Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Catarina Raquel Santana Coutinho Alves Delgado
Nomes de citação
- Delgado, Catarina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B317-C822-B31A
- ORCID iD
- 0000-0001-8146-1236
Endereços de correio eletrónico
- catarina.delgado@ese.ips.pt (Profissional)
Websites
- http://www.si.ips.pt/ese_si/web_page.inicial (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/11/21 - 2023/11/21
Concluído
|
Formação Team Building “Trabalho de Equipas após Covid-19” (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
|
2023/05/25 - 2023/05/25
Concluído
|
Ação de formação - Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
|
2022/11/22 - 2022/11/22
Concluído
|
Ação de formação Ética em investigação ¿ como preparar o projeto para revisão ética? (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
|
2022/06/27 - 2022/07/08
Concluído
|
Ação de formação Cidadania digital num mundo global (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
|
2022/04/01 - 2022/06/28
Concluído
|
Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico, no âmbito do projeto “Contexto e Visão para a revisão curricular
das Aprendizagens Essenciais em Matemática" (Outros)
Especialização em Curso de Capacitação
Direção-Geral da Educação, Portugal
|
|
2020/07/01 - 2020/09/24
Concluído
|
Curso piloto - Utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
|
2019/04/01 - 2019/08/31
Concluído
|
Curso de formação Inglês online EF Level 11 - Upper Intermediate - CEFR Level B2 (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
|
2016 - 2016/03/13
Concluído
|
Curso de formação Inglês online EF Level 10 – Upper Intermediate – CEFR level B2 (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
|
2014
Concluído
|
em Educação, especialidade em Didática da Matemática (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
"As Práticas do professor e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo no 1º ciclo " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2013 - 2013
Concluído
|
Curso de Iniciação ao SPSS (Outros)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2012 - 2012
Concluído
|
Workshop Inferência Estatística em Educação (Outros)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2008 - 2008
Concluído
|
Ofic. de formação Novo Programa de Matemática do EB 1.º e 2.º ciclos (Outros)
Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Portugal
|
|
2007 - 2007
Concluído
|
Ação de Formação Dinamização de projectos multimédia (Outros)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
|
2007 - 2007
Concluído
|
Círc. Estudos Form. p/ o Progr de Form. Cont. em Mat. p/ Profs. 1º e 2º C. (Outros)
Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Portugal
|
|
2003
Concluído
|
em Educação, Didática da Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Reflexão sobre as práticas de ensino da Matemática de futuros professores do 1º Ciclo: três estudos de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1998 - 1998
Concluído
|
Ação Formação As TIC no Ens. da Mat. - Ferr. espec. e proj. com a Internet (Outros)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
|
1997 - 1997
Concluído
|
Ação Form. As TIC no Ens. da Mat. e Ci. - Um passo em frente c/ a Internet (Outros)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
|
1997 - 1997
Concluído
|
Curso Funções no Ensino Secundário: Que perspectivas para o futuro? (Outros)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
|
1995 - 1995
Concluído
|
Curso Investigações e projectos na sala de aula (Outros)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
|
1995 - 1995
Concluído
|
Ação de Formação subordinada ao tema Funções, uma abordagem gráfica (Outros)
Núcleo de Estágio de Matemática da Escola Secundária de Casquilhos, Portugal
|
|
1995
Concluído
|
em Ensino da Matemática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
|
1994 - 1994
Concluído
|
Curso Funções uma abordagem gráfica (Outros)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/10 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2009/02 - 2021/10 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006/09 - 2009/02 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
2005/09 - 2006/01 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Profissional Agrícola D. Dinis, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal (...) |
||
1997/09 - 2005/09 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
1996 - 1997 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária dos Casquilhos, Portugal |
Escola Secundária dos Casquilhos, Portugal (...) |
||
1995/09 - 1996/09 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Casquilhos, Portugal |
Escola Secundária dos Casquilhos, Portugal | ||
1994/09 - 1995/09 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Casquilhos, Portugal |
Escola Secundária dos Casquilhos, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/04/27 - Atual | Pró-presidente | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2020/06/23 - Atual | Presidente do Júri de seleção e seriação dos candidatos titulares dos Cursos de Dupla Titulação do Ensino Secundário e de Cursos Artísticos Especializados do Concurso Especial de Acesso e Ingresso aos | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
2020 - Atual | Membro do Conselho Pedagógico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
2014 - Atual | Membro do Conselho Técnico.-Científico da ESE/IPS de Setúbal | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2018 - 2021 | Responsável pela área científica da Matemática e Educação Matemática do Departamento de Ciências e Tecnologias da ESE/IPS de Setúbal | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2020/09/10 - 2020/09/10 | Membro do Júri do concurso para atribuição de Bolsa de Iniciação à Investigação (BII) no âmbito do Projeto ¿Competências de Informação para Jovens da Era Digital¿ (CIJED) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
2016 - 2020/09 | Presidente de Júri dos concursos de Acesso a M23 da ESE/IPS de Setúbal | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2019 - 2019 | Membro do Júri para atribuição de uma bolsa de Iniciação à Investigação (BIC5), no âmbito do projeto REASON – Raciocínio matemático e formação de professores (PTDC/CED-EDG/28022/2017). | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
2017 - 2018 | Coordenadora da Pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores da ESE/IPS de Setúbal | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2017 - 2018 | Membro do Júri do Concurso de acesso ao Curso de Pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
2016 - 2018 | Vice-Presidente do Conselho de Representantes da ESE/IPS de Setúbal | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2010 - 2018 | Membro do Conselho de Representantes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
2016/01 - 2016/10 | Membro do Júri de concursos locais de acesso da ESE/IPS de Setúbal | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2014 - 2016 | Membro do Júri para apreciação de pedidos de equivalências estrangeiras de nível superior às correspondentes habilitações estrangeiras, aos cursos ministrados na ESE/IPS | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
2003 - 2005 | Membro do Conselho Científico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
2000 - 2001 | Membro suplente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - Atual | O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional
PTDC/CED-EDG/0313/2020
Investigador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Em curso
|
2021 - 2023 | Projeto Articular
Santander IPS&Santander-InovPed
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Instituto Politécnico de Setúbal/Santander
Em curso
|
2019 - 2023 | PRECASE - Programa de reforço de capacidades do sistema educativo da Guiné-Bissau
Financiado por Camões Instituto de Cooperação e da Língua
|
Camões Instituto da Cooperação e da Língua |
2018 - 2022/04 | RED - Projeto Recursos Educativos Digitais
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Fundo Social Europeu - Ministério da Educação
Em curso
|
2020/04 - 2022 | CIJED - Competências de informação para jovens da era digital
Financiado pelo IPS
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Instituto Politécnico de Setúbal
Em curso
|
2019 - 2022 | REASON - Raciocínio matemático e formação de professores
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Universidade de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2016 - 2021 | PAT - Projecto aprendizagem para todos
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
Banco Mundial
Concluído
|
2016/01 - 2017/12 | Flexibilidade de cálculo e raciocínio quantitativo
IPL/2016/FLEC_RAQ_ESELx
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2013/09 - 2016/12 | Pensamento numérico e cálculo flexível: Aspetos críticos
Não financiado
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Escola Superior de Educação de Leiria, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Concluído
|
2005/01 - 2007/01 | Desenvolvendo o sentido de número: perspectivas e exigências curriculares
POCI/CED/59680/2004
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11/28 | Tarefas que promovem o raciocínio matemático de alunos do 1.º e 2.º ciclos | XXVI Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Associação de Professores de Matemática (Setúbal, Portugal)
|
2023/11/17 | Jogos Educativos Digitais para aprender Matemática | XXV Simpósio Internacional deInformática Educativa | SIIE 23
Escola Superior de Educação do IPS (Setúbal, Portugal)
|
2023/05/25 | Práticas de articulação curricular: um trabalho em rede | Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2023/02/17 | Estudos de aula na formação de professores do 1.º e 2.º CEB - a experiência de Setúbal. | Seminário Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/12/02 | As histórias para a infância e a aprendizagem da matemática e da linguagem oral e abordagem à escrita | Aula aberta
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/07/15 | Projeto ARTICULAR: Uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores | 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior -CNAPPES.22
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/07/14 | Planning To Encourage Students Mathematical Reasoning: The Challenges Faced By Future Elementary School Teachers | 1st International Conference on Education and Training - Thinking education in transition times
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2022/07/08 | De mãos dadas com os livros: conexões entre a matemática e a língua portuguesa | ProfMat 2022
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2022/04/13 | Influenciadores digitais: a visão de crianças e jovens enquanto audiência | XII Sopcom – Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação
NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2022/03/26 | Articulação entre a Língua e a Matemática a partir de histórias para a infância | DAR ASAS AO SABER - DIÁLOGOS MULTI, INTER E TRANSDISCIPLINARES
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2021/12/02 | Bridging theory and naïve prospective teachers practice observation in the context of lesson studies | The international annual conference of the World Association of Lesson Studies (WALS)
(Macau)
|
2021/11/20 | Raciocínio matemático e ações do professor durante a discussão coletiva de uma tarefa. | EIEM 2021 – Encontro de investigação em educação matemática
ESE de Santarém (Portugal)
|
2021/10/15 | Investigações Estatísticas: dos contextos de prática à formação inicial | III Encontro A formação de educador@s e professor@s na Universidade de Évora (FEPUE) – III jornada internacional sobre formação
de professor@s de educação infantil
Universidade de Évora
|
2021/07/15 | Estudos de aula: uma experiência na formação inicial de professores do 1.º ciclo | 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.21)
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2021/06 | I'm not sure how they make money: the social media business and the digital influencers through children and youth's perspective | 8th International Congress of Audiovisual Researchers
Universidade Lusófona (Portugal)
|
2021/05/15 | Aprendizagem da estatística de estudantes da licenciatura em comunicação social alicerçada num projeto de investigação: potencialidades e desafios | Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do
Sul e com a Universidade Católica Dom Bosco
|
2021/03/06 | Projeto Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED): desenvolvimento da investigação e primeiros resultados | Seminário Dar asas ao saber - Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais
Centro de Investigação em Educação e Formação (CIEF/IPS)
|
2021/03/06 | A Investigação no Currículo da Formação de Animadores Socioculturais | Seminário dar asas ao saber - Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais
Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (CIEF-IPS) (Portugal)
|
2021/01/11 | Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa | Seminário REASON – Raciocínio Matemático e Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2020/11/07 | Recursos educativos digitais para o 1.º e o 2.º ciclos do Ensino Básico | Simpósio de Comunicações C, no XXIII Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Associação de Professores de Matemática (Portugal)
|
2020/07/03 | Materiais produzidos no âmbito do projeto Recursos Educativos Digitais (RED) - Matemática. | Webinar de divulgação do trabalho realizado e de apresentação dos materiais produzidos no âmbito do projeto Recursos Educativos
Digitais (RED).
DGE-Ministério da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/28 | Investigações estatísticas no Jardim de infância e no 1.º Ciclo: articular a prática com a formação inicial | Seminário Olhares sobre a investigação em Ciência articulando saberes e áreas científicas
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2019/11/28 | O contributo de saberes da área das Ciências para o aperfeiçoamento de tarefas matemáticas | Seminário Olhares sobre a investigação em Ciência articulando saberes e áreas científicas
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2019/06/07 | Recursos multimédia na formação inicial de educadores e professores | X Encontro de Investigadores da Qualidade
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2019/02/06 | The development of geometrical knowledge starting from arts education | Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME 11)
Universidade de Utrecht (Utrecht, Países Baixos)
|
2019/02/06 | To figure out more than a solution to a geometric problem: What do prospective teachers? | Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME 11)
Universidade de Utrecht (Utrecht, Países Baixos)
|
2019 | Exploring students adaptive use of domain specific knowledge | Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11)
Universidade de Utrecht (Utrecht, Países Baixos)
|
2018 | Investigar sobre a prática na formação inicial do futuro professor: uma reflexão focada nos desafios na preparação e dinamização de congressos matemáticos | 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
|
2018 | Abordagem Exploratória no desenvolvimento do raciocínio e cálculo multiplicativo flexíveis | IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
(Lisboa, Portugal)
|
2018 | Aprendizagem para todos: a formação contínua de professores do ensino primário em Angola | ProfMat 2018
(Almada, Portugal)
|
2017/11 | A construção de pósteres no âmbito da realização de congressos matemáticos: que desafios para o professor? | IV Encontro Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Desafios da Investigação no Ensino Superior Politécnico
ESE/IPS (Setúbal, Portugal)
|
2017/11 | Preparação e dinamização de congressos matemáticos no 1.º Ciclo: que desafios para o Professor? | IV Encontro Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento |
2017/02 | Tasks to develop flexible multiplicative reasoning | CERME 10
(Dublin, Irlanda)
|
2017 | Developing geometrical ideas making connections with arts education | The European Teacher Education Network 2017
The European Teacher Education Network (Gotemburgo, Suécia)
|
2017 | Fostering the capacity of preservice mathematics teacher to produce varied problem solving strategies | The European Teacher Education Network (ETEN 2017)
The European Teacher Education Network (Gotemburgo, Suécia)
|
2017 | Práticas de ensino orientadas para a resolução de problemas | CNaPPES 2017 – 4.º Congresso nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
IPS (Setúbal, Portugal)
|
2016/07 | Teachers’ pratices and number sense development in elementary School | 13th International Congress on Mathematical Education (ICME-13)
(Hamburgo, Alemanha)
|
2016/07 | Flexibility in mental calculation | 13th International Congress on Mathematical Education (ICME-13)
(Hamburgo, Alemanha)
|
2016 | Working Collaborativelly with In-service Teachers: Potentialities and Challenges | ETEN 2016 Conference
(Setúbal, Portugal)
|
2016 | Desingning Tasks fo Adaptive/Flexible Multiplicative Reasoning | 13th International Congress on Mathematics Education (ICME 13)
(Hamburgo, Alemanha)
|
2016 | O recurso a pósteres no âmbito de congressos matemáticos: que desafios para o professor? | EIEM 2016 – Encontro de investigação em educação matemática
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2014 | As práticas de seleção/construção e preparação de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número | Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2014)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (Sesimbra, Portugal)
|
2013/07 | Selecting and adapting mathematical tasks that foster Number sense development: the practice of one primary teacher | 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME)
(kiel, Alemanha)
|
2013 | Pontes entre a escola e a família: O contributo da Matemática | Encontro – Em Prol da Aprendizagem: Colaboração Escola-Família
Projeto TEIP (Portimão, Portugal)
|
2013 | Entrevistas clínicas para estudar a flexibilidade no cálculo numérico | Seminário de Investigação Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento
(Setúbal, Portugal)
|
2013 | Em prol da aprendizagem - colaboração escola-família | |
2012 | As práticas do professor e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo no 1.º Ciclo | Seminário Doutoral
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Práticas de seleção e construção de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número: O caso do professor Manuel | EIEM 2012_ Encontro de Investigação em educação Matemática: Práticas do Ensino da Matemática
SPIEM (Castelo de Vide, Portugal)
|
2012 | Estudar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: Uma reflexão sobre as opções metodológicas | Seminário de Investigação Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento
(Setúbal, Portugal)
|
2011/07 | Teachers’ Pratices and Number Sense Development in Elementary School | 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
(Ankara, Turquia)
|
2011 | A selecção/construção e condução de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número dos alunos do 3.º ano de escolaridade | ProfMat 2011
Associação de Professores de Matemática (Lisboa, Portugal)
|
2011 | O programa de matemática para os nossos filhos: Que desafios? Que interrogações? | Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico - Programa
de Matemática do Ensino Básico: Professores e alunos em acção
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2010/07 | O desenvolvimento do sentido de número e as práticas do professor: Um estudo no 1.º Ciclo | I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010 | O desenvolvimento do sentido de número e as práticas do professor: um estudo no 1.º ciclo | Desafios teóricos e metodológicos - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em educação
(Aveiro, Portugal)
|
2009 | Desafios e complexidades na concepção e exploração de tarefas para o desenvolvimento do sentido de número | XIX Encontro de Investigação em educação Matemática
(Vila Real, Portugal)
|
2009 | Developing Number Sense: The Teacher's Role | 33th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME)
(Salónica , Grécia)
|
2008/05 | Marcos de uma trajectória. O caso dos números | Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática
Centro Cultural de Belém (Lisboa, Portugal)
|
2008/05 | Aprendizagens matemáticas dos alunos - O horizonte de uma formação | Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática
Centro Cultural de Belém (Lisboa, Portugal)
|
2007/09 | A aprendizagem da multiplicação e o desenvolvimento do sentido de número | Seminário final do projeto Desenvolvendo o Sentido do Número: Perspectivas e Exigências Curriculares
ESE de Setúbal (Lisboa, Portugal)
|
2007 | Desenvolvendo estratégias de cálculo multiplicativo | Seminário Desenvolvendo o Sentido de Número: Perspectivas e exigências curriculares
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2005/04 | Desenvolvendo o sentido do número: um exemplo | XIV Encontro de Investigação em Educação Matemática
Secção de Educação e Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Caminha, Portugal)
|
2005/02 | Competências de cálculo e sentido do número | Seminário As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro...
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, em Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2005 | Reflexão sobre as práticas de ensino da matemática de futuros professores do 1º ciclo: Três estudos de caso | Seminário de Apoio às Áreas Científicas
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2005 | Competências de cálculo e sentido do número: Um projecto de colaboração a distância | Encontro Dar e Receber III
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2005 | Investigando o desenvolvimento do sentido do número | Congresso Ibero-americano de Educação Matemática V CIBEM
(Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - 2022/12/19 | Diferenciação pedagógica em Matemática através de tarefas paralelas: Um estudo no 4º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2022 - 2022/12/14 | O Feedback no processo de resolução de problemas de Matemática
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2019 - 2021/09/16 | A Matemática e as Expressões no Jardim de Infância
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2021/07/22 | A Geometria em Educação de Infância
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2021/06/24 | As ações e desafios do professor no desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos durante as discussões coletivas
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2021 | Orientação de Estágio de Patrícia Cruz
Orientador
|
|
2020 - 2021 | Orientação de Estágio de Carolina Cascalheira
Orientador
|
|
2020 - 2021 | Orientação de estágio de Ana José Morais
Orientador
|
|
2020 - 2021 | Orientação de estádio de Joana Costa
Orientador
|
|
2020 - 2021 | Orientação de estágio de Tatiana Henriques
Orientador
|
|
2019 - 2020 | Orientação de estágio de Rita Santos
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
2019 - 2020 | Orientação de estágio de Ana Catarina Jaime
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
2019 - 2020 | Orientadora de estágio de Mafalda Cortinhal
Orientador
|
Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
2019 - 2020 | Orientadora de estágio de Maria Inês Nunes
Orientador
|
Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
2018 - 2019/12/03 | As discussões coletivas no ensino dos números racionais positivos: um estudo sobre as práticas de uma futura professora (Orientação
de relatório de Mestrado)
Orientador de Patrícia Andrade
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2018 - 2019/10/23 | A aprendizagem dos números e das operações através do jogo: um estudo no 3.º ano de escolaridade (Orientação de relatório
de Mestrado)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2018 - 2019/07/31 | A matemática e o brincar no jardim de infância (Orientação de relatório de Mestrado)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2019 - 2019 | Orientação de estágio de Patrícia Metelo
Orientador
|
|
2019 - 2019 | Orientação de estágio de Eunice Modesto
Orientador
|
|
2019 - 2019 | Orientação de estágio de Ana Rita Vargas
Orientador
|
|
2018 - 2018 | Orientação de estágio de Ana Teresa Barros
Orientador
|
|
2018 - 2018 | Orientação de estágio de Ana Luísa Neto
Orientador
|
|
2018 - 2018 | Orientação de estágio de Maria Helena Dias
Orientador
|
|
2017 - 2017 | Orientação de estágio de Patrícia Isabel Silva Andrade
Orientador
|
|
2017 - 2017 | Orientação de estágio de Bianca Rafaela Cabrita Ximenes
Orientador
|
|
2017 - 2017 | Orientação de estágio de Adriana Rafaela Cavaca Pereira
Orientador
|
|
2017 - 2017 | Orientação de estágio de Joana Santos Covas
Orientador
|
|
2016 - 2016 | O contributo da Expressão e Educação Artística na aprendizagem de conceitos geométricos: Um estudo no 2.º ano de escolaridade
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 - 2016 | Construindo uma sequência de tarefas de multiplicação: Um estudo realizado no 1.º ciclo de escolaridade (Orientação de relatório
de Mestrado)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 - 2016 | Orientação de estágio de Ana Raquel Fernandes Ganhão
Orientador
|
|
2016 - 2016 | Orientação de estágio de Andreia Isabel Vieira Alpalhão
Orientador
|
|
2016 - 2016 | Orientação de estágio de Vanessa Isabel Almeida Aljustrel
Orientador
|
|
2016 - 2016 | A aprendizagem da Organização e Tratamento de Dados e as Tarefas de Investigação: um estudo no 1º Ciclo (Orientação de relatório
de Mestrado)
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | A aprendizagem da multiplicação perspetivada através da resolução de problemas: Um estudo no 2º ano de escolaridade. (Orientação
de relatório de Mestrado)
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Diferenciação pedagógica e a aprendizagem da divisão: Um estudo numa turma do 3.º ano de escolaridade (Monografia)
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2015 | Práticas do professor que potenciam discussões coletivas produtivas (Orientação de relatório de Mestrado)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2015 | A aprendizagem da multiplicação: Um estudo no 2.º ano de escolaridade (Orientação de relatório de Mestrado)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2015 | Práticas do professor para e na dinamização de congressos matemáticos (Orientação de relatório de Mestrado)
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2015 | Orientação de Estágio de Sara Filipa Martins Gomes
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Orientação de Estágio de Sónia Alexandra Marques Ferreira
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Orientação de estágios de Telma Cristina Almeida Pereira
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Orientação de estágio de Susana Alexandra Ferreira Fernandes
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Orientação de estágio de Ana Cristina Santana Marques Simões
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Orientação de estágio de Raquel Vicente Quintinha
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Orientação de estágio de Sara Raquel Pestana Catarino
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Orientação do estágio de Cátia Filipa Pagaime da Silva
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Orientação de Estágio de Susana Isabel Serafim Portásio Castanheira
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Orientação de estágio de Ana Rita Martins Gomes
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Orientação de estágio de Sara Ribeiro Raquel Fernandes
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Orientação de estágio de Ana Filipa Lopes Dias
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Orientação de estágio de Ana Beatriz Aparício Cardoso
Orientador
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/02/01 - 2023/07/06 | XXXIII SIEM (2023/01/01 - 2023/07/06)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2023/01/25 - 2023/05/25 | Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas (2023/05/25 - 2023/05/25)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2023/01/09 - 2023/05/25 | Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas (2023/05/25 - 2023/05/25)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2022/05/23 - 2022/09/24 | IV Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais (er2ps) – Effective Learning In Higher Education: Sharing
Experiences (2022/09/23 - 2022/09/24)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2022/05/23 - 2022/09/24 | IV Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais (er2ps) ¿ Effective Learning In Higher Education: Sharing
Experiences (2022/09/23 - 2022/09/24)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2022/01/10 - 2022/07/12 | XXXVII Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat2022, promovido pela Associação de Professores de Matemática
(APM) e realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, nos dias 7, 8 e 9
de julho de 2022. (2022/07/07 - 2022/07/09)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2022/01/10 - 2022/07/12 | XXXVII Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat2022, promovido pela Associação de Professores de Matemática
(APM) e realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, nos dias 7, 8 e 9
de julho de 2022. (2022/07/07 - 2022/07/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2020/12/11 - 2020/12/11 | Seminário Olhares sobre o ensino e aprendizagem das ciências e da matemática em tempos de pandemia (2020/12/11 - 2020/12/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2017 - 2017 | 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES 2017) (Elemento da comissão organizadora local) (2017/07/13 - 2017/07/14)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal |
2017 - 2017 | IV Encontro Entre a teoria, os dados e o conhecimento (Elemento da Comissão Científica) (2017/10/23 - 2017/10/23)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2016 - 2016 | III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino na ESE de Lisboa (Elemento da Comissão Científica) (2016/11/05 - 2016/11/05)
Encontro (Outra)
|
|
2016 - 2016 | Conferência Internacional The European Teacher Education Network 2016 (ETEN 2016)(Elemento da comissão organizadora local)
(2016/04/14 - 2016/04/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
ETEN - IPS, Portugal |
2015/11/25 - 2015/11/27 | Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) (Elemento da comissão organizadora) (2015/11/25 - 2015/11/27)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2015 - 2015 | Dinamização da Exposição "Sempre houve problemas" (Evento Pedagógico destinado aos estudantes da ESE/IPS) (2015/09/14 - 2015/09/18)
Exposição (Outra)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2014/04/22 - 2014/04/30 | Exposição Matemática e a Natureza (Evento Pedagógico destinado aos estudantes da ESE/IPS) (2014/04/22 - 2014/04/30)
Exposição (Outra)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2014/03/14 - 2014/03/14 | Dinamização, no âmbito do Programa TEIP, da exposição “A Matemática é de todos”, da autoria da Associação de Professores de
Matemática (2014/03/14 - 2014/03/14)
Exposição (Coorganizador)
|
Agrupamento Vertical de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, Portugal |
2014 - 2014 | Seminário Internacional Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Investigar Práticas em Contexto. (Elemento da comissão
organizadora e científica) (2014/10/30 - 2014/10/30)
Seminário (Outra)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2014 - 2014 | EIEM 2014 - Encontro de Investigação em Educação Matemática (Elemento da comissão organizadora e científica) (2014/11/22 - 2014/11/23)
Encontro (Outra)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2009 - 2009 | Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos (Elemento da comissão
organizadora) (2009/07/02 - 2009/07/02)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2008 - 2008 | Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1º e 2º ciclos (Elemento da comissão organizadora)
(2008/07/04 - 2008/07/04)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2007 - 2007 | Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1º e 2º ciclos (Elemento da comissão organizadora)
(2007/07/04 - 2007/07/04)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2006 - 2006 | 20º ProfMat – Encontro Nacional de Professores de Matemática (Elemento da comissão organizadora) (2006/11/15 - 2006/11/17)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2005 - 2005 | XVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (Elemento da comissão organizadora) (2005/11/07 - 2005/11/08)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2005 - 2005 | Encontro Dar e Receber III (Elemento da comissão organizadora) (2005/01/13 - 2005/01/13)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10/27 - 2023/10/28 | Seminário: DAR ASAS AO SABER - COMUNIDADES DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA
Seminário
|
DAR ASAS AO SABER - COMUNIDADES DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2023/10/24 - 2023/10/24 | Seminário | Desenvolvimento do Alentejo Litoral: contributos para o trabalho em rede, no âmbito do Projeto CDT4SONDA2026 -
Continuous Development Training for Smart Open Networks Development Acceleration
Seminário
|
Seminário | Desenvolvimento do Alentejo Litoral: contributos para o trabalho em rede |
2023/04/28 - 2023/04/28 | Encontro Pensamento Computacional nos Primeiros Anos
Encontro
|
Pensamento Computacional nos Primeiros Anos
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2022/07/14 - 2022/07/15 | 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES22)
Encontro
|
CNaPPES22
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal
|
2019/02/05 - 2019/02/10 | Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11)
Congresso
|
|
2018/09/10 - 2018/09/12 | IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Encontro
|
|
2018/06/21 - 2018/06/23 | 6th International Congress of Educational Sciences and Development
Congresso
|
|
2017/04/20 - 2017/04/22 | The European Teacher Education Network 2017 (ETEN 2017)
Encontro
|
|
2017 - 2017 | 4º congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Congresso
|
|
2017 - 2017 | Entre a teoria os dados e o conhecimento
Encontro
|
|
2016/04/14 - 2016/04/16 | Conferência Internacional The European Teacher Education Network 2016 (ETEN 2016)
Conferência
|
|
2016 - 2016 | Encontro de Investigação em Educação Matemática
Encontro
|
|
2015/06/22 - 2015/06/23 | Conferência Internacional Turning data into knowledge: new opportunities for statistics education
Conferência
|
|
2014 - 2014 | Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Investigar Práticas em Contexto
Seminário
|
Seminário Internacional Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Investigar Práticas em Contexto
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2013 - 2013 | 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education PME
Conferência
|
|
2012 - 2012 | Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Seminário
|
III Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011/07/10 - 2011/07/15 | 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME)
Conferência
|
|
2009/07/19 - 2009/07/24 | 33rd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
Conferência
|
|
2009 - 2009 | Práticas de formação, práticas de sala de aula: olhares sobre a aprendizagem da Matemática
Seminário
|
Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos - Práticas de formação,
práticas de sala de aula: olhares sobre a aprendizagem da Matemática
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2008/05/08 - 2008/05/08 | Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática
Conferência
|
|
2007/12/17 - 2007/12/18 | Conferência The Future of Mathematica Education in Europe
Conferência
|
|
2005/07/14 - 2005/07/15 | Encontro Internacional Educação Matemática: Caminhos e Encruzilhadas
Encontro
|
|
2005 - 2005 | Números e álgebra na aprendizagem da matemática e na formação de professores
Encontro
|
XIV EIEM |
2005 - 2005 | Dar e receber III
Encontro
|
|
2000/02/07 - 2000/02/09 | Seminário Internacional Encontros, Percursos e Recursos – As TIC na Escola
Seminário
|
|
1999/07/21 - 1999/07/26 | CIEAEM 51, Cultural, Diversity in Mathematics (Education)
Encontro
|
|
1998/08/02 - 1998/08/07 | CIEAEM 50, Les liens entre la pratique de la classe et la recherche en didactique des mathemátiques
Encontro
|
|
1998 - 1998 | Conhecer e intervir com as TIC na escola
Encontro
|
|
1997/07/24 - 1997/07/30 | CIEAEM 49, The Interactions in the Mathematics Classroom
Encontro
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/02/21 | Promover o raciocínio matemático de alunos do 4.º ano de escolaridade.
Arguente
|
Ana Catarina Luiz Pinto Rigor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | O contributo de pedagogias participativas para a vivência democrática: na sala tenho liberdade para ler, escrever e ajudar
os colegas
Presidente do júri
|
Cláudia Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2021/11/26 | Educação para o Risco no 1º Ciclo - Prevenção de Acidentes por Queimaduras
Presidente do júri
|
Ana Rita Maia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/07/23 | Educação para o Risco no 1º Ciclo do Ensino Básico: Um Projeto de Intervenção
Presidente do júri
|
José Loureiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/02/19 | Contributos das atividades práticas para o ensino e aprendizagem das ciências no 1º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
|
Carla Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 | Padrões na creche e no jardim de infância: a emergência do pensamento algébrico e do raciocínio matemático.
Arguente
|
Joana Reimão (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2019/12/20 | Histórias com desafios matemáticos - A literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos
Arguente
|
Beatriz Russo Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2019/12/17 | Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar a informação: Uma experiência numa turma do 4.º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Beatriz Gil (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2019/12/16 | Resolver problemas matemáticos - Um estudo em contextos de educação de infância
Arguente
|
Rita Grande (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2019/12/13 | Resolução e Formulação de problemas em articulação com o desenvolvimento da Escrita
Arguente
|
Inês Soares (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2019/12/13 | Trabalhar a matemática através de histórias infantis
Presidente do júri
|
Sílvia Branco (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2019/10/09 | A resolução de problemas e a literatura infantil
Arguente
|
Filipa Alvito (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2019/07/30 | A abordagem STEM em educação de infância: práticas e desafios de uma jovem educadora
Arguente
|
Marisa Bação (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2018/12/20 | A metodologia de trabalho de projeto na área do estudo do meio do 1.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
|
Nadine Clérigo Gomes da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2018/12/10 | A aprendizagem comparticipada dos números racionais através da percentagem
Arguente principal
|
Maria Helena Gil Rodrigues Monteiro Guerreiro (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018/06/23 | O conhecimento para ensinar estatística: uma reflexão sobre a prática de uma professora numa turma de 4.º ano
Arguente
|
Raquel Vicente Quintinha (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2018/01/15 | Representações usadas na resolução de problemas: Um estudo no 3.º ano de escolaridade
Arguente
|
Ana Catarina Martins Baptista (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2017 | Raciocínio estatístico: um estudo na educação pré-escolar
Arguente
|
Inês Cristina Ribeiros Diogo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2016 | A educação de valores numa escola do 1.º ciclo do ensino básico: uma intervenção a partir da literatura infantil
Presidente do júri
|
Ana Filipa Jesus Soares Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 | O ensino das Ciências no 1.º ciclo do Ensino Básico: os efeitos de um ensino prático das ciências nas conceções dos alunos
Presidente do júri
|
Ana Rita Martins Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 | De que modo o uso do feedback escrito em tarefas matemáticas contribui para ajudar os alunos a superarem as suas dificuldades
Presidente do júri
|
Ana Cristina Teixeira (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 | O ensino e a aprendizagem da geometria com materiais manipuláveis: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade
Arguente
|
Carmen Sofia Xavier Dias Mineiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 | Resolução de problemas de subtração no 2.º ano de escolaridade
Arguente
|
Sara Menezes Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 | A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos
Arguente
|
Maria João Marques Nunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2016 | O ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. Um estudo com o 4.º ano de escolaridade
Arguente
|
Rita Maria Neves da Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2016 | O jogo e a relação com a Matemática: Um estudo no 4º ano de escolaridade
Arguente
|
Ana Isabel Unguento Sabino (Mestrado) |
2015 | Ensinar frações no 5º ano de escolaridade: um estudo sobre as práticas de uma professora
Arguente
|
Joana Inês Carvalho Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | A Música de conjunto no 1,.º ciclo do ensino básico: perceções e aprendizagens musicais e sociais
Presidente do júri
|
Sérgio Joaquim Cavadas Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | A resolução de problemas de adição e o desenvolvimento do cálculo mental: um estudo com alunos do 2.º ano
Arguente
|
Joana Filipa Ribeiro Tomás (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | Prática de questões-aula numa perspetiva de avaliação formativa em Matemática
Presidente do júri
|
Sara Filipa Martins Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | Os guiões de apoio e o feedback no processo de ensino-aprendizagem do texto narrativo
Presidente do júri
|
Marisa Alexandra Lopes Figueiredo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | O processo de escrita de textos descritivos
Presidente do júri
|
Ana Rossana Cláudio Alexandre, (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | O contributo das artes integradas no desenvolvimento de competências sociais
Presidente do júri
|
Cátia Alexandra Orrico Moucho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 | Trabalho autónomo e diferenciação: Potencialidades e problemas
Presidente do júri
|
Margarida Ferreira do Nascimento Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 | A orquestração de discussões coletivas na aula de matemático no 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
|
Sara Guerreiro Gomes Rafael (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/02 - 2023/05 | Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas | Instituto Politécnico de Setúbal |
2018 - 2018 | EIEM 2018 | |
2018 - 2018 | CERME 11 | |
2016 - 2016 | EIEM16 - Encontro de Investigação em Educação Matemática | |
2015 - 2015 | Entre a teoria, os dados e o conhecimento (III): Investigar as Práticas em Contexto | |
2015 - 2015 | Encontro Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education | |
2014 - 2014 | XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática – SIEM | |
2012 - 2012 | EIEM12 - Encontro de Investigação em Educação Matemática | |
2009 - 2009 | XX Seminário de Investigação em Educação Matemática – SIEM |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/09/10 - 2023/10/10 | Bolema | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
2022 - 2022 | Medi@ções | |
2022 - 2022 | Revista Quadrante | |
2021 - 2021 | Sisyphus - Journal of Education | |
2020 - 2020 | Revista Quadrante | Associação de Professores de Matemática |
2020 - 2020 | Revista Educación Matemática | Consorcio Nacional de Recursos de Información Científica y Tecnológica de México (CONRICYT) |
2019 - 2019 | Revista Quadrante | Associação de Professores de Matemática |
2016/01/01 - 2018/12/31 | Educação e Matemática | Associação de Professores de Matemática |
2018 - 2018 | Mediações | ESE/IPS |
2018 - 2018 | Revista Quadrante | |
2017 - 2017 | Revista Quadrante | |
2017 - 2017 | International Journal for Research in Mathematics Education (RIPEM) | |
2016 - 2016 | Revista Quadrante | |
2015 - 2016 | Journal of the European Teacher Education Network | |
2015 - 2015 | Revista Quadrante | |
2013 - 2013 | Revista Quadrante |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2019 - Atual | Membro da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Curso de Licenciatura em Ensino Básico (CAA-LEB) da Escola Superior de
Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Membro
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | |
2017 - 2017 | Membro da Equipa de Avaliação no âmbito da Avaliação Externa das Escolas (Inspeção-Geral de Educação e Ciência)
Avaliador
|
Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde - Sesimbra, Portugal | |
2016 - 2016 | Membro da Equipa de Avaliação no âmbito da Avaliação Externa das Escolas (Inspeção-Geral de Educação e Ciência)
Avaliador
|
Agrupamento de Escolas dos Olivais, Portugal | |
2015 - 2015 | Membro da Equipa de Avaliação no âmbito da Avaliação Externa das Escolas (Inspeção-Geral de Educação e Ciência)
Avaliador
|
Agrupamento de Escolas Nº1 de Loures, Portugal Inspeção-Geral de Educação e Ciência, Portugal |
|
2009 - 2011 | Membro da Unidade para a Avaliação e a Qualidade do Instituto Politécnico de Setúbal (UNIQUA-IPS)
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2016/02 - Atual | Elementos de Matemática | Curso Técnico Superior Profissional em Serviço Familiar e Comunitário (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2015/09 - Atual | Estágio II | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2015/09 - Atual | Didática da Matemática e do Conhecimento do Mundo | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2013/09 - Atual | Estágio II | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2013/09 - Atual | Estágio III | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2013/09 - Atual | Estágio I | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2009/09 - Atual | Matemática, Cultura e Realidade | Animação e Intervenção Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2009/09 - Atual | Seminário de Investigação e Projeto | Animação e Intervenção Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2008/09 - Atual | Matemática, Cultura e Realidade | Licenciatura em Desporto (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2008/09 - Atual | Organização de Dados e Análise Estatística | Licenciatura em Desporto (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2008/09 - Atual | Matemática, Cultura e Realidade | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2008/09 - Atual | Conceitos Fundamentais de Matemática | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2008/09 - Atual | Geometria e Medida | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2008/09 - Atual | Estatística e Probabilidades | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2008/09 - Atual | Introdução à Didáctica da Matemática | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2008/09 - Atual | Padrões e Álgebra | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1996/09 - Atual | Matemática | Licenciatura em Comunicação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1996/09 - Atual | Matemática, Cultura e Sociedade | Licenciatura em Comunicação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1996/09 - Atual | Da Produção Científica à Comunicação Científica | Licenciatura em Comunicação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1996/09 - Atual | Matemática para a Comunicação Social | Licenciatura em Comunicação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1996/09 - Atual | Temas Atuais em Ciência e Tecnologia | Licenciatura em Comunicação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2019 - 2020 | Promover o raciocínio matemático dos alunos dos anos iniciais | Oficina de Formação (Outros) | |
2018/02/06 - 2018/06/05 | A Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: Perspetivas sobre o Ensino e a Aprendizagem | Oficina de Formação (Outros) | IPS - Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém, Portugal |
2018/01/31 - 2018/05/22 | Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Perspetivas sobre o Ensino e a Aprendizagem | Oficina de Formação (Outros) | IPS - Agrupamento de Escolas do Seixal, Portugal |
2017/10 - 2018/01 | A Matemática no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico: Perspetivas sobre o Ensino e a Aprendizagem | Oficina de Formação (Outros) | IPS - Rede CFAEs Entre Tejo e Sado, na Escola Básica Luísa Todi, Portugal |
2017/09/12 - 2017/09/12 | Ensinar matemática no século XXI - Como promover percursos de sucesso? (Agrupamento de Escolas de Almada) | Oficina de curta duração (Outros) | Ministério da Educação, Portugal |
2017/07/03 - 2017/07/13 | Números racionais não negativos e operações no 1.º ciclo do ensino básico | Oficina de formação (Outros) | Agrupamento de Escolas de Loures, Portugal |
2009/09 - 2017/07 | Matemática, Cultura e Realidade | Promoção Artística e Património (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2009/09 - 2017/07 | Seminário de Investigação e Projeto | Promoção Artística e Património (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2017/03/20 - 2017/03/20 | Ensinar matemática no século XXI - Como promover percursos de sucesso? (Agrupamento de Escolas de Alcochete e Montijo) | Oficina de curta duração (Outros) | Ministério da Educação, Portugal |
2017 - 2017 | Ensinar matemática no século XXI - Como promover a compreensão conceptual e a fluência procedimental? (Agrupamento de Escolas do Seixal, na Escola Secundária da Amora) | Oficina de curta duração (Outros) | Ministério da Educação, Portugal |
2014/09 - 2016/07 | Estágio no 1º Ciclo II | Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2016 - 2016 | Matemática no 1.º ciclo do ensino básico: perspetivas sobre o ensino e aprendizagem | Aperfeiçoamento (Curso médio) | ESE-IPS, Portugal |
2015/01/27 - 2015/06/27 | A aprendizagem da Matemática com os PMEB (2007 e 2013) nos 1.º e 2.º ciclos. (Colégio Atlântico, em Pinhal de Frades, Seixal) | Oficina de formação (Outros) | Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2015/03/20 - 2015/03/21 | Duas sessões de trabalho sobre Articulação Vertical do Currículo na Disciplina de Matemática, no âmbito do processo de melhoria TEIP. (Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres, Quarteira) | Sessão de formação (Outros) | Projeto TEIP, Portugal |
2014/03/18 - 2014/03/18 | Sessão de formação intitulada "Como atender à diversidade de níveis de aprendizagem em Matemática?", realizada no âmbito do projeto TEIP. (Agrupamento de Escolas João da Rosa, Olhão) | Sessão de formação (Outros) | Projeto TEIP, Portugal |
2014/02/14 - 2014/02/14 | Sessão de formação sobre a organização de iniciativas para envolvimento dos Encarregados de Educação na escola, realizada no âmbito do projeto TEIP. (Agrupamento Vertical de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, em Portimão) | Sessão de formação (Outros) | Projeto TEIP, Portugal |
2013/03/18 - 2013/03/18 | Sessão de formação intitulada “Estratégias pedagógicas de apoio aos estudos e melhorias dos resultados escolares”, realizada no âmbito do projeto TEIP, (Agrupamento de Escolas João da Rosa e do Agrupamento de Escolas Paula Nogueira, em Olhão) | Sessão de formação (Outros) | Projeto TEIP, Portugal |
2003/09 - 2011/09 | Matemática, Cultura e Sociedade | Licenciatura em Educação de Infância/Educação de Infância Bilingue (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2003/09 - 2011/09 | Pensamento Matemático e Educação Infantil | Licenciatura em Educação de Infância/Educação de Infância Bilingue (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1997/09 - 2011/09 | Oficina de Metodologias e Prática e Reflexão Pedagógica | Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1997/09 - 2011/09 | Oficina Pedagógica – Aprendizagem da Matemática | Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1997/09 - 2011/09 | Aprendizagem da Matemática | Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1997/09 - 2011/09 | Conceitos Fundamentais de Matemática | Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1997/09 - 2011/09 | Utilização de Materiais no Ensino da Matemática | Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1997/09 - 2011/09 | Matemática, Cultura e Sociedade | Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1997/09 - 2011/09 | Prática e Reflexão Pedagógica II | Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1997/09 - 2011/09 | Matemática do Real | Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1997/09 - 2011/09 | Forma, Número e Medida | Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1997/09 - 2011/09 | Matemática e Aprendizagem da Matemática I | Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1997/09 - 2011/09 | Matemática e Aprendizagem da Matemática II | Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1997/09 - 2011/09 | Prática e Reflexão Pedagógica (4º ano) - orientou Projetos Pedagógicos de carácter investigativo | Licenciatura de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2011 - 2011 | Divulgação do trabalho realizado no âmbito de um projecto colaborativo de desenvolvimento curricular | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2011 - 2011 | O Novo Programa de Matemática do Ensino Básico | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2010 - 2010 | Novo Programa de Matemática do Ensino Básico para professores do 1.º ciclo | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Oficinas de S. José, Portugal |
2009 - 2009 | Organização e tratamento de dados nos primeiros anos | Especialização (Curso médio) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2009 - 2009 | Números e Operações | Especialização (Curso médio) | DGIDC, Portugal |
2009 - 2009 | Números e Operações | Especialização (Curso médio) | DGIDC, Portugal |
2009 - 2009 | Novo Programa de Matemática do Ensino Básico para professores do 1.º ciclo | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Oficinas de S. José, Portugal |
2008 - 2008 | A Aprendizagem da Matemática no 1º ciclo | Outra (Curso médio) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e Centro de Formação do Faial, Pico, Flores e Corvo – Açores, Portugal |
2008 - 2008 | Operacionalização das OCEPE no âmbito da Matemática e da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Portugal |
2008 - 2008 | Geometria nos primeiros anos | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2008 - 2008 | A Geometria nos primeiros anos de escolaridade | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2008 - 2008 | A Matemática na educação de infância: Que desafios? | Aperfeiçoamento (Curso médio) | APEI - Associação dos Profissionais de Educação de Infância, Portugal |
2007 - 2007 | Matemática e Arte | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2005/09 - 2006/09 | Módulos de Matemática - Nível III (com equivalência ao 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade) | Agricultura (Outros) | Escola Profissional Agrícola D. Dinis, Portugal |
2005/02 - 2005/06 | Módulo Matemática, Ciências e Realidade: Perspectiva interdisciplinar (Curso de Complemento de Habilitações para Professores do 1.º ciclo na especialização em Língua Portuguesa) | Curso Compl. de Habilit. p/ Profs. 1.º ciclo – Espec. em Líng. Portuguesa (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1996/09 - 2004/09 | Forma e Número | Licenc. em Professores do Ens. Básico da variante de Matemática e Ciências (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1996/09 - 2004/09 | Prática e Reflexão Pedagógica III | Licenc. em Professores do Ens. Básico da variante de Matemática e Ciências (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1996/09 - 2004/09 | Educação Matemática I | Licenc. em Professores do Ens. Básico da variante de Matemática e Ciências (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1996/09 - 2004/09 | Educação Matemática II | Licenc. em Professores do Ens. Básico da variante de Matemática e Ciências (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1996/09 - 2004/09 | Probabilidades e Estatística | Licenc. em Professores do Ens. Básico da variante de Matemática e Ciências (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1996/09 - 2004/09 | Álgebra | Licenc. em Professores do Ens. Básico da variante de Matemática e Ciências (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1996/09 - 2004/09 | Matemática, Cultura e Sociedade | Licenc. em Professores do Ens. Básico da variante de Matemática e Ciências (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2003 - 2003 | Novos referenciais modulares da componente de formação sociocultural | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação Profissional do Seixal, Portugal |
2000 - 2000 | Novos referenciais modulares da componente de formação sociocultural | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação Profissional de Faro, Portugal |
1999 - 1999 | Desafios em geometria dinâmica na Internet | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Associação de Professores de Matemática, Portugal |
1999 - 1999 | ... E Arrifes Aqui tão Perto | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1998 - 1998 | Resolução de problemas com ferramentas computacionais | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Associação de Professores de Matemática, Portugal |
1994/09 - 1996/09 | Matemática | Ensino Básico - 3º Ciclo (Ensino básico 3º ciclo) | Escola Secundária de Casquilhos, Portugal |
1994/09 - 1996/09 | Matemática | Ensino Secundário (Ensino secundário) | Escola Secundária de Casquilhos, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2009/09 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | |
1994/09 - Atual | Associação de Professores de Matemática |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Membro da equipa do projeto PRECASE - Programa de reforço de capacidades do sistema educativo da Guiné-Bissau, financiado
pelo Banco Mundial, administrado pelo Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P e desenvolvido em colaboração
com a Fundação Fé e Cooperação e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Membro
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2016 - 2020 | Formadora no projeto PAT - Projecto aprendizagem para todos, do Ministério da Educação da República de Angola, financiado
pelo Banco Mundial, e administrado pela Fundação Calouste Gulbenkian (protocolo com a ESE/IPS).
Membro
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2017 - 2017 | Membro da equipa da ESE/IPS que colaborou no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE). Neste âmbito fui formadora
de três Ações de Curta Duração destinadas a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Membro
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2006/09 - 2009/07 | Membro das equipas da ESE/IPS que colaboraram no Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1.º e 2.º
ciclos do distrito de Setúbal, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Membro
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1999 - 2003 | Membro da equipa da ESE/IPS que participou no projeto “Programas para os cursos do Sistema de Aprendizagem do IEFP”, desenvolvido
pela Escola Superior de Educação de Setúbal para o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional).
Membro
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |