???global.info.a_carregar???
Manuel Pedro Ferreira studied Music and Philosophy in Lisbon and earned his Ph.D from Princeton University, where he wrote a dissertation on Gregorian chant at Cluny. He is a Professor at the Universidade Nova de Lisboa (Department of Musicology, FCSH), where he chaired, between March 2005 and March 2023, the Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music (CESEM); he held a guest professorship at EPHE, Paris-Sorbonne (2004-2005) and was Visiting Research Fellow at IIAS, Jerusalem (2016). In 1995 he founded the early music ensemble Vozes Alfonsinas, with which he produces himself in concerts and recordings. He published a large number of papers, both on medieval music and on other topics, namely twentieth-century Portuguese music. His prize-winning book O som de Martin Codax (Lisbon, 1986) was followed by many others, either as author or editor, e.g. Cantus coronatus (Kassel, 2005), Medieval Sacred Chant: from Japan to Portugal (Lisbon, 2008), Aspectos da Música Medieval, 2 vols. (Lisbon, 2009-2010), Revisiting the Music of Medieval France (Farnham-Burlington, 2012), Musical Exchanges, 1100-1650: Iberian connections (Kassel, 2016) and The Notation of the Cantigas de Santa Maria: Diplomatic Edition, 3 vols. (Lisbon, 2017). He has been additionally active as a music critic, a composer and a poet. He is a member of the Academia Europaea (since 2010) and served as Director-at-large of the International Musicological Society (2012-2022).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Manuel Pedro Ramalho Ferreira

Nomes de citação

  • Ferreira, Manuel Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
A810-2767-22B4
ORCID iD
0000-0003-1708-3247
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=hh46BDoAAAAJ
Scopus Author Id
26038238600

Endereços de correio eletrónico

  • mpferreira@fcsh.unl.pt (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Av. de Berna, 26-C, 1069-061, Lisboa, (Lisboa), Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Formação
Grau Classificação
2016/05/03
Concluído
n/a (Título de Agregado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
1997/09/30
Concluído
Musicology (Doctor of Philosophy)
Princeton University, Estados Unidos
"Music at Cluny: The Tradition of Gregorian Chant for the Proper of the Mass. Melodic Variants and Microtonal Nuances" (TESE/DISSERTAÇÃO)
não se aplica /non applicable
1990
Concluído
Musicology (Master)
Princeton University, Estados Unidos
"n/a " (TESE/DISSERTAÇÃO)
não se aplica /non applicable
1984/07/31
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos Medievais, Portugal
1997/10 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2005/03/01 - 2023/03/31 Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2016/03/20 - 2016/04/21 Investigador visitante (Investigação) Hebrew University of Jerusalem Institute for Advanced Studies, Israel

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/03/25 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2001/02/14 - 2019/03/24 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/03/16 - 2018/03/17 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidad Internacional de Andalucía, Espanha
Universidad Internacional de Andalucía, Espanha
2018/02/04 - 2018/02/10 Professor Visitante (Docente Universitário) Rice University, Estados Unidos
2018/01/17 - 2018/01/19 Professor Visitante (Docente Universitário) Julius-Maximilians-Universität Würzburg Institut für Musikforschung, Alemanha
2016/02/11 - 2016/02/14 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidad Internacional de Andalucía, Espanha
2015/01/22 - 2015/01/25 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidad Internacional de Andalucía, Espanha
2004/11/01 - 2005/01/28 Professor Visitante (Docente Universitário) École Pratique des Hautes Études, França
École Pratique des Hautes Études, França
2004/04/16 - 2004/04/22 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidad de Granada, Espanha
2002/12/16 - 2002/12/20 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Federal Fluminense, Brasil
2000/10/01 - 2001/02/28 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
1997/10/01 - 2000/08/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/05/01 - Atual Elected member of the Scientific Council Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/12 - Atual Member of Library Monitoring Board Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2023/03/31 Co-Director of Revista Portuguesa de Musicologia Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2012/07/07 - 2022/08/24 Director-at-large (elected member of Directorium) International Musicological Society, Suiça
2014/09/01 - 2021/07/31 Director of FCT Doctoral Program “Music as Culture and Cognition” Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/03 - 2021/03 President of General Assembly Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2008/09/01 - 2009/08/31 Chair, Department of Musical Sciences; member of Scientific Council Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1998 - 2005 President of General Assembly Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Portugal
2001/07/15 - 2003/07/15 Chair, Department of Musical Sciences; member of Scientific Council Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1993/09 - 1994/12 Chief Music Advisor Lisboa 94 - Capital da Cultura, Portugal
1985 - 1987 Presidente Juventude Musical Portuguesa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/01/01 - Atual Echoes from the Past: Unveiling a Lost Soundscape with Digital Analysis
2022.01957.PTDC
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/01/01 - Atual Texts and voices lost and found. Recovering, reconstituting, and recreating musical fragments (c.1100-c.1600)
PTDC/ART-PER/0902/2020
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2004/10/01 - 2004/12/31 A MÚSICA NA ORDEM DE CLUNY NA IDADE MÉDIA
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH2%FBSAB2%F4202%F2004/PT
Bolseiro de Investigação
Centre National de la Recherche Scientifique, França
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2020/01/01 - 2023/12/31 Projecto estratégico - UI 693 - 2020-2023
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019 - 2021 Iconografía musical y Organología: contextos, simbología e instrumentos
PGC2018-099669-B-I00
Investigador
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
Em curso
2018 - 2021 Cistercian Horizons
Outra
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos Medievais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - 2020 STEMMA - “Do canto à escrita — produção material e percursos da lírica galego-portuguesa”
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos Medievais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016 - 2019 The Anatomy of Late 15th- and Early 16th-Century Iberian Polyphonic Music
Outra
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015 - 2019 Projecto estratégico - UI 693 - 2015-2017
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014 - 2019 Doctoral Program “Music as Culture and Cognition”
PD/00294/2013
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2018 Iconografía Musical y Organología. Escenas musicales y danzarias en las artes visuales: contextos, simbología e instrumentos
HAR2015-67325-P
Investigador
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
Concluído
2016/03 - 2016/04 The Poetics of Christian Performance: Prayer, Liturgy, and their Environments in East and West (5th to 11th century)
Outra
Israel Institute for Advanced Studies, Israel
Concluído
2015 - 2016 Acervo histórico do Mosteiro de Arouca: recuperação e catalogação
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2015 - 2016 Modelos e variações: a lírica medieval ibérica na Europa dos trovadores
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos Medievais, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2010 - 2016 Iconografía Musical: Catalogación y análisis de obras artísticas relacionadas con la música y las artes visuales en España
HAR2009-10029, HAR2012-35825
Investigador
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
Concluído
2011 - 2014 Projecto estratégico - UI 693 - 2011-2012
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/02/01 - 2013 Art Treatises in Portugal
PTDC/EAT-EAT/100496/2008
Investigador
CHAM Centro de Humanidades, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2013 Intercâmbios musicais, 1100-1650: A circulação de música antiga na Europa e além-mar em fontes ibéricas ou conexas
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2011 Estudo e edición crítica dos jeux-partis de Thibaut de Champagne
PXIB 104262PR
Investigador
Universidade da Coruña, Espanha
Xunta de Galicia
Concluído
2007 - 2011 LITTERA – Edição, actualização e preservação do património literário medieval português
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos Medievais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007 - 2009 MusicQuery: Rede de Investigação, Bases de Dados Relacionais e Arquivo Digital para a Música Culta Portuguesa e Europeia
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005 - 2008 Levantamento Digital de Património Musical Manuscrito (antes de 1600)
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2004 - 2008 Cultural Confluences in the Music of Alfonso X
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2004 - 2008 Preparation of Critical Editions of Marcos Portugal's Music Including a Thematic Catalogue
POCTI/EAT/40220/2001
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2004 - Atual Critical edition of the Cantigas de Santa Maria
n/a
Outra
University of Oxford Centre for the Study of the Cantigas de Santa Maria, Reino Unido
Em curso
2003 - 2004 Terminologia dell'estetica musicale
n/a
Outra
Università degli Studi di Pavia, Itália

Università degli Studi di Bologna Dipartimento di Filosofia e Comunicazione, Itália
Concluído
1998 - 2000 Les intervalles dans le plainchant latin
n/a
Outra
Centre européen pour la recherche et l'interprétation des musiques médiévales, França
1997 - 2000 Musique et rituels dans les cathédrales européennes (IXe-XVIIe siècles)
n/a
Outra
Centre européen pour la recherche et l'interprétation des musiques médiévales, França
Concluído
1998/11 - 1999/04/30 Frauenlieder - Cantigas de amigo
n/a
Outra
Freie Universität Berlin, Alemanha

Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Concluído
1998 - 1999 Medieval Lyric
n/a
Outra
Mount Holyoke College, Estados Unidos
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ferreira, Manuel Pedro; Chaves, Zuelma Paula Miranda Duarte. "Fragmentos sonoros em Loulé: vestígios de vivências religiosas medievais". Trabalho apresentado em II Encontro de História de Loulé, Loulé, 2018.
    Publicado
  2. Ferreira, Manuel Pedro Ramalho; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM-FCSH/NOVA). "A letra e o seu tom na cantiga medieval". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional «Português: Palavra e Música» (Lisboa, Fundação C. Gulbenkian, Lisboa, 2016.
    No prelo
  3. Ferreira, Manuel Pedro Ramalho; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH); Instituto de Estudos Medievais (IEM); Departamento de Ciências Musicais (DCM). "Tecnologias digitais e investigação musicológica". Trabalho apresentado em VI Encontro Nacional de Investigação em Música, Aveiro, 2016.
  4. Ferreira, Manuel Pedro Ramalho; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH); Instituto de Estudos Medievais (IEM); Departamento de Ciências Musicais (DCM). "Presentation of the project “História Temática da Música em Portugal e no Brasil”". Trabalho apresentado em VI Encontro Nacional de Investigação em Música, Aveiro, 2016.
  5. Ferreira, Manuel Pedro Ramalho; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM-FCSH/NOVA); Departamento de Ciências Musicais (DCM). "Vernacular Lamentations: Two puzzling fragments". Trabalho apresentado em Cantus Planus: 18th Meeting of the IMS Study Group, Dublin, 2016.
  6. Ferreira, Manuel Pedro Ramalho; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH); Instituto de Estudos Medievais (IEM); Departamento de Ciências Musicais (DCM). "Da Virgem pobre trovador: Sevilha nas cantigas de Afonso X". Trabalho apresentado em III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos, Sevilha, 2016.
  7. Ferreira, Manuel Pedro Ramalho; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM-FCSH/NOVA); Instituto de Estudos Medievais (IEM); Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH). "O Ofício lisbonense para a Trasladação de S. Vicente". Trabalho apresentado em Colóquio «O culto medieval de S. Vicente. Textos, imagens, problemas», Lisboa, 2014.
  8. Ferreira, Manuel Pedro Ramalho; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH); Instituto de Estudos Medievais (IEM); Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM-FCSH/NOVA). "Medieval Iberian Song in its Mediterranean Context". Trabalho apresentado em Sounding Communities. Music and the Three/ Abrahamic Religions in Medieval Iberia, Nova Iorque, 2014.
  9. Ferreira, Manuel Pedro Ramalho; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH); Departamento de Ciências Musicais (DCM). "De Marchetto a Isidoro: harmonias do céu e da terra". Trabalho apresentado em Colóquio «Harmonia na Idade Média - Ciência, Arte, Cultura e Sociedade», Lisboa, 2013.
  10. Ferreira, Manuel Pedro. "Recitação do texto sacro: Claraval e Alcobaça". Trabalho apresentado em Mosteiros Cistercienses: Passado, Presente e Futuro, Alcobaça, 2012.
    Publicado
  11. Ferreira, Manuel Pedro. "A Portuguese Plainchant Treatise". Trabalho apresentado em 16th Meeting of the IMS Study Group Cantus Planus, Viena, 2011.
    Publicado
  12. Ferreira, Manuel Pedro. "Um fragmento de Alcobaça, o canto dos pregadores e os seus livros de coro na Biblioteca Nacional". Trabalho apresentado em IV Congreso Internacional sobre el Císter en Portugal y Galicia, Oseira, 2009.
    Publicado
  13. Ferreira, Manuel Pedro. "Congregati sunt inimici nostri: A survey, the Holy War, and the Order of St. Jerome". Trabalho apresentado em 14th Meeting of the IMS Study Group 'Cantus Planus', Dobogoko, 2009.
    Publicado
  14. Ferreira, Manuel Pedro. "Som mudo no Cancioneiro da Ajuda". Trabalho apresentado em Cancioneiro da Ajuda, 1904-2004, Lisboa, 2004.
    Publicado
  15. Ferreira, Manuel Pedro. "O rasto da música no Cancioneiro da Ajuda". Trabalho apresentado em Congresso Internacional O Cancioneiro da Ajuda, cen anos despois, Santiago de Compostela, 2004.
    Publicado
  16. Ferreira, Manuel Pedro. "Notation and Psalmody: a Southwestern Connection?". Trabalho apresentado em 12th Cantus Planus Conference, Lillafüred, 2004.
    Publicado
  17. Ferreira, Manuel Pedro. "A Música de Damião de Góis". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Damião de Góis na Europa do Renascimento, Braga, 2003.
    Publicado
  18. Ferreira, Manuel Pedro. "A música religiosa em Portugal por volta de 1500". Trabalho apresentado em III Congresso Histórico de Guimarães D. MANUEL E A SUA ÉPOCA, Guimarães, 2001.
    Publicado
  19. Ferreira, Manuel Pedro. "Uma melodia em modo andaluz". Trabalho apresentado em Seminário «A Herança Árabe na Sociedade e Cultura do Algarve», Loulé, 2001.
    Publicado
  20. Ferreira, Manuel Pedro. "Braga’s Invitatory Tones". Trabalho apresentado em 9th Meeting of the IMS Study Group Cantus Planus, Esztergom, Visegrád, 1998.
    Publicado
  21. Ferreira, Manuel Pedro. "Braga, Toledo and Sahagún: The Testimony of a Sixteenth-Century Liturgical Manuscript". Trabalho apresentado em Fonts musicals a la Península Ibèrica (ca. 1250 - ca. 1550), Lleida, 1996.
    Publicado
  22. Ferreira, Manuel Pedro. "The ‘French Style’ and Corelli". Trabalho apresentado em V Congresso Internazionale di Studi Corelliani, Fusignano, 1994.
    Publicado
  23. Ferreira, Manuel Pedro. "The Cluny Gradual: Its Notation and Melodic Character". Trabalho apresentado em 6th Meeting of the IMS Study Group Cantus Planus, Eger, 1993.
    Publicado
  24. Ferreira, Manuel Pedro. "Relatório preliminar sobre o conteúdo musical do Fragmento Sharrer". Trabalho apresentado em IV Congresso da Associação Hispânica de Literatura Medieval, Lisboa, 1991.
    Publicado
  25. Ferreira, Manuel Pedro. "Mesure et temporalité: vers l'Ars Nova". Trabalho apresentado em Colloque « La rationalisation du temps au XIIIe/XIVe siècles », Royaumont, 1991.
    Publicado
  26. Ferreira, Manuel Pedro. "Spania versus Spain in the Cantigas de Santa Maria". Trabalho apresentado em Congreso Internacional 'España en la Música de Occidente', Salamanca, 1985.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ferreira, Manuel Pedro. "Digital matters: early Iberian manuscripts from the Lisbon vantage point". Journal of Medieval Iberian Studies 14 1 (2022): 69-81. http://dx.doi.org/10.1080/17546559.2021.2019816.
    Publicado • 10.1080/17546559.2021.2019816
  2. Ferreira, Manuel Pedro. "Beyond nations: A thematic history". Muzikologija 27 (2019): 163-186. http://dx.doi.org/10.2298/muz1927163f.
    Acesso aberto • Publicado • 10.2298/muz1927163f
  3. Ferreira, Manuel Pedro. "Martin Codax: a história que a música conta". Medievalista online 24 (2018): 1-35. http://dx.doi.org/10.4000/medievalista.1700.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/medievalista.1700
  4. Ferreira, Manuel Pedro. "The Medieval Fate of the Cantigas de Santa Maria: Iberian Politics Meets Song". Journal of the American Musicological Society 69 2 (2016): 295-353. http://dx.doi.org/10.1525/jams.2016.69.2.295.
    Publicado • 10.1525/jams.2016.69.2.295
  5. Ferreira, Manuel Pedro. "Emulação e hibridismo na Península Ibérica: Antecedentes medievais". Revista Portuguesa de Musicologia, nova série 2 1 (2015): 135-150. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/256.
    Publicado
  6. Ferreira, Manuel Pedro. "Rhythmic paradigms in the Cantigas de Santa Maria: French versus Arabic precedent". Plainsong and Medieval Music 24 1 (2015): 1-24. https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-84928662363&doi=10.1017%2fS0961137115000017&partnerID=40&md5=e00438c00b7c767d0a08fbda8d79586b.
    Publicado • 10.1017/S0961137115000017
  7. Ferreira, Manuel Pedro. "Conclusit vias meas inimicus: un répons wisigothique en Gaule". Cahiers de civilisation médiévale 58 3 (2015): 231-238.
    Publicado
  8. Ferreira, Manuel Pedro Ramalho; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH); Instituto de Estudos Medievais (IEM); Departamento de Ciências Musicais (DCM). "Notas franciscanas (séculos XIII-XVII): Identidade dos livros litúrgicos menoritas. Iconografia e música no culto dos Mártires de Marrocos". Itinerarium — Revista quadrimestral de cultura 60 209 (2014): 411-449. http://www.academia.edu/9507354/.
    Publicado
  9. Ferreira, Manuel Pedro. "Editing the Cantigas de Santa Maria: Notational decisions". Revista Portuguesa de Musicologia, nova série 1 1 (2014): 33-52. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/34.
    Publicado
  10. Ferreira, Manuel Pedro. "A música para piano de Clotilde Rosa". Glosas 8 (2013): 15-17. https://www.academia.edu/37348279/.
    Publicado
  11. Ferreira, Manuel Pedro. "Jograis, contrafacta, formas musicais: cultura urbana nas Cantigas de Santa Maria". Alcanate. Revista de Estudios Alfonsíes 8 (2013): 43-53. http://institucional.us.es/revistas/alcanate/8/art_2.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Ferreira, Manuel Pedro. "Les neumes spéciaux du Graduel de Cluny: essai d'interprétation". Études grégoriennes 39 (2012): 149-175. https://www.abbayedesolesmes.fr/etudes-gregoriennes.
    Publicado
  13. Ferreira, Manuel Pedro; Ferreira, Manuel Pedro. "Recordando o rei David: vivência coral e criatividade musical na Europa pós-carolíngia". Medievalista 8 (2010): https://medievalista.fcsh.unl.pt/MEDIEVALISTA8/ferreira8005.html.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/medievalista.472
  14. Ferreira, Manuel Pedro. "Dois sacrifícios musicais". Didaskalia 40 2 (2010): 157-166. http://hdl.handle.net/10400.14/10146.
    Publicado
  15. Ferreira, Manuel Pedro. "Memórias musicais de al-Andalus". Xarajîb 7 (2009): 115-121. http://www.academia.edu/12094743/.
    Publicado
  16. Ferreira, M.P.. "Compositional calculation in Philippe de Vitry". Studi Musicali 37 1 (2008): 13-36. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-61249130021&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  17. Ferreira, Manuel Pedro. "O Templo, o Tempo e o Som: sobre a expressão musical da liturgia latina (período medieval)". Medievalista online 3 3 (2007): https://medievalista.fcsh.unl.pt/MEDIEVALISTA3/medievalista-som.htm.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Ferreira, Manuel Pedro. "Alfonso X, compositor". Alcanate: Revista de Estudios Alfonsíes 5 (2007): 117-137. http://institucional.us.es/revistas/alcanate/5/art_5.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Ferreira, Manuel Pedro. "L'homme armé no Cancioneiro de Resende". Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas 16 (2005): 259-268. http://hdl.handle.net/10362/8027.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Ferreira, Manuel Pedro; Huglo, Michel. "O processional português de Chicago". Revista Portuguesa de Musicologia 14-15 (2005): 55-78. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/251.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Ferreira, Manuel Pedro. "Mateus de Aranda: o Tractado de cãto llano (1533) — Notas de leitura". Revista Portuguesa de Musicologia 14-15 (2005): 131-186. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/216.
    Acesso aberto • Publicado
  22. Ferreira, Manuel Pedro; Sharrer, Harvey Leo. "A Late Fifteenth-century Portuguese Plainchant Treatise". Revista Portuguesa de Musicologia 14-15 (2005): 101-130. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/215/221.
    Acesso aberto • Publicado
  23. Ferreira, Manuel Pedro. "Proporções na Música da Antiguidade e Medieval". Revista de Educação Musical 121-123 (2005): 5-23.
    Publicado
  24. Ferreira, Manuel Pedro. "Rondeau and virelai: The music of Andalus and the Cantigas de Santa Maria". Plainsong and Medieval Music 13 2 (2004): 127-140. https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-63849159786&doi=10.1017%2fS0961137104000087&partnerID=40&md5=b731c169b1765a5a6b1a36cbf9fc7eac.
    Publicado • 10.1017/S0961137104000087
  25. Ferreira, Manuel Pedro. "A Case of Cross-Fertilization: The Mediaeval Andalus, Islamic Music, and the Cantigas de Santa Maria". Pol-e-Firuzeh - Journal of the Dialogue Among Civilizations 12 (2004): 93-117. http://www.academia.edu/1216013/.
    Publicado
  26. Ferreira, M.P.. "La réforme cistercienne du chant liturgique revisitée: Guy d'Eu et les premiers livres de chant cisterciens". Revue de Musicologie 89 1 (2003): 47-56. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-64949203914&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  27. Ferreira, Manuel Pedro. "Early cistercian polyphony: a newly-discovered source". Lusitania Sacra 13-14 (2002): 267-313. http://hdl.handle.net/10400.14/4416.
    Publicado
  28. Ferreira, Manuel Pedro. "Is it polyphony?". Revista Portuguesa de Musicologia 12 (2002): 9-34. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/108.
    Acesso aberto • Publicado
  29. Ferreira, Manuel Pedro. "Juízo estético e filologia musical: em torno de um cancioneiro polifónico do século XV". Philosophica 19-20 (2002): 251-278. http://revistaphilosophica.weebly.com/2002.html.
    Publicado
  30. Ferreira, Manuel Pedro. "Indícios de contactos poético-musicais entre a cultura trovadoresca e a cultura árabo-andaluza". Xarajîb — Revista do Centro de Estudos Luso-árabes de Silves 2 (2002): 107-113.
    Publicado
  31. Ferreira, Manuel Pedro. "La emergencia de la escritura musical". Media Aetas 5 (2002): http://www.academia.edu/1710531/.
    No prelo
  32. Ferreira, Manuel Pedro. "Liturgie et musique à Cluny". Les Dossiers d´archéologie 269 (2001): 40-47.
    Publicado
  33. Ferreira, Manuel Pedro. "L´identité du motet parisien". Ariane 16 (2000): 83-92. http://www.academia.edu/5169760/.
    Publicado
  34. Ferreira, Manuel Pedro. "The Influence of Chant on the Cantigas de Santa Maria". Cantigueiros 11-12 (2000): 29-40.
    Publicado
  35. Ferreira, Manuel Pedro. "Codax revisitado". Anuario de estudos literarios galegos (1998): 157-168. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1396260.
  36. Ferreira, Manuel Pedro. "The Layout of the Cantigas: a Musicological Overview". Galician Review 2 (1998): 47-61. https://www.birmingham.ac.uk/schools/lcahm/departments/languages/sections/hispanic/about/galician/review/vol-2.aspx.
    Publicado
  37. Ferreira, Manuel Pedro. "As origens do Gradual de Braga". Didaskalia 25 (1995): 57-96. http://hdl.handle.net/10400.14/17490.
    Publicado
  38. Ferreira, Manuel Pedro. "Da Música na História de Portugal". Revista Portuguesa de Musicologia 4-5 (1995): 167-216. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/issue/view/22.
    Acesso aberto • Publicado
  39. Ferreira, Manuel Pedro. "The Stemma of the Marian Cantigas: Philological and Musical Evidence". Cantigueiros 6 (1994): 58-98.
    Publicado
  40. Ferreira, Manuel Pedro. "Three Fragments from Lamego". Revista de Musicología 16 1 (1993): 457-476. http://www.jstor.org/stable/20795903.
    Publicado
  41. Ferreira, Manuel Pedro. "A Sinfonia em Si b Maior de Carlos Seixas (?): notas sobre o estilo, a data e o autor". Revista Portuguesa de Musicologia 2 (1992): 147-160. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/73.
    Acesso aberto • Publicado
  42. Ferreira, Manuel Pedro. "Some Remarks on the Cantigas". Revista de Musicología 10 1 (1987): 115-116.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Ferreira, Manuel Pedro. "Armando Santiago: uma impressão pessoal", Glosas, 2020, http://glosas.mpmp.pt/armando-santiago-uma-impressao-pessoal/.
  2. Ferreira, Manuel Pedro. "A pandemia no quotidiano de um músico", Mural sonoro revista , 2020, www.muralsonoro.com/.
  3. Manuel Pedro Ferreira. "Ans Licht", Opernwelt, 2019, https://novaresearch.unl.pt/en/publications/817c1565-faad-4eb2-bc8a-84ca6294417f.
  4. Manuel Pedro Ferreira. "O Arquivo de José Mário Branco", Le Monde Diplomatique – Edição Portuguesa, 2019, https://novaresearch.unl.pt/en/publications/20a8caf4-0a27-4a42-a349-d6c0bba20d06.
  5. Manuel Pedro Ferreira. "O maestro", Jornal de Letras, Artes e Ideias, 2019, https://novaresearch.unl.pt/en/publications/31bff109-c811-44eb-9e19-d4b7152d4b79.
  6. Manuel Pedro Ferreira. "Antikes Ambiente", 2017, https://novaresearch.unl.pt/en/publications/5be1fe49-6db6-4eb7-ad99-3d9e3ecdd5f8.
  7. Manuel Pedro Ferreira. "»Weckruf aus Lissabon«", 2016, https://novaresearch.unl.pt/en/publications/fc582423-68d4-41df-9fee-45fb17d5de69.
  8. Ferreira, Manuel Pedro. "Music research goes Portuguese", Horizon 2020 Projects Portal, 2016, http://www.horizon2020publications.com/H10.
  9. Manuel Pedro Ferreira. "»Schlüssig, Ausgewogen«", 2016, https://novaresearch.unl.pt/en/publications/e7103053-db7a-4ebd-960e-c6b4e258d83a.
  10. Ferreira, Manuel Pedro. "Dom Dinis, trovador", Glosas, 2011
  11. Ferreira, Manuel Pedro. "Poesia: pistas musicais", Relâmpago, 2006, http://www.academia.edu/1370333/.
  12. Ferreira, Manuel Pedro. "Don Dionís de Portugal: un trovador desconocido/ King Dinis of Portugal: An Unknown Troubadour/ Dom Dinis de Portugal: un troubadour inconnu", Goldberg – Revista de Música Antigua, 2006
Capítulo de livro
  1. Ferreira, Manuel Pedro. "A letra e o seu tom na cantiga medieval". In Português: Palavra e Música, 25-37. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2023.
    Publicado
  2. Ferreira, Manuel Pedro. "Internal and External Rhymes in Galician-Portuguese Cantigas: Musical Strategies". In La rima tra filologia, metrica e musica dal Medioevo al Rinascimento, editado por Federico Di Santo, 21-39. Berlin, Alemanha: Freie Universität, 2023.
    Publicado
  3. Ferreira, Manuel Pedro. "«A confraria do Bom Jesus, Mestre André Dias de Escobar e as suas laudas espirituais» / “The Brotherhood of Bom Jesus, Master André Dias de Escobar and his spiritual laude”". In Loa, 10-17. Idanha-a-Nova, Portugal: Arte das Musas, 2023.
    Publicado
  4. Ferreira, Manuel Pedro; Huglo, Michel; Shailor, Barbara. "Research notes: “A Mozarabic musical scale?" (Appendix to Musica ex numeris by Michel Huglo)". In Music in the Carolingian World: Witnesses to a Metadiscipline. Essays in Honor of Charles M. Atkinson, 125-128. Bélgica: Brepols, 2023.
    Publicado
  5. Ferreira, Manuel Pedro. "Blunt or oblique: what troubadours meant in song". In La Comunicación Social en la Europa Medieval, editado por José María de Francisco Olmos; María de la Encarnación Martín López, 445-468. Madrid, Espanha: Editorial Dykinson, 2022.
    Publicado
  6. Ferreira, Manuel Pedro. "As Vésperas do dia de S. Bernardo: uma reconstituição". In Manuscritos de Alcobaça. Cultura, identidade e diversidade na unanimidade cisterciense, editado por Catarina Fernandes Barreira, 185-205. Lisboa - Alcobaça, 2022.
    Publicado
  7. Ferreira, Manuel Pedro. "Sing It Right: Micrologus X, Expanded Edition". In Io mi son giovinetta - Studi in ricordo di Leandra Scappaticci, editado por Castelain, Louis; Condello, Emma; Manfredi, Antonio, 99-132. Roma, Itália: Treccani, 2021.
    Publicado
  8. Ferreira, Manuel Pedro. "Ermeneutica delle Cantigas: recuperare il senso della notazione". In Analisi della Performance: Un ponte tra teoria e interpretazione, editado por Crea, Alba; Soveral, Madalena; Zurletti, Sara, 121-135. Lucca, Itália: Libreria Musicale Italiana, 2021.
    Publicado
  9. Ferreira, Manuel Pedro. "Medieval Iberian Song in its Mediterranean Context: from Andalusian Muwashshahat to the Cantigas de Santa Maria¿". In Music and Instruments of the Middle Ages: Essays in Honour of Christopher Page (Studies in Medieval and Renaissance Music, vol. 22), editado por Knighton, Tess; Skinner, David, 61-75. Woodbridge, Reino Unido: The Boydell Press, 2020.
    Publicado
  10. Ferreira, Manuel Pedro. "Venetian influence in fifteenth-century Portugal". In Cantus Planus: Papers read at the XVII meeting, Venice, Italy, 28 July - 1 August 2014, editado por Borders, James, 437-450. Venezia, Itália: Fondazione Ugo e Olga Levi, 2020.
    Publicado
  11. Ferreira, Manuel Pedro. "Pergaminhos em releitura". In Avatares y perspectivas del medievalismo ibérico, editado por Tomassetti, Isabella, 369-377. San Millán de la Cogolla, Espanha: CiLengua, 2019.
    Publicado
  12. Ferreira, Manuel Pedro. "O cantar dos trovadores: carta fictícia de Dom Dinis". In Portugal: Uma retrospectiva, 43-69. Lisboa, Portugal: Tinta-da-China, 2019.
    Publicado
  13. Ferreira, Manuel Pedro Ramalho; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH); Instituto de Estudos Medievais (IEM); Departamento de Ciências Musicais (DCM); Ferreira, Manuel Pedro. "Hermeneutics of the Cantigas: recovering notational sense". In Performance Analysis: A Bridge between Theory and Interpretation, editado por Soveral, Madalena; Zurletti, Sara, 11-28. Newcastle-upon-Tyne, Reino Unido: Cambridge Scholars, 2018.
    Publicado
  14. Ferreira, Manuel Pedro. "Tradicionalismo e inovação musical na cantiga paralelística". In The Vindel Parchment and Martin Codax / O Pergamiño Vindel e Martin Codax. The Golden Age of Medieval Galician Poetry / O esplendor da poesía galega medieval, editado por Rodríguez Guerra, Alexandre; Arias Freixedo, Xosé Bieito, 239-255. Amsterdam, Países Baixos: John Benjamins, 2018.
    Publicado
  15. Ferreira, Manuel Pedro. "Um panorama histórico da música na Sé de Braga até 1550". In Património e Devoção, editado por Lessa, Elisa Maria Maia da Silva; Araújo, Maria Marta Lobo de, 27-45. Braga, Portugal: Câmara Municipal de Braga e Santa Casa da Misericórdia de Braga, 2018.
    Publicado
  16. Ferreira, Manuel Pedro Ramalho; Fontes, João Luís Inglês; Departamento de Ciências Musicais (DCM); Instituto de Estudos Medievais (IEM); Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH); Ferreira, Manuel Pedro. "São Vicente em Lisboa: dois protagonistas (leitura histórica de um fragmento musical)". In Lisboa Medieval: Gentes, Espaços e Poderes, editado por Fontes, João Luís Inglês, 205-222. Lisboa, Portugal: IEM, 2017.
    Publicado
  17. Ferreira, Manuel Pedro. "Breves notas sobre o Iluminado 115". In Luz, Cor e Ouro. Manuscritos iluminados da Biblioteca Nacional de Portugal, editado por Barreira, Catarina Fernandes, 309-316. Lisboa, Portugal: Biblioteca Nacional de Portugal, 2017.
    Publicado
  18. Ferreira, Manuel Pedro. "O caderno Barbieri e as Cantigas de Santa Maria: uma nota de rodapé". In Música e História: Estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito, 3-25. Lisboa, Portugal: Colibri, 2017.
    Publicado
  19. Ferreira, Manuel Pedro Ramalho; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM-FCSH/NOVA); Instituto de Estudos Medievais (IEM); Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH). "Parody and Music: Iberian Examples". In Parodies courtoises, parodies de la courtoisie, 197-220. Paris, França: Garnier, 2016.
    Publicado
  20. Ferreira, Manuel Pedro. "Emulation and Hybridisation in Iberia: A Medieval Background". In Musical Exchanges, 1100-1650: Iberian connections, 3-17. Kassel, Alemanha: Reichenberger, 2016.
    Publicado
  21. Ferreira, Manuel Pedro. "Ler o Pergaminho Vindel: suporte; textos; autor". In Do canto à escrita: novas questões em torno da lírica galego-portuguesa, 19-28. Lisboa, Portugal: Instituto de Estudos Medievais / CESEM, 2016.
    Publicado
  22. Ferreira, Manuel Pedro. "Notas sibilinas: Alfonso X, Braga, y María". In La Sibila. Sonido, imagen, liturgia, escena, 87-104. Madrid, Espanha: Editorial Alpuerto, 2015.
    Publicado
  23. Ferreira, Manuel Pedro. "Solange Corbin et les sources musicales du Portugal". In Solange Corbin et les débuts de la musicologie médiévale, 77-88. Rennes, França: Presses Universitaires de Rennes, 2015.
    Publicado
  24. Ferreira, Manuel Pedro. "Antes de 1500: mil anos de música em Portugal". In Olhares sobre a História da Música em Portugal, editado por Costa, Jorge Alexandre, 17-82. Vila do Conde, Portugal: Verso da História, 2015.
    Publicado
  25. Ferreira, Manuel Pedro. "The Periphery Effaced: The Musicological Fate of the Cantigas". In ‘Estes Sons, esta Linguagem’. Essays on Music, Meaning and Society in Honour of Mário Vieira de Carvalho, editado por Castro, Paulo Ferreira de; Stöck, Gilbert; Stöck, Katrin, 23-39. Leipzig, Alemanha: Gudrun Schröder-Verlag, 2015.
    Publicado
  26. Ferreira, Manuel Pedro. "A música na Ordem de Cister e os antifonários de Arouca". In Cister no Douro, 34-39. Lamego, Portugal: Direcção Regional de Cultura do Norte/ Museu de Lamego / Vale do Varosa, 2015.
    Publicado
  27. Ferreira, Manuel Pedro. "Os cantares polifónicos a S. João na tradição popular minhota". In Caminhos e Diálogos de Antropologia Portuguesa. Homenagem a Benjamim Pereira, 147-154. Viana do Castelo, Portugal: Câmara Municipal de Viana do Castelo, 2014.
    Publicado
  28. Ferreira, Manuel Pedro. "Paródia e contrafactum: em torno das cantigas de Afonso X, o Sábio". In Cantigas trovadorescas: da Idade Média aos nossos dias, editado por Lopes, Maria da Graça Videira; Masini, Manuele, 19-43. Pisa: IEM, 2014.
    Publicado
  29. Ferreira, Manuel Pedro. "Liturgia bracarense: origens, fontes, posteridade". In O clero secular medieval e as suas catedrais: novas perspectivas e abordagens, editado por Morujão, Maria do Rosário; Saraiva, Anísio Miguel, 123-140. Lisboa, Portugal: CEHR, 2014.
    Publicado
  30. Ferreira, Manuel Pedro. "Observações sobre o regimento e o enquadramento horário da Capela de D. Duarte". In D. Duarte e a sua época: arte, cultura, poder e espiritualidade, editado por Barreira, Catarina Fernandes; Seixas, Miguel Metelo, 29-47. Lisboa, Portugal: Ponte Romana Edições, 2014.
    Publicado
  31. Ferreira, Manuel Pedro. "Understanding the Cantigas: Preliminary Steps". In Analizar, interpretar, hacer música: de las Cantigas de Santa María a la organología. Escritos in memoriam Gerardo V. Huseby, editado por Plesch, Melanie, 127-152. Buenos Aires, Argentina: Gourmet Musical Ediciones, 2013.
    Publicado
  32. Ferreira, Manuel Pedro. "O estudo da música medieval em Portugal no seu contexto interdisciplinar (1940-2010)". In Alteridade consoante. Estudos sobre Música, Literatura e Iconografia, 189-211. Manaus, Brasil: Valer, 2013.
    Publicado
  33. Ferreira, Manuel Pedro. "The Lisbon Office for the Translation of St. Vincent". In A Musicological Gift: Libro Homenaje for Jane Morlet Hardie, 57-86. Lions Bay, Canadá: Institute of Mediaeval Music, 2013.
    Publicado
  34. Ferreira, Manuel Pedro. "Dating a Fragment: A Cistercian Litany and its Historical Context". In 'Quod ore cantas corde credas': Studi in onore di Giacomo Baroffio Dahnk, editado por Scappaticci, Leandra, 293-313. Roma, Itália: Libreria Editrice Vaticana, 2013.
    Publicado
  35. Ferreira, Manuel Pedro. "Ecos do Jazz-Band: Ilustrações portuguesas". In A Dança e a Música nas Artes Plásticas do Século XX, editado por Acciaiuoli, Margarida; Castro, Paulo Ferreira de, 75-105. Lisboa, Portugal: Colibri, 2012.
    Publicado
  36. Ferreira, Manuel Pedro. "Presenças musicais: do Cancioneiro de Resende ao Cancioneiro de Elvas (passando pelo Cancioneiro da Biblioteca Nacional)". In Cancioneiro Geral de Garcia de Resende: Um Livro à Luz da História, 105-122. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Húmus, 2012.
    Publicado
  37. Ferreira, Manuel Pedro. "Medieval Music in Portugal Within its Interdisciplinary Context (1940-2010)". In The Historiography of Medieval Portugal (c. 1950-2010), editado por Mattoso, José, 111-129. Lisboa, Portugal: Instituto de Estudos Medievais, 2011.
    Publicado
  38. Ferreira, Manuel Pedro. "Le Cantigas de Santa Maria". In Atlante Storico della Musica nel Medioevo, 168-169. Milão, Itália: Jaca Book, 2011.
    Publicado
  39. Ferreira, Manuel Pedro. "A música no códice rico: formas e notação". In Alfonso X El Sabio (1221-1284), Las Cantigas de Santa María: Códice Rico, Ms. T-I-1, Real Biblioteca del Monasterio de San Lorenzo de El Escorial, 189-204. Madrid, Espanha: Testimonio, 2011.
    Publicado
  40. Ferreira, Manuel Pedro. "O tratado musical de Leiria". In Art Treatises and their circulation in Portugal. Tratados de Arte e a sua circulação em Portugal, 179-196. Lisboa, Portugal: Scribe, 2011.
    Publicado
  41. Ferreira, Manuel Pedro; Alvarenga, João Pedro d'. "The Liber introitus of Miguel da Fonseca, and a Possible Improvisatory Model". In Heinrich Isaac and Polyphony for the Proper of the Mass in the Late Middle Ages and Renaissance, 81-121. Turnhout, Bélgica: Brepols, 2011.
    Publicado
  42. Ferreira, Manuel Pedro. "Ambiguidade, repetição, interpretação: o caso das Cantigas de Santa Maria 162 e 267". In Estudos de edición crítica e lírica galego portuguesa. [Verba: Anuario Galego de Filoloxía. Anexo 67], 287-298. Santiago de Compostela, Espanha: Universidade de Santiago de Compostela, Servizo de Publicacións e Intercambio Científico, 2010.
    Publicado
  43. Ferreira, Manuel Pedro. "A música litúrgica na diocese de Braga durante a Idade Média: Estado da questão". In A Catedral de Braga. Arte, Liturgia e Música, do final do século XI à época tridentina, 93-135. Lisboa, Portugal: Arte das Musas, 2009.
    Publicado
  44. Ferreira, Manuel Pedro. "São Geraldo de Braga e o seu culto litúrgico". In A Catedral de Braga. Arte, Liturgia e Música, do final do século XI à época tridentina, 208-236. Lisboa, Portugal: Arte das Musas, 2009.
  45. Ferreira, Manuel Pedro. "A música antiga nos manuscritos de Arouca: contribuição para um catálogo". In O órgão do Mosteiro de Arouca: conservação e restauro do património musical, 40-53. Vila Real - Arouca, Portugal: Direcção Regional de Cultura do Norte / Câmara Municipal de Arouca, 2009.
    Publicado
  46. Ferreira, Manuel Pedro. "Dufay in Analysis, or — Who Invented the Triad?". In 'New Music', 1400-1600: Papers from an International Colloquium on the Theory, Authorship and Transmission of Music in the Age of the Renaissance (Lisbon-Évora, 27-29 May 2003), 25-64. Évora, Portugal: Casa do Sul, 2009.
    Publicado
  47. Ferreira, Manuel Pedro. "The Lamentation of Asterix: Conclusit vias meas inimicus". In Medieval Sacred Chant: from Japan to Portugal /Canto sacro medieval: do Japão a Portugal, 125-157. 2008.
  48. Ferreira, Manuel Pedro. "Panorâmica da música em Portugal na Idade Média e no Renascimento (448-1578)". In Antologia de Música em Portugal na Idade Média e no Renascimento, 9-93. Lisboa, Portugal: Arte das Musas, 2008.
    Publicado
  49. Ferreira, Manuel Pedro. "Cluny at Fynystere: One Use, Three Fragments". In Studies in Medieval Chant and Liturgy in Honour of David Hiley, editado por Bailey, Terence; Dobszay, László, 179-228. Ottawa, Canadá: Institute of Mediaeval Music / Hungarian Academy of Sciences (Institute for Musicology), 2007.
    Publicado
  50. Ferreira, Manuel Pedro. "Trajectórias da música em Portugal no século XX. Escorço histórico preliminar". In Dez compositores portugueses. Percursos da escrita musical no século XX, 25-52-366-377. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 2007.
    Publicado
  51. Ferreira, Manuel Pedro. "Cláudio Carneyro: o caso Khroma". In Dez compositores portugueses. Percursos da escrita musical no século XX, 113-26-378-80. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 2007.
    Publicado
  52. Ferreira, Manuel Pedro. "Libera me — uma leitura". In Dez compositores portugueses. Percursos da escrita musical no século XX, 329-41-384. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 2007.
  53. Ferreira, Manuel Pedro. "A reinvenção do sentimento em Ricercari, de Clotilde Rosa". In Dez compositores portugueses. Percursos da escrita musical no século XX, 347-64-384-85. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 2007.
    Publicado
  54. Ferreira, Manuel Pedro. "A conjunção de música e poesia na Península Ibérica, da Idade Média ao Renascimento". In Concerto das Artes, 421-445. Porto, Portugal: Campo das Letras, 2007.
    Publicado
  55. Ferreira, Manuel Pedro. "Uma questão de ritmo". In Interpretação musical. Teoria e prática, editado por Martingo, Ângelo, 219-246. Lisboa, Portugal: Colibri, 2007.
    Publicado
  56. Ferreira, Manuel Pedro. "Para uma arqueologia melódica do romanceiro de Alcácer Quibir". In Romances de Alcácer Quibir, 201-206. Lisboa, Portugal: Colibri, 2007.
    Publicado
  57. Ferreira, Manuel Pedro. "Two Offices for St. Gerald: Braga and Aurillac". In Commemoration, Ritual and Performance: Essays in Medieval and Early Modern Music, editado por Hardie, Jane Morlet, 37-52. Ottawa, Canadá: Institute of Mediaeval Music, 2006.
    Publicado
  58. Ferreira, Manuel Pedro. "Ensinar História da Música: uma experiência". In A requalificação do ensino superior e universitário em Portugal: Estudos de caso, editado por Candeias, António; Pinto, Patrícia Rosado; Campos, Cristina, 115-127. Lisboa, Portugal: ISPA, 2005.
    Publicado
  59. Ferreira, Manuel Pedro. "New Light on St. Bernard's Chant Reform: Guido of Eu and the Earliest Cistercian Choirbooks". In Cantus Planus-2002. Russkaya versiya, 77-82. São Petersburgo, Rússia: Compozitor, 2004.
    Publicado
  60. Ferreira, Manuel Pedro. "Proportions in Ancient and Medieval Music". In Mathematics and Music. A Diderot Mathematical Forum, editado por Assayag, Gerard; Feichtinger, Hans G; Rodrigues, José, 1-25. Berlim, Alemanha: Springer, 2002.
    Publicado
  61. Ferreira, Manuel Pedro. "A obra de Jorge Peixinho: problemática e recepção". In Jorge Peixinho. In memoriam, editado por Machado, Jorge, 223-286. Lisboa, Portugal: Caminho, 2002.
    Publicado
  62. Ferreira, Manuel Pedro. "Afinidades musicais: as cantigas de loor e a lírica profana galego-portuguesa". In Memória dos Afectos — Homenagem da Cultura Portuguesa a Giuseppe Tavani, 187-205. Lisboa, Portugal: Colibri, 2001.
    Publicado
  63. Ferreira, Manuel Pedro. "La musica delle cantigas galego-portoghesi. Bilancio di vent'anni di ricerche (1977-1998)". In Civiltà letteraria dei paesi di espressione portoghese, I: Il Portogallo. 1. Dalle origini al Seicento, editado por Picchio, Luciana Stegagno, 167-179. Firenze: Passigli Editori, 2001.
    Publicado
  64. Ferreira, Manuel Pedro. "Iberian Monophony". In A Performer’s Guide to Medieval Music, editado por Duffin, Ross W, 144-157. Bloomington, Estados Unidos: Indiana University Press, 2000.
    Publicado
  65. Ferreira, Manuel Pedro. "Musik und Betonung in cantigas d´amigo". In Frauenlieder — Cantigas de amigo, editado por Cramer, Thomas; Greenfield, John; Kasten, Ingrid, 247-257. Stuttgart, Alemanha: S. Hirzel, 2000.
    Publicado
  66. Ferreira, Manuel Pedro. "Andalusian music and the Cantigas de Santa Maria". In Cobras e Som. Papers from a Colloquium on the Text, Music and Manuscripts of the Cantigas de Santa Maria, editado por Parkinson, Stephen, 7-19. Oxford, Reino Unido: Legenda, 2000.
    Publicado
  67. Ferreira, Manuel Pedro. "A importancia do Pergamiño Vindel". In Johán de Cangas. Martín Codax. Meendinho: Lírica Medieval, 1200-1350, 55-68. Vigo, Espanha: Xerais, 1998.
    Publicado
  68. Ferreira, Manuel Pedro. "A música das cantigas galego-portuguesas: balanço de duas décadas de investigação (1977-1997)". In Ondas do Mar de Vigo, editado por Flitter, Derek W.; Baubeta, Patricia O., 58-71. Birmingham, Reino Unido: Seminario de Estudios Galegos, 1998.
    Publicado
  69. Ferreira, Manuel Pedro. "As raízes medievais dos instrumentos musicais europeus". In Fábricas de Sons: Instrumentos de música europeus dos séculos XVI a XX, editado por Alvarenga, João Pedro d', 33-40. Lisboa, Portugal: Electa, 1994.
    Publicado
  70. Ferreira, Manuel Pedro. "Bases para la transcripción: el canto gregoriano y la notación de las Cantigas de Santa María/ Bases for Transcription: Gregorian Chant and the Notation of the Cantigas de Santa Maria". In Los instrumentos del Pórtico de la Gloria: Su reconstrucción y la música de su tiempo, 573-621. La Coruña, Espanha: Fundación Pedro Barrié de la Maza, Conde de Fenosa, 1993.
    Publicado
  71. Ferreira, Manuel Pedro. "Música Judaica e Música Cristã: uma herança recíproca". In O Judaísmo na Cultura Ocidental, editado por Mendes, Anabela, 101-108. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.
    Publicado
  72. Ferreira, Manuel Pedro. "Os Instrumentos Musicais no Túmulo de D. Inês de Castro". In Estudos em Homenagem a Ernesto Veiga de Oliveira, 167-186. Lisboa, Portugal: INIC, 1989.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Ferreira, Manuel Pedro; Alvarenga, João Pedro d'. Six Centuries of Music/ Seis séculos de música: raridades manuscritas em Portugal (1000-1600). CESEM / Biblioteca Nacional de Portugal, 2021.
  2. Ferreira, Manuel Pedro; Instituto de Estudos Medievais (IEM); Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH); Departamento de Ciências Musicais (DCM). Todas as teclas: Macário Santiago Kastner. Catálogo da exposição. CESEM, 2019.
  3. Ferreira, Manuel Pedro. Harmonias do céu e da terra: A música nos manuscritos de Guimarães (séculos XII-XVII) / Harmonies of Heaven and Earth: The music in the manuscripts of Guimarães (12th-17th centuries). CESEM, 2012.
Edição de livro
  1. Ferreira, Manuel Pedro. Música e História: Estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito. Lisboa, Portugal: Colibri. 2017.
    Publicado • Editor
  2. Lopes, Maria da Graça Videira; Ferreira, Manuel Pedro Ramalho; Instituto de Estudos Medievais (IEM); Departamento de Estudos Portugueses (DEP); Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH); Departamento de Ciências Musicais (DCM). Do Canto à Escrita: novas questões em torno da lírica galego-portuguesa — Nos cem anos do Pergaminho Vindel. Lisboa, Portugal: IEM-FCSH/NOVA - CESEM-FCSH/NOVA. 2016.
    Publicado • https://doi.org/10.34619/hsld-4tgi • Editor
  3. Ferreira, Manuel Pedro. Musical Exchanges, 1100-1650: Iberian connections. Kassel, Alemanha: Reichenberger. 2016.
    Publicado • Editor
  4. Ferreira, Manuel Pedro. Cantigas medievais galego-portuguesas: corpus integral profano. Lisboa, Portugal: Biblioteca Nacional de Portugal. 2016.
    Publicado • Editor
  5. Ferreira, Manuel Pedro. Cantigas de Trovadores: de amigo, de amor, de maldizer. Lisboa, Portugal: A Bela e o Monstro. 2015.
    Publicado • Editor
  6. Ferreira, Manuel Pedro. A Catedral de Braga. Arte, Liturgia e Música, do final do século XI à época tridentina. Lisboa, Portugal: Arte das Musas. 2009.
    Publicado • Editor
  7. Ferreira, Manuel Pedro. 'New Music', 1400-1600: Papers from an International Colloquium on the Theory, Authorship and Transmission of Music in the Age of the Renaissance (Lisbon-Évora, 27-29 May 2003). Évora - Lisboa, Portugal: Casa do Sul. 2009.
    Publicado • Editor
  8. Ferreira, Manuel Pedro. Medieval Sacred Chant: from Japan to Portugal /Canto sacro medieval: do Japão a Portugal. Lisboa, Portugal: Colibri. 2008.
    Publicado • Editor
  9. Ferreira, Manuel Pedro. Dez compositores portugueses. Percursos da escrita musical no século XX. Lisboa, Portugal: Dom Quixote. 2007.
    Publicado • Editor
  10. Ferreira, Manuel Pedro. Grandes Orquestras Mundiais. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian / Caixa Geral de Depósitos /Nestlé/ Lisboa 94. 1994.
    Publicado • Editor
  11. Ferreira, Manuel Pedro. Integrais de Música de Câmara. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian /Lisboa 94. 1994.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Ferreira, Manuel Pedro. "Revista Portuguesa de Musicologia, nova série". 1 1 (2014): http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/issue/view/4.
    Publicado • Editor associado
  2. Ferreira, Manuel Pedro. "Revista Portuguesa de Musicologia". 14-15 (2005): http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/issue/view/24.
    Publicado • Editor convidado
Entrada de dicionário
  1. Ferreira, Manuel Pedro. "“Cantiga”, “Martin Codax”, “Iberian polyphony before 1500”, “Iberian music before 1500: sources”". In Oxford Dictionary of the Middle Ages, editado por Bjork, Robert E.. Oxford University Press, 2010.
    Publicado
  2. Ferreira, Manuel Pedro. "“Afonso, Alvaro”, “Cluniac monks” [with Michel Huglo], “Codax, Martin”, “King Dinis”, “Silva, Tristão da”, “Sources, MS (Secular monophony, Gallego-Portuguese) III, 6”, “Vicente, Gil”, “Delgado, Alexandre”, “Rosa, Clotilde”". In The New Grove Dictionary of Music and Musicians, editado por Sadie, Stanley. MacMillan, 2001.
    Publicado
  3. Ferreira, Manuel Pedro. "«Airas de Santiago, Joan», «Anes Marinho, Pero», «Cantiga», «Cantiga de amigo», «Cantiga de amor», «Cantiga de escárnio e maldizer», «Codax, Martin»". In Diccionario de la Música Española e Hispanoamericana, 1999.
    Publicado
  4. Ferreira, Manuel Pedro. "«Cantiga (música)», «Cantiga de seguir», «Cantigas de Santa Maria (música)» «Lai (música)», «Martin Codax», «Música», «Pergaminho Vindel»". In Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa, editado por Tavani, Giuseppe; Lanciani, Giulia. Caminho, 1993.
Entrada de enciclopédia
  1. Ferreira, Manuel Pedro. "Ferreira, Manuel Pedro". In Die Musik in Geschichte und Gegenwart (online). Bärenreiter, 2023.
    Publicado
  2. Ferreira, Manuel Pedro. "Manuscritos de Arouca". In Enciclopédia do Românico em Portugal, editado por Guedes, César; ROSAS, Lúcia Maria Cardoso; BOTELHO, Maria Leonor; Barroca, Mário. Fundación Santa María la Real, 2023.
    Publicado
  3. Ferreira, Manuel Pedro. "«Arquivos e acervos, 66: Biblioteca Pública Municipal do Porto» (vol. I, p. 66) , «Ávila Pereira, Humberto Eduardo António Fortes d' » (vol. I, p. 89), «Corbin de Mangoux, Solange» (vol. II, p. 333), «Cramol» (vol. II, p. 349), «Grupo de Música Antiga de Lisboa» (vol. II, pp. 587-88), «Juventude Musical Portuguesa» (vol. II, pp. 666-69)". In Enciclopédia de Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa. Círculo de Leitores /Temas e Debates, 2010.
    Publicado
  4. Ferreira, Manuel Pedro. "«Moody, Ivan William George» (vol. III, pp. 809-10), «Orey, Francisco Manuel Cardoso d' » (vol. III, p. 939), «Pimentel, Helena Lamas» (vol. III, p. 1004), «Portugal, José Bernardino Blanc de» (vol. III, pp. 1058-59) e «Santos, Joaquim» (vol. IV, p. 1174).". In Enciclopédia de Música em Portugal no Século XX, editado por Castelo-Branco, Salwa. Círculo de Leitores/Temas e Debates, 2010.
  5. Ferreira, Manuel Pedro. "«Dinis, Dom»; «Delgado (Rosa), Alexandre»". In Die Musik in Geschichte und Gegenwart (Personenteil). Bärenreiter, 2001.
    Publicado
  6. Ferreira, Manuel Pedro. "Codax, Martin". In Biblos - Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa. Verbo, 1995.
    Publicado
Livro
  1. Ferreira, Manuel Pedro; Tender, Luísa. Der Klangfischer: Zehn Stücke für Klavier musikalische Anregungen und pianistische Gedanken. Lisboa, Portugal: CESEM. 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.34619/mdev-itos
  2. Ferreira, Manuel Pedro; Tender, Luísa. O pescador de sons: desafios para piano em dez peças inéditas. Lisboa, Portugal: CESEM. 2019.
    Publicado
  3. Ferreira, Manuel Pedro. A Notação das Cantigas de Santa Maria: Edição Diplomática, I / The Notation of the Cantigas de Santa Maria: Diplomatic Edition, I. Lisboa, Portugal: CESEM. 2017.
    Publicado
  4. Ferreira, Manuel Pedro. A Notação das Cantigas de Santa Maria: Edição Diplomática, II / The Notation of the Cantigas de Santa Maria: Diplomatic Edition, II. Lisboa, Portugal: CESEM. 2017.
    Publicado
  5. Ferreira, Manuel Pedro. A Notação das Cantigas de Santa Maria: Edição Diplomática, III / The Notation of the Cantigas de Santa Maria: Diplomatic Edition, III. Lisboa, Portugal: CESEM. 2017.
    Publicado
  6. Ferreira, Manuel Pedro. Revisiting the Music of Medieval France: from Gallican chant to Dufay. Farnham-Burlington, Reino Unido: Ashgate. 2012.
    Publicado
  7. Ferreira, Manuel Pedro. Aspectos da Música Medieval no Ocidente Peninsular, vol. 2: Música eclesiástica. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional- Casa da Moeda / Fundação Calouste Gulbenkian. 2010.
    Publicado
  8. Ferreira, Manuel Pedro. Aspectos da Música Medieval no Ocidente Peninsular, vol. 1: Música palaciana. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional - Casa da Moeda / Fundação Calouste Gulbenkian. 2009.
    Publicado
  9. Ferreira, Manuel Pedro. Antologia de Música em Portugal na Idade Média e no Renascimento. Lisboa, Portugal: Arte das Musas. 2008.
    Publicado
  10. Ferreira, Manuel Pedro. Cantus Coronatus — 7 cantigas d’El-Rei Dom Dinis / by King Dinis of Portugal. Kassel, Alemanha: Reichenberger. 2005.
    Publicado
  11. Ferreira, Manuel Pedro. Porto 714: Um manuscrito precioso. Porto, Portugal: Campo das Letras. 2001.
    Publicado
  12. Ferreira, Manuel Pedro. O Cancioneiro da Biblioteca Públia Hortênsia de Elvas: Edição facsimilada, com Estudo Introdutório de —. Lisboa, Portugal: IPPC. 1989.
    Publicado
  13. Ferreira, Manuel Pedro. O Som de Martin Codax — Sobre a dimensão musical da lírica galego-portuguesa (séculos XII-XIV). Portugal. 1986.
Prefácio / Posfácio
  1. Ferreira, Manuel Pedro; Ana Cláudia de Assis. "Prefácio". Prefácio para A caminho de novos portos: o piano de Jorge Peixinho no intercâmbio musical entre Brasil e Portugal (1970-1990), 9-12. Lisboa, Portugal: CESEM. 2023.
    Publicado
  2. Ferreira, Manuel Pedro. "Prefácio". Prefácio para Convergências musicais: gosto, identidade e mundo, editado por Ribeiro, Paula Gomes; Chaves, Zuelma Paula Miranda Duarte; Malhado, André, 7-8. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Edições Húmus. 2022.
    Publicado
  3. Ferreira, Manuel Pedro; Olival, Fernanda; López-Salazar, Ana Isabel. "Prefácio". Prefácio para Os agentes do serviço musical das catedrais de Elvas e Portalegre, 13-17. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Edições Húmus. 2022.
    Publicado
  4. Ferreira, Manuel Pedro. "Prefácio". Prefácio para Clotilde Rosa - In memoriam, editado por Machado, José Sá; Machado, Bernardo Sá, 17-19. Lisboa, Portugal: AVA Musical Editions. 2020.
    Publicado
  5. Ferreira, Manuel Pedro; Beirão, Christine Wasserman. "Prefácio". Prefácio para José Vianna da Motta: Cartas de Portugal a Margarethe Lemke, 1885 – 1908, 19-19. Lisboa, Portugal: Biblioteca Nacional de Portugal. 2018.
    Publicado
  6. Ferreira, Manuel Pedro. "Historiar a vida musical portuguesa: um percurso exemplar". Prefácio para Música e História: Estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito, editado por Cascudo, Teresa, xi-xvi. Lisboa, Portugal: Colibri. 2017.
    Publicado • Editor
  7. Ferreira, Manuel Pedro; Cota, Cristina. "Prefácio". Prefácio para A música no Convento de Cristo em Tomar desde finais do século XV até finais do século XVIII, 11-12. Lisboa, Portugal: Colibri. 2017.
    Publicado
  8. Ferreira, Manuel Pedro; Castro, Zília Osório. "Apresentação". Prefácio para Falar de mulheres: dez anos depois, 11-12. Lisboa, Portugal: Humus. 2016.
    Publicado
  9. Ferreira, Manuel Pedro; Knighton, Tess. "Prefácio". Prefácio para Gonçalo de Baena: Arte para Tanger (Lisboa, 1540), 7-11. Lisboa, Portugal: Colibri. 2012.
    Publicado
Recurso online
  1. Ferreira, Manuel Pedro; Rowland, Clara. Elogio de Gilberto Gil. 2023. https://www.unl.pt/sites/default/files/gilberto_gil_-_prof_clara_rowland_e_prof._manuel_pedro_ferreira.pdf.
Revisão de livro
  1. Ferreira, Manuel Pedro. "Meritxell Simó, ed., Los motz e·l so afinant — Cantar, llegir, escriure la lírica dels trobadors". Revisão de Los motz e·l so afinant — Cantar, llegir, escriure la lírica dels trobadors 98, 3 (2023): 932-934. https://www.journals.uchicago.edu/toc/spc/2023/98/3.
    Publicado
  2. Ferreira, Manuel Pedro. "Dwight F. Reynolds, The Musical Heritage of Al-Andalus". Revisão de The Musical Heritage of Al-Andalus 31, 1 (2022): 91-94.
    Publicado • https://doi.org/10.1017/S0961137122000043
  3. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: José Alberto Sardinha, Danças populares do Corpus Christi de Penafiel (Vila Verde, Tradisom, 2012), 256 pp. + CD e DVD ISBN: 9789728644291". Revisão de Danças populares do Corpus Christi de Penafiel (2016): 183-188. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/294.
    Publicado
  4. Ferreira, Manuel Pedro. "Notícia de alguns livros sobre música antiga publicados em França e em Espanha". 14/15 (2010): 215-218. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/219.
    Publicado
  5. Ferreira, Manuel Pedro; Sacramento, José. "Recensão: Vários, Compositores do Porto do século XX". 14-15 (2010): 230-234. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/223.
    Publicado
  6. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: Luís Henrique, Acústica Musical". Revisão de Acústica Musical 14-15 (2010): 222-225. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/221.
    Publicado
  7. Ferreira, Manuel Pedro. "Review of Bryan Gillingham, Music in the Cluniac Ecclesia: A Pilot Project". 84/2, (2009): 438-439. https://www.journals.uchicago.edu/doi/pdfplus/10.1017/S0038713400018340.
    Publicado
  8. Ferreira, Manuel Pedro. "A propósito de una nueva lectura de la música de las Cantigas de Santa Maria". Revisão de Interpretando la música medieval del siglo XIII 5, (2007): 307-315. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2363330.
    Publicado
  9. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: Maricarmen Gómez Muntané, La música medieval en España". Revisão de La música medieval en España 13 (2003): 247-250. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/201.
    Publicado
  10. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: José Paulo da Costa Antunes, «Soli Deo Gloria»". Revisão de «Soli Deo Gloria». Um contributo interdisciplinar para a fundamentação da dimensão musical da liturgia cristã 13 (2003): 244-246. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/200.
    Publicado
  11. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: José Alberto Sardinha, Tradições Musicais da Estremadura". (2001): 20-21.
    Publicado
  12. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: Martin G. Cunningham, Afonso X, o Sábio. Cantigas de Loor". Revisão de Afonso X, o Sábio. Cantigas de Loor 11 (2001): 203-208. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/192.
    Publicado
  13. Ferreira, Manuel Pedro. "A propósito da Idade Média [livros de K. Levy, R. Steiner, K. E. Nelson, Mª S. Lannutti]". 9 (1999): 153-164. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/181.
    Publicado
  14. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: Sérgio Azevedo, A Invenção dos Sons". Revisão de A Invenção dos Sons 15 (1999):
    Publicado
  15. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: Gil Miranda, Jorge Croner de Vasconcellos". Revisão de Jorge Croner de Vasconcellos: Vida e obra musical 10/11 (1998):
    Publicado
  16. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: R. V. Nery / P. F. Castro, História da Música; M. C. Brito / L. Cymbron, História da Música Portuguesa". 24 (1993):
    Publicado
  17. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: Joseph Kerman, Musicologia; Danièle Pistone, A ópera italiana no século XIX". 305 (1988):
    Publicado
  18. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: António Victorino d'Almeida, Música e Variações". Revisão de Música e Variações. História da Música Ocidental 297 (1988):
    Publicado
  19. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: Joseph Scherpereel, A orquestra e os instrumentistas da Real Câmara". Revisão de A orquestra e os instrumentistas da Real Câmara de Lisboa de 1764 a 1834 214 (1986):
    Publicado
  20. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: Humberto d'Ávila, «Vida e obra de Almeida Mota — revisão e estado actual das investigações»". 206 (1986):
    Publicado
  21. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: Jean-Jacques Nattiez et al., Semiologia da Música". Revisão de Semiologia da Música 206 (1986):
    Publicado
  22. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: José M. Bettencourt da Câmara, Para a sociologia da música tradicional açoriana". Revisão de Para a sociologia da música tradicional açoriana 163 (1985):
    Publicado
  23. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: José Augusto Alegria, O ensino e a prática da música nas Sés de Portugal". Revisão de O ensino e a prática da música nas Sés de Portugal 162 (1985):
    Publicado
  24. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: João Ranita da Nazaré, Prolegomènes à l'Ethnosociologie de la musique". Revisão de Prolegomènes à l'Ethnosociologie de la musique 151 (1985):
    Publicado
  25. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: Francisco de Holanda, Da Pintura Antiga". Revisão de Da Pintura Antiga 137 (1985):
    Publicado
  26. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: William Mann, A Música no Tempo". Revisão de A Música no Tempo (1983):
    Publicado
  27. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: Ernesto Veiga de Oliveira, Instrumentos musicais populares portugueses, 2ª edição". Revisão de Instrumentos musicais populares portugueses (1982):
    Publicado
  28. Ferreira, Manuel Pedro. "Recensão: Miguel Esteves Cardoso, Escrítica Pop". Revisão de Escrítica Pop. Um quarto da quarta década do Rock 77 (1982):
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Ferreira, Manuel Pedro. "Music at Cluny: The Tradition of Gregorian Chant for the Proper of the Mass. Melodic Variants and Microtonal Nuances". Doutoramento, 1997.
Tradução
  1. Ferreira, Manuel Pedro. Martin Codax: the (hi)story told by music. Lisboa, Portugal: author. 2023.
    Publicado
Website
  1. Ferreira, Manuel Pedro. Arquivo José Mário Branco. 2018. http://arquivojosemariobranco.fcsh.unl.pt.
  2. Rui Araújo; Manuel Pedro Ferreira; Nuno Raimundo; Zuelma Chaves; David Cranmer; Cláudia Véstia. Catálogo do Arquivo Musical do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança. 2018. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/b5b102bc-1d7d-434b-adfa-1a79472f7559.
  3. Ferreira, Manuel Pedro. Cantigas de seguir: modelos Occitânicos e Franceses (Galician-Portuguese contrafacta: Occitan and French models). 2017. http://cantigas.fcsh.unl.pt/contrafacta.asp.
  4. Ferreira, Manuel Pedro. Acervo histórico do Mosteiro de Arouca - Catálogo. 2016. http://arouca.fcsh.unl.pt.
  5. Ferreira, Manuel Pedro. Portuguese Early Music Database. 2012. http://pemdatabase.eu/.
  6. Ferreira, Manuel Pedro. Cantigas Medievais Galego-Portuguesas. 2011. http://cantigas.fcsh.unl.pt/.
Atividades

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Súmula: Revista de teoría y análisis musical Sociedad de Análisis y Teoría Musical
2015 - Atual Cuadernos de Música Iberoamericana Instituto Complutense de Ciencias Musicales
2015 - Atual Diagonal: An Ibero-American Music Review Center for Iberian and Latin American Music at the University of California, Riverside
2012 - Atual Medievalia Universitat Autònoma de Barcelona
2010 - Atual Opus: Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação
2003 - Atual Plainsong & Mediæval Music Cambridge University Press

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - 2024 Commission Internationale Mixte (RILM)
Membro
Répertoire International de Littérature Musicale, Estados Unidos

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - 2022 Project evaluation, ERC
2021 - 2021 Project evaluation, ERC
2018 - 2018 Project evaluation, ANR Agence nationale de la recherche, França
2016 - 2016 Member of international panel of experts, Kyoto Prize Koeki Zaidan Hojin Inamori Zaidan, Japão
2016 - 2016 Prêmio de Estudos Musicológicos Euro-Latino-Americanos Príncipe Francesco Maria Ruspoli
2013 - 2013 Project evaluation, FWOV Fonds Wetenschappelijk Onderzoek Vlaanderen, Bélgica
2011 - 2011 Project evaluation, FWOV Fonds Wetenschappelijk Onderzoek Vlaanderen, Bélgica
2006 - 2006 Project evaluation, ISF Israel Science Foundation, Israel
Distinções

Prémio

2010 Honorary Mention (Medieval History Prize)
Câmara Municipal de Viseu - Prémio de História Medieval Portuguesa A. de Almeida Fernandes, Portugal
1987 Prémio de Ensaísmo Musical (Portuguese Council of Music Prize for Music Essay)
Conselho Português da Música, Portugal

Outra distinção

2010 Nomination and election as member of the Academia Europaea
Academia Europaea, Reino Unido
1991 Harold Dodds honorific grant
Princeton University, Estados Unidos