Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa
Nomes de citação
- Costa, Ana Luísa
- Costa, Ana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AE1D-FC1A-3F3D
- ORCID iD
- 0000-0002-2529-4135
Endereços de correio eletrónico
- ana.costa@ese.ips.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 265710800 (Profissional)
Moradas
- Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS). Campus do Instituto Politécnico de Setúbal, Estefanilha, 2914-504 , Setúbal, Setúbal, Portugal (Profissional)
Websites
- https://clul.ulisboa.pt/pessoa/anacosta (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/03/20 - 2023/03/24
Concluído
|
ERASMUS+ (Outros)
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
|
|
2022/10/18 - 2022/10/21
Concluído
|
International Engagment Circus WP3 and EINS Meetings (Outros)
Universitatea Politehnica din Timisoara, Roménia
|
|
2019/01/21 - 2019/01/25
Concluído
|
ERASMUS+ (Outros)
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
|
|
2017/03/06 - 2017/03/10
Concluído
|
ERASMUS+ (Outros)
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
|
|
2016/07/04 - 2016/07/05
Concluído
|
2Young2Fail (Outros)
Erasmus+ KA2, Portugal
|
|
2012/09 - 2015/01
Concluído
|
Bolseira de investigação (pós-doc) Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna
(Pós-doutoramento)
Especialização em Bolseira de investigação (pós-doc) Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha
na época moderna (IP: Rita Marquilhas) 7FP/ERC Advanced Grant - GA 295562
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2004 - 2010
Concluído
|
Linguística, especialidade em Linguística Educacional (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Estruturas Contrastivas: Desenvolvimento do Conhecimento Explícito e da Competência de Escrita" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada Distinção e Louvor |
2002 - 2004
Concluído
|
Linguística, especialização em Linguística Educacional (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
1995 - 1996
Concluído
|
LLM - Estudos Portugueses e Espanhóis, Ramo Formação Educacional (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
17 |
1990 - 1994
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Espanhóis (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/01/05 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
2000/09/01 - 2007/08/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2004/09 - 2015/01 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal), Portugal |
Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal), Portugal | ||
1997/09 - 2000/09 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Básica 2,3 Hermenegildo Capelo (Palmela), Portugal |
Escola Básica 2,3 Hermenegildo Capelo (Palmela), Portugal | ||
1995/09 - 1996/01 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária D. João de Castro (Lisboa), Portugal |
Escola Secundária D. João de Castro (Lisboa), Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/05 - Atual | Membro do Conselho Técnico-Científico [Member of the Technical-Scientific Committee] | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
2017/09 - Atual | Cocoordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Básica [Co-coordinator of the Basic Education Degree] | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
2017 - 2019 | Presidente do Júri do Concurso de Estudante Internacional | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
2015/04 - 2017/07 | Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e em Ensino de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico [Coordinator of the Master] | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011 - Atual | Investigadora [Researcher] | Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal |
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2012/09 - 2015/01 | Bolseiro (Bolseiro de investigação) [Postdoctoral fellow] | Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal |
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - 2022 | Da polifonia à escrita académica
IPS-SABIN2021
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Concluído
|
2015 - 2016 | 2Young2Fail
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Erasmus+ KA2
Concluído
|
2012/01/09 - 2015/01/05 | Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Portugal
|
European Research Council
Concluído
|
2008 - 2009 | Estruturas Contrastivas e Desenvolvimento do Conhecimento Explícito e da Competência de Escrita
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | El desarrollo de la competencia de escrita y el razonamiento crítico en los grados de maestro (The development of written
competence and critical reasoning in teachers’s degrees)
Desenvolvimento técnico
|
Concluído
|
2020 - Atual | PRECASE - Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau (Guinea-Bissau Education System - Support
programme II)
Teacher Education Expert
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Camões Instituto da Cooperação e da Língua Fundação Fé e Cooperação (FEC) Em curso
|
2020 - Atual | Engaged and Entrepreneurial European University as Driver for European Smart and Sustainable Regions (E³UDRES²)
Orientador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2022 - 2023 | Projeto ENVOLVER
Desenvolvimento técnico
|
Em curso
|
2022 - 2023 | Projeto ARTICULAR - Uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores do 1.º ciclo
IPS&Santander-InovPed
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Concluído
|
2016 - 2019 | Aprendizagem para Todos (PAT)
Desenvolvimento técnico
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Concluído
|
2016 - 2018 | Projeto Aprendizagem para Todos (PAT)
Desenvolvimento técnico
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Banco Mundial
Concluído
|
2013 - 2015 | Projeto FLY. Forgotten Letters. Years 1900-1974
Desenvolvimento técnico
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Entrada de dicionário |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/02/10 | Dimensões de Pedagogia no Ensino Superior. | Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico (3.ª edição).
Univesidade do Minho (Portugal)
|
2021/02/05 | Grammar in the Portuguese curriculum | First EduLing virtual meeting, Research on L1 grammar in schooling: mediation at the heart of learning grammar
EduLing SIG (International Association for Research in L1 Education - ARLE)
|
2020/10/29 | Diálogos metalinguísticos para o estudo do conhecimento explícito da língua | XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Conferência em modo online
Associação Portuguesa de Linguística, Universidade Aberta de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2020/09/29 | Dimensões de Pedagogia no Ensino Superior | Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico (1.ª edição)
Instituto Politécnico de Leiria e Universidade do Minho (Portugal)
|
2020/05/05 | Aprendizagem da gramática e consciência da diversidade linguística | Dia da Língua Portuguesa. Variação, discurso e aprendizagem.
Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada (Almada, Portugal)
|
2020/01/27 | Avaliação formativa - contributos para a elaboração de dispositivos de construção e análise de instrumentos de avaliação | II Jornada sobre instrumentos de avaliação em Português
Centro de Linguística da Universidade do Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/10/09 | Qual o lugar da gramática no currículo? Mesa redonda "O ensino da gramática em Portugal: balanço e desafios" | XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/07/11 | Telemóveis na sala de aula: sim ou não? | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.2019)
Escola Agrária. Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2019/05/14 | Alguns dados para o estudo da emergência da escrita compositiva | IX Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment.
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/04/12 | Como é que a avaliação formativa de competências de língua contribui para a articulação curricular? Mesa redonda Interdisciplinaridade e Avaliação. | 13.º ENAPP – Percursos da Interdisciplinaridade em Português: dos projetos às práticas.
Associação de Professores de Português (Leiria, Portugal)
|
2019/01/23 | Grammar according to who will be teaching. An exploratory study of trainee teachers’ beliefs | III Congreso Internacional sobre la Enseñanza de la Gramática. CONGRAM
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2019/01/23 | Grammar in the intended curriculum | III Congreso Internacional sobre la Enseñanza de la Gramática. CONGRAM
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2019/01/17 | Formação inicial, investigação e aprendizagens em língua e em matemática | IX Seminario Internacional «El Aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de la lengua»
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2019 | What do we put? A comma? | Conference of the International Association for Research in L1 Education. ARLE 2019.
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/27 | Alrededor de la actividad metalingüística | XXII Encuentro Internacional de Investigación Educativa y III Internacional de Comunicación Pública de la Investigación Educativa,
Cognición y Aprendizaje
Centro Universitario de Ciencias Sociales y Humanidades. Universidad de Guadalajara (Guadalajara, México)
|
2018/09/07 | Investigação e ensino de discurso académico. Presente e o futuro da investigação sobre discurso académico em Portugal (Round Table) | I Encontro Nacional Sobre Discurso Académico
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2018 | Gramática e escrita: O caso das contrastivas | À Conversa com...
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018 | Ler na era digital | Ciência à Conversa
Unidade de Apoio à Inovação, I&D e Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Setúbal (UAIIDE-IPS) (Setúbal, Portugal)
|
2018 | Que gramática ensinar?: Contributos para uma reflexão sobre gramática nos primeiros anos de escolaridade | III Encontro Temático APL/ESE - Formação, investigação e ensino da língua
Organiz. conjunta das Escolas Superiores de Educação de Lisboa, do Porto, de Setúbal e da Associação Portuguesa de Linguística (Setúbal, Portugal)
|
2018 | Livros com matemática | III Encontro Temático APL/ESE - Formação, investigação e ensino da língua
Organiz. conjunta das Escolas Superiores de Educação de Lisboa, do Porto, de Setúbal e da Associação Portuguesa de Linguística (Setúbal, Portugal)
|
2018 | Pedagogia e desenvolvimento curricular no Ensino Superior | CNaPPES 2018 - 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
(Braga, Portugal)
|
2018 | A contribution to the implicit / explicit debate on grammar learning: The case of contrast connectors | Seminar of the Special Interest Group Educational Linguistics (SIG EduLing Seminar) - Linguistics for language teaching and
learning
International Association for Research in L1 Education (ARLE) (Bialystok, Polónia)
|
2018 | Investigar sobre a prática de usar as histórias infantis como recurso para a aprendizagem da matemática | Simpósio A investigação sobre a prática na formação inicial de professores: Contributos de estudos focados no ensino da matemática
e das ciências. In 6th International Congress of Educational Sciences and Development
Organiz. Universidad de Granada, Grupo de Investigación CTS-261 e Universidade do Minho (Setúbal, Portugal)
|
2017 | Bridges for reading | EUROLIS Seminar 2017 - Fit for Purpose: Skills for Tomorrow's Information Professionals
Eurolis (London, Reino Unido)
|
2017 | Estruturas linguísticas em vias de extinção: Um desafio | IV Jornadas Pedagógicas de Português 2017
University of Copenhagen (Copenhagen, Dinamarca)
|
2017 | Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da Didática do Português | Congresso Internacional O Tempo dos Professores
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | Para um mapa das fronteiras e das pontes na investigação em didática da língua | 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas
FLUP - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | Oficina de Português para fins académicos | Congresso Nacional de Praticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.17)
(Setúbal, Portugal)
|
2017 | Que metas para o ensino da gramática? | II Encontro Temático APL/ESE Diálogos entre a investigação e as práticas educativas no ensino da língua
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | Linguistic knowledge through early argumentative writing | Symposium: Metalinguistic Education in the 21st Century. In The 11th Conference of the International Association for Research
in L1 Education (ARLE2017)
ARLE - Association for Research in L1 Education (Tallinn, Estónia)
|
2017 | Revisitar as contrastivas em português para repensar o ensino da gramática | Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | Leitura e matemática em diálogo | 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Investigação na sala do jardim-de-infância: Uma história infantil com matemática | VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües
Grup de Recerca en Educació, Llenguatge i Literatura (GRELL) (Vic, Espanha)
|
2016 | Livros de histórias – Um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância | Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016) – Recursos no ensino e na aprendizagem da Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (Évora, Portugal)
|
2016 | "E essa é a minha opinião" – para o estudo da emergência da escrita argumentativa | XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Aveiro, Portugal)
|
2016 | A grammar for writing | ARLE SIG Educational Linguistics 2016 Seminar
ARLE EduLing e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2016 | Uma cadela amarela e vários amigos dela | ETEN Annual Conference 2016
European Teacher Education Network (ETEN) (Setúbal, Portugal)
|
2016 | Learning grammar to argue better | II Congreso Internacional sobre Enseñanza de la Gramática
Grup d'Investigació en Ensenyament de Llengües (GIEL) e o Department de Didàctica de la Lengua i la Literatura (Universitat
de València) (València, Portugal)
|
2016 | Estudar Letras | Ciclo de Palestras "Amanhã como será? Um passo em frente para o futuro"
Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico do Pinhal Novo (Pinhal Novo, Portugal)
|
2015 | Os textos de opinião no limiar da escrita compositiva | XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Braga, Portugal)
|
2015 | Para o ensino da variação de padrões de colocação de pronomes átonos | III Jornadas Pedagógicas de Português: A Palavra e o Mundo: tecnologia e informação no ensino de português como língua estrangeira
e materna
Departamento de Português da Universidade de Dalarna (Falun, Suécia, Suécia)
|
2015 | Pois é… | XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Évora, Portugal)
|
2015 | Variação linguística no ensino de PLE: o caso dos clíticos | III Jornadas de PLE – Aquisição e Didática
Fac. de Letras da Univ. Lisboa, Fac. de Letras da Univ. do Porto, Fac.de Letras da Univ. de Coimbra, Fac. de Ci. Soc. e Humanas
da Univ. Nova de Lisboa e Univ. do Minho (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Criar leitores – Uma conversa com pais e com educadores |
Creche Golfinho Azul (Setúbal, Portugal)
|
2014 | Concessivas num corpus da Idade Moderna | XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Porto, Portugal)
|
2014 | Public versus private through letters | International Conference "Reading and Writing from Below: Exploring the Margins of Modernity"
NORDCORP, University of Helsinki (Helsinki, Finlândia)
|
2014 | A idade dos ‘desvios’: Diacronia, variação social e linguística de corpus | Internationales Kolloquium zu historischen Corpora der Iberoromanischen Sprachen / III Coloquio Internacional sobre Corpus
Diacrónicos en Lenguas Iberorrománicas (CODILI 3)
Comissão organizadora do III Coloquio Internacional sobre Corpus diacrónicos en lenguas iberorrománicas (Zúrich, Suiça)
|
2014 | Não posso escrever a minha opinião? | VII Encontro Língua Portuguesa nos 1ºs anos de Escolaridade - Investigação e Boas Práticas
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/03/08 | Cortar a Meta do Oral. Painel Programas, oral e Metas Curriculares. | 10.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Um Pois comentador | XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística - APL (Coimbra, Portugal)
|
2013 | A gramática além das metas | XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística - APL (Coimbra, Portugal)
|
2013 | ‘Estas duas regras’: Construção da referência em cartas | 3ª Conferência Internacional em Gramática &Texto – GRATO 2013
Grupo Gramática & Texto do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013 | P.S. - Post Scriptum: A Digital Archive of Ordinary Writing (Early Modern Portugal and Spain) | Internacional Conference on Historical Linguistics
Department of Philosophy Classics History of Art and Ideas, University of Oslo (Oslo, Noruega)
|
2013 | Post Scriptum: Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en la Época Moderna | I Congreso Internacional de la HDH: Humanidades Digitales Hispánicas. Sociedad Internacional
Comissão organizadora do I Congreso Internacional de la HDH: Humanidades Digitales Hispánicas. Sociedad Internacional (A Coruña, Espanha)
|
2012/01/28 | Conhecimento Explícito de Advérbios Conectivos | Encontro sobre o Ensino da Gramática
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2011 | Estruturas contrastivas: Desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita | Quid Novi. Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística
Centro de Linguística da Universidade do Porto - CLUP (Porto, Portugal)
|
2010 | Conectores contrastivos e competência de escrita – Implicações para o ensino | 2.º Encontro «A Linguística na Formação dos Professores de Português»
Centro de Linguística da Universidade do Porto - CLUP (Porto, Portugal)
|
2009 | Advérbios conectivos para quê? | 8.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português - “Gramática, para que te quero?! - O Ensino da Gramática:
Sentido(s) e Possibilidades”
Associação de Professores de Português - APP (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Leituras & Companhia | Seminário Os Centros de Formação de Professores de Associação de Escolas e as Bibliotecas Escolares: Avaliação e Perspetivas
Centros de Formação de Professores e RBE (Seixal, Portugal)
|
2007 | Efeitos de modelização no input: O caso da aquisição de conectores | XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística (XXIII ENAPL 2007)
Associação Portuguesa de Linguística - APL (Évora, Portugal)
|
2006 | Para a descrição da plurifuncionalidade de «ainda que» | Encontro Científico Internacional «Connectives and Discourse Markers»
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL (Lisboa, Portugal)
|
2006 | Complexidade estrutural de conectores concessivos | XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística - APL (Coimbra, Portugal)
|
2006 | Desenvolvimento linguístico e literacia de escrita | Encontro Internacional de Linguística Aplicada «As Línguas no Ensino Superior: Mudanças e Vivências»
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2005 | Aspectos sintáctico-semânticos de estruturas contrastivas | XX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística - APL (Lisboa, Portugal)
|
2004 | Estruturas contrastivas: Desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita | Simpósio de Doutorandos do II Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e das Literaturas
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2003/06/21 | The Place of Portuguese as First Language in the National Curriculum for Basic Education: Essential Competences | Encontro Flexibilité Curriculaire et Apprentissages Essentiels à l’Enseignement de Base
Departamento da Educação Básica, Ministry of Education (Lisboa, Portugal)
|
2003 | Queres saber o que é uma pergunta?: Uma sequência de aprendizagem sobre aspectos sintácticos e entoacionais de interrogativas em PE | XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística - APL (Lisboa, Portugal)
|
2003 | Aspectos das construções de relativização no português do séc. XV | XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística - APL (Lisboa, Portugal)
|
2003 | O que é que é «é que»?: O estudo de pseudo-clivadas invertidas de «é que» para o desenvolvimento do conhecimento explícito no ensino secundário | 5.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português - APP (Aveiro, Portugal)
|
2000 | Ferramentas para a Língua Portuguesa | TIC-TAC Línguas (Tecnologias da Informação e Comunicação – Traz Outro Amigo Contigo: Sessão de Apresentação e Divulgação dos
Projectos Desenvolvidos na Oficina de Formação Tecnologias e Línguas – Vale a Pena o Desafio?)
Centro de Competência Nónio, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2000 | As T.I.C. em apoio educativo: Aprender e gostar de escrever | Seminário Internacional Encontros, Percursos e Recursos - As T.I.C. na Escola
Centro de Competência Nónio, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
1994 | Santa Maria de Terena nas Cantigas de Afonso X | Congreso Internacional Luso-Español de Lengua y Cultura en la Frontera
Universidad de Extremadura (Cáceres, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | A atividade metalinguística no 4º ano de escolaridade: um laboratório gramatical
sobre pronomes
Orientador
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2023 - 2023 | Articulação entre Leitura, Escrita e Conhecimento de Adjetivos: uma proposta para
o 4.º ano de escolaridade
Orientador
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2023 - 2023 | Um Estaleiro de Escrita no 4.º ano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita
de estudo
Orientador
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2022 - 2022 | Criar leitores: promoção de hábitos de leitura em Educação de Infância
Orientador
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2019 - 2019/12 | Aquisição e desenvolvimento do sentido espacial e dos localizadores espaciais: uma perspetiva integradora. Relatório da componente
de investigação de Estágio do Mestrado em Educação Pré-escolar
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2019 - 2019/12 | A resolução e formulação de problemas como promotoras de escrita. Relatório da componente de investigação de Estágio IV do
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2019 - 2019 | Falar para Escrever – uma estratégia de desenvolvimento da escrita de narrativas no 4.º ano de escolaridade. Relatório da
componente de investigação de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2017 - 2018/12/07 | O desenvolvimento da competência de escrita compositiva numa abordagem de trabalho colaborativo. Relatório da componente de
investigação de Estágio III do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2018 - 2018 | Relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de leitura: Compreensão de dependências referenciais no ensino
básico
Coorientador
|
Linguística, especialidade de Linguística e Ensino da Língua (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2018 | Consciência sintática e uso de vírgulas: Um estudo de conceções de alunos do 5º ano
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2018 - 2018 | Gramática e escrita: A expansão de grupos nominais no desenvolvimento da escrita de autorretratos
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2017 - 2018 | A Revisão Textual e o Texto de Opinião – Uma intervenção pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Relatório da componente
de investigação de Estágio III do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) |
2017 - 2017 | O desenvolvimento de competências de compreensão oral: uma intervenção didática de Português em articulação com Estudo do
Meio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 - 2016 | Expressão de tempo e construção de narrativa
Coorientador
|
Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (Mestrado)
FCSH da Univ. Nova de Lisboa e ESS do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 - 2016 | Resolução de problemas e histórias infantis
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 - 2016 | A Família Compreensão como estratégia de metacognição, associada ao ensino explícito da compreensão na leitura no 2.º e 3.º
ano do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 - 2016 | A Dimensão Processual da Escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o contributo da tarefa de planificação para a escrita de textos
coerentes na fase inicial da escrita compositiva
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/02/05 - Atual | First EduLing virtual meeting, under the theme "Research on L1 grammar in schooling: mediation at the heart of learning grammar".
EduLing SIG (International Association for Research in L1 Education - ARLE). (2021/02/05)
Encontro (Coorganizador)
|
EduLing SIG (International Association for Research in L1 Education - ARLE) , Alemanha |
2020/03/05 - Atual | Jornada de Educação. Uma Escola em Mudança. Organização das coordenações de curso da Licenciatura em Educação Básica (Ana
Luísa Costa e Maria do Rosário Rodrigues), do Mestrado em Educação Pré-Escolar (Sofia Figueira) e do Mestrado em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Ana Pires Sequeira e Jorge Pinto) (2020/03/05)
Seminário (Coorganizador)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2019/06/26 - 2019/06/28 | Comissão organizadora da main conference da ARLE 2019 (International Association for Research in L1 Education) (2019/06/26 - 2019/06/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019/03/30 - 2019/03/30 | Moderação da Mesa-Redonda «Diversidade linguística e bilinguismo», no Roteiro para uma educação antirracista (2019/03/30 - 2019/03/30)
Mesa-redonda (Outra)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2019/01/23 - 2019/01/25 | Organization of the Symposium The teaching of Grammar: from the curriculum to practices. III Congreso Internacional sobre
la Enseñanza de la Gramática. CONGRAM. (2019/01/23 - 2019/01/25)
Mesa-redonda (Coorganizador)
|
Universitat Autonòma de Barcelona Departament de Didàctica de la Llengua i de la Literatura i de les Ciencies Socials, Espanha |
2018 - 2018 | II Semana da Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Outro (Outra)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2018 - 2018 | 3.º Encontro Temático da APL/ESE - Formação, Investigação e Ensino da Língua
Encontro (Outra)
|
Escolas Superiores de Educação de Lisboa, do Porto, de Setúbal e da Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2017 - 2017 | 2.º Encontro Temático da APL/ESE Diálogos entre a investigação e as práticas educativas
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2016 - 2016 | ETEN Annual Conference 2016
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
ETEN, Portugal |
2016 - 2016 | Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar – What's grammar in L1 education today?
Seminário (Outra)
|
SIG Educational Linguistics. Association for Research in L1 Education (ARLE), Portugal |
2016 - 2016 | 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade: investigação e boas práticas e do 1.º Encontro Temático da APL/ESE
Formação para a promoção de competências em Língua Materna
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2016 - 2016 | Training Activity e Multiplier Event (do Projeto 2Young2Fail)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Erasmus+ KA2, Portugal |
2016 - 2016 | Seminário da Associação Portuguesa de Linguística «Avaliar o conhecimento gramatical na escola»
Seminário (Outra)
|
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2015 - 2015 | Encontro "Bruner na Escola"
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Sem financiamento, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/09/11 - 2019/09/11 | Encerramento, como relatora, da V Conferência Anual de Educação de Setúbal "Educar na Cidade, a Cidade que Educa"
Conferência
|
V Conferência Anual de Educação de Setúbal "Educar na Cidade, a Cidade que Educa"
Câmara Municipal de Setúbal, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/05/28 | Operadores de sequencialização do discurso. Estudo de caso nos relatórios de fim de curso no Instituto Médio Politécnico Pascoal
Luvualu
Arguente
|
Jesus Gonçalves João Silva (Doutoramento) |
2019/11/25 | O trabalho oficinal sobre a língua enquanto estratégia no ensino de Português: monitorização de sequências de aprendizagem.
Relatório realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Arguente principal
|
Ana Sofia Cardoso (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/07/07 | O domínio da oralidade em Português Língua Materna. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do
Ensino Básico e no Ensino Secundário
Arguente principal
|
Mónica Sofia Braz Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/03/27 | A articulação entre professor e terapeuta da fala na intervenção com criança com perturbação do desenvolvimento da linguagem
- Estudo de caso. Relatório do projeto de intervenção do Mestrado em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino
Básico
Arguente principal
|
Daniela Alexandra Rosa Ribeiro (Mestrado) |
2019/01/15 | Histórias com desafios matemáticos – A literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos. Relatório
da componente de investigação de Estágio III do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Beatriz Russo Ribeiro (Mestrado) |
2018/11/13 | Impacto da complexidade silábica no desenvolvimento fonológico e na aprendizagem da ortografia em Português língua segunda
no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico moçambicano.
Vogal
|
Francisco Leonardo Vicente (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/05/18 | Relações entre o conhecimento explícito da língua e a competência de leitura.
Orientador
|
Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão (Doutoramento) |
2017 | Mecanismos de conexão frásica: a importância das variáveis sociais
Arguente
|
Isabel Joana Aguiar Santos (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Escrita de guerra: uma abordagem sociodiscursiva da relação entre inimigo e esforço de guerra nas correspondências e num
diário íntimo durante a Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974)
Arguente
|
Stefania Gatta (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | Escrita de guerra: uma abordagem sociodiscursiva da relação entre inimigo e esforço de guerra nas correspondências e num
diário íntimo durante a Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974)
Arguente
|
Stefania Gatta (Outro)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 | Leitura, escrita e gramática: síntese e orações subordinadas adjetivas relativas
Arguente principal
|
Serenela Alexandra Rosa Quintanilho Gomes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 | Educação para os valores através da literatura
Presidente do júri
|
Sara Albino Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2017 | A poesia como indutora da gestão integrada do curriculum
Presidente do júri
|
Vanessa Sofia Pereira Caeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 | Complexidade textual e progressão escolar em dois registos: um estudo de correlação baseado em um corpus quasi-longitudinal
Arguente
|
Mário Gleisse das Chagas Martins (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 | Géneros orales y enseñanza de E/LE en el contexto escolar portugués
Vogal
|
Selene Vázquez Ruiz (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016 | O conhecimento explícito da língua: a oração relativa na aula de Português e Latim
Arguente principal
|
Ana Margarida Abreu Almeida (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 | Resolução de problemas matemáticos verbais e estratégias de compreensão textual
Presidente do júri
|
Ana Lúcia dos Santos Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | Noticing and bridging the gap: o uso e o efeito do feedback corretivo na aula de língua estrangeira
Arguente
|
Ana Rita Rufino Faustino (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 | A escrita de textos narrativos: a utilização de sequências de imagens
Presidente do júri
|
Ana Beatriz Lares Rebocho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | O feedback oral: um estudo sobre a própria prática, em matemática, no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Mónica Rebelo de Andrade Bastos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | Leitura no 1.º Ciclo - o contributo da Biblioteca Escolar
Arguente principal
|
Carla Alexandra Palma Madeira Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | Desenvolvimento de competências de literacia de leitura e de escrita em creche e pré-escolar
Arguente principal
|
Ana Rita Gonçalves Casimiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidade
Arguente principal
|
Joana Carina Marques Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | A escrita: a produção textual numa turma de 2.º ano – Estratégias de aperfeiçoamento textual
Arguente principal
|
Carina Isabel Flor Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | A oficina gramatical: uma forma apelativa de ensinar conteúdos gramaticais nas aulas de Português (língua materna) e de Espanhol
(língua estrangeira)
Arguente principal
|
Maria Alice Lucas Coutinho Protásio (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020/10 - Atual | XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Associação Portuguesa de Linguística, Universidade Aberta de Lisboa |
2020/07/02 - Atual | VII Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
2021/07/09 - 2021/07/10 | 14.º Encontro Nacional da APP. Português: Avaliação na Aprendizagem. | Associação de Professores de Português |
2021/07/03 - 2021/07/03 | Fórum de Partilha Linguística dos Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa |
2020/05/22 - 2020/05/23 | V Encontro em investigação e práticas em educação (EIPE 2020) | Escola Superior de Educação de Coimbra |
2019/12/17 - 2019/12/18 | I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação |
2019/11/27 - 2019/11/29 | Congresso internacional “Macau e a Língua Portuguesa: novas pontes a Oriente” | Instituto Politécnico de Macau e Instituto Português do Oriente |
2019/07/06 - 2019/07/06 | XIV Fórum de Partilha Linguística do Núcleo de Investigadores do CLUNL | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas |
2019/07/05 - 2019/07/06 | VI Encontro Ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos | Escola Superior de Educação de Viana do Castelo |
2019/06/26 - 2019/06/28 | ARLE Conference 2019 (International Association for Research in L1 Education) | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas |
2019/01/17 - 2019/01/18 | IX Seminario Internacional El Aula como ámbito de investigación sobre la enseñaza y el aprendizaje de la lengua | GREIP, Universidade Autónoma de Barcelona |
2018/09/07 - 2018/09/08 | I Encontro Nacional Sobre Discurso Académico | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria e CELGA-ILTEC |
2017/11/23 - 2017/11/24 | XII Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas |
2017/09/27 - 2017/09/29 | XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (APL) | Associação Portuguesa de Linguística e Universidade de Évora |
2017/09/07 - 2017/09/08 | 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas | Universidade do Porto Faculdade de Letras |
2017/07/07 - 2017/07/08 | 2.º Encontro Temático da APL/ESE Diálogos entre a investigação e as práticas educativas. | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação |
2016/11/24 - 2016/11/25 | Comissão científica XI Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas |
2016/07/15 - 2016/07/16 | What’s grammar in L1 education today. SIG Educational Linguistics. Association for Research in L1 Education (ARLE) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação |
2016/07/01 - 2016/07/02 | 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade: investigação e boas práticas e 1.º Encontro Temático da APL/ESE Formação para a promoção de competências em Língua Materna. | Escola Superior de Educação de Lisboa |
2015/10/28 - 2015/10/30 | XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (APL) | Associação Portuguesa de Linguística e Universidade do Minho |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020/11/30 - Atual | Revista da Associação Portuguesa de Linguística n.º 7 (2183-9077) | Associação Portuguesa de Linguística |
2020/08 - Atual | Current Research on Grammar Teaching. What is the Use of Teaching Grammar? Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature (BJTLLL) (eISSN: 2013-6196) | Autónoma University Barcelona |
2018 - Atual | Revista da Associação Portuguesa de Linguística | Associação Portuguesa de Linguística |
2016/01/01 - Atual | Diacrítica. Série Ciências da Linguagem | Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho em colaboração com Edições Húmus – V. N. Famalicão |
2018 - 2020 | L1-Educational Studies in Language and Literature | ARLE: the International Association for Research in L1 Education |
2019 - 2019 | Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature (2013-6196) | Universitat Autonoma de Barcelona |
2019 - 2019 | A Linguística na Formação do Professor. Das teorias às práticas. (ISBN-13: 978-989-896) | Faculdade de Letras da Universidade do Porto, E-dita |
2018 - 2019 | Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal |
2012 - 2018 | Journal of Portuguese Linguistics | Ubiquity Press |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/09 - 2020/09 | Parecer sobre a Plataforma digital LER para o Plano Nacional de Leitura (PNL 2027 e Projeto LER) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019 - Atual | Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação (LPTIC) | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2015/02 - Atual | Didática da Educação de Infância II | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2015/02 - Atual | Didática do Português e das Expressões | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2015/02 - Atual | Estágio em Educação de Infância II | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2015/02 - Atual | Língua Portuguesa, Artes e Motricidade na Educação de Infância | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2015/02 - Atual | Introdução à Didática do Português | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2015/02 - Atual | Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2018 - 2018 | Avaliação para as aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico | Outra (Curso médio) | Centro de Formação Ordem de Santiago, Portugal |
2018 - 2018 | Workshop Compreender e Expressar o Pensamento Matemático | Outra (Curso médio) | APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal |
2015/02 - 2017/02 | Didáticas Específicas do 1.º Ciclo I | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2015/02 - 2017/02 | Didática da Educação de Infância I | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2015/02 - 2017/02 | Estágio I | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2015/10 - 2016/02 | Língua Portuguesa | Curso Técnico Superior Profissional em Produção Audiovisual (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2015/10 - 2016/02 | Práticas Textuais | Curso Técnico Superior Profissional em Serviço Familiar e Comunitário (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2016 - 2016 | Matemática e Português: transversalidades | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Associação de Professores de Português (APP) e Associação de Professores de Matemática (APM), Portugal |
2016 - 2016 | Para a didática do Português no 1.º ciclo | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação de Escolas dos Concelhos Barreiro e Moita, Portugal |
2015/02 - 2015/07 | Didática do Português | Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2015 - 2015 | Conhecimento explícito da língua: enquadramento e práticas de ensino | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | SIG EduLing (Special Interest Group Educational Linguistics) - ARLE (International Association for Research in L1) Education | Co-coordinator |
2016 - Atual | ARLE (International Association for Research in L1 Education) | Member |
2012 - Atual | Associação Portuguesa de Linguística (APL) | Associada |
Atual | Associação de Professores de Português (APP) | |
Atual | Movimento da Escola Moderna (MEM) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/01 - Atual | Integra, como membro externo, em representação da ESE-IPS, o Conselho Geral da Escola Secundária du Bocage, de Setúbal
Outro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/03 - 2020/03 | Parecer Crítico do Relatório de Progresso do Projeto de Doutoramento em Linguística e Ensino da Língua de Ana Rita Faustino, Noticing and bridging the gap: use and effect of corrective feedback in the foreign language classroom / uso e efeito do feedback corretivo na aula de língua estrangeira, em cumprimento do artigo 19.º das Normas Regulamentares relativas aos Ciclos de Estudo de Doutoramento da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Despacho n.º 24/2015) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |