Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sara Barros Araújo
Nomes de citação
- Araújo, Sara Barros
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AC1F-7599-68BA
- ORCID iD
- 0000-0002-9866-0060
Endereços de correio eletrónico
- saraujo@ese.ipp.pt (Profissional)
Moradas
- Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação do Porto. R. Dr. Roberto Frias, 4200-465, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012
Concluído
|
Child Studies (Doutoramento)
Especialização em Methodology and Supervision in Early Childhood Education
Universidade do Minho, Portugal
|
Aprovado |
2002
Concluído
|
Educational Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Muito bom, com distinção |
1997
Concluído
|
Psychology (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal | ||
2012 - 2018 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/11/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2005/09 - 2020/10/31 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2004/09 - 2005/08 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2002/02 - 2004/07 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/04 - Atual | Vice-President of the Technical-Scientific Council | Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - Atual | Member of the Direction Board of the Centre for Research and Innovation in Education (inED) | Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal |
2013/09 - Atual | Member of the Technical-Scientific Council | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2011/09 - Atual | Coordenator of the Master in Pre-School Education | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2015/09 - 2021/09 | Coordenator of the Higher Professional Technical Course of Accompaniment of Children and Young People | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2011/01 - 2016/01 | Coordenator of the Technical-Scientific Unit of Supervision in Early Childhood and Primary Education | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/09 - Atual | Convenor Special Interest Group "Birth to Three" | European Early Childhood Education Research Association, Reino Unido |
2009/09 - Atual | Country Coordinator for Portugal | European Early Childhood Education Research Association, Reino Unido |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2008/02/01 - 2011 | Pedagogia em creche: Da avaliação da qualidade à transformação praxiológica [Infant-toddler pedagogy: From quality evaluation
to praxeological transformation]
SFRH/BD/41184/2007
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/03 - 2024/02 | Seepro3 - Systems of Early Childhood Education and Professionalisation in Europe
n/a
Investigador
State Institute of Early Childhood Research, Alemanha
|
Federal Ministry for Family Affairs, Senior Citizens, Women and Youth |
2022 - 2024 | Conceção e redação de Orientações Pedagógicas para Creche [Development of guidelines for centre-based infant-toddler education]
n/a
Desenvolvimento técnico
Ministério da Educação / Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Portugal
|
Direção-Geral da Educação
Em curso
|
2022/01/01 - 2023/12 | Implementing Positive Behaviour Support in Early Childhood Education and Care - PBS-ECEC
2021-1-PT01-KA220-SCH-000034367
Investigador
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2019/09/01 - 2022/08/31 | PARTICIPA: Professional development tools supporting participation rights in Early Childhood Education
2019-1-PT01-KA202-060950
Investigador
|
European Commission |
2020/11 - 2021/05 | COVID-19 pandemic and early education services for 0-3 children: Educational and social impact
LL20-03-0027
Investigador responsável
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
|
Social Observatory of La Caixa Foundation |
2019/11 - 2020/12 | Atividades de Animação e Apoio à Família: Avaliação do impacto de um programa de formação [Leisure Time Activities in ECE:
Evaluation of the impact of a training programme]
n/a
Investigador responsável
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
|
Câmara Municipal da Maia
Em curso
|
2017 - 2020 | Playing2gether - Teacher sensitivity as a basis for inclusion in pre-school
2017-1-SK01-KA201-035321
Investigador
|
European Commission |
2015 - 2017 | Seepro-r: Workforce Profiles in Systems of Early Childhood Education and Care in Europe
na
Investigador
State Institute of Early Childhood Research, Alemanha
|
Federal Ministry for Family Affairs, Senior Citizens, Women and Youth
Concluído
|
2009/10 - 2011/10 | European Primary Teacher Education (EPTE)
502066-LLP-1-2009-1-NL-ERASMUS-ECDEM
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
European Commission |
2007/04 - 2009/04 | Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias [Developing Quality in Partnerships / Effective Early Learning]
n/a
Desenvolvimento técnico
Ministério da Educação, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
1997/10 - 2004/06 | Projeto EDUCARE: Programa de apoio à transformação de contextos de Educação de Infância [Project EDUCARE: Programme to Support
the Transformation of Early Childhood Education Contexts]
n/a
Investigador
|
Fundação Aga Khan Fundação Calouste Gulbenkian Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/09/15 - 2024/07/31 | Bem-estar e saúde emocional de Educadores/as de Infância (BESE-EI) [Well-being and emotional health of early childhood teachers]
inED/2023/4
Investigador
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
|
Em curso
|
2018/09 - 2019/07 | LUDI+: Programa de Formação de Animadores/as das Atividades de Animação e Apoio à Família [LUDI+: Training Programme for Professionals
of Leisure Time Activities in Preschool Education]
n/a
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal
|
Câmara Municipal da Maia [Municipality of Maia]
Concluído
|
2014 - 2016 | Percursos de desenvolvimento da profissionalidade docente na Educação de Infância [Pathways of development of professionalism
in Early Childhood Education]
inED
Investigador responsável
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tradução |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11 | Narrativas a serviço da (re)construção da imagem da criança e do papel do profissional: Apontamentos em condição de formação | VI Congresso Nacional de Formação de Professores / XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
UNESP / Pró-Reitoria de Graduação (Águas de Lindóia, SP, Brasil)
|
2023/09 | A needs assessment following ECEC professionals' voices in four European countries: Why using PBS in ECEC settings | 31st EECERA Annual Conference
EECERA / APEI (Cascais, Portugal)
|
2023/09 | Reopening centre-based services for children under-three amidst the pandemic: Health measures, pedagogical practices and children’s wellbeing | 31st EECERA Annual Conference
EECERA / APEI (Cascais, Portugal)
|
2023/07 | Bem-estar e saúde emocional de educadores/as de infância | Forum inED 2023
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2023/07 | Promoção de comportamentos positivos na educação pré-escolar em quatro países europeus | Forum inED 2023
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2023/07 | The role of heuristic play in early childhood teacher education: A study in a professional master programme in the Portuguese context | 20th Biennial ISATT Conference
ISATT (Bari, Itália)
|
2023/07 | Profissão e formação docente: Onde estamos e para onde vamos? | Seminário A Profissão Docente: Desafios Atuais e Futuros
Conselho Nacional de Educação (Braga, Portugal)
|
2023/04 | Supporting participation rights in Early Childhood Education: A feasibility study developed in an Erasmus+ project | Internetworking Conference 2023
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/04 | Atividades de Animação e Apoio à Família: Impacto do programa LUDI+ na perspetiva dos/as profissionais | INCTE 23 - 7th International Conference on Teacher Education
Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) (Bragança, Portugal)
|
2022/09 | Formação inicial de educadoras/es de infância para a creche: O caso de Portugal à luz de tendências internacionais | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/09 | Teachers' Perceptions on Practices Promoting Child Participation in Early Childhood Education and Care across four European Countries | 30th EECERA Conference
University of Strathclyde (Glasgow, Reino Unido)
|
2022/09 | Questões curriculares e propostas pedagógicas na creche | Ciclo de Debates Infâncias e Educação Infantil
Programa de Pós-Graduação em Educação e Núcleo de Educação e de Estudos da Infância da Universidade Federal de S. Carlos (Brasil)
|
2022/07 | Supporting Children' s Participation in Early Childhood Education and Care Settings through Professional Development | Porto ICRE 2022
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2022/07 | Direção técnica ou liderança pedagógica na creche? Um estudo exploratório | Porto ICRE 2022
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2022/07 | Playing-2-gether: Examining the influence of brief in-service training on preschool teachers’ awareness of play-based competences for improving teacher-child relationships | Porto ICRE 2022
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2022/07 | COVID-19 pandemic and early education services for 0-3 children: Examining relations among health measures, pedagogical practices and well-being | Porto ICRE 2022
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2022/07 | Learning to Play-2-Gether: building positive teacher-child relationships with preschoolers through play | 43rd Annual Conference of the International School Psychology Association
KU Leuven (Leuven, Bélgica)
|
2021/08 | Public policies in ECEC services for children under-three: Tensions and challenges in Portugal and Brazil | European Early Childhood Education Research Association Online Festival 2021 |
2021/07 | Playing-2-gether: A sensibilidade do/a educador/a de infância enquanto base para a inclusão na educação pré-escolar | Forum inED 2021
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2021/07 | Inclusion Across Europe: projetos internacionais ao abrigo do ERASMUS + | Forum inED 2021
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2021/07 | PARTICIPA. Um projeto Erasmus+ para promover o direito de participação das crianças nos contextos de educação de infância | Forum inED 2021
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2021/07 | Atividades de Animação e Apoio à Família: Avaliação do impacto percebido de um programa de formação | Forum inED 2021
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2021/07 | Educação em creche em tempos de Covid-19: Impacto educativo e social | Forum inED 2021
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2021/04 | Formação em contexto para a reconstrução da Pedagogia da Infância | Seminário organizado pela Coodenadoria de Educação Infantil SME Fortaleza
Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (online, Brasil)
|
2021/03 | A perspetiva pedagógica de Elinor Goldschmied | XXVI Seminário Ser Bebé
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) (online, Portugal)
|
2021/01 | Learning qualitative research: Perceptions and expectations of Master's degree students in Educational Psychology | 5th World Conference on Qualitative Research
(virtual conference)
|
2020/09 | PLAYING-2-GETHER: Can brief in-service training influence preschool teachers' awareness of play-based strategies for improving teacher-child relationships? | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
SPCE (Porto, Portugal)
|
2020/09 | Educação Infantil em face da crise pandémica: Reflexões a partir da experiência portuguesa | I Fórum Internacional de Educação Municípios Alto Tietê
SME Municípios Alto Tietê / Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (Brasil)
|
2020/08 | Volta à Educação Infantil: A experiência portuguesa e perspetivas brasileiras | Webinários: Volta às atividades na Educação Infantil: quando e como retornar?
Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (S. Paulo, Brasil)
|
2020/06 | A experiência de retorno da Educação Infantil em Portugal | III Jornadas Pedagógicas da SME de S. Paulo
Secretaria Municipal de Educação de S. Paulo (S. Paulo, Brasil)
|
2020 | Qualidade e equidade na Educação de Infância: Notas para um debate | Seminário (Re)Encontros de uma Comunidade Dedicada à Educação de Infância
Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) (Lisboa, Portugal)
|
2019/11 | Perspetivas pedagógicas na Educação de Infância: Elinor Goldschmied | XXV Seminário Ser Bebé - Políticas e Práticas para a Educação dos 0 aos 3 anos
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2019/09 | Primeira infância: Cumprindo direitos, alicerçando qualidade educacional | 1.º Seminário Internacional da Educação: Perspetivas educacionais para o séc. XXI
Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (Fortaleza, Brasil)
|
2019/09 | Educação Infantil na perspetiva da equidade | 1.º Seminário Internacional da Educação: perspetivas educacionais para o séc. XXI
Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (Fortaleza, Brasil)
|
2019/08 | Enhancing the quality of teacher-child interaction through Playing-2-Gether: Introductory aspects and overall results in four countries | 29th EECERA Conference - Early Years: Making it Count
European Early Childhood Education Research Association (Tessalónica, Grécia)
|
2019/07 | Playing-2-Gether: Overall results | PORTO ICRE’19 – Porto International Conference on Research in Education
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2019/07 | Workforce profiles in systems of early childhood education and care in Europe: The case of Portugal | PORTO ICRE’19 – Porto International Conference on Research in Education
Centre for Research and Innovation in Education (Porto, Portugal)
|
2019/07 | Implicações éticas: Estudos no contexto de creche com crianças muito pequenas | Seminário Luso-Brasileiro de Ética na Investigação em Psicologia e Educação
FPCE - Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/12 | Impacto da experiência em creche: Contributos do estudo longitudinal de programas de intervenção | 2018 EDULOG International Conference - Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/11 | Do local ao transnacional: Redes e participação em investigação em educação | XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Ciências, Culturas e Cidadanias”
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
|
2018/11 | Formação docente e propostas pedagógicas para a primeira infância | I Colóquio Infâncias e Formação Docente
Universidade Federal da Bahia (Salvador da Bahia, Brasil)
|
2018/11 | As creches em foco: Princípios e práticas em pedagogias participativas | V Jornada Pedagógica e I Jornada Pedagógica Internacional do DEDC I
Universidade do Estado da Bahia (Salvador da Bahia, Brasil)
|
2018/08 | Assessment of workplace-based learning: An exploratory study | 28th EECERA Conference: Early Childhood Education, Families and Communities
European Early Childhood Education Research Association (Budapeste, Hungria)
|
2018/07 | Avaliação da qualidade em creche: Contributos da experimentação do programa BEEL em contexto português | XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA-Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2018/06 | Project Method in early years: Intersections in children’s and preservice teachers’ learning | CrossCut 2018: International Congress of Cross-Curricular Teaching – Curriculum flexibility and innovation
Universidade do Minho (Guimarães, Portugal)
|
2017 | Avaliação do estágio supervisionado: Perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância | II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
(Bragança)
|
2017 | Investigação praxiológica: Participação, ética e transformação |
Departamento de Psicologia, Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira (Funchal)
|
2017 | Avaliação autêntica e coparticipada no estágio supervisionado na educação de infância: Resultados em domínios estruturantes do desempenho profissional | Porto International Conference on Research in Education (Porto ICRE’17)
Centro de Investigação e Inovação em Educação (Porto)
|
2017 | Avaliação da qualidade em creche: Análise de processos formativos no âmbito do Programa Baby Effective Early Learning | Porto International Conference on Research in Education (Porto ICRE’17)
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) (Porto)
|
2017 | Professional preparation for working with toddlers: Examining the role and meaningfulness of pedagogical dimensions | 27th EECERA Conference: Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s Rights
EECERA (Bolonha)
|
2017 | O desenvolvimento da autonomia em creche | III Seminário Educação da Primeira Infância
(Fafe)
|
2017 | Pedagogia em creche: Contributos das interfaces entre formação e investigação | XV Encontro “Ser Bebé”
APEI/UMa (Funchal)
|
2016 | Dimensões da pedagogia em creche: Na confluência da teoria e da prática | Ciclo de Seminários “Vamos Conversar sobre Creche”
(Porto, Portugal)
|
2016 | Avaliação e melhoria da qualidade em contexto de creche: Um estudo com o programa Baby Effective Early Learning | II Simpósio Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade do Minho e Universidade Federal de Alagoas (Braga)
|
2016 | Instituindo a participação: O papel da documentação pedagógica | II Simpósio Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade do Minho e Universidade Federal de Alagoas (Braga)
|
2016 | Formação em contexto e aprendizagem profissional: Processos de sustentação da transformação pedagógica em creche | II Simpósio Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade do Minho e Universidade Federal de Alagoas (Braga)
|
2016 | Pedagogical documentation of toddlers’ learning: A praxeological case study | 26th EECERA Conference: Happiness, Relationships, Emotion, & Deep Level Learning
EECERA (Dublin, Irlanda)
|
2016 | Pathways of reconstruction of beliefs about childhood: A study with prospective early childhood teachers | 26th EECERA Conference: Happiness, Relationships, Emotion, & Deep Level Learning
EECERA (Dublin, Portugal)
|
2016 | A colaboração institucional ESEP-SCMM na formação de educadores/as de infância | Seminário “Diálogos da Vida, Saberes da Misericórdia”, organizado pela Santa Casa da Misericórdia da Maia
SCMM (Maia)
|
2016 | O impacto do Processo de Bolonha na formação de educadores/as de infância em Portugal | VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, organizado pelo Núcleo Ciência pela Infância
(Recife, Brasil)
|
2016 | Pedagogias participativas e investigação praxeológica na Educação de Infância | Encontro “Diálogos sobre Pedagogias Participativas: Pesquisa e prática”, organizado pelo Grupo “Contextos Integrados de Educação
Infantil”, FE-USP
(S. Paulo, Brasil)
|
2016 | Educação em creche: O contributo das dimensões da Pedagogia | Encontro “Diálogos sobre Pedagogias Participativas: Pesquisa e prática”, organizado pelo Grupo “Contextos Integrados de Educação
Infantil”, FE-USP
(S. Paulo, Brasil)
|
2015 | Avaliação e desenvolvimento da profissionalidade docente: Análise de perfis evolutivos na formação de educadores de infância | XXII Colóquio da AFIRSE PORTUGAL- Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação: Contributos da Investigação
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Educação em creche: Dos direitos irredutíveis de crianças, profissionais e famílias | I Encontro Bebés, Famílias e Creches
(Porto)
|
2015 | Documentação pedagógica em creche: O encontro da voz da criança e do adulto | I Encontro “Novos Rumos para a Educação de Bebés e Crianças em Creche e Jardim de Infância”
Associação Gerações e CM Famalicão (Vila Nova de Famalicão)
|
2015 | Pedagogia em creche: Da avaliação da qualidade à transformação praxiológica |
(Funchal)
|
2015 | Educação e saúde em creches: Protocolo de um estudo randomizado por clusters | XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado
(Porto)
|
2015 | Avaliação e regulação da aprendizagem profissional na formação prática: Análise de perfis evolutivos | XIII Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia
(Corunha)
|
2015 | Conceção de criança e suas projeções nas práticas profissionais: Dados preliminares de um estudo exploratório | XIII Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia
(Corunha)
|
2015 | Assessment in preservice early childhood teacher education: Analysis of evolutive profiles | 25th EECERA Conference: Innovation, Experimentation and Adventure in Early Childhood
(Barcelona)
|
2015 | Context-based teacher education and professional learning: The perceived relevance of content and processes in the reconstruction of pedagogy | 25th EECERA Conference: Innovation, Experimentation and Adventure in Early Childhood
(Barcelona)
|
2015 | Indicadores de qualidade em creches | I Congresso Internacional de Investigação em Saúde da Criança
(Braga)
|
2014 | O portefólio como estratégia de avaliação alternativa: O papel da reflexão colaborativa na desconstrução de conceções e práticas | XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Educação, Economia e Território – O papel da educação no desenvolvimento
(Lisboa, Portugal)
|
2014 | Apresentação do modelo de relatório final de PES da ESE Porto | 2º Fórum dos Mestrados de Habilitação para a Docência: Educadores de Infância e Professores do 1º e do 2º Ciclos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2014 | Educação em creche: Valores, teorias e práticas |
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2014 | Conceção de criança e desenvolvimento da profissionalidade docente: Dados preliminares de um estudo exploratório | XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
(Vila Real, Portugal)
|
2014 | Reconstrução de práticas em contexto de creche: Relato de uma investigação-ação | XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
(Vila Real, Portugal)
|
2014 | Apoio psicoeducativo como fator protetor do desenvolvimento na infância |
Centro de Artes e Humanidades (Funchal, Portugal)
|
2013 | O portefólio como estratégia de avaliação alternativa: O papel da reflexão colaborativa na desconstrução de conceções | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2013 | Training of trainers in “Effective Early Learning Programme”: Promoting processes of observation, reflection and critical insertion of ECEC professionals | 23rd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
EECERA / Tallinn University (Tallinn, Estónia)
|
2013 | Adult-child interaction in crèche contexts: A praxeological research on adult’s mediational role | 23rd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
EECERA / Tallinn University (Tallinn, Estónia)
|
2013 | Pedagogia da Infância e Psicologia: Convergências a propósito de um estudo de caso | Encontros de Psicologia da Educação 2013: A atuação do psicólogo educacional em diferentes contextos profissionais
(Covilhã, Portugal)
|
2013 | Educação em creche: Princípios e práticas |
Coordenação do Mestrado em Educação Pré-Escolar (Viana do Castelo, Portugal)
|
2012 | Transformation of education and care contexts for children under 3’s: A praxiological research | 22nd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
Associação Criança / IPP / EECERA (Porto, Portugal)
|
2012 | Little fishes: A case study on Project work with children under 3’s | 22nd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
Associação Criança / IPP / EECERA (Porto, Portugal)
|
2012 | Pedagogia em creche: Da avaliação da qualidade à transformação praxiológica | Jornadas Doutorais em Estudos da Criança 2012
Comissão Diretiva do Doutoramento em Estudos da Criança (Braga, Portugal)
|
2011 | Observação da criança em contexto de creche: O Child Observation Record (COR) | Ser Bebé VII: Direito à Educação desde o Nascimento
APEI (Porto, Portugal)
|
2011 | Pedagogy in crèche: A praxiological research on the transformation of educational environments | 21st EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
(Genebra, Suiça)
|
2011 | Avaliação da qualidade do programa: o “Programme Quality Assessment” | XII Encontro Nacional da APEI: Intencionalidade Educativa e Reflexividade
APEI (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Formação de formadores no âmbito do DQP: Promovendo processos de observação, reflexão e inserção crítica dos profissionais | II Conferência Nacional de Educação de Infância
Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Pedagogias participativas em creche: Análise de algumas similitudes e contrastes | Ser Bebé VI: Direito à Educação desde o Nascimento
APEI (Faro, Portugal)
|
2010 | Context-based teacher education at the service of a pedagogy of diversity | 20th EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
EECERA / Centre for Research in Early Childhood (CREC) (Birmingham, Reino Unido)
|
2009 | Pedagogias participativas em creche: Análise de algumas similitudes e contrastes. | Encontro Ser Bebé V: Direito à Educação desde o Nascimento
APEI (Coimbra, Portugal)
|
2009 | Early diversity education: Lessons for educational intervention | 19th EECERA Annual European Conference – Diversities in Early Childhood Education
Le Furet e EECERA (Estrasburgo, França)
|
2009 | (Re)construct processes of pedagogical supervision: An experience of professional training in the context of Early Childhood Education | 16th International Conference on Learning
(Barcelona, Espanha)
|
2009 | Pedagogias participativas em creche: Análise de algumas similitudes e contrastes | IX Simpósio Internacional do GEDEI: Á procura da participação
GEDEI / ESEP (Porto, Portugal)
|
2008 | A escola vista pelas crianças | Colóquio Perspectivas de Formação de Professores: Colóquio comemorativo dos 25 anos dos primeiros licenciados em Ensino pela
Universidade de Évora
(Évora, Portugal)
|
2008 | A escola vista pelas crianças | I Jornadas Educo-Desportivas da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos
(Braga, Portugal)
|
2008 | (Re)construir processos de supervisão pedagógica: Uma experiência de formação profissional no contexto de Educação de Infância | 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança: Infância Possíveis, Mundos Reais
(Braga, Portugal)
|
2007 | Childhood Association: A presentation | Annual Seminar and Partner Meeting 2007 of DECET (Diversity in Early Childhood Education and Training)
DECET / CREC (Birmingham, Reino Unido)
|
2006 | O desenvolvimento profissional como sustentáculo de uma educação para a diversidade: Um estudo de caso | Conferência “Pedagogia, Inovação e Liderança”
Fundação Aga Khan / Associação Criança (Lisboa, Portugal)
|
2004 | Pedagogia da Infância: A avaliação como contributo para a construção da equidade | IV Simpósio Internacional do GEDEI: Avaliação em Educação de Infância: Contextos, processos e produtos
GEDEI / ESEV (Viseu, Portugal)
|
2004 | Desenvolvimento vocacional na infância: Algumas orientações gerais para uma intervenção vocacional precoce | Conferência Desenvolvimento Vocacional: Políticas e intervenções nacionais
(Braga, Portugal)
|
2004 | Listening to children as a way to reconstruct knowledge about children: A methodological paper | 14th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Quality Curricula: The Influence of Research, Policy and
Praxis
EECERA (Qwara, Malta)
|
2004 | Listening to children’s narratives as a mean to understand their phenomenological experience | 14th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Quality Curricula: The Influence of Research, Policy and
Praxis
EECERA (Qwara, Malta)
|
2004 | A avaliação do desenvolvimento vocacional na infância na perspectiva da criança e da educadora | X Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga, Portugal)
|
2004 | Motivation and resilience: A case study | 9th International Conference on Motivation – Cognition, Motivation and Affect: Their Interdependence and Interrelation
(Lisboa, Portugal)
|
2003 | Children’s rights: From advocacy to concreteness | 13th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Possible Childhoods: Relationships and Choices
EECERA (Glasgow, Reino Unido)
|
2002 | A case study of inclusion: An effective learning process | 12th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Strategies for Effective Learning in Early Childhood
EECERA (Nicosia, Chipre)
|
2002 | Collaboration as a sustainer for inclusion: Some empirical evidence | European Conference on Educational Research 2002
EERA (Lisboa, Portugal)
|
2002 | Children as social actors: Seeing, listening and hearing them | European Conference on Educational Research 2002
EERA (Lisboa, Portugal)
|
2002 | Entre o risco biológico e o risco social: Um estudo de caso | Seminário Crianças e Jovens em Risco: Da Prevenção à Intervenção
Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de S. Pedro do Sul (S. Pedro do Sul, Portugal)
|
2002 | O envolvimento da criança na tarefa: Dois estudos empíricos | XI Colóquio Psicologia e Educação – Experiência Social, Educação e Desenvolvimento
(Lisboa, Portugal)
|
2002 | O papel do educador na facilitação do desenvolvimento vocacional: Uma abordagem desenvolvimental-contextualista | XII Colóquio da Secção Portuguesa da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE)
(Lisboa, Portugal)
|
2001 | Associação Criança: Uma comunidade aprendente que promove comunidades aprendentes | II Simpósio do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI) – A Formação Prática de Professores
de Crianças
GEDEI / IEC-UM (Braga, Portugal)
|
2001 | Concepção de aprendizagem e auto-regulação da aprendizagem: Do presente para o futuro | Seminário "Pedagogia: Ideias e Projectos"
Conselho Académico e Reitoria da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2001 | Intervention with high-risk adolescents | IV Seminar On the Affective Dimension of Education
(Porto, Portugal)
|
2001 | Children as social actors: Seeing, listening and hearing them | 11th European Conference on Quality of Early Childhood Education –Early Childhood Narratives: Early Childhood and New Understandings
of the Mind
EECERA (Alkmaar, Países Baixos)
|
2001 | A institucionalização enquanto transição ecológica: A fenomenologia da experiência no momento de pós-transição | IV Jornadas de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos: (Dis)Cursos e Cenários do Desenvolvimento Humano
(Porto, Portugal)
|
2000 | The butterfly with burnt wings: On the educational support of a badly burnt child | 10th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Complexity, Diversity & Multiple Perspectives in Early
Childhood
EECERA (Londres, Reino Unido)
|
2000 | Making friends: The first steps on the integration of a child at developmental risk | 10th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Complexity, Diversity & Multiple Perspectives in Early
Childhood
EECERA (Londres, Reino Unido)
|
2000 | Language development: Facilitating Marianne´s knowledge of the world | 10th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Complexity, Diversity & Multiple Perspectives in Early
Childhood
EECERA (Londres, Reino Unido)
|
2000 | Um contributo para a equidade: O apoio a uma criança vítima de abuso | Congresso Internacional "Os Mundos Sociais e Culturais da Infância"
CESC / IEC-UM (Braga, Portugal)
|
2000 | Apoio psicossocial na transição para o Ensino Superior: Um modelo integrado de serviços | Seminário Internacional “Transição para o Ensino Superior”
Conselho Académico e Reitoria da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
1999 | Intervenção vocacional no Ensino Básico e Ensino Secundário: Um modelo processual | 2º Ciclo de Conferências em Psicologia Escolar e da Educação
(Braga, Portugal)
|
1998 | Ecological supporting systems for an abused child | 8th European Conference on Quality of Early Childhood Education - Early Childhood Education: New Challenges, New Teachers
EECERA (Santiago de Compostela, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | Pedagogia em Creche: Formar para Liderar e Liderar para a (Trans)formação Praxeológica
Coorientador de Daniela Júlia Marques da Silva
|
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2021 - 2022/07 | Proposta de Currículo e de Manual de Metodologia de Educação de Infância
Orientador de Mário António Tulumba
|
Mestrado em Metodologia da Educação de Infância (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
|
2021 - 2022/07 | Proposta de Currículo e de Manual de Educação de Infância
Orientador de Ana Donana Salivamba
|
Mestrado em Metodologia de Educação de Infância (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
|
2021 - 2022/07 | Proposta de Currículo e de Manual de Metodologia de Educação de Infância
Orientador de Estanislau de Sá Bartolomeu António
|
Mestrado em Metodologia de Educação de Infância (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
|
2021 - 2022 | Proposta de Currículo e de Manual de Metodologia de Educação de Infância
Orientador de Adelino Dumbo Waloia
|
Mestrado em Metodologia de Educação de Infância (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
|
2020 - 2022 | Implementação de medidas de prevenção e controlo da pandemia Covid-19: A perspetiva da coordenação pedagógica na educação
pré-escolar
Orientador de Sara Raquel Oliveira Coelho
|
Mestrado em Administração das Organizações Educativas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | O papel do lúdico no âmbito de uma pedagogia participativa: Relato de uma investigação-ação
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | O contributo das perspectivas das crianças na reconstrução de práticas educativas
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Entre a oposição e a negociação: Um projeto de investigação-ação sobre o papel do adulto na prevenção e mediação de conflitos
entre pares na infância
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Articulação entre profissionais da educação pré-escolar e professores do 1º CEB: A experimentação, colaboração e reflexão
enquanto estratégias mediadoras da aproximação entre ciclos
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | O portefólio como estratégia de avaliação alternativa na educação de infância: Auto e heteroformação na desconstrução de conceções
e práticas
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | O referencial "Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias" e a supervisão pedagógica: Um estudo sobre a avaliação da qualidade
na educação pré-escolar
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Impacto percebido da reflexão colaborativa na reconstrução de práticas em contexto de creche
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/10/19 - 2023/10/20 | I Encontro Nacional de Educação Básica (2023/10/19 - 2023/10/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal |
2023/01/17 - 2023/01/17 | Palestra Investir na qualidade em Educação de Infância: Garantir um bom começo de vida do nascimento aos 9 anos (2023/01/17 - 2023/01/17)
Seminário
|
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal |
2022/07/20 - 2022/07/22 | Porto ICRE’22: Porto International Conference on Research in Education (2022/07/20 - 2022/07/22)
Congresso
|
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal |
2020/01/10 - 2020/01/10 | Educação de Infância e Políticas Públicas: Diálogos Transatlânticos (2020/01/10 - 2020/01/10)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2019/10/24 - 2019/10/25 | Playing-2-Gether International Multiplyer (2019/10/24 - 2019/10/25)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Univerzita Konstantína Filozofa v Nitre, Eslováquia |
2019/07/17 - 2019/07/19 | Porto ICRE-19: Porto International Conference on Research in Education (2019/07/17 - 2019/07/19)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal |
2017/07/19 - 2017/07/21 | Porto ICRE-17: Porto International Conference on Research in Education (2017/07/19 - 2017/07/21)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal |
2012 - 2012 | 22nd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2009 - 2009 | IX Simpósio Internacional do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI): À Procura da Participação
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2005 - 2005 | I Jornadas em Psicologia da Universidade da Beira Interior: Realidades, Fronteiras e Desafios
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2001 - 2001 | II Simpósio do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI)– A Formação Prática de Professores
de Crianças
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10/05 | Hearing the voices of babies in baby-educator interactions in Early Childhood Settings
Arguente principal
|
Caroline Chantal Guard (Doutoramento)
University of Roehampton, Reino Unido
|
2023/07/11 | Entre o que penso, o que faço e aquilo que tu vês: Das representações dos educadores de infância à implementação de práticas
de supervisão pedagógica entre pares num departamento da educação pré-escolar
Arguente principal
|
Fábio Jorge Gonçalves Justo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/04/14 | “Como é a escola dos grandes?” Expectativas sobre lá, enquanto estão aqui: As vozes das crianças
Arguente principal
|
Fúlvia Aquino Rocha (Doutoramento)
Universidade de S. Paulo, Brasil
|
2023/02/23 | Tempos e vivências no contexto da Educação Infantil: O encontro entre o hoje, o ontem e o amanhã
Arguente principal
|
Virgínia Souza Oliveira (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2022/11/16 | As conceções das cranças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem
Arguente principal
|
Mariana dos Santos Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022/07/08 | Proposta de Currículo e de Manual de Metodologia de Educação de Infância
Arguente principal
|
Analásia Isabel Canjanja Elias (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla, Angola
|
2022/07/06 | Proposta de Currículo e de Manual de Metodologia de Educação de Infância
Arguente principal
|
Befilia Jamba António Jacob (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla, Angola
|
2018/11/22 | O projeto Living Peace e a construção de aprendizagens sociomorais
Arguente principal
|
Joana Leandra Gonçalves Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/11/22 | Planeamento e avaliação colaborativos e promoção do sentido crítico nas crianças
Arguente principal
|
Margarida Rios Alves (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/03/27 | Bebês e suas professoras no berçário: Estudo de interações à luz de pedagogias participativas
Arguente principal
|
Andréa Costa García (Mestrado)
Universidade de S. Paulo, Brasil
|
2018/01/18 | Socio-emotional competences in children with intelectual disability: Development and validation of a socio-emotional learning
programme
Arguente principal
|
Sónia Maria de Matos Faria (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2017/12/14 | Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância
Arguente principal
|
Lúcia Sena de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/11/09 | Memória e compreensão verbal: contributo para o estudo psicométrico da Prova de Avaliação Memória e Compreensão Verbal – PAMCV
Arguente principal
|
Ana Mafalda Falcão Moreira Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017/07/27 | Formação em contexto: Um estudo de caso praxiológico
Arguente
|
Joana Catarina Mendes da Silva Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2016 | Na creche também se educa: Um outro olhar na relação educador bebé | Maria Felícia Prudêncio Calado Gameiro (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 | Universidade inclusiva e o aluno com Necessidades Especiais: A investigação realizada em Portugal | Filomena Débora Freitas Rodrigues (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2015 | A expansão sistematizada de oportunidades de escolha como estratégia de suporte à participação | Joana Teresa Baptista Borges (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 | Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias: A voz de um grupo de educadoras | Laura Maria Dias de Barros (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | A Intencionalidade Educativa do Educador de Infância num contexto de Pedagogia-em-Participação | Joana Alexandra Soares de Freitas Luís (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Diferenciação pedagógica: Um estudo no contexto do 1º CEB | Joana Alexandra Sousa Tavares Guimarães (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 | Coordenação pedagógica, funções e desafios da supervisão | Juliana Manuela Rangel da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | A voz da criança sobre a inovação pedagógica | Cristina Maria Mesquita Gomes Pires (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | Estratégias de aproximação escola-família. Um estudo no contexto do 1º CEB | Isabel Maria de Castro Abreu Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Representações sobre a supervisão das atividades de iniciação à prática de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa | Cátia Salomé da Rocha Barros (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Transformação de práticas no contexto do 1º CEB: Possibilidades da observação por pares | Mónica Moreira Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Articulação e sequencialidade educativa na Educação Básica: Um estudo nos contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico | Alice Maria Moreira Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Impacto do desenvolvimento de hábitos de reflexão sobre as práticas: Um caminho para a construção do Projecto Educativo de Centro | Isa Cristina Tato Brito da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Sensos-e | Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) |
2022 - Atual | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) |
2021 - Atual | Revista Practicum | Asociación para el Desarrollo del Prácticum y de las Prácticas Externas: Red de Prácticum (REPPE) |
2020 - Atual | International Journal of Early Years Education (1469-8463) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2019/02 - Atual | European Journal of Teacher Education (1469-5928) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2019 - Atual | Early Years: An International Research Journal (1472-4421) | Taylor & Francis |
2016/05/30 - Atual | Revista Portuguesa de Educação | Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho |
2012 - Atual | European Early Childhood Education Research Journal (1752-1807) | Taylor & Francis |
2012 - Atual | RELADEI - Revista Latinoamericana de Educación Infantil | Associação de Profissionais de Educação de Infância |
2016/11/14 - 2016/12/01 | Saber & Educar | ESE Paula Frassinetti |
2015 - 2015 | Investigar em Educação (número temático "Infância(s), Educação e Sociedade") | SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2021 - Atual | Perita da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
Membro
|
AGência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal | |
2021 - 2021 | Evaluator of submissions of the call to support research projects about technology and society | Social Observatory of La Caixa Foundation, Espanha | Social Observatory of La Caixa Foundation |
2012 - 2012 | Presidente da Comissão de Auto-Avaliação do Mestrado em Educação Pré-Escolar | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019/07/01 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | |
2009/09 - Atual | European Early Childhood Education Research Association | Country Coordenator para Portugal; Convenor SIG Birth to Three |
Atual | Associação Criança |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/02 - Atual | Membro da Comissão de Avaliação do Desempenho Docente (CADD)
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal |
2023 - 2023 | Member of the Commission of the Program to Support the Publication in High Quality Scientific Journals of Polytechnic of Porto (PAPRE) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2021 - 2023 | Expert reviewer of the programme Active Citizens Fund/EEA Grants | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2014/05 - 2017/11 | Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Básica
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2009/01 - 2014/02 | Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2007/09 - 2009 | Membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação do Porto
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2005/09 - 2007 | Membro do Conselho Científico da Escola Superior de Educação do Porto
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |