Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Vanessa Badagliacca
Nomes de citação
- Badagliacca, Vanessa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B91B-80C9-921B
- ORCID iD
- 0000-0003-0812-9514
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - História da Arte
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Italiano (Idioma materno) | |||||
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/01/13 - 2023/02/28
Concluído
|
EAP – English for Academic Purposes, (Postgraduate Certificate)
Oxford TEFL, Espanha
|
Very good |
2022/01/22 - 2022/04/22
Concluído
|
CELTA - Certificate in Teaching English to Speakers of Other Languages (Postgraduate Certificate)
Especialização em English Language
Cambridge University Press, Reino Unido
|
|
2021/11 - 2022/01/01
Concluído
|
CREATING MEANINGFUL AND INCLUSIVE MUSEUM PRACTICES (Postgraduate Certificate)
Especialização em Museology
International Council of Museums, França
|
|
2016/04/21
Concluído
|
História da Arte (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: História da Arte Contemporânea
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Organic Materiality in the 20th Century Art-Plants and Animals (Human and Non-Human) from Representation to Materialisation" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom / Very Good |
2011 - 2016
Concluído
|
Doutoramento em História da Arte (Doutoramento)
Especialização em História da Arte Contemporânea
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Organic Materiality in the 20th Century Art. Plants and Animals (Human and Non-Human) from Representation to Materialisation" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom, por unanimidade |
2015
Concluído
|
Digital Media in Theory and Culture, UT Austin Portugal (Curso médio)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
|
2009/10 - 2010/10
Concluído
|
Curso de Doutoramento em História da Arte (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em História da Arte Contemporânea
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
2009 - 2009
Concluído
|
DITALS II (Outros)
Università degli Studi di Siena, Itália
|
|
2005 - 2008
Concluído
|
Storia dell'arte e valorizzazione del patrimonio artistico (Mestrado)
Università degli Studi di Genova, Itália
"Helena Almeida: La produzione artistica dell'ultimo ventennio. Da Alternativa Zero alla 51ª Biennale di Venezia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
summa cum laude |
2000 - 2005
Concluído
|
Lettere Moderne (Licenciatura)
Università degli Studi di Palermo, Itália
|
cum laude |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/02/01 - 2021/12/31 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal |
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal | ||
2008/09 - 2009/01 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, Brasil |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/10/07 - 2021/10/07 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2020/08/25 - 2020/09/05 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/01 - 2017/10 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Fundação Serralves, Porto, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/10/04 - Atual | Investigadora Integrada | Universidad de Málaga Departamento de Historia del Arte, Espanha |
Universidad de Málaga Departamento de Historia del Arte, Espanha | ||
2020/04/15 - 2022/12/31 | Investigador Integrado | Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2020/11/02 - 2020/12/30 | Curadoria da exposição "Planta Pedra" de Catarina Marto e Raquel Pedro | Sociedade Nacional de Belas Artes, Portugal |
Sociedade Nacional de Belas Artes, Portugal | ||
2019/03/01 - 2020/10/04 | Curadoria - Earthkeeping / Earthshaking Arte, Feminismos e Ecología - Projecto de Co-Curadoria com a investigadora Giulia Lamoni (IHA) | EGEAC - Galeria Municipais, Portugal |
2018/10/06 - 2019/03/06 | Curadora - O Fio Invisível. O Popular e o Divino no Imaginário de Sofia de Medeiros / The Invisible Thread. Popular and Divine in the Imaginary of Sofia de Medeiros | Museu de Arte Popular - Lisboa, Portugal |
2011/04 - 2016/04 | PhD (Investigação Científica) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2010/02 - 2011/06 | Assistant curator (Assistente de curadoria) | "Carpe Diem - Arte e Pesquisa", Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/10/04 - 2024/09/01 | DESNORTADAS. TERRITORIOS DEL GÉNERO EN LA CREACIÓN ARTÍSTICA CONTEMPORÁNEA
PID2020-115157GB-I00
Investigador Pós-doutorado
Universidad de Málaga, Espanha
|
España Ministerio de Ciencia e Innovación
Em curso
|
2023/03/22 - 2024/03/22 | Entomornitofilias (y fobias): Impresiones y encuentros de aves e insectos
B1-2022_11
Investigador Pós-doutorado
Universidad de Málaga, Espanha
|
Universidad de Málaga
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/04/20 - Atual | Celeiro AIR
15388
Curadora
|
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Em curso
|
2022/04/18 - 2023/11/30 | Celeiro AIR - Art and Environment
15388
Curadora
|
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Artística / Interpretação
Exposição de curadoria/museu |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/04/27 | Arte e ecologia. Uma tecedura entre o fazer curatorial e o fazer história da arte | Seminário GAPS
Márcia Oliveira, CEHUM, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2023/02/22 | Incontri ed incroci tra arte ed ecologia negli anni '70 e '80. Alicia Barney e Agnes Denes in dialogo | Lecture at the course of environmental Aesthetics
Roberta Dreon, Associate Professor of Aesthetics Ca' Foscari University, Venice (Venice, Itália)
|
2021/11/12 | Curating as research and research as curating | doutoramento em Estudos Artísticos
Ana Margarida Brito Alves, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/10/21 | Invited professor for a class on the entanglements between curating and feminisms at the course of Gender Studies and Artistic Practices | Lecture at the course of art and gender taught by Giulia Lamoni
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2020 | "Transcoding the City" / Winter School / 27 - 31 January 2020 |
Università degli studi dell'Aquila, Italy (L'Aquila, Itália)
|
2012 | Testemunhos da dOCUMENTA(13) - Kassel |
(Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - 2017 | JORGE PINHEIRO: D'APRÈS FIBONACCI E AS COISAS LÁ FORA. Um projeto de Cabrita Reis com Jorge Pinheiro - DE 15 SET 2017 A 07
JAN 2018 -
Exposição (Outra)
|
Fundação Serralves, Portugal |
2012 - 2012 | Vestígios - fotografías de Laura Arana e vídeos de Nuria Cubas
Exposição (Outra)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/10/06 - 2022/10/08 | An aesthetics of Minimal Resources. Colombia and Environmental issues in Alicia Barney's Work (1975-1981). Paper presentation
to the conference, Towards a Sustainable Attitude: Aesthetics, The Arts, and the Environment, University of Venice
Conferência
|
Towards a Sustainable Attitude: Aesthetics, The Arts, and the Environment
Università Ca' Foscari, Itália
|
2021/09/27 - 2021/09/28 | Doing and Nothing. An exploration of Song Dong's Doing Nothing Garden and the Possibility of Renewing Ourselves and our Environment
through Not Doing
CANCELLED due to covid restrictions
Conferência
|
Artists and the Garden: New Perspectives Conference ‘Artists and the Garden: New Perspectives’ will explore the relationship
between cultural production and the garden, across creative disciplines and media, from the 18th century until the present
day.
Kingston University, Reino Unido
Hestercombe Gardens Trust, Reino Unido |
2018/08/30 - 2018/09/02 | BoCA Summer School “ARTE ÚTIL”, MNAC, Museu do Chiado, Lisbon
with Miguel Amado, Alistair Hudson and Tania Bruguera
Seminário
|
Arte Útil, Summer School |
2018 - 2018 | Uma abordagem em três partes sobre o 'O Atelier Verde no IC19' de Alexandra do Carmo
Seminário
|
SEMINÁRIO DIREITO À CIDADE (1968-2018) 05-08 DEZEMBRO 2018
GESTUAL. CIAUD. FAUL, Portugal
|
2016 - 2016 | Materializing Fairy Tales: The Animals Inhabiting the Art of Luís Benedit
Congresso
|
Annual Meeting of the American Comparative Literature Association
- ACLA, Estados Unidos
|
2016 - 2016 | Hydroponic environments in the artistic context: The case of Luis Benedit's Fitotrón
Simpósio
|
Science and Culture in Theory and History: Latin America, France, and the Anglophone World
Center of Latin American Studies, Reino Unido
|
2015 - 2015 | In black and white: explorations on Animalario by Nuria Cubas
Congresso
|
Human and Non-Human Animals: Liberation, History and Critical Animal Studies. 4th EU Conference for Critical Animal Studies
Instituto de História Contemporânea, Portugal
|
2014 - 2014 | When a tree becomes art. Alberto Carneiro and the international artistic context around 1968
Congresso
|
45nd ANNUAL CONFERENCE OF THE ASSOCIATION FOR SPANISH AND PORTUGUESE HISTORICAL STUDIES
- ASPHS, Itália
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/12/09 | Speculating Sustainability on a Divided Island: Gardens, Migration, and Culture
Arguente principal
|
Eve Liza Petrakidou (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2020/11/10 | "Approaching the environmental threat in art, culture and science. A transdisciplinary dialogue in a bio-acoustic sound experiment
and line of beauty”
Arguente principal
|
Carlotta Brandizzi (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/01/03 - 2023/02/09 | Leonardo Journal | MIT Press |
2022/03 - 2022/04 | Museological Review (1354-5825) | University of Leicester |
2021/12 - 2022/01 | ArtsEduca (2254-0709) | Universitat Jaume I |
2021/01/23 - 2021/03/01 | Museological Review, Issue 25 (1354-5825) | University of Leicester |
2018/02/01 - 2018/03/31 | Museological Review, Issue 22 (1354-5825) | University of Leicester |
2016/01/20 - 2016/02/20 | Museological Review, Issue 20 (1354-5825) | University of Leicester |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/08/25 - 2020/09/05 | Pensamento Ecológico, Arte e Curadoria, Curso da Escola de verão | Pensamento Ecológico, Arte e Curadoria¿ (Outros) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021/02/10 - Atual | AAH | |
2016/02 - Atual | ACLA - American Comparative Literature Association | |
2014/09 - Atual | APS - Association of Print Scholars | |
2014/05 - Atual | ASPHS - Association for Spanish and Portuguese Historical Studies |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/02/23 - 2023/06/30 | Criatório - PLAKA PORTO, Portugal Participation in the jury of the 2023 edition of the Creative support program in the modality of Programming Spaces. | Galeria Municipal do Porto, Portugal |
2022/09/19 - 2022/09/30 | Participation as member of the juri to select a master student for a six months fellowship to work on the archive of Companhia Maior – IHA - SEED Projects /NOVA, at NOVA University of Lisbon by invitation of Dr. Paula Gouveia Varanda | Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
Distinções
Prémio
2020 | Terra Foundation Research Travel Grant
Terra Foundation for American Art, Estados Unidos
|
Outra distinção
2020 | Scholarship - Winter School - Transcoding the City. A Multidisciplinary Approach. Università degli Studi dell'Aquila. Dipartimento
di Scienze Umane. Dipartimento di Eccellenza
Università degli Studi dell'Aquila, Itália
|
2015 | Travel Award
11th Biennal Conference of ASLE - Association for the Study of Literature and the Environment, Portugal
|
2010 | PhD fellowship (4 years)
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal
|