???global.info.a_carregar???
Sara Barros Araújo is a teacher at the School of Education of Polytechnic Institute of Porto since 2005. Holds a Ph.D in Child Studies (Methodology and Supervision of Early Childhood Education), MA in School Psychology and a graduate degree in Psychology. Coordinates the Master in Early Childhood Education since 2011. For the past 20 years, she has been involved in preservice and in-service education of early childhood teachers. She has also been involved in research projects in the domains of early childhood pedagogy, quality of centre-based education and care for children under-threes and teacher education. She was the invited Portuguese expert in the transnational project "Seepro: Workforce profiles in systems of early childhood education and care in Europe". She is a member of the Direction Board and integrated researcher at the Centre for Research and Innovation in Education (inED). She has been collaborating with the European Early Childhood Education Research Association (EECERA) as the Country Coordinator for Portugal and Convenor of the Special Interest Group (SIG) "Birth to Three". Invited expert of the National Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education (A3ES) in the field of Teacher Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sara Barros Araújo

Nomes de citação

  • Araújo, Sara Barros

Identificadores de autor

Ciência ID
AC1F-7599-68BA
ORCID iD
0000-0002-9866-0060

Endereços de correio eletrónico

  • saraujo@ese.ipp.pt (Profissional)

Moradas

  • Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação do Porto. R. Dr. Roberto Frias, 4200-465, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
2012
Concluído
Child Studies (Doutoramento)
Especialização em Methodology and Supervision in Early Childhood Education
Universidade do Minho, Portugal
Aprovado
2002
Concluído
Educational Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
Muito bom, com distinção
1997
Concluído
Psychology (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2012 - 2018 Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/11/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2005/09 - 2020/10/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2004/09 - 2005/08 Assistente (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
2002/02 - 2004/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/04 - Atual Vice-President of the Technical-Scientific Council Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - Atual Member of the Direction Board of the Centre for Research and Innovation in Education (inED) Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal
2013/09 - Atual Member of the Technical-Scientific Council Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal
2011/09 - Atual Coordenator of the Master in Pre-School Education Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/09 - 2021/09 Coordenator of the Higher Professional Technical Course of Accompaniment of Children and Young People Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011/01 - 2016/01 Coordenator of the Technical-Scientific Unit of Supervision in Early Childhood and Primary Education Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09 - Atual Convenor Special Interest Group "Birth to Three" European Early Childhood Education Research Association, Reino Unido
2009/09 - Atual Country Coordinator for Portugal European Early Childhood Education Research Association, Reino Unido
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008/02/01 - 2011 Pedagogia em creche: Da avaliação da qualidade à transformação praxiológica [Infant-toddler pedagogy: From quality evaluation to praxeological transformation]
SFRH/BD/41184/2007
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/03 - 2024/02 Seepro3 - Systems of Early Childhood Education and Professionalisation in Europe
n/a
Investigador
State Institute of Early Childhood Research, Alemanha
Federal Ministry for Family Affairs, Senior Citizens, Women and Youth
2022 - 2024 Conceção e redação de Orientações Pedagógicas para Creche [Development of guidelines for centre-based infant-toddler education]
n/a
Desenvolvimento técnico
Ministério da Educação / Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Portugal
Direção-Geral da Educação
Em curso
2022/01/01 - 2023/12 Implementing Positive Behaviour Support in Early Childhood Education and Care - PBS-ECEC
2021-1-PT01-KA220-SCH-000034367
Investigador
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
European Commission
Em curso
2019/09/01 - 2022/08/31 PARTICIPA: Professional development tools supporting participation rights in Early Childhood Education
2019-1-PT01-KA202-060950
Investigador
European Commission
2020/11 - 2021/05 COVID-19 pandemic and early education services for 0-3 children: Educational and social impact
LL20-03-0027
Investigador responsável
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
Social Observatory of La Caixa Foundation
2019/11 - 2020/12 Atividades de Animação e Apoio à Família: Avaliação do impacto de um programa de formação [Leisure Time Activities in ECE: Evaluation of the impact of a training programme]
n/a
Investigador responsável
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
Câmara Municipal da Maia
Em curso
2017 - 2020 Playing2gether - Teacher sensitivity as a basis for inclusion in pre-school
2017-1-SK01-KA201-035321
Investigador
European Commission
2015 - 2017 Seepro-r: Workforce Profiles in Systems of Early Childhood Education and Care in Europe
na
Investigador
State Institute of Early Childhood Research, Alemanha
Federal Ministry for Family Affairs, Senior Citizens, Women and Youth
Concluído
2009/10 - 2011/10 European Primary Teacher Education (EPTE)
502066-LLP-1-2009-1-NL-ERASMUS-ECDEM
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
European Commission
2007/04 - 2009/04 Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias [Developing Quality in Partnerships / Effective Early Learning]
n/a
Desenvolvimento técnico
Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
1997/10 - 2004/06 Projeto EDUCARE: Programa de apoio à transformação de contextos de Educação de Infância [Project EDUCARE: Programme to Support the Transformation of Early Childhood Education Contexts]
n/a
Investigador
Fundação Aga Khan

Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023/09/15 - 2024/07/31 Bem-estar e saúde emocional de Educadores/as de Infância (BESE-EI) [Well-being and emotional health of early childhood teachers]
inED/2023/4
Investigador
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
Em curso
2018/09 - 2019/07 LUDI+: Programa de Formação de Animadores/as das Atividades de Animação e Apoio à Família [LUDI+: Training Programme for Professionals of Leisure Time Activities in Preschool Education]
n/a
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal
Câmara Municipal da Maia [Municipality of Maia]
Concluído
2014 - 2016 Percursos de desenvolvimento da profissionalidade docente na Educação de Infância [Pathways of development of professionalism in Early Childhood Education]
inED
Investigador responsável
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Taveira, Maria do Céu; Rosário, Pedro; Araújo, Sara Barros; Oliveira,Helena; Guimarães, Carina; Gomes, Daniela; Mimoso, Joana. "Amor e trabalho: Leituras do desenvolvimento vocacional do jovem adulto". Trabalho apresentado em Seminário internacional "Da universidade para o mundo do trabalho", Braga, 2001.
    Publicado
  2. Araújo, Sara Barros. "Um contributo para a equidade: O apoio a uma criança vítima de abuso". Trabalho apresentado em Congresso internacional "Os Mundos Sociais e Culturais da Infância", Braga, 2000.
    Publicado
  3. Taveira, Maria do Céu; Maia, Ângela; Santos, Luísa; Castro, Susana; Couto, Susana; Amorim, Patrícia; Rosário, Pedro; et al. "Apoio psicossocial na transição para o Ensino Superior: Um modelo integrado de serviços". Trabalho apresentado em Seminário internacional "Transição para o Ensino Superior", Braga, 2000.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Sílvia Barros; Vitor Oliveira; Sara Araújo; Miguel Santos; Andrea Otero-Mayer; Viviane Mohr; Barros, Sílvia; et al. "Promoção de comportamentos positivos na Educação Pré-Escolar: Uma abordagem europeia". Sensos-e 11 1 (2024): Vol. 11 N.º 1 (2024)-Vol. 11 N.º 1 (2024). https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/5131.
    Publicado • 10.34630/SENSOS-E.V11I1.5131
  2. Rafaela Rosário; Sara Barros Araújo; Ana Silva; Sílvia Barros. "Roles of the interaction with children and families in mediating the association between digital health literacy and well-being of early childhood teachers in Portugal: A cross-sectional study". PLOS ONE (2023): https://doi.org/10.1371/journal.pone.0291748.
    10.1371/journal.pone.0291748
  3. Sara Barros Araújo; Susana Esteves; Margarida Marta. "On becoming an infant-toddler pedagogue: perceived contributions of heuristic play in initial professional education". Early Years (2023): https://doi.org/10.1080/09575146.2023.2235096.
    10.1080/09575146.2023.2235096
  4. Sara Barros Araújo; Peter Elfer; Gloria Quiñones. "Preparing and supporting professionals working with infants and toddlers". Early Years (2023): https://doi.org/10.1080/09575146.2023.2240668.
    10.1080/09575146.2023.2240668
  5. Sara Barros Araújo; Rafaela Rosário; Ana Silva; Sílvia Barros. "Reopening ECEC Services for Children Under Three Amidst the Pandemic: Investigating the Association of Health Measures with Pedagogical Practices and Children’s Well-being". Early Childhood Education Journal (2023): https://doi.org/10.1007/s10643-023-01465-z.
    10.1007/s10643-023-01465-z
  6. Sanches-Ferreira, Manuela; Gonçalves, Joana L.; Araújo, Sara Barros; Alves, Sílvia; Barros, Sílvia. "Building inclusive preschool classrooms: How desirable and feasible is a set of strategies that facilitate teacher-child relationships?". Frontiers in Education 7 (2022): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2022.944822.
    10.3389/feduc.2022.944822
  7. Correia, Nadine; Aguiar, Cecília; Taelman, Helena; Bodere, Anneleen; Petrogiannis, Konstantinos; Penderi, E.; Karachristos, C.; et al. "Children's Right to Participate: The Lundy Model Applied to Early Childhood Education and Care". The International Journal of Children’s Rights 30 2 (2022): 378-405. http://dx.doi.org/10.1163/15718182-30020010.
    10.1163/15718182-30020010
  8. Araújo, Sara Barros. "What's your image of the child? Examining trajectories of prospective ECE teachers' beliefs during practicum". European Early Childhood Education Research Journal (2022): 1-13. http://dx.doi.org/10.1080/1350293x.2022.2081345.
    Publicado • 10.1080/1350293x.2022.2081345
  9. Coelho, Vera; Araújo, Sara Barros; Sanches-Ferreira, Manuela; Vancraeyveldt, Caroline. "PLAYING-2-GETHER: can brief in-service training influence preschool teachers' awareness of play-based strategies for improving relationships?". International Journal of Early Years Education (2022): 1-16. http://dx.doi.org/10.1080/09669760.2022.2037078.
    Publicado • 10.1080/09669760.2022.2037078
  10. Araújo, Sara Barros; Antunes, Ana Pereira. Autor correspondente: Araújo, Sara Barros. "Assessment of workplace-based learning: Key findings from an ECE professional master programme in Portugal". International Journal of Early Years Education 29 3 (2021): 268-281. https://doi.org/10.1080/09669760.2021.1952854.
    Publicado • 10.1080/09669760.2021.1952854
  11. Ana Sabrina Ferreira; Diana Teixeira; Margarida Marta; Sara Barros Araújo. "Prática educativa supervisionada em creche: Uma experiência pikleriana em contexto português [Supervised educational practice in daycare: A piklerian experience in a Portuguese context]". Revista Practicum 6 1 (2021): 59-74. https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v6i1.10194.
    Publicado • 10.24310/RevPracticumrep.v6i1.10194
  12. Antunes, Ana Pereira; Araújo, Sara Barros. "Ensino de investigação qualitativa em psicologia (da educação): Impacto percebido em alunos de mestrado [Qualitative research teaching in (Educational) Psychology: Perceived impact on Master’s degree students]". Revista Lusófona de Educação 51 (2021): 153-169.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle51
  13. Antunes, Ana Pereira; Araújo, Sara Barros. "Iniciação à investigação qualitativa: Perceção e apreciação de alunos de Psicologia [Introduction to qualitative research: Perception and assessment of Psychology students]". New Trends in Qualitative Research 7 (2021): 321-331.
    Acesso aberto • Publicado • 10.36367/ntqr.7.2021.321-331
  14. Araújo, Sara Barros; Bussey, Katherine. "Initial professional studies for working with children under-three: Contemporary trends in Europe and Australasia". Educação UNISINOS 24 (2020): 1-18.
    Publicado
  15. Araújo, Sara Barros; Manuela Sanches-Ferreira; Maria Alberta Fernandes. "Playing-2-gether: Um projeto europeu sobre a sensibilidade do/a educador/a enquanto base para a inclusão [Playin2gether - A European project on early childhood teacher's sensitivity as a basis for inclusion]". Cadernos de Educação de Infância 117 (2019): 19-21.
    Publicado
  16. Araújo, Sara Barros. "Aprendizagem profissional no estágio em creche: Representatividade e significado atribuído a dimensões da pedagogia [Professional learning in a practicum with toddlers: Representativeness and meaning attributed to pedagogical dimensions]". Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade (2018):
    10.21879/faeeba2358-0194
  17. Araújo, Sara Barros; Antunes, Ana Pereira. "Avaliação da aprendizagem profissional no estágio supervisionado: estudo exploratório na educação infantil [Assessment of professional learning in supervised practicum: Exploratory study in early childhood education]". Estudos em Avaliação Educacional 29 70 (2018): 134-154. http://dx.doi.org/10.18222/eae.v0ix.4365.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18222/eae.v0ix.4365
  18. Araújo, Sara Barros; Tânia Monteiro. "Pedagogias explícitas em creche: Relato de uma investigação-ação em contexto português". Humanidades & Inovação 4 1 (2017): 66-76.
    Publicado
  19. Araújo, Sara Barros; Ana Pereira Antunes. "Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância". EduSer-Revista de Educação 9 2 (2017): 28-41.
    Publicado
  20. Araújo, Sara Barros. "Perspetivas pedagógicas para a educação em creche: Princípios convergentes e implicações para a prática". Cadernos de Educação de Infância 112 (2017): 104-112.
    Publicado
  21. Araújo, Sara Barros. "Para uma visão triangulada dos direitos em creche: Uma análise a partir do manifesto epistolar de Malaguzzi". Em Aberto – Revista do INEP (2017):
  22. Araújo, Sara Barros. "Trabalho colaborativo transdisciplinar no apoio à inclusão: Um estudo de caso na educação de infância". AMAzônica (2016):
  23. Barros Araújo, Sara. "Professional development within the Effective Early Learning Programme : a contribution to a participatory and context-sensitive approach to ECEC evaluation". Early Years: An International Research Journal 35 3 (2015): 249-259.
    Publicado • 10.1080/09575146.2014.995599
  24. Araújo, Sara Barros. "Avaliação da qualidade em creche: O bem-estar e o envolvimento da criança como processos centrais". Nuances: Estudos sobre Educação (2014): http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/3143/2708.
    10.14572/nuances.v25i3.3143
  25. Araújo, Sara Barros. "Researching change: a praxeological case study on toddlers' educational contexts". European Early Childhood Education Research Journal 20 4 (2012): 505-517.
    Publicado • 10.1080/1350293X.2012.737706
  26. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. "Early education for diversity: starting from birth". European Early Childhood Education Research Journal 19 2 (2011): 223-235.
    Publicado • 10.1080/1350293X.2011.574410
  27. Araújo, Sara Barros; Costa, Hélia. "Pedagogia-em-Participação em creche: Concretizando o respeito pela competência da criança". Cadernos de Educação de Infância 91 (2010): 8-10.
    Publicado
  28. Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. "Listening to children as a way to reconstruct knowledge about children: Some methodological implications". European Early Childhood Education Research Journal 14 1 (2006): 21-31.
    Publicado • 10.1080/13502930685209781
  29. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. "Children's perspectives about pedagogical interactions". European Early Childhood Education Research Journal 12 1 (2004): 103-114.
    Publicado • 10.1080/13502930485209341
  30. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. "O envolvimento da criança na aprendizagem: Construindo o direito de participação". Análise Psicológica 1 (XXII) (2004): 81-93.
    Publicado
  31. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. "O apoio a processos de transição: Construindo os direitos de uma criança vítima de maus-tratos". Infância e Educação: Investigação e Práticas 6 (2004): 27-44.
    Publicado
  32. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros; Sousa, Zita. "A institucionalização enquanto transição ecológica: A fenomenologia da experiência no momento de pós-transição". Cadernos de Consulta Psicológica 17/18 (2002): 267-276.
    Publicado
  33. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. "A colaboração como sustentáculo da inclusão: Uma perspectiva ecológico-construtivista". Inclusão 2 (2002): 49-74.
    Publicado
  34. Oliveira-Formosinho, J.; Araújo, S.B.. "Entre o risco biológico e o risco social: Um estudo de caso between the biological risk and the social risk: a case study". Educacao e Pesquisa 28 2 (2002): 87-103. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-34247437189&partnerID=MN8TOARS.
  35. Araújo, Sara Barros; Oliveira-Formosinho, Júlia. "Estudo psicométrico PIP-ECERS: Implicações ao nível dos instrumentos e da amostra". Infância e Educação: Investigação e Práticas 3 (2001): 97-113.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Araújo, Sara Barros. "Portugal early childhood education and care (ECEC) workforce profile". In Early childhood workforce profiles across Europe, editado por Oberhuemer, Pamela; Schreyer, Inge, 1314-1346. Munique, Alemanha: State Institute for Early Childhood Research and Media Literacy, 2024.
    Publicado
  2. Schreyer, Inge; Oberhuemer, Pamela; Araújo, Sara Barros. "Portugal Key Contextual Data". In Early childhood workforce profiles across Europe, editado por Oberhuemer, Pamela; Schreyer, Inge, 1347-1364. Munique, Alemanha: State Institute of Early Childhood Research and Media Literacy, 2024.
    Publicado
  3. Correia, Nadine; Aguiar, Cecília; Taelman, Helena; Wyslowska, Olga; Barros, Sílvia; Correia, Isabel; Markowska-Manista, Ursula; et al. "Children's voices in Early Childhood Education and Care". In Establishing child centred practice in a changing world, Part B, 9-22. Emerald Publishing Limited, Bingley, 2023.
    Publicado
  4. Almeida, C.; Santos, F.; Marques, A.; Araújo, Sara Barros. "Trabalho de projeto na formação inicial em Educação de Infância: Uma experiência em Território Educativo de Intervenção Prioritária [Project work in preservice early childhood teacher education: An experience in an Education Territory of Priority Intervention]". In Projetos Pedagógicos no Mundo, 264-287. São Paulo, Brasil: Phorte Editora, 2023.
    Publicado
  5. Sanches-Ferreira, Manuela; Gonçalves, Joana; Araújo, Sara Barros; Alves, Sílvia; Barros, Sílvia. Autor correspondente: Sanches-Ferreira, Manuela. "Building inclusive preschool classrooms: How desirable and feasible is a set of strategies that facilitate teacher-child relationships?". In Advancing research on inclusion and engagement in early childhood education and care (ECEC) with a special focus on children at risk and children with disabilities, 13-38. Lausanne, Suiça: Frontiers Media, 2023.
    Publicado
  6. Araújo, Sara Barros; Barros, Sílvia; Silva, Ana; Rosário, Rafaela. "COVID-19 pandemic and centre-based services for children under three". In Early Childhood Education and Care in a Global Pandemic, editado por L. Henderson; K. Bussey; H. B. Ibrahim, 70-82. Routledge, 2022.
    10.4324/9781003257684-6
  7. Vancraeyveldt, Caroline; Araújo, Sara Barros; Boland, Annerieke; Grofcíková, Sona; Klimentova, Anna; Oenema-Mostert, Ineke; Sanches-Ferreira, Manuela. "Learning to Play-2-gether: Building positive relationships with children through play". In Teacher Education and Play Pedagogy, editado por E. Loizou; J. Trawick-Smith, 109-123. Routledge, 2022.
    10.4324/9781003149668-10
  8. Antunes, Ana Pereira; Araújo, Sara Barros. "Iniciação à investigação qualitativa: Perceção e apreciação de alunos de Psicologia [Introduction to qualitative research: Perception and assessment of Psychology students]". In Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios | Investigación Cualitativa en Educación: Avances y Desafíos, 321-331. Ludomedia, 2021.
    10.36367/ntqr.7.2021.321-331
  9. Araújo, Sara Barros. ""Do lado que não se vê": Apontamentos sobre os direitos das crianças no âmbito de processos de investigação ["From the side you can't see": Notes on children's rights in the context of research processes]". In Direitos das crianças interpretados pelos adultos: A propósito dos 30 anos da Convenção dos Direitos das Crianças, 133-141. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2020.
    Publicado
  10. Ana Pereira Antunes; Araújo, Sara Barros. "Aprender metodologia qualitativa em Psicologia da Educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado [Learning qualitative methodology in Educational Psychology: Perceptions and expectations of master's students]". 602-615. Portugal, 2020.
    Publicado
  11. Araújo, Sara Barros; Araújo, Maria José. "Ética na Investigação com crianças em creche: Incursões em território não cartografado [Ethics in research with children in childcare: Incursions into uncharted territory]". In Ensaios sobre ética e investigação em Psicologia em em Educação, 85-93. Porto, Portugal: Mais Leituras, 2020.
    Publicado
  12. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros; Costa, Hélia. "Sintonia pedagógica: Documentando a aprendizagem de crianças em contexto de creche [Pedagogical attunement: Documenting toddlers' learning]". In Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: Um caminho para a transformação, 172-183. Porto Alegre, Brasil: Penso, 2019.
    Publicado
  13. Araújo, Sara Barros. "A abordagem HighScope para a educação e cuidados em creche [The HighScope approach for infant-toddler education and care]". In Modelos pedagógicos para a educação em creche, editado por Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros, 71-92. Porto, Portugal: Porto Editora, 2018.
    Publicado
  14. Araújo, Sara Barros. "A proposta pedagógica de Elinor Goldschmied para a educação e cuidados a pessoas entre o nascimento e os três anos [The pedagogical proposal of Elinor Goldschmied for the education and care of people under-three]". In Modelos pedagógicos para a educação em creche, editado por Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros, 139-160. Porto, Portugal: Porto Editora, 2018.
    Publicado
  15. Araújo, Sara Barros. "Portugal - ECEC workforce profile". editado por Oberhuemer, Pamela; Schreyer, Inge, 891-916. Munique, Alemanha: State Institute of Early Childhood Research, 2018.
    Publicado
  16. Araújo, Sara Barros. "PORTUGAL Frühpädagogisches Personal - Ausbildungen, Arbeitsfelder, Arbeitsbedingungen". editado por Schreyer, Inge; Oberhuemer, Pamela, 785-811. Munique, Alemanha: State Institute of Early Childhood Research, 2018.
    Publicado
  17. Araújo, Sara Barros; Rafaela Rosário; Sandra Fernandes. "Educação e saúde em creches: Protocolo de um estudo randomizado por clusters". In Educação física, lazer & saúde: Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado, 178-186. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, 2017.
    Publicado
  18. Araújo, Sara Barros. "Formação em contexto para a reconstrução da pedagogia em creche: A relevância percebida de conteúdos e processos". In Pedagogias das infâncias, crianças e docências na Educação Infantil, 351-369. Brasília, Brasil: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica, 2016.
    Publicado
  19. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros; Costa, Hélia. "Pedagogical attunement: Documenting toddlers’ learning". In Assessment and Evaluation for Transformation in Early Childhood, 168-180. London, Reino Unido: Routledge, 2015.
    Publicado
  20. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. "Construção social da moralidade: Contributos das perspetivas das crianças". In Infância e educação: Olhares sobre contextos e cotidianos, 73-87. Alagoas, Brasil: EDUFAL, 2015.
    Publicado
  21. Araújo, Sara Barros. "Pedagogical attunement: Documenting toddlers' learning". 2015.
  22. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. "Early education for diversity: Starting from birth". In Understanding the under 3s and the implications for education, 63-75. London, Reino Unido: Routledge, 2014.
    Publicado
  23. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. "Pedagogia-em-Participação em creche: A perspetiva da Associação Criança". In Educação em creche: Participação e diversidade, 11-27. Porto: Porto Editora, 2013.
    Publicado
  24. Araújo, Sara Barros. "Dimensões da pedagogia em creche: Princípios e práticas ancorados em perspetivas pedagógicas de natureza participativa". In Educação em creche: Participação e diversidade, 29-74. Porto: Porto Editora, 2013.
    Publicado
  25. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. "Educação para a diversidade em contexto de creche: Começar desde o nascimento". In Educação em creche: Participação e diversidade, 75-89. Porto: Porto Editora, 2013.
    Publicado
  26. Araújo, Sara Barros; Oliveira-Formosinho, Júlia. "A transformação do ambiente físico em contexto de creche: Um estudo de caso praxiológico". In Educação em creche: Participação e diversidade, 91-107. Porto, Portugal: Porto Editora, 2013.
    Publicado
  27. Araújo, Sara Barros. "Avaliação da qualidade no âmbito do DQP: Um contributo para uma pedagogia da diversidade?". In Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias: Estudos de caso, 231-250. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2009.
    Publicado
  28. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. "Escutar as vozes das crianças como meio de (re)construção de conhecimento acerca da infância: Algumas implicações metodológicas". In A escola vista pelas crianças, 11-29. Porto: Porto Editora, 2008.
    Publicado
  29. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. "A construção social da moralidade: As vozes das crianças". In A escola vista pelas crianças, 31-54. Porto: Porto Editora, 2008.
    Publicado
  30. Araújo, Sara Barros; Freire de Andrade, Filipa. "Da participação convencionada à participação efectiva: Um estudo de caso alicerçado na escuta da criança em contexto de Educação de Infância". In A escola vista pelas crianças, 95-116. Porto: Porto Editora, 2008.
    Publicado
  31. Araújo, Sara Barros. "Desenvolvimento vocacional na infância: Conclusões e orientações gerais para uma intervenção vocacional precoce". In Desenvolvimento vocacional ao longo da vida: Fundamentos, princípios e orientações, 211-218. Coimbra: Almedina, 2004.
    Publicado
  32. Formosinho, João; Araújo, Sara Barros; Sousa, Zita. "A criança e a sociedade de consumo". In A criança na sociedade contemporânea, 169-197. Lisboa: Universidade Aberta, 2004.
    Publicado
  33. Oliveira-Formosinho, Júlia; Sousa, Zita; Araújo, Sara Barros. "A criança institucionalizada". In A criança na sociedade contemporânea, 199-232. Lisboa: Universidade Aberta, 2004.
    Publicado
  34. Araújo, Sara Barros; Oliveira-Formosinho, Júlia. "A criança maltratada". In A criança na sociedade contemporânea, 233-260. Lisboa: Universidade Aberta, 2004.
    Publicado
  35. Araújo, Sara Barros. "O apoio a uma criança vítima de abuso: Relato de uma prática ecológica de intervenção educativa". In Associação Criança: Um contexto de formação em contexto, 214-228. Braga: Livraria Minho, 2001.
    Publicado
  36. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. "O modelo de intervenção da Associação Criança: Uma gramática ecológica para a inclusão". In Associação Criança: Um contexto de formação em contexto, 229-254. Braga: Livraria Minho, 2001.
    Publicado
Edição de livro
  1. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. Modelos pedagógicos para a educação em creche [Pedagogical models for centre-based infant-toddler education]. Porto, Portugal: Porto Editora. 2018.
    Publicado • Editor
  2. Ribeiro, Abílio; Machado, Inês; Araújo, Sara Barros; Botelho, Sara Bento; Pinheiro, Rui. 22nd EECERA Conference Abstract Book. Porto, Portugal: Childhood Association / Polytechnic Institute of Oporto. 2012.
Edição de número de revista
  1. Araújo, Sara Barros; Elfer, Peter; Quiñones, Glória. "Preparing and supporting professionals working with infants and toddlers". Early Years: An International Research Journal 43 3 (2023): https://www.tandfonline.com/toc/ceye20/43/3?nav=tocList.
    Publicado • https://doi.org/10.1080/09575146.2023.2240668 • Editor convidado
  2. Araújo, Sara Barros; Oliveira-Formosinho, Júlia. "Pedagogias Participativas na Educação de Infância". Sensos VI 1 (2016):
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros. Educação em creche: Participação e diversidade. Portugal. 2013.
Manual
  1. Araújo, Sara Barros; Manuela Sanches-Ferreira; Vancraeyveldt, Caroline; Boland, Annerieke; Grofcíková, Sona; Klimentova, Anna; Oenema-Mostert, Ineke. Playing-2-gether: Teacher sensitivity as a basis for inclusion in preschool - Coaching manual for the preservice / inservice education of preschool teachers. 2020.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Barros, Sílvia; Santos, Miguel August; Araújo, Sara Barros; Krousorati, K; Grammatikopoulos, V; Szproch, A; O¿Brien, M.; et al. "Implementing Positive Behaviour Support in Early Childhood Education and Care in Europe: Presentation of an International Project". Trabalho apresentado em Porto ICRE¿22: Porto International Conference on Research in Education, 2022.
Prefácio / Posfácio
  1. Araújo, Sara Barros. "Cenas do cotidiano: Dos limites da enunciação à revelação da experiência [Scenes from daily life: From the limits of enunciation to the revelation of experience]". Prefácio para Fazeres de professores e gestores da escola da infância: Reflexões sobre cenas do cotidiano, 5-8. S. Paulo, Brasil: Paco Editorial. 2019.
    Publicado
Relatório
  1. Araújo, Sara Barros. 2024. Portugal Early Childhood Education and Care (ECEC) Profile. http://www.seepro.eu/Seiten_Englisch/Texte_Englisch/Portugal_workforce.pdf.
  2. Schreyer, Inge; Oberhuemer, Pamela; Araújo, Sara Barros. 2024. Portugal Key Contextual Data. http://www.seepro.eu/Seiten_Englisch/Texte_Englisch/PORTUGAL_Key_data.pdf.
Resumo em conferência
  1. Araújo, Sara Barros; Diogo, Fernando. "Conceção de criança e desenvolvimento da profissionalidade docente: Dados preliminares de um estudo exploratório". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real, 2014.
    Publicado
  2. Tânia Monteiro; Araújo, Sara Barros. "Reconstrução de práticas em contexto de creche: Relato de uma investigação-ação". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real, 2014.
    Publicado
  3. Araújo, Sara Barros; Taveira, Maria do Céu. "O papel do educador na facilitação do desenvolvimento vocacional: Uma abordagem desenvolvimental-contextualista". Trabalho apresentado em XII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF, Lisboa, 2003.
    Publicado
Tradução
  1. Araújo, Sara Barros. Modelos e abordagens. Porto: Porto Editora. 2002.
  2. Araújo, Sara Barros. A psicologia da supervisão. Porto: Porto Editora. 2002.
  3. Araújo, Sara Barros. Paradigmas e parâmetros da supervisão em educação. Porto: Porto Editora. 2002.

Outros

Outra produção
  1. Covid-19 pandemic and educational services for children ages 0-3 in Portugal: Health measures, pedagogical practices and well-being. Social Observatory of “la Caixa” Foundation. 2021. Araújo, Sara Barros; Rosário, Rafaela; Silva, Ana; Barros, Sílvia. https://oobservatoriosocial.fundacaolacaixa.pt/en/-/covid-19-pandemic-and-educational-services-for-children-ages-0-3-in-portugal-health-measures-pedagogical-practices-and-well-being.
  2. Portugal – ECEC workforce profile. In P. Oberhuemer & I. Schreyer (Eds.), Workforce profiles in systems of early childhood education and care in Europe.. Edição técnica. 2017. Araújo, Sara Barros. http://www.seepro.eu/English/pdfs/PORTUGAL_ECEC_Workforce.pdf.
  3. Frühpädagogisches personal – Länderbericht Portugal. In I. Schreyer & P. Oberhuemer, Perso-nalprofile in Systemen der frühkindlichen Bildung, Erziehung und Betreuung in Europa. Edição técnica. 2017. Araújo, Sara Barros. http://www.seepro.eu/Deutsch/Pdfs/PORTUGAL_Fruehpaedagogisches_Personal.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11 Narrativas a serviço da (re)construção da imagem da criança e do papel do profissional: Apontamentos em condição de formação VI Congresso Nacional de Formação de Professores / XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
UNESP / Pró-Reitoria de Graduação (Águas de Lindóia, SP, Brasil)
2023/09 A needs assessment following ECEC professionals' voices in four European countries: Why using PBS in ECEC settings 31st EECERA Annual Conference
EECERA / APEI (Cascais, Portugal)
2023/09 Reopening centre-based services for children under-three amidst the pandemic: Health measures, pedagogical practices and children’s wellbeing 31st EECERA Annual Conference
EECERA / APEI (Cascais, Portugal)
2023/07 Bem-estar e saúde emocional de educadores/as de infância Forum inED 2023
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
2023/07 Promoção de comportamentos positivos na educação pré-escolar em quatro países europeus Forum inED 2023
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
2023/07 The role of heuristic play in early childhood teacher education: A study in a professional master programme in the Portuguese context 20th Biennial ISATT Conference
ISATT (Bari, Itália)
2023/07 Profissão e formação docente: Onde estamos e para onde vamos? Seminário A Profissão Docente: Desafios Atuais e Futuros
Conselho Nacional de Educação (Braga, Portugal)
2023/04 Supporting participation rights in Early Childhood Education: A feasibility study developed in an Erasmus+ project Internetworking Conference 2023
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2023/04 Atividades de Animação e Apoio à Família: Impacto do programa LUDI+ na perspetiva dos/as profissionais INCTE 23 - 7th International Conference on Teacher Education
Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) (Bragança, Portugal)
2022/09 Formação inicial de educadoras/es de infância para a creche: O caso de Portugal à luz de tendências internacionais XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/09 Teachers' Perceptions on Practices Promoting Child Participation in Early Childhood Education and Care across four European Countries 30th EECERA Conference
University of Strathclyde (Glasgow, Reino Unido)
2022/09 Questões curriculares e propostas pedagógicas na creche Ciclo de Debates Infâncias e Educação Infantil
Programa de Pós-Graduação em Educação e Núcleo de Educação e de Estudos da Infância da Universidade Federal de S. Carlos (Brasil)
2022/07 Supporting Children' s Participation in Early Childhood Education and Care Settings through Professional Development Porto ICRE 2022
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
2022/07 Direção técnica ou liderança pedagógica na creche? Um estudo exploratório Porto ICRE 2022
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
2022/07 Playing-2-gether: Examining the influence of brief in-service training on preschool teachers’ awareness of play-based competences for improving teacher-child relationships Porto ICRE 2022
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
2022/07 COVID-19 pandemic and early education services for 0-3 children: Examining relations among health measures, pedagogical practices and well-being Porto ICRE 2022
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
2022/07 Learning to Play-2-Gether: building positive teacher-child relationships with preschoolers through play 43rd Annual Conference of the International School Psychology Association
KU Leuven (Leuven, Bélgica)
2021/08 Public policies in ECEC services for children under-three: Tensions and challenges in Portugal and Brazil European Early Childhood Education Research Association Online Festival 2021
2021/07 Playing-2-gether: A sensibilidade do/a educador/a de infância enquanto base para a inclusão na educação pré-escolar Forum inED 2021
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
2021/07 Inclusion Across Europe: projetos internacionais ao abrigo do ERASMUS + Forum inED 2021
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
2021/07 PARTICIPA. Um projeto Erasmus+ para promover o direito de participação das crianças nos contextos de educação de infância Forum inED 2021
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
2021/07 Atividades de Animação e Apoio à Família: Avaliação do impacto percebido de um programa de formação Forum inED 2021
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
2021/07 Educação em creche em tempos de Covid-19: Impacto educativo e social Forum inED 2021
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
2021/04 Formação em contexto para a reconstrução da Pedagogia da Infância Seminário organizado pela Coodenadoria de Educação Infantil SME Fortaleza
Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (online, Brasil)
2021/03 A perspetiva pedagógica de Elinor Goldschmied XXVI Seminário Ser Bebé
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) (online, Portugal)
2021/01 Learning qualitative research: Perceptions and expectations of Master's degree students in Educational Psychology 5th World Conference on Qualitative Research
(virtual conference)
2020/09 PLAYING-2-GETHER: Can brief in-service training influence preschool teachers' awareness of play-based strategies for improving teacher-child relationships? XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
SPCE (Porto, Portugal)
2020/09 Educação Infantil em face da crise pandémica: Reflexões a partir da experiência portuguesa I Fórum Internacional de Educação Municípios Alto Tietê
SME Municípios Alto Tietê / Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (Brasil)
2020/08 Volta à Educação Infantil: A experiência portuguesa e perspetivas brasileiras Webinários: Volta às atividades na Educação Infantil: quando e como retornar?
Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (S. Paulo, Brasil)
2020/06 A experiência de retorno da Educação Infantil em Portugal III Jornadas Pedagógicas da SME de S. Paulo
Secretaria Municipal de Educação de S. Paulo (S. Paulo, Brasil)
2020 Qualidade e equidade na Educação de Infância: Notas para um debate Seminário (Re)Encontros de uma Comunidade Dedicada à Educação de Infância
Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) (Lisboa, Portugal)
2019/11 Perspetivas pedagógicas na Educação de Infância: Elinor Goldschmied XXV Seminário Ser Bebé - Políticas e Práticas para a Educação dos 0 aos 3 anos
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2019/09 Primeira infância: Cumprindo direitos, alicerçando qualidade educacional 1.º Seminário Internacional da Educação: Perspetivas educacionais para o séc. XXI
Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (Fortaleza, Brasil)
2019/09 Educação Infantil na perspetiva da equidade 1.º Seminário Internacional da Educação: perspetivas educacionais para o séc. XXI
Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (Fortaleza, Brasil)
2019/08 Enhancing the quality of teacher-child interaction through Playing-2-Gether: Introductory aspects and overall results in four countries 29th EECERA Conference - Early Years: Making it Count
European Early Childhood Education Research Association (Tessalónica, Grécia)
2019/07 Playing-2-Gether: Overall results PORTO ICRE’19 – Porto International Conference on Research in Education
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
2019/07 Workforce profiles in systems of early childhood education and care in Europe: The case of Portugal PORTO ICRE’19 – Porto International Conference on Research in Education
Centre for Research and Innovation in Education (Porto, Portugal)
2019/07 Implicações éticas: Estudos no contexto de creche com crianças muito pequenas Seminário Luso-Brasileiro de Ética na Investigação em Psicologia e Educação
FPCE - Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018/12 Impacto da experiência em creche: Contributos do estudo longitudinal de programas de intervenção 2018 EDULOG International Conference - Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/11 Do local ao transnacional: Redes e participação em investigação em educação XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Ciências, Culturas e Cidadanias”
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
2018/11 Formação docente e propostas pedagógicas para a primeira infância I Colóquio Infâncias e Formação Docente
Universidade Federal da Bahia (Salvador da Bahia, Brasil)
2018/11 As creches em foco: Princípios e práticas em pedagogias participativas V Jornada Pedagógica e I Jornada Pedagógica Internacional do DEDC I
Universidade do Estado da Bahia (Salvador da Bahia, Brasil)
2018/08 Assessment of workplace-based learning: An exploratory study 28th EECERA Conference: Early Childhood Education, Families and Communities
European Early Childhood Education Research Association (Budapeste, Hungria)
2018/07 Avaliação da qualidade em creche: Contributos da experimentação do programa BEEL em contexto português XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA-Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2018/06 Project Method in early years: Intersections in children’s and preservice teachers’ learning CrossCut 2018: International Congress of Cross-Curricular Teaching – Curriculum flexibility and innovation
Universidade do Minho (Guimarães, Portugal)
2017 Avaliação do estágio supervisionado: Perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
(Bragança)
2017 Investigação praxiológica: Participação, ética e transformação
Departamento de Psicologia, Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira (Funchal)
2017 Avaliação autêntica e coparticipada no estágio supervisionado na educação de infância: Resultados em domínios estruturantes do desempenho profissional Porto International Conference on Research in Education (Porto ICRE’17)
Centro de Investigação e Inovação em Educação (Porto)
2017 Avaliação da qualidade em creche: Análise de processos formativos no âmbito do Programa Baby Effective Early Learning Porto International Conference on Research in Education (Porto ICRE’17)
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) (Porto)
2017 Professional preparation for working with toddlers: Examining the role and meaningfulness of pedagogical dimensions 27th EECERA Conference: Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s Rights
EECERA (Bolonha)
2017 O desenvolvimento da autonomia em creche III Seminário Educação da Primeira Infância
(Fafe)
2017 Pedagogia em creche: Contributos das interfaces entre formação e investigação XV Encontro “Ser Bebé”
APEI/UMa (Funchal)
2016 Dimensões da pedagogia em creche: Na confluência da teoria e da prática Ciclo de Seminários “Vamos Conversar sobre Creche”
(Porto, Portugal)
2016 Avaliação e melhoria da qualidade em contexto de creche: Um estudo com o programa Baby Effective Early Learning II Simpósio Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade do Minho e Universidade Federal de Alagoas (Braga)
2016 Instituindo a participação: O papel da documentação pedagógica II Simpósio Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade do Minho e Universidade Federal de Alagoas (Braga)
2016 Formação em contexto e aprendizagem profissional: Processos de sustentação da transformação pedagógica em creche II Simpósio Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade do Minho e Universidade Federal de Alagoas (Braga)
2016 Pedagogical documentation of toddlers’ learning: A praxeological case study 26th EECERA Conference: Happiness, Relationships, Emotion, & Deep Level Learning
EECERA (Dublin, Irlanda)
2016 Pathways of reconstruction of beliefs about childhood: A study with prospective early childhood teachers 26th EECERA Conference: Happiness, Relationships, Emotion, & Deep Level Learning
EECERA (Dublin, Portugal)
2016 A colaboração institucional ESEP-SCMM na formação de educadores/as de infância Seminário “Diálogos da Vida, Saberes da Misericórdia”, organizado pela Santa Casa da Misericórdia da Maia
SCMM (Maia)
2016 O impacto do Processo de Bolonha na formação de educadores/as de infância em Portugal VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, organizado pelo Núcleo Ciência pela Infância
(Recife, Brasil)
2016 Pedagogias participativas e investigação praxeológica na Educação de Infância Encontro “Diálogos sobre Pedagogias Participativas: Pesquisa e prática”, organizado pelo Grupo “Contextos Integrados de Educação Infantil”, FE-USP
(S. Paulo, Brasil)
2016 Educação em creche: O contributo das dimensões da Pedagogia Encontro “Diálogos sobre Pedagogias Participativas: Pesquisa e prática”, organizado pelo Grupo “Contextos Integrados de Educação Infantil”, FE-USP
(S. Paulo, Brasil)
2015 Avaliação e desenvolvimento da profissionalidade docente: Análise de perfis evolutivos na formação de educadores de infância XXII Colóquio da AFIRSE PORTUGAL- Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação: Contributos da Investigação
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2015 Educação em creche: Dos direitos irredutíveis de crianças, profissionais e famílias I Encontro Bebés, Famílias e Creches
(Porto)
2015 Documentação pedagógica em creche: O encontro da voz da criança e do adulto I Encontro “Novos Rumos para a Educação de Bebés e Crianças em Creche e Jardim de Infância”
Associação Gerações e CM Famalicão (Vila Nova de Famalicão)
2015 Pedagogia em creche: Da avaliação da qualidade à transformação praxiológica
(Funchal)
2015 Educação e saúde em creches: Protocolo de um estudo randomizado por clusters XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado
(Porto)
2015 Avaliação e regulação da aprendizagem profissional na formação prática: Análise de perfis evolutivos XIII Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia
(Corunha)
2015 Conceção de criança e suas projeções nas práticas profissionais: Dados preliminares de um estudo exploratório XIII Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia
(Corunha)
2015 Assessment in preservice early childhood teacher education: Analysis of evolutive profiles 25th EECERA Conference: Innovation, Experimentation and Adventure in Early Childhood
(Barcelona)
2015 Context-based teacher education and professional learning: The perceived relevance of content and processes in the reconstruction of pedagogy 25th EECERA Conference: Innovation, Experimentation and Adventure in Early Childhood
(Barcelona)
2015 Indicadores de qualidade em creches I Congresso Internacional de Investigação em Saúde da Criança
(Braga)
2014 O portefólio como estratégia de avaliação alternativa: O papel da reflexão colaborativa na desconstrução de conceções e práticas XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Educação, Economia e Território – O papel da educação no desenvolvimento
(Lisboa, Portugal)
2014 Apresentação do modelo de relatório final de PES da ESE Porto 2º Fórum dos Mestrados de Habilitação para a Docência: Educadores de Infância e Professores do 1º e do 2º Ciclos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2014 Educação em creche: Valores, teorias e práticas
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
2014 Conceção de criança e desenvolvimento da profissionalidade docente: Dados preliminares de um estudo exploratório XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
(Vila Real, Portugal)
2014 Reconstrução de práticas em contexto de creche: Relato de uma investigação-ação XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
(Vila Real, Portugal)
2014 Apoio psicoeducativo como fator protetor do desenvolvimento na infância
Centro de Artes e Humanidades (Funchal, Portugal)
2013 O portefólio como estratégia de avaliação alternativa: O papel da reflexão colaborativa na desconstrução de conceções XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
2013 Training of trainers in “Effective Early Learning Programme”: Promoting processes of observation, reflection and critical insertion of ECEC professionals 23rd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
EECERA / Tallinn University (Tallinn, Estónia)
2013 Adult-child interaction in crèche contexts: A praxeological research on adult’s mediational role 23rd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
EECERA / Tallinn University (Tallinn, Estónia)
2013 Pedagogia da Infância e Psicologia: Convergências a propósito de um estudo de caso Encontros de Psicologia da Educação 2013: A atuação do psicólogo educacional em diferentes contextos profissionais
(Covilhã, Portugal)
2013 Educação em creche: Princípios e práticas
Coordenação do Mestrado em Educação Pré-Escolar (Viana do Castelo, Portugal)
2012 Transformation of education and care contexts for children under 3’s: A praxiological research 22nd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
Associação Criança / IPP / EECERA (Porto, Portugal)
2012 Little fishes: A case study on Project work with children under 3’s 22nd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
Associação Criança / IPP / EECERA (Porto, Portugal)
2012 Pedagogia em creche: Da avaliação da qualidade à transformação praxiológica Jornadas Doutorais em Estudos da Criança 2012
Comissão Diretiva do Doutoramento em Estudos da Criança (Braga, Portugal)
2011 Observação da criança em contexto de creche: O Child Observation Record (COR) Ser Bebé VII: Direito à Educação desde o Nascimento
APEI (Porto, Portugal)
2011 Pedagogy in crèche: A praxiological research on the transformation of educational environments 21st EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
(Genebra, Suiça)
2011 Avaliação da qualidade do programa: o “Programme Quality Assessment” XII Encontro Nacional da APEI: Intencionalidade Educativa e Reflexividade
APEI (Lisboa, Portugal)
2011 Formação de formadores no âmbito do DQP: Promovendo processos de observação, reflexão e inserção crítica dos profissionais II Conferência Nacional de Educação de Infância
Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (Lisboa, Portugal)
2010 Pedagogias participativas em creche: Análise de algumas similitudes e contrastes Ser Bebé VI: Direito à Educação desde o Nascimento
APEI (Faro, Portugal)
2010 Context-based teacher education at the service of a pedagogy of diversity 20th EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
EECERA / Centre for Research in Early Childhood (CREC) (Birmingham, Reino Unido)
2009 Pedagogias participativas em creche: Análise de algumas similitudes e contrastes. Encontro Ser Bebé V: Direito à Educação desde o Nascimento
APEI (Coimbra, Portugal)
2009 Early diversity education: Lessons for educational intervention 19th EECERA Annual European Conference – Diversities in Early Childhood Education
Le Furet e EECERA (Estrasburgo, França)
2009 (Re)construct processes of pedagogical supervision: An experience of professional training in the context of Early Childhood Education 16th International Conference on Learning
(Barcelona, Espanha)
2009 Pedagogias participativas em creche: Análise de algumas similitudes e contrastes IX Simpósio Internacional do GEDEI: Á procura da participação
GEDEI / ESEP (Porto, Portugal)
2008 A escola vista pelas crianças Colóquio Perspectivas de Formação de Professores: Colóquio comemorativo dos 25 anos dos primeiros licenciados em Ensino pela Universidade de Évora
(Évora, Portugal)
2008 A escola vista pelas crianças I Jornadas Educo-Desportivas da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos
(Braga, Portugal)
2008 (Re)construir processos de supervisão pedagógica: Uma experiência de formação profissional no contexto de Educação de Infância 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança: Infância Possíveis, Mundos Reais
(Braga, Portugal)
2007 Childhood Association: A presentation Annual Seminar and Partner Meeting 2007 of DECET (Diversity in Early Childhood Education and Training)
DECET / CREC (Birmingham, Reino Unido)
2006 O desenvolvimento profissional como sustentáculo de uma educação para a diversidade: Um estudo de caso Conferência “Pedagogia, Inovação e Liderança”
Fundação Aga Khan / Associação Criança (Lisboa, Portugal)
2004 Pedagogia da Infância: A avaliação como contributo para a construção da equidade IV Simpósio Internacional do GEDEI: Avaliação em Educação de Infância: Contextos, processos e produtos
GEDEI / ESEV (Viseu, Portugal)
2004 Desenvolvimento vocacional na infância: Algumas orientações gerais para uma intervenção vocacional precoce Conferência Desenvolvimento Vocacional: Políticas e intervenções nacionais
(Braga, Portugal)
2004 Listening to children as a way to reconstruct knowledge about children: A methodological paper 14th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Quality Curricula: The Influence of Research, Policy and Praxis
EECERA (Qwara, Malta)
2004 Listening to children’s narratives as a mean to understand their phenomenological experience 14th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Quality Curricula: The Influence of Research, Policy and Praxis
EECERA (Qwara, Malta)
2004 A avaliação do desenvolvimento vocacional na infância na perspectiva da criança e da educadora X Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga, Portugal)
2004 Motivation and resilience: A case study 9th International Conference on Motivation – Cognition, Motivation and Affect: Their Interdependence and Interrelation
(Lisboa, Portugal)
2003 Children’s rights: From advocacy to concreteness 13th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Possible Childhoods: Relationships and Choices
EECERA (Glasgow, Reino Unido)
2002 A case study of inclusion: An effective learning process 12th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Strategies for Effective Learning in Early Childhood
EECERA (Nicosia, Chipre)
2002 Collaboration as a sustainer for inclusion: Some empirical evidence European Conference on Educational Research 2002
EERA (Lisboa, Portugal)
2002 Children as social actors: Seeing, listening and hearing them European Conference on Educational Research 2002
EERA (Lisboa, Portugal)
2002 Entre o risco biológico e o risco social: Um estudo de caso Seminário Crianças e Jovens em Risco: Da Prevenção à Intervenção
Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de S. Pedro do Sul (S. Pedro do Sul, Portugal)
2002 O envolvimento da criança na tarefa: Dois estudos empíricos XI Colóquio Psicologia e Educação – Experiência Social, Educação e Desenvolvimento
(Lisboa, Portugal)
2002 O papel do educador na facilitação do desenvolvimento vocacional: Uma abordagem desenvolvimental-contextualista XII Colóquio da Secção Portuguesa da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE)
(Lisboa, Portugal)
2001 Associação Criança: Uma comunidade aprendente que promove comunidades aprendentes II Simpósio do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI) – A Formação Prática de Professores de Crianças
GEDEI / IEC-UM (Braga, Portugal)
2001 Concepção de aprendizagem e auto-regulação da aprendizagem: Do presente para o futuro Seminário "Pedagogia: Ideias e Projectos"
Conselho Académico e Reitoria da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2001 Intervention with high-risk adolescents IV Seminar On the Affective Dimension of Education
(Porto, Portugal)
2001 Children as social actors: Seeing, listening and hearing them 11th European Conference on Quality of Early Childhood Education –Early Childhood Narratives: Early Childhood and New Understandings of the Mind
EECERA (Alkmaar, Países Baixos)
2001 A institucionalização enquanto transição ecológica: A fenomenologia da experiência no momento de pós-transição IV Jornadas de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos: (Dis)Cursos e Cenários do Desenvolvimento Humano
(Porto, Portugal)
2000 The butterfly with burnt wings: On the educational support of a badly burnt child 10th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Complexity, Diversity & Multiple Perspectives in Early Childhood
EECERA (Londres, Reino Unido)
2000 Making friends: The first steps on the integration of a child at developmental risk 10th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Complexity, Diversity & Multiple Perspectives in Early Childhood
EECERA (Londres, Reino Unido)
2000 Language development: Facilitating Marianne´s knowledge of the world 10th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Complexity, Diversity & Multiple Perspectives in Early Childhood
EECERA (Londres, Reino Unido)
2000 Um contributo para a equidade: O apoio a uma criança vítima de abuso Congresso Internacional "Os Mundos Sociais e Culturais da Infância"
CESC / IEC-UM (Braga, Portugal)
2000 Apoio psicossocial na transição para o Ensino Superior: Um modelo integrado de serviços Seminário Internacional “Transição para o Ensino Superior”
Conselho Académico e Reitoria da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
1999 Intervenção vocacional no Ensino Básico e Ensino Secundário: Um modelo processual 2º Ciclo de Conferências em Psicologia Escolar e da Educação
(Braga, Portugal)
1998 Ecological supporting systems for an abused child 8th European Conference on Quality of Early Childhood Education - Early Childhood Education: New Challenges, New Teachers
EECERA (Santiago de Compostela, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Pedagogia em Creche: Formar para Liderar e Liderar para a (Trans)formação Praxeológica
Coorientador de Daniela Júlia Marques da Silva
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2021 - 2022/07 Proposta de Currículo e de Manual de Metodologia de Educação de Infância
Orientador de Mário António Tulumba
Mestrado em Metodologia da Educação de Infância (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2021 - 2022/07 Proposta de Currículo e de Manual de Educação de Infância
Orientador de Ana Donana Salivamba
Mestrado em Metodologia de Educação de Infância (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2021 - 2022/07 Proposta de Currículo e de Manual de Metodologia de Educação de Infância
Orientador de Estanislau de Sá Bartolomeu António
Mestrado em Metodologia de Educação de Infância (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2021 - 2022 Proposta de Currículo e de Manual de Metodologia de Educação de Infância
Orientador de Adelino Dumbo Waloia
Mestrado em Metodologia de Educação de Infância (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2020 - 2022 Implementação de medidas de prevenção e controlo da pandemia Covid-19: A perspetiva da coordenação pedagógica na educação pré-escolar
Orientador de Sara Raquel Oliveira Coelho
Mestrado em Administração das Organizações Educativas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 O papel do lúdico no âmbito de uma pedagogia participativa: Relato de uma investigação-ação
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2014 O contributo das perspectivas das crianças na reconstrução de práticas educativas
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2014 Entre a oposição e a negociação: Um projeto de investigação-ação sobre o papel do adulto na prevenção e mediação de conflitos entre pares na infância
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 - 2012 Articulação entre profissionais da educação pré-escolar e professores do 1º CEB: A experimentação, colaboração e reflexão enquanto estratégias mediadoras da aproximação entre ciclos
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 - 2012 O portefólio como estratégia de avaliação alternativa na educação de infância: Auto e heteroformação na desconstrução de conceções e práticas
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 - 2011 O referencial "Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias" e a supervisão pedagógica: Um estudo sobre a avaliação da qualidade na educação pré-escolar
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 - 2011 Impacto percebido da reflexão colaborativa na reconstrução de práticas em contexto de creche
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/10/19 - 2023/10/20 I Encontro Nacional de Educação Básica (2023/10/19 - 2023/10/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/01/17 - 2023/01/17 Palestra Investir na qualidade em Educação de Infância: Garantir um bom começo de vida do nascimento aos 9 anos (2023/01/17 - 2023/01/17)
Seminário
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2022/07/20 - 2022/07/22 Porto ICRE’22: Porto International Conference on Research in Education (2022/07/20 - 2022/07/22)
Congresso
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2020/01/10 - 2020/01/10 Educação de Infância e Políticas Públicas: Diálogos Transatlânticos (2020/01/10 - 2020/01/10)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019/10/24 - 2019/10/25 Playing-2-Gether International Multiplyer (2019/10/24 - 2019/10/25)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Univerzita Konstantína Filozofa v Nitre, Eslováquia
2019/07/17 - 2019/07/19 Porto ICRE-19: Porto International Conference on Research in Education (2019/07/17 - 2019/07/19)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
2017/07/19 - 2017/07/21 Porto ICRE-17: Porto International Conference on Research in Education (2017/07/19 - 2017/07/21)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
2012 - 2012 22nd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2009 - 2009 IX Simpósio Internacional do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI): À Procura da Participação
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
2005 - 2005 I Jornadas em Psicologia da Universidade da Beira Interior: Realidades, Fronteiras e Desafios
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2001 - 2001 II Simpósio do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI)– A Formação Prática de Professores de Crianças
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/10/05 Hearing the voices of babies in baby-educator interactions in Early Childhood Settings
Arguente principal
Caroline Chantal Guard (Doutoramento)
University of Roehampton, Reino Unido
2023/07/11 Entre o que penso, o que faço e aquilo que tu vês: Das representações dos educadores de infância à implementação de práticas de supervisão pedagógica entre pares num departamento da educação pré-escolar
Arguente principal
Fábio Jorge Gonçalves Justo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/04/14 “Como é a escola dos grandes?” Expectativas sobre lá, enquanto estão aqui: As vozes das crianças
Arguente principal
Fúlvia Aquino Rocha (Doutoramento)
Universidade de S. Paulo, Brasil
2023/02/23 Tempos e vivências no contexto da Educação Infantil: O encontro entre o hoje, o ontem e o amanhã
Arguente principal
Virgínia Souza Oliveira (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2022/11/16 As conceções das cranças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem
Arguente principal
Mariana dos Santos Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2022/07/08 Proposta de Currículo e de Manual de Metodologia de Educação de Infância
Arguente principal
Analásia Isabel Canjanja Elias (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla, Angola
2022/07/06 Proposta de Currículo e de Manual de Metodologia de Educação de Infância
Arguente principal
Befilia Jamba António Jacob (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla, Angola
2018/11/22 O projeto Living Peace e a construção de aprendizagens sociomorais
Arguente principal
Joana Leandra Gonçalves Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/11/22 Planeamento e avaliação colaborativos e promoção do sentido crítico nas crianças
Arguente principal
Margarida Rios Alves (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/03/27 Bebês e suas professoras no berçário: Estudo de interações à luz de pedagogias participativas
Arguente principal
Andréa Costa García (Mestrado)
Universidade de S. Paulo, Brasil
2018/01/18 Socio-emotional competences in children with intelectual disability: Development and validation of a socio-emotional learning programme
Arguente principal
Sónia Maria de Matos Faria (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017/12/14 Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância
Arguente principal
Lúcia Sena de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal
2017/11/09 Memória e compreensão verbal: contributo para o estudo psicométrico da Prova de Avaliação Memória e Compreensão Verbal – PAMCV
Arguente principal
Ana Mafalda Falcão Moreira Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017/07/27 Formação em contexto: Um estudo de caso praxiológico
Arguente
Joana Catarina Mendes da Silva Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016 Na creche também se educa: Um outro olhar na relação educador bebé Maria Felícia Prudêncio Calado Gameiro (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2016 Universidade inclusiva e o aluno com Necessidades Especiais: A investigação realizada em Portugal Filomena Débora Freitas Rodrigues (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2015 A expansão sistematizada de oportunidades de escolha como estratégia de suporte à participação Joana Teresa Baptista Borges (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias: A voz de um grupo de educadoras Laura Maria Dias de Barros (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 A Intencionalidade Educativa do Educador de Infância num contexto de Pedagogia-em-Participação Joana Alexandra Soares de Freitas Luís (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Diferenciação pedagógica: Um estudo no contexto do 1º CEB Joana Alexandra Sousa Tavares Guimarães (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 Coordenação pedagógica, funções e desafios da supervisão Juliana Manuela Rangel da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013 A voz da criança sobre a inovação pedagógica Cristina Maria Mesquita Gomes Pires (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 Estratégias de aproximação escola-família. Um estudo no contexto do 1º CEB Isabel Maria de Castro Abreu Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 Representações sobre a supervisão das atividades de iniciação à prática de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa Cátia Salomé da Rocha Barros (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 Transformação de práticas no contexto do 1º CEB: Possibilidades da observação por pares Mónica Moreira Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 Articulação e sequencialidade educativa na Educação Básica: Um estudo nos contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico Alice Maria Moreira Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 Impacto do desenvolvimento de hábitos de reflexão sobre as práticas: Um caminho para a construção do Projecto Educativo de Centro Isa Cristina Tato Brito da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual Sensos-e Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED)
2022 - Atual Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
2021 - Atual Revista Practicum Asociación para el Desarrollo del Prácticum y de las Prácticas Externas: Red de Prácticum (REPPE)
2020 - Atual International Journal of Early Years Education (1469-8463) Informa UK (Taylor & Francis)
2019/02 - Atual European Journal of Teacher Education (1469-5928) Informa UK (Taylor & Francis)
2019 - Atual Early Years: An International Research Journal (1472-4421) Taylor & Francis
2016/05/30 - Atual Revista Portuguesa de Educação Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho
2012 - Atual European Early Childhood Education Research Journal (1752-1807) Taylor & Francis
2012 - Atual RELADEI - Revista Latinoamericana de Educación Infantil Associação de Profissionais de Educação de Infância
2016/11/14 - 2016/12/01 Saber & Educar ESE Paula Frassinetti
2015 - 2015 Investigar em Educação (número temático "Infância(s), Educação e Sociedade") SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021 - Atual Perita da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
Membro
AGência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal
2021 - 2021 Evaluator of submissions of the call to support research projects about technology and society Social Observatory of La Caixa Foundation, Espanha Social Observatory of La Caixa Foundation
2012 - 2012 Presidente da Comissão de Auto-Avaliação do Mestrado em Educação Pré-Escolar Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/07/01 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2009/09 - Atual European Early Childhood Education Research Association Country Coordenator para Portugal; Convenor SIG Birth to Three
Atual Associação Criança

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/02 - Atual Membro da Comissão de Avaliação do Desempenho Docente (CADD)
Membro
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2023 Member of the Commission of the Program to Support the Publication in High Quality Scientific Journals of Polytechnic of Porto (PAPRE) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2021 - 2023 Expert reviewer of the programme Active Citizens Fund/EEA Grants Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2014/05 - 2017/11 Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Básica
Membro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2009/01 - 2014/02 Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
Membro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2007/09 - 2009 Membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação do Porto
Membro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2005/09 - 2007 Membro do Conselho Científico da Escola Superior de Educação do Porto
Membro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal