Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Diana Gomes Vinagre
Nomes de citação
- Vinagre, Diana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- BB10-F8CA-F7EC
Endereços de correio eletrónico
- dianavinagre@bonnecorde.com (Profissional)
- dianavinagre@hotmail.com (Pessoal)
Websites
- www.bonnecorde.com (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021/09/16
Concluído
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
"O Violoncelo na Música Sacra em Portugal entre 1750 e 1834" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom por unanimidade |
2008/07/01
Concluído
|
Master of Music - Baroque Cello (Master)
Especialização em Early Music - Baroque Cello
Hogeschool van Beeldende Kunsten- Koninklijk Conservatorium The Hague, Países Baixos
"O Concerto para Violoncelo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
9.5 valores (numa escala de 10) |
2006
Concluído
|
Bachelor of Music - Baroque Cello (Bachelor)
Especialização em Early Music - Baroque Cello
Hogeschool van Beeldende Kunsten- Koninklijk Conservatorium The Hague, Países Baixos
"Violoncelo Barroco" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
9 valores (numa escala de 10) |
2003
Concluído
|
Instrumentista de Orquestra - Violoncelo (Licenciatura)
Academia Nacional Superior de Orquestra, Portugal
|
16 valores (numa escala de 20) |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/10/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/10/01 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
2009/09 - 2011/08 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/09 - 2014/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Instituto Gregoriano de Lisboa, Portugal |
Instituto Gregoriano de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/08/02 - Atual | Artistic direction | Real Câmara Baroque Orchestra, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009 - Atual | Direcção Artística | Ensemble Bonne Corde, Portugal |
2014 - 2018 | Bolseira de Doutoramento | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2015/06 - 2016/07 | Direcção Artística Festival Reencontros | Parques de Sintra Monte da Lua SA, Portugal |
2004/09 - 2005/09 | Violoncelista | Orquestra Metropolitana de Lisboa, Portugal |
Orquestra Metropolitana de Lisboa, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/10 - Atual | Ser Músico em Portugal: a condição sócio-profissional dos músicos em Lisboa (1750-1985)
PTDC/ART-PER/32624/2017
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Artística / Interpretação
Gravação áudio |
|
Interpretação artística |
|
Interpretação musical |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021 | A prática do violoncelo na segunda metade do século XVIII em Portugal: Instrumentistas e percurso profissional [ The cello in the second half of the 18th century in Portugal: Instrumentalists and professional career] | comunicação aprovada para apresentação no Enim 2020, X Encontro de Investigação em Música, 19 a 21 de Novembro de 2020, e
adiada em consequência da crise sanitária para data a designar em 2021.
Sociedade Portuguesa de Musicologia (Coimbra, Portugal)
|
2016/10/27 | "Classicismo na Patriarcal da Ajuda: o repertório com violoncelos e fagotes obrigados no limiar do séc.XIX [Classicism in the Patriarchal of Ajuda: repertoire with obbligatti cellos and bassons in the threshold of the 19th century] | Colóquio Da Real Barraca ao Paço da Ajuda: A música em torno da família Real
INET-md (Lisboa, Portugal)
|
2016/07/02 | João Baptista André Avondano (f. 1800): Uma jornada europeia sob protecção real e a sua repercussão nas práticas interpretativas do violoncelo em Portugal [João Baptista André Avondano (d.1800): An European journey under royal patronage and its repercussion Portuguese cello practices ] | Colóquio Internacional “A diplomacia e a aristocracia como promotores da música e do teatro na Europa do Antigo Regime”
Centro de Estudos Musicais Setecentistas, Queluz, Palácio Nacional de Queluz (Lisboa, Portugal)
|
2015/11/12 | Violoncelos e fagotes obrigados. Tipologias no repertório sacro português do limiar do séc. XIX [Obbligatti violoncellos and bassons: different typologies in the Portuguese sacred repertoire in the threshold of the 19th century] | V Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Évora, Portugal)
|
2015/10/02 | O percurso formativo de João Baptista André Avondano: uma ponte para a prática interpretativa do violoncelo em Portugal nos finais do séc. XVIII [The formative journey of João Baptista André Avondano: a bridge do portuguese performance practice at the end of the 18th century] | Jornada de Estudo do Grupo de Investigação ESTUDOS HISTÓRICOS E CULTURAIS EM MÚSICA
INET- MD/FCSH-UNL (Lisboa, Portugal)
|
2014/07/19 | The violoncellos of Joaquim José Galrão in Museu da Música | International Congress of Organology
ANIMUSIC (Braga, Portugal)
|
2013/11/02 | O violoncelo obrigado na música sacra portuguesa de final do séc.XVIII e início do séc. XIX [The obbligato cello in portuguese sacred music at the end of the 18th century and beginning of the 19th century] | III Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Cascais, Portugal)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/20 | Os Prelúdios e Fantasias de Pedro Lopes Nogueira
Arguente
|
Sara Catarina Campos Nunes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/11/10 - 2023/11/12 | XI Encontro de Investigação em Música | Sociedade Portuguesa de Investigação em Música |
Distinções
Prémio
2023 | PLAY - Prémios da Música Portuguesa, Categoria Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita
Rádio e Televisão de Portugal SA, Portugal
|
2007 | TOP Talent Award - Master Studies Award, Royal Conservatory of the Hague, Holland
Hogeschool van Beeldende Kunsten- Koninklijk Conservatorium The Hague, Países Baixos
|
1998 | 2.º Prize, Cello (Cat.B) Internacional Competition for string instruments Júlio Cardona
Internacional Competition for String instruments Júlio Cardona, Portugal
|
1996 | 2.º Prize, Chamber music, (Cat. B) Prémio Jovens Músicos
Rádio e Televisão de Portugal SA, Portugal
|
1995 | 1.º Prize, Parnaso Cello Competition
Fundação Parnaso, Portugal
|
Outra distinção
1998 | Study Scholarship - Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
1997 | Study Scholarship - Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
1996 | Study Scholarship - Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
1995 | Study Scholarship - Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|