Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ruy Saraiva da Silva Filho
- Data de nascimento
- 1973/03/14
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Filho, Ruy
Identificadores de autor
- Ciência ID
- A114-88E9-FE65
- ORCID iD
- 0009-0006-3176-8276
Endereços de correio eletrónico
- antropositivo@gmail.com (Profissional)
- ruyfilhosp@yahoo.com.br (Pessoal)
Telefones
- Telemóvel
-
- 961496900 (Pessoal)
Moradas
- Avenida Dom Nuno Álvares Pereira, 29, 1o Esq., 2800-179, Almada, Setubal, Portugal (Pessoal)
Websites
- www.antropositivo.com.br (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Teoria Literária
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Ciências Sociais - Economia e Gestão
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Jornalismo
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1996/02/01 - 2001/12/15
Concluído
|
Artes Visuais (Bachelor)
Especialização em Artes Visuais e História da Arte
Fundação Armando Álvares Penteado, Brasil
"A memória como expansão estética da percepção." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/07 - 2023/09/07 | Co-curadoria 7 de Setembro, Bicentenário de Independência do Brasil. | Antro Positivo Plataforma de Artes, Brasil |
Espaço Talante, Portugal | ||
2021/03 - 2021/06 | Idealização e Curadoria do Outros Festival de Artes. | Antro Positivo Plataforma de Artes, Brasil |
Antro Positivo Plataforma de Artes, Brasil | ||
2020/07 - 2020/09 | Curador e mediador do Seminário Adiante_Cultura em Futuros | Antro Positivo Plataforma de Artes, Brasil |
Antro Positivo Plataforma de Artes, Brasil | ||
2020/03 - 2020/07 | Curadoria do projeto Espetáculo em Casa, seleção e programação de espetáculos digitais durante o isolamento social. | Antro Positivo Plataforma de Artes, Brasil |
Antro Positivo Plataforma de Artes, Brasil | ||
2019 - 2019 | Curador do FIT Rio Preto 50o. edição | Festival Internacional de Teatro, Brasil |
Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto - Secretaria Municipal de Cultura, Brasil | ||
2017 - 2019 | Programador de Artes Cênicas e Performativas. | Teatro do Centro da Terra, Brasil |
Teatro do Centro da Terra, Brasil | ||
2016/11 - 2016/11 | Professor convidado: Arbitragem - desenvolvimento e aprimoramento técnico de percepção e construção de narrativas. | Fundacao Getulio Vargas Escola de Direito, Brasil |
Fundacao Getulio Vargas Escola de Direito, Brasil | ||
2016 - 2016 | Idealizador do Núcleo de Composição Sonora para Teatro e Cinema. | SESI Paraná, Brasil |
SESI Paraná, Brasil | ||
2015/11 - 2015/11 | Professor convidado: Arbitragem - desenvolvimento e aprimoramento de técnicas de percepção e construção de narrativas. | Fundacao Getulio Vargas Escola de Direito, Brasil |
Fundacao Getulio Vargas Escola de Direito, Brasil | ||
2012 - 2014 | Professor de Dramaturgia Contemporânea: estudo de técnicas de escrita e desenvolvimento de linguagem singular. | SP Escola de Teatro, Brasil |
SP Escola de Teatro, Brasil | ||
2010 - 2014 | Professor de Direção Teatral: metodologias e Investigações sobre linguagens e práticas contemporâneas. | SP Escola de Teatro, Brasil |
SP Escola de Teatro, Brasil | ||
2013 - 2013 | Curador do Paralelas Puzzle - Encontros Improváveis mas não impossíveis. | SESC SP, Brasil |
2012 - 2013 | Professor de Dramaturgia Contemporânea: desenvolvimento de técnicas de escrita e aprimoramento de linguagem pessoal. | SESI PR, Brasil |
SESI PR, Brasil | ||
2012/07 - 2012/12 | Orientador Projeto de Formatura | SP Escola de Teatro, Brasil |
SP Escola de Teatro, Brasil | ||
2007 - 2012 | Programador de Artes Cênicas e Artes Performativas, consultoria e desenvolvimento de projetos culturais. | Centro Cultural Rio Verde, Brasil |
Centro Cultural Rio Verde, Brasil | ||
2008 - 2011 | Professor de Produção, Gestão e Ética nas Artes Cênicas e Performativas. | Senac São Paulo, Brasil |
Senac São Paulo, Brasil | ||
2010 - 2010 | Realizador da Oficina "Sobre um outro Realismo". Investigação a partir de estudos de espetáculos contemporâneos e procedimentos de criação. | Prefeitura Municipal de Catanduva, Brasil |
Teatro Municipal de Catanduva, Brasil | ||
2009 - 2009 | Realizador do Workshop "O Fazer Teatral Contemporâneo e as Abordagens de um Outro Olhar." | Escola de Artes de Laranjeiras, Brasil |
Escola de Artes de Laranjeiras, Brasil | ||
2007 - 2009 | Professor de História do Teatro: Antiguidade, Idade Média, Modernismo e Contemporânea | Recriarte Escola de Arte & Comunicação, Brasil |
Recriarte Escola de Arte & Comunicação, Brasil | ||
1999 - 2008 | Assistente de Direção. | Companhia de Ópera Seca, Estados Unidos |
Companhia de Ópera Seca, Estados Unidos | ||
2007 - 2007 | Realizador do Workshop “A construção da narrativa a partir da imagem no processo performático”, | Universidade Federal de São Carlos, Brasil |
Universidade Federal de São Carlos, Brasil | ||
2007 - 2007 | Performance "Onde se passa a conversa telefônica?", a partir das relações entre instalação, tecnologia, dramaturgia e teatro. | Universidade Federal de São Carlos, Brasil |
Universidade Federal de São Carlos, Brasil | ||
2006 - 2006 | Aluno ouvinte na disciplina "Novas Mídias e Política", no Mestrado em Semiótica da Cultura, ministrado por Christine Greiner. | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil | ||
2006 - 2006 | Aluno ouvinte na disciplina "Ciências Cognitivas e da Informação", no Mestrado em Semiótica da Cultura, ministrado por Christine Greiner. | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil | ||
2005 - 2005 | Aluno ouvinte na disciplina "Contribuições das ciências cognitivas para a formulação do corpo como objeto da comunicação", no Mestrado em Semiótica da Cultura, ministrado por Christine Greiner. | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil | ||
2004/02 - 2004/03 | Integrante de equipe de jornalistas olheiros junto ao crítico oficial no Festival de Teatro de Curitiba. | Grupo Folha, Brasil |
Grupo Folha, Brasil | ||
2002 - 2003 | Aluno ouvinte nas disciplinas "Direção Teatral I e II", na Graduação em Artes Cênicas, ministrado por Antônio Araújo. | Departamento de Artes Cênicas, Brasil |
Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes, Brasil | ||
2001 - 2001 | Aluno ouvinte na disciplina "Corpo, Tecnologia e Cultura", no Mestrado em Semiótica da Cultura, ministrado por Helena Katz. | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil | ||
1996 - 1996 | Dramaturgia de vídeos e estética tecnológica em As Bacantes, direção José Celso Martinez Corrêa | Teatro Oficina, Brasil |
Teatro Oficina, Brasil |
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Artística / Interpretação
Gravação vídeo |
|
Obra teatral |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2008 | A individualidade contemporânea e as conseqüências nas manifestações estéticas. | Palestra realizada para alunos da Universidade.
Unesp Bauru (Bauru, Brasil)
|
2006 | A estética como fundamento político. | Palestra realizada para alunos da Universidade.
Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (São Carlos, Brasil)
|
2005 | A experiência criativa a partir da arte-mídia. | Palestra realizada para alunos da Universidade.
Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (São Carlos, Brasil)
|
2004 | A construção de outro imaginário através da inter-relação entre o teatro e a internet. | XIII Ciclo de Estudos sobre o Imaginário – Espaços Imaginários e Transculturalidade.
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (Recife, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2012/07 - 2012/12 | Espetáculo de Formatura: Palimpsesto
Orientador
|
Estudos de Teatro (Outra)
SP Escola de Teatro, Brasil
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2007 - 2012 | Criação de espetáculos, curadoria de eventos ligados às artes cênicas e performativas, consultoria sobre programação e projetos culturais, acompanhamento e desenvolvimento de estratégias administrativas. (2007 - 2012) | Centro Cultural Rio Verde, Brasil |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/12 - 2021/12 | Apresentação da investigação "Por uma outra possibilidade de presença das artes latino-americanas em festivais europeus".
Conferência
|
Programación Internacional de las Artes Escénicas
CCELP - Centro Cultural de España en La Paz, Bolívia
|
2021/03 - 2021/03 | Apresentação da investigação "O ócio como afeto de ampliação da criatividade".
Conferência
|
3º Seminário de Internacionalização das Artes Cênicas Brasileiras
MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, Brasil
|
2014 - 2014 | Palestrante convidado. Tema: Entre Foucault e o teatro, perspectivas da pecepção em vigília.
Conferência
|
Projeto Foucault 30 anos: Um Infame Encontra o Teatro – mesa Foucault, Filosofia e Teatro.
Teatro Pequeno Ato, Brasil
|
2013 - 2014 | Mediação das diversas mesas durante as duas edições (anuais) do Encontro Artes Cênicas & Negócios, destinado a pensar estratégias
para a cultura e as artes também no âmbito da produção, investimento, viabilidade, captação e internacionalização.
Congresso
|
Encontro Artes Cênicas & Negócios
Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2011 - 2011 | Debatedor junto à Secretária Municipal da Cultura de Ribeirão Preto, Adriana Silva, e mediação do encontro da Secretária com
a classe artística teatral.
Encontro
|
A relação entre o Poder Público e o Artista, outras perspectivas para a produção cultura
Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Brasil
|
2007 - 2007 | Estudos sobre as diversas formas de desenvolvimento cultural, a partir da intersecção entre política pública, economia criativa
e gestão cultural.
Conferência
|
Estudos sobre Política e Economia Cultural.
Instituto Pensarte, Brasil
|
2003 - 2007 | Núcleo formado pelo dramaturgo Samir Yazbek para investigação de técnicas de escrita em dramaturgia e desenvolvimento de linguagem autoral. | Núcleo de estudo em dramaturgia contemporânea
Teatro do Centro da Terra, Brasil
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2008 | Sobre Corpos em Terras.
Trabalho de conclusão de curso.
Arguente
|
Renata Hennel (Agregação)
Fundação Armando Álvares Penteado, Brasil
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2013 - 2014 | PROAC Montagem de Espetáculo
Edital de Financiamento para as artes cênicas do Governo do Estado de SP.
Avaliação dos projetos e seleção final.
Avaliador
|
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Brasil | Governo do Estado de São Paulo |
2012 - 2013 | Prêmio Governador do Estado de São Paulo
Avaliador na categoria teatro.
Indicação, avaliação e escolha de representantes das artes cênicas ao prêmio.
Avaliador
|
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Brasil | Governo do Estado de São Paulo |
2007 - 2007 | Programa de Democratização Cultural Votorantim.
Avaliação dos projetos inscritos e definição dos elegíveis.
Avaliador
|
Instituto Votorantim, Brasil | Grupo Votorantim |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Escolha dos espetáculos de teatro, dança e performance inscritos por edital, indicação de espetáculos nacionais e internacionais para compor a programação final do FIT Rio Preto 50 anos, ensaio literário para catálogo e imprensa, acompanhamento do festival e interlocução com os artistas participantes. | Festival Internacional de Teatro, Brasil |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2015/11 - 2015/11 | Arbitragem: desenvolvimento e aprimoramento de técnicas de percepção e construção de narrativas | Direito | Fundacao Getulio Vargas Escola de Direito, Brasil |
2012 - 2014 | Dramaturgia contemporânea: Estudo de técnicas de escrita e desenvolvimento de linguagem singular. | Dramaturgia | SP Escola de Teatro, Brasil |
2010 - 2014 | Direção Teatral Metodologias e Investigações sobre linguagens e práticas contemporâneas. | Direção | SP Escola de Teatro, Brasil |
2012 - 2013 | Dramaturgia Contemporânea | Núcleo de Dramaturgia | SESI PR, Brasil |
2008 - 2011 | Produção, Gestão e Ética nas Artes Cênicas e Performativas. | Teatro | Senac São Paulo, Brasil |
2007 - 2009 | História do Teatro | Artes Cênicas | Recriarte Escola de Arte & Comunicação, Brasil |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2012 - 2012 | Debatedor convidado para refletir sobre os espetáculos apresentados durante o Festival de Teatro de Ribeirão Preto, com artistas e público. | Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Brasil |
2011 - 2011 | Jurado avaliador dos espetáculos participantes do FESTEM - Festival de Teatro de Catanduva. | Prefeitura Municipal de Catanduva, Brasil |
Distinções
Prémio
2023 | Prémio Internacional de Jornalismo Carlos Porto
Câmara Municipal de Almada, Portugal
|
2016 | Prêmio Nova Dramaturgia Brasileira
Teatro Carlos Gomes, Brasil
|