Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- José Manuel Reis Jorge
Nomes de citação
- Reis-Jorge, José
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AB19-A2E4-6D6D
- ORCID iD
- 0000-0002-8031-600X
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=TCqDeZQAAAAJ&hl=pt-PT
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1992/10/10 - 2000/01/10
Concluído
|
Education (Doctor of Philosophy)
Especialização em Teacher Education
University of Bristol Graduate School of Education, Reino Unido
"On becoming a teacher-researcher in an academic context of in-service education: Case study of a group of EFL teachers.
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved |
1990/10/06 - 1992/09/02
Concluído
|
TEFL (Master Universitario)
Especialização em TEFL
University of Bristol Graduate School of Education, Reino Unido
"Reflecting on reflecting: A study of a teacher education course." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
A |
1975/10/02 - 1980/07/30
Concluído
|
Licenciatura em Filologia Germânica (Licenciatura)
Especialização em Filologia Germânica
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
13 |
1972/10/02 - 1978/07/30
Concluído
|
Estudos Anglo-Americanos (Mestrado)
Especialização em Estudos Anglo-Americanos
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
12,5 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/10/01 - Atual | Professor Coordenador Principal (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
2010/10/01 - 2015/09/30 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
1997/10/01 - 2009/09/30 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
1996/09/01 - 1997/07/31 | Leitor (Docente Universitário) | University of Hull, Reino Unido |
University of Hull, Reino Unido | ||
1990/09/01 - 1995/07/31 | Leitor (Docente Universitário) | University of Bristol School of Modern Languages, Reino Unido |
University of Bristol School of Modern Languages, Reino Unido |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Presidente do Conselho de Honra | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
2016 - 2020 | Diretor Geral para a Investigação e Desenvolvimento | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
2011 - 2020 | Presidente do Conselho Técnico-Científico | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2015 - 2016 | Diretor da Escola de Educação | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal | ||
2003/09/01 - 2008/07/31 | Presidente | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - 2022 | We All Shine On: Supporting International Student Voices in an Academic Context
Orientador
|
Doctor of Education (Doutoramento)
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, Reino Unido
|
2019 - 2022 | Language-related anxiety and motivational factors of students of English as a foreign language: A study with Japanese undergraduate
science and engineering students
Orientador
|
Doctor of Education (Doutoramento)
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, Reino Unido
|
2018 - 2021 | The impact of language communication barriers on non-Arab medical practitioners’ healthcare delivery and ways of addressing
miscommunication issues: An exploratory case study of Bahrain
Orientador
|
Doctor of Education (Doutoramento)
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, Reino Unido
|
2020 - 2020 | Multiculturalidade: Uma realidade desafiante
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2017 - 2020 | Teacher Perceptions and Engagement with Process Drama in EFL
Orientador
|
Doctor of Education (Doutoramento)
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, Reino Unido
|
2017 - 2020 | Continuing Professional Development (CPD) of teacher educators: A Case Study exploring the perceptions and practices of teacher
educators about CPD within the ecological environment of the island territories of the Organization of Eastern Caribbean States
(OECS).
Orientador
|
Doctor of Education (Doutoramento)
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, Reino Unido
|
2016 - 2019 | An Exploration of why Omani Graduate Students need a Foundation Programme after learning English for twelve years in public
schools.
Orientador
|
Doctor of Education (Doutoramento) |
2018 - 2018 | PLATAFORMA 120 - CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO DE PARTILHA PARA OS DOCENTES DO GRUPO DE RECRUTAMENTO 120 O Ensino do Inglês no 1º Ciclo
do Ensino Básico no Contexto Português
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2017 - 2017 | FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES. Contribuições do Sindicato visando a uma educação de qualidade
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2017 - 2017 | THE USE OF NEW TECHNOLOGIES TO MOTIVATE PRIMARY STUDENTS THROUGH STORYTELLING
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2017 - 2017 | A Educação na Escola ModernaReflexão pedagógica de âmbito prático aliada à experiência do ensino do inglês no 1º.C.E.B.do
ensino público.
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2017 - 2017 | DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA EM ENSINO DO INGLÊS NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO. “THE BIGGEST CHALLENGE”
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2017 - 2017 | As Necessidades Educativas Especiais e a Legislação. A Realidade Portuguesa e a Legislação em Vigor para os Alunos do 1º CEB
com NEE, no Âmbito da Disciplina de Inglês
Orientador
|
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2017 - 2017 | Da Supervisão Pedagógica à Supervisão Clínica, em Osteopatia
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | NECESSIDADES FORMATIVAS DOS ENFERMEIROS PORTUGUESES EM OZONOTERAPIA
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2016 - 2016 | Reflexão sobre o papel do supervisor pedagógico no contexto da educação escolar. Estudo de caso de uma supervisora pedagógica.
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 - 2015 | Relatório de actividade e de desenvolvimento profissional
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2014 - 2014 | Formação para avaliação do desempenho docente. Perceções dos avaliadores do grupo disciplinar de Artes Visuais - 600
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Avaliação do desempenho Supervisão Observação de aulas Formação de professores Teaching practice assessment Monitoring Observation
of lessons teacher training
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de atividade e de desenvolvimento profissional
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de atividade e de desenvolvimento pessoal. Avaliação do Desempenho Docente
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de atividades e de desenvolvimento profissional
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de atividade e de desenvolvimento profissional
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de atividade e de desenvolvimento profissional
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de atividade e de desenvolvimento profissional
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de atividades e de desenvolvimento profissional
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Ciclo de vida, ciclos de estudo, autoconceito e perceção de avaliação de desempenho: contributo para um modelo de avaliação
do desempenho docente.
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Percursos formativos ao longo da vida: Três percursos, três histórias de vida
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de atividade e de desenvolvimento profissional. Avaliação do Desempenho Docente
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Avaliação Diagnóstica: a sua influência na prática letiva na disciplina de Biologia e Geologia
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | Relatório de atividade e de desenvolvimento profissional
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2012 - 2012 | Do individual ao colectivo: estudo de caso de uma experiência de promoção de trabalho colaborativo docente
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2012 - 2012 | Contributo da avaliazação do desempenho docente para o desenvolvimento pessoal e profissional: um estudo exploratório
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/10 - 2020/06 | Ciclo de Formação “Pensar Investigação”, (2019/10 - 2020/06)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2018/10 - 2019/06 | Ciclo de Formação “Pensar Investigação”. (2018/10 - 2019/06)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2017/10 - 2018/05 | Ciclo de Formação “Pensar Investigação”.
(2017/10 - 2018/05)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2006/03/25 - 2006/04/08 | 1ª Conferência Internacional sobre Justiça Restaurativa - Experiências na Europa. Instituto Superior de Educação e Ciências
(ISEC), Lisboa, 25 de Março e 8 de Abril de 2006. (2006/03/25 - 2006/04/08)
Conferência (Coorganizador)
|
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2006/02 - 2006/02 | Conferência “Pensar Educação”, Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), Lisboa, Fevereiro de 2006. (2006/02 - 2006/02)
Conferência (Coorganizador)
|
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2000/06 - 2000/07 | Conferências 1999/2000, Ciclo de Conferências realizado no âmbito dos Cursos de Formação Complementar para Educadores de Infância
e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Conferencistas: Drª Cristina Joanaz de Melo (Docente no ISEC); Mestre João Barbosa
(Docente no ISEC; Fundador da Sociedade de Ética Ambiental-Lisboa); Prof. Doutor Bártolo Paiva Campos (Presidente do INAFOP).
Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), Lisboa, Junho e Julho de 2000. (2000/06 - 2000/07)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/11 - 2019/12 | Chair – Pannel “Empowering Teachers”.
Conferência
|
EAPRIL 2017 International Conference,
European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica
|
2017/05 - 2017/05 | Chair – Painel “Casos de (In)Sucesso/Casos de Gestión del Fracasso/Failure and Success Management.
Simpósio
|
POLITECH-Simpósio Ibérico – 1ª Edição
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2011/05/23 - 2011/05/26 | Chair - Session XX: Teaching Methodologies II. 13th Annual International Conference on Education,.
Conferência
|
13th Annual International Conference on Education
Athens Institute for Education and Research, Grécia
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2010 - Atual | Journal of Teaching and Teacher Education: An International Journal of Research and Studies | Elsevier |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/05 - 2022/05 | "Curriculum for Inclusive Education – Rhetoric into Practice", Missão de ensino no âmbito do Programa Erasmus+ | (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universität Hildesheim, Alemanha |
2022/04 - 2022/04 | "Towards Inclusive Education: What has the curriculum got to do with it?" - Missão de ensino no âmbito do Programa Erasmus+. Abril, 2022. | (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Sveucili¿te Jurja Dobrile u Puli, Croácia |
2019/09 - 2019/09 | “Mixed methods approach to case study research” - Missão de ensino no âmbito do Programa Erasmus+; Faculty of Pedagogy, South-West University “NeofitRilski”, Blagoevgrad, Bulgária. | (Magister (2.º ciclo de estudos)) | Ugozapaden universitet Neofit Rilski, Bulgária |
2018/03 - 2018/03 | "“Mixed methods approach to case study research - celebrating diversity for shared understanding”, Missão de ensino no âmbito do Programa Erasmus+. Univerdidad Jaume I, Castellon, Espanha, Março, 2018. | (Magister (2.º ciclo de estudos)) | Univerdidad Jaume I, Espanha |
2016/04 - 2016/04 | Seminários: “MMR/Mixed Method Research: a new approach/paradigm to educational research” e “Case study research”. Missão de ensino no âmbito do Programa Erasmus+Evangelishe Hochschule für Soziale Arbeit Dresden, Alemanha. Abril de 2016. | (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Evangelishe Hochschule für Soziale Arbeit, Alemanha |
2015/05 - 2015/05 | "Towards inclusion: What has the curriculum got to do with it?”. Missão de ensino no âmbito do Programa Erasmus.. Faculdade de Educação, Baskent University, Ankara, Turquia, Maio de 2015. | (Bachelor) | Baskent Üniversitesi, Turquia |
2014/09 - 2014/09 | “El bien y el mal uso de estúdio de caso”, Missão de ensino no âmbito do Programa Erasmus. Facultad de Formación del Profesorado y Educación, Universidad de Oviedo, Espanha, Setembro de 2014. | (Magister (2.º ciclo de estudos)) | Universidad de Oviedo, Espanha |
2014/06 - 2014/06 | “Estudio de caso - estrategia de investigación educativa”,Missão de ensino no âmbito do Programa Erasmus, Facultad de Ciências de la Educación, Universidad de Granada, Espanha, Junho de 2014. | (Magister (2.º ciclo de estudos)) | Universidad de Granada Facultad de Ciencias de la Educación, Espanha |
2014/05 - 2014/05 | “Uses and Misuses of Case Study in Educational Research”, Missão de ensino no âmbito do Programa Erasmus, Tallinn University Pedagogical College, Estónia, Maio de 2014. | (Magister (2.º ciclo de estudos)) | Tallinna Ülikooli Pedagoogikakolledž, Estónia |
2013/05 - 2013/05 | Serminário: “Pensar globalmente – atuar localmente: gestión curricular para la escuela inclusiva”, Missão de ensino no âmbito do Programa Erasmus, Facultad de Formación del Profesorado y Educación,Universidad de Oviedo, Espanha, Maio de 2013. | (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Universidad de Oviedo, Espanha |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Membro da Comissão de Ética
Membro
|
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2020 - Atual | Membro da Comissão Científica do 9º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa – CIAIQ 2020, 14-17 de Julho de
2020.
Membro
|
|
2019 - Atual | Membro da Comissão Científica de PEEP`19 - Primary English Education in Portugal: A Meeting for Teachers of English. Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, Faro, 16 de Novembro de 2019. | |
2019 - Atual | Membro da Comissão Científica do 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa – CIAIQ 2019, Lisboa, 16-19 de Julho de 2019 | |
2022/12 - 2023/01 | Membro da Comissão Científica, 8th Edition of the International Conference on Teaching English as a Foreign Language, ‘Learning
to Communicate – Communicating to Learn: English language learning in formal education’.
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/07 - 2022/07 | Membro da Comissão Científica do 11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa – CIAIQ 2022.
Membro
|
|
2021/07 - 2021/07 | Membro da Comissão Científica do 10º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa – CIAIQ 2021
Membro
|
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016 - Atual | Peer-Reviewer e Diretor Editorial de Alameda, Revista de Educação, Artes e Ciências, ISEC Lisboa | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2015 - Atual | Peer-Reviewer - Teaching in Higher Education, Taylor & Francis | |
2010 - Atual | Peer-reviewer Journal of Teaching and Teacher Education: An International Journal of Research and Studies, Elsevier |
Distinções
Outra distinção
2023 | Louvor |
2016 | Certificate of Reviewing
Elsevier BV, Países Baixos
|