Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Jorge Manuel Salgado de Castro Correia
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Jorge Salgado Correia
- Jorge Salgado Correia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B918-A58A-97D5
- ORCID iD
- 0000-0002-2255-2063
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Holandês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2003
Concluído
|
PhD in Music - Performance (Doutoramento)
The University of Sheffield Department of Music, Reino Unido
"Investigating Musical Performance as Embodied Socio-Emotional Meaning Construction" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Apto |
1992
Concluído
|
Post-Graduation in Contemporary Music (Postgraduate Certificate)
Universiteit van Amsterdam, Países Baixos
"Contemporary Music - Flute" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
9 (maximum: 10) |
1990
Concluído
|
Uitvoerend Musicus - Soloist Diploma - Flute (Postgraduate Certificate)
Volksuniversiteit Zwolle, Países Baixos
"Flute Repertoire" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
apto |
1982/09 - 1985/07
Concluído
|
Philosophy (Licenciatura)
Especialização em n/A
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
16 |
1985
Concluído
|
Final Diploma - Curso Complementar de Flauta (Curso de Especialização Tecnológica)
Conservatório de Música do Porto, Portugal
"Curso Complementar de Flauta" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 (maximum: 20) |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal | ||
2003/04/12 - 2007/05/04 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal | ||
1992/12/12 - 2003/01/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | Director of Doctoral Program in Artistic Creation | Universidade de Aveiro, Portugal |
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal | ||
2014/09 - 2021/06 | Diretor of the Doctoral Program in Music | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2005 - 2009 | Presidente do Conselho Científico | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2024/12/31 | Ethnomusicology Institute - Center for Studies in Music and Dance
UID/EAT/00472/2019
Bolseiro de Integração na Investigação
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal Instituto Politécnico do Porto, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020/12/19 - 2023/07 | REACT - Rethinking Music Performance in European Higher Education Institutions
Investigador responsável
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
Erasmus Academie
Concluído
|
2018/11/26 - 2022/11/25 | Experimentação em música na cultura portuguesa: História, contextos e práticas nos séculos XX e XXI
PTDC/ART-PER/31380/2017
Bolseiro de Cientista Convidado
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Strategic Project - UI 472 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI0472/2011
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Gravação áudio |
|
Interpretação artística |
|
Interpretação musical |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014/09/15 - 2024/03/22 | Voicing the Flute: Exploring the Technique of Singing and Playing Through Compositional, Performative and Pedagogical Approaches
Orientador
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2021/09/18 - 2023/12/21 | A INFLUÊNCIA DO FLATTERZUNGE NO DESENVOLVIMENTO DA SONORIDADE DA FLAUTA TRANSVERSAL
Orientador de MARIA VICTORIA NUNES MAILHO
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2023/09/01 - 2023/12/15 | ¿POSIÇÃO E ARRANJO NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A PEDAGOGIA INSTRUMENTAL: RECURSOS E METODOLOGIAS PARA ENSINO PRESENCIAL,
À DISTÂNCIA E HÍBRIDO
Orientador de Daniel Wolff
|
Pós Doc (Outra)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2022/09/01 - 2023/07/15 | O Contrabaixo elétrico como protagonista na Música Instrumental Gaúcha
Orientador de Felipe Batistella Alvares
|
POS-DOC (Outra)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2020/09/20 - 2022/11/27 |
A INSERÇÃO DE TÉCNICAS ESTENDIDAS E DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA NO ENSINO DE
FLAUTA TRANSVERSAL
Orientador de DANIELA ANDREIA FERREIRA GOMES
|
MESTRADO EM ENSINO DE MÚSICA (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2020/09/19 - 2022/06/27 | A IMPORTÂNCIA DA IMPROVISAÇÃO NO ENSINO DA FLAUTA TRANSVERSAL
Orientador de TIAGO ANDRÉ BARROS DE PAIVA
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2015/10/03 - 2022/06/14 | Indicadores visuoespaciais de velocidade zero - Estudo da musicalidade comunicativa nas performances interativas entre Bailarinos
e Músicos de Dança
Orientador de Alejandro Laguna
|
Pos-Doc (Outra)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2017/10/22 - 2022/03/02 | Miroir:...l’autre c’est moi. Um estudo sobre a transversalidade do gesto musical
Orientador de Jean Michel Garetti
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2019/09/16 - 2021/12/10 | DESVELAR O INVISÍVEL IMAGINÁRIO ESPIRITUAL NA PERFORMANCE DA OBRA PARA VIOLINO SOLO DE J. S. BACH.
Orientador de CAMILLE GOMES FOLETTO
|
MESTRADO EM MÚSICA (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2019/09/20 - 2021/07/07 | Prisão de uma alma às cores. Interpretação musical, conexão e empatia.
Orientador de Leonilde Sequeira Vieira
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2019/09/22 - 2021/06/30 | Tocar de memória: estratégias e benefícios para a performance da flauta
Orientador de Vasco Jorge Madeira Carneiro Pereira de Sousa
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2019/09/22 - 2021/06/29 | Estádios de desenvolvimento da apreciação estética na performance musical: um estudo com alunos de flauta transversal
Orientador de Joana Patricia Pires Nolasco
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2019/09/18 - 2021/06/21 | INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA COMO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO DO PERFORMER E DESCOLONIZAÇÃO DA PERFORMANCE
Orientador de MAIRA ALEJANDRA GÓMEZ PÉREZ
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2013/10/13 - 2021/06/13 | Recursos técnico-expressivos do Bansuri e a flauta transversal moderna
Orientador de Jose´ Gil Pacheco Soares Magalha~es
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2015/10/14 - 2021/04/27 | Em Diálogo com Leon Goossens, uma abordagem à sua escola de oboé através dos concertos para oboé de Cyril Scott e Rutland
Boughton
Orientador de Tiago Coimbra
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2015/10/10 - 2021/02/16 | METAMORFOSES DE UM ARTISTA Picado EM 7 ANDAMENTOS. O estímulo visual na performance musical¿ -
Orientador de Saul Baptista Picado
|
Programa doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2014/10/12 - 2020/12/05 | PARLANDO RUBATO: Una interpretación de las obras para piano de George Enescu a través de los patrones de pronunciación de
la voz moldava
Coorientador de Andra Laura Ca^rstea
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2020 - 2020 | Recursos técnico-expressivos do Bansuri e a Flauta Transversal Moderna
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2020 | O gesto e a guitarra clássica: Prolegomena para novos paradigmas
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012/10/14 - 2019/11/05 | con23 tra23 bai23 xo23 o contínuo movimento da sincronizaçãoo¿
Coorientador de Pedro de Jesus Barreiros Pinto
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2007/09/16 - 2019/07/04 | O impacto do Método Suzuki para Violino no Ensino Artístico Especializado em Portugal
Orientador de Alexandra Trindade
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2017/09/24 - 2019/06/30 | Opus di Jazz em Choro: Uma proposta de interpretac¸a~o carioca do Opus di Jazz de
Mike Mower
Orientador de GISELLEMASCARENHAS
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2019 - 2019 | “Miroir: …l’autre c’est moi”. Um estudo sobre a multidimensionalidade do gesto musical
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 - 2019 | Metamorfoses de um artista em 7 andamentos. O estímulo visual na performance musical
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/09/20 - 2018/07/05 | O pedal multi-efeitos Zoom G2.1Nu na performance e repertório de Flauta
Orientador de Ezequiel Gomes dos Santos
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2013/10/18 - 2018/05/03 | Análise fenomenológica da técnica diretorial de Carlos Kleiber: Contribuição para uma técnica expandida da direção musical
Orientador de Luis Miguel dos Santos Clemente
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2018 - 2018 | Não somente Bohm - Flautas alternativas ao sistema Bohm na Alemanha na segunda metade do século XIX e primeira metade do século
XX
Coorientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2018 | A Ornamentação de obras Barrocas no Ensino Artístico Especializado em Música
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2018 | Quais os métodos utilizados em iniciação da flauta transversal em Portugal? Análise e reflexão
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2018 | Qual o impacto postural e muscular da utilização da estante de braço, na prática da flauta transversal
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2018 | Coreografia digital: estratégia de ensino-aprendizagem de Flauta Transversal baseada no movimento dos dedos
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2018 | Elementos da técnica digital na flauta de bisel: Um estudo com alunos do ensino básico e secundário
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2018 | O pedal multiefeitos Zoom G2.1Nu na performance e repertório de Flauta
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2018 | Misticismo e Performance Musical: Uma Proposta Interpretativa de Obras para Flauta Solo de Mario Lavista e Torü Takemitsu
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/11/01 - 2017/12/10 | Performance, improvisation, composition, sound, drama and visual objects creation
Orientador de Francisco José Dias Santos Barbosa Monteiro
|
Pos-Doc (Outra)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2015/09/19 - 2017/11/28 |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA MUSICAL NA INICIAÇÃO À FLAUTA TRANSVERSAL
Orientador de Joana Isabel Ribeiro Campos de Oliveira
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2015/09/20 - 2017/11/24 | GRAVAÇÃO ÁUDIO NO ESTUDO INDIVIDUAL DO FAGOTE
Orientador de CÁTIA SOFIA MARQUES PINHEIRO
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2013/10 - 2017/10/09 | El gesto y la guitarra clásica: prolegómenos de un nuevo paradigma
Orientador de Alfonso Aguirre Dergal
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2012/10/11 - 2017/09/18 | A serenata na corte de D. Maria I e o legado de João de Sousa Carvalho (1777-1792)
Coorientador de Pedro Lopes e Castro
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2008/10/12 - 2017/04/03 | da interpretação de música barroca na flauta de sistema boehm, a partir de um estudo de gravações”
Orientador de Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima Alves
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2017 - 2017 | Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Gravação áudio no estudo individual do fagote
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Ocupando o espaço para uma proposta performativa das obras para cello e electrónica de Giovanni Sollima
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | En garde! Investigação, interpretação e performance de obras para flauta de Henri Lazarof
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/09/23 - 2016/12/04 | Movimento Incorporado e a Expressividade Musical
Orientador de Maria Leonor Gomes Milheiro Lowden da Silva
|
MESTRADO EM ENSINO DE MÚSICA (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/10/14 - 2016/09/01 | A expressividade do corpo na performance vocal
Orientador de Deborah Moraes Gonçalves de Oliveira
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/10/14 - 2016/07/31 | Imagem Estética e Expectativa Musical na obra de Fernando Lopes-Graça¿
Orientador de Fausto Manuel da Silva Neves
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2014/09/20 - 2016/07/18 | O uso de componentes extra partitura na performance de canc¸o~es brasileiras
Orientador de Dirlene Ke´ssia de Souza Lopes Pereira Pinto
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/10/15 - 2016/07/13 | Performance da pedagogia da flauta pelos professores dos PPGs em Música do Brasil
Coorientador de SARTOR, João B.
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2014/09/26 - 2016/07/04 | Memórias anteriores e posteriores: estudo sobre interferência proativa nos movimentos do braço direito dos violinistas
Orientador
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2014/09/20 - 2016/06/29 | Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão da notação nas aulas de instrumento
Orientador de David Ricardo de Pinho Leão
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2014/09/20 - 2016/06/28 | Estratégias de Ensino de Vibrato na Formação em Flauta Transversal em Portugal
Orientador de Mafalda Barradas Carvalho
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado) |
2014/09/21 - 2016/06/26 | sEMG biofeedback – Técnica de relaxamento do pulso na prática pianística
Orientador de MIGUEL SILVA SOUSA
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/10/12 - 2016/05/11 | O uso de metáforas, imagens e narrativas na construção do sentido de uma performance multimodal
Orientador de Shari Simpson de Almeida
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2016 - 2016 | Memórias anteriores e posteriores: estudo sobre interferência proativa nos movimentos do braço direito dos violinistas
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2016 | O Uso de Componentes Extra Partitura na Performance de Canções Brasileiras
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013/09/15 - 2015/07/02 | Vocalization in Saxophone Class
Orientador de Trijntje Teixeira de Lima van den Geest
|
Mestrado em Música
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2013/09/15 - 2015/06/29 | A música clássica em Portugal está em crise? Uma investigação na região de Aveiro
Orientador de Sara Daniela Marques da Silva
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2015 - 2015 | Viola y guitarra como sujeito colectivo
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2015 | As obras dramáticas na produção musical portuguesa do final do séc. XVIII: o legado de António Leal Moreira (1758-1819)
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010/10/14 - 2014/07/24 | Bach, Sonatas BWV 1001, 1003, 1005 – Interpretative Approaches on the Guitar
Orientador de Ana Paula Airão Marques
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2009/10/21 - 2014/04/20 | Bach's cello suites transcription and interpretation for baritone saxophone
Orientador de Henk Van Twillert
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/09/20 - 2013/12/10 | A Confecção de Palhetas para Oboé
Orientador de Júlio César Cardoso Ferreira da Conceição
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/09/22 - 2013/12/03 | O uso de uma sebenta como instrumento pedagógico no ensino da trompete
Orientador de André da Silva Ribeiro
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/09/24 - 2013/11/28 | Défice de Atenção e ensino instrumental: um estudo caso
Orientador de Luciana Eduarda Veloso da Silva
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/09/21 - 2013/11/26 | A importância do apoio do polegar na prática do clarinete
Orientador de Maria Cândida Alves Moreira de Oliveira
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/09/24 - 2013/11/25 | A actualidade do método prático de nicola vaccaj
Orientador de Nélia Cristina Correia Gonçalves
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2008/10/05 - 2013/11/09 | A Ingerência do Conhecimento Explícito no Conhecimento Tácito: A Técnica Alexander e a prática e ensino da flauta
Orientador de Pedro José Peres Couto Soares
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/09/20 - 2013/07/12 | A Iniciação ao Fagote
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/09/21 - 2013/07/03 | Estratégias de relaxamento na prática da flauta transversal
Orientador de Fátima Maria Costa Jesus
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/09/20 - 2013/07/01 | Passagem da Fife para o Flautim e as suas implicações na iniciação da aprendizagem da flauta transversal
Orientador de Mariana Neves
|
Mestrado em Ensino (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/09/20 - 2013/06/30 | A importância do aquecimento para os oboístas
Orientador de Andreia Filipa Sousa Pereira
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2007/09/20 - 2013/06/20 | A utilização de novas técnicas de execução na flauta e sua influência na qualidade sonora: Desenvolvimento de novas possibilidades
na disposição da embocadura e sua aplicação no contexto de interpretação da música contemporânea e da música clássica
Orientador de Mónika Streitová
|
Pos-Doc (Outra)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2007/09/24 - 2013/03/04 | Estilo e escola: percursos da identidade na interpretação saxofonística clássica
Orientador de Carlos Canhoto Almeida
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2008/10/14 - 2013/02/20 | Estratégias técnico-instrumentais na preparação expressiva de uma execução pianística de excelência
Coorientador de Alfonso Benetti Jr
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2007/09/28 - 2013 | TAI CHI CHUAN NA PERCUSSÃO
Orientador de Mário Jorge Peixoto Teixeira
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2010/09/15 - 2012/11/29 | Contributo para a avaliação das aulas coletivas de flauta transversal
Orientador de Catarina Silva
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2010/09/19 - 2012/11/28 | Vantagens e desvantagens da escolha da flauta Fife na iniciação da aprendizagem da flauta transversal
Orientador de Anabela da Silva Freire
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2010/09/15 - 2012/06/28 | A teatralização na música contemporânea como novo espaço de criação para o intérprete: Um estudo de caso reflexivo
Orientador de Ricardo Jorge Madureira Alves
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2009/09/19 - 2011/12/06 | A CORNETA DE CHAVES EM PORTUGAL SÉC. XIX – COMPOSIÇÕES DE SANTOS PINTO
Orientador de Paulo Veiga
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2009/09/19 - 2011/12/03 | A criatividade na aprendizagem da formação musical
Orientador de Cristina Leitão Henriques
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2009/09/19 - 2011/11/30 | ESPECIFICIDADES DO CANTO NO ENSINO BÁSICO
Orientador de Sara Braga Simões
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2009/09/19 - 2011/06/28 | Liberdade e compromisso na interpretação da obra de Ian Clarke
Orientador de Elisa Trigo
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2008/09/18 - 2010/12/11 | Estádios de desenvolvimento da apreciação musical: Estudo sobre a evolução da apreciação musical em indivíduos envolvidos
na prática instrumental
Orientador de Maria da Rocha Gonçalves
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2008/09/19 - 2010/11/29 | Desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de aprendizagem da Flauta de Bisel através da prática da improvisação e ornamentação
na sala de aula
Orientador de Jorge Ferreira
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado) |
2008/09/19 - 2010/07/16 | O Ensemble de Saxofones como Grupo Fundamental para o Saxofonista
Orientador de Fernando Ferreira
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2008/09/19 - 2010/07/09 | A influência da idade na aprendizagem de flauta transversal
Orientador de Lígia Silva
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2008/09/20 - 2010/06/20 | Tertúlias musicais: recordar 80 anos do Curso de Música Silva Monteiro
Orientador de Ana Maria Liberal
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2005/09/27 - 2010/06/04 | A¿418: Um Me´todo de Sistematização da Alves Concepção Musical Interpretativa
Orientador de Vasco Paulo Ceci´lio Alves
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2005/09/18 - 2010/01/22 | Traducción critica al español del “ausführlicher und gründlicher unterricht die flöte zu spielen” de j. g. tromlitz (1791):
aplicaciones prácticas en el repertorio español para flauta travesera de la época
Orientador de Manuel Morales
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2007/09/16 - 2009/11/28 | Estudo das novas perspectivas pedagógicas abertas pelo oboé Initiation Rigoutat
Orientador de Ana Madalena Silva
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2004/09/25 - 2009/10/10 | Um modelo para a interpretação da polifonia Renascentista: da transcrição à execução das canções do manuscrito ‘Braga 964
Orientador de Pedro Sousa Silva
|
Programa doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2007/09/16 - 2009/06/29 | O Corpo, a Música e a Invisualidade: Interacção e Sincronia na Prática de Música de Conjunto
Orientador de Ana José Pinto Carrolo
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2004/09/23 - 2008/07/07 | Gestualidade e Expressão Musical
Orientador de Mário Mateus
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2005/09/20 - 2007/07/20 | A PINTURA COMO MATRIZ SIMBÓLICA DA INTERPRETAÇÃO MUSICAL
Orientador de Maria da Rocha Gonçalves
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2005/09/16 - 2007/07/03 | Uma análise reflexiva da interpretação do Sonnengesang de Sofia Gubaidulina
Orientador de Valter Mateus
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2005/09/20 - 2007/06/28 | Uma metodologia de interpretação musical baseada na influência de referências extra-musicais
Orientador de Solange Silva
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2004/09/19 - 2006/07/10 | CARAS MAS BOAS – Música e Poder Simbólico a partir da análise da Banda da Armada Portuguesa
Orientador de Vera Pereira
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2004/09/17 - 2006/06/26 | A Obra para Flauta e Guitarra de Fernando Lopes-Graça
Orientador de Marco Pereira
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2003/09/20 - 2005/12/08 | Luís de Freitas Branco: Concerto para violino e orquestra
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2003/09/16 - 2005/06/29 | A Parallel between Flute and Singing Technique
Orientador de Cristina Ioan
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2002/09/17 - 2004/12/12 | A expressividade da voz humana como paradigma no Grande Duo Concertante de Weber
Orientador de Manuel Carvalho
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2002/09/17 - 2004/12/02 | A Obra de Fernando Lopes Graça para Canto e Guitarra
Orientador de João Moita
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2002/09/17 - 2004/11/27 | O Virtuosismo no Repertório Contemporâneo para Clarinete, Músicos e Técnicas
Orientador de Nuno Pinto
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2002/09/16 - 2004/07/03 | José Avelino Canongia (1784-1842): virtuoso e compositor. Edição crítica e discussão da problemática de execução nos seus
quatro concertos para clarinete e orquestra
Orientador de Luís Carvalho
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2002/09/17 - 2004/06/29 | Os movimentos do corpo na técnica e na interpretação do repertório de violoncelo
Orientador de Vasco Alves
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2001/09/16 - 2003/06/27 | Como pode a análise informar a performance musical?
Orientador de Isabel Tavares
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/01/28 - 2023/01/29 | 2nd edition of the festival ‘Flute Ensembles Across Europe 2023’ promoted by the European Flute Council (EFC) in close collaboration
with and hosted by the Portuguese Flute Association (APF), University of Aveiro, INET-MD and ID+. The event takes place at
the Aveiro Congress Centre in Aveiro, Portugal. (2023/01/28 - 2023/01/29)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2023/01/26 - 2023/01/27 | CROSSWINDS: Collaborative creativity as transformative practice
The general theme of this International symposium for artistic research was is "Creativity as Interaction", so a new strand
of academic reflection took place, opened to all performing areas as a reflection activity aiming to bridge the gap between
artistic production and academic research. Artists researchers were encouraged to submit Presentations that advocated change
regarding diversity, equality and inclusivity, with a particular interest in new formats (2023/01/26 - 2023/01/27)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2023/01/18 - 2023/01/20 | REACT MUSIC PERFORMANCE EXPO - This event aimed to stimulate debate concerning career development for performers from higher
education music institutions. (2023/01/18 - 2023/01/20)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2022/09/21 - 2022/09/23 | “REACT Symposium - Reflective and Critical Approaches to Teaching and Learning of Music Performance”: Pitea° School of Music
- Lulea° University of Technology (Sue´cia) together with University of Aveiro (2022/09/21 - 2022/09/23)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2018/07/29 - 2018/07/31 | Coordinator of the Scientific/Artistic Commission & Organizer of FLUTE - Hands on Research in the University of Aveiro, July
2018. http://artisticresearch.web.ua.pt/index.php/pt/ (2018/07/29 - 2018/07/31)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2018/01/24 - 2018/01/27 | Coordinator of the Scientific/Artistic Commission & Organizer of PIANO - Hands on Research in the University of Aveiro, 24-27
January 2018. http://artisticresearch.web.ua.pt/index.php/pt/ (2018/01/24 - 2018/01/27)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2017/06/05 - 2017/06/08 | Coordinator of the Scientific/Artistic Commission & Organizer of the International Conference PERFORMA’17 - Conference on
Performance Studies, 5/8 Juin, in joint organization with V Congresso da ABRAPEM, in Sa~o Joa~o Del-Rei, Brasil: http://artisticresearch.web.ua.pt/index.php/pt/performa17/ (2017/06/05 - 2017/06/08)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2017/04/10 - 2017/04/13 | Coordinator of the Scientific/Artistic Commission & Organizer of Hands On Research: FLUTE - in the University of Aveiro,
10/13 April: http://artisticresearch.web.ua.pt/index.php/en/research-hands-on-flute/ (2017/04/10 - 2017/04/13)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2015/06/11 - 2015/06/13 | Coordinator of the Scientific/Artistic Commission & Organizer of the International Conference PERFORMA’15 - Conference on
Performance Studies, 11/13 Juin, Universidade de Aveiro: http://revistas.ua.pt/index.php/performa/index (2015/06/11 - 2015/06/13)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2013/05/31 - 2013/06/02 | Organizer of the International Conference PERFORMA’13 - Conference on Performance Studies, 31 May /2 Juin, in joint organization
with ABRAPEM, in Porto Alegre, Brasil (2013/05/31 - 2013/06/02)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2011/05/19 - 2011/05/21 | Organizer of the International Conference PERFORMA’11 - Conference on Performance Studies, 19/21May, Universidade de Aveiro:
http://performa.web.ua.pt/index.php/pt/11 (2011/05/19 - 2011/05/21)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2009/05/12 - 2009/05/14 | Organizer of the International Conference PERFORMA’09 - Conference on Performance Studies, 12/14 May, Universidade de Aveiro:
http://performa.web.ua.pt/index.php/pt/09 (2009/05/12 - 2009/05/14)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2007/05/10 - 2007/05/12 | 2007 - Organizer of the International Conference PERFORMA’07 - Conference on Performance Studies, 10/12 May, Universidade
de Aveiro: http://performa.web.ua.pt/index.php/pt/07 (2007/05/10 - 2007/05/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
Distinções
Outra distinção
1984 | 2º Prize National Flute Competition, Braga, Category: Flute
Conservatorio de Música de Ourense, Espanha
|
1983 | 2º Prize National Flute Competition, Braga, Category: Flute
Conservatório de Música de Braga, Portugal
|