???global.info.a_carregar???
Ruy Saraiva da Silva Filho. Concluiu o(a) Bachelor em Artes Visuais em 2001/12/15 pelo(a) Fundação Armando Álvares Penteado. Possui 1 capítulo(s) de livros. Participou em 2 evento(s). Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas com ênfase em Teoria Literária, Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia), Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia), Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação com ênfase em Jornalismo. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: crítica; teatro; dança; performance art; ópera contemporânea; video art; video performance; cinema experimental; direção; dramaturgia; dramaturgismo; performance; arte instalação; Ensaio literário; contemporâneo; teoria teatral; economia criativa; gestão cultural; gestão de companhias artísticas; gestão de espaços culturais; desenvolvimento de festivais; pedagogia transversal; festival de almada; jornalismo; prémio; direção teatral; encenação; Produção Teatral; gestão de processos criativos; Ética; história da arte; história do teatro; arbitragem; arte contemporânea; política pública; gestão pública; convocatóra; comissão de avaliação; cultura; núcleo de estudo; biopolítica; livro; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ruy Saraiva da Silva Filho
Data de nascimento
1973/03/14
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Filho, Ruy

Identificadores de autor

Ciência ID
A114-88E9-FE65
ORCID iD
0009-0006-3176-8276

Endereços de correio eletrónico

  • antropositivo@gmail.com (Profissional)
  • ruyfilhosp@yahoo.com.br (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 961496900 (Pessoal)

Moradas

  • Avenida Dom Nuno Álvares Pereira, 29, 1o Esq., 2800-179, Almada, Setubal, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Teoria Literária
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Jornalismo

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
1996/02/01 - 2001/12/15
Concluído
Artes Visuais (Bachelor)
Especialização em Artes Visuais e História da Arte
Fundação Armando Álvares Penteado, Brasil
"A memória como expansão estética da percepção." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/07 - 2023/09/07 Co-curadoria 7 de Setembro, Bicentenário de Independência do Brasil. Antro Positivo Plataforma de Artes, Brasil
Espaço Talante, Portugal
2021/03 - 2021/06 Idealização e Curadoria do Outros Festival de Artes. Antro Positivo Plataforma de Artes, Brasil
Antro Positivo Plataforma de Artes, Brasil
2020/07 - 2020/09 Curador e mediador do Seminário Adiante_Cultura em Futuros Antro Positivo Plataforma de Artes, Brasil
Antro Positivo Plataforma de Artes, Brasil
2020/03 - 2020/07 Curadoria do projeto Espetáculo em Casa, seleção e programação de espetáculos digitais durante o isolamento social. Antro Positivo Plataforma de Artes, Brasil
Antro Positivo Plataforma de Artes, Brasil
2019 - 2019 Curador do FIT Rio Preto 50o. edição Festival Internacional de Teatro, Brasil
Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto - Secretaria Municipal de Cultura, Brasil
2017 - 2019 Programador de Artes Cênicas e Performativas. Teatro do Centro da Terra, Brasil
Teatro do Centro da Terra, Brasil
2016/11 - 2016/11 Professor convidado: Arbitragem - desenvolvimento e aprimoramento técnico de percepção e construção de narrativas. Fundacao Getulio Vargas Escola de Direito, Brasil
Fundacao Getulio Vargas Escola de Direito, Brasil
2016 - 2016 Idealizador do Núcleo de Composição Sonora para Teatro e Cinema. SESI Paraná, Brasil
SESI Paraná, Brasil
2015/11 - 2015/11 Professor convidado: Arbitragem - desenvolvimento e aprimoramento de técnicas de percepção e construção de narrativas. Fundacao Getulio Vargas Escola de Direito, Brasil
Fundacao Getulio Vargas Escola de Direito, Brasil
2012 - 2014 Professor de Dramaturgia Contemporânea: estudo de técnicas de escrita e desenvolvimento de linguagem singular. SP Escola de Teatro, Brasil
SP Escola de Teatro, Brasil
2010 - 2014 Professor de Direção Teatral: metodologias e Investigações sobre linguagens e práticas contemporâneas. SP Escola de Teatro, Brasil
SP Escola de Teatro, Brasil
2013 - 2013 Curador do Paralelas Puzzle - Encontros Improváveis mas não impossíveis. SESC SP, Brasil
2012 - 2013 Professor de Dramaturgia Contemporânea: desenvolvimento de técnicas de escrita e aprimoramento de linguagem pessoal. SESI PR, Brasil
SESI PR, Brasil
2012/07 - 2012/12 Orientador Projeto de Formatura SP Escola de Teatro, Brasil
SP Escola de Teatro, Brasil
2007 - 2012 Programador de Artes Cênicas e Artes Performativas, consultoria e desenvolvimento de projetos culturais. Centro Cultural Rio Verde, Brasil
Centro Cultural Rio Verde, Brasil
2008 - 2011 Professor de Produção, Gestão e Ética nas Artes Cênicas e Performativas. Senac São Paulo, Brasil
Senac São Paulo, Brasil
2010 - 2010 Realizador da Oficina "Sobre um outro Realismo". Investigação a partir de estudos de espetáculos contemporâneos e procedimentos de criação. Prefeitura Municipal de Catanduva, Brasil
Teatro Municipal de Catanduva, Brasil
2009 - 2009 Realizador do Workshop "O Fazer Teatral Contemporâneo e as Abordagens de um Outro Olhar." Escola de Artes de Laranjeiras, Brasil
Escola de Artes de Laranjeiras, Brasil
2007 - 2009 Professor de História do Teatro: Antiguidade, Idade Média, Modernismo e Contemporânea Recriarte Escola de Arte & Comunicação, Brasil
Recriarte Escola de Arte & Comunicação, Brasil
1999 - 2008 Assistente de Direção. Companhia de Ópera Seca, Estados Unidos
Companhia de Ópera Seca, Estados Unidos
2007 - 2007 Realizador do Workshop “A construção da narrativa a partir da imagem no processo performático”, Universidade Federal de São Carlos, Brasil
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
2007 - 2007 Performance "Onde se passa a conversa telefônica?", a partir das relações entre instalação, tecnologia, dramaturgia e teatro. Universidade Federal de São Carlos, Brasil
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
2006 - 2006 Aluno ouvinte na disciplina "Novas Mídias e Política", no Mestrado em Semiótica da Cultura, ministrado por Christine Greiner. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2006 - 2006 Aluno ouvinte na disciplina "Ciências Cognitivas e da Informação", no Mestrado em Semiótica da Cultura, ministrado por Christine Greiner. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2005 - 2005 Aluno ouvinte na disciplina "Contribuições das ciências cognitivas para a formulação do corpo como objeto da comunicação", no Mestrado em Semiótica da Cultura, ministrado por Christine Greiner. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2004/02 - 2004/03 Integrante de equipe de jornalistas olheiros junto ao crítico oficial no Festival de Teatro de Curitiba. Grupo Folha, Brasil
Grupo Folha, Brasil
2002 - 2003 Aluno ouvinte nas disciplinas "Direção Teatral I e II", na Graduação em Artes Cênicas, ministrado por Antônio Araújo. Departamento de Artes Cênicas, Brasil
Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes, Brasil
2001 - 2001 Aluno ouvinte na disciplina "Corpo, Tecnologia e Cultura", no Mestrado em Semiótica da Cultura, ministrado por Helena Katz. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
1996 - 1996 Dramaturgia de vídeos e estética tecnológica em As Bacantes, direção José Celso Martinez Corrêa Teatro Oficina, Brasil
Teatro Oficina, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Filho, Ruy. "Musical Theatre in Brazil: a scene out of tune", The Stage, 2016, https://www.thestage.co.uk/.
  2. Filho, Ruy. "Festivals in not so much festive times", The Stage, 2016, https://www.thestage.co.uk/.
Artigo em revista
  1. Filho, Ruy. "Portugal pode descolonizar o Decolonial.". Revista A[L]BERTO 9 (2024): https://www.spescoladeteatro.org.br/biblioteca/revista-alberto.
    Aceite para publicação
  2. Filho, Ruy. "A inesperada mitologia do improvável em Marlene Monteiro Freitas". Théâtre/Public (2024): https://theatrepublic.fr/.
    Em revisão
  3. Filho, Ruy. "Especial Festival de Almada - ensaios e cobertura crítica.". Antro Positivo 18 (2022): 196-259. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  4. Filho, Ruy. "Especial Holland Festival - ensaios e cobertura crítica". Antro Positivo 18 (2021): 128-181. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  5. Filho, Ruy. "Va-Bene Elikem Fiatsi - A performance reinventa o humano.". Antro Positivo 18 (2020): 6-75. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
  6. Filho, Ruy. "Rolf Abderhalden e Mapa Teatro - Os corpos entre janelas e paisagens.". Antro Positivo 17 (2019): 36-95. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  7. Filho, Ruy. "As diferenças que provocam frestas.". Antro Positivo 17 (2019): 116-123. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  8. Filho, Ruy. "Curadores ainda não estão proibidos de tentar.". Antro Positivo 17 (2019): 126-131. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  9. Filho, Ruy. "Mala Voadora - A seriedade do sorriso desobediente.". Antro Positivo 17 (2019): 132-195. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  10. Filho, Ruy. "Tudo deu errado. E por que isso precisa ser apenas ruim?". Antro Positivo 17 (2019): 244-261. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  11. Filho, Ruy. "Rodrigo Garcia - Entro o rasgo e o risco.". Antro Positivo 16 (2017): 06-53. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  12. Filho, Ruy. "A cultura do projeto político deformada.". Antro Positivo 16 (2017): 56-61. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  13. Filho, Ruy. "o afeto inventará revoluções.". Antro Positivo 16 (2017): 102-105. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  14. Filho, Ruy. "Euripedes Laskaridis - A mitologia de outro mundo possível.". Antro Positivo 16 (2017): 192-231. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  15. Filho, Ruy. "A vida é um momento normalmente no lugar errado.". Theater der Zeit Adelante (2017): 73-77. https://tdz.de/shop/produkt/28dffe10-70c2-41bf-9cf6-d6a7db3fa0bc.
    Publicado
  16. Filho, Ruy. "Peter Pál Pelbart - A insurreição contra os sujeitos.". 15 (2016): 100-117. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  17. Filho, Ruy. "A rua vence a arte.". Antro Positivo 14 (2016): 134-137. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  18. Filho, Ruy. "Brett Bailey - O teatro contra o esquecimento dos horrores.". Antro Positivo 14 (2016): 140-165. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  19. Filho, Ruy. "Arkadi Zaides - A dança como meio de construir experiências no outro.". Antro Positivo 13 (2015): 10-29. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  20. Filho, Ruy. "Felipe Hirsch - O criar como gesto de inquietação.". Antro Positivo 13 (2015): 127-153. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  21. Filho, Ruy. "Matéi Visniec - O construtor de palavras ausentes.". Antro Positivo 12 (2014): 11-24. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  22. Filho, Ruy. "La Tristura - Pela fala da criança, a complexa perspectiva ao existir adulto.". Antro Positivo 12 (2014): 36-51. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  23. Filho, Ruy. "O artista frente ao paradoxo entre o desejo e necessidade da arte.". 12 (2014): 92-96. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  24. Filho, Ruy. "Kronos Quartet - A genialidade de um dos mais importantes quartetos desde Beethoven.". 12 (2014): 100-113. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  25. Filho, Ruy. "Robert Lepage - O teatro, a ópera, o cinema e o querer contar histórias.". Antro Positivo 12 (2014): 128-155. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  26. Filho, Ruy. "O teatro frente ao espelho.". Antro Positivo 11 (2014): 62-69. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  27. Filho, Ruy. "Willem Dafoe & Mikhail Baryshnikov - O percurso entre uma história de talento único e um artista único na história.". Antro Positivo 11 (2014): 88-105. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  28. Filho, Ruy. "Odyssey Works - O outro. Matéria única e intransferível. Poética singular. E teatro.". Antro Positivo 10 (2014): 61-73. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  29. Filho, Ruy. "A importância do teatro ser inviável.". Antro Positivo 10 (2014): 74-78. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  30. Filho, Ruy. "Antonio Araújo - A tripla potência de um artista único.". Antro Positivo 10 (2014): 86-103. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  31. Filho, Ruy. "Chris Jatahy - Entre o teatro expandido e o cinema encenado.". Antro Positivo 10 (2014): 148-161. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  32. Filho, Ruy. "Daniel MacIvor - O inventor de um jeito novo de nos reconhecermos humanos.". Antro Positivo 09 (2014): 10-25. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  33. Filho, Ruy. "Dimitris Papaioannou - O corpo com tempo. O tempo corporificado. A dança como encontro com as possibilidades de se existir aos dois.". Antro Positivo 09 (2014): 74-95. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  34. Filho, Ruy. "A crítica como performance.". Antro Positivo 09 (2014): 112-116. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  35. Filho, Ruy. "A velha: a melancolia superada pelo teatro.". Revista A[L]BERTO 7 (2014): 85-90. https://www.spescoladeteatro.org.br/wp-content/uploads/2023/06/ALberto-Edicao-7.pdf.
    Publicado
  36. Filho, Ruy. "Thomas Ostermeir - A face de um teatro do presente pelo encontro com a manifestação real.". Antro Positivo 08 (2013): 08-27. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  37. Filho, Ruy. "Romeo Castellucci - A imagem precisa de uma palavra escondida em renúncia ao óbvio.". Antro Positivo 08 (2013): 48-69. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  38. Filho, Ruy. "O outro como linguagem final.". Antro Positivo 08 (2013): 80-86. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  39. Filho, Ruy. "Win Vanderkeybus - O corpo em risco. O movimento em desejo como artifício de encontro com o outro pelo belo.". Antro Positivo 08 (2013): 142-161. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  40. Filho, Ruy. "Juha Valkeapää - Sobre a vida, o deixar viver, a morte, o terror e as piores possibilidades de construção de uma suposta ordem.". (2013): 192-198. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  41. Filho, Ruy. "Luigi de Angelis - Entre a farsa e a fábula, a confirmação do ator como mecanismo maior.". Antro Positivo 07 (2013): 8-19. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  42. Filho, Ruy. "The Wooster Group - O encontro entre a tecnologia e o existir teatro.". Antro Positivo 06 (2013): 08-19. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  43. Filho, Ruy. "JaRam Lee - O teatro como forma pura de expressão de uma alma jovem e já eternizada.". Antro Positivo 06 (2013): 90-101. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  44. Filho, Ruy. "Sobre o deslocamento da ação e a revisão em paralaxe na composição da ideia de sujeito ou como inverter as verdades históricas.". Antro Positivo 06 (2013): 156-161. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  45. Filho, Ruy. "Enrique Diaz: A sutileza inquieta, incômoda, persistente e necessária de fazer teatro.". Antro Positivo 05 (2013): 78-89. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  46. Filho, Ruy. "A bala que perfura o real do peixe.". Ateliê Compartilhado da Cia. Artehúmus de Teatro 2 (2013): https://www.artehumus.com/.
    Publicado
  47. Filho, Ruy. "Política da Cultura: Cláudia Leitão - O Minc oficializa a criação da Secretaria de Economia Criativa". Antro Positivo 04 (2012): 60-64. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  48. Filho, Ruy. "Toneelgroep - Experimentalismo como desestabilização responsável.". Antro Positivo 03 (2012): 68-81. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  49. Filho, Ruy. "Fomento ao Teatro - O envelhecimento do processo e as necessárias correções ignoradas em silêncio.". Antro Positivo 03 (2012): 115-122. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  50. Filho, Ruy. "Danilo Santos de Miranda - A potência de uma revolução possível.". Antro Positivo 02 (2012): 87-99. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  51. Filho, Ruy. "A construção pelo ritmo e sua diversidade narrativa.". Antro Positivo 01 (2012): 48-55. https://www.antropositivo.com.br/edicoes.
    Publicado
  52. Filho, Ruy. "Um pouco de Hamlet não pode fazer tão mal assim.". Ateliê Compartilhado da Cia. Artehúmus de Teatro 1 (2011): https://www.artehumus.com.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Filho, Ruy. "Abnegação II - O começo do fim: A Especulação Cínica do Poder.", TREMA!, 2015, https://issuu.com/tremaplataforma/docs/trema__revista_especula____o_03b.
Capítulo de livro
  1. Filho, Ruy. "A Construção do Sujeito Biopolítico no Intérprete". In Teatralidades, 291-338. Palmas, Tocantis, Brasil: EDUFT - Editora Universidade Federal de Tocantins, 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. Filho, Ruy. Catálogo Tempo Festival. Rio de Janeiro, Brasil: Tempo Festival. 2017.
    Publicado • Editor
  2. Filho, Ruy. Catálogo Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas. Santos, Brasil: Editora Sesc. 2016.
    Publicado • Editor

Artística / Interpretação

Gravação vídeo
  1. Filho, Ruy; Antro Positivo Plataforma de Artes (Realizador). 2021. Colhendo Imagens para Plantar em Telas. Experimento audiovisual..
  2. Filho, Ruy; Antro Positivo Plataforma de Artes (Realizador). 2020. 24POR9. Experimento em cinema-performance junto a artistas de cinema e vídeo..
Obra teatral
  1. Filho, Ruy. 2023. Daqui não é o que te parece. Residência artística 2..
  2. Filho, Ruy. 2022. Daqui não é o que te parece. Residência Artística 1..
  3. Filho, Ruy. 2022. Cóclea, El Labirinto. Criação em ópera junto a artistas do Equador e Bolívia.
  4. Filho, Ruy. 2020. A Incertitude. Experimento em dramaturgia digital com artistas do Brasil, Portugal e Bolívia..
  5. Filho, Ruy. 2016. A tragédia latino-americana - dramaturgismo.
  6. Filho, Ruy. 2016. A comédia latino-americana - dramaturgismo.
  7. Filho, Ruy. 2010. Entulho Excesso.
  8. Filho, Ruy. 2010. Em Vão.
  9. Filho, Ruy. 2009. Elsinore em planta baixa.
  10. Filho, Ruy. 2008. Complexo Sistema de Enfraquecimento da Sensibilidade.
  11. Filho, Ruy. 2008. Entulho.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2008 A individualidade contemporânea e as conseqüências nas manifestações estéticas. Palestra realizada para alunos da Universidade.
Unesp Bauru (Bauru, Brasil)
2006 A estética como fundamento político. Palestra realizada para alunos da Universidade.
Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (São Carlos, Brasil)
2005 A experiência criativa a partir da arte-mídia. Palestra realizada para alunos da Universidade.
Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (São Carlos, Brasil)
2004 A construção de outro imaginário através da inter-relação entre o teatro e a internet. XIII Ciclo de Estudos sobre o Imaginário – Espaços Imaginários e Transculturalidade.
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (Recife, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2012/07 - 2012/12 Espetáculo de Formatura: Palimpsesto
Orientador
Estudos de Teatro (Outra)
SP Escola de Teatro, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2007 - 2012 Criação de espetáculos, curadoria de eventos ligados às artes cênicas e performativas, consultoria sobre programação e projetos culturais, acompanhamento e desenvolvimento de estratégias administrativas. (2007 - 2012) Centro Cultural Rio Verde, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/12 - 2021/12 Apresentação da investigação "Por uma outra possibilidade de presença das artes latino-americanas em festivais europeus".
Conferência
Programación Internacional de las Artes Escénicas
CCELP - Centro Cultural de España en La Paz, Bolívia
2021/03 - 2021/03 Apresentação da investigação "O ócio como afeto de ampliação da criatividade".
Conferência
3º Seminário de Internacionalização das Artes Cênicas Brasileiras
MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, Brasil
2014 - 2014 Palestrante convidado. Tema: Entre Foucault e o teatro, perspectivas da pecepção em vigília.
Conferência
Projeto Foucault 30 anos: Um Infame Encontra o Teatro – mesa Foucault, Filosofia e Teatro.
Teatro Pequeno Ato, Brasil
2013 - 2014 Mediação das diversas mesas durante as duas edições (anuais) do Encontro Artes Cênicas & Negócios, destinado a pensar estratégias para a cultura e as artes também no âmbito da produção, investimento, viabilidade, captação e internacionalização.
Congresso
Encontro Artes Cênicas & Negócios
Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2011 - 2011 Debatedor junto à Secretária Municipal da Cultura de Ribeirão Preto, Adriana Silva, e mediação do encontro da Secretária com a classe artística teatral.
Encontro
A relação entre o Poder Público e o Artista, outras perspectivas para a produção cultura
Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Brasil
2007 - 2007 Estudos sobre as diversas formas de desenvolvimento cultural, a partir da intersecção entre política pública, economia criativa e gestão cultural.
Conferência
Estudos sobre Política e Economia Cultural.
Instituto Pensarte, Brasil
2003 - 2007 Núcleo formado pelo dramaturgo Samir Yazbek para investigação de técnicas de escrita em dramaturgia e desenvolvimento de linguagem autoral. Núcleo de estudo em dramaturgia contemporânea
Teatro do Centro da Terra, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2008 Sobre Corpos em Terras. Trabalho de conclusão de curso.
Arguente
Renata Hennel (Agregação)
Fundação Armando Álvares Penteado, Brasil

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2013 - 2014 PROAC Montagem de Espetáculo Edital de Financiamento para as artes cênicas do Governo do Estado de SP. Avaliação dos projetos e seleção final.
Avaliador
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Brasil Governo do Estado de São Paulo
2012 - 2013 Prêmio Governador do Estado de São Paulo Avaliador na categoria teatro. Indicação, avaliação e escolha de representantes das artes cênicas ao prêmio.
Avaliador
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Brasil Governo do Estado de São Paulo
2007 - 2007 Programa de Democratização Cultural Votorantim. Avaliação dos projetos inscritos e definição dos elegíveis.
Avaliador
Instituto Votorantim, Brasil Grupo Votorantim

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - 2019 Escolha dos espetáculos de teatro, dança e performance inscritos por edital, indicação de espetáculos nacionais e internacionais para compor a programação final do FIT Rio Preto 50 anos, ensaio literário para catálogo e imprensa, acompanhamento do festival e interlocução com os artistas participantes. Festival Internacional de Teatro, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015/11 - 2015/11 Arbitragem: desenvolvimento e aprimoramento de técnicas de percepção e construção de narrativas Direito Fundacao Getulio Vargas Escola de Direito, Brasil
2012 - 2014 Dramaturgia contemporânea: Estudo de técnicas de escrita e desenvolvimento de linguagem singular. Dramaturgia SP Escola de Teatro, Brasil
2010 - 2014 Direção Teatral Metodologias e Investigações sobre linguagens e práticas contemporâneas. Direção SP Escola de Teatro, Brasil
2012 - 2013 Dramaturgia Contemporânea Núcleo de Dramaturgia SESI PR, Brasil
2008 - 2011 Produção, Gestão e Ética nas Artes Cênicas e Performativas. Teatro Senac São Paulo, Brasil
2007 - 2009 História do Teatro Artes Cênicas Recriarte Escola de Arte & Comunicação, Brasil

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2012 - 2012 Debatedor convidado para refletir sobre os espetáculos apresentados durante o Festival de Teatro de Ribeirão Preto, com artistas e público. Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Brasil
2011 - 2011 Jurado avaliador dos espetáculos participantes do FESTEM - Festival de Teatro de Catanduva. Prefeitura Municipal de Catanduva, Brasil
Distinções

Prémio

2023 Prémio Internacional de Jornalismo Carlos Porto
Câmara Municipal de Almada, Portugal
2016 Prêmio Nova Dramaturgia Brasileira
Teatro Carlos Gomes, Brasil