Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- PAULA CRISTINA MARQUES GOMES
Nomes de citação
- Gomes, Paula
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AC19-B73D-7D35
- ORCID iD
- 0000-0002-8270-6618
- Scopus Author Id
- 57411510900
Endereços de correio eletrónico
- pcmg1999@gmail.com (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018 - 2024/02/08
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"O conhecimento e a prática letiva de professores de matemática do ensino secundário participantes em estudos de aula" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção e Louvor |
2018 - 2019/10/21
Concluído
|
Doutoramento em Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Especialidade de Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
18 |
2017 - 2018/07
Concluído
|
Administração Educacional (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
17 |
2010 - 2010
Concluído
|
Certificado de Competências Digitais, no âmbito do Sistema de Formação e de Certificação em competências TIC para docentes,
com o n.º 19431/2010 (Outros)
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
|
|
2001 - 2005/02/14
Concluído
|
Matemática para o Ensino (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Logaritmos, exponenciais e funções trigonométricas e possíveis abordagens na perspectiva do ensino secundário de alguns países
europeus" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2005 - 2005
Concluído
|
Certificado de registo de formador CCCPFC/RFO-19962/05 (Outros)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
|
|
2002 - 2002/07/02
Concluído
|
Certificado de Aptidão Profissional, com o n.º EDF 16205/2002 DC (Outros)
Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal
|
|
1995/09 - 2000/05/19
Concluído
|
Ensino de Matemática (Licenciatura)
Universidade de Évora Departamento de Matemática, Portugal
|
16 val |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/10/01 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2024/04/01 - 2024/07/26 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/09/01 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal |
2006/09/01 - 2009/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Palmela, Portugal |
2003/09/01 - 2006/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Emídio Navarro, Portugal |
2002/09/01 - 2003 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Amora, Portugal |
2001/09/01 - 2002 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Básica Integrada de Bucelas, Portugal |
2000/09/01 - 2001 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Sines, Portugal |
1999/09/01 - 2000 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Moura, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09/01 - Atual | Professor Acompanhante UAARE (Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola) | Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal |
Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal | ||
2023/09/01 - Atual | Coordenador do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) | Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal |
2017 - 2019/12/31 | Co-autor e coordenador do Projeto ZECA+ | Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal |
2017/09/01 - 2019/08/31 | Coordenador de grupo curricular no biénio 2017/2019 | Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal |
2015 - 2018 | Coordenador de escola dos Projetos PISA2015 e PISA2018 | Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal |
2015 - 2016 | Coordenador do Secretariado de Exames | Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011 - Atual | Classificador de Exames Nacionais do Secundário (Bolsa de Professores Classificadores dos Exames Nacionais do Ensino Secundário) | Agrupamento de Exames da Margem Sul, Portugal |
2009 - 2018 | Diretor de Turma | Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal |
2007 - 2009 | Classificador de Exames Nacionais dos Ensinos Básico e Secundário | Agrupamento de Exames de Setúbal, Portugal |
2006 - 2007 | Diretor de Turma | Escola Secundária de Palmela, Portugal |
2002 - 2003 | Diretor de Turma | Escola Secundária de Amora, Portugal |
2001 - 2002 | Diretor de Turma | Escola Básica Integrada de Bucelas, Portugal |
2000 - 2001 | Coordenador de Projeto "Vamos Fazer Matemática", financiado pelo Projeto Ciência Viva, do Ministério da Ciência e Tecnologia | Escola Secundária de Sines, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2023/08/31 | O conhecimento e a prática letiva de professores de Matemática que lecionam no ensino secundário participantes em estudos
de aula
SFRH/BD/145118/2019
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/07 | Planning a lesson in lesson study: the role of the facilitator | Thirteenth Conference of the European Society for Research in Mathematics Education CERME13
(Budapeste, Hungria)
|
2023/05 | O papel do facilitador na etapa da planificação num estudo de aula | International Lesson Study Seminar in Mathematics Education (SILSEM)
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T), da UFFS, Grupo de Investigação em Ensino de Matemática
(GIEM), da UNB e Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (PRAPEM), da UNICAMP (online)
|
2023/04/22 | Planear, observar e refletir com foco na aprendizagem dos alunos | Encontro APM-IE
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/04/08 | Leading whole-class discussions: from participating in a lesson study to teaching practice | Emerging Voices in Lesson Studies - WALS webinar
WALS ((online))
|
2023/02 | O papel do professor cooperante: Experiências em estudos de aula com futuros professores | Seminário Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/08 | Two lesson studies, several opportunities for rethinking the teaching practice | YESS12 Summer School
Johannes Kepler Universität Linz (Linz, Áustria)
|
2022/07 | Knowing students' solving strategies before the lesson: how it influences leading the whole-class discussion? | MELSE III - Mathematics Education and Lesson Study in Europe
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/07 | Adaptações em estudos de aula: oportunidades para potenciar a reflexão sobre a prática [Symposium] | 1st International Conference on Education and Taining
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/07 | Knowing students' strategies before the lesson and leading whole-class discussions | 45th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 45)
Universitat d'Alacant (Alicante, Espanha)
|
2022/05 | Painel "Aprendizagens Essenciais e Capacidades Matemáticas Transversais" | Encontro APM-IE
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/05 | “Quer explicar o que escreveu?” O conhecimento e a prática letiva de professores de Matemática do ensino secundário participantes em estudos de aula [poster] | Encontro Ciência 2022
(Lisboa, Portugal)
|
2022 | Prospective and in-service teachers designing mathematical tasks in lesson study | Seminário Internacional de Lesson Study No Ensino de Matemática (SILSEM)
((online), Brasil)
|
2021/09 | Um estudo de aula com professoras do ensino secundário em contexto de pandemia: práticas e desafios | VII Ciclo de Conferências da Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior
Universidade da Beira Interior
|
2021 | How to orchestrate whole-class discussions? The role of lesson study on the development of prospective and in-service mathematics | WALS 2021 |
2021 | A comunicação em sala de aula: experiências num estudo de aula com professoras do ensino secundário em contexto de pandemia | ProfMat 2021
(Portugal)
|
2021 | Participar num estudo de aula: Oportunidades para repensar a condução da comunicação em aula | XI Fórum Jovens Investigadores
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa ((online), Portugal)
|
2021 | A comunicação em sala de aula, em contexto de pandemia, num estudo de aula com professoras do ensino secundário | Seminário de Estudos de Aula
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa ((online), Portugal)
|
2020/02 | Lesson planning, with attention to anticipating students' difficulties, in a lesson study with secondary school mathematics teachers | Mathematics Education and Lesson Study in Europe (MELSE)
University of Nottingham (Nottingham, Reino Unido)
|
2020 | The role of task design in an exploratory approach: What teachers learn through lesson study | WALS 2020 |
2019/09 | Using Elements of Lesson Study: An Experience in Secondary School Mathematics | International annual conference of the World Association of Lesson Studies (WALS 2019)
(Amsterdão, Países Baixos)
|
2019/07 | Tarefas para promover o raciocínio matemático dos alunos: uma experiência num estudo de aula - Oficina de Investigação sobre a Prática | ProfMat 2019
Associação de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal)
|
2003 | Dificuldades de Comunicação | ProfMat
Associação de Professores de Matemática (Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2009 - Atual | Atividades previstas no Plano Anual de Atividades do grupo curricular, incluindo o concurso Canguru Matemático Sem Fronteiras (2009)
Outro
|
Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal |
2022/07 - 2022/07 | MELSE III - Mathematics Education and Lesson Study in Europe (2022 - 2022)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2022 - 2022 | Seminário "Estudos de Aula na formação de professores" (2022)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2015 - 2015 | Palestra "A minha bicicleta calcula áreas!", pelo professor Rogério Martins (Univ. Nova de Lisboa) (2015 - 2015)
Outro (Coorganizador)
|
Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal |
2012 - 2012 | Palestra “O Número de Ouro”, pela professora Isabel Ferreirim (Univ de Lisboa) (2012 - 2012)
Outro (Coorganizador)
|
Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal |
2012 - 2012 | Seminário em Autoavaliação de Escola, como membro do Grupo de Trabalho da Avaliação Interna (2012 - 2012)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal |
2008 - 2008 | Palestra “O jogo do NIM”, pelo professor Pedro Freitas (Univ de Lisboa) (2008 - 2008)
Outro
|
Escola Secundária de Palmela, Portugal |
2002 - 2003 | Responsável por intercâmbio com alunos do Programa Escolhas (núcleo da Escola Secundária de Amora) no âmbito de Área de Projeto
e Formação Cívica (2002)
Outro (Outra)
|
|
2001 - 2002 | "Gincana do euro", desenvolvido no âmbito da Área–Escola (2001 - 2001)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Secundária de Amora, Portugal |
2000 - 2000 | Conferência “Teoria das Catástrofes”, pelo Dr. J. C. Tiago de Oliveira (Univ. de Évora) (1999 - 2000)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade de Évora, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/07/02 - Atual | XI Fórum dos Jovens Investigadores do IE-ULisboa |
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023/05 - 2023/05 | International Lesson Study Seminar in Mathematics Education (SILSEM)
Grupos de Pesquisa Investigação em Ensino de Matemática da Universidade de Brasília (GIEM/UnB) e Prática Pedagógica em Matemática
da Universidade Estadual de Campinas (PRAPEM/Unicamp)
Seminário
|
Universidade de Brasília, Brasil
Universidade Estadual de Campinas, Brasil |
2023/02 - 2023/05 | Capacitação de Formadores das Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário (60 horas) |
Direção-Geral de Educação, Portugal
|
2023/04 - 2023/04 | VII Encontro de professores APM-IE
Encontro
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2023 - 2023 | Thirteenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education - CERME13
Congresso
|
13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13)
Rényi Alfréd Matematikai Kutatóintézet, Hungria
Eotvos Lorand Tudomanyegyetem Természettudományi Kar, Hungria |
2023 - 2023 | Seminário Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores
Seminário
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/07/18 - 2022/07/23 | 45th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 45)
Conferência
|
45th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 45)
Universitat d'Alacant, Espanha
|
2022/07 - 2022/07 | 1st International Conference on Education and Training
Conferência
|
1st International Conference on Education and Training
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/05/16 - 2022/05/16 | Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal | Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2022/05/14 - 2022/05/14 | VI Encontro APM-IE: Raciocínio matemático e representações
Encontro
|
VI Encontro APM-IE
Associação de Professores de Matemática, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2022/01 - 2022/03 | Capacitação de Formadores das Novas Aprendizagens Essenciais do Ensino Básico (50 horas)
Outro
|
Direção-Geral de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | International annual conference of the World Association of Lesson Studies 2022
Conferência
|
WALS 2022 |
2021/11/28 - 2021/11/28 | PhD and Early Career Researcher Conference
Conferência
|
PhD Pre-Conference |
2021/09 - 2021/09 | VII Ciclo de Conferências da Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior
Conferência
|
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências, Portugal
|
2021/06/14 - 2021/06/16 | European Educational Research Summer School EERSS 2021: "Beyond the Basics in Educational Research Methodology: Research ethics in educational research" | European Educational Research Summer School EERSS 2021 University of Jyväskylä, Finlândia (online) |
2021/05/29 - 2021/05/29 | V Encontro APM-IE: Gestão Curricular em Matemática
Encontro
|
V Encontro APM-IE
Associação de Professores de Matemática, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2021/03/22 - 2021/03/26 | Intensive training school in qualitative research design and research methods in mathematics education
Outro
|
ERME Spring School
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
Univerzita Kon¿tantína Filozofa v Nitre Katedra matematiky, Eslováquia |
2021/02/02 - 2021/02/05 | Virtual Pre-CERME 12
Conferência
|
Virtual Pre-CERME 12 |
2021/01/11 - 2021/01/11 | Seminário REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores
Seminário
|
REASON
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Curso de formação “Utilização da plataforma Escola-ON/formação-ON no ensino a distância e/ou presencial" (12 horas), 10 valores
Outro
|
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
|
2021 - 2021 | 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Seminário
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | XXXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat2021
Encontro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021 - 2021 | The Future of Teacher-Led Collaborative Lesson Research
Outro
|
University of Nottingham, Reino Unido
|
2021 - 2021 | Early-Career Researchers in STEAM Education Conference
Conferência
|
Johannes Kepler Universität Linz, Áustria
|
2021 - 2021 | International annual conference of the World Association of Lesson Studies 2021
Conferência
|
WALS2021 |
2020/06/18 - 2020/07/24 | Ação de Curta Duração Investigações com a tecnologia TI-Nspire CX-II nas aprendizagens da Matemática A, (6 horas)
Outro
|
Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2020/02/29 - 2020/02/29 | Ação de Curta Duração “Tarefas Desafiantes e Diferenciação Pedagógica na Aula de Matemática”
Outro
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | International annual conference of the World Association of Lesson Studies 2020
Conferência
|
WALS2020 |
2020 - 2020 | 8.º Congresso olhares sobre a educação
Congresso
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2020 - 2020 | Políticas de educação em tempos de pandemia
Encontro
|
5.º Encontro Políticas Públicas e Gestão Escolar
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | Webinar Mathematics Lesson Study in Japan: A structured problem-solving lesson in congruent figures, IMPULS, AAMT | |
2020 - 2020 | Webinar Australian Teachers using Japanese Lesson Study a structured problem-solving lesson on multiplication, IMPULS, AAMT | |
2019/09/03 - 2019/09/06 | International annual conference of the World Association of Lesson Studies 2019
Conferência
|
Wals 2019 |
2019/09/02 - 2019/09/02 | PhD pre-conference at the international annual conference of the World Association of Lesson Studies
Conferência
|
PhD pre-conference, Wals 2019 |
2019/05/27 - 2019/06/11 | Ação de curta duração “Avaliar no âmbito da Educação Inclusiva e Flexibilidade Curricular – ESJA” (6 horas)
Outro
|
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
|
2019/06/06 - 2019/06/06 | II Seminário sobre Estudos de Aula
Seminário
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019/06 - 2019/06 | X Fórum de Jovens Investigadores
Encontro
|
X Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019/05/22 - 2019/05/22 | Ação de curta duração “(N)O princípio é a avaliação” (3 horas)
Outro
|
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
|
2019/05/11 - 2019/05/11 | Dinamização do Grupo de Discussão do Ensino Secundário no encontro de professores de Matemática - Aprendizagens essenciais
em Matemática: Perspetivas e práticas
Encontro
|
Aprendizagens essenciais em Matemática: Perspetivas e práticas
Associação de Professores de Matemática, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2019/05/11 - 2019/05/11 | Ação de curta duração "Aprendizagens essenciais em Matemática: perspetiva e práticas” (6 horas)
Encontro
|
Ação de curta duração "Aprendizagens essenciais em Matemática: perspetiva e práticas”
Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2018/07/19 - 2018/07/19 | Ação de curta duração "Ser Escola e Ser Professor num contexto de mudança” (4 horas), com Ariana Cosme
Outro
|
"Ser Escola e Ser Professor num contexto de mudança”
Agrupamento de Escolas de Azeitão, Portugal
Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho, Portugal Colégio Atlântico, Portugal Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, Portugal |
2018/07/17 - 2018/07/17 | Ação de curta duração “Autonomia e Flexibilidade Curricular. Falamos de quê?” (5 horas)
Outro
|
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
|
2018/04/08 - 2018/04/08 | Ação de Curta Duração "Partilha de experiências no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular" (6 horas)
Outro
|
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
|
2018/03/23 - 2018/03/23 | Seminário Transdisciplinar da Área de Investigação e Ensino de Políticas de Educação e Formação “A atualidade do pensamento
pedagógico de Paulo Freire”
Seminário
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018/03/22 - 2018/03/22 | Mercantilização da qualificação do trabalho docente
Outro
|
Debate integrado no ciclo de Conversas à Quinta
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018/01/19 - 2018/01/19 | IV Jornadas de Educação do Seixal
Outro
|
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
|
2018/01/06 - 2018/01/06 | Encontro “O Desafio da Autonomia e Flexibilidade Curricular nas escolas do concelho de Setúbal”
Encontro
|
Cosap – Federação Concelhia de Setúbal das Associações de Pais e Encarregados de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Encontro “Flexibilidade curricular em Matemática: perspetivas, experiências, interrogações”
Encontro
|
Flexibilidade curricular em Matemática: perspetivas, experiências, interrogações
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | ProfMat 2018 e XXIX SIEM
Encontro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2017/04/03 - 2017/04/03 | Ação de curta duração “Avaliar é preciso” (3 horas)
Outro
|
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada, Portugal
|
2017 - 2017 | Conferência Internacional “Currículo para o século XXI – Pensar a Matemática”
Conferência
|
Direção-Geral de Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Jornadas de Educação para a Cidadania (15 horas)
Oficina (workshop)
|
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
|
2016 - 2016 | “Currículo para o século XXI, competências, conhecimentos e valores numa escolaridade de 12 anos”,
Conferência
|
Direção-Geral de Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Encontro de Educação “Transformar a Sala de Aula Através da Comunicação”
Encontro
|
Porto Editora, Portugal
|
2016 - 2016 | Encontros Regionais de Educação – Lisboa
Encontro
|
Direção-Geral de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Mega Encontro sobre o “Novo Programa e as Metas Curriculares de Matemática A no Ensino Secundário”, com Filipe Oliveira e
António Bívar
Encontro
|
LeYa, Portugal
|
2015 - 2015 | “Do atual ao Novo Programa de Matemática do Ensino Secundário”
Encontro
|
Porto Editora, Portugal
|
2015 - 2015 | “Novo Programa e Metas Curriculares: Lógica e Teoria dos Conjuntos - Enquadramento e exemplos de aplicação”
Encontro
|
Raiz Eitora, Portugal
|
2014 - 2014 | “Metas Curriculares de Matemática A – Ensino Secundário” (25 horas) | Curso de Formação
Direção-Geral de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | “Metas Curriculares de Matemática – Ensino Básico: 1º, 2º e 3º Ciclos”(25 horas)
Outro
|
Curso de Formação
Direção-Geral de Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Oficina de formação “Itens e Critérios: Definição, Construção e Aplicação”(45 horas), com classificação 10 valores
Oficina (workshop)
|
Oficina de Formação
Gabinete de Avaliação Educacional, Portugal
|
2013 - 2013 | Acão de Sensibilização “Para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo”
Oficina (workshop)
|
Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo - Setúbal, Portugal
|
2013 - 2013 | Oficina de Formação “Ensino Aprendizagem com TIC e outras aplicações no Ensino da Matemática” (30 horas) |
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
|
2012 - 2012 | Encontro de Formação “Saberes Fundamentais”, Areal Editores
Encontro
|
|
2012 - 2012 | Ação "Uma reflexão sobre as provas nacionais - Matemática 3.º ciclo"
Encontro
|
Porto Editora, Portugal
|
2012 - 2012 | Oficina de Formação “Avaliação: funções e práticas”(45 horas) |
Gabinete de Avaliação Educacional, Portugal
|
2012 - 2012 | Curso de Formação “Radical Estatística – uma maneira diferente de ensinar estatística”(25 horas) |
Universidade de Évora, Portugal
|
2012 - 2012 | Curso de Formação “Matemática em ambiente TI-Nspire - I”(25 horas) |
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2012 - 2012 | Seminário “20 anos de Formação Contínua de Professores. Caminhos para o Futuro”
Seminário
|
CFAE da Região de Lisboa e Vale do Tejo , Portugal
|
2011 - 2011 | Curso de Formação “Cursos do ProfMat – aprofundamento de saberes – CO3”(15 horas) |
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2011 - 2011 | Oficina de Formação “Fiabilidade na classificação de respostas a itens de construção no contexto da avaliação externa das aprendizagens”(45 horas) |
Gabinete de Avaliação Educacional, Portugal
|
2011 - 2011 | Seminário “Recursos educativos digitais: que futuro?”
Seminário
|
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, Portugal
|
2011 - 2011 | Sessões “Novos Conteúdos e Novos Recursos para o Novo Programa de 6.º e 8.º anos”, “Novos: Programa 8.º ano | Conteúdos |
Recursos” e “Explorações Didáticas na Aula de Matemática”
Encontro
|
Porto Editora, Portugal
|
2011 - 2011 | Atividade de formação “Dias T3” |
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2011 - 2011 | Debate “Saber estudar: saberão os alunos aprender?” |
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2011 - 2011 | Encontro Nacional de Professores de Matemática – ProfMat |
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2010 - 2010 | Oficina de Formação “Números, Álgebra e OTD no Novo Programa de Matemática”(25 horas) |
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
|
2010 - 2010 | Curso de formação “Formação de formadores em competências profissionais e pedagógicas TIC: Quadros Interactivos Multimédia” (25 horas) |
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2009 - 2009 | Círculo de Estudos “Materiais para Matemática e Ciências IV” (25 horas) |
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
|
2009 - 2009 | Oficina de Formação “Quadros Interactivos Multimédia E Formação Contínua de Docentes”(30 horas) |
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
|
2009 - 2009 | Curso de Formação “Matemática Elementar de um ponto de vista superior: da Modelação Matemática à Simulação Computacional” (40 horas) |
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2009 - 2009 | Encontro de Educação “Diversificação de recursos didácticos”
Encontro
|
Porto Editora, Portugal
|
2009 - 2009 | Sessão de formação “Organização e tratamento de dados” |
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2008 - 2008 | Oficina de Formação “Novo Programa de Matemática do Ensino Básico, 3.º Ciclo – Geometria” (25 horas) |
Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Portugal
|
2007/01 - 2007/04 | Oficina de Formação "A contextualização da formação no apoio aos projectos TIC das escolas e o seu apoio através de e-learning” (30 horas) | Formação de formadores
Centro de Competência CRIE, Portugal
|
2007 - 2007 | Acão de Formação “Avaliação Externa no Ensino Secundário – Matemática A” (25 horas) |
Gabinete de Avaliação Educacional, Portugal
|
2006/01 - 2006/05 | Oficina de Formação "Contribuições para a concretização do programa de MACS " (25 horas) | |
2006 - 2006 | Oficina de Formação "Contribuições para a concretização do programa de MACS " (25 horas) |
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2006 - 2006 | Curso de Formação "Novas práticas no Ensino Básico da Matemática – ensino da Geometria (5.º e 7.º anos de escolaridade " (25 horas) |
Centro de Formação Almada–Tejo, Portugal
|
2006 - 2006 | Oficina de Formação " O Desenvolvimento do Programa de Matemática B no Ensino Secundário" (25 horas) |
Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Portugal
|
2006 - 2006 | “Modos de utilização do manual escolar nas práticas pedagógicas e a sua articulação com os Programas vigentes”
Encontro
|
Areal Editores, Portugal
|
2005 - 2005 | Acão de Formação " Probabilidades, Introdução à Inferência Estatística e Modelos” (25 horas) |
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2004 - 2004 | “Encontros Pedagógicos Areal Editores”
Encontro
|
Areal Editores, Portugal
|
2002 - 2004 | Encontro Nacional de Professores de Matemática – ProfMat |
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2003 - 2003 | Acão de Formação "No Contexto das Reformas e das Contra-reformas. As Missões (Im)Possíveis do Professor – Compreender para Agir" |
Edicoes Asa, Portugal
|
2003 - 2003 | VII Encontro Nacional "Melhorar as Práticas de Educação" |
Secretariado Inter-Associações de Professores, Portugal
|
2003 - 2003 | Acão de Sensibilização "Stress na Classe Docente" | Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho
Autoridade para as condicoes do trabalho, Portugal
|
2002 - 2002 | Sessão de trabalho “Zoomtool”
Oficina (workshop)
|
Escola Secundária de Amora, Portugal
|
2001 - 2001 | Curso de formação "Modelação Matemática – Calculadoras Gráficas CBL e CBR – Évora" ( 25 horas) |
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2001 - 2001 | Curso de Iniciação à Vela na classe de Raquero |
Clube Náutico de Sines, Portugal
|
2001 - 2001 | “Acão de Formação de Professores de Matemática” |
Associação ATRACTOR, Portugal
|
2001 - 2001 | “Acão de Formação Inicial – Educação Sexual em Meio Escolar” |
Associação para o Planeamento da Família – Delegação Regional do Alentejo, Portugal
|
2001 - 2001 | "Acão de formação Casio” |
Beltrão Coelho, S.A, Portugal
|
2001 - 2001 | V Encontro "Professoríadas" |
Centro de Recursos Educativos de Sines, Portugal
|
2000 - 2000 | Acão de formação “Vamos Falar Sobre Droga” |
Núcleo Concelhio do Projecto Vida, Moura, Portugal
|
1999 - 2000 | Encontro Regional de Educação Matemática – ÉvoraMat
Encontro
|
Associação de Professores de Matemática, Núcleo Regional de Évora
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
1999 - 1999 | Acão de formação “A integração das Calculadoras Gráficas no Currículo do Ensino Secundário” |
Beltrão Coelho, S.A, Portugal
|
1999 - 1999 | Workshop in Nonstandard Analysis and its Applications (WANS’99)
Oficina (workshop)
|
Universidade de Lisboa - Complexo Interdisciplinar, Portugal
|
1999 - 1999 | X seminário de Investigação em Educação Matemática
Seminário
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
1999 - 1999 | Encontro Nacional de Professores de Matemática – ProfMat |
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/05/17 - 2023/05/19 | II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática | (online) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/04/01 - 2024/07/26 | Números e Operações | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2024/02 - 2024/05 | Aprendizagens Essenciais de Matemática: Promover a aprendizagem dos alunos num estudo de aula (50h) | Centro de Formação de Associação de Escolas do Seixal - Academia do Professor, Portugal | |
2023/10 - 2023/12 | Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário (50h) | Centro de Formação de Associação de Escolas da Zona Oriental do Concelho de Loures, Portugal | |
2023/09 - 2023/12 | Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário (50h) | Centro de Formação Calvet de Magalhães, Portugal | |
2022/10 - 2023/05 | Promover a aprendizagem dos alunos em Matemática num estudo de aula (50 horas) | Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) | Centro de Formação da Associação de Escolas do Seixal, Portugal Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal |
2022/09 - 2023/02 | Aprendizagens essenciais de matemática, 3º ciclo do ensino básico (50 horas) | Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) | Centro de Formação de Associação de Escolas da Zona Oriental do Concelho de Loures, Portugal |
2022 - 2023/02 | Aprendizagens essenciais de matemática para o 3º ciclo do ensino básico (50 horas) | Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) | Centro de Formação Calvet de Magalhães, Portugal |
2021 - 2022 | Ferramentas digitais no ensino e @prendizagem da Matemática (30 horas) | Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) | Centro de Formação da Associação de Escolas do Seixal, Portugal |
2021 - 2022 | Promover a aprendizagem dos alunos em Matemática num estudo de aula | Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) | Centro de Formação da Associação de Escolas do Seixal, Portugal |
2020 - 2021 | (Re)Pensar o ensino e a @prendizagem da Matemática (26 horas) | Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) | Centro de Formação da Associação de Escolas do Seixal, Portugal |
2019 - 2020 | Aprendizagens Essenciais, Flexibilidade Curricular e outros desafios no ensino e aprendizagem da Matemática (50 horas) | Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) | Centro de Formação da Associação de Escolas do Seixal, Portugal |
2018 - 2019 | Metas e flexibilidade curricular. E agora? Desafios do ensino e aprendizagem em Matemática (25 horas) | Oficina de Formação creditada pelo CCPFC (Outros) | Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal |
2017 - 2017 | Ação de Curta Duração – “Implementação do Projeto ZECA+” | Ação de Curta Duração (Outros) | Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal |
2017 - 2017 | Ação de Curta Duração – “Autoavaliação de escola – prática de escola e contextualização teórica” | Ação de Curta Duração (Outros) | Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal |
2015 - 2015 | Atividade “Sólidos Geométricos a Brincar”, em parceria com a docente Helena Mafra do e para os alunos do Colégio O Cantinho dos Amigos | Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal | |
2013 - 2013 | “Metas curriculares de Matemática” para autores e coordenadores editoriais da área científica de Matemática do Grupo Leya | ||
2013 - 2013 | Construir instrumentos de avaliação com AGD e folha de cálculo (25 horas) | Oficina de Formação creditada pelo CCPFC | Centro de Formação Agostinho da Silva, Portugal |
2013 - 2013 | Workshop com a TI – Nspire (Atividade para alunos, integrada nas comemorações do dia do Pi) | Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal | |
2012 - 2012 | Seminário em Autoavaliação de Escola, como membro do Grupo de Trabalho da Avaliação Interna | (Outros) | Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal |
2011 - 2012 | Oficina de Formação - “Matemática e Aplicações em GeoGebra – Ensino e Aprendizagem com TIC” (25 horas) | Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) | Centro de Formação Agostinho da Silva, Portugal Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada, Portugal |
2011 - 2012 | Ensino e aprendizagem com TIC e outras aplicações no ensino da Matemática e das Ciências experimentais – II (25 horas) | Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) | Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal |
2011 - 2012 | “Programa de Matemática do Ensino Básico” para autores e coordenadores editoriais da área científica de Matemática do Grupo Leya | ||
2010 - 2011 | Ensino e aprendizagem com TIC e outras aplicações no ensino da Matemática e das Ciências experimentais I (25 horas) | Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) | Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal |
2010 - 2011 | Modelação, Geometria e Álgebra: Metodologias e recursos (25 horas) | Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) | Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada, Portugal |
2010 - 2011 | Workshop - “A matemática e o computador – Utilização do software de geometria dinâmica Geogebra”, (3 horas) | Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal St. Peter’s School, Portugal Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, Portugal Agrupamento Vertical de Escolas do Castelo, Portugal |
|
2009 - 2010 | Modelação, Geometria e Álgebra – Metodologias e recursos (25 horas) | Oficina de Formação creditada pelo CCPFC | Centro de Formação Agostinho da Silva, Portugal Centro de Formação da Associação de Professores de Sintra, Portugal |
2009 - 2009 | Software e Matemática em ambiente de sala de aula 2 (25 horas) | Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) | Centro de Formação de Professores Ordem de Santiago, Portugal |
2009 - 2009 | Software e Matemática em ambiente de sala de aula (25 horas) | Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) | Centro de Formação de Professores Ordem de Santiago, Portugal |
2009 - 2009 | Tratamento de Dados e Geometria no Novo Programa de Matemática do EB (25 horas) | Oficina de formação | Escola Secundária de Palmela, Portugal |
2009 - 2009 | Programa de Matemática do Ensino Básico - Alguns aspectos | Escola Secundária de Palmela, Portugal | |
2008 - 2008 | Plano de Acão para a Matemática – Que Acções? (25 horas) | Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) | Centro de Formação da Associação de Professores de Sintra, Portugal |
2007 - 2007 | A Utilização das TIC nos processos de ensino-aprendizagem – Matemática B (25 horas) | Oficina de Formação (creditada pelo CCPFC) | Centro de Formação de S. Sebastião, Portugal |
2007 - 2007 | A Utilização das TIC nos processos de ensino-aprendizagem – Apoio à Matemática no 1.º Ciclo (25 horas) | Oficina de Formação creditada pelo CCPFC | Centro de Formação de Professores da Arrábida, Portugal |
1999 - 2000 | Ações de formação “Avaliações no Excel” e “Apresentações em PowerPoint” | Escola Secundária de Moura, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022 - Atual | Associação de Professores de Matemática | Membro da equipa editorial da revista Educação e Matemática |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Co-leader in the TW28 – Collaborative Settings in Mathematics Teacher Education - Congress of European Society for Research
in Mathematics Education (CERME)
Membro
|
|
2001 - Atual | Secretariado de Exames (2001, 2013, 2014, 2017 e 2018)
Membro
|
Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal Escola Secundária de Amora, Portugal |
2023/07 - 2023/07 | MELSE III -Third Research Meeting - Mathematics Education and Lesson Study in Europe
Membro
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2023/05/17 - 2023/05/19 | II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática, organizado pelos Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação
Matemática e Tecnologias (GEPEM@T), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Grupo de Investigação em Ensino de Matemática
(GIEM), da Universidade de Brasília (UnB) e Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (PRAPEM), da Universidade de
Campinas (UNICAMP) (Comissão Científica)
Membro
|
|
2022 - 2022 | Seminário Estudos de Aula na Formação Contínua de Professores
Membro
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2017 - 2018 | ProfMat 2018, encontro nacional de professores de Matemática (Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Almada)
Membro
|
|
2010 - 2016 | Elemento do Grupo de Trabalho de Avaliação Interna
Membro
|
Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal |
2010 - 2011 | Grupo de trabalho dos Novos Programas de Matemática do Ensino Básico
Coordenador
|
Escola Secundária Dr. José Afonso, Portugal |
2007 - 2010 | Supervisor da Classificação de Exames Nacionais do Ensino Secundário - Matemática A, 12º ano.
Coordenador
|
Agrupamento de Exames da Margem Sul, Portugal |
2008 - 2009 | Peddy Paper de Matemática
Membro
|
Escola Secundária de Palmela, Portugal |
2002 - 2003 | Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos
Membro
|
Escola Básica Integrada de Bucelas, Portugal |
2002 - 2003 | Peddy Paper de Matemática
Membro
|
Escola Básica Integrada de Bucelas, Portugal |
1999 - 2003 | Semana da Matemática
Membro
|
Escola Secundária de Moura, Portugal Escola Secundária de Sines, Portugal Escola Básica Integrada de Bucelas, Portugal |
2000 - 2001 | Projeto da Área–Escola, no âmbito do Projeto Educativo – "Internet – autoestrada da informação"
Membro
|
Escola Secundária de Sines, Portugal |
1999 - 2000 | Projeto Matematicando, jornal escolar
Membro
|
Escola Secundária de Moura, Portugal |
1999 - 2000 | Atividade “ProbleMat” para alunos de alguns Estabelecimentos de Ensino do Alentejo
Membro
|
Escola Secundária de Moura, Portugal Escola Secundária Conde de Monsaraz, Portugal |
1999 - 2000 | “Dia da Matemática” para alunos do Ensino Secundário de alguns Estabelecimentos de Ensino do Alentejo
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal |