Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Amélia de Jesus Gandum Marchão
Nomes de citação
- Marchão, Amélia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B918-2669-A534
- ORCID iD
- 0000-0003-3424-9392
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019
Concluído
|
Post-Doctorate in Education (Pós-doutoramento)
Universidade de Salamanca, Espanha
|
|
2010
Concluído
|
PHD in Education sciences (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Rebuild the Teaching Practice and Creating Opportunities for Thinking" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved |
1998
Concluído
|
Master in Supervision (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Formação Inicial de Educadores de Infância e desempenho profissional na creche. Um estudo de caso. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal | ||
2018 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies, Portugal | ||
2018 - 2019 | Investigador visitante (Investigação) | Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
Universidade de Salamanca - GIR, Helmântica Paideia, Espanha |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
1989/02/16 - 2020/03 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | Director of the Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching | Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal | ||
2023 - Atual | Coordinator of the Master's Degree in Special Education, field of Early Childhood Intervention | Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
2017 - Atual | Member of the General Council | Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
2008 - Atual | Member of the Scientific/technical/scientific council or corresponding body | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal |
2019 - 2022 | Co-coordinator of the Knowledge and Culture for Children Project/Exploratory | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal |
2017 - 2021/03 | Coordination of the department or equivalent | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal |
2010 - 2018 | Presidente do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal |
2010 - 2018 | Director of the Master's Degree in Pre-school Education | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal |
2010 - 2018 | Member of the Academic Council | Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
2008 - 2016 | Member of the Representative Council | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal |
2013 - 2015 | Postgraduate Coordinator in Pedagogical Supervision | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Director of Aprender Journal | Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | Formação de Facilitadores - Formação Pedagógica Inovadora. A Formação de Facilitadores - Formação Pedagógica Inovadora em
processos de cocriação de inovação com metodologia Demola e as Mil ideias
POCH-04-5267-FSE-000813
Outra
|
Programa Operacional do Capital Humano (POCH)
Em curso
|
2021 - Atual | Link Me Up - 1000 ideias - Sistema de Apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo
AAC nº 01/SIAC/2020 - Candidatura nº 072070
Facilitador
|
Programa Operacional Capital Humano (POCH)
Em curso
|
2021 - Atual | Educação para o Desenvolvimento nas ESE: Diagnóstico e Capacitação no âmbito do Mecanismo de Apoio a Iniciativas da ENED
ARIPESE
Investigador
Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos - Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
|
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
|
2020/09 - Atual | CATIE - Transformative Learning Communities for Educative Inclusion. CATIE - Comunidades de Aprendizagem Transformativa para
a Inclusão Educativa
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Em curso
|
2016 - Atual | Educação para o desenvolvimento
Fundação Gonçalo da Silveira.
Investigador
|
Concluído
|
2016 - Atual | Programa de Formação e Capacitação de Amas e outros Cuidadores de Crianças Pequenas
AKF, Portugal
Outra
Fundação Aga Khan, Portugal, Portugal
|
Fundação Aga Khan, Portugal
Em curso
|
2014 - Atual | Education Guides for Gender and Citizensship and Citizenship Project - A strategy to gender mainstreaming in education. Rede Coeducação (CIG e ensino superior). | N/A |
2022 - 2024 | The Journey of Schools as Learning Communities for Inclusion
PTDC/CED-EDG/4650/2021
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2021 - 2023 | GUARDIÕES
ALT20-09-5864-FSE-000004
Investigador
Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos - Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
|
Instituto Politécnico de Portalegre
Em curso
|
2021 - 2022/12 | Academia de Lideres Ubuntu Escolas Alentejo
POISE-03-4639-FSE-000993
|
União Europeia: |
2020 - 2022 | TEACHING AND LEARNING IN COVID-19 TIMES: TEACHERS AND STUDENTS PERCEPTIONS IN CROSS-BORDER REGIONS (TLINCOVID-19 TIMES)
TLINCOVID-19 TIMES
Investigador
|
|
2020 - 2021 | Academias Gulbenkian do Conhecimento - educação para o empreendedorismo através do modelo pedagógico "Ter Ideias para Mudar
o Mundo"
Academias Gulbenkian do Conhecimento
Investigador
|
|
2020 - 2020 | Formação de públicos estratégicos. Eixo: Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação. Prioridade de
investimento: Luta contra todas as formas de discriminação e promoção da igualdade de oportunidades
candidatura n.º POISE-03-4436-FSE-000891
Investigador responsável
|
Em curso
|
2016 - 2018 | Kiitos@21stCenturyPreschools. ERASMUS PLUS KA2- N.0 2015-l-PTOH(2014-2018)
Investigador
Câmara Municipal de Ponte de Sor, Portugal
Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos - Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Concluído
|
2016 - 2017 | Projeto Educativo Municipal de Sousel
Projeto Educativo Municipal de Sousel
Investigador
|
Concluído
|
2014 - 2016 | Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento ENED
ENED
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
Em curso
|
2001 - 2005 | Formação de educadores e de professores: Supervisão: uma estratégia de formação inicial e contínua,
ESECS-IPP
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
|
Concluído
|
1999 - 2002 | Ano de apoio à inserção profissional
ARIPESE e Escolas Superiores de Educação
Investigador
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - 2022 | Academia de Lideres Ubuntu Escolas Alentejo
POISE-03-4639-FSE-000993
Investigador
Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos - Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
|
Programa Operacional Inclusão e Emprego Programa Operacional do Capital Humano (POCH) Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023 | Análise de resultados de um estudo realizado em Portugal sobre a Educação para o Desenvolvimento em Instituições de Ensino Superior | IV Congreso Internacional de formación permanente Nodos del Conocimiento. Innovación, investigación y transferencias ante
la era de las Inteligencias Artificiales
(Espanha)
|
2023 | Perceções dos alunos sobre Educação Inclusiva | Seminário Internacional “Na rota das escolas como comunidades para a inclusão
Instituto Politécnico de Portalegre
|
2023 | Investigar na formação inicial. Escuta das crianças sobre questões de género | INCTE' 2023. Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança
|
2023 | Na Rota das Escolas como Comunidades de Aprendizagem para a Inclusão | Encontro de Investigadores
Instituto Politécnico de Portalegre
|
2023 | Educação para o desenvolvimento. Pobreza sob a ótica de estudantes de ensino superior | III Congreso Internacional de Innovación y Tendencias Educativas
(Espanha)
|
2023 | A ducação para o desenvolvimento: investigações de estudantes do ensino superior | II Congreso Internacional Innovación Docente, Educación y Transferencia del Conocimiento
(Espanha)
|
2022 | Development education from the perspective of future teachers | Congreso internacional i-DEA. Investigación Didáctica y Estudios Curriculares Avanzados para la Educación y la Ciudadanía |
2022 | Educação para o Desenvolvimento/Educação para a Cidadania Global no ensino superior – perspetivas de docentes" | III Congreso Internacional Nodos del Conocimiento «La academia frente a los retos de la humanidad. Innovación, investigación
y transferencias ante el horizonte 2030
(Espanha)
|
2019 | Kiitos@21st century preschools: um estudo de caso | IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2019) |
2019 | Prática de ensino supervisionada, investigação-ação e construção da identidade profissional | 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.19) |
2019 | Ambientes educativos promotores do pensamento crítico | XII Jornadas da Infância – Pequenos Génios, grandes considerações – Pensamento Crítico em Educação |
2019 | A escuta das crianças na educação para a cidadania: o exemplo da igualdade de oportunidades de género | IV Encontro Luso-brasileiro Trabalho docente e formação |
2019 | Que desafios se colocam à supervisão no quadro da inclusão e da cidadania | SEMPES 2019: Seminário da Prática de Ensino Supervisionada |
2019 | Émile Planchard: um belga em Portugal | Congreso Internacional Iberoamericano Influencias belgas en la educación española e iberoamericana |
2019 | A educação de infância portuguesa nos finais do século XX e início do século XXI. As influências de F. Laevers | Congreso Internacional Iberoamericano Influencias belgas en la educación española e iberoamericana. |
2018 | Kiitos@21st century preschools, an integrated pedagogical approach – study case. Apresentação do estudo de caso | International seminar “Childhood” Education and the challenges for the 21st |
2018 | A escuta da criança: teoria (s) e prática (s) na formação de educadores | IV SLBEI. Seminário Luso Brasileiro de Educação de Infância. Educação, Cultura e Cidadania das crianças |
2018 | Escutar as crianças: entre teoria(s) e prática(s) na formação de educadores | III INCTE. Encontro Internacional de Formação na Docência |
2018 | Pensar a educação de infância através da revista Aprender (1987-2018). | III INCTE. Encontro Internacional de Formação na Docência |
2018 | Educar para a igualdade de oportunidades de género | EDULOG International Conference, Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us |
2018 | A educação dos sentidos: a criança cega em Portugal no final do século XIX | Ciências, culturas e cidadanias, SPCE |
2018 | ABORDAGEM PEDAGÓGICA INTEGRADA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: O PROJETO KIITOS@21ST CENTURY PRESCHOOLS | Ciências, culturas e cidadanias, SPCE |
2018 | Projeto Kiitos@21st Century Preschools representações dos docentes participantes | CLIL for Primary, Secondary and Higher Education |
2018 | Ecos da Colónia na regeneração de menores marginais: um olhar a partir da imprensa da Colónia de Vila Fernando (primeira metade do século XX). | XXV Colóquio da AFIRSE Portugal “A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal |
2018 | Educação Pré-escolar em Portugal: um olhar através do periódico "Escola Democrática" (1975-1989) | Prensa Pedagógica y Patrimonio Histórico EDVCATIVO. VIII Centenário de Universidad de Salamanca |
2018 | A educação e a natureza na regeneração de menores perigosos em Vila Fernando (Elvas, Portugal) (1.ª metade do século XX | Prensa Pedagógica y Patrimonio Histórico EDVCATIVO. VIII Centenário de Universidad de Salamanca |
2018 | Projeto Kiitos@21st Century Preschools – an Integrated Pedagogical Approach – Observações e conceções | Seminário Diálogos em Educação VII – Educação Pré-escolar. Desafios no presente e para o futuro |
2018 | A Prática de ensino supervisionada, a investigação-ação e a construção da identidade profissional | II Encontro a formação de educador@s na UniverCidade de Évora |
2018 | Infância e juventude marginalizada na 1.ª República portuguesa | ESECS-IPP Jornadas de EPCJR |
2018 | A necessidade da educação para a igualdade de oportunidades de género a partir das primeiras idades | ESECS-IPP Jornadas de EPCJR |
2018 | Kiitos@21st Century Preschools, an Integrated Pedagogical Approach – Estudo de caso | Seminário – Valorizar comunidades e territórios de baixa densidade |
2017 | No espírito da grei: Instruir para civilizar no Império Colonial Português (1925-1941) | II Foro sobre África, Educación y desarrollo, Los valores en la educacion de África, d ayer a hoy |
2017 | A classe pré-primária: uma classe nova no ensino primário do ultramar português" de António Almeida Abrantes (1964) - uma leitura | II Foro sobre África, Educación y desarrollo, Los valores en la educacion de África, d ayer a hoy |
2017 | ). Educar para a cidadania em educação pré-escolar: OCEPE, guiões e curricula | II Encontro Internacional de Formação na Docência |
2017 | Igualdade de Género: uma reflexão crítica a partir do Jardim de Infância | II Encontro Internacional de Formação na Docência |
2017 | As Novas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar: um processo em participação | EDUCAÇÃO, TERRITÓRIOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO - II SEMINÁRIO INTERNACIONAL |
2017 | O Lugar da Criança nas OCEPE: Pensar a cidadania | Seminário Diálogos em Educação III – Reflexão sobre as novas OCEPE |
2017 | Creche: um mundo de interações e de emoções | Ser Bebé XIV |
2017 | Um olhar sobre as OCEPE: contributos de formação | APEI, Encontro Regional de Castelo Branco |
2016 | Na educação Pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: abrir as portas para a construção do pensamento | Jornada de Supervisão e avaliação escolar |
2016 | Literatura para a infância e educação para os valores ambientais: propostas de trabalhos de projeto para EPE e o 1.º CEB | . Seminário Literatura infantil e educação (ambiental) |
2016 | Pensar a educação e o desenvolvimento: apontamentos acerca do projeto ENED na ESE-IPP | Seminário Literatura infantil e educação (ambiental) |
2016 | O lugar da criança na investigação científica | Mesa redonda |
2016 | A Educação de Infância segundo a “Educação Social – Revista de Pedagogia e Sociologia” (1924-1927): contributos do movimento da Educação Nova. | V Seminário de I&DT: novos desafios… novas agendas de investigação |
2016 | Contributos do jardim de infância para a oportunidade de igualdades entre homens e mulheres | V Seminário de I&DT: novos desafios… novas agendas de investigação |
2016 | Competências dos municípios no domínio da educação: o exemplo do Projeto Educativo Municipal do concelho de Sousel - construção de uma proposta a partir de uma reflexão colaborativa | V Seminário de I&DT: novos desafios… novas agendas de investigação |
2016 | Perceções das estudantes: processos de supervisão desenvolvidos na prática de ensino supervisionada | I Encontro Internacional de Formação na Docência |
2016 | A emergência de práticas educativas promotoras de educação para o desenvolvimento. I Encontro Internacional de Formação na Docência | I Encontro Internacional de Formação na Docência |
2016 | A educação infantil através da imprensa de educação e ensino: a revista “Educação Social” (1924-1927). | XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Investigar, intervir e preservar: caminhos da História da Educação Luso-Brasileira |
2016 | Alves dos Santos (1866-1924): influências psicopedagógicas suíças em Portugal nas primeiras décadas do século XX | Congreso Internacional Iberoamericano VII Conversaciones Pedagógicas de Salamanca. Influencias Suizas en la educación española e ibero-americana |
2016 | Jean Piaget: influências na educação pré-escolar no contexto português. | Congreso Internacional Iberoamericano VII Conversaciones Pedagógicas de Salamanca. Influencias Suizas en la educación española e ibero-americana |
2016 | Educação Pré-escolar em Portugal: um trajeto promotor da equidade? | “Transformações e (In)Consistências das dinâmicas educativas: mudanças na educação e Lei de Bases |
2016 | A educação de infância na Revista Aprender (1987-2015) | “Transformações e (In)Consistências das dinâmicas educativas: mudanças na educação e Lei de Bases |
2015 | A Democracia e o Ensino Superior Politécnico: O Instituto Politécnico de Portalegre (década de 70 a meados de 90) | Seminário Comemorativo dos 41 anos do 25 de abril. Portalegre |
2015 | Abrir as portas para a construção do pensamento crítico a partir da escuta das crianças no jardim de infância | II Congresso Internacional do Pensamento crítico na educação. Desafios atuais. 2015 |
2015 | Identificação de oportunidades de pensamento crítico no plano formativo de uma licenciatura em Educação Básica | II Congresso Internacional do Pensamento crítico na educação. Desafios atuais |
2015 | A infância em debate: uma leitura desde Portugal. Currículo e pensamento crítico no jardim de infância | Congresso de Historia de la Educación Helmantica Paideia |
2014 | África nos manuais escolares de História e Geografia de Portugal | I Foro sobre Africa, Educación, Desarrollo, Lengua, Literatura y Ciencias de la educación en los sistemas educativos del África subsahariana |
2014 | ). Conceções de género na escola do 1.º ciclo do ensino básico: um estudo das conceções dos/as professores/as e das suas influências na seleção dos manuais escolares | IV Seminário de I&DT Cooperar para Inovar |
2014 | studo das conceções de género presentes num jardim de infância da cidade de Ponte de Sor: as conceções das crianças, das educadoras e dos/as encarregados/as de educação | IV Seminário de I&DT Cooperar para Inovar |
2014 | Trajetos de investigação: quando escutamos as vozes das crianças. | . XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar |
2014 | Género, cidadania e práticas educativas: a promoção da igualdade em contextos educativos | XII Congresso da SPCE. Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar |
2014 | Educação, cidadania e igualdade de oportunidades: olhares sobre a educação de infância | Seminário Comemorativo 40 anos do 25 de abril |
2014 | Educação de Infância Portuguesa e o modelo pedagógico de Reggio Emilia: a promoção da igualdade de género a partir de práticas de investigação na ESE de Portalegre | VI Conversaciones Pedagógicas de Salamanca: Influencias italianas en la educación española, iberoamericana y africana |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | O dia a dia – o sentido dos cuidados e das rotinas em contexto de creche e de jardim de infância (Provisório)
Orientador
|
|
2019 - Atual | Brincar com/na natureza – Título provisório
Orientador
|
|
2018 - Atual | A importância do brincar heurístico na educação de infância – Título provisório
Orientador
|
|
2021 - 2022 | Brincar e aprender ao ar livre na educação de infância
Orientador de Bárbara Policarpo
|
|
2020 - 2022 | Brincar heurístico: uma forma de aprender e de descobrir o mundo
Orientador de Ana Bengala
|
|
2020 - 2022 | Contributos para a construção do pensamento crítico. A Filosofia na Educação Pré-escolar
Orientador de Catarina Viegas
|
|
2020 - 2022 | Uma janela aberta para o mundo: aprender através do brincar heurístico
Orientador de Cátia Cabaço
|
|
2019 - 2022 | Relação escola-família: de mãos dadas no quotidiano das crianças
Orientador de Rita Pinto
|
|
2019 - 2021 | Educar para a diversidade na Educação de Infância
Orientador de Carla Madeira
|
|
2018 - 2020 | Práticas educativas na educação de infância: desconstrução do paradigma do lápis cor de pele
Orientador
|
|
2016 - 2018 | Plano individual de trabalho - um instrumento de avaliação em participação
Orientador
|
|
2016 - 2018 | Creche, jardim de infância, famílias e currículo
Orientador
|
|
2016 - 2018 | Pensar a brincar: Filosofia com e para crianças
Orientador
|
|
2016 - 2018 | A Matemática na Educação Pré-Escolar. Início de uma trajetória de aprendizagem na Geometria
Orientador
|
|
2016 - 2018 | O Espaço de Recreio e as Oportunidades para Brincar e Desenvolver Competências Motoras nas crianças
Orientador
|
|
2015 - 2017 | A avaliação das aprendizagens na educação pré-escolar
Orientador
|
|
2014 - 2016 | A importância da participação da família na construção do currículo na educação de infância
Orientador
|
|
2014 - 2016 | A importância dos cuidados e das rotinas em creche
Orientador
|
|
2014 - 2016 | A Matemática na Educação Pré-escolar – as operações adição e subtração nos seus diversos sentidos
Orientador
|
|
2013 - 2015 | Educar para a Cidadania através de práticas de igualdade de género na educação pré-escolar
Orientador
|
|
2013 - 2015 | As emoções das crianças em contexto de educação pré-escolar
Orientador
|
|
2013 - 2015 | A importância da continuidade educativa e da articulação entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2013 - 2015 | O jogo simbólico e a construção da identidade de género
Orientador
|
|
2013 - 2015 | A escola sob o olhar dos alunos e das alunas
Orientador
|
|
2013 - 2014 | O feminino e o masculino nos manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico: a opinião das professoras e dos professores
de dois agrupamentos de escolas do norte alentejano
Orientador
|
|
2013 - 2014 | Educação para a igualdade de género: um estudo de caso numa instituição de educação de infância
Orientador
|
|
2012 - 2014 | As desigualdades sociais, as práticas participativas e os percursos de sucesso na infância
Coorientador
|
|
2012 - 2014 | As rotinas na creche: a sua importância no desenvolvimento integral da criança dos 0 aos 3 anos
Orientador
|
|
2012 - 2014 | Atividades práticas em ciências na educação de infância: a escala de envolvimento como reguladora do processo
Orientador
|
|
2012 - 2014 | O contributo das rotinas diárias para o desenvolvimento da autonomia das crianças
Orientador
|
|
2012 - 2013 | Pessoal não docente: um estudo desenvolvido em dois agrupamentos de escolas sobre os assistentes operacionais
Orientador
|
|
2011 - 2013 | A articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico.
Orientador
|
|
2011 - 2013 | A avaliação das aprendizagens das crianças na educação pré-escolar: o portefólio das crianças
Orientador
|
|
2011 - 2013 | Educação em ciência no jardim de infância (Mestrado Ed. Pré-escolar,
Orientador
|
|
2011 - 2013 | Creche: um contexto para interagir e crescer emocionalmente.
Orientador
|
|
2011 - 2013 | Avaliação das aprendizagens: o sistema de acompanhamento das crianças no contexto pré-escolar.
Orientador
|
|
2011 - 2013 | Os pais e as famílias no jardim de infância: uma parceria na construção e desenvolvimento do currículo.
Orientador
|
|
2011 - 2013 | Promoção da igualdade de género na educação pré-escolar através do guião de educação, género e cidadania.
Orientador
|
|
2009 - 2011 | Igualdade de género na educação de infância.
Orientador
|
|
2009 - 2011 | Organizar o espaço da sala de actividades com (e não para) as Crianças
Orientador
|
|
2009 - 2011 | Organização do espaço e implementação de regras numa sala de jardim de infância.
Orientador
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/06/26 | (Re)Significar a educação de infância e os momentos de brincadeira livre: um olhar reflexivo
Arguente principal
|
Beatriz Morgado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2024/06/26 | Refletindo e investigando sobre o papel do educador na promoção do brincar em educação pré-escolar
Arguente principal
|
Tatiana Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2023 | O QUE É BRINCAR? CONCEPÇÕES DA EDUCADORA, DAS CRIANÇAS E DAS FAMÍLIAS DE UM JARDIM DE INFÂNCIA
Arguente principal
|
Inês Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | Promoção de relações, sentimentos e afetos positivos como prevenção de comportamentos agressivos nos contextos de Creche e
Pré-Escolar
Arguente principal
|
Andreia Baptista (Mestrado) |
2023 | Necessidades das famílias com filhos com perturbação do desenvolvimento
Arguente principal
|
Lúcia Bartolomeu (Mestrado) |
2023 | As áreas de atividades como espaços de desenvolvimento cognitivo e sócio emocional no contexto da Educação Pré-Escolar
Arguente principal
|
Tânia Marques Filipe (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | A Natureza do Fazer de Conta e o Fazer de Conta com a Natureza. Da Creche ao 1.º CEB: Um Percurso de Reflexão e Aprendizagem
Arguente principal
|
Cristiana Quinta (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
|
2023 | AS DUAS FACES DO ESPELHO: CONCEÇÕES DE EDUCADORAS COOPERANTES E DE ESTAGIÁRIAS SOBRE A PPS II
Arguente principal
|
Bianca da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância: ler e construir narrativas com a família
Arguente principal
|
Carolina Bernardino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
|
2022 | Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O contributo da Filosofia para Crianças na Educação
Pré-Escolar
Arguente principal
|
Sara Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
|
2022 | Práticas em Intervenção Precoce na Infância: Perceções de Educadores de Infância em Creche e Pré-escolar
Arguente principal
|
Mafalda Falé (Mestrado) |
2022 | Diferenciação e Adaptação do Currículo para alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão no 1. º Ciclo do Ensino
Básico
Arguente principal
|
Inês Ferreira (Mestrado) |
2022 | Perceção das crianças de Educação Pré-escolar acerca dos seus pares com perturbações do desenvolvimento
Arguente principal
|
Margarida Ramalho (Mestrado) |
2021 | ENSINO ATIVO NA PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO: APRENDIZAGEM DOCENTE EM CONTEXTOS ONLINE
Arguente principal
|
ROSANA MUNIZ DE MEDEIROS (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 | Multiculturalismo e Educação Intercultural no Jardim de Infância
Arguente principal
|
Sílvia Marina Vieira dos Santos (Mestrado) |
2021 | PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÉNERO E PREVENÇÃO DE SITUAÇÕES DE BULLYING EM CONTEXTO ASSOCIATIVO
Arguente principal
|
Ana Rita Poeiras Russo (Mestrado) |
2020 | Promoção da autonomia e da capacidade de iniciativa em contexto pré-escolar
Arguente principal
|
Sara Alexandra Bento Rafael (Mestrado) |
2020 | Da Reflexão à Investigação: (Re)significar a Educação de Infância num Percurso de Partilha e Aprendizagem
Arguente
|
Ana Beatriz Bernardino Barbeiro Gomes (Mestrado) |
2020 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar: Uma Educação pelos Direitos das Crianças no Jardim de Infância
Arguente principal
|
Ana Margarida Antunes Pires (Mestrado) |
2020 | Da Creche ao Jardim de Infância: Brincar e aprender com os Media
Arguente principal
|
Ana Bárbara Freitas Nóbrega (Mestrado) |
2019 | Conceções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
face à inclusão de alunos com NEE nas salas aula do ensino regular
Arguente principal
|
Maria Antonieta Marquinêz Rosinha (Mestrado) |
2019 | A inclusão na vida ativa de jovens com necessidades especiais
Arguente principal
|
Marília de Jesus Bonito Guiomar (Mestrado) |
2019 | A Relação Escola-Família: Uma Parceria Necessária
Arguente principal
|
Ana Rita Guilhermino da Silva (Mestrado) |
2018 | O contributo da literatura infantil na desconstrução do estereótipo da família tradicional
Arguente principal
|
Marta Sofia Parreira Cotrim (Mestrado) |
2018 | A influência dos estereótipos de género e etnia na planificação e organização do ambiente educativo de Educadores de Infância
e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Catarina Fernandes Chipenda (Mestrado) |
2017 | Promoção de hábitos alimentares saudáveis na educação pré-escolar. uma estratégia de intervenção contextualizada e dirigida
Presidente do júri
|
Maria Miguel Moleiro Campos (Mestrado) |
2017 | A Ciência em ação no jardim de infância: explorar e descobrir o mundo
Arguente principal
|
Bruna Telles Medeiros (Mestrado) |
2016 | A promoção de competências sociais e emocionais em contexto de educação pré-escolar
Arguente principal
|
Filipa Vanessa Calmeiro Afonso (Mestrado) |
2016 | Supervisão colaborativa – um processo de formação interpares em jardim de infância
Arguente principal
|
Carla Maria Batista Robalo Salvado (Mestrado) |
2016 | Educação pré-escolar: regras, comportamentos e cidadania
Arguente principal
|
Patrícia Christina Barros Marques (Mestrado) |
2015 | A interação em educação de infância: uma construção colaborativa do conhecimento da língua
Presidente do júri
|
Liliana Patrícia Nunes dos Santos (Mestrado) |
2015 | O desenho infantil na educação pré-escolar
Arguente principal
|
Marisa Ribeiro Afonso (Mestrado) |
2015 | Literatura infantil: do reconhecimento ao controlo das emoções no jardim de infância
Presidente do júri
|
Paula Cristina Pires Mota (Mestrado) |
2014 | As conceções das crianças da 2ª e 3ª infância sobre igualdade de género
Arguente principal
|
Ana Sofia Medroa Pereira (Mestrado) |
2014 | Bom aluno-Boa aluna. Conceções de Docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico. O papel da formação
Arguente principal
|
Ana Luísa Vieira Pereira (Mestrado) |
2014 | A Supervisão em Cursos de Formação Inicial para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Susana Andreia Gaspar da Silva (Mestrado) |
2013 | O jogo e a expressão dramática na educação pré-escolar - que importância em contexto
Arguente principal
|
Catarina Lopes Barros Ferreira (Mestrado) |
2013 | Promover competências sócio emocionais em crianças em idade pré-escolar
Presidente do júri
|
Ana Isabel Fernandes Pires Lopes (Mestrado) |
2013 | Aprendizagem cooperativa em crianças em idade pré-escolar
Presidente do júri
|
Daniela Marina Sequeira Baço (Mestrado) |
2013 | Organização e dinamização da biblioteca no jardim de infância
Presidente do júri
|
Helena Isabel Marchão Henriques (Mestrado) |
2013 | a literatura infantil como oportunidade de abordagem aos valores na educação pré-escolar
Presidente do júri
|
Ana Filipa Mendes Ferreira: Identidade e alteridade (Mestrado) |
2012 | Literatura para a infância e representações de género
Arguente principal
|
Andreia Margarida Mendes Silveiro (Mestrado) |
2012 | A importância da cooperação entre a escola e a família. Um estudo de caso.
Arguente principal
|
Ana Cristina Andrade Abreu (Mestrado) |
2012 | A influência do contexto educativo no desenvolvimento profissional - um estudo numa instituição de Educação de Infância.
Arguente principal
|
Isabel Maria Alves Correia (Mestrado) |
2012 | A transversalidade da literatura infantil em contexto pré-escolar
Arguente principal
|
Lúcia Maria Cruz Martins (Mestrado) |
2011 | Envolvimento das crianças com necessidades educativas especiais em atividades matemáticas em contexto de jardim de infância.
Arguente principal
|
Sofia Isabel Ribeiro de Oliveira (Mestrado) |
2011 | Oralizar mais e melhor com a leitura: O desenvolvimento da linguagem oral com apoio na escrita
Arguente principal
|
Mafalda de Brito Cabrita (Mestrado) |
2010 | Do Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básica: Construindo práticas de Articulação
Arguente principal
|
Margarida Maria Guimarães Freitas Bravo (Mestrado) |
2010 | Do pensamento às práticas de articulação: Educação Pré-Escolar e 1.º ano do 1.º Ciclo
Arguente principal
|
Rosa Maria cruz Fernandes Coelho (Mestrado) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020 - Atual | III Encontro A formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora | |
2020 - Atual | II Jornada Internacional sobre Formação de Professor@s de Educação Infantil | Évora |
2019 - Atual | II CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO (CLABIE). Infâncias, cidade e democracia | Brasil |
2019 - Atual | IV Encontro Internacional de Formação na Docência | |
2018 - Atual | SLBEI Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância | |
2018 - Atual | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | |
2017 - Atual | III Encontro Internacional de Formação na Docência | |
2017 - Atual | II Encontro Internacional de Formação na Docência | |
2016 - Atual | V Seminário de I&DT: novos desafios… novas agendas de investigação | |
2015 - Atual | II Seminário Internacional do Pensamento Crítico: Formação, desenvolvimento e avaliação | |
2014 - Atual | IV Seminário de I&DT Cooperar para Inovar |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Revista Heliyon | |
2023 - Atual | Revista Olhar de Professor ( Parcerista Ad HOC) | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
2022 - Atual | Magis, REVI STA INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN | |
2021 - Atual | Societies (MDPI journal ) | Online by MDPI |
2021 - Atual | International Journal of Environmental Research and Public Health | Online by MDPI |
2021 - Atual | Sustainability | Online by MDPI |
2021 - Atual | Education Sciences | Online by MDPI |
2021 - Atual | Revista EduSser | |
2020 - Atual | Ebook: Co-construindo práticas educativas na creche familiar | Fundação Aga Khan Portugal |
2019 - Atual | Revista INTERACÇÕES | Instituto Politécnico de Santarém |
2018 - Atual | EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação (2359-2087) | Educa - Revista Multidisciplinar em Educacao |
2018 - Atual | Revista Aprender | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre |
2017 - Atual | RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo (2007-7467) | Centro de Estudios e Investigaciones para el Desarrollo Docente - CENID |
2017 - Atual | Revista ex aequo | Associação Portugueses de Estudos sobre Mulheres |
2017 - Atual | Revista UI-IPSantarém | Instituto Politécnico de Santarém |
2015 - Atual | Revista Investigar em Educação | Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
2014 - Atual | Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) | University of Minho |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Membro do painel de avaliação de Ciências da Educação, Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento
2022 FCT_Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2021 - Atual | Membro do painel de avaliação de Ciências da Educação, Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2021 FCT_Fundação para a Ciência e Tecnologia. | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2021 - Atual | Perito área de educação e de formação de educadores e professores
Avaliador
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, A3ES, Portugal | |
2020 - Atual | Perita externa da Avaliação externa das escolas - da Inspeção Geral da Educação e Ciência
Especialista
|
Inspeção Geral da Educação, Portugal | |
2019 - Atual | Membro da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Mestrado em Educação Pré-escolar da Escola Superior de Educação do Instituto
Politécnico de Setúbal
Especialista
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | |
2019 - Atual | Lista de Especialistas da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
Especialista
|
Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Portugal | |
2019 - Atual | Comissão de acreditação da formação e da Experiência – Mestrado em Educação Especial
Membro
|
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal | |
2019 - Atual | Membro do Sistema de Gestão de Qualidade, Grupo de Melhoria Contínua: Ensino e Formação
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal | |
2019 - 2020 | Comissão de acompanhamento de Educação Básica
Membro
|
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal | |
2019 - 2019 | Coordenadora e Membro do Grupo de trabalho: Relatório de avaliação e auditoria interna ciclos de estudo – mestrado em Gerontologia
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Membro do grupo que elaborou o parecer pedido pela BioBIP, sobre a integração da Empresa Umaker na incubadora de base Tecnológica | Instituto Politécnico de Portalegre Bioenergy and Business Incubator of Portalegre, Portugal |
2016 - Atual | Consultoria e formação na área da educação de infância e contributos, nomeadamente através da validação de materiais e recursos formativos, participação em reuniões de trabalho, formação de profissionais e disseminação das práticas decorrentes deste processo em eventos científicos. Consultancy and training in the field of early childhood education and contributions, namely through the validation of training materials and resources, participation in work meetings, training of professionals and dissemination of the practices resulting. | |
2016 - Atual | Fundação Aga Khan - Consultoria e validação de materiais e recursos formativos no âmbito da educação de crianças dos 0 aos 3 anos. | Fundação Aga Khan, Portugal, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Comissão Científica do III Encontro A formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal Universidade Federal de Alagoas, Brasil Universidade Federal Fluminense, Brasil Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil |
2020 - Atual | Comissão Científica do II Jornada Internacional sobre Formação de Professor@s de Educação Infantil
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal Universidade Católica de Santos, Brasil Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil Universidade Federal Fluminense, Brasil Universidade Federal de Alagoas, Brasil |
2020 - Atual | Comissão Científica do V Encontro Internacional de Formação na Docência, IP Bragança
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - Atual | Comissão Científica do Congresso Liberdade, Equidade e Emancipação
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2020 - Atual | Comissão científica do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2019 - Atual | Comissão Científica do II CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO (CLABIE). Infâncias, cidade e democracia | Universidade do Minho, Portugal Universidade de São Paulo, Brasil Universidade Federal de Alagoas, Brasil |
2019 - Atual | Comissão Científica do V SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (SLBEI). | Universidade de São Paulo, Brasil Universidade Federal de Alagoas, Brasil Universidade do Minho, Portugal |
2019 - Atual | Comissão Científica do V Encontro Internacional de Formação na Docência, IP Bragança
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - Atual | Comissão Científica III Jornadas de Educação e Proteção de Crianças e jovens em Risco
Membro
|
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal |
2019 - Atual | Comissão Científica Seminário Diálogos em Educação VIII À conversa sobre stalking
Coordenador
|
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal |
2019 - Atual | Comissão/grupo que elaborou o Programa de Inclusão dos Estudantes Estrangeiros no IPP
Coordenador
|
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
2018 - Atual | Membro do Conselho Editorial da Revista Aprender | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal |
2017 - Atual | Membro do Comité Evaluador da Revista Ride Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo. (CONSEJO Y EQUIPO EDITORIAL / EDITORIAL BOARD). (México). | |
2016 - Atual | Membro da Comissão Científica da Revista EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação (Brasil). |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Membro do júri do Concurso para Professor Coordenador para a área de Ciências da Educação, Formação de Educadores e Professores, Politécnico de Coimbra | Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2022 - Atual | Membro do júri do Concurso para Professor Adjunto para a área de Ciências da Educação, Desenvolvimento Curricular, da Escola Superior de Educação de Santarém | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2022 - Atual | Provas para obtenção do Título de especialista ao abrigo do Decreto-lei 206/2008: Maria Fernanda de Carvalho Rodrigues | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal |
2021 - Atual | Membro do júri do Concurso para Professor Coordenador para a área de Formação de Professores/Formadores e Ciências da Educação, da Escola Superior de Educação de Santarém | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2021 - Atual | Membro do júri do Concurso para Professor Adjunto na área de Pedagogia, Escola Superior de Educação de Lisboa. Politécnico de Lisboa | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2023 - 2023 | Membro do júri do Concurso para Professor Coordenador para a área de Ciências da Educação, Formação de Educadores e Professores, Politécnico de Portalegre | |
2023 - 2023 | Membro do júri do Concurso para Professor Coordenador para a área de Ciências da Educação, Formação de Educadores e Professores, Politécnico de Castelo Branco | Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - 2022 | Membro do júri do Concurso para Professor Adjunto para a área de Ciências da Educação, Educação Social, Instituto Politécnico de Portalegre. | Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |