1998/10/13 | Coodenador de Educação Sanitária e Ambiental do Programa Guarapiranga | Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, Brasil |
Núcleo de Educação Sanitária e Ambiental de Embu das Artes, Brasil | ||
1995/02/15 - 1996/02/13 | Professor II (Educação Básica) | Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Brasil |
Escola Estadual de Primeiro Grau Antônio Cordeiro, Brasil | ||
1993/07/12 - 1995/07/12 | Estagiário do Programa de Educação Ambiental do Zoológico de Sorocaba | Prefeitura Municipal de Sorocaba, Brasil |
Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, Brasil | ||
1994/05/12 - 1994/12/15 | Professor Ensino Médio | Colégio Objetivo - Ciências e Letras Ensino Ltda., Brasil |
Colégio Objetivo - Ciências e Letras Ensino Ltda., Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/10 - 2023/09 | Integração de saberes indígenas no currículo escolar: uma construção pedagógica intermediada pelo diálogo intercultural, com
comunidades indígenas na Papua Nova Guiné
Provided by PTCRIS: 2020.07577.BD
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
1994/02/08 - 1995/02/08 | Estudo da comunidade avifaunística de uma área degradada no município de Sorocaba
Bolseiro de Iniciação Científica
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, Brasil
|
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Conselho de Ensino e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
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2024/10/29 | Bridging Education and Indigenous Culture: A Participatory Approach(New Ireland, Papua New Guinea) | Lecture during Languages of the World class
The State University of New York - Department of Linguistics, University at Buffalo (New York, Estados Unidos)
|
2024/10/16 | Challenges of Ethnographic Fieldwork | Lecture in Tok Pisin
Beijing Foreign Studies University - School of English and International Studies (Beijing, China)
|
2024/10/01 | Vozes e saberes indígenas: Reflexões sobre a jornada de produção de um livro coletivo em Papua-Nova Guiné | Perspectivas Etnográficas - Colóquio de Estudantes de Doutoramento
Universidade de Lisboa - Instituto de Ciências Sociais (Lisboa, Portugal)
|
2023/03/14 | Escola colonial? O exemplo da Papua-Nova Guiné |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/12/17 | A integração de conhecimentos indígenas na escola: uma revisão sistemática | XIV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
(FPCEUP)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/07/08 | The integration of indigenous knowledge in school: a systematic review | I Congresso Internacional Escola. Identidades e Democracia
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/06/13 | Telling Our Own Story: an interdisciplinary project from Papua New Guinea bringing indigenous knowledge into mainstream classes | Institute on Collaborative Language Research - Colang 2022
University of Montana (Missoula, Estados Unidos)
|
2021/09/23 | Incorporating local knowledge and language in public primary schools | Linguistic Society of Papua New Guinea Conference
Linguistic Society of Papua New Guinea (Ukarumpa, Papuásia - Nova Guiné)
|
2020/09/17 | Garbage that Works: An environmental educational project with Brazilian immigrant students in Japan | XII Encontro Internacional Fórum Paulo Freire: Educação, Género e Migração
Instituto Bell Hooks - Paulo Freire (Paris, França)
|
2020/09/17 | Que percepções têm os estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade do Porto sobre as ideias de Paulo Freire? | XII Encontro Internacional Fórum Paulo Freire: Educação, Género e Migração
Instituto Bell Hooks - Paulo Freire (Paris, França)
|
2020/06/24 | (Re)contando histórias sobre o nosso povo: um projeto de intervenção socioeducativa com um grupo indígena da Papua Nova Guiné | I ForOn EdMund Um Panorama Global para Soluções Pontuais: A leitura do novo "Novo Na Educação"
I ForOn EdMund (Japão)
|
2019/10/24 | Intervenção socioeducativa no re(conhecimento) das vozes de uma comunidade indígena: uma experiência na Papua Nova Guiné | II Seminário Internacional Expressa
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/01/24 | Integrating indigenous knowledge and language into a post-colonial education system in Papua New Guinea | Conference on Asian Linguistic Anthropology - CALA
Paññasastra University of Cambodia (Siem Reap, Camboja)
|
2018/03/27 | "Tell us your story": documenting the Nalik culture through an educational project in Papua New Guinea | The Asia Conference on Education & International Development
The International Academic Forum (Kobe, Japão)
|
2017/09/30 | "Tell us your story": documentando a cultura Nalik, por meio de um projeto educativo na Papua Nova Guiné | I Encontro Internacional Cultura Natura no Antropoceno
Teatro do Frio (Porto, Portugal)
|
2017/05/20 | As aves na cultura Nalik: um projeto educativo na Papua Nova Guiné | Conferência Internacional Investigação e Práticas em Contexto de Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2017/03/25 | O grupo Nalik: histórias e modo de vida documentados pelas vozes da própria comunidade (Província de New Ireland, Papua Nova Guiné) | II Seminário Internacional Poder,Privação e Desigualdades
Associação Portuguesa Conversas de Psicologia (Coimbra)
|
2016/06/11 | Brazilian schools in Japan: an analysis in the context of migration | Linguapax Asia Symposium 2016 - Migration, Migrants and Language
Kansai University (Osaka, Japão)
|
2015/11/28 | Ciência e arte - o origami no ensino de geometria: uma experiência interdisciplinar com alunos brasileiros no Japão | VII Encontro do CIED - II Encontro Internacional: Estética e Arte em Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
1999/08/20 | Rede de ação em educação ambiental | VIII Congresso Paulista de Zoológicos
Sociedade Paulista de Zoológicos (Bertioga, Brasil)
|
1998/05/01 | Zoo education programs for children | XXII Congresso Brasileiro de Zoológicos - IV Encontro Internacional de Zoológicos
Jardim Zoológico de Salvador (Salvador, Brasil)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
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2020/09/07 - 2020/09/11 | Oficina de reflexão e prática para aprofundamento do conhecimento sobre a escrita etnográfica, uma prática que fundamenta
os trabalhos antropológicos, mas que tem sido cada vez mais utilizada em outros domínios das ciências sociais e humanidades
Exposição
|
Fazer Etnografia: tecendo o fio entre a prática metodológica e a escrita
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
2017/11/29 - 2017/11/29 | Comunicação: Brazilian life and Education in Japan, para alunos do curso de Japonês do Language Center of University of Augsburg,
Alemanha.
Conferência
|
Japanese Course
Universität Augsburg, Alemanha
|
2016/07/05 - 2016/07/05 | Comunicação: Brazilian Immigrants in Japan: Issues of Language and Education, durante as disciplinas Language and Education
e Sociolinguistic. Universidade Kansai, Japão.
Outro
|
Discuplinas Language and Education e Sociolinguistic
Kansai Daigaku, Japão
|
2016/04/06 - 2016/04/06 | Comunicação: Educação Ambiental e Cidadania, durante a disciplina Educação Social da licenciatura em Ciências da Educação.
Faculdade de Psicologia e de Ciencias da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal.
Outro
|
Unidade Curricular de Educação Social
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014/06/23 - 2014/06/27 | Instrutor do curso: Educational Projects, para a equipe pedagógica da escola Madina Primary, Papuásia Nova Guiné.
Oficina (workshop)
|
In-service Workshop
Madina Primary School, Papuásia - Nova Guiné
|
2009/09/20 - 2012/12/16 | Curso baseado na abordagem sobre a cultura da diferença, para reflexão e discussão sobre a aquisição de idiomas e da inserção
social dos imigrantes brasileiros no japão. Entre os tópicos apresentados entavam: história da migração Japão-Brasil, Geografia
do Japão, Educação infantil japonesa, Bilinguismo, diferenças culturais e Constituição Japonesa - Leis e Regulamentações e
Tratados da Área Educacional.
Outro
|
Japanologia
Tokai Daigaku, Japão
|
2012/10/18 - 2012/10/18 | Comunicação: Environmental Education in the Conservation of Brazilian Forest Biodiversity, durante o Shotoku Lecture Series
on Multicultural Identity. Universidade Gifu Shotoku Gakuen, Japão.
Conferência
|
Shotoku Lecture Series on Multicultural Identity
Gifu Shotoku Gakuen Daigaku - Gifu Campus, Japão
|
2010/11/18 - 2010/11/18 | Comunicação: Multicultural Education for Japanese Brazilian Children, durante o Shotoku Lecture Series on Multicultural Identity.
Universidade Gifu Shotoku Gakuen, Japão.
Conferência
|
Shotoku Lecture Series on Multicultural Identity
Gifu Shotoku Gakuen Daigaku - Gifu Campus, Japão
|
2005/03/20 - 2005/03/21 | Instrutor da Oficina de Capacitação Ambiental "Revirando o Lixo" para técnicos das Casas da Agricultura e professores do município
de Atibaia, estado de São Paulo. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Brasil.
Oficina (workshop)
|
Oficina de Capacitação Ambiental
Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Brasil
|
2005/03/05 - 2005/03/06 | Instrutor da Oficina de Capacitação Ambiental "Dinâmicas e Estratégias em Educação Ambiental" para técnicos das Casas da Agricultura
do Estado de São Paulo. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Brasil.
Oficina (workshop)
|
Oficina de Capacitação Ambiental "Dinâmicas e Estratégias em Educação Ambiental"
Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Brasil
|
2004/11/17 - 2004/11/18 | Instrutor do curso teórico-prático "Revirando o Lixo", durante a Oficina de Capacitação Ambiental. Casa da Agricultura do
Município de Pedreira, Brasil.
Oficina (workshop)
|
Oficina de Capacitação Ambiental
Casa da Agricultura de Pedreira, Brasil
|
2004/10/08 - 2004/10/08 | Instrutor do curso teório-prático: Dinâmicas e Estratégias em Educação Ambiental, durante a III Semana da Biologia. Universidade
Federal de São Carlos, Brasil.
Encontro
|
III Semana da Biologia
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
|
2003/08/25 - 2003/08/29 | Instrutor do mini-curso teórico-prático: Educação Ambiental para Preservação da Natureza. Universidade Estadual Paulista,
Brasil.
Encontro
|
XXX CIP - Colóquio de Incentivo a Pesquisa "Direitos Humanos: Em Busca da Humanidade"
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de São José do Rio Preto, Brasil
|
2003/08/07 - 2003/08/07 | Comunicação: Ações Participativas na Conservação dos Recursos Naturais durante o Seminário Regional de Educação Ambiental.
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Brasil.
Seminário
|
Seminário Regional de Educação Ambiental
Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Brasil
|
2000/10/06 - 2000/10/08 | Comunicação: A Importância da Educação Ambiental, durante o I Encontro Regional de Áreas Verdes e Escolas. Departamento de
Educação e Cultura, Zoológico Municipal de Mogi Mirim, Brasil.
Encontro
|
I Encontro Regional de Áreas Verdes e Escolas: Uma Interação Possivel na Educação Ambiental
Departamento de Educação e Cultura - DEC, Brasil
Zoológico Municipal de Mogi Mirim, Brasil |
1999/12/08 - 1999/12/12 | Instrutor do minicurso teórico-prático: Dinâmicas e Estratégias em Educação Ambiental. Universidade Federal de Uberlândia,
Brasil.
Encontro
|
XVI Semana Científica de Estudos Biológicos
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
Zoológico Municipal de Mogi Mirim, Brasil |
1999/05/19 - 1999/05/19 | Comunicação: Educação Ambiental em Parques Zoológicos, durante os trabalhos de extensão universitária do Centro Universitário
Monte Serrat. UNIMONTE, Brasil.
Conferência
|
Trabalhos de Extensão Universitária
Centro Universitário Monte Serrat, Brasil
|
1998/10/29 - 1998/10/31 | Comunicação: Educação para Conservação da Natureza, durante o Ciclo de Palestras de Biologia e Conservação de Animais Silvestres.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.
Mesa-redonda
|
Ciclo de Palestras: Biologia e Conservação de Animais Silvestres
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, Brasil
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2004/12/01 | Membro da banca examinadora do Trabalho de Conclusão de Curso: Ocorrência e aspectos biológicos de Falconiformes e Strigiformes
recebidos pela Associação Mata Ciliar, Jundiaí, SP.
Vogal
|
Carolina Luvizoto Avila Machado (Outro)
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2012/02/04 - 2012/04/23 | Orientação e supervisão de 02 alunos da Universidade Gifu Shotoku Gakuen, no planeamento e desenvolvimento de tópicos relacionados a conteúdos de história e biologia, com alunos do segundo ciclo do ensino básico da Escola Brasileira Professor Kawase (Província de Gifu, Ogaki, Japão). Orientação desenvolvida como parte da disciplina "Multicultural Education Seminar" do Professor Doutor Craig Alan Volker. | (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Gifu Shotoku Gakuen Daigaku - Gifu Campus, Japão |
2011/02/04 - 2011/04/27 | Orientação e supervisão de 04 alunos da Universidade Gifu Shotoku Gakuen, no planeamento e desenvolvimento de tópicos relacionados a conteúdos de história e biologia, com alunos do segundo ciclo do ensino básico da Escola Brasileira Professor Kawase (Província de Gifu, Ogaki, Japão). Orientação desenvolvida como parte da disciplina "Multicultural Education Seminar" do Professor Doutor Craig Alan Volker. | (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Gifu Shotoku Gakuen Daigaku - Gifu Campus, Japão |
2010/06/01 - 2010/09/10 | Orientação e supervisão de 04 alunos da Universidade Gifu Shotoku Gakuen, no planeamento e desenvolvimento de tópicos relacionados a conteúdos de história e biologia, com alunos do segundo ciclo do ensino básico da Escola Brasileira Paulo Freire (Província de Aichi, Toyota, Japão). Orientação desenvolvida como parte da disciplina "Multicultural Education Seminar" do Professor Doutor Craig Alan Volker. | Secondary English teacher training course (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Gifu Shotoku Gakuen Daigaku - Gifu Campus, Japão |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2021/07/22 - 2021/07/22 | JR Mundo: Cláudio da Silva analisa o trabalho de preservação cultural em Papua Nova Guiné | Projeto educativo na Papua Nova Guiné |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023 - Atual | ESfO - European Society for Oceanists | Member |
2022 - Atual | ASAO - Association for Social Anthropology in Oceania | Member |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2008/08 - 2009/08 | Membro da Assembléia dos Cidadãos Estrangeiros de Aichi, participando nas discussão e formulação de políticas públicas para
a comunidade estrangeira da Província de Aichi, no Japão.
Membro
|
Governo da Província de Aichi , Japão |
1993/10/18 - 1993/10/23 | Membro da Comissão Organizadora da I Semana da Biologia, do Curso de Ciências Biológicas da Pontíficia Universidade Católica
de São Paulo
Membro
|
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, Brasil |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/01/13 - Atual | African Journal of Teacher Education (AJOTE) (1916-7822) | University of Guelph, Ontario. Canada |
2024/01/11 - Atual | Journal of Infrastructure, Policy and Development (2572-7931) | EnPress Publisher LLC |
2023/10/10 - Atual | Revista Olhar de Professor (1984-0187) | Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR |