???global.info.a_carregar???
Occupational Therapist, Ph.D. in Psychology by the University of Porto (2012). She is Adjunct Professor in the Porto Polytechnic School of Education. Since 2010, she has been involved in several national and international projects in the field of inclusive educational practices and policies; and in the study of disabilities. Particularly dedicated to the environment enablement, her scientific work is focused on the study of functioning profiles and on the systematization of environmental factors that may facilitate the social participation and inclusion of children and youth with additional support needs.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mónica Silveira Maia
Data de nascimento
1983/12/01
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Mónica, Silveira-Maia

Identificadores de autor

Ciência ID
A118-9694-DCC6
ORCID iD
0000-0003-3975-7900

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2012
Concluído
PhD in Psychology (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"The ICF-CY use in Special Education: functioning descriptions and intervention planning" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Distinção
2010
Concluído
Application Procedures for the “Supports Intensity Scale” (Curso médio)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2010
Concluído
Statistics in Educational Data (Curso médio)
University of North Carolina Press, Estados Unidos
2010
Concluído
Preschool/ Kindergarden Curriculum and Learning Environments (Curso médio)
University of North Carolina Press, Estados Unidos
2010
Concluído
Policy on Education and Certification of Investigators Involved in Human Su (Curso médio)
University of North Carolina Press, Estados Unidos
2010
Concluído
Preparing International Teaching Assistants Program (Curso médio)
University of North Carolina Press, Estados Unidos
2010
Concluído
Introduction to Focus Group (Postgraduate Certificate)
The University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos
2009
Concluído
Research Strategies and Design Problems in Caring Sciences (Curso médio)
Jönköping University, Suécia
2009
Concluído
International Classification of Functioning, Disability and Health (Curso médio)
Jönköping University, Suécia
2008
Concluído
International Perspectives in Early Childhood Intervention, using ICF-CY (Curso médio)
Jönköping University, Suécia
2007
Concluído
Aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade (Curso médio)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2006
Concluído
Avaliação e Intervenção Transdisciplinar Centrada no Jogo, Formação Avançad (Curso médio)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2006
Concluído
Avaliação e Intervenção Transdisciplinar Centrada no Jogo (Curso médio)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2005/10/04
Concluído
Terapêutica Ocupacional (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2004/06/15
Concluído
Terapêutica Ocupacional (Bacharelato)
Especialização em Não Aplicável
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Centre for Research and Innovation in Education - inED, Portugal
2009/04 - 2012/03 Investigador principal (carreira) (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2012/04 - 2014/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012/10 - 2014/07 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2013 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2013 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2013 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2008/10 - 2009/03 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/09 - 2008/09 Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Member of the Scientific-Technical Council Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/01/01 - Atual Member of the Pedagogical Council Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/01/01 - Atual Adjunct Editor of Sensos-e Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/01/01 - Atual Coordinator of the Thematic Area of Special Education and Inclusion at the Centre for Research and Innovation in Education - inED Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2016 Member of the Pedagogical Council Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2009/04/01 - 2012/03/31 Use of the International Classification of Functioning, Disability and Health, version for children and youth, in Special Education: describing disabilities and planning educational responses
SFRH/BD/47417/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2013 - Atual WHAAM Project (Web Health Application for ADHD Monitoring
531244-LLP-2012-IT-KA3MP
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Concluído
2023 - 2026/09/01 I CO COPE - Inclusion through interprofessional COllaboration in a Community Of Practice in Education
2022-1-BE02-KA220-SCH-000089287
Investigador
Em curso
2020/01/01 - 2024/01/01 Inclusive Assessment Map - I AM
Investigador
Em curso
2020/01/01 - 2023/08/01 ProuD to Teach All”: Professional Development Strengthening Competenciesto Teach All Learners in an Inclusive Learning Environment
Investigador
Concluído
2019/09/01 - 2022/04/30 FRIEND-SHIP - Improving students' social participation in primary and secondary schools across Europe
2019-3-KA201-A7CD51E3
Investigador
Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Em curso
2017/09 - 2020/08 BASE - Behavioral Assessment to improve School Environment
2017-1-RO01-KA201-037460
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Em curso
2017/09 - 2019/03 BEHAVE - management models across Europe
2017-1-IT02-KA201-036540
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Em curso
2016/09/01 - 2018/08/30 ACCESS - Access to employment for people with intellectual disabilities
2016-1-FR01-KA202-024229
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Concluído
2013/01/01 - 2013/09/01 Revision of the Procedures of Special education needs assessment in Armenia
0260/A0/04/002/005
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Concluído
2007/09/01 - 2009/07/30 Parents and Teachers working Hand in Hand: Training Programme for Parents and Teachers of Pupils with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD)
07-PRT01-GR04-00026-1
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017/01 - Atual Functional Assessment Measure: a support tool for referencing, assessing and planning interventions for children with additional support needs
Internal Founding
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Concluído
2017/01 - Atual Inclusion as a matter of attitudes? the attitudes of typical developing peers towards children with disabilities
Internal Founding
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Em curso
2017/01 - Atual Support Services for Youth and Adults with Profound Intellectual Disabilities and Multiple Disabilities: Activities and Supports based on the Community
Internal Founding
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Em curso
2015/01 - Atual Improving access to services and participation of persons with disabilities on the conceptual framework of UNCRPD and ICF-Armenia
0260/AO/04/002/005/005
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Concluído
2013 - Atual tradução e validação dos instrumentos de avaliação “Supports Intensity Scale for Children – SIS-C” para a população portuguesa
sem ef
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Concluído
2010 - Atual tradução e validação dos instrumentos de avaliação “Supports Intensity Scale - SIS” para a população portuguesa
sem ref
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Concluído
2020/01/01 - 2026/01/01 Financial Literacy Inclusive Program
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Em curso
2022 - 2026 Mission for Equity, Diversity and Inclusion
xxx
Investigador
Em curso
2023/09/01 - 2025/06/01 TSI (Technical Support Instrument) Project Making higher education in Portugal more inclusive
xxxx
Investigador
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silveira-Maia, Mónica; Alves, Silvia; Trigueiro, Maria João; Faias, Joaquim; Silva, Vitor. "School-based practices of occupational therapists for an inclusive education in Portugal". 2020.
  2. Filipa Santos; Mónica, Silveira-Maia; Santos, Filipa; Silveira-Maia, Mónica. "Interacção de Crianças com Multideficiência". Trabalho apresentado em 8th Inclusive and Supportive Education Congress (ISEC 2015), Lisboa, 2015.
    Publicado • 10.1111/1471-3802.12328
  3. Sanches-Ferreira, Manuela; Chifari, Antonella; Augusto Santos, Miguel; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Merlo, Gianluca; Seta, Luciano; Chiazzese, Giuseppe. "The design of an e-learning module centered in the use of an innovative web health application for attention deficit hyperactivity disorder monitoring". 2015.
  4. Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Maia, Mónica Silveira. "Transdisciplinary Play-Based Assessment in Early Childhood Intervention: An evaluation of its social validity". Trabalho apresentado em Symposium Joaquim Bairrão – Global Education and Developmental Studies, Porto, 2013.
    Publicado
  5. Mónica, Silveira-Maia; Chifari, Antonella; Silveira-Maia, Mónica; Bamidis, P; Doherty, Gary; Bilbow, Andrea; Rinaldi, R. "A Project to Foster Behavioural Monitoring in the Field of ADHD". Trabalho apresentado em International Conference The Future of Education, 3rd Edition, Florence, 2013.
    Publicado
  6. Maia, Mónica Silveira; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Tavares, Ana; Alves, Sílvia; Pinheiro, Sara. "Environmental Approach on Individualized Education Programs: The Use of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) Framework.". Trabalho apresentado em London International Conference on Education,, Londres, 2011.
    Publicado
  7. Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro; Maia, Mónica Silveira. "Práticas em Educação Especial à Luz do Modelo Biopsicossocial: O Uso da CI F-CJ como Referencial na Elaboração dos Programas Educativos Individuais". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
    Publicado
  8. Maia, Mónica Silveira; Lopes-dos-Santos, Pedro. "The ICF-CY Use to Support Disability Documentation and to Plan Interventions on Individualized Education Programs.". Trabalho apresentado em 1st International Congress of Educational Research, Cannakale, 2009.
    Publicado
  9. Lopes-dos-Santos, Pedro; Maia, Mónica Silveira; Tavares, Ana; Santos, Miguel; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Monica; Augusto Santos, Miguel; Silveira-Maia, Mónica; Santos, Miguel Augusto. "Virtual reality and associated tecnologies in disability research and intervention". Trabalho apresentado em 7th ICDVRAT with ArtAbilitation, Maia, 2008.
    Publicado
  10. Trigueiro, Maria João; Tavares, Ana; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica. "CIF como instrumento de suporte para os Programas Educativos Individuais de alunos com Paralisia Cerebral.". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Funcionalidade Humana em Perspectiva – traçando caminhos, rasgando horizontes, Lisboa, 2008.
    Publicado
  11. Sanches-Ferreira, Manuela; Tavares, Ana; Trigueiro, Maria João; Maia, Mónica Silveira. "A CIF como novo paradigma de avaliação e de intervenção". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Funcionalidade Humana em Perspectiva – traçando caminhos, rasgando horizontes, Lisboa, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. "Translation, Adaptation and Validation of the Portuguese Version of Children’s Assessment of Participation and Enjoyment / Preferences for Activities of Children (CAPE / PAC)". Journal of Occupational Therapy, Schools, & Early Intervention (2022): 1-15. http://dx.doi.org/10.1080/19411243.2022.2129903.
    10.1080/19411243.2022.2129903
  2. Toulia, Anastasia; Alves, Silvia; Avramidis, Elias; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Monica. "Qualitative evaluation of an intervention programme fostering students’ social participation implemented by Greek and Portuguese elementary school teachers". International Journal of Educational Research Open 3 (2022): 100205. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijedro.2022.100205.
    10.1016/j.ijedro.2022.100205
  3. Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica. "Exploring the Multicomponent Structure of Acceptance Attitudes in Portuguese Children Using the Modified Chedoke-McMaster Attitudes toward Children with Handicaps scale". European Journal of Educational Research 10 4 (2021): 1963-1972. http://dx.doi.org/10.12973/eu-jer.10.4.1963.
    10.12973/eu-jer.10.4.1963
  4. Sanches-Ferreira, Manuela; Alves*, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica; Santos, Miguel; Tosto, Crispino; Chifari, Antonella; McGee, Colin; et al. "A Systematic Review of Behavioral Interventions for Elementary School Children with Social, Emotional and Behavioral Difficulties: Contributions from Single-Case Research Studies". European Journal of Educational Research 10 1 (2021): 241-259. http://dx.doi.org/10.12973/eu-jer.10.1.241.
    10.12973/eu-jer.10.1.241
  5. Manuela Sanches-Ferreira; Sílvia Alves; Mónica Silveira-Maia; Manuela Gomes; Bárbara Santos; Pedro Lopes dos Santos. "Participation in leisure activities as an indicator of inclusion: a comparison between children with and without disabilities in Portugal". (2019): https://hdl.handle.net/10216/132386.
    10.12973/eu-jer.8.1.221
  6. Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Carla. "The use of the international classification of functioning, disability and health in an interactive perspective: the assessment and intervention of students’ additional support needs in Portugal". Disability and Rehabilitation 41 25 (2018): 3016-3024. http://dx.doi.org/10.1080/09638288.2018.1483433.
    10.1080/09638288.2018.1483433
  7. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Simeonsson, Rune J.. "Conditions for Implementing the ICF-CY in Education: The Experience in Portugal". Frontiers in Education 3 (2018): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2018.00020.
    10.3389/feduc.2018.00020
  8. Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. "The use of the ICF-CY for describing dynamic functioning profiles: outcomes of a teacher training programme applied in Portugal". International Journal of Inclusive Education 22 7 (2017): 734-750. http://dx.doi.org/10.1080/13603116.2017.1412507.
    10.1080/13603116.2017.1412507
  9. Silveira Maia, Mónica; Nuno de Azevedo Lopes Dos Santos, Pedro; Pires Sanches Fernandes Ferr eira, María Manuela; GonÇalves Alves, Silvia Regina; Parada, Ana. "Dimensões ambientais e produtos e tecnologias influentes na participação e inclusão de alunos com incapacidade". Educatio Siglo XXI 35 3 Noviembr (2017): 105. http://dx.doi.org/10.6018/j/308921.
    10.6018/j/308921
  10. Mónica, Silveira-Maia; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela. "How the use of the International Classification of Functioning, Disability and Health for Children and Youth changed the Individualized Education Programs in Portugal". International Journal of Inclusive Education 21 5 (2017): https://doi.org/10.1080/13603116.2016.1218950.
    https://doi.org/10.1080/13603116.2016.1218950
  11. Santos, Filipa; Silveira-Maia, Mónica. "INTERAÇÃO DE CRIANÇAS COM MULTIDEFICIÊNCIA". Journal of Research in Special Educational Needs 16 S1 (2016): 666-670. http://dx.doi.org/10.1111/1471-3802.12328.
    10.1111/1471-3802.12328
  12. Sanches-Ferreira, Manuela; Mónica, Silveira-Maia; Santos, Miguel; Antonella, Chifari; G., Chiazzese; Chifari, Antonella; Silveira Maia, Mónica; Chiazesse, Giuseppe; Augusto Santos, Miguel. "A Model to train parents and teachers of children with special needs". TD – Tecnologie Didattiche XX (2016): XX-XX. http://hdl.handle.net/10400.22/12152.
    Publicado
  13. Sanches-Ferreira, Manuela; Linder, Toni; Lopes-dos-Santos, Pedro; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. "Portuguese Parents' Perceptions of Transdisciplinary Play-based Assessment". Childhood Education 91 4 (2015): 300-306.
    Publicado • 10.1080/00094056.2015.1069161
  14. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J.; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. "Evaluating implementation of the International Classification of Functioning, Disability and Health in Portugal's special education law". International Journal of Inclusive Education 19 5 (2014): 457-468. http://dx.doi.org/10.1080/13603116.2014.940067.
    10.1080/13603116.2014.940067
  15. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. "The use of the International Classification of Functioning, Disability and Health, version for Children and Youth (ICF-CY), in Portuguese special education assessment and eligibility procedures: the professionals’ perceptions". European Journal of Special Needs Education 29 3 (2014): 327-343. http://dx.doi.org/10.1080/08856257.2014.908025.
    10.1080/08856257.2014.908025
  16. Sanches-Ferreira, Manuela; Lopes-dos-Santos, Pedro; Alves, Sílvia; Santos, Miguel; Silveira-Maia, Mónica. "How individualised are the Individualised Education Programmes (IEPs): an analysis of the contents and quality of the IEPs goals". It is widely accepted that students with additional support needs bene¿t substantially from the implementation of individualised, intentional and planned interventions (e.g. Pretti-Frontczak and Bricker 2000; Wolery 2000). These interventions are usu- ally reported in the Individualised Education Programme (IEP) that constitutes the educational map for students with disabilities (Ruble et al. 2010 28 4 (2013): 507-520. http://hdl.handle.net/10400.22/12456.
    Publicado • 10.1080/08856257.2013.830435
  17. Castro, Susana; Pinto, Ana Isabel; Silveira-Maia, Mónica. "Linking the Carolina Curriculum for Preschoolers with Special Needs to the ICF-CY". The British Journal of Development Disabilities 57 113 (2013): 133-146. http://hdl.handle.net/10400.22/12137.
    Publicado • 10.1179/096979511798967043
  18. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J.; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Tavares, Ana; Pinheiro, Sara. "Portugal’s special education law: implementing the International Classification of Functioning, Disability and Health in policy and practice". Disability and Rehabilitation 35 10 (2012): 868-873. http://dx.doi.org/10.3109/09638288.2012.708816.
    10.3109/09638288.2012.708816
  19. Mónica, Silveira-Maia; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela. "The Use of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) Framework on Educational Planning: Promoting an Environmental Approach.". International Journal for Cross-Displinary Subjects in Education (IJCDSE) 2 1 (2012): 970-977. https://infonomics-society.org/wp-content/uploads/ijcdse/published-papers/special-issue-volume-2-2012/The-Use-of-the-International-Classification-of-Functioning-Disability-and-Health-ICF-Framework-on-Educational-Planning.pdf.
    Publicado
  20. Lopes-dos-Santos, Pedro; Santos, Miguel; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Lopes, Ana. "The Supports Intensity Scale: Lessons from Portugal". Journal of Intellectual Disability Research 58 7 (2012): 798-798.
    Publicado
  21. Silveira-Maia, Mónica; Heredia, Marta; Cava, Lola; Bocanegra, Nuria; Silveira Maia, Mónica; Heredia Torres, Marta; Romero, Lola. "Actividades Creativas en la Discapacidad Mental". Terapia ocupacional: Revista informativa de la Asociación Profesional Española de Terapeutas Ocupacionales 39 (2006): 27-31. http://hdl.handle.net/10400.22/12252.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Mónica, Silveira-Maia; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Aguiar, Teresa. "Routes voor het opleiden van leraren richting inclusive Is er en ideale route?". In Perspectiven op inclusief onderwijs. Países Baixos: Gompel & Svacina, 2023.
    Publicado
  2. Mónica, Silveira-Maia; Santos, Miguel Augusto; Martins, Susana. "Multi-tiered systems of support and academic success". In Prevención del fracaso académico y del abandono escolar. Espanha: Octaedro, 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.36006/16366-1
  3. Oliveira-Martins, Susana; Augusto Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia. "Bioecological factos and processes in school failure and dropout.". In Prevencion del fracasso académico y del abandono escolar. Espanha: Octaedro, 2022.
    Publicado
  4. Augusto Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Oliveira-Martins, Susana. "Trajetórias para a Educação Inclusiva: Análise da Legislação Portuguesa e das suas Implicações nas Práticas e na Formação de Professores com base nas Tendências Europeias". In Issues’21 -Issues in Education. Portugal, 2021.
    Publicado
  5. Mónica, Silveira-Maia; Santos, Miguel Augusto. "Ética na Investigação em educação inclusiva: conversão dos valores da inclusão para a prática investigativa /Ethics for research in inclusive education: converting inclusion values into the research practice". In Ensaios sobre a ética e investigação em Psicologia e em Educação. Mais Leituras, 2020.
  6. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Simeonsson, Rune; Simeonsson, Rune J.. "The use of the ICF-CY for supporting inclusive practices in education: portuguese and armenian experiences". In An Emerging Approach for Education and Care: implementing a world-wide classification of functioning and disability, 53-70. London, Portugal: Routledge Taylor & Francis, 2017.
    Publicado
  7. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro; Santos, Miguel Augusto; Santos, Miguel. "Portugal". In The Praeger International Handbook of Special Education, 197-210. Califórnia, Portugal: ABC Clio, 2017.
    Publicado
  8. Silveira Maia, Mónica; Miller, Kylee; Simeonsson, Rune; Maia, Mónica Silveira; Simeonsson, Rune J.; Miller, Kyle. "Domestic Life". In Clinical and Research Measures for Children with Developmental Disability: Framed by the ICF-CY, 369-380. London, Portugal: MacKeith Press, 2012.
    Publicado
  9. Sanches-Ferreira, Manuela; Tavares, Ana Gabriela; Vale, Maria do Carmo; Santos, Miguel Augusto; Maia, Mónica Silveira; Martins, Susana Isabel; Ferreira, Manuela Sanches. "Project Hand in Hand". Portugal, 2005.
Livro
  1. Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia; Aguiar, Teresa; Sanches-Ferreira, Manuela. Collaborative Learning for Inclusion Under a Magnifying Lens. Porto: Politécnico do Porto. 2023.
    Publicado
  2. Mónica, Silveira-Maia; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia. FRAMEWORK FOR AN INCLUSIVE-ORIENTED PEDAGOGICAL ASSESSMENT. Politécnico do Porto. 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.26537/recipp-23839
  3. Aroni, K.; Toulia, A.; Alves, Sílvia; Hassani, S.; Heidrich, F.; Franzen, K.; Go¨rel, G.; et al. Programa de Intervenção FRIEND-SHIP - Manual. 2022.
    10.26537/20565
  4. Aroni, K.; Toulia, A.; Alves, Sílvia; Hassani, S.; Heidrich, F.; Franzen, K.; Go¨rel, G.; et al. FRIEND-SHIP Intervention Program - the Handbook. 2022.
    10.26537/20564
  5. Pedro Lopes dos Santos; Miguel Augusto Santos; Manuela Sanches-Ferreira; Mónica Silveira-Maia; Susana Martins; Sílvia Alves; Sofia Santos. Adaptação da SIS-A para Portugal. 2020.
  6. Alves, Sílvia; Bamidis, Panagiotis; Bilbow, Andrea; Callahan, A.; Chiazzese, Giuseppe; Chifari, Antonella; Doherty, Gavin; et al. WHAAM: A new online service supporting parents and teachers of children with ADHD. Portugal. 2015.
  7. P., Bamidis; Bilbaw, Andrea; A., Callahan; G., Chiazzese; Antonella, Chifari; Gavin, Doherty; Sanches-Ferreira, Manuela; et al. WHAAM - Web Health Application for Adhd Monitoring: context-driven Framework. Palermo, Italy: European Commission. 2013.
    Publicado
  8. Alves, Silvia; Panagiotis, Bamidis; Bilbow, Andrea; Callahan, Amy; Chiazzese, Giuseppe; Chifari, Antonella; Doherty, Gavin; et al. WHAAM: Context-Driven Framework. Portugal. 2013.
Manual
  1. Mónica, Silveira-Maia; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Alves, Sílvia. E-Learning Module: Monitoring and Functional Analysis for Children with ADHD, and Technology Support. 2015.
  2. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. Avaliação e Intervenção em Crianças e Jovens com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA): Programa de Treino para Pais e Professores. 2015.
Poster em conferência
  1. Sanches-Ferreira, Manuela; Antonella, Chifari; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia; Gianluca, Merlo. "Supporting children with ADHD: the WHAAM App". Trabalho apresentado em 8th Inclusive and Supportive Education Congress (ISEC 2015), 2015.
  2. Sanches-Ferreira, Manuela; Antonella, Chifari; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia; Gianluca, Merlo. "Pais, Professores & Psicólogos – “Putting all together” no Apoio a crianças/jovens com PHDA – Web Health Application for ADHD Monitoring.". Trabalho apresentado em Congresso Ibérico Entre a Psicologia e a Educação Especial, 2014.
  3. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Alves, Sílvia; Mónica, Silveira-Maia; Antonella, Chifari; Gianluca, Merlo. "Parents, Teachers & Psychologists – Putting all together in supporting children with ADHD – Web Health Application for ADHD Monitoring". Trabalho apresentado em IV Encontro de Instituições e Unidades de e-learning do Ensino Superior, ELIES2014, 2014.
Relatório
  1. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J.; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia. 2016. Inclusive education in action (phase 2) - empowering teachers developing assessment practice in armenia..
  2. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J.; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 2013. Report Consultancy Project to UNICEF Armenia - Special Education Needs Assessment.
  3. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J.; Silveira-Maia, Mónica; Tavares, Ana; Alves, Sílvia; Pinheiro, Sara. 2010. Avaliação externa da implementação do Decreto-Lei nº 3/ 2008.
  4. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune; Silveira Maia, Mónica; Pinheiro, Sara; Tavares, Ana; Alves, Silvia; Simeonsson, Rune J.; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia. 2010. Projecto da Avaliação Externa da Implementação do Decreto-Lei n.º 3/2008. http://hdl.handle.net/10400.22/12246.
Resumo em conferência
  1. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Lopes-dos-Santos, Pedro; Martins, Susana; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Mónica. "Transdisciplinary Play-Based Assessment as a Holistic Method to Assess Child Development: an Analysis of Familie’s Satisfaction". Trabalho apresentado em 22nd Annual Conference of the EECERA: European Early Childhood Education Research Association, Porto, 2012.
    Publicado
  2. Lopes-dos-Santos, Pedro; Santos, Miguel; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Lopes, Ana. "Supports Intensity Scale (SIS): lessons from Portugal". Trabalho apresentado em World Congress of the International Association for the Scientific Study of Intellectual Disabilities, In Proceedings of the World Congress of IASSID, Halifax, 2012.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Martins, Diana Patrícia Barbosa. "A tolerância dos pais ao brincar arriscado". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/19897.
  2. Nunes, Daniela Carina Correia. "O Educador Social nos sistemas e serviços de apoio à incapacidade". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/19896.
  3. Ferreira, Cláudia Maria Gomes. "Relação entre as dificuldades específicas da linguagem e o desenvolvimento do autoconceito". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/19899.
  4. Oliveira, Carla Alexandra Ferreira de. "Promoção da linguagem e comunicação em contexto de creche: um estudo de caso único". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.22/23848.
  5. Seara, Filomena Maria Almeida. "Um programa de apoio à transição: as perspetivas dos jovens através do photovoice". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.22/18766.
  6. Neto, Lígia Filipa Cruz. "A perspetiva de empregadores sobre o recrutamento e manutenção do emprego de pessoas com incapacidade". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.22/18768.
  7. Leão, Elvira Rosa Fernandes; Maia, Mónica Silveira. "MODELO de instrução centrado na autodeterminação: efeitos na participação de alunos do 1º Ciclo". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/11596.
  8. Nogueira, Ana Isabel da Silva; Maia, Mónica Silveira. "O brincar como ferramenta pedagógica e de inclusão no Jardim-de-Infância". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/11603.
  9. Pinho, Ana Sofia Queirós de; Silveira, Mónica Maia. "Efeitos de um programa de intervenção sobre a escrita manual: uso de uma abordagem multissensorial e cognitiva em alunos do 1 ciclo de escolaridade". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/11604.
  10. Torres, Ana Margarida da Silva; Maia, Mónica Silveira. "Representação das pessoas com deficiência e incapacidade nos media". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/11605.
  11. Mendes, Sara Filipa Álvaro; Maia, Mónica Silveira. "Serviços comunitários para indivíduos com incapacidade - caracterização das atividades e participação". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/11606.
  12. Maia, Ana Rita Porto da Rocha; Maia, Mónica Silveira. "A implementação de programas inclusivos de dança criativa". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/9853.
  13. Ferreira, Susana Cristina Rodrigues; Maia, Mónica Silveira; Borges, Joana Baptista. "Oportunidade de escolha em contexto familiar". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/9839.
  14. Dinis, Joana da Costa; Maia, Mónica Silveira. "Redes Sociais de Suporte no Processo de Transição para a Vida Pós-Escolar". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/9841.
  15. Aleixo, Marta Isabel Amorim de Sousa; Maia, Mónica Silveira. "A transparência das tomadas de decisão em educação especial: o uso dos perfis de funcionalidade elaborados por referência à CIF-CJ". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.22/9850.
  16. Duarte, Maria da Conceição Oliveira; Maia, Mónica Silveira. "Implementação de um programa de artes plásticas para a promoção da inclusão de alunos com Perturbações do Especto do Autismo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/7644.
  17. Borges, Joana Teresa Baptista; Maia, Mónica Silveira; context of pre-school education; Baptista-Borges, J; Mónica, Silveira-Maia; Sanches-Ferreira, Manuela. "A expansão sistematizada de oportunidades de escolha como estratégia de suporte à participação". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/6775.
  18. Ribeiro, Sandra Clotilde Queirós Ferreira; Maia, Mónica Silveira. "Sistemas de suporte no processo de transição para a vida pós-escolar de jovens com incapacidade". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/6779.
  19. Nunes, Tânia Zaida Duarte; Maia, Mónica Silveira; Nunes, T; Mónica, Silveira-Maia. "Centros de atividades ocupacionais: uma análise das atividades desenvolvidas". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/6780.
  20. Santos, Filipa Alexandra Loureiro Gomes dos; Maia, Mónica Silveira. "Descrição da interação de crianças com necessidades complexas de comunicação: a perspetiva dos pais e irmãos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.22/11607.
  21. Freitas, Vânia Alexandra de Matos; Maia, Mónica Silveira. "Análise das abordagens e estratégias de intervenção usadas na equitação com fins terapêuticos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.22/6770.
  22. Costa, Joana Cristina Teixeira da; Silveira-Maia, Mónica. "A elaboração do Portefólio de Transição [identificação de interesses e aspetos positivos da funcionalidade por uma jovem com incapacidade intelectual]". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/6735.
  23. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Mónica Silveira Maia. "O uso da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde, versão crianças e jovens (CIF-CJ), em educação especial: documentação da funcionalidade e planeamento das práticas de intervenção". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10216/95898.
Website
  1. Mónica, Silveira-Maia; Diana, Martins. O Legado do Brincar Arriscado / The Risky Play Legacy. 2023. https://primeirosanos.iscte-iul.pt/2023/09/27/o-legado-do-brincar-arriscado/.
  2. Mónica, Silveira-Maia; Joana Batista. Oportunidades de Escolha – como cultivar a autodeterminação na infância./ Choice-making - how to cultivate self-determination in the childhood. 2021. http://primeirosanos.iscte-iul.pt/2021/03/17/oportunidades-de-escolha-como-cultivar-a-autodeterminacao-na-infancia/.

Outros

Outra produção
  1. The use of the international classification of functioning, disability and health in an interactive perspective: the assessment and intervention of students’ additional support needs in Portugal. Evaluating the influence of person-environment interactions on students' performance is a fundamental requirement for planning individualized educational interventions. Such understanding grounded the use of the International Classification of Functioning, Disability and Health as a reference framework to support special needs assessment in the Portuguese educational system. This study sought to i. 2018. Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Silveira-Maia, Carla; Maia, Mónica; Mónica Silveira-Maia; et al. http://hdl.handle.net/10400.22/12139.
    10.1080/09638288.2018.1483433
  2. Conditions for Implementing the ICF-CY in Education: The Experience in Portugal. 2018. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Simeonsson, Rune J.. http://hdl.handle.net/10400.22/12146.
    10.3389/feduc.2018.00020
  3. Dimensões ambientais e produtos e tecnologias influentes na participação e inclusão de alunos com incapacidade. Educatio Siglo XXI. 2017. Silveira-Maia, Mónica; Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Alves, Sílvia; Parada, Ana. http://hdl.handle.net/10400.22/12143.
    10.6018/j/308921
  4. A avaliação das necessidades de apoio no desenvolvimento de planos individuais de transição. Uma sociedade inclusiva assenta na garantia e defesa dos direitos humanos e é caracterizada pela participação de todos os cidadãos nas várias dimensões e contextos da vida. Neste ensaio, demonstraremos como a avaliação das necessidades de apoio dos jovens com incapacidade intelectual, e especificamente a avaliação através da Supports Intensity Scale (SIS - Escala de Intensidade de Apoios), constit. 2016. Santos, Miguel; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Martins, Susana; Alves, Sílvia; Lopes-dos-Santos, Pedro; Mónica, Silveira-Maia. http://hdl.handle.net/10400.22/12434.
  5. Modulo de e-learning “Monitoring and Functional Analysis for Children with ADHD, and Technology Support“. Produto. 2015. Mónica, Silveira-Maia; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Alves, Sílvia.
  6. Avaliação e Intervenção em Crianças/Jovens com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA).. Produto. 2015. Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Mónica, Silveira-Maia; Alves, Sílvia.
  7. DEVELOPING ASSESSMENT PRACTICE IN ARMENIA. 2015. Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune; Silveira Maia, Mónica; Alves, Silvia. http://hdl.handle.net/10400.22/12249.
  8. Consultancy In Action: Implementing The ICF-CY Within The New Practices In Special Education Needs Assessment In Armenia. Over the last decade, with the help of UNICEF, international organizations and the civil society, the Armenian government has been developing efforts to reform the education system and promote inclusive education by expanding the network of inclusive schools and increasing budgetary allocations to children with special education needs. As a next major step the Ministry of Education plans to gradua. 2014. Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Poghosyan, Meri; Maia, Mónica Silveira. http://hdl.handle.net/10400.22/12424.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/14 Medidas de apoio para a Inclusão no Ensino Superior: mapeamento e evolução das necessidades. / Support Measures in higher education: mapping and evolution of needs. Forum InED’23.
ESE-IPP (Porto, Portugal)
2023/07/14 A participação de mães surdas na vida escolar dos filhos ouvintes: a perspetiva dos intérpretes de LGP. / Participation of deaf mothers in their children school life: the perspective of the sign language interpreters Forum InED’23
ESE-IPP (Porto, Portugal)
2023/07/14 Impacte do Programa ProuD no Desenvolvimento Profissional para a Inclusão./ Impact of ProuD Program in the professional development for inclusion. Forum InED’23
ESE-IPP (Porto, Portugal)
2023/07/14 Educação Financeira: Revisão de programas adaptados para pessoas com deficiência e incapacidade/ Financial Education: Revision of adapted programs for people with disabilities Forum InED’23.
ESE-IPP (Porto, Portugal)
2023/07/13 Mapa de Avaliação para a Inclusão: matriz de relações chave entre as Atividades e os Suportes Ambientais em contexto educativo / Assessment Map for Inclusion: matrix of key relations between Activities and Environmental Supports in educational context Forum InED’23
ESE-IPP (Porto, Portugal)
2023/07/06 Inovação para a inclusão em literacia financeira./ Innovation for inclusion in financial literacy P.Pic’23 - PORTO PEDAGOGICAL INNOVATION CONFERENCE.
IPP (Porto, Portugal)
2023/02/03 O Educador Social em Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão. / Social Educator in Activity Centers and Inclusion capacity I Jornadas dos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) – discussão de políticas e práticas.
ESE-IPP (Porto, Portugal)
2022/07/21 A percepção dos pais sobre o brincar arriscado. / Parents perception about risky play Porto ICRE22
inED (Porto, Portugal)
2022/07/21 O Educador Social em Serviços e Programas de Apoio a crianças e jovens com necessidades adicionais de suporte. / Social Educator in Services and Support Programs fors children and youth with additional support needs. . Porto ICRE22
IPP (Porto, Portugal)
2022/07/21 Universal and personalized supports in team sports: enabling basketball training contexts for children with additional support needs. Porto ICRE22
inED (porto, Portugal)
2022/07/21 Guidelines for Educational Professionals Development for Inclusion and interprofissional Collaboration: A Policies and PD’ materials analysis of 5 countries. Porto ICRE22
inED (Porto, Portugal)
2021/11/24 Multi-tiered systems of support a working model on improving the quality of education and preventing school dropout. III Congreso Internacional sobre Educación Inclusiva Oasis21: analizando el abandono académico.
Universidade Rey Juan Carlos (Madrid, Espanha)
2021/11/24 Bioecological factors and processes in school failure and dropout. III Congreso Internacional sobre Educación Inclusiva Oasis21: analizando el abandono académico.
Universidade Rey Juan Carlos (Madrid, Espanha)
2021/04/27 Teacher training for inclusion: programs across Europe. INW21 CONFERENCE - INTERCULTURAL WEEK.
ESE-IPP (Porto, Portugal)
2020/07/01 Good-Practices Framework for Positive Behavior Approach (PBS) implementation. World Education Research Associal Focal Meeting,
WERA (Santiago de Compostela, Espanha)
2020/01/06 School-based Practices of Occupational Therapists for an Inclusive Education in Portugal. ICCA 2020 - International Conference on Childhood and Adolescence
ICCA (Lisboa, Portugal)
2017 Integração de Oportunidades de Escolha nas Rotinas do Jardim de Infância: impacte na participação e desenvolvimento de uma criança com necessidades adicionais de suporte /The integration of choice-making opportunities in the kindergarten/. Porto International Conference on Research in Education
Ined (Porto)
2017 Dança Criativa: Acessibilidade e Envolvimento de Crianças e Jovens com Incapacidade /Creative Dance: Accessability and Involvement of Children and Youth with Disabilities/ Porto International Conference on Research in Education
Ined (Porto)
2017 A Functional Assessment Measure: a tool for reference, assessment and intervention for children with additional support needs Porto International Conference on Research in Education
Ined (Porto)
2017 Centros de Atividades Ocupacionais na promoção da participação social e cidadania de jovens e adultos com incapacidade: perspetiva de técnicos e utilizadores sobre as atividades desenvolvidas /Occupational Centers in the promotion of citinzenship and social participation of youths and adults with disabilities/ Porto International Conference on Research in Education
Ined (Porto)
2017 Symposium The social dimension of inclusion: peers’ acceptance and attitudes towards children with disabilities. - Attitudes of typically developing students towards THEIR peers with disabilities. Porto International Conference on Research in Education
Ined (Porto)
2017 Symposium Teachers' self-efficacy, opinions and attitudes towards inclusive education. - Examining teachers’ opinions towards inclusion over the past 15 years. Porto International Conference on Research in Education
Ined (Porto)
2017 The Functional Assessment Measure: an Assessment Tool to Support Teachers Before, During and After the Activation of Special Education Services. ECER 2017
(Copenhaga)
2017 Improving Peers’ Attitudes Towards Children with Disabilities: Exploring the Feasibility of a Disability Awareness Program. ECER 2017
(Copenhaga)
2017 Participation Patterns of Portuguese Children and Youth with and without Disabilities in Leisure Activities at School, Home and Community Contexts. ECER 2017
(Copenhaga)
2016 Choice-making as an intervention strategy to promote the participation of children with disabilities: a single case study Earli Conference on Sig 5 Learning and Development in Earli Childhood
(Porto)
2016 Opportunities to make choices in inclusive preschool contexts: teachers’ assessment of its importance and implementation Earli Conference on Sig 5 Learning and Development in Earli Childhood
(Porto)
2016 A Expansão Sistematizada de Oportunidades de Escolha como Estratégia de Suporte à Participação II Encontro Internacional de Educação Especial: contributos para a intervenção
(Coimbra)
2016 Centros de Atividades Ocupacionais: uma análise das atividades desenvolvidas II Encontro Internacional de Educação Especial: contributos para a intervenção
(Coimbra)
2015 THE DESIGN OF AN E-LEARNING MODULE CENTERED IN THE USE OF AN INNOVATIVE WEB HEALTH APPLICATION FOR ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER MONITORING 9th International Technology, Education and Development Conference
(Madrid)
2015 The ICF-CY in educational context:the revision process of the assessment toolkit and procedures in Armenia Regional inclusive education teacher preparation workshop
UNICEF (Zurique)
2015 Updating on booting into the Moodle platform of the elearning module: the state of the art about contents and accreditation International Meeting WHAAM Project
WHAAMProject (Londres)
2015 Adaptação cultural, validação e normalização para a população portuguesa da escala de intensidade de apoios (SIS-C): interface entre formação e investigação II Simpósio inED - Projectos, Linhas de Intervenção, Linhas de Atuação
inED (Porto)
2015 Projecto WHAAM - Web Health Application for ADHD Monitoring Conferência PHDA - da avaliação à intervenção
UTC de Educação Especial e Inclusão (Porto)
2015 Use of the ICF-CY to describe functioning profiles 8th Inclusive and Supportive Education Congress (ISEC2015)
NASEN (Lisboa)
2015 6 years after the ICF educational use in Portugal 8th Inclusive and Supportive Education Congress (ISEC 2015)
NASEN (Lisboa)
2015 Interacção de crianças com multideficiência 8th Inclusive and Supportive Education Congress (ISEC 2015)
NASEN (Lisboa)
2015 Linking the Supports Intensity Scale to the ICF-CY: the Correspondence between Children Functioning and the Profile of Support Needs. ECER2015 – The European Conference on Educational Research
(Budapeste)
2015 Monitoring defiant behaviors of children with ADHD through a Web Application: Training for Parents and Educational Professionals Learning Together. ECER2015 – The European Conference on Educational Research
(Budapeste)
2015 Transdisciplinary Play-Based Assessment in Early Childhood Intervention: an Evaluation of its social validity in Portugal. ECER2015 – The European Conference on Educational Research
(Budapeste)
2015 Abordagem biopsicossocial à PHDA. Conferência PHDA – da Avaliação à Intervenção.
UAEI-ESE-IPP (Porto)
2015 Avaliação Funcional do Comportamento. Conferência PHDA – da Avaliação à Intervenção.
UAEI-ESE-IPP (Porto)
2015 Projeto WHAAM – “Web Health Application for ADHD Monitoring” Conferência PHDA – da Avaliação à Intervenção.
UAEI-ESE-IPP (Porto)
2015 Adaptação cultural, validação e normalização para a população portuguesa da escala de intensidade de apoios – “supports intensity scale for children”, SIS-C: interface entre formação e investigação. II Simposium inED - Projetos, Linhas de Intervenção, Linhas de Atuação.
InED - ESE-IPP (Porto)
2014 Transição para a vida pós escolar: abordagens e estratégias na construção de projectos de vida Ciclo de Conferências em Educação Especial
Agrupamento de Escolas de Canelas (Gaia)
2014 Consultancy In Action: Implementing The ICF-CY Within The New Practices In Special Education Needs Assessment In Armenia The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe
ECER (Porto)
2014 Eligibility for Special Education Services: Six Years of the ICF-CY Implementation The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe
ECER (Porto)
2014 The Portuguese Special Education Law: from professionals' perceptions Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Needs
DISES (Braga)
2014 Inclusive education policies and practices in Portugal: The implementation of Decree-Law No 3/ 2008 SENnet Meeting
DGE (Lisboa)
2014 Social validity of transdisciplinary play-based assessment in Portugal Global Summit on Childhood
Global Summit on Childhood (Canadá)
2014 Parent and Teacher Training – Overall Structure, Methodology, Goals and Contents. Kick off Meeting WHAAM Project
WHAAM Project (Porto)
2014 ADHD e-Learning module - A proposal “Methodologies and technologies for monitoring and treatment of ADHD students” International Meeting WHAAM Project
WHAAM Project (Porto)
2014 Workpackage 5 "Parents and teachers training" Meeting WHAAM Project
WHAAM Project (Thessaloniki)
2013 Transdisciplinary Play-Based Assessment in Early Childhood Intervention: An evaluation of its social validity 1st Joaquim Bairrão Symposium “Transatlantic Trends in Childhood Intervention”
2013 Implementation of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) in Portuguese Special Education Policy and Practice, European Conference on Educational Research, ECER2013
(Istambul)
2013 Portugal and Armenia experiences in ICF-CY in educational context, Summer Institute – Global Education and Developmental Studies (GEDS) Transatlantic Consortium
(Porto)
2013 The use of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) on the eligibility process for special education services in Portugal: the role of teacher training European Teacher Education Network 2013,
(Halsset)
2013 Web Health Application for ADHD Monitoring International Conference “The Future of Education”
(Florence)
2013 Distance Education for development Training Program in Special Needs Education. Kick off Meeting WHAAM Project
(Palermo)
2013 Revision of Special Needs Assessment Process: Consultancy Project – UNICEF Armenia United Nations Meeting
UNICEF (Yerevan)
2012 Transdisciplinary Play-Based Assessment as a holistic method to assess child development: an analysis of families’ satisfaction Symposium at the Oporto EECERA 2012 Conference
(Porto)
2012 Supports Intensity Scale (SIS): lessons from Portugal World Congress of the International Association for the Scientific Study of Intellectual Disabilities
(Halifax)
2012 O uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF-CJ) em educação especial: abordagem ambiental e valorização da participação os processos de avaliação e intervenção 7º Congresso Nacional de Terapia Ocupacional
(Penafiel)
2011 Environmental Approach on Individualized Education Programs: The Use of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) Framework London International Conference on Education
(Londres)
2010 Práticas em Educação Especial à Luz do Modelo Biopsicossocial: O Uso da CIF-CJ como Referencial na Elaboração dos Programas Educativos Individuais. Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga)
2009 The ICF-CY Use in Special Education: Disability Documentation and Intervention Planning International Consortium of Early Childhood
(Porto)
2009 The ICF-CY Use to Support Disability Documentation and to Plan Interventions on Individualized Education Programs. International Congress of Educational Research
(Cannakale)
2008 CIF como instrumento de suporte para os Programas Educativos Individuais de alunos com Paralisia Cerebral Congresso Internacional de Funcionalidade Humana em Perspectiva – traçando caminhos, rasgando horizontes
(Lisboa)
2007 Escrita e Perturbações da Escrita – aspectos do desenvolvimento sensório-motor envolvidos na escrita XX Encontro sobre a Criança, seu Desenvolvimento e Integração no Meio
Serviço de Pediatria do Hospital Amato Lusitano (Castelo Branco)
2007 Intervenção da Terapia Ocupacional nas Escolas X Encontro Nacional de Estudantes de Terapia Ocupacional
(Tocha)
2007 Educação como área de ocupação – a escola inclusiva 5º Congresso Nacional de Terapeutas Ocupacionais
Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (APTO) (Lisboa)
2007 Atuação da Terapia Ocupacional segundo o Modelo de Avaliação/Intervenção Transdisciplinar Centrada no Jogo 5º Congresso Nacional de Terapeutas Ocupacionais
Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (APTO) (Lisboa)
2006 A Infância e os Acontecimentos Precipitantes na Perturbação Obsessivo-Compulsiva Ciclo de Conferências de Terapia Ocupacional - Conferência sobre METODOLOGIAS QUALITATIVAS
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Porto)
2006 A Terapia Ocupacional e a Doença de Alzheimer Ciclo de Conferências de Terapia Ocupacional - Conferência sobre REVISÕES CRÍTICAS
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Porto)
2006 Estimulação e Intervenção Precoce Ciclo de Conferências sobre a Criança
Associação de Solidariedade Social O Amanhã da Criança (Porto)
2005 A Infância e os Acontecimentos Precipitantes na Perturbação Obsessivo-Compulsiva VIII Encontro Nacional de Estudantes de Terapêutica Ocupacional
(Figueira da Foz)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - Atual Caracterizar a atuação do Terapeuta Ocupacional em Contexto Escolar
Orientador
Terapia Ocupacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - Atual O papel do Terapeuta Ocupacional no processo de inclusão de crianças com restrições na mobilidade
Orientador
Terapia Ocupacional (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2021/09/01 - 2022/09/13 Centros de Atividades e de Capacitação para a Inclusão (CACI): inquietações entre o presente e o futuro/ Activity Centers and of Capacity for Inclusion: between the present and the future
Orientador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/09/06 - 2022/09/12 Políticas de Educação de Infância em Portugal: uma abordagem histórico-evolutiva. / Childhood education policies in portugal: an historic-evolutive approach
Orientador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/09/01 - 2022/07/12 Qualidade de vida famílias: relação com os apoios/serviços e os processos de empoderamento das famílias
Orientador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/09/01 - 2022/07/10 As famílias de crianças e jovens com incapacidade: qualidade de vida e relações intrafamiliares/ Families of children and youth with disabilities: quality of life and familiar relationships
Orientador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020/09/01 - 2021/07/11 A Tolerância dos Pais ao Brincar Arriscado/ Parents Tolerance to Risky Play
Orientador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 O Brincar como ferramenta pedagógica e de inclusão no Jardim-de-Infância
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Efeitos de um programa de intervenção sobre a escrita manual: uso de uma abordagem multissensorial e cognitiva em alunos do 1 ciclo de escolaridade
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Representação das pessoas com deficiência e incapacidade nos media
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 MODELO DE INSTRUÇÃO CENTRADO NA AUTODETERMINAÇÃO: EFEITOS NA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DO 1º CICLO
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Serviços Comunitários para Indivíduos com Incapacidade- Caracterização das Atividades e Participação
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Autodeterminação como elemento central na participação de crianças com incapacidade: a implementação de oportunidades de escolha em contexto familiar
Orientador
Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Redes sociais de suporte no processo de transição para a vida pós-escolar
Orientador
Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 A transparência das tomadas de decisão em educação especial: o uso dos perfis de funcionalidade elaborados por referência à CIF-CJ
Orientador
Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Terapia Ocupacional em Contexto Educativo: Revisão Sistemática e Mapeamento dos alvos de Avaliação e Intervenção na CIF-CJ
Orientador
Terapia Ocupacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 A expansão sistematizada de oportunidades de escolha como estratégia de suporte à participação
Orientador
Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 Implementação de um programa educativo de artes plásticas e o seu impacto na promoção da inclusão de alunos com PEA na escola pública
Orientador
Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 A implementação de programas inclusivos de dança criativa
Orientador
Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 Sistemas de suporte no processo de transição para a vida pós-escolar de jovens em situação de incapacidade.
Orientador
Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 Centros de Atividades Ocupacionais: uma análise temática das atividades desenvolvidas
Orientador
Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 Criação de E-portfolios para indivíduos em situação de incapacidade
Coorientador
Mestrado em Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2014 - 2014 A interacção de Crianças e Jovens com Multideficiência em Contexto Familiar
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 Análise das abordagens e estratégias de intervenção usadas na Equitação Terapêutica
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 Mapeamento das redes de suportes na transição para a vida pós-escolar
Orientador
Terapia Ocupacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2014 - 2014 A implementação de um programa de educação postural na escola: observação das dinâmicas de sala de aula
Orientador
Terapia Ocupacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2013 - 2013 A elaboração do Portfólio de Transição: identificação de interesses e aspectos positivos da funcionalidade por uma jovem com incapacidade intelectual
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2012 Estudo do impacte das Atividades Funcionais/ de Autonomia na participação de jovens com multideficiência em contexto educativo: um estudo de caso
Coorientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - 2011 O Terapeuta Ocupacional no Processo de Avaliação e Intervenção em Educação Especial
Orientador
Terapia Ocupacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2008 - 2008 Perfil Sensorial de Crianças Institucionalizadas
Orientador
Terapia Ocupacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2008 - 2008 A Importância da Intervenção da Terapia Ocupacional (Integração Sensorial) ao nível das aquisições literárias de crianças com Dislexia
Orientador
Terapia Ocupacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2008 - 2008 Análise do Desempenho da Leitura
Orientador
Terapia Ocupacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2015 - 2015 1º Ciclo de Conferências "A Educação Especial no Quadro do Direito à Educação Inclusiva"
Conferência (Coorganizador)
2015 - 2015 30 anos de Educação Especial na ESE-IPP
Conferência (Coorganizador)
2015 - 2015 PHDA - Da avaliação à Intervenção
Conferência (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - 2016 ºIV Congreso Internacional. A fenda dixital: tic, nee, inclusión e equidade
Congresso
ºIV Congreso Internacional. A fenda dixital: tic, nee, inclusión e equidade
Faculdades de Ciências da Educação (U.Vigo, U.Corunha & Santiago de Compostela) e a Universidade Federal do Paraná, Espanha
2013 - 2013 Seminário de Empreendedorismo Social, Comunidade e Inclusão
Seminário
Seminário de Empreendedorismo Social, Comunidade e Inclusão
Laboratório de Reabilitação Psicossocial da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico do Porto e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/11/23 The impact of Covid-19 lockdowns on occupational participation - Portuguese adolescents’ perception
Arguente principal
Sofia Alexandra Anunciação Figueiredo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2021/11/19 Impacto do Covid-19 no dia-a-dia das crianças e seus cuidadores/ CoVID impact on the caring-persons
Arguente
Joana Filipa Sousa Coelho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2021/10/04 “Terapia Ocupacional na Educação: Composição e Delineamentos do Campo Profissional”
Arguente principal
Joana Rostirolli Souza (Doutoramento)
2021/07/21 As Abordagens ao Estudo dos Estudantes Surdos no Ensino Superior /Study approaches of deaf students in higher education
Arguente
Catarina Brasão (Mestrado)
2021/06/22 , Literacia em Saúde Mental na Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: Estudo Piloto,/ Mental Health Literacy in the ADHD: a pilot study
Arguente
Ana Rita Bernardes Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2021/01/21 Revisão Sistemática sobre Intervenções destinadas a promover a Participação Social dos Alunos com Incapacidades em contexto educativo
Arguente principal
Catarina Amor (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 Autoderterminacion del professorado de la ensenanza publica portuguesa de tercer ciclo y secundaria Maria Del Carmen Lopez-Sangil (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
2016 A citação de alunos com Necessidades Educativas Especiais na sala de aula de ensino regular: opinião de educadores de infância e de professores do 1º ciclo, na cidade da Praia-Cabo Verde Eveline Varela (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 Redes Sociais de suporte no processo de transição para a vida pós-escolar Joana Dinis (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 As atitudes de crianças em idade pré-escolar em relação aos seus pares com necessidades adicionais de suporte: associação a características pessoais e sociais Joana Filipa Alves Freire (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 Análise de dois modelos de prestação de serviços de Terapeutas da Fala nas Escolas: consequências na prestação do apoio e na equipa educativa Sofia Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 Autodeterminação como elemento central na participação de crianças com incapacidade: a implementação de oportunidades de escolha em contexto familiar Susana Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 A expansão sistematizada de oportunidades de escolha como estratégia de suporte à participação Joana Baptista Borges (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 Efeito de um programa de autorregulação na promoção da autonomia de um aluno com Perturbação do Espectro do Autismo no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico Sara Aleixo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 A aceitação de alunos com necessidades educativas especiais passados 6 anos da implementação do decreto-lei 3/2008: opinião de educadores de infância e de professores do 1º ciclo Margarida Vieira Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 Alterações de equilibrio em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimento Vitor Domingues Simões da Silva (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
2015 Centros de Atividades Ocupacionais: uma análise das atividades desenvolvidas Tânia Zaida Duarte Nunes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 Sistemas de suporte no processo de transição para a vida pós-escolar de jovens com incapacidade Sandra Clotilde Queirós Ferreira Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 Implementação de um programa de artes plásticas para a promoção da inclusão de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo Maria da Conceição Oliveira Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 A aquisição de competências matemáticas no 1º e 2º ciclos: construção de um instrumento e intervenção com base nos seus resultados Lara Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 Estudo da adequação do contexto às necessidades adicionais de suporte: implicações na autodeterminação Dorisa Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2014 Descrição da interação de Crianças com Necessidades Complexas de Comunicação: a perspectiva dos pais e irmãos. Filipa Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 Análise das abordagens e estratégias de intervenção usadas na Equitação com Fins Terapêuticos Vânia Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 Relações entre o tipo de respiração, as funções executivas e o comportamento numa amostra de crianças do ensino básico André Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 Avaliação do padrão de participação em atividades de lazer de crianças e jovens com e sem incapacidade nos seus contextos imediatos Bárbara Neiva Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 A área curricular da matemática nos programas educativos individuais Neusa Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 O contributo da Equitação Terapêutica para o aumento da funcionalidade em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo Carla Batista (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget - ESE JP, Portugal
2013 A elaboração do portfólio de transição: identificação de interesses e aspectos positivos da funcionalidade por uma jovem com incapacidade intelectual Joana Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 Os efeitos da intervenção narrativa no reconto e na narrativa de experiência pessoal de crianças em idade pré-escolar Sónia Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 Trabalho com famílias em contexto natural: estudo de um caso Andreia Leite (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 Estudo da Satisfação da Família com Serviços de Educação Especial Marlene Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 A gestão da sala de aula e o aumento do tempo na tarefa de um aluno com Perturbação Hiperativa com Défice de Atenção Susana Félix (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 As vantagens para os alunos que desempenham tutoria de pares a colegas com necessidades educativas especiais numa escola do 1º ciclo Andreia Vieira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 Promoção de comportamentos emocionais socialmente adequados em jovens com autismo: estudo de caso único. Maria Alzira Fidalgo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2012/10 - Atual Processo de Terapia Ocupacional em Crianças e Jovens (Outros) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2012/10 - Atual Processo de Terapia Ocupacional em Crianças (Outros) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2012/10 - Atual Processo de Terapia Ocupacional em Adultos (Outros) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2012/10 - Atual Estudo da Atividade Humana I (Outros) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2012/10 - Atual Estudo da Atividade Humana II (Outros) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2012/10 - Atual Ocupação Humana (Outros) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2012/10 - Atual Educação Clinica V (Outros) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2012/04 - Atual Fundamentos da Educação Especial (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012/04 - Atual Metodologias da Investigação (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012/04 - Atual Modelos e Práticas de Avaliação e Intervenção em Ed.especial (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012/04 - Atual Necessidades Educativas Especiais (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012/04 - Atual Projecto em Educação Especial (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Perfil de necessidades de apoio das crianças com incapacidade intelectual: Validação da Versão Portuguesa da Escala de Intensidade de Apoios para Crianças (SIS-C) da AAIDD Extensão e divulgação científica (Curso médio) APPC do Porto, Portugal
2015 - 2015 O perfil de necessidades de apoio das crianças com incapacidade intelectual: Validação da versão Portuguesa da SIS-Crianças da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities Extensão e divulgação científica (Curso médio) CRTIC do Porto, Portugal
2015 - 2015 O perfil de necessidades de apoio das crianças com incapacidade intelectual: Validação da versão Portuguesa da SIS-Crianças da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities Extensão e divulgação científica (Curso médio) CANTIC-CRTIC Amadora, Portugal
2015 - 2015 Avaliação e Intervenção em Crianças e Jovens com Perturbação de Hiperactividade com défice de Atenção (PHDA) Extensão e divulgação científica (Curso médio) ESE-IPP, Portugal
2015 - 2015 O Terapeuta Ocupacional na Educação: Processo de avaliação e intervenção em contexto escolar Extensão e divulgação científica (Curso médio) Terapia Ocupacional 2.0, Portugal
2015 - 2015 Monitoring and Functional Analysis for Children with ADHD, and technology support Extensão e divulgação científica (Curso médio) WHAAM Project, Portugal
2015 - 2015 O Terapeuta Ocupacional na Educação: Processo de avaliação e intervenção em contexto escolar, 2ª edição Aperfeiçoamento (Curso médio) Terapia Ocupacional 2.0, Portugal
2014 - 2014 O perfil de necessidades de apoio das crianças com incapacidade intelectual: Validação da versão Portuguesa da SIS-Crianças da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities Extensão e divulgação científica (Curso médio) CRTIC Setúbal, Portugal
2014 - 2014 O perfil de necessidades de apoio das crianças com incapacidade intelectual: Validação da versão Portuguesa da SIS-Crianças da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities Extensão e divulgação científica (Curso médio) ESE-IPP, Portugal
2012/04 - 2013/09 Observação e Intervenção Educa. Em Contextos Sociais e Educativos I (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012/04 - 2013/09 Desenvolvimento e Implementação de Programas Educativos na Ed. Especial (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012/04 - 2013/09 Seminário de Apoio ao Projecto (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2008/09 - 2009/02 Processo de Terapia Ocupacional em Crianças (Outros) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2008/09 - 2009/02 Processo de Terapia Ocupacional em Crianças e Jovens (Outros) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2008 - 2008 Aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapcidade e Saúde. Extensão e divulgação científica (Curso médio) ESE-IPP, Portugal
2008 - 2008 Aplicação do referencial proposto pela CIF-CJ no processo de avaliação e elaboração do Programa Educativo Individual Extensão e divulgação científica (Curso médio) Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2015/02 - Atual Membro do Conselho Pedagógico
Membro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014/09/01 - Atual Coordinator of the Tehmatic Area of Special Education and Inclusion at the inED
Coordenador
Centre for Research and Innovation in Education - inED, Portugal
2014/09/01 - Atual Coordinator of the Thematic Area of Special Education and Inclusion
Coordenador
Centre for Research and Innovation in Education - inED, Portugal
2012/10 - Atual Membro de Comissão
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2012/04 - Atual Consultor
Consultor
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Distinções

Outra distinção

2011 Best Paper Award
London International Conference on Education, Portugal
2005 Bolsa de Mérito
Instituto Politécnico do Porto, Portugal