
Curriculum Vitae
Sara Barros Araújo
Sara Barros Araújo is a teacher at the School of Education of Polytechnic Institute of Porto since 2005. Holds a Ph.D in Child
Studies (Methodology and Supervision of Early Childhood Education), MA in School Psychology and a graduate degree in Psychology.
Coordinates the Master in Early Childhood Education since 2011. For the past 20 years, she has been involved in preservice
and in-service education of early childhood teachers. She has also been involved in research projects in the domains of early
childhood pedagogy, quality of centre-based education and care for children under-threes and teacher education. She was the
invited Portuguese expert in the transnational project "Seepro: Workforce profiles in systems of early childhood education
and care in Europe". She is a member of the Direction Board and integrated researcher at the Centre for Research and Innovation
in Education (inED). She has been collaborating with the European Early Childhood Education Research Association (EECERA)
as the Country Coordinator for Portugal and Convenor of the Special Interest Group (SIG) "Birth to Three". Invited expert
of the National Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education (A3ES) in the field of Teacher Education.
Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sara Barros Araújo
Nomes de citação
- Araújo, Sara Barros
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AC1F-7599-68BA
- ORCID iD
- 0000-0002-9866-0060
Endereços de correio eletrónico
- saraujo@ese.ipp.pt (Profissional)
Moradas
- Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação do Porto. R. Dr. Roberto Frias, 4200-465, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012
Concluído
|
Child Studies (Doutoramento)
Especialização em Methodology and Supervision in Early Childhood Education
Universidade do Minho, Portugal
|
Aprovado |
2002
Concluído
|
Educational Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Muito bom, com distinção |
1997
Concluído
|
Psychology (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal | ||
2012 - 2018 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/11/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2005/09 - 2020/10/31 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2004/09 - 2005/08 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2002/02 - 2004/07 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/04 - Atual | Vice-President of the Technical-Scientific Council | Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - Atual | Member of the Direction Board of the Centre for Research and Innovation in Education (inED) | Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal |
2013/09 - Atual | Member of the Technical-Scientific Council | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2011/09 - Atual | Coordenator of the Master in Pre-School Education | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2015/09 - 2021/09 | Coordenator of the Higher Professional Technical Course of Accompaniment of Children and Young People | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2011/01 - 2016/01 | Coordenator of the Technical-Scientific Unit of Supervision in Early Childhood and Primary Education | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/09 - Atual | Convenor Special Interest Group "Birth to Three" | European Early Childhood Education Research Association, Reino Unido |
2009/09 - Atual | Country Coordinator for Portugal | European Early Childhood Education Research Association, Reino Unido |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2008/02/01 - 2011 | Pedagogia em creche: Da avaliação da qualidade à transformação praxiológica [Infant-toddler pedagogy: From quality evaluation
to praxeological transformation]
SFRH/BD/41184/2007
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/03 - 2024/02 | Seepro3 - Systems of Early Childhood Education and Professionalisation in Europe
n/a
Investigador
State Institute of Early Childhood Research, Alemanha
|
Federal Ministry for Family Affairs, Senior Citizens, Women and Youth |
2022 - 2024 | Conceção e redação de Orientações Pedagógicas para Creche [Development of guidelines for centre-based infant-toddler education]
n/a
Desenvolvimento técnico
Ministério da Educação / Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Portugal
|
Direção-Geral da Educação
Em curso
|
2022/01/01 - 2023/12 | Implementing Positive Behaviour Support in Early Childhood Education and Care - PBS-ECEC
2021-1-PT01-KA220-SCH-000034367
Investigador
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2019/09/01 - 2022/08/31 | PARTICIPA: Professional development tools supporting participation rights in Early Childhood Education
2019-1-PT01-KA202-060950
Investigador
|
European Commission |
2020/11 - 2021/05 | COVID-19 pandemic and early education services for 0-3 children: Educational and social impact
LL20-03-0027
Investigador responsável
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
|
Social Observatory of La Caixa Foundation |
2019/11 - 2020/12 | Atividades de Animação e Apoio à Família: Avaliação do impacto de um programa de formação [Leisure Time Activities in ECE:
Evaluation of the impact of a training programme]
n/a
Investigador responsável
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
|
Câmara Municipal da Maia
Em curso
|
2017 - 2020 | Playing2gether - Teacher sensitivity as a basis for inclusion in pre-school
2017-1-SK01-KA201-035321
Investigador
|
European Commission |
2015 - 2017 | Seepro-r: Workforce Profiles in Systems of Early Childhood Education and Care in Europe
na
Investigador
State Institute of Early Childhood Research, Alemanha
|
Federal Ministry for Family Affairs, Senior Citizens, Women and Youth
Concluído
|
2009/10 - 2011/10 | European Primary Teacher Education (EPTE)
502066-LLP-1-2009-1-NL-ERASMUS-ECDEM
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
European Commission |
2007/04 - 2009/04 | Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias [Developing Quality in Partnerships / Effective Early Learning]
n/a
Desenvolvimento técnico
Ministério da Educação, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
1997/10 - 2004/06 | Projeto EDUCARE: Programa de apoio à transformação de contextos de Educação de Infância [Project EDUCARE: Programme to Support
the Transformation of Early Childhood Education Contexts]
n/a
Investigador
|
Fundação Aga Khan Fundação Calouste Gulbenkian Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/09/15 - 2024/07/31 | Bem-estar e saúde emocional de Educadores/as de Infância (BESE-EI) [Well-being and emotional health of early childhood teachers]
inED/2023/4
Investigador
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
|
Em curso
|
2018/09 - 2019/07 | LUDI+: Programa de Formação de Animadores/as das Atividades de Animação e Apoio à Família [LUDI+: Training Programme for Professionals
of Leisure Time Activities in Preschool Education]
n/a
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal
|
Câmara Municipal da Maia [Municipality of Maia]
Concluído
|
2014 - 2016 | Percursos de desenvolvimento da profissionalidade docente na Educação de Infância [Pathways of development of professionalism
in Early Childhood Education]
inED
Investigador responsável
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tradução |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11 | Narrativas a serviço da (re)construção da imagem da criança e do papel do profissional: Apontamentos em condição de formação | VI Congresso Nacional de Formação de Professores / XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
UNESP / Pró-Reitoria de Graduação (Águas de Lindóia, SP, Brasil)
|
2023/09 | A needs assessment following ECEC professionals' voices in four European countries: Why using PBS in ECEC settings | 31st EECERA Annual Conference
EECERA / APEI (Cascais, Portugal)
|
2023/09 | Reopening centre-based services for children under-three amidst the pandemic: Health measures, pedagogical practices and children’s wellbeing | 31st EECERA Annual Conference
EECERA / APEI (Cascais, Portugal)
|
2023/07 | Bem-estar e saúde emocional de educadores/as de infância | Forum inED 2023
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2023/07 | Promoção de comportamentos positivos na educação pré-escolar em quatro países europeus | Forum inED 2023
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2023/07 | The role of heuristic play in early childhood teacher education: A study in a professional master programme in the Portuguese context | 20th Biennial ISATT Conference
ISATT (Bari, Itália)
|
2023/07 | Profissão e formação docente: Onde estamos e para onde vamos? | Seminário A Profissão Docente: Desafios Atuais e Futuros
Conselho Nacional de Educação (Braga, Portugal)
|
2023/04 | Supporting participation rights in Early Childhood Education: A feasibility study developed in an Erasmus+ project | Internetworking Conference 2023
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/04 | Atividades de Animação e Apoio à Família: Impacto do programa LUDI+ na perspetiva dos/as profissionais | INCTE 23 - 7th International Conference on Teacher Education
Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) (Bragança, Portugal)
|
2022/09 | Formação inicial de educadoras/es de infância para a creche: O caso de Portugal à luz de tendências internacionais | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/09 | Teachers' Perceptions on Practices Promoting Child Participation in Early Childhood Education and Care across four European Countries | 30th EECERA Conference
University of Strathclyde (Glasgow, Reino Unido)
|
2022/09 | Questões curriculares e propostas pedagógicas na creche | Ciclo de Debates Infâncias e Educação Infantil
Programa de Pós-Graduação em Educação e Núcleo de Educação e de Estudos da Infância da Universidade Federal de S. Carlos (Brasil)
|
2022/07 | Supporting Children' s Participation in Early Childhood Education and Care Settings through Professional Development | Porto ICRE 2022
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2022/07 | Direção técnica ou liderança pedagógica na creche? Um estudo exploratório | Porto ICRE 2022
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2022/07 | Playing-2-gether: Examining the influence of brief in-service training on preschool teachers’ awareness of play-based competences for improving teacher-child relationships | Porto ICRE 2022
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2022/07 | COVID-19 pandemic and early education services for 0-3 children: Examining relations among health measures, pedagogical practices and well-being | Porto ICRE 2022
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2022/07 | Learning to Play-2-Gether: building positive teacher-child relationships with preschoolers through play | 43rd Annual Conference of the International School Psychology Association
KU Leuven (Leuven, Bélgica)
|
2021/08 | Public policies in ECEC services for children under-three: Tensions and challenges in Portugal and Brazil | European Early Childhood Education Research Association Online Festival 2021 |
2021/07 | Playing-2-gether: A sensibilidade do/a educador/a de infância enquanto base para a inclusão na educação pré-escolar | Forum inED 2021
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2021/07 | Inclusion Across Europe: projetos internacionais ao abrigo do ERASMUS + | Forum inED 2021
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2021/07 | PARTICIPA. Um projeto Erasmus+ para promover o direito de participação das crianças nos contextos de educação de infância | Forum inED 2021
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2021/07 | Atividades de Animação e Apoio à Família: Avaliação do impacto percebido de um programa de formação | Forum inED 2021
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2021/07 | Educação em creche em tempos de Covid-19: Impacto educativo e social | Forum inED 2021
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2021/04 | Formação em contexto para a reconstrução da Pedagogia da Infância | Seminário organizado pela Coodenadoria de Educação Infantil SME Fortaleza
Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (online, Brasil)
|
2021/03 | A perspetiva pedagógica de Elinor Goldschmied | XXVI Seminário Ser Bebé
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) (online, Portugal)
|
2021/01 | Learning qualitative research: Perceptions and expectations of Master's degree students in Educational Psychology | 5th World Conference on Qualitative Research
(virtual conference)
|
2020/09 | PLAYING-2-GETHER: Can brief in-service training influence preschool teachers' awareness of play-based strategies for improving teacher-child relationships? | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
SPCE (Porto, Portugal)
|
2020/09 | Educação Infantil em face da crise pandémica: Reflexões a partir da experiência portuguesa | I Fórum Internacional de Educação Municípios Alto Tietê
SME Municípios Alto Tietê / Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (Brasil)
|
2020/08 | Volta à Educação Infantil: A experiência portuguesa e perspetivas brasileiras | Webinários: Volta às atividades na Educação Infantil: quando e como retornar?
Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (S. Paulo, Brasil)
|
2020/06 | A experiência de retorno da Educação Infantil em Portugal | III Jornadas Pedagógicas da SME de S. Paulo
Secretaria Municipal de Educação de S. Paulo (S. Paulo, Brasil)
|
2020 | Qualidade e equidade na Educação de Infância: Notas para um debate | Seminário (Re)Encontros de uma Comunidade Dedicada à Educação de Infância
Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) (Lisboa, Portugal)
|
2019/11 | Perspetivas pedagógicas na Educação de Infância: Elinor Goldschmied | XXV Seminário Ser Bebé - Políticas e Práticas para a Educação dos 0 aos 3 anos
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2019/09 | Primeira infância: Cumprindo direitos, alicerçando qualidade educacional | 1.º Seminário Internacional da Educação: Perspetivas educacionais para o séc. XXI
Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (Fortaleza, Brasil)
|
2019/09 | Educação Infantil na perspetiva da equidade | 1.º Seminário Internacional da Educação: perspetivas educacionais para o séc. XXI
Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (Fortaleza, Brasil)
|
2019/08 | Enhancing the quality of teacher-child interaction through Playing-2-Gether: Introductory aspects and overall results in four countries | 29th EECERA Conference - Early Years: Making it Count
European Early Childhood Education Research Association (Tessalónica, Grécia)
|
2019/07 | Playing-2-Gether: Overall results | PORTO ICRE’19 – Porto International Conference on Research in Education
Centre for Research and Innovation in Education (inED) (Porto, Portugal)
|
2019/07 | Workforce profiles in systems of early childhood education and care in Europe: The case of Portugal | PORTO ICRE’19 – Porto International Conference on Research in Education
Centre for Research and Innovation in Education (Porto, Portugal)
|
2019/07 | Implicações éticas: Estudos no contexto de creche com crianças muito pequenas | Seminário Luso-Brasileiro de Ética na Investigação em Psicologia e Educação
FPCE - Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/12 | Impacto da experiência em creche: Contributos do estudo longitudinal de programas de intervenção | 2018 EDULOG International Conference - Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/11 | Do local ao transnacional: Redes e participação em investigação em educação | XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Ciências, Culturas e Cidadanias”
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
|
2018/11 | Formação docente e propostas pedagógicas para a primeira infância | I Colóquio Infâncias e Formação Docente
Universidade Federal da Bahia (Salvador da Bahia, Brasil)
|
2018/11 | As creches em foco: Princípios e práticas em pedagogias participativas | V Jornada Pedagógica e I Jornada Pedagógica Internacional do DEDC I
Universidade do Estado da Bahia (Salvador da Bahia, Brasil)
|
2018/08 | Assessment of workplace-based learning: An exploratory study | 28th EECERA Conference: Early Childhood Education, Families and Communities
European Early Childhood Education Research Association (Budapeste, Hungria)
|
2018/07 | Avaliação da qualidade em creche: Contributos da experimentação do programa BEEL em contexto português | XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA-Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2018/06 | Project Method in early years: Intersections in children’s and preservice teachers’ learning | CrossCut 2018: International Congress of Cross-Curricular Teaching – Curriculum flexibility and innovation
Universidade do Minho (Guimarães, Portugal)
|
2017 | Avaliação do estágio supervisionado: Perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância | II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
(Bragança)
|
2017 | Investigação praxiológica: Participação, ética e transformação |
Departamento de Psicologia, Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira (Funchal)
|
2017 | Avaliação autêntica e coparticipada no estágio supervisionado na educação de infância: Resultados em domínios estruturantes do desempenho profissional | Porto International Conference on Research in Education (Porto ICRE’17)
Centro de Investigação e Inovação em Educação (Porto)
|
2017 | Avaliação da qualidade em creche: Análise de processos formativos no âmbito do Programa Baby Effective Early Learning | Porto International Conference on Research in Education (Porto ICRE’17)
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) (Porto)
|
2017 | Professional preparation for working with toddlers: Examining the role and meaningfulness of pedagogical dimensions | 27th EECERA Conference: Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s Rights
EECERA (Bolonha)
|
2017 | O desenvolvimento da autonomia em creche | III Seminário Educação da Primeira Infância
(Fafe)
|
2017 | Pedagogia em creche: Contributos das interfaces entre formação e investigação | XV Encontro “Ser Bebé”
APEI/UMa (Funchal)
|
2016 | Dimensões da pedagogia em creche: Na confluência da teoria e da prática | Ciclo de Seminários “Vamos Conversar sobre Creche”
(Porto, Portugal)
|
2016 | Avaliação e melhoria da qualidade em contexto de creche: Um estudo com o programa Baby Effective Early Learning | II Simpósio Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade do Minho e Universidade Federal de Alagoas (Braga)
|
2016 | Instituindo a participação: O papel da documentação pedagógica | II Simpósio Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade do Minho e Universidade Federal de Alagoas (Braga)
|
2016 | Formação em contexto e aprendizagem profissional: Processos de sustentação da transformação pedagógica em creche | II Simpósio Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade do Minho e Universidade Federal de Alagoas (Braga)
|
2016 | Pedagogical documentation of toddlers’ learning: A praxeological case study | 26th EECERA Conference: Happiness, Relationships, Emotion, & Deep Level Learning
EECERA (Dublin, Irlanda)
|
2016 | Pathways of reconstruction of beliefs about childhood: A study with prospective early childhood teachers | 26th EECERA Conference: Happiness, Relationships, Emotion, & Deep Level Learning
EECERA (Dublin, Portugal)
|
2016 | A colaboração institucional ESEP-SCMM na formação de educadores/as de infância | Seminário “Diálogos da Vida, Saberes da Misericórdia”, organizado pela Santa Casa da Misericórdia da Maia
SCMM (Maia)
|
2016 | O impacto do Processo de Bolonha na formação de educadores/as de infância em Portugal | VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, organizado pelo Núcleo Ciência pela Infância
(Recife, Brasil)
|
2016 | Pedagogias participativas e investigação praxeológica na Educação de Infância | Encontro “Diálogos sobre Pedagogias Participativas: Pesquisa e prática”, organizado pelo Grupo “Contextos Integrados de Educação
Infantil”, FE-USP
(S. Paulo, Brasil)
|
2016 | Educação em creche: O contributo das dimensões da Pedagogia | Encontro “Diálogos sobre Pedagogias Participativas: Pesquisa e prática”, organizado pelo Grupo “Contextos Integrados de Educação
Infantil”, FE-USP
(S. Paulo, Brasil)
|
2015 | Avaliação e desenvolvimento da profissionalidade docente: Análise de perfis evolutivos na formação de educadores de infância | XXII Colóquio da AFIRSE PORTUGAL- Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação: Contributos da Investigação
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Educação em creche: Dos direitos irredutíveis de crianças, profissionais e famílias | I Encontro Bebés, Famílias e Creches
(Porto)
|
2015 | Documentação pedagógica em creche: O encontro da voz da criança e do adulto | I Encontro “Novos Rumos para a Educação de Bebés e Crianças em Creche e Jardim de Infância”
Associação Gerações e CM Famalicão (Vila Nova de Famalicão)
|
2015 | Pedagogia em creche: Da avaliação da qualidade à transformação praxiológica |
(Funchal)
|
2015 | Educação e saúde em creches: Protocolo de um estudo randomizado por clusters | XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado
(Porto)
|
2015 | Avaliação e regulação da aprendizagem profissional na formação prática: Análise de perfis evolutivos | XIII Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia
(Corunha)
|
2015 | Conceção de criança e suas projeções nas práticas profissionais: Dados preliminares de um estudo exploratório | XIII Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia
(Corunha)
|
2015 | Assessment in preservice early childhood teacher education: Analysis of evolutive profiles | 25th EECERA Conference: Innovation, Experimentation and Adventure in Early Childhood
(Barcelona)
|
2015 | Context-based teacher education and professional learning: The perceived relevance of content and processes in the reconstruction of pedagogy | 25th EECERA Conference: Innovation, Experimentation and Adventure in Early Childhood
(Barcelona)
|
2015 | Indicadores de qualidade em creches | I Congresso Internacional de Investigação em Saúde da Criança
(Braga)
|
2014 | O portefólio como estratégia de avaliação alternativa: O papel da reflexão colaborativa na desconstrução de conceções e práticas | XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Educação, Economia e Território – O papel da educação no desenvolvimento
(Lisboa, Portugal)
|
2014 | Apresentação do modelo de relatório final de PES da ESE Porto | 2º Fórum dos Mestrados de Habilitação para a Docência: Educadores de Infância e Professores do 1º e do 2º Ciclos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2014 | Educação em creche: Valores, teorias e práticas |
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2014 | Conceção de criança e desenvolvimento da profissionalidade docente: Dados preliminares de um estudo exploratório | XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
(Vila Real, Portugal)
|
2014 | Reconstrução de práticas em contexto de creche: Relato de uma investigação-ação | XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
(Vila Real, Portugal)
|
2014 | Apoio psicoeducativo como fator protetor do desenvolvimento na infância |
Centro de Artes e Humanidades (Funchal, Portugal)
|
2013 | O portefólio como estratégia de avaliação alternativa: O papel da reflexão colaborativa na desconstrução de conceções | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2013 | Training of trainers in “Effective Early Learning Programme”: Promoting processes of observation, reflection and critical insertion of ECEC professionals | 23rd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
EECERA / Tallinn University (Tallinn, Estónia)
|
2013 | Adult-child interaction in crèche contexts: A praxeological research on adult’s mediational role | 23rd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
EECERA / Tallinn University (Tallinn, Estónia)
|
2013 | Pedagogia da Infância e Psicologia: Convergências a propósito de um estudo de caso | Encontros de Psicologia da Educação 2013: A atuação do psicólogo educacional em diferentes contextos profissionais
(Covilhã, Portugal)
|
2013 | Educação em creche: Princípios e práticas |
Coordenação do Mestrado em Educação Pré-Escolar (Viana do Castelo, Portugal)
|
2012 | Transformation of education and care contexts for children under 3’s: A praxiological research | 22nd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
Associação Criança / IPP / EECERA (Porto, Portugal)
|
2012 | Little fishes: A case study on Project work with children under 3’s | 22nd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
Associação Criança / IPP / EECERA (Porto, Portugal)
|
2012 | Pedagogia em creche: Da avaliação da qualidade à transformação praxiológica | Jornadas Doutorais em Estudos da Criança 2012
Comissão Diretiva do Doutoramento em Estudos da Criança (Braga, Portugal)
|
2011 | Observação da criança em contexto de creche: O Child Observation Record (COR) | Ser Bebé VII: Direito à Educação desde o Nascimento
APEI (Porto, Portugal)
|
2011 | Pedagogy in crèche: A praxiological research on the transformation of educational environments | 21st EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
(Genebra, Suiça)
|
2011 | Avaliação da qualidade do programa: o “Programme Quality Assessment” | XII Encontro Nacional da APEI: Intencionalidade Educativa e Reflexividade
APEI (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Formação de formadores no âmbito do DQP: Promovendo processos de observação, reflexão e inserção crítica dos profissionais | II Conferência Nacional de Educação de Infância
Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Pedagogias participativas em creche: Análise de algumas similitudes e contrastes | Ser Bebé VI: Direito à Educação desde o Nascimento
APEI (Faro, Portugal)
|
2010 | Context-based teacher education at the service of a pedagogy of diversity | 20th EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
EECERA / Centre for Research in Early Childhood (CREC) (Birmingham, Reino Unido)
|
2009 | Pedagogias participativas em creche: Análise de algumas similitudes e contrastes. | Encontro Ser Bebé V: Direito à Educação desde o Nascimento
APEI (Coimbra, Portugal)
|
2009 | Early diversity education: Lessons for educational intervention | 19th EECERA Annual European Conference – Diversities in Early Childhood Education
Le Furet e EECERA (Estrasburgo, França)
|
2009 | (Re)construct processes of pedagogical supervision: An experience of professional training in the context of Early Childhood Education | 16th International Conference on Learning
(Barcelona, Espanha)
|
2009 | Pedagogias participativas em creche: Análise de algumas similitudes e contrastes | IX Simpósio Internacional do GEDEI: Á procura da participação
GEDEI / ESEP (Porto, Portugal)
|
2008 | A escola vista pelas crianças | Colóquio Perspectivas de Formação de Professores: Colóquio comemorativo dos 25 anos dos primeiros licenciados em Ensino pela
Universidade de Évora
(Évora, Portugal)
|
2008 | A escola vista pelas crianças | I Jornadas Educo-Desportivas da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos
(Braga, Portugal)
|
2008 | (Re)construir processos de supervisão pedagógica: Uma experiência de formação profissional no contexto de Educação de Infância | 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança: Infância Possíveis, Mundos Reais
(Braga, Portugal)
|
2007 | Childhood Association: A presentation | Annual Seminar and Partner Meeting 2007 of DECET (Diversity in Early Childhood Education and Training)
DECET / CREC (Birmingham, Reino Unido)
|
2006 | O desenvolvimento profissional como sustentáculo de uma educação para a diversidade: Um estudo de caso | Conferência “Pedagogia, Inovação e Liderança”
Fundação Aga Khan / Associação Criança (Lisboa, Portugal)
|
2004 | Pedagogia da Infância: A avaliação como contributo para a construção da equidade | IV Simpósio Internacional do GEDEI: Avaliação em Educação de Infância: Contextos, processos e produtos
GEDEI / ESEV (Viseu, Portugal)
|
2004 | Desenvolvimento vocacional na infância: Algumas orientações gerais para uma intervenção vocacional precoce | Conferência Desenvolvimento Vocacional: Políticas e intervenções nacionais
(Braga, Portugal)
|
2004 | Listening to children as a way to reconstruct knowledge about children: A methodological paper | 14th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Quality Curricula: The Influence of Research, Policy and
Praxis
EECERA (Qwara, Malta)
|
2004 | Listening to children’s narratives as a mean to understand their phenomenological experience | 14th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Quality Curricula: The Influence of Research, Policy and
Praxis
EECERA (Qwara, Malta)
|
2004 | A avaliação do desenvolvimento vocacional na infância na perspectiva da criança e da educadora | X Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga, Portugal)
|
2004 | Motivation and resilience: A case study | 9th International Conference on Motivation – Cognition, Motivation and Affect: Their Interdependence and Interrelation
(Lisboa, Portugal)
|
2003 | Children’s rights: From advocacy to concreteness | 13th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Possible Childhoods: Relationships and Choices
EECERA (Glasgow, Reino Unido)
|
2002 | A case study of inclusion: An effective learning process | 12th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Strategies for Effective Learning in Early Childhood
EECERA (Nicosia, Chipre)
|
2002 | Collaboration as a sustainer for inclusion: Some empirical evidence | European Conference on Educational Research 2002
EERA (Lisboa, Portugal)
|
2002 | Children as social actors: Seeing, listening and hearing them | European Conference on Educational Research 2002
EERA (Lisboa, Portugal)
|
2002 | Entre o risco biológico e o risco social: Um estudo de caso | Seminário Crianças e Jovens em Risco: Da Prevenção à Intervenção
Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de S. Pedro do Sul (S. Pedro do Sul, Portugal)
|
2002 | O envolvimento da criança na tarefa: Dois estudos empíricos | XI Colóquio Psicologia e Educação – Experiência Social, Educação e Desenvolvimento
(Lisboa, Portugal)
|
2002 | O papel do educador na facilitação do desenvolvimento vocacional: Uma abordagem desenvolvimental-contextualista | XII Colóquio da Secção Portuguesa da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE)
(Lisboa, Portugal)
|
2001 | Associação Criança: Uma comunidade aprendente que promove comunidades aprendentes | II Simpósio do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI) – A Formação Prática de Professores
de Crianças
GEDEI / IEC-UM (Braga, Portugal)
|
2001 | Concepção de aprendizagem e auto-regulação da aprendizagem: Do presente para o futuro | Seminário "Pedagogia: Ideias e Projectos"
Conselho Académico e Reitoria da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2001 | Intervention with high-risk adolescents | IV Seminar On the Affective Dimension of Education
(Porto, Portugal)
|
2001 | Children as social actors: Seeing, listening and hearing them | 11th European Conference on Quality of Early Childhood Education –Early Childhood Narratives: Early Childhood and New Understandings
of the Mind
EECERA (Alkmaar, Países Baixos)
|
2001 | A institucionalização enquanto transição ecológica: A fenomenologia da experiência no momento de pós-transição | IV Jornadas de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos: (Dis)Cursos e Cenários do Desenvolvimento Humano
(Porto, Portugal)
|
2000 | The butterfly with burnt wings: On the educational support of a badly burnt child | 10th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Complexity, Diversity & Multiple Perspectives in Early
Childhood
EECERA (Londres, Reino Unido)
|
2000 | Making friends: The first steps on the integration of a child at developmental risk | 10th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Complexity, Diversity & Multiple Perspectives in Early
Childhood
EECERA (Londres, Reino Unido)
|
2000 | Language development: Facilitating Marianne´s knowledge of the world | 10th European Conference on Quality of Early Childhood Education – Complexity, Diversity & Multiple Perspectives in Early
Childhood
EECERA (Londres, Reino Unido)
|
2000 | Um contributo para a equidade: O apoio a uma criança vítima de abuso | Congresso Internacional "Os Mundos Sociais e Culturais da Infância"
CESC / IEC-UM (Braga, Portugal)
|
2000 | Apoio psicossocial na transição para o Ensino Superior: Um modelo integrado de serviços | Seminário Internacional “Transição para o Ensino Superior”
Conselho Académico e Reitoria da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
1999 | Intervenção vocacional no Ensino Básico e Ensino Secundário: Um modelo processual | 2º Ciclo de Conferências em Psicologia Escolar e da Educação
(Braga, Portugal)
|
1998 | Ecological supporting systems for an abused child | 8th European Conference on Quality of Early Childhood Education - Early Childhood Education: New Challenges, New Teachers
EECERA (Santiago de Compostela, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | Pedagogia em Creche: Formar para Liderar e Liderar para a (Trans)formação Praxeológica
Coorientador de Daniela Júlia Marques da Silva
|
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2021 - 2022/07 | Proposta de Currículo e de Manual de Metodologia de Educação de Infância
Orientador de Mário António Tulumba
|
Mestrado em Metodologia da Educação de Infância (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
|
2021 - 2022/07 | Proposta de Currículo e de Manual de Educação de Infância
Orientador de Ana Donana Salivamba
|
Mestrado em Metodologia de Educação de Infância (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
|
2021 - 2022/07 | Proposta de Currículo e de Manual de Metodologia de Educação de Infância
Orientador de Estanislau de Sá Bartolomeu António
|
Mestrado em Metodologia de Educação de Infância (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
|
2021 - 2022 | Proposta de Currículo e de Manual de Metodologia de Educação de Infância
Orientador de Adelino Dumbo Waloia
|
Mestrado em Metodologia de Educação de Infância (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
|
2020 - 2022 | Implementação de medidas de prevenção e controlo da pandemia Covid-19: A perspetiva da coordenação pedagógica na educação
pré-escolar
Orientador de Sara Raquel Oliveira Coelho
|
Mestrado em Administração das Organizações Educativas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | O papel do lúdico no âmbito de uma pedagogia participativa: Relato de uma investigação-ação
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | O contributo das perspectivas das crianças na reconstrução de práticas educativas
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Entre a oposição e a negociação: Um projeto de investigação-ação sobre o papel do adulto na prevenção e mediação de conflitos
entre pares na infância
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Articulação entre profissionais da educação pré-escolar e professores do 1º CEB: A experimentação, colaboração e reflexão
enquanto estratégias mediadoras da aproximação entre ciclos
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | O portefólio como estratégia de avaliação alternativa na educação de infância: Auto e heteroformação na desconstrução de conceções
e práticas
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | O referencial "Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias" e a supervisão pedagógica: Um estudo sobre a avaliação da qualidade
na educação pré-escolar
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Impacto percebido da reflexão colaborativa na reconstrução de práticas em contexto de creche
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/10/19 - 2023/10/20 | I Encontro Nacional de Educação Básica (2023/10/19 - 2023/10/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal |
2023/01/17 - 2023/01/17 | Palestra Investir na qualidade em Educação de Infância: Garantir um bom começo de vida do nascimento aos 9 anos (2023/01/17 - 2023/01/17)
Seminário
|
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal |
2022/07/20 - 2022/07/22 | Porto ICRE’22: Porto International Conference on Research in Education (2022/07/20 - 2022/07/22)
Congresso
|
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal |
2020/01/10 - 2020/01/10 | Educação de Infância e Políticas Públicas: Diálogos Transatlânticos (2020/01/10 - 2020/01/10)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2019/10/24 - 2019/10/25 | Playing-2-Gether International Multiplyer (2019/10/24 - 2019/10/25)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Univerzita Konstantína Filozofa v Nitre, Eslováquia |
2019/07/17 - 2019/07/19 | Porto ICRE-19: Porto International Conference on Research in Education (2019/07/17 - 2019/07/19)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal |
2017/07/19 - 2017/07/21 | Porto ICRE-17: Porto International Conference on Research in Education (2017/07/19 - 2017/07/21)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Portugal |
2012 - 2012 | 22nd EECERA (European Early Childhood Education Research Association) Conference
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2009 - 2009 | IX Simpósio Internacional do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI): À Procura da Participação
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2005 - 2005 | I Jornadas em Psicologia da Universidade da Beira Interior: Realidades, Fronteiras e Desafios
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2001 - 2001 | II Simpósio do Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância (GEDEI)– A Formação Prática de Professores
de Crianças
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10/05 | Hearing the voices of babies in baby-educator interactions in Early Childhood Settings
Arguente principal
|
Caroline Chantal Guard (Doutoramento)
University of Roehampton, Reino Unido
|
2023/07/11 | Entre o que penso, o que faço e aquilo que tu vês: Das representações dos educadores de infância à implementação de práticas
de supervisão pedagógica entre pares num departamento da educação pré-escolar
Arguente principal
|
Fábio Jorge Gonçalves Justo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/04/14 | “Como é a escola dos grandes?” Expectativas sobre lá, enquanto estão aqui: As vozes das crianças
Arguente principal
|
Fúlvia Aquino Rocha (Doutoramento)
Universidade de S. Paulo, Brasil
|
2023/02/23 | Tempos e vivências no contexto da Educação Infantil: O encontro entre o hoje, o ontem e o amanhã
Arguente principal
|
Virgínia Souza Oliveira (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2022/11/16 | As conceções das cranças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem
Arguente principal
|
Mariana dos Santos Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022/07/08 | Proposta de Currículo e de Manual de Metodologia de Educação de Infância
Arguente principal
|
Analásia Isabel Canjanja Elias (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla, Angola
|
2022/07/06 | Proposta de Currículo e de Manual de Metodologia de Educação de Infância
Arguente principal
|
Befilia Jamba António Jacob (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla, Angola
|
2018/11/22 | O projeto Living Peace e a construção de aprendizagens sociomorais
Arguente principal
|
Joana Leandra Gonçalves Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/11/22 | Planeamento e avaliação colaborativos e promoção do sentido crítico nas crianças
Arguente principal
|
Margarida Rios Alves (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/03/27 | Bebês e suas professoras no berçário: Estudo de interações à luz de pedagogias participativas
Arguente principal
|
Andréa Costa García (Mestrado)
Universidade de S. Paulo, Brasil
|
2018/01/18 | Socio-emotional competences in children with intelectual disability: Development and validation of a socio-emotional learning
programme
Arguente principal
|
Sónia Maria de Matos Faria (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2017/12/14 | Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância
Arguente principal
|
Lúcia Sena de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/11/09 | Memória e compreensão verbal: contributo para o estudo psicométrico da Prova de Avaliação Memória e Compreensão Verbal – PAMCV
Arguente principal
|
Ana Mafalda Falcão Moreira Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017/07/27 | Formação em contexto: Um estudo de caso praxiológico
Arguente
|
Joana Catarina Mendes da Silva Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2016 | Na creche também se educa: Um outro olhar na relação educador bebé | Maria Felícia Prudêncio Calado Gameiro (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 | Universidade inclusiva e o aluno com Necessidades Especiais: A investigação realizada em Portugal | Filomena Débora Freitas Rodrigues (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2015 | A expansão sistematizada de oportunidades de escolha como estratégia de suporte à participação | Joana Teresa Baptista Borges (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 | Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias: A voz de um grupo de educadoras | Laura Maria Dias de Barros (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | A Intencionalidade Educativa do Educador de Infância num contexto de Pedagogia-em-Participação | Joana Alexandra Soares de Freitas Luís (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Diferenciação pedagógica: Um estudo no contexto do 1º CEB | Joana Alexandra Sousa Tavares Guimarães (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 | Coordenação pedagógica, funções e desafios da supervisão | Juliana Manuela Rangel da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | A voz da criança sobre a inovação pedagógica | Cristina Maria Mesquita Gomes Pires (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | Estratégias de aproximação escola-família. Um estudo no contexto do 1º CEB | Isabel Maria de Castro Abreu Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Representações sobre a supervisão das atividades de iniciação à prática de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa | Cátia Salomé da Rocha Barros (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Transformação de práticas no contexto do 1º CEB: Possibilidades da observação por pares | Mónica Moreira Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Articulação e sequencialidade educativa na Educação Básica: Um estudo nos contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico | Alice Maria Moreira Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Impacto do desenvolvimento de hábitos de reflexão sobre as práticas: Um caminho para a construção do Projecto Educativo de Centro | Isa Cristina Tato Brito da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Sensos-e | Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) |
2022 - Atual | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) |
2021 - Atual | Revista Practicum | Asociación para el Desarrollo del Prácticum y de las Prácticas Externas: Red de Prácticum (REPPE) |
2020 - Atual | International Journal of Early Years Education (1469-8463) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2019/02 - Atual | European Journal of Teacher Education (1469-5928) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2019 - Atual | Early Years: An International Research Journal (1472-4421) | Taylor & Francis |
2016/05/30 - Atual | Revista Portuguesa de Educação | Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho |
2012 - Atual | European Early Childhood Education Research Journal (1752-1807) | Taylor & Francis |
2012 - Atual | RELADEI - Revista Latinoamericana de Educación Infantil | Associação de Profissionais de Educação de Infância |
2016/11/14 - 2016/12/01 | Saber & Educar | ESE Paula Frassinetti |
2015 - 2015 | Investigar em Educação (número temático "Infância(s), Educação e Sociedade") | SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2021 - Atual | Perita da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
Membro
|
AGência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal | |
2021 - 2021 | Evaluator of submissions of the call to support research projects about technology and society | Social Observatory of La Caixa Foundation, Espanha | Social Observatory of La Caixa Foundation |
2012 - 2012 | Presidente da Comissão de Auto-Avaliação do Mestrado em Educação Pré-Escolar | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019/07/01 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | |
2009/09 - Atual | European Early Childhood Education Research Association | Country Coordenator para Portugal; Convenor SIG Birth to Three |
Atual | Associação Criança |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/02 - Atual | Membro da Comissão de Avaliação do Desempenho Docente (CADD)
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal |
2023 - 2023 | Member of the Commission of the Program to Support the Publication in High Quality Scientific Journals of Polytechnic of Porto (PAPRE) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2021 - 2023 | Expert reviewer of the programme Active Citizens Fund/EEA Grants | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2014/05 - 2017/11 | Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Básica
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2009/01 - 2014/02 | Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Supervisão Pedagógica na Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2007/09 - 2009 | Membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação do Porto
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2005/09 - 2007 | Membro do Conselho Científico da Escola Superior de Educação do Porto
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |