???global.info.a_carregar???
Amélia Marchão completed a Post-Doctorate in Education at the GIR, Helmântica Paideia at the University of Salamanca and a PhD in Education Sciences in 2010 at the University of Aveiro. She completed the Master's Degree in Supervision in 1998 at the University of Aveiro, and the Specialised Higher Studies Degree in School Administration in 1995 at the Castelo Branco Polytechnic Institute, and the Bachelor's Degree in Childhood Education in 1983 at the Fundão Normal School for Childhood Educators. She is a Coordinating Professor at the Portalegre Polytechnic University (IPP). She is a member of the IPP General Council, a member of the Technical-Scientific Council and the Pedagogical Council of the IPP School of Education and Social Sciences. She is a researcher at the CARE, Research Center on Health and Social Sciences Research and at the Centre for the Valorisation of Endogenous Resources - Valoriza, and a collaborating member of CETAPS (Un. Lisboa and Un. Porto), in the Working CLIL section. She is the director of the Aprender Journal. She has published articles in specialised journals, book chapters and a book. She has supervised master's theses. She has received 4 awards and/or honours. She participates and/or has participated as a researcher in 12 project(s). Researcher in charge of 2 project(s) and Other in 3 project(s). In his professional activities he has interacted with 70 collaborator(s) in co-authoring scientific work. In her Ciência Vitae CV, the most frequent terms used to contextualise his scientific, technological and artistic-cultural output are: education; childhood education; critical thinking; curriculum; citizenship; children; equal opportunities; research with children; teacher training; gender equality; inclusion; development education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Amélia de Jesus Gandum Marchão

Nomes de citação

  • Marchão, Amélia

Identificadores de autor

Ciência ID
B918-2669-A534
ORCID iD
0000-0003-3424-9392

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Formação
Grau Classificação
2019
Concluído
Post-Doctorate in Education (Pós-doutoramento)
Universidade de Salamanca, Espanha
2010
Concluído
PHD in Education sciences (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Rebuild the Teaching Practice and Creating Opportunities for Thinking" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
1998
Concluído
Master in Supervision (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Formação Inicial de Educadores de Infância e desempenho profissional na creche. Um estudo de caso. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2018 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
2018 - 2019 Investigador visitante (Investigação) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Universidade de Salamanca - GIR, Helmântica Paideia, Espanha

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
1989/02/16 - 2020/03 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Director of the Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2023 - Atual Coordinator of the Master's Degree in Special Education, field of Early Childhood Intervention Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2017 - Atual Member of the General Council Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2008 - Atual Member of the Scientific/technical/scientific council or corresponding body Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2019 - 2022 Co-coordinator of the Knowledge and Culture for Children Project/Exploratory Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2017 - 2021/03 Coordination of the department or equivalent Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2010 - 2018 Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2010 - 2018 Director of the Master's Degree in Pre-school Education Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2010 - 2018 Member of the Academic Council Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2008 - 2016 Member of the Representative Council Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2013 - 2015 Postgraduate Coordinator in Pedagogical Supervision Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Director of Aprender Journal Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - Atual Formação de Facilitadores - Formação Pedagógica Inovadora. A Formação de Facilitadores - Formação Pedagógica Inovadora em processos de cocriação de inovação com metodologia Demola e as Mil ideias
POCH-04-5267-FSE-000813
Outra
Programa Operacional do Capital Humano (POCH)
Em curso
2021 - Atual Link Me Up - 1000 ideias - Sistema de Apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo
AAC nº 01/SIAC/2020 - Candidatura nº 072070
Facilitador
Programa Operacional Capital Humano (POCH)
Em curso
2021 - Atual Educação para o Desenvolvimento nas ESE: Diagnóstico e Capacitação no âmbito do Mecanismo de Apoio a Iniciativas da ENED
ARIPESE
Investigador
Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos - Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
2020/09 - Atual CATIE - Transformative Learning Communities for Educative Inclusion. CATIE - Comunidades de Aprendizagem Transformativa para a Inclusão Educativa
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Em curso
2016 - Atual Educação para o desenvolvimento
Fundação Gonçalo da Silveira.
Investigador
Concluído
2016 - Atual Programa de Formação e Capacitação de Amas e outros Cuidadores de Crianças Pequenas
AKF, Portugal
Outra
Fundação Aga Khan, Portugal, Portugal
Fundação Aga Khan, Portugal
Em curso
2014 - Atual Education Guides for Gender and Citizensship and Citizenship Project - A strategy to gender mainstreaming in education. Rede Coeducação (CIG e ensino superior). N/A
2022 - 2024 The Journey of Schools as Learning Communities for Inclusion
PTDC/CED-EDG/4650/2021
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021 - 2023 GUARDIÕES
ALT20-09-5864-FSE-000004
Investigador
Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos - Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre
Em curso
2021 - 2022/12 Academia de Lideres Ubuntu Escolas Alentejo
POISE-03-4639-FSE-000993
União Europeia:
2020 - 2022 TEACHING AND LEARNING IN COVID-19 TIMES: TEACHERS AND STUDENTS PERCEPTIONS IN CROSS-BORDER REGIONS (TLINCOVID-19 TIMES)
TLINCOVID-19 TIMES
Investigador
2020 - 2021 Academias Gulbenkian do Conhecimento - educação para o empreendedorismo através do modelo pedagógico "Ter Ideias para Mudar o Mundo"
Academias Gulbenkian do Conhecimento
Investigador
2020 - 2020 Formação de públicos estratégicos. Eixo: Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação. Prioridade de investimento: Luta contra todas as formas de discriminação e promoção da igualdade de oportunidades
candidatura n.º POISE-03-4436-FSE-000891
Investigador responsável
Em curso
2016 - 2018 Kiitos@21stCenturyPreschools. ERASMUS PLUS KA2- N.0 2015-l-PTOH(2014-2018)
Investigador
Câmara Municipal de Ponte de Sor, Portugal

Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos - Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Concluído
2016 - 2017 Projeto Educativo Municipal de Sousel
Projeto Educativo Municipal de Sousel
Investigador
Concluído
2014 - 2016 Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento ENED
ENED
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Em curso
2001 - 2005 Formação de educadores e de professores: Supervisão: uma estratégia de formação inicial e contínua,
ESECS-IPP
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
Concluído
1999 - 2002 Ano de apoio à inserção profissional
ARIPESE e Escolas Superiores de Educação
Investigador
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021 - 2022 Academia de Lideres Ubuntu Escolas Alentejo
POISE-03-4639-FSE-000993
Investigador
Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos - Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Programa Operacional Inclusão e Emprego

Programa Operacional do Capital Humano (POCH)
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Marchão, Amélia. "Crianças com agência: a importância e a oportunidade das estratégias promotoras do pensamento crítico nas primeiras idades". 2019.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Daniela Semião; Maria João Mogarro; Filipe Brás Pinto; Maria José D. Martins; Nelson Santos; Otilia Sousa; Amélia Marchão; et al. "Teachers Perspectives on Students Cultural Diversity: A Systematic Literature Review". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13121215.
    10.3390/educsci13121215
  2. Evangelina Bonifácio; Luísa Carvalho; Amélia Marchão; Álvaro Ratero; Fernando Rebola. "Being a teacher in a time of pandemic". Heliyon (2023): https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2023.e22069.
    10.1016/j.heliyon.2023.e22069
  3. ISABEL MARIA ESTEVES DA SILVA FERREIRA; Luísa Maria Serrano de Carvalho; Marchão, Amélia. "Direitos humanos e discriminação: conceções de estudantes futuros profissionais de educação". Práxis Educacional 19 50: e11420 (2023): https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11420/7324.
    Publicado • https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11420
  4. Martins, M. J. D.; Oliveira, T.; Marchão, Amélia. Autor correspondente: Martins, M. J. D.. "The Inclusion of Children and Youth in Vulnerable Situation". Sisyphus - journal of education 11 2 (2023): 10-32. https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/28110.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Marchão, Amélia. "Reflexões em Torno da Educação para a Igualdade de Género nas Primeiras Idades". Interacções 18 61 (2022): 69-91. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/27045.
    Publicado
  6. Marchão, Amélia; Campos, Sérgio; Madeira, Carla. "A Imprensa Pedagógica como fonte e recurso da História da Educação e de agência e promoção de qualidade na educação de infância. O caso dos Cadernos de Educação de Infância". Cadernos de Educação de Infância 124 (2022): 26-36.
    Publicado
  7. Amélia Marchão; Helder Henriques; Sérgio Campos. "Deambulando pela História da Educação de Infância em Portugal. Retalhos históricos sobre a Créche João Baptista Rollo". Revista Colombiana de Educación (2021): https://doi.org/10.17227/rce.num83-10781.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17227/rce.num83-10781
  8. Marchão, Amélia. Autor correspondente: Marchão, Amélia. "A educação pré-escolar numa perspetiva de igualdade e equidade. Uma reflexão a partir do quadro legal". EduSer 13 2 (2021): 17-30. https://doi.org/10.34620/eduser.v13i2.171.
    Publicado
  9. Hélder Henriques; Amélia Marchão; Sergio Luís Mocito Campos; Jussara Santos Pimenta. "Sob a lente de uma médica nos alvores do Estado Novo - apontamentos de puericultura". EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação (2020): https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5135.
    10.26568/2359-2087.2020.5135
  10. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "O lugar e o estatuto da criança através do periódico "Cadernos de educação de infância"". Revista Práxis Educacional (2020): 243-264. http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5999.
    Publicado • 10.22481/praxisedu.v16i38.5999
  11. Porto, Susana; Marchão, Amélia; Coelho, Teresa. "MUSICAL SYNTAX AND THE CONSTRUCTION OF MUSIC SKILLS IN". Egitania Sciencia 26 (2020): 93-107. http://www.egitaniasciencia.ipg.pt/artigo.aspx?id=301&revista=39.
    Publicado
  12. Coelho, Teresa; Marchão, Amélia; Porto, Susana. "Representações das crianças sobre a aprendizagem da LE – projeto Kiitos@21st Century Preschools". EXEDRA Revista Científica (2019): 84-98. http://exedra.esec.pt/wp-content/uploads/2019/12/00-Numero-completo-EIPE2019-web.pdf#page=84.
    Publicado
  13. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Entre a investigação-ação, a supervisão e a reflexão na formação inicial de educadores de infância no Portugal de hoje". Colloquium Humanarum (2019): 5-17. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3383/2906.
    Publicado
  14. Marchão, Amélia; Porto, Susana. "Abordagem pedagógica integrada na educação pré-escolar: o projeto KIITOS@21ST CENTURY PRESCHOOLS". Investigar em Educação (2019): 105-119. http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/issue/view/12/showToc.
    Publicado
  15. Marchão, Amélia; Hemriques, Helder. "A Criança. Uma reflexão a partir das atuais Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar". Revista Aprender (2018): http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/12.
    Publicado
  16. Marchão, Amélia; Henriques, Helder; Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Investigação com crianças: reflexão sobre a escuta das vozes das crianças através de processos de entrevista". Revista de Pedagogia de la Universidad de Salamanca 24 (2018): 135-144. https://revistas.usal.es/index.php/0214-3402/article/view/aula201824135144/19313.
    Publicado • http://dx.doi.org./10.14201/aula/201824
  17. Marchão, Amélia; Henriques, Helder; Porto, Susana; Mendes, Teresa. "Editorial". (2018): http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/6.
  18. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Posters". (2018): http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/24.
  19. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Criança: Pessoa com agência". Revista Aprender (2018): 130. http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/24/12.
    Publicado
  20. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "A PERSPECTIVE ON ALVES DOS SANTOS (1866-1924): APPROPRIATION AND DISSEMINATION OF PEDAGOGICAL IDEAS IN PORTUGAL". Revista de História e Historiografia da Educação (2017):
    DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rhhe.v1i2.51167
  21. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Educação, Cidadania e Igualdade de Oportunidades: Olhares sobre a Educação de Infância". Revista Aprender - Revista da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (2017): http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/42.
    Publicado
  22. Marchão, Amélia; Mendes, Elisabete. "Editorial". (2017): http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/34.
  23. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO NA E PARA A INCLUSÃO: IGUALDADE DE GÉNERO". EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação (2017): 145-159. http://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2665/1962.
    Publicado
  24. Prates, Mónica; Marchão, Amélia de Jesus. "Estudo das conceções de género presentes num jardim-de-infância da cidade da Ponte de Sor: as conceções das crianças, das educadoras e dos/as encarregados/as de educação". Revista Aprender (2017): http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/43.
    Publicado
  25. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "Revisitar a formação de educadores/as de infância através da Revista Aprender (1987-2015)". Revista Linhas (2017): 160-182. http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/issue/view/589/showToc.
    Publicado
  26. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "Uma perspetiva sobre Alves dos Santos (1866-1924): apropriação e difusão de ideias pedagógicas em Portugal". Revista de História e Historiografia da Educação (2017): 30-52. http://revistas.ufpr.br/rhhe/article/view/51167.
    Publicado
  27. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "Educação para a igualdade de género leituras a partir da realidade de cinco jardins de infância do distrito de Portalegre, Portugal". Foro de Educación (2016): 339-360. http://hdl.handle.net/10400.26/11280.
    doi: http://dx.doi.org/10.14516/fde.2016.014.020.017
  28. Marchão, Amélia de Jesus. "Ativar a construção do pensamento crítico desde o jardim-de-infância". Revista Lusófona de Educação 32 3 (2016): 47-58. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5512.
    Publicado
  29. Henriques, Helder; Marchão, Amélia; Mourato, Joaquim. "A Democracia e o Ensino Superior Politécnico Português. O caso do Instituto Politécnico de Portalegre (década de 80 do séc. XX)". Espacio, Tiempo y Educación 2 2 (2015): 173-196. http://dx.doi.org/10.14516/ete.2015.002.002.009.
    Publicado • 10.14516/ete.2015.002.002.009
  30. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Educação, Cidadania e Igualdade de Oportunidades: olhares sobre a educação de infância.". Revista Aprender 36 (2015): 72-85. http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/42/32.
    Publicado
  31. Henriques, Helder; Marchão, Amélia; Mourato, Joaquim 8416-B322-2BDF. "Democracy and the Portuguese Polytechnic Education. The Case of the Polytechnic Institute of Portalegre (80s of the XX century)". Espacio, Tiempo y Educación 2 2 (2015): 173-196. http://www.espaciotiempoyeducacion.com.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14516/ete
  32. Marchão, Amélia. "Editorial". (2014): http://www.rieoei.org/rie64a02.pdf.
  33. Marchão, Amélia. "FUNDAMENTALS AND PRACTICES OF EVALUATION IN CHILDREN EDUCATION - refereed review". Nuances estudos sobre Educação (2014): 294-299. http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/3195/2719.
    Publicado
  34. Marchão, Amélia. "Avaliação das Práticas Educativas nas Primeiras Idades – uma construção partilhada do saber". Interacções 32 (2014): 145-167. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6357.
    Publicado
  35. Marchão, Amélia; Fitas, Ana. "A avaliação da aprendizagem na Educação Pré-escolar. O portefólio da criança". Revista Iberoamericana de Educación (RIE) - Monográfico: Evaluación educativa: nuevos escenarios, tendencias y desafíos en el siglo XXI. (2014): 27-41. https://rieoei.org/historico/documentos/rie64a02.pdf.
    Publicado
  36. Marchão, Amélia. "Fundamentos e Práticas da Avaliação na Educação Infantil". Nuances: estudos sobre Educação (2014): 294-299. http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/issue/view/231/showToc.
    Publicado
  37. De Jesus Gandum Marchão, Amélia. "Gestão do currículo no Jardim de Infância e na escola do 1.º ciclo: estilos de empenhamento das educadoras e das professoras que conduzem as crianças a construir o pensamento crítico". Revista Iberoamericana de Educación 63 2 (2013): 1-10. http://dx.doi.org/10.35362/rie632644.
    Publicado • 10.35362/rie632644
  38. Marchão, Amélia. "O lugar dos livros no jardim de infância". Revista Aprender 33 (2013): 25-34. http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/view/36/37.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Marchão, Amélia; Carvalho, Luísa Serrano. "A educação para o desenvolvimento e para a cidadania global nas escolas superiores de educação em Portugal. Reflexões a partir de um estudo realizado". In La evaluación alternativa en los procesos educativos, un nuevo camino hacia la atención a la diversidad. Espanha: Dykinson S.L., 2024.
    No prelo
  2. Marchão, Amélia; Carvalho, Luísa; Ferreira, Isabel. "Escuta de futuros docentes sobre a educação para o desenvolvimento.". editado por Dykinson S.L, 57-78. Espanha: Dykinson S.L., 2023.
    Publicado
  3. Isabel Ferreira; Marchão, Amélia; Luísa Carvalho. "Ensino superior perspetivas dos professores sobre a educação para o desenvolvimento/educação para a cidadania". In Renovación pedagógica y formación del profesorado en competencias para una educación sostenible, 135-153. Espanha: Dykinson S.L., 2023.
    Publicado
  4. Carvalho, Luísa; Ferreira, Isabel; Marchão, Amélia. "Olhares sobre a pobreza: conceções de estudantes do ensino superior". In Igualdad de género y atención a la diversidad: retos para la educación inclusiva, 334-354. Espanha: Editorial Dykinson S. L, 2023.
    Publicado
  5. Marchão, Amélia; Carvalho, Luísa; Ferreira, Isabel. "O tempo e o espaço da educação para o desenvolvimento nos currículos de mestrado de uma instituição de ensino superior". In Sostenibilidad e internacionalización como pilares de vanguardia educativa, 195-217. Espanha: Dykinson S.L., 2023.
    Publicado
  6. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "O Livro. Um DIREITO da criança no Jardim de Infância". In Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos, editado por Jussara Pimenta; Ângela Balsa; Márcio Silva. Brasil: EDUFRO Editora da Universidade Federal de Rondônia, 2022.
    No prelo
  7. Madeira, Carla; Marchão, Amélia. "Aprender a Ser Solidário. Uma Experiência Educativa no Jardim de Infância". In A investigação na formação inicial de professores ., 6-23. Instituto Politécnico de Santarém/ESE, 2022.
    Publicado
  8. Marchão, Amélia; Luísa Carvalho; Rebola, Fernando; Alvaro Ratero; Bonifácio, Evangelina. Autor correspondente: Marchão, Amélia. "Perceptions of students and teachers residing in low-density territories during the Covid-19 pandemic". In Planeamiento ecológico en las iniciativas de desarrollo. Ecological Planning in development initiatives, editado por Aliseda, Castanho, R., 235-245. Espanha: Thomson Reuters, Aranzadi, 2022.
    Publicado
  9. Luísa Carvalho; Marchão, Amélia. "A EXPRESSÃO DE UM IDEÁRIO PEDAGÓGICO ATRAVÉS DA IMPRENSA PEDAGÓGICA". In LA PRENSA PEDAGÓGICA DE LAS CONFESIONES RELIGIOSAS Y ASOCIACIONES FILOSÓFICAS, editado por J. M. Hernandez-Díaz, 395-406. Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2022.
    Publicado
  10. Marchão, Amélia; et al.. "As mensagens pedagógicas da Revista Aprender (ano de 1989)". In La prensa pedagógica de las confesiones religiosas y asociaciones filosóficas, 419-430. Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2022.
    Publicado
  11. Carvalho, L., Marchão, A., & Ferreira, I. (2022). Temáticas de educação para o desenvolvimento: conceções de estudantes. "Temáticas de educação para o desenvolvimento: conceções de estudantes do ensino superior". In VI Encontro International de Formação na Docência. Livro de atas, 736-747. Instituto Politécnico de Bragança, 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.34620/incte.2022
  12. Marchão, Amélia; Carvalho, Luísa; Ferreira, Isabel. "Conceções de um grupo de estudantes do ensino superior sobre educação para a paz e para a tolerância". In ODS y educación inclusiva en la educación superior: Experiencias y propuestas transdisciplinares de innovación docente, 420-441. Espanha: Editorial Dykinson S. L, 2022.
    Publicado
  13. Rebola, Fernando; Álvaro Ratero Nieto; Luísa Carvalho; Bonifácio, Evangelina; Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Revisitar a telescola em tempos de pandemia: perceções de professores". In International Handbook for the Advancement of Science, editado por M. P. Bermúdez & M. Guillot-Valdés. Espanha: Thomson Reuters, Aranzadi, 2022.
    Publicado
  14. Cristina Guerra; Helena Arco; Marchão, Amélia; et al.. "Tutoring Program of the Polytechnic Institute of Portalegre: Combating School Dropout, Absenteeism and Academic Unsuccess". In 17th European Congress of Psychology Book of Abstracts, editado por Mojca Juriševic. Eslovénia: Psihološka obzorja / Horizons of Psychology, 2022.
    Publicado
  15. Coelho, T.; Marchão, Amélia; Maia Porto, Susana. Autor correspondente: Coelho, T.. "Learning English in the Kiitos project". In Contexts and conditions for successful CLIL in Portugal, editado por M. Ellison; M. Morgado; M. Coelho, 107-125. U. Porto Press, Universidade do Porto, 2022.
    Publicado
  16. Sara Lopes; Maria Lopes de Azedo; Marchão, Amélia. "A EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: CONTEXTUALIZAÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE A SUA HISTÓRIA E O SEU FUTURO". In Livro de atas Congresso Internacional do Observatório para o futuro da educação de infância, editado por Pequito, P. et al, 68-72. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2021.
    Publicado
  17. Maria Lopes de Azedo; Marchão, Amélia; Bonifácio, Evangelina; Cristiana Madureira. "JOGOS DE COOPERAÇÃO NO JARDIM DE INFÂNCIA". In ATAS CONGRESSO INTERNACIONAL DO OBSERVATÓRIO PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA, editado por Pequito, P. et al, 50-55. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2021.
    Publicado
  18. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS MAIS NOVAS NA 1ª REPÚBLICA PORTUGUESA: UM RETRATO EM CONSTRUÇÃO". In Revolução, Modernidade e Memória: Caminhos da História da Educação, 597-611. Associação de História da Educação de Portugal – HISTEDUP, 2021.
    Publicado
  19. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Educating for the equality of genders opportunities". In Improving children's learning and well-being, editado por G. Carvalho, P. Palhares, F. Azevedo, & C. Parente (Coords), 89-107. Ed. Amazon, 2020.
    Publicado
  20. Madeira, Carla; Marchão, Amélia. "Educação para a diversidade. Um projeto de investigação-ação centrado na solidariedade". In A formação de professores e educadores: das políticas às práticas supervisionadas, 10-23. Coimbra: Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação, 2020.
    Publicado
  21. Luís Cardoso; Ferreira, Isabel; Mendes, Teresa; Marchão, Amélia; Carvalho, Luísa Serrano. "A ENED e a cobertura jornalística da ação da ONU e AI". In Encontro International de Formação na Docência | Livro de Atas. 5th International Conference on Teacher Education | Proceedings, editado por R. Lopes, C. Mesquita, E. Silva, & M. Pires (Edts), 759-770. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança, 2020.
    Publicado
  22. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "Educar para a cidadania em educação pré-escolar: OCEPE, guiões e curricula". In Experiência e sentido: formação de professores no encontro universidade-escolas. Editora CRV, 2019.
    Publicado
  23. Marchão, Amélia. "A educação de infância portuguesa nos finais do século XX e início do século XXI. As influências de Ferre Laevers.". In Influencias belgas en la educación española e iberoamericana. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, 695-704. Espanha: Ediciones Universidad Salamanca, 2019.
    Publicado
  24. Marchão, Amélia. "À Maria podia dar uma boneca e uma bailarina de brincar” e “Ao Miguel podia dar um dinossauro e um carro". In Caminhos da educação de infância em Portugal: políticas e perspetivas contemporâneas, 159-181. Portugal: De Facto Editores, 2019.
    Publicado
  25. Marchão, Amélia. "Émile Planchard: Um belga em Portugal.". In Influencias belgas en la educación española e iberoamericana, 655-664. Ediciones Universidad Salamanca, 2019.
    Publicado
  26. Marchão, Amélia. "Formação inicial de educadores e de professores, supervisão e pensamento crítico". In Prática supervisionada e construção do conhecimento profissional, 73-92. Porto, Portugal: Fundação Manuel Leão, 2019.
    Publicado
  27. Ferreira, I.; Carvalho, L.; Marchão, Amélia; Mendes, T.. "A educação para o desenvolvimento no contexto da educação formal". In A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal. ATAS DO XXV COLÓQUIO DA AFIRSE PORTUGAL, 544-553. Lisboa, Portugal: Edição AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade do Lisboa, 2019.
    Publicado
  28. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "“Ecos da Colónia” na regeneração de menores marginais: um olhar a partir da imprensa da Colónia de Vila Fernando (Primeira metade do século XX)". In A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal. ATAS DO XXV COLÓQUIO DA AFIRSE PORTUGAL, 660-669. Lisboa, Portugal: Edição AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade do Lisboa, 2019.
    Publicado
  29. Marchão, Amélia; Porto, S.; Coelho, T.. "Kiitos@21st century preschools: um estudo de caso". In IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de atas. Proceedings,, 682-691. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança., 2019.
    Publicado • 10.22533/at.ed.02518091212
  30. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "A viagem pedagógica de ALVES DOS SANTOS (1866-1924): motivações, observações e incorporações.". In Sujeitos em movimento. Instituições, circulação de saberes, práticas educativas e culturais, 169-182. Brasil: Editora Appris., 2018.
    Publicado
  31. Marchão, Amélia; Rebola, Fernando (4510-1A09-24E6); Henriques, Helder; Carvalho, Luísa Serrano. "A prática de ensino supervisionada, a investigação-ação e a construção da identidade profissional.". In Formação de Educador@s e Professor@s: olhares a partir da UniverCidade de Évora, 76-103. Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, 2018.
    Publicado
  32. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "A formação de educadores e de professores em Portugal: da Revolução dos Cravos à Declaração de Bolonha.". In Formação de professores: diferentes abordagens sobre a educação e a prática docente (, 49-80. Brasil: RO: EDUFRO, 2018.
    Publicado
  33. Marchão, Amélia. "Assessment and monitoring.". In 21st Century Criminology: A Reference Handbook 21st Century criminology: A reference handbook, 38-39. CMPonte de Sor, Erasmus +, 2018.
    Publicado
  34. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Educação Pré-escolar em Portugal: um olhar através do periódico "Escola Democrática" (1975-1989)". In Prensa Pedagógica, mujeres, niños, sectores populares y otros fines educativos, 603-612. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad Salamanca, 2018.
    Publicado
  35. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "A educação e a natureza na regeneração de menores perigosos em Vila Fernando (Elvas, Portugal) (1.ª metade do século XX).". In Prensa pedagógica, mujeres, niños, sectores populares y otros fines educativos, 333-342. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad Salamanca, 2018.
    Publicado
  36. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "Pensar a educação de infância através da revista Aprender". In III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas, 258-266. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança, 2018.
    Publicado
  37. Cardoso, Luís; Martins, Alexandre; Marchão, Amélia; Rebola, F.; Alves, João Emílio; Carvalho, Luísa Serrano; Mendes, Teresa. "Competências dos municípios no domínio da educação: o exemplo do Projeto Educativo Municipal do concelho de Sousel - construção de uma proposta a partir de uma reflexão colaborativa.". In V Seminário de I&DT: Novos Desafios¿ Novas Agendas de Investigação [Comunicações]. Coleção C3i ¿ N.º 10, 97-110. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre, C3i ¿ Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação., 2018.
    Publicado
  38. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "No espírito da grei: Instruir para civilizar no Império Colonial Português (1925-1941).". In Los valores en la educación de África. de ayer a hoy, 559-572. Salamanca, Espanha: Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, 2017.
    Publicado
  39. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "A classe pré-primária: uma classe nova no ensino primário do ultramar português" de António Almeida Abrantes (1964) - uma leitura". In Los valores en la educación de África. De ayer a hoy, 597-608. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad Salamanca, 2017.
    Publicado
  40. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "Educação de Infância na Revista Aprender". In Congresso Internacional "Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases" – Livro de Atas. Coimbra, Portugal: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 2017.
    No prelo
  41. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Educação Pré-Escolar em Portugal: Um trajeto promotor de equidade?". In Congresso Internacional "Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases" – Livro de Atas. Coimbra, Portugal: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 2017.
    No prelo
  42. Marchão, Amélia; Henriques, Helder; Rebola, Fernando. "As Novas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar: um processo em participação". In Atas do II Seminário Internacional. EDUCAÇÃO, TERRITÓRIOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO, 805-820. Porto, Portugal: Universidade Católica do Porto, 2017.
    Publicado • 10.17990/axi/2016_9789726972679_095
  43. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Igualdade de género: uma reflexão crítica a partir do jardim de infância". In Formação de Professores na EaD: Reflexões Iniciais Sobre a Docência no Brasil. Editora Appris, 2016.
    Publicado
  44. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "Alves dos Santos (1866-1924): Influências psicopedagógicas suiças em Portugal nas primeiras décadas do século XX". In Influencias suizas en la educación española e iberoaméricana, 261-270. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2016.
    Publicado
  45. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Jean Piaget: influências na educação Pré-escolar no contexto português.". In Influencias Suizas en la educación Española e Iberoamericana, 279-288. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad Salamanca, 2016.
    Publicado
  46. Marchão, Amélia; Henriques, Helder; Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Perceções das estudantes: processos de supervisão desenvolvidos na prática de ensino supervisionada". In 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE). Livro de atas, 577-584. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança, 2016.
    Publicado
  47. Ferreira, Isabel; Marchão, Amélia; Carvalho, Luísa Serrano; Mendes, Teresa. "A emergência de práticas educativas promotoras de educação para o desenvolvimento". In 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE). Livro de atas, 627-636. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança, 2016.
    Publicado
  48. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "A educação infantil através da imprensa de educação e ensino: a Revista “Educação Social” (1924-1927)". In Investigar, intervir e preservar: Caminhos da história da educação luso-brasileira. Livro de atas/CD: XI Colubhe, 4-16. CITECEM, 2016.
    Publicado
  49. Ferreira, I.; Marchão, Amélia; Carvalho, L.; Mendes, T.. "Educação para o desenvolvimento no ensino superior: investigar para transformar". In XV Congreso Nacional de Educación Comparada: Ciudadanía mundial y Educación para el Desarrollo. Una mirada internacional. Libro de actas, 1-8. Sevilha, Espanha: : Sociedad Española de Educación Comparada y Universidad Pablo de Olavide, 2016.
  50. Oliveira, T.; Marchão, Amélia; Rebola, Fernando. "Atividades práticas em ciências na educação de infância: a escala de envolvimento da criança como ‘reguladora’ do processo". In IV Seminário de I&DT: Cooperar para Inovar, 204-224. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de PortalegreC3i – Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação, 2016.
    Publicado
  51. Marchão, Amélia; Pires, Esmeralda. "Conceções de género na escola do 1.º ciclo do ensino básico: um estudo das conceções dos/as professores/as e das suas influências na seleção dos manuais escolares". In IV Seminário de I&DT: Cooperar para Inovar, 186-203. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de PortalegreC3i – Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação, 2016.
    Publicado
  52. Marchão, Amélia. "Abrir as portas para a construção do pensamento crítico a partir da escuta das crianças no jardim de infância". In Pensamento crítico na educação. Desafios atuais, 273-278. Vila Real, Portugal: UTAD, 2015.
    Publicado
  53. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "África nos manuais escolares de História e Geografia de Portugal". In Lengua, Literatura y Ciencias de la educación en los sistemas educativos del África subsahariana, 595-608. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad Salamanca, 2015.
    Publicado
  54. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Identificação de oportunidades de pensamento crítico no plano formativo de uma licenciatura em Educação Básica". In Pensamento crítico na educação. Desafios atuais, 55-64. Vila Real, Portugal: UTAD, 2015.
    Publicado
  55. Marchão, Amélia. "RESEARCH TRAJETS: WHEN WE LISTEN TO CHILDREN'S VOICES". 2015.
  56. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "A educação de infância portuguesa e o modelo de Reggio Emilia: a promoção da igualdade de género a partir de práticas de investigação". In Evaluaciones de Políticas Nacionales de Educación: La Educación Superior en la República Dominicana 2012, 527-540. Salamanca, Espanha: FahrenHouse Ediciones, 2014.
    Publicado
  57. Marchão, Amélia; Portugal, Gabriela (8D18-D819-A88F). "No jardim de infância e na escola do 1.º ciclo do ensino básico: práticas pedagógicas que contribuem para construir o pensamento crítico". In Pensamento crítico na educação: perspetivas atuais no panorama internacional, 93-104. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, distribuído por Porto Editora, 2014.
    Publicado
  58. Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Trajetos de investigação: quando escutamos as vozes das crianças". In Actas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1429-1436. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes, 2014.
    Publicado
  59. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "Género, cidadania e práticas educativas: a promoção da igualdade em contextos educativos". In Atas do XII Congresso da SPCE. Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, 1871-1879. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2014.
    Publicado
  60. Marchão, Amélia; Bento, Alexandra. "Promoção da igualdade de género – um estudo em contexto de educação pré-escolar". In EBOOK III Seminário I&DT Valorizar o saber, Criar oportunidades, 572-586. Portalegre, Portugal: IPP_C3i, 2013.
    Publicado
  61. Marchão, Amélia. "Práticas Pedagógicas nos primeiros anos – o estilo do educador e do professor na criação de oportunidades para aprender a usar o pensamento crítico". In CD – comunicações apresentadas no II Seminário de I&DT do C3i/IPP - Coleção C3i. Volume 2-2011. Portalegre, Portugal: IPP_C3i, 2010.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Marchão, Amélia; Henriques, Helder; Porto, S.; Mendes, T.. "Educação Pré-escolar abordagens plurais". Revista Aprender 38 (2018): http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/view/41/41.
    Publicado • Editor convidado
  2. Henriques, Helder; Marchão, Amélia. "Educação de Infância no Espaço Ibero-Americano: múltiplos olhares". Revista Linhas 18 38 (2017): http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/issue/view/589.
    Publicado • Editor convidado
  3. Marchão, Amélia; Elisabete, M.. "Educação, Cidadania e Inclusão". Revista Aprender 36 (2015): http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/view/39/39.
    Publicado • Editor convidado
  4. Marchão, Amélia. "Educação Básica as Primeiras etapas". Revista Aprender 26 (2002): http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/view/29/30.
    Publicado • Editor convidado
Livro
  1. Marchão, Amélia. No jardim de infância e na escola do 1.º ciclo do ensino básico: gerir o currículo e criar oportunidades para construir o pensamento crítico. Lisboa, Portugal: Colibri. 2012.
    Publicado
Relatório
  1. Marchão, Amélia; Porto, Susana; Coelho, Teresa. 2018. Research Kiitos@21st Century Preschool. A case study. Final investigation report.. http://docs.wixstatic.com/ugd/753e93_6b4016b0b5ee4e209285b5099b0b7a53.pdf.
Resumo em conferência
  1. Marchão, Amélia; Porto, Susana; Coelho, Teresa. "Experiências pedagógicas inovadoras e promotoras de competências para o século XXI ¿ o caso do Projeto Kiitos". Trabalho apresentado em IV Jornadas de Educação, Educar para o futuro, 2021.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Análise de resultados de um estudo realizado em Portugal sobre a Educação para o Desenvolvimento em Instituições de Ensino Superior IV Congreso Internacional de formación permanente Nodos del Conocimiento. Innovación, investigación y transferencias ante la era de las Inteligencias Artificiales
(Espanha)
2023 Perceções dos alunos sobre Educação Inclusiva Seminário Internacional “Na rota das escolas como comunidades para a inclusão
Instituto Politécnico de Portalegre
2023 Investigar na formação inicial. Escuta das crianças sobre questões de género INCTE' 2023. Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança
2023 Na Rota das Escolas como Comunidades de Aprendizagem para a Inclusão Encontro de Investigadores
Instituto Politécnico de Portalegre
2023 Educação para o desenvolvimento. Pobreza sob a ótica de estudantes de ensino superior III Congreso Internacional de Innovación y Tendencias Educativas
(Espanha)
2023 A ducação para o desenvolvimento: investigações de estudantes do ensino superior II Congreso Internacional Innovación Docente, Educación y Transferencia del Conocimiento
(Espanha)
2022 Development education from the perspective of future teachers Congreso internacional i-DEA. Investigación Didáctica y Estudios Curriculares Avanzados para la Educación y la Ciudadanía
2022 Educação para o Desenvolvimento/Educação para a Cidadania Global no ensino superior – perspetivas de docentes" III Congreso Internacional Nodos del Conocimiento «La academia frente a los retos de la humanidad. Innovación, investigación y transferencias ante el horizonte 2030
(Espanha)
2019 Kiitos@21st century preschools: um estudo de caso IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2019)
2019 Prática de ensino supervisionada, investigação-ação e construção da identidade profissional 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.19)
2019 Ambientes educativos promotores do pensamento crítico XII Jornadas da Infância – Pequenos Génios, grandes considerações – Pensamento Crítico em Educação
2019 A escuta das crianças na educação para a cidadania: o exemplo da igualdade de oportunidades de género IV Encontro Luso-brasileiro Trabalho docente e formação
2019 Que desafios se colocam à supervisão no quadro da inclusão e da cidadania SEMPES 2019: Seminário da Prática de Ensino Supervisionada
2019 Émile Planchard: um belga em Portugal Congreso Internacional Iberoamericano Influencias belgas en la educación española e iberoamericana
2019 A educação de infância portuguesa nos finais do século XX e início do século XXI. As influências de F. Laevers Congreso Internacional Iberoamericano Influencias belgas en la educación española e iberoamericana.
2018 Kiitos@21st century preschools, an integrated pedagogical approach – study case. Apresentação do estudo de caso International seminar “Childhood” Education and the challenges for the 21st
2018 A escuta da criança: teoria (s) e prática (s) na formação de educadores IV SLBEI. Seminário Luso Brasileiro de Educação de Infância. Educação, Cultura e Cidadania das crianças
2018 Escutar as crianças: entre teoria(s) e prática(s) na formação de educadores III INCTE. Encontro Internacional de Formação na Docência
2018 Pensar a educação de infância através da revista Aprender (1987-2018). III INCTE. Encontro Internacional de Formação na Docência
2018 Educar para a igualdade de oportunidades de género EDULOG International Conference, Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us
2018 A educação dos sentidos: a criança cega em Portugal no final do século XIX Ciências, culturas e cidadanias, SPCE
2018 ABORDAGEM PEDAGÓGICA INTEGRADA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: O PROJETO KIITOS@21ST CENTURY PRESCHOOLS Ciências, culturas e cidadanias, SPCE
2018 Projeto Kiitos@21st Century Preschools representações dos docentes participantes CLIL for Primary, Secondary and Higher Education
2018 Ecos da Colónia na regeneração de menores marginais: um olhar a partir da imprensa da Colónia de Vila Fernando (primeira metade do século XX). XXV Colóquio da AFIRSE Portugal “A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal
2018 Educação Pré-escolar em Portugal: um olhar através do periódico "Escola Democrática" (1975-1989) Prensa Pedagógica y Patrimonio Histórico EDVCATIVO. VIII Centenário de Universidad de Salamanca
2018 A educação e a natureza na regeneração de menores perigosos em Vila Fernando (Elvas, Portugal) (1.ª metade do século XX Prensa Pedagógica y Patrimonio Histórico EDVCATIVO. VIII Centenário de Universidad de Salamanca
2018 Projeto Kiitos@21st Century Preschools – an Integrated Pedagogical Approach – Observações e conceções Seminário Diálogos em Educação VII – Educação Pré-escolar. Desafios no presente e para o futuro
2018 A Prática de ensino supervisionada, a investigação-ação e a construção da identidade profissional II Encontro a formação de educador@s na UniverCidade de Évora
2018 Infância e juventude marginalizada na 1.ª República portuguesa ESECS-IPP Jornadas de EPCJR
2018 A necessidade da educação para a igualdade de oportunidades de género a partir das primeiras idades ESECS-IPP Jornadas de EPCJR
2018 Kiitos@21st Century Preschools, an Integrated Pedagogical Approach – Estudo de caso Seminário – Valorizar comunidades e territórios de baixa densidade
2017 No espírito da grei: Instruir para civilizar no Império Colonial Português (1925-1941) II Foro sobre África, Educación y desarrollo, Los valores en la educacion de África, d ayer a hoy
2017 A classe pré-primária: uma classe nova no ensino primário do ultramar português" de António Almeida Abrantes (1964) - uma leitura II Foro sobre África, Educación y desarrollo, Los valores en la educacion de África, d ayer a hoy
2017 ). Educar para a cidadania em educação pré-escolar: OCEPE, guiões e curricula II Encontro Internacional de Formação na Docência
2017 Igualdade de Género: uma reflexão crítica a partir do Jardim de Infância II Encontro Internacional de Formação na Docência
2017 As Novas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar: um processo em participação EDUCAÇÃO, TERRITÓRIOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO - II SEMINÁRIO INTERNACIONAL
2017 O Lugar da Criança nas OCEPE: Pensar a cidadania Seminário Diálogos em Educação III – Reflexão sobre as novas OCEPE
2017 Creche: um mundo de interações e de emoções Ser Bebé XIV
2017 Um olhar sobre as OCEPE: contributos de formação APEI, Encontro Regional de Castelo Branco
2016 Na educação Pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: abrir as portas para a construção do pensamento Jornada de Supervisão e avaliação escolar
2016 Literatura para a infância e educação para os valores ambientais: propostas de trabalhos de projeto para EPE e o 1.º CEB . Seminário Literatura infantil e educação (ambiental)
2016 Pensar a educação e o desenvolvimento: apontamentos acerca do projeto ENED na ESE-IPP Seminário Literatura infantil e educação (ambiental)
2016 O lugar da criança na investigação científica Mesa redonda
2016 A Educação de Infância segundo a “Educação Social – Revista de Pedagogia e Sociologia” (1924-1927): contributos do movimento da Educação Nova. V Seminário de I&DT: novos desafios… novas agendas de investigação
2016 Contributos do jardim de infância para a oportunidade de igualdades entre homens e mulheres V Seminário de I&DT: novos desafios… novas agendas de investigação
2016 Competências dos municípios no domínio da educação: o exemplo do Projeto Educativo Municipal do concelho de Sousel - construção de uma proposta a partir de uma reflexão colaborativa V Seminário de I&DT: novos desafios… novas agendas de investigação
2016 Perceções das estudantes: processos de supervisão desenvolvidos na prática de ensino supervisionada I Encontro Internacional de Formação na Docência
2016 A emergência de práticas educativas promotoras de educação para o desenvolvimento. I Encontro Internacional de Formação na Docência I Encontro Internacional de Formação na Docência
2016 A educação infantil através da imprensa de educação e ensino: a revista “Educação Social” (1924-1927). XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Investigar, intervir e preservar: caminhos da História da Educação Luso-Brasileira
2016 Alves dos Santos (1866-1924): influências psicopedagógicas suíças em Portugal nas primeiras décadas do século XX Congreso Internacional Iberoamericano VII Conversaciones Pedagógicas de Salamanca. Influencias Suizas en la educación española e ibero-americana
2016 Jean Piaget: influências na educação pré-escolar no contexto português. Congreso Internacional Iberoamericano VII Conversaciones Pedagógicas de Salamanca. Influencias Suizas en la educación española e ibero-americana
2016 Educação Pré-escolar em Portugal: um trajeto promotor da equidade? “Transformações e (In)Consistências das dinâmicas educativas: mudanças na educação e Lei de Bases
2016 A educação de infância na Revista Aprender (1987-2015) “Transformações e (In)Consistências das dinâmicas educativas: mudanças na educação e Lei de Bases
2015 A Democracia e o Ensino Superior Politécnico: O Instituto Politécnico de Portalegre (década de 70 a meados de 90) Seminário Comemorativo dos 41 anos do 25 de abril. Portalegre
2015 Abrir as portas para a construção do pensamento crítico a partir da escuta das crianças no jardim de infância II Congresso Internacional do Pensamento crítico na educação. Desafios atuais. 2015
2015 Identificação de oportunidades de pensamento crítico no plano formativo de uma licenciatura em Educação Básica II Congresso Internacional do Pensamento crítico na educação. Desafios atuais
2015 A infância em debate: uma leitura desde Portugal. Currículo e pensamento crítico no jardim de infância Congresso de Historia de la Educación Helmantica Paideia
2014 África nos manuais escolares de História e Geografia de Portugal I Foro sobre Africa, Educación, Desarrollo, Lengua, Literatura y Ciencias de la educación en los sistemas educativos del África subsahariana
2014 ). Conceções de género na escola do 1.º ciclo do ensino básico: um estudo das conceções dos/as professores/as e das suas influências na seleção dos manuais escolares IV Seminário de I&DT Cooperar para Inovar
2014 studo das conceções de género presentes num jardim de infância da cidade de Ponte de Sor: as conceções das crianças, das educadoras e dos/as encarregados/as de educação IV Seminário de I&DT Cooperar para Inovar
2014 Trajetos de investigação: quando escutamos as vozes das crianças. . XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
2014 Género, cidadania e práticas educativas: a promoção da igualdade em contextos educativos XII Congresso da SPCE. Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
2014 Educação, cidadania e igualdade de oportunidades: olhares sobre a educação de infância Seminário Comemorativo 40 anos do 25 de abril
2014 Educação de Infância Portuguesa e o modelo pedagógico de Reggio Emilia: a promoção da igualdade de género a partir de práticas de investigação na ESE de Portalegre VI Conversaciones Pedagógicas de Salamanca: Influencias italianas en la educación española, iberoamericana y africana

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual O dia a dia – o sentido dos cuidados e das rotinas em contexto de creche e de jardim de infância (Provisório)
Orientador
2019 - Atual Brincar com/na natureza – Título provisório
Orientador
2018 - Atual A importância do brincar heurístico na educação de infância – Título provisório
Orientador
2021 - 2022 Brincar e aprender ao ar livre na educação de infância
Orientador de Bárbara Policarpo
2020 - 2022 Brincar heurístico: uma forma de aprender e de descobrir o mundo
Orientador de Ana Bengala
2020 - 2022 Contributos para a construção do pensamento crítico. A Filosofia na Educação Pré-escolar
Orientador de Catarina Viegas
2020 - 2022 Uma janela aberta para o mundo: aprender através do brincar heurístico
Orientador de Cátia Cabaço
2019 - 2022 Relação escola-família: de mãos dadas no quotidiano das crianças
Orientador de Rita Pinto
2019 - 2021 Educar para a diversidade na Educação de Infância
Orientador de Carla Madeira
2018 - 2020 Práticas educativas na educação de infância: desconstrução do paradigma do lápis cor de pele
Orientador
2016 - 2018 Plano individual de trabalho - um instrumento de avaliação em participação
Orientador
2016 - 2018 Creche, jardim de infância, famílias e currículo
Orientador
2016 - 2018 Pensar a brincar: Filosofia com e para crianças
Orientador
2016 - 2018 A Matemática na Educação Pré-Escolar. Início de uma trajetória de aprendizagem na Geometria
Orientador
2016 - 2018 O Espaço de Recreio e as Oportunidades para Brincar e Desenvolver Competências Motoras nas crianças
Orientador
2015 - 2017 A avaliação das aprendizagens na educação pré-escolar
Orientador
2014 - 2016 A importância da participação da família na construção do currículo na educação de infância
Orientador
2014 - 2016 A importância dos cuidados e das rotinas em creche
Orientador
2014 - 2016 A Matemática na Educação Pré-escolar – as operações adição e subtração nos seus diversos sentidos
Orientador
2013 - 2015 Educar para a Cidadania através de práticas de igualdade de género na educação pré-escolar
Orientador
2013 - 2015 As emoções das crianças em contexto de educação pré-escolar
Orientador
2013 - 2015 A importância da continuidade educativa e da articulação entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
2013 - 2015 O jogo simbólico e a construção da identidade de género
Orientador
2013 - 2015 A escola sob o olhar dos alunos e das alunas
Orientador
2013 - 2014 O feminino e o masculino nos manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico: a opinião das professoras e dos professores de dois agrupamentos de escolas do norte alentejano
Orientador
2013 - 2014 Educação para a igualdade de género: um estudo de caso numa instituição de educação de infância
Orientador
2012 - 2014 As desigualdades sociais, as práticas participativas e os percursos de sucesso na infância
Coorientador
2012 - 2014 As rotinas na creche: a sua importância no desenvolvimento integral da criança dos 0 aos 3 anos
Orientador
2012 - 2014 Atividades práticas em ciências na educação de infância: a escala de envolvimento como reguladora do processo
Orientador
2012 - 2014 O contributo das rotinas diárias para o desenvolvimento da autonomia das crianças
Orientador
2012 - 2013 Pessoal não docente: um estudo desenvolvido em dois agrupamentos de escolas sobre os assistentes operacionais
Orientador
2011 - 2013 A articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico.
Orientador
2011 - 2013 A avaliação das aprendizagens das crianças na educação pré-escolar: o portefólio das crianças
Orientador
2011 - 2013 Educação em ciência no jardim de infância (Mestrado Ed. Pré-escolar,
Orientador
2011 - 2013 Creche: um contexto para interagir e crescer emocionalmente.
Orientador
2011 - 2013 Avaliação das aprendizagens: o sistema de acompanhamento das crianças no contexto pré-escolar.
Orientador
2011 - 2013 Os pais e as famílias no jardim de infância: uma parceria na construção e desenvolvimento do currículo.
Orientador
2011 - 2013 Promoção da igualdade de género na educação pré-escolar através do guião de educação, género e cidadania.
Orientador
2009 - 2011 Igualdade de género na educação de infância.
Orientador
2009 - 2011 Organizar o espaço da sala de actividades com (e não para) as Crianças
Orientador
2009 - 2011 Organização do espaço e implementação de regras numa sala de jardim de infância.
Orientador

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/06/26 (Re)Significar a educação de infância e os momentos de brincadeira livre: um olhar reflexivo
Arguente principal
Beatriz Morgado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2024/06/26 Refletindo e investigando sobre o papel do educador na promoção do brincar em educação pré-escolar
Arguente principal
Tatiana Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023 O QUE É BRINCAR? CONCEPÇÕES DA EDUCADORA, DAS CRIANÇAS E DAS FAMÍLIAS DE UM JARDIM DE INFÂNCIA
Arguente principal
Inês Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 Promoção de relações, sentimentos e afetos positivos como prevenção de comportamentos agressivos nos contextos de Creche e Pré-Escolar
Arguente principal
Andreia Baptista (Mestrado)
2023 Necessidades das famílias com filhos com perturbação do desenvolvimento
Arguente principal
Lúcia Bartolomeu (Mestrado)
2023 As áreas de atividades como espaços de desenvolvimento cognitivo e sócio emocional no contexto da Educação Pré-Escolar
Arguente principal
Tânia Marques Filipe (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2023 A Natureza do Fazer de Conta e o Fazer de Conta com a Natureza. Da Creche ao 1.º CEB: Um Percurso de Reflexão e Aprendizagem
Arguente principal
Cristiana Quinta (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2023 AS DUAS FACES DO ESPELHO: CONCEÇÕES DE EDUCADORAS COOPERANTES E DE ESTAGIÁRIAS SOBRE A PPS II
Arguente principal
Bianca da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância: ler e construir narrativas com a família
Arguente principal
Carolina Bernardino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2022 Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O contributo da Filosofia para Crianças na Educação Pré-Escolar
Arguente principal
Sara Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2022 Práticas em Intervenção Precoce na Infância: Perceções de Educadores de Infância em Creche e Pré-escolar
Arguente principal
Mafalda Falé (Mestrado)
2022 Diferenciação e Adaptação do Currículo para alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão no 1. º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Inês Ferreira (Mestrado)
2022 Perceção das crianças de Educação Pré-escolar acerca dos seus pares com perturbações do desenvolvimento
Arguente principal
Margarida Ramalho (Mestrado)
2021 ENSINO ATIVO NA PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO: APRENDIZAGEM DOCENTE EM CONTEXTOS ONLINE
Arguente principal
ROSANA MUNIZ DE MEDEIROS (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 Multiculturalismo e Educação Intercultural no Jardim de Infância
Arguente principal
Sílvia Marina Vieira dos Santos (Mestrado)
2021 PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÉNERO E PREVENÇÃO DE SITUAÇÕES DE BULLYING EM CONTEXTO ASSOCIATIVO
Arguente principal
Ana Rita Poeiras Russo (Mestrado)
2020 Promoção da autonomia e da capacidade de iniciativa em contexto pré-escolar
Arguente principal
Sara Alexandra Bento Rafael (Mestrado)
2020 Da Reflexão à Investigação: (Re)significar a Educação de Infância num Percurso de Partilha e Aprendizagem
Arguente
Ana Beatriz Bernardino Barbeiro Gomes (Mestrado)
2020 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar: Uma Educação pelos Direitos das Crianças no Jardim de Infância
Arguente principal
Ana Margarida Antunes Pires (Mestrado)
2020 Da Creche ao Jardim de Infância: Brincar e aprender com os Media
Arguente principal
Ana Bárbara Freitas Nóbrega (Mestrado)
2019 Conceções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico face à inclusão de alunos com NEE nas salas aula do ensino regular
Arguente principal
Maria Antonieta Marquinêz Rosinha (Mestrado)
2019 A inclusão na vida ativa de jovens com necessidades especiais
Arguente principal
Marília de Jesus Bonito Guiomar (Mestrado)
2019 A Relação Escola-Família: Uma Parceria Necessária
Arguente principal
Ana Rita Guilhermino da Silva (Mestrado)
2018 O contributo da literatura infantil na desconstrução do estereótipo da família tradicional
Arguente principal
Marta Sofia Parreira Cotrim (Mestrado)
2018 A influência dos estereótipos de género e etnia na planificação e organização do ambiente educativo de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Catarina Fernandes Chipenda (Mestrado)
2017 Promoção de hábitos alimentares saudáveis na educação pré-escolar. uma estratégia de intervenção contextualizada e dirigida
Presidente do júri
Maria Miguel Moleiro Campos (Mestrado)
2017 A Ciência em ação no jardim de infância: explorar e descobrir o mundo
Arguente principal
Bruna Telles Medeiros (Mestrado)
2016 A promoção de competências sociais e emocionais em contexto de educação pré-escolar
Arguente principal
Filipa Vanessa Calmeiro Afonso (Mestrado)
2016 Supervisão colaborativa – um processo de formação interpares em jardim de infância
Arguente principal
Carla Maria Batista Robalo Salvado (Mestrado)
2016 Educação pré-escolar: regras, comportamentos e cidadania
Arguente principal
Patrícia Christina Barros Marques (Mestrado)
2015 A interação em educação de infância: uma construção colaborativa do conhecimento da língua
Presidente do júri
Liliana Patrícia Nunes dos Santos (Mestrado)
2015 O desenho infantil na educação pré-escolar
Arguente principal
Marisa Ribeiro Afonso (Mestrado)
2015 Literatura infantil: do reconhecimento ao controlo das emoções no jardim de infância
Presidente do júri
Paula Cristina Pires Mota (Mestrado)
2014 As conceções das crianças da 2ª e 3ª infância sobre igualdade de género
Arguente principal
Ana Sofia Medroa Pereira (Mestrado)
2014 Bom aluno-Boa aluna. Conceções de Docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico. O papel da formação
Arguente principal
Ana Luísa Vieira Pereira (Mestrado)
2014 A Supervisão em Cursos de Formação Inicial para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Susana Andreia Gaspar da Silva (Mestrado)
2013 O jogo e a expressão dramática na educação pré-escolar - que importância em contexto
Arguente principal
Catarina Lopes Barros Ferreira (Mestrado)
2013 Promover competências sócio emocionais em crianças em idade pré-escolar
Presidente do júri
Ana Isabel Fernandes Pires Lopes (Mestrado)
2013 Aprendizagem cooperativa em crianças em idade pré-escolar
Presidente do júri
Daniela Marina Sequeira Baço (Mestrado)
2013 Organização e dinamização da biblioteca no jardim de infância
Presidente do júri
Helena Isabel Marchão Henriques (Mestrado)
2013 a literatura infantil como oportunidade de abordagem aos valores na educação pré-escolar
Presidente do júri
Ana Filipa Mendes Ferreira: Identidade e alteridade (Mestrado)
2012 Literatura para a infância e representações de género
Arguente principal
Andreia Margarida Mendes Silveiro (Mestrado)
2012 A importância da cooperação entre a escola e a família. Um estudo de caso.
Arguente principal
Ana Cristina Andrade Abreu (Mestrado)
2012 A influência do contexto educativo no desenvolvimento profissional - um estudo numa instituição de Educação de Infância.
Arguente principal
Isabel Maria Alves Correia (Mestrado)
2012 A transversalidade da literatura infantil em contexto pré-escolar
Arguente principal
Lúcia Maria Cruz Martins (Mestrado)
2011 Envolvimento das crianças com necessidades educativas especiais em atividades matemáticas em contexto de jardim de infância.
Arguente principal
Sofia Isabel Ribeiro de Oliveira (Mestrado)
2011 Oralizar mais e melhor com a leitura: O desenvolvimento da linguagem oral com apoio na escrita
Arguente principal
Mafalda de Brito Cabrita (Mestrado)
2010 Do Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básica: Construindo práticas de Articulação
Arguente principal
Margarida Maria Guimarães Freitas Bravo (Mestrado)
2010 Do pensamento às práticas de articulação: Educação Pré-Escolar e 1.º ano do 1.º Ciclo
Arguente principal
Rosa Maria cruz Fernandes Coelho (Mestrado)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020 - Atual III Encontro A formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora
2020 - Atual II Jornada Internacional sobre Formação de Professor@s de Educação Infantil Évora
2019 - Atual II CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO (CLABIE). Infâncias, cidade e democracia Brasil
2019 - Atual IV Encontro Internacional de Formação na Docência
2018 - Atual SLBEI Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
2018 - Atual XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2017 - Atual III Encontro Internacional de Formação na Docência
2017 - Atual II Encontro Internacional de Formação na Docência
2016 - Atual V Seminário de I&DT: novos desafios… novas agendas de investigação
2015 - Atual II Seminário Internacional do Pensamento Crítico: Formação, desenvolvimento e avaliação
2014 - Atual IV Seminário de I&DT Cooperar para Inovar

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Revista Heliyon
2023 - Atual Revista Olhar de Professor ( Parcerista Ad HOC) Universidade Estadual de Ponta Grossa
2022 - Atual Magis, REVI STA INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN
2021 - Atual Societies (MDPI journal ) Online by MDPI
2021 - Atual International Journal of Environmental Research and Public Health Online by MDPI
2021 - Atual Sustainability Online by MDPI
2021 - Atual Education Sciences Online by MDPI
2021 - Atual Revista EduSser
2020 - Atual Ebook: Co-construindo práticas educativas na creche familiar Fundação Aga Khan Portugal
2019 - Atual Revista INTERACÇÕES Instituto Politécnico de Santarém
2018 - Atual EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação (2359-2087) Educa - Revista Multidisciplinar em Educacao
2018 - Atual Revista Aprender Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
2017 - Atual RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo (2007-7467) Centro de Estudios e Investigaciones para el Desarrollo Docente - CENID
2017 - Atual Revista ex aequo Associação Portugueses de Estudos sobre Mulheres
2017 - Atual Revista UI-IPSantarém Instituto Politécnico de Santarém
2015 - Atual Revista Investigar em Educação Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2014 - Atual Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) University of Minho

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022 - Atual Membro do painel de avaliação de Ciências da Educação, Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2022 FCT_Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2021 - Atual Membro do painel de avaliação de Ciências da Educação, Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2021 FCT_Fundação para a Ciência e Tecnologia. Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2021 - Atual Perito área de educação e de formação de educadores e professores
Avaliador
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, A3ES, Portugal
2020 - Atual Perita externa da Avaliação externa das escolas - da Inspeção Geral da Educação e Ciência
Especialista
Inspeção Geral da Educação, Portugal
2019 - Atual Membro da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Mestrado em Educação Pré-escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Especialista
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - Atual Lista de Especialistas da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
Especialista
Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Portugal
2019 - Atual Comissão de acreditação da formação e da Experiência – Mestrado em Educação Especial
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2019 - Atual Membro do Sistema de Gestão de Qualidade, Grupo de Melhoria Contínua: Ensino e Formação
Avaliador
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2019 - 2020 Comissão de acompanhamento de Educação Básica
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2019 - 2019 Coordenadora e Membro do Grupo de trabalho: Relatório de avaliação e auditoria interna ciclos de estudo – mestrado em Gerontologia
Avaliador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual Membro do grupo que elaborou o parecer pedido pela BioBIP, sobre a integração da Empresa Umaker na incubadora de base Tecnológica Instituto Politécnico de Portalegre Bioenergy and Business Incubator of Portalegre, Portugal
2016 - Atual Consultoria e formação na área da educação de infância e contributos, nomeadamente através da validação de materiais e recursos formativos, participação em reuniões de trabalho, formação de profissionais e disseminação das práticas decorrentes deste processo em eventos científicos. Consultancy and training in the field of early childhood education and contributions, namely through the validation of training materials and resources, participation in work meetings, training of professionals and dissemination of the practices resulting.
2016 - Atual Fundação Aga Khan - Consultoria e validação de materiais e recursos formativos no âmbito da educação de crianças dos 0 aos 3 anos. Fundação Aga Khan, Portugal, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - Atual Comissão Científica do III Encontro A formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora
Membro
Universidade de Évora, Portugal

Universidade Federal de Alagoas, Brasil

Universidade Federal Fluminense, Brasil

Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
2020 - Atual Comissão Científica do II Jornada Internacional sobre Formação de Professor@s de Educação Infantil
Membro
Universidade de Évora, Portugal

Universidade Católica de Santos, Brasil

Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Universidade Federal Fluminense, Brasil

Universidade Federal de Alagoas, Brasil
2020 - Atual Comissão Científica do V Encontro Internacional de Formação na Docência, IP Bragança
Membro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - Atual Comissão Científica do Congresso Liberdade, Equidade e Emancipação
Membro
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2020 - Atual Comissão científica do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação
Membro
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2019 - Atual Comissão Científica do II CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO (CLABIE). Infâncias, cidade e democracia Universidade do Minho, Portugal

Universidade de São Paulo, Brasil

Universidade Federal de Alagoas, Brasil
2019 - Atual Comissão Científica do V SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (SLBEI). Universidade de São Paulo, Brasil

Universidade Federal de Alagoas, Brasil

Universidade do Minho, Portugal
2019 - Atual Comissão Científica do V Encontro Internacional de Formação na Docência, IP Bragança
Membro
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - Atual Comissão Científica III Jornadas de Educação e Proteção de Crianças e jovens em Risco
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2019 - Atual Comissão Científica Seminário Diálogos em Educação VIII À conversa sobre stalking
Coordenador
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2019 - Atual Comissão/grupo que elaborou o Programa de Inclusão dos Estudantes Estrangeiros no IPP
Coordenador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2018 - Atual Membro do Conselho Editorial da Revista Aprender Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2017 - Atual Membro do Comité Evaluador da Revista Ride Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo. (CONSEJO Y EQUIPO EDITORIAL / EDITORIAL BOARD). (México).
2016 - Atual Membro da Comissão Científica da Revista EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação (Brasil).

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - Atual Membro do júri do Concurso para Professor Coordenador para a área de Ciências da Educação, Formação de Educadores e Professores, Politécnico de Coimbra Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022 - Atual Membro do júri do Concurso para Professor Adjunto para a área de Ciências da Educação, Desenvolvimento Curricular, da Escola Superior de Educação de Santarém Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2022 - Atual Provas para obtenção do Título de especialista ao abrigo do Decreto-lei 206/2008: Maria Fernanda de Carvalho Rodrigues Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2021 - Atual Membro do júri do Concurso para Professor Coordenador para a área de Formação de Professores/Formadores e Ciências da Educação, da Escola Superior de Educação de Santarém Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - Atual Membro do júri do Concurso para Professor Adjunto na área de Pedagogia, Escola Superior de Educação de Lisboa. Politécnico de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2023 Membro do júri do Concurso para Professor Coordenador para a área de Ciências da Educação, Formação de Educadores e Professores, Politécnico de Portalegre
2023 - 2023 Membro do júri do Concurso para Professor Coordenador para a área de Ciências da Educação, Formação de Educadores e Professores, Politécnico de Castelo Branco Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2022 Membro do júri do Concurso para Professor Adjunto para a área de Ciências da Educação, Educação Social, Instituto Politécnico de Portalegre. Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal