Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria da Graça Parente Figueiredo da Mota
- Data de nascimento
- 1947/01/17
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Graça Mota
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9F14-44B1-B136
- ORCID iD
- 0000-0001-8936-4692
Endereços de correio eletrónico
- gmota@ese.ipp.pt (Profissional)
Websites
- http://www.inetmd.pt/index.php/pessoas/integrados/19-maria-da-graca-parente-figueiredo-da-mota (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Alemão | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1997
Concluído
|
PhD (Doktor (PhD))
University of Keele,, Reino Unido
"Determinants of Children's Musical Development in the Early Years of General Classroom Music Instruction" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Pass |
1984
Concluído
|
Master in Education - Music Major (Master)
University of Massachusetts Boston, Estados Unidos
"Psychological Implications for Music Curriculum Development in the Schools of Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Accepted |
1976
Concluído
|
Musik Pädagogik (Diplôme d´études supérieures)
Hochschule für Musik un Darstellende Kunst Hamburg, Alemanha
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Gut Bestanden |
1965
Concluído
|
Curso Superior de Piano (Outros)
Conservatório de Música do Porto, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1994 - 2013 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
1987/09/01 - 1994/08/31 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1976/11/09 - 1986/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/01 - 2021/09/19 | Re-Habitar el Barrio: Procesos de Transformación y Empoderamiento entre Universidad-Escuela-Sociedad a través de Prácticas
Artísticas
Universitat de les Illes Balears, Espanha
|
Concluído
|
2012/03 - 2015/02 | Promover a inclusão social através do envolvimento com a música - o projecto Orquestra Geração
PTDC/CPE-CED/120596/2010
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
|
2007/11/19 - 2010/11/30 | Música e Drama no 1º ciclo do Ensino Básico – o caso da Ilha da Madeira
PTDC/CED/72112/2006
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
|
2005/05/01 - 2008/04/30 | A Construção da Identidade Musical e Profissional de Jovens Portugueses através das Bandas Filarmónicas
POCTI/CED/60609/2004
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
|
2001/02/01 - 2004/02/29 | Educação Musical em contexto – à procura de uma nova Praxis
POCTI/1999/CED/34477
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/15 | Perspetivas críticas em Educação Musical | XI Encontro Nacional da APEM 2023
Associação Portuguesa de Educação Musical (Lisboa, Portugal)
|
2022/09/17 | Mota, Graça (2022). “Music Teachers' Education: A great challenge” para apresentação no Music Education Professional Development Series 2022 - Caring Pedagogies in Music education: Fostering Meaning, Connection, and Justice. Boston, Estados Unidos da América, 17 de setembro de 2022. | Music Education Professional Development Series 2022 - Caring Pedagogies in Music education: Fostering Meaning, Connection,
and Justice
(Boston, Estados Unidos)
|
2019/11/07 | Mota, Graça (2019). "SIMM, An International Research Platform" para apresentação na Conferência Internacional The Social Power of Music. Santa Maria da Feira, Portugal, 07 de novembro de 2019. URL: https://www.europarque.pt/the-social-power-of-music/ | Conferência Internacional The Social Power of Music.
(Santa Maria da Feira, Portugal)
|
2019/10/10 | The context of Philharmonic Bands in Portugal: A long term commitment | Our music, our world: wind bands and local social life - International Conference
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019/09/19 | Mota, Graça (2019). "CIPEM: a coerência de um percurso" para apresentação na Conferência Internacional do CIPEM 'Desafios em Educação Musical'. Porto, Portugal, 19-21 de setembro de 2019. URL: https://cipem.eventqualia.net/pt/2019/inicio/programa/ | Conferência Internacional do CIPEM 2019 'Desafios em Educação Musical'
CIPEM/INET-md (Porto, Portugal)
|
2019/05/26 | Mota, Graça (2019) "The voices and trajectories of participants in social inclusive music projects" para apresentação no Music Health Wellbeing International Symposium. Setúbal, Portugal, 26 e 27 de maio de 2019. URL: http://www.festivalmusicadesetubal.com.pt/wp-content/uploads/2019/05/ENCARTE-SIMPOSYUM-ENGLISH.pdf | Music Health Wellbeing International Symposium
(Setúbal, Portugal)
|
2018/10/13 | A coerência de um percurso | CIPEM 20 anos de Investigação e Prática
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (Porto, Portugal)
|
2018/05/24 | Six young women on a band-stand – voices lost in time | 6th International Conference on Narrative Inquiry in Music Education
(Boston, Estados Unidos)
|
2018/05/24 | Aesthetic Intonation: Narrative Variants of the Research Journey | 6th International Conference on Narrative Inquiry in Music Education
(Boston, Estados Unidos)
|
2017/11/04 | Performance, Educação Musical e Investigação: uma reflexão partilhada | XI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Educação Musical
Associação Portuguesa de Educação Musical (Lisboa, Portugal)
|
2017/04/24 | Women in Portuguese Philharmonic Bands: finding a place in changing times | 10th International Conference for Research in Music Education
(Bath, Reino Unido)
|
2016/09/07 | A Orquestra Geração: contributos para a compreensão da relação entre música e inclusão social | VII Congresso de Educação Artística
(Funchal, Portugal)
|
2016/07/24 | Symposium 'Voices from inside the orchestra: exploring young people's experiences of Sistema-inspired programmes | 32nd World Conference of the International Society of Music Education
International Society of Music Education (Glasgow, Reino Unido)
|
2016/07/24 | Playing in Sistema Portugal: Sociological portraits of young musicians | 32nd World Conference International Society for Music Education
International Society for Music Education (Glasgow, Reino Unido)
|
2016/07/06 | Música y inclusión social: un tema crucial en el dominio de la Educación Musical | Seminario de Investigación en Educación Musical
Universidade de Palma de Mallorca (Palma de Maiorca, Espanha)
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Conferência Internacional do CIPEM 2019 'Desafios em Educação Musical' | Porto |
2018 - 2018 | Third Research Symposium on Social Impact of Making Music | Porto |
2017 - 2017 | 1st International Conference: Music for and by Children: Perspectives from Children Composers, Performers and Educators | Aveiro |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018 - 2018 | Revista Portuguesa de Educação Musical (1646-8094) | Associação Portuguesa de Educação Musical |
2017 - 2017 | Revista Portuguesa de Educação Artística (2183-7481) |
Distinções
Outra distinção
1964 | Prémio Gulbenkian do Conservatório de Música do Porto, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
1964 | Honor prize in the Piano competition of the city of Viseu, Portugal |
1962 | 1.º Prémio ex-aequo no Concurso Debussy da Emissora Nacional
Rádio e Televisão de Portugal SA, Portugal
|